9º ano Colégio Ser! Prof.ª Marilia C. Camillo PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "9º ano - 2016 Colégio Ser! Prof.ª Marilia C. Camillo PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL"

Transcrição

1 9º ano Colégio Ser! Prof.ª Marilia C. Camillo PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

2 CAUSAS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL Imperialismo (busca de mercados consumidores e matérias-primas); Neocolonialismo (partilha do planeta em áreas de interesse econômico); Revanchismo francês (após Guerra Franco- Prussiana). Perda da Alsácia-Lorena; Pan-eslavismo russo: ideia da Rússia de unir todos os povos de língua eslava sob a sua tutela para poder conter o avanço do Império austrohúngaro.; Assassinato do arquiduque austríaco Francisco Ferdinando.

3 UNIFICAÇÃO ALEMÃ

4 O mundo às vésperas do século XX Grande crescimento industrial: Inglaterra e França; Alemanha: crescimento industrial tardio. Neocolonialismo: submissão econômica e alianças políticas europeias com as lideranças locais na Ásia e África; Teorias racistas: subdesenvolvimento e atraso econômico associado a inferioridade étnicoracial; Ultranacionalismo: crescia um sentimento de rivalidade entre as nações.

5 PAZ ARMADA Guerra Franco-Prussiana (unificação da Alemanha); Grande crescimento econômico das potências europeias sustentado pela expansão dos domínios coloniais (Ásia e África); Neocolonialismo e Imperialismo: busca de fontes de matéria-prima e novos mercados consumidores para os produtos industrializados (séc. XIX e séc. XX); Partilha do planeta em vastos territórios coloniais e áreas de interesse das potências europeias; PARTILHA DA ÁFRICA (Conferência de Berlim ).

6 PAZ ARMADA ALEMANHA Industrialização tardia; Dificuldade em conquistar a África (mapa pág. 38); Entrada tardia na corrida neocolonialista (como Itália); Foco na Europa Oriental (Balcãs); Aproximação com a Itália. INGLATERRA E FRANÇA Primeiras potências a se industrializarem e primeiras na corrida neocolonialista; Junto com a Rússia, desagrado com a Alemanha pela aproximação à região dos Balcãs; Rússia ambicionava os Balcãs (interesses econômicos/comerciais entrada tardia na corrida neocolonialista);

7

8 PAN-ESLAVISMO Sentimento sérvio de hegemonia sobre a região da Bósnia, Herzegovina e Macedônia que demonstravam grande instabilidade desde a queda do Império Otomano na região. Rússia buscava obter um porto de águas quentes. O governo russo também direcionava sua política econômica para a expansão industrial, ambicionando os mercados consumidores de matéria-prima na península balcânica. Sérvia: principal região onde a Rússia vai propagar seu pan-eslavismo.

9 DISPUTA PELOS BALCÃS ALEMANHA Aproximação com o Império Otomano (parte da atual Turquia) e península balcânica; Península balcânica: região não industrializada e conflituosa; Rivalidades com a França e Inglaterra... INGLATERRA E FRANÇA...França: alimentava um forte sentimento de vingança pela perda da Alsácia-Lorena (revanchismo francês);...inglaterra: temiam que a pujança da indústria alemã a convertesse em potência naval (Inglaterra aproximase da França tradicional inimiga inglesa).

10 AUMENTA A TENSÃO Clima de tensão nas relações internacionais europeias crescia, impossibilitando uma resolução dos conflitos pacificamente. A qualquer momento, uma dessas diversas divergências que surgiam no mundo inteiro envolvendo interesses comerciais europeus poderiam deflagrar a guerra.

11 A QUESTÃO MARROQUINA Choque de interesses que se desenrolou em solo marroquino durante os anos de ; TROCA DE INTERESSES ENTRE FRANÇA E INGLATERRA: França e Inglaterra acordara, que sobre a Partilha da África, a Inglaterra manteria sua influência comercial na extensão do rio Nilo e em troca, aceitaria que a França mantivesse o Marrocos sob a sua área de influência.

12 A QUESTÃO MARROQUINA Espanha controlava militarmente o litoral do Marrocos; Alemanha não aceitando a decisão entre a França e a Inglaterra, manda tropas para apoiarem a independência marroquina; Várias negociações com solução somente em 1911, com a aceitação da Alemanha sobre a permanência do domínio francês na região... Em troca a Alemanha recebe o Congo francês como colônia. ESSE FOI O ÚLTIMO CONFLITO RESOLVIDO POR MEIOS DIPLOMÁTICOS.

13 O SISTEMA DE ALIANÇAS ( ) TRÍPLICE ALIANÇA Alemanha; Império Austro-Húngaro; Itália (sai). Depois Império Otomano. - Os alemães já haviam firmado tratados de aliança com a Itália desde 1882 (quando esta perdera o domínio da Tunísia para os franceses); buscou tratados com o Império Austro-Húngaro e Otomano formando a Tríplice Aliança.

14 O SISTEMA DE ALIANÇAS ( ) TRÍPLICE ENTENTE Grã-Bretanha (Inglaterra), França e Rússia. Depois Itália entra (interesses em concessões territoriais) a 1887: Aliança dos Três Imperadores (Áustria/Rússia e Alemanha); - Rússia, em vários tratados afasta-se cada vez mais da Alemanha, aproximando-se da Entende Cordiale (Tratado de proteção mútua entre França e Inglaterra ) - Rússia: sai em 1917 (Revolução Bolchevique) ENTENDE CORDIALE: Origem da Tríplice Entente

15 DEFLAGRAÇÃO DA 1ª GUERRA MUNDIAL Balcãs: séc. XIX muito disputado entre Império Russo e Império Austro-Húngaro. Foi palco de lutas nacionalistas baseadas no paneslavismo; Intenção Russa: alcançar o Mar Mediterrâneo; Áustria-Hungria: anexara a Bósnia- Herzegovina (fronteira com a Sérvia) era apoiada pela Alemanha que pretendia construir uma estrada de ferro Berlim-Bagdá (para comercializar o petróleo do Oriente Médio dominado pelos ingleses);

16 Países eslavos Bósnia-Herzegovina Sérvia

17

18 DEFLAGRAÇÃO DA 1ª GUERRA MUNDIAL Em 1914, o arquiduque austríaco Francisco Ferdinando visita Sarajevo (capital da Bósnia- Herzegovina) para pacificar as manifestações nacionalistas e anunciar uma possível aliança entre a Áustria-Hungria e os eslavos. Foi assassinado por um terrorista sérvio (Mão Negra) em 24/ junho/1914. Esse ato acirrou os ânimos acionando o Sistema de Alianças. Em 28 julho, após forte pressão para que os sérvios entregassem o assassino, o Império Áustro-Húngaro declara guerra à Sérvia.

