Professora Leonilda Brandão da Silva

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Professora Leonilda Brandão da Silva"

Transcrição

1 COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 96 Professora Leonilda Brandão da Silva leonildabrandaosilva@gmail.com

2 PROBLEMATIZAÇÃO Além do núcleo, quais são as estruturas encontradas dentro de uma célula? Você conhece as funções de algumas dessas estruturas? Essas estruturas estão presentes em todas as células?

3 Leitura do texto - Pág. 96

4 VÍDEO: CÉLULA 001 Duração: 1:52

5 1 Sustentação da célula: o CITOESQUELETO Citoplasma: região entre a MP e o núcleo. Nele encontramos: citosol, hialoplasma ou matriz do citoplasma: material gelatinoso, formado de íons e moléculas orgânicas dissolvidas em água, onde ocorrem diversas reações do metabolismo. várias organelas responsáveis pelas atividades das células.

6 No citoplasma da célula procariótica há, basicamente, o material genético (DNA) e ribossomos. Plasmídeos Plasmideos DNA Ribossomos

7 REINO MONERA: BACTÉRIAS E CIANOBACTÉRIAS TODOS PROCARIONTES

8 Nas células eucarióticas encontramos, além dos ribossomos, várias organelas envolvidas por membranas à MP como: Retículo endoplasmático; Lisossomos; Complexo golgiense, entre outras. Cada um dessas organelas funciona como compartimento especializado p/ determinada função: síntese, liberação de energia, etc.

9 CÉLULAS EUCARIÓTICAS PAREDE CELULAR CÉLULA ANIMAL CÉLULA VEGETAL

10 REINO PLANTAE REINO ANIMALIA REINO FUNGI Eucariontes REINO PROTISTA REINO MONERA Procariontes

11

12 CITOESQUELETO: O citosol das células eucariotas é formado por um conjunto de fibras de proteínas, chamado citoesqueleto. FUNÇÕES: dão suporte e mantêm a forma da célula; colaboram nos movimentos e no transporte de substância. funcionam tanto como um espécie de esqueleto como músculo da célula. As células procariotas, e exemplo de protozoários como a ameba o citoesqueleto facilitaria a movimentação dessas células na captura e ingestão de outras células.

13 CITOESQUELETO

14 CITOESQUELETO

15 C/ o M.E. é possível identificar 3 tipos de fibras: os microfilamentos, os microtúbulos e os filamentos intermediários. CITOESQUELETO = microtúbulos + microfilamentos

16 MICROFILAMENTOS: são formados por 2 fios torcidos em hélice; cada fio é formado pela união de várias moléculas de proteína actina. FUNÇÕES: - Ajudam a manter a forma da célula; - Dão sustentação as microvilosidades; - Atuam em certos movimentos da célula; - Participam da contração da cés. musculares, da ciclose, da emissão de pseudópodes (movimento amebóide) e do estrangulamento do citoplasma da cél. animal no final da divisão celular.

17 MICROFILAMENTOS

18 - Ciclose: corrente do citoplasma ao redor do vacúolo da célula vegetal que ajuda a distribuir as substâncias pela célula. - Movimento amebóide: movimento do citoplasma que altera a forma da célula, formando projeções citoplasmáticas chamadas pseudópodes (falsos pés).

19 VÍDEOS: CICLOSE 0:59 MOVIMENTO AMEBÓIDE 0:14

20 MICROTÚBULOS: São + espessos e longos que os microfilamentos, formando tubos ocos, com a parede constituída de proteínas chamadas tubulina. FUNÇÕES DOS MICROTÚBULOS: Servem de ponto de apoio e trilhos p/ o transporte de organelas de uma parte de cél. p/ outro. Atuam nos movimentos dos cromossomos durante a divisão celular; Atuam na formação dos centríolos, cílios e flagelos.

21 FILAMENTOS INTERMEDIÁRIOS: São como cordas feitas de vários fios de proteínas. FUNÇÕES: aumenta a resistência da célula a tensões (estão presentes nos desmossomos), ajudam na sustentação do núcleo e de outras organelas.

22

23 2 CENTRÍOLOS, CÍLIOS, FLAGELOS E FUSO MITÓTICO CENTRÍOLOS: são pequenos cilindros presentes em muitas cés eucarióticas (ñ possuem centríolos alguns unicelulares, os fungos e a maioria plantas). São encontrados numa região próxima do núcleo chamada centro celular ou centrossomo. Eles se encontram geralmente aos pares formando um ângulo reto entre si e cada um é formando por 9 grupos de 3 microtúbulos. Eles podem se autoduplicar; FUNÇÕES: Colaboram na formação dos cílios e flagelos. Atua na organização do fuso mitótico (conj. de fios que atua nos movimentos dos cromossomos durante a celular) das células animais.

24 9 grupos de 3 microtúbulos

25

26 CÍLIOS FLAGELOS São encontrados em algumas algas, certos protozoários e algumas cés. animais, como nas vias respiratórias e nos espermatozoides. FUNÇÕES: Realizam movimentos capazes de provocar correntes no ambiente líquido onde a célula está mergulhada. Essas correntes podem ser usadas p/: movimentação captura de alimentos e expulsão de partículas estranhas (vias respiratórias).

27 Observando os cílios e os flagelos no ME, vemos que têm a mesma estrutura (são formados por micro-túbulos). A única diferença é que: os cílios são curtos e numerosos, enquanto os flagelos são longos e em pequeno nº.

28 ATIVIDADES 1. Como é chamada a região que fica entre a MP e o núcleo? (1) 2. Como é chamado o material gelatinoso que preenche o citoplasma? (1) 3. Que organelas são encontradas nas células procarióticas? (2) 4. E nas células eucarióticas? (2) 5. Quais os tipos de fibras que podemos identificar no citoesqueleto? (2)

29 6. Qual a diferença entre cílios e flagelos? (3) 7. Quais as funções? a) Citoesqueleto (3): b) Centríolos (3) c) Cílios e flagelos (3)

30 BUSCAR CÉLULA NO LABORATÓRIO

31 3 RIBOSSOMOS p.99 Presentes em todos os seres vivos. São grãos formados de RNA e proteínas. Cada ribossomos é formado por duas subunidades de tamanhos s. FUNÇÃO DOS RIBOSSOMOS: É nos ribossomos que ocorre a síntese de proteínas por meio da união dos aminoácidos. Alguns ribossomos se encontram livres no citoplasma e sintetizam proteínas que serão usadas no citosol. Outros fazem parte do RER e sintetizam proteínas que serão lançadas no RER, podendo ser enviadas p/ fora.

32

33 4 RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO É um conj. de membranas que envolvem cavidades de várias formas. Essas cavidades ficam separadas do citosol pela membrana. Esses canais comunicam-se com a carioteca. FUNÇÃO: no seu interior ocorrem a síntese e o transporte de várias substâncias. Há dois tipos de RE: o granuloso e o não granuloso.

34

35 RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO GRANULOSO É formado por cavidades achatadas (cisternas) com vários ribossomos na parte externa da membrana (parte em contato com o citoplasma). FUNÇÕES Produz proteínas para exportação. As proteínas produzidas pelos ribossomos aderidos ao RE são lançadas na cavidade do RE e envolvidas por membrana formando vesículas. Estas são enviadas ao complexo golgiense, de onde podem ser secretadas p/ fora da célula. É bem desenvolvido em células glandulares (secretam hormônios).

