Segunda Guerra Mundial

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Segunda Guerra Mundial"

Transcrição

1 Segunda Guerra Mundial

2 Assinado em 28 de junho de 1919, o Tratado de Versalhes foi um acordo de paz assinado pelos países europeus, após o final da Primeira Guerra Mundial ( ). Alemanha assumiu a responsabilidade pelo conflito mundial, comprometendo-se a cumprir uma série de exigências políticas, econômicas e militares. - reconhecimento da independência da Áustria; - devolução dos territórios da Alsácia-Lorena à França; - devolução à Polônia das províncias de Posen e Prússia Ocidental; - as cidades alemãs de Malmedy e Eupen passariam para o controle da Bélgica; - a província do Sarre passaria para o controle da Liga das Nações por 15 anos; - a região da Sonderjutlândia deveria ser devolvida à - pagamento aos países vencedores, principalmente França e Inglaterra, uma indenização pelos prejuízos causados durante a guerra. Este valor foi estabelecido em 269 bilhões de marcos. - proibição de funcionamento da aeronáutica alemã (Luftwaffe) - a Alemanha deveria ter seu exército reduzido para, no máximo, cem mil soldados; - proibição da fabricação de tanques e armamentos pesados; - redução da marinha alemã para 15 mil marinheiros, seis navios de guerra e seis cruzadores;

3 É uma forma de governo comandado somente por uma pessoa, de maneira rígida denominada totalitarismo. Muito comum em diversos regimes do século XX, este fenômeno político nasceu durante a Primeira Guerra Mundial. Os regimes de esquerda foram responsáveis por abolir a propriedade privada, coletivar os meios de produção e suprimir a religião. Enquanto isso, os de direita foram frutos de uma ideologia conservadora, dando apoio à burguesia. Neste caso, fortaleceram e fundamentaram-se em valores tradicionais, apoiaram a religião e estabeleceram tutela sobre organizações sindicais. Partidos Totalitários de Direita: Nazismo e Facismo Partidos Totalitários de Esuerda:: Stanlinismo

4

5 Seguro da neutralidade da França e da Grã-Bretanha, Hitler aproximou-se de Stalin, o governante da União Soviética, com o objetivo de assegurar o sucesso da invasão da Polônia. Em 23 de agosto de 1939, a Alemanha e a União Soviética assinaram o Pacto Nazi-Soviético de Não Agressão, pelo qual os dois governos se comprometiam a manter uma política não belicista recíproca. No dia 1 o de setembro de 1939, os exércitos alemães invadiram a Polônia e em poucos dias tomaram o chamado corredor polonês, faixa de terra que separava a parte leste da Alemanha do restante do seu território. França e Grã- Bretanha, que haviam assinado um tratado de defesa da Polônia no caso de agressão externa, declararam guerra à Alemanha dois dias depois.

6

7 O êxito nazista ocorreu devido, principalmente, à tática da guerrarelâmpago, ou blitzkrieg, que combinava um rápido avanço de tanques blindados com ataques aéreos. À ação da Alemanha na Polônia somou-se a operação da União Soviética, que invadiu a região leste do país, conforme acordo assinado com Hitler. Assim, a Polônia, enquanto Estado independente, deixava de existir. Após a conquista da Polônia, os alemães voltaram-se para a Europa ocidental. Em abril de 1940, invadiram a Dinamarca e a Noruega. No mês seguinte, eles tomaram a Bélgica, a Holanda e Luxemburgo. A ação da Luftwaffe, força aérea da Alemanha, foi determinante para as vitórias nazistas. A França não resistiu por muito tempo à invasão alemã. Em junho daquele mesmo ano, as tropas de Hitler tomaram Paris. Com a rendição da França, o país foi dividido em duas partes. O norte, incluindo Paris, a capital, foi submetido ao controle direto alemão e o sul passou a ser administrado por um governo pró-nazista. ( República de Vichy)

8

9 Nos primeiros meses de 1941, as tropas nazistas avançaram na frente leste, ocupando a Romênia, a Bulgária, a Grécia e a Iugoslávia. Com isso, Hitler aproximou-se de seu principal alvo, a União Soviética. Interessados no petróleo e no minério de ferro, matérias-primas importantes para o desenvolvimento da indústria bélica alemã, os nazistas começaram a preparar o ataque à URSS, que ficou conhecido como Operação Barbarossa. Fugindo das forças nazistas, os soviéticos destruíam plantações e toda a infraestrutura local para que o inimigo não tivesse recursos durante o seu avanço no país. Essa era a chamada tática da terra arrasada. Com a chegada do inverno, no final de 1941, aumentaram as dificuldades para o avanço do exército nazista. Os soldados de Hitler não estavam preparados para enfrentar o frio rigoroso, que chegava a 40 graus negativos. A guerra, de fato, seria decidida em território soviético.

10

11

12 O governo nazista adotou uma política de perseguição política, social, étnica e religiosa baseada na ideologia de que os alemães representavam uma raça superior, que necessitava de um espaço vital para se afirmar como grande nação. homossexuais, ciganos, negros e principalmente judeus foram sendo afastados da vida pública e econômica alemã. Na Alemanha, a maior parte dos judeus teve os seus bens expropriados e foram obrigados a viver em guetos. Com a expansão nazista durante a guerra, os judeus que viviam na Polônia e em outros países ocupados foram perseguidos pela Gestapo (polícia secreta) e pela SS e confinados em guetos. Em julho de 1941, Hitler ordenou que se colocasse em prática a solução final, ou seja, o extermínio dos judeus. Entre os anos 1941 e 1945, essa prática nazista, que ficou conhecida como holocausto, exterminou milhões de pessoas. Entre os judeus, foram aproximadamente 6 milhões de vítimas.

13

14

15

16 O primeiro ato japonês foi a conquista da Manchúria, em Seguiu-se a ocupação do leste da China, incluindo as cidades de Xangai, Nanquim e Pequim, a capital. Junho de 1941: o Japão dominou a Indochina, área de grande interesse estratégico para os Estados Unidos. Como retaliação, os Estados Unidos congelaram os bens de todos os japoneses que viviam em território norte-americano e cortaram o envio de petróleo para o país. 7 de dezembro de 1941: empreendeu um grande ataque aéreo à base naval norte-americana de Pearl Harbor, no Havaí. O ataque japonês destruiu 18 embarcações e mais de 300 aeronaves. Cerca de 2 mil soldados norte-americanos morreram. A partir do ataque à Pearl Harbor a guerra tornou-se mundial.

