O que devo exigir do meu contabilista? O que devo analisar no Balancete, Balanço e Demonstração de Resultados? Devo renunciar à isenção do IVA?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O que devo exigir do meu contabilista? O que devo analisar no Balancete, Balanço e Demonstração de Resultados? Devo renunciar à isenção do IVA?"

Transcrição

1 18 de junho de 2014

2 O que devo exigir do meu contabilista? O que devo analisar no Balancete, Balanço e Demonstração de Resultados? Devo renunciar à isenção do IVA? IVA como gasto ou crédito fiscal? Afinal devo ou não ter uma viatura ligeira de passageiros na minha clínica dentária? A minha clínica está no regime de transparência fiscal? O ticket vantagens para compensar os colaboradores? Nova taxa do IRC benefício fiscal máximo 2

3 O que devo exigir do meu contabilista? De instrumento meramente financeiro a ferramenta de gestão Reunião inicial antes do TOC assumir funções; Promover uma relação de confiança e troca de informação; Fonte de informação segura e oportuna para efeitos de gestão; Sinais de alerta e mecanismos de prevenção; Que passe de Guarda Livros para Controller de Gestão ; Ajudar os gestores a implementar a estratégia empresarial.

4 O que devo exigir do meu contabilista? O que devo analisar no Balancete, Balanço e Demonstração de Resultados? Devo renunciar à isenção do IVA? IVA como gasto ou crédito fiscal? Afinal devo ou não ter uma viatura ligeira de passageiros na minha clínica dentária? A minha clínica está no regime de transparência fiscal? O ticket vantagens para compensar os colaboradores? Nova taxa do IRC benefício fiscal máximo 4

5 O que devo analisar no Balancete, Balanço e Demonstração de Resultados? A verdade Não se gere o que não se mede... Não se mede o que não se define... Não se define o que não se conhece... Não há sucesso no que não se gere. W. Edwards Deming

6 O que devo analisar no Balancete, Balanço e Demonstração de Resultados? Os principais documentos contabilísticos Balancete Um instrumento financeiro que deve analisar com periodicidade (pelo menos trimestral); Permite estabelecer um resumo básico de um estado financeiro; Permite confirmar que a contabilidade da empresa está ou não bem organizada; A sua análise, de forma regular, permite identificar erros de forma atempada. Demonstração Resultados Balanço

7 O que devo analisar no Balancete, Balanço e Demonstração de Resultados? Balancete 1.º S Ano x Chamadas contas do Balanço DICAS DE GESTÃO: 1 Contas classe 1 (Disponibilidades) - Criar fundo fixo de caixa; Analisar os extractos bancários; 2 Contas classe 2 (Terceiros) Analisar valores de dívidas de clientes e dívidas a fornecedores e outros credores (análise ao nível de endividamento, risco de liquidez); 3 Contas classe 3 (Inventários) Controlo de stocks mensal. Tem desperdícios? Produtos fora de prazo? Tem de comunicar à contabilidade; 4 Contas classe 4 (Activo Fixo) Todo o investimento que fez na clínica desde o balcão de recepção até ao compressor, cadeiras, autoclave, raio-x ortopantomografo. Faça conferência da permanência, elabora uma mapa de controlo dos bons e número o activo. 5 Contas classe 5 (Capital) Atenção para a problemática da situação da perda de metade do capital (Art.º 35 CSC).

8 O que devo analisar no Balancete, Balanço e Demonstração de Resultados? Balancete 1.º S Ano x Chamadas contas de Resultado DICAS DE GESTÃO: 6 - Contas classe 6 Gastos Conseguimos analisar os gastos que tive até ao período específico. Devemos solicitar ao TOC se os gastos que está a ter implicações fiscais, nomeadamente, e a título de exemplo, despesas de representação ou despesas não documentadas.; 7 Contas classe 7 Rendimentos Conseguimos analisar os rendimentos ao longo do período e comparar com a conta de gastos e com o comportamento do ano anterior. DESTACAMOS: A importância da elaboração de um orçamento anual para que possa analisar os desvios que a actividade operacional da sua clínica está a ter e permite-lhe controlar o resultado e, por consequência, o imposto sobre o rendimento.

9 O que devo analisar no Balancete, Balanço e Demonstração de Resultados? Os principais documentos contabilísticos Balancete Demonstração Resultados Balanço Permite-nos analisar o desempenho da clínica ao longo de um determinado período de tempo; Desempenho esse que se traduz no apuramento do resultado da empresa, ou seja, pela subtração dos gastos aos rendimentos da clínica apuro lucro ou prejuízo; Esse resultado é o ponto de partida para calcular o imposto sobre o rendimento e o ponto de partida para analisarmos se o negócio é sustentável.