36 RE NÃO GRANULOSO Compõe cavidades em forma de tubos e sem RIBOSSOMOS aderidos às suas membranas (liso), portanto, não atua na síntese de proteínas. FUNÇÕES Em suas cavidades há enzimas que: sintetizam diversos tipos de lipídios, como os da MP e os esteróides. são responsáveis por uma desintoxicação do organismo, isto é, enzimas que transformam medicamentos e substâncias tóxicas (como o álcool) em produtos menos tóxicos.

37 RE e a tolerância à drogas O uso contínuo de drogas psicotrópicas e álcool pode provocar o desenvolvimento desse retículo, que passa, a metabolizar mais rapidamente não apenas as drogas mas também alguns medicamentos como os antibióticos, diminuindo sua eficácia. Com isso aumenta-se a tolerância do organismo à droga. No fígado, esse retículo transforma glicogênio em glicose, que pode ser lançada no sangue e usada como fonte de energia.

38 5 COMPLEXO GOLGIENSE É formada por uma pilha de sacos achatados e pequenas vesículas esféricas. FUNÇÕES Empacotar e secretar proteínas e sintetizar alguns glicídios (da lamela média e da parede celular). Formação do acrossoma do espermatozoide. O CG recebe proteínas e lipídios do RE e os concentra em pequenos sacos ou vesículas que podem ser levadas para outras organelas, para a MP ou para fora da célula. O CG é bem desenvolvido em células glandulares.

39 As proteínas produzidas no RER é encaminhada ao CG e acondicionadas em vesículas que serão secretadas. Ver imagem do livro p. 101

40 CG e a formação do espermatozoide O acrossoma, é uma vesícula presente no espermatozoide e rica em enzimas que facilitam a penetração desse gameta no óvulo. Ele é formado a partir do CG da espermátide (cél. que origina o espermatozoide).

41 6 LISOSSOMOS p. 103 São vesículas membranosas arredondadas, pequenas e que possuem em seu interior enzimas digestivas. Essas enzimas são produzida no REG, encaminhadas ao CG, onde são empacotadas em pequenas vesículas os lisossomos. Nas células vegetais, o vacúolo do suco celular contém enzimas digestivas, funcionando como lisossomo. FUNÇÃO Digestão intracelular.

42 Lisossomos

43 FUNÇÕES DO LISOSSOMO Digestão intracelular (heterofágica e autofágica).

44 FUNÇÃO HETEROFÁGICA: As partículas que penetram na célula por fagocitose ficam no interior de um vacúolo chamado: fagossomo que se funde com o lisossomo, formando um vacúolo digestivo ou heterofágico, no qual estão as partículas ingeridas e as enzimas digestivas. Neste vacúolo ocorre a digestão. A medida que ela ocorre, as moléculas produzidas no processo se espalham no citosol. Após a digestão sobra o corpo residual que são eliminados por clasmocitose. OBS. A fagocitose não é apenas um meio de nutrição, mas tb defesa do organismo (leucócitos).

45

46 FUNÇÃO AUTOFÁGICA: Os lisossomos podem também remover organelas ou partes desgastadas da célula que não são mais necessárias ao seu funcionamento. Nesse caso, a organela se une a um lisossomo, formando um vacúolo autofágico. Por esse processo (autofagia) a célula mantém suas estruturas em permanente reconstrução. As células do fígado por exemplo, reciclam 50% de seu conteúdo a cada semana.

47

48 Morte celular programada p. 104 Ao longo do desenvolvimento de um organismo, há momentos em que grupos de células são destruídos. É o que acorre durante a regressão da cauda do girino ou durante a modelagem dos dedos do embrião humano. Inicialmente os dedos estão unidos por uma membrana, que é removida pela destruição de suas cés. Esses processos acontecem devido a morte celular programada.

49

50 As cés. podem morrer de duas maneiras: NECROSE: pela ação de um agente ambiental (lesão física ou produtos químicos). A cél. incha, arrebenta e seu conteúdo vaza. A região onde isso acontece fica inflamada. APOPTOSE: morte celular programada. A cél. perde água e encolhe, a mitocôndria arrebenta, e o DNA do núcleo é destruído. A célula termina fagocitada por macrófagos. Não há inflamação.

51 ATIVIDADES RESPONDER Aplique seus conhecimentos 1, 2, 5, 6 (pág. 108)

52 1.Todos os seres vivos, sem exceção, possuem ribossomos em suas células. Por que essas organelas são tão importantes para a vida? R: Pois é nos ribossomos que ocorre a síntese de proteínas. 2. Entre as células da derme na pele encontramos um proteína resistente, o colágeno. Em que parte da célula o colágeno foi produzido? R: No RE que possui os ribossomos (REG), uma vez que o colágeno será enviado para fora da célula.

53 5. Um estudante comparou a consistência do citoplasma a uma gelatina. outro estudante, porém disse que essa comparação não era muito boa pois no citoplasma da célula existe uma estrutura que lembra uma rede de fios. Qual e essa estrutura,de que e formada e que funções ela desempenha? R: Citoesqueleto, ele dá suporte e mantém a forma da célula, além de colaborar nos movimentos e transporte de substâncias dentro da célula. 6. Foi injetada em uma ameba uma substância que interrompe a formação de microfilamentos. O que deve ter ocorrido. R: Ela não poderá mais se movimentar.

54 7 PEROXISSOMOS p. 104 São pequenas vesículas presentes no citoplasma da célula eucariotas. Contêm enzimas que degradam ao peróxido de hidrogênio (H 2 O 2 ), daí o nome peroxissomos. FUNÇÕES: - Decomposição da água oxigenada (tóxica), pela enzima catalase em água e oxigênio. - Oxidação de gorduras ácidos graxos. - Desintoxicação do organismo, com a oxidação do álcool ingerido (células do fígado e rins).

55 8 VACÚOLOS p. 104 TIPOS DE VACÚOLOS: Vacúolos digestivos: são formados pela união dos lisossomos com os fagossomos. Eles são cavidades limitadas por membranas na qual ocorre a digestão intracelular. Vacúolo contrátil: presentes em protozoários de água doce. Encarregam-se de eliminar o excesso de água das células. FUNÇÕES: Regulam o equilíbrio osmótico desses organismos.

56 Vacúolos digestivos Vacúolos contrátil

57 VACÚOLO DO SUCO CELULAR: O suco da laranja que tomamos, por exemplo, estava no vacúolo do suco celular. Esses vacúolos costumam ocupar boa parte do volume da célula vegetal. São exclusivos das células de plantas e certas algas. FUNÇÕES: Armazenamento de diversas substâncias fabricadas pela célula, como pigmentos, substâncias tóxicas, enzimas digestivas, etc.

58 9 MITOCÔNDRIAS p. 105 Tamanho comparado a de uma bactéria. A forma pode ser: esférica, ovoide, filamentosa. Ela aparece como uma bolsa limitada por duas membranas à MP. A interna forma uma série de dobras ou septos, as cristas mitocondriais, entre as quais há uma solução gelatinosa ao citosol, a matriz mitocondrial. Na matriz e na membrana interna existem várias enzimas responsáveis pelas reações químicas da respiração. As cristas permite o aumento no n de enzimas sem aumento do tamanho da mitocôndria.

59

60 Na matriz há tb DNA, RNA e ribossomos, o que significa que as mitocôndrias sintetizam parte de suas proteínas e o DNA garante tb a autoplicação. FUNÇÃO: Respiração celular aeróbia - é nas mitocôndrias que ocorrem as duas últimas etapas da respiração celular aeróbia, processo pelo qual as células obtêm energia do alimento e do O 2. MITOCÔNDRIAS

61 Mitocôndrias: bactérias primitivas Teoria Endossimbiótica das Mitocôndrias: Essa teoria explica que as mitocôndrias teriam surgido das bactérias aeróbias que, há cerca 2,5 bilhões de anos, foram fagocitadas por seres unicelulares maiores e, passaram a viver dentro delas (simbiose). Evidências: a autonomia reprodutiva das mitocôndrias; e a presença de DNA circular e ribossomos (procariontes).

