A segunda guerra mundial

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A segunda guerra mundial"

Transcrição

1 A segunda guerra mundial Contexto e causas da segunda guerra mundial A Segunda Guerra Mundial compreende o período entre os anos de 1939 e 1945 no qual ocorreu o conflito armado de maior escala da história da humanidade até os dias de hoje. O combate envolveu as maiores potências da época que empenharam toda sua economia e política no mesmo. O período que antecede o início da Segunda Guerra é marcado pela crise econômica da quebra da bolsa de Nova York no ano de 1930 que teve seu ponto de início nos Estados Unidos, contudo espalhou se rapidamente pelo resto do mundo afetando a economia global. Um dos mais importantes motivos da guerra foi o surgimento, na década de 1930, na Europa, de governos totalitários com fortes objetivos militaristas e expansionistas. Na Alemanha surgiu o nazismo, liderado por Hitler e que pretendia expandir o território Alemão, desrespeitando o Tratado de Versalhes, inclusive reconquistando territórios perdidos na Primeira Guerra. Na Itália estava crescendo o Partido Fascista, liderado por Benito Mussolini, que se tornou o Duce da Itália, com poderes sem limites.

2 Em busca pela conquista de territórios, um grupo de países se uniu formando uma aliança de guerra denominada Eixo, que foi liderada por Alemanha, Itália e Japão. A Alemanha liderada por Hitler pretendia impor uma nova ordem na Europa disseminando a ideologia nazista e de imposição da raça alemã e exclusão total de minorias como negros, homossexuais, judeus, ciganos e a perseguição de regimes comunistas e socialistas. Itália e Japão estavam interessados em seus próprios propósitos de expansão territorial. O fato que demarcou o início da Guerra foi a invasão da Polônia pela Alemanha nazista no ano de 1939 tendo como reação imediata declarações de guerra à Alemanha pela França e Inglaterra. Para contrapor o Eixo outra aliança foi formada, a dos Aliados, a qual era liderada pelos Estados Unidos, Reino Unido e URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Características dos governos fascistas Principais ditadores fascistas Benito Mussolini: Itália. Hitler: Alemanha (Os fascistas alemãs eram chamados de nazistas). Principais ideias fascistas Anticomunismo Antiliberalismo (os fascistas defendiam um regime ditatorial) Totalitarismo (o indivíduo deve obedecer ao Estado) Militarismo e Culto à violência (a guerra era considerada a atividade mais nobre do homem). Nacionalismo xenófobo (xenofobia: ódio a tudo que é estrangeiro) Racismo Na Alemanha, Hitler queria formar uma raça ariana, ou seja, uma raça superior a todas as outras. O desenvolvimento da guerra O período de 1939 a 1941 foi marcado por vitórias do Eixo, lideradas pelas forças armadas da Alemanha, que conquistou o Norte da França, Iugoslávia, Polônia, Ucrânia, Noruega e territórios no norte da África. O Japão anexou a Manchúria, enquanto a Itália conquistava a Albânia e territórios da Líbia. Em 1941 o Japão ataca a base militar norte americana de Pearl Harbor no Oceano Pacífico (Havaí). Após este fato, considerado uma traição pelos norte americanos, os estados Unidos entraram no conflito ao lado das forças aliadas.

3 De 1941 a 1945 ocorreram as derrotas do Eixo, iniciadas com as perdas sofridas pelos alemães no rigoroso inverno russo. Neste período, ocorre uma regressão das forças do Eixo que sofrem derrotas seguidas. Com a entrada dos EUA, os aliados ganharam força nas frentes de batalhas. No dia 6 de junho de 1944 chamado o Dia D os aliados tomaram a Normandia e o cerco alemão sobre a França foi vencido. Participação do Brasil na guerra O Brasil manteve se neutro até certo ponto, quando alguns de seus navios começaram a sofrer ataques o país declarou guerra à Alemanha no ano de 1942, ajudando os Estados Unidos na libertação da Itália que encontrava se quase que totalmente nas mãos do exército nazista. O país enviou cerca de 400 homens de apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), 42 pilotos e 25 mil homens da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Força Expedicionária Brasileira: desembarque do 3º Escalão. Pracinhas a bordo do navio transporte Duque de Caxias / Arquivo de Consequências da guerra Este triste conflito terminou somente no ano de 1945 com a rendição da Alemanha e Itália. O Japão, último país a assinar o tratado de rendição, ainda sofreu um forte ataque dos Estados Unidos, que despejou bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki. O regime nazista foi responsável pela morte de cerca de 2 milhões de poloneses, 4 milhões de pessoas com problemas de saúde (deficientes físicos e mentais) e um número exorbitante de 6 milhões de judeus no massacre que ficou conhecido como Holocausto. Os danos materiais também foram muitos, a guerra arrasou as nações perdedoras e outras envolvidas destruindo cidades inteiras e a vida de milhares de cidadãos. O pagamento de uma indenização para reconstrução das nações derrotadas foi determinado pelos Aliados assim como uma indenização aos países vitoriosos, assinada no Tratado de Paz de Paris.

4 Ao final da guerra foi criada a Organização das Nações Unidas (ONU), que tinha o propósito de manter a paz entre as nações resolvendo os conflitos de forma pacífica e ajudar as vítimas da Segunda Guerra. Após a guerra o mundo iniciava uma nova fase histórica: a de reconstrução. Os EUA e a União Soviética saíram do conflito como duas grandes potências mundiais. Os EUA saíram da guerra como a maior potência mundial. A URSS ficou em segundo lugar. O país teve 25 milhões de mortos e parte de suas construções sumiu do mapa. Uma das maiores consequências da Segunda Guerra foi a rivalidade entre esses 2 países, rivalidade esta, que resultou na Guerra Fria. Exercícios 1. (Enem 2012) Disponível em:< Acesso em: 27 jan Com sua entrada no universo dos gibis, o Capitão chegaria para apaziguar a agonia, o autoritarismo militar e combater a tirania. Claro que, em tempos de guerra, um gibi de um herói com uma bandeira americana no peito aplicando um sopapo no Fürer só poderia ganhar destaque, e o sucesso não demoraria muito a chegar. COSTA, C. Capitão América, o primeiro vingador: crítica. Disponível em: Acesso em: 27 jan (adaptado).

