APONTAMENTOS PRIMEIRA PROVA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "APONTAMENTOS PRIMEIRA PROVA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II"

Transcrição

1 APONTAMENTOS PRIMEIRA PROVA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II Conceitos Básicos Materiais de construção: Elementos de naturezas diversas, que devem desempenhar papéis específicos e previsíveis de maneira a possibilitar e garantir a existência de um determinado ambiente construído, pensado para um determinado fim habitação, transporte, serviços e vários outros. Para que uma construção se materialize, todas as etapas sejam elas de concepção, projeto, cálculo, quantificação, obra, ocupação e manutenção, são pensadas e executadas em função dos seus materiais constituintes, o que denota a sua importância e a necessidade de bem compreendê-los. Caracterizar tecnologicamente um material é, em sentido amplo, compreende-lo: quanto às suas propriedades intrínsecas, ou seja, decorrentes da sua natureza, da sua origem, da sua constituição mesma; quanto ao seu comportamento, quando submetido a certas solicitações; e, finalmente, quanto a certos requisitos técnicos aos quais ele deve atender para cumprir determinadas funções estabelecidas, previamente. Portanto os materiais de construção podem ser simples ou compostos, ser obtidos diretamente da natureza ou constituir o resultado de elaboração industrial. Além dos requisitos de utilidade e estética é necessário que a solução adotada em uma obra corresponda também a exigências econômicas e nesse particular, assume grande relevância a escolha criteriosa dos materiais. Os materiais devem satisfazer às seguintes condições: Técnicas: Função que os materiais desempenham na obra e sua utilização. Econômicas: Custo mínimo na obtenção e na aplicação. As condições técnicas são examinadas principalmente quanto à: Trabalhabilidade: Resulta na facilidade de aplicação do material na obra. Durabilidade: Implica na Estabilidade e Resistência aos agentes físicos, químicos e biológicos, oriundos de causas materiais ou artificiais tais como: luz, calor, umidade, insetos, microorganismos, sais, etc. Estética: Resulta do aspecto dos materiais, de cujo emprego, simples ou combinado, se pode tirar partido para a beleza da construção. Higiene: Os requisitos de higiene visam a saúde do homem, como o seu poder isolante ao calor e ao som, a sua impermeabilidade a ação da água e ausência de emanações prejudiciais.

2 As qualidades técnicas e econômicas devem ser analisadas conjuntamente a fim de se poder comparativamente estabelecer a preferência entre um ou outro. Argamassas: são materiais, geralmente pulverulentos, que entram na composição das pastas, argamassas e concretos. Sob a forma de pasta tem a propriedade de se solidificar e endurecer com o passar do tempo. Pasta: mistura de aglomerante e água. Nata: pasta mais fluida. Argamassa: pasta e agregado miúdo. Concreto: argamassa e agregado graúdo. Aglomerantes Aglomerantes betuminosos: forma pasta sem auxílio de água. Classificação Geral dos Aglomerantes: Quimicamente Inertes (Inativos): dão pega por um fenômeno físico. Quimicamente Ativos: dão pega por um processo químico. Aéreos: possuem durabilidade fora da água, em ambiente aéreo. Hidráulicos: se comportam indistintamente no ar ou na água. Argilas Argila: material proveniente da decomposição, durante milhões de anos, das rochas feldspáticas, muito abundantes na crosta terrestre. Não sofrendo nenhum processo de tratamento, o seu endurecimento é motivado pela evaporação da água de amassamento, sendo um aglomerante quimicamente inativo (inerte). Mineral básico: caolinita. Composição química mais comum: silicato aluminoso hidratado (2SiO 2.Al 2 O 3.2H 2 O). Argilas e caulins são materiais plásticos, pois têm a propriedade de quando misturados com água em devidas proporções, apresentarem a possibilidade de serem amassados e trabalhados mantendo a forma que se quer. Quando secos ainda crus basta adicionar água para que voltem ao estado de plasticidade.

3 Classificação: Argilas Primárias ou Residuais: formadas no mesmo local da rocha mãe e têm sido pouco atacadas pelos agentes atmosféricos. Possuem partículas mais grossas e coloração mais clara, são pouco plásticas, porém de grande pureza e possuem alto nível de fusão. O caulim é uma das argilas deste tipo. Argilas secundárias ou sedimentares: têm sido transportadas para mais longe da rocha mãe pela água, pelo vento e incluindo ainda o desgelo. A água especialmente tritura a argila em partículas de diferentes tamanhos, fazendo com que as mais pesadas se depositem primeiro, as outras vão se depositando de acordo com seu peso pelo decorrer do caminho, sendo que os mais leves se depositam onde a água pára. São mais finas e plásticas que as primárias, podendo, no entanto conter impurezas ao se misturarem com outras matérias orgânicas. Cal Cal: nome genérico de um aglomerante simples, resultante da calcinação de rochas calcárias, com características resultantes da natureza da matéria-prima empregada e do processamento conduzido. Cal aérea é um aglomerante quimicamente ativo, aéreo, pulverulento, de cor esbranquiçada, utilizado sob a forma de pasta ou argamassa. Matéria prima: calcário (CaCO 3 ). Reações químicas: Calcinação: 850 C < T < 1200 C. Abaixo de 850 C produto fica subcozido, e acima de 1200 C o óxido de cálcio combina-se com impurezas, causando vitrificação. Cal viva (CaO) não é aglomerante usado na construção. Extinção: hidratação da cal viva. É um processo exotérmico, violento em cal cálcica pura e brando em cal magnesiana (pois gera menos calor e aumento de volume), há aumento de volume. ( ) Cal extinta: hidratação realizada no local do emprego do material. Cal hidratada: extinção se processa na fábrica.

4 Carbonatação: Ocorre na temperatura ambiente e exige a presença da água. A cal endurece por recombinação do hidróxido com o gás carbônico presente na atmosfera, reconstituindo o carbonato original. Este processo é lento e ocorre de fora para dentro, exigindo certa porosidade que permita a evaporação da água em excesso e a penetração do ar atmosférico. Por depender do ar atmosférico para endurecer, é dado a este aglomerante o nome de Cal Aérea. ( ) Acelerar o processo de endurecimento com o aumento da proporção de CO 2 não é satisfatório, pois se desenvolve insuficientes cristais de carbonato, resultando no enfraquecimento final do produto. Classificação De acordo com a composição química: Cal cálcica: mínimo de 75% de CaO e máximo de 20% de MgO. Cal magnesiana: mínimo de 20% de MgO. %MgO + %CaO 95%. De acordo com o rendimento em pasta (valor do volume de pasta de cal obtido com uma tonelada de cal viva): ( ) ( ) Cal gorda: n > 1,82. Cal magra: n < 1,82 (cal magnesiana). Presença de impurezas, supercozimento ou subcozimento influem no rendimento da cal.