62 10 CLOROPLASTO p. 139 Célula vegetal c/ cloroplasto Nos procariontes (cianobactérias): a clorofila e outros pigmentos estão aderidos a membrana existente no citoplasma. Nos eucariontes (vegetais e algas) a clorofila situase no interior dos cloroplastos. Os cloroplastos fazem parte de um grupo de organelas encontradas nas células das plantas e das algas, os plastos ou plastídeos. Há vários tipos de plastos de acordo com a função que realizam e com os pigmentos encontrados em seu interior. - Protoplastos - Leucoplastos - Cromoplastos

63 TIPOS DE PLASTOS:

64 TIPOS DE PLASTOS ou PLASTÍDEOS a) PROPLASTOS: plastos de cés. jovens podem se dividir e originar outros plastos. b) LEUCOPLASTOS: não possuem pigmentos e não fazem fotossíntese, mas podem acumular amido (amiloplastos), proteínas (proteinoplastos) e óleos (eleoplastos). Os leucoplastos são encontrados em: sementes, raízes (batata-doce), caules (batatinha) e frutos (banana).

65 PLASTÍDEOS PROPLASTO ou PROPLASTÍDEO Leucoplastos

66 c) CLOROPLASTOS: predomina a clorofila, mas neles existem outros pigmentos, como os carotenoides, um deles o β caroteno, encontrado por ex. na cenoura, tomate e mamão. São responsáveis pela fotossíntese e pela cor verde presente no vegetais. d) CROMOPLASTOS: podem se desenvolver dos cloroplastos que perdem a clorofila e acumulam carotenóides, como acontece no amadurecimento de alguns frutos, que passam a apresentar as cores, amarela, laranja ou vermelha de acordo c/ o pigmento armamazenado. OBS.: Alguns autores classificam os cloroplastos com um tipo de cromoplastos.

67

68 ORIGEM DO CLOROPLASTO Como as mitocôndrias os cloroplastos são capazes de autoduplicar, possuindo DNA, RNA e ribossomos, portanto sintetizam parte de suas proteínas. Com base nesse fato, sugeriu-se a hipóteses que os cloroplastos tiveram origem parecida c/ a das mitocôndrias, ou seja, foram fagocitados por procariontes e passaram a viver harmoniosamente dentro deles (endossibiose).

69

70 ESTRUTURA DO CLOROPLASTO São grãos verdes envolvidos por uma membrana dupla, encontrados em células vegetais (20 a 40 por célula) e de algas (1 por célula-maior). Em seu interior, há uma rede de membranas nas quais estão a clorofila e outros pigmentos. Parte das membranas forma vesículas achatadas, os tilacoides, que ficam empilhados. Cada pilha de tilacoides é chamada de grano ou granum.

71 Nas membranas dos tilacoides estão concentradas as clorofilas e outras moléculas que participam do processo de absorção de luz que ocorre na fotossíntese. As membranas entre os tilacoides são chamadas de lamelas ou intergrana. O espaço restante do cloroplasto é preenchido pelo estroma, matriz ao citosol, onde há várias enzimas que participam da fotossíntese.

72 MEMBRANA EXTERNA MEMBRANA INTERNA ESTROMA GRANUM TILACOIDE LAMELA

73

74 VÍDEOS: Organelas Celulares 2:50 Tudo sobre a célula

75 TRABALHO: ORGANELAS

76 ATIVIDADES RESPONDER Aplique seus conhecimentos 4, 7, 9, 12, 14, 15 e 16 (pág. 108 e 109)

77 4. Mitocôndrias possuem algumas semelhanças com bactérias aeróbias, e cloroplastos assemelham-se a cianobactérias. Como a ciência explica essas semelhanças? Em sua resposta, inclua a função dessas organelas nas células que ocorrem. R: Imagina-se que as mitocôndrias, organelas responsáveis pela respiração celular, tenham surgido de bactérias aeróbias que passaram a viver em simbiose dentro de células maiores. E os cloroplastos responsáveis pela fotossíntese, foram fagocitados por cianobactérias.

78 7. Atividades físicas aeróbicas como caminhadas ou corridas, feitas com regularidade podem levar ao aumento do nº de determinada organela nas células musculares. a)qual é essa organela? b)como esse aumento altera o desempenho de uma pessoa nas atividades aeróbicas? Explique. a) Mitocôndrias. b) Quanto maior o nº de mitocôndrias na célula, maior a quantidade de energia liberada nos músculos.

79 9. (UNESP-SP) No esquema estão representadas etapas, numeradas de1 a 3, de um importante processo que ocorre no interior das células, e algumas organelas envolvidas direta ou indiretamente com esse processo. As etapas que correspondem a 1, 2 e 3, respectivamente, e algumas organelas representadas no esquema, estão corretamente listadas em: a) Absorção de aminoácidos, síntese proteica e exportação de proteínas; retículo endoplasmático, lisossomo e mitocôndria. b) Fagocitose de macromoléculas, digestão celular e egestão de resíduos; retículo endoplasmático, complexo de golgiense e lisossomo c) Fagocitose de sais minerais, fotossíntese e exportação de compostos orgânicos; cloroplastos e vacúolos. d) Absorção de oxigênio, respiração celular e eliminação de dióxido de carbono; mitocôndrias e vacúolos. e) Fagocitose de macromoléculas, digestão celular e exportação de proteínas; mitocôndrias e lisossomos.

80 12. (Mack-SP) - As células produtoras de saliva retiram, do sangue, as substâncias necessárias para a síntese dessa secreção. Essas substâncias são, inicialmente, transferidas para I, em que ocorre a II. Em seguida, são encaminhadas para III de onde são secretadas. Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas I, II e III. a)as mitocôndrias; produção de ATP; o retículo endoplasmático liso. b)o retículo endoplasmático liso; produção de proteínas; o centríolo. c)o complexo de Golgi; produção de carboidratos; as mitocôndrias. d)o retículo endoplasmático granular; produção de enzimas; o complexo de Golgi e)os centríolos; produção de carboidratos; o complexo de Golgi.

81 14. (UFMG) A doença de Tay-Sachs é hereditária e provoca retardamento mental grave e morte do paciente na infância. Essa doença é devida à incapacidade das células de digerir uma substância cujo acúmulo é responsável pelas lesões no sistema nervoso central. Com base nessas informações, podese afirmar que a organela celular cuja função está alterada nessa doença é: a)a mitocôndria. b)o complexo de Golgi. c)o lisossomo d)o retículo endoplasmático rugoso.

82 15. (Cesgranrio-RJ) Uma célula jovem cresce à custa de proteínas por ela sintetizadas. Essas proteínas são sintetizadas: a) no retículo endoplasmático liso; b) na superfície externa do retículo endoplasmático rugoso; c) no interior do retículo endoplasmático rugoso; d) no aparelho de Golgi; e) nos ribossomos livres no citoplasma

83 16) (Fuvest-SP) Células animais, quando privadas de alimento, passam a degradar partes de si mesmas como fonte de matéria-prima para sobreviver. A organela citoplasmática diretamente responsável por essa degradação é: a) o aparelho de Golgi. b) o centríolo. c) o lisossomo d) a mitocôndria. e) o ribossomo.

