Origem da vida. Professor Fláudio

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Origem da vida. Professor Fláudio"

Transcrição

1 Origem da vida Professor Fláudio

2 Origem da vida Objetivos desta aula Entender as teorias que explicam a origem dos primeiros seres vivos. Diferentes tipos de células e seus componentes químicos.

3 Níveis de organização dos seres vivos

4 Componentes químicos da célula São substâncias que compões as células e permitem a ocorrência de reações químicas das quais depende a vida de todo e qualquer ser vivo. São reguladores da atividade celular Componentes inorgânicos Água Sais minerais Componentes orgânicos Carboidratos Lipídios Proteínas Vitaminas Ácidos nucléicos

5 Origem da vida Até meados do séc. XIX, acreditava-se que seres podiam surgir espontaneamente da matéria não-viva. Biogênese versus abiogênese Hoje, sabe-se que um ser vivo surge somente através da reprodução.

6 A hipótese de Oparin e Haldane Evolução Química Aleksandr Oparin: Haldane, J.B.S ( ) Década de hipóteses semelhantes Os primeiros seres vivos- Moléculas orgânicas que teriam se formado na atmosfera primitiva e depois nos mares a partir de Substâncias inorgânicas. Metano CH4 Amônia NH3 Hidrogênio H2 Vapor de H2O Composição química da atmosfera primitiva

7 Terra Primitiva

8

9 ESQUEMA DA HIPÓTESE DE OPARIN E HALDANE

10 Formação do caldo nutritivo

11 Metano CH4 Amônia NH3 Nesse momento teriam surgido os primeiros seres vivos

12 COACERVADOS São um aglomerado de moléculas protéicas circundadas por uma camada de água; foram, possivelmente, as formas mais próximas dos primeiros seres vivos..

13 STANLEY MILLER RECRIOU PROVÁVEL ATMOSFERA DA TERRA PRIMITIVA (1953) (COMPROVOU A TEORIA DE OPARIN) MISTUROU CH 4, NH 3, H 2 e H 2 O SUBMETIDAS COM DESCARGAS ELÉTRICAS (SIMULANDO RAIOS) DURANTE 1 SEMANA (ENCONTROU AMINOÁCIDOS NO LÍQUIDO)

14 O experimento de Miller Experimento de Miller-Urey =Construído um aparelho que simulava as condições da Terra primitiva e introduziu nele os componentes que provavelmente constituíam a atmosfera naquela época Metano CH4 Amônia NH3 Hidrogênio H2 Vapor de H2O

15

16 Resumindo: Na atmosfera primitiva do nosso planeta, existiriam metano, amônia, hidrogênio e vapor de água. Sob altas temperaturas, em presença de centelhas elétricas e raios ultravioleta, tais gases teriam se combinado, originando aminoácidos, que ficavam flutuando na atmosfera. Com a saturação de umidade da atmosfera, começaram a ocorrer as chuvas. Os aminoácidos eram arrastados para o solo. Submetidos a aquecimento prolongado, os aminoácidos combinavam-se uns com os outros, formando proteínas. As chuvas lavavam as rochas e conduziam as proteínas para os mares. Surgia uma "sopa de proteínas" nas águas mornas dos mares primitivos. As proteínas dissolvidas em água originavam os coacervados. Os coacervados, organizavam-se em gotículas delimitadas por membrana lipoprotéica. Surgiam as primeiras células. Essas células pioneiras eram muito simples e ainda não dispunham de um equipamento enzimático capaz de realizar a fotossíntese. Eram, portanto, heterótrofas. Só mais tarde, surgiram as células autótrofas, mais evoluídas. E isso permitiu o aparecimento dos seres de respiração aeróbia.

17 Questão 1 (UFPB) Em nosso planeta, o que distingue a matéria viva da não-viva é a presença de elementos químicos (C, H, O, N) que, junto com outros, formam as substâncias orgânicas. Os seres vivos são formados a partir de níveis bem simples e específicos até os mais complexos e gerais. Numa ordem crescente de complexidade, estes níveis têm a seguinte seqüência: a) biosfera, ecossistema, comunidade, população, organismo, sistema, órgão, tecido, célula, molécula. b) molécula, célula, tecido, organismo, órgão, população, comunidade, ecossistema, sistema, biosfera. c) molécula, célula, tecido, órgão, organismo, população, comunidade, sistema, ecossistema, biosfera. d) molécula, célula, tecido, órgão, sistema, organismo, população, comunidade, ecossistema, biosfera. e) biosfera, comunidade, população, ecossistema, sistema, órgão, organismo, tecido, célula, molécula.

18 Questão 1 (UFPB) Em nosso planeta, o que distingue a matéria viva da não-viva é a presença de elementos químicos (C, H, O, N) que, junto com outros, formam as substâncias orgânicas. Os seres vivos são formados a partir de níveis bem simples e específicos até os mais complexos e gerais. Numa ordem crescente de complexidade, estes níveis têm a seguinte seqüência: a) biosfera, ecossistema, comunidade, população, organismo, sistema, órgão, tecido, célula, molécula. b) molécula, célula, tecido, organismo, órgão, população, comunidade, ecossistema, sistema, biosfera. c) molécula, célula, tecido, órgão, organismo, população, comunidade, sistema, ecossistema, biosfera. d) molécula, célula, tecido, órgão, sistema, organismo, população, comunidade, ecossistema, biosfera. e) biosfera, comunidade, população, ecossistema, sistema, órgão, organismo, tecido, célula, molécula.

19 Reposta Letra D

20 Questão 2 Descreva a teoria de Oparin para a origem das células.

21 Questão 2 Descreva a teoria de Oparin para a origem das células.

22 Resposta: Na atmosfera primitiva do nosso planeta, existiriam metano, amônia, hidrogênio e vapor de água. Sob altas temperaturas, em presença de centelhas elétricas e raios ultravioleta, tais gases teriam se combinado, originando aminoácidos, que ficavam flutuando na atmosfera. Com a saturação de umidade da atmosfera, começaram a ocorrer as chuvas. Os aminoácidos eram arrastados para o solo. Submetidos a aquecimento prolongado, os aminoácidos combinavamse uns com os outros, formando proteínas. As chuvas lavavam as rochas e conduziam as proteínas para os mares. Surgia uma "sopa de proteínas" nas águas mornas dos mares primitivos. As proteínas dissolvidas em água originavam os coacervados. Os coacervados, organizavam-se em gotículas delimitadas por membrana lipoprotéica. Surgiam as primeiras células. Essas células pioneiras eram muito simples e ainda não dispunham de um equipamento enzimático capaz de realizar a fotossíntese. Eram, portanto, heterótrofas. Só mais tarde, surgiram as células autótrofas, mais evoluídas. E isso permitiu o aparecimento dos seres de respiração aeróbia.