17

18 A primeira vitória soviética ocorreu na Batalha de Moscou, entre outubro e dezembro de 1941, quando as forças de Stalin impediram a conquista da capital. Hitler ordenou a tomada da cidade de Stalingrado (atual Volgogrado), importante centro industrial soviético. As ofensivas rumo a Stalingrado foram iniciadas em junho de Em novembro, as forças nazistas entraram na cidade depois de um ataque vitorioso. Contudo, a dura contraofensiva soviética não demorou. Além da força bélica e do efetivo militar, a defesa de Stalingrado contou com o envolvimento de toda a população civil. O frio intenso do inverno russo e a falta de víveres contribuíram para o aumento das baixas nas tropas nazistas, que se recusavam à rendição. A Batalha de Stalingrado foi concluída apenas em fevereiro de 1943, com a vitória soviética. Os cerca de 100 mil soldados nazistas que sobreviveram, extremamente debilitados pelo frio, pela fome e pelas doenças, foram feitos prisioneiros.

19

20 Vargas ambicionava criar no Brasil uma indústria de base e negociava, tanto com os nazifascistas quanto com os Aliados. Os Estados Unidos, sob o governo de Franklin Roosevelt, agiram rapidamente e ofereceram uma ajuda de US$ 20 milhões, que foi prontamente aceita por Vargas. Após a entrada dos Estados Unidos no conflito, o governo brasileiro foi pressionado a apoiar publicamente as forças aliadas e a ceder pontos estratégicos no Nordeste do país para a instalação de bases aéreas norte-americanas. Em 22 de agosto de 1942, após navios brasileiros carregados de mercadorias e alimentos destinados aos Aliados serem atacados por submarinos alemães, Vargas declarou guerra à Alemanha, à Itália e ao Japão.

21

22 A participação do Brasil no conflito levou à criação, em 1943, da Força Expedicionária Brasileira (FEB), uma divisão de guerra da infantaria do exército brasileiro. As primeiras tropas da FEB, treinadas pelos norteamericanos e incorporadas às forças aliadas, foram enviadas para a Itália. Ao todo, eram aproximadamente 25 mil soldados, que ficaram conhecidos como pracinhas.

23

24 A operação decisiva para aniquilar as forças nazistas na frente ocidental foi o ataque aliado à costa da Normandia, no norte da França, no dia 6 de junho de 1944, mais conhecido como o Dia D. Comandada pelo general norte-americano Dwight Eisenhower. 150 mil soldados aliados, organizados em cinco frentes, cerca de 6 mil navios, mais de 10 mil aeronaves e milhares de paraquedistas. Para confundir as defesas nazistas, os Aliados divulgaram informações contraditórias quanto ao local e dia do ataque. A estratégia funcionou, mas, apesar de surpreendidos pelo ataque, os nazistas ofereceram dura resistência. Com grande número de baixas, os Aliados conseguiram vencer e chegar a Paris em agosto daquele ano. O sucesso da operação abriu caminho para iniciar uma nova marcha aliada rumo à Alemanha.

25

26 No Pacífico, Estados Unidos e Japão travavam duras batalhas. A partir de 1943, os norte-americanos tomaram o controle de diversas ilhas que estavam sob controle japonês. Os ataques suicidas de pilotos japoneses, iniciados em junho de 1944, provocavam muitas baixas. Esses pilotos, conhecidos como kamikazes, atiravam seus aviões carregados com explosivos contra embarcações inimigas provocando muitos naufrágios. Os Estados Unidos testavam uma nova bomba, baseada na fissão de urânio. Comandantes do exército norte-americano e o presidente Harry Truman concluíram que o momento da guerra era ideal para testá-la. A primeira bomba foi lançada contra a cidade japonesa de Hiroshima, em 6 de agosto de Cerca de 70 mil pessoas morreram na hora. No dia 9 de agosto, mais uma bomba foi lançada sobre o Japão, dessa vez na cidade de Nagasaki, matando na hora cerca de 80 mil pessoas.

27

28 Moderna compartilha Portal positivo

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL 1939-1945 COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL 1939-1945 COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL 1939-1945 COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS Organismo criada para impedir a ocorrência de novos conflitos na proporção da Primeira Guerra. Responsável por aplicar as cláusulas

Leia mais

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 1945)

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 1945) SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 1945) CAUSAS PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL TRATADO DE VERSALHES ASCENSÃO JAPONESA NAZISMO + FASCISMO DISPUTA IMPERIALISTA PELA QUESTÃO IDEOLÓGICA PAÍSES DO EIXO EIXO ROMA-BERLIM

Leia mais

WW II FEITA PARA POR FIM A TODAS AS GUERRAS. 9º ano Colégio Ser! Prof.ª Marilia C. C. Coltri

WW II FEITA PARA POR FIM A TODAS AS GUERRAS. 9º ano Colégio Ser! Prof.ª Marilia C. C. Coltri WW II FEITA PARA POR FIM A TODAS AS GUERRAS 9º ano Colégio Ser! Prof.ª Marilia C. C. Coltri Informativo Duração: De 03/09/1939 à 02/09/1945; Local: Europa, Pacífico, Atlântico, Sudeste asiático, China,

Leia mais

Geopolítica Antecedentes históricos: I e II Guerras, Guerra Fria. Rosely Gaeta. Fontes: Cap 1-31

Geopolítica Antecedentes históricos: I e II Guerras, Guerra Fria. Rosely Gaeta. Fontes: Cap 1-31 Geopolítica Antecedentes históricos: I e II Guerras, Guerra Fria Rosely Gaeta 1 Fontes: Cap 1-31 3 Vesentini; Notas de Aula Apostila do Prof Dr Almir Volpi Mapas: Wikipedia Tratado de Versalhes O que foi

Leia mais

Primeira Guerra Mundial

Primeira Guerra Mundial Aulas 39 40 Primeira Guerra Mundial 1 Causas Setor 1602 2 Desenvolvimento 3 Conferência de Paris (1919) ealvespr@gmail.com Objetivo da aula Apresentar as causas e as consequências da Primeira Guerra Mundial.

