LENDAS BRASILEIRAS PRODUÇÕES. Realização: c u l t u r a i s

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LENDAS BRASILEIRAS PRODUÇÕES. Realização: c u l t u r a i s"

Transcrição

1 Realização: c u l t u r a i s PRODUÇÕES

2 O Projeto O projeto consiste em realizar a segunda edição do Brinque - Festival de Teatro Infantil, dentro da temática Lendas Brasileiras, em Curitiba. Com a proposta de contribuir para a formação de platéia e discutir temas do folclore e cultura brasileiras por meio de adaptações cênicas utilizando elementos como música, bonecos, clown e sombras. O projeto será executado durante seis meses, com apresentações mensais, representado por grupos de teatro locais, que trazem em seus currículos a produção teatral dirigida ao público infantil. Com a proposta de democratizar o acesso à cultura para as crianças e gerar novas oportunidades para o teatro infantil, os espetáculos selecionados para compor a programação trazem temas do folclore brasileiro e pertinentes à família contemporânea de forma responsável e divertida, utilizando estéticas e dramaturgias mais apuradas e inovadoras.

3 Objetivos Objetivo Geral Caracterizar os aspectos fundamentais da cultura popular que contribuem na construção da identidade; Objetivos específicos Resgatar tradições; Valorizar o folclore brasileiro; Estimular a criança e sua imaginação;

4 Justificativa Entende-se por folclore o conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes e costumes de um povo. Tal conjunto normalmente é passado de geração a geração por meio dos ensinamentos e da participação real dos festejos e dos costumes. O folclore assume grande importância na história de todos os povos, pois por meio desse conjunto pode-se conhecer a antiga cultura e a formação da cultura presente nos dias de hoje. Este projeto resalta a importância da cultura popular na formação e no desenvolvimento da criança. A presença da cultura popular na formação de crianças e jovens, essa entendida como "a cultura criada pelo povo, que articula uma concepção do mundo e da vida em contraposição aos esquemas oficiais" (BOSI, 2008: 78), proporciona um conhecimento e compreensão de sua realidade.

5 Formato Duração de 6 meses 4 peças em cada mês JUNHO JULHO AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO totalizando 24 apresentações Aos Sábados e Domingos das 16h às 17:30h.

6 Local Auditório Salvador de Ferrante - Guairinha O auditório Salvador de Ferrante - Guairinha está localizado no coração de Curitiba, e oferece uma infra-estrutura de segurança e conforto ao público. Cuidadosamente projetado, o Teatro possui 6 amplos camarins, 9 varas contrapesadas de cenário, sendo 6 varas de luz sobre o palco, 1 vara de luz sobre o proscênio e 2 varas de luz fixas na passarela. Com capacidade para 504 lugares, o Teatro conta, ainda, com completa infra-estrutura técnica de equipamentos de sonorização e de iluminação cênica, e com equipe de profissionais especialmente treinada para receber artistas e público. O Teatro possui também todas as adaptações para receber portadores de necessidades especiais.

7 HPP Apoio HOSPITAL PEQUENO PRÍNCIPE Inaugurado em 1919, sendo um dos primeiros serviços pediátricos do Paraná. Hoje é o maior complexo hospitalar pediátrico do Brasil, oferecendo aos pacientes tratamento com a melhor e mais moderna tecnologia hospitalar e com atenção constante quanto à humanização do atendimento. CONTRAPARTIDA SOCIAL Apresentações nas sextas-feiras com realização na Associação Eunice Weaver e na Praça do Bibinha do Hospital Pequeno Príncipe totalizando em 6 apresentações sendo 1 de cada espetáculo. E oficinas de contação de histórias sobre as Lendas Brasileiras serão realizadas uma (01) vez por mês durante a execução do projeto.

8 Cia Convidada Cia Pé no Palco Direção: Fátima Ortiz A história da escola Pé no Palco começa em Em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, Fátima Ortiz inicia as atividades da primeira turma dos Cursos Livres de Teatro, as aulas aconteciam no Teatro Novelas Curitibanas. O crescimento das atividades inspira a formação de novos professores e também de uma Companhia estável de Teatro. Em 2001 foi constituída a pessoa jurídica Pé no Palco Atividades Artísticas e o Círculo de Encenação e Pesquisa, Companhia estável de Teatro com a direção e coordenação de Fátima Ortiz.

9 Cia Convidada Rosy Greca Rosy Greca Produções Artisticas encanta crianças e adultos por meio de produções fonográficas, trilhas sonoras para o teatro e performances artísticas nas áreas da música, do teatro e da narração de histórias. A empresa atua no campo da arte-educação com realização de workshops, oficinas e palestras destinadas a educadores, professores, atores e contadores de histórias. Com mais de sessenta trilhas musicais compostas, principalmente, para o teatro infantil. A empresa se dedica à canção para crianças, tanto na área artística quanto na área pedagógica, e já produziu onze álbuns, em que a coordenadora atua como compositora e intérprete.

10 Programação Iara Os cronistas dos séculos XVI e XVII registraram essa história. No princípio, o personagem era masculino e chamava-se Ipupiara, homem peixe que devorava pescadores e os levava para o fundo do rio. No século XVIII, Ipupiara vira a sedutora sereia Uiara ou Iara. Todo pescador brasileiro, de água doce ou salgada, conta histórias de moços que cederam aos encantos da bela Uiara e terminaram afogados de paixão. Ela deixa sua casa no fundo das águas no fim da tarde. Surge magnífica à flor das águas: metade mulher, metade peixe, cabelos longos enfeitados de flores vermelhas. Por vezes, ela assume a forma humana e sai em busca de vítimas. Quando a Mãe das águas canta, hipnotiza os pescadores. Um deles foi o índio Tapuia. Certa vez, pescando, Ele viu a deusa, linda, surgir das águas. Resistiu. Não saiu da canoa, remou rápido até a margem e foi se esconder na aldeia. Mas enfeitiçado pelos olhos e ouvidos não conseguia esquecer a voz de Uiara. Numa tarde, quase morto de saudade, fugiu da aldeia e remou na sua canoa rio abaixo. Uiara já o esperava cantando a música das núpcias. Tapuia se jogou no rio e sumiu num mergulho, carregado pelas mãos da noiva. Uns dizem que naquela noite houve festa no chão das águas e que foram felizes para sempre. Outros dizem que na semana seguinte a insaciável Uiara voltou para levar outra vítima.

11 Programação Saci Pererê A Lenda do Saci data do fim do século XVIII. Durante a escravidão, as amas-secas e os caboclos-velhos assustavam as crianças com os relatos das travessuras dele. O Saci é considerado um ser brincalhão enquanto que em outros lugares ele é visto como um ser maligno. É uma criança, um negrinho de uma perna só que fuma um cachimbo e usa na cabeça uma carapuça vermelha que lhe dá poderes mágicos, como o de desaparecer e aparecer onde quiser. Existem 3 tipos de Sacis: O Pererê, que é pretinho, O Trique, moreno e brincalhão e o Saçurá, que tem olhos vermelhos. Ele também se transforma numa ave chamada Matiaperê cujo assobio me-lancólico dificilmente se sabe de onde vem. Ele adora fazer pequenas travessuras, como esconder brinquedos, soltar animais dos currais, derramar sal nas cozinhas, fazer tranças nas crinas dos cavalos, etc. Diz a crença popular que dentro de todo redemoinho de vento existe um Saci. Ele não atravessa córregos nem riachos. Alguém perseguido por ele, deve jogar cordas com nós em seu caminho que ele vai parar para desatar os nós, deixando que a pessoa fuja. Diz a lenda que, se alguém jogar dentro do redemoinho um rosário de mato bento ou uma peneira, pode capturá-lo, e se conseguir sua carapuça, será recompensado com a realização de um desejo.

12 Programação O negrinho do pastoreio É uma lenda meio africana meio cristã. Muito contada no final do século passado pelos brasileiros que defendiam o fim da escravidão. É muito popular no sul do Brasil. Nos tempos da escravidão, havia um estancieiro malvado com negros e peões. Num dia de inverno, fazia frio de rachar e o fazendeiro mandou que um menino negro de quatorze anos fosse pastorear cavalos e potros recém-comprados. No final do tarde, quando o menino voltou, o estancieiro disse que faltava um cavalo baio. Pegou o chicote e deu uma surra tão grande no menino que ele ficou sangrando. Você vai me dar conta do baio, ou verá o que acontece'', disse o malvado patrão. Aflito, ele foi à procura do animal. Em pouco tempo, achou ele pastando. Laçou-o, mas a corda se partiu e o cavalo fugiu de novo. Na volta à estância, o patrão, ainda mais irritado, espancou o garoto e o amarrou, nu, sobre um formigueiro. No dia seguinte, quando ele foi ver o estado de sua vítima, tomou um susto. O menino estava lá, mas de pé, com a pele lisa, sem nenhuma marca das chicotadas. Ao lado dele, a Virgem Nossa Senhora, e mais adiante o baio e os outros cavalos. O estancieiro se jogou no chão pedindo perdão, mas o negrinho nada respondeu. Apenas beijou a mão da Santa, montou no baio e partiu conduzindo a tropilha.