23 Resposta: Na atmosfera primitiva do nosso planeta, existiriam metano, amônia, hidrogênio e vapor de água. Sob altas temperaturas, em presença de centelhas elétricas e raios ultravioleta, tais gases teriam se combinado, originando aminoácidos, que ficavam flutuando na atmosfera. Com a saturação de umidade da atmosfera, começaram a ocorrer as chuvas. Os aminoácidos eram arrastados para o solo. Submetidos a aquecimento prolongado, os aminoácidos combinavamse uns com os outros, formando proteínas. As chuvas lavavam as rochas e conduziam as proteínas para os mares. Surgia uma "sopa de proteínas" nas águas mornas dos mares primitivos. As proteínas dissolvidas em água originavam os coacervados. Os coacervados, organizavam-se em gotículas delimitadas por membrana lipoprotéica. Surgiam as primeiras células. Essas células pioneiras eram muito simples e ainda não dispunham de um equipamento enzimático capaz de realizar a fotossíntese. Eram, portanto, heterótrofas. Só mais tarde, surgiram as células autótrofas, mais evoluídas. E isso permitiu o aparecimento dos seres de respiração aeróbia.

24 Questão 2 De acordo com a hipótese heterotrófica da origem da vida, qual seria a composição química da Terra primitiva?

25 Questão 2 De acordo com a hipótese heterotrófica da origem da vida, qual seria a composição química da Terra primitiva?

26 Resposta Vapor de água, metano, amônia e hidrogênio.

27 Questão 3 Responder à questão com base nos eventos relativos à origem da vida em nosso planeta. I. Aumento gradativo da concentração de O2 na atmosfera. II. Aparecimento dos organismos heterótrofos. III. Surgimento de organismos com capacidade de utilizar energia luminosa. A ordem em que esses eventos ocorreram mais aceita na atualidade está contida na alternativa a) I II III b) I III II c) II I III d) II III I e) III II

28 Questão 3 Responder à questão com base nos eventos relativos à origem da vida em nosso planeta. I. Aumento gradativo da concentração de O2 na atmosfera. II. Aparecimento dos organismos heterótrofos. III. Surgimento de organismos com capacidade de utilizar energia luminosa. A ordem em que esses eventos ocorreram mais aceita na atualidade está contida na alternativa a) I II III b) I III II c) II I III d) II III I e) III II

29 Resposta Letra D I- antes de surgir qualquer forma de vida sobre a Terra não havia o oxigênio atmosférico (que é produzido pelas plantas) II- Atmosfera primitiva > ausência de oxigênio > procariotos heterotróficos anaeróbios III- Essas células pioneiras eram muito simples e ainda não dispunham de um equipamento enzimático capaz de realizar a fotossíntese. Eram, portanto, heterótrofas. Só mais tarde, surgiram as células autótrofas, mais evoluídas. E isso permitiu o aparecimento dos seres de respiração aeróbia.

30 Questão 4 (Unesp-SP) Segundo a teoria de Oparin, a vida na Terra poderia ter sido originada a partir de substâncias orgânicas formadas pela combinação de moléculas, como metano, amônia, hidrogênio e vapor d água, que compunham a atmosfera primitiva da Terra. A esse processo seguiramse a síntese protéica nos mares primitivos, a formação dos coacervados e o surgimento das primeiras células. Considerando os processos de formação e as formas de utilização dos gases oxigênio e dióxido de carbono, a seqüência mais provável dos primeiros seres vivos na Terra foi: a) autotróficos, heterotróficos anaeróbicos e heterotróficos aeróbicos. b) heterotróficos anaeróbicos, heterotróficos aeróbicos e autrotróficos. c) autotróficos, heterotróficos aeróbicos e heterotróficos anaeróbicos. d) heterotróficos anaeróbicos, autotróficos e heterotróficos aeróbicos. e) heterotróficos aeróbicos, autotróficos e heterotróficos anaeróbicos.

31 Questão 4 (Unesp-SP) Segundo a teoria de Oparin, a vida na Terra poderia ter sido originada a partir de substâncias orgânicas formadas pela combinação de moléculas, como metano, amônia, hidrogênio e vapor d água, que compunham a atmosfera primitiva da Terra. A esse processo seguiramse a síntese protéica nos mares primitivos, a formação dos coacervados e o surgimento das primeiras células. Considerando os processos de formação e as formas de utilização dos gases oxigênio e dióxido de carbono, a seqüência mais provável dos primeiros seres vivos na Terra foi: a) autotróficos, heterotróficos anaeróbicos e heterotróficos aeróbicos. b) heterotróficos anaeróbicos, heterotróficos aeróbicos e autrotróficos. c) autotróficos, heterotróficos aeróbicos e heterotróficos anaeróbicos. d) heterotróficos anaeróbicos, autotróficos e heterotróficos aeróbicos. e) heterotróficos aeróbicos, autotróficos e heterotróficos anaeróbicos.

32 Resposta Letra D

33 Células Procariontes: *Membrana plasmática *Hialoplasma *Ribossomos *Material genético

34 Evolução das Células

35 Eucariontes: *Membrana Plasmática *Citoplasma *Núcleo Células

A ORIGEM DA VIDA. Hipótese autotrófica e heterotrófica

A ORIGEM DA VIDA. Hipótese autotrófica e heterotrófica A ORIGEM DA VIDA Hipótese autotrófica e heterotrófica HIPÓTESE AUTOTRÓFICA Necessidade de alimento Seres autotróficos: capazes de produzir o alimento necessário plantas clorofiladas e algumas bactérias

Leia mais

b) A atmosfera primitiva possuía composição diferente da atual com a presença de amônia (NH 3 ), metano (CH 4 ), hidrogênio (H 2 ) e vapor d água (H

b) A atmosfera primitiva possuía composição diferente da atual com a presença de amônia (NH 3 ), metano (CH 4 ), hidrogênio (H 2 ) e vapor d água (H A ORIGEM DA VIDA Terra Primitiva A TERRA PRIMITIVA a) A Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos. À medida que foi se resfriando, as primeiras rochas se solidificaram tendo a crosta terrestre aparecido

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ A HISTÓRIA DOS SERES A HISTÓRIA

Leia mais

Colégio Delta - Unidade Anápolis - Origem da Vida. CONHECENDO NOSSAS ORIGENS Prof. Fláudio

Colégio Delta - Unidade Anápolis - Origem da Vida. CONHECENDO NOSSAS ORIGENS Prof. Fláudio Colégio Delta - Unidade Anápolis - Origem da Vida CONHECENDO NOSSAS ORIGENS Prof. Fláudio Aula 01: Origem da vida Origem da vida Até meados do séc. XIX, acreditava-se que seres podiam surgir espontaneamente