Leia mais

Fatores que contribuíram para a eclosão do conflito: 1. Concorrência econômica (choque de imperialismos):

Fatores que contribuíram para a eclosão do conflito: 1. Concorrência econômica (choque de imperialismos): Fatores que contribuíram para a eclosão do conflito: 1. Concorrência econômica (choque de imperialismos): Inglaterra (1º país industrializado) X Alemanha (aceleradamente desenvolvida após a unificação);

Leia mais

- Antecedentes/causas (década de 1930):. Novas discussões sobre o IMPERIALISMO. Fortalecimento de regimes totalitários nazifascistas.

- Antecedentes/causas (década de 1930):. Novas discussões sobre o IMPERIALISMO. Fortalecimento de regimes totalitários nazifascistas. A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( 1939-1945) - Antecedentes/causas (década de 1930):. Novas discussões sobre o IMPERIALISMO. Fortalecimento de regimes totalitários nazifascistas. Invasão da CHINA (1931 - Manchúria)

Leia mais

AULA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

AULA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL AULA 13 16 SEGUNDA GUERRA MUNDIAL Introdução: As causas da Segunda Guerra Mundial Um conflito desta magnitude não começa sem importantes causas ou motivos. Podemos dizer que vários fatores influenciaram

Leia mais

Primeira Guerra Mundial [Questões]

Primeira Guerra Mundial [Questões] Primeira Guerra Mundial [Questões] ::: Fonte Do Saber - Mania de Conhecimento ::: adsense1 PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL - QUESTIONÁRIO ADSENSE2 1) Dê o significado das expressões abaixo: a- Pan Eslavismo União

Leia mais

Prof. Bosco Torres CE_08_Conjuntura Internacional do Pós-Guerra

Prof. Bosco Torres CE_08_Conjuntura Internacional do Pós-Guerra CONJUNTURA INTERNACIONAL DO PÓS-GUERRA Evolução da Estrutura do Comércio Internacional DISCIPLINA: Comércio Exterior FONTE: DIAS, Reinaldo. RODRIGUES, Waldemar. Comércio Exterior Teoria e Gestão. Atlas.

Leia mais

O FIM GUERRA FRIA MOTIVOS PARA O FIM DA BIPOLARIDADE E O SURGIMENTO DE UMA NOVA ORDEM MUNDIAL

O FIM GUERRA FRIA MOTIVOS PARA O FIM DA BIPOLARIDADE E O SURGIMENTO DE UMA NOVA ORDEM MUNDIAL O FIM GUERRA FRIA MOTIVOS PARA O FIM DA BIPOLARIDADE E O SURGIMENTO DE UMA NOVA ORDEM MUNDIAL ACORDOS, CONFERÊNCIAS E TRATADOS RELACIONADOS A 2 GUERRA MUNDIAL CONFERÊNCIA DO CAIRO (11/1943) * Encontro

Leia mais

PREPARATÓRIO ESPCEX HISTÓRIA GERAL. Aula 19 Segunda Guerra Mundial

PREPARATÓRIO ESPCEX HISTÓRIA GERAL. Aula 19 Segunda Guerra Mundial PREPARATÓRIO ESPCEX HISTÓRIA GERAL Aula 19 Segunda Guerra Mundial A Europa pré-1939 (I) 2 Caracterização 1939 a 1945. 35 milhões de mortos. 190 milhões de feridos (em números aproximados) O Eixo: ALE,

Leia mais

2ª Guerra Mundial

2ª Guerra Mundial 2ª Guerra Mundial 1939-1945 http://historiaonline.com.br Antecedentes da Guerra Política de apaziguamento: LIGA DAS NAÇÕES Tolerância excessiva em relação às violações do Tratado de Versalhes e Saint Germain.

Leia mais

Fatores da Segunda Guerra

Fatores da Segunda Guerra EUROPA 1942 Fatores da Segunda Guerra O império Austro-Húngaro desintegrou-se dando origem a Áustria, Hungria e Tchecoslováquia O império Turco- Otomano desapareceu dando origem a Turquia. Tratado de Versalhes

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA II GUERRA MUNDIAL

IDADE CONTEMPORÂNEA II GUERRA MUNDIAL Os custos de um guerra são muito altos, não só econômicos,, mas humanos e psicológicos. O poder de destruição do homem é muito maior que o de construção. Primeira Guerra Mundial Quando: de 1914 a 1918

Leia mais

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL SEGUNDA GUERRA MUNDIAL Alianças político-militares: Eixo: Itália, Alemanha e Japão Aliados: EUA, URSS, França e Inglaterra 1ª FASE - Cronologia da Guerra Expansão Alemã: 1931: Japão anexa a Manchúria;

Leia mais

HISTÓRIA. aula Segunda Guerra Mundial ( )

HISTÓRIA. aula Segunda Guerra Mundial ( ) HISTÓRIA aula Segunda Guerra Mundial (1939 1945) Após a Primeira Guerra Motivação para movimentos totalitários Nazismo (Alemanha) Fascismo (Itália) EUA como grande potência mundial Formação da União das

Leia mais

06/06/1944 Dia D marca a chegada dos Aliados à França

06/06/1944 Dia D marca a chegada dos Aliados à França 06/06/1944 Dia D marca a chegada dos Aliados à França Embora o termo Dia D seja rotineiramente usado em um contexto militar para o dia de uma operação ou um evento planejado, para muitas pessoas esta expressão

Leia mais

2ª GUERRA MUNDIAL 1939 a 1945

2ª GUERRA MUNDIAL 1939 a 1945 2ª GUERRA MUNDIAL 1939 a 1945 HITLER PRECISAVA JUSTIFICAR SEUS INVESTIMENTOS EM ARMAS HITLER PRECISAVA DESVIAR ATENÇÃO DA POPULAÇÃO DOS PROBLEMAS ECONÔMICOS MAIS GRAVES E ALIMENTAR O NACIONALISMO. HITLER

Leia mais

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas RUBENS expostos. RAMIRO Todo JR exemplo (TODOS citado

