Autor: Guilherme Rosa Duarte

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Autor: Guilherme Rosa Duarte"

Transcrição

1

2 A Segunda Guerra Mundial foi um conflito bélico que ocorreu na primeira metade do século XX, envolvendo mais de setenta nações e opondo os Aliados às Potências do Eixo. A guerra teve início em 1 de setembro de 1939 com a invasão da Polônia pela Alemanha e as subsequentes declarações de guerra da França e da Grã- Bretanha, estendendo-se até 2 de setembro de Esta guerra mobilizou mais de 100 milhões de militares, e acarretou a morte de, aproximadamente, setenta milhões de pessoas (aproximadamente 2% da população mundial da época), a maior parte foram civis. É considerado o maior e mais sangrento conflito de toda a história da humanidade. As principais nações que lutaram pelo Eixo foram: Itália, Japão e Alemanha. As que lutaram pelos Aliados foram especialmente: França, Grã-Bretanha, Estados Unidos e União Soviética. A guerra terminou com a rendição das nações do Eixo, seguindo-se a criação da ONU (Organização das Nações Unidas), o início da Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética (que saíram do conflito como superpotências mundiais) e a aceleração do processo de descolonização da Ásia e da África. Autor: Guilherme Rosa Duarte

3 UM CONFLITO QUE PARECIA INEVITÁVEL A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo incluindo todas as grandes potências organizadas em duas alianças militares opostos: os Aliados e o Eixo. Foi a guerra mais abrangente da História, com mais de 100 milhões de militares mobilizados. Em estado de guerra total, os principais envolvidos dedicaram toda sua capacidade econômica industrial e científica a serviço dos esforços de guerra, deixando de lado a distinção entre recursos civis e militares. Marcado por um número significante de ataques contra civis, incluindo o Holocausto e a única vez em que armas nucleares foram utilizadas em combate, foi o conflito mais letal da história da humanidade, resultando entre 50 a mais de 70 milhões de mortes.

4 Autoras: Autoras: Marielly, Luiza, Maria, Vitor, Pedro, Lucas, Bruno, Felipe G. e Fernanda

5 HOLOCAUSTO A catástrofe que assassinou mais de 6 milhões A perseguição e o extermínio sistemático, organizado e patrocinado pelo governo nazista de aproximadamente seis milhões de judeus pela Alemanha. Esse foi o Holocausto, lembrado até hoje em dia, desde seu acontecimento durante a Segunda Guerra Mundial, por ter sido marcante tanto para os que presenciaram essa época, como para os que escutaram falar sobre o assunto. Crianças gêmeas eram mantidas presas para experimentos científicos. Os perseguidos não foram somente os judeus, mas também muitas minorias, como ciganos, homossexuais, deficientes físicos e mentais, opositores e religiosos do regime nazista alemão, Testemunhas de Jeová, prisioneiros de guerra poloneses e soviéticos e civis. Isso tudo se deu devido ao simples fato dos alemães acreditarem que eram superiores aos judeus considerando-os uma ameaça para a comunidade alemã.

6 Foram estabelecidos os campos de concentração, onde todos os perseguidos eram reunidos, forçados a trabalhos escravos, submetidos a experiências nas mãos de cientistas, e em determinado momento executados. Todos eram dizimados por meio de câmaras de gás. Dois entre cada três judeus europeus haviam sido assassinados através da operação denominada solução final, política nazista cujo objetivo era matar todos os judeus da Europa. Prisioneiros famintos no campo Mauthausen, em Ebensee (Áustria)

7 Dos nove milhões de judeus que residiam na Europa antes do Holocausto, cerca de dois terços foram mortos; mais de um milhão de crianças, dois milhões de mulheres e três milhões de homens judeus morreram Vala comum dentro do campo de extermínio de BergenBergen-Belsen SUGESTÓES Filmes: O Menino do Pijama Listrado / A lista de Schindler / O Pianista / Noite e Neblina / O Trem da Vida / A vida é Bela Livros: Livros: O Diário de Anne Frank / Isso é um homem? / A Noite / A Escolha Escolha de Sofia/ Em busca do sentido Autoras: Letícia, Lara, Bianca, Giovana, Carol e Ana

8 O FIM DO PRINCÍPIO Isso não é o fim! Não é nem se quer o princípio do fim, mas é, talvez, o fim do princípio, afirmou o primeiro ministro inglês, Winston Churchill em um discurso sobre a Batalha da Inglaterra, quando o Eixo pretendia vencer a resistência inglesa, com uma série de bombardeios, implementando a operação Leão Marinho, onde previa a ocupação do território inglês, após o canal da mancha. Porém o Eixo não obteve o resultado esperado, a invasão da Inglaterra nunca chegou a acontecer. Foi a primeira derrota do Eixo, esse foi o fim do princípio.

9 A Alemanha e a União Soviética assinaram um acordo secreto de divisão da Polônia, quando o país foi invadido pelo exército nazista e depois de um pacto de não agressão, o que chegou ao fim, quando a Alemanha invadiu o território soviético. Nas batalhas que ocorreram posteriormente, como a Guerra do Inverno, o exército alemão sofreu derrotas consideráveis em solo da URSS devido ao clima e da estratégia soviete, o que gerou perdas e descontentamentos por parte dos militares. Londres sofreu exageradamente com os bombardeios. No final de 1940, já havia mortos. Essa fase da guerra foi essencial para uma posterior derrota alemã. A mudança tática permitiu a vitória inglesa e possibilitou o contraataque das forças aliadas posteriormente. Na África, o canal do Suez nunca foi conquistas. Além disso o desenvolvimento tecnológico dos aliados crescia, dificultando as ações do Eixo. Entre todas as reviravoltas, duas foram decisivas: a derrota da frente russa e a entrada do EUA no conflito, que culminou a Guerra do Pacífico. SUGESTÓES Filme: Operação Valquíria Jogos: Call of Duty World at War / Call of Duty I Livros: Éramos jovens na Guerra Autores: André, Amanda, Ellen, Gabriela, Larissa, Nathan, Lucca e Amanda F.