Leia mais

ASTRONOMIA & ORIGEM DA VIDA. Prof. Bruno Ramello

ASTRONOMIA & ORIGEM DA VIDA. Prof. Bruno Ramello ASTRONOMIA & ORIGEM DA VIDA Prof. Bruno Ramello ORIGEM DO UNIVERSO 13,5 BILHOES DE ANOS GRANDE EXPLOSÃO BIG BANG DESENVOLVIMENTO DA FÍSICA/ ASTRONOMIA ALBERT EINSTEIN (TEORIA DA RELATIVIDADE) O UNIVERSO

Leia mais

ORIGEM DA VIDA. Professor: Paulo Disciplina: Biologia Campus Aquidauana

ORIGEM DA VIDA. Professor: Paulo Disciplina: Biologia Campus Aquidauana ORIGEM DA VIDA Professor: Paulo Disciplina: Biologia Campus Aquidauana Os cientistas acreditam que entre 10 e 20 bilhões de anos atrás houve uma poderosa explosão. Toda a matéria do universo, que estava

Leia mais

Evolução. Biologia Professor: Rubens Oda 29/09/2014. Material de apoio para Aula ao Vivo

Evolução. Biologia Professor: Rubens Oda 29/09/2014. Material de apoio para Aula ao Vivo Evolução 1. (UFTM) No início da década de 1950, o químico americano Stanley L. Miller desenvolveu um experimento que ainda hoje é considerado um dos suportes da hipótese da origem da vida na Terra. Miller

Leia mais

- CAPÍTULO 2 - ORIGEM DA VIDA NA TERRA

- CAPÍTULO 2 - ORIGEM DA VIDA NA TERRA - CAPÍTULO 2 - ORIGEM DA VIDA NA TERRA 1. Defina os termos abiogênese e biogênese. 2. Francesco Redi foi o primeiro pesquisador a questionar a abiogênese ou a biogênese? Descreva resumidamente o experimento

Leia mais

1º ano Pró Madá TEORIAS MODERNAS SOBRE ORIGEM DA VIDA

1º ano Pró Madá TEORIAS MODERNAS SOBRE ORIGEM DA VIDA 1º ano Pró Madá TEORIAS MODERNAS SOBRE ORIGEM DA VIDA Panspermia cósmica As substâncias que contribuíram para a formação das primeiras formas de vida podem ter chegado ao planeta, e não terem sido formadas

Leia mais

http://www.guia.heu.nom.br/vida_na_terra.htm

http://www.guia.heu.nom.br/vida_na_terra.htm Como o primeiro organismo vivo surgiu na Terra? http://www.guia.heu.nom.br/vida_na_terra.htm BIG-BANG A teoria do Big-bang sugere que entre 10 e 20 bilhões de anos atrás houve uma poderosa explosão. Toda

Leia mais

Prof. Giovani - Biologia

Prof. Giovani - Biologia Prof. Giovani - Biologia 1.(UFRS) Tanto em uma célula eucarionte quanto em uma procarionte podemos encontrar: a) membrana plasmática e retículo endoplasmático. b) ribossomos e aparelho de Golgi. c) mitocôndrias

Leia mais

PROBLEMATIZAÇÃO Um ser vivo pode surgir da matéria sem vida? De onde vem as larvas que surgem sobre a matéria em decomposição? Por que os alimentos

PROBLEMATIZAÇÃO Um ser vivo pode surgir da matéria sem vida? De onde vem as larvas que surgem sobre a matéria em decomposição? Por que os alimentos PROBLEMATIZAÇÃO Um ser vivo pode surgir da matéria sem vida? De onde vem as larvas que surgem sobre a matéria em decomposição? Por que os alimentos se estragam se deixados fora da geladeira? De onde vem

Leia mais

A ORIGEM DA VIDA NA TERRA

A ORIGEM DA VIDA NA TERRA COLÉGIO EXATO A ORIGEM DA VIDA NA TERRA PROF. FLÁUDIO Origem dos seres vivos A Terra formou-se há +/- 4,5 mil milhões de anos. As primeiras evidências de seres vivos em eras geológicas passadas datam de

Leia mais

A disposição da vida na Terra

A disposição da vida na Terra Aula 01 A disposição da vida na Terra O que é a vida? Existe vida em outros planetas? Podemos viver sem o Sol? O nosso sistema solar possui os seguintes planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte Júpiter,

Leia mais

POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS. Maria Aparecida Salles Franco Curso de Veterinária Disciplina: Forragicultura e Plantas Tóxicas

POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS. Maria Aparecida Salles Franco Curso de Veterinária Disciplina: Forragicultura e Plantas Tóxicas POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS Maria Aparecida Salles Franco Curso de Veterinária Disciplina: Forragicultura e Plantas Tóxicas Um pouco sobre nutrientes nos alimentos Do ano de 1917 para

Leia mais

ORIGEM DA VIDA. Plantão 08 Curso do Edilson. Prof. Edilson

ORIGEM DA VIDA. Plantão 08 Curso do Edilson. Prof. Edilson ORIGEM DA VIDA 1. (Ufpb 2011) Nos estudos sobre o surgimento da vida na Terra, duas hipóteses são postuladas acerca das formas pelas quais os organismos obtinham energia: os primeiros organismos eram heterotróficos;

Leia mais

A CÉLULA. Natércia Charruadas 2011. Biologia e Geologia 10º ano

A CÉLULA. Natércia Charruadas 2011. Biologia e Geologia 10º ano A CÉLULA Natércia Charruadas 2011 Biologia e Geologia 10º ano O entendimento dos processos biológicos depende do conhecimento da célula enquanto unidade fundamental da Vida. As dimensões das células, geralmente

Leia mais

A Química da Vida. Anderson Dias Felipe Knak

A Química da Vida. Anderson Dias Felipe Knak A Química da Vida Anderson Dias Felipe Knak A ÁGUA NAS CÉLULAS A água é imprescindível à vida dos indivíduos, independendo da espécie, idade, metabolismo e/ou grupo celular. A água exerce função de transporte

Leia mais

Bioenergética FONTES ENERGÉTICAS. BE066 Fisiologia do Exercício. Sergio Gregorio da Silva, PhD. Definição de Energia! Capacidade de realizar trabalho

Bioenergética FONTES ENERGÉTICAS. BE066 Fisiologia do Exercício. Sergio Gregorio da Silva, PhD. Definição de Energia! Capacidade de realizar trabalho BE066 Fisiologia do Exercício Bioenergética Sergio Gregorio da Silva, PhD FONTES ENERGÉTICAS Definição de Energia! Capacidade de realizar trabalho Definição de Trabalho! Aplicação de força através de uma