Leia mais

Ordem geopolítica e econômica

Ordem geopolítica e econômica Ordem geopolítica e econômica Ordem internacional: arranjo geopolítico e econômico que regula as relações entre as nações do mundo em determinado momento histórico. A ordem geopolítica Durante a Segunda

Leia mais

Participação da FAB e FEB na II Guerra Mundial. Profa. Andrea

Participação da FAB e FEB na II Guerra Mundial. Profa. Andrea Participação da FAB e FEB na II Guerra Mundial Profa. Andrea A participação do Brasil na II Guerra Mundial- Governo Vargas O Brasil serviu como ponte aérea para o envio de grandes aeronaves dos EUA para

Leia mais

II GUERRA MUNDIAL

II GUERRA MUNDIAL II GUERRA MUNDIAL 1939-1945 ASCENSÃO DOS REGIMES TOTALITÁRIOS EUROPA NO PÓS GUERRA Com o fim da Primeira Guerra Mundial, a Europa teve de enfrentar uma de suas piores crises econômicas. O uso do território

Leia mais

Ano lectivo de 2009/2010 Geografia 7ºano. A União Europeia

Ano lectivo de 2009/2010 Geografia 7ºano. A União Europeia Ano lectivo de 2009/2010 Geografia 7ºano A União Europeia A origem da UE Com o final da Segunda Guerra Mundial ( 1939-1945) e a emergência das duas grandes potências mundiais: E.U.A e União Soviética,

Leia mais

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL SEGUNDA GUERRA MUNDIAL1939-1945 CAUSAS -Continuação da Primeira Guerra; *disputas imperialistas; *mesmos países controlando os mercados; *crises econômicas: empobrecimento dos trabalhadores nos anos 20

Leia mais

Aula 11 História 4B OS IMPERIALISMOS I

Aula 11 História 4B OS IMPERIALISMOS I Aula 11 História 4B OS IMPERIALISMOS I Imperialismo Domínio imposto por uma nação poderosa sobre regiões ou países considerados mais fracos sob os aspectos político, militar e econômico. IMPERIALISMO EUROPEU

Leia mais

A Política Externa Norte-Americana na Segunda Guerra Mundial

A Política Externa Norte-Americana na Segunda Guerra Mundial A Política Externa Norte-Americana na Segunda Guerra Mundial Mariana Azevedo Pernambuco, 5º período Durante o século XX, os Estados Unidos se tornou a maior potência mundial principalmente durante e após

Leia mais

Em 1929 o mundo enfrenta a Grande Depressão, após o Crack da Bolsa de NY. Ascensão dos discursos nacionalistas

Em 1929 o mundo enfrenta a Grande Depressão, após o Crack da Bolsa de NY. Ascensão dos discursos nacionalistas 1939-1945 Após a 1ª Guerra Mundial, as potências vencedoras, na Europa, promoveram uma série de tratados com um forte caráter de vingança. Ex. Tratado de Versalhes A Alemanha teve suas forças armadas desmontada

Leia mais

Maior batalha de tanques da Segunda Guerra Mundial aconteceu há 70 anos

Maior batalha de tanques da Segunda Guerra Mundial aconteceu há 70 anos Maior batalha de tanques da Segunda Guerra Mundial aconteceu há 70 anos Há 70 anos, no dia 12 de julho de 1943, no campo de Prokhorovka, a 56 quilômetros para norte da cidade de Belgorod, teve lugar a

Leia mais

Imperialismo. Evandro Albuquerque de Andrade

Imperialismo. Evandro Albuquerque de Andrade Imperialismo Evandro Albuquerque de Andrade Conceito Termo empregado para caracterizar a expansão ou tendência de ampliação política e econômica de uma nação. Os meios utilizados para a consecução desses

Leia mais

Prof. Bosco Torres CE_16_União_Europeia 1

Prof. Bosco Torres CE_16_União_Europeia 1 UNIÃO EUROPEIA DISCIPLINA: Comércio Exterior FONTE: DIAS, Reinaldo. RODRIGUES, Waldemar. Comércio Exterior Teoria e Gestão. Atlas. São Paulo: 2004. Outras fontes CE_16_União_Europeia 1 Blocos Econômicos

Leia mais

TRATADO DE LISBOA EM POUCAS PALAVRAS MNE DGAE

TRATADO DE LISBOA EM POUCAS PALAVRAS MNE DGAE EM POUCAS PALAVRAS OS PRIMEIROS PASSOS DATA/LOCAL DE ASSINATURA E ENTRADA EM VIGOR PRINCIPAIS MENSAGENS QUIZ 10 PERGUNTAS E RESPOSTAS OS PRIMEIROS PASSOS No século XX, depois das Guerras Mundiais (a 2ª

Leia mais

7 Crises, embates ideológicos e mutações culturais na primeira metade do séc. XX

7 Crises, embates ideológicos e mutações culturais na primeira metade do séc. XX 7 Crises, embates ideológicos e mutações culturais na primeira metade do séc. XX 1. As transformações das primeiras [3] décadas do século. 2. O agudizar das tensões políticas e sociais a partir dos anos

Leia mais

UNICAMP 2ª GUERRA MUNDIAL HISTÓRIA GEAL

UNICAMP 2ª GUERRA MUNDIAL HISTÓRIA GEAL 1. (Unicamp 2009) Os animais humanizados de Walt Disney serviam à glorificação do estilo de vida americano. Quando os desenhos de Disney já eram famosos no Brasil, o criador de Mickey chegou aqui como

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 2F

CADERNO DE EXERCÍCIOS 2F CADERNO DE EXERCÍCIOS 2F Ensino Médio Ciências Humanas Questão Conteúdo Habilidade da Matriz da EJA/FB 1 Consumo e Consumismo H50, H63 2 Segunda Guerra Mundial H31, H46 3 Mobilidade Populacional: migrações

Leia mais

03) Explique os conceitos de espaço vital e pangermanismo existentes na política externa da Alemanha nazista.