10 A GUERRA DO PACÍFICO Ataque japonês à Peal Harbor O Ataque Japonês à Pearl Harbor foi uma operação surpresa do exército japonês que deixou as tropas estadunidenses inoperantes no Pacífico. O ataque resultou ainda na entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. O Japão constituía o império chamado nipônico, governado por um autoritário Imperador, o qual não possuía boas relações com os Estados Unidos. Estes, não entraram na Segunda Guerra Mundial desde o início do conflito em 1939, a participação dos EUA era indireta. Mas enquanto isso, preparavam seus exércitos e armamentos em suas bases localizadas em pontos estratégicos.

11 Na manhã do dia 7 de dezembro de 1941, a Marinha Imperial Japonesa atacou a ilha no Havaí onde estavam muitos militares estadunidenses. No mesmo ano, os Estados Unidos declaram guerra ao Japão e, logo em seguida, a Alemanha declarou guerra aos EUA. Assim os estadunidenses intensificaram a sua produção bélica no país. Como no dia do ataque os porta-aviões da frota do Pacífico não estavam no porto, ficaram ilesos, assim como o depósito de combustível e as oficinas de reparo que foram poupadas. Isso permitiu que a marinha tivesse sua frota recuperada em um ano.

12 O ataque japonês à Pearl Harbor, causaria danos muito maiores para os Estados Unidos caso os depósitos de combustível fossem destruídos, mas mesmo assim a operação foi de êxito para os japoneses, que deixariam os estadunidenses incapazes de ações militares no Pacífico pelos seis meses seguintes. Desta forma, o Japão avançou no sudoeste asiático e no sudoeste do Pacífico, até o Oceano. A Guerra dentro de outra Guerra perdurou até 1945, mesmo com a declaração de rendição de países com Alemanha e Itália, ocasionando no lançamento de duas bombas nucleares. Autores: Leo, Entony, Mateus B., Pedro H., Cainã e Robert

13 O DESFECHO DA SEGUNDA GUERRA Momentos finais da Segunda Guerra Em junho de 1943, os norte-americanos desembarcaram na Sicília realizando uma poderosa ofensiva que tomou conta de toda a parte Sul da Itália. Em pouco tempo, a capital, Roma, seria tomada, e Mussolini acabaria morto por forças fo movimento antifascista formado pelos próprios italianos. Naquele mesmo ano, a Conferência de Teerã reuniu os líderes norte-americanos, ingleses e soviéticos para a organização da ação militar que realizaria a reconquista da Europa Ocidental. No dia 6 de junho de 1944, o famoso Dia D marcou o desembarque das forças aliadas que cruzaram as turbulentas águas do Canal da Mancha em direção à Normandia. Mesmo com a forte resistência dos alemães, conseguiram promover a conquista do Norte da França e a recuperação da capital Paris. Após a recuperação do território francês, a guerra em solo europeu estaria marcada pela corrida até a cidade de Berlim. Enquanto os nazistas eram atacados por duas frentes, as tropas japonesas resistiam, mesmo com graves derrotas. Os japoneses não se davam por vencidos e realizavam ataques suicidas, ordenando os pilotos kamikazes a lançarem seus aviões carregados de bombas contra as embarcações norte-americanas.

14 Temendo que o conflito fosse prolongando, os Estados Unidos decidiram utilizar um armamento extremo para a rendição japonesa. Nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, ocorreu o lançamento de duas bombas atômicas contra as cidades de Hiroshima e Nagasaki, matando milhares de civis japoneses. Com tal ação, a Segunda Guerra Mundial chegava ao seu fim com a assinatura da rendição nipônica, em 2 de setembro de 1945.

15 SUGESTÕES Autores/as: Rafael Fusinato, Matheus H. Cruz, Yul Ian, Elisa, Ana Carolina Martins, Pedro L., João e Sara

16 Jornal temático sobre o período da Segunda Guerra Mundial ( ), apresentando os principais acontecimentos e os impactos políticos, militares e sociais que envolveram todas as nações envolvidas, bem como a importância do estudo deste capítulo da história mundial. A proposta de elaboração deste jornal ocorreu dentro da disciplina de História do Colégio Machado de Assis (CEMA) ao longo do segundo semestre do ano de 2016, envolvendo alunos e alunas do 9º Ano (A, B e C), visando a relação dos educandos com a disciplina, a pesquisa e o conhecimento histórico, sendo uma oportunidade de envolver o conteúdo e as discussões efetuadas dentro das salas de aulas e o conhecimento dos alunos e alunas acerca da temática, sobretudo do contato destes com filmes, jogos e livros que envolvam o cenário e o contexto da Segunda Guerra Mundial. Professor Bruno Ramos Rodrigues

HISTÓRIA. aula Segunda Guerra Mundial ( )

HISTÓRIA. aula Segunda Guerra Mundial ( ) HISTÓRIA aula Segunda Guerra Mundial (1939 1945) Após a Primeira Guerra Motivação para movimentos totalitários Nazismo (Alemanha) Fascismo (Itália) EUA como grande potência mundial Formação da União das

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA II GUERRA MUNDIAL

IDADE CONTEMPORÂNEA II GUERRA MUNDIAL Os custos de um guerra são muito altos, não só econômicos,, mas humanos e psicológicos. O poder de destruição do homem é muito maior que o de construção. Primeira Guerra Mundial Quando: de 1914 a 1918

Leia mais

Autor: Guilherme Rosa Duarte

Autor: Guilherme Rosa Duarte A Segunda Guerra Mundial foi um conflito bélico que ocorreu na primeira metade do século XX, envolvendo mais de setenta nações e opondo os Aliados às Potências do Eixo. A guerra teve início em 1 de setembro

Leia mais

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL SEGUNDA GUERRA MUNDIAL1939-1945 CAUSAS -Continuação da Primeira Guerra; *disputas imperialistas; *mesmos países controlando os mercados; *crises econômicas: empobrecimento dos trabalhadores nos anos 20