Leia mais

COLÉGIO OBJETIVO MASTER A ORIGEM DA VIDA NA TERRA PROF. FLÁUDIO

COLÉGIO OBJETIVO MASTER A ORIGEM DA VIDA NA TERRA PROF. FLÁUDIO COLÉGIO OBJETIVO MASTER A ORIGEM DA VIDA NA TERRA PROF. FLÁUDIO Movimentos do Sistema Solar Sol Mercúrio Vénus Terra Marte Júpiter Saturno Urano Neptuno Plutão Sol engolirá a Terra em 7,6 mil milhões de

Leia mais

Teorias sobre a origem e evolução da vida

Teorias sobre a origem e evolução da vida Simpósio Estadual de Biologia 19 e 20/10/2011 A ORIGEM DA VIDA NA TERRA Prof. Danislei Bertoni PPGE/UFPR/SEED danislei@seed.pr.gov.br PENSAMENTO BIOLÓGICO EVOLUTIVO BIODIVERSIDADE Teorias sobre a origem

Leia mais

Origem da vida BIOGÊNESE ABIOGÊNESE. Aristóteles Isaac Newton René Descartes Helmont Needham. Redi Joblot Spallanzani Louis Pasteur

Origem da vida BIOGÊNESE ABIOGÊNESE. Aristóteles Isaac Newton René Descartes Helmont Needham. Redi Joblot Spallanzani Louis Pasteur Origem da Vida Origem da vida ABIOGÊNESE Aristóteles Isaac Newton René Descartes Helmont Needham BIOGÊNESE Redi Joblot Spallanzani Louis Pasteur (...)coloca-se, num canto sossegado e pouco iluminado, camisas

Leia mais

ORIGEM DA VIDA TÉRCIO CÂMARA PAZ NA ESCOLA BIOLOGIA

ORIGEM DA VIDA TÉRCIO CÂMARA PAZ NA ESCOLA BIOLOGIA TÉRCIO CÂMARA BIOLOGIA ORIGEM DA VIDA PAZ NA ESCOLA 19.03.2019 A principal diferença entre esta atmosfera primitiva e a atmosfera atual, reside no fato de a primeira não possuir Oxigênio (O 2 ). Atmosfera

Leia mais

Biologia Fascículo 07 Juvenal Carlos Schalch

Biologia Fascículo 07 Juvenal Carlos Schalch Biologia Fascículo 07 Juvenal Carlos Schalch Índice A Origem da Vida...1 Teorias de Evolução Biológica...2 Exercícios...3 Gabarito...5 A Origem da Vida 01. O que diz, em linhas gerais, a teoria da geração

Leia mais

Célula Procarionte X Célula Eucarionte

Célula Procarionte X Célula Eucarionte Célula Procarionte X Célula Eucarionte Células procarióticas (grego protos, primitivo, e Karyon, núcleo) Núcleo antigo Surgimento a bilhões de anos atrás Bactérias e Cianobactérias (algas) Não apresenta

Leia mais

LIPÍDIOS. 1º ano Pró Madá

LIPÍDIOS. 1º ano Pró Madá LIPÍDIOS 1º ano Pró Madá O QUE SÃO? Também chamados de gorduras Compostos com estrutura molecular variada principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono Característica principal insolubilidade

Leia mais

Metabolismo Energético das Células. Processos Exergônicos: Respiração Celular Fermentação

Metabolismo Energético das Células. Processos Exergônicos: Respiração Celular Fermentação Metabolismo Energético das Células Processos Exergônicos: Respiração Celular Fermentação Introdução Processos endergônicos - Característica: Precisam receber energia. - Ex.: Fotossíntese e quimiossíntese.

Leia mais

Origem da vida. Prof. Veríssimo Júnior

Origem da vida. Prof. Veríssimo Júnior Origem da vida Prof. Veríssimo Júnior 1.Introdução Durante a formação do sistema solar a 4,6 bilhões de anos atrás parte da nuvem de poeira cósmica formou os embriões dos planetas assim que o sol começou

Leia mais

COMPONENTE CURRICULAR: Ciências Prof a Angélica Frey ANO: 6 o LISTA DE CONTEÚDOS. 1 O Trimestre:

COMPONENTE CURRICULAR: Ciências Prof a Angélica Frey ANO: 6 o LISTA DE CONTEÚDOS. 1 O Trimestre: COMPONENTE CURRICULAR: Ciências Prof a Angélica Frey ANO: 6 o 1 O Trimestre: LISTA DE CONTEÚDOS Ecologia o Níveis de organização: organismo, população, comunidade, ecossistema, bioma. o Componentes do

Leia mais

A Célula. Depois do aprimoramento desse instrumento tornou- se possível o estudo da célula. É a área da Biologia responsável pelo estudo da célula.

A Célula. Depois do aprimoramento desse instrumento tornou- se possível o estudo da célula. É a área da Biologia responsável pelo estudo da célula. A Célula Citologia É a área da Biologia responsável pelo estudo da célula. Microscópio Depois do aprimoramento desse instrumento tornou- se possível o estudo da célula. Elab.: Prof. Gilmar 2 Elab.: Prof.

Leia mais

GRUPO DE BIOLOGIA PARA ENEM

GRUPO DE BIOLOGIA PARA ENEM MÓDULO 01 ORIGEM DA VIDA Material referente ao Módulo 01 do GRUPO DE BIOLOGIA PARA ENEM (modalidade EAD), ministrado pelo Profº Fernando Teixeira. Maiores informações: Site: http://ead.biovestiba.net Email:

Leia mais

1) (Fuvest-SP) 2) (Mackenzie-SP) 3) (UDESC-SC) 4) (ENEM) 5) (UNIOESTE-PR)

1) (Fuvest-SP) 2) (Mackenzie-SP) 3) (UDESC-SC) 4) (ENEM) 5) (UNIOESTE-PR) 1) (Fuvest-SP) As mitocôndrias são consideradas as casas de força das células vivas. Tal analogia refere-se ao fato de as mitocôndrias: a) estocarem moléculas de ATP produzidas na digestão de alimentos.

Leia mais

QUÍMICA ANALÍTICA AMBIENTAL 106213. Prof. Marcelo da Rosa Alexandre

QUÍMICA ANALÍTICA AMBIENTAL 106213. Prof. Marcelo da Rosa Alexandre QUÍMICA ANALÍTICA AMBIENTAL 106213 Prof. Marcelo da Rosa Alexandre Ciência Ambiental e Meio Ambiente 1 - De acordo com G. Tyler Miller Jr (Ciência Ambiental, 11 a Ed, 2007), Meio Ambiente é tudo que afeta

Leia mais

Hipóteses: Oparin e Haldane. a) Origem por criação divina (criacionismo) b) Origem extraterrestre (panspermia)

Hipóteses: Oparin e Haldane. a) Origem por criação divina (criacionismo) b) Origem extraterrestre (panspermia) Professora Catarina Hipóteses: a) Origem por criação divina (criacionismo) b) Origem extraterrestre (panspermia) c) Origem por evolução química: a hipótese de Oparin e Haldane. Antiguidade - séc. XIX.