10 O que devo analisar no Balancete, Balanço e Demonstração de Resultados? Demonstração de Resultados Ano x COMO INTERPRETAR: Mede o desempenho? O que quer dizer? 1 Resultado Operacional Proveitos da actividade operacional (objecto social) deduzidos dos gastos operacionais Exemplo: Altura de tomar medidas estratégicas. Devemos analisar juntamente com o balanço. Pode ser porque a Clínica já necessita de investir novamente em novos equipamentos. 2 Resultado Líquido do Período Resultado antes dos impostos deduzido do imposto sobre o rendimento (IRC).

11 O que devo analisar no Balancete, Balanço e Demonstração de Resultados? Os principais documentos contabilísticos Balancete Demonstração Resultados Balanço Permite-nos aferir sobre a posição financeira da clínica; Evidencia os recursos que a Clínica tem, desde o equipamento até ao stock de consumíveis e as fontes de financiamento, desde fornecedores, a sócios e instituições bancárias.

12 O que devo analisar no Balancete, Balanço e Demonstração de Resultados? Balanço Ano x COMO INTERPRETAR: Mede a posição financeira? ACTIVO PASSIVO = CAPITAL PRÓPRIO SOLVABILIDADE: Deve-se analisar as necessidades de longo prazo e financiamento de longo prazo (1 e 4) LIQUIDEZ: Deve-se analisar para o que se pode ganhar com o activo corrente e a capacidade de liquidar as obrigações de curto prazo (2 e 5)

13 O que devo exigir do meu contabilista? O que devo analisar no Balancete, Balanço e Demonstração de Resultados? Devo renunciar à isenção do IVA? IVA como gasto ou crédito fiscal? Afinal devo ou não ter uma viatura ligeira de passageiros na minha clínica dentária? A minha clínica está no regime de transparência fiscal? O ticket vantagens para compensar os colaboradores? Nova taxa do IRC benefício fiscal máximo

14 Devo renunciar à isenção do IVA? IVA como gasto ou crédito fiscal? Regime de isenção Como funciona? Na prestação de serviços a sua clínica não cobra IVA ao seu paciente; Mas... Em todas as compras a sua clínica vai suportar o IVA, ou seja, o IVA será sempre um gasto.

15 Devo renunciar à isenção do IVA? IVA como gasto ou crédito fiscal? Regime de isenção Porque a minha clínica está isenta de IVA? As prestações de serviços médicos e no exercício da profissão de médico têm «a honra» de inaugurar, no Código do IVA, o capítulo das isenções, nomeadamente nos números 1 e 2 do artigo 9.º. O sentido da isenção parece evidente: sendo um imposto que é suportado em última análise pelo consumidor final, e sendo a saúde um bem essencial, compreende-se que este tipo de serviço esteja isento.

16 Devo renunciar à isenção do IVA? IVA como gasto ou crédito fiscal? Regime de isenção Nota (Casos Especiais): As prestações de serviços efetuadas por estomatologistas, médicos dentistas e odontologistas, e por protésicos dentários estão isentos de imposto. Se fabricarem próteses que utilizem exclusivamente nos seus pacientes, não há que liquidar IVA. Mas Se os mesmos profissionais venderem a outrem que não os seus pacientes, deverão liquidar IVA à taxa correspondente.

17 Devo renunciar à isenção do IVA? IVA como gasto ou crédito fiscal? Regime de isenção ESTE ASSUNTO NÃO SE ESGOTA AQUI...

18 Devo renunciar à isenção do IVA? IVA como gasto ou crédito fiscal? Regime de isenção

19 Devo renunciar à isenção do IVA? IVA como gasto ou crédito fiscal? Regime de isenção Consequências Na prestação de serviços a sua clínica cobra IVA ao seu paciente e entrega ao Estado (o IVA é à taxa reduzida de 6%); Mas. Em todas as compras que a sua clínica faça o IVA que paga ao seu fornecedor ser-lhe-á devolvido pelo Estado; Ao optar por este regime fica obrigado a permanecer por um período mínimo de 5 anos.

20 Devo renunciar à isenção do IVA? IVA como gasto ou crédito fiscal? Renúncia à isenção Quando poderá fazer sentido? Numa fase de investimentos avultados com períodos de retorno longos, permitir-lhe-á: Ter crédito fiscal e contínuo pois: Aquisições a 23% (maioria); 17% Prestações de Serviços a 6%; Controlar o resultado da sua clínica por via da redução de gastos que numa fase de investimento é mais elevada; Na aquisição de bens à U.E. a sua clínica não tem de pagar o IVA.

21 Devo renunciar à isenção do IVA? IVA como gasto ou crédito fiscal? Renúncia à isenção Quando poderá não fazer sentido? Quando o valor do investimento é baixo e não temos expectativas de investimento contínua a médio e longo prazo.

