Configurando o Network Address Translation: Introdução

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Configurando o Network Address Translation: Introdução"

Transcrição

1 Configurando o Network Address Translation: Introdução Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Usados Convenções Etapas de Início Rápido para Configurar e Implementar o NAT Definindo Interfaces Internas e Externas de NAT Exemplo: Permitindo que Usuários Internos Acessem a Internet Configurando o NAT para Permitir que Usuários Internos Acessem a Internet Configurando o NAT para Permitir que Usuários Internos Acessem a Internet Usando Sobrecarga Exemplo: Permitindo o Acesso a Dispositivos Internos pela Internet Configurando o NAT para Permitir o Acesso a Dispositivos Internos pela Internet Exemplo: Redirecionando o Tráfego de TCP para Outra Porta ou Endereço TCP Configurando o NAT para Redirecionar o Tráfego de TCP para Outra Porta ou Endereço TCP Exemplo: Usando o NAT Durante uma Conversão de Rede Configurando o NAT para Usar Durante uma Transição de Rede Exemplo: Usando o NAT em Redes Sobrepostas Verificando Operação de NAT Conclusão Informações Relacionadas Introdução Este documento explica como configurar o Network Address Translation (NAT) em um roteador Cisco para usar em cenários comuns de rede. O público alvo deste documento são os usuários NAT iniciantes. Observação: Neste documento, uma referência à Internet ou a um dispositivo da Internet significa um dispositivo de qualquer rede externa. Pré-requisitos Requisitos Este documento exige um conhecimento básico dos termos usados em relação ao NAT. Algumas das definições podem ser encontradas em NAT: Definições Locais e Globais. Componentes Usados As informações neste documento são baseadas nas versões de software e hardware abaixo. Cisco 2500 Series Routers Cisco IOS Software Release 12.2 (10b) As informações apresentadas neste documento foram criadas a partir dos dispositivos em um ambiente de laboratório específico. Todos os dispositivos usados neste documento começaram com uma configuração vazia (padrão). Caso esteja trabalhando em uma rede ativa, certifique-se de ter compreendido o possível impacto dos comandos antes de utilizá-los. Convenções Para obter mais informações sobre convenções em documentos, consulte Convenções de dicas técnicas da Cisco. Etapas de Início Rápido para Configurar e Implementar o NAT

2 Ao configurar o NAT, muitas vezes será difícil saber onde começar, especialmete se você for iniciante em NAT. Estas etapas o orientam na definição do que você deseja que o NAT faça e de como configurá-lo: 1. Defina as interfaces interna e externa de NAT. Os usuários existem fora das interfaces múltiplas? Há várias interfaces conectadas à Internet? 2. Defina o que você está tentando executar com o NAT. Você está tentando permitir que usuários internos acessem a Internet? Você está tentando permitir que a Internet tenha acesso a dispositivos internos (como um servidor de correio ou servidor de Web)? Está tentando redirecionar o tráfego de TCP para outra porta ou endereço TCP? Você está usando NAT durante uma transição de rede (por exemplo, você alterou o endereço IP de um servidor e, até que possa atualizar todos os clientes, você deseja que os clientes não atualizados possam acessar o servidor usando o endereço IP original, bem como deseja permitir que os clientes atualizados acessem o servidor usando o novo endereço)? Você está usando o NAT para permitir que redes sobrepostas se comuniquem? 3. Configure o NAT para realizar o que definiu acima. Com base no que foi definido na etapa 2, você precisa determinar qual dos recursos a seguir deve ser usado: NAT Estático NAT Dinâmico Sobrecarga Qualquer combinação dos recursos anteriores 4. Verifique a operação NAT. Cada um dos seguintes exemplos de NAT orienta você pelas etapas de 1 a 3 que compõem as Etapas de Início Rápido acima. Estes exemplos descrevem alguns cenários comuns em que a Cisco recomenda implementar o NAT. Definindo Interfaces Internas e Externas de NAT A primeira etapa na implantação do NAT é definir o NAT nas interfaces internas e externas. Talvez você considere mais fácil definir sua rede interna como dentro e a rede externa como fora. Entretanto, os termos interno e externo também estão sujeitos à arbitragem. A figura a seguir mostra um exemplo disto. Exemplo: Permitindo que Usuários Internos Acessem a Internet Você pode desejar permitir que usuários internos acessem a Internet, mas você pode não ter endereços válidos suficientes para acomodar todos eles. Se todas as comunicações com dispositivos na Internet se originarem de dispositivos internos, você precisa de um único endereço válido ou de um pool de endereços válidos.

3 A figura a seguir mostra um diagrama de rede simples com as interfaces do roteador definidas como internas e externas: Neste exemplo, o NAT deve autorizar certos dispositivos internos (os 31 primeiros de cada sub-rede) a iniciar comunicação com os dispositivos externos convertendo seus endereços inválidos em um endereço ou pool de endereços válidos. O pool foi definido como o intervalo de endereços de a Agora, você está pronto para configurar o NAT. Para realizar o que está definido anteriormente, use o NAT dinâmico. Com ele, a tabela de conversão no roteador inicialmente está vazia e é preenchida depois que o tráfego que precisa ser convertido passa pelo roteador. (Em oposição ao NAT estático, em que uma conversão é estaticamente configurada e inserida na tabela de conversão sem a necessidade de nenhum tráfego.) Neste exemplo, podemos configurar a NAT para converter cada um dos dispositivos internos em um endereço válido exclusivo ou para converter cada um dos dispositivos internos no mesmo endereço válido. Este segundo método é conhecido como sobrecarga. Segue um exemplo de como configurar cada método. Configurando o NAT para Permitir que Usuários Internos Acessem a Internet Roteador NAT interface ethernet 0 ip address Define Ethernet 0 com um endereço IP e como uma interface interna do NAT. interface ethernet 1 ip address Define Ethernet 1 com um endereço IP e como uma interface interna do NAT. interface serial 0 ip address ip nat outside --- Define serial 0 com um endereço IP e como uma interface externa do NAT. ip nat pool no-overload prefix Define um pool NAT denominado no-overload com um intervalo de endereços source list 7 pool no-overload --- Indica que quaisquer pacotes recebidos na interface interna que --- sejam permitidos pela lista de acesso terão o endereço de origem convertido em um endereço fora do --- pool NAT "no-overload". access-list 7 permit access-list 7 permit A lista de acesso 7 permite pacotes com endereços de origem que variam de

