SEGURANÇA VIÁRIA: LEVANTAMENTO ESTATÍSTICO E SISTEMATIZAÇÃO DAS OCORRÊNCIAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO ANO/BASE 2012

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SEGURANÇA VIÁRIA: LEVANTAMENTO ESTATÍSTICO E SISTEMATIZAÇÃO DAS OCORRÊNCIAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO ANO/BASE 2012"

Transcrição

1 SEGURANÇA VIÁRIA: LEVANTAMENTO ESTATÍSTICO E SISTEMATIZAÇÃO DAS OCORRÊNCIAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO ANO/BASE INTRODUÇÃO O projeto Segurança Viária consiste em uma das frentes de trabalho do Núcleo de Criminologia do Centro de Apoio Operacional Criminal CAOCrim, dirigido à coleta e sistematização de informações destinadas a construção de uma estatística descritiva e quantitativa acerca dos locais de maior incidência de acidentes de trânsito nos municípios do Estado de São Paulo. Um primeiro relatório similar já fora produzido e divulgado no site da Instituição, estando disponível na página do referido Centro de Apoio 1. Trata-se de informações estatísticas acerca das ocorrências de acidentes de trânsito na região de Sorocaba, também do ano de 2012, demarcando bairros e logradouros em que se verificou o maior número de registros. O projeto, em síntese, é orientado por uma política criminal de prevenção dirigida à segurança viária. A finalidade última é a tentativa de representar a realidade em números e assim fornecer ao Promotor de Justiça ferramentas que lhe facilitem o diálogo com outras instâncias de segurança pública, também ligada à segurança viária, a serem utilizadas segundo a decisão do promotor natural. É evidente que não se tem em conta o custo de um acidente: leito de UTIs do Sistema Único de Saúde ocupados, custo previdenciário e assistencial, custo à mobilidade urbana, custo psicológico e mazelas familiares, tempo de empenhamento de ambulâncias e viaturas da Polícia Militar, obstando, respectivamente, outros atendimentos e o policiamento ostensivo. 1 Acesso disponível em:

2 A vantagem dessa perspectiva, para além da formatação de um novo paradigma de atuação - o da prevenção -, é a construção gradual de um diagnóstico acerca da realidade da segurança viária no Estado de São Paulo. Outro aspecto relevante para ser aqui apontado versa sobre o caráter complementar de estudos dessa natureza. As informações publicadas pelo projeto Segurança Viária se alinhavam a outras produzidas pelos demais órgãos de segurança viária, promovendo maior acesso a informação qualitativa não só ao gestor público, mas também ao cidadão. Todas essas informações, quando somadas, cumprem, pois, a finalidade que ora se destaca nessa parte introdutória. Os números, públicos que são, quanto mais transparentes mais próximos ficam dos fins a que se propõem. Na cidade de São Paulo, a descrição dos resultados foi construída a partir de dados obtidos junto a Campanhia de Engenharia de Tráfego CET que, por sua vez, valeu-se das informações contidas no INFOCRIM (Sistema de Informação Criminal que reúne todos os boletins de ocorrência registrados) e IML, somadas às fornecidas pelo SIS MP Integrado 2. A metodologia será a mesma aplicada ao relatório da Regional de Sorocaba. Os filtros acabarão por revelar as vias com a maior incidência de acidentes de trânsito, devidamente sistematizadas por tipo. 2 É um sistema de registro e gestão dos atendimentos ao público cível e criminal (Ficha de Atendimento), dos procedimentos da Área de Interesses Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos (Peça de Informação, Representação, PPIC, IC e Ação Civil), dos procedimentos administrativos de Interesse Individual (Notícia do Fato, PANI e Ação Civil) e dos procedimentos da Área Criminal (Notícia do Fato, Procedimento Investigatório Criminal, Auto de Prisão em Flagrante, Termo Circunstanciado, Medida Cautelar, Inquérito Policial e Inquérito Policial Militar, que tramitam nas Promotorias de Justiça do Interior, Litoral e Capital.

3 2 RESULTADOS Os dados estão dispostos a partir de dois referenciais: i) acidentes de trânsito com vítima; ii) acidentes de trânsito com vítima fatal Com relação aos acidentes de trânsito dos quais não decorreram vítimas fatais, foram registrados na Cidade de São Paulo, no ano de 2012, acidentes de trânsito com vítima, com a indicação, na tabela 01, dos 10 logradouros com a maior incidência. Tabela 1 LOGRADOUROS Nº ACIDENTES COM VÍTIMA Marginal Tietê 660 Marginal Pinheiros 633 Avenida Sapopemba 280 Avenida Aricanduva 261 Rodovia Raposo Tavares (perímetro urbano) 258 Avenida do Estado 233 Estrada M'Boi Mirim 197 Avenida Senador Teotônio Vilela 195 Avenida Ragueb Chohfi 194 Estrada de Itapecerica 190 TOTAL 3101 Note que das ocorrências registradas na Capital, 3101 foram contabilizadas somente em 10 logradouros da capital. Em percentuais, os logradouros com o maior número de ocorrências representam 10% do total de acidentes registrados no ano de A frota de veículos para a cidade de São Paulo, segundo estatísticas do Departamento Nacional de Trânsito - DENATRAN 3 para dezembro de 2012, alcança um total de veículos. Desse total, são automóveis e são motocicletas. 3 Disponível em:

4 Gráfico LOGRADOUROS COM MAIOR INCIDÊNCIA DE ACIDENTES DE TRÂNSITO COM VÍTIMA O gráfico acima acentua as informações da tabela 01 e ressalta a diferença nos números de acidentes registrados nas marginas se comparado as demais vias. Gráfico 02. Em percentuais, o gráfico 02 demonstra que os acidentes computados na Marginal Tietê e na Marginal Pinheiros contabilizam 42% dos acidentes registrados nas 10 vias com maior inicidência de acidentes de trânsito com vítima na cidade de São Paulo.

5 Tabela 02. ACIDENTES COM VÍTIMAS POR TIPO Nº ACIDENTES Atropelamentos Acidentes com vítimas nos veículos TOTAL Dos acidentes registrados na cidade de São Paulo, conforme se verifica da tabela ao lado, foram decorrentes de atropelamentos e decorrentes de acidentes envolvendo veículos. Gráfico 03. Os gráficos e tabelas trazem, de imediato, duas informações bastante relevantes: i) as vias com maior incidência na cidade de São Paulo; ii) os acidentes de trânsito classificados por tipo. São informações que podem ser utilizadas como orientação na escolha de políticas dirigidas à prevenção de acidentes de trânsito. A coleta e sistematização quantitativa de dados com essa natureza é uma ferramenta bastante útil, eis que, associada a outros estudos, direciona a forma de atuação dos operadores proporcionando uma intervenção pontual nas causas do problema, seja pondo fim a tais causas ou, ao menos, minimizando as suas consequências.