5 A capa da primeira edição norte-americana da revista do Capitão América demonstra sua associação com a participação dos Estados Unidos na luta contra A) a Tríplice Aliança, na Primeira Guerra Mundial. B) os regimes totalitários, na Segunda Guerra Mundial. C) o poder soviético, durante a Guerra Fria. D) o movimento comunista, na Guerra do Vietnã. E) o terrorismo internacional, após 11 de setembro de (Enem ) Texto do Cartaz: Amor e não guerra. Foto de Jovens em protesto contra a Guerra do Vietnã. Disponível em: Acesso em: 10 out Nos anos que se seguiram à Segunda Guerra, movimentos como o Maio de 1968 ou a campanha contra a Guerra do Vietnã culminaram no estabelecimento de diferentes formas de participação política. Seus slogans, tais como Quando penso em revolução quero fazer amor, se tornaram símbolos da agitação cultural nos anos 1960, cuja inovação relacionava-se A) à contestação da crise econômica europeia, que fora provocada pela manutenção das guerras coloniais. B) à organização partidária da juventude comunista, visando o estabelecimento da ditadura do proletariado.

6 C) à unificação das noções de libertação social e libertação individual, fornecendo um significado político ao uso do corpo. D) à defesa do amor cristão e monogâmico, com fins à reprodução, que era tomado como solução para os conflitos sociais. E) ao reconhecimento da cultura das gerações passadas, que conviveram com a emergência do rock e outras mudanças nos costumes. 3. (Enem 2011) Os três tipos de poder representam três diversos tipos de motivações: no poder tradicional, o motivo da obediência é a crença na sacralidade da pessoa do soberano; no poder racional, o motivo da obediência deriva da crença na racionalidade do comportamento conforme a lei; no poder carismático, deriva da crença nos dotes extraordinários do chefe. BOBBIO, N. Estado, Governo, Sociedade: para uma teoria geral da política. São Paulo: Paz e Terra, 1999 (adaptado). Os três tipos de poder representam três diversos tipos de motivações: no poder tradicional, o motivo da obediência A) República Federalista Norte-Americana. B) República Fascista Italiana no século XX. C) Monarquia Teocrática do Egito Antigo. D) Monarquia Absoluta Francesa no século XVII. E) Monarquia Constitucional Brasileira no século XIX.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES GEOGRAFIA AULA. Conteúdo: Geopolítica e Conflitos Entre os Séculos XIX e XX

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES GEOGRAFIA AULA. Conteúdo: Geopolítica e Conflitos Entre os Séculos XIX e XX Conteúdo: Geopolítica e Conflitos Entre os Séculos XIX e XX Habilidade: Analisar a interferência na organização dos territórios a partir das guerras mundiais. Geopolítica e Território A Europa foi cenário

Leia mais

HISTÓRIA 3 ANO PROF. AMAURY PIO PROF. EDUARDO GOMES ENSINO MÉDIO

HISTÓRIA 3 ANO PROF. AMAURY PIO PROF. EDUARDO GOMES ENSINO MÉDIO HISTÓRIA 3 ANO PROF. AMAURY PIO PROF. EDUARDO GOMES ENSINO MÉDIO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II A Guerra Fria e seu Contexto. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 6.2 Conteúdo II Guerra Mundial - causas.

Leia mais

HISTÓRIA. aula Segunda Guerra Mundial ( )

HISTÓRIA. aula Segunda Guerra Mundial ( ) HISTÓRIA aula Segunda Guerra Mundial (1939 1945) Após a Primeira Guerra Motivação para movimentos totalitários Nazismo (Alemanha) Fascismo (Itália) EUA como grande potência mundial Formação da União das

Leia mais

AULA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

AULA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL AULA 13 16 SEGUNDA GUERRA MUNDIAL Introdução: As causas da Segunda Guerra Mundial Um conflito desta magnitude não começa sem importantes causas ou motivos. Podemos dizer que vários fatores influenciaram

Leia mais

II GUERRA MUNDIAL

II GUERRA MUNDIAL II GUERRA MUNDIAL 1939-1945 ASCENSÃO DOS REGIMES TOTALITÁRIOS EUROPA NO PÓS GUERRA Com o fim da Primeira Guerra Mundial, a Europa teve de enfrentar uma de suas piores crises econômicas. O uso do território

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA II GUERRA MUNDIAL

IDADE CONTEMPORÂNEA II GUERRA MUNDIAL Os custos de um guerra são muito altos, não só econômicos,, mas humanos e psicológicos. O poder de destruição do homem é muito maior que o de construção. Primeira Guerra Mundial Quando: de 1914 a 1918

Leia mais

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL SEGUNDA GUERRA MUNDIAL1939-1945 CAUSAS -Continuação da Primeira Guerra; *disputas imperialistas; *mesmos países controlando os mercados; *crises econômicas: empobrecimento dos trabalhadores nos anos 20

Leia mais

HISTÓRIA. Professor Paulo Aprígio

HISTÓRIA. Professor Paulo Aprígio HISTÓRIA Professor Paulo Aprígio REGIMES TOTALITÁRIOS DO SÉCULO XX QUESTÃO 1 Os regimes totalitários da primeira metade do século XX apoiaram-se fortemente na mobilização da juventude em torno da defesa

Leia mais

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 42 II GUERRA MUNDIAL: AS FRENTES DE BATALHA

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 42 II GUERRA MUNDIAL: AS FRENTES DE BATALHA HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 42 II GUERRA MUNDIAL: AS FRENTES DE BATALHA Fixação 1) (UNICAMP) assistida diversas vezes. Os Estados Unidos esperavam, com a Política da Boa Vizinhança, melhorar o nível

Leia mais

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL SEGUNDA GUERRA MUNDIAL Alianças político-militares: Eixo: Itália, Alemanha e Japão Aliados: EUA, URSS, França e Inglaterra 1ª FASE - Cronologia da Guerra Expansão Alemã: 1931: Japão anexa a Manchúria;

Leia mais

Os regimes totalitaristas. Professor Gustavo Pessoa

Os regimes totalitaristas. Professor Gustavo Pessoa Os regimes totalitaristas Professor Gustavo Pessoa O NAZIFASCISMO tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 1939). ONDE? CARACTERÍSTICAS BÁSICAS: Principalmente ITA,

Leia mais

03) Explique os conceitos de espaço vital e pangermanismo existentes na política externa da Alemanha nazista.