Leia mais

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES GEOGRAFIA AULA. Conteúdo: Geopolítica e Conflitos Entre os Séculos XIX e XX

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES GEOGRAFIA AULA. Conteúdo: Geopolítica e Conflitos Entre os Séculos XIX e XX Conteúdo: Geopolítica e Conflitos Entre os Séculos XIX e XX Habilidade: Analisar a interferência na organização dos territórios a partir das guerras mundiais. Geopolítica e Território A Europa foi cenário

Leia mais

Autor: Guilherme Rosa Duarte

Autor: Guilherme Rosa Duarte A Segunda Guerra Mundial foi um conflito bélico que ocorreu na primeira metade do século XX, envolvendo mais de setenta nações e opondo os Aliados às Potências do Eixo. A guerra teve início em 1 de setembro

Leia mais

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL SEGUNDA GUERRA MUNDIAL Alianças político-militares: Eixo: Itália, Alemanha e Japão Aliados: EUA, URSS, França e Inglaterra 1ª FASE - Cronologia da Guerra Expansão Alemã: 1931: Japão anexa a Manchúria;

Leia mais

2ª Guerra Mundial

2ª Guerra Mundial 2ª Guerra Mundial 1939-1945 http://historiaonline.com.br Antecedentes da Guerra Política de apaziguamento: LIGA DAS NAÇÕES Tolerância excessiva em relação às violações do Tratado de Versalhes e Saint Germain.

Leia mais

2ª GUERRA MUNDIAL 1939 a 1945

2ª GUERRA MUNDIAL 1939 a 1945 2ª GUERRA MUNDIAL 1939 a 1945 HITLER PRECISAVA JUSTIFICAR SEUS INVESTIMENTOS EM ARMAS HITLER PRECISAVA DESVIAR ATENÇÃO DA POPULAÇÃO DOS PROBLEMAS ECONÔMICOS MAIS GRAVES E ALIMENTAR O NACIONALISMO. HITLER

Leia mais

A primeira guerra mundial não conseguiu resolver os problemas que lhe deram origem.

A primeira guerra mundial não conseguiu resolver os problemas que lhe deram origem. A primeira guerra mundial não conseguiu resolver os problemas que lhe deram origem. O final da primeira guerra agravou a situação europeia (grave crise), tendo sido a razão para o surgimento de diversos

Leia mais

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas RUBENS expostos. RAMIRO Todo JR exemplo (TODOS citado

Leia mais

HISTÓRIA 3 ANO PROF. AMAURY PIO PROF. EDUARDO GOMES ENSINO MÉDIO

HISTÓRIA 3 ANO PROF. AMAURY PIO PROF. EDUARDO GOMES ENSINO MÉDIO HISTÓRIA 3 ANO PROF. AMAURY PIO PROF. EDUARDO GOMES ENSINO MÉDIO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II A Guerra Fria e seu Contexto. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 6.2 Conteúdo II Guerra Mundial - causas.

Leia mais

HISTÓRIA GERAL A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) Profº Msc. Givaldo Santos de Jesus 3 ANO

HISTÓRIA GERAL A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) Profº Msc. Givaldo Santos de Jesus 3 ANO HISTÓRIA GERAL A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939-1945) Profº Msc. Givaldo Santos de Jesus 3 ANO A Segunda Guerra Mundial (1939 1945) O -Introdução: O desfecho da Primeira Guerra Mundial não proporcionou a

Leia mais

II GUERRA MUNDIAL

II GUERRA MUNDIAL II GUERRA MUNDIAL 1939-1945 ASCENSÃO DOS REGIMES TOTALITÁRIOS EUROPA NO PÓS GUERRA Com o fim da Primeira Guerra Mundial, a Europa teve de enfrentar uma de suas piores crises econômicas. O uso do território

Leia mais

AULA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

AULA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL AULA 13 16 SEGUNDA GUERRA MUNDIAL Introdução: As causas da Segunda Guerra Mundial Um conflito desta magnitude não começa sem importantes causas ou motivos. Podemos dizer que vários fatores influenciaram

Leia mais

Em 1929 o mundo enfrenta a Grande Depressão, após o Crack da Bolsa de NY. Ascensão dos discursos nacionalistas

Em 1929 o mundo enfrenta a Grande Depressão, após o Crack da Bolsa de NY. Ascensão dos discursos nacionalistas 1939-1945 Após a 1ª Guerra Mundial, as potências vencedoras, na Europa, promoveram uma série de tratados com um forte caráter de vingança. Ex. Tratado de Versalhes A Alemanha teve suas forças armadas desmontada

Leia mais

- Antecedentes/causas (década de 1930):. Novas discussões sobre o IMPERIALISMO. Fortalecimento de regimes totalitários nazifascistas.

- Antecedentes/causas (década de 1930):. Novas discussões sobre o IMPERIALISMO. Fortalecimento de regimes totalitários nazifascistas. A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( 1939-1945) - Antecedentes/causas (década de 1930):. Novas discussões sobre o IMPERIALISMO. Fortalecimento de regimes totalitários nazifascistas. Invasão da CHINA (1931 - Manchúria)

Leia mais

PREPARATÓRIO ESPCEX HISTÓRIA GERAL. Aula 19 Segunda Guerra Mundial

PREPARATÓRIO ESPCEX HISTÓRIA GERAL. Aula 19 Segunda Guerra Mundial PREPARATÓRIO ESPCEX HISTÓRIA GERAL Aula 19 Segunda Guerra Mundial A Europa pré-1939 (I) 2 Caracterização 1939 a 1945. 35 milhões de mortos. 190 milhões de feridos (em números aproximados) O Eixo: ALE,

Leia mais

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) COLÉGIO OLIMPO - BH DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORA: FABIANA PATRÍCIA FERREIRA SÉRIE/ANO: 9º.