5 Propriedades Plasticidade: maior ou menor facilidade na aplicação das argamassas como revestimento. Cal magnesiana produz argamassas mais bem trabalháveis do que a cal cálcica. Retração: a carbonatação do hidróxido realiza-se com perdas de volume, razão pela qual o produto está sujeito a retração, causando o aparecimento de trincas nos revestimentos. A cal cálcica tem maior capacidade de sustentação de areia do que cal magnesiana. Rendimento: cal cálcica oferece melhores rendimentos que a cal magnesiana. Endurecimento: material não endurece embaixo da água. Além, da carbonatação, o endurecimento se dá pela combinação do hidróxido com sílica que constitui a argamassa, constituindo material mais duro e de elevado valor ligante. Durabilidade: A cal diminuindo a ocorrência de eflorescência e é um poderoso agente fungicida e bactericida, combatendo a presença de fungos nas argamassas endurecidas e evitando a geração de manchas. Eflorescência: fenômeno de lixiviação dos sais minerais existentes no interior das argamassas, que, dissolvidos pela água, depositam-se na superfície e nas juntas de cerâmicas, azulejos e pedras. A eflorescência praticamente não ocorre quando usamos a cal em rebocos e emboços, devido a esse aglomerante ter um teor menor de álcalis (Na 2 O e K 2 O) que o cimento, impedindo este tipo de reação. Propriedades da cal hidratada: Endurece sob a água. Fácil manuseio, transporte e armazenamento, pronto para ser utilizado. Seco, pulverulento: oferece maior facilidade de mistura na elaboração de argamassas. Plasticidade inferior, rendimento menor e maior retração. Não está sujeito a riscos provocados pela hidratação espontânea da cal viva. Índice de hidraulicidade: Tem consistência mais ou menos plástica.

6 Gesso Gesso: Termo genérico de uma família de aglomerantes simples, constituídos por sulfatos maior ou menos hidratados e anidros de cálcio. Pulverulento, cor branca, solidifica rapidamente com água. Obtido pela calcinação da gipsita natural (CaSO 4.2H 2 O), acompanhado de impurezas, como sílica, alumina, óxido de ferro, carbonatos de cálcio e magnésio. O total de impurezas varia até cerca de 6%. Gesso comum:. Gesso acartonado: prensagem do gesso com papel reciclado. Devido ao peso reduzido trás alivio nas fundações e estrutura, além do ganho econômico. Pega do gesso: quando os semi-hidratos e os sulfato-anidro solúveis, colocados na presença da água, em temperatura ordinária, reconstituem rapidamente o sulfato biidratado original, ocorre a produção de uma fina malha cristalizada, interpenetrada, responsável pela coesão do conjunto. Este fenômeno é acompanhado de elevação de temperatura (reação exotérmica). A velocidade de endurecimento depende: Propriedades Tempo de pega Resistência Temperatura e tempo de calcinação Finura Quantidade de água de amassamento Presença de impurezas e aditivos Depende Propriedades: Aderem facilmente ao tijolo, pedra e ferro e mal à madeira. Possuem excelentes isolamentos térmico, acústico e impermeabilidade ao ar. Confere aos revestimentos com ele realizados considerável resistência ao fogo. Aplicado em revestimentos e decorações interiores. Não presta para aplicações exteriores por se deteriorar por causa da solubilização da água. Quando moldado forma uma pasta que adere fortemente aos dedos e adquire boa resistência após a pega. Bom isolante térmico, fácil de cortar, perfurar, pregar e aparafusar. Qualidade: Gesso de boa qualidade: Cor branca, suave ao tato. Gesso de má qualidade: apresenta-se grunioso.

7 Cimento Portland Cimento Portland: produto obtido pela pulverização de clinker constituído essencialmente de cal, sílica, alumina, magnésia e óxido de ferro. Clinker é um produto de natureza granulosa, resultante da calcinação de uma mistura daqueles materiais, conduzida até a temperatura de sua fusão incipiente. Gipso é sulfato de cálcio hidratado (CaSO 4.2H 2 O). É um produto de adição final no processo de fabricação de cimento portland, com o fim de regular o tempo de pega. Constituintes fundamentais: Essencial Cal (CaO); Essencial Sílica (SiO 2 ); Essencial Alumina (Al 2 O 3 ); Óxido de ferro (Fe 2 O 3 ); Magnésia (MgO); Anidrido sulfúrico (SO 3 ) Adicionado pó-calcinação para retardar o tempo de pega do produto. Constituintes menores: Impurezas; Álcalis do cimento Óxido de sódio (Na 2 O); Álcalis do cimento Óxido de potássio (K 2 O); Óxido de titânio (TiO 2 ); Obtenção de clinker Combinações químicas: Silicato tricálcico (3CaO. SiO 2 = C 3 S); Silicato bicálcico (2Cao. SiO 2 = C 2 S); Aluminato tricálcico (3Cao. Al 2 O 3 = C 3 A); Ferro aluminato tetracálcico (4CaO. Al 2 O 3. Fe 2 O 3 = C 4 AFe). Determinação da composição potencial do cimento Método de Bogue: As principais propriedades do cimento portland decorrem da percentagem dos seus constituintes cristalinos presentes, sendo, portanto, de alto interesse tecnológico o seu conhecimento. Silicato tricálcico: maior responsável pela resistência em todas as idades, especialmente até o fim do primeiro mês de cura, contribui para o calor de hidratação e o tempo de pega.

8 Silicato bicálcico: maior importância no processo de endurecimento em idades mais avançadas, sendo responsável pelo ganho de resistência a um ano ou mais. Baixo calor de hidratação. Aluminato tricálcico: Contribui para a resistência, especialmente no primeiro dia. Pega muito rápida controlada com adição de gesso. Susceptível ao ataque de sulfatos, alto teor de hidratação e retração, baixa resistência final. Ferro aluminato de cálcio: não contribui para a resistência. Endurecimento lento e resistente aos meios sulfatados. Aluminato de cálcio: Maior contribuinte para o calor de hidratação especialmente no início da cura. Se presente em forma cristalina, contribui para a rapidez de pega. Quanto a composição química: Perda ao fogo: menor igual a 4%. Perda insolúvel: 1%. Perda de enxofre: 3 a 4%. Óxido magnésio: 6%. Simbologia: CP: Cimento Portland. I: Comum. II: Composto. III: De alto forno. IV: Pozolânico. ARI ou V: Alta resistência inicial. S: Com sulfatos. E: Com escória granulada. Z: Com material pozolânico. F: Com filler. RS: Resistente a sulfatos. Propriedades físicas Densidade: usualmente considerada 3,15. Densidade aparente: ordem de 1,5. Pasta do cimento: densidade variável com tempo, aumentando à medida que progride o processo de hidratação (retração). Finura (superfície específica do produto): tamanho máximo do grão. Governa a velocidade da reação de hidratação do mesmo e tem sua influência em muitas qualidades da pasta,

9 argamassa e dos concretos. O aumento de finura melhora a resistência (especialmente da primeira idade), diminui a exsudação e outros tipos de segregação, a expansão em autoclave, aumenta a impermeabilidade, a trabalhabilidade e a coesão dos concretos. Geralmente em torno de 15%. Exsudação: Fenômeno que ocorre antes do início da pega e que consiste na separação espontânea da água de mistura, um tipo de segregação que conduz a uma heterogeneidade indesejável, prejudicando a uniformidade, a resistência e durabilidade dos concretos. Os grãos mais pesados que a água que os envolve são forçados, por gravidade, a uma sedimentação, resultando num afloramento do excesso de água que é chamado de exsudação. Trabalhabilidade: Estado que oferece maior ou menor facilidade nas operações de manuseio com as argamassas e concretos frescos. Tempo de pega: Evolução das propriedades mecânicas da pasta no início do processo de endurecimento, propriedades essencialmente físicas, consequente a um processo químico de hidratação. Momento em que a pasta adquire certa consistência que a torna imprópria a um trabalho. A partir de certo tempo após a mistura, a pasta não é mais trabalhável e não admite operação de remistura. Início de pega: 1 hora; fim de pega: 10 horas. Índice de hidraulicidade de Vicat: Módulo hidráulico de Michaelis: Módulo de sílica: Módulo de alumina:

10 Agregados Agregado: material particulado, incoesivo, de atividade química praticamente nula, constituído de misturas de partículas cobrindo extensa gama de tamanhos. Função: Técnica: menor retração, maior resistência ao desgaste. Econômica: mais barato. Classificação: Segundo origem: Naturais: se encontram em forma particulada na natureza: areia e cascalho. Artificiais: Obtidos pelo britamento de rochas. Indica o modo de obtenção e não se relaciona com o material em si. Industrializados: composição particulada obtida por processos industriais. Segundo dimensões das partículas: Miúdo: Abaixo de #4,8mm: areias. Graúdo: Acima de #4,8mm: cascalhos e britas. Segundo peso específico aparente: Leves: Menor que 1 ton/m³: argila expandida, escória granulada. Médios: Entre 1 a 2 ton/m³: calcário, cascalho, granito, areia. Pesados: Maior que 2 ton/m³: barita, magnetita. Comercialmente: Brita zero: 4,8mm à 9,5mm. Brita 1: 9,5mm à 19mm. Brita 2: 19mm à 38mm. Brita 3: 38mm à 76mm. Pedra de brita: Acima de 76mm. Composição minerológica: Rochas magmáticas. Rochas sedimentares. Rochas metamórficas: sofreram ação física ou química. Agregados naturais: Reisduais. Aluviais. Eólicos: os piores.

11 Propriedades do concreto ligadas ao agregado: Resistência à compressão: depende do fator água/cimento que depende da distribuição granulométrica do agregado. Durabilidade: o agregado deve ser inerte, não reagindo com os agentes a que o concreto estiver exposto. Trabalhabilidade: A forma dos grãos é a característica que mais afeta a trabalhabilidade do concreto. A distribuição granulométrica também possui influência. Permeabilidade: distribuição granulométrica dos agregados influencia a permeabilidade do concreto. Propriedades: Retração: não há influência. Resistência ao desgaste: a pasta de cimento e água não resiste ao desgaste, quem lhe confere esta propriedade é o agregado. Resistência à compressão: Não apresentam qualquer restrição ao seu emprego no preparo de concreto normal, pois têm resistência muito superior às máximas dos concretos. Massa unitária: É incluído o volume aparente do material, ou seja, os grãos e os vazios entre eles. É importante para se transformar um traço de massa para volume e viceversa e para cálculos de consumo de materiais a serem empregados no concreto. Onde m S é massa seca, V S volume seco e V AP volume aparente. Massa específica: mede quantidade de materiais por metro cúbico de concreto. É importante para efeito de dosagem do concreto, pois conhece-se o volume ocupado pelas partículas do agregado, incluindo os poros existentes dentro das partículas. Onde V R é o volume real sem vazios e V GR volume dos grãos. Umidade: mede a variação de massa: Onde m U é a massa úmida e a diferença m U m S é a massa de água. Inchamento: mede a variação de volume: Onde V U é o volume úmido e a diferença V U V S é o volume de água. Granulometria: define a proporção relativa, expressa em porcentagem, dos diferentes tamanhos de grãos constituídos em um todo. Peneiras:

12 Série normal (mm) Série intermediária (mm) ,5 9, ,3 4,8-2,4-1,2-0,6-0,3-0,15 - Quanto maior o módulo de finura, mais graúdo é o agregado. Zona utilizável: 1,55 a 2,2 e 2,9 a 3,5. Zona ótima: 2,2 a 2,9. Módulo de finura do material: somatório das percentagens acumuladas nas peneiras d série normal dividido por 100. Diâmetro máximo do material: percentual acumulado igual ou imediatamente inferior a 5% retido na peneira. Desgaste superficial (abrasão Los Angeles ): Onde m i é a massa inicial e m f a massa final. Coeficiente de forma: Onde V E é o volume da esfera que envolve o Gao. Índice de vazios: Onde V V é o volume dos vazios. Porosidade: Durabilidade: Onde P i é o peso inicial e P f o peso final.

13 Absorção: quantidade total de água requerida para trazer um agregado da condição seca em estufa para condição saturado co superfície seca. Onde m AP é a massa aparente.

Aglomerantes para Construção Civil

Aglomerantes para Construção Civil Aglomerantes para Construção Civil Os aglomerantes são definidos como produtos empregados na construção civil para fixar ou aglomerar outros materiais entre si. Geralmente são materiais em forma de pó,

Leia mais

Materiais de Construção Civil. Aula 08. Cimento Portland

Materiais de Construção Civil. Aula 08. Cimento Portland Materiais de Construção Civil Aula 08 Cimento Portland Taciana Nunes Arquiteta e Urbanista Definição Cimento Portland é a denominação técnica do material usualmente conhecido como cimento. Foi criado e

Leia mais

Prof.ª Esp. Karen Wrobel Straub

Prof.ª Esp. Karen Wrobel Straub ESTADO DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Prof.ª Esp. Karen Wrobel Straub karen.straub@unemat.br

Leia mais

As argamassas podem ser classificadas com relação à vários critérios, alguns dos quais são propostos no Quadro 1.

As argamassas podem ser classificadas com relação à vários critérios, alguns dos quais são propostos no Quadro 1. Argamassas DEFINIÇÃO Argamassas são materiais de construção, com propriedades de aderência e endurecimento, obtidos a partir da mistura homogênea de um ou mais aglomerantes, agregado miúdo (areia) e água,

Leia mais

Dosagem para concreto

Dosagem para concreto em Edificações Dosagem para concreto INSTITUTO FEDERAL SÃO PAULO Campos do Jordão Prof. Dr. 1. Introdução DOSAGEM é o proporcionamento adequado e mais econômico de materiais: cimento, água, agregados,

Leia mais

Materiais de Construção Civil. Aula 09 parte 2. Concreto

Materiais de Construção Civil. Aula 09 parte 2. Concreto Materiais de Construção Civil Aula 09 parte 2 Concreto Taciana Nunes Arquiteta e Urbanista Traço do concreto Existem tabelas prontas de traço que dão o valor aproximado da resistência esperada ou pode-se

Leia mais

Utilização do gesso na construção

Utilização do gesso na construção ARGAMASSA DE GESSO Utilização do gesso na construção FUNDIÇÃO Material empregado na fabricação de prémoldados peças para decoração placas para forro blocos reforçados ou não com fibras chapas de gesso

Leia mais

Hugo Sérgio Sousa Vieira. 1. Coordenação de Química Industrial UFPB. Campus I, João Pessoa PB.

Hugo Sérgio Sousa Vieira. 1. Coordenação de Química Industrial UFPB. Campus I, João Pessoa PB. Utilização de resíduo cerâmico de indústria cerâmica e/ou oleiro misturados ou não, para correção de argilas utilizadas no processo de fabricação de pozolana, cimento CPII-Z e CPIV, para fins comerciais.