03) Explique os conceitos de espaço vital e pangermanismo existentes na política externa da Alemanha nazista. COLÉGIO PEDRO II CAMPUS HUMAITÁ II EXERCÍCIOS - Revisão 9ºANO PROFESSOR Cristiano Campos QUESTÃO 01 01) Cite algumas características dos movimentos e governos fascistas. QUESTÃO 02 02) Identifique as características

Leia mais

NEOCOLONIALISMO: Capitalismo industrial e financeiro; Objetivos: mercados consumidores de manufaturas e fornecedores de matériasprimas; busca de colôn

NEOCOLONIALISMO: Capitalismo industrial e financeiro; Objetivos: mercados consumidores de manufaturas e fornecedores de matériasprimas; busca de colôn IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO. Profº Marcos Victor CONTEXTO HISTÓRICO: Segunda metade do século XIX quando a expansão dos países europeus industrializados levam as partilhas dos continentes africano e

Leia mais

Prof. David Nogueira. quinta-feira, 2 de junho de 2011

Prof. David Nogueira. quinta-feira, 2 de junho de 2011 1 Antecedentes/causas (década de 30): Fortalecimento de regimes totalitários nazifascistas. Invasão da CHI (1931 - Manchúria) pelo JAP. Invasão da Etiópia (1935) pela ITA. Desrespeito da ALE ao Tratado

Leia mais

MATERIAL DE APOIO História 8ª Série

MATERIAL DE APOIO História 8ª Série MATERIAL DE APOIO História 8ª Série REPÚBLICA VELHA: DOMINAÇÃO No Brasil da República Velha o voto não era secreto, como hoje em dia, e as fraudes eleitorais eram frequentes. No poder, revezavam-se principalmente

Leia mais

I - envolvido um número nunca visto de países e continentes. II - promovido uma mobilização total de recursos humanos e materiais.

I - envolvido um número nunca visto de países e continentes. II - promovido uma mobilização total de recursos humanos e materiais. 1 - Considerando a crise do capitalismo liberal nos EUA, nas décadas de 1920 e 30, é possível afirmar: a) A quebra da Bolsa de Valores de Nova York, em outubro de 1929, foi o fato gerador da crise de superprodução

Leia mais

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) COLÉGIO OLIMPO - BH DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORA: FABIANA PATRÍCIA FERREIRA SÉRIE/ANO: 9º.

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) COLÉGIO OLIMPO - BH DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORA: FABIANA PATRÍCIA FERREIRA SÉRIE/ANO: 9º. A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 1945) COLÉGIO OLIMPO - BH DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORA: FABIANA PATRÍCIA FERREIRA SÉRIE/ANO: 9º. A GUERRA CIVIL ESPANHOLA (1936 1939) Em 1931, a população descontente

Leia mais

CHINA potência do século XXI

CHINA potência do século XXI OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. A MÓDULO 36 CHINA potência do século XXI O DOMÍNIO ESTRANGEIRO - No século XIX e início do XX: neocolonialismo e o imperialismo já haviam submetido a China aos interesses capitalistas

Leia mais

Ciências Humanas História. Segunda Guerra Mundial e Consequências

Ciências Humanas História. Segunda Guerra Mundial e Consequências Ciências Humanas História Segunda Guerra Mundial e Consequências Relembrando Professor Evandro R. Saracino ersaracino@gmail.com Facebook.com/ersaracino Facebook.com/errsaracino Estude o MESMO conteúdo

Leia mais

Aula5 A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. Valéria Maria Santana Oliveira

Aula5 A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. Valéria Maria Santana Oliveira Aula5 A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL META Compreender as motivações que levaram diversos países do mundo a aderirem ao conflito global e suas consequências.. OBJETIVOS Ao final da aula o(a) aluno(a) deverá:

Leia mais

História B aula 22 Segunda Guerra Mundial I

História B aula 22 Segunda Guerra Mundial I História B aula 22 Segunda Guerra Mundial I Segunda Guerra Mundial 1939-1945 PERÍODO ENTRE-GUERRAS 1a Guerra: 1914-18 2a Guerra: 1939-45 Mussolini estabeleceu um acordo com Hitler no ano de 1936 - Eixo

Leia mais

Não ã col o ilg i a g m a o m s o Es E ta t d a o d s o,, un u i n m i o m s o ho h m o e m n e s n ".. Jean Monnet

Não ã col o ilg i a g m a o m s o Es E ta t d a o d s o,, un u i n m i o m s o ho h m o e m n e s n .. Jean Monnet Noção e Formas de Integração Económica Não coligamos Estados, unimos homens". Jean Monnet Identificar a UE A linguagem dos símbolos 9 de Maio Dia da Europa Ode à Alegria Hino Europeu A 9 de Maio de 1950,

Leia mais

2º GUERRA ( )

2º GUERRA ( ) 2º BIMESTRE - 2016 Disciplina: História Série: 3º Ano Professor: Otto Terra TEXTO 4 e 5 Copiar no Caderno. (28, 29/04 e 02/05/16) 2º GUERRA (1939-1945) Declaração de Guerra da Inglaterra e França sobre

Leia mais

-Explicar os principais antecedentes e causas da Segunda Guerra Mundial. -Descrever a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial.

-Explicar os principais antecedentes e causas da Segunda Guerra Mundial. -Descrever a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial. UD IV ASSUNTO 4. A 2ª GUERRA MUNDIAL OBJETIVOS: -Explicar os principais antecedentes e causas da Segunda Guerra Mundial. -Diferenciar as fases da Segunda Guerra Mundial. -Descrever a participação do Brasil

Leia mais

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES GEOGRAFIA AULA. Conteúdo: Geopolítica e Conflitos Entre os Séculos XIX e XX

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES GEOGRAFIA AULA. Conteúdo: Geopolítica e Conflitos Entre os Séculos XIX e XX Conteúdo: Geopolítica e Conflitos Entre os Séculos XIX e XX Habilidade: Analisar a interferência na organização dos territórios a partir das guerras mundiais. Geopolítica e Território A Europa foi cenário

Leia mais

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. Professor Eustáquio Vidigal

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. Professor Eustáquio Vidigal SEGUNDA GUERRA MUNDIAL Professor Eustáquio Vidigal www.centroestrategia.com.br Antecedentes da Segunda Guerra Tratado de Versalhes Liga das Nações Ditaduras Internacionais: ü Japão ü Itália ü Alemanha

Leia mais

5/8/2010. Professora Juliana Fraga La Salle Esteio

5/8/2010. Professora Juliana Fraga La Salle Esteio IMPERIALISMOS Professora Juliana Fraga La Salle Esteio Ainda hoje encontramos algumas frases como essas. 1 Anos 60 jovens de vários países protestavam contra o imperialismo, mas afinal: o que era o Imperialismo?

