LENDAS BRASILEIRAS PRODUÇÕES. Realização: c u l t u r a i s

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LENDAS BRASILEIRAS PRODUÇÕES. Realização: c u l t u r a i s"

Transcrição

1 Realização: c u l t u r a i s PRODUÇÕES

2 O Projeto O projeto consiste em realizar a segunda edição do Brinque - Festival de Teatro Infantil, dentro da temática Lendas Brasileiras, em Curitiba. Com a proposta de contribuir para a formação de platéia e discutir temas do folclore e cultura brasileiras por meio de adaptações cênicas utilizando elementos como música, bonecos, clown e sombras. O projeto será executado durante seis meses, com apresentações mensais, representado por grupos de teatro locais, que trazem em seus currículos a produção teatral dirigida ao público infantil. Com a proposta de democratizar o acesso à cultura para as crianças e gerar novas oportunidades para o teatro infantil, os espetáculos selecionados para compor a programação trazem temas do folclore brasileiro e pertinentes à família contemporânea de forma responsável e divertida, utilizando estéticas e dramaturgias mais apuradas e inovadoras.

3 Objetivos Objetivo Geral Caracterizar os aspectos fundamentais da cultura popular que contribuem na construção da identidade; Objetivos específicos Resgatar tradições; Valorizar o folclore brasileiro; Estimular a criança e sua imaginação;

4 Justificativa Entende-se por folclore o conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes e costumes de um povo. Tal conjunto normalmente é passado de geração a geração por meio dos ensinamentos e da participação real dos festejos e dos costumes. O folclore assume grande importância na história de todos os povos, pois por meio desse conjunto pode-se conhecer a antiga cultura e a formação da cultura presente nos dias de hoje. Este projeto resalta a importância da cultura popular na formação e no desenvolvimento da criança. A presença da cultura popular na formação de crianças e jovens, essa entendida como "a cultura criada pelo povo, que articula uma concepção do mundo e da vida em contraposição aos esquemas oficiais" (BOSI, 2008: 78), proporciona um conhecimento e compreensão de sua realidade.

5 Formato Duração de 6 meses 4 peças em cada mês JUNHO JULHO AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO totalizando 24 apresentações Aos Sábados e Domingos das 16h às 17:30h.

6 Local Auditório Salvador de Ferrante - Guairinha O auditório Salvador de Ferrante - Guairinha está localizado no coração de Curitiba, e oferece uma infra-estrutura de segurança e conforto ao público. Cuidadosamente projetado, o Teatro possui 6 amplos camarins, 9 varas contrapesadas de cenário, sendo 6 varas de luz sobre o palco, 1 vara de luz sobre o proscênio e 2 varas de luz fixas na passarela. Com capacidade para 504 lugares, o Teatro conta, ainda, com completa infra-estrutura técnica de equipamentos de sonorização e de iluminação cênica, e com equipe de profissionais especialmente treinada para receber artistas e público. O Teatro possui também todas as adaptações para receber portadores de necessidades especiais.

7 HPP Apoio HOSPITAL PEQUENO PRÍNCIPE Inaugurado em 1919, sendo um dos primeiros serviços pediátricos do Paraná. Hoje é o maior complexo hospitalar pediátrico do Brasil, oferecendo aos pacientes tratamento com a melhor e mais moderna tecnologia hospitalar e com atenção constante quanto à humanização do atendimento. CONTRAPARTIDA SOCIAL Apresentações nas sextas-feiras com realização na Associação Eunice Weaver e na Praça do Bibinha do Hospital Pequeno Príncipe totalizando em 6 apresentações sendo 1 de cada espetáculo. E oficinas de contação de histórias sobre as Lendas Brasileiras serão realizadas uma (01) vez por mês durante a execução do projeto.

8 Cia Convidada Cia Pé no Palco Direção: Fátima Ortiz A história da escola Pé no Palco começa em Em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, Fátima Ortiz inicia as atividades da primeira turma dos Cursos Livres de Teatro, as aulas aconteciam no Teatro Novelas Curitibanas. O crescimento das atividades inspira a formação de novos professores e também de uma Companhia estável de Teatro. Em 2001 foi constituída a pessoa jurídica Pé no Palco Atividades Artísticas e o Círculo de Encenação e Pesquisa, Companhia estável de Teatro com a direção e coordenação de Fátima Ortiz.

9 Cia Convidada Rosy Greca Rosy Greca Produções Artisticas encanta crianças e adultos por meio de produções fonográficas, trilhas sonoras para o teatro e performances artísticas nas áreas da música, do teatro e da narração de histórias. A empresa atua no campo da arte-educação com realização de workshops, oficinas e palestras destinadas a educadores, professores, atores e contadores de histórias. Com mais de sessenta trilhas musicais compostas, principalmente, para o teatro infantil. A empresa se dedica à canção para crianças, tanto na área artística quanto na área pedagógica, e já produziu onze álbuns, em que a coordenadora atua como compositora e intérprete.

10 Programação Iara Os cronistas dos séculos XVI e XVII registraram essa história. No princípio, o personagem era masculino e chamava-se Ipupiara, homem peixe que devorava pescadores e os levava para o fundo do rio. No século XVIII, Ipupiara vira a sedutora sereia Uiara ou Iara. Todo pescador brasileiro, de água doce ou salgada, conta histórias de moços que cederam aos encantos da bela Uiara e terminaram afogados de paixão. Ela deixa sua casa no fundo das águas no fim da tarde. Surge magnífica à flor das águas: metade mulher, metade peixe, cabelos longos enfeitados de flores vermelhas. Por vezes, ela assume a forma humana e sai em busca de vítimas. Quando a Mãe das águas canta, hipnotiza os pescadores. Um deles foi o índio Tapuia. Certa vez, pescando, Ele viu a deusa, linda, surgir das águas. Resistiu. Não saiu da canoa, remou rápido até a margem e foi se esconder na aldeia. Mas enfeitiçado pelos olhos e ouvidos não conseguia esquecer a voz de Uiara. Numa tarde, quase morto de saudade, fugiu da aldeia e remou na sua canoa rio abaixo. Uiara já o esperava cantando a música das núpcias. Tapuia se jogou no rio e sumiu num mergulho, carregado pelas mãos da noiva. Uns dizem que naquela noite houve festa no chão das águas e que foram felizes para sempre. Outros dizem que na semana seguinte a insaciável Uiara voltou para levar outra vítima.

11 Programação Saci Pererê A Lenda do Saci data do fim do século XVIII. Durante a escravidão, as amas-secas e os caboclos-velhos assustavam as crianças com os relatos das travessuras dele. O Saci é considerado um ser brincalhão enquanto que em outros lugares ele é visto como um ser maligno. É uma criança, um negrinho de uma perna só que fuma um cachimbo e usa na cabeça uma carapuça vermelha que lhe dá poderes mágicos, como o de desaparecer e aparecer onde quiser. Existem 3 tipos de Sacis: O Pererê, que é pretinho, O Trique, moreno e brincalhão e o Saçurá, que tem olhos vermelhos. Ele também se transforma numa ave chamada Matiaperê cujo assobio me-lancólico dificilmente se sabe de onde vem. Ele adora fazer pequenas travessuras, como esconder brinquedos, soltar animais dos currais, derramar sal nas cozinhas, fazer tranças nas crinas dos cavalos, etc. Diz a crença popular que dentro de todo redemoinho de vento existe um Saci. Ele não atravessa córregos nem riachos. Alguém perseguido por ele, deve jogar cordas com nós em seu caminho que ele vai parar para desatar os nós, deixando que a pessoa fuja. Diz a lenda que, se alguém jogar dentro do redemoinho um rosário de mato bento ou uma peneira, pode capturá-lo, e se conseguir sua carapuça, será recompensado com a realização de um desejo.

12 Programação O negrinho do pastoreio É uma lenda meio africana meio cristã. Muito contada no final do século passado pelos brasileiros que defendiam o fim da escravidão. É muito popular no sul do Brasil. Nos tempos da escravidão, havia um estancieiro malvado com negros e peões. Num dia de inverno, fazia frio de rachar e o fazendeiro mandou que um menino negro de quatorze anos fosse pastorear cavalos e potros recém-comprados. No final do tarde, quando o menino voltou, o estancieiro disse que faltava um cavalo baio. Pegou o chicote e deu uma surra tão grande no menino que ele ficou sangrando. Você vai me dar conta do baio, ou verá o que acontece'', disse o malvado patrão. Aflito, ele foi à procura do animal. Em pouco tempo, achou ele pastando. Laçou-o, mas a corda se partiu e o cavalo fugiu de novo. Na volta à estância, o patrão, ainda mais irritado, espancou o garoto e o amarrou, nu, sobre um formigueiro. No dia seguinte, quando ele foi ver o estado de sua vítima, tomou um susto. O menino estava lá, mas de pé, com a pele lisa, sem nenhuma marca das chicotadas. Ao lado dele, a Virgem Nossa Senhora, e mais adiante o baio e os outros cavalos. O estancieiro se jogou no chão pedindo perdão, mas o negrinho nada respondeu. Apenas beijou a mão da Santa, montou no baio e partiu conduzindo a tropilha.