Leia mais

Origem da vida ABIOGÊNESE BIOGÊNESE. Aristóteles William Harvey Isaac Newton René Descartes Helmont Needham. Redi Joblot Spallanzani Louis Pasteur

Origem da vida ABIOGÊNESE BIOGÊNESE. Aristóteles William Harvey Isaac Newton René Descartes Helmont Needham. Redi Joblot Spallanzani Louis Pasteur Origem da vida ABIOGÊNESE BIOGÊNESE Aristóteles William Harvey Isaac Newton René Descartes Helmont Needham Redi Joblot Spallanzani Louis Pasteur Origem da vida Aristóteles (384 a 322 a.c.) Também denominada

Leia mais

Aula 3 Organelas. Níveis de organização dos seres vivos: Observe, abaixo, a célula animal com as principais organelas. Citoplasma Membrana plasmática

Aula 3 Organelas. Níveis de organização dos seres vivos: Observe, abaixo, a célula animal com as principais organelas. Citoplasma Membrana plasmática Aula 3 Organelas Organelas ou organóides são estruturas encontradas no citoplasma celular com função específica, que auxiliam no seu funcionamento, como iremos descrever. Níveis de organização dos seres

Leia mais

Características gerais

Características gerais Citoplasma Citoplasma Características gerais Um vertebrado é formado por dezenas de tipos de células. Citoplasma Características gerais Um vertebrado é formado por dezenas de tipos de células. Neurônio

Leia mais

ORIGEM DA VIDA. Prof. Dr. Gabriel Feresin

ORIGEM DA VIDA. Prof. Dr. Gabriel Feresin ORIGEM DA VIDA Prof. Dr. Gabriel Feresin gabrielferesin@hotmail.com ABIOGÊNESE BIOGÊNESE Aristóteles William Harvey Isaac Newton René Descartes Redi Joblot Spallanzani Louis Pasteur Helmont Needham Aristóteles

Leia mais

RESOLUÇÃO: ORIGEM DA VIDA

RESOLUÇÃO: ORIGEM DA VIDA RESOLUÇÃO: ORIGEM DA VIDA 01. (Prof. Fernando) Segundo a hipótese atualmente aceita sobre a origem e evolução da vida na Terra, os primeiros seres surgidos seriam heterotróficos por absorção (saprobiontes),

Leia mais

Exercícios de Respiração e Fermentação

Exercícios de Respiração e Fermentação Exercícios de Respiração e Fermentação Material de apoio do Extensivo 1. (UFV) Enquanto os organismos superiores utilizam a respiração aeróbia para obter energia, algumas bactérias e fungos utilizam a

Leia mais

Geralmente é arredondado e único por célula, mas existem núcleos com outras formas e células com mais de um núcleo

Geralmente é arredondado e único por célula, mas existem núcleos com outras formas e células com mais de um núcleo Núcleo Celular Geralmente é arredondado e único por célula, mas existem núcleos com outras formas e células com mais de um núcleo Núcleo Celular Algumas células não têm núcleo (são anucleadas), como as

Leia mais

Teorias e origem da vida PROFESSORA DÉBORA LIA - BIOLOGIA

Teorias e origem da vida PROFESSORA DÉBORA LIA - BIOLOGIA Teorias e origem da vida PROFESSORA DÉBORA LIA - BIOLOGIA Teorias da vida - Abiogênese Abiogênese Formas vivas podem surgir a partir da matéria bruta em determinadas circunstâncias, desde que essa matéria

Leia mais

(Parte extraída de texto redigido por Ney Gastal a partir de entrevista com José Lutzenberger publicada nojornal RS, em janeiro de 1989.

(Parte extraída de texto redigido por Ney Gastal a partir de entrevista com José Lutzenberger publicada nojornal RS, em janeiro de 1989. Avaliação: Aluno: Data: Ano: Turma: Professor: Biologia Questão 1 A vida surgiu em uma atmosfera bem diferente da atual. Não havia oxigênio na atmosfera. Era uma atmosfera redutora, ou seja, que não oxidava

Leia mais

FICHA (IN)FORMATIVA Nº 3 Biologia e Geologia Módulo 2. Célula

FICHA (IN)FORMATIVA Nº 3 Biologia e Geologia Módulo 2. Célula FICHA (IN)FORMATIVA Nº 3 Biologia e Geologia Módulo 2 A célula e o transporte transmembranar Célula Teoria celular a célula é a unidade estrutural e funcional de todos os organismos; as novas células formam-se

Leia mais

Apostila de Biologia 09 Energia e Matéria nos Ecossistemas

Apostila de Biologia 09 Energia e Matéria nos Ecossistemas Apostila de Biologia 09 Energia e Matéria nos Ecossistemas Matheus Borges 1.0 Fluxo de energia A fonte de energia para os seres vivos é o Sol. No ecossistema, é sempre o produtor que apresenta o maior

Leia mais

b) Qual é a confusão cometida pelo estudante em sua reflexão?

b) Qual é a confusão cometida pelo estudante em sua reflexão? 1º B EM Química A Lailson Aval. Trimestral 28/03/11 1. Qual o estado físico (sólido, líquido ou gasoso) das substâncias da tabela a seguir, quando as mesmas se encontram no Deserto da Arábia, à temperatura

Leia mais

Resumidamente, podemos sintetizar assim as características gerais dos seres vivos.

Resumidamente, podemos sintetizar assim as características gerais dos seres vivos. 1 2 Resumidamente, podemos sintetizar assim as características gerais dos seres vivos. 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 Os heterótrofos podem ser: consumidores: alimentam-se de outros organismos. Todos

Leia mais

Origem da vida. Os primeiros seres vivos

Origem da vida. Os primeiros seres vivos Origem da vida Os primeiros seres vivos 1ª ideias sobre o aparecimento dos seres vivos CRIACIONISMO (Design inteligente) Nesta corrente de estudiosos acreditava-se que a vida foi criada por uma força divina.