Leia mais

IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO NO SÉCULO XIX. MARCOS ROBERTO

IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO NO SÉCULO XIX. MARCOS ROBERTO IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO NO SÉCULO XIX. MARCOS ROBERTO CONTEXTO Segunda metade do século XIX quando a expansão dos países europeus industrializados leva a partilha dos continentes africano e asiático;

Leia mais

Seminário sobre Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul - SisGAAz

Seminário sobre Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul - SisGAAz Seminário sobre Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul - SisGAAz Diretor da DGePEM Diretoria de Gestão de Programas Estratégicos da Marinha, Vice-Almirante Antonio Carlos Frade Carneiro Por Luiz Padilha

Leia mais

A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO A busca por oportunidades iguais de trabalho e renda entre homens e mulheres é o foco de discussão entre grupos feministas em todos os países. A discriminação no campo de

Leia mais

MERCADO DE ALIMENTOS E BEBIDAS UNIÃO EUROPEIA E CHINA

MERCADO DE ALIMENTOS E BEBIDAS UNIÃO EUROPEIA E CHINA MERCADO DE ALIMENTOS E BEBIDAS UNIÃO EUROPEIA E CHINA INFORMAÇÕES PARA A FEIRA SIAL 2016 PARIS (FRANÇA) INTRODUÇÃO A SIAL (Salon International de l'alimentation) é considerada a maior feira de alimentos

Leia mais

Fevereiro de 1945. Joe Rosenthal, Levantando a bandeira em Iwo Jima

Fevereiro de 1945. Joe Rosenthal, Levantando a bandeira em Iwo Jima Fevereiro de 1945. Joe Rosenthal, Levantando a bandeira em Iwo Jima www.renatoalbuquerque.yolasite.com 1 Maio de 1945 Evgueni Khaldei, Bandeira vermelha sobre o Reichtag www.renatoalbuquerque.yolasite.com

Leia mais

Este caderno, com oito páginas numeradas sequencialmente, contém cinco questões de Geografia. Não abra o caderno antes de receber autorização.

Este caderno, com oito páginas numeradas sequencialmente, contém cinco questões de Geografia. Não abra o caderno antes de receber autorização. 04/07/2010 Caderno de prova Este caderno, com oito páginas numeradas sequencialmente, contém cinco questões de Geografia. Não abra o caderno antes de receber autorização. Instruções 1. Verifique se você

Leia mais

1ª GUERRA MUNDIAL (1914-1918)

1ª GUERRA MUNDIAL (1914-1918) 1ª GUERRA MUNDIAL (1914-1918) 1ª GUERRA MUNDIAL (1914-1918) A Primeira Guerra Mundial colocou fim ao que se convencionou chamar de Belle Époque (1871-1914): período em que as grandes potências europeias

Leia mais

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL SEGUNDA GUERRA MUNDIAL 1939-45 11/3/2010 TIS 1 CLC_7 FERNANDO GUITA GRUPO: JOÃO ALEXANDRE, TOMÉ E THEODORE DEFINIÇÃO A segunda guerra mundial foi um acontecimento que teve impacto no mundo inteiro. 11/3/2010

Leia mais

2ª GUERRA MUNDIAL

2ª GUERRA MUNDIAL 2ª GUERRA MUNDIAL 1939-1945 Esta guerra é, de fato, uma continuação da anterior. ( Churchill ) 1. ANTECEDENTES: A ENTRE GUERRAS: REVANCHISMOS. TRATADO DE VERSALHES. DANOS FINANCEIROS. CRISE ECONÔMICA.

Leia mais

Taxa de Ocupação (em %)

Taxa de Ocupação (em %) Ocupação de agosto dos hotéis cariocas atinge 66,12% Viagens de negócios e numero de turistas brasileiros tiveram aumento Os hotéis cariocas registraram 66,12% de ocupação no mês de agosto, ficando 1,06

Leia mais

O surgimento da sociedade de massas. O crescimento populacional

O surgimento da sociedade de massas. O crescimento populacional O surgimento da sociedade de massas O crescimento populacional A partir de 1850, na Europa e nos Estados Unidos, houve um enorme crescimento populacional, crescimento das cidades e aparecimento das primeiras

Leia mais

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 46 DESCOLONIZAÇÃO: ANTECEDENTES

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 46 DESCOLONIZAÇÃO: ANTECEDENTES HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 46 DESCOLONIZAÇÃO: ANTECEDENTES Fixação 1) (UFV) Diante da polarização internacional entre os EUA e a URSS, vários representantes de Estados da África e da Ásia, entre os quais

Leia mais

ALEXA X NDR D E, E O G RANDE D

ALEXA X NDR D E, E O G RANDE D ALEXANDRE, O GRANDE A Macedônia é um país localizado na região dos Balcãs, leste da Europa, que faz fronteira com a Grécia, Sérvia,Albânia e Bulgária. Foi anexada à Iugoslávia e no século XX, tornou-se

Leia mais

A Grande Guerra M Filipe Sousa 2012

A Grande Guerra M Filipe Sousa 2012 A Grande Guerra M Filipe Sousa 2012 A rivalidade económica. As rivalidades entre os estados europeus. *1915 sai Itália, entram Bulgária e Turquia As alianças militares: As Potências Centrais e os Aliados.