19 DEFLAGRAÇÃO DA 1ª GUERRA MUNDIAL Contando com a aliança da França, os russos mobilizam tropas e declaram guerra ao Império Áustro-Húngaro. A Alemanha declara guerra à Rússia e à França. Atravessa a Bélgica para atacar a França. A Inglaterra comprometida em defender a neutralidade da Bélgica, envia um ultimato aos alemães, que não recuam. A Inglaterra entra na guerra ao lado da França.

20 A Alemanha no front leste Estratégias alemãs: 1ª fase da guerra (movimentação das tropas Submeter a França atacando Paris para depois enfrentar a Rússia; Plano Schlieffen: o plano consistia em avançar para a França ocupando Paris pelo Norte, passando pela Bélgica; mas......os franceses impedem o avanço alemão na Batalha do Marne (200 mil mortos). Paris salva. Imobilização dos exércitos e impasse.

21 Plano Schlieffen agosto/1914

22 2ª fase: GUERRA DE TRINCHEIRAS Estratégia devastadora que levou à continuidade dos ataques: a fixação de tropas em trincheiras; Cada inimigo tinha a garantia de um ponto de partida para avançar em território alheio. Cada m² era disputado, sem grandes avanços. Muitas mortes...

23 2ª fase da guerra: Trincheiras: marcar posições; Inovações bélicas (metralhadora, submarinos e aviões); Batalha do Rio Somme - França (jul a nov 1916): uma das maiores batalhas da 1ª GG. Ofensiva anglo-francesa, com objetivo de romper com as linhas de defesa alemãs; Maiores baixas para a Grã-Bretanha. Afetou a consciência nacional dos britânicos ; Batalha de Verdum - França (fev a dez 1916): mortos. Vitória da França. Alemanha entrincheirada.

24 2ª fase Guerra de Trincheiras

25 Trincheiras: marca registrada da 1ª Guerra Mundial

26 Metralhadora Arma de destruição em massa da 1ª Guerra Mundial, inviabilizou movimentos de infantaria (deslocamento à pé e em massa de exércitos); Em casamatas, um só homem, munido de uma metralhadora conseguia abater até 100 inimigos.

27

28 A Alemanha na frente Oriental Várias vitórias sobre os exércitos russos o que colabora com a saída da Rússia em 1917, através de acordo com a Alemanha Revolução Bolchevique.

29 3ª fase: : ano decisivo... Entrada dos EUA na guerra: Navio norte-americano atingido por submarino alemão; Para salvar seus capitais investidos na Europa; Marinha alemã aumenta pressão sobre a marinha inglesa, para impedir o apoio dos suprimentos que vinham dos EUA via Oceano Atlântico; EUA: estava neutro desde o início do conflito.

30

31 Rendição da Tríplice Aliança A entrada dos Estados Unidos beneficiou a Entente. A Rússia assinou um acordo de paz com a Alemanha, depois de sua saída da guerra, o que favoreceu a Alemanha. Logo depois, a Alemanha rompeu os Alpes, invadiu Veneza e iniciou um bombardeio em Paris. Os aliados revidaram e venceram os alemães e os austríacos foram vencidos pela Itália e abandonaram a guerra. A Alemanha não podia mais vencer a guerra e, diante da derrota militar e a revoltar popular, Guilherme II abdicou e a república foi proclamada em 9 de novembro de No dia 11, o governo alemão assinou o armistício aceitando as condições dos aliados.

32 No entanto, o território alemão permanecia militarmente intacto, dando a impressão de que o conflito poderia se arrastar indefinidamente. Nesse contexto, surgem vários tratados de paz, para pôr fim ao conflito. De Woodrow Wilson, presidente dos EUA 14 pontos de Wilson: paz sem vencidos e sem vencedores pretensões colonialistas limitadas.

33 Armistício de Copiégene nov/1918 Critério para a definição das fronteiras nacionais seria: a nacionalidade. Não foi mantido pelas nações vencedoras no congresso em Versalhes em Sem a presença da Alemanha e demais derrotados, a França e a Inglaterra pressionaram os dirigentes estadunidenses a endurecer as sanções impostas aos derrotados. Restou à Alemanha aceitar as condições do Tratado de Versalhes.

34 TRATADO DE VERSALHES Culpava a Alemanha pela eclosão do conflito; Imposição de duras penas como reparação dos danos de guerra sofridos nos territórios dos participantes da Tríplice Aliança (Itália/Áustria-Hungria; Anexação da Alsácia-Lorena pela França; Divisão das colônias alemãs pela França e Inglaterra; Redução do exército alemão a 100 mil homens; Proibição de armamentos pesados como blindados e força aérea; Entre outras sanções. (pág. 46)

35 O pós-guerra Desenvolvimento do sistema capitalista na Europa; EUA notadamente o grande vencedor do conflito. Foi grande fornecedor de empréstimos às nações da Entente e desenvolveu grande parque industrial, com grande acúmulo de capitais; Japão outra nação emergente, ocupou colônias alemãs na Ásia e região do Pacífico (acesso a fontes de matéria-prima); Dificuldade financeira do Império Russo e a derrubada do czarismo; Reconstrução gigantesca das nações europeias envolvidas no conflito;

36 O pós-guerra Saldo de 12 milhões de mortos e um número ainda maior de inválidos de guerra; Desemprego desmobilização dos exércitos traria para casa um número imenso de pessoas que não achariam emprego facilmente; Endividamento dos governos das nações envolvidas na guerra.