Características gerais

Características gerais Citoplasma Citoplasma Características gerais Um vertebrado é formado por dezenas de tipos de células. Citoplasma Características gerais Um vertebrado é formado por dezenas de tipos de células. Neurônio

Leia mais

Estrutura Celular. Célula Animal

Estrutura Celular. Célula Animal Estrutura Celular Membrana Plasmática Hialoplasma(Citoplasma )& Citoesqueleto Parede Celular (exclusivo célula Vegetal) Núcleo Organelas celulares Célula Animal Hialoplasma Composição: 70 a 80% de água

Leia mais

A CÉLULA EUCARIÓTICA

A CÉLULA EUCARIÓTICA A CÉLULA EUCARIÓTICA ... A célula é a unidade básica, estrutural e funcional de todos os seres vivos... A maioria das células têm um tamanho de 10 a 100 micrômetros e formas variadas QUAIS AS DIFERENÇAS

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 96 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ PROBLEMATIZAÇÃO Além

Leia mais

- CAPÍTULO 10 - O citoplasma. Prof. Daniel Magalhães

- CAPÍTULO 10 - O citoplasma. Prof. Daniel Magalhães - CAPÍTULO 10 - O citoplasma Prof. Daniel Magalhães RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO FORMA Rede de membranas, estruturas tubulares e vesiculares achatadas, interligadas. Núcleo Membrana nuclear Bolsas do REG TIPOS

Leia mais

CENTRÍOLOS, CÍLIOS, FLAGELOS E FUSO MITÓTICO

CENTRÍOLOS, CÍLIOS, FLAGELOS E FUSO MITÓTICO CAPÍTULO 9 Citoplasma CITOPLASMA Citoplasma: região entre a MP e o núcleo. Nele encontramos: citosol ou hialoplasma: material gelatinoso, formado de íons e moléculas orgânicas dissolvidas em água, onde

Leia mais

Aula 3 Organelas. Níveis de organização dos seres vivos: Observe, abaixo, a célula animal com as principais organelas. Citoplasma Membrana plasmática

Aula 3 Organelas. Níveis de organização dos seres vivos: Observe, abaixo, a célula animal com as principais organelas. Citoplasma Membrana plasmática Aula 3 Organelas Organelas ou organóides são estruturas encontradas no citoplasma celular com função específica, que auxiliam no seu funcionamento, como iremos descrever. Níveis de organização dos seres

Leia mais

Citoplasma: Organelas Celulares

Citoplasma: Organelas Celulares Biologia Tema: Organelas celulares Prof. Marcos Corradini marcosgdr@hotmail.com 1) O Citoplasma Toda região da célula compreendida entre a membrana citoplasmática e o núcleo. Partes do citoplasma: a) Hialoplasma

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 87 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ PROBLEMATIZAÇÃO Além

Leia mais

Prof. Giovani - Biologia

Prof. Giovani - Biologia Prof. Giovani - Biologia 1.(UFRS) Tanto em uma célula eucarionte quanto em uma procarionte podemos encontrar: a) membrana plasmática e retículo endoplasmático. b) ribossomos e aparelho de Golgi. c) mitocôndrias

Leia mais

21/07/2015 CITOLOGIA E CITOPLASMA CITOESQUELETO ORGANELAS

21/07/2015 CITOLOGIA E CITOPLASMA CITOESQUELETO ORGANELAS CITOLASMA CITOLOGIA E CITOLASMA rof. Leonardo F. Stahnke É a parte da célula localizada entre a membrana plasmática e a membrana nuclear. É composta basicamente por três partes: Citosol: Material gelatinoso

Leia mais

19/03/2015. Organelas celulares

19/03/2015. Organelas celulares Organelas celulares 1 Organelas celulares Procariontes X Eucariontes pro primeira cario - núcleo eu - verdadeiro cario - núcleo Cromossomos livres no citoplasma Cromossomos envoltos por membrana Bactérias,

Leia mais

MATRÍCULA: EXERCÍCIOS SOBRE CITOPLASMA. Questões objetivas. Considerando-se A a célula vegetal e B a célula animal, indique o que for correto.

MATRÍCULA: EXERCÍCIOS SOBRE CITOPLASMA. Questões objetivas. Considerando-se A a célula vegetal e B a célula animal, indique o que for correto. MATRÍCULA: Lista de Exercícios Biologia Geral e Evolução Código 120162 SOBRE CITOPLASMA Questões objetivas 1) (UEM-PR) Os itens de l a Vil, abaixo, referem-se a componentes da célula. Retículo endoplasmático

Leia mais

A CÉLULA. Natércia Charruadas 2011. Biologia e Geologia 10º ano

A CÉLULA. Natércia Charruadas 2011. Biologia e Geologia 10º ano A CÉLULA Natércia Charruadas 2011 Biologia e Geologia 10º ano O entendimento dos processos biológicos depende do conhecimento da célula enquanto unidade fundamental da Vida. As dimensões das células, geralmente

Leia mais

Capítulo 2: ESTRUTURA CELULAR. Biologia I Prof. João

Capítulo 2: ESTRUTURA CELULAR. Biologia I Prof. João Capítulo 2: ESTRUTURA CELULAR Biologia I Prof. João Citologia ou Biologia Celular: Ramo da biologia responsável pelo estudo das células. Teoria celular: todos os seres vivos são formados por células, e

Leia mais

A Célula. Depois do aprimoramento desse instrumento tornou- se possível o estudo da célula. É a área da Biologia responsável pelo estudo da célula.

A Célula. Depois do aprimoramento desse instrumento tornou- se possível o estudo da célula. É a área da Biologia responsável pelo estudo da célula. A Célula Citologia É a área da Biologia responsável pelo estudo da célula. Microscópio Depois do aprimoramento desse instrumento tornou- se possível o estudo da célula. Elab.: Prof. Gilmar 2 Elab.: Prof.

Leia mais

CITOPLASMA DE UMA CÉLULA PROCARIONTE

CITOPLASMA DE UMA CÉLULA PROCARIONTE CITOPLASMA DE UMA CÉLULA PROCARIONTE Matriz amorfa com muita água, vários íons e moléculas dissolvidas Ausência de organelas membranosas, exceto mesossoma e membranas fotossintéticas (tilacóides) Presença

Leia mais

24/02/2014. É o limite externo da célula. Vera Andrade http://histologiavvargas.wordpress.com/

24/02/2014. É o limite externo da célula. Vera Andrade http://histologiavvargas.wordpress.com/ Vera Andrade http://histologiavvargas.wordpress.com/ Membrana plasmática Mitocôndrias Retículo Endoplasmático Aparelho de Golgi Lisossomos e peroxissomos Centríolos Ribossomos Inclusões Citoplasmáticas

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Algumas considerações importantes: Apesar da diversidade, algumas células compartilham ao menos três características: São dotadas de membrana plasmática; Contêm citoplasma

Leia mais

ORGANELAS CELULARES - PROF. GUSTA

ORGANELAS CELULARES - PROF. GUSTA 1. (Fuvest-SP) O esquema representa um corte de uma célula, observado ao microscópio eletrônico. Identifique as estruturas indicadas pelas setas e cite suas principais funções. 2. (UNICAMP) A figura a

Leia mais

Conteúdos dos estudos independentes dos 1 s anos e 1 EJA

Conteúdos dos estudos independentes dos 1 s anos e 1 EJA Conteúdos dos estudos independentes dos 1 s anos e 1 EJA Divisão celular (mitose e meiose) Organelas celulares Membrana celular (anatomia, funções e transporte) Citoplasma Núcleo (função e componentes)

Leia mais

FICHA (IN)FORMATIVA Nº 3 Biologia e Geologia Módulo 2. Célula

FICHA (IN)FORMATIVA Nº 3 Biologia e Geologia Módulo 2. Célula FICHA (IN)FORMATIVA Nº 3 Biologia e Geologia Módulo 2 A célula e o transporte transmembranar Célula Teoria celular a célula é a unidade estrutural e funcional de todos os organismos; as novas células formam-se