6 Figura 01. Mapa com os 10 logradouros com maior incidência de acidente de trânsito com vítima Com relação aos números de acidentes na cidade de São Paulo que resultaram em morte, dos acidentes registrados na cidade, tiveram vítimas fatais. Isso representa um percentual de 4% do total de acidentes registrados, conforme se verá mais adiante, sendo que nesse percentual estão os 176 acidentes com vítima fatal distribuídos pelas 10 vias em que eles foram mais incidentes.

7 Tabela 03. LOGRADOURO Nº ACIDENTES COM VÍTIMA FATAL Marginal Tietê 48 Marginal Pinheiros 24 Estrada M'Boi Mirim 18 Avenida Jacu-Pêssego/Nova Trabalhadores 16 Avenida Senador Teotônio Vilela 16 Os números indicam ainda que nem sempre a via com o maior número de registros de acidentes representa aquela em que se verificou o maior número de acidentes fatais. Avenida do Estado 13 Estrada de Itapecerica 12 Observe, por exemplo, a Avenida Atlântica 10 situação da Estrada Avenida Alcântara Machado 10 M Boi Mirim que é a 7ª Avenida Ragueb Chohfi 9 TOTAL 176 via no ranking das 10 que apresentam o maior número de acidentes, porém ocupa a 3ª posição no ranking daquelas que registraram vítimas fatais. Gráfico LOGRADOUROS COM MAIOR INCIDÊNCIA DE ACIDENTES DE TRÂNSITO COM VÍTIMA FATAL

8 Gráfico 05. Novamente são as marginais Tietê e Pinheiros que encabeçam a lista do ranking, contabilizando juntas mais de 40% dos acidentes com vítima fatal registrados nas 10 vias com o maior número de acidentes na cidade de São Paulo. Ainda que a extensão territorial justifique a maior quantidade de acidentes, é evidente que os números demandam detida análise dos operadores. Tabela 04. Nº ACIDENTES COM VÍTIMA FATAL POR TIPO ACIDENTES Atropelamentos 532 Colisões 332 Choques 187 Outros 137 TOTAL Quando distribuídos por tipo, verifica-se que o atropelamento é o evento que mais mata no trânsito da Cidade de São Paulo. Note que dos acidentes resultantes de atropelamento registrado na Cidade de São Paulo (Tabela 02), em 532 constatou-se o evento morte. Logo, esse número representa, aproxidamente, 8% do total de acidentes com vítima ocasionados a partir de atropelamentos. Os dados fornecem um retrato verossímil das ocorrências de acidentes de trânsito na cidade de São Paulo, permitindo ao Promotor de Justiça,

9 juntamente com o Poder Público que atuam na área de segurança viária daquela região, uma avaliação mais transparente no momento de optar pelas medidas mais eficientes na prevenção de acidentes de trânsito. Gráfico 06. O gráfico 06 representa a informação do número total de acidentes com vítimas registrados na cidade de São Paulo, sendo que, 96%, felizmente, não resultaram em mortes; vítimas fatais representaram 4% desse total. Desse percentual, 45% tem por causa atropelamentos. Ou seja, trata-se do fato responsável pelo maior número de mortes no trânsito na cidade de São Paulo. Considerando, ainda, que o maior número de acidentes fatais foi registrado nas Marginais Tietê e Pinheiros e que, tais vias, registram, no geral, o maior número de acidentes com vítimas, identifica-se, de plano, duas variáveis importantes: as marginais e os atropelamentos. Isso, talvez, subverta a lógica do senso comum de que a maior incidência estaria ligada a colisões entre veículos.

10 Abaixo, é possível constatar as informações disponibilizadas pelo Sistema Integrado de Informações SIS 4 que, conforme destacado, consiste num sistema de registro de procedimentos cíveis e criminais no âmbito do Ministério Público de São Paulo. Tabela 05 5 e Gráfico 07. REGIONAL TOTAL Capital 3301 Campinas 1808 Ribeirão Preto 1584 Bauru 1552 São José do Rio Preto 1531 Araçatuba 1485 Presidente Prudente 1258 Sorocaba 1188 Piracicaba 1130 Grande São Paulo II Osasco 1107 Taubaté 1020 Franca 928 Grande São Paulo I Santo André 763 Santos 431 Vale do Ribeira 208 TOTAL Acesso em: 17 de março de Parâmetros fixados no acesso: Inquéritos Policiais por Assunto a) Período do Fato: 01/01/2012 a 31/12/2012. b) Tipo de Procedimento: Inquérito Policial IP c) Assunto: Crimes Previstos na Legislação Extravagante d) Assunto menor nível: Conduzir veículo automotor, na via pública, estando com concentração de álcool por litro de sangue igual ou superior a 6 (seis) decigramas, ou sob a influência de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência; parágrafo único, I - No homicídio culposo cometido na direção de veículo automotor, a pena é aumentada de um terço à metade, se: o agente: não possuir Permissão para Dirigir ou Carteira de Habilitação; parágrafo único, II - No homicídio culposo cometido na direção de veículo automotor, a pena é aumentada de um terço à metade, se o agente: II - praticá-lo em faixa de pedestres ou na calçada; parágrafo único, III - No homicídio culposo cometido na direção de veículo automotor, a pena é aumentada de um terço à metade, se o agente: III - deixar de prestar socorro, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à vítima do acidente; parágrafo único, IV - No homicídio culposo cometido na direção de veículo automotor, a pena é aumentada de um terço à metade, se o agente: IV - no exercício de sua profissão ou atividade, estiver conduzindo veículo de transporte de passageiros.; Praticar homicídio culposo na direção de veículo automotor; Praticar lesão corporal culposa na direção de veículo automotor.

11 O resultado da pesquisa evidencia o número de inquéritos policiais por assunto registrado no período compreendido entre 01/01/2012 a 31/01/2012 e, comparativamente, a quantidade de inquéritos instaurados versando sobre crimes de trânsito nas respectivas regionais. Observe que a Capital, com 3301 inquéritos instaurados, encabeça, naturalmente, a lista do ranking. Tratando-se de base de dados independente daquela oriunda do C.E.T e IML, é preciso consignar que versam, tão somente, sobre ocorrências que foram interpretadas como crimes de trânsito e, portanto, judicializadas. Por fim, a ressalva de que o relatório abrange as figuras típicas dos artigos 302 e incisos; 303 e 306, todos descritos na Lei nº 9.503/1997. Esse diagnóstico, além de permitir a posterior reflexão qualitativa sobre as causas de acidente, permite, na prática, por exemplo, uma atuação conjunta entre o Promotor de Justiça local e a Administração Pública, in loco, a fim de se apurar as razões de ser aquele logradouro ou aquele tipo específico de evento os que mais contabilizam acidentes de trânsito. Enfim, reitera-se, que o objetivo do presente relatório é dar início a um diagnóstico que, associado a outras informações já existentes em âmbito local, aproxime o Promotor de Justiça dos motivos causadores de acidentes de trânsito, facilitando a sua atuação e tornando-a mais efetiva. Estudos dessa natureza são, indubitavelmente, relevantes na medida em que atuam em duas frentes: i) realçam as localidades mais carentes de intervenção em matéria de segurança viária; e ii) contribuem para a escolha da forma de intervenção mais eficiente, observada a realidade de cada localidade, com o menor custo social.