37

38 Adolf Hitler soldado alemão na Primeira Guerra Mundial. Durante a guerra, Hitler desenvolveu um patriotismo alemão apaixonado, apesar de não ser cidadão alemão: um detalhe que não retificaria antes de Ficou chocado pela capitulação da Alemanha em novembro de 1918, sustentando a ideia de que o exército alemão não tinha sido, de fato, derrotado. Como muitos nacionalistas alemães, culpou os políticos civis pela capitulação.

39 O MUNDO ENTRA NO PERÍODO ENTREGUERRAS FIM

Primeira Guerra Mundial

Primeira Guerra Mundial Aulas 39 40 Primeira Guerra Mundial 1 Causas Setor 1602 2 Desenvolvimento 3 Conferência de Paris (1919) ealvespr@gmail.com Objetivo da aula Apresentar as causas e as consequências da Primeira Guerra Mundial.

Leia mais

Fatores que contribuíram para a eclosão do conflito: 1. Concorrência econômica (choque de imperialismos):

Fatores que contribuíram para a eclosão do conflito: 1. Concorrência econômica (choque de imperialismos): Fatores que contribuíram para a eclosão do conflito: 1. Concorrência econômica (choque de imperialismos): Inglaterra (1º país industrializado) X Alemanha (aceleradamente desenvolvida após a unificação);

Leia mais

Primeira Guerra Mundial [Questões]

Primeira Guerra Mundial [Questões] Primeira Guerra Mundial [Questões] ::: Fonte Do Saber - Mania de Conhecimento ::: adsense1 PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL - QUESTIONÁRIO ADSENSE2 1) Dê o significado das expressões abaixo: a- Pan Eslavismo União

Leia mais

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL 1939-1945 COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL 1939-1945 COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL 1939-1945 COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS Organismo criada para impedir a ocorrência de novos conflitos na proporção da Primeira Guerra. Responsável por aplicar as cláusulas

Leia mais

Na aula de hoje vamos tratar de dois assuntos: Primeira guerra Mundial e Revolução Russa:

Na aula de hoje vamos tratar de dois assuntos: Primeira guerra Mundial e Revolução Russa: Na aula de hoje vamos tratar de dois assuntos: Primeira guerra Mundial e Revolução Russa: Observe as figuras abaixo: Cavour Unificação Italiana Bismarck Unificação Alemã O processo de unificação da Alemanha

Leia mais

Imperialismo. Evandro Albuquerque de Andrade

Imperialismo. Evandro Albuquerque de Andrade Imperialismo Evandro Albuquerque de Andrade Conceito Termo empregado para caracterizar a expansão ou tendência de ampliação política e econômica de uma nação. Os meios utilizados para a consecução desses

Leia mais

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( ) A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( 1914-1918 ) OS MOTIVOS DA GUERRA O IMPERIALISMO: Alguns países estavam extremamente descontentes com a partilha da Ásia e da África, ocorrida no final do século XIX. O ROMPIMENTO

Leia mais

7 Crises, embates ideológicos e mutações culturais na primeira metade do séc. XX

7 Crises, embates ideológicos e mutações culturais na primeira metade do séc. XX 7 Crises, embates ideológicos e mutações culturais na primeira metade do séc. XX 1. As transformações das primeiras [3] décadas do século. 2. O agudizar das tensões políticas e sociais a partir dos anos

Leia mais

Primeira Guerra Mundial

Primeira Guerra Mundial Aula 22 Primeira Guerra Mundial 1 Causas Setor 1606 2 Desenvolvimento 3 Conferência de Paris (1919) ealvespr@gmail.com 1.1 Antecedentes Disputas imperialistas Alsácia-Lorena França X Alemanha Inglaterra

Leia mais

1. ANTECEDENTES CAUSAS ESTRUTURAIS

1. ANTECEDENTES CAUSAS ESTRUTURAIS A GRANDE GUERRA 1. ANTECEDENTES CAUSAS ESTRUTURAIS Belle Époque (1871-1914) 2ª Revolução Industrial Revanchismo Francês Neocolonialismo/Imperialismo Corrida Armamentista Política De Alianças Paz Armada

Leia mais

O Imperialismo O ATRASO ALEMÃO: Grande crescimento industrial Ampliação de mercados; Lorena: ¾ do fornecimento de matéria-prima para a indústria de aço; 1880 amplo programa de expansão naval: Lei Naval

Leia mais

Aula 11 História 4B OS IMPERIALISMOS I

Aula 11 História 4B OS IMPERIALISMOS I Aula 11 História 4B OS IMPERIALISMOS I Imperialismo Domínio imposto por uma nação poderosa sobre regiões ou países considerados mais fracos sob os aspectos político, militar e econômico. IMPERIALISMO EUROPEU

Leia mais

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( ) PROF. RICARDO SCHMITZ

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( ) PROF. RICARDO SCHMITZ PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( 1914 1918 ) PROF. RICARDO SCHMITZ CAUSAS DO CONFLITO CONFLITOS IMPERIALISTAS ESPÍRITO REVANCHISTA ( FRANÇA ) NACIONALISMO ( PAN-GERMANISMO, PAN-ESLAVISMO ) CORRIDA ARMAMENTISTA

Leia mais

AULA DE HISTÓRIA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL. El Sal /02/2014

AULA DE HISTÓRIA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL. El Sal /02/2014 AULA DE HISTÓRIA PRIMEIRA MUNDIAL El Sal 2014 PRIMEIRA MUNDIAL Inicialmente, os conflitos se deram na Europa. Embora várias nações tenham declarado neutralidade, no decorrer da guerra várias nações não-européias

Leia mais

1ª GUERRA MUNDIAL (1914-1918)

1ª GUERRA MUNDIAL (1914-1918) 1ª GUERRA MUNDIAL (1914-1918) 1ª GUERRA MUNDIAL (1914-1918) A Primeira Guerra Mundial colocou fim ao que se convencionou chamar de Belle Époque (1871-1914): período em que as grandes potências europeias

Leia mais

1ª GUERRA MUNDIAL.

