Django: Guia de testes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Django: Guia de testes"

Transcrição

1

2 Django: Guia de testes Osvaldo Santana Neto 2014 Osvaldo Santana Neto

3 Tweet Sobre Esse Livro! Por favor ajude Osvaldo Santana Neto a divulgar esse livro no Twitter! O tweet sugerido para esse livro é: Acabei de comprar o ebook Django: Guia de testes A hashtag sugerida para esse livro é #django-testes. Descubra o que as outras pessoas estão falando sobre esse livro clicando nesse link para buscar a hashtag no Twitter:

4 Para meus amores. Papai ama vocês.

5 Conteúdo Créditos Introdução Django Tests O Projeto Primeiro Teste

6 CONTEÚDO 1 Créditos Autor e Capa: Osvaldo Santana Neto Foto da Capa: Fabrizio Sciami AVISO! Esse livro ainda está em processo de escrita, portanto, as informações aqui podem estar incorretas. Além disso a revisão de escrita (gramática, ortografia) será feita apenas na etapa final. É bem provável que você encontre erros graves de português antes disso.

7 Introdução Quando comecei a trabalhar com Django encontrei algumas dificuldades na criação de testes automatizados em meus projetos. Minhas dificuldades principais eram: Fazer com que os testes unitários não manipulassem o banco de dados; Escrever testes que executassem rápido; Testar só o meu código e não o framework. Com o tempo eu me desapeguei de algumas crenças que tinha no desenvolvimento de testes unitários (ex. testes unitários não devem interagir com o banco de dados) e aceitei o Jeito Django de testar. Mas eu tive que aprender isso na marra porque não encontrava bons tutoriais oferecendo uma abordagem mais prática e com exemplos baseados em aplicações de verdade. Só encontrava exemplos muito básicos e completamente descolados do mundo real. Vamos trabalhar com o Django 1.7 mas os exemplos devem funcionar sem maiores problemas com o Django 1.6. Você perceberá que também uso Python 3 nos exemplos. Django Tests A distribuição padrão do Django trás quase tudo o que é necessário para testarmos nossas aplicações e por isso vou focar nessas ferramentas. Existe um bom conjunto de ferramentas e aplicações Django voltadas para o desenvolvimento de testes no site Django Packages. Organizando os testes Um projeto Django ideal tem as suas funcionalidades separadas em várias aplicações (applications). O modo padrão de organizar os testes de uma aplicação é criando módulos ou packages Python com nomes seguindo o formato test*. Usaremos o formato: app/tests/test_*.py. Dentro desses módulos você pode ter uma ou mais subclasses de um TestCase com métodos denominados test_* onde implementaremos os cenários de testes que precisamos. Executando os testes Para executar os testes de um projeto é só usar o comando manage.py test:

8 Introdução 3 # Todos os testes do projeto $./manage.py test # Todos os testes da aplicação "reminder" $./manage.py test reminder # Todos os testes de um TestCase específico $./manage.py test reminder.tests.test_views.viewtestcase # Apenas um teste $./manage.py test reminder.tests.test_views.viewtestcase.test_home Dica 1 Durante o desenvolvimento de uma funcionalidade não é necessário executar o conjunto completo de testes da sua aplicação o tempo todo. Execute apenas aqueles testes relacionados diretamente com o que você está trabalhando. Deixe para executar todos os testes apenas quando você terminar a sua sessão de trabalho e antes de fazer commit/push para se certificar de que nada esteja quebrado. Dica 2 Crie um ambiente de integração continua (Continuous Integration - CI) que execute todos os testes do seu projeto sempre que alguém enviar código novo para o respositório de código. Esse tipo de ferramenta é extremamente útil. Tipos de TestCase A distribuição padrão do Django disponibiliza vários tipos de classes TestCase mas as principais são: django.test.testcase Essa classe funciona de forma análoga à classe unittest.testcase da biblioteca padrão do Python mas adiciona alguns facilitadores: 1. Cliente: uma instância de Client() no atributo self.client. Essa instância permite que a gente simule a execução de requisições HTTP em nossa aplicação. 2. Transações: durante a execução dos testes o Django controla a execução das transações para permitir que cada teste comece sempre em um cenário de banco de dados vazios. django.test.liveservertestcase Os conjuntos de testes que herdam dessa classe colocam o servidor de desenvolvimento do Django no ar para permitir a execução de testes de interação com ferramentas para testes funcionais como Selenium ou Splinter. Esse tipo de teste é bem difícil de manter e, com o tempo, eles passam a ser algo que mais atrapalha do que ajuda. Eu evito esse tipo de teste porque minhas aplicações geralmente não fazem uso muito intenso de engenharia de frontend (HTML/CSS/JS). Se o seu projeto usa muito JS, por exemplo, esse tipo de teste ganha mais importância.

9 Introdução 4 O Projeto Para exemplificar o desenvolvimento guiado por testes vamor criar uma aplicação de agenda/calendário (calendar) em um projeto de projeto de PIM (Personal Information Manager - Gerenciador de Informações Pessoais). Essa aplicação deve ter as seguintes características: Gerenciar Events (eventos) para determinado dia com hora de início e fim; Um evento precisa começar e terminar no mesmo dia; Se a hora de início e de término do evento não for informada ele terá duração de um dia inteiro; Não podemos permitir a criação de mais de um evento para o mesmo horário; O serviço precisa ser multiusuário (uma agenda por usuário); Um usuário não poderá ver a agenda de outro; O usuário receberá um e um SMS (via Twilio) com a antecedência informada no evento. Iniciando Assumindo que você já tenha um ambiente virtual com Python 3 (venv) e com o Django 1.7 instalado. Vamos iniciar o nosso projeto: $ django-admin.py startproject pim $ cd pim $./manage.py startapp cal $ mkdir cal/templates/cal/ Nosso projeto deve ter uma estrutura parecida com essa: pim/ -- cal/ -- migrations/ `-- init.py -- templates/ `-- cal/ -- init.py -- admin.py -- models.py -- tests.py <-- Testes `-- views.py -- pim/ -- pycache / -- init.py -- settings.py -- urls.py `-- wsgi.py `-- manage.py* O comando./manage.py startapp já cria um módulo tests.py mas eu prefiro organizar meus testes de um modo que me permite separar um pouco mais as coisas