13 Programação Boto De acordo com a lenda, um boto cor-de-rosa sai dos rios nas primeiras horas das noites de festa e com um poder especial, transforma-se em um lindo jovem vestido com roupas brancas. Ele usa um chapéu branco para encobrir o rosto e disfarçar o nariz grande. Nas festas, com seu jeito galanteador e falante, o boto dança, bebe, se comporta como um rapaz normal e aproxima-se das jovens solteiras, seduzindo-as. Logo após, consegue convencer as mulheres para um passeio no fundo do rio, local onde costuma engravidá-las. Na manhã seguinte volta a se transformar no boto, pois o seu encantamento só acontece à noite.

14 Programação Curupira O Curupira gosta de sentar na sombra das mangueiras para comer os frutos. Lá fica entretido ao deliciar cada manga. Mas se percebe que é observado, logo sai correndo, e numa velocidade tão grande que a visão humana não consegue acompanhar. "Não adianta correr atrás de um Curupira", dizem os caboclos, "porque não há quem o alcance".a função do curupira é proteger as árvores, plantas e animais das florestas. Seus alvos principais são os caçadores, lenhadores e pessoas que destroem as matas de forma predatória. Para assustar os caçadores e lenhadores, o curupira emite sons e assovios agudos. Outra tática usada é a criação de imagens ilusórias e assustadoras para espantar os "inimigos das florestas"

15 Programação Cabra Cabriola A Cabra Cabriola, era uma espécie de Cabra, meio bicho, meio monstro. Sua lenda em Pernambuco, é do fim do século XIX e início do seculo XX. Era uma Bicho que deixava qualquer menino arrepiado só de ouvir falar. Soltava fogo e fumaça pelos olhos, nariz e boca. Atacava quem andasse pelas ruas desertas às sextas a noite. As crianças não podiam sair de perto das mães, ao escutarem qualquer ruído estranho perto da casa. Podia ser qualquer outro bicho, ou então a Cabriola, assim era bom não arriscar. Astuta como uma Raposa e fétida como um bode, assim era ela. Em casa de menino obediente, bom para a mãe, que não mijasse na cama e não fosse traquino, a Cabra Cabriola, não passava nem perto.

16 Patrocínio Patrocinio Aprovado pela Lei Rouanet, com enquadramento no Artigo 18, o Brinque Festival de Teatro Infantil, disponibiliza aos patrocinadores cotas de apoio, com as contrapartidas descritas abaixo: Assinatura da marca nos 6400 convites dos espetáculos; Assinatura em todos os anúncios de mídia digital, veiculados durante a realização do projeto; Assinatura da marca em todos os cartazes de divulgação do projeto, distribuídos para escolas de Curitiba e Região Metropolitana. Assinatura da marca nos flyers de divulgação, distribuídos em ações promocionais realizados em escolas, lojas infantis e restaurantes. Assinatura de 24 painéis de mídia exterior, veiculados durante a realização do projeto; Disponibilidade de ações promocionais para o público participante, mediante aprovação da produção; Assinatura em marketing exclusivo, disparado para mailing de mais de 10 mil contatos, apresentando os espetáculos ; Locução teatro: citação do nome da empresa na locução de abertura de todos os espetáculos; 10 convites por espetáculo, para ações promocionais entre colaboradores, prospects e fornecedores; Inserção de banner no site oficial do evento no tamanho de 120X60 Pixels com link para a página da empresa; Divulgação de releases e press-kits enviados para imprensa; Assinatura em vídeo institucional do evento exibido no início dos espetáculos com a programação integral do Festival; Mailing List: Relação digital dos participantes que autorizarem essa publicação, contendo os seguintes dados: nome, , telefones, cidade, estado, país.