1ª GUERRA MUNDIAL. 1ª GUERRA MUNDIAL http://historiaonline.com.br ANTECEDENTES 2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NEOCOLONIALISMO/IMPERIALISMO CORRIDA ARMAMENTISTA POLÍTICA DE ALIANÇAS PAZ ARMADA http://historiaonline.com.br ALIANÇAS

Leia mais

1ª Grande Guerra. Causas

1ª Grande Guerra. Causas 1ª Grande Guerra A Primeira Guerra Mundial aconteceu entre os anos de 1914 e 1918, porém, tempos antes, principalmente entre os anos de 1870 e 1914, o mundo vivia uma grande euforia que era conhecida como

Leia mais

Antecedentes da Primeira Guerra Mundial

Antecedentes da Primeira Guerra Mundial Antecedentes da Primeira Guerra Mundial Ilustração do interesse econômico britânico e francês por regiões de exploração imperialista. O capitalismo concorrencial do século XIX motivou o conflito entre

Leia mais

IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO NO SÉCULO XIX. MARCOS ROBERTO

IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO NO SÉCULO XIX. MARCOS ROBERTO IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO NO SÉCULO XIX. MARCOS ROBERTO CONTEXTO Segunda metade do século XIX quando a expansão dos países europeus industrializados leva a partilha dos continentes africano e asiático;

Leia mais

NEOCOLONIALISMO OU PARTILHA AFROASIÁTICA

NEOCOLONIALISMO OU PARTILHA AFROASIÁTICA IMPERIALISMO CONTEXTO HISTÓRICO: Segunda metade do século XIX quando a expansão dos países europeus industrializados levam as partilhas dos continentes africano e asiático; NEOCOLONIALISMO OU PARTILHA

Leia mais

Professor: Eustáquio.

Professor: Eustáquio. Professor: Eustáquio www.centroestrategia.com.br O Imperialismo Texto As indústrias... Em lugar das antigas necessidades, satisfeitas pela produção do país,... encontram-se novas necessidades, exigindo-se

Leia mais

Aula 17 A Primeira Guerra Mundial

Aula 17 A Primeira Guerra Mundial Aula 17 A Primeira Guerra Mundial 1914 a 1918 Imperialismos Concorrência desmedida por territórios e novos mercados Nacionalismos Antigas rivalidades e ressentimentos, resultando em expansionismo e revanchismo

Leia mais

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 1945)

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 1945) SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 1945) CAUSAS PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL TRATADO DE VERSALHES ASCENSÃO JAPONESA NAZISMO + FASCISMO DISPUTA IMPERIALISTA PELA QUESTÃO IDEOLÓGICA PAÍSES DO EIXO EIXO ROMA-BERLIM

Leia mais

NEOCOLONIALISMO: Capitalismo industrial e financeiro; Objetivos: mercados consumidores de manufaturas e fornecedores de matériasprimas; busca de colôn

NEOCOLONIALISMO: Capitalismo industrial e financeiro; Objetivos: mercados consumidores de manufaturas e fornecedores de matériasprimas; busca de colôn IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO. Profº Marcos Victor CONTEXTO HISTÓRICO: Segunda metade do século XIX quando a expansão dos países europeus industrializados levam as partilhas dos continentes africano e

Leia mais

Entre 1871 e 1914 a sociedade européia - liberal e capitalista, passou por uma das fases de maior prosperidade devido ao desenvolvimento industrial

Entre 1871 e 1914 a sociedade européia - liberal e capitalista, passou por uma das fases de maior prosperidade devido ao desenvolvimento industrial 1914-1918 Entre 1871 e 1914 a sociedade européia - liberal e capitalista, passou por uma das fases de maior prosperidade devido ao desenvolvimento industrial que trouxe conforto e a ciência e a técnica

Leia mais

Primeira Guerra Mundial

Primeira Guerra Mundial Primeira Guerra Mundial A Primeira Guerra Mundial foi das mais sangrentas e dispendiosas da História Moderna, tendo sido superada apenas pela Segunda Guerra Mundial. Dois tiros de pistola assinalaram o

Leia mais

Ordem geopolítica e econômica

Ordem geopolítica e econômica Ordem geopolítica e econômica Ordem internacional: arranjo geopolítico e econômico que regula as relações entre as nações do mundo em determinado momento histórico. A ordem geopolítica Durante a Segunda

Leia mais

1ª GUERRA MUNDIAL

1ª GUERRA MUNDIAL 1ª GUERRA MUNDIAL 1914-1918 PANORAMA INTERNACIONAL Divisão do mundo em: Países industrializados e países não industrializados. Industrializados Europa, América (EUA) e Ásia (Japão). Não Industrializados

Leia mais

A Grande Guerra M Filipe Sousa 2012

A Grande Guerra M Filipe Sousa 2012 A Grande Guerra M Filipe Sousa 2012 A rivalidade económica. As rivalidades entre os estados europeus. *1915 sai Itália, entram Bulgária e Turquia As alianças militares: As Potências Centrais e os Aliados.