Leia mais

Técnicas de construção Profa. Keila Bento TIJOLOS CERÂMICOS

Técnicas de construção Profa. Keila Bento TIJOLOS CERÂMICOS Técnicas de construção Profa. Keila Bento TIJOLOS CERÂMICOS TIPOS DE TIJOLOS PARA ALVENARIA 1 - Tijolos maciços cerâmicos 2 - Tijolos de solo cimento 1 - TIJOLOS MACIÇOS Definições Componente industrializado

Leia mais

Agregados para Construção Civil

Agregados para Construção Civil Agregados para Construção Civil CARACTERÍSTICAS As características dos agregados dependem da microestrutura da rocha matriz, expressas pela sua porosidade, massa específica e composição mineralógica, bem

Leia mais

Gesso na Construção Civil

Gesso na Construção Civil Civil Prof. Fred Rodrigues Barbosa Definição Gesso é o termo genérico de uma família de aglomerantes simples, constituídos basicamente de sulfatos mais ou menos hidratados e anidros de cálcio; são obtidos

Leia mais

Materiais de Construção Civil. Aula 05. Agregados

Materiais de Construção Civil. Aula 05. Agregados Materiais de Construção Civil Aula 05 Agregados Taciana Nunes Arquiteta e Urbanista Definição Agregado é uma material granular sem forma ou volume definido. Constituído de dimensão e propriedade adequada

Leia mais

TRABALHABILIDADE. Propriedades e Características do Concreto TRAÇO CONCRETO FRESCO CONCRETOS DE CIMENTO PORTLAND FUNDAMENTOS EM MASSA

TRABALHABILIDADE. Propriedades e Características do Concreto TRAÇO CONCRETO FRESCO CONCRETOS DE CIMENTO PORTLAND FUNDAMENTOS EM MASSA Cimento Portland Água PASTA CONCRETOS DE CIMENTO PORTLAND FUNDAMENTOS Agregados Miúdos Agregados Graúdos Aditivos ARGAMASSA CONCRETO Adições EM MASSA TRAÇO Propriedades e Características do Concreto No

Leia mais

AGLOMERANTES. Definição: 22/2/2011

AGLOMERANTES. Definição: 22/2/2011 AGLOMERANTES Definição: Aglomerantes são materiais ativos, geralmente pulverulentos, que entram na composição das pastas, argamassas e concretos. 1 Nomenclatura Aglomerantes = materiais ativos (pulverulentos)

Leia mais

8/2/2011 AGLOMERANTES. Definição: Exemplos: Aglomerantes. Nomenclatura. Relação Pega x Endurecimento. Propriedades. Argila Gesso Cal Cimento Betume

8/2/2011 AGLOMERANTES. Definição: Exemplos: Aglomerantes. Nomenclatura. Relação Pega x Endurecimento. Propriedades. Argila Gesso Cal Cimento Betume Definição: AGLOMERANTES Aglomerantes são materiais ativos, geralmente pulverulentos, que entram na composição das pastas, argamassas e concretos. Nomenclatura Exemplos: Aglomerantes Aglomerantes = materiais

Leia mais

tipos, características, execução e função estética Concreta, 29 de Outubro de 2004 José Severo

tipos, características, execução e função estética Concreta, 29 de Outubro de 2004 José Severo tipos, características, execução e função estética Concreta, 29 de Outubro de 2004 José Severo Definição É uma argamassa, para preencher juntas de peças cerâmicas, pedras naturais ou placas de betão, para

Leia mais

Mecânica dos Solos. FSP Avaré Prof. Fabio Tonin

Mecânica dos Solos. FSP Avaré Prof. Fabio Tonin Mecânica dos Solos FSP Avaré Prof. Fabio Tonin Mecânica dos Solos REVISÃO: CONCEITOS DE SOLOS solo Palavra oriunda do latim solum Na língua portuguesa, terreno sobre que se constrói ou se anda; chão, pavimento.

Leia mais

Estudo dos Traços. Prof. Amison de Santana Silva

Estudo dos Traços. Prof. Amison de Santana Silva Estudo dos Traços Prof. Amison de Santana Silva Traços - Definição Relação entre as proporções de cimento e os outros materiais componentes (areia, cal, água, aditivos) = Traço. Pode ser especificado em

Leia mais

Como devo utilizar a Gama Cimpor

Como devo utilizar a Gama Cimpor Como devo utilizar a Gama Cimpor Como devo utilizar a Gama Cimpor A gama de produtos CIMPOR é muito alargada, uma vez que a construção civil actual exige produtos de uso cada vez mais específico. Por isso

Leia mais

CONTROLE TECNOLÓGICO DO CONCRETO

CONTROLE TECNOLÓGICO DO CONCRETO Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais CONTROLE TECNOLÓGICO DO CONCRETO EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO Profa. Nívea Pons Controle de Qualidade do Concreto Procedimento dos serviços:

Leia mais

Capítulo 8 PROPRIEDADES DAS ROCHAS

Capítulo 8 PROPRIEDADES DAS ROCHAS I QUÍMICAS II FÍSICAS III GEOLÓGICAS Capítulo 8 PROPRIEDADES DAS ROCHAS Composição química Reatividade Durabilidade Cor Densidade Porosidade Permeabilidade Absorção Dureza Módulo de Elasticidade Coeficiente

Leia mais

Argamassa produzida em fábrica para rebocos interiores

Argamassa produzida em fábrica para rebocos interiores 1-6 Argamassa produzida em fábrica para rebocos interiores NOTA TÉCNICA 5 Informação Geral O uso de cal e de cimento nas massas para rebocos, proporciona argamassas altamente trabalháveis que são fáceis

Leia mais

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC 17025 ENSAIO. Preparação de amostras para ensaios de compactação, caracterização e teor de umidade

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC 17025 ENSAIO. Preparação de amostras para ensaios de compactação, caracterização e teor de umidade ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC 17025 ENSAIO Norma de Origem: NIT-DICLA-016 Folha: 1 Total de Folhas: 8 RAZÃO SOCIAL/DESIGNAÇÃO DO LABORATÓRIO ALPHAGEOS TECNOLOGIA APLICADA S/A ALPHAGEOS TECNOLOGIA

Leia mais

EFEITO DO PÓ DE PEDRA EM ARGAMASSA PARA ALVENARIA ESTRUTURAL

EFEITO DO PÓ DE PEDRA EM ARGAMASSA PARA ALVENARIA ESTRUTURAL EFEITO DO PÓ DE PEDRA EM ARGAMASSA PARA ALVENARIA ESTRUTURAL Jurandi José Nunes Junior (1); Fernando Pelisser (2). UNESC Universidade do Extremo Sul Catarinense (1) jjrnunes@hotmail.com (2) fep@unesc.net

Leia mais

Revestimentos de Argamassa Conceitos P R O M O Ç Ã O

Revestimentos de Argamassa Conceitos P R O M O Ç Ã O Revestimentos de Argamassa Conceitos P R O M O Ç Ã O TECNOLOGIA DA ARGAMASSA Conceitos Sistema de Revestimento de Argamassa Desempenho do sistema Materiais Constituintes Dosagem Escolha do Sistema de Revestimento

Leia mais

Propriedades dos materiais constituintes do concreto

Propriedades dos materiais constituintes do concreto Propriedades dos materiais constituintes do concreto Enio Ribeiro Júnior eniorjr@gmail.com MBA Gerenciamento de obras, tecnologia & qualidade da construção Instituto de Pós-Graduação - IPOG Goiânia, GO,

Leia mais

Atividade. 04) Qual a finalidade da cura do concreto? De que maneira a cura pode ser realizada (cite no mínimo 3 exemplos)?