10 Introdução 5 $ mkdir cal/tests/ $ touch cal/tests/ init.py $ rm cal/tests.py A aplicação cal vai ficar assim: cal/ -- migrations/ `-- init.py -- templates/ `-- cal/ -- tests/ `-- init.py -- init.py -- admin.py -- models.py `-- views.py Primeiro Teste Agora que temos a estrutura básica do nosso projeto vamos fazer um teste bem básico: verificar se a página inicial está funcionando. Vamos criar o primeiro teste: # cal/tests/test_views.py from django.test import TestCase class ViewTestCase(TestCase): def test_home(self): response = self.client.get("/") self.assertequal(response.status_code, 200) # 200 OK E adicionaremos a aplicação cal na nossa lista de aplicações instaladas (INSTALLED_APPS) no arquivo pim/settings.py: # pim/settings.py INSTALLED_APPS = ( 'django.contrib.admin', 'django.contrib.auth', 'django.contrib.contenttypes', 'django.contrib.sessions', 'django.contrib.messages', 'django.contrib.staticfiles',

11 Introdução 6 ) # Project applications 'cal', Agora estamos prontos para executar o nosso teste: $./manage.py test Creating test database for alias 'default'... F ====================================================================== FAIL: test_home (cal.tests.test_views.viewtestcase) Traceback (most recent call last): File "./pim/cal/tests/test_views.py", line 8, in test_home self.assertequal(response.status_code, 200) # 200 OK AssertionError: 404!= Ran 1 test in 0.035s FAILED (failures=1) Destroying test database for alias 'default'... E como já era esperado o nosso teste está falhando, afinal, ainda não criamos a view nem roteamos a URL para nossa página home. Vamos implementar a nossa view: # cal/views.py from django.shortcuts import render def home(request): return render(request, "cal/home.html") Criar um template para ser renderizado: <!-- cal/templates/cal/home.html --> <html> <head> <title>hello World!</title> </head> <body> <h1>hello Django Tests!</h1> </body> </html> E, finalmente, rotear uma URL apontando para a nossa view:

12 Introdução 7 # pim/urls.py from django.conf.urls import patterns, include, url from django.contrib import admin urlpatterns = patterns('', url(r'^$', 'cal.views.home', name='home'), url(r'^admin/', include(admin.site.urls)), ) # / -> home Pronto. Agora podemos executar o nosso teste novamente: $./manage.py test Creating test database for alias 'default' Ran 1 test in 0.011s OK Destroying test database for alias 'default'... E tudo passou perfeitamente. Estamos prontos para continuar. Conclusão Quando a gente trabalha com Test-Driven Development esses passos se repetem o tempo todo: 1. Criamos um teste; 2. Executamos para garantir que o teste falha; 3. Implementamos o código para que o teste passe; 4. Refatoramos o código garantindo que os testes continuem passando. Dica Se você criou um teste novo e ele passa de primeira desconfie que ele está testando algo que já foi testado ou que a implementação do teste está incorreta.

DOUGLAS CERQUEIRA. FACEBOOK: /douglascruzc

DOUGLAS CERQUEIRA. FACEBOOK: /douglascruzc DOUGLAS CERQUEIRA FACEBOOK: /douglascruzc AGENDA 1. Aplicações web com django 2. Arquitetura do projeto 3. Estrutura do projeto UM FRAMEWORK PARA DESENVOLVIMENTO RÁPIDO. PORQUE DJANGO 1. Url 2. Views

Leia mais

Tutorial Ambiente, instalação e começando um novo projeto Django

Tutorial Ambiente, instalação e começando um novo projeto Django Tutorial Ambiente, instalação e começando um novo projeto Django Vamos começar com Python Primeiro, vamos falar um pouco sobre o que o Python é. Python é uma linguagem de programação muito popular que

Leia mais

DANJGO. Exemplo de criação de um Blog

DANJGO. Exemplo de criação de um Blog DANJGO Exemplo de criação de um Blog Seu primeiro projeto Django! Nós vamos criar um blog simples! Na console (em um diretório criado por você): django- admin startproject mysite Django- admin é um script

Leia mais

TUTORIAL DO SISTEMA CE MERCANTE

TUTORIAL DO SISTEMA CE MERCANTE TUTORIAL DO SISTEMA CE MERCANTE Atualizado em: 06/2013 Atualizado por: Amilton José dos Santos Junior Versão: 1.0 1 Sistema desenvolvimento para auxiliar as Comissárias de Despacho, Agentes de Carga e

Leia mais

Globo Photo Documentation

Globo Photo Documentation Globo Photo Documentation Versão 0.0.1 Gilson Filho 09/06/2014 Sumário 1 Documentação: 3 1.1 Arquitetura................................................ 3 1.2 Instalação.................................................