Leia mais

Crescimento demográfico. Crescimento da população Teorias populacionais Política demográfica

Crescimento demográfico. Crescimento da população Teorias populacionais Política demográfica Crescimento demográfico Crescimento da população Teorias populacionais Política demográfica Crescimento demográfico Crescimento demográfico Crescimento vegetativo (ou natural) acrescido de... Taxa de imigração

Leia mais

Documento 1 Número de bombas e ogivas nucleares dos EUA e da URSS (1945-90)

Documento 1 Número de bombas e ogivas nucleares dos EUA e da URSS (1945-90) EXAME HISTÓRIA A 1ª FASE 2010 página 1/6 GRUPO II AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: DO TEMPO DA GUERRA FRIA AO MUNDO ACTUAL Este grupo baseia-se na análise dos seguintes documentos: Doc. 1 Número de bombas e

Leia mais

06/06/1944 Dia D marca a chegada dos Aliados à França

06/06/1944 Dia D marca a chegada dos Aliados à França 06/06/1944 Dia D marca a chegada dos Aliados à França Embora o termo Dia D seja rotineiramente usado em um contexto militar para o dia de uma operação ou um evento planejado, para muitas pessoas esta expressão

Leia mais

TAXA DE OCUPAÇÃO HOTELEIRA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

TAXA DE OCUPAÇÃO HOTELEIRA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO TAXA DE OCUPAÇÃO HOTELEIRA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Rio de Janeiro, em parceria com a Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro Novembro

Leia mais

O navio de guerra americano que está dando dor de cabeça à China

O navio de guerra americano que está dando dor de cabeça à China O navio de guerra americano que está dando dor de cabeça à China Um navio da Marinha dos Estados Unidos está gerando dores de cabeça para o governo chinês. O navio se aproximou das ilhas artificiais que

Leia mais

Tecnologia para a destruição - Os 100 anos da Primeira Guerra

Tecnologia para a destruição - Os 100 anos da Primeira Guerra Tecnologia para a destruição - Os 100 anos da Primeira Guerra Por Renato Grandelle Busca pelo extermínio total do inimigo introduziu tanques, aviões e gases tóxicos no conflito Faltavam 16 anos para a

Leia mais

Vestibular da Fundação Getúlio Vargas Direito 2007. Grade de Correção da Prova de História

Vestibular da Fundação Getúlio Vargas Direito 2007. Grade de Correção da Prova de História Vestibular da Fundação Getúlio Vargas Direito 2007 Grade de Correção da Prova de História 1. Introdução A prova de História teve como um dos seus objetivos realizar junto aos candidatos uma aferição de

Leia mais

9º ano - 2016 Colégio Ser! Prof.ª Marilia C. Camillo PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

9º ano - 2016 Colégio Ser! Prof.ª Marilia C. Camillo PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 9º ano - 2016 Colégio Ser! Prof.ª Marilia C. Camillo PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL CAUSAS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL Imperialismo (busca de mercados consumidores e matérias-primas); Neocolonialismo (partilha

Leia mais

Apesar das vitórias, ainda há quem deprecie papel da FEB na 2ª Guerra

Apesar das vitórias, ainda há quem deprecie papel da FEB na 2ª Guerra Apesar das vitórias, ainda há quem deprecie papel da FEB na 2ª Guerra Por Luiz Eduardo Rocha Paiva Na 2ª Guerra Mundial, quando o Brasil combatia junto aos aliados contra o Eixo nazifascista, fevereiro,

Leia mais

Protocolo sobre as preocupações do povo irlandês a respeito do Tratado de Lisboa

Protocolo sobre as preocupações do povo irlandês a respeito do Tratado de Lisboa CONFERÊNCIA DOS REPRESENTANTES DOS GOVERNOS DOS ESTADOS-MEMBROS Bruxelas, 14 de maio de 2012 (OR. en) CIG 1/12 Assunto: Protocolo sobre as preocupações do povo irlandês a respeito do Tratado de Lisboa

Leia mais

II GUERRA MUNDIAL ( )

II GUERRA MUNDIAL ( ) II GUERRA MUNDIAL (1939-45) Alemanha: Desenvolvimento: Quebra do Tratado de Versalhes: militarização e desenvolvimento industrial; França e Inglaterra permitem para barrar avanço soviético no leste europeu

Leia mais

HISTÓRIA 3 ANO PROF. AMAURY PIO PROF. EDUARDO GOMES ENSINO MÉDIO

HISTÓRIA 3 ANO PROF. AMAURY PIO PROF. EDUARDO GOMES ENSINO MÉDIO HISTÓRIA 3 ANO PROF. AMAURY PIO PROF. EDUARDO GOMES ENSINO MÉDIO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II A Guerra Fria e seu Contexto. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 6.2 Conteúdo II Guerra Mundial - causas.

Leia mais

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL P R O F. ª V I V I A NE J O R DÃO

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL P R O F. ª V I V I A NE J O R DÃO SEGUNDA GUERRA MUNDIAL P R O F. ª V I V I A NE J O R DÃO INTRODUÇÃO Primeiro conflito militar de escala global, a II Guerra Mundial envolveu nações de todos os continentes, estendeu-se de 1939 a 1945 e

Leia mais

Ciências Humanas História. Guerra Fria

Ciências Humanas História. Guerra Fria Ciências Humanas História Guerra Fria Relembrando Professor Evandro R. Saracino ersaracino@gmail.com Facebook.com/ersaracino Facebook.com/errsaracino Estude o MESMO conteúdo 2x por dia Leia, leia muito,

Leia mais

Brasil planeja lançamento de três satélites nos próximos 13 anos

Brasil planeja lançamento de três satélites nos próximos 13 anos Brasil planeja lançamento de três satélites nos próximos 13 anos Presidente da Telebras, Caio Bonilha Por Vitor Abdala Rio de Janeiro O governo brasileiro pretende lançar, nos próximos 13 anos, três satélites

Leia mais

Anuário Estatístico de Turismo - 2016

Anuário Estatístico de Turismo - 2016 Secretaria Executiva Ministério do Turismo Anuário Estatístico de Turismo - 2016 Volume 43 Ano base 2015 Sumário I - Turismo receptivo 1. Chegadas de turistas ao Brasil - 2014-2015 1.1. Chegadas de turistas

Leia mais

PARTICIPAÇÃO DO PORTO DE SANTOS SOBE PARA 30,8% NA BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA

PARTICIPAÇÃO DO PORTO DE SANTOS SOBE PARA 30,8% NA BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA Página 1 de 6 Atualizado às 11:04, 28-04-2016 Pesquisar... h cib ENTRAR Destaques Licenciamento ambiental pode deixar de existir Notícias Portos e logística PARTICIPAÇÃO DO PORTO DE SANTOS SOBE PARA 30,8%