13 Programação Boto De acordo com a lenda, um boto cor-de-rosa sai dos rios nas primeiras horas das noites de festa e com um poder especial, transforma-se em um lindo jovem vestido com roupas brancas. Ele usa um chapéu branco para encobrir o rosto e disfarçar o nariz grande. Nas festas, com seu jeito galanteador e falante, o boto dança, bebe, se comporta como um rapaz normal e aproxima-se das jovens solteiras, seduzindo-as. Logo após, consegue convencer as mulheres para um passeio no fundo do rio, local onde costuma engravidá-las. Na manhã seguinte volta a se transformar no boto, pois o seu encantamento só acontece à noite.

14 Programação Curupira O Curupira gosta de sentar na sombra das mangueiras para comer os frutos. Lá fica entretido ao deliciar cada manga. Mas se percebe que é observado, logo sai correndo, e numa velocidade tão grande que a visão humana não consegue acompanhar. "Não adianta correr atrás de um Curupira", dizem os caboclos, "porque não há quem o alcance".a função do curupira é proteger as árvores, plantas e animais das florestas. Seus alvos principais são os caçadores, lenhadores e pessoas que destroem as matas de forma predatória. Para assustar os caçadores e lenhadores, o curupira emite sons e assovios agudos. Outra tática usada é a criação de imagens ilusórias e assustadoras para espantar os "inimigos das florestas"

15 Programação Cabra Cabriola A Cabra Cabriola, era uma espécie de Cabra, meio bicho, meio monstro. Sua lenda em Pernambuco, é do fim do século XIX e início do seculo XX. Era uma Bicho que deixava qualquer menino arrepiado só de ouvir falar. Soltava fogo e fumaça pelos olhos, nariz e boca. Atacava quem andasse pelas ruas desertas às sextas a noite. As crianças não podiam sair de perto das mães, ao escutarem qualquer ruído estranho perto da casa. Podia ser qualquer outro bicho, ou então a Cabriola, assim era bom não arriscar. Astuta como uma Raposa e fétida como um bode, assim era ela. Em casa de menino obediente, bom para a mãe, que não mijasse na cama e não fosse traquino, a Cabra Cabriola, não passava nem perto.

16 Patrocínio Patrocinio Aprovado pela Lei Rouanet, com enquadramento no Artigo 18, o Brinque Festival de Teatro Infantil, disponibiliza aos patrocinadores cotas de apoio, com as contrapartidas descritas abaixo: Assinatura da marca nos 6400 convites dos espetáculos; Assinatura em todos os anúncios de mídia digital, veiculados durante a realização do projeto; Assinatura da marca em todos os cartazes de divulgação do projeto, distribuídos para escolas de Curitiba e Região Metropolitana. Assinatura da marca nos flyers de divulgação, distribuídos em ações promocionais realizados em escolas, lojas infantis e restaurantes. Assinatura de 24 painéis de mídia exterior, veiculados durante a realização do projeto; Disponibilidade de ações promocionais para o público participante, mediante aprovação da produção; Assinatura em marketing exclusivo, disparado para mailing de mais de 10 mil contatos, apresentando os espetáculos ; Locução teatro: citação do nome da empresa na locução de abertura de todos os espetáculos; 10 convites por espetáculo, para ações promocionais entre colaboradores, prospects e fornecedores; Inserção de banner no site oficial do evento no tamanho de 120X60 Pixels com link para a página da empresa; Divulgação de releases e press-kits enviados para imprensa; Assinatura em vídeo institucional do evento exibido no início dos espetáculos com a programação integral do Festival; Mailing List: Relação digital dos participantes que autorizarem essa publicação, contendo os seguintes dados: nome, , telefones, cidade, estado, país.