Leia mais

Capítulo 33. O imperialismo na África e na Ásia

Capítulo 33. O imperialismo na África e na Ásia Capítulo 33 O imperialismo na África e na Ásia 1 - Imperialismo ou neocolonialismo Contexto histórico do imperialismo Processo de expansão colonial promovido pelos Estados europeus industrializados, destacando-se

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA. http://historiaonline.com.br

REVOLUÇÃO RUSSA. http://historiaonline.com.br REVOLUÇÃO RUSSA 1917 Estrutura Social Sociedade: Agrária elite la=fundiária (20%) De=nha 80% das terras. Estrutura Social da Rússia Czarista no séc. XX Boiardos Clero Militares Mujiques Economia e Polí=ca

Leia mais

REGIONALIZAÇÕES MUNDIAIS

REGIONALIZAÇÕES MUNDIAIS REGIONALIZAÇÕES MUNDIAIS Vivian Q. Pretti -Geografia- REGIONALIZAR é dividir, e ao mesmo tempo agrupar, áreas do território que possuem características semelhantes. Para regionalizar é necessário estabelecer

Leia mais

Apostila de História 36 Primeira Guerra Mundial ( )

Apostila de História 36 Primeira Guerra Mundial ( ) Apostila de História 36 Primeira Guerra Mundial (1914-1918) 1.0 Contexto Histórico Ameaça da Pax Britannica Hegemonia da Inglaterra: Alemães e norte-americanos já ultrapassavam a Inglaterra na produção

Leia mais

5/8/2010. Professora Juliana Fraga La Salle Esteio

5/8/2010. Professora Juliana Fraga La Salle Esteio IMPERIALISMOS Professora Juliana Fraga La Salle Esteio Ainda hoje encontramos algumas frases como essas. 1 Anos 60 jovens de vários países protestavam contra o imperialismo, mas afinal: o que era o Imperialismo?

Leia mais

A Iª GUERRA MUNDIAL. Prof. Thiago

A Iª GUERRA MUNDIAL. Prof. Thiago A Iª GUERRA MUNDIAL Prof. Thiago Paz Armada no continente Europeu Corrida Armamentista entre as potências europeias Imperialismo e neocolonialismo (disputas territoriais e comerciais) Origens da guerra

Leia mais

1 Guerra Mundial e seus antecedentes

1 Guerra Mundial e seus antecedentes Leopoldo Gollner 1 Guerra Mundial e seus antecedentes Professor A Belle Époque e seus Constrates (1871-1914) A ilusão e a crença no avanço progresso contínuo. As inovações tecnológicas. Paris o centro

Leia mais

A Primeira Guerra Mundial ( ) A Belle Époque ( )

A Primeira Guerra Mundial ( ) A Belle Époque ( ) A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) A Belle Époque (1871-1914) A partir do século XVIII, com o surgimento das fábricas, o Ocidente passou a celebrar as conquistas tecnológicas. Vivia-se a Belle Époque,

Leia mais

HISTÓRIA. aula Primeira Guerra Mundial ( )

HISTÓRIA. aula Primeira Guerra Mundial ( ) HISTÓRIA aula Primeira Guerra Mundial (1914 1918) Antecedentes do conflito Segunda Revolução Industrial Disputas imperialistas (África e Ásia) Política de Alianças "Paz Armada" Antecedentes do conflito

Leia mais

O FIM GUERRA FRIA MOTIVOS PARA O FIM DA BIPOLARIDADE E O SURGIMENTO DE UMA NOVA ORDEM MUNDIAL

O FIM GUERRA FRIA MOTIVOS PARA O FIM DA BIPOLARIDADE E O SURGIMENTO DE UMA NOVA ORDEM MUNDIAL O FIM GUERRA FRIA MOTIVOS PARA O FIM DA BIPOLARIDADE E O SURGIMENTO DE UMA NOVA ORDEM MUNDIAL ACORDOS, CONFERÊNCIAS E TRATADOS RELACIONADOS A 2 GUERRA MUNDIAL CONFERÊNCIA DO CAIRO (11/1943) * Encontro

Leia mais

Documento 1 Número de bombas e ogivas nucleares dos EUA e da URSS (1945-90)

Documento 1 Número de bombas e ogivas nucleares dos EUA e da URSS (1945-90) EXAME HISTÓRIA A 1ª FASE 2010 página 1/6 GRUPO II AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: DO TEMPO DA GUERRA FRIA AO MUNDO ACTUAL Este grupo baseia-se na análise dos seguintes documentos: Doc. 1 Número de bombas e

Leia mais

1 Guerra Mundial e seus antecedentes. Professor Leopoldo UP

1 Guerra Mundial e seus antecedentes. Professor Leopoldo UP 1 Guerra Mundial e seus antecedentes Professor Leopoldo UP A Belle Époque e seus Constrates (1871-1914) A ilusão e a crença no avanço progresso contínuo. As inovações tecnológicas. Paris o centro cultural

Leia mais

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 46 DESCOLONIZAÇÃO: ANTECEDENTES

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 46 DESCOLONIZAÇÃO: ANTECEDENTES HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 46 DESCOLONIZAÇÃO: ANTECEDENTES Fixação 1) (UFV) Diante da polarização internacional entre os EUA e a URSS, vários representantes de Estados da África e da Ásia, entre os quais

Leia mais

Confucionismo As oito virtudes. Respeito aos outros Tolerância Perdão Fidelidade Devoção Confiança Dever Culto aos antepassados.

Confucionismo As oito virtudes. Respeito aos outros Tolerância Perdão Fidelidade Devoção Confiança Dever Culto aos antepassados. China O Território Chinês Formação da China A civilização chinesa surgiu em torno do Rio Amarelo (Huang He), por volta de 5000 a.c. Esses povos foram dominados por outra etnia, a Shang, dando início, em

Leia mais

Competência de área 1 Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Competência de área 1 Compreender os elementos culturais que constituem as identidades. EXERCÍCIOS DE SALA Competência de área 1 Compreender os elementos culturais que constituem as identidades. H1 Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.