22 Devo renunciar à isenção do IVA? IVA como gasto ou crédito fiscal? Renúncia à isenção Exemplo: REGIME ISENÇÃO REGIME NORMAL Volume Negócios , ,49 IVA (6%) ,51 RESULTADO OPERACIONAL , ,49 Investimento , ,00 IVA (23%) , ,00 GASTOS , ,00 IVA entregue ao Estado Crédito Fiscal

23 Devo renunciar à isenção do IVA? IVA como gasto ou crédito fiscal? Aquisições de bens no regime de isenção UE SITUAÇÃO As aquisições efectuadas noutros EM que não ultrapassam o limiar dos LOCAL DE TRIBUTAÇÃO No Estado-Membro onde a Clínica adquire o bem CONSEQUÊNCIAS PARA A SUA CLÍNICA Pagar o IVA ao vendedor à taxa aplicável no EM onde está Estabelecido As aquisições efectuadas noutros EM já ultrapassaram o limiar dos ou uma só compra é de valor superior a este limite Em Portugal Registar se para efeitos de aquisições intracomunitárias Comunicar o seu NIF aos fornecedores dos outros EM Proceder à liquidação do IVA, que, neste caso, não pode ser deduzido Proceder ao pagamento do IVA até ao fim do mês seguinte, através de declaração periódica

24 Devo renunciar à isenção do IVA? IVA como gasto ou crédito fiscal? Breve conclusões É muito importante que reflicta bem sobre estas questões pois pode estar a suportar IVA como gasto para a clínica, sendo que se estivesse no regime normal de IVA não estaria, uma vez que em todas as compras poderia deduzir o IVA a favor da clínica; Trata-se de uma decisão com impacto fiscal e com impacto directo no resultado da sua clínica; Compensa muito fazer um estudo sobre esta matéria.

25 O que devo exigir do meu contabilista? O que devo analisar no Balancete, Balanço e Demonstração de Resultados? Devo renunciar à isenção do IVA? IVA como gasto ou crédito fiscal? Afinal devo ou não ter uma viatura ligeira de passageiros na minha clínica dentária? A minha clínica está no regime de transparência fiscal? O ticket vantagens para compensar os colaboradores? Nova taxa do IRC benefício fiscal máximo

26 Afinal devo ou não ter uma viatura ligeira de passageiros ligeira na minha clínica dentária? Agravamento das tributações autónomas reforma IRC 2014 Enquadramento A tributação autónoma de IRC é uma tributação que incide sobre determinados encargos de sujeitos passivos de IRC e devem ser interpretadas como um pagamento independente da existência ou não de matéria colectável; Alguns exemplos: todas as despesas com viaturas ligeiras de passageiros, despesas de representação, despesas não documentadas, ajudas de custo e compensação por quilómetros.

27 Afinal devo ou não ter uma viatura ligeira de passageiros ligeira na minha clínica dentária? Agravamento das tributações autónomas reforma IRC 2014 Exemplo viaturas ligeiras de passageiros: Descrição Depreciação contabilística (DC) 25% x VA Depreciação aceite (DA) 25% x Redução do IRC (depreciação) Valores de aquisição (VA) - Em Euros >= , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,0 Taxa (a) x DA Tributação autónoma Taxa (b) x DC (depreciações praticadas) 1.250, , , , , , , ,0 Agravamento da tributação -406,3 187,5-156,3 531,3 93, ,3 843, ,8 (a) ANO 2014: Considerámos a nova taxa (23%) e uma derrama de 1,5%; (a) ANO 2013: Considerámos a taxa de (25%) e uma derrama de 1,5%; +7,5% +7,5% +15% +15% (b) ANO 2014: Taxa de 27,5% em relação às viaturas cujo custo de aquisição foi de e e de 35% para aquelas cujo custo foi e (presumindo que a empresa apura resultados fiscais positivos); (b) ANO 2013: Consideramos que ano de aquisição foi em 2013, cujo valor máximo para não aumentar a tx de 10% para 20% de TA e para ser aceite a totalidade das depreciações é de Taxa de 10% em relação às viaturas cujo custo de aquisição foi até Taxa de 20% para aquelas cujo custo igual ou superior a (presumindo que a empresa apura resultados fiscais positivos) , ,3

28 Afinal devo ou não ter uma viatura ligeira de passageiros ligeira na minha clínica dentária? POSSÍVEL SOLUÇÃO? SOLUÇÃO DAS AJUDAS DE CUSTO E KMS: Ajudas de Custo Compensação em KMS por utilização de viatura própria 5% ou 15% no máximo NOTAS: KMS: Para não ser tributado em IRS nem em Segurança Social os montantes pagos para os km não podem exceder os 0.36 euros por km. Ajudas de Custo: Para não ser tributado em IRS nem em Segurança Social os montantes pagos não podem exceder os euros por dia.