03) Explique os conceitos de espaço vital e pangermanismo existentes na política externa da Alemanha nazista. COLÉGIO PEDRO II CAMPUS HUMAITÁ II EXERCÍCIOS - Revisão 9ºANO PROFESSOR Cristiano Campos QUESTÃO 01 01) Cite algumas características dos movimentos e governos fascistas. QUESTÃO 02 02) Identifique as características

Leia mais

2ª Guerra Mundial

2ª Guerra Mundial 2ª Guerra Mundial 1939-1945 http://historiaonline.com.br Antecedentes da Guerra Política de apaziguamento: LIGA DAS NAÇÕES Tolerância excessiva em relação às violações do Tratado de Versalhes e Saint Germain.

Leia mais

HISTÓRIA. Professor Paulo Aprígio

HISTÓRIA. Professor Paulo Aprígio HISTÓRIA Professor Paulo Aprígio IDEOLOGIAS E MOVIMENTOS POLÍTICOS SÉCULO XIX E XX QUESTÃO 1 Os três tipos de poder representam três diversos tipos de motivações: no poder tradicional, o motivo da obediência

Leia mais

ANTECEDENTES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

ANTECEDENTES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ANTECEDENTES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ANTECEDENTES SÉCULOS XIX E XX IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO ÁREAS DOMINADAS IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO ÁREAS DOMINADAS IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO OBJETIVOS

Leia mais

Revisão ENEM Os primeiros 50 anos do Século XX

Revisão ENEM Os primeiros 50 anos do Século XX Revisão ENEM 2014 Os primeiros 50 anos do Século XX Belle Époque Uma tecnologia em avanço constante. Um mundo muito mais rico em sua capacidade de produzir bens e serviços, em grande variedade. Uma revolução

Leia mais

Fatores da Segunda Guerra

Fatores da Segunda Guerra EUROPA 1942 Fatores da Segunda Guerra O império Austro-Húngaro desintegrou-se dando origem a Áustria, Hungria e Tchecoslováquia O império Turco- Otomano desapareceu dando origem a Turquia. Tratado de Versalhes

Leia mais

- Antecedentes/causas (década de 1930):. Novas discussões sobre o IMPERIALISMO. Fortalecimento de regimes totalitários nazifascistas.

- Antecedentes/causas (década de 1930):. Novas discussões sobre o IMPERIALISMO. Fortalecimento de regimes totalitários nazifascistas. A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( 1939-1945) - Antecedentes/causas (década de 1930):. Novas discussões sobre o IMPERIALISMO. Fortalecimento de regimes totalitários nazifascistas. Invasão da CHINA (1931 - Manchúria)

Leia mais

Em 1929 o mundo enfrenta a Grande Depressão, após o Crack da Bolsa de NY. Ascensão dos discursos nacionalistas

Em 1929 o mundo enfrenta a Grande Depressão, após o Crack da Bolsa de NY. Ascensão dos discursos nacionalistas 1939-1945 Após a 1ª Guerra Mundial, as potências vencedoras, na Europa, promoveram uma série de tratados com um forte caráter de vingança. Ex. Tratado de Versalhes A Alemanha teve suas forças armadas desmontada

Leia mais

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas RUBENS expostos. RAMIRO Todo JR exemplo (TODOS citado

Leia mais

REGIMES TOTALITÁRIOS NAZIFASCISTAS

REGIMES TOTALITÁRIOS NAZIFASCISTAS REGIMES TOTALITÁRIOS NAZIFASCISTAS Definição: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 1939). Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas: Nacionalismo

Leia mais

PREPARATÓRIO ESPCEX HISTÓRIA GERAL. Aula 19 Segunda Guerra Mundial

PREPARATÓRIO ESPCEX HISTÓRIA GERAL. Aula 19 Segunda Guerra Mundial PREPARATÓRIO ESPCEX HISTÓRIA GERAL Aula 19 Segunda Guerra Mundial A Europa pré-1939 (I) 2 Caracterização 1939 a 1945. 35 milhões de mortos. 190 milhões de feridos (em números aproximados) O Eixo: ALE,

Leia mais

A primeira guerra mundial não conseguiu resolver os problemas que lhe deram origem.

A primeira guerra mundial não conseguiu resolver os problemas que lhe deram origem. A primeira guerra mundial não conseguiu resolver os problemas que lhe deram origem. O final da primeira guerra agravou a situação europeia (grave crise), tendo sido a razão para o surgimento de diversos

Leia mais

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) COLÉGIO OLIMPO - BH DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORA: FABIANA PATRÍCIA FERREIRA SÉRIE/ANO: 9º.