17 direção de Luis Arthur Nunes com Rita Elmôr. A primeira montagem do espetáculo aconteceu em 1998, sendo um sucesso de público e crítica durante o período em que ficou em cartaz. A nova montagem pretende realizar temporada de 2 meses na cidade do Rio de Janeiro, totalizando 32 apresentações Homem Vertente - Temporada Brasil Parnaxx Ltda CNPJ/CPF: / Processo: /20-13 Orçamento PR - Curitiba Valor do Apoio R$: ,00 O projeto visa a circulação da montagem brasileira do espetáculo argentino Hombre Vertiente, da companhia argentina Ojalá, do diretor Pichón Baldinu, por 10 semanas com 40 apresentações Brinque - Festival de Lendas Brasileiras MONTENEGRO PENSAMENTO CRIATIVO PRODUÇÕES & EVENTOS LTDA CNPJ/CPF: / Processo: /20-13 PR - Curitiba Valor do Apoio R$: ,00 Realizar a segunda edição do Brinque Festival de Teatro Infantil, dentro da temática Lendas Brasileiras. Com a proposta de contribuir para a formação de platéia e discutir temas do folclore e cultura brasileiras por meio de adaptações cênicas utilizando elementos como música, bonecos, clown e sombras PEDRO E O CAPITÃO CD4 Produções Artísticas Ltda. CNPJ/CPF: / Processo: /20-13 SP - São Paulo Valor do Apoio R$: ,00 Realização do espetáculo "Pedro e o Capitão" sendo 34 apresentações em uma temporada de 03 meses em São Paulo; e um 01 mês de circulação com 12 apresentações, entre as cidades de Brasília; Rio de Janeiro; Belo Horizonte e Recife, totalizando 46 apresentações TOTAL DO PROJETO: no projeto. Pedro e o Capitão reproduz, em cada um de seus 4 atos, as sessões de interrogatório de um preso politico (Pedro) por um oficial da inteligência militar (O Capitão). R$ , Madame Bovary Cris Lara Produções Artísticas Ltda. CNPJ/CPF: / Processo: /20-13 RJ - Rio de Janeiro Valor do Apoio R$: ,00 Estado de Mato Grosso. Preservar o folclore e a identidade cultural da região Estrada da Cultura PACATU CULTURA, EDUCACAO E AVIACAO LTDA. - ME CNPJ/CPF: / Processo: /20-13 SP - São Paulo Valor do Apoio R$: ,00 Apresentar um espetáculo teatral gratuito e itinerante pelas estradas do Brasil, destinado a caminhoneiros e carreteiros. Os estacionamentos de grandes postos de abastecimento de combustível se transformarão em espaços culturais para receber 96 apresentações teatrais durante 4 meses. 16 O teatro ISSN realmente chegará a pessoas que, 1 Nº 153, sexta-feira, 9 de agosto de 2013 geralmente, não têm contato ANEXO com I esse tipo de 13 atividade FOLIA DE REIScultural. E CATIRA DE SÃO JOSÉ VOLPONE DO Diaféria Produções LTDA - ME ÁREA: 1 ARTES CÊNICAS - (ART.18, 1º) XINGU MT PALAVRA QUE MISTÉRIOS TEM DE CLARICE MULHER - Excursão CNPJ/CPF: / R E E Produções Ltda. Processo: /20-13 OVO Produções Artísticas Ltda. CNPJ/CPF: / Cultura e CNPJ/CPF: Convenções / Administração Processo: /20-13 GO - e Goiânia Produções LTDA - SP - São Paulo Valor do Apoio R$: ,00 Processo: /20-13 Valor do Apoio R$: ,00 RJ - Rio de Janeiro Realização de espetáculo teatral do texto Volpone de Ben Valor do Apoio R$: ,00 Jonson, com tradução e adaptação inéditas, em teatro de São Paulo de Realizar três apresentações de grupos de Folia e Catira no aproximadamente 350 a 500 lugares, com 36 apresentações. EPP Estado de Mato Grosso na cidade de São José do Xingu - MT Procura-se a Mamãe Promover o acesso aos bens culturais relativos à catira e a folia no Blimdom - Planejamento e Projetos Culturais Ltda Remontagem do espetáculo Que Mistérios Tem Clarice com CNPJ/CPF: / Estado de Mato Grosso. Preservar o folclore e a identidade cultural da CNPJ/CPF: direção de Luis / Arthur Nunes com Rita Elmôr. A primeira montagem Processo: /20-13 do espetáculo aconteceu em 1998, sendo um sucesso de público e região. RS - Porto Alegre Estrada da Cultura crítica durante o período em que ficou em cartaz. A nova montagem Valor do Apoio R$: ,00 Processo: /20-13 PACATU CULTURA, EDUCACAO E AVIACAO LTDA. pretende realizar temporada de 2 meses na cidade do Rio de Janeiro, - ME totalizando 32 apresentações. CNPJ/CPF: / O Projeto "Procura-se a Mamãe com Heda Hesmitelz e Von SP - São 13 Paulo Homem Vertente - Temporada Brasil Processo: /20-13 Mitsen", pretende realizar o total de 30 apresentações teatrais em 28 Parnaxx Ltda SP - São Paulo cidades do Interior do Rio Grande SP do Sul - e Campinas duas em Porto Alegre. Valor do Apoio CNPJ/CPF: / R$: ,00 Valor do Apoio R$: , MEMÓRIAS DE UM GIGOLÔ Processo: /20-13 Miniatura9 Produções Artísticas Ltda. ME PR - Curitiba CNPJ/CPF: / Prazo de Captação: Valor do Apoio R$: ,00 09/08/2013 a 31/12/2013 Apresentar um espetáculo teatral gratuito e itinerante pelas Processo: /20-13 estradas do Brasil, destinado a caminhoneiros e carreteiros. Os estacionamentos de grandes postos de abastecimento de combustível se Valor do Apoio R$: ,00 RJ - Rio de Janeiro Resumo do Resumo Projeto: do transformarão em espaços culturais para receber 96 apresentações O projeto visa a circulação da montagem brasileira do espetáculo argentino deste Hombre Vertiente, projeto da companhia é argentina viabilizar Ojalá, a excursão do teatro teatrais durante 4 meses. O teatro realmente chegará a pessoas que, geralmente, não têm contato com esse tipo de atividade cultural. Montagem e temporada de 3 meses no Rio de Janeiro, 3 O objetivo do diretor Pichón Baldinu, por 10 semanas com 40 apresentações PALAVRA DE MULHER - Excursão meses em São Paulo seguido de uma turnê por 4 cidades do Brasil do Brinque - Festival de Lendas Brasileiras Cultura e Convenções - Administração e Produções LTDA - espetáculo musical, Memórias de um Gigolô, com texto e direção de musical PALAVRAMONTENEGRO DE PENSAMENTO MULHER, CRIATIVO com as atrizes/cantoras LUCI- Miguel Falabella. Realizaremos 80 apresentações. PRODUÇÕES & EVENTOS LTDA EPP Humor em Doses CNPJ/CPF: / CNPJ/CPF: / Incentivar Produções Culturais e Editora Ltda - EPP. NHA LINS, TÂNIA ALVES e VIRGINIA ROSA, Processo: /20-13 com direção do CNPJ/CPF: / Processo: /20-13 Processo: /20-13 SP - São Paulo PR - Curitiba Valor do Apoio R$: ,00 Valor do Apoio R$: ,00 SP - Campinas FERNANDO CARDOSO. A referida excursão prevê a realização de Valor do Apoio R$: ,68 apresentações na cidade de São Paulo (1 mês = 12 apresentações), O objetivo deste projeto é viabilizar a excursão do teatro Realizar a segunda edição do Brinque Festival de Teatro musical PALAVRA DE MULHER, com as atrizes/cantoras LUCI- O projeto de artes cênicas "Humor em Doses" consiste na Infantil, dentro da temática Lendas Brasileiras. Com a proposta de NHA LINS, TÂNIA ALVES e VIRGINIA ROSA, com direção do realização de: 50 (cinquenta) apresentações da peça teatral' "Humor Rio de Janeiro (1 mês = 12 apresentações), FERNANDO Belo CARDOSO. Horizonte A referida excursão prevê (3 a realização apresentações), Salvador/BH (12 apresentações), Recife/PE (12 apresen- apre- com paródias e atrações circenses; e 50 (cinquenta) oficinas de artes Salvador/BH (12 apresentações), Recife/PE (12 apresen- em Doses" de autoria de Raul Figueiredo e Direção de Fernando de contribuir para a formação de platéia e discutir temas do folclore e Escrich; 50 (cinquenta) intervenções de artes cênicas com apresentações de trechos dos esquetes da peça "Humor em Doses" mesclados apresentações na cidade de São Paulo mês = 12 apresentações), cultura brasileiras por meio de adaptações cênicas utilizando elementos como música, bonecos, clown e sombras. Rio de Janeiro (1 mês = 12 apresentações), Belo Horizonte ( PEDRO E O CAPITÃO e Porto Alegre/RS (12 apresentações), num total de 36 cênicas, abertas ao público em geral e inteiramente gratuito Peça Teatral; Édipo e o Rei, um Acidente tações) e Porto Alegre/RS CD4 Produções Artísticas (12 Ltda. apresentações), num total de 36 apresentações Mitológico. CNPJ/CPF: / Samba de Uma Noite de Verão Evoé Produções Artísticas LTDA Processo: / US SERVICOS ARTISTICOS LTDA - ME CNPJ/CPF: / SP - São Paulo CNPJ/CPF: / Processo: /20-13 Mitológico. Processo: /20-13 RJ - Rio de Janeiro Valor do Apoio R$: , Samba de Uma Noite de Verão SP - São Paulo Valor do Apoio R$: ,00 Valor do Apoio R$: ,00 4US SERVICOS Realização do espetáculo ARTISTICOS "Pedro e o Capitão" sendo 34 apre-ltdsentações em uma temporada de 03 meses em São Paulo; e um 01 Realização, Criação e produção deste espetáculo ficando em Resumo - do ME Projeto: O referido projeto trata- se de uma peça; comédia teatral, adaptação da tragédia grega Édipo O Rei, de Sófocles. Este texto é mês de circulação com 12 apresentações, entre as cidades de Brasília; cartaz até 4 meses a preços populares, levando um espetáculo de inédito no Brasil. Esta é a primeira montagem desta adaptação. CNPJ/CPF: / Rio de Janeiro; Belo Horizonte e Recife, totalizando 46 apresentações arte,cultura e musica popular brasileira para todos. Samba de Uma MOSTRA PARANAENSE DE DANÇA Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro no projeto. Pedro e o Capitão reproduz, em cada um de seus 4 atos, noite de Verão é adaptada ao século XXI, a história abordará como Guaíra Processo: as sessões /20-13 de interrogatório de um preso politico (Pedro) por um tema principal os conflitos, encontros e desencontros de 2 casais CNPJ/CPF: / assim como na trama de Shakespeare. oficial da inteligência militar (O Capitão). Processo: / SÃO LEOPOLDO FEST - DANÇA E MÚSICA SP - São 13 Paulo Madame Bovary PR - Curitiba I N S T R U M E N TA L Valor do Apoio R$: ,00 Cris Lara Produções Artísticas Ltda. HITS ENTRETENIMENTO LTDA Valor do Apoio CNPJ/CPF: / R$: ,00 CNPJ/CPF: / Processo: /20-13 Processo: /20-13 Realização de uma mostra de dança compreendendo 05 fases RJ - Rio de Janeiro RS - Porto Alegre seletivas e 01 fase final, apresentando 25 espetáculos (sendo 04 didáticos) e 38 oficinas de variados estilos de dança. Acontecerá em 05 Prazo de Captação: Valor do Apoio R$: ,00 09/08/2013 a 31/12/2013 Valor do Apoio R$: ,00 Prazo de Captação: 09/08/2013 a 30/09/2013 diferentes cidades do Paraná com a participação do Balé Teatro Guaíra, abrindo a etapa de cada cidade sede e de outros grupos pro- Resumo do Resumo Projeto: do O Projeto "SÃO LEOPOLDO FEST - DANÇA E MÚSICA fissionais paranaenses, abrindo cada noite do evento. Madame Bovary, é um romance baseado no livro do escritor INSTRUMENTAL", consiste em desenvolver uma programação cultural com duração espetáculo de 12 dias na cidade de ficando São Leopoldo (Rio em Grande SIMONE NUNES - ME Estradas do Brasil (Título Provisório) Realização, francês Gustave Criação Flaubert. Numa série e de produção 4 (quatro) montagens su-destcessivas e independentes entre si, uma a cada ano, Madame Bovary Sul), voltada para a influência da colonização germânica na região. CNPJ/CPF: / será o primeiro espetáculo a ser encenado. A tradução e dramaturgia cartaz até 4 meses A programação Contemplará 10 espetáculos de dança, e 10 de música Processo: /20-13 será de Bruno Lara a Resende, preços direção Inez populares, Viana e o elenco formado levando um de instrumental com bandinhas típicas alemã, mesclando assim várias PR - Curitiba por Lourival Prudêncio, Raquel Iantas e Savio Moll. O espetáculo atividades culturais expondo a qualidade dos artistas da região sul. Valor do Apoio R$: ,75 será realizado no Rio de Janeiro e terá 33 apresentações Luiz Gama ou o Diabo Coxo. arte,cultura e musica popular brasileira para todos. Samba de Uma Cooperativa Paulista de Teatro º Festival Nacional de Teatro de Olímpia CNPJ/CPF: / Realização de uma série de 10 espetáculos teatrais em 10 Associação Cultural Frutos da Terra CNPJ/CPF: / Processo: /20-13 diferentes cidades brasileiras do sul do país: Cascavel, Maringá, Foz noite de Verão é adaptada ao século XXI, a história abordará como do Iguaçu e Curitiba (Paraná), Itajaí e São Francisco do Sul (Santa SP - São Paulo Processo: /20-13 Valor do Apoio R$: ,00 Catarina), Canoas, Novo Hamburgo, Guaíra Santana do Livramento e Uruguaiana (Rio Grande do Sul). O tema está relacionado à dinâmica da tema principal os SP conflitos, - Olímpia encontros e desencontros Prazo Captação: 09/08/2013 dea 31/12/ casais vida nas estradas do Brasil. Os espetáculos teatrais acontecerão em Valor do Apoio R$: ,00 um caminhão palco. ENTRADA FRANCA assim como na trama Prazo de Captação: de Shakespeare. 09/08/2013 a 30/11/2013 Fazer o resgate histórico do Brasil pré-republicano, trazendo PINÓQUIO à tona seus movimentos sociais. O advogado e escritor Luiz Gama Goldfinch Entretenimento e Eventos LTDA ( ), negro,escravizado, tornou-se uma figura de proa na cidade de- SPDANÇA entre juristas, maçons, poetas, E MÚSICA jornalistas, escravos. Sua A Associação Cultural Frutos da Terra, realizará a primeira CNPJ/CPF: / SÃO LEOPOLDO FEST edição do Festival Nacional de Teatro de Olímpia. A atividade cultural mobilizará seis grupos teatrais preocupados com a expressão seu nome nem por isto a população sabe quem ele foi e o que Valor do Apoio R$: ,00 Processo: /20-13 vida transcorre em momentos importantes da História. Se há ruas com RJ - Rio de Janeiro PR - Curitiba I N S T R desta U M arte, realizando E N TA cada Lqual uma apresentação diária, além da representou e representa em várias áreas da vida cultural e política do participação em oficinas. Brasil. HITS ENTRETENIMENTO LTDA Este documento pode ser verificado no endereço eletrônico pelo código CNPJ/CPF: / Processo: /20-13 RS - Porto Alegre Valor do Apoio R$: ,00 Prazo de Captação: 09/08/2013 a 30/09/2013 O Projeto "SÃO LEOPOLDO FEST - DANÇA E MÚSICA CNPJ/CPF: /0001- Processo: /20-13 RS - Porto Alegre Valor do Apoio R$: , Prazo de Captação: 09/08/201 O Projeto "Procura-se a Mam Mitsen", pretende realizar o total de 3 cidades do Interior do Rio Grande do MEMÓRIAS DE U Miniatura9 Produções Artístic CNPJ/CPF: /0001- Processo: /20-13 RJ - Rio de Janeiro Valor do Apoio R$: Prazo de Captação: 09/08/201 Montagem e temporada de 3 meses em São Paulo seguido de uma tu espetáculo musical, Memórias de um G Miguel Falabella. Realizaremos 80 ap Humor em Doses Incentivar Produções Culturai CNPJ/CPF: /0001- Processo: /20-13 Valor do Apoio R$: Prazo de Captação: 09/08/201 O projeto de artes cênicas "H realização de: 50 (cinquenta) apresent em Doses" de autoria de Raul Figue Escrich; 50 (cinquenta) intervenções tações de trechos dos esquetes da peça com paródias e atrações circenses; e 5 cênicas, abertas ao público em geral e Peça Teatral; Édipo Evoé Produções Artísticas LT CNPJ/CPF: /0001- Processo: /20-13 RJ - Rio de Janeiro Valor do Apoio R$: , Prazo de Captação: 09/08/201 O referido projeto trata- se d adaptação da tragédia grega Édipo O inédito no Brasil. Esta é a primeira m MOSTRA PARAN Associação de Bailarinos e A Documento assinado digitalmente conforme MP n o de 24/08/2001, que institui a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil. CNPJ/CPF: /0001- Processo: /20-13 Valor do Apoio R$: , Prazo de Captação: 09/08/201 Realização de uma mostra de seletivas e 01 fase final, apresentando dáticos) e 38 oficinas de variados estilo diferentes cidades do Paraná com a par ra, abrindo a etapa de cada cidade fissionais paranaenses, abrindo cada n