Leia mais

MATERIAL DE APOIO História 8ª Série

MATERIAL DE APOIO História 8ª Série MATERIAL DE APOIO História 8ª Série REPÚBLICA VELHA: DOMINAÇÃO No Brasil da República Velha o voto não era secreto, como hoje em dia, e as fraudes eleitorais eram frequentes. No poder, revezavam-se principalmente

Leia mais

Maior batalha de tanques da Segunda Guerra Mundial aconteceu há 70 anos

Maior batalha de tanques da Segunda Guerra Mundial aconteceu há 70 anos Maior batalha de tanques da Segunda Guerra Mundial aconteceu há 70 anos Há 70 anos, no dia 12 de julho de 1943, no campo de Prokhorovka, a 56 quilômetros para norte da cidade de Belgorod, teve lugar a

Leia mais

Sugestão de Atividades História 9º ano Unidade 6

Sugestão de Atividades História 9º ano Unidade 6 1. (UFPR) Com o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, a antiga política de equilíbrio europeu deu lugar à constituição de dois blocos de interesses rivais, liderados pelos Estados Unidos e pela União

Leia mais

Prof. Gabriel Rocha Sede: EBS. Percurso 13 EUA: formação e expansionismo territorial

Prof. Gabriel Rocha Sede: EBS. Percurso 13 EUA: formação e expansionismo territorial Prof. Gabriel Rocha Sede: EBS Percurso 13 EUA: formação e expansionismo territorial América do Norte e América Anglo-Saxônica. Quarto país mais extenso do mundo. Politicamente, os EUA dividem-se em 50

Leia mais

A sequência correta é: a) 2, 3, 5, 4 e 1. b) 1, 2, 5, 4 e 3. c) 1, 5, 2, 4 e 3. d) 1, 5, 2, 3 e 4. e) 4, 5, 2, 3 e 1.

A sequência correta é: a) 2, 3, 5, 4 e 1. b) 1, 2, 5, 4 e 3. c) 1, 5, 2, 4 e 3. d) 1, 5, 2, 3 e 4. e) 4, 5, 2, 3 e 1. Questão 01) Em 1914, as tensões políticas entre as principais potências europeias levaram a uma guerra que se tornou, ao longo dos anos seguintes, um dos mais trágicos momentos da história da humanidade.

Leia mais

PROMILITARES 17/08/2018 HISTÓRIA. Professor Marcelo Lameirão PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

PROMILITARES 17/08/2018 HISTÓRIA. Professor Marcelo Lameirão PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL HISTÓRIA Professor Marcelo Lameirão PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL Contexto pré-guerra Segunda Revolução Industrial Neocolonialismo/Imperialismo Belle Époque Corrida Armamentista Política de Alianças Paz Armada

Leia mais

Migrações - Mobilidade Espacial. Externas, internas, causas e consequências.

Migrações - Mobilidade Espacial. Externas, internas, causas e consequências. Migrações - Mobilidade Espacial Externas, internas, causas e consequências. Classificação Internas: dentro de um país. Externas: de um país para outro. De retorno: de volta ao país de origem Imigração:

Leia mais

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 1914/1918

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 1914/1918 PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 1914/1918 Primeira Guerra Mundial Entre 1815/1914 o mundo não teve muitas guerras Em sua maioria, o mundo europeu tinha em sua maioria repúblicas liberais Exceções de monarquia

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA. Prof. Iair FERRA- MENTAS MANUAIS DIVISÃO DO TRABALHO TRABALHO INDIVIDUAL FERRAMENTAS MECÂNICAS

IDADE CONTEMPORÂNEA. Prof. Iair FERRA- MENTAS MANUAIS DIVISÃO DO TRABALHO TRABALHO INDIVIDUAL FERRAMENTAS MECÂNICAS Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela máquina e da manufatura pela fábrica. ARTESANATO

Leia mais

Primeira Guerra Mundial

Primeira Guerra Mundial Os sonhos anexionistas da Sérvia, micropotência regional interessada em absorver os eslavos debaixo de uma Grande Sérvia. A sociedade alemã estava estruturada de acordo com os rígidos valores do militarismo

Leia mais

História PM Teoria e Exercícios

História PM Teoria e Exercícios Aula 00 História Soldado Teoria e Exercícios Apresentação do Edital e do Cronograma de Aulas Professor: Blenda Lara www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Aula Conteúdo Programático

Leia mais

SABADÃO CSP O PERÍODO ENTRE GUERRAS PROF. BRUNO ORNELAS

SABADÃO CSP O PERÍODO ENTRE GUERRAS PROF. BRUNO ORNELAS SABADÃO CSP O PERÍODO ENTRE GUERRAS PROF. BRUNO ORNELAS TEMAS PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL; A REVOLUÇÃO RUSSA; A CRISE DE 1929; A PRIMEIRA REPÚBLICA; O NAZIFASCISMO. ANTECEDENTES SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Leia mais

04. O INÍCIO DO SÉCULO XX E A GRANDE GUERRA

04. O INÍCIO DO SÉCULO XX E A GRANDE GUERRA 04. O INÍCIO DO SÉCULO XX E A GRANDE GUERRA La Belle Époque Visão otimista entre as grandes nações domínio sobre os continentes asiático e africano consolidação do capitalismo monopolista industrialização

Leia mais

A Primeira Guerra Mundial ( )

A Primeira Guerra Mundial ( ) A Primeira Guerra Mundial (1914 1918) Módulo 21 - Geral Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com Rivalidades e Tensões Alsácia e Lorena Velha disputa entre França e Alemanha Revanchismo Francês

Leia mais

Larissa Nunes Andrade Quadros.

Larissa Nunes Andrade Quadros. Larissa Nunes Andrade Quadros. I PARTE Cemitério francês da Primeira Guerra Mundial Para refletir! Por que esse título de Primeira Guerra Mundial? Motivos: 1. Mesmo sendo um conflito europeu, foi uma guerra

Leia mais

Questões Imperialistas

Questões Imperialistas Questões Imperialistas Questão Anglo Germânica Se a Alemanha fosse extinta amanhã, depois de amanhã não haveria um só inglês no mundo que não fosse rico. Nações lutaram durante anos por uma cidade ou um

Leia mais

2-A expansão capitalista no século XIX ficou conhecida como imperialismo, e o domínio

2-A expansão capitalista no século XIX ficou conhecida como imperialismo, e o domínio ATIVIDADES ON LINE HISTÓRIA 9º ANO 1-A industrialização acelerada de diversos países, ao longo do século XIX, alterou o equilíbrio e a dinâmica das relações internacionais. Com a Segunda Revolução Industrial

Leia mais

TUTORIAL 10R. Data: Aluno (a): Equipe de História HISTÓRIA. Colégio A. LIESSIN Scholem Aleichem - 1 - NANDA/AGO/2014-1022