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) COLÉGIO OLIMPO - BH DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORA: FABIANA PATRÍCIA FERREIRA SÉRIE/ANO: 9º. A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 1945) COLÉGIO OLIMPO - BH DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORA: FABIANA PATRÍCIA FERREIRA SÉRIE/ANO: 9º. A GUERRA CIVIL ESPANHOLA (1936 1939) Em 1931, a população descontente

Leia mais

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL SEGUNDA GUERRA MUNDIAL 1939-45 11/3/2010 TIS 1 CLC_7 FERNANDO GUITA GRUPO: JOÃO ALEXANDRE, TOMÉ E THEODORE DEFINIÇÃO A segunda guerra mundial foi um acontecimento que teve impacto no mundo inteiro. 11/3/2010

Leia mais

Conteúdos Exame Final

Conteúdos Exame Final Componente Curricular: HISTÓRIA Ano: 9º ANO Professora: Paula Schaedler Conteúdos Exame Final 1. Revolução Industrial e Imperialismo; 2. República Velha; 3. República da Espada e Café-com-Leite 4. Sociedade

Leia mais

Ciências Humanas História. Totalitarismos ou Regimes Autoritários

Ciências Humanas História. Totalitarismos ou Regimes Autoritários Ciências Humanas História Totalitarismos ou Regimes Autoritários Relembrando Professor Evandro R. Saracino ersaracino@gmail.com Facebook.com/ersaracino Facebook.com/errsaracino Estude o MESMO conteúdo

Leia mais

2ª GUERRA MUNDIAL 1939 a 1945

2ª GUERRA MUNDIAL 1939 a 1945 2ª GUERRA MUNDIAL 1939 a 1945 HITLER PRECISAVA JUSTIFICAR SEUS INVESTIMENTOS EM ARMAS HITLER PRECISAVA DESVIAR ATENÇÃO DA POPULAÇÃO DOS PROBLEMAS ECONÔMICOS MAIS GRAVES E ALIMENTAR O NACIONALISMO. HITLER

Leia mais

PERÍODO ENTREGUERRAS: Estados unidos da América e Europa

PERÍODO ENTREGUERRAS: Estados unidos da América e Europa PERÍODO ENTREGUERRAS: Estados unidos da América e Europa A QUEBRA DA BOLSA DE VALORES DE NOVA YORK -Início do século 20 * E.U.A. despontam como potência mundial * 1ª Guerra: EUA = abastece os países da

Leia mais

HISTÓRIA GERAL A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) Profº Msc. Givaldo Santos de Jesus 3 ANO

HISTÓRIA GERAL A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) Profº Msc. Givaldo Santos de Jesus 3 ANO HISTÓRIA GERAL A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939-1945) Profº Msc. Givaldo Santos de Jesus 3 ANO A Segunda Guerra Mundial (1939 1945) O -Introdução: O desfecho da Primeira Guerra Mundial não proporcionou a

Leia mais

19 HISTÓRIA 3.ºciclo do ENSINO BÁSICO 2016 alunos abrangidos pela Portaria n.º 23/2015, de 27 de fevereiro

19 HISTÓRIA 3.ºciclo do ENSINO BÁSICO 2016 alunos abrangidos pela Portaria n.º 23/2015, de 27 de fevereiro informação-prova de equivalência à frequência data: 1 2. 0 5. 2 0 16 19 HISTÓRIA 3.ºciclo do ENSINO BÁSICO 2016 alunos abrangidos pela Portaria n.º 23/2015, de 27 de fevereiro 1.O B J E T O D E A V A L

Leia mais

ORIGENS DO NAZISMO E ASCENSÃO DE HITLER

ORIGENS DO NAZISMO E ASCENSÃO DE HITLER Pós Primeira Guerra Mundial: economia alemã enfrenta grave crise econômica. valor do marco em relação a um dólar: 1914 4 1920 84 1922 (janeiro) 186 1922 (julho) 401 1923 (janeiro) 7.260 Indústria alemã

Leia mais

1) O nazismo é uma ideologia anticomunista que além de odiarem os negros e os judeus, também odiava:

1) O nazismo é uma ideologia anticomunista que além de odiarem os negros e os judeus, também odiava: 1 Lista de exercícios Nazifacismo 1) O nazismo é uma ideologia anticomunista que além de odiarem os negros e os judeus, também odiava: A)As mulheres e os trabalhadores B)Os fascistas e os estrangeiros

Leia mais

TEMA 9 A Europa e o Mundo no Limiar do Século XX

TEMA 9 A Europa e o Mundo no Limiar do Século XX data: 18. 05. 2018 informação-prova de equivalência à frequência 19 HISTÓRIA - condições especiais de realização de provas e exames - 3.º ciclo do ensino básico 2018 alunos abrangidos pela Portaria n.º

Leia mais

A PROSPERIDADE DOS EUA NOS ANOS 20

A PROSPERIDADE DOS EUA NOS ANOS 20 CRISE DE 1929: Ao final da Primeira Guerra, a indústria dos EUA era responsável por quase 50% da produção mundial. O país criou um novo estilo de vida: o american way of life. Esse estilo de vida caracterizavase

Leia mais

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. Professor Eustáquio Vidigal

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. Professor Eustáquio Vidigal SEGUNDA GUERRA MUNDIAL Professor Eustáquio Vidigal www.centroestrategia.com.br Antecedentes da Segunda Guerra Tratado de Versalhes Liga das Nações Ditaduras Internacionais: ü Japão ü Itália ü Alemanha

Leia mais

ASCENSÃO DOS REGIMES NAZI-FASCISTAS: A EUROPA NAS DÉCADAS DE 1920 A 1940 NAZISMO PROF.º OTTO TERRA

ASCENSÃO DOS REGIMES NAZI-FASCISTAS: A EUROPA NAS DÉCADAS DE 1920 A 1940 NAZISMO PROF.º OTTO TERRA ASCENSÃO DOS REGIMES NAZI-FASCISTAS: A EUROPA NAS DÉCADAS DE 1920 A 1940 NAZISMO - Pesada indenização de Guerra aos países vencedores; - Devolução das regiões de Alsácia e Lorena à França; - Desmilitarização

Leia mais

Prof. David Nogueira. quinta-feira, 2 de junho de 2011

Prof. David Nogueira. quinta-feira, 2 de junho de 2011 1 Antecedentes/causas (década de 30): Fortalecimento de regimes totalitários nazifascistas. Invasão da CHI (1931 - Manchúria) pelo JAP. Invasão da Etiópia (1935) pela ITA. Desrespeito da ALE ao Tratado