18

Septuaginta: As lendas dos crentes

Septuaginta: As lendas dos crentes Septuaginta: As lendas dos crentes A Septuaginta é uma lenda, assim como a Caipora 1, boi tatá 2, mula sem cabeça 3, negrinho do pastoreio 4, cobra grande 5 e saci pererê 6. Os crentes ignoram que muitas

Leia mais

em Um Convite Especial

em Um Convite Especial Um Convite em Especial Apresentação Ilana e a Banda dos BIchos em: Um convite especial é um espetáculo musical infantil cristão voltado para crianças de 2 a 12 anos. através de uma história lúdica e envolvente,

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA - A PRAÇA VAI VIRAR MAR

RELATO DE EXPERIÊNCIA - A PRAÇA VAI VIRAR MAR RELATO DE EXPERIÊNCIA - A PRAÇA VAI VIRAR MAR Comemoração do Dia Internacional do Meio Ambiente 05 de junho de 2014 A comemoração do dia internacional do meio ambiente faz parte do quadro de eventos programados

Leia mais

6. o ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF. FRANCISCA AGUIAR PROF. SUZY PINTO

6. o ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF. FRANCISCA AGUIAR PROF. SUZY PINTO 6. o ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF. FRANCISCA AGUIAR PROF. SUZY PINTO Unidade II Cultura: a pluralidade na expressão humana. Aula 5.2 Conteúdo Os personagens do folclore brasileiro Habilidades Identificar

Leia mais

A Ricardo Maia Produções Artísticas apresenta a seguir uma seleção de projetos culturais que têm como tema principal a sustentabilidade.

A Ricardo Maia Produções Artísticas apresenta a seguir uma seleção de projetos culturais que têm como tema principal a sustentabilidade. A Ricardo Maia Produções Artísticas apresenta a seguir uma seleção de projetos culturais que têm como tema principal a sustentabilidade. Considerando o crescente interesse geral de mobilização sobre o

Leia mais

Cia Ballet de Câmara apresenta: Projeto Social Dança & Magia

Cia Ballet de Câmara apresenta: Projeto Social Dança & Magia Cia Ballet de Câmara apresenta: Projeto Social Dança & Magia Resumo: Cia Ballet de Câmara, é uma Companhia de Dança formada por jovens bailarinos do Projeto Social Dança & Magia, do interior do Estado

Leia mais

DATAS COMEMORATIVAS. FESTAS JUNINAS 12 de junho Santo Antônio 24 de junho São João 29 de junho São Pedro

DATAS COMEMORATIVAS. FESTAS JUNINAS 12 de junho Santo Antônio 24 de junho São João 29 de junho São Pedro FESTAS JUNINAS 12 de junho Santo Antônio 24 de junho São João 29 de junho São Pedro As festas juninas fazem parte da tradição católica, mas em muitos lugares essas festas perderam essa característica.

Leia mais

TODOS OS ESPETÁCULOS SÃO GRATUITOS.

TODOS OS ESPETÁCULOS SÃO GRATUITOS. CIRCUITO GANDARELA DE MINAS - AGENDA AGOSTO TODOS OS ESPETÁCULOS SÃO GRATUITOS. É necessário chegar com uma hora de antecedência para garantir os ingressos. 03 E 04 DE AGOSTO - SÁBADO E DOMINGO O CONTO

Leia mais

CONEXÃO CULTURAL. Projeto Itinerante de Teatro

CONEXÃO CULTURAL. Projeto Itinerante de Teatro CONEXÃO CULTURAL Projeto Itinerante de Teatro O teatro reflete a cultura da população. Ele permite que a sociedade tenha a possibilidade de apreciar a realidade em mudança por meio da exploração de idiomas

Leia mais

Um grande abraço! Equipe Central de Produção Na Passagem

Um grande abraço! Equipe Central de Produção Na Passagem É com muito prazer que apresentamos o Catálogo Brincante, uma iniciativa do Polo Criativo Na Passagem. Reunimos trabalhos de artistas que mergulham na essência da infância para construir propostas de trabalhos

Leia mais

Pronac Nº 1111032 Você em Cenna é um concurso cultural que irá eleger atores e atrizes amadores de todo o país, que enviarão vídeos de suas performances para votação popular e de júri especializado. Os

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. A lenda da sereia

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. A lenda da sereia Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA A lenda da sereia A lenda da sereia. 08 p.; il.; (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Português 2. Relação Textual 3. Educação Presencial

Leia mais

Doutores da Alegria Arte, Formação e Desenvolvimento

Doutores da Alegria Arte, Formação e Desenvolvimento A organização Doutores da Alegria Arte, Formação e Desenvolvimento informa aos interessados os procedimentos para o envio de projetos artísticos para a programação de 2014 do projeto Plateias Hospitalares

Leia mais

RIO DE JANEIRO SELEÇÃO DE PROJETOS ARTÍSTICOS 2015/2016

RIO DE JANEIRO SELEÇÃO DE PROJETOS ARTÍSTICOS 2015/2016 RIO DE JANEIRO SELEÇÃO DE PROJETOS ARTÍSTICOS 2015/2016 1. Introdução Doutores da Alegria Arte, Formação e Desenvolvimento informa aos interessados os procedimentos para o envio de projetos artísticos