Leia mais

Como posso Ganhar Dinheiro na Internet? Tudo começa com um programa que foi implantado no Brasil

Como posso Ganhar Dinheiro na Internet? Tudo começa com um programa que foi implantado no Brasil Como posso Ganhar Dinheiro na Internet? Tudo começa com um programa que foi implantado no Brasil que possibilitou as pessoas terem acesso a informações que antes estavam somente estavam no conhecimento

Leia mais

O Segredo De Como colocar links externos no Youtube e Aumentar sua taxa de conversão em 1000%

O Segredo De Como colocar links externos no Youtube e Aumentar sua taxa de conversão em 1000% O Segredo De Como colocar links externos no Youtube e Aumentar sua taxa de conversão em 1000% Oferecido por Clube Ganhar Dinheiro Com Blog Termos e Condições Aviso Legal O escritor esforçou-se para ser

Leia mais

Desenvolvimento guiado por testes e ferramentas xunit

Desenvolvimento guiado por testes e ferramentas xunit Desenvolvimento guiado por testes e ferramentas xunit Carlos Eduardo Santin Disciplina de Engenharia de Software Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS 1 de Maio de 2006 Roteiro 1 Teste de Software

Leia mais

Backup e Recuperação Guia do Usuário

Backup e Recuperação Guia do Usuário Backup e Recuperação Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste documento

Leia mais

Sobre o Visual C++ 2010

Sobre o Visual C++ 2010 O Visual Studio é um pacote de programas da Microsoft para desenvolvimento de software, suportando diversas linguagens como C#, C++, C, Java, Visual Basic, etc. Nesta série de tutoriais vou focar apenas

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO ADRIANNE HENRIQUES FILIPE MACHADO. Plano de aula. Jovens na criação de blogs.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO ADRIANNE HENRIQUES FILIPE MACHADO. Plano de aula. Jovens na criação de blogs. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO ADRIANNE HENRIQUES FILIPE MACHADO Plano de aula Jovens na criação de blogs São Paulo Setembro de 2012 ADRIANNE HENRIQUES FILIPE MACHADO (7.153.974 vespertino)

Leia mais

Programação Orientada a Objetos. Professor Leonardo Cabral - Larback

Programação Orientada a Objetos. Professor Leonardo Cabral - Larback Programação Orientada a Objetos Professor Leonardo Cabral - Larback Programação Orientada a Objetos O termo Programação Orientada a Objetos (POO) foi criado por Alan Kay (http://pt.wikipedia.org/wiki/alan_kay),

Leia mais

Bom, o Flex proporciona, de acordo com a criatividade do desenvolvedor ou designer, um resultado final fantástico!

Bom, o Flex proporciona, de acordo com a criatividade do desenvolvedor ou designer, um resultado final fantástico! Salve salve!!! Como havia prometido, começarei a postar alguns artigos mostrando como integrar Django e Flex! Antes de qualquer coisa, gostaria de dizer que, ainda existem vários pontos que são obscuros

Leia mais

Sistema Operacional. Implementação de Processo e Threads. Prof. Dr. Márcio Andrey Teixeira Sistemas Operacionais

Sistema Operacional. Implementação de Processo e Threads. Prof. Dr. Márcio Andrey Teixeira Sistemas Operacionais Sistema Operacional Implementação de Processo e Threads O mecanismo básico para a criação de processos no UNIX é a chamada de sistema Fork(). A Figura a seguir ilustra como que o processo e implementado.

Leia mais

Prof. Me. Marcos Echevarria

Prof. Me. Marcos Echevarria Prof. Me. Marcos Echevarria JUnit é um framework, open-source, que auxilia a criação e execução de testes unitários em classes Java. Engenharia de Software 2 JUnit facilita a criação de testes automatizados,

Leia mais

Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu.

Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu. Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu. Como padrão será mostrado o Menu Home. Ao clicar em Home, podemos definir como deverão ser mostrados os conteúdos

Leia mais

Guia de Procedimentos Bloco C (SPED PIS/COFINS) Introdução... 2

Guia de Procedimentos Bloco C (SPED PIS/COFINS) Introdução... 2 Área Fiscal Autor Prosoft Tecnologia Ltda Criação 28/02/2012 Publicação Distribuição Prosoft Tecnologia Ltda Guia de Procedimentos Bloco C (SPED PIS/COFINS) Conteúdo: Introdução... 2 Mensagem por Bloco/Registro...

Leia mais

Desenvolvimento para Web com Java

Desenvolvimento para Web com Java Everton Coimbra de Araújo Desenvolvimento para Web com Java Visual Books Sumário Prefácio...13 Introdução...15 1 Preparando o Ambiente para o Desenvolvimento...19 1.1 Internet como Plataforma... 19 1.2

Leia mais

M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL

M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL Versão 1.1 Sumário Introdução 1 Sobre o Administrador do Portal 1 Categorias de informação 2 Link adicional 3 Lista de arquivos 5 Anexos da licitação 9 Anexos do

Leia mais

Configurando o Network Address Translation: Introdução

Configurando o Network Address Translation: Introdução Configurando o Network Address Translation: Introdução Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Usados Convenções Etapas de Início Rápido para Configurar e Implementar o NAT Definindo Interfaces

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - ios

SISTEMA OPERACIONAL - ios Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL - ios Filho Protegido Versão 1.0 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 INTRODUÇÃO FILHO PROTEGIDO... 3 3 INSTALAÇÃO DO APLICATIVO DOS PAIS... 4 3.1 LOCAL DE INSTALAÇÃO DO FILHO

Leia mais

Oficina de django. 1º Dia - Introdução à ferramenta

Oficina de django. 1º Dia - Introdução à ferramenta Oficina de django 1º Dia - Introdução à ferramenta Objetivo A oficina terá seu foco em desenvolvimento back-end, utilizando o framework Django da linguagem Python. O que será abordado? Introdução a linguagem

Leia mais

Online Entenda sobre leilões online, tire suas dúvidas e conheça o trabalho da BRbid!