ANTP COMISSÃO DE TRÂNSITO GT SEGURANÇA O REGISTRO DEACIDENTES NOBRASIL:

ANTP COMISSÃO DE TRÂNSITO GT SEGURANÇA O REGISTRO DEACIDENTES NOBRASIL: ANTP COMISSÃO DE TRÂNSITO GT SEGURANÇA O REGISTRO DEACIDENTES NOBRASIL: A QUESTÃO DA FALTA DE PADRONIZAÇÃO DO FORMULÁRIO Engo. José Antonio Oka jaoka@uol.com.br 26/04/13 Gestão da Segurança Viária Nesta

Leia mais

Atualização da Legislação de Trânsito

Atualização da Legislação de Trânsito Atualização da Legislação de Trânsito Alexandre Basileis No dia 1º de novembro de 2014, entra em vigor a Lei 12.971, de 9 de maio de 2014, que altera os artigos. 173, 174, 175, 191, 202, 203, 292, 302,

Leia mais

Diagnóstico de Trânsito na Região. Hortênsias. Assessoria Técnica - Gestão e Planejamento Dados de 2007 a 2013 Fonte: Procergs

Diagnóstico de Trânsito na Região. Hortênsias. Assessoria Técnica - Gestão e Planejamento Dados de 2007 a 2013 Fonte: Procergs Diagnóstico de Trânsito na Região Assessoria Técnica - Gestão e Planejamento Dados de 2007 a 2013 Fonte: Procergs Geral Trânsito Município População FEE 2012 Diagnóstico de Trânsito na Região A Região

Leia mais

SEGURANÇA VIÁRIA: LEVANTAMENTO ESTATÍSTICO E SISTEMATIZAÇÃO DAS OCORRÊNCIAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO NA REGIÃO DE SOROCABA ANO 2012

SEGURANÇA VIÁRIA: LEVANTAMENTO ESTATÍSTICO E SISTEMATIZAÇÃO DAS OCORRÊNCIAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO NA REGIÃO DE SOROCABA ANO 2012 SEGURANÇA VIÁRIA: LEVANTAMENTO ESTATÍSTICO E SISTEMATIZAÇÃO DAS OCORRÊNCIAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO NA REGIÃO DE SOROCABA ANO 2012 1 INTRODUÇÃO E METODOLOGIA O relatório estatístico e a sistematização

Leia mais

RELATÓRIO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO

RELATÓRIO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO RELATÓRIO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO Os dados aqui apresentados são referentes aos acidentes registrados, em boletins de ocorrência, pelo Detran/AL e pela Polícia Rodoviária Federal em 2010, o que corresponde

Leia mais

ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA ESTADUAL DE DEFESA SOCIAL DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DETRAN/AL RELATÓRIO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO ANO 2009

ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA ESTADUAL DE DEFESA SOCIAL DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DETRAN/AL RELATÓRIO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO ANO 2009 RELATÓRIO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO ANO 29 Os dados aqui apresentados são referentes aos acidentes registrados, em boletins de ocorrência, pelo Detran/AL e pela Polícia Rodoviária Federal em 29, o que corresponde

Leia mais

Metropolitano Delta do Jacuí

Metropolitano Delta do Jacuí Diagnóstico de Trânsito na Região Metropolitano Delta do Jacuí Assessoria Técnica - Gestão e Planejamento Dados de 2007 a 2013 Fonte: Procergs Geral Trânsito Município População FEE 2012 Diagnóstico de

Leia mais

Acidentes de trânsito com envolvimento de bicicletas, segundo a gravidade e a jurisdição da via - DF, 2003-2010

Acidentes de trânsito com envolvimento de bicicletas, segundo a gravidade e a jurisdição da via - DF, 2003-2010 A topografia quase plana do Distrito Federal favorece trajetos ideais para serem percorridos por ciclistas. O clima da região e o baixo custo de se pedalar são fatores fatore que também contribuem para

Leia mais

Acidentes de Trânsito com Vítimas Fatais no RS. Fonte de dados: Sistema de Consultas Integradas - SSP

Acidentes de Trânsito com Vítimas Fatais no RS. Fonte de dados: Sistema de Consultas Integradas - SSP Acidentes de Trânsito com Vítimas Fatais no RS Fonte de dados: Sistema de Consultas Integradas - SSP INTRODUÇÃO Projetos Dados e Informações Metodologia Aplicação Padronização Informações Coleta Confiabilidade

Leia mais

Paranhana Encosta da Serra

Paranhana Encosta da Serra Diagnóstico de Trânsito na Região Paranhana Encosta da Serra Assessoria Técnica - Gestão e Planejamento Dados de 2007 a 2013 Fonte: Procergs Geral Trânsito Município População FEE 2012 Diagnóstico de Trânsito

Leia mais

Alto da Serra do Botucaraí

Alto da Serra do Botucaraí Diagnóstico de Trânsito na Região Alto da Serra do Botucaraí Assessoria Técnica - Gestão e Planejamento Dados de 2007 a 2013 Fonte: Procergs Geral Trânsito Município População FEE 2012 Diagnóstico de Trânsito

Leia mais

SISCON. Sistema de Conhecimento da Rede Sipom. Polícia Militar de Santa Catarina Governo do Estado de Santa Catarina

SISCON. Sistema de Conhecimento da Rede Sipom. Polícia Militar de Santa Catarina Governo do Estado de Santa Catarina Polícia Militar de Santa Catarina Governo do Estado de Santa Catarina Sumário 1. Apresentação 2. Introdução à Atividade de Inteligência no Brasil 3. Atividade de Inteligência na Polícia Militar de Santa

Leia mais

A SITUAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA NAS REGIÕES PAULISTAS

A SITUAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA NAS REGIÕES PAULISTAS 1 A SITUAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA NAS REGIÕES PAULISTAS O detalhamento da distribuição das crianças de 0 a 5 anos de idade nas regiões paulistas ressalta a contribuição do Índice Paulista da Primeira Infância

Leia mais

Departamento de Polícia Rodoviária Federal 4ª Superintendência Regional Minas Gerais PLANO DE TRABALHO

Departamento de Polícia Rodoviária Federal 4ª Superintendência Regional Minas Gerais PLANO DE TRABALHO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Departamento de Polícia Rodoviária Federal 4ª Superintendência Regional Minas Gerais PLANO DE TRABALHO Referente ao Convênio n.º 003 /2004 4ª SRPRF PM/R. NEVES

Leia mais

MOTO 2007 INTRODUÇÃO VÍTIMAS FROTA MOTOCICLISTAS ACIDENTES FERIDOS 2006 CONCLUSÃO

MOTO 2007 INTRODUÇÃO VÍTIMAS FROTA MOTOCICLISTAS ACIDENTES FERIDOS 2006 CONCLUSÃO INTRODUÇÃO A finalidade deste informativo é apresentar as características dos acidentes com vítimas fatais envolvendo motocicletas ocorridos no Distrito Federal em, acrescentado dos dados sobre acidentes