Atividade. 04) Qual a finalidade da cura do concreto? De que maneira a cura pode ser realizada (cite no mínimo 3 exemplos)? Curso: Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios - Disciplina: Construções de Concreto Armado - Data: / / Aluno: Turma: Professor: Marcos Valin Jr Atividade 01) Defina: A- Concreto B- Concreto

Leia mais

De uma maneira simplificada, a interpretação de uma análise química de uma matériaprima argilosa segundo Más (2002) pode ser descrita abaixo:

De uma maneira simplificada, a interpretação de uma análise química de uma matériaprima argilosa segundo Más (2002) pode ser descrita abaixo: 15 CAPÍTULO 3 CARACTERIZAÇÃO DE ARGILAS A constituição do produto cerâmico e as suas características dependem da natureza e da quantidade dos minerais ou compostos químicos presentes e de outros parâmetros

Leia mais

b. Referencias bibliográficas, endereço da página.

b. Referencias bibliográficas, endereço da página. Roteiro para Apresentação de Questões Orientações: 1. Cada grupo (e cada integrante do grupo) será responsável em pesquisar, responder e apresentar as questões (mostradas a seguir para cada grupo), bem

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS AGRONOMIA CURSO DE CONSTRUÇÕES RURAIS E AMBIÊNCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS AGRONOMIA CURSO DE CONSTRUÇÕES RURAIS E AMBIÊNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS AGRONOMIA CURSO DE CONSTRUÇÕES RURAIS E AMBIÊNCIA Prof. Ricardo Brauer Vigoderis, D.S. email: vigoderis@yahoo.com.br website: www.vigoderis.tk

Leia mais

1. DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE FORMA PELO MÉTODO DO PAQUÍMETRO NORMA: NBR 7809:2006

1. DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE FORMA PELO MÉTODO DO PAQUÍMETRO NORMA: NBR 7809:2006 1 1. DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE FORMA PELO MÉTODO DO PAQUÍMETRO NORMA: NBR 7809:2006 Definições: Índice de forma do agregado: Média da relação entre o comprimento e a espessura dos grãos do agregado, ponderada

Leia mais

Apresentação da Disciplina

Apresentação da Disciplina MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I Apresentação da Disciplina MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO 1 APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA 1 O CURSO Aborda e discute temas relacionados à caracterização de propriedades e aplicação de materiais

Leia mais

Granulometria do Solo

Granulometria do Solo LSO 310- Física do Solo Definição de solo GRANULOMETRIA E TEXTURA DO SOLO Conjunto de corpos naturais composto de uma mistura variável de minerais intemperizados ou não e de matéria orgânica que cobre

Leia mais

Estrutura física e química da Terra

Estrutura física e química da Terra Estrutura física e química da Terra Os elementos químicos que estão globalmente presentes são os mesmos que constituem os minerais mais comuns. Existem atualmente cerca de 116 elementos químicos, incluindo

Leia mais

EFEITO DE INIBIDORES DE HIDRATAÇÃO NA RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA À TRAÇÃO EM ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO

EFEITO DE INIBIDORES DE HIDRATAÇÃO NA RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA À TRAÇÃO EM ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO 1 EFEITO DE INIBIDORES DE HIDRATAÇÃO NA RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA À TRAÇÃO EM ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO RESUMO Airton de Souza Barcelos (1); Fernando Pelisser (2) UNESC Universidade do Extremo Sul Catarinense

Leia mais

Bibliografia referência para esta aula. Propriedades dos materiais. Propriedades. Solicitações. Propriedades mecânicas. Carga X deformação

Bibliografia referência para esta aula. Propriedades dos materiais. Propriedades. Solicitações. Propriedades mecânicas. Carga X deformação Propriedades dos materiais Prof. Maristela Gomes da Silva Departamento de Engenharia Civil Bibliografia referência para esta aula ISAIA, G. C. (editor) Materiais de Construção Civil e Princípios de ciência

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Faculdade de Engenharia FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO SISTEMAS ESTRUTURAIS II

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Faculdade de Engenharia FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO SISTEMAS ESTRUTURAIS II Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Engenharia FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO SISTEMAS ESTRUTURAIS II COMENTÁRIOS Norma NBR 6118/2007 Prof. Eduardo Giugliani 1 0. COMENTÁRIOS

Leia mais

Plasticidade é a maior ou menor capacidade dos solos de serem moldados, sob certas condições de umidade, sem variação do volume.

Plasticidade é a maior ou menor capacidade dos solos de serem moldados, sob certas condições de umidade, sem variação do volume. 1 Plasticidade e Consistência dos solos 1 - Plasticidade 2 - Limites de consistência: - Limite de Liquidez - Limite de Plasticidade - Limite de Contração 3 - Índice de Plasticidade 4 - Índice de Consistência

Leia mais

Avaliação da Viabilidade Técnica da Utilização de Resíduos de Gesso de Construção Para Uso em Placas ou Moldes Para Forro (1).

Avaliação da Viabilidade Técnica da Utilização de Resíduos de Gesso de Construção Para Uso em Placas ou Moldes Para Forro (1). Avaliação da Viabilidade Técnica da Utilização de Resíduos de Gesso de Construção Para Uso em Placas ou Moldes Para Forro (1). Carlos Alberto Hermann Fernandes (2) ; Karoline Rodrigues (3) (1) Trabalho

Leia mais

PROPRIEDADES FÍSICAS (massa específica, massa unitária, inchamento) Profa. Dra. Geilma Lima Vieira

PROPRIEDADES FÍSICAS (massa específica, massa unitária, inchamento) Profa. Dra. Geilma Lima Vieira Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Engenharia Civil PROPRIEDADES FÍSICAS (massa específica, massa unitária, inchamento) Profa. Dra. Geilma Lima Vieira geilma.vieira@gmail.com

Leia mais

Construção Civil. Lajes Nervuradas com EPS / Fachadas e Rodatetos em EPS. A leveza do EPS, gerando economia

Construção Civil. Lajes Nervuradas com EPS / Fachadas e Rodatetos em EPS. A leveza do EPS, gerando economia Construção Civil Lajes Nervuradas com EPS / Fachadas e Rodatetos em EPS A leveza do EPS, gerando economia Enchimento para Lajes EPS Unidirecional Moldada (330 e 400mm) 330 / 400mm 1000mm 30 40 330 / 400

Leia mais

Componentes básicos de alvenaria

Componentes básicos de alvenaria Componentes básicos de alvenaria Jean Marie Désir Disponível em http://www.chasqueweb.ufrgs.br/~jeanmarie/eng01208/eng01208.html Generalidades Aplicações Paredes (portantes, de corte, estrutural, decorativo);

Leia mais

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO 098-ETE PHILADELPHO GOUVEA NETTO - São José do Rio Preto SP

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO 098-ETE PHILADELPHO GOUVEA NETTO - São José do Rio Preto SP CEETEPS Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO 098-ETE PHILADELPHO GOUVEA NETTO - São José do Rio Preto SP APOSTILA DE MATERIAIS DE PROTESE REVESTIMENTOS PARA

Leia mais

Estaca Escavada Circular

Estaca Escavada Circular Estaca Escavada Circular 1 Definição e Recomendações da Norma NBR 6122 / 96 A Norma NBR 6122 / 96 define estaca escavada como o tipo de fundação profunda executada por escavação mecânica, com uso ou não

Leia mais

Materiais de Construção

Materiais de Construção Materiais de Construção Materiais de construção Os podem ser simples ou compostos, obtidos diretamente da natureza ou resultado de trabalho industrial. Condições econômicas. As condições técnicas (solidez,

Leia mais

Anomalias na Colagem de Pedras Naturais

Anomalias na Colagem de Pedras Naturais Anomalias na Colagem de Pedras Naturais Marta Antunes - Kim Rosenbom - João Garcia 25 de Novembro de 2005 PEDRAS NATURAIS Imagem Nobreza Indestrutibilidade Elevada qualidade PEDRAS NATURAIS Exigências

Leia mais

Propriedade de Concreto e AçoA. Prof. Ibrahim A. E. M. Shehata COPPE/UFRJ

Propriedade de Concreto e AçoA. Prof. Ibrahim A. E. M. Shehata COPPE/UFRJ Propriedade de Concreto e AçoA Prof. Ibrahim A. E. M. Shehata COPPE/UFRJ Propriedades do Concreto e do Aço (COC 782) Ementa (Parte II) Propriedades do Concreto: Histórico Introdução Compressão e tração