Leia mais

Membrana plasmática (plasmalema)

Membrana plasmática (plasmalema) Membrana plasmática (plasmalema) Bicamada lipídica (fosfolipídio + colesterol) responsável pela proteção e pelo controle da entrada e saída de substâncias da célula (permeabilidade seletiva). Modelo do

Leia mais

Professor: Paulo Disciplina: Biologia Campus Aquidauana CITOLOGIA

Professor: Paulo Disciplina: Biologia Campus Aquidauana CITOLOGIA Professor: Paulo Disciplina: Biologia Campus Aquidauana CITOLOGIA CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo)

Leia mais

Célula Procarionte X Célula Eucarionte

Célula Procarionte X Célula Eucarionte Célula Procarionte X Célula Eucarionte Células procarióticas (grego protos, primitivo, e Karyon, núcleo) Núcleo antigo Surgimento a bilhões de anos atrás Bactérias e Cianobactérias (algas) Não apresenta

Leia mais

Material de estudo. Série/Ano Turma(s) Turno Nota 7º A Vespertino. Disciplina: Ciências Professor(a): ALINY INOCÊNCIO Data Aluno (a): Nº

Material de estudo. Série/Ano Turma(s) Turno Nota 7º A Vespertino. Disciplina: Ciências Professor(a): ALINY INOCÊNCIO Data Aluno (a): Nº Polícia Militar do Estado de Goiás CPMG Nader Alves dos Santos Ano Letivo - 2016 Material de estudo Série/Ano Turma(s) Turno Nota 7º A Vespertino A CÉLULA A célula é a menor unidade estrutural básica do

Leia mais

BIOLOGIA CITOLOGIA E DIVISÃOCELULAR PROF ESTEVAM

BIOLOGIA CITOLOGIA E DIVISÃOCELULAR PROF ESTEVAM BIOLOGIA CITOLOGIA E DIVISÃOCELULAR PROF ESTEVAM PADRÕES CELULARES 1) (VUNESP) Os procariontes diferenciam-se dos eucariontes porque os primeiros, entre outras características, a) não possuem material

Leia mais

Aulas 21 a 24 Capítulo 9 do livro texto

Aulas 21 a 24 Capítulo 9 do livro texto Orgânulos do citoplasma Aulas 21 a 24 Capítulo 9 do livro texto Como estudar a célula? Na década de 50 microscópio eletrônico 1milímetro = 1m/1000 = 0,1 cm 1micrômetro = 1m/1.000.000 = 0,0001 cm 1 nanômetro

Leia mais

CITOLOGIA. Equipe de Biologia Leonardo da Vinci

CITOLOGIA. Equipe de Biologia Leonardo da Vinci CITOLOGIA Equipe de Biologia Leonardo da Vinci CITOLOGIA Unicelulares x Pluricelulares Procariontes x Eucariontes CÉLULA ANIMAL CÉLULA ANIMAL Citoplasma (Citosol ou Hialoplasma) Substância gelatinosa (aquosa)

Leia mais

Citoplasma (C) C = Organelas + Hialoplasma + Citoesqueleto

Citoplasma (C) C = Organelas + Hialoplasma + Citoesqueleto Citoplasma (C) C = Organelas + Hialoplasma + Citoesqueleto CITOESQUELETO Funções: - Estabilização da forma celular - Estruturação e organização do citoplasma - Locomoção - Transporte intracelular Suas

Leia mais

ESTUDO SOBRE AS CÉLULAS E SUAS ORGANELAS

ESTUDO SOBRE AS CÉLULAS E SUAS ORGANELAS ESTUDO SOBRE AS CÉLULAS E SUAS ORGANELAS Entendemos que uma célula é a menor unidade estrutural e funcional básica do ser vivo, sendo considerada a menor porção de uma matéria viva. Segundo a Teoria Celular,

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. PlanetaBiologia.com. EE José Mamede Biologia 1ºano Prof Daniel

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. PlanetaBiologia.com. EE José Mamede Biologia 1ºano Prof Daniel CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS PlanetaBiologia.com EE José Mamede Biologia 1ºano Prof Daniel Algumas considerações importantes: Apesar da diversidade, algumas células compartilham ao menos três

Leia mais

CITOPLASMA ÚNICO PROFESSOR BELLINATI

CITOPLASMA ÚNICO PROFESSOR BELLINATI CITOPLASMA ÚNICO PROFESSOR BELLINATI CÉLULAS UNIDADE FUNDAMENTAL DA VIDA membrana plasmática; citoplasma com citosol e organelas; material genético (DNA). Célula Bacteriana (procariota) CITOPLASMA PROCARIOTO

Leia mais

Ciências E Programa de Saúde

Ciências E Programa de Saúde Governo do Estado de São Paulo Secretaria de Estado da Educação Ciências E Programa de Saúde 10 CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI PRAIA GRANDE - SP 0 A Educação sozinha não faz grandes mudanças, mas nenhuma grande

Leia mais

CITOPLASMA, CITOSOL E HIALOPLASMA

CITOPLASMA, CITOSOL E HIALOPLASMA CITOLOGIA II CITOPLASMA, CITOSOL E HIALOPLASMA Hialoplasma = citoplasma organelas Estado coloidal: Água e substâncias dissolvidas como: sais, açúcares, proteínas (Ex: actina e tubulina) Formam o Citoesqueleto:

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Instituto Federal de Santa Catarina Curso de Biotecnologia Prof. Paulo Calixto

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Instituto Federal de Santa Catarina Curso de Biotecnologia Prof. Paulo Calixto CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Instituto Federal de Santa Catarina Curso de Biotecnologia Prof. Paulo Calixto 1943 1944 1953 1956 1961-66 1973 1975 1982 1988 1990 1996 2000-03 Biotecnologia Algumas

Leia mais

Cap. 6 Citoplasma e Organelas

Cap. 6 Citoplasma e Organelas Cap. 6 Citoplasma e Organelas CITOPLASMA Características gerais: Kytos célula / Plasma Líquido Em PROCARIONTES: Líquido viscoso Citosol + DNA (nucleoide + plasmídios) + ribossomos Ausência de membranas

Leia mais

Lisossomos. Os lisossomos são organelas citoplasmáticas possuem cerca de 40 enzimas hidrolíticas.

Lisossomos. Os lisossomos são organelas citoplasmáticas possuem cerca de 40 enzimas hidrolíticas. Lisossomos Os lisossomos são organelas citoplasmáticas possuem cerca de 40 enzimas hidrolíticas. Essas enzimas atuam em um em grande número de substratos. A principal função destas organelas é a digestão

Leia mais

1) (Fuvest-SP) 2) (Mackenzie-SP) 3) (UDESC-SC) 4) (ENEM) 5) (UNIOESTE-PR)

1) (Fuvest-SP) 2) (Mackenzie-SP) 3) (UDESC-SC) 4) (ENEM) 5) (UNIOESTE-PR) 1) (Fuvest-SP) As mitocôndrias são consideradas as casas de força das células vivas. Tal analogia refere-se ao fato de as mitocôndrias: a) estocarem moléculas de ATP produzidas na digestão de alimentos.