29 O que devo exigir do meu contabilista? O que devo analisar no Balancete, Balanço e Demonstração de Resultados? Devo renunciar à isenção do IVA? IVA como gasto ou crédito fiscal? Afinal devo ou não ter uma viatura ligeira de passageiros na minha clínica dentária? A minha clínica está no regime de transparência fiscal? O ticket vantagens para compensar os colaboradores? Nova taxa do IRC benefício fiscal máximo

30 A minha clínica está no regime de transparência fiscal? Enquadramento As sociedades de profissionais como a de médicos encontra-se sujeita a um regime especial denominado de transparência fiscal. Neste regime a tributação, em sede de imposto sobre o rendimento, não recai sobre a sociedade, mas sim na esfera do sócio; O lucro da sociedade é imputado aos sócios para efeitos de tributação em IRS.

31 A minha clínica está no regime de transparência fiscal? Tributação sobre o rendimento em IRC e em IRS TAXA IRC TAXA IRS Rendimentos Taxa Rendimentos Taxa % Até ,50% > % > a ,50% > a % > a % > %

32 A minha clínica está no regime de transparência fiscal? Sociedades de profissionais Transparência fiscal requisitos cumulativos: Actividade não médica cujo volume de negócios seja <25% Nº sócios <=5 Sócios médicos dentistas com capital social >=75%

33 A minha clínica está no regime de transparência fiscal? Sociedades de profissionais MD 1 MD 2 NÃO MD 45% 45% 10% Sociedade X Objecto social: Serviços de Medicina Dentária Actividade não médica cujo volume de negócios seja <25% Nº sócios <=5 Sócios médicos dentistas com capital social >=75% A sociedade X é transparente? Sim.

34 A minha clínica está no regime de transparência fiscal? Sociedades de profissionais MD 1 MD 2 NÃO MD 45% 45% 10% Sociedade X Objecto social: Serviços de Medicina Dentária e Venda de Produtos Actividade não médica cujo volume de negócios seja <25% Nº sócios <=5 Sócios médicos dentistas com capital social >=75% A sociedade X é transparente? Sim. Rendimentos 2014 Serv. médicos Vendas (20%)

35 A minha clínica está no regime de transparência fiscal? Sociedades de profissionais MD 1 MD 2 NÃO MD 30% 30% 40% Sociedade X Objecto social: Serviços de Medicina Dentária Actividade não médica cujo volume de negócios seja <25% Nº sócios <=5 Sócios médicos dentistas com capital social >=75% A sociedade X é transparente? Não.

36 A minha clínica está no regime de transparência fiscal? Sociedades de profissionais D 1 MD 2 MD NÃO NÃO MD NÃO MD NÃO MD 48% 48% 1% 1% 1% 1% Actividade não médica cujo volume de negócios seja <25% Nº sócios <=5 Sócios médicos dentistas com capital social >=75% Sociedade X Objecto social: serviços de medicina dentária A sociedade X é transparente? Não.

37 A minha clínica está no regime de transparência fiscal? Vantagens Limitação das responsabilidades dos sócios; Desenvolvimento de economias de escala, por via da partilha do conhecimento e pela possibilidade de desenvolvimento de um mercado mais alargado.

38 A minha clínica está no regime de transparência fiscal? Desvantagens Independentemente de existir ou não distribuição de lucros, a obrigação do pagamento do imposto ocorre na esfera dos respetivos sócios; Tributação com base num resultado que o sócio pode nunca vir a receber, pela não distribuição dos resultados; Este mecanismo de imputação, atendendo à taxa progressiva de tributação em IRS, pode levar à aplicação de uma taxa de imposto bastante superior à que teria de ser suportada, caso o sócio fosse sujeito a tributação à taxa liberatória na distribuição dos resultados (ano 2014: 28%).

39 A minha clínica está no regime de transparência fiscal? Breves conclusões Diversas são as vantagens e desvantagens que se podem apontar à transparência fiscal, sendo claro que a decisão de constituir uma sociedade de profissionais poderá depender da tributação média dos sócios, em sede de IRS, bem como do destino que se pretende dar aos lucros da sociedade; Chamamos a atenção para as alterações societárias que podem fazer para evitar estar no regime de transparência fiscal e que podem trazer mais desvantagens que vantagens.