Leia mais

Argamassas Térmicas Sustentáveis: O Contributo dos Materiais de Mudança de Fase

Argamassas Térmicas Sustentáveis: O Contributo dos Materiais de Mudança de Fase Argamassas Térmicas Sustentáveis: O Contributo dos Materiais de Mudança de Fase Sandra R. Cunha, Vítor H. Alves, José B. Aguiar, Victor M. Ferreira 4º Congresso Português de Argamassas e ETICS 29 e 30

Leia mais

Materiais de Construção Civil. Aula 06. Aglomerantes e Cal

Materiais de Construção Civil. Aula 06. Aglomerantes e Cal Materiais de Construção Civil Aula 06 Aglomerantes e Cal Taciana Nunes Arquiteta e Urbanista Definição Aglomerante é o material ativo, ligante, cuja principal função é formar uma pasta que promove a união

Leia mais

Materiais cerâmicos Definições

Materiais cerâmicos Definições MATERIAIS CERÂMICOS Materiais cerâmicos Definições São compostos inorgânicos formados pela combinação de elementos metálicos e não metálicos. Do ponto de vista das ligações químicas, estas podem ser totalmente

Leia mais

1. CONCEITO: 2. CLASSIFICAÇÃO: AGLOMERANTES. Ativos. Inertes. Aéreos. Hidráulicos. Endurecem por secagem Ex.: argila (barro cru)

1. CONCEITO: 2. CLASSIFICAÇÃO: AGLOMERANTES. Ativos. Inertes. Aéreos. Hidráulicos. Endurecem por secagem Ex.: argila (barro cru) 1. CONCEITO: É um material ativo (pulverulento), que promove a ligação entre os grãos do material inerte (agregado). Exemplos: gesso, cal e cimento). São usados para a fabricação de: Pastas: aglomerante

Leia mais

Limites de Consistência. Limites de Consistência. Marcio Varela

Limites de Consistência. Limites de Consistência. Marcio Varela Limites de Consistência Limites de Consistência Marcio Varela Limites de Consistência Introdução O comportamento dos solos finos irá depender de diversos fatores, tais como: como sua composição química

Leia mais

ARGAMASSAS E CONCRETOS RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO

ARGAMASSAS E CONCRETOS RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO ARGAMASSAS E CONCRETOS RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO Definição: O cimento Portland é um pó fino com propriedades aglutinantes que endurece sob a ação da água, ou seja, é um aglomerante ativo hidráulico. Influência

Leia mais

aumento de volume da água ao congelar tipo de rede de poros condições de uso deterioração do betão por abrasão deterioração do betão por cavitação

aumento de volume da água ao congelar tipo de rede de poros condições de uso deterioração do betão por abrasão deterioração do betão por cavitação Quadro 2.1 - processos físicos. PROCESSOS FÍSICOS do betão ciclos gelo/degelo do betão abrasão do betão cavitação aumento de volume da água ao congelar tipo de rede de os condições de uso condições de

Leia mais

Sistemas de filtragem para irrigação. Prof. Roberto Testezlaf Faculdade de Engenharia Agrícola UNICAMP

Sistemas de filtragem para irrigação. Prof. Roberto Testezlaf Faculdade de Engenharia Agrícola UNICAMP Sistemas de filtragem para irrigação Prof. Roberto Testezlaf Faculdade de Engenharia Agrícola UNICAMP III SIMPÓSIO DE CITRICULTURA IRRIGADA Bebedouro, 21 de setembro de 2005 Objetivos Discutir a aplicação

Leia mais

ARGAMASSAS E CONCRETOS ADIÇÕES

ARGAMASSAS E CONCRETOS ADIÇÕES ARGAMASSAS E CONCRETOS ADIÇÕES Adições Minerais CONCEITUAÇÃO Definição: São materiais adicionados ao concreto (com teores superiores a 5%) que tem a função de substituir o cimento ou se somar a ele devido

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL. Casa de plástico reciclado - Affresol Reino Unido

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL. Casa de plástico reciclado - Affresol Reino Unido MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL Casa de plástico reciclado - Affresol Reino Unido M.Sc. Arq. Elena M. D. Oliveira Casa de Plástico 18t de plástico reciclado. A companhia Affresol desenvolveu uma tecnologia

Leia mais

Resistência mecânica Isolamento térmico e acústico Resistência ao fogo Estanqueidade Durabilidade

Resistência mecânica Isolamento térmico e acústico Resistência ao fogo Estanqueidade Durabilidade APÓS ESTUDAR ESTE CAPÍTULO; VOCÊ DEVERÁ SER CAPAZ DE: Escolher a alvenaria adequada; Orientar a elevação das paredes (primeira fiada, cantos, prumo, nível); Especificar o tipo de argamassa de assentamento;

Leia mais

MCC I Cal na Construção Civil

MCC I Cal na Construção Civil MCC I - AGLOMERANTES MCC I Aglomerantes Aglomerante Aéreo Cal na Construção Civil Definição: A cal é um aglomerante inorgânico, produzido a partir de rochas calcárias, composto basicamente de cálcio e

Leia mais

DESENHO E ARQUITETURA REVESTIMENTOS

DESENHO E ARQUITETURA REVESTIMENTOS CURSO TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS DESENHO E ARQUITETURA REVESTIMENTOS Elisa Furian elisafurian@outlook.com REVESTIMENTOS É a camada externa que cobre e protege a alvenaria, o piso ou o forro dando

Leia mais

Materiais de Construção Civil. Aula 04. Rochas e Minerais

Materiais de Construção Civil. Aula 04. Rochas e Minerais Materiais de Construção Civil Aula 04 Rochas e Minerais Taciana Nunes Arquiteta e Urbanista Pedras naturais As rochas estão presentes nas construções, desde os primórdios da humanidade, há cerca de 4000

Leia mais

Caracterização / Limites de Consistências

Caracterização / Limites de Consistências Caracterização / Limites de Consistências 28/05/2013 Prof. Patrício Pires patricio.pires@gmail.com Caracterização Granulométrica 2 Número Nome Obs. NBR-6502 Rochas e solos Terminologia NBR-13441 Rochas

Leia mais

FÓRMULAS QUÍMICAS. ESTEQUIOMETRIA Determinação da Fórmula de um Composto

FÓRMULAS QUÍMICAS. ESTEQUIOMETRIA Determinação da Fórmula de um Composto FÓRMULAS QUÍMICAS. ESTEQUIOMETRIA Determinação da Fórmula de um Composto Fórmula Centesimal é a fórmula que exprime a proporção que cada elemento contribui na molécula. Também chamada de percentagem em

Leia mais

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br Assunto: Gesso Acartonado Prof. Ederaldo Azevedo Aula 8 e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br 6.1. Introdução: Comparado com países Estados Unidos e Japão, o mercado de drywall no Brasil é ainda incipiente.