17 direção de Luis Arthur Nunes com Rita Elmôr. A primeira montagem do espetáculo aconteceu em 1998, sendo um sucesso de público e crítica durante o período em que ficou em cartaz. A nova montagem pretende realizar temporada de 2 meses na cidade do Rio de Janeiro, totalizando 32 apresentações Homem Vertente - Temporada Brasil Parnaxx Ltda CNPJ/CPF: / Processo: /20-13 Orçamento PR - Curitiba Valor do Apoio R$: ,00 O projeto visa a circulação da montagem brasileira do espetáculo argentino Hombre Vertiente, da companhia argentina Ojalá, do diretor Pichón Baldinu, por 10 semanas com 40 apresentações Brinque - Festival de Lendas Brasileiras MONTENEGRO PENSAMENTO CRIATIVO PRODUÇÕES & EVENTOS LTDA CNPJ/CPF: / Processo: /20-13 PR - Curitiba Valor do Apoio R$: ,00 Realizar a segunda edição do Brinque Festival de Teatro Infantil, dentro da temática Lendas Brasileiras. Com a proposta de contribuir para a formação de platéia e discutir temas do folclore e cultura brasileiras por meio de adaptações cênicas utilizando elementos como música, bonecos, clown e sombras PEDRO E O CAPITÃO CD4 Produções Artísticas Ltda. CNPJ/CPF: / Processo: /20-13 SP - São Paulo Valor do Apoio R$: ,00 Realização do espetáculo "Pedro e o Capitão" sendo 34 apresentações em uma temporada de 03 meses em São Paulo; e um 01 mês de circulação com 12 apresentações, entre as cidades de Brasília; Rio de Janeiro; Belo Horizonte e Recife, totalizando 46 apresentações TOTAL DO PROJETO: no projeto. Pedro e o Capitão reproduz, em cada um de seus 4 atos, as sessões de interrogatório de um preso politico (Pedro) por um oficial da inteligência militar (O Capitão). R$ , Madame Bovary Cris Lara Produções Artísticas Ltda. CNPJ/CPF: / Processo: /20-13 RJ - Rio de Janeiro Valor do Apoio R$: ,00 Estado de Mato Grosso. Preservar o folclore e a identidade cultural da região Estrada da Cultura PACATU CULTURA, EDUCACAO E AVIACAO LTDA. - ME CNPJ/CPF: / Processo: /20-13 SP - São Paulo Valor do Apoio R$: ,00 Apresentar um espetáculo teatral gratuito e itinerante pelas estradas do Brasil, destinado a caminhoneiros e carreteiros. Os estacionamentos de grandes postos de abastecimento de combustível se transformarão em espaços culturais para receber 96 apresentações teatrais durante 4 meses. 16 O teatro ISSN realmente chegará a pessoas que, 1 Nº 153, sexta-feira, 9 de agosto de 2013 geralmente, não têm contato ANEXO com I esse tipo de 13 atividade FOLIA DE REIScultural. E CATIRA DE SÃO JOSÉ VOLPONE DO Diaféria Produções LTDA - ME ÁREA: 1 ARTES CÊNICAS - (ART.18, 1º) XINGU MT PALAVRA QUE MISTÉRIOS TEM DE CLARICE MULHER - Excursão CNPJ/CPF: / R E E Produções Ltda. Processo: /20-13 OVO Produções Artísticas Ltda. CNPJ/CPF: / Cultura e CNPJ/CPF: Convenções / Administração Processo: /20-13 GO - e Goiânia Produções LTDA - SP - São Paulo Valor do Apoio R$: ,00 Processo: /20-13 Valor do Apoio R$: ,00 RJ - Rio de Janeiro Realização de espetáculo teatral do texto Volpone de Ben Valor do Apoio R$: ,00 Jonson, com tradução e adaptação inéditas, em teatro de São Paulo de Realizar três apresentações de grupos de Folia e Catira no aproximadamente 350 a 500 lugares, com 36 apresentações. EPP Estado de Mato Grosso na cidade de São José do Xingu - MT Procura-se a Mamãe Promover o acesso aos bens culturais relativos à catira e a folia no Blimdom - Planejamento e Projetos Culturais Ltda Remontagem do espetáculo Que Mistérios Tem Clarice com CNPJ/CPF: / Estado de Mato Grosso. Preservar o folclore e a identidade cultural da CNPJ/CPF: direção de Luis / Arthur Nunes com Rita Elmôr. A primeira montagem Processo: /20-13 do espetáculo aconteceu em 1998, sendo um sucesso de público e região. RS - Porto Alegre Estrada da Cultura crítica durante o período em que ficou em cartaz. A nova montagem Valor do Apoio R$: ,00 Processo: /20-13 PACATU CULTURA, EDUCACAO E AVIACAO LTDA. pretende realizar temporada de 2 meses na cidade do Rio de Janeiro, - ME totalizando 32 apresentações. CNPJ/CPF: / O Projeto "Procura-se a Mamãe com Heda Hesmitelz e Von SP - São 13 Paulo Homem Vertente - Temporada Brasil Processo: /20-13 Mitsen", pretende realizar o total de 30 apresentações teatrais em 28 Parnaxx Ltda SP - São Paulo cidades do Interior do Rio Grande SP do Sul - e Campinas duas em Porto Alegre. Valor do Apoio CNPJ/CPF: / R$: ,00 Valor do Apoio R$: , MEMÓRIAS DE UM GIGOLÔ Processo: /20-13 Miniatura9 Produções Artísticas Ltda. ME PR - Curitiba CNPJ/CPF: / Prazo de Captação: Valor do Apoio R$: ,00 09/08/2013 a 31/12/2013 Apresentar um espetáculo teatral gratuito e itinerante pelas Processo: /20-13 estradas do Brasil, destinado a caminhoneiros e carreteiros. Os estacionamentos de grandes postos de abastecimento de combustível se Valor do Apoio R$: ,00 RJ - Rio de Janeiro Resumo do Resumo Projeto: do transformarão em espaços culturais para receber 96 apresentações O projeto visa a circulação da montagem brasileira do espetáculo argentino deste Hombre Vertiente, projeto da companhia é argentina viabilizar Ojalá, a excursão do teatro teatrais durante 4 meses. O teatro realmente chegará a pessoas que, geralmente, não têm contato com esse tipo de atividade cultural. Montagem e temporada de 3 meses no Rio de Janeiro, 3 O objetivo do diretor Pichón Baldinu, por 10 semanas com 40 apresentações PALAVRA DE MULHER - Excursão meses em São Paulo seguido de uma turnê por 4 cidades do Brasil do Brinque - Festival de Lendas Brasileiras Cultura e Convenções - Administração e Produções LTDA - espetáculo musical, Memórias de um Gigolô, com texto e direção de musical PALAVRAMONTENEGRO DE PENSAMENTO MULHER, CRIATIVO com as atrizes/cantoras LUCI- Miguel Falabella. Realizaremos 80 apresentações. PRODUÇÕES & EVENTOS LTDA EPP Humor em Doses CNPJ/CPF: / CNPJ/CPF: / Incentivar Produções Culturais e Editora Ltda - EPP. NHA LINS, TÂNIA ALVES e VIRGINIA ROSA, Processo: /20-13 com direção do CNPJ/CPF: / Processo: /20-13 Processo: /20-13 SP - São Paulo PR - Curitiba Valor do Apoio R$: ,00 Valor do Apoio R$: ,00 SP - Campinas FERNANDO CARDOSO. A referida excursão prevê a realização de Valor do Apoio R$: ,68 apresentações na cidade de São Paulo (1 mês = 12 apresentações), O objetivo deste projeto é viabilizar a excursão do teatro Realizar a segunda edição do Brinque Festival de Teatro musical PALAVRA DE MULHER, com as atrizes/cantoras LUCI- O projeto de artes cênicas "Humor em Doses" consiste na Infantil, dentro da temática Lendas Brasileiras. Com a proposta de NHA LINS, TÂNIA ALVES e VIRGINIA ROSA, com direção do realização de: 50 (cinquenta) apresentações da peça teatral' "Humor Rio de Janeiro (1 mês = 12 apresentações), FERNANDO Belo CARDOSO. Horizonte A referida excursão prevê (3 a realização apresentações), Salvador/BH (12 apresentações), Recife/PE (12 apresen- apre- com paródias e atrações circenses; e 50 (cinquenta) oficinas de artes Salvador/BH (12 apresentações), Recife/PE (12 apresen- em Doses" de autoria de Raul Figueiredo e Direção de Fernando de contribuir para a formação de platéia e discutir temas do folclore e Escrich; 50 (cinquenta) intervenções de artes cênicas com apresentações de trechos dos esquetes da peça "Humor em Doses" mesclados apresentações na cidade de São Paulo mês = 12 apresentações), cultura brasileiras por meio de adaptações cênicas utilizando elementos como música, bonecos, clown e sombras. Rio de Janeiro (1 mês = 12 apresentações), Belo Horizonte ( PEDRO E O CAPITÃO e Porto Alegre/RS (12 apresentações), num total de 36 cênicas, abertas ao público em geral e inteiramente gratuito Peça Teatral; Édipo e o Rei, um Acidente tações) e Porto Alegre/RS CD4 Produções Artísticas (12 Ltda. apresentações), num total de 36 apresentações Mitológico. CNPJ/CPF: / Samba de Uma Noite de Verão Evoé Produções Artísticas LTDA Processo: / US SERVICOS ARTISTICOS LTDA - ME CNPJ/CPF: / SP - São Paulo CNPJ/CPF: / Processo: /20-13 Mitológico. Processo: /20-13 RJ - Rio de Janeiro Valor do Apoio R$: , Samba de Uma Noite de Verão SP - São Paulo Valor do Apoio R$: ,00 Valor do Apoio R$: ,00 4US SERVICOS Realização do espetáculo ARTISTICOS "Pedro e o Capitão" sendo 34 apre-ltdsentações em uma temporada de 03 meses em São Paulo; e um 01 Realização, Criação e produção deste espetáculo ficando em Resumo - do ME Projeto: O referido projeto trata- se de uma peça; comédia teatral, adaptação da tragédia grega Édipo O Rei, de Sófocles. Este texto é mês de circulação com 12 apresentações, entre as cidades de Brasília; cartaz até 4 meses a preços populares, levando um espetáculo de inédito no Brasil. Esta é a primeira montagem desta adaptação. CNPJ/CPF: / Rio de Janeiro; Belo Horizonte e Recife, totalizando 46 apresentações arte,cultura e musica popular brasileira para todos. Samba de Uma MOSTRA PARANAENSE DE DANÇA Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro no projeto. Pedro e o Capitão reproduz, em cada um de seus 4 atos, noite de Verão é adaptada ao século XXI, a história abordará como Guaíra Processo: as sessões /20-13 de interrogatório de um preso politico (Pedro) por um tema principal os conflitos, encontros e desencontros de 2 casais CNPJ/CPF: / assim como na trama de Shakespeare. oficial da inteligência militar (O Capitão). Processo: / SÃO LEOPOLDO FEST - DANÇA E MÚSICA SP - São 13 Paulo Madame Bovary PR - Curitiba I N S T R U M E N TA L Valor do Apoio R$: ,00 Cris Lara Produções Artísticas Ltda. HITS ENTRETENIMENTO LTDA Valor do Apoio CNPJ/CPF: / R$: ,00 CNPJ/CPF: / Processo: /20-13 Processo: /20-13 Realização de uma mostra de dança compreendendo 05 fases RJ - Rio de Janeiro RS - Porto Alegre seletivas e 01 fase final, apresentando 25 espetáculos (sendo 04 didáticos) e 38 oficinas de variados estilos de dança. Acontecerá em 05 Prazo de Captação: Valor do Apoio R$: ,00 09/08/2013 a 31/12/2013 Valor do Apoio R$: ,00 Prazo de Captação: 09/08/2013 a 30/09/2013 diferentes cidades do Paraná com a participação do Balé Teatro Guaíra, abrindo a etapa de cada cidade sede e de outros grupos pro- Resumo do Resumo Projeto: do O Projeto "SÃO LEOPOLDO FEST - DANÇA E MÚSICA fissionais paranaenses, abrindo cada noite do evento. Madame Bovary, é um romance baseado no livro do escritor INSTRUMENTAL", consiste em desenvolver uma programação cultural com duração espetáculo de 12 dias na cidade de ficando São Leopoldo (Rio em Grande SIMONE NUNES - ME Estradas do Brasil (Título Provisório) Realização, francês Gustave Criação Flaubert. Numa série e de produção 4 (quatro) montagens su-destcessivas e independentes entre si, uma a cada ano, Madame Bovary Sul), voltada para a influência da colonização germânica na região. CNPJ/CPF: / será o primeiro espetáculo a ser encenado. A tradução e dramaturgia cartaz até 4 meses A programação Contemplará 10 espetáculos de dança, e 10 de música Processo: /20-13 será de Bruno Lara a Resende, preços direção Inez populares, Viana e o elenco formado levando um de instrumental com bandinhas típicas alemã, mesclando assim várias PR - Curitiba por Lourival Prudêncio, Raquel Iantas e Savio Moll. O espetáculo atividades culturais expondo a qualidade dos artistas da região sul. Valor do Apoio R$: ,75 será realizado no Rio de Janeiro e terá 33 apresentações Luiz Gama ou o Diabo Coxo. arte,cultura e musica popular brasileira para todos. Samba de Uma Cooperativa Paulista de Teatro º Festival Nacional de Teatro de Olímpia CNPJ/CPF: / Realização de uma série de 10 espetáculos teatrais em 10 Associação Cultural Frutos da Terra CNPJ/CPF: / Processo: /20-13 diferentes cidades brasileiras do sul do país: Cascavel, Maringá, Foz noite de Verão é adaptada ao século XXI, a história abordará como do Iguaçu e Curitiba (Paraná), Itajaí e São Francisco do Sul (Santa SP - São Paulo Processo: /20-13 Valor do Apoio R$: ,00 Catarina), Canoas, Novo Hamburgo, Guaíra Santana do Livramento e Uruguaiana (Rio Grande do Sul). O tema está relacionado à dinâmica da tema principal os SP conflitos, - Olímpia encontros e desencontros Prazo Captação: 09/08/2013 dea 31/12/ casais vida nas estradas do Brasil. Os espetáculos teatrais acontecerão em Valor do Apoio R$: ,00 um caminhão palco. ENTRADA FRANCA assim como na trama Prazo de Captação: de Shakespeare. 09/08/2013 a 30/11/2013 Fazer o resgate histórico do Brasil pré-republicano, trazendo PINÓQUIO à tona seus movimentos sociais. O advogado e escritor Luiz Gama Goldfinch Entretenimento e Eventos LTDA ( ), negro,escravizado, tornou-se uma figura de proa na cidade de- SPDANÇA entre juristas, maçons, poetas, E MÚSICA jornalistas, escravos. Sua A Associação Cultural Frutos da Terra, realizará a primeira CNPJ/CPF: / SÃO LEOPOLDO FEST edição do Festival Nacional de Teatro de Olímpia. A atividade cultural mobilizará seis grupos teatrais preocupados com a expressão seu nome nem por isto a população sabe quem ele foi e o que Valor do Apoio R$: ,00 Processo: /20-13 vida transcorre em momentos importantes da História. Se há ruas com RJ - Rio de Janeiro PR - Curitiba I N S T R desta U M arte, realizando E N TA cada Lqual uma apresentação diária, além da representou e representa em várias áreas da vida cultural e política do participação em oficinas. Brasil. HITS ENTRETENIMENTO LTDA Este documento pode ser verificado no endereço eletrônico pelo código CNPJ/CPF: / Processo: /20-13 RS - Porto Alegre Valor do Apoio R$: ,00 Prazo de Captação: 09/08/2013 a 30/09/2013 O Projeto "SÃO LEOPOLDO FEST - DANÇA E MÚSICA CNPJ/CPF: /0001- Processo: /20-13 RS - Porto Alegre Valor do Apoio R$: , Prazo de Captação: 09/08/201 O Projeto "Procura-se a Mam Mitsen", pretende realizar o total de 3 cidades do Interior do Rio Grande do MEMÓRIAS DE U Miniatura9 Produções Artístic CNPJ/CPF: /0001- Processo: /20-13 RJ - Rio de Janeiro Valor do Apoio R$: Prazo de Captação: 09/08/201 Montagem e temporada de 3 meses em São Paulo seguido de uma tu espetáculo musical, Memórias de um G Miguel Falabella. Realizaremos 80 ap Humor em Doses Incentivar Produções Culturai CNPJ/CPF: /0001- Processo: /20-13 Valor do Apoio R$: Prazo de Captação: 09/08/201 O projeto de artes cênicas "H realização de: 50 (cinquenta) apresent em Doses" de autoria de Raul Figue Escrich; 50 (cinquenta) intervenções tações de trechos dos esquetes da peça com paródias e atrações circenses; e 5 cênicas, abertas ao público em geral e Peça Teatral; Édipo Evoé Produções Artísticas LT CNPJ/CPF: /0001- Processo: /20-13 RJ - Rio de Janeiro Valor do Apoio R$: , Prazo de Captação: 09/08/201 O referido projeto trata- se d adaptação da tragédia grega Édipo O inédito no Brasil. Esta é a primeira m MOSTRA PARAN Associação de Bailarinos e A Documento assinado digitalmente conforme MP n o de 24/08/2001, que institui a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil. CNPJ/CPF: /0001- Processo: /20-13 Valor do Apoio R$: , Prazo de Captação: 09/08/201 Realização de uma mostra de seletivas e 01 fase final, apresentando dáticos) e 38 oficinas de variados estilo diferentes cidades do Paraná com a par ra, abrindo a etapa de cada cidade fissionais paranaenses, abrindo cada n