Leia mais

1. O que é citoplasma e quais são suas subdivisões? 3. O que é citoesqueleto, do que ele é composto e qual sua função?

1. O que é citoplasma e quais são suas subdivisões? 3. O que é citoesqueleto, do que ele é composto e qual sua função? Estudo Dirigido: Citoplasma, Citoesqueleto, Citosol, Retículo Endoplasmático, Aparelho de Golgi, Lisossomos e Peroxissomos Disciplina: Biologia Celular e Molecular Docente: Profa. Dra. Marilanda Ferreira

Leia mais

A CÉLULA VEGETAL: estrutura

A CÉLULA VEGETAL: estrutura 2012-04-20 UNIVERSIDADE AGOSTINHO NETO FACULDADE DE CIÊNCIAS DEI-BIOLOGIA ---------------------------------------------- Aula 3: teórico-prática A CÉLULA VEGETAL: estrutura (, Ano lectivo 2012) Por: Prof.

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Prof a Cristiane Oliveira

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Prof a Cristiane Oliveira CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Prof a Cristiane Oliveira CITOPLASMA Células procarióticas: Corresponde a todo o ambiente celular delimitado pela MP; Componentes: 1. Citosol (líquido gelatinoso

Leia mais

Exercícios sobre Organelas. Professor Fernando Borella - Biologia

Exercícios sobre Organelas. Professor Fernando Borella - Biologia Exercícios sobre Organelas Professor Fernando Borella - Biologia 1. (Uneb) Os alvejantes para roupas coloridas, destinados à limpeza e ao clareamento de manchas por meio de lavagem, são produtos à base

Leia mais

Biologia. Citoplasma e Organelas. Professor Enrico Blota.

Biologia. Citoplasma e Organelas. Professor Enrico Blota. Biologia Citoplasma e Organelas Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Biologia CITOPLASMA E ORGANELAS O citoplasma é um espaço entre a membrana e o núcleo preenchido por um material conhecido

Leia mais

A Química da Vida. Anderson Dias Felipe Knak

A Química da Vida. Anderson Dias Felipe Knak A Química da Vida Anderson Dias Felipe Knak A ÁGUA NAS CÉLULAS A água é imprescindível à vida dos indivíduos, independendo da espécie, idade, metabolismo e/ou grupo celular. A água exerce função de transporte

Leia mais

Todos os procariontes são classificados ou no domínio Archaea ou no domínio Bactéria.

Todos os procariontes são classificados ou no domínio Archaea ou no domínio Bactéria. Tipos Celulares Básicos - Tanto as células procarióticas quanto as eucarióticas possuem membranas que definem as fronteiras da célula viva, e ambas contêm informações genéticas armazenadas no DNA. - As

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Profa Melissa Kayser

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Profa Melissa Kayser CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Profa Melissa Kayser CITOPLASMA Células procarióticas: Corresponde a todo o ambiente celular delimitado pela MP; Componentes: 1. Citosol (líquido gelatinoso 80% água

Leia mais

Digestão intra e extracelular

Digestão intra e extracelular Digestão intra e extracelular 1.1 Heterotrofia Consumo de matéria orgânica pelos seres heterotróficos Ingestão O alimento é digerido no interior do organismo, isto é, intracorporal. Absorção O alimento

Leia mais

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 06 CÉLULAS: CITOPLASMA E ORGANELAS

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 06 CÉLULAS: CITOPLASMA E ORGANELAS BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 06 CÉLULAS: CITOPLASMA E ORGANELAS partículas sólidas Lisossomos vacúolo digestivo Clasmocitose Fagossomo vacúolo residual Esquema de uma célula realizando digestão centríolos

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CELULARES. BIOLOGIA AULA 5 Professor Esp. André Luís Souza Stella Professora Esp. Lúcia Iori

CITOPLASMA E ORGANELAS CELULARES. BIOLOGIA AULA 5 Professor Esp. André Luís Souza Stella Professora Esp. Lúcia Iori CITOPLASMA E ORGANELAS CELULARES BIOLOGIA AULA 5 Professor Esp. André Luís Souza Stella Professora Esp. Lúcia Iori CITOPLASMA CITOPLASMA Também chamado de hialoplasma; É o fluido intracelular, onde estão

Leia mais

CÉLULAS. 8 ano Profª Elisete

CÉLULAS. 8 ano Profª Elisete CÉLULAS 8 ano Profª Elisete Quanto ao número de células Os seres vivos podem ser: UNICELULARES apresentam uma única célula. Ex: bactérias e protozoários. PLURICELULARES apresentam mais células. Ex: seres

Leia mais

1. Os principais carboidratos de reserva nos vegetais e animais são, respectivamente:

1. Os principais carboidratos de reserva nos vegetais e animais são, respectivamente: COLÉGIO JOÃO PAULO I ENSINO MÉDIO 2009 CITOLOGIA PROF. XANDI 1. Os principais carboidratos de reserva nos vegetais e animais são, respectivamente: a) amido e glicogênio b) glicose e maltose c) sacarose

Leia mais

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Organelas celulares Estruturas encontradas no interior do citoplasma das células que realizam diversas funções relacionadas com a sobrevivência da célula. Célula Vegetal As células

Leia mais

Estrutura de duas células extraídas de tecidos diferentes, observadas ao microscópio.

Estrutura de duas células extraídas de tecidos diferentes, observadas ao microscópio. 1. (Fgv 2015) O pâncreas é uma glândula anfícrina, ou seja, com dupla função, desempenhando um papel junto ao sistema digestório na produção de enzimas, tais como amilases e lipases, e também junto ao

Leia mais

Citoplasma e Organelas Citoplasmáticas. 1 xx/xx

Citoplasma e Organelas Citoplasmáticas. 1 xx/xx Citoplasma e Organelas Citoplasmáticas 1 xx/xx CITOPLASMA DE UMA CÉLULA PROCARIONTE Matriz amorfa com muita água, vários íons e moléculas dissolvidas Ausência de organelas membranosas, exceto mesossoma

Leia mais

Membrana Plasmática e organelas Citoplasmáticas. Prof.ª Débora Lia Biologia

Membrana Plasmática e organelas Citoplasmáticas. Prof.ª Débora Lia Biologia Membrana Plasmática e organelas Citoplasmáticas Prof.ª Débora Lia Biologia MEMBRANA PLASMÁTICA MEMBRANA PLASMÁTICA MEMBRANA PLASMÁTICA MEMBRANA PLASMÁTICA Difusão simples MEMBRANA PLASMÁTICA Difusão simples

Leia mais

MÓDULO DIDÁTICO DE BIOLOGIA Nº19

MÓDULO DIDÁTICO DE BIOLOGIA Nº19 MÓDULO DIDÁTICO DE BIOLOGIA Nº19 Linguagens da Vida Organização Celular Autor: Cleber Paulo Verdolin Sumário 1. Glicocálix 2. Membrana plasmática 3. Citoesqueleto 4. Citoplasma e os organoides 5. Núcleo

Leia mais

Eucarioto: Organelas Celulares

Eucarioto: Organelas Celulares Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena Departamento de Biotecnologia Curso: Engenharia Ambiental Componentes do Citoplasma Eucarioto Citosol: rico em água e susbstâncias (proteínas, íons,

Leia mais

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL Rua Prof Guilherme Butler, 792 - Barreirinha - CEP 82.700-000 - Curitiba/PR Fone: (41) 3053-8636 - e-mail: ease.acp@adventistas.org.br

Leia mais

BIOLOGIA CELULAR. Msc. Jessica Borges de Oliveira

BIOLOGIA CELULAR. Msc. Jessica Borges de Oliveira BIOLOGIA CELULAR Msc. Jessica Borges de Oliveira Citoplasma Citoplasma Citoesqueleto Organelas Celulares Citoplasma Também chamado de hialoplasma. Em células eucariontes o citoplasma compreende o espaço