Leia mais

DADOS PRELIMINARES MOTO 2010 INFORMATIVO N 5 ACIDENTES COM VÍTIMA ENVOLVENDO MOTO DISTRITO FEDERAL, 2010

DADOS PRELIMINARES MOTO 2010 INFORMATIVO N 5 ACIDENTES COM VÍTIMA ENVOLVENDO MOTO DISTRITO FEDERAL, 2010 ACIDENTES COM VÍTIMA ENVOLVENDO INTRODUÇÃO O objetivo deste informativo é apresentar as principais estatísticas dos acidentes com vítima envolvendo motos ocorridos no Distrito Federal em e, a partir desses

Leia mais

CUSTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO EM MARINGÁ

CUSTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO EM MARINGÁ 1.0 Introdução CUSTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO EM MARINGÁ Prof. Dr. Joilson Dias Assistente Científica: Cássia Kely Favoretto Costa Departamento de Economia Universidade Estadual

Leia mais

RELATÓRIO ESTATÍSTICO DOS CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER EM MACAPÁ

RELATÓRIO ESTATÍSTICO DOS CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER EM MACAPÁ RELATÓRIO ESTATÍSTICO DOS CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER EM MACAPÁ 2014 DOS DADOS CADASTRADOS Foram registrados pela Promotoria da Mulher de Macapá, no ano de 2014, 1.342 casos

Leia mais

TRÂNSITO E ACIDENTES

TRÂNSITO E ACIDENTES TRÂNSITO E ACIDENTES Roberta Atherton Magalhães Dias A ocorrência de acidentes de trânsito é cada vez mais comum e cresce em gravidade. Conforme dados do relatório anual de estatística de 2007, do Departamento

Leia mais

DOSSIER DE IMPRENSA Operação 100% Cool Pela Vida Trave! Dia 24.AGOSTO.2011

DOSSIER DE IMPRENSA Operação 100% Cool Pela Vida Trave! Dia 24.AGOSTO.2011 DOSSIER DE IMPRENSA Operação 100% Cool Pela Vida Trave! Dia 24.AGOSTO.2011 A Polícia de Segurança Pública (PSP), no âmbito das suas atribuições, tem de velar pelo cumprimento das leis e regulamentos relativos

Leia mais

2. Acidentes de trânsito: as vítimas

2. Acidentes de trânsito: as vítimas 2. trânsito: as vítimas Aula Interdisciplinar Indicação: 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental Os usuários mais vulneráveis representam quase a metade dos mortos no trânsito. Longe dos princípios de cidadania,

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE RONDÔNIA CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DA INFÂNCIA E JUVENTUDE E DA DEFESA DOS USUÁRIOS DOS SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE RONDÔNIA CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DA INFÂNCIA E JUVENTUDE E DA DEFESA DOS USUÁRIOS DOS SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO APRESENTAÇÃO A humanidade não pode libertarse da violência senão por meio da não-violência. Mahatma Gandhi Em concordância com o Plano Geral de Atuação 2009/2010 do Ministério Público do Estado de Rondônia,

Leia mais

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. Ofício-circular nº 22/2007 11 de Abril de 2007 DGAJ/DAGD

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. Ofício-circular nº 22/2007 11 de Abril de 2007 DGAJ/DAGD Exmo Senhor Secretário de Justiça Ofício-circular nº 22/27 11 de Abril de 27 DGAJ/DAGD Assunto: Arquivos judiciais: análise dos indicadores de actividade de 26. Medidas a adoptar. I. Antecedentes O estabelecimento,

Leia mais

OCUPAÇÃO E EMPREENDEDORISMO NAS REGIÕES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: uma análise a partir do Censo 2010

OCUPAÇÃO E EMPREENDEDORISMO NAS REGIÕES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: uma análise a partir do Censo 2010 OCUPAÇÃO E EMPREENDEDORISMO NAS REGIÕES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: uma análise a partir do Censo 2010 NOTA CONJUNTURAL DO OBSERVATÓRIO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, MAIO

Leia mais

Caracterização das lesões Os Acidentes de Trânsito que envolveram pacientes ocupantes de motocicletas produziram, predominantemente, lesões medulares,

Caracterização das lesões Os Acidentes de Trânsito que envolveram pacientes ocupantes de motocicletas produziram, predominantemente, lesões medulares, Acidentes de Trânsito Motocicleta Caracterização dos pacientes Considerando o período de Janeiro a Junho de 2013, nos hospitais da Rede SARAH, entre as internações motivadas por Acidente de Trânsito, 47,0%

Leia mais

QUANDO A GUERRA ACABA, A VIDA TOMA O SEU LUGAR

QUANDO A GUERRA ACABA, A VIDA TOMA O SEU LUGAR QUANDO A GUERRA ACABA, A VIDA TOMA O SEU LUGAR RELATÓRIO DE DIREITOS HUMANOS DE LÉSBICAS, GAYS, BIS- SEXUAIS E PESSOAS TRANS NA COLÔMBIA 2013-2014 Tradução: Evorah Cardoso Este relatório apresenta a situação

Leia mais

Tendências recentes da atividade econômica em Araxá: empresas, trabalho formal

Tendências recentes da atividade econômica em Araxá: empresas, trabalho formal Tendências recentes da atividade econômica em Araxá: empresas, trabalho formal OBSERVATÓRIO SEDEP Estudos e Pesquisas I Set/ APRESENTAÇÃO O Observatório SEDEP é um acompanhamento de estatísticas econômico-sociais

Leia mais

Acidentes de Trânsito Fatais

Acidentes de Trânsito Fatais Município de São Paulo Acidentes de Trânsito Fatais - Relatório Anual - 213 Companhia de Engenharia de Tráfego - Diretoria de Planejamento, Projetos e Educação de Trânsito - DP Gerência de Segurança no

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA DEPARTAMENTO DA POLÍCIA CIVIL INSTITUTO DE IDENTIFICAÇÃO SETOR DE ESTATÍSTICAS

SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA DEPARTAMENTO DA POLÍCIA CIVIL INSTITUTO DE IDENTIFICAÇÃO SETOR DE ESTATÍSTICAS NOTA TÉCNICA N 002/13-SE A presente Nota Técnica corresponde ao ANEXO II da Ordem de Serviço n 041/13, concernente à necessidade de atualização do modelo de Relatório Mensal de Estatística dos Setores

Leia mais

SÍNTESE DO LEVANTAMENTO DE DEMANDAS DE PROJETOS DO TERRITÓRIO

SÍNTESE DO LEVANTAMENTO DE DEMANDAS DE PROJETOS DO TERRITÓRIO SÍNTESE DO LEVANTAMENTO DE DEMANDAS DE PROJETOS DO TERRITÓRIO Ministério do Meio Ambiente O Projeto de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável Socioambientais Prioritários/Vale do