18

Septuaginta: As lendas dos crentes

Septuaginta: As lendas dos crentes Septuaginta: As lendas dos crentes A Septuaginta é uma lenda, assim como a Caipora 1, boi tatá 2, mula sem cabeça 3, negrinho do pastoreio 4, cobra grande 5 e saci pererê 6. Os crentes ignoram que muitas

Leia mais

Plano de Patrocínio TEATRO E CIDADANIA PRONAC: 08 3930. Realização: Promoção: Patrocínio:

Plano de Patrocínio TEATRO E CIDADANIA PRONAC: 08 3930. Realização: Promoção: Patrocínio: Plano de Patrocínio TEATRO E CIDADANIA PRONAC: 08 3930 Realização: Promoção: Patrocínio: Resumo Executivo Acreditamos que a cultura efetua uma transformação na vida das pessoas, no sentido de ampliar seu

Leia mais

PLANO ANUAL FESTIVAL DE DANÇA CRIANÇA INDAIATUBANA FELIZ 2016 Nº PRONAC151188

PLANO ANUAL FESTIVAL DE DANÇA CRIANÇA INDAIATUBANA FELIZ 2016 Nº PRONAC151188 PLANO ANUAL FESTIVAL DE DANÇA CRIANÇA INDAIATUBANA FELIZ 2016 Nº PRONAC151188 Síntese do Projeto Realização de oficinas de dança gratuitas, voltadas para crianças e adolescentes de comunidades carentes,

Leia mais

O Projeto Planeta Água - Um Mundo Sustentável Rede Pública de Ensino Prefeituras Secretarias da Cultura Meio Ambiente Educação Mobilidade Acessível

O Projeto Planeta Água - Um Mundo Sustentável Rede Pública de Ensino Prefeituras Secretarias da Cultura Meio Ambiente Educação Mobilidade Acessível educação ambiental O Projeto Planeta Água - Um Mundo Sustentável é um teatro itinerante que aborda o tema da sustentabilidade no dia-a-dia, na escola, em casa e na comunidade. Dirigido a crianças e jovens

Leia mais

PROJETO ARTE NOS HOSPITAIS CANTO CIDADÃO EDITAL DE CONTRATAÇÃO DE GRUPOS TEATRAIS

PROJETO ARTE NOS HOSPITAIS CANTO CIDADÃO EDITAL DE CONTRATAÇÃO DE GRUPOS TEATRAIS 1. APRESENTAÇÃO PROJETO ARTE NOS HOSPITAIS CANTO CIDADÃO EDITAL DE CONTRATAÇÃO DE GRUPOS TEATRAIS O Canto Cidadão, por meio deste Edital de Contratação de Grupos Teatrais, oferece à sociedade brasileira

Leia mais

Doutores da Alegria ProaC 2015

Doutores da Alegria ProaC 2015 Doutores da Alegria ProaC 2015 Doutores da Alegria, quase 24 anos. Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que há 23 anos utiliza a arte do palhaço para qualificar

Leia mais

Plano de Patrocínio. Nossa Missão Fazer gente Feliz! Trupe da Saúde PRONAC: 10 6402