Leia mais

CONCEITO DE TOTALITARISMO

CONCEITO DE TOTALITARISMO CONCEITO DE TOTALITARISMO Totalitarismo: tipo de Estado, difundido na Europa entre as duas grandes guerras mundiais, que exerce um enorme controle sobre todas as atividades sociais, econômicas, políticas,

Leia mais

UNICAMP 2ª GUERRA MUNDIAL HISTÓRIA GEAL

UNICAMP 2ª GUERRA MUNDIAL HISTÓRIA GEAL 1. (Unicamp 2009) Os animais humanizados de Walt Disney serviam à glorificação do estilo de vida americano. Quando os desenhos de Disney já eram famosos no Brasil, o criador de Mickey chegou aqui como

Leia mais

REVISÃO ANTECEDENTES DO CONFLITO

REVISÃO ANTECEDENTES DO CONFLITO REVISÃO ANTECEDENTES DO CONFLITO Cria-se uma Revolução na Alemanha, o Kaiser foge para Holanda -> República de Wiemar. 1919 Janeiro EUA (Woodrow Wilson) apresenta plano -14 pontos para paz: Descolonização

Leia mais

HISTÓRIA. aula Primeira Guerra Mundial ( )

HISTÓRIA. aula Primeira Guerra Mundial ( ) HISTÓRIA aula Primeira Guerra Mundial (1914 1918) Antecedentes do conflito Segunda Revolução Industrial Disputas imperialistas (África e Ásia) Política de Alianças "Paz Armada" Antecedentes do conflito

Leia mais

Regimes Totalitários. Nazifascismo

Regimes Totalitários. Nazifascismo Regimes Totalitários Nazifascismo 1918-1939 http://historiaonline.com.br CONTEXTO Humilhação imposta à Alemanha e à Itália 1ª Guerra Mundial (Tratado de Versalhes), Sentimento nacionalista = revanchismo,

Leia mais

PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS

PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS 1 O mundo multipolar e as guerras mundiais do século XX Entre meados do século XIX e o final da Segunda Guerra

Leia mais

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR E.U.A:

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR E.U.A: A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR E.U.A: Capitalismo U.R.S.S: Socialismo Antecedentes Panorama geopolítico (2ª Guerra Mundial); Choque entre as potências europeias (Inglaterra, França, Alemanha); Formação de

Leia mais

Itália - FASCISMO /43

Itália - FASCISMO /43 Itália - FASCISMO - 1922/43 Benito Mussolini, o Duce Símbolo do Partido Nacional Fascista Antecedentes Após a 1ª Guerra Mundial, a Itália passa por uma grave: Crise económica, caracterizada pela desvalorização

Leia mais

O Imperialismo O ATRASO ALEMÃO: Grande crescimento industrial Ampliação de mercados; Lorena: ¾ do fornecimento de matéria-prima para a indústria de aço; 1880 amplo programa de expansão naval: Lei Naval

Leia mais

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 43 II GUERRA MUNDIAL: AS CONFERÊNCIAS ENTRE OS TRÊS GRANDES

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 43 II GUERRA MUNDIAL: AS CONFERÊNCIAS ENTRE OS TRÊS GRANDES HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 43 II GUERRA MUNDIAL: AS CONFERÊNCIAS ENTRE OS TRÊS GRANDES Fixação 1) (UNIFESP) Uma das ironias deste estranho século XX é que o resultado mais duradouro da Revolução de Outubro

Leia mais

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( ) PROF. RICARDO SCHMITZ

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( ) PROF. RICARDO SCHMITZ PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( 1914 1918 ) PROF. RICARDO SCHMITZ CAUSAS DO CONFLITO CONFLITOS IMPERIALISTAS ESPÍRITO REVANCHISTA ( FRANÇA ) NACIONALISMO ( PAN-GERMANISMO, PAN-ESLAVISMO ) CORRIDA ARMAMENTISTA

Leia mais

2ª Guerra Mundial e Fascismos

2ª Guerra Mundial e Fascismos 2ª Guerra Mundial e Fascismos 2ª Guerra Mundial e Fascismos 1. No cartaz de propaganda nortebraços simbolizam países que se aliaram na Segunda Guerra Mundial contra as forças do Eixo. a) Identifique TRÊS

Leia mais

Os regimes fascistas expandem-se Tema 10: Da Grande Depressão à 2ª Guerra Mundial

Os regimes fascistas expandem-se Tema 10: Da Grande Depressão à 2ª Guerra Mundial Os regimes fascistas expandem-se Tema 10: Da Grande Depressão à 2ª Guerra Mundial 10.2 A 2ª Guerra Mundial: violência e reconstrução A Alemanha, a Itália e o Japão formam uma aliança que ficou conhecida

Leia mais

Os Impérios e o Poder Terrestre. Apresentação cedida, organizada e editada pelos profs. Rodrigo Teixeira e Rafael Ávila

Os Impérios e o Poder Terrestre. Apresentação cedida, organizada e editada pelos profs. Rodrigo Teixeira e Rafael Ávila Os Impérios e o Poder Terrestre Apresentação cedida, organizada e editada pelos profs. Rodrigo Teixeira e Rafael Ávila A opção terrestre do poder militar Ao estudarmos a história dos impérios, percebe-se

Leia mais

Nazismo. Adolf Hitler

Nazismo. Adolf Hitler 1889: Nasce em Braunau (Áustria). 1914/18: Participa na 1.ª Guerra Mundial. 1919: Filia-se no Partido Alemão dos Trabalhadores (DAP). 1921: Converte o DAP no Partido Nacional-Socialista Alemão dos Trabalhadores

Leia mais

1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria.