Leia mais

Unidade I - Considerações Gerais sobre Biologia Celular

Unidade I - Considerações Gerais sobre Biologia Celular Unidade I - Considerações Gerais sobre Biologia Celular VIDA! Processo químico envolvendo milhares de reações diferentes de forma organizada, as chamadas reações metabólicas ou, mais simplesmente, metabolismo

Leia mais

Características gerais

Características gerais Reino das Plantas Características gerais São organismos: Eucariontes Pluricelulares Autótrofos Possuem diversos pigmentos, como os fotossintetizantes e os acessórios. Características gerais Capacidade

Leia mais

Ácidos Nucléicos Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS. Paulo Dutra

Ácidos Nucléicos Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS. Paulo Dutra Ácidos Nucléicos Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS Paulo Dutra ÁCIDOS NUCLEICOS Nucleotídeos É a unidade formadora dos ácidos nucléicos: DNA e RNA. É composto por um radical fosfato, uma pentose

Leia mais

Do D.N.A. à síntese proteica. Descoberta do D.N.A. e da sua estrutura

Do D.N.A. à síntese proteica. Descoberta do D.N.A. e da sua estrutura Do D.N.A. à síntese proteica Descoberta do D.N.A. e da sua estrutura Do DNA ao organismo! Para percorrer este caminho temos que responder à questão que se segue: Onde se localiza a informação genética?

Leia mais

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Teste Diagnóstico: Condições que permitem a existência de Vida na Terra

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Teste Diagnóstico: Condições que permitem a existência de Vida na Terra Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Teste Diagnóstico: Condições que permitem a existência de Vida na Terra Nome: Data: / / 1. Completa os espaços em branco, das afirmações que se seguem,

Leia mais

1. (Unicamp 2015) A figura abaixo representa relações existentes entre organismos vivos.

1. (Unicamp 2015) A figura abaixo representa relações existentes entre organismos vivos. 1. (Unicamp 2015) A figura abaixo representa relações existentes entre organismos vivos. a) O que é representado na figura? Que tipo de organismo é representado por X? b) Qual seria a consequência do desaparecimento

Leia mais

MASSA ATÔMICA, MOLECULAR, MOLAR, NÚMERO DE AVOGADRO E VOLUME MOLAR.

MASSA ATÔMICA, MOLECULAR, MOLAR, NÚMERO DE AVOGADRO E VOLUME MOLAR. MASSA ATÔMICA, MOLECULAR, MOLAR, NÚMERO DE AVOGADRO E VOLUME MOLAR. UNIDADE DE MASSA ATÔMICA Em 1961, na Conferência da União Internacional de Química Pura e Aplicada estabeleceu-se: DEFINIÇÃO DE MASSA

Leia mais

Procariontes. Não possuem membrana nuclear. Unicelulares Constituídos por uma única célula

Procariontes. Não possuem membrana nuclear. Unicelulares Constituídos por uma única célula Reino Monera Denise Mello do Prado Biologia www.e-conhecimento.com.br Características Gerais Procariontes Não possuem membrana nuclear Unicelulares Constituídos por uma única célula Parede celular Diferentes

Leia mais

Apostila de Biologia 01 Origem da Vida Fábio Neves

Apostila de Biologia 01 Origem da Vida Fábio Neves Apostila de Biologia 01 Origem da Vida Fábio Neves 1.0 Biogênese x Abiogênese Abiogênese: Os seres vivos surgem da matéria bruta Biogênese: Os seres vivos surgem de outros seres vivos 1.1 Defensores da

Leia mais

21/07/2015 CITOLOGIA E CITOPLASMA CITOESQUELETO ORGANELAS

21/07/2015 CITOLOGIA E CITOPLASMA CITOESQUELETO ORGANELAS CITOLASMA CITOLOGIA E CITOLASMA rof. Leonardo F. Stahnke É a parte da célula localizada entre a membrana plasmática e a membrana nuclear. É composta basicamente por três partes: Citosol: Material gelatinoso

Leia mais

O que é que defende a teoria da geração espontânea?

O que é que defende a teoria da geração espontânea? O que é que defende a teoria da geração espontânea? Até ao século XIX: ausência de Formulada primeiramente por Aristóteles (filósofo explicações grego). científicas para a origem da vida, persistindo Defende

Leia mais

TEORIAS SOBRE A ORIGEM DO UNIVERSO

TEORIAS SOBRE A ORIGEM DO UNIVERSO TEORIAS SOBRE A ORIGEM DO UNIVERSO Criacionismo ou Fixismo Big Bang Profª Me Jaqueline M. Della Torre Martins Origem da Vida Criacionismo Os religiosos acreditam na criação do mundo em 6 dias, ou seja,

Leia mais

REINO MONERA. Características: Procariontes - Unicelulares ou coloniais - Representantes: bactérias e cianobactérias

REINO MONERA. Características: Procariontes - Unicelulares ou coloniais - Representantes: bactérias e cianobactérias Características: Procariontes - Unicelulares ou coloniais - Representantes: bactérias e cianobactérias GRUPO: EUBACTÉRIAS Autótrofas: Quimiossíntese e fotossíntese; Heterótrofas: Aeróbicas Anaeróbicas

Leia mais

Pode-se dizer que na molécula H Cl as eletrosferas dos átomos H e Cl são, respectivamente, iguais às eletrosferas dos átomos dos gases nobres:

Pode-se dizer que na molécula H Cl as eletrosferas dos átomos H e Cl são, respectivamente, iguais às eletrosferas dos átomos dos gases nobres: Questão 01) Um elemento químico A, de número atômico 11, um elemento químico B, de número atômico 8, e um elemento químico C, de número atômico 1, combinam-se formando o composto ABC. As ligações entre

Leia mais

ORIGEM DA VIDA TEORIAS. A) ABIOGÊNESE (GERAÇÃO ESPONTÂNEA) à Até meados do século XIX à Seres vivos surgem espontaneamente da matéria inanimada.

ORIGEM DA VIDA TEORIAS. A) ABIOGÊNESE (GERAÇÃO ESPONTÂNEA) à Até meados do século XIX à Seres vivos surgem espontaneamente da matéria inanimada. TEORIAS ORIGEM DA VIDA A) ABIOGÊNESE (GERAÇÃO ESPONTÂNEA) à Até meados do século XIX à Seres vivos surgem espontaneamente da matéria inanimada. Van Helmont: receita para produção de ratos. B) BIOGÊNESE

Leia mais

Estrutura Celular. Célula Animal

Estrutura Celular. Célula Animal Estrutura Celular Membrana Plasmática Hialoplasma(Citoplasma )& Citoesqueleto Parede Celular (exclusivo célula Vegetal) Núcleo Organelas celulares Célula Animal Hialoplasma Composição: 70 a 80% de água

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS. A Geografia Levada a Sério

INTRODUÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS.  A Geografia Levada a Sério INTRODUÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS 1 Respeitar as leis da natureza é prolongar a existência das espécies, inclusive a nossa. Tibério Mendonça 2 3 Introdução ao Ensino de Ciências As ciências naturais se