4 até e de até Observação: A Cisco recomenda que você não configure listas de acesso mencionadas por comandos do NAT com permit any. O uso de permit any pode faze com que o NAT consuma recursos do roteador demais, o que pode causar problemas de rede. Observe na configuração acima que somente os primeiros 32 endereços das sub-redes e são permitidos por access-list 7. Portanto, somente estes endereços de origem são traduzidos. É possível que haja outros dispositivos com outros endereço na rede interna, mas eles não serão traduzidos. A etapa final é verificar se o NAT está operando conforme pretendido. Configurando o NAT para Permitir que Usuários Internos Acessem a Internet Usando Sobrecarga Roteador NAT interface ethernet 0 ip address Define Ethernet 0 com um endereço IP e como uma interface interna do NAT. interface ethernet 1 ip address Define Ethernet 1 com um endereço IP e como uma interface interna do NAT. interface serial 0 ip address ip nat outside --- Define serial 0 com um endereço IP e como uma interface externa do NAT. ip nat pool ovrld prefix Define um pool NAT denominado ovrld com um intervalo de endereço IP --- único, source list 7 pool ovrld overload --- Indica que quaisquer pacotes recebidos na interface interna que --- sejam permitidos pela lista de acesso 7 terão o endereço de origem --- converido em um endereço fora do pool NAT denominado ovrld. --- As conversões serão sobrecarregadas, permitindo que vários dispositivos internos --- sejam convertidos no mesmo endereço IP válido. access-list 7 permit access-list 7 permit A lista de acesso 7 permite pacotes com endereços de origem que variam de até e de até Observe na segunda configuração acima, o pool NAT "ovrld"only tem uma faixa de um endereço. A palavra-chave sobrecarga usada no comando source list 7 pool ovrld overload permite que o NAT converta vários dispositivos internos no endereço único no conjunto. Outra variação desse comando é o source list 7 interface serial 0 overload, que configura NAT para sobrecarga no endereço que é atribuído à interface serial 0. Quando a sobrecarga estiver configurada, o roteador manterá informações suficientes de protocolos de nível superior (por exemplo, números de porta TCP ou UDP) para converter o endereço global novamente no endereço local correto. Para obter definições de endereço global e local, consulte NAT: Definições Locais e Globais.

5 A etapa final é verificar se o NAT está operando conforme pretendido. Exemplo: Permitindo o Acesso a Dispositivos Internos pela Internet Talvez os dispositivos internos precisem trocar informações com dispositivos na Internet; nesse caso, a comunicação, como um , é iniciada nos dispositivos na Internet. É comum para os dispositivos na Internet enviarem para um servidor de s que reside na rede interna. Configurando o NAT para Permitir o Acesso a Dispositivos Internos pela Internet Neste exemplo, primeiro definimos as interfaces internas e externas do NAT, como mostrado no diagrama de rede anterior. Em seguida, definimos que desejamos que os usuários na parte interna possam iniciar a comunicação com a parte externa. Os dispositivos na parte externa devem ser capazes de iniciar a comunicação apenas com o servidor de s na parte interna. A terceira etapa é configurar o NAT. Para realizar o que definimos, podemos configurar o NAT estático e dinâmico juntos. Para obter mais informações sobre como configurar este exemplo, consulte Configurando o NAT Estático e Dinâmico Simultaneamente. A etapa final é verificar se o NAT está operando conforme pretendido. Exemplo: Redirecionando o Tráfego de TCP para Outra Porta ou Endereço TCP Possuir um servidor da Web na rede interna é outro exemplo de quando pode ser necessário para os dispositivos na internet iniciarem a comunicação com dispositivos internos. Em alguns casos, o servidor interno da Web pode ser configurado para ouvir um tráfego da Web em uma porta TCP que não seja a porta 80. Por exemplo, o servidor da Web interno pode ser configurado para ouvir na porta TCP Neste caso, você pode usar o NAT para redirecionar o tráfego destinado à porta TCP 80 até a porta TCP Depois que você definir as interfaces conforme mostrado no diagrama de rede anterior, poderá decidir se deseja que o NAT redirecione pacotes da parte externa destinados para :80 a :8080. É possível usar um comando static nat para converter o número da porta TCP para obter isto. Um exemplo de configuração é mostrado a seguir. Configurando o NAT para Redirecionar o Tráfego de TCP para Outra Porta ou Endereço TCP Roteador NAT interface ethernet 0 ip address Define Ethernet 0 com um endereço IP e como uma interface interna do NAT.