Plano de Patrocínio. Nossa Missão Fazer gente Feliz! Trupe da Saúde PRONAC: 10 6402 Plano de Patrocínio Nossa Missão Fazer gente Feliz! Trupe da Saúde PRONAC: 10 6402 Resumo Executivo A Trupe da Saúde é um projeto que leva teatro aos hospitais através de uma equipe de atores caracterizados

Leia mais

O Projeto O projeto consiste em um espetáculo de Teatro, cênico/ musical com foco nas questões de sustentabilidade e meio ambiente destinado ao público infantil entre 06 e 12 anos. O projeto teatral proporcionará,

Leia mais

PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL

PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL Dir. Nac. de Marketing Jun/13 APRESENTAÇÃO Natal é momento doce e cheio de significado para toda as nossas vidas. É tempo de repensar valores,

Leia mais

Plano de Patrocínio. Nossa Missão Fazer gente Feliz! Trupe da Saúde PRONAC: 08 8469

Plano de Patrocínio. Nossa Missão Fazer gente Feliz! Trupe da Saúde PRONAC: 08 8469 Plano de Patrocínio Nossa Missão Fazer gente Feliz! Trupe da Saúde PRONAC: 08 8469 Resumo Executivo A Trupe da Saúde é um projeto que leva teatro aos hospitais através de uma equipe de atores caracterizados

Leia mais

CONEXÃO CULTURAL. Projeto Itinerante de Teatro

CONEXÃO CULTURAL. Projeto Itinerante de Teatro CONEXÃO CULTURAL Projeto Itinerante de Teatro O teatro reflete a cultura da população. Ele permite que a sociedade tenha a possibilidade de apreciar a realidade em mudança por meio da exploração de idiomas

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

6. o ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF. FRANCISCA AGUIAR PROF. SUZY PINTO

6. o ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF. FRANCISCA AGUIAR PROF. SUZY PINTO 6. o ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF. FRANCISCA AGUIAR PROF. SUZY PINTO Unidade II Cultura: a pluralidade na expressão humana. Aula 5.2 Conteúdo Os personagens do folclore brasileiro Habilidades Identificar

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

Um Problema Divertido

Um Problema Divertido Paloma Marques dos Santos Um Problema Divertido Biblioteca Popular de Afogados BPA Recife - PE Paloma Marques dos Santos Texto e Pesquisa de Imagens Paloma Marques dos Santos Um Problema Divertido Julho

Leia mais

Plano de Patrocínio. Nossa Missão Fazer gente Feliz! (Emergência) PRONAC: 09 7592

Plano de Patrocínio. Nossa Missão Fazer gente Feliz! (Emergência) PRONAC: 09 7592 Plano de Patrocínio Nossa Missão Fazer gente Feliz! PRONAC: 09 7592 Resumo Executivo Depois de 10 anos de ação em hospitais com terapia do riso A Trupe da Saúde propõe o projeto sobre educação no trânsito.

Leia mais

PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA

PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA A UniCarioca, por meio do Núcleo de Ação Socioambiental (NASA) convida seus alunos a participarem da SEGUNDA EDIÇÃO do projeto IMAGINAR (inicialmente

Leia mais

Um Sorriso enquanto espera

Um Sorriso enquanto espera Um Sorriso enquanto espera O Projeto Implantado há 9 anos no Hospital das Clínicas - SP, abrange intervenções junto a pacientes que aguardam atendimento, seus acompanhantes e funcionários, atingindo, em

Leia mais

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Teatro de Anônimo apresentam

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Teatro de Anônimo apresentam Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Teatro de Anônimo apresentam EDITAL DO PROCESSO DE SELEÇÃO PROGRAMA POLO CARIOCA DE CIRCO CASA ESCOLA BENJAMIM Inscrições Abertas!

Leia mais

Oi FUTURO APRESENTA TERCEIRO ENCONTRO DO CICLO DE ARTE DIGITAL INTER-AGIR

Oi FUTURO APRESENTA TERCEIRO ENCONTRO DO CICLO DE ARTE DIGITAL INTER-AGIR Oi FUTURO APRESENTA TERCEIRO ENCONTRO DO CICLO DE ARTE DIGITAL INTER-AGIR - Evento será no dia 13 de novembro, a partir das 19h, começando com apresentação do grupo Teatro Para Alguém com espetáculo que

Leia mais

Luís Norberto Pascoal

Luís Norberto Pascoal Viver com felicidade é sucesso com harmonia e humildade. Luís Norberto Pascoal Agradecemos aos parceiros que investem em nosso projeto. ISBN 978-85-7694-131-6 9 788576 941316 Era uma vez um pássaro que

Leia mais

Pronac Nº 1111032 Você em Cenna é um concurso cultural que irá eleger atores e atrizes amadores de todo o país, que enviarão vídeos de suas performances para votação popular e de júri especializado. Os

Leia mais

A Ricardo Maia Produções Artísticas apresenta a seguir uma seleção de projetos culturais que têm como tema principal a sustentabilidade.

A Ricardo Maia Produções Artísticas apresenta a seguir uma seleção de projetos culturais que têm como tema principal a sustentabilidade. A Ricardo Maia Produções Artísticas apresenta a seguir uma seleção de projetos culturais que têm como tema principal a sustentabilidade. Considerando o crescente interesse geral de mobilização sobre o

Leia mais

ARTEBR SITE A HISTÓRIA VAI COMEÇAR

ARTEBR SITE A HISTÓRIA VAI COMEÇAR ARTEBR SITE A HISTÓRIA VAI COMEÇAR A empresa ARTEBR desenvolve projetos em arte, educação e literatura para diversas instituições culturais brasileiras. Atua nas áreas de consultoria e assessoria em arte

Leia mais

PROPOSTA DE PARCERIA Espetáculo Teatral. Contato: Débora Vieira -(31) 8794-6283 - debora.o.vieira@gmail.com

PROPOSTA DE PARCERIA Espetáculo Teatral. Contato: Débora Vieira -(31) 8794-6283 - debora.o.vieira@gmail.com PROPOSTA DE PARCERIA Espetáculo Teatral Dos Gardenias Social Club Contato: Débora Vieira -(31) 8794-6283 - debora.o.vieira@gmail.com Dos Gardenias Social Club O Dos Gardenias Social Club é um espetáculo

Leia mais

DIRETRIZES PARA O PATROCÍNIO CULTURAL

DIRETRIZES PARA O PATROCÍNIO CULTURAL DIRETRIZES PARA O PATROCÍNIO CULTURAL A Brookfield Incorporações é hoje uma das maiores incorporadoras do país. Resultado da integração de três reconhecidas empresas do mercado imobiliário Brascan Residential,

Leia mais

Ministério da Cultura e a Ong. Sol do Vale. Apresentam:

Ministério da Cultura e a Ong. Sol do Vale. Apresentam: Ministério da Cultura e a Ong. Sol do Vale Apresentam: Divino Encontro História Cultura Tradição Divino Encontro História, Cultura e Tradição A Sol do Vale O Divino Encontro Órgãos e entidades parceiras

Leia mais

O que é o Projeto Cine Gira Brasil

O que é o Projeto Cine Gira Brasil O que é o Projeto Cine Gira Brasil O Cine Gira Brasil é um projeto de cinema itinerante aprovado pelo Ministério da Cultura via artigo n o 18 da Lei Rouanet, que permite que empresas deduzam o valor investido

Leia mais

PROPOSTA DE VEICULAÇÃO ONLINE NOVO PORTAL DO TRÂNSITO www.portaldotransito.com.br

PROPOSTA DE VEICULAÇÃO ONLINE NOVO PORTAL DO TRÂNSITO www.portaldotransito.com.br PROPOSTA DE VEICULAÇÃO ONLINE NOVO PORTAL DO TRÂNSITO www.portaldotransito.com.br CENÁRIO DE TRÂNSITO NO BRASIL E O PORTAL DO TRÂNSITO O cenário do trânsito atual não é nada animador. Segundo especialistas

Leia mais

JÁ PENSOU SE VOCÊ PUDESSE DAR UM LIVRO PARA CADA CRIANÇA DA SUA CIDADE? www.timokids.com.br

JÁ PENSOU SE VOCÊ PUDESSE DAR UM LIVRO PARA CADA CRIANÇA DA SUA CIDADE? www.timokids.com.br JÁ PENSOU SE VOCÊ PUDESSE DAR UM LIVRO PARA CADA CRIANÇA DA SUA CIDADE? POVO? E SE ALÉM DA SUA CIDADE, TODAS AS CIDADES DO MUNDO PUDESSEM CONHECER SUA RIQUEZA HISTÓRICA E CULTURAL? E SE ESSE LIVRO CONTASSE

Leia mais

Cantando pelo Mundo. II - Disciplinas envolvidas no projeto: Música, Língua Portuguesa, História e Geografia.