Leia mais

GRAVIMETRIA. Profa. Lilian Silva

GRAVIMETRIA. Profa. Lilian Silva GRAVIMETRIA Profa. Lilian Silva Agente precipitante Gravimetria separação filtração secagem/ calcinação amostra pesagem precipitado cálculos Gravimetria É o processo de isolar e de pesar um elemento, ou

Leia mais

Sumário. Conceitos. Conceitos Produção e consumo Tipos e aplicações Composição química Características dos compostos Leitura obrigatória

Sumário. Conceitos. Conceitos Produção e consumo Tipos e aplicações Composição química Características dos compostos Leitura obrigatória PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL TR Tecnologia dos Revestimentos Aula 3 Argamassas de revestimento: cimento Sumário Conceitos Produção e consumo Tipos e aplicações Composição química Características

Leia mais

Sumário. Conceitos. Conceitos Produção e consumo Tipos e aplicações Composição química Características dos compostos Leitura obrigatória

Sumário. Conceitos. Conceitos Produção e consumo Tipos e aplicações Composição química Características dos compostos Leitura obrigatória PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL TR Tecnologia dos Revestimentos Aula 3 Argamassas de revestimento: cimento Sumário Conceitos Produção e consumo Tipos e aplicações Composição química Características

Leia mais

Ar de combustão. Água condensada. Balanço da energia. Câmara de mistura. Convecção. Combustível. Curva de aquecimento

Ar de combustão. Água condensada. Balanço da energia. Câmara de mistura. Convecção. Combustível. Curva de aquecimento Ar de combustão O ar de combustão contém 21% de oxigênio, que é necessário para qualquer combustão. Além disso, 78% de nitrogênio está incorporado no ar. São requeridos aproximadamente 10 metros cúbicos

Leia mais

REINVENTANDO O REVESTIMENTO FINAL DE ISOLAMENTO

REINVENTANDO O REVESTIMENTO FINAL DE ISOLAMENTO REINVENTANDO O REVESTIMENTO FINAL DE ISOLAMENTO Reinventing how cork engages the world. COBERTURA DE FISSURAS COM ISOLAMENTO TÉRMICO E ACÚSTICO A solução rápida e simples para revestimentos finais. Mais

Leia mais

DOSAGEM DE E CONCRETO

DOSAGEM DE E CONCRETO DOSAGEM DE CONCRETO REQUISITOS DE DOSAGEM O estudo da dosagem fornece as quantidades teóricas dos materiais componentes do traço. Coerência e segurança fazem parte da qualidade, portanto somente após ensaios

Leia mais

CIÊNCIA E ENGENHARIA DOS MATERIAIS E METALURGIA FÍSICA F DOS MATERIAIS.

CIÊNCIA E ENGENHARIA DOS MATERIAIS E METALURGIA FÍSICA F DOS MATERIAIS. CIÊNCIA E ENGENHARIA DOS MATERIAIS E METALURGIA FÍSICA F DOS MATERIAIS. PALESTRANTE: Raimundo Israel Fonseca ATUALIDADE: XEROX CORPORATION FORMAÇÃO: PÓS-GRADUAÇÃO ( Engenharia Mecânica e Aeronáutica divisão

Leia mais

Agregados Minerais Para Construção Civil: Areia, Brita e Cascalho

Agregados Minerais Para Construção Civil: Areia, Brita e Cascalho Agregados Minerais Para Construção Civil: Areia, Brita e Cascalho Descrição: Este documento contém informações sobre as principais características físicas e químicas desse grupo de minerais, suas aplicabilidades

Leia mais

2 REVISÃO DA LITERATURA

2 REVISÃO DA LITERATURA 21 2 REVISÃO DA LITERATURA 2.1 CIMENTO PORTLAND 2.1.1 Histórico O material, conhecido dos antigos egípcios, ganhou o nome atual no século XIX graças à semelhança com as rochas da ilha britânica de Portland.

Leia mais

TECNOLOGIA DO BETÃO. Exemplo de cálculo duma composição pelo método de Faury

TECNOLOGIA DO BETÃO. Exemplo de cálculo duma composição pelo método de Faury TECNOLOGIA DO BETÃO Exemplo de cálculo duma composição pelo método de Faury Dados: Análise granulométrica dos inertes (quadro 1); Massa Volúmica das britas, 2660 Kg/m Massa Volúmica das areias, 26 Kg/m

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Argamassa Polimérica. Argamassa Polimérica

FICHA TÉCNICA. Argamassa Polimérica. Argamassa Polimérica PÁGINA: 1/5 1 Descrição: A Argamassa GoiásCola é mais uma argamassa inovadora, de alta tecnologia e desempenho, que apresenta vantagens econômicas e sustentáveis para o assentamento de blocos em sistemas

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL Concreto translúcido M.Sc. Arq. Elena M. D. Oliveira Concreto Translúcido Uma empresa húngara desenvolveu um tipo de concreto que, misturado a uma pequena porcentagem de fibras

Leia mais

EMPREGO DE AGENTES DISPERSANTES CONVENCIONAIS E ALTERNATIVOS PARA DETERMINAÇÃO DA TEXTURA DE SOLOS DO CERRADO DO AMAPÁ

EMPREGO DE AGENTES DISPERSANTES CONVENCIONAIS E ALTERNATIVOS PARA DETERMINAÇÃO DA TEXTURA DE SOLOS DO CERRADO DO AMAPÁ EMPREGO DE AGENTES DISPERSANTES CONVENCIONAIS E ALTERNATIVOS PARA DETERMINAÇÃO DA TEXTURA DE SOLOS DO CERRADO DO AMAPÁ Caio Sérgio Silva dos ANJOS 1 ; Beatriz Costa MONTEIRO 2 ; Ailton Freitas Balieiro

Leia mais

Emprego de lignosulfonato de cálcio para estabilização química de solos do Rio Grande do Sul

Emprego de lignosulfonato de cálcio para estabilização química de solos do Rio Grande do Sul Autores: Daniel Henrique Schwendler Mariana da Silva Carretta João Rodrigo Guerreiro Mattos Emprego de lignosulfonato de cálcio para estabilização química de solos do Rio Grande do Sul INTRODUÇÃO OBJETIVO

Leia mais

É o cálculo das quantidades de reagentes e/ou produtos das reações químicas.

É o cálculo das quantidades de reagentes e/ou produtos das reações químicas. Estequiometria Introdução Estequiometria É derivada da palavra grega STOICHEON (elemento) e METRON (medida) significa medida dos elementos químicos", ou ainda medir algo que não pode ser dividido. É o

Leia mais

ESTRUTURAS DE MADEIRA

ESTRUTURAS DE MADEIRA ESTRUTURAS DE MADEIRA PROPRIEDADES FÍSICAS DA MADEIRA AULAS 2 e 3 EDER BRITO GENERALIDADES A madeira é um material não homogêneo com muitas variações. Além disto, existem diversas espécies com diferentes

Leia mais

Universidade Estadual Paulista Campus de Dracena Disciplina: Solos. Estrutura do Solo. Prof. Dr. Reges Heinrichs 2010

Universidade Estadual Paulista Campus de Dracena Disciplina: Solos. Estrutura do Solo. Prof. Dr. Reges Heinrichs 2010 Universidade Estadual Paulista Campus de Dracena Disciplina: Solos Estrutura do Solo Prof. Dr. Reges Heinrichs 2010 Estrutura do Solo É o resultado da agregação das partículas primárias, originando formas

Leia mais

Cimento Portland Fabricação Composição química Propriedades

Cimento Portland Fabricação Composição química Propriedades Cimento Portland Fabricação Composição química Propriedades É um aglomerante hidráulico obtido pela moagem do clínquer Portland com adições de gesso e, eventualmente, escória básica de alto-forno, pozolana

Leia mais

ARGAMASSAS MAIS SUSTENTÁVEIS LISBOA 02.07.2015

ARGAMASSAS MAIS SUSTENTÁVEIS LISBOA 02.07.2015 ARGAMASSAS MAIS SUSTENTÁVEIS LISBOA 02.07.2015 ÍNDICE ARGAMASSAS SUSTENTÁVEIS Sobre a Secil Argamassas Gama ecocork ETICS em harmonia com a construção sustentável André Correia 2 SOBRE A SECIL ARGAMASSAS

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II SEÇÃO DE ENSINO DE ENGENHARIA DE FORTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO Prof. LUIZ AUGUSTO C. MONIZ DE ARAGÃO FILHO MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II AGREGADOS 1. Definição. Generalidades. Noções de Granulometria. Série de

Leia mais

07/05/2014. Professor

07/05/2014. Professor UniSALESIANO Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil Disciplina: Introdução a Engenharia Civil Área de Construção Civil MSc. Dr. André Luís Gamino Professor Definição

Leia mais

Licença de uso exclusiva para Petrobrás S.A. Licença de uso exclusiva para Petrobrás S.A. NBR 7211. Agregado para concreto MAIO 1983.