6 interface serial 0 ip address ip nat outside --- Define serial 0 com um endereço IP e como uma interface externa do NAT. source static tcp Comando NAT estático que indica qualquer pacote recebido na interface --- interna com um endereço IP de origem :8080 será --- convertido em :80. Observe que a descrição de configuração para o comando NAT estático indica qualquer pacote recebido na interface interna com um endereço de origem :8080 será convertido em :80. Isto também indica que qualquer pacote recebido na interface externa com um endereço de destino :80 terá o destino convertido em :8080. A etapa final é verificar se o NAT está operando conforme pretendido. Exemplo: Usando o NAT Durante uma Conversão de Rede A implantação do NAT é útil quando você precisa reendereçar dispositivos na rede ou quando você está substituindo um dispositivo por outro. Por exemplo, se todos os dispositivos da rede usarem um determinado servidor e esse servidor precisar ser substituído por outro com um novo endereço IP, a reconfiguração de todos os dispositivos de rede que utilizarão o novo endereço de servidor exigirá algum tempo. Entretanto, você pode usar o NAT para configuar os dispositivos usando o endereço antigo para converter seus pacotes para se comunicar com o novo servidor. Depois que tiver definido as interfaces do NAT conforme mostrado anteriormente, você poderá decidir que o NAT deva permitir que os pacotes da parte externa destinados para o endereço de servidor antigo ( ) sejam convertidos e enviados ao novo endereço de servidor. Observe que o novo servidor está em outra LAN e os dispositivos nessa LAN ou outros dispositivos acessáveis por meio dessa LAN (dispositivos na parte interna da rede) devem ser configurados para usar o endereço IP dos novos servidores, se possível. É possível utilizar o NAT estático para realizar o que você necessita. Um exemplo de configuração é mostrado a seguir. Configurando o NAT para Usar Durante uma Transição de Rede Roteador NAT interface ethernet 0 ip address ip nat outside --- Define Ethernet 0 com um endereço IP e como uma interface externa do NAT. interface ethernet 1 ip address Define Ethernet 1 com um endereço IP e como uma interface interna do NAT.

7 interface serial 0 ip address Define serial 0 com um endereço IP. Esta interface não está --- participando no NAT. source static Indica que qualquer pacote recebido na interface interna com um --- endereço IP de origem seja convertido em Observe que o comando do NAT de origem externa neste exemplo também indica que os pacotes recebidos na interface externa com um endereço de destino terão o endereço de destino convertido em A etapa final é verificar se o NAT está operando conforme pretendido. Exemplo: Usando o NAT em Redes Sobrepostas A sobreposição de redes ocorre quando você atribui endereços IP a dispositivos internos que já estão sendo usados por outros dispositivos na Internet. Redes sobrepostas também ocorrem quando duas empresas, ambas usando endereços IP de RFC 1918 em suas redes, são mescladas. Essas duas redes precisam se comunicar, preferencialmente, sem que seja necessário endereçar novamente todos os seus dispositivos. Consulte Usando o NAT em Redes Sobrepostas para obter mais informações sobre como configurar o NAT para esta finalidade. Verificando Operação de NAT Depois de ter configurado o NAT, verifique se ele está funcionando conforme esperado. Você pode fazer isso de diversas formas: com um analisador de rede, comandos show ou comandos debug. Para obter um exemplo detalhado da verificação do NAT, consulte Verificando Operação do NAT e Solucionando Problemas Básicos do NAT. Conclusão Os exemplos neste documento demonstram etapas de início rápido que podem ajudá-lo a configurar e implantar o NAT. Essas etapas de início rápido incluem: Definir interfaces internas e externas de NAT. Definir o que você está tentando executar com o NAT. Configurar o NAT para realizar o que você definiu na Etapa 2. Verificando a operação de NAT. Em cada um dos exemplos acima, foram utilizadas várias formas do comando. Também é possível usar o comando ip nat outside para realizar os mesmos objetivos, tendo em mente a ordem de operações do NAT. Para obter Exemplos de Configurações usando os comandos ip nat outside, consulte Exemplo de Configuração Usando o Comando ip nat outside source list e Exemplo de Configuração Usando o Comando ip nat outside source static. Os exemplos anteriores também demonstraram o seguinte: Comando Ação Traduz a origem dos pacotes IP que seguem de dentro para fora. source Converte o destino dos pacotes IP que viajam de fora para dentro. Converte a origem dos pacotes de IP que se deslocam de fora para dentro. ip nat outside source Converte o destino dos pacotes

8 IP que estão trafegando de dentro para fora. Informações Relacionadas Página de Suporte do NAT Página de Suporte de IP Routed Protocols Página de Suporte de Roteamento IP Como o NAT Funciona Ordem de Operação do NAT Perguntas Mais Freqüentes sobre o Cisco IOS NAT Suporte Técnico - Cisco Systems Cisco Systems Inc. Todos os direitos reservados. Data da Geração do PDF: 22 Maio

Configurando a tradução de endereço de rede: Introdução

Configurando a tradução de endereço de rede: Introdução Configurando a tradução de endereço de rede: Introdução Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Passos para o início rápido para configuração e implementação de NAT

Leia mais

Configurando a tradução de endereço de rede: Getting Started

Configurando a tradução de endereço de rede: Getting Started Configurando a tradução de endereço de rede: Getting Started Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Passos para o início rápido para configuração e implementação

Leia mais

Configurando o NAT Estático e o NAT Dinâmico Simultaneamente

Configurando o NAT Estático e o NAT Dinâmico Simultaneamente Configurando o NAT Estático e o NAT Dinâmico Simultaneamente Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Usados Convenções Configurando o NAT Informações Relacionadas Introdução Em algumas

Leia mais

Exemplo de Configuração de BGP com Dois Provedores de Serviço Diferentes (Hospedagem Múltipla)

Exemplo de Configuração de BGP com Dois Provedores de Serviço Diferentes (Hospedagem Múltipla) Exemplo de Configuração de BGP com Dois Provedores de Serviço Diferentes (Hospedagem Múltipla) Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Usados Convenções Informações Complementares Configurar

Leia mais

Matriz de Compatibilidade de Segurança da Camada 2 e Camada 3 do Controller de LAN Wireless

Matriz de Compatibilidade de Segurança da Camada 2 e Camada 3 do Controller de LAN Wireless Matriz de Compatibilidade de Segurança da Camada 2 e Camada 3 do Controller de LAN Wireless Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Soluções da segurança de rede do

Leia mais

Redistribua redes conectadas no OSPF com palavras-chave de subrede

Redistribua redes conectadas no OSPF com palavras-chave de subrede Redistribua redes conectadas no OSPF com palavras-chave de subrede Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configurar Diagrama de Rede Configurações Verificar Verifique