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) COLÉGIO OLIMPO - BH DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORA: FABIANA PATRÍCIA FERREIRA SÉRIE/ANO: 9º. A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 1945) COLÉGIO OLIMPO - BH DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORA: FABIANA PATRÍCIA FERREIRA SÉRIE/ANO: 9º. A GUERRA CIVIL ESPANHOLA (1936 1939) Em 1931, a população descontente

Leia mais

Fatores da Segunda Guerra

Fatores da Segunda Guerra EUROPA 1942 Fatores da Segunda Guerra O império Austro-Húngaro desintegrou-se dando origem a Áustria, Hungria e Tchecoslováquia O império Turco- Otomano desapareceu dando origem a Turquia. Tratado de Versalhes

Leia mais

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. Professor Eustáquio Vidigal

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. Professor Eustáquio Vidigal SEGUNDA GUERRA MUNDIAL Professor Eustáquio Vidigal www.centroestrategia.com.br Antecedentes da Segunda Guerra Tratado de Versalhes Liga das Nações Ditaduras Internacionais: ü Japão ü Itália ü Alemanha

Leia mais

UNICAMP 2ª GUERRA MUNDIAL HISTÓRIA GEAL

UNICAMP 2ª GUERRA MUNDIAL HISTÓRIA GEAL 1. (Unicamp 2009) Os animais humanizados de Walt Disney serviam à glorificação do estilo de vida americano. Quando os desenhos de Disney já eram famosos no Brasil, o criador de Mickey chegou aqui como

Leia mais

Aula5 A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. Valéria Maria Santana Oliveira

Aula5 A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. Valéria Maria Santana Oliveira Aula5 A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL META Compreender as motivações que levaram diversos países do mundo a aderirem ao conflito global e suas consequências.. OBJETIVOS Ao final da aula o(a) aluno(a) deverá:

Leia mais

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 42 II GUERRA MUNDIAL: AS FRENTES DE BATALHA

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 42 II GUERRA MUNDIAL: AS FRENTES DE BATALHA HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 42 II GUERRA MUNDIAL: AS FRENTES DE BATALHA Fixação 1) (UNICAMP) assistida diversas vezes. Os Estados Unidos esperavam, com a Política da Boa Vizinhança, melhorar o nível

Leia mais

Prof. David Nogueira. quinta-feira, 2 de junho de 2011

Prof. David Nogueira. quinta-feira, 2 de junho de 2011 1 Antecedentes/causas (década de 30): Fortalecimento de regimes totalitários nazifascistas. Invasão da CHI (1931 - Manchúria) pelo JAP. Invasão da Etiópia (1935) pela ITA. Desrespeito da ALE ao Tratado

Leia mais

03) Explique os conceitos de espaço vital e pangermanismo existentes na política externa da Alemanha nazista.

03) Explique os conceitos de espaço vital e pangermanismo existentes na política externa da Alemanha nazista. COLÉGIO PEDRO II CAMPUS HUMAITÁ II EXERCÍCIOS - Revisão 9ºANO PROFESSOR Cristiano Campos QUESTÃO 01 01) Cite algumas características dos movimentos e governos fascistas. QUESTÃO 02 02) Identifique as características

Leia mais

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL SEGUNDA GUERRA MUNDIAL 1939-45 11/3/2010 TIS 1 CLC_7 FERNANDO GUITA GRUPO: JOÃO ALEXANDRE, TOMÉ E THEODORE DEFINIÇÃO A segunda guerra mundial foi um acontecimento que teve impacto no mundo inteiro. 11/3/2010

Leia mais

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 43 II GUERRA MUNDIAL: AS CONFERÊNCIAS ENTRE OS TRÊS GRANDES

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 43 II GUERRA MUNDIAL: AS CONFERÊNCIAS ENTRE OS TRÊS GRANDES HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 43 II GUERRA MUNDIAL: AS CONFERÊNCIAS ENTRE OS TRÊS GRANDES Fixação 1) (UNIFESP) Uma das ironias deste estranho século XX é que o resultado mais duradouro da Revolução de Outubro

Leia mais

Curso EFA CLC 7 DR4 Leis e Modelos Científicos

Curso EFA CLC 7 DR4 Leis e Modelos Científicos Introdução Curso EFA Ao realizar este trabalho pretendo ficar a conhecer melhor como foi o desenvolvimento da 2º Guerra Mundial, quais as consequências da mesma e também quais os países envolvidos e os

Leia mais

A segunda guerra mundial

A segunda guerra mundial A segunda guerra mundial Contexto e causas da segunda guerra mundial A Segunda Guerra Mundial compreende o período entre os anos de 1939 e 1945 no qual ocorreu o conflito armado de maior escala da história

Leia mais

Os regimes fascistas expandem-se Tema 10: Da Grande Depressão à 2ª Guerra Mundial

Os regimes fascistas expandem-se Tema 10: Da Grande Depressão à 2ª Guerra Mundial Os regimes fascistas expandem-se Tema 10: Da Grande Depressão à 2ª Guerra Mundial 10.2 A 2ª Guerra Mundial: violência e reconstrução A Alemanha, a Itália e o Japão formam uma aliança que ficou conhecida

Leia mais

O que é uma Ordem Geopolítica?

O que é uma Ordem Geopolítica? O que é uma Ordem Geopolítica? Potência Mundial: país com capacidade de intervir no espaço mundial devido à força política, econômica, militar e tecnológica Equilíbrio temporário das relações políticas,

Leia mais

Prof Luís Fernando Costa Compiani Aulas Etapa 1

Prof Luís Fernando Costa Compiani Aulas Etapa 1 Prof Luís Fernando Costa Compiani Aulas Etapa 1 O QUE É ESTRATÉGIA? 2 Estratégia é a definição de como recursos serão alocados para se atingir determinado objetivo. Usada originalmente na área militar,

Leia mais

1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria.