Online Entenda sobre leilões online, tire suas dúvidas e conheça o trabalho da BRbid! Leilão Online Entenda sobre leilões online, tire suas dúvidas e conheça o trabalho da BRbid! #VemQueTem Preparamos esse e-book para você saber mais sobre os leilões online, tirar suas dúvidas e conhecer

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE ARQUITETURA EM CAMADAS BASEADA NO MODEL VIEW CONTROLLER, EM APLICAÇÕES WEB

UTILIZAÇÃO DE ARQUITETURA EM CAMADAS BASEADA NO MODEL VIEW CONTROLLER, EM APLICAÇÕES WEB UTILIZAÇÃO DE ARQUITETURA EM CAMADAS BASEADA NO MODEL VIEW CONTROLLER, EM APLICAÇÕES WEB Viviani Priscila Piloni VILHEGAS 1 RESUMO: Este trabalho procura mostrar a importância da utilização de um modelo

Leia mais

PROCEDIMENTO DO CLIENTE

PROCEDIMENTO DO CLIENTE PROCEDIMENTO DO CLIENTE Título: Plug-in Webclass Objetivo: Aprender a utilizar a ferramenta webclass. Onde: Empresa Quem: Cliente Quando: Início A ferramenta webclass visa facilitar os processos da educação

Leia mais

3 de 9 COMO MONTAR SEU NEGÓCIO DO ZERO

3 de 9 COMO MONTAR SEU NEGÓCIO DO ZERO 1 de 9 2 de 9 1 3 de 9 COMO MONTAR SEU NEGÓCIO DO ZERO 4 de 9 2 Começando Seu Negócio do Zero Você sabia que você também pode ganhar dinheiro on-line? Neste Ebook detalhado, vou dizer-lhe várias formas

Leia mais

MANUAL SERVIÇOS E AGENDAMENTO

MANUAL SERVIÇOS E AGENDAMENTO MANUAL SERVIÇOS E AGENDAMENTO Versão 1.0 Novembro 2013 ÍNDICE 1 SERVIÇOS NO AUTOSYSTEM...3 2 CRIAR SERVIÇO E AGENDAR TAREFA...3 2.1 Criar Serviço e Agendar Tarefas no Ubuntu-LINUX...4 2.1.1 Como Usar o

Leia mais

Django Faleconosco Documentation

Django Faleconosco Documentation Django Faleconosco Documentation Release 1.0a Gilson Filho May 25, 2017 Contents 1 Introdução 3 2 Instalação 5 3 Configuração 7 4 Templates Usados 9 4.1 Template contato_form.html.......................................

Leia mais

Manual Básico. Para utilização do Gerenciador de Imóveis

Manual Básico. Para utilização do Gerenciador de Imóveis Manual Básico Para utilização do Gerenciador de Imóveis Acessando o gerenciador 3 O Gerenciador é o local restrito onde o administrador responsável pelas informações do site, poderá fazer alterações de

Leia mais

Aula 05 Instalação e Uso do Arcabouço. Alessandro Garcia Alexander Chávez LES/DI/PUC-Rio Março 2016

Aula 05 Instalação e Uso do Arcabouço. Alessandro Garcia Alexander Chávez LES/DI/PUC-Rio Março 2016 Aula 05 Instalação e Uso do Arcabouço Alessandro Garcia Alexander Chávez LES/DI/PUC-Rio Março 2016 Sumário Teste automatizado Instalação do arcabouço. Estrutura de diretórios do arcabouço. Como utilizar

Leia mais

Portal de Carapicuíba Painel Administrativo

Portal de Carapicuíba Painel Administrativo Portal de Carapicuíba Painel Administrativo Guia de Uso ÍNDICE 1. Introdução 2. Acesso ao Painel Administrativo 3. Usuários 4. Notícias 5. Seções 6. Álbum de Fotos 7. Vídeos 8. Banners 9. Atos Oficiais

Leia mais

Facebook Máquina de Leads e Clientes

Facebook Máquina de Leads e Clientes Marketing de Resultado Facebook Máquina de Leads e Clientes Como Crescer Seu Negócio Utilizando o Facebook Conteúdo Introdução 3 Sobre mim 3 Resultados 3 Objetivo da campanha......5 Rastreamento de Conversões...6

Leia mais

Criando um Site. Por: João Paulo Almeida

Criando um Site. Por: João Paulo Almeida Por: João Paulo Almeida Criando um Site Essa foi a parte do curso que eu mais gostei, quando realizei meu primeiro site. Vamos precisar de 3 ferramentas para colocar nosso site em pleno funcionamento.

Leia mais

TUTORIAL DE ATUALIZAÇÃO PARA

TUTORIAL DE ATUALIZAÇÃO PARA Windows 10 Material elaborado em 05/01/2016 Sumário TUTORIAL DE ATUALIZAÇÃO PARA Windows 10... 1 Antes de iniciar... 1 Windows 10 Ferramenta Get Windows 10... 4 Windows 10 Ferramenta Criação de Mídia...

Leia mais

SPALLA Curso online de Violino. Spalladibase Grade e Metodologia

SPALLA Curso online de Violino. Spalladibase Grade e Metodologia SPALLA Curso online de Violino Spalladibase Grade e Metodologia O que é e porque você deve se matricular? O Spalla di base é o primeiro curso do projeto violinando, neste curso online você tem acesso a

Leia mais

AUTOMAÇÃO COMERCIAL UNIDADE VI

AUTOMAÇÃO COMERCIAL UNIDADE VI AUTOMAÇÃO COMERCIAL UNIDADE VI Automação Comercial e as Aplicações Ligadas ao ERP Os Sistemas de Enterprise Resource Planing ERP ERP (Enterprise Resource Planning, planeamento de Recursos Empresariais)

Leia mais

Impressora em Cores Xerox 800/1000 Impressão de divisórias

Impressora em Cores Xerox 800/1000 Impressão de divisórias Impressora em Cores Xerox 800/1000 Impressão de divisórias Este documento contém instruções para imprimir divisórias no Servidor de Impressão FreeFlow quando conectado à Impressora em Cores Xerox 800/1000.

Leia mais

Ref: Observatório Nacional de Clima e Saúde Projeto Observatorium.