Leia mais

Exemplo de configuração para remoção de números AS privados em BGP

Exemplo de configuração para remoção de números AS privados em BGP Exemplo de configuração para remoção de números AS privados em BGP Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configurar Diagrama de Rede Envie e receba atualizações

Leia mais

Seleção de Rotas nos Roteadores Cisco

Seleção de Rotas nos Roteadores Cisco Seleção de Rotas nos Roteadores Cisco Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Usados Convenções Processos Envolvidos Criando a Tabela de Roteamento Rotas de Backup Ajustando a Distância

Leia mais

Edições da característica do CallerID do CallManager

Edições da característica do CallerID do CallManager Edições da característica do CallerID do CallManager Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Nome do CallManager e da chamada originada Indicador IE NI2/NI3 CNID (Bellcore

Leia mais

Utilização de Números de Porta FTP Não- Padrão com NAT

Utilização de Números de Porta FTP Não- Padrão com NAT Utilização de Números de Porta FTP Não- Padrão com NAT Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configurações de exemplo Configuração de exemplo 1 Configuração de exemplo

Leia mais

Utilizando NAT em redes sobrepostas

Utilizando NAT em redes sobrepostas Utilizando NAT em redes sobrepostas Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configurar Diagrama de Rede Configurações Verificar Troubleshooting Informações Relacionadas

Leia mais

Gateway de voz SPA8800 adicionado a um exemplo de configuração da solução da edição 3000 do negócio de Cisco

Gateway de voz SPA8800 adicionado a um exemplo de configuração da solução da edição 3000 do negócio de Cisco Gateway de voz SPA8800 adicionado a um exemplo de configuração da solução da edição 3000 do negócio de Cisco Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configurar Adicionar

Leia mais

Configuração de exemplo utsando o comando ip nat outside source static

Configuração de exemplo utsando o comando ip nat outside source static Configuração de exemplo utsando o comando ip nat outside source static Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Configurar Diagrama de Rede Configurações Verificar Troubleshooting

Leia mais

Listas de controle de acesso e fragmentos IP

Listas de controle de acesso e fragmentos IP Listas de controle de acesso e fragmentos IP Índice Introdução Tipos de entradas de ACL Fluxograna de regras de ACL Como os pacotes podem corresponder a um ACL Exemplo 1 Exemplo 2 fragmenta cenários com

Leia mais

Manual de configuração móvel do IPv6 do proxy do Cisco Wireless

Manual de configuração móvel do IPv6 do proxy do Cisco Wireless Manual de configuração móvel do IPv6 do proxy do Cisco Wireless Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Mag - Suporte de recurso PMIPv6 no WLC (liberação 7.3) Abastecimento

Leia mais

Cisco IPS seguros - Alarmes de falso positivo

Cisco IPS seguros - Alarmes de falso positivo Cisco IPS seguros - Alarmes de falso positivo Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Alarmes falso positivo e falso negativo Cisco IPS seguro exclui o mecanismo Excluir

Leia mais

Reconstruindo as entradas multicast com CGMP e alterações na topologia de árvore de abrangência

Reconstruindo as entradas multicast com CGMP e alterações na topologia de árvore de abrangência Reconstruindo as entradas multicast com CGMP e alterações na topologia de árvore de abrangência Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Alterações de CGMP e de topologia

Leia mais

Como Evitar Loops de Roteamento ao Usar NAT Dinâmico

Como Evitar Loops de Roteamento ao Usar NAT Dinâmico Como Evitar Loops de Roteamento ao Usar NAT Dinâmico Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Diagrama de Rede Convenções Cenário de exemplo Informações Relacionadas Introdução

Leia mais

INTERNET GROUP MANAGEMENT PROTOCOL - IGMP

INTERNET GROUP MANAGEMENT PROTOCOL - IGMP INTERNET GROUP MANAGEMENT PROTOCOL - IGMP O IGMP é um mecanismo para troca de informações entre um dispositivo e o roteador multicast mais próximo, permitindo determinar se um pacote multicast deve ser

Leia mais

CCNA 2 Conceitos Básicos de Roteadores e Roteamento

CCNA 2 Conceitos Básicos de Roteadores e Roteamento CCNA 2 Conceitos Básicos de Roteadores e Roteamento Capítulo 6 - Roteamento e ProtocolosP de Roteamento 1 Objetivos do Capítulo Entender o conceito de protocolo de roteamento; Conhecer o roteamento estático;

Leia mais

Seleção de Rota em Cisco Routers

Seleção de Rota em Cisco Routers Seleção de Rota em Cisco Routers Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Processos envolvidos Criando a Tabela de Roteamento Rotas de backup Ajustando a distância

Leia mais

Automatizando o mapeamento de unidade da parte DESKTOP_CFG no Cisco Agent Desktop para o IPCC expresso

Automatizando o mapeamento de unidade da parte DESKTOP_CFG no Cisco Agent Desktop para o IPCC expresso Automatizando o mapeamento de unidade da parte DESKTOP_CFG no Cisco Agent Desktop para o IPCC expresso Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Material de Suporte Convenções

Leia mais

Entendendo e configurando redundância de VIP e interface no CSS 11000

Entendendo e configurando redundância de VIP e interface no CSS 11000 Entendendo e configurando redundância de VIP e interface no CSS 11000 Índice Introdução Antes de Começar Convenções Pré-requisitos Componentes Utilizados Redundância de interface Redundância de VIP de

Leia mais

Exemplo de configuração forçado dos códigos de autorização (FAC)

Exemplo de configuração forçado dos códigos de autorização (FAC) Exemplo de configuração forçado dos códigos de autorização (FAC) Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Informações de Apoio Configurar Diagrama de Rede Configurar

Leia mais

A instalação da vantagem VT em um PC

A instalação da vantagem VT em um PC A instalação da vantagem VT em um PC Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Procedimento de instalação Troubleshooting Informações Relacionadas Introdução A vantagem