40 O que devo exigir do meu contabilista? O que devo analisar no Balancete, Balanço e Demonstração de Resultados? Devo renunciar à isenção do IVA? IVA como gasto ou crédito fiscal? Afinal devo ou não ter uma viatura ligeira de passageiros na minha clínica dentária? A minha clínica está no regime de transparência fiscal? O ticket vantagens para compensar os colaboradores? Nova taxa do IRC benefício fiscal máximo

41 O ticket vantagens para compensar os colaboradores? Enquadramento Face ao actual contexto económico, foram criados incentivos de estimulação aos colaboradores, entre os quais o ticket. Este produto adota vários tipos, ou áreas de atuação:

42 O ticket vantagens para compensar os colaboradores? Ticket Refeição Para a empresa: Não sujeição a Taxa Social Única (23,75%) Para os trabalhadores: Não sujeição a Taxa Social Única (11%) Não sujeição a IRS na esfera da Categoria A

43 O ticket vantagens para compensar os colaboradores? Ticket Ensino Para a empresa: Não sujeição a Taxa Social Única (23,75%) Para os trabalhadores: Não sujeição a Taxa Social Única (11%) Não sujeição a IRS na esfera da Categoria A

44 O ticket vantagens para compensar os colaboradores? Ticket Infância Para a empresa: Não sujeição a Taxa Social Única (23,75%) Dedutível em IRC em 140% (gasto + majoração de 40%) Para os trabalhadores: Não sujeição a Taxa Social Única (11%) Não sujeição a IRS na esfera da Categoria A

45 O ticket vantagens para compensar os colaboradores? Ticket Saúde Para a empresa: Não sujeição a Taxa Social Única (23,75%) Para os trabalhadores: Não sujeição a Taxa Social Única (11%) Não sujeição a IRS na esfera da Categoria A

46 O ticket vantagens para compensar os colaboradores? Ticket Refeição Exemplo Limites diários à isenção de tributação do Subsídio de Refeição 2014 Valor limite não tributado (em numerário) 4,27 Valor limite não tributado (em vale refeição) 6,83 Variação isenção diária 2,56 Isenção anual (base cálculo): 2,56 x 22 dias x 11 meses = 619,52 Refeição Benefício Anual para a Empresa (por Colaborador): Com o pagamento do subsídio através do Ticket Refeição, as empresas não suportam encargos até ao limite diário de 6,83, situação que, para Empresas que pagam subsídio de refeição de valor igual ou superior a este montante, representa um benefício anual de 147,14 por Colaborador. 619,52 x Taxa Social Única (23,75%) = 147,14 Benefício Anual para os Colaboradores: Para os Colaboradores a base de cálculo é a mesma e o benefício incide sobre a taxa de 11% para a segurança social e a respetiva taxa de IRS onde esteja enquadrado, representando um aumento no rendimento líquido anual. Exemplo para um Colaborador pressupondo um subsídio de refeição de valor igual ou superior a 6,83, com uma taxa IRS final de 30%: 619,52 x [Taxa Social Única (11%) + IRS (30%)] = 254,00

47 O ticket vantagens para compensar os colaboradores? Ticket Refeição Exemplo O Ticket Restaurant permite efectuar, com toda a comodidade, o pagamento do subsídio de refeição aos seus colaboradores e ainda se traduz numa excelente poupança fiscal para a sua Empresa e para os seus Colaboradores. Limites diários à isenção de tributação do Subsídio de Refeição 2014 Valor limite não tributado (em numerário) 4,27 Valor limite não tributado (em vale refeição) 6,83 Variação isenção diária 2,56 Isenção anual (base cálculo): 2,56 x 22 dias x 11 meses = 619,52

48 O que devo exigir do meu contabilista? O que devo analisar no Balancete, Balanço e Demonstração de Resultados? Devo renunciar à isenção do IVA? IVA como gasto ou crédito fiscal? Afinal devo ou não ter uma viatura ligeira de passageiros na minha clínica dentária? A minha clínica está no regime de transparência fiscal? O ticket vantagens para compensar os colaboradores? Nova taxa do IRC benefício fiscal máximo

49 Nova taxa do IRC benefício fiscal máximo Art. 87º - taxas É reduzida a taxa do IRC de 25% para 23%; Adicionalmente, é introduzida uma taxa reduzida de IRC de 17% aplicável aos primeiros de matéria colectável, para os sujeitos passivos que exerçam, directamente e a título principal, uma actividade económica de natureza agrícola, comercial ou industrial, que sejam qualificados como pequena ou média empresa, nos termos previstos no anexo ao Decreto-Lei n.º 372/2007, de 6 de Novembro.

50 Nova taxa do IRC benefício fiscal máximo Taxas Benefício máximo das entidades que aproveitem esta taxa reduzida: x (23%-17%) = 900

51 ASSUNTO SECUNDÁRIO Como gestor, você é pago para estar desconfortável. Se você está confortável, é um sinal seguro de que está fazendo as coisas erradas. Peter Drucker

52 Obrigada!

AUMENTE A POUPANÇA E RENTABILIDADE NO SEU CONTRATO DE RENTING

AUMENTE A POUPANÇA E RENTABILIDADE NO SEU CONTRATO DE RENTING AUMENTE A POUPANÇA E RENTABILIDADE NO SEU CONTRATO DE RENTING 7 dicas para otimizar o Aluguer Operacional de Veículos www.gestao-frotas.com AUMENTE A POUPANÇA E RENTABILIDADE NO SEU CONTRATO DE RENTING