1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. 1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. O texto diz: Duas infâncias. Na URSS (parte superior) crianças são

Leia mais

História 9.º ano. Hegemonia e declínio da influência europeia

História 9.º ano. Hegemonia e declínio da influência europeia História 9.º ano Hegemonia e declínio da influência europeia 1.Lê e observa, com atenção, os documentos. DOC.1 Grandes ou pequenos, antigos ou recentes, são cinco ou seis os países que detêm a maior parte

Leia mais

-Explicar os principais antecedentes e causas da Segunda Guerra Mundial. -Descrever a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial.

-Explicar os principais antecedentes e causas da Segunda Guerra Mundial. -Descrever a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial. UD IV ASSUNTO 4. A 2ª GUERRA MUNDIAL OBJETIVOS: -Explicar os principais antecedentes e causas da Segunda Guerra Mundial. -Diferenciar as fases da Segunda Guerra Mundial. -Descrever a participação do Brasil

Leia mais

GUERRA FRIA: INTRODUÇÃO E CONTEXTO

GUERRA FRIA: INTRODUÇÃO E CONTEXTO GUERRA FRIA GUERRA FRIA: INTRODUÇÃO E CONTEXTO Com o final da Segunda Guerra Mundial a Europa estava destruída pelos conflitos da guerra, todos os países estavam com a economia fragilizada, e isso facilitou

Leia mais

ANTECEDENTES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

ANTECEDENTES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ANTECEDENTES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ANTECEDENTES SÉCULOS XIX E XX IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO ÁREAS DOMINADAS IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO ÁREAS DOMINADAS IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO OBJETIVOS

Leia mais

História B aula 22 Segunda Guerra Mundial I

História B aula 22 Segunda Guerra Mundial I História B aula 22 Segunda Guerra Mundial I Segunda Guerra Mundial 1939-1945 PERÍODO ENTRE-GUERRAS 1a Guerra: 1914-18 2a Guerra: 1939-45 Mussolini estabeleceu um acordo com Hitler no ano de 1936 - Eixo

Leia mais

Dia Internacional em Memória das Vítimas do. Holocausto. 27 de janeiro. - Para que a história não se repita

Dia Internacional em Memória das Vítimas do. Holocausto. 27 de janeiro. - Para que a história não se repita Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto 27 de janeiro - Para que a história não se repita O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto celebra-se, anualmente, a 27 janeiro. Este

Leia mais

EQUILÍBRIO DE FORÇAS da invasão da U.R.S.S

EQUILÍBRIO DE FORÇAS da invasão da U.R.S.S 1941: *Norte da África; Itália perdeu o Egito para os ingleses; alemães recuperam e avançaram até quase Alexandria objetivo: Canal de Suez; * Nos Bálcãs: Hungria, Romênia e Bulgária sob controle do Eixo;

Leia mais

Guerra Fria ( )

Guerra Fria ( ) Guerra Fria (1946-1991) Guerra improvável, paz impossível Conflito político, Ideológico (cultural), Militar Indireto entre EUA e URSS Início Churchill, Truman e Stalin (1945) - A Conferência de Potsdam

Leia mais

TEMA 9 A Europa e o Mundo no Limiar do Século XX

TEMA 9 A Europa e o Mundo no Limiar do Século XX data: 18. 05. 2018 informação-prova de equivalência à frequência 19 HISTÓRIA - condições especiais de realização de provas e exames - 3.º ciclo do ensino básico 2018 alunos abrangidos pela Portaria n.º

Leia mais

Os Impérios e o Poder Terrestre. Apresentação cedida, organizada e editada pelos profs. Rodrigo Teixeira e Rafael Ávila

Os Impérios e o Poder Terrestre. Apresentação cedida, organizada e editada pelos profs. Rodrigo Teixeira e Rafael Ávila Os Impérios e o Poder Terrestre Apresentação cedida, organizada e editada pelos profs. Rodrigo Teixeira e Rafael Ávila A opção terrestre do poder militar Ao estudarmos a história dos impérios, percebe-se

Leia mais

06/06/1944 Dia D marca a chegada dos Aliados à França

06/06/1944 Dia D marca a chegada dos Aliados à França 06/06/1944 Dia D marca a chegada dos Aliados à França Embora o termo Dia D seja rotineiramente usado em um contexto militar para o dia de uma operação ou um evento planejado, para muitas pessoas esta expressão

Leia mais

AULA DE HISTÓRIA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL. El Sal /02/2014

AULA DE HISTÓRIA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL. El Sal /02/2014 AULA DE HISTÓRIA PRIMEIRA MUNDIAL El Sal 2014 PRIMEIRA MUNDIAL Inicialmente, os conflitos se deram na Europa. Embora várias nações tenham declarado neutralidade, no decorrer da guerra várias nações não-européias

Leia mais

Geopolítica. foi criado pelo cientista. político sueco Rudolf Kjellén, no início do século. XX, inspirado pela obra de Friedrich Ratzel,

Geopolítica. foi criado pelo cientista. político sueco Rudolf Kjellén, no início do século. XX, inspirado pela obra de Friedrich Ratzel, Geopolítica O termo foi criado pelo cientista político sueco Rudolf Kjellén, no início do século XX, inspirado pela obra de Friedrich Ratzel, Politische Geographie (Geografia Política), de 1897. Geopolítica

Leia mais

TEMA 6 O AVANÇO DOS ALIADOS. Os combates decisivos entre as tropas do Eixo e as forças aliadas foram travados em território soviético.

TEMA 6 O AVANÇO DOS ALIADOS. Os combates decisivos entre as tropas do Eixo e as forças aliadas foram travados em território soviético. TEMA 6 O AVANÇO DOS ALIADOS Os combates decisivos entre as tropas do Eixo e as forças aliadas foram travados em território soviético. A operação Barbarossa A operação Barbarossa era a invasão da União

Leia mais

HISTÓRIA. aula Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX

HISTÓRIA. aula Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX HISTÓRIA aula Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX Origens do imperialismo Resultado da 2ª Revolução Industrial na Europa e nos EUA Características gerais: Novidades tecnológicas Aumento da produção

Leia mais

O que é uma Ordem Geopolítica?