Leia mais

ENSINO SUPERIOR E REFORMULAÇÃO CURRICULAR

ENSINO SUPERIOR E REFORMULAÇÃO CURRICULAR SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DIRETORIA DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL Nº 16.170/CS

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL Nº 16.170/CS Nº 16.170/CS HABEAS CORPUS Nº 111.300 RS IMPETRANTE: DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO IMPETRADO: SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA PACIENTE: VALMOR DANIELLI RELATOR: MINISTRO AYRES BRITTO HABEAS CORPUS. EMBRIAGUEZ

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas Regulamento Interno da Comissão para a igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) (n.º 2 alínea a) do artigo 5º da lei nº 134/99, de 28 de Agosto) Artigo 1º Objecto A Comissão para a Igualdade e

Leia mais

Inauguração do VLT é transferida para 5 de junho

Inauguração do VLT é transferida para 5 de junho Inauguração do VLT é transferida para 5 de junho De olho na segurança da população, a Prefeitura do Rio por meio da Secretaria Municipal de Transportes e da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região

Leia mais

ICEI Índice de Confiança do Empresário Industrial Julho/07 Interiorização da Sondagem

ICEI Índice de Confiança do Empresário Industrial Julho/07 Interiorização da Sondagem Resultado do ICEI - Índice de Confiança do Empresário Industrial - nas Regionais FIESP Projeto de de Opinião CNI (DEPAR/DEPECON) Introdução A Sondagem Industrial é uma pesquisa qualitativa realizada trimestralmente

Leia mais

LEI Nº, DE DE 2003. Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

LEI Nº, DE DE 2003. Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: PROJETO DE LEI LEI Nº, DE DE 2003 Dispõe sobre o Plano Plurianual para o período 2004/2007. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º

Leia mais

Semana de Trânsito encerra com adesivagem da Operação Lei Seca

Semana de Trânsito encerra com adesivagem da Operação Lei Seca Centenas de veículos que passaram pelo Parque Solon de Lucena, na manhã desta sexta-feira (27), receberam o adeviso com mensagem educativa da Operação Lei Seca. O comando educativo, com distribuição de

Leia mais

Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social CAPACITAÇÃO CONSELHEIROS MUNICIPAIS.

Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social CAPACITAÇÃO CONSELHEIROS MUNICIPAIS. CAPACITAÇÃO CONSELHEIROS MUNICIPAIS Maio/2010 1º Dia PROGRAMAÇÃO 08h00 às 09h00 - Credenciamento 09h00 às 09h30 Abertura Boas vindas! 09h30 às 10h15 Exposição dialogada: Retrospectiva Luta por Direitos

Leia mais

FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU - BRASIL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO Nº 38.16

FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU - BRASIL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO Nº 38.16 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO Nº 38.16 A FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU BRASIL (FPTI-BR) torna público que serão recebidas as inscrições para o Processo Seletivo nº 38.16 sob contratação em regime CLT

Leia mais

Desafios da Fiscalização na Área da Engenharia de Segurança a do Trabalho

Desafios da Fiscalização na Área da Engenharia de Segurança a do Trabalho Desafios da Fiscalização na Área da Engenharia de Segurança a do Trabalho Samuel Lishinsky Eng. Eletricista e de Segurança do Trabalho samuel@crea-rj.org.br DEFINIÇÕES PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário

Leia mais

SEGURANÇA PÚBLICA PESQUISA - 2008

SEGURANÇA PÚBLICA PESQUISA - 2008 SEGURANÇA PÚBLICA PESQUISA - 2008 APRESENT PRESENTAÇÃO A Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro apresenta neste documento uma Pesquisa sobre a Segurança Pública no Brasil. Esse levantamento

Leia mais

GUIA PRÁTICO ATENDIMENTO AÇÃO SOCIAL

GUIA PRÁTICO ATENDIMENTO AÇÃO SOCIAL Manual de GUIA PRÁTICO ATENDIMENTO AÇÃO SOCIAL INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/7 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Atendimento Ação Social (31 A V4.07) PROPRIEDADE

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CASA CIVIL CORREGEDORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO. SAAD - Sistema de Acompanhamento e Apuração de Denúncias

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CASA CIVIL CORREGEDORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO. SAAD - Sistema de Acompanhamento e Apuração de Denúncias GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CASA CIVIL CORREGEDORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO SAAD - Sistema de Acompanhamento e Apuração de Denúncias (Sistema em implantação na produção - observar sempre a Data de Atualização

Leia mais

======================================================================

====================================================================== Gráficos Os gráficos constituem uma forma clara e objetiva de apresentar dados estatísticos. A intenção é a de proporcionar aos leitores em geral a compreensão e a veracidade dos fatos. São recursos utilizados

Leia mais

Manual para apresentação de trabalhos acadêmicos. Resumo das normas da ABNT. Conceição Aparecida de Camargo

Manual para apresentação de trabalhos acadêmicos. Resumo das normas da ABNT. Conceição Aparecida de Camargo 1 Manual para apresentação de trabalhos acadêmicos Resumo das normas da ABNT Conceição Aparecida de Camargo 2 Resumo das Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para apresentação de trabalhos

Leia mais

SICLOM Mapa Mensal. 1 Mapa Mensal. Versão: 2012. Manual de preenchimento do mapa mensal no SICLOM Gerencial

SICLOM Mapa Mensal. 1 Mapa Mensal. Versão: 2012. Manual de preenchimento do mapa mensal no SICLOM Gerencial 1 Mapa Mensal SICLOM Mapa Mensal Manual de preenchimento do mapa mensal no SICLOM Gerencial Versão: 2012 2 Mapa Mensal 3 Mapa Mensal Índice.. Introdução. 5 Como Acessar o SICLOM Gerencial. 5 Menu Geral.

Leia mais

Representatividade das MPEs:

Representatividade das MPEs: Representatividade das MPEs: Número de Estabelecimentos Empresarias e Mercado de Trabalho 1 CONTEXTO DAS MPES NO ESTADO DA BAHIA: Estabelecimentos empresariais MPEs: O estado da Bahia possui 174.067 estabelecimentos

Leia mais

RELATÓRIO MUNDIAL SOBRE O ESTADO DA SEGURANÇA RODOVIÁRIA

RELATÓRIO MUNDIAL SOBRE O ESTADO DA SEGURANÇA RODOVIÁRIA RELATÓRIO MUNDIAL SOBRE O ESTADO DA SEGURANÇA RODOVIÁRIA SUMÁRIO Mais de 1,2 milhões de pessoas morrem todos os anos nas estradas de todo o mundo, e entre 20 e 50 milhões sofrem traumatismos não fatais.