Ref: Observatório Nacional de Clima e Saúde Projeto Observatorium. À Fundação Oswaldo Cruz, ICICT Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde Rio de Janeiro, 28 de outubro de 2009. At: Sr. Christovam Barcellos Ref: Observatório Nacional de

Leia mais

Guia para instalação da Loja demonstração

Guia para instalação da Loja demonstração Guia para instalação da Loja demonstração Índice Capítulo 1... 3 Analisando a loja exemplo... 3 Capítulo 2... 6 Instalação da Loja... 6 Página 2 de 7 Capítulo 1 Analisando a loja exemplo No arquivo Loja_demonstracao.zip

Leia mais

1.1. Definição do Problema

1.1. Definição do Problema 13 1 Introdução Uma das principais preocupações de área de engenharia de software diz respeito à reutilização [1]. Isso porque a reutilização no contexto de desenvolvimetno de software pode contribuir

Leia mais

Manual do Usuário. Quiz Online

Manual do Usuário. Quiz Online Manual do Usuário Quiz Online Versão 1.0.1 Copyright 2013 BroadNeeds Rev. 2014-06-20 Página 1 de 17 1 - INTRODUÇÃO... 3 1.1 REQUISITOS... 3 2 - CRIANDO O QUIZ ATRAVÉS DA PLATAFORMA NUCLEOMEDIA... 4 2.1

Leia mais

Credenciamento. e manual de instalação Magento. Credenciamento. Configurações

Credenciamento. e manual de instalação Magento. Credenciamento. Configurações Credenciamento Configurações Para realizar o cadastro e criar sua conta vendedor no Clickpag Rede, acesse https://www.userede.com.br/clickpag/paginas/cadastro/index.html Durante o credenciamento, será

Leia mais

CARTILHA DOS PROCEDIMENTOS DA BIOMETRIA

CARTILHA DOS PROCEDIMENTOS DA BIOMETRIA CARTILHA DOS PROCEDIMENTOS DA BIOMETRIA Controladoria Regional de Trânsito HELP DESK / CRT 2009 INFORMAÇÕES INICIAIS 1- Que candidatos terão que verificar a biometria e a partir de que momento? Todos os

Leia mais

3. Numerar a coluna da direita conforme a da esquerda 1) Classe (2) :Aluno 2) Um dado objeto (3) oaluno:aluno 3) Objeto (1) Aluno

3. Numerar a coluna da direita conforme a da esquerda 1) Classe (2) :Aluno 2) Um dado objeto (3) oaluno:aluno 3) Objeto (1) Aluno INFORMAÇÕES GERAIS CURSO: ENGENHARIA DE SOFTWARE DISCIPLINA: ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS PROFESSOR: OSVALDO MESQUITA ANO.SEMESTRE: 2016.1 1. O que você entende por: a) Polimorfismo. Significa aquilo

Leia mais

Padrões de Projeto. Factory Method

Padrões de Projeto. Factory Method Padrões de Projeto Padrões de Criação Factory Method Prof. Eduardo N F Zagari Prof. Ivan Granja Factory Method Também conhecido como Construtor Virtual Em muitas aplicações OO, um objeto cliente precisa

Leia mais

Programa Competências Transversais

Programa Competências Transversais Programa Competências Transversais o Consumo Consciente de Energia o Desenho Arquitetônico o Educação Ambiental o Empreendedorismo o Fundamentos de Logística o Finanças Pessoais o Legislação Trabalhista

Leia mais

e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica

e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica Página1 e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. Safeweb e-nota G... 03 2. O que é XML... 04 3. Acesso e-nota G... 06

Leia mais

Lições aprendidas para o pleno desenvolvimento. Versão 1.0 (10 fev 2015)

Lições aprendidas para o pleno desenvolvimento. Versão 1.0 (10 fev 2015) Lições aprendidas para o pleno desenvolvimento Versão 1.0 (10 fev 2015) 1 1. Ao término do módulo, o que o aluno deve fazer? Avaliação de Reação (módulo e o professor) no SER Não é necessário qualquer

Leia mais

Aula Extra. Depurador Code::Blocks. Monitoria de Introdução à Programação

Aula Extra. Depurador Code::Blocks. Monitoria de Introdução à Programação Aula Extra Depurador Code::Blocks Monitoria de Introdução à Programação Depurador - Definição Um depurador (em inglês: debugger) é um programa de computador usado para testar outros programas e fazer sua

Leia mais

Qualidade de Produto. Maria Cláudia F. P. Emer

Qualidade de Produto. Maria Cláudia F. P. Emer Qualidade de Produto Maria Cláudia F. P. Emer Introdução Qualidade diretamente ligada ao produto final Controle de qualidade Adequação do produto nas fases finais no processo de produção Software Atividades

Leia mais

Automatizando o mapeamento de unidade da parte DESKTOP_CFG no Cisco Agent Desktop para o IPCC expresso

Automatizando o mapeamento de unidade da parte DESKTOP_CFG no Cisco Agent Desktop para o IPCC expresso Automatizando o mapeamento de unidade da parte DESKTOP_CFG no Cisco Agent Desktop para o IPCC expresso Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Material de Suporte Convenções

Leia mais

Oficina básica. Linux Educacional. Este Material foi elaborado por: Dilma Amaral Correa Multiplicadora do NTE-Tucuruí

Oficina básica. Linux Educacional. Este Material foi elaborado por: Dilma Amaral Correa Multiplicadora do NTE-Tucuruí Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação Núcleo

Leia mais

Emax 2 O Disjuntor Aberto Inteligente de Baixa Tensão Acessório: Bobina de abertura e fechamento YO / YC / YO2 / YC2