Leia mais

RAPHAEL SANTA CRUZ O mágico-

RAPHAEL SANTA CRUZ O mágico- RAPHASANTACRUZ RAPHAEL SANTA CRUZ O mágico- Natural de Caruaru, Pernambuco, Raphael Santa Cruz, atua profissionalmente há dez anos. Em 2008, organizou no SESC Caruaru, o MAGIFEST, evento com palestras,

Leia mais

17º FESTIVAL BRASILEIRO DE CINEMA UNIVERSITÁRIO. 06.08 a 12.08 Rio de Janeiro 13.08 a 19.08 São Paulo

17º FESTIVAL BRASILEIRO DE CINEMA UNIVERSITÁRIO. 06.08 a 12.08 Rio de Janeiro 13.08 a 19.08 São Paulo 17º FESTIVAL BRASILEIRO DE CINEMA UNIVERSITÁRIO 06.08 a 12.08 Rio de Janeiro 13.08 a 19.08 São Paulo APRESENTAÇÃO O 17º Festival Brasileiro de Cinema Universitário acontecerá de 6 a 12 de agosto de 2012,

Leia mais

BRINCANDO DE BONECOS

BRINCANDO DE BONECOS BRINCANDO DE BONECOS O Espetáculo Brincando de Bonecos visa estimular a capacidade narrativa, incentivar a criatividade e divertir o espectador. Alguns bonecos são feitos a partir de materiais recicláveis,

Leia mais

Histórico Projeto Vitrine Cultural & Gastronômica O projeto faz uso de uma estrutura móvel itinerante

Histórico Projeto Vitrine Cultural & Gastronômica O projeto faz uso de uma estrutura móvel itinerante Histórico O Projeto Vitrine Cultural & Gastronômica leva cultura em forma de entretenimento para que a população possa aprender de forma lúdica e divertida, derrubando barreiras e propagando as artes cênicas

Leia mais

Pedro e o Lobo, Sinfonia dos Brinquedos e TOQUINHO

Pedro e o Lobo, Sinfonia dos Brinquedos e TOQUINHO Pedro e o Lobo, Sinfonia dos Brinquedos e TOQUINHO Especializados até no nome Música Clássica Para Todos Maestro León Halegua Cohen A P R E S E N T A Ç Ã O Apresentação O Melhor da Música Clássica para

Leia mais

O FLAUTISTA DE HAMELIN

O FLAUTISTA DE HAMELIN Apresentam: ERA UMA VEZ...ERAM DUAS...ERAM TRÊS O FLAUTISTA DE HAMELIN Fae 20 de julho de 2014 Teatro Bom Jesus 23 de junho de 2014 Jornal e Notícias (Blog do Ruy) 20 de junho de 2014 Descubra Curitiba

Leia mais

O Projeto O projeto consiste em um espetáculo de Teatro, cênico/ musical com foco nas questões de sustentabilidade e meio ambiente destinado ao público infantil entre 06 e 12 anos. O projeto teatral proporcionará,

Leia mais

Programacao. programacao de aniversario

Programacao. programacao de aniversario Programacao programacao de aniversario Teatro de Tabuas comemora 13 anos com temporada em Campinas Duas estruturas itinerantes estarao em atividade O grupo Teatro de Tábuas, sediado na cidade de Campinas,

Leia mais

ontem depois de uma peça de Renata Bortoleto

ontem depois de uma peça de Renata Bortoleto ontem depois de uma peça de Renata Bortoleto a história A peça Depois de Ontem apresenta a relação de um menino de oito anos em seu conflito com a mãe alcoólatra. De um lado, uma criança que só queria

Leia mais

CARAVANA DO GURI PROPOSTA DE PATROCÍNIO LEI ROUANET CULTURA E HUMOR POR TODO O RIO GRANDE

CARAVANA DO GURI PROPOSTA DE PATROCÍNIO LEI ROUANET CULTURA E HUMOR POR TODO O RIO GRANDE CARAVANA DO GURI PROPOSTA DE PATROCÍNIO LEI ROUANET CULTURA E HUMOR POR TODO O RIO GRANDE CARAVANA DO GURI CULTURA E HUMOR POR TODO O RIO GRANDE Contemplado pela Lei Rouanet, o projeto Caravana do Guri

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES EDITAL 2015/2016 SELEÇÃO NACIONAL DE PROJETOS CULTURAIS

PERGUNTAS FREQUENTES EDITAL 2015/2016 SELEÇÃO NACIONAL DE PROJETOS CULTURAIS 1. Onde faço a inscrição dos meus projetos? No site www.oifuturo.org.br 2. Há alguma forma de fazer inscrição dos projetos por outro meio? Não, somente online. 3. Não consigo abrir o formulário de inscrição.

Leia mais

PROJETO A BELA E A FERA

PROJETO A BELA E A FERA PROJETO A BELA E A FERA Dados Proponente Proponente: Atitude Cultural Social Esportiva Ltda-ME Cnpj 68.406.479/0001-02 Valor Total Projeto: R$ 978.186,25 PRONAC Nº 113002 PROJETO A BELA E A FERA Objetivo

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E CONTROLE SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E CONTROLE SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA PROGRAMA Nº- 042 PALCO SOBRE RODAS Projeto inspirado no clássico modelo de teatro itinerante, através da montagem de um palco móvel que percorre os bairros da cidade, levando cultura. Levar o Palco sobre

Leia mais

O Projeto Planeta Água - Um Mundo Sustentável Rede Pública de Ensino Prefeituras Secretarias da Cultura Meio Ambiente Educação Mobilidade Acessível

O Projeto Planeta Água - Um Mundo Sustentável Rede Pública de Ensino Prefeituras Secretarias da Cultura Meio Ambiente Educação Mobilidade Acessível educação ambiental O Projeto Planeta Água - Um Mundo Sustentável é um teatro itinerante que aborda o tema da sustentabilidade no dia-a-dia, na escola, em casa e na comunidade. Dirigido a crianças e jovens

Leia mais

FAQ (Frequently Asked Questions) PERGUNTAS FREQUENTES

FAQ (Frequently Asked Questions) PERGUNTAS FREQUENTES 1. Onde faço a inscrição dos meus projetos? No site www.oifuturo.org.br. 2. Há alguma forma de fazer inscrição dos projetos por outro meio? Não, somente online. Os anexos não serão aceitos por correio.

Leia mais

CHAMAMENTO PÚBLICO DATA LIMITE PARA INSCRIÇÃO: 29 DE AGOSTO DE 2014 AS 18:00

CHAMAMENTO PÚBLICO DATA LIMITE PARA INSCRIÇÃO: 29 DE AGOSTO DE 2014 AS 18:00 CHAMAMENTO PÚBLICO 4º EDITAL PARA SELEÇÃO DE ESPETÁCULOS CULTURAIS DE ARTES CÊNICAS E DE MÚSICA PARA CIRCUITO CULTURAL SESI SEGUNDO SEMESTRE DE 2014 E PRIMEIRO SEMESTRE DE 2015. A área de Cultura do SESI,

Leia mais

O que é o Projeto Cine Gira Brasil

O que é o Projeto Cine Gira Brasil O que é o Projeto Cine Gira Brasil O Cine Gira Brasil é um projeto de cinema itinerante aprovado pelo Ministério da Cultura via artigo n o 18 da Lei Rouanet, que permite que empresas deduzam o valor investido

Leia mais

Finalidades. Capítulo 1: Organização, local e datas

Finalidades. Capítulo 1: Organização, local e datas REGULAMENTO Finalidades A ABABTG pretende com esse evento: Congregar as escolas, academias e grupos de dança de todos os gêneros; Estimular a criatividade individual e coletiva; Promover a circulação de

Leia mais

Plano de Patrocínio TEATRO E CIDADANIA PRONAC: 08 3930. Realização: Promoção: Patrocínio:

Plano de Patrocínio TEATRO E CIDADANIA PRONAC: 08 3930. Realização: Promoção: Patrocínio: Plano de Patrocínio TEATRO E CIDADANIA PRONAC: 08 3930 Realização: Promoção: Patrocínio: Resumo Executivo Acreditamos que a cultura efetua uma transformação na vida das pessoas, no sentido de ampliar seu

Leia mais

CURUPIRA AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 O BIMESTRE RESOLUÇÃO COMENTADA

CURUPIRA AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 O BIMESTRE RESOLUÇÃO COMENTADA Aluno(a) Data: 14 / 09 / 11 3 o ano 2 a Série Turma: Ensino Fundamental I Turno: Matutino Professoras: Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e História/Geografia Eixo Temático Herança

Leia mais

PLANO ANUAL FESTIVAL DE DANÇA CRIANÇA INDAIATUBANA FELIZ 2016 Nº PRONAC151188

PLANO ANUAL FESTIVAL DE DANÇA CRIANÇA INDAIATUBANA FELIZ 2016 Nº PRONAC151188 PLANO ANUAL FESTIVAL DE DANÇA CRIANÇA INDAIATUBANA FELIZ 2016 Nº PRONAC151188 Síntese do Projeto Realização de oficinas de dança gratuitas, voltadas para crianças e adolescentes de comunidades carentes,

Leia mais

3 A13 DE SETEMBRO RIOCENTRO

3 A13 DE SETEMBRO RIOCENTRO 3 A13 DE SETEMBRO RIOCENTRO A Bienal do Livro Rio é o maior evento literário do país, um grande encontro que tem o livro como astro principal. Para o leitor, é a oportunidade de aproximação com seus autores

Leia mais

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Teatro de Anônimo apresentam

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Teatro de Anônimo apresentam Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Teatro de Anônimo apresentam EDITAL DO PROCESSO DE SELEÇÃO PROGRAMA POLO CARIOCA DE CIRCO CASA ESCOLA BENJAMIM Inscrições Abertas!