Leia mais

Bactérias. Meios de Cultura e Curva de crescimento in vitro. Meios de cultura

Bactérias. Meios de Cultura e Curva de crescimento in vitro. Meios de cultura Bactérias Meios de Cultura e Curva de crescimento in vitro Microbiologia profª Janara Meios de cultura NUTRIÇÃO Obtenção de ENERGIA (ATP) e construção de componentes celulares. Nutrientes necessários à

Leia mais

ORIGEM DA TERRA 4,6 BILHÕESDE ANOS AMBIENTE INÓSPITO PARA OS SERES VIVOS

ORIGEM DA TERRA 4,6 BILHÕESDE ANOS AMBIENTE INÓSPITO PARA OS SERES VIVOS ORIGEM DA TERRA 4,6 BILHÕESDE ANOS AMBIENTE INÓSPITO PARA OS SERES VIVOS Condições Climáticas desfavoráveis a vida: Altas temperaturas; Intensa atividades vulcânicas; Ausência de oxigênio; Constante queda

Leia mais

Introdução ao Estudo da Fisiologia

Introdução ao Estudo da Fisiologia CURSO: FISIOTERAPIA DISCIPLINA: FISIOLOGIA HUMANA Introdução ao Estudo da Fisiologia Profª: Camila Aragão Almeida Campina Grande/PB Introdução Fisiologia = Phýsis (natureza) + Logos (estudo) Nasceu na

Leia mais

Série: 2º ano. Assunto: Estequiometria

Série: 2º ano. Assunto: Estequiometria Aluno: Série: 2º ano Assunto: Estequiometria 1) A massa de dióxido de carbono liberada na queima de 80 g de metano, quando utilizado como combustível, é: (Dados: massas molares, em g/mol: H = 1, C =12,

Leia mais

PANSPERMIA. Evidências em meteoritos encontrados na Austrália e na Antártica durante o século XX sustentam essa discussão.

PANSPERMIA. Evidências em meteoritos encontrados na Austrália e na Antártica durante o século XX sustentam essa discussão. ORIGEM DA VIDA PANSPERMIA Sugere que as formas de vida encontradas na Terra possuem alguma relação extraterrena. Seja pela chegada de microrganismos ou de moléculas orgânicas como aminoácidos e nucleotídeos.

Leia mais

Variação da composição da atmosfera ao longo dos tempos Composição média da atmosfera actual Substâncias tóxicas na atmosfera. Escalas de toxicidade

Variação da composição da atmosfera ao longo dos tempos Composição média da atmosfera actual Substâncias tóxicas na atmosfera. Escalas de toxicidade Evolução da Atmosfera Terrestre Variação da composição da atmosfera ao longo dos tempos Composição média da atmosfera actual Substâncias tóxicas na atmosfera. Escalas de toxicidade 11-12-2014 Marília Peres

Leia mais

AMINOÁCIDOS E PROTEÍNAS

AMINOÁCIDOS E PROTEÍNAS AMINOÁCIDOS E PROTEÍNAS Origem grego (protos) primeira, mais importante A palavra proteína que eu proponho vem derivada de proteos, porque ela parece ser a substância primitiva ou principal da nutrição

Leia mais

UMA VISÃO GERAL DA BIOLOGIA. A Biologia é a ciência que estuda os seres vivos ou, mais precisamente, as características dos seres vivos.

UMA VISÃO GERAL DA BIOLOGIA. A Biologia é a ciência que estuda os seres vivos ou, mais precisamente, as características dos seres vivos. Capítulo 1 - O FENÔMENO VIDA - pag.11 A 31 1. DE QUE SÃO FEITOS OS SERES VIVOS? O que é Biologia BIO = Vida LOGOS = Estudo BIOLOGIA= Estudo da Vida UMA VISÃO GERAL DA BIOLOGIA A Biologia é a ciência que

Leia mais

ORIGEM DA VIDA NA TERRA

ORIGEM DA VIDA NA TERRA ORIGEM DA VIDA NA TERRA NO PRINCÍPIO NADA EXISTIA, NEM VIDA, NEM TERRA, SOL OU ESTRELAS. NO PRINCÍPIO, APENAS O VERBO DE DEUS EXISTIA E DEUS DISSE: FAÇA-SE A LUZ. E A LUZ SE FEZ. Assim passou DEUS a DISSE:

Leia mais

Aos materiais que a Química usa como matéria-prima podemos classificá-los como:

Aos materiais que a Química usa como matéria-prima podemos classificá-los como: Sumário Módulo inicial Unidade temática 0 A sua origem, a sua constituição e a sua composição. Classificação de misturas e classificação de substâncias. Processos físicos de separação de misturas. Unidades

Leia mais

DÚVIDAS MAIS COMUNS :: BIOLOGIA E GEOLOGIA 10

DÚVIDAS MAIS COMUNS :: BIOLOGIA E GEOLOGIA 10 Livro Interactivo 3D Permite Fazer Anotações e Imprimir Dúvidas Mais Comuns BIO 10 Flipping Book http://netxplica.com DÚVIDAS MAIS COMUNS :: BIOLOGIA E GEOLOGIA 10 http://netxplica.com 1. Diversidade na

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS. A Geografia Levada a Sério

INTRODUÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS.  A Geografia Levada a Sério INTRODUÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS 1 Não São as espécies mais fortes que sobrevivem, nem as mais inteligentes, e sim as mais suscetíveis a mudanças. Charles Darwin 2 3 Introdução ao Ensino de Ciências As

Leia mais

ORGANELAS CELULARES - PROF. GUSTA

ORGANELAS CELULARES - PROF. GUSTA 1. (Fuvest-SP) O esquema representa um corte de uma célula, observado ao microscópio eletrônico. Identifique as estruturas indicadas pelas setas e cite suas principais funções. 2. (UNICAMP) A figura a

Leia mais

Professor: Paulo Disciplina: Biologia Campus Aquidauana CITOLOGIA

Professor: Paulo Disciplina: Biologia Campus Aquidauana CITOLOGIA Professor: Paulo Disciplina: Biologia Campus Aquidauana CITOLOGIA CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo)

Leia mais

7ª série Ciências Naturais

7ª série Ciências Naturais 7ª série Ciências Naturais Lista de exercícios O homem vive em sociedade e dependem do ambiente para supri todas as suas necessidades. As grandes funções vitais são desempenhadas por sistemas orgânicos,

Leia mais

Aula 8 Síntese de proteínas

Aula 8 Síntese de proteínas Aula 8 Síntese de proteínas As proteínas que podem ser enzimas, hormônios, pigmentos, anticorpos, realizam atividades específicas no metabolismo dos seres vivos. São produzidas sob o comando do DNA. Observe

Leia mais

Texto de apoio ao professor

Texto de apoio ao professor Texto de apoio ao professor T1 Introdução: O sistema cárdio-respiratório, é composto pelos sistemas circulatório e respiratório. Este permite que todas as células do corpo recebam os elementos necessários