1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. 1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. O texto diz: Duas infâncias. Na URSS (parte superior) crianças são

Leia mais

MATRIZ DA PROVA ESCRITA DE AVALIAÇÃO

MATRIZ DA PROVA ESCRITA DE AVALIAÇÃO Duração da Prova: 60 minutos HISTÓRIA - 9.º Ano 6 de março de 2017 OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS ESTRUTURA COTAÇÕES CRITÉRIOS GERAIS DE CORREÇÃO Interpretar documentos escritos. Analisar mapas e documentos

Leia mais

Curso EFA CLC 7 DR4 Leis e Modelos Científicos

Curso EFA CLC 7 DR4 Leis e Modelos Científicos Introdução Curso EFA Ao realizar este trabalho pretendo ficar a conhecer melhor como foi o desenvolvimento da 2º Guerra Mundial, quais as consequências da mesma e também quais os países envolvidos e os

Leia mais

Autor: Guilherme Rosa Duarte

Autor: Guilherme Rosa Duarte A Segunda Guerra Mundial foi um conflito bélico que ocorreu na primeira metade do século XX, envolvendo mais de setenta nações e opondo os Aliados às Potências do Eixo. A guerra teve início em 1 de setembro

Leia mais

Devido a grande crise que assolava o mundo em meados de , novas filosofias políticas começam a surgir no território europeu.

Devido a grande crise que assolava o mundo em meados de , novas filosofias políticas começam a surgir no território europeu. Cap. 6 Devido a grande crise que assolava o mundo em meados de 1929-1930, novas filosofias políticas começam a surgir no território europeu. Esses ideais políticos costumeiramente marcavam o autoritarismo

Leia mais

A Alemanha Nazi (powerpoint adaptado a partir de um original do Professor Mário Rodrigues)

A Alemanha Nazi (powerpoint adaptado a partir de um original do Professor Mário Rodrigues) A Alemanha Nazi (powerpoint adaptado a partir de um original do Professor Mário Rodrigues) 1889: Nasce em Braunau (Áustria). 1914/18: Participa na 1.ª Guerra Mundial. 1919: Filia-se no Partido Alemão dos

Leia mais

Primeira Guerra Mundial

Primeira Guerra Mundial Aula 22 Primeira Guerra Mundial 1 Causas Setor 1606 2 Desenvolvimento 3 Conferência de Paris (1919) ealvespr@gmail.com 1.1 Antecedentes Disputas imperialistas Alsácia-Lorena França X Alemanha Inglaterra

Leia mais

O que é uma Ordem Geopolítica?

O que é uma Ordem Geopolítica? O que é uma Ordem Geopolítica? Potência Mundial: país com capacidade de intervir no espaço mundial devido à força política, econômica, militar e tecnológica Equilíbrio temporário das relações políticas,

Leia mais

Aula5 A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. Valéria Maria Santana Oliveira

Aula5 A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. Valéria Maria Santana Oliveira Aula5 A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL META Compreender as motivações que levaram diversos países do mundo a aderirem ao conflito global e suas consequências.. OBJETIVOS Ao final da aula o(a) aluno(a) deverá:

Leia mais

Entre 1871 e 1914 a sociedade européia - liberal e capitalista, passou por uma das fases de maior prosperidade devido ao desenvolvimento industrial

Entre 1871 e 1914 a sociedade européia - liberal e capitalista, passou por uma das fases de maior prosperidade devido ao desenvolvimento industrial 1914-1918 Entre 1871 e 1914 a sociedade européia - liberal e capitalista, passou por uma das fases de maior prosperidade devido ao desenvolvimento industrial que trouxe conforto e a ciência e a técnica

Leia mais

-Explicar os principais antecedentes e causas da Segunda Guerra Mundial. -Descrever a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial.

-Explicar os principais antecedentes e causas da Segunda Guerra Mundial. -Descrever a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial. UD IV ASSUNTO 4. A 2ª GUERRA MUNDIAL OBJETIVOS: -Explicar os principais antecedentes e causas da Segunda Guerra Mundial. -Diferenciar as fases da Segunda Guerra Mundial. -Descrever a participação do Brasil

Leia mais

HISTÓRIA. aula Período Entreguerras ( )

HISTÓRIA. aula Período Entreguerras ( ) HISTÓRIA aula Período Entreguerras (1918 1939) Após a Primeira Guerra Perdas humanas e econômicas Grande criação da Liga das Nações Tratado de Versalhes (1919) Alemanha (perdas territoriais, indenizações,

Leia mais

O texto e a Linguagem Literária

O texto e a Linguagem Literária O texto e a Linguagem Literária Polissemia É a propriedade que uma mesma palavra tem de apresentar mais de um significado nos múltiplos contextos em que aparece. É um recurso que possibilita dizer mais

Leia mais

Larissa Nunes Andrade Quadros.

Larissa Nunes Andrade Quadros. Larissa Nunes Andrade Quadros. I PARTE Cemitério francês da Primeira Guerra Mundial Para refletir! Por que esse título de Primeira Guerra Mundial? Motivos: 1. Mesmo sendo um conflito europeu, foi uma guerra

Leia mais

2ª Guerra Mundial IDADE CONTEMPORÂNEA

2ª Guerra Mundial IDADE CONTEMPORÂNEA IDADE CONTEMPORÂNEA 2ª Guerra Mundial A indústria de armas foi uma das soluções encontradas por alguns países para buscar sair da crise. Ao mesmo tempo que gerava empregos, reforçava o poderio bélico das

Leia mais

REGIONALIZAÇÃO E AS ORDENS MUNDIAIS

REGIONALIZAÇÃO E AS ORDENS MUNDIAIS REGIONALIZAÇÃO E AS ORDENS MUNDIAIS ORDEM MUNDIAL Equilíbrio temporário das relações políticas, econômicas, diplomáticas e militares entre as potências na disputa pelo poder e pela hegemonia do mundo.