Leia mais

CONTALIVRE CONTABILIDADE, AUDITORIA E GESTÃO DE EMPRESAS,LDA CIRCULAR Nº 1/2014 IRS

CONTALIVRE CONTABILIDADE, AUDITORIA E GESTÃO DE EMPRESAS,LDA CIRCULAR Nº 1/2014 IRS CIRCULAR Nº 1/2014 Com a aprovação do orçamento do estado para o ano de 2014 publicado pela lei nº 83-C/2013 de 31/12, o governo introduziu várias alterações legislativas significativas em matérias fiscais

Leia mais

Regime de contabilidade de caixa em sede de IVA

Regime de contabilidade de caixa em sede de IVA Nuno Albuquerque Regime de contabilidade de caixa em sede de IVA VERBO jurídico TAX NEWS Junho 2013 O Novo Regime de IVA de caixa O DL n.º 71/2013, de 30 de Maio, aprovou, com efeitos a partir de 1.10.13,

Leia mais

Aspectos fiscais e parafiscais associados às remunerações dos órgãos societários. Rosa Freitas Soares Janeiro 2011

Aspectos fiscais e parafiscais associados às remunerações dos órgãos societários. Rosa Freitas Soares Janeiro 2011 Aspectos fiscais e parafiscais associados às remunerações dos órgãos societários Rosa Freitas Soares Janeiro 2011 Índice 1. Tratamento fiscal das remunerações dos órgãos societários em sede de IRS/IRC

Leia mais

Enquadramento Fiscal dos Advogados em. sede de IRS, IVA e segurança social

Enquadramento Fiscal dos Advogados em. sede de IRS, IVA e segurança social Enquadramento Fiscal dos Advogados em sede de IRS, IVA e segurança social Fiscalidade IVA / IRS / Segurança social Março 2015 1 IAE -Instituto dos Advogados de Empresa da Ordem dos Advogados 1 Formas de

Leia mais

Fundo de Investimento Imobiliário Aberto. ES LOGISTICA (CMVM nº 1024)

Fundo de Investimento Imobiliário Aberto. ES LOGISTICA (CMVM nº 1024) Relatório de Gestão ES LOGISTICA Fundo de Investimento Imobiliário Aberto Fundo de Investimento Imobiliário Aberto ES LOGISTICA (CMVM nº 1024) Relatório de Gestão Dezembro de 2008 ESAF Fundos de Investimento

Leia mais

CFEI. Crédito Fiscal Extraordinário ao Investimento

CFEI. Crédito Fiscal Extraordinário ao Investimento CFEI Crédito Fiscal Extraordinário ao Investimento A Lei n.º 49/2013, de 16 de julho, criou um incentivo fiscal ao investimento designado por CFEI Crédito Fiscal Extraordinário ao Investimento. O presente

Leia mais

As alterações do OE 2015 e da Lei 82-E/2014 com impacto nas relações laborais

As alterações do OE 2015 e da Lei 82-E/2014 com impacto nas relações laborais COELHO RIBEIRO E ASSOCIADOS SOCIEDADE CIVIL DE ADVOGADOS As alterações do OE 2015 e da Lei 82-E/2014 com impacto nas relações laborais CRA Coelho Ribeiro e Associados, SCARL Portugal Janeiro 2015 No passado

Leia mais

Como posso controlar o meu negócio? Como avaliar os principais rácios económico-financeiros? A análise do break-even point Como devo analisar os

Como posso controlar o meu negócio? Como avaliar os principais rácios económico-financeiros? A análise do break-even point Como devo analisar os 30 de Junho de 2015 Como posso controlar o meu negócio? Como avaliar os principais rácios económico-financeiros? A análise do break-even point Como devo analisar os gastos da minha Clínica? 5 dicas para

Leia mais

Nota informativa. Novo Regime Fiscal dos Organismos de Investimento Colectivo. Decreto-Lei n.º 7/2015, de 13 de Janeiro

Nota informativa. Novo Regime Fiscal dos Organismos de Investimento Colectivo. Decreto-Lei n.º 7/2015, de 13 de Janeiro Nota informativa Novo Regime Fiscal dos Organismos de Investimento Colectivo Decreto-Lei n.º 7/2015, de 13 de Janeiro Novo Regime Fiscal dos Organismos de Investimento Colectivo Decreto-Lei n.º 7/2015,

Leia mais

Enquadramento Fiscal

Enquadramento Fiscal Organizações Sem Fins Lucrativos Enquadramento Fiscal Ponte da Barca, 14 de Maio de 2013 Organizações Sem Fins Lucrativos Os principais tipos de entidades sem fins lucrativos em Portugal são as associações,