Cantando pelo Mundo. II - Disciplinas envolvidas no projeto: Música, Língua Portuguesa, História e Geografia. Cantando pelo Mundo I - Período do projeto: 2º Bimestre de 2015 II - Disciplinas envolvidas no projeto: Música, Língua Portuguesa, História e Geografia. III Problematização Intercâmbio musical e cultural

Leia mais

Apoio: Patrocínio: Realização:

Apoio: Patrocínio: Realização: 1 Apoio: Patrocínio: Realização: 2 CINDERELA 3 CINDERELA Cinderela era uma moça muito bonita, boa, inteligente e triste. Os pais tinham morrido e ela morava num castelo. A dona do castelo era uma mulher

Leia mais

CONTRAPARTIDAS DOS MUNICÍPIOS

CONTRAPARTIDAS DOS MUNICÍPIOS CONTRAPARTIDAS DOS MUNICÍPIOS O Ciência Móvel: Vida e Saúde para Todos é oferecido gratuitamente pelo Museu da Vida/COC/Fundação Oswaldo Cruz Fiocruz, Fundação Cecierj e seus patrocinadores à população.

Leia mais

PROJETO A BELA E A FERA

PROJETO A BELA E A FERA PROJETO A BELA E A FERA Dados Proponente Proponente: Atitude Cultural Social Esportiva Ltda-ME Cnpj 68.406.479/0001-02 Valor Total Projeto: R$ 978.186,25 PRONAC Nº 113002 PROJETO A BELA E A FERA Objetivo

Leia mais

Amanda Pereira de Farias Fernandes Lima. A Boneca da Imaginação. Biblioteca Popular de Afogados BPA Recife - PE

Amanda Pereira de Farias Fernandes Lima. A Boneca da Imaginação. Biblioteca Popular de Afogados BPA Recife - PE Amanda Pereira de Farias Fernandes Lima A Boneca da Imaginação Biblioteca Popular de Afogados BPA Recife - PE Amanda Pereira de Farias Fernandes Lima Capa e pesquisa de imagens Amanda P. F. Lima A Boneca

Leia mais

Programa de Responsabilidade Socioambiental

Programa de Responsabilidade Socioambiental Programa de Responsabilidade Socioambiental Conheça o Programa de Responsabilidade Socioambiental da BAESA e da ENERCAN e saiba como ajudar sua comunidade Você já deve ter ouvido falar da BAESA e da ENERCAN.

Leia mais

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais:

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais: PROJETO DA SHELL BRASIL LTDA: INICIATIVA JOVEM Apresentação O IniciativaJovem é um programa de empreendedorismo que oferece suporte e estrutura para que jovens empreendedores de 18 a 30 anos desenvolvam

Leia mais

A Maior Triagem Odontológica do Mundo. Tá, entendi. Agora, como eu vou fazer isso?

A Maior Triagem Odontológica do Mundo. Tá, entendi. Agora, como eu vou fazer isso? A Maior Triagem Odontológica do Mundo. Em 18 de Março de 2013, o mundo inteiro vai sorrir mais bonito. Neste dia, realizaremos juntos em todo o Brasil, 10 países da América Latina e Portugal a MAIOR TRIAGEM

Leia mais

BRASIL. Edição especial para distribuição gratuita pela Internet, através da Virtualbooks, com autorização do Autor.

BRASIL. Edição especial para distribuição gratuita pela Internet, através da Virtualbooks, com autorização do Autor. 1 BRASIL Fernando Ribeiro Alves Edição especial para distribuição gratuita pela Internet, através da Virtualbooks, com autorização do Autor. O Autor gostaria imensamente de receber um e-mail de você com

Leia mais

cidade, envolvemos os cidadãos nas questões que afetam a vida de todos nós. Incentivamos a não

cidade, envolvemos os cidadãos nas questões que afetam a vida de todos nós. Incentivamos a não Eu pratico, e você? APRESENTAÇÃO Desde 2009, a RÁDIO ITATIAIA realiza, em parceria com empresas, um importante convite à sociedade mineira. Mais do que um projeto, o PRATIQUE GENTILEZA é uma convocação

Leia mais

Galeria de Fotos - Fevereiro

Galeria de Fotos - Fevereiro Galeria de Fotos - Fevereiro CARNAVAL 2012 O BAND.COM.BR traz a cobertura completa da maior festa popular brasileira e mostra como o Carnaval é comemorado de diferentes formas em cada estado. A sua marca

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI PREFEITURA MUNICIPAL DE LONTRAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI DESPERTANDO AÇÕES SUSTENTÁVEIS LONTRAS 2013 1.TEMA A preservação

Leia mais

CONCERTOS BANRISUL PARA JUVENTUDE

CONCERTOS BANRISUL PARA JUVENTUDE APRESENTAÇÃO O Banrisul é agente viabilizador de iniciativas comunitárias, valorizando e apoiando atitudes que impactam sobre a qualidade de vida da comunidade gaúcha. Confirmando o seu compromisso histórico

Leia mais

Simpósio SAE BRASIL de Simulações Numéricas 2014 Seção Paraná e Santa Catarina

Simpósio SAE BRASIL de Simulações Numéricas 2014 Seção Paraná e Santa Catarina MANUAL DO EXPOSITOR Simpósio SAE BRASIL de Simulações Numéricas 2014 Seção Paraná e Santa Catarina 1. APRESENTAÇÃO O MANUAL DO EXPOSITOR pretende proporcionar aos expositores do Simpósio SAE BRASIL de

Leia mais

Surge então dentro desse contexto:

Surge então dentro desse contexto: Hoje no Brasil projetos literários representam menos de 1% dos projetos culturais que são realizados no País. E os projetos literários existentes são em sua maioria feiras de livros. A nossa ideia surgiu

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA - A PRAÇA VAI VIRAR MAR

RELATO DE EXPERIÊNCIA - A PRAÇA VAI VIRAR MAR RELATO DE EXPERIÊNCIA - A PRAÇA VAI VIRAR MAR Comemoração do Dia Internacional do Meio Ambiente 05 de junho de 2014 A comemoração do dia internacional do meio ambiente faz parte do quadro de eventos programados

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO: PEDAGOGIA PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO: PEDAGOGIA PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO: PEDAGOGIA PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA I. Dados de Identificação: Escola:Escola Estadual Arthur Damé Professor (a): Professora supervisora do Pibid:

Leia mais

Time Code. Sugestão (conexões externas)

Time Code. Sugestão (conexões externas) Número da fita: 0047 Título: Entrevista com Geraldo Abel Mídia: Mini DV Time Code in out 00 20 00 06 11 S. Abel e esposa sentados, rodeados pelos instrumentos da folia e pela bandeira. S. Abel mostra passo

Leia mais

Apresenta: Realização: Idealização e Organização:

Apresenta: Realização: Idealização e Organização: Apresenta: Realização: Idealização e Organização: Índices da Leitura 50% da população brasileira nunca leu um livro. Três fatores se destacam para essa triste realidade brasileira: Falta de acessibilidade

Leia mais

VII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão

VII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA VII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão 24-26 de Novembro de 2015 Alegrete, RS Saberes que movem o Pampa Plano de Apoiadores Saberes que movem o Pampa O conhecimento

Leia mais

DIVERSAMENTE. Projeto de gravação de cd, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura

DIVERSAMENTE. Projeto de gravação de cd, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura DIVERSAMENTE Projeto de gravação de cd, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura SOBRE O AUTOR: Paulo Lobão, cantor e compositor, nasceu na cidade de Belo Horizonte, iniciou os seus estudos musicais

Leia mais

1 O número concreto. Como surgiu o número? Contando objetos com outros objetos Construindo o conceito de número

1 O número concreto. Como surgiu o número? Contando objetos com outros objetos Construindo o conceito de número Página 1 de 5 1 O número concreto Como surgiu o número? Contando objetos com outros objetos Construindo o conceito de número Como surgiu o número? Alguma vez você parou para pensar nisso? Certamente você

Leia mais

Caro programador: Polichinelo sensibiliza para a diferença, para o respeito pelo outro. Uma peça de teatro que estimula a imaginação e a criatividade