Emax 2 O Disjuntor Aberto Inteligente de Baixa Tensão Acessório: Bobina de abertura e fechamento YO / YC / YO2 / YC2 170001062012 Guia do Disjuntor Aberto de Baixa Tensão - Emax 2 Emax 2 O Disjuntor Aberto Inteligente de Baixa Tensão Acessório: Bobina de abertura e fechamento YO / YC / YO2 / YC2 O disjuntor Emax 2 é

Leia mais

COMO APRESENTAR UMA INSCRIÇÃO

COMO APRESENTAR UMA INSCRIÇÃO ANTES DE INICIAR: COMO APRESENTAR UMA INSCRIÇÃO Para poder entrar no Sistema de Inscrição on- line dos Prêmios, você precisará ter um perfil no nosso web site. Não precisa ser membro da PromaxBDA para

Leia mais

Título com rentabilidade vinculada à variação do IPCA, acrescida de juros definidos no momento da compra,

Título com rentabilidade vinculada à variação do IPCA, acrescida de juros definidos no momento da compra, O Tesouro Direto é um programa de compra e venda de títulos públicos para pessoas físicas, desenvolvido pelo Tesouro Nacional em parceria com a BM&FBOVESPA. Na prática, consiste na oferta de títulos públicos

Leia mais

Guia de desenvolvimento de um aplicativo para o sistema operacional Android

Guia de desenvolvimento de um aplicativo para o sistema operacional Android Guia de desenvolvimento de um aplicativo para o sistema operacional Android Introdução Este documento será voltado para o desenvolvimento de um aplicativo na plataforma Android (sistema operacional do

Leia mais

Como utilizar o e-mail marketing na régua de relacionamento de vendas? www.akna.com

Como utilizar o e-mail marketing na régua de relacionamento de vendas? www.akna.com Como utilizar o e-mail marketing na régua de relacionamento de vendas? O E-MAIL MARKETING E-mails são excelentes ferramentas de relacionamento, pois são diretos e pessoais, permitindo que a marca entre

Leia mais

Cartilha de Acesso Rápido

Cartilha de Acesso Rápido Cartilha de Acesso Rápido (UTILIZAÇÃO SIL) Como criar um Layout na tela APRESENTAÇÃO: O SIL SISTEMA INTEGRADO DE LOGÍSTICA é uma ferramenta capaz de gerar diferenciais competitivos estratégicos ao proporcionar

Leia mais

Tutorial Python Django: Formulários

Tutorial Python Django: Formulários Universidade Federal do Piauí Curso: Ciência da Computação Turma: Engenharia de Software II Aluno: Danillo Brito da Mata Matricula:201244196 Tutorial Python Django: Formulários Teresina 2016 Considerações

Leia mais

Praticando suas habilidades com projetos

Praticando suas habilidades com projetos Praticando suas habilidades com projetos Número da Publicação spse01550 Praticando suas habilidades com projetos Número da Publicação spse01550 Notificação de Direitos Limitados e de Propriedade Este

Leia mais

Tutorial de utilização do Sistema E-CONTROLE. Maio 2013

Tutorial de utilização do Sistema E-CONTROLE. Maio 2013 Tutorial de utilização do Sistema E-CONTROLE Maio 2013 Tutorial de utilização do Sistema E-Controle Índice 1) Associar usuário externo à Unidade Jurisdicionada (UJ) 2) Relatórios de usuário por Unidade

Leia mais

CONSTRUINDO UM BANCO DE DADOS DE ELEITORES: MISSÃO IMPOSSÍVEL?

CONSTRUINDO UM BANCO DE DADOS DE ELEITORES: MISSÃO IMPOSSÍVEL? CONSTRUINDO UM BANCO DE DADOS DE ELEITORES: MISSÃO IMPOSSÍVEL? Índice CONSTRUINDO UM BANCO DE DADOS DE ELEITORES: MISSÃO IMPOSSÍVEL? Introdução 02 Por que ter um banco de dados é importante? 03 Como conseguir

Leia mais

Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Capítulo 6 - Threads

Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Capítulo 6 - Threads Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Capítulo 6 - Threads Com o conceito de múltiplos threads (multithread) é possível

Leia mais

Criar Templates, filtros e configurações visuais específicas no Revit MEP

Criar Templates, filtros e configurações visuais específicas no Revit MEP Criar Templates, filtros e configurações visuais específicas no Revit MEP Marcos Luiz Del Carlo MHA Engengaria (Guilherme Brito Neves) Criar um arquivo template entendendo o conceito de famílias de sistemas

Leia mais

Introdução. Qualidade de Produto. Introdução. Introdução ISO/IEC 9126. Normas

Introdução. Qualidade de Produto. Introdução. Introdução ISO/IEC 9126. Normas Qualidade de Produto Maria Cláudia F.P. Emer Introdução z Qualidade diretamente ligada ao produto final z Controle de qualidade Adequação do produto nas fases finais no processo de produção z Software

Leia mais

Manual de baixa do Certificado Digital AR PRÁTICA

Manual de baixa do Certificado Digital AR PRÁTICA Manual de baixa do Certificado Digital AR PRÁTICA Versão 2.0 de 15 de Fevereiro de 2016 Índice BAIXANDO O ASSISTENTE DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL AR PRÁTICA...3 DADOS PARA O INÍCIO DA BAIXA...7 BAIXA

Leia mais

OS 7 PASSOS PARA FAZER VENDA AGENCIADA COM CARTÃO DE CRÉDITO USANDO O SITE DA MAZER.

OS 7 PASSOS PARA FAZER VENDA AGENCIADA COM CARTÃO DE CRÉDITO USANDO O SITE DA MAZER. OS 7 PASSOS PARA FAZER VENDA AGENCIADA COM CARTÃO DE CRÉDITO USANDO O SITE DA MAZER. PASSO Faça login informando seu Usuário e Senha () de revendedor para acessar a área restrita do site. Caso sua revenda

Leia mais

Programação de Computadores - I. Profª Beatriz Profº Israel

Programação de Computadores - I. Profª Beatriz Profº Israel Programação de Computadores - I Profª Beatriz Profº Israel Programação Orientada a objetos Orientação a Objetos É uma técnica de desenvolvimento de softwares que consiste em representar os elementos do

Leia mais

Backup. O que é um backup?