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO Nome da capital/estado: Vitória/Espírito Santo. Endereço do portal: http://www.vitoria.es.gov.br/

IDENTIFICAÇÃO Nome da capital/estado: Vitória/Espírito Santo. Endereço do portal: http://www.vitoria.es.gov.br/ QUESTIONÁRIO 1 DE COLETA DE DADOS GRAU DE MATURIDADE do serviço prestado eletronicamente Aplicação direcionada aos portais institucionais oferecidos pelas prefeituras das capitais brasileiras IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

RELATÓRIO ESTATÍSTICO CRIMINAL 1º, 2º e 3º TRIMESTRE - 2013

RELATÓRIO ESTATÍSTICO CRIMINAL 1º, 2º e 3º TRIMESTRE - 2013 ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA COORDENADORIA DE ANÁLISE E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO RELATÓRIO ESTATÍSTICO CRIMINAL 1º, 2º e 3º TRIMESTRE - 213 Curitiba - Outubro/13 ESTADO DO

Leia mais

Escopo examinado: inspeção das instalações e condições do sistema de prevenção de incêndios

Escopo examinado: inspeção das instalações e condições do sistema de prevenção de incêndios Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas Auditoria Federal de Controle Interno do IFAM Rua Ferreira Pena

Leia mais

Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF

Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF DECRETO Nº 33.564, DE 09 DE MARÇO DE 2012. Regulamenta as hipóteses de impedimento para a posse e exercício na administração pública direta

Leia mais

SÃO PAULO, 14 DE MARÇO DE 2013

SÃO PAULO, 14 DE MARÇO DE 2013 SÃO PAULO, 14 DE MARÇO DE 2013 Juiz proíbe protestos até em rede social contra prédio na Vila Mariana O engenheiro agrônomo e advogado Ricardo Fraga Oliveira, 49, foi proibido pela Justiça de São

Leia mais

INDICIAMENTO E FORMAL INDICIAMENTO. DISTINÇÃO.

INDICIAMENTO E FORMAL INDICIAMENTO. DISTINÇÃO. INDICIAMENTO E FORMAL INDICIAMENTO. DISTINÇÃO. Fernando Pascoal Lupo Promotor de Justiça Não é incomum confundir-se o indiciamento com o formal indiciamento, o que não se pode admitir. Indício quer dizer

Leia mais

EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR PROMOTOR DE DEFESA DA CIDADANIA E PATRIMÔNIO PÚBLICO DE BAURU / SÃO PAULO

EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR PROMOTOR DE DEFESA DA CIDADANIA E PATRIMÔNIO PÚBLICO DE BAURU / SÃO PAULO EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR PROMOTOR DE DEFESA DA CIDADANIA E PATRIMÔNIO PÚBLICO DE BAURU / SÃO PAULO REPRESENTAÇÃO Representante: BATRA Bauru Transparente Representados: Prefeitura Municipal de Bauru;

Leia mais

SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JÚLIO MÜLLER DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO OUTUBRO DE 2013 SUMÁRIO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO... 1 1. Núcleo de Informações

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO RESOLUÇÃO Nº 96, DE 23 DE MARÇO DE 2012

CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO RESOLUÇÃO Nº 96, DE 23 DE MARÇO DE 2012 CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO RESOLUÇÃO Nº 96, DE 23 DE MARÇO DE 2012 Dispõe sobre o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho e dá outras providências. O CONSELHO SUPERIOR DA

Leia mais

no Estado do Rio de Janeiro

no Estado do Rio de Janeiro MICROEMPREENDEDORES FORMAIS E INFORMAIS NOTA CONJUNTURAL DEZEMBRO DE 2013 Nº27 no Estado do Rio de Janeiro NOTA CONJUNTURAL DEZEMBRO DE 2013 Nº27 PANORAMA GERAL De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra

Leia mais

CONSULTA A CONVÊNIOS NO SIT DO TCE/PR

CONSULTA A CONVÊNIOS NO SIT DO TCE/PR SECONV PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO (PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO) CONSULTA A CONVÊNIOS NO SIT DO TCE/PR Foz do Iguaçu 2014 PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO Reitoria Josué Modesto dos Passos Subrinho Vice-reitoria

Leia mais

Relatório Anual de Transparência Ano de 2015

Relatório Anual de Transparência Ano de 2015 Relatório Anual de Transparência Ano de 2015 2 Índice 1. Introdução... 3 2. Estrutura jurídica e da Propriedade... 3 3. Estrutura de governação... 4 4. Sistema interno de controlo de qualidade... 4 5.

Leia mais

Análise de acidentes de trânsito com vítimas fatais em Porto Alegre sob o método da Estratégia de Proatividade e Parceria.

Análise de acidentes de trânsito com vítimas fatais em Porto Alegre sob o método da Estratégia de Proatividade e Parceria. Análise de acidentes de trânsito com vítimas fatais em Porto Alegre sob o método da Estratégia de Proatividade e Parceria. Fabiane da Cruz Moscarelli 1 ; Diva Yara Mello Leite 1 ; Karla Lindorfer Livi

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social Centro de Imprensa. Índice Futuridade

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social Centro de Imprensa. Índice Futuridade Índice Futuridade Plano Futuridade O FUTURIDADE: Plano Estadual para a Pessoa Idosa é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social - Seads que objetiva fortalecer a rede

Leia mais

E D I T A L. I. estiver regularmente matriculado nas Faculdades Integradas Sévigné;

E D I T A L. I. estiver regularmente matriculado nas Faculdades Integradas Sévigné; EDITAL SA N.º 06/2009 DISPÕE SOBRE O PROCESSO DE INSCRIÇÃO PARA A AVALIAÇÃO DE SUFICIÊNCIA E O EXAME DE PROFICIÊNCIA DAS FACULDADES INTEGRADAS SÉVIGNÉ. O Secretário Acadêmico das Faculdades Integradas

Leia mais

CONSTRUINDO UM BANCO DE DADOS DE ELEITORES: MISSÃO IMPOSSÍVEL?

CONSTRUINDO UM BANCO DE DADOS DE ELEITORES: MISSÃO IMPOSSÍVEL? CONSTRUINDO UM BANCO DE DADOS DE ELEITORES: MISSÃO IMPOSSÍVEL? Índice CONSTRUINDO UM BANCO DE DADOS DE ELEITORES: MISSÃO IMPOSSÍVEL? Introdução 02 Por que ter um banco de dados é importante? 03 Como conseguir

Leia mais

Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental.

Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI No 10.216, DE 6 DE ABRIL DE 2001. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona

Leia mais

RI PACTO DE APRIMORAMENTO DO SUAS

RI PACTO DE APRIMORAMENTO DO SUAS Informações Gerais RELATÓRIO DE INFORMAÇÕES PARA O PLANEJAMENTO E ALCANCE DAS PRIORIDADES E METAS DO PACTO DE APRIMORAMENTO DO SUAS - GESTÃO MUNICIPAL Município: Porte SUAS: UF: Objetivo do RI: SÃO PAULO

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO PARECER COREN-SP GAB Nº 046 / 2011

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO PARECER COREN-SP GAB Nº 046 / 2011 PARECER COREN-SP GAB Nº 046 / 2011 1. Do fato Assunto: Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva. Solicitado parecer por enfermeiro sobre a realização de cálculo de dimensionamento

Leia mais

Análise de Acidentes com Vítimas Fatais Envolvendo Ônibus no Rio Grande do Sul de 2007 a 2011

Análise de Acidentes com Vítimas Fatais Envolvendo Ônibus no Rio Grande do Sul de 2007 a 2011 Análise de Acidentes com Vítimas Fatais Envolvendo Ônibus no Rio Grande do Sul de 2007 a 2011-2012 ACIDENTES COM ENVOLVIMENTO DE PELO MENOS UM ÔNIBUS Índice Fonte e Metodologia... 3 Veículos envolvidos

Leia mais

Avaliação dos resultados e demais produtos entregues pela empresa IMPOM Pesquisas e Inteligência Competitiva Ltda. relativos à pesquisa

Avaliação dos resultados e demais produtos entregues pela empresa IMPOM Pesquisas e Inteligência Competitiva Ltda. relativos à pesquisa Avaliação dos resultados e demais produtos entregues pela empresa IMPOM Pesquisas e Inteligência Competitiva Ltda. relativos à pesquisa realizada para avaliação sobre o atendimento dos objetivos da cobrança

Leia mais

DETRAN GO Av. Atílio Corrêa Lima Nº1698 Cidade Jardim Goiânia Goiás CEP: 74.425-030 C.G.C.: 02.872448/0001-20

DETRAN GO Av. Atílio Corrêa Lima Nº1698 Cidade Jardim Goiânia Goiás CEP: 74.425-030 C.G.C.: 02.872448/0001-20 Curso em Goiânia ***PERÍODO DO CURSO: 12/09/2009 a 25/10/2009 (HAVERÁ AULA NO DIA 12/10/2009) (SÁBADOS das 12:00 ÀS 21:20 e DOMINGO DAS 08:00 ÀS 17:40) EDITAL Nº 009/2009-GCRT-DETRAN-GO - DIRETORIA TÉCNICA

Leia mais

Avanços e Perspectivas

Avanços e Perspectivas Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental - CGVAM Curso de Operacionalização de Unidades Sentinelas para o VIGIAR Avanços e Perspectivas Mato

Leia mais

Mapa da Violência 2012: Os Novos Padrões da Violência Homicida no Brasil. Consolidação dos Dados da Violência Homicida por Unidade Federada

Mapa da Violência 2012: Os Novos Padrões da Violência Homicida no Brasil. Consolidação dos Dados da Violência Homicida por Unidade Federada Mapa da Violência 2012: Os Novos Padrões da Violência Homicida no Brasil Consolidação dos Dados da Violência Homicida por Unidade Federada Julgamos que seria de grande utilidade consolidar as informações

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO PESQUISA COMPARATIVA DE PREÇOS DE MEDICAMENTOS MAIO/2012

RELATÓRIO TÉCNICO PESQUISA COMPARATIVA DE PREÇOS DE MEDICAMENTOS MAIO/2012 RELATÓRIO TÉCNICO PESQUISA COMPARATIVA DE PREÇOS DE MEDICAMENTOS MAIO/2012 A pesquisa comparativa de preços de medicamentos foi realizada por funcionários do Núcleo Regional Campinas (Fundação Procon/SP)

Leia mais

Faculdade Dom Alberto - Santa Cruz do Sul

Faculdade Dom Alberto - Santa Cruz do Sul Faculdade Dom Alberto - Santa Cruz do Sul Apresentação Este Relatório da Instituição faz parte do esforço da Diretoria de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior (DEAES), do Instituto Nacional de

Leia mais

Manual do Processo de Planejamento da UFSC. Departamento de Planejamento SEPLAN/UFSC

Manual do Processo de Planejamento da UFSC. Departamento de Planejamento SEPLAN/UFSC Manual do Processo de Planejamento da UFSC 2010 Departamento de Planejamento SEPLAN/UFSC Apresentação Este documento descreve o processo de planejamento que vem sendo implantado na Universidade Federal

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS E ANÁLISES ECONÔMCIAS DA FUCAPE BUSINESS SCHOOL (CEAE)

CENTRO DE ESTUDOS E ANÁLISES ECONÔMCIAS DA FUCAPE BUSINESS SCHOOL (CEAE) CENTRO DE ESTUDOS E ANÁLISES ECONÔMCIAS DA FUCAPE BUSINESS SCHOOL (CEAE) METODOLOGIA DE PESQUISA DE DADOS SOCIOECONÔMICOS DOS MUNICÍPIOS CAPIXABAS FUCAPE BUSINESS SCHOOL - 2015 Av. Fernando Ferrari, 1358,

Leia mais

M a n u a l d o P r o U n i 2 0 1 6 P á g i n a 1

M a n u a l d o P r o U n i 2 0 1 6 P á g i n a 1 M a n u a l d o P r o U n i 2 0 1 6 P á g i n a 1 O Programa Universidade para Todos (Prouni) foi criado pelo Governo Federal em 2004 e tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais

Leia mais

EDITAL DE SOLICITAÇÃO DE APOIO/ALVARÁ PARA EVENTOS CARNAVALESCOS

EDITAL DE SOLICITAÇÃO DE APOIO/ALVARÁ PARA EVENTOS CARNAVALESCOS Juiz de Fora + Carnaval EDITAL DE SOLICITAÇÃO DE APOIO/ALVARÁ PARA EVENTOS CARNAVALESCOS A Prefeitura de Juiz de Fora torna público que receberá solicitação de autorização para realização e pedidos de

Leia mais

Sistema de Informação dos Certificados de Óbito

Sistema de Informação dos Certificados de Óbito Sistema de Informação dos Certificados de Óbito Procedimentos a implementar com o SICO (Lei 15/2012 de 3 de Abril) Cátia Sousa Pinto Divisão de Epidemiologia e Estatística Direção-Geral da Saúde 2 Portarias

Leia mais

DIAS E HORÁRIO DE ATENDIMENTO PARA A MATRÍCULA: DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA E PARA COMPROVAÇÃO DAS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS

DIAS E HORÁRIO DE ATENDIMENTO PARA A MATRÍCULA: DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA E PARA COMPROVAÇÃO DAS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS 2ª chamada de aprovados no SISU 2013/01 DIAS E HORÁRIO DE ATENDIMENTO PARA A MATRÍCULA: Dias 01, 04 e 05 de fevereiro de 2013. Horário: 10 horas às 11 horas e das 14horas às 20 horas. Local: Coordenação

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DE ENVOLVER TODOS OS COLABOARDORES NA AVALIAÇÃO DE RISCOS. Maria do Céu Ortiz Câmara Municipal de Cascais

A IMPORTÂNCIA DE ENVOLVER TODOS OS COLABOARDORES NA AVALIAÇÃO DE RISCOS. Maria do Céu Ortiz Câmara Municipal de Cascais A IMPORTÂNCIA DE ENVOLVER TODOS OS COLABOARDORES NA AVALIAÇÃO DE RISCOS Maria do Céu Ortiz Câmara Municipal de Cascais Filme Prevenção de acidentes de trabalho Fonte: www.tipsal.pt Não existem acidentes!