Leia mais

Um Sorriso enquanto espera

Um Sorriso enquanto espera Um Sorriso enquanto espera O Projeto Implantado há 9 anos no Hospital das Clínicas - SP, abrange intervenções junto a pacientes que aguardam atendimento, seus acompanhantes e funcionários, atingindo, em

Leia mais

PROJETO INFANTIL. apresenta: A Menina e o Monstro

PROJETO INFANTIL. apresenta: A Menina e o Monstro PROJETO INFANTIL apresenta: A Menina e o Monstro São Paulo - 2012 1 Concepção de Direção Era uma vez uma menina que tinha muito medo de monstro......e era uma vez um monstro que morria de medo de menina!

Leia mais

Jussara Braga. Suplemento do professor Elaborado por Camila Tardelli da Silva. Ilustrações de Rogério Borges

Jussara Braga. Suplemento do professor Elaborado por Camila Tardelli da Silva. Ilustrações de Rogério Borges Jussara Braga Suplemento do professor Elaborado por Camila Tardelli da Silva Ilustrações de Rogério Borges 1 O desejo das águas é um livro poético escrito em prosa, mas cheio de poesia e lirismo. Por isso,

Leia mais

AFRODITE. Afrodite: deusagregada beleza, do amor e da procriação. Possuía um cinturão, onde estavam todos os seus atrativos, que, certa vez, a

AFRODITE. Afrodite: deusagregada beleza, do amor e da procriação. Possuía um cinturão, onde estavam todos os seus atrativos, que, certa vez, a DEUSES AFRODITE Afrodite: deusagregada beleza, do amor e da procriação. Possuía um cinturão, onde estavam todos os seus atrativos, que, certa vez, a deusa Hera, durante a Guerra de Tróia, pediu emprestado

Leia mais

O Grande Reciclador - O Musical STR Eventos, Produção e Marketing Cultural www.streventos.com.br Tel.: 55 (11) 55313395

O Grande Reciclador - O Musical STR Eventos, Produção e Marketing Cultural www.streventos.com.br Tel.: 55 (11) 55313395 O Projeto O Grande Reciclador é o primeiro espetáculo musical ecológico do planeta. Uma super produção nos moldes da Broadway, que aborda os temas da coleta seletiva e da reciclagem com a possibilidade

Leia mais

O GRANDE RECICLADOR O Primeiro Musical Ecológico do Planeta

O GRANDE RECICLADOR O Primeiro Musical Ecológico do Planeta O GRANDE RECICLADOR O Primeiro Musical Ecológico do Planeta 1 Projeto sociocultural, educativo de conscientização ambiental proporcionando excelência de marketing corporativo e institucional, promovendo

Leia mais

O que é? Justificativa Objetivo Experiência Marketing Quem somos JUSTIFICATIVA

O que é? Justificativa Objetivo Experiência Marketing Quem somos JUSTIFICATIVA O que é? Justificativa Objetivo Experiência Marketing Quem somos JUSTIFICATIVA O projeto se justifica pela necessidade que temos de democratizar o acesso à cultura do nosso país, uma vez que ela reflete

Leia mais

Sete pintos pintados. Artes Volume V - 5º ano CADERNO DO ALUNO

Sete pintos pintados. Artes Volume V - 5º ano CADERNO DO ALUNO Sete pintos pintados Artes Volume V - 5º ano CADERNO DO ALUNO Sete pintos pintados (Artes) Volume V 5º ano CADERNO DO ALUNO Sete pintos pintados Artes (Caderno do aluno) Volume V 5º ano Projeto editorial,

Leia mais

Veja São Paulo. Guia da Folha

Veja São Paulo. Guia da Folha Veja São Paulo Guia da Folha A companhia Solas de Vento estréia seu primeiro espetáculo para o publico infantil com direção de Carla Candiotto, uma adaptação livre do famoso romance de Julio Verne. Release:

Leia mais

DIRETRIZES PARA O PATROCÍNIO CULTURAL

DIRETRIZES PARA O PATROCÍNIO CULTURAL DIRETRIZES PARA O PATROCÍNIO CULTURAL A Brookfield Incorporações é hoje uma das maiores incorporadoras do país. Resultado da integração de três reconhecidas empresas do mercado imobiliário Brascan Residential,

Leia mais

Instituição. Núcleo de Produção em Artes Canarinhos da Terra Unicamp

Instituição. Núcleo de Produção em Artes Canarinhos da Terra Unicamp Núcleo de Produção em Artes Canarinhos da Terra Unicamp Instituição Organização sem fins lucrativos fundada em 1996, de utilidade pública e integra rede de proteção da criança e do adolescente CMDCA. Mantém,

Leia mais

Plano de Patrocínio LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO A CULTURA

Plano de Patrocínio LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO A CULTURA Plano de Patrocínio LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO A CULTURA ROSA ARMORIAL PROCESSO: 112.504/11 C.E: 032/12 Patrocinadores Há uma obsessão com a idéia de que a única maneira de descrever o mundo seja através

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ConAsJur 062/14 CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Que entre si fazem, de um lado, o MUNICÍPIO DE NOVA CANDELÁRIA, Pessoa Jurídica de Direito Público Interno, inscrito no CNPJ sob o nº 01.602.258/0001-20,

Leia mais

Contação de Histórias PEF

Contação de Histórias PEF Contação de Histórias PEF Qual a importância da narração oral? -Exerce influência tanto sobre aspectos intelectuais quanto emocionais da criança. -Tem a capacidade de estimular a imaginação, a criatividade

Leia mais

Doutores da Alegria ProaC 2015

Doutores da Alegria ProaC 2015 Doutores da Alegria ProaC 2015 Doutores da Alegria, quase 24 anos. Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que há 23 anos utiliza a arte do palhaço para qualificar

Leia mais

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL PROGRAMA DE OCUPAÇÃO DOS ESPAÇOS DA CAIXA CULTURAL PATROCÍNIO 2013 REGULAMENTO

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL PROGRAMA DE OCUPAÇÃO DOS ESPAÇOS DA CAIXA CULTURAL PATROCÍNIO 2013 REGULAMENTO CAIXA ECONÔMICA FEDERAL PROGRAMA DE OCUPAÇÃO DOS ESPAÇOS DA CAIXA CULTURAL PATROCÍNIO 2013 REGULAMENTO 1. OBJETO 1.1 O presente Regulamento tem por objeto a seleção para patrocínio de projetos culturais

Leia mais

PRÊMIO PANAMCO, O OSCAR DO TEATRO INFANTIL Apausa que refresca: crianças

PRÊMIO PANAMCO, O OSCAR DO TEATRO INFANTIL Apausa que refresca: crianças MERCADO PRÊMIO PANAMCO, O OSCAR DO TEATRO INFANTIL Apausa que refresca: crianças de 7 a 14 anos deixam a escola e vão ao teatro, levadas pela Panamco Brasil, maior fabricante da Coca-Cola no país. Mas

Leia mais

Relatório de Grupo. 1º Semestre/2015

Relatório de Grupo. 1º Semestre/2015 Relatório de Grupo 1º Semestre/2015 Turma: Maternal B Professora: Larissa Galvão de Lima Professora auxiliar: Giseli Jancoski Floriano Coordenação: Lucy Ramos Torres Professora: Eleonora Dantas Brum Professora

Leia mais

Nome: Nº: Ano/Série: 4º Disciplina: Ciências e Informática Orientação de Trabalho Bimestre: 3º Data:

Nome: Nº: Ano/Série: 4º Disciplina: Ciências e Informática Orientação de Trabalho Bimestre: 3º Data: Nome: Nº: Ano/Série: 4º Disciplina: Ciências e Informática Professor: Orientação de Trabalho Bimestre: 3º Data: Animais e vegetais da Mata Atlântica Estamos trabalhando nesse bimestre sobre as plantas