Leia mais

Revista ISSN 2179-5037

Revista ISSN 2179-5037 51 Revista ISSN 2179-5037 CARTAZES DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: SIGNIFICADOS A PARTIR DE ANÁLISE SEMIÓTICA Denise Castilhos de Araujo 1 Maria Eduarda Dresch 2 RESUMO: Este artigo busca refletir acerca de

Leia mais

Autor: Guilherme Rosa Duarte

Autor: Guilherme Rosa Duarte A Segunda Guerra Mundial foi um conflito bélico que ocorreu na primeira metade do século XX, envolvendo mais de setenta nações e opondo os Aliados às Potências do Eixo. A guerra teve início em 1 de setembro

Leia mais

A Estrada 47 resgata a quase inexistente memória da participação brasileira na 2ª Guerra Mundial

A Estrada 47 resgata a quase inexistente memória da participação brasileira na 2ª Guerra Mundial A Estrada 47 resgata a quase inexistente memória da participação brasileira na 2ª Guerra Mundial Fruto de uma coprodução entre Brasil, Itália e Portugal, A Estrada 47 conta a história fictícia de quatro

Leia mais

A COBRA VAI FUMAR : A PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

A COBRA VAI FUMAR : A PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL A COBRA VAI FUMAR : A PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL A COBRA VAI FUMAR : THE BRAZILIAN PARTICIPATION IN THE SECOND WORLD WAR 1 RESUMO Este artigo tem como finalidade compreender a participação

Leia mais

Tramita no Congresso Nacional a Proposta de Emenda

Tramita no Congresso Nacional a Proposta de Emenda Redução da jornada de trabalho - Mitos e verdades Apresentação Jornada menor não cria emprego Tramita no Congresso Nacional a Proposta de Emenda à Constituição 231/95 que reduz a jornada de trabalho de

Leia mais

Boletim nº VIII, Agosto de 2012 Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná Ocepar, Curitiba. agroexportações

Boletim nº VIII, Agosto de 2012 Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná Ocepar, Curitiba. agroexportações agroexportações EXPORTAÇÕES DAS COOPERATIVAS DO PARANÁ De Janeiro a Julho de 2012 Contexto Nacional Cooperativas do Paraná 1,15 bilhão de dólares em exportações 36% das exportações brasileiras de cooperativas

Leia mais

A PRODUÇÃO DE ESTATÍSTICAS HARMONIZADAS SOBRE AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

A PRODUÇÃO DE ESTATÍSTICAS HARMONIZADAS SOBRE AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência A PRODUÇÃO DE ESTATÍSTICAS HARMONIZADAS SOBRE AS PESSOAS COM

Leia mais

Competência de área 1 Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Competência de área 1 Compreender os elementos culturais que constituem as identidades. EXERCÍCIOS DE SALA Competência de área 1 Compreender os elementos culturais que constituem as identidades. H1 Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.

Leia mais

A importância dos Portos para o Comércio Exterior Brasileiro

A importância dos Portos para o Comércio Exterior Brasileiro INTERCÂMBIO COMERCIAL BRASIL / MERCOSUL A importância dos Portos para o Comércio Exterior Brasileiro Roberto de Souza Dantas Diretor de Planejamento da SECEX Em 2012, o comércio exterior brasileiro movimentou

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA. http://historiaonline.com.br

REVOLUÇÃO RUSSA. http://historiaonline.com.br REVOLUÇÃO RUSSA 1917 Estrutura Social Sociedade: Agrária elite la=fundiária (20%) De=nha 80% das terras. Estrutura Social da Rússia Czarista no séc. XX Boiardos Clero Militares Mujiques Economia e Polí=ca

Leia mais

RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA - 8ª SÉRIE 1º E 2º TRIMESTRE

RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA - 8ª SÉRIE 1º E 2º TRIMESTRE RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA - 8ª SÉRIE CONJUNTOS NUMÉRICOS CONJUNTO DOS NÚMEROS REAIS NOTAÇÃO CIENTÍFICA MEDIDAS DE COMPRIMENTO MEDIDAS DE CAPACIDADE MEDIDAS DE VOLUME POTENCIAÇÃO ESTUDO DOS RADICAIS

Leia mais

Qual o preparo do Brasil para uma guerra cibernética?

Qual o preparo do Brasil para uma guerra cibernética? Qual o preparo do Brasil para uma guerra cibernética? Espionagem abre discussão sobre preparo do Brasil para uma guerra cibernética Alvo de espionagem estrangeira, a presidente Dilma Rousseff disse em

Leia mais

ECONOMIA TEXANA. Se o Texas fosse uma nação, seria a 13 a maior economia mundial. Produto Interno Bruto (PIB) 2013

ECONOMIA TEXANA. Se o Texas fosse uma nação, seria a 13 a maior economia mundial. Produto Interno Bruto (PIB) 2013 PORQUE O TEXAS? PORQUE O TEXAS? WHY TEXAS? ECONOMIA TEXANA Rank Nação Milhões de US$ 1 Estados Unidos* 16,244,600 2 China 8,227,103 3 Japão 5,959,718 4 Alemanha 3,428,131 5 França 2,612,878 6 Reino Unido

Leia mais

Recursos minerais: exploração e impactos ambientais JUCA MARTINS/TYBA

Recursos minerais: exploração e impactos ambientais JUCA MARTINS/TYBA Recursos minerais: exploração e impactos ambientais JUCA MARTINS/TYBA As principais jazidas minerais no Brasil e as regiões produtoras Minério de ferro O Brasil apresenta grandes jazidas de minério de

Leia mais

A segunda guerra mundial

A segunda guerra mundial A segunda guerra mundial Contexto e causas da segunda guerra mundial A Segunda Guerra Mundial compreende o período entre os anos de 1939 e 1945 no qual ocorreu o conflito armado de maior escala da história

Leia mais

1. INTRODUÇÃO a. Histórico b. Missão da 1ª Bda AAAe c. Composição dos meios da 1ª Bda AAAe

1. INTRODUÇÃO a. Histórico b. Missão da 1ª Bda AAAe c. Composição dos meios da 1ª Bda AAAe 1. INTRODUÇÃO a. Histórico b. Missão da 1ª Bda AAAe c. Composição dos meios da 1ª Bda AAAe 2. DESENVOLVIMENTO a. Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro b. Estrutura da artilharia antiaérea c. A ameaça

Leia mais