Leia mais

GRUPO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS DA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS CAMPUS DE MARILIA

GRUPO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS DA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS CAMPUS DE MARILIA GRUPO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS DA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS CAMPUS DE MARILIA 1. INTRODUÇÃO RELATORIO FINAL DE ATIVIDADES DO EXERCÍCIO DE 2014 De acordo com o Programa

Leia mais

JOÃO DOMINGOS RODRIGUES DA SILVA, Prefeito Municipal de Almirante Tamandaré do Sul, Estado do Rio Grande do Sul.

JOÃO DOMINGOS RODRIGUES DA SILVA, Prefeito Municipal de Almirante Tamandaré do Sul, Estado do Rio Grande do Sul. JOÃO DOMINGOS RODRIGUES DA SILVA, Prefeito Municipal de Almirante Tamandaré do Sul, Estado do Rio Grande do Sul. Faço saber que, o Legislativo aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei: LEI MUNICIPAL

Leia mais

ESTADO DO AMAZONAS CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS GABINETE DO VEREADOR PROF. SAMUEL

ESTADO DO AMAZONAS CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS GABINETE DO VEREADOR PROF. SAMUEL PROJETO DE LEI Nº012/ 2016 INSTITUI a Semana do Desarmamento Infantil e dá outras providências. Art. 1º - Fica instituída a Semana do Desarmamento Infantil, a ser comemorada no Município de Manaus, na

Leia mais

ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DO CUSTO DA CESTA BÁSICA DE IJUÍ, RS 1

ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DO CUSTO DA CESTA BÁSICA DE IJUÍ, RS 1 ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DO CUSTO DA CESTA BÁSICA DE IJUÍ, RS 1 Andressa Schiavo 2, Fabiani Schemmer 3, José Valdemir Muenchen 4, Dilson Trennepohl 5, Vinicio Golin De Senna 6, Rayan Bonadiman 7. 1 Trabalho

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O HSBC FI ACOES PETROBRAS 2 12.014.083/0001-57 Informações referentes a Abril de 2013

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O HSBC FI ACOES PETROBRAS 2 12.014.083/0001-57 Informações referentes a Abril de 2013 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o HSBC FUNDO DE INVESTIMENTO EM ACOES. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Prospecto e no Regulamento do fundo,

Leia mais

HETEROGENEIDADE REGIONAL

HETEROGENEIDADE REGIONAL HETEROGENEIDADE REGIONAL Miguel Matteo*1 Uma das faces da heterogeneidade estrutural é representada pela profunda desigualdade regional brasileira. A distribuição dos setores é profundamente desigual em

Leia mais

SENADO FEDERAL (*)PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 388, DE 2012

SENADO FEDERAL (*)PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 388, DE 2012 SENADO FEDERAL (*)PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 388, DE 2012 Altera a Lei nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana; revoga dispositivos dos

Leia mais

DISCURSIVA RESPOSTAS - AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO

DISCURSIVA RESPOSTAS - AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DISCURSIVA ADMINISTRAÇÃO RESPOSTAS - DE DESEMPENHO DE DES Discursiva Respostas Administração Avaliação de Desempenho VP Concursos - Consultoria e Coaching www.vpconcursos.com.br Administração Geral - Avaliação

Leia mais

Aumento do emprego contrasta com desindustrialização em SP e RJ

Aumento do emprego contrasta com desindustrialização em SP e RJ 3 set 2007 Nº 35 Aumento do emprego contrasta com desindustrialização em SP e RJ Por Antonio Marcos Ambrozio Economista da SAE Vagas na indústria de transformação foram deslocadas para outras regiões do

Leia mais

Relatório Ouvidoria ARSAE-MG Maio de 2015. Relatório Ouvidoria ARSAE-MG. Período: Maio de 2015

Relatório Ouvidoria ARSAE-MG Maio de 2015. Relatório Ouvidoria ARSAE-MG. Período: Maio de 2015 Relatório Ouvidoria ARSAE-MG Período: Maio de 2015 1 Equipe da Ouvidoria Grupo de Trabalho Evandro Brazil Magnus Gusman Analistas da Ouvidoria Diana Saliba Katherynne Rodrigues Gestoras de Regulação Aline

Leia mais

A CARREIRA DE ENGENHEIRO... Aula 02

A CARREIRA DE ENGENHEIRO... Aula 02 A CARREIRA DE ENGENHEIRO... Aula 02 DEPOIS DO SUFOCO!!!! PREPARANDO PARA O VÔO. Instruções aos PILOTOS. Começa uma nova etapa na vida e esse caminho deve ser trilhado com determinação e esforço, é como

Leia mais

Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas em Educação - INEP CONCEITO PRELIMINAR DE CURSOS DE GRADUAÇÃO

Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas em Educação - INEP CONCEITO PRELIMINAR DE CURSOS DE GRADUAÇÃO Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas em Educação - INEP CONCEITO PRELIMINAR DE CURSOS DE GRADUAÇÃO 1. Introdução A presente Nota Técnica apresenta as diretrizes para a implementação

Leia mais

Revisão do Plano Diretor Estratégico Mobilidade Urbana SMDU DEURB

Revisão do Plano Diretor Estratégico Mobilidade Urbana SMDU DEURB Revisão do Plano Diretor Estratégico Mobilidade Urbana SMDU DEURB 2013 Características da Mobilidade em São Paulo 25,2 milhões de viagens diárias motorizadas na RMSP; 18,0 milhões de viagens diárias motorizadas

Leia mais

INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE

INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE 1.1. Contabilidade para não Contadores INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE Objetiva ensinar a Contabilidade para aqueles que não são contadores, mas necessitam interpretar (entender) a Contabilidade, os relatórios

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA DIVISÃO DE ENGENHARIA CIVIL CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO São José dos Campos, Brasil, 24 de novembro de 2015 FOLHA DE APROVAÇÃO Relatório

Leia mais

FICHA TEMÁTICA VEÍCULOS AGRÍCOLAS 2004-2013

FICHA TEMÁTICA VEÍCULOS AGRÍCOLAS 2004-2013 FICHA TEMÁTICA VEÍCULOS AGRÍCOLAS 2004-2013 Urbanização de Casal de Cabanas, Cabanas Golf, 2734-507 Barcarena Linha Geral: 214 236 800 (9:30-18:00H) Correio eletrónico: transito@ansr.pt URL: http://www.ansr.pt

Leia mais

Melhorias de Processos segundo o PDCA Parte IV

Melhorias de Processos segundo o PDCA Parte IV Melhorias de Processos segundo o PDCA Parte IV por José Luis S Messias, em qualidadebrasil.com.br Introdução Em prosseguimento aos artigos escritos sobre PDCA, escrevo hoje sobre a terceira fase da etapa

Leia mais

Liliana Jubilut fala sobre a pesquisa Migração no Brasil

Liliana Jubilut fala sobre a pesquisa Migração no Brasil Liliana Jubilut fala sobre a pesquisa Migração no Brasil Liliana Lyra Jubilut, coordenadora da pesquisa Migrantes, apátridas e refugiados: subsídios para o aperfeiçoamento de acesso a serviços, direitos

Leia mais