Caro programador: Polichinelo sensibiliza para a diferença, para o respeito pelo outro. Uma peça de teatro que estimula a imaginação e a criatividade Caro programador: Polichinelo sensibiliza para a diferença, para o respeito pelo outro. Uma peça de teatro que estimula a imaginação e a criatividade com a criação de um mundo de magia e fantasia. Sinopse

Leia mais

9º Plano de aula. 1-Citação as semana: Não aponte um defeito,aponte uma solução. 2-Meditação da semana:

9º Plano de aula. 1-Citação as semana: Não aponte um defeito,aponte uma solução. 2-Meditação da semana: 9º Plano de aula 1-Citação as semana: Não aponte um defeito,aponte uma solução. 2-Meditação da semana: Enraizando e criando raiz (CD-Visualização Criativa faixa 2) 3-História da semana: Persistência X

Leia mais

Projeto ESCOLA SEM DROGAS. Interpretando o texto Por trás das letras. Nome: Escola: Série: Título: Autor:

Projeto ESCOLA SEM DROGAS. Interpretando o texto Por trás das letras. Nome: Escola: Série: Título: Autor: Projeto ESCOLA SEM DROGAS Interpretando o texto Por trás das letras Nome: Escola: Série: Título: Autor: O que a capa do livro expressa para você? Capitulo 1 - Floresta Amazônia Por que a autora faz uma

Leia mais

BRINCANDO DE BONECOS

BRINCANDO DE BONECOS BRINCANDO DE BONECOS O Espetáculo Brincando de Bonecos visa estimular a capacidade narrativa, incentivar a criatividade e divertir o espectador. Alguns bonecos são feitos a partir de materiais recicláveis,

Leia mais

ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos!

ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos! ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos! Documento final aprovado por adolescentes dos Estados do Amazonas, da Bahia, do Ceará, do Mato Grosso,

Leia mais

GEOTARGET PERNAMBUCO ENTRETENIMENTO

GEOTARGET PERNAMBUCO ENTRETENIMENTO GEOTARGET PERNAMBUCO ENTRETENIMENTO GEOTARGET: o que é? É uma forma de comprar mídia na internet. A compra por Geotarget permite o direcionamento das peças publicitárias para determinadas áreas geográficas.

Leia mais

MULHER SOLTEIRA. Marcos O BILAU

MULHER SOLTEIRA. Marcos O BILAU MULHER SOLTEIRA REFRÃO: Ei, quem tá aí Se tem mulher solteira dá um grito que eu quero ouvir Ei, quem tá aí Se tem mulher solteira dá um grito que eu quero ouvir (Essa música foi feita só prás mulheres

Leia mais

Amcham Brasil Projeto Escola Legal 2008. Projeto Piloto

Amcham Brasil Projeto Escola Legal 2008. Projeto Piloto Amcham Brasil Projeto Escola Legal 2008 Projeto Piloto Apresentação Amcham Fundada em 1919, na capital paulista, a Câmara Americana de Comércio é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos,

Leia mais

Projeto: Curta Esmeralda Ortiz

Projeto: Curta Esmeralda Ortiz Projeto: Curta Esmeralda Ortiz Uma história de superação que poderá ser um alento para quem sofre com a dependência química e também para seus familiares. Um filme que tem o propósito de ajudar na prevenção

Leia mais

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor Dados da empresa Razão Social: Visa do Brasil Empreendimentos Ltda. Nome Fantasia:

Leia mais

Comunidade cruzeirense e população de cidades vizinhas.

Comunidade cruzeirense e população de cidades vizinhas. P R O J E T O Apresentação O projeto Semana Cultural do Município constitui-se em uma série de eventos com atividades artísticas diversas, previstos para realização na semana do cinquentenário de Cruzeiro

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Organizando Voluntariado na Escola Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Objetivos 1 Entender a importância de fazer um planejamento. 2 Aprender como planejar o projeto de voluntariado. 3 Conhecer ferramentas

Leia mais

COLÔNIA DE FÉRIAS. Tema: Diversão e alegria a cada dia.

COLÔNIA DE FÉRIAS. Tema: Diversão e alegria a cada dia. COLÔNIA DE FÉRIAS Tema: Diversão e alegria a cada dia. JULHO DE 2015 JUSTIFICATIVA Chegando o meio do ano, quando não tem aulas, os pais ficam preocupados com o que vão fazer com os seus filhos, pois muitos

Leia mais

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Uma Cidade para Todos Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Colaboração Nuno Oliveira, coordenador do Serviço de Psicologia do 1º ciclo do Ensino Básico da EMEC - Empresa Municipal

Leia mais

Transporte compartilhado (a carona solidária)

Transporte compartilhado (a carona solidária) Quer participar da Semana de Economia Colaborativa, mas você não sabe qual atividade organizar? Este guia fornece algumas sugestões de atividades e informações gerais sobre como participar neste espaço

Leia mais

TEATRO SOCIAL: VALORES PARA A VIDA

TEATRO SOCIAL: VALORES PARA A VIDA TEATRO SOCIAL: VALORES PARA A VIDA Utilizando o Teatro como Ferramenta de Ensino e Transformação Social CONEXÃO SOCIAL REDE NACIONAL DE ENSINO SOCIOEMOCIONAL IASEA 2015 1. APRESENTAÇÃO TEATRO SOCIAL é

Leia mais

PROJETO CENA-ESPETÁCULO

PROJETO CENA-ESPETÁCULO PROJETO CENA-ESPETÁCULO :: OBSERVATÓRIO DE CRIAÇÃO DO GALPÃO CINE HORTO :: Após acompanhar o sucesso de diversos espetáculos, experimentados inicialmente no formato de cena curta no Festival de Cenas Curtas,

Leia mais

ESCOLAS PIBIDIANAS NO TEATRO

ESCOLAS PIBIDIANAS NO TEATRO ESCOLAS PIBIDIANAS NO TEATRO Bianca Ebeling Barbosa Murilo Furlan Jade Garisto Ramos Allan Luis Correia Leite 1 Taís Ferreira 2 EIXO TEMÁTICO: Ações com a comunidade. Palavras chave: Escolas; Carência;

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

ESTRUTURAS NARRATIVAS DO JOGO TEATRAL. Prof. Dr. Iremar Maciel de Brito Comunicação oral UNIRIO Palavras-chave: Criação -jogo - teatro

ESTRUTURAS NARRATIVAS DO JOGO TEATRAL. Prof. Dr. Iremar Maciel de Brito Comunicação oral UNIRIO Palavras-chave: Criação -jogo - teatro ESTRUTURAS NARRATIVAS DO JOGO TEATRAL 1 Prof. Dr. Iremar Maciel de Brito Comunicação oral UNIRIO Palavras-chave: Criação -jogo - teatro I - Introdução O teatro, como todas as artes, está em permanente

Leia mais

Projetos. Outubro 2012

Projetos. Outubro 2012 Projetos Outubro 2012 UM DIA CHUVOSO NA ESCOLA Hoje amanheceu chovendo muito e o vento soprava forte. A nossa sala estava pronta e arrumada para receber as crianças, mas o mau tempo fez com que elas se

Leia mais

35 anos. Raça Cia de Dança. Venha fazer parte da nossa história!