Leia mais

DESVENDADO O TCP/IP. Prof. Me. Hélio Esperidião

DESVENDADO O TCP/IP. Prof. Me. Hélio Esperidião DESVENDADO O TCP/IP Prof. Me. Hélio Esperidião TCP/IP INTERNAMENTE Quando dois computadores tentam trocar informações em uma rede, o TCP/IP precisa, primeiro, determinar se os dois computadores pertencem

Leia mais

Configuração do IPv6 da amostra para o BGP com os dois provedores de serviços diferentes (hospedagem múltipla)

Configuração do IPv6 da amostra para o BGP com os dois provedores de serviços diferentes (hospedagem múltipla) Configuração do IPv6 da amostra para o BGP com os dois provedores de serviços diferentes (hospedagem múltipla) Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configurar Diagrama

Leia mais

Scripts de Windows GPO e Interoperabilidade de Cisco NAC

Scripts de Windows GPO e Interoperabilidade de Cisco NAC Scripts de Windows GPO e Interoperabilidade de Cisco NAC Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Informações de Apoio Recomendações gerais para scripts de GPOs Recomendações

Leia mais

Linux Essentials. Network Configuration

Linux Essentials. Network Configuration Linux Essentials Network Configuration Tópicos abordados: 4.4 Conectando o computador na rede Prof. Pedro Filho 1 Objetivo O objetivo deste curso é lhe fazer familiar com o sistema operacional Linux. Iniciaremos

Leia mais

Configurando o RAIO do funk para autenticar clientes do Cisco Wireless com PULO

Configurando o RAIO do funk para autenticar clientes do Cisco Wireless com PULO Configurando o RAIO do funk para autenticar clientes do Cisco Wireless com PULO Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configuração Configurando o Access point ou

Leia mais

Estabelecendo um feriado para o Cisco Unity

Estabelecendo um feriado para o Cisco Unity Estabelecendo um feriado para o Cisco Unity Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Informações de Apoio Procedimento Como configurar vários locais com feriados Informações

Leia mais

Guia de Instalação do "AirPrint"

Guia de Instalação do AirPrint Guia de Instalação do "AirPrint" Versão 0 POR Definições de notas Ao longo deste Manual do Utilizador, é utilizado o seguinte ícone: Nota As Notas indicam o que fazer perante uma determinada situação ou

Leia mais

Pesquise defeitos o erro incapaz de conectar ao server da Voz em um servidor de unidade

Pesquise defeitos o erro incapaz de conectar ao server da Voz em um servidor de unidade Pesquise defeitos o erro incapaz de conectar ao server da Voz em um servidor de unidade Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Problema Solução Informações Relacionadas

Leia mais

Utilizando os comandos nat, global, static, conduit, e access-list e Redirecionamento (Encaminhamento) de Porta em PIX

Utilizando os comandos nat, global, static, conduit, e access-list e Redirecionamento (Encaminhamento) de Porta em PIX Utilizando os comandos nat, global, static, conduit, e access-list e Redirecionamento (Encaminhamento) de Porta em PIX Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Usados Convenções Diagrama

Leia mais

Transferência, instalação e matriz compatível JRE com o CTC para o ONS15454 e os 15327

Transferência, instalação e matriz compatível JRE com o CTC para o ONS15454 e os 15327 Transferência, instalação e matriz JRE com o CTC para o ONS15454 e os 15327 Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Compatibilidade de JRE com ONS15454 e 15327 Transferência

Leia mais

Configurando ACLs de IP Comumente Utilizadas

Configurando ACLs de IP Comumente Utilizadas Configurando ACLs de IP Comumente Utilizadas Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Exemplos de Configuração Permitir que um Host Selecionado Acesse a Rede Negar

Leia mais

Restaure os 500 Series Switch expressos do catalizador às configurações padrão de fábrica

Restaure os 500 Series Switch expressos do catalizador às configurações padrão de fábrica Restaure os 500 Series Switch expressos do catalizador às configurações padrão de fábrica Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Informações de Apoio Restaure aos

Leia mais

Use o NAT para esconder o endereço IP real do ONS15454 para estabelecer uma sessão CTC

Use o NAT para esconder o endereço IP real do ONS15454 para estabelecer uma sessão CTC Use o NAT para esconder o endereço IP real do ONS15454 para estabelecer uma sessão CTC Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Informações de Apoio Topologia Configurar

Leia mais

Configuração de Tradução de Endereço de Rede e Tradução de Endereço de Porta Estática para Suportar um Servidor Interno de Web

Configuração de Tradução de Endereço de Rede e Tradução de Endereço de Porta Estática para Suportar um Servidor Interno de Web Configuração de Tradução de Endereço de Rede e Tradução de Endereço de Porta Estática para Suportar um Servidor Interno de Web Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções

Leia mais

Guia de Instalação do "AirPrint"

Guia de Instalação do AirPrint Guia de Instalação do "AirPrint" Este Manual do Utilizador diz respeito aos modelos seguintes: MFC-J650DW/J670DW/J690DW/J695DW Versão A POR Definições de notas Ao longo deste manual do utilizador, é utilizado

Leia mais

PRÁTICA. Endereçamento Privado SNAT e DNAT

PRÁTICA. Endereçamento Privado SNAT e DNAT PRÁTICA Endereçamento Privado SNAT e DNAT Cenário PASSO1: Configuração das Interfaces e DHCP # Roteador do John enable configure terminal ip dhcp pool house network 192.168.0.0 255.255.255.0 dns-server

Leia mais

Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros

Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros MANUAL DO USUÁRIO 1. SOBRE O SISTEMA 1.1 Informações básicas Nome: SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos

Leia mais

Este documento requer uma compreensão do ARP e de ambientes Ethernet.