Leia mais

Biologia Origem e expansão do Universo

Biologia Origem e expansão do Universo Biologia Origem e expansão do Universo Testes Páginas 5 7 01, 02, 03, 04, 07 ORIGEM E EXPANSÃO DO UNIVERSO ABIOGÊNESE GERAÇÃO ESPONTÂNEA Defendia que a matéria inorgânica se transformava em matéria viva

Leia mais

Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos transportes transmembranares

Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos transportes transmembranares Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos transportes transmembranares 1 Processos de transporte A membrana plasmática pode facilitar, dificultar ou impedir a passagem de substâncias, uma propriedade

Leia mais

Biologia I ORIGEM DA VIDA. Professora: Eduarda de Souza

Biologia I ORIGEM DA VIDA. Professora: Eduarda de Souza Biologia I ORIGEM DA VIDA Professora: Eduarda de Souza BIOLOGIA?? Biologia Ciência que estuda a vida; Sociedade Alimentos transgênicos, efeito estufa, aquecimento global, exames de DNA... Zoologia Botânica

Leia mais

FICHA DE TRABALHO. 1. Analise os esquemas da Figura 1. A B C D E. Figura 1

FICHA DE TRABALHO. 1. Analise os esquemas da Figura 1. A B C D E. Figura 1 1. Analise os esquemas da Figura 1. A B C D E Figura 1 1.1. Ordene as letras de A a E, de modo a sequenciar os vários níveis de organização biológica. Inicie a ordenação pela unidade básica da vida. 2.

Leia mais

A CÉLULA EUCARIÓTICA

A CÉLULA EUCARIÓTICA A CÉLULA EUCARIÓTICA ... A célula é a unidade básica, estrutural e funcional de todos os seres vivos... A maioria das células têm um tamanho de 10 a 100 micrômetros e formas variadas QUAIS AS DIFERENÇAS

Leia mais

O Reino MONERA se divide em: Filo Schizophyta (bactérias) Filo Cyanophyta (Cianobactérias ou cianofíceas ou popularmente algas azuis)

O Reino MONERA se divide em: Filo Schizophyta (bactérias) Filo Cyanophyta (Cianobactérias ou cianofíceas ou popularmente algas azuis) Reino Monera Reino Monera Os Moneras são seres vivos unicelulares e procariontes. A célula dos Moneras não apresenta organelas celulares membranosas. As únicas organelas celulares existentes no citoplasma

Leia mais

Concurso de seleção 2004-2 Química Página 1 QUÍMICA

Concurso de seleção 2004-2 Química Página 1 QUÍMICA Concurso de seleção 004- Química Página 1 QUÍMICA QUESTÃO 51 Uma das conseqüências da poluição ambiental é a chuva ácida, que, em alguns casos, pode causar danos irreparáveis à natureza. Substâncias básicas

Leia mais

Membranas Biológicas. Profª Eleonora Slide de aula

Membranas Biológicas. Profª Eleonora Slide de aula Membranas Biológicas Profª Eleonora Slide de aula Membranas Biológicas Todas as células possuem na sua periferia uma membrana, a qual fornece a barreira necessária que separa o lado interno do lado externo.

Leia mais

Vamos entender como. surgiu o primeiro ser vivo no nosso planeta!

Vamos entender como. surgiu o primeiro ser vivo no nosso planeta! A ORIGEM DA VIDA ORIGEM DA VIDA Sol Mercúrio Vénus Terra Marte Júpiter Vamos entender como Saturno surgiu o primeiro ser vivo no nosso planeta! Urano Neptuno Plutão Uma pequena história... O Big Bang foi

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ METABOLISMO ENERGÉTICO DAS

Leia mais

Condições da Terra que permitem a existência da vida

Condições da Terra que permitem a existência da vida Condições da Terra que permitem a existência da vida Sol Estrela do Sistema Solar, fonte de luz e de energia Mercúrio Atmosfera: ausente Temperatura: 180 C (noite) a +330 C (dia) Sem água no estado líquido

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS PROGRAMA DE ENSINO DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS PROGRAMA DE ENSINO DE DISCIPLINA Curso: Ciências Biológicas (05) Ano: 2014 Semestre: 1 Período: 1 Disciplina / Unid. Curricular / Módulo: Biologia Celular (Cell Biology) Código: DCB47 Carga Horária Total: 90 Teórica: 60 Atividade Prática:

Leia mais

Vida: uma evolução química

Vida: uma evolução química Vida: uma evolução química Eis as questões... Se a vida não surge espontaneamente, então, qual teria sido a origem dos primeiros seres vivos? Em outras palavras, como teria surgido a vida na Terra? A hipótese

Leia mais

ORIGEM DA VIDA. Profª. Luciana Araújo

ORIGEM DA VIDA. Profª. Luciana Araújo ORIGEM DA VIDA Profª. Luciana Araújo TEORIAS DA VIDA - ABIOGÊNESE Aristóteles (384 322 a.c) Filósofo grego Rãs surgiam a partir de lodo. Jan Baptist Van Helmont (1577-1644) Médico cientista Belga Camisas

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 01 TURMA ANUAL. 05. Item A

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 01 TURMA ANUAL. 05. Item A RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS 01. Item B AULA 01 TURMA ANUAL I Correto. Ao passar para um nível mais interno o elétron emite energia na forma de luz. II Falso. Rutherford não propôs um átomo maciço,

Leia mais

Introdução. Escola Secundária de Lagoa. Sebenta de Estudo. Física e Química A. Unidade Dois Na Atmosfera da Terra: radiação, matéria e estrutura

Introdução. Escola Secundária de Lagoa. Sebenta de Estudo. Física e Química A. Unidade Dois Na Atmosfera da Terra: radiação, matéria e estrutura Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 10º Ano Paula Melo Silva Sebenta de Estudo Unidade Dois Na Atmosfera da Terra: radiação, matéria e estrutura Introdução 2.1. Evolução da atmosfera breve história

Leia mais

Citoplasma: Organelas Celulares

Citoplasma: Organelas Celulares Biologia Tema: Organelas celulares Prof. Marcos Corradini marcosgdr@hotmail.com 1) O Citoplasma Toda região da célula compreendida entre a membrana citoplasmática e o núcleo. Partes do citoplasma: a) Hialoplasma

Leia mais

Francisco Hevilásio F. Pereira Fisiologia Vegetal

Francisco Hevilásio F. Pereira Fisiologia Vegetal FISIOLOGIA VEGETAL Nutrição Mineral de plantas Parte II Pombal PB Transporte de íons na planta Transporte passivo e ativo Transporte passivo É aquele que ocorre a favor do gradiente de potencial químico

Leia mais