Backup. O que é um backup? Backup O que é um backup? No capítulo sobre software conhecemos o conceito de dados, agora chegou o momento de observarmos um procedimento para preservarmos nossos dados. A este procedimento damos o nome

Leia mais

POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ Comando do Corpo de Bombeiros 4º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS

POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ Comando do Corpo de Bombeiros 4º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ Comando do Corpo de Bombeiros 4º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS P.A.I. Plano Anual de Instrução ANEXO B TUTORIAL DE ACESSO AO SISTEMA EaD 1º Ten. QOBM Amarildo Roberto Ribeiro CASCAVEL-

Leia mais

Módulo de Catalogação e Pesquisa

Módulo de Catalogação e Pesquisa Módulo de Catalogação e Pesquisa BIBLIObase, versão 2004 Procedimentos de instalação 1. EQUIPAMENTO MÍNIMO NECESSÁRIO Antes de instalar o BIBLIObase verifique se a configuração e as características mínimas

Leia mais

BLOCO K Jan-2016. EFD ICMS/IPI Bloco K

BLOCO K Jan-2016. EFD ICMS/IPI Bloco K EFD ICMS/IPI Bloco K BLOCO K Jan-2016 Governança e Conformidade Legal Oportunidade para Melhorias de Produtividade Exige Integração de Processos e Áreas Funcionais Processos Integrados (ERP) é Fundamental

Leia mais

Venda Fa cil. Quero ressaltar também que os meus resultados vem do nicho Marketing Digital(Ganhar Dinheiro Na Internet). Vamos ao que interessa?

Venda Fa cil. Quero ressaltar também que os meus resultados vem do nicho Marketing Digital(Ganhar Dinheiro Na Internet). Vamos ao que interessa? Venda Fa cil Este E-book tem como objetivo ajudar pessoas comuns que estão iniciando no Marketing Digital a realizar suas primeiras vendas como afiliado sem precisar fazer nenhum investimento. A estratégia

Leia mais

Cadeira de Tecnologias de Informação. Ano lectivo 2009/2010. Sites dinâmicos. Com Expression Web (Parte 2) TI2009/10 EWD_1

Cadeira de Tecnologias de Informação. Ano lectivo 2009/2010. Sites dinâmicos. Com Expression Web (Parte 2) TI2009/10 EWD_1 Cadeira de Tecnologias de Informação Ano lectivo 2009/2010 Sites dinâmicos Com Expression Web (Parte 2) TI2009/10 EWD_1 Como fazer um Insert (1) Antes de aprendermos a fazer um Insert vamos alterar a página

Leia mais

OpenPDV: Sistema aberto para gerenciamento de restaurantes

OpenPDV: Sistema aberto para gerenciamento de restaurantes Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Informática e Estatística INE5638 Introdução a Projetos Orientador: José Eduardo de Lucca OpenPDV: Sistema aberto para gerenciamento de restaurantes

Leia mais

Tendo em vista que a instalação é muito fácil (Next, next, finish) não iremos abordar isto ok ;)

Tendo em vista que a instalação é muito fácil (Next, next, finish) não iremos abordar isto ok ;) Django Komodo Edit aumentando a sua produtividade ;) Bom, vamos lá... Estou postando mais um artigo. Este tem o intuito de auxiliá-lo a aumentar a sua produtividade com python e mais específicamente com

Leia mais

Algoritmos e Programação II

Algoritmos e Programação II Algoritmos e Programação II Agenda Desenvolver Software Objetos Classes Estudo de algumas Classes da API Estudo de algumas Classes da API Pacotes Criando nossa primeira classe Desenvolver SOFTWARE GAP

Leia mais

Procedimentos de Instalação e Configuração do GNU/Linux Ubuntu Server

Procedimentos de Instalação e Configuração do GNU/Linux Ubuntu Server Procedimentos de Instalação e Configuração do GNU/Linux Ubuntu Server v14.04.3 LTS. 1. Download da ISO do GNU/Linux Ubuntu Server v14.04.3 LTS. Link: http://www.ubuntu.com/download/server 2. Criação da

Leia mais

Instalando o SCI Manager

Instalando o SCI Manager Instalando o SCI Manager Para iniciarmos a instalação do SCI Manager execute o pacote de instalação SCI_Manager.exe, logo após sua execução será apresentada a tela de boas vindas, como na figura logo abaixo.

Leia mais

Motivação Este trabalho apresenta o desenvolvimento do controle da interatividade num sistema para a área de computação gráfica, mais especificamente

Motivação Este trabalho apresenta o desenvolvimento do controle da interatividade num sistema para a área de computação gráfica, mais especificamente Viabilização da Análise de Interação em um Software Colaborativo para Modelagem de Objetos 3D Eduardo Barrére, Ana Luiza Dias e Claudio Esperança Motivação Este trabalho apresenta o desenvolvimento do

Leia mais

3 Informações para Coordenação da Execução de Testes

3 Informações para Coordenação da Execução de Testes Informações para Coordenação da Execução de Testes 32 3 Informações para Coordenação da Execução de Testes Diversas ferramentas oferecidas na literatura têm auxiliado na coordenação da execução dos testes

Leia mais

django-pagseguro2 Documentation

django-pagseguro2 Documentation django-pagseguro2 Documentation Versão 1.1.0 Allisson Azevedo 05/03/2016 Sumário 1 Conteúdo 3 1.1 Tutorial.................................................. 3 2 Autor 11 3 Principais características 13