Leia mais

PROPOSTA DE PARCERIA Espetáculo Teatral. Contato: Débora Vieira -(31) 8794-6283 - debora.o.vieira@gmail.com

PROPOSTA DE PARCERIA Espetáculo Teatral. Contato: Débora Vieira -(31) 8794-6283 - debora.o.vieira@gmail.com PROPOSTA DE PARCERIA Espetáculo Teatral Dos Gardenias Social Club Contato: Débora Vieira -(31) 8794-6283 - debora.o.vieira@gmail.com Dos Gardenias Social Club O Dos Gardenias Social Club é um espetáculo

Leia mais

I Mostra de teatro infantil no Teatro Glaucio Gil agita as férias no Rio

I Mostra de teatro infantil no Teatro Glaucio Gil agita as férias no Rio I Mostra de teatro infantil no Teatro Glaucio Gil agita as férias no Rio I Mostra de Teatro Infantil para toda a Familia promete animar as férias de janeiro, trazendo peças consagradas e uma estreia nacional,

Leia mais

CABEÇA-DE-VENTO Show Musical de Bia Bedran

CABEÇA-DE-VENTO Show Musical de Bia Bedran CABEÇA-DE-VENTO Show Musical de Bia Bedran Cabeça de Vento faz um passeio pelo universo sonoro criado por Bia, numa linguagem cênica que contempla a literatura, a poesia e a ludicidade de seu jeito singular

Leia mais

Sorrir não tem contraindicação.

Sorrir não tem contraindicação. Sorrir não tem contraindicação. Doutorzinhos risolato de alegritina Doutorzinhos risolato de alegritina Contém muitos sorrisos Cada dose contém: Muitas risadas, alto astral e alegria de sobra. Informações

Leia mais

Saiando Calcado na pesquisa de campo sobre figuras femininas relevantes dentro de suas comunidades e em cujo cotidiano estão presentes danças

Saiando Calcado na pesquisa de campo sobre figuras femininas relevantes dentro de suas comunidades e em cujo cotidiano estão presentes danças Saiando Calcado na pesquisa de campo sobre figuras femininas relevantes dentro de suas comunidades e em cujo cotidiano estão presentes danças tradicionais nas quais a saia tem forte papel expressivo, o

Leia mais

Plano de Patrocínio. Nossa Missão Fazer gente Feliz! (Emergência) PRONAC: 09 7592

Plano de Patrocínio. Nossa Missão Fazer gente Feliz! (Emergência) PRONAC: 09 7592 Plano de Patrocínio Nossa Missão Fazer gente Feliz! PRONAC: 09 7592 Resumo Executivo Depois de 10 anos de ação em hospitais com terapia do riso A Trupe da Saúde propõe o projeto sobre educação no trânsito.

Leia mais

Caro programador: Polichinelo sensibiliza para a diferença, para o respeito pelo outro. Uma peça de teatro que estimula a imaginação e a criatividade

Caro programador: Polichinelo sensibiliza para a diferença, para o respeito pelo outro. Uma peça de teatro que estimula a imaginação e a criatividade Caro programador: Polichinelo sensibiliza para a diferença, para o respeito pelo outro. Uma peça de teatro que estimula a imaginação e a criatividade com a criação de um mundo de magia e fantasia. Sinopse

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES SELEÇÃO PROGRAMAÇÃO DOS CENTROS CULTURAIS OI FUTURO

PERGUNTAS FREQUENTES SELEÇÃO PROGRAMAÇÃO DOS CENTROS CULTURAIS OI FUTURO 1. Onde faço a inscrição dos meus projetos? No site www.oifuturo.org.br 2. Há alguma forma de fazer inscrição dos projetos por outro meio? Não, somente online. 3. Não consigo abrir o formulário de inscrição.

Leia mais

1. CONTEXTO 2. O PROBLEMA ATUAL. Produção de DANÇA de Autoria Brasileira

1. CONTEXTO 2. O PROBLEMA ATUAL. Produção de DANÇA de Autoria Brasileira Produção de DANÇA de Autoria Brasileira 1. CONTEXTO A Dança Brasileira vive hoje um novo contexto. Estão ocorrendo mudanças significativas no modo como artistas arquitetam suas criações e essas transformações

Leia mais

Release do Espetáculo

Release do Espetáculo Forró Floreado Release do Espetáculo O espetáculo Forró Floreado, do Trio Sinhá Flor, tem uma proposta estética bem definida: apresentar ao público o gênero forró sob uma perspectiva feminina. Essa proposta

Leia mais

Quando toca o Coração

Quando toca o Coração Quando toca o Coração Apresentação Quando Toca o Coração é uma peça construída a partir de canções populares que envolvem temas como paixão, traição, desejo e saudade. O espetáculo conta com canções de

Leia mais

PROJETO ARTE NOS HOSPITAIS CANTO CIDADÃO EDITAL DE CONTRATAÇÃO DE GRUPOS TEATRAIS

PROJETO ARTE NOS HOSPITAIS CANTO CIDADÃO EDITAL DE CONTRATAÇÃO DE GRUPOS TEATRAIS 1. APRESENTAÇÃO PROJETO ARTE NOS HOSPITAIS CANTO CIDADÃO EDITAL DE CONTRATAÇÃO DE GRUPOS TEATRAIS O Canto Cidadão, por meio deste Edital de Contratação de Grupos Teatrais, oferece à sociedade brasileira

Leia mais

Plano de Patrocínio. Nossa Missão Fazer gente Feliz! Trupe da Saúde PRONAC: 08 8469

Plano de Patrocínio. Nossa Missão Fazer gente Feliz! Trupe da Saúde PRONAC: 08 8469 Plano de Patrocínio Nossa Missão Fazer gente Feliz! Trupe da Saúde PRONAC: 08 8469 Resumo Executivo A Trupe da Saúde é um projeto que leva teatro aos hospitais através de uma equipe de atores caracterizados

Leia mais

Deve-se lembrar que o folclore não é um conhecimento cristalizado, embora se enraíze em tradições que podem ter grande antiguidade, mas transforma-se

Deve-se lembrar que o folclore não é um conhecimento cristalizado, embora se enraíze em tradições que podem ter grande antiguidade, mas transforma-se Folclore Folcloreé um gênero de cultura de origem popular, constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crendices e superstições,que

Leia mais

C L I P P I N G. Sexta-feira, 08 de outubro de 2010 CIA CUCA DE TEATRO

C L I P P I N G. Sexta-feira, 08 de outubro de 2010 CIA CUCA DE TEATRO C L I P P I N G Sexta-feira, 08 de outubro de 2010 CIA CUCA DE TEATRO Rua das Dálias, 182, Térreo, sala 3, Pituba CEP: 41810-010 Salvador - Bahia Tel.: 71 3491-6507 www.frenteeverso.com Veículo: Jornal

Leia mais

O Pequeno Mundo de Maria Lúcia

O Pequeno Mundo de Maria Lúcia Eric Ponty O Pequeno Mundo de Maria Lúcia Pinturas de Fernando Campos [2005] Virtual Book s Numa noite de outubro a pequena Maria Lúcia viu o azul do céu escuro da tarde um homem andando de bicicleta.

Leia mais

PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL

PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL Dir. Nac. de Marketing Jun/13 APRESENTAÇÃO Natal é momento doce e cheio de significado para toda as nossas vidas. É tempo de repensar valores,

Leia mais

Crendices, lendas e histórias sobre os bichos que habitam matas e igarapés do Brasil serão

Crendices, lendas e histórias sobre os bichos que habitam matas e igarapés do Brasil serão a ória dichos APRESENTAÇÃO Crendices, lendas e órias sobre ichos que habitam matas e igarapés do Brasil serão mostradas nesse livro infantil, recheado de belíssimas ilustrações. O projeto prevê atividades

Leia mais

VESPERAIS NAS JANELAS

VESPERAIS NAS JANELAS GRUPO REDIMUNHO APRESENTA: VESPERAIS NAS JANELAS O Coração do Lugar Uma Intervenção Lítero-Musical-Teatral PROAC ICMS 2013 "o teatro não chega em alguém, alguém faz 'chegar' o teatro a si mesmo" (C. Tindemans)

Leia mais

Matéria no Jornal A PONTE- Sesc Petrolina/PE 2013

Matéria no Jornal A PONTE- Sesc Petrolina/PE 2013 JORNAL DA PARAíBA 25/04/2014 CAPA DO JORNAL DA PARAíBA 25/04/2014 Matéria no Jornal A PONTE- Sesc Petrolina/PE 2013 VIRADA CULTURAL DE SÃO PAULO Virada Poesia- Casa das Rosas Errata: Caravana Tapioca/PE

Leia mais

FIH2 REGULAMENTO 2014

FIH2 REGULAMENTO 2014 FIH2 REGULAMENTO 2014 O 13 FIH2 Festival Internacional de Hip Hop de Curitiba objetiva a dança, a performance e a interpretação coreográfica oferecendo a real oportunidade de crescimento desta modalidade