Leia mais

CÉLULA VEGETAL E PAREDE CELULAR

CÉLULA VEGETAL E PAREDE CELULAR Universidade Federal do Pampa Campus de São Gabriel Centro de Ciências Rurais Curso de Ciências Biológicas CÉLULA VEGETAL E PAREDE CELULAR Monitora: Rosangela Gonçalves Célula Vegetal As células vegetais

Leia mais

A disposição da vida na Terra

A disposição da vida na Terra Aula 01 A disposição da vida na Terra O que é a vida? Existe vida em outros planetas? Podemos viver sem o Sol? O nosso sistema solar possui os seguintes planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte Júpiter,

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS. Prof. Piassa

CITOPLASMA E ORGANELAS. Prof. Piassa CITOPLASMA E ORGANELAS Prof. Piassa A CÉLULA 1 Citosol (Hialoplasma) Constituído de água e proteínas, as quais formam um colóide, o qual é mais viscoso na periferia da célula. Local de ocorrência de reações

Leia mais

POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS. Maria Aparecida Salles Franco Curso de Veterinária Disciplina: Forragicultura e Plantas Tóxicas

POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS. Maria Aparecida Salles Franco Curso de Veterinária Disciplina: Forragicultura e Plantas Tóxicas POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS Maria Aparecida Salles Franco Curso de Veterinária Disciplina: Forragicultura e Plantas Tóxicas Um pouco sobre nutrientes nos alimentos Do ano de 1917 para

Leia mais

7ª série Ciências Naturais

7ª série Ciências Naturais 7ª série Ciências Naturais Lista de exercícios O homem vive em sociedade e dependem do ambiente para supri todas as suas necessidades. As grandes funções vitais são desempenhadas por sistemas orgânicos,

Leia mais

CÉLULAS. 8 ano Profª Elisete

CÉLULAS. 8 ano Profª Elisete CÉLULAS 8 ano Profª Elisete Quanto ao número de células Os seres vivos podem ser: UNICELULARES apresentam uma única célula. Ex: bactérias e protozoários. PLURICELULARES apresentam mais células. Ex: seres

Leia mais

Av. Higienópolis, 769 Sobre Loja Centro Londrina PR. CEP: Fones: / site:

Av. Higienópolis, 769 Sobre Loja Centro Londrina PR. CEP: Fones: / site: Organelas celulares As organelas celulares são estruturas mergulhadas no citosol, encontradas no citoplasma das células eucariontes. Estas estruturas desempenham funções distintas que, em sua totalidade,

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS.

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS O Citoplasma - Todas as células compartilham ao menos três características: - Membrana plasmática; - Citoplasma; - Material genético. - Quanto ao padrão de organização,

Leia mais

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS MEMBRANA CELULAR Envoltório comum a todas as células. Composição: fosfolipoprotéica. Duas camadas fosfolipídicas com proteínas boiando nelas; Formam o modelo do Mosaico Fluido,

Leia mais

Exercícios de Respiração e Fermentação

Exercícios de Respiração e Fermentação Exercícios de Respiração e Fermentação Material de apoio do Extensivo 1. (UFV) Enquanto os organismos superiores utilizam a respiração aeróbia para obter energia, algumas bactérias e fungos utilizam a

Leia mais

Citoplasma. ocorrem as reações químicas. 1. Contém uma substância gelatinosa onde. 2. Local onde estão submersas as organelas.

Citoplasma. ocorrem as reações químicas. 1. Contém uma substância gelatinosa onde. 2. Local onde estão submersas as organelas. CITOLOGIA Citoplasma 1. Contém uma substância gelatinosa onde ocorrem as reações químicas. 2. Local onde estão submersas as organelas. Citoesqueleto 1. Formado por proteínas que mantém a forma celular;

Leia mais

HIALOPLASMA, CITOPLASMA FUNDAMENTAL, MATRIZ CITOPLASMÁTICA

HIALOPLASMA, CITOPLASMA FUNDAMENTAL, MATRIZ CITOPLASMÁTICA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PADRE REUS BIOLOGIA Professora Daniele Campos da Silva 1º ano CITOPLASMA É também chamado de HIALOPLASMA, CITOPLASMA FUNDAMENTAL, MATRIZ CITOPLASMÁTICA ou CITOSOL. É uma

Leia mais

Ribossomos e síntese protéica

Ribossomos e síntese protéica Ribossomos e síntese protéica SÍNTESE PROTÉICA DNA Transcrição RNA Tradução T A U T A U C G C G C G C G C C G C T A U G C G G C G O código genético é DEGENERADO PROTEÍNA Phe Ala Trp MAQUINARIA GENÉTICA

Leia mais

Ensino Médio Biologia Professor João C4 H14, 15 ESTRUTURA CELULAR. Biologia Professor João

Ensino Médio Biologia Professor João C4 H14, 15 ESTRUTURA CELULAR. Biologia Professor João Ensino Médio Biologia Professor João ESTRUTURA CELULAR Biologia Professor João Características gerais Um ser humano têm aproximadamente 3 trilhões de células distribuídas entre mais ou menos 200 tipos;

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profª Renata Rodrigues Biologia - 9ºano EF

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profª Renata Rodrigues Biologia - 9ºano EF Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Renata Rodrigues Biologia - 9ºano EF CITOPLASMA 1 2 5 6 7 8 9 10 3 11 4 12 SUSTENTAÇÃO INTERNA DA CÉLULA E MOVIMENTOS CELULARES CITOESQUELETO: Conjunto de filamentos;

Leia mais

1º EM Biologia Professor João C4 H14, 15 ESTRUTURA CELULAR

1º EM Biologia Professor João C4 H14, 15 ESTRUTURA CELULAR 1º EM Biologia Professor João ESTRUTURA CELULAR Características gerais Um ser humano têm aproximadamente 3 trilhões de células distribuídas entre mais ou menos 200 tipos; As células podem apresentar formas

Leia mais

CITOLOGIA II (UECE/ENEM)

CITOLOGIA II (UECE/ENEM) CITOLOGIA II (UECE/ENEM) A célula bacteriana Nucleóide http://recursostic.educacion.es/ciencias/biosfera/web/alumno/1bachillerato/organizacion_sv/imagenes/bacteria_letreros.jpg Procariontes x Eucariontes

Leia mais

Anhanguera Educacional Centro Universitário Plínio Leite Faculdade de Ciências da Saúde Curso de Farmácia. A célula vegetal

Anhanguera Educacional Centro Universitário Plínio Leite Faculdade de Ciências da Saúde Curso de Farmácia. A célula vegetal Anhanguera Educacional Centro Universitário Plínio Leite Faculdade de Ciências da Saúde Curso de Farmácia A célula vegetal 1 A célula vegetal é muito parecida com a célula animal, ela só se difere da segunda

Leia mais

Classificação dos seres vivos

Classificação dos seres vivos Classificação dos seres vivos Estudos filogenéticos separam os seres vivos em três grandes grupos ou domínios. Células Eucariontes e Procariontes Profª bióloga: Fernanda Pereira O que são células? As células

Leia mais

Citoplasma. Citoesqueleto e organelas. Natália Paludetto

Citoplasma. Citoesqueleto e organelas. Natália Paludetto Citoplasma Citoesqueleto e organelas Natália Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com Citoplasma celular Sinônimos hialoplasma, matriz citoplasmática, citossol; Acreditava-se que era um fluido homogêneo e

Leia mais

Exercício A. Tabuleiro Nº de folhas inicial Nº de folhas final (enraizadas e prontas para transplantar A 15 8 B 15 2 C 15 14 D 15 0

Exercício A. Tabuleiro Nº de folhas inicial Nº de folhas final (enraizadas e prontas para transplantar A 15 8 B 15 2 C 15 14 D 15 0 1 Exercício A 1.- Considera o seguinte procedimento experimental: 1. Marque 4 tabuleiros com as letras A, B, C e D e encha-os até metade da sua altura com uma mistura de turfa e granulado de esferovite.