Licença de uso exclusiva para Petrobrás S.A. Licença de uso exclusiva para Petrobrás S.A. NBR 7211. Agregado para concreto MAIO 1983. MAIO 1983 Agregado para concreto NBR 7211 ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13-28º andar CEP 20003-900 - Caixa Postal 1680 Rio de Janeiro - RJ Tel.:

Leia mais

Histórico dos Processos Analíticos do Projeto Caulim

Histórico dos Processos Analíticos do Projeto Caulim Histórico dos Processos Analíticos do Projeto Caulim Índice» Definição de Caulim.» Introdução» Idéias Preliminares» Métodos Analíticos Propostos» Método Analítico Aplicado» Considerações» Palavra em Aberto

Leia mais

Agregados - análise granulométrica

Agregados - análise granulométrica MT - DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO - IPR DIVISÃO DE CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA Rodovia Presidente Dutra km 163 - Centro Rodoviário, Parada de Lucas

Leia mais

Unidade 2 Substâncias e átomos

Unidade 2 Substâncias e átomos Unidade 2 Substâncias e átomos Substâncias Puras pág. 51 A matéria é composta por uma ou mais substâncias químicas. Porém, é difícil saber se um corpo é composto por uma única substância ou por uma mistura

Leia mais

OS ETICS COMO SISTEMAS MULTIFUNCIONAIS MARIA DO ROSÁRIO VEIGA SOFIA MALANHO

OS ETICS COMO SISTEMAS MULTIFUNCIONAIS MARIA DO ROSÁRIO VEIGA SOFIA MALANHO OS ETICS COMO SISTEMAS MULTIFUNCIONAIS MARIA DO ROSÁRIO VEIGA SOFIA MALANHO ETICS Constituição 1 4 2 3 5 1 Isolante térmico; 2 Camada de base 3 Rede de fibra de vidro; 4 Produto de colagem; 5 Suporte;

Leia mais

Recozimento recuperação) Tratamento Térmico (Amolecimento, Normalização (Resfriamento ao ar) Tempera (Endurecimento) homogeneização, Revenido (alívio

Recozimento recuperação) Tratamento Térmico (Amolecimento, Normalização (Resfriamento ao ar) Tempera (Endurecimento) homogeneização, Revenido (alívio É o conjunto de operações de aquecimento e resfriamento que são submetidos os aços sob condições controladas de temperatura, tempo, atmosfera e velocidade de esfriamento. Objetivos dos tratamentos térmicos.

Leia mais

(nome do empreendimento) CADERNO DE ENCARGOS CONDIÇÕES TÉCNICAS GERAIS Materiais e Elementos de Construção. (Cliente)

(nome do empreendimento) CADERNO DE ENCARGOS CONDIÇÕES TÉCNICAS GERAIS Materiais e Elementos de Construção. (Cliente) 1.1. ÂMBITO Esta especificação técnica diz respeito a cimentos. Um cimento é um material de construção usado como ligante no fabrico de diversos produtos de construção, nomeadamente de argamassas e de

Leia mais

CAPÍTULO 2 COMPOSIÇÃO E FABRICAÇÃO DE CERÂMICA VERMELHA

CAPÍTULO 2 COMPOSIÇÃO E FABRICAÇÃO DE CERÂMICA VERMELHA 4 CAPÍTULO 2 COMPOSIÇÃO E FABRICAÇÃO DE CERÂMICA VERMELHA O uso do tijolo cerâmico em construção data de quase cinco mil anos, sendo o mais antigo material fabricado pelo homem ainda em uso. Contudo ao

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS POLÍMEROS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS POLÍMEROS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS POLÍMEROS O que são plásticos Os plásticos são materiais orgânicos poliméricos sintéticos, de constituição macrocelular, dotada de grande maleabilidade, facilmente

Leia mais

Geologia Geral. user 02/03/05. 1 Fatores de formação dos solos. Título aqui 1. Intemperismo e Formação do Solo.

Geologia Geral. user 02/03/05. 1 Fatores de formação dos solos. Título aqui 1. Intemperismo e Formação do Solo. Geologia Geral Intemperismo e Formação do Solo. 1 Fatores de formação dos solos; 2 - Tipos de intemperismo e suas reações; 3 - Distribuição dos processos de alteração na superfície da Terra. Solo = produtos

Leia mais

Formação, composição e litologia das Geosferas -AULA 3-

Formação, composição e litologia das Geosferas -AULA 3- Formação, composição e litologia das Geosferas -AULA 3- GEOLOGIA GERAL Prof. Alexandre Paiva da Silva CCTA/UACTA/UFCG Estrutura geral da Terra Nome Características químicas Características físicas Atmosfera

Leia mais

lubrificação. A extrusora de plástico de uma empresa Propriedades dos lubrificantes

lubrificação. A extrusora de plástico de uma empresa Propriedades dos lubrificantes A UU L AL A Lubrificação I A extrusora de plástico de uma empresa começou a apresentar funcionamento irregular. Depois de examiná-la, um funcionário descobriu que ela estava com o mancal danificado. O

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO RESÍDUO DE PÓ DE PEDRA ORNAMENTAL ADICIONADO À ARGAMASSA EM SUBSTITUIÇÃO PARCIAL AO CIMENTO

CARACTERIZAÇÃO DO RESÍDUO DE PÓ DE PEDRA ORNAMENTAL ADICIONADO À ARGAMASSA EM SUBSTITUIÇÃO PARCIAL AO CIMENTO CARACTERIZAÇÃO DO RESÍDUO DE PÓ DE PEDRA ORNAMENTAL ADICIONADO À ARGAMASSA EM SUBSTITUIÇÃO PARCIAL AO CIMENTO A. K. C. NOBREGA 1, M. V. V. A. de SÁ 2, R. A. AMARAL 3, S. E. GOIS 4, G. M. DANTAS 5 1 Universidade

Leia mais

Briquetes produzidos com resíduos

Briquetes produzidos com resíduos Briquetes produzidos com resíduos Nos dias atuais é constante a discussão sobre a necessidade da obtenção de alternativas para fontes de energias renováveis como mecanismos de desenvolvimento sustentável.

Leia mais

PATOLOGIA DE FUNDAÇÕES DE EDIFÍCIOS CAUSADAS POR AÇÕES AMBIENTAIS

PATOLOGIA DE FUNDAÇÕES DE EDIFÍCIOS CAUSADAS POR AÇÕES AMBIENTAIS PATOLOGIA DE FUNDAÇÕES DE EDIFÍCIOS CAUSADAS POR AÇÕES AMBIENTAIS Cinpar 2010 VI Congresso Internacional Sobre Patologia e Recuperação de Estruturas; Córdoba, Argentina JÚNIOR, F. C. Z.; SANTIAGO, J. W.

Leia mais