Leia mais

JULHO. -0104-QJ - GUIA DE JULHO SECULTFOR - progrmaçao infantil.indd 1 10/07/13 11:01

JULHO. -0104-QJ - GUIA DE JULHO SECULTFOR - progrmaçao infantil.indd 1 10/07/13 11:01 JULHO -0104-QJ - GUIA DE JULHO SECULTFOR - progrmaçao infantil.indd 1 10/07/13 11:01 Programação Infantil No mês de férias, a Secretaria de Cultura de Fortaleza, dedicou uma programação especial para as

Leia mais

DIVERSAMENTE. Projeto de gravação de cd, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura

DIVERSAMENTE. Projeto de gravação de cd, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura DIVERSAMENTE Projeto de gravação de cd, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura SOBRE O AUTOR: Paulo Lobão, cantor e compositor, nasceu na cidade de Belo Horizonte, iniciou os seus estudos musicais

Leia mais

LENDA DA COBRA GRANDE. Um roteiro de IVI SIBELI ROCHA DE BARROS DAIANE MONTEIRO POLIANA AGUIAR FERREIRA MARIA LUZIA RODRIGUES DA SILVA

LENDA DA COBRA GRANDE. Um roteiro de IVI SIBELI ROCHA DE BARROS DAIANE MONTEIRO POLIANA AGUIAR FERREIRA MARIA LUZIA RODRIGUES DA SILVA LENDA DA COBRA GRANDE Um roteiro de IVI SIBELI ROCHA DE BARROS DAIANE MONTEIRO POLIANA AGUIAR FERREIRA MARIA LUZIA RODRIGUES DA SILVA CRUZEIRO DO SUL, ACRE, 30 DE ABRIL DE 2012. OUTLINE Cena 1 Externa;

Leia mais

Amanda Pereira de Farias Fernandes Lima. A Boneca da Imaginação. Biblioteca Popular de Afogados BPA Recife - PE

Amanda Pereira de Farias Fernandes Lima. A Boneca da Imaginação. Biblioteca Popular de Afogados BPA Recife - PE Amanda Pereira de Farias Fernandes Lima A Boneca da Imaginação Biblioteca Popular de Afogados BPA Recife - PE Amanda Pereira de Farias Fernandes Lima Capa e pesquisa de imagens Amanda P. F. Lima A Boneca

Leia mais

Composição de pequenas músicas a partir de outras já existentes e de versos; a partir de objetos, da voz, do corpo, do silêncio.

Composição de pequenas músicas a partir de outras já existentes e de versos; a partir de objetos, da voz, do corpo, do silêncio. MÚSICA A música é uma linguagem expressiva importante a ser incentivada desde os primeiros anos de vida. O trabalho com música na escola de Educação Infantil deve respeitar as diferenças regionais e suas

Leia mais

TEM FOLCLORE BRASILEIRO O ANO INTEIRO!

TEM FOLCLORE BRASILEIRO O ANO INTEIRO! TEM FOLCLORE BRASILEIRO O ANO INTEIRO! APRESENTAÇÃO: O texto teatral Retalhos do Brasil, escrito pela pedagoga, escritora, produtora cultural Catarina Maul, promove um rico passeio pelo acervo cultural

Leia mais

Plano de Patrocínio. Nossa Missão Fazer gente Feliz! Trupe da Saúde PRONAC: 10 6402

Plano de Patrocínio. Nossa Missão Fazer gente Feliz! Trupe da Saúde PRONAC: 10 6402 Plano de Patrocínio Nossa Missão Fazer gente Feliz! Trupe da Saúde PRONAC: 10 6402 Resumo Executivo A Trupe da Saúde é um projeto que leva teatro aos hospitais através de uma equipe de atores caracterizados

Leia mais

A importância da leitura na fase infantil.

A importância da leitura na fase infantil. EDIÇÃO II VOLUME 3 01/04/2011 A importância da leitura na fase infantil. O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente

Leia mais

Autor (a): Januária Alves

Autor (a): Januária Alves Nome do livro: Crescer não é perigoso Editora: Gaivota Autor (a): Januária Alves Ilustrações: Nireuda Maria Joana COMEÇO DO LIVRO Sempre no fim da tarde ela ouvia no volume máximo uma musica, pois queria

Leia mais

COMPANHIA 2 FACES da ARTE

COMPANHIA 2 FACES da ARTE COMPANHIA 2 FACES da ARTE A companhia teatral 2 Faces da Arte,foi criada em 94 pelo Ator /Autor Teatral / Artista Plástico Bicudo Júnior., com o objetivo de inovar o teatro Nacional. Desenvolvendo uma

Leia mais

SAMBA BRASÍLIA O EVENTO. Previsão de 2.900.000 impactos individuais. Previsão de 2.900.000 impactos

SAMBA BRASÍLIA O EVENTO. Previsão de 2.900.000 impactos individuais. Previsão de 2.900.000 impactos SAMBA BRASÍLIA Previsão de 2.900.000 impactos Previsão de 2.900.000 impactos individuais O EVENTO Há mais de um século, quando começou a história do samba, ninguém conseguiria prever que ele chegaria aonde

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

APRESENTAÇÃO DO PROJETO PRONAC N. 148285 APRESENTAÇÃO DO PROJETO Anjos da Noite Teatro (18 anos); apresenta o projeto Cadê a água!? com a montagem do Espetáculo Teatral Cadê a água!? e sua Circulação por 07 cidades de Santa

Leia mais

QUESTÃO 04 QUESTÃO 05

QUESTÃO 04 QUESTÃO 05 QUESTÃO 01 Arte abstrata é uma arte: a) que tem a intenção de representar figuras geométricas. b) que não pretende representar figuras ou objetos como realmente são. c) sequencial, como, por exemplo, a

Leia mais

Instituto Rubem Alves Plano Anual 2015

Instituto Rubem Alves Plano Anual 2015 Instituto Rubem Alves Plano Anual 2015 Proponente: Instituto Rubem Alves CNPJ nº 17.030.336/0001-08 Período: 01/01/2015 a 31/12/2015 Segmento: Patrimônio Cultural Preservação de acervos - Plano Anual Lei

Leia mais

PROJETO TERRA CHÃO - DANÇA E ARTE

PROJETO TERRA CHÃO - DANÇA E ARTE PROJETO TERRA CHÃO - DANÇA E ARTE 1. JUSTIFICATIVA A região do Baixo Tocantins apresenta-se na área cultural e artística, é um grande celeiro de talentos, que vem enraizado culturalmente em nosso povo,

Leia mais

Dia 8 de novembro às 11h

Dia 8 de novembro às 11h TEATRO Excêntrica Com Cia Eros Teatral A história narra a jornada de uma mulher sedutora, que habita em seus pensamentos mais cruéis. Sua memória solitária fará ela se relacionar com todos os personagens,

Leia mais

DURAÇÃO APROXIMADAMENTE 15 MESES

DURAÇÃO APROXIMADAMENTE 15 MESES GRUPO SANTA RITA INSCRIÇÕES ABERTAS! PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU CONTAÇÃO DE MENSALIDADE R e R$ MEC CURSOS AUTORIZADOS s o lu ç ã o C N E /C n ES 1, º. 7 129, /2 6 / 8 HISTÓRIAS música, dança,

Leia mais

Podemos contribuir para inserir a sua empresa neste contexto e obter uma visibilidade muito maior.

Podemos contribuir para inserir a sua empresa neste contexto e obter uma visibilidade muito maior. apresenta Viva Artur Azevedo Venha participar: Com a visão inovadora da sua Instituição apresentamos esse projeto inédito, que alia educação, tecnologia e teatro para criar uma parceria entre esta empresa

Leia mais

Escola para Formação de Artistas Artes Visuais Dança Música Teatro

Escola para Formação de Artistas Artes Visuais Dança Música Teatro Fundação das Artes Escola para Formação de Artistas Artes Visuais Dança Música Teatro Inscrições Abertas Turmas 2013 Primeiro Semestre Cursos Livres e Técnicos A Fundação das Artes é uma Escola de Artes

Leia mais

Teatro para Crianças Teatro Marista - 14 horas

Teatro para Crianças Teatro Marista - 14 horas 06/11 (quinta-feira) 14h Espetáculo: UM, DOIS, TRÊS: ALICE Autor: Max Reinert Direção: Max Reinert Grupo: Tépis Cia. de Teatro Cidade: Itajaí SC Duração: 45 minutos Classificação: Crianças de 06 a 12 anos

Leia mais

Meio: Diário do Amazonas. Editoria: Economia Caderno: - Data: 23/09/15

Meio: Diário do Amazonas. Editoria: Economia Caderno: - Data: 23/09/15 Meio: Diário do Amazonas Editoria: Economia Caderno: - Data: 23/09/15 Meio: Portal do Holanda Editoria: Amazonas Hora: 07:37h Data: 23/09/15 Puraquequara recebe Caravana do Consumidor neste sábado (26)

Leia mais