Leia mais

DISSOLUÇÃO E LIQUIDAÇÃO DE SOCIEDADES

DISSOLUÇÃO E LIQUIDAÇÃO DE SOCIEDADES DISSOLUÇÃO E LIQUIDAÇÃO DE SOCIEDADES Perspectiva Contabilística e Fiscal Fases DISSOLUÇÃO LIQUIDAÇÃO PARTILHA Formalidades da Dissolução A dissolução deve obedecer a uma das seguintes formas: Por escritura

Leia mais

ORÇAMENTO DE ESTADO PARA 2015 FISCALIDADE VERDE

ORÇAMENTO DE ESTADO PARA 2015 FISCALIDADE VERDE CLICK TO EDIT MASTER TITLE STYLE 1 Óscar Veloso Janeiro 2015 2 ORÇAMENTO DE ESTADO PARA 2015 FISCALIDADE VERDE 1 3 Ao nível do IRS, mantém-se a sobretaxa do IRS em 3,5%. No entanto é criado no entanto

Leia mais

Secção II 1* Fundos e sociedades de investimento imobiliário para arrendamento habitacional

Secção II 1* Fundos e sociedades de investimento imobiliário para arrendamento habitacional Secção II 1* Fundos e sociedades de investimento imobiliário para arrendamento habitacional Artigo 102.º Objecto É aprovado o regime especial aplicável aos fundos de investimento imobiliário para arrendamento

Leia mais

Decreto-Lei n.º 219/2001, de 4 de Agosto *

Decreto-Lei n.º 219/2001, de 4 de Agosto * Decreto-Lei n.º 219/2001, de 4 de Agosto * CAPÍTULO I Âmbito de aplicação Artigo 1.º Âmbito O presente decreto-lei estabelece o regime fiscal das operações de titularização de créditos efectuadas no âmbito

Leia mais

Impostos Diferidos e o SNC

Impostos Diferidos e o SNC Impostos Diferidos e o SNC Na vigência do anterior Plano Oficial de Contabilidade (POC) a Directriz Contabilistica (DC) nº 28, da Comissão de Normalização Contabilística (CNC) veio, em tempo, estabelecer

Leia mais

SEMINÁRIO CROWE HORWATH ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2011 (IRC) 2011 Crowe Horwath International

SEMINÁRIO CROWE HORWATH ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2011 (IRC) 2011 Crowe Horwath International SEMINÁRIO CROWE HORWATH ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2011 (IRC) 1 IRC 2 Eliminação da Dupla Tributação Económica dos Lucros Distribuídos Na sociedade detentora Eliminação da Dupla Tributação nos Lucros auferidos

Leia mais

Fiscalidade no Sector da Construção

Fiscalidade no Sector da Construção Fiscalidade no Sector da Construção Conferência AICCOPN Os Fundos de Investimento Imobiliário para Arrendamento Habitacional Lisboa, 26 de Março de 2009 Paulo Alexandre de Sousa Director de Financiamento

Leia mais

REGIME FISCAL DOS RENDIMENTOS OBTIDOS PELOS ÁRBITROS

REGIME FISCAL DOS RENDIMENTOS OBTIDOS PELOS ÁRBITROS REGIME FISCAL DOS RENDIMENTOS OBTIDOS PELOS ÁRBITROS 1. Qual é a natureza das importâncias atribuídas aos árbitros pela Federação Portuguesa de Futebol? As importâncias em causa são consideradas rendimentos

Leia mais

CALENDÁRIO FISCAL 2015

CALENDÁRIO FISCAL 2015 CALENDÁRIO FISCAL 2015 QUADRITÓPICO & BAKER TILLY Obrigações mensais Q U A D R I T Ó P I C O P u b l i c a ç õ e s e D i s t r i b u i ç ã o i n f o @ q u a d r i t o p i c o. p t B A K E R T I L L Y i

Leia mais

Comentários da AIP-CCI ao Anteprojeto da Reforma do IRS

Comentários da AIP-CCI ao Anteprojeto da Reforma do IRS Comentários da AIP-CCI ao Anteprojeto da Reforma do IRS Globalmente, a Associação Industrial Portuguesa Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI) considera positivo o Anteprojeto de Reforma do IRS efetuado

Leia mais

Contabilidade Financeira II 2008/09

Contabilidade Financeira II 2008/09 Contabilidade Financeira II 2008/09 Impostos Estado e Outros Entes Públicos Impostos: IRC - Imposto sobre o rendimento IRS - Retenção de impostos sobre rendimentos (já vimos) IVA - Imposto sobre o valor

Leia mais

Facturação (Questões a Abordar)

Facturação (Questões a Abordar) 1 ção (Questões a Abordar) 1. Emissão de facturas Normas fiscais aplicáveis Quem está obrigado; Quais os tipos de documentos a emitir; Elementos obrigatórios dos documentos; Quais as formas de emissão