TUTORIAL 10R. Data: Aluno (a): Equipe de História HISTÓRIA. Colégio A. LIESSIN Scholem Aleichem - 1 - NANDA/AGO/2014-1022 Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 10R Ensino Médio Equipe de História Data: HISTÓRIA Colégio A. LIESSIN Scholem Aleichem - 1 - NANDA/AGO/2014-1022 Colégio A. LIESSIN Scholem Aleichem - 2 - NANDA/AGO/2014-1022

Leia mais

Características Naturais

Características Naturais África Características Naturais Características Naturais Duas grandes sub-regiões Duas grandes sub-regiões Período Colonial: XVI e XVII Neocolonialismo: XVIII e XX Conferência de Berlim 1885: divisão

Leia mais

1º bimestre 2010_3ª série Contemporânea Imperialismo e neo-colonialismo. Cap. 40. Roberson de Oliveira

1º bimestre 2010_3ª série Contemporânea Imperialismo e neo-colonialismo. Cap. 40. Roberson de Oliveira 1º bimestre 2010_3ª série Contemporânea Imperialismo e neo-colonialismo. Cap. 40 Roberson de Oliveira 1. Quais os efeitos produzidos pela livre concorrência? I Revolução Industrial (1780/1850) Era do carvão

Leia mais

Primeira Guerra Mundial. Guerra das Guerras

Primeira Guerra Mundial. Guerra das Guerras Grande Guerra Guerra das Guerras Conflito armado ocorrido no início do século XX, no território europeu. Envolveu grande parte dos países do mundo e marcou o início de um período de avanços tecnológicos.

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome Nº 9º Ano Data: Professor: Piero/ Thales 1 o Bimestre Nota: (valor 1,0) a) Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos

Leia mais

WW II FEITA PARA POR FIM A TODAS AS GUERRAS. 9º ano Colégio Ser! Prof.ª Marilia C. C. Coltri

WW II FEITA PARA POR FIM A TODAS AS GUERRAS. 9º ano Colégio Ser! Prof.ª Marilia C. C. Coltri WW II FEITA PARA POR FIM A TODAS AS GUERRAS 9º ano Colégio Ser! Prof.ª Marilia C. C. Coltri Informativo Duração: De 03/09/1939 à 02/09/1945; Local: Europa, Pacífico, Atlântico, Sudeste asiático, China,

Leia mais

História 9.º ano. Hegemonia e declínio da influência europeia

História 9.º ano. Hegemonia e declínio da influência europeia História 9.º ano Hegemonia e declínio da influência europeia 1.Lê e observa, com atenção, os documentos. DOC.1 Grandes ou pequenos, antigos ou recentes, são cinco ou seis os países que detêm a maior parte

Leia mais

Primeira Guerra Mundial

Primeira Guerra Mundial Primeira Guerra Mundial 1914-1918 PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918) Soldados franceses Causas contexto Imperialismo e PAZ ARMADA Neocolonialismo. ALEMANHA X INGLATERRA MERCADO CONSUMIDOR FORMAÇÃO DOS

Leia mais

Primeira Guerra Mundial E Revolução Russa.

Primeira Guerra Mundial E Revolução Russa. Aula 17 Primeira Guerra Mundial E Revolução Russa. Esta aula abordará a Primeira Guerra Mundial, suas causas e conseqüências, entre as conseqüências; destaque para a Revolução Russa e a criação do primeiro

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: 26/03/2011 Nota: Professor: Edvaldo Valor da Prova: 50 pontos Assinatura do responsável: Orientações

Leia mais

Participação da FAB e FEB na II Guerra Mundial. Profa. Andrea

Participação da FAB e FEB na II Guerra Mundial. Profa. Andrea Participação da FAB e FEB na II Guerra Mundial Profa. Andrea A participação do Brasil na II Guerra Mundial- Governo Vargas O Brasil serviu como ponte aérea para o envio de grandes aeronaves dos EUA para

Leia mais

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 1914-1918 ANTECEDENTES Belle Époque Bela Época - período de euforia vivido pela humanidade provocado pelo advento das conquistas tecnológicas e econômicas da revolução industrial.

Leia mais

Fevereiro de 1945. Joe Rosenthal, Levantando a bandeira em Iwo Jima

Fevereiro de 1945. Joe Rosenthal, Levantando a bandeira em Iwo Jima Fevereiro de 1945. Joe Rosenthal, Levantando a bandeira em Iwo Jima www.renatoalbuquerque.yolasite.com 1 Maio de 1945 Evgueni Khaldei, Bandeira vermelha sobre o Reichtag www.renatoalbuquerque.yolasite.com

Leia mais

ALEXA X NDR D E, E O G RANDE D

ALEXA X NDR D E, E O G RANDE D ALEXANDRE, O GRANDE A Macedônia é um país localizado na região dos Balcãs, leste da Europa, que faz fronteira com a Grécia, Sérvia,Albânia e Bulgária. Foi anexada à Iugoslávia e no século XX, tornou-se

Leia mais

Geografia 8 ano Africa

Geografia 8 ano Africa Geografia 8 ano Africa 1 Existe alguma ligação entre os conflitos na África e a colocação dos países africanos quanto ao IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)? 2 O grande problema africano é a herança

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Casa comum, nossa responsabilidade. Disciplina: Geografia / ESTUDOS AUTÔNOMOS Série: 5ª - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: / /2016 Querido(a)

Leia mais

Segunda Guerra Mundial

Segunda Guerra Mundial Segunda Guerra Mundial Assinado em 28 de junho de 1919, o Tratado de Versalhes foi um acordo de paz assinado pelos países europeus, após o final da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Alemanha assumiu

Leia mais

A Política Externa Norte-Americana na Segunda Guerra Mundial

A Política Externa Norte-Americana na Segunda Guerra Mundial A Política Externa Norte-Americana na Segunda Guerra Mundial Mariana Azevedo Pernambuco, 5º período Durante o século XX, os Estados Unidos se tornou a maior potência mundial principalmente durante e após