Este documento requer uma compreensão do ARP e de ambientes Ethernet. Proxy ARP Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Como o Proxy ARP Funciona? Diagrama de Rede Vantagens do Proxy ARP Desvantagens do Proxy ARP Introdução Este documento

Leia mais

Configurando o PPTP através da PAT para um Microsoft PPTP Server

Configurando o PPTP através da PAT para um Microsoft PPTP Server Configurando o PPTP através da PAT para um Microsoft PPTP Server Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configurar Diagrama de Rede Configurações Configurar o servidor

Leia mais

Disciplina Fundamentos de Redes. Introdução à Mascara de Subrede

Disciplina Fundamentos de Redes. Introdução à Mascara de Subrede Disciplina Fundamentos de Redes Introdução à Mascara de Subrede Professor Airton Ribeiro de Sousa 2015 1 O que é Máscara de Subrede? A máscara de subrede é um endereço de 32 bits que tem como finalidade

Leia mais

CRE: Abastecimento da conta para virtual, hospedado, e o exemplo de configuração do hardware ESA

CRE: Abastecimento da conta para virtual, hospedado, e o exemplo de configuração do hardware ESA CRE: Abastecimento da conta para virtual, hospedado, e o exemplo de configuração do hardware ESA Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Configurar Abastecimento da conta CRE

Leia mais

Qualificação de placas Ethernet para monitoração do Cisco Agent Desktop

Qualificação de placas Ethernet para monitoração do Cisco Agent Desktop Qualificação de placas Ethernet para monitoração do Cisco Agent Desktop Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Descrição Procedimento de teste Prepare o destino de

Leia mais

Suporte de NAT para conjuntos múltiplos utilizando mapas de rota

Suporte de NAT para conjuntos múltiplos utilizando mapas de rota Suporte de NAT para conjuntos múltiplos utilizando mapas de rota Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Informações de Apoio Abordagem de lista de acesso Método de

Leia mais

Compartilhando uma caixa de correio de voz Cisco Unity entre dois ou mais telefones IP

Compartilhando uma caixa de correio de voz Cisco Unity entre dois ou mais telefones IP Compartilhando uma caixa de correio de voz Cisco Unity entre dois ou mais telefones IP Índice Introdução Antes de Começar Convenções Pré-requisitos Componentes Utilizados Diagrama de Rede Opções de configuração

Leia mais

Configurando replicação no Cisco Secure ACS para Windows

Configurando replicação no Cisco Secure ACS para Windows Configurando replicação no Cisco Secure ACS para Windows Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Considerações importantes sobre implementação Diagrama de Rede Configurando

Leia mais

Balanceamento de Carga de NAT no IOS para Duas Conexões de ISP

Balanceamento de Carga de NAT no IOS para Duas Conexões de ISP Balanceamento de Carga de NAT no IOS para Duas Conexões de ISP Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configuração Diagrama de Rede Configurações Verificação Troubleshooting

Leia mais

Configurar a infraestrutura de software VRFciente (VASI) NAT em IOS-XE

Configurar a infraestrutura de software VRFciente (VASI) NAT em IOS-XE Configurar a infraestrutura de software VRFciente (VASI) NAT em IOS-XE Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Informações de Apoio Funcionamento de VASI Configurar Diagrama

Leia mais

O Multicast não trabalha no mesmo VLAN nos Catalyst Switches

O Multicast não trabalha no mesmo VLAN nos Catalyst Switches O Multicast não trabalha no mesmo VLAN nos Catalyst Switches Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Produtos Relacionados Convenções Problema Revisite alguns conceitos chaves

Leia mais

Laboratório nº 5 FUNCIONAMENTO DO ADDRESS RESOLUTION PROTOCOL

Laboratório nº 5 FUNCIONAMENTO DO ADDRESS RESOLUTION PROTOCOL D E P A R T A M E N T O D E E N G E N H A R I A I N F O R M Á T I C A L i c e n c i a t u r a e m J o g o s D i g i t a i s e M u l t i m é d i a T e c n o l o g i a I n f o r m á t i c a e d e C o m u

Leia mais

Elementos básico de uma rede Samba - Local Master Browser

Elementos básico de uma rede Samba - Local Master Browser Servidor Samba Linux Samba é o protocolo responsável pela integração de máquinas Linux com Windows, permitindo assim a criação de redes mistas utilizando servidores Linux e clientes Windows. Samba, é uma

Leia mais

Para ser usado com aplicativos ativados para scanner/leitor de Código QR

Para ser usado com aplicativos ativados para scanner/leitor de Código QR Xerox QR Code App Guia de Utilização Rápida 702P03999 Para ser usado com aplicativos ativados para scanner/leitor de Código QR Use o QR (Quick Response) Code App com os seguintes aplicativos: Aplicativos

Leia mais

Exemplo de configuração do cabo do console ASR5000

Exemplo de configuração do cabo do console ASR5000 Exemplo de configuração do cabo do console ASR5000 Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Pinout de SPIO Configuração padrão da porta de Console SPIO em ASR5000 Conecte a Cisco

Leia mais

Configurando a Classe de Restrições (COR)

Configurando a Classe de Restrições (COR) Configurando a Classe de Restrições (COR) Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configurar o Exemplo de COR COR contra o CallManager da Cisco Verificar Troubleshooting

Leia mais

Configurar a infraestrutura de software VRFciente (VASI) NAT em IOS-XE

Configurar a infraestrutura de software VRFciente (VASI) NAT em IOS-XE Configurar a infraestrutura de software VRFciente (VASI) NAT em IOS-XE Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Informações de Apoio Funcionamento de VASI Configurar Diagrama

Leia mais

Função de balanceamento de carga IO NAT para duas conexões ISP

Função de balanceamento de carga IO NAT para duas conexões ISP Função de balanceamento de carga IO NAT para duas conexões ISP Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configurar Diagrama de Rede Configurações Verificar Troubleshooting