35 anos. Raça Cia de Dança. Venha fazer parte da nossa história! 35 anos Raça Cia de Dança Venha fazer parte da nossa história! Sua empresa já pensou em reverter parte do valor pago ao Imposto de Renda em um projeto cultural? Incentivar uma iniciativa que envolve cultura,

Leia mais

CARAVANA DO GURI PROPOSTA DE PATROCÍNIO LEI ROUANET CULTURA E HUMOR POR TODO O RIO GRANDE

CARAVANA DO GURI PROPOSTA DE PATROCÍNIO LEI ROUANET CULTURA E HUMOR POR TODO O RIO GRANDE CARAVANA DO GURI PROPOSTA DE PATROCÍNIO LEI ROUANET CULTURA E HUMOR POR TODO O RIO GRANDE CARAVANA DO GURI CULTURA E HUMOR POR TODO O RIO GRANDE Contemplado pela Lei Rouanet, o projeto Caravana do Guri

Leia mais

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Marília Darc Cardoso Cabral e Silva 1 Tatiane Pereira da Silva 2 RESUMO Sendo a arte uma forma do ser humano expressar seus sentimentos,

Leia mais

CURSOS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

CURSOS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS CURSOS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS OBJETIVO Promover cursos para formação em Contação de Histórias A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS Linguagem milenar de transmissão de cultura em todas as sociedades e épocas Meio

Leia mais

I FESTIVAL HIP HOP/ STREET DANCE CAMPOS DOS GOYTACAZES

I FESTIVAL HIP HOP/ STREET DANCE CAMPOS DOS GOYTACAZES I FESTIVAL HIP HOP/ STREET DANCE CAMPOS DOS GOYTACAZES A dança tem se mostrado uma referência Nacional e Internacional na cidade de Campos dos Goytacazes. O I festival aberto de Hip Hop /Street dance,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARANAGUA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA DE PARANAGUÁ "NELSON DE FREITAS BARBOSA"

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARANAGUA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA DE PARANAGUÁ NELSON DE FREITAS BARBOSA "" APÊNDICE 1 Requisitos e demandas dos segmentos culturais para a proposição de projetos. Os projetos culturais propostos deverão respeitar e se enquadrar nas seguintes determinações dos seus respectivos

Leia mais

Eduardo Paes Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro

Eduardo Paes Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro O Rio de Janeiro se prepara para fazer da Olimpíada um momento inesquecível em sua história. Cariocas e milhões de visitantes terão a oportunidade de conhecer o bem mais valioso da Cidade Olímpica: a riqueza

Leia mais

Apresentação do Projeto

Apresentação do Projeto (imagem provisória) Apresentação do Projeto Associação Recreativo Cultural INTRODUÇÃO Havendo inúmeros estudos onde as Artes na Educação são apresentadas como um fator essencial no desenvolvimento social,

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

CURSOS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

CURSOS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS CURSOS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS É a linguagem primeira de transmissão de cultura em todas as sociedade e épocas É meio de aproximação de pessoas por meio de trocas simbólicas do

Leia mais

SOU NOVO AQUI! COMO FAÇO PARTE DE UM PEQUENO GRUPO? CONTRIBUIÇÃO NOSSA PROGRAMAÇÃO ROGRAM

SOU NOVO AQUI! COMO FAÇO PARTE DE UM PEQUENO GRUPO? CONTRIBUIÇÃO NOSSA PROGRAMAÇÃO ROGRAM A Igreja Batista Central de Fortaleza é uma comunidade comprometida em amar a Deus, amar uns aos outros e proclamar Jesus. Vivemos relacionamentos em pequenos grupos, de casa em casa, e também nos grandes

Leia mais

DATAS COMEMORATIVAS. CHEGADA DOS PORTUGUESES AO BRASIL 22 de abril

DATAS COMEMORATIVAS. CHEGADA DOS PORTUGUESES AO BRASIL 22 de abril CHEGADA DOS PORTUGUESES AO BRASIL 22 de abril Descobrimento do Brasil. Pintura de Aurélio de Figueiredo. Em 1500, há mais de 500 anos, Pedro Álvares Cabral e cerca de 1.500 outros portugueses chegaram

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS - 3 ano Semana de 23 a 27 de março de 2015.

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS - 3 ano Semana de 23 a 27 de março de 2015. COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS - 3 ano Semana de 23 a 27 de março de 2015. Leia o texto a seguir para realizar as lições de Matemática da semana. Os alunos do 3º ano foram

Leia mais

MÍDIA KIT OFICIAL COLECON 2011 EDIÇÃO SÃO PAULO

MÍDIA KIT OFICIAL COLECON 2011 EDIÇÃO SÃO PAULO MÍDIA KIT OFICIAL SEDE SOCIAL O espaço APCD oferece uma completa infraestrutura de apoio para realização dos eventos. Área de exposição, feiras, restaurante e coffee break. Em todas as dependências há

Leia mais

REGULAMENTO DO 1º FESTIVAL DE PROGRESSO COM HUMOR PROGRESSO/RS

REGULAMENTO DO 1º FESTIVAL DE PROGRESSO COM HUMOR PROGRESSO/RS REGULAMENTO DO 1º FESTIVAL DE PROGRESSO COM HUMOR PROGRESSO/RS Progresso, abril de 2015. REGULAMENTO 1. OBJETIVO Festival de Humor de Progresso é um evento promovido por Região dos Vales Comunicação Digital,

Leia mais

PROJETO TERRA CHÃO - DANÇA E ARTE

PROJETO TERRA CHÃO - DANÇA E ARTE PROJETO TERRA CHÃO - DANÇA E ARTE 1. JUSTIFICATIVA A região do Baixo Tocantins apresenta-se na área cultural e artística, é um grande celeiro de talentos, que vem enraizado culturalmente em nosso povo,

Leia mais

RAPHAEL SANTA CRUZ O mágico-

RAPHAEL SANTA CRUZ O mágico- RAPHASANTACRUZ RAPHAEL SANTA CRUZ O mágico- Natural de Caruaru, Pernambuco, Raphael Santa Cruz, atua profissionalmente há dez anos. Em 2008, organizou no SESC Caruaru, o MAGIFEST, evento com palestras,

Leia mais

Plano de Comunicação / 2008. O melhor portal de eventos. www.nabaladabh.com.br

Plano de Comunicação / 2008. O melhor portal de eventos. www.nabaladabh.com.br O Melhor Portal de Eventos Em Janeiro de 2004 observamos em Belo Horizonte a carência de um portal que divulgasse os principais eventos da cidade, abrangendo lazer, cultura e entretenimento, nascia o NaBaladaBH.

Leia mais

Eclipse e outros fenômenos

Eclipse e outros fenômenos Eclipse e outros fenômenos Oficina de CNII/EF Presencial e EAD Todos os dias vários fenômenos ocorrem ao nosso redor, muito próximo de nós. Alguns são tão corriqueiros que nem percebemos sua ocorrência.

Leia mais

SÉRIE 6: MODOS DE VIDA

SÉRIE 6: MODOS DE VIDA 23 The Bridgeman Art Library SÉRIE 6: MODOS DE VIDA Gustave Caillebotte Esboço para Paris, um dia chuvoso 1877 Óleo sobre tela. 24 Ministério da Cultura e Endesa Brasil apresentam: Arteteca:lendo imagens

Leia mais

Manual de Orientação de Atividades Complementares

Manual de Orientação de Atividades Complementares Manual de Orientação de Atividades Complementares Lei nº 9.131/95 Pareceres 776/07 de 03/12/97 e 583/2001 São Paulo 2015.2 1 1. ATIVIDADES COMPLEMENTARES De acordo com a Lei 9.131 de 1995 e os Pareceres

Leia mais

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Carlos Araujo RCRJ/Nova Iguaçu Odense, Danmark. Ainda depois de 4 meses na Dinamarca, este país ainda consegue fazer surpresas. Desde de agosto, a minha

Leia mais

ORREVUA DANI PASCOALETO (RJ) www.orrevua.com.br

ORREVUA DANI PASCOALETO (RJ) www.orrevua.com.br ORREVUA DANI PASCOALETO (RJ) www.orrevua.com.br Designer há mais de 12 anos, apaixonou-se pela arte da encadernação manual há 5 anos, pela beleza de suas costuras e a possibilidade de criar livros e projetos

Leia mais

EVENTO COM OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS DIRECIONADAS PARA EMPREENDEDORES

EVENTO COM OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS DIRECIONADAS PARA EMPREENDEDORES EVENTO COM OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS DIRECIONADAS PARA EMPREENDEDORES A Feira do Empreendedor é promovida pelo Sebrae desde 1992 em todos os estados do país. É considerado o maior evento presencial de

Leia mais

RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 031/2013 (PARECER Nº 031/2013 CONSUN)

RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 031/2013 (PARECER Nº 031/2013 CONSUN) RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 031/2013 (PARECER Nº 031/2013 CONSUN) Dispõe sobre a criação do Programa Arte na Escola. O Presidente do Conselho Universitário CONSUN da Universidade do Contestado - UnC, no uso de

Leia mais

Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS

Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS O que é um culto infantil? O culto para crianças não tem o objetivo de tirar a criança de dentro do templo para evitar que essa atrapalhe o culto ou atrapalhe a atenção

Leia mais

Instituição. Núcleo de Produção em Artes Canarinhos da Terra Unicamp

Instituição. Núcleo de Produção em Artes Canarinhos da Terra Unicamp Núcleo de Produção em Artes Canarinhos da Terra Unicamp Instituição Organização sem fins lucrativos fundada em 1996, de utilidade pública e integra rede de proteção da criança e do adolescente CMDCA. Mantém,

Leia mais