O que é uma Ordem Geopolítica? Regionalizações do Espaço Mundial O que é uma Ordem Geopolítica? Potência Mundial: país com capacidade de intervir no espaço mundial devido à força política, econômica, militar e tecnológica Equilíbrio

Leia mais

PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS

PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS 1 O mundo multipolar e as guerras mundiais do século XX Entre meados do século XIX e o final da Segunda Guerra

Leia mais

2ª GUERRA MUNDIAL

2ª GUERRA MUNDIAL 2ª GUERRA MUNDIAL 1939-1945 Esta guerra é, de fato, uma continuação da anterior. ( Churchill ) 1. ANTECEDENTES: A ENTRE GUERRAS: REVANCHISMOS. TRATADO DE VERSALHES. DANOS FINANCEIROS. CRISE ECONÔMICA.

Leia mais

O Imperialismo O ATRASO ALEMÃO: Grande crescimento industrial Ampliação de mercados; Lorena: ¾ do fornecimento de matéria-prima para a indústria de aço; 1880 amplo programa de expansão naval: Lei Naval

Leia mais

A 1ª GUERRA MUNDIAL. Por Jorge Freitas

A 1ª GUERRA MUNDIAL. Por Jorge Freitas A 1ª GUERRA MUNDIAL Por Jorge Freitas Em Agosto de 1914 reinava na Europa uma estranha ilusão Nas capitais anunciava-se a guerra Em Berlim Em Londres Os militares mobilizados despediram-se dos familiares

Leia mais

Larissa Nunes Andrade Quadros.

Larissa Nunes Andrade Quadros. Larissa Nunes Andrade Quadros. I PARTE Cemitério francês da Primeira Guerra Mundial Para refletir! Por que esse título de Primeira Guerra Mundial? Motivos: 1. Mesmo sendo um conflito europeu, foi uma guerra

Leia mais

2ª Guerra Mundial e Fascismos

2ª Guerra Mundial e Fascismos 2ª Guerra Mundial e Fascismos 2ª Guerra Mundial e Fascismos 1. No cartaz de propaganda nortebraços simbolizam países que se aliaram na Segunda Guerra Mundial contra as forças do Eixo. a) Identifique TRÊS

Leia mais

Professor João Paulo Bandeira

Professor João Paulo Bandeira Professor João Paulo Bandeira A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo. A

Leia mais

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR E.U.A:

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR E.U.A: A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR E.U.A: Capitalismo U.R.S.S: Socialismo Antecedentes Panorama geopolítico (2ª Guerra Mundial); Choque entre as potências europeias (Inglaterra, França, Alemanha); Formação de

Leia mais

II GUERRA MUNDIAL ( )

II GUERRA MUNDIAL ( ) II GUERRA MUNDIAL (1939-45) Alemanha: Desenvolvimento: Quebra do Tratado de Versalhes: militarização e desenvolvimento industrial; França e Inglaterra permitem para barrar avanço soviético no leste europeu

Leia mais

REGIONALIZAÇÃO E AS ORDENS MUNDIAIS

REGIONALIZAÇÃO E AS ORDENS MUNDIAIS REGIONALIZAÇÃO E AS ORDENS MUNDIAIS ORDEM MUNDIAL Equilíbrio temporário das relações políticas, econômicas, diplomáticas e militares entre as potências na disputa pelo poder e pela hegemonia do mundo.

Leia mais

GUERRA FRIA. Professor Daniel Fonseca

GUERRA FRIA. Professor Daniel Fonseca GUERRA FRIA Professor Daniel Fonseca O que é, afinal, a Guerra Fria O conceito de Guerra Fria vem de algo sem conflito direto, o que seria uma guerra quente como foi a II Guerra. Sendo assim, a Guerra

Leia mais

Conteúdos Exame Final

Conteúdos Exame Final Componente Curricular: HISTÓRIA Ano: 9º ANO Professora: Paula Schaedler Conteúdos Exame Final 1. Revolução Industrial e Imperialismo; 2. República Velha; 3. República da Espada e Café-com-Leite 4. Sociedade

Leia mais

Primeira Guerra Mundial

Primeira Guerra Mundial Aula 22 Primeira Guerra Mundial 1 Causas Setor 1606 2 Desenvolvimento 3 Conferência de Paris (1919) ealvespr@gmail.com 1.1 Antecedentes Disputas imperialistas Alsácia-Lorena França X Alemanha Inglaterra

Leia mais

REVISÃO ANTECEDENTES DO CONFLITO

REVISÃO ANTECEDENTES DO CONFLITO REVISÃO ANTECEDENTES DO CONFLITO Cria-se uma Revolução na Alemanha, o Kaiser foge para Holanda -> República de Wiemar. 1919 Janeiro EUA (Woodrow Wilson) apresenta plano -14 pontos para paz: Descolonização

Leia mais

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL P R O F. ª V I V I A NE J O R DÃO

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL P R O F. ª V I V I A NE J O R DÃO SEGUNDA GUERRA MUNDIAL P R O F. ª V I V I A NE J O R DÃO INTRODUÇÃO Primeiro conflito militar de escala global, a II Guerra Mundial envolveu nações de todos os continentes, estendeu-se de 1939 a 1945 e

Leia mais

04. O INÍCIO DO SÉCULO XX E A GRANDE GUERRA

04. O INÍCIO DO SÉCULO XX E A GRANDE GUERRA 04. O INÍCIO DO SÉCULO XX E A GRANDE GUERRA La Belle Époque Visão otimista entre as grandes nações domínio sobre os continentes asiático e africano consolidação do capitalismo monopolista industrialização

Leia mais

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR CAPITALISMO X SOCIALISMO Economia de mercado lei da oferta e procura; Propriedade privada dos meios de produção; Obtenção de lucro; Sociedade dividida em classes sociais; Trabalho