Leia mais

OEstado: as suas formas e características ao longo da história. Prof: Yuri Xavier Disciplina: Sociologia

OEstado: as suas formas e características ao longo da história. Prof: Yuri Xavier Disciplina: Sociologia OEstado: as suas formas e características ao longo da história Prof: Yuri Xavier Disciplina: Sociologia OEstado: é um determinado modo de organização do poder; surge na Europa, para superar o regime feudal,

Leia mais

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( ) A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( 1914-1918 ) OS MOTIVOS DA GUERRA O IMPERIALISMO: Alguns países estavam extremamente descontentes com a partilha da Ásia e da África, ocorrida no final do século XIX. O ROMPIMENTO

Leia mais

Guerra Fria ( )

Guerra Fria ( ) Guerra Fria (1946-1991) Guerra improvável, paz impossível Conflito político, Ideológico (cultural), Militar Indireto entre EUA e URSS Início Churchill, Truman e Stalin (1945) - A Conferência de Potsdam

Leia mais

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 1914/1918

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 1914/1918 PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 1914/1918 Primeira Guerra Mundial Entre 1815/1914 o mundo não teve muitas guerras Em sua maioria, o mundo europeu tinha em sua maioria repúblicas liberais Exceções de monarquia

Leia mais

REVISÃO ANTECEDENTES DO CONFLITO

REVISÃO ANTECEDENTES DO CONFLITO REVISÃO ANTECEDENTES DO CONFLITO Cria-se uma Revolução na Alemanha, o Kaiser foge para Holanda -> República de Wiemar. 1919 Janeiro EUA (Woodrow Wilson) apresenta plano -14 pontos para paz: Descolonização

Leia mais

Moodle de História 2ª bimestre. 3ª série

Moodle de História 2ª bimestre. 3ª série Moodle de História 2ª bimestre 3ª série 1. (ENEM 2015) Bandeira do Brasil, és hoje a única. Hasteada a esta hora em todo o território nacional, única e só, não há lugar no coração do Brasil para outras

Leia mais

OS TOTALITARISMOS. Rodrigo Dornelles

OS TOTALITARISMOS. Rodrigo Dornelles OS TOTALITARISMOS Rodrigo Dornelles TOTALITARISMO Apesar de vitoriosas na Primeira Guerra, os países europeus capitalistas não puderam conter a crise generalizada diante dos problemas econômicos, das ameaças

Leia mais

História B aula 18 O Nazismo.

História B aula 18 O Nazismo. História B aula 18 O Nazismo. Adolf Hitler (1889-1945) - nasceu em Braunau (Áustria) 100 km de Munique. - livro: Mein Kampf Minha Luta - aos 35 anos estava preso no presídio militar de Landsberg por ter

Leia mais

História 9.º ano. Hegemonia e declínio da influência europeia

História 9.º ano. Hegemonia e declínio da influência europeia História 9.º ano Hegemonia e declínio da influência europeia 1.Lê e observa, com atenção, os documentos. DOC.1 Grandes ou pequenos, antigos ou recentes, são cinco ou seis os países que detêm a maior parte

Leia mais

CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO

CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO O MUNDO DIVIDIDO P. 23 Existem vários critérios para regionalizar um território. Critério ideológico:

Leia mais

CALENDARIZAÇÃO COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ACTIVIDADES DE APRENDIZAGEM AVALIAÇÃO. Observação e análise de mapas, cronologias, gráficos,

CALENDARIZAÇÃO COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ACTIVIDADES DE APRENDIZAGEM AVALIAÇÃO. Observação e análise de mapas, cronologias, gráficos, HISTÓRIA 3º Ciclo E. B. 9º Ano 2014-2015 Planificação de Unidade TEMA I. A Europa e o Mundo no limiar do século XX SUBTEMA I.1. Hegemonia e declínio da influência europeia CONCEITOS: Imperialismo, Colonialismo,

Leia mais

CRISE DOS ANOS 1920 E ASCENSÃO NAZIFASCISTA

CRISE DOS ANOS 1920 E ASCENSÃO NAZIFASCISTA CAPÍTULO 28 CRISE DOS ANOS 1920 E ASCENSÃO NAZIFASCISTA American way of life n Ao final da Primeira Guerra Mundial, a situação econômica dos países da Europa contrastava com a dos Estados Unidos. Situação

Leia mais

Autor: Guilherme Rosa Duarte

Autor: Guilherme Rosa Duarte A Segunda Guerra Mundial foi um conflito bélico que ocorreu na primeira metade do século XX, envolvendo mais de setenta nações e opondo os Aliados às Potências do Eixo. A guerra teve início em 1 de setembro

Leia mais

Primeira Guerra Mundial. Guerra das Guerras

Primeira Guerra Mundial. Guerra das Guerras Grande Guerra Guerra das Guerras Conflito armado ocorrido no início do século XX, no território europeu. Envolveu grande parte dos países do mundo e marcou o início de um período de avanços tecnológicos.

Leia mais

Na aula de hoje vamos tratar de dois assuntos: Primeira guerra Mundial e Revolução Russa:

Na aula de hoje vamos tratar de dois assuntos: Primeira guerra Mundial e Revolução Russa: Na aula de hoje vamos tratar de dois assuntos: Primeira guerra Mundial e Revolução Russa: Observe as figuras abaixo: Cavour Unificação Italiana Bismarck Unificação Alemã O processo de unificação da Alemanha

Leia mais

AULÃO DE HISTÓRIA. Prof. Alan Carlos Ghedini

AULÃO DE HISTÓRIA. Prof. Alan Carlos Ghedini AULÃO DE HISTÓRIA ACAFE 2014/2 Prof. Alan Carlos Ghedini História Geral Primeira Guerra Mundial Estopim: assassinato de Francisco Ferdinando, da Áustria, em Sarajevo, na Sérvia. Duração: de 1914 à 1918

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MODULAR Ano Letivo 2016/2017

PLANIFICAÇÃO MODULAR Ano Letivo 2016/2017 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRA Escola Secundária c/3 Dr.ª Maria Cândida CURSO VOCACIONAL CURSO VOCACIONAL DO ENSINO BÁSICO: Jardinagem / Comércio / Socorrismo DISCIPLINA: História CICLO DE FORMAÇÃO: Biénio

Leia mais

2ª GUERRA MUNDIAL

2ª GUERRA MUNDIAL 2ª GUERRA MUNDIAL 1939-1945 Esta guerra é, de fato, uma continuação da anterior. ( Churchill ) 1. ANTECEDENTES: A ENTRE GUERRAS: REVANCHISMOS. TRATADO DE VERSALHES. DANOS FINANCEIROS. CRISE ECONÔMICA.