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SERVIÇO VIRTUAL DE INFORMAÇÕES AO CIDADÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SERVIÇO VIRTUAL DE INFORMAÇÕES AO CIDADÃO TCE RS MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SERVIÇO VIRTUAL DE INFORMAÇÕES AO CIDADÃO 1 SOBRE A LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO E O SERVIÇO VIRTUAL DE INFORMAÇÕES AO CIDADÃO A Lei de Acesso à Informação, Lei Federal nº

Leia mais

PERSONAL SHOPPER MARY KAY. Como fazer seu Natal render muito $$$

PERSONAL SHOPPER MARY KAY. Como fazer seu Natal render muito $$$ PERSONAL SHOPPER MARY KAY Como fazer seu Natal render muito $$$ O QUE É? A forma mais fácil de conquistar seu desafio trimestral! Uma maneira de girar sua pronta entrega Lucro certo pois você trabalhará

Leia mais

Março/2015 www.vianet.com.br

Março/2015 www.vianet.com.br Março/2015 Bem-vindo a nova plataforma Vianet de e-mails! Para sua maior comodidade e melhor utilização da ferramenta, explicaremos e esclareceremos à você as funções básicas da nova plataforma. Vamos

Leia mais

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA ETAPA 2. PROJETO de pesquisa

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA ETAPA 2. PROJETO de pesquisa METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA ETAPA 2 PROJETO de pesquisa 1. Orientações Gerais 1.1. Oferta da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica A disciplina de Metodologia da Pesquisa é oferecida

Leia mais

Manual de Procedimentos de Acesso VPN Versão 3.2

Manual de Procedimentos de Acesso VPN Versão 3.2 Título: Código: Manual de Procedimentos de Acesso VPN Área Responsável TIRS-2 Data de Emissão 08/09/2014 Revisão 03 Página 1-17 Manual de Procedimentos de Acesso VPN Versão 3.2 DGTI/TIRS-2 Manual de Procedimentos

Leia mais

Objetivos do mini curso. Conhecer a linguagem. Noção de programação utilizando Python. Aprender o báscio.

Objetivos do mini curso. Conhecer a linguagem. Noção de programação utilizando Python. Aprender o báscio. Objetivos do mini curso Conhecer a linguagem. Noção de programação utilizando Python. Aprender o báscio. Conteúdo Uma visão da linguagem: O modo python de programar O interpretador dinâmico Salvando e

Leia mais

O Processo de Design de Interação

O Processo de Design de Interação O Processo de Design de Interação Visão Geral Do que trata o Desing de Interação? Importância de envolver os usuários Grau de envolvimento do usuário O que é abordagem centrada no usuário? 4 atividades

Leia mais

USANDO O PYTHON PARA ESCREVER PLUG-INS PARA O GIMP

USANDO O PYTHON PARA ESCREVER PLUG-INS PARA O GIMP QUINTO RELATÓRIO DE ESTUDOS 01 DE FEVEREIRO DE 2012 Aluno: Francisco Gerson Amorim de Meneses Orientadores: Helena C. G. Leitão / Marcos Lage Tema sugerido: Comparação de Técnicas para Segmentação de Imagens

Leia mais

Guia para Modelagem de Casos de Uso Metodologia CELEPAR

Guia para Modelagem de Casos de Uso Metodologia CELEPAR Guia para Modelagem de Casos de Uso Metodologia CELEPAR Agosto 2009 Sumário de Informações do Documento Documento: guiamodelagemcasosuso.odt Número de páginas: 14 Versão Data Mudanças Autor 1.0 25/04/07

Leia mais

Curso Câmera Cotidianaa

Curso Câmera Cotidianaa Curso Câmera Cotidianaa TAREFA: Remix de vídeos do YouTube com o editor online do YouTube - Selecionar dois ou mais vídeos no YouTube para serem remixados num vídeo só. - Selecionar alguma trilha dentre

Leia mais

Gear Live. Tecnologia Em Sistemas

Gear Live. Tecnologia Em Sistemas A empresa atua no mercado desde 2007, com o sistema Gerenciador de Auto Peças ( GAP), plenamente capaz de realizar toda a logís ca de sua empresa, setores administra vos e comerciais. Ao u lizar nosso

Leia mais

Modem e rede local Guia do usuário

Modem e rede local Guia do usuário Modem e rede local Guia do usuário Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. As únicas garantias para produtos

Leia mais

django-pagseguro Documentation

django-pagseguro Documentation django-pagseguro Documentation Release 1.4.2 Fábio Cerqueira February 11, 2015 Contents 1 Tutorial django-pagseguro 3 1.1 Instalação................................................. 3 1.2 Configurando

Leia mais

MREditor Editor de Impressos

MREditor Editor de Impressos MEDSYSTEM S/V Departamento de Desenvolvimento MREditor Editor de Impressos Poços de Caldas LISTA DE FIGURAS FIGURA 1 Tela Principal... 7 FIGURA 2 Barra de Ferramentas... 8 FIGURA 3 Botão Novo... 8 FIGURA

Leia mais

Sistema Operacional Unidade 9 Manipulação de Usuários e Grupos

Sistema Operacional Unidade 9 Manipulação de Usuários e Grupos Sistema Operacional Unidade 9 Manipulação de Usuários e Grupos Curso Técnico em Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 MANIPULAÇÃO DE USUÁRIOS E GRUPOS... 3 #adduser... 3 Atributos de adduser... 3 #addgroup...

Leia mais

Inbound Marketing MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1.240 Vila Mariana São Paulo SP. Informações

Inbound Marketing MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1.240 Vila Mariana São Paulo SP. Informações Inbound Marketing MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1.240 Vila Mariana São Paulo SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) De segunda a sexta das 9h às 20h45, e sábado das

Leia mais

Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros

Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros MANUAL DO USUÁRIO 1. SOBRE O SISTEMA 1.1 Informações básicas Nome: SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos

Leia mais