Leia mais

ORIGENS DO NAZISMO E ASCENSÃO DE HITLER

ORIGENS DO NAZISMO E ASCENSÃO DE HITLER Pós Primeira Guerra Mundial: economia alemã enfrenta grave crise econômica. valor do marco em relação a um dólar: 1914 4 1920 84 1922 (janeiro) 186 1922 (julho) 401 1923 (janeiro) 7.260 Indústria alemã

Leia mais

CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO

CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO O MUNDO DIVIDIDO P. 23 Existem vários critérios para regionalizar um território. Critério ideológico:

Leia mais

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( ) PROF. RICARDO SCHMITZ

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( ) PROF. RICARDO SCHMITZ PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( 1914 1918 ) PROF. RICARDO SCHMITZ CAUSAS DO CONFLITO CONFLITOS IMPERIALISTAS ESPÍRITO REVANCHISTA ( FRANÇA ) NACIONALISMO ( PAN-GERMANISMO, PAN-ESLAVISMO ) CORRIDA ARMAMENTISTA

Leia mais

2º GUERRA ( )

2º GUERRA ( ) 2º BIMESTRE - 2016 Disciplina: História Série: 3º Ano Professor: Otto Terra TEXTO 4 e 5 Copiar no Caderno. (28, 29/04 e 02/05/16) 2º GUERRA (1939-1945) Declaração de Guerra da Inglaterra e França sobre

Leia mais

HISTÓRIA. aula Primeira Guerra Mundial ( )

HISTÓRIA. aula Primeira Guerra Mundial ( ) HISTÓRIA aula Primeira Guerra Mundial (1914 1918) Antecedentes do conflito Segunda Revolução Industrial Disputas imperialistas (África e Ásia) Política de Alianças "Paz Armada" Antecedentes do conflito

Leia mais

1ª GUERRA MUNDIAL.

1ª GUERRA MUNDIAL. 1ª GUERRA MUNDIAL http://historiaonline.com.br ANTECEDENTES 2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NEOCOLONIALISMO/IMPERIALISMO CORRIDA ARMAMENTISTA POLÍTICA DE ALIANÇAS PAZ ARMADA http://historiaonline.com.br ALIANÇAS

Leia mais

História. Guerra Fria. Professor Cássio Albernaz.

História. Guerra Fria. Professor Cássio Albernaz. História Guerra Fria Professor Cássio Albernaz www.acasadoconcurseiro.com.br História GUERRA FRIA Introdução - o que foi e definição A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os

Leia mais

ATUALIDADES. Atualidades Conflito s do Mundo Contemporâneo Ásia. Prof. Marcelo Saraiva

ATUALIDADES. Atualidades Conflito s do Mundo Contemporâneo Ásia. Prof. Marcelo Saraiva ATUALIDADES Atualidades 2017 Conflito s do Mundo Contemporâneo Ásia Prof. Marcelo Saraiva Ásia Afeganistão A invasão do Afeganistão pelos Estados Unidos ocorreu após os ataques de 11 de setembro no final

Leia mais

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( ) A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( 1914-1918 ) OS MOTIVOS DA GUERRA O IMPERIALISMO: Alguns países estavam extremamente descontentes com a partilha da Ásia e da África, ocorrida no final do século XIX. O ROMPIMENTO

Leia mais

Primeira Guerra Mundial

Primeira Guerra Mundial Primeira Guerra Mundial 1914-1918 PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918) Soldados franceses Causas contexto Imperialismo e PAZ ARMADA Neocolonialismo. ALEMANHA X INGLATERRA MERCADO CONSUMIDOR FORMAÇÃO DOS

Leia mais

Instituto de Educação infantil e juvenil Inverno, Londrina, de. Nome: Ano: TEMPO Início: Término: Total: Edição 16 MMXIV grupo b

Instituto de Educação infantil e juvenil Inverno, Londrina, de. Nome: Ano: TEMPO Início: Término: Total: Edição 16 MMXIV grupo b Instituto de Educação infantil e juvenil Inverno, 2014. Londrina, de. Nome: Ano: TEMPO Início: Término: Total: Edição 16 MMXIV grupo b Questão 1 Analise o cartão postal russo antropomórfico do mapa da

Leia mais

Maior batalha de tanques da Segunda Guerra Mundial aconteceu há 70 anos

Maior batalha de tanques da Segunda Guerra Mundial aconteceu há 70 anos Maior batalha de tanques da Segunda Guerra Mundial aconteceu há 70 anos Há 70 anos, no dia 12 de julho de 1943, no campo de Prokhorovka, a 56 quilômetros para norte da cidade de Belgorod, teve lugar a

Leia mais

Ciências Humanas História. Totalitarismos ou Regimes Autoritários

Ciências Humanas História. Totalitarismos ou Regimes Autoritários Ciências Humanas História Totalitarismos ou Regimes Autoritários Relembrando Professor Evandro R. Saracino ersaracino@gmail.com Facebook.com/ersaracino Facebook.com/errsaracino Estude o MESMO conteúdo

Leia mais

1ª GUERRA MUNDIAL

1ª GUERRA MUNDIAL 1ª GUERRA MUNDIAL 1914-1918 PANORAMA INTERNACIONAL Divisão do mundo em: Países industrializados e países não industrializados. Industrializados Europa, América (EUA) e Ásia (Japão). Não Industrializados

Leia mais

Colégio: Nome: nº Professor(a): Série: 9 o ano Turma: BATERIA DE EXERCÍCIOS DE HSTÓRIA

Colégio: Nome: nº Professor(a): Série: 9 o ano Turma: BATERIA DE EXERCÍCIOS DE HSTÓRIA Colégio: Nome: nº Professor(a): Série: 9 o ano Turma: Sem limite para crescer Data: / /2014 BATERIA DE EXERCÍCIOS DE HSTÓRIA 2º trimestre 1) ) A Revolução de 1930 marcou a história republicana brasileira,