Leia mais

Keepalives de Túneis GRE

Keepalives de Túneis GRE Keepalives de Túneis GRE Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Mecanismo de Keepalive de Túneis GRE Túneis GRE Mecanismos Comuns de Keepalive Keepalives de Ethernet

Leia mais

Gerenciamento de dispositivos móveis

Gerenciamento de dispositivos móveis Gerenciamento de dispositivos móveis A ferramenta Mobility management é um add-on do LANDesk Management Suite que permite a descoberta de dispositivos móveis que acessam as caixas de e-mail do Microsoft

Leia mais

Modem e rede local Guia do usuário

Modem e rede local Guia do usuário Modem e rede local Guia do usuário Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. As únicas garantias para produtos

Leia mais

Usando o Cisco IOS Firewall para permitir Java applets dos locais conhecidos ao negar outro

Usando o Cisco IOS Firewall para permitir Java applets dos locais conhecidos ao negar outro Usando o Cisco IOS Firewall para permitir Java applets dos locais conhecidos ao negar outro Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Negue Java applets do Internet

Leia mais

Laboratório Wireshark ARP/ICMP 1

Laboratório Wireshark ARP/ICMP 1 Laboratório Wireshark ARP/ICMP 1 Neste laboratório, vamos explorar aspectos do protocolo ICMP e do ARP: As mensagens ICMP geradas pelo programa Ping; As mensagens ICMP geradas pelo programa traceroute;

Leia mais

Bem-vindo ao tópico sobre importação de dados do cadastro do item utilizando o Data Transfer Workbench.

Bem-vindo ao tópico sobre importação de dados do cadastro do item utilizando o Data Transfer Workbench. Bem-vindo ao tópico sobre importação de dados do cadastro do item utilizando o Data Transfer Workbench. 1 Nesse curso, você verá como importar dados do cadastro do item, incluindo preços nas listas de

Leia mais

Bem-vindo ao tópico sobre conceitos de determinação de preços.

Bem-vindo ao tópico sobre conceitos de determinação de preços. Bem-vindo ao tópico sobre conceitos de determinação de preços. Neste tópico, explicaremos como a determinação de preços é administrada no SAP Business One. Examinaremos tipos de preço que podem ser configurados

Leia mais

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Use o para alterar as configurações da impressora que afetam os trabalhos enviados à impressora por uma porta serial (Serial Padrão ou Opção Serial ). Selecione um item de menu para obter mais detalhes:

Leia mais

CONFIGURAÇÃO PARA ACESSO AOS E-MAILS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS

CONFIGURAÇÃO PARA ACESSO AOS E-MAILS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS CONFIGURAÇÃO PARA ACESSO AOS E-MAILS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS SUMÁRIO CONFIGURANDO ACESSO AOS E-MAILS EM UM DISPOSITIVO MÓVEL... 3 ADICIONAR UMA CONTA DE E-MAIL NO ANDROID... 4 ADICIONAR UMA CONTA DE E-MAIL

Leia mais

ANEXO: Como conectar a rede

ANEXO: Como conectar a rede ANEXO: Como conectar a rede A. Como ajustar o endereço IP do DVR e abrir a porta TCP do roteador? É necessário configurar redirecionamento da porta para permitir o acesso do DVR através do roteador. 1.

Leia mais

COLOR LASERJET ENTERPRISE CM4540 SÉRIE MFP. Guia de instalação do software

COLOR LASERJET ENTERPRISE CM4540 SÉRIE MFP. Guia de instalação do software COLOR LASERJET ENTERPRISE CM4540 SÉRIE MFP Guia de instalação do software HP Color LaserJet Enterprise CM4540 série MFP Guia de instalação do software Direitos autorais e licença 2010 Copyright Hewlett-Packard

Leia mais

Proporcionar a modelagem de sistemas utilizando todos os conceitos da orientação a objeto;

Proporcionar a modelagem de sistemas utilizando todos os conceitos da orientação a objeto; Módulo 7 UML Na disciplina de Estrutura de Sistemas de Informação, fizemos uma rápida passagem sobre a UML onde falamos da sua importância na modelagem dos sistemas de informação. Neste capítulo, nos aprofundaremos

Leia mais

Painel Gráfico No-Break Conception Multi Ativo Innovation

Painel Gráfico No-Break Conception Multi Ativo Innovation Painel Gráfico No-Break Conception Multi Ativo Innovation Rev. 01 CM COMANDOS LINEARES - 1/16 - Índice Painel Gráfico - Status e comandos. 3 Medições 9 Configurações do Painel 10 Alarme Remoto Mensagens

Leia mais

Exemplo de Configuração de Ponto de Acesso como Ponte de Grupo de Trabalho

Exemplo de Configuração de Ponto de Acesso como Ponte de Grupo de Trabalho Exemplo de Configuração de Ponto de Acesso como Ponte de Grupo de Trabalho Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Informações de Apoio Configuração Diagrama de Rede

Leia mais

Introdução ao roteamento

Introdução ao roteamento Introdução ao roteamento Licença de uso do material Esta apresentação está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição Não a Obras Derivadas (by-nd) http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/legalcode

Leia mais

Entendendo o Roteamento Baseado em Política

Entendendo o Roteamento Baseado em Política Entendendo o Roteamento Baseado em Política Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Usados Convenções Configurações Diagrama de Rede Configuração para Firewall Introdução O Roteamento Baseado

Leia mais

Lojamundi Tecnologia Sem Limites www.lojamundi.com. br

Lojamundi Tecnologia Sem Limites www.lojamundi.com. br Compre sua Câmera IP HD 1080p na Lojamundi e instale você mesmo a partir deste tutorial Modelos LIRDNS200(Teto) e LBN24(Externa) Vamos mostrar como é fácil fazer a instalação de câmeras IP e tudo de maneira

Leia mais

Configurando IPSec Router para Router com Sobrecarga NAT e Cisco Secure VPN Client