Leia mais

ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA / BIOLOGIA

ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA / BIOLOGIA LISTA I 01. 04. 02. 05. 03. 87 06. 07. 88 14. 15. 89 16. (UCSaI) Considere o texto abaixo. Ele é formado por uma camada frouxa de carboidratos, que confere maior resistência à membrana plasmática da maioria

Leia mais

BIOLOGIA CELULAR. Msc. Jessica Borges de Oliveira

BIOLOGIA CELULAR. Msc. Jessica Borges de Oliveira BIOLOGIA CELULAR Msc. Jessica Borges de Oliveira Morfologia da célula de procariotos e eucariotos. Células Procarióticas Células Eucarióticas Células Procarióticas Exemplos: Células Procarióticas Células

Leia mais

O citoplasma consiste no material contido no interior da célula, delimitado pela membrana plasmática, e contém as organelas celulares.

O citoplasma consiste no material contido no interior da célula, delimitado pela membrana plasmática, e contém as organelas celulares. Citoplasma e organelas não produtoras de ATP RESUMO O citoplasma consiste no material contido no interior da célula, delimitado pela membrana plasmática, e contém as organelas celulares. É composto por

Leia mais

BIOLOGIA. Professora Fernanda Santos

BIOLOGIA. Professora Fernanda Santos BIOLOGIA Professora Fernanda Santos Introdução a Biologia Estudo da vida Introdução a Biologia Introdução a Biologia Todos os seres vivos são constituídos de células menos os vírus! Unicelulares Pluricelulares

Leia mais

Organelas. Parte II. Natália Paludetto

Organelas. Parte II. Natália Paludetto Organelas Parte II Natália Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com Lisossomos Enzimas produzidas no RER Complexo de Golgi empacotamento Lisossomo primário + corpúsculo (fagocitose, pinocitose heterofagia

Leia mais

CITOPLASMA ORGANISMOS PROCARIONTES

CITOPLASMA ORGANISMOS PROCARIONTES Citoplasma e organelas citoplasmáticas CITOPLASMA ORGANISMOS PROCARIONTES Ribossomos - Realiza a síntese de proteínas; Mesossomo - invaginação da membrana plasmática e tem como função realizar a respiração

Leia mais

CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS. MSc Monyke Lucena

CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS. MSc Monyke Lucena CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS MSc Monyke Lucena CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula ao nível de sua constituição, estrutura e função. Kytos (célula) + Logos (estudo) As células são as unidades

Leia mais

a) I, II e III. b) II, III e I. c) III, I e II. d) II, I e III. e) III, II e I.

a) I, II e III. b) II, III e I. c) III, I e II. d) II, I e III. e) III, II e I. Lista de Exercícios (BIO-LEO) 1. (Uemg 2016) Crianças e adultos, geneticamente predispostos, ao ingerirem glúten (mistura de proteínas que se encontram naturalmente no endosperma de sementes de gramíneas)

Leia mais

BIOLOGIA CITOLOGIA. Módulo 47 Página 04 à 09

BIOLOGIA CITOLOGIA. Módulo 47 Página 04 à 09 Módulo 47 Página 04 à 09 Microscopia - Hans e Zacharias Janssen (1595) Brinquedos - Antonie van Leeuwenhoek Estudos biológicos, aumento de 200x, glóbulos, espermatozóides, etc - Robert Hooke (1665) Célula

Leia mais

Lista de Exercícios: Divisão Celular

Lista de Exercícios: Divisão Celular 1. (UNIFOR-CE) Em organismos unicelulares, divisão por mitose significa: a) Crescimento b) Regeneração c) Recombinação d) Reprodução e) Gametogênese 2. (FUVEST) Analise os eventos mitóticos relacionados

Leia mais

O citoplasma das células

O citoplasma das células UNIDADE 2 ORIGEM DA VIDA E BIOLOGIA CELULAR CAPÍTULO 8 Aula 1/3 Eucariontes x Procariontes Estruturas citoplasmáticas: Citoesqueleto Centríolos, cílios e flagelos 1. CÉLULAS PROCARIÓTICAS E EUCARIÓTICAS

Leia mais

Retículo Endoplasmático (RE) Sistema de endomembranas que delimitam canais e vesículas. RE rugoso - retículo endoplasmático associado a ribossomos; lo

Retículo Endoplasmático (RE) Sistema de endomembranas que delimitam canais e vesículas. RE rugoso - retículo endoplasmático associado a ribossomos; lo CÉLULA ANIMAL Retículo Endoplasmático (RE) Sistema de endomembranas que delimitam canais e vesículas. RE rugoso - retículo endoplasmático associado a ribossomos; local de síntese de proteínas; também denominado

Leia mais

A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke.

A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke. A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke. Com um microscópio muito simples, ele observou pedacinhos de cortiça

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS PROGRAMA DE ENSINO DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS PROGRAMA DE ENSINO DE DISCIPLINA Curso: Ciências Biológicas (05) Ano: 2014 Semestre: 1 Período: 1 Disciplina / Unid. Curricular / Módulo: Biologia Celular (Cell Biology) Código: DCB47 Carga Horária Total: 90 Teórica: 60 Atividade Prática:

Leia mais

2. (Ufrgs 2016) O quadro abaixo refere-se aos mecanismos de transporte através da membrana.

2. (Ufrgs 2016) O quadro abaixo refere-se aos mecanismos de transporte através da membrana. 1. (Ufjf-pism 1 2016) Para manter as diferenças entre as concentrações interna e externa dos íons sódio (Na + ) e potássio (K + ), proteínas presentes na membrana plasmática atuam como bombas de íons capturando

Leia mais

MORFOLOGIA CELULAR. Dra. MARIA RAQUEL MARÇAL NATALI HISTOLOGIA/DCM 2009

MORFOLOGIA CELULAR. Dra. MARIA RAQUEL MARÇAL NATALI HISTOLOGIA/DCM 2009 MORFOLOGIA CELULAR Dra. MARIA RAQUEL MARÇAL NATALI HISTOLOGIA/DCM 2009 A MORFOLOGIA CELULAR DENOTA SUA FISIOLOGIA. ISSO SIGNIFICA QUE OBSERVANDO O TIPO, TAMANHO, QUANTIDADE E DISPOSIÇÃO DAS ORGANELAS E

Leia mais

Engenharia Agronômica. Biologia Celular 1º Período

Engenharia Agronômica. Biologia Celular 1º Período Engenharia Agronômica Biologia Celular 1º Período Apresentação Introdução: Estrutura, funções e evoluções das células Cap. 01 (Junqueira e Carneiro) e Biologia das células (Amabis e Martho, UFRJ) Células

Leia mais

UNIDADE 2 Alimentação e Digestão

UNIDADE 2 Alimentação e Digestão UNIDADE 2 Alimentação e Digestão Você sabe a diferença entre comer e se alimentar? Comer ou se alimentar pág. 47 Geralmente comemos porque sentimos fome ou porque desejamos um tipo específico de alimento.

Leia mais

Metabolismo Energético das Células. Processos Exergônicos: Respiração Celular Fermentação

Metabolismo Energético das Células. Processos Exergônicos: Respiração Celular Fermentação Metabolismo Energético das Células Processos Exergônicos: Respiração Celular Fermentação Introdução Processos endergônicos - Característica: Precisam receber energia. - Ex.: Fotossíntese e quimiossíntese.

Leia mais