Leia mais

TEXTO BASE: DESFECHOS 2ª GUERRA MUNDIAL

TEXTO BASE: DESFECHOS 2ª GUERRA MUNDIAL TEXTO BASE: DESFECHOS 2ª GUERRA MUNDIAL Ascensão da política nazista na Alemanha a partir de 1933 Hitler é nomeado chanceler alemão por Paul von Hindenburg e, posteriormente, conseguiu ser nomeado chefe

Leia mais

Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão

Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão ORDEM GEOPOLÍTICA E ECONÔMICA CLAUDIO F GALDINO GEOGRAFIA CAUSAS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL As causas do inicio da PRIMEIRA GUERRA estão relacionadas as disputas

Leia mais

A ERA DO IMPERIALISMO

A ERA DO IMPERIALISMO A ERA DO IMPERIALISMO 1 Revolução Industrial (Inglaterra, França) Fonte de energia/maquinha: Máquina a vapor, Carvão Mineral 2 Revolução Industrial(EUA, Alemanha e URSS) Linhas de Produção Energia: Petróleo

Leia mais

Guerra Fria... 1 Introdução... 1 Guerra Fria... 4 A Crise no Pós-Guerra... 4 Guerra Fria... 7 Bloqueio de Berlim (Junho/ Maio/1949)...

Guerra Fria... 1 Introdução... 1 Guerra Fria... 4 A Crise no Pós-Guerra... 4 Guerra Fria... 7 Bloqueio de Berlim (Junho/ Maio/1949)... Guerra Fria Guerra Fria... 1 Introdução... 1 Guerra Fria... 4 A Crise no Pós-Guerra... 4 Guerra Fria... 7 Bloqueio de Berlim (Junho/1948 - Maio/1949)... 7 Guerra Fria... 9 Corrida armamentista... 9 i Guerra

Leia mais

02. ORDEM OU DESORDEM MUNDIAL?

02. ORDEM OU DESORDEM MUNDIAL? 02. ORDEM OU DESORDEM MUNDIAL? O que foi a Guerra Fria Disputa pelo poder em escala global Estados Unidos (capitalista) x União Soviética (socialista) Sem conflito armado direto guerra econômica, diplomática

Leia mais

Prof. Franco Augusto

Prof. Franco Augusto Prof. Franco Augusto Moeda: Dólar Australiano População: 23.330.000 habitantes Área Total: 7.692.024./ km² Densidade: 2,96 hab./km² Renda per capta: US$ 40.234 IDH: 0,92 (2º IDH mais elevado do mundo).

Leia mais

Prof. Emerson Alves. Geografia 8ª Ano

Prof. Emerson Alves. Geografia 8ª Ano Prof. Emerson Alves Geografia 8ª Ano Geopolítica do Mundo Contemporâneo De Uma Ordem Bipolar à Nova Ordem Mundial 1. Antecedentes à ordem bipolar Crise européia e ascensão dos EUA e da URSS acirramento

Leia mais

Prova Escrita Código 19 / 1ª Fase Versão 1. Identifica, claramente, na folha de respostas, a versão do teste a que respondes.

Prova Escrita Código 19 / 1ª Fase Versão 1. Identifica, claramente, na folha de respostas, a versão do teste a que respondes. Prova de equivalência à frequência INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA História Prova Escrita Código 19 / 1ª Fase Versão 1 3º Ciclo do Ensino Básico 9º ano de escolaridade Ano letivo de 2014

Leia mais

IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO

IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO Resultado da 2ª Revolução Industrial CONTEXTO: 2ª Revolução Industrial; Necessidade de novos mercados; Nacionalismo; Produção de armas; O CAPITALISMO MONOPOLISTA Setor industrial

Leia mais

1. ANTECEDENTES CAUSAS ESTRUTURAIS

1. ANTECEDENTES CAUSAS ESTRUTURAIS A GRANDE GUERRA 1. ANTECEDENTES CAUSAS ESTRUTURAIS Belle Époque (1871-1914) 2ª Revolução Industrial Revanchismo Francês Neocolonialismo/Imperialismo Corrida Armamentista Política De Alianças Paz Armada

Leia mais

JAPÃO: O GIGANTE DO ORIENTE

JAPÃO: O GIGANTE DO ORIENTE JAPÃO: O GIGANTE DO ORIENTE Localização Geográfica O país ocupa um arquipélago formado por mais de 4 mil ilhas no Círculo de Fogo do oceano Pacífico Área de contato de placas tectônicas Placa Eurasiática

Leia mais

O esquecido campo de concentração nazista só para mulheres

O esquecido campo de concentração nazista só para mulheres O esquecido campo de concentração nazista só para mulheres (BBC Brasil, 27/01/2015) Auschwitz-Birkenau, Treblinka e Dachau são notórios campos de concentração do Terceiro Reich alemão que se fixaram na

Leia mais

JAPÃO O Gigante do Oriente

JAPÃO O Gigante do Oriente JAPÃO O Gigante do Oriente LOCALIZAÇÃO GEOGRAFICA O país ocupa um arquipélago formado por mais de 4 mil ilhas no Círculo de Fogo do oceano Pacífico Área de contato de placas tectônicas explica a existência

Leia mais

CRONOLOGIA DO HOLOCAUSTO

CRONOLOGIA DO HOLOCAUSTO CRONOLOGIA DO HOLOCAUSTO 1933 30 JANEIRO - Adolfo Hitler foi nomeado Chanceler da Alemanha. 22 MARÇO - Constrói-se o primeiro campo de concentração, Dachau. 1 ABRIL - Boicote aos negócios e lojas de Judeus.

Leia mais

IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO

IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO Resultado da 2ª Revolução Industrial 1. CONTEXTO: 2ª Revolução Industrial; Necessidade de novos mercados; Nacionalismo; Produção de armas; Capitalismo Monopolista: Setor

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia Atividades de Recuperação Paralela de Geografia 8º ano Ensino Fundamental II Leia as orientações de estudos antes de responder as questões Comece revisando a aula através dos apontamentos relembrando,

Leia mais