Leia mais

Aula 17 A Primeira Guerra Mundial

Aula 17 A Primeira Guerra Mundial Aula 17 A Primeira Guerra Mundial 1914 a 1918 Imperialismos Concorrência desmedida por territórios e novos mercados Nacionalismos Antigas rivalidades e ressentimentos, resultando em expansionismo e revanchismo

Leia mais

GABARITO DA PROVA BIMESTRAL DE HISTÓRIA 1º BIMESTRE

GABARITO DA PROVA BIMESTRAL DE HISTÓRIA 1º BIMESTRE HISTÓRIA PROF. LEANDRO 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO GABARITO DA PROVA BIMESTRAL DE HISTÓRIA 1º BIMESTRE 1. O acordo de paz imposto à Alemanha após a Primeira Guerra Mundial foi o tratado de Versalhes, assinado

Leia mais

Ano Letivo 2018/2019

Ano Letivo 2018/2019 Ano Letivo 2018/2019 3º Ciclo do Ensino Básico História /9.º ano Página 1 de 5 Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina e Metas de Aprendizagem TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS Tema-I A EUROPA

Leia mais

SABADÃO CSP O PERÍODO ENTRE GUERRAS PROF. BRUNO ORNELAS

SABADÃO CSP O PERÍODO ENTRE GUERRAS PROF. BRUNO ORNELAS SABADÃO CSP O PERÍODO ENTRE GUERRAS PROF. BRUNO ORNELAS TEMAS PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL; A REVOLUÇÃO RUSSA; A CRISE DE 1929; A PRIMEIRA REPÚBLICA; O NAZIFASCISMO. ANTECEDENTES SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Leia mais

REGIMES FASCISTAS PROFESSOR ESPECIALISTA HAROLDO TRAZÍBULO JR.

REGIMES FASCISTAS PROFESSOR ESPECIALISTA HAROLDO TRAZÍBULO JR. REGIMES FASCISTAS PROFESSOR ESPECIALISTA HAROLDO TRAZÍBULO JR. REGIMES FASCISTAS - NOÇÕES GERAIS: A ORIGEM DA PALAVRA ( FASCIUM ). - O FASCISMO NA ITÁLIA, NA ALEMANHA (NAZISMO), PORTUGAL (SALAZARISMO OU

Leia mais

Professor: Eustáquio.

Professor: Eustáquio. Professor: Eustáquio www.centroestrategia.com.br O Imperialismo Texto As indústrias... Em lugar das antigas necessidades, satisfeitas pela produção do país,... encontram-se novas necessidades, exigindo-se

Leia mais

UD II - ASSUNTO 6 O CONGRESSO DE VIENA E A SANTA ALIANÇA 02 TEMPOS

UD II - ASSUNTO 6 O CONGRESSO DE VIENA E A SANTA ALIANÇA 02 TEMPOS UD II - ASSUNTO 6 O CONGRESSO DE VIENA E A SANTA ALIANÇA 02 TEMPOS OBJETIVOS: -IDENTIFICAR OS OBJETIVOS E OS PRINCÍPIOS DO CONGRESSO. - DEFINIR OS OBJETIVOS E A ATUAÇÃO DA SANTA ALIANÇA. SUMÁRIO: 1.CONCEITUAÇÃO.

Leia mais

MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO - ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE (Portaria 242/2013) REGIME NÃO PRESENCIAL

MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO - ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE (Portaria 242/2013) REGIME NÃO PRESENCIAL AS TRANSFORMAÇÕES DAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX Um novo equilíbrio global - A geografia política após a Primeira Guerra Mundial. A Sociedade das Nações. - A difícil recuperação económica da Europa

Leia mais

O que é uma Ordem Geopolítica?

O que é uma Ordem Geopolítica? Regionalizações do Espaço Mundial O que é uma Ordem Geopolítica? Potência Mundial: país com capacidade de intervir no espaço mundial devido à força política, econômica, militar e tecnológica Equilíbrio

Leia mais

UD II - ASSUNTO 6 O CONGRESSO DE VIENA E A SANTA ALIANÇA 02 TEMPOS OBJETIVOS:

UD II - ASSUNTO 6 O CONGRESSO DE VIENA E A SANTA ALIANÇA 02 TEMPOS OBJETIVOS: UD II - ASSUNTO 6 O CONGRESSO DE VIENA E A SANTA ALIANÇA 02 TEMPOS OBJETIVOS: -IDENTIFICAR OS OBJETIVOS E OS PRINCÍPIOS DO CONGRESSO. - DEFINIR OS OBJETIVOS E A ATUAÇÃO DA SANTA ALIANÇA. SUMÁRIO: 1.CONCEITUAÇÃO.

Leia mais

O PERÍODO ENTREGUERRAS

O PERÍODO ENTREGUERRAS O PERÍODO ENTREGUERRAS Contexto: A Primeira Guerra Mundial havia acabado e muitos fatores básicos, considerados raízes desse conflito, não haviam sido solucionados. Contexto: Alemães, italianos e espanhóis

Leia mais

Autor: Guilherme Rosa Duarte

Autor: Guilherme Rosa Duarte A Segunda Guerra Mundial foi um conflito bélico que ocorreu na primeira metade do século XX, envolvendo mais de setenta nações e opondo os Aliados às Potências do Eixo. A guerra teve início em 1 de setembro

Leia mais