Leia mais

II GUERRA MUNDIAL

II GUERRA MUNDIAL II GUERRA MUNDIAL 1939-1945 ASCENSÃO DOS REGIMES TOTALITÁRIOS EUROPA NO PÓS GUERRA Com o fim da Primeira Guerra Mundial, a Europa teve de enfrentar uma de suas piores crises econômicas. O uso do território

Leia mais

ATIVIDADES. Série 3º. Colégio da Polícia Militar de Goiás - Hugo

ATIVIDADES. Série 3º. Colégio da Polícia Militar de Goiás - Hugo Polícia Militar do Estado de Goiás CPMG Hugo de Carvalho Ramos Ano Letivo - 2016 Observação: lista opcional não é obrigatória a impressão e/ou fotocópia! Material complementar. Lista de exercícios para

Leia mais

PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL A Grande Guerra ou Primeira Guerra Mundial começou em agosto de 1914 e terminou em novembro de 1918. Tal evento dramático aglutinou, inicialmente, as

Leia mais

Ciências Humanas História. Guerra Fria

Ciências Humanas História. Guerra Fria Ciências Humanas História Guerra Fria Relembrando Professor Evandro R. Saracino ersaracino@gmail.com Facebook.com/ersaracino Facebook.com/errsaracino Estude o MESMO conteúdo 2x por dia Leia, leia muito,

Leia mais

Tecnologia para a destruição - Os 100 anos da Primeira Guerra

Tecnologia para a destruição - Os 100 anos da Primeira Guerra Tecnologia para a destruição - Os 100 anos da Primeira Guerra Por Renato Grandelle Busca pelo extermínio total do inimigo introduziu tanques, aviões e gases tóxicos no conflito Faltavam 16 anos para a

Leia mais

TEXTO BASE: 1ª GUERRA MUNDIAL ( ) Parte II

TEXTO BASE: 1ª GUERRA MUNDIAL ( ) Parte II TEXTO BASE: 1ª GUERRA MUNDIAL (1914-1918) Parte II Após o assassinato de Franz Ferdinand ocorre a ativação da POLÍTICA DE ALIANÇAS: a declaração de guerra da ÁUSTRIA-HÚNGIA à Sérvia faz com que a RÚSSIA

Leia mais

O surgimento da sociedade de massas. O crescimento populacional

O surgimento da sociedade de massas. O crescimento populacional O surgimento da sociedade de massas O crescimento populacional A partir de 1850, na Europa e nos Estados Unidos, houve um enorme crescimento populacional, crescimento das cidades e aparecimento das primeiras

Leia mais

Exercícios Unificação Italiana

Exercícios Unificação Italiana Exercícios Unificação Italiana 1. (Cesgranrio) Assinale a opção que apresenta uma afirmativa correta sobre o processo de unificação da Alemanha (1871) e da Itália (1870): a) Na Itália, a proclamação da

Leia mais

Sugestões de avaliação. Geografia o ano Unidade 1

Sugestões de avaliação. Geografia o ano Unidade 1 Sugestões de avaliação Geografia o ano Unidade 1 5 Nome: Data: Unidade 1 1. Associe cada um dos termos aos seus respectivos conceitos. (A) Estado (B) Nação (C) Território (D) País ( ) Território politicamente

Leia mais

Prof.ª Maria Auxiliadora

Prof.ª Maria Auxiliadora PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 1914-1918 Prof.ª Maria Auxiliadora ANTECEDENTES Belle Époque Bela Época - período de euforia vivido pela humanidade provocado pelo advento das conquistas tecnológicas e econômicas

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA II GUERRA MUNDIAL

IDADE CONTEMPORÂNEA II GUERRA MUNDIAL Os custos de um guerra são muito altos, não só econômicos,, mas humanos e psicológicos. O poder de destruição do homem é muito maior que o de construção. Primeira Guerra Mundial Quando: de 1914 a 1918

Leia mais

O MOVIMENTO ESPORTIVO INGLÊS

O MOVIMENTO ESPORTIVO INGLÊS O MOVIMENTO ESPORTIVO INGLÊS A situação política e social Regime parlamentarista estável: enquanto outros países da Europa mantinham as disputas políticas. Formação de um grande império colonial: Ásia,

Leia mais

ANTECEDENTES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

ANTECEDENTES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ANTECEDENTES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ANTECEDENTES SÉCULOS XIX E XX IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO ÁREAS DOMINADAS IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO ÁREAS DOMINADAS IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO OBJETIVOS

Leia mais

GLÓRIA FEITA DE SANGUE

GLÓRIA FEITA DE SANGUE GLÓRIA FEITA DE SANGUE A Primeira Guerra Mundial Prof. Luciano Barbian Frederico Duarte Bartz A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 1914 1918 Glória Feita de Sangue Ano: 1957 Paths of Glory Direção: Stanley Kubrick

Leia mais

INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA

INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA CRISE DO SISTEMA COLONIAL E DO ANTIGO REGIME NO CONTINENTE AMERICANO CONTEXTO Crise do Absolutismo (Antigo Regime). Expansão dos ideais Iluministas Liberalismo econômico

Leia mais

Questões orientadoras: A Europa e o Mundo no limiar do século XX. Imperialismo

Questões orientadoras: A Europa e o Mundo no limiar do século XX. Imperialismo A Europa e o Mundo no limiar do século XX 9.1 Apogeu e declínio da influência europeia Questões orientadoras: Quais são as maiores potências mundiais no final do século XIX? O que é o Imperialismo? Quais

Leia mais

O Mundo e a Grande Guerra

O Mundo e a Grande Guerra O Mundo e a Grande Guerra Aula ao Vivo A Primeira Guerra Mundial, que durou de 1914 a 1918, foi considerada por muitos de seus contemporâneos como a mais terrível das guerras. Por este motivo, tornou-se

Leia mais

Período Joanino Quando o Brasil virou capital do Império Português

Período Joanino Quando o Brasil virou capital do Império Português Período Joanino Quando o Brasil virou capital do Império Português Napoleão e Portugal 1804 Napoleão dominava a Europa, sendo coroado Imperador 1806 Bonaparte, decreta o Bloqueio Continental O objetivo:

Leia mais