Configurando IPSec Router para Router com Sobrecarga NAT e Cisco Secure VPN Client Configurando IPSec Router para Router com Sobrecarga NAT e Cisco Secure VPN Client Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Usados Convenções Configurar Diagrama de Rede Configurações Verificação

Leia mais

Arquitetura TCP/IP. Apresentado por: Ricardo Quintão

Arquitetura TCP/IP. Apresentado por: Ricardo Quintão Arquitetura TCP/IP Apresentado por: Ricardo Quintão Roteiro Conexões Inter-redes Serviço Universal Rede Virtual (inter-rede ou internet) Protocolos para ligação inter-redes (TCP/IP) Divisão em camadas

Leia mais

Credenciamento. e manual de instalação Magento. Credenciamento. Configurações

Credenciamento. e manual de instalação Magento. Credenciamento. Configurações Credenciamento Configurações Para realizar o cadastro e criar sua conta vendedor no Clickpag Rede, acesse https://www.userede.com.br/clickpag/paginas/cadastro/index.html Durante o credenciamento, será

Leia mais

Buffer Trabalhos MAC Binary PS Buffer de Rede Configuração de Rede <x> Modo NPA Comutação p/ PCL Configuração p/ PS

Buffer Trabalhos MAC Binary PS Buffer de Rede Configuração de Rede <x> Modo NPA Comutação p/ PCL Configuração p/ PS Use o para alterar as configurações da impressora que afetam os trabalhos enviados à impressora por uma porta de rede (Rede Padrão ou Opção Rede ). Selecione um item de menu para obter mais detalhes:

Leia mais

Conexão de BRI com PRI usando dados sobre voz

Conexão de BRI com PRI usando dados sobre voz Conexão de BRI com PRI usando dados sobre voz Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Convenções Informações de Apoio Configurar Diagrama de Rede Configurações Verificar Troubleshooting Comandos para

Leia mais

Conexão de um Terminal à Porta de Console dos Switches Catalyst

Conexão de um Terminal à Porta de Console dos Switches Catalyst Conexão de um Terminal à Porta de Console dos Switches Catalyst Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Conectar um Terminal aos Catalyst 1900/2820, 2900/3500XL, 2940,

Leia mais

Atualização de Software Guia do Usuário

Atualização de Software Guia do Usuário Atualização de Software Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste

Leia mais

Configuração Básica de Roteadores com o SDM

Configuração Básica de Roteadores com o SDM Configuração Básica de Roteadores com o SDM Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configuração Diagrama de Rede Configuração das Interfaces Configuração do NAT Configuração

Leia mais

Configurando ACLs de IP mais utilizados

Configurando ACLs de IP mais utilizados Configurando ACLs de IP mais utilizados Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Exemplos de configuração Permitir que um host selecionado acesse a rede Recusar que

Leia mais

Manual do Usuário. Quiz Online

Manual do Usuário. Quiz Online Manual do Usuário Quiz Online Versão 1.0.1 Copyright 2013 BroadNeeds Rev. 2014-06-20 Página 1 de 17 1 - INTRODUÇÃO... 3 1.1 REQUISITOS... 3 2 - CRIANDO O QUIZ ATRAVÉS DA PLATAFORMA NUCLEOMEDIA... 4 2.1

Leia mais

What Do EIGRP "Not On Common Subnet" Messages Mean?

What Do EIGRP Not On Common Subnet Messages Mean? What Do EIGRP "Not On Common Subnet" Messages Mean? Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configurar Diagrama de Rede Configurações Verificar Troubleshooting Não

Leia mais

Compreendendo e configurando o comando ip unnumbered

Compreendendo e configurando o comando ip unnumbered Compreendendo e configurando o comando ip unnumbered Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções O que é uma interface sem número? IP e IP sem número Exemplos de configuração

Leia mais

Geração de Nota Fiscal Eletrônica de Serviço (06085)

Geração de Nota Fiscal Eletrônica de Serviço (06085) Geração de Nota Fiscal Eletrônica de Serviço (06085) O objetivo deste pacote é gerar o recibo provisório de serviço (RPS), efetuar o envio para o provedor dos serviços de nota eletrônica de cada município

Leia mais

M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL

M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL Versão 1.1 Sumário Introdução 1 Sobre o Administrador do Portal 1 Categorias de informação 2 Link adicional 3 Lista de arquivos 5 Anexos da licitação 9 Anexos do

Leia mais

GERAÇÃO DE CURVAS DE NÍVEL

GERAÇÃO DE CURVAS DE NÍVEL GUIA PRÁTICO DataGeosis Versão 2.3 GERAÇÃO DE CURVAS DE NÍVEL Paulo Augusto Ferreira Borges Engenheiro Agrimensor Treinamento e Suporte Técnico 1. INTRODUÇÃO O DataGeosis permite o cálculo das curvas de

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste

Leia mais

Atualização do Cartão Nacional de Saúde para o Siscan

Atualização do Cartão Nacional de Saúde para o Siscan Atualização do Cartão Nacional de Saúde para o Siscan Quando um novo exame é requisitado no Siscan é necessário inserir o CNS do paciente para preenchimento dos campos do cadastro. Estes dados estão armazenados

Leia mais

Função de balanceamento de carga IO NAT com roteamento de extremidade aperfeiçoado para duas conexões com o Internet

Função de balanceamento de carga IO NAT com roteamento de extremidade aperfeiçoado para duas conexões com o Internet Função de balanceamento de carga IO NAT com roteamento de extremidade aperfeiçoado para duas conexões com o Internet Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configurar

Leia mais

Guia do Usuário Gestor Web TIM

Guia do Usuário Gestor Web TIM Gestor Web TIM Página 1 de 15 ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO 3 2 FUNCIONALIDADES 4 2.1 Login 4 Gestor Web TIM 2.2 Número Abreviado 6 2.3 Conta Pré-Paga 6 2.4 Chamadas Originadas 8 2.5 Siga-me 9 2.6 Limite de Créditos

Leia mais