Leia mais

Portaria nº 913-I/2003, de 30 de Agosto

Portaria nº 913-I/2003, de 30 de Agosto Portaria n.º 913-I/2003 de 30 de Agosto * Na sequência do Decreto-Lei n.º 183/2003, de 19 de Agosto, que alterou o Estatuto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), aprovado pelo Decreto-Lei

Leia mais

IMPOSTOS SOBRE O RENDIMENTO

IMPOSTOS SOBRE O RENDIMENTO hhh IMPOSTOS SOBRE O RENDIMENTO Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) O Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) é aplicável quer ao rendimento obtido por entidades residentes

Leia mais

7. A Soc. Z efectuou, pela 1ª vez, ajustamentos em dívidas a receber ( Provisões para créditos de cobrança duvidosa), conforme quadro abaixo:

7. A Soc. Z efectuou, pela 1ª vez, ajustamentos em dívidas a receber ( Provisões para créditos de cobrança duvidosa), conforme quadro abaixo: Considere os seguintes limites fixados para os funcionários públicos (P 30-A/2008): Subsídio de Refeição (4,11 ); Transporte em automóvel próprio ( 0,39 por quilómetro). O SP A está sujeito à seguinte

Leia mais

Regime geral dos trabalhadores por conta de outrem

Regime geral dos trabalhadores por conta de outrem Gastos e operações com o pessoal Os recursos humanos implicam gastos: Remunerações fixas e/ou variáveis recebidas pelos trabalhadores vinculados à empresa por contrato individual de trabalho; Remunerações

Leia mais

II Congresso de Direito Fiscal

II Congresso de Direito Fiscal II Congresso de Direito Fiscal João de Sousa Lisboa, 11 de Outubro de 2011 Tópicos Definições de PME s; Factores fiscais discriminatórios para as PME s; Factores fiscais favoráveis às PME s; Comentários

Leia mais

REAL PPR SEGURO MAIS Informações Pré-Contratuais

REAL PPR SEGURO MAIS Informações Pré-Contratuais TIPO DE CLIENTE Particulares, Profissionais Liberais e Empresas. SEGMENTO-ALVO Este produto destina-se a Clientes com perfil de risco conservador, que privilegiam a preservação do capital investido e a

Leia mais

Políticas de Financiamento do Sistema Desportivo

Políticas de Financiamento do Sistema Desportivo Políticas de Financiamento do Sistema Desportivo Setúbal, 28 de Introdução No âmbito das relações com o sistema desportivo, a partilha de competências entre o Estado e o movimento associativo deverá sempre

Leia mais

RELATÓRIO & CONTAS Liquidação

RELATÓRIO & CONTAS Liquidação Fundo Especial de Investimento Aberto CAIXA FUNDO RENDIMENTO FIXO IV (em liquidação) RELATÓRIO & CONTAS Liquidação RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS RELATÓRIO DO AUDITOR EXTERNO CAIXAGEST Técnicas

Leia mais

Contabilidade Financeira I

Contabilidade Financeira I Contabilidade Financeira I O sistema de informação contabilística Ponto da situação Visão global dos principais produtos ( outputs ) da contabilidade como sistema de informação: Balanço, Demonstração de

Leia mais

OS BENEFÍCIOS DO RENTING NAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO.

OS BENEFÍCIOS DO RENTING NAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO. OS BENEFÍCIOS DO RENTING NAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO. ÍNDICE INTRODUÇÃO OS BENEFÍCIOS DO RENTING VANTAGENS FISCAIS O RENTING REDUZ CUSTOS PERMITE MANTER A LIQUIDEZ E AS LINHAS DE CRÉDITO INTACTAS FINANCIAMENTO

Leia mais

INFORMAÇÃO TÉCNICA N.º 22/2013. Regime de caixa de IVA (DL 71/2013, 30.05)

INFORMAÇÃO TÉCNICA N.º 22/2013. Regime de caixa de IVA (DL 71/2013, 30.05) INFORMAÇÃO TÉCNICA N.º 22/2013 Regime de caixa de IVA (DL 71/2013, 30.05) Índice 1.Âmbito... 1 2.Opção pelo regime - permanência e saída por opção do mesmo... 1 2.1.Opção pelo regime em 2013... 1 2.2.

Leia mais

Programa de Estabilidade e Programa Nacional de Reformas. Algumas Medidas de Política Orçamental

Programa de Estabilidade e Programa Nacional de Reformas. Algumas Medidas de Política Orçamental Programa de Estabilidade e Programa Nacional de Reformas Algumas Medidas de Política Orçamental CENÁRIO O ano de 2015 marca um novo ciclo de crescimento económico para Portugal e a Europa. Ante tal cenário,

Leia mais

NEWS TCC SROC Julho 2014

NEWS TCC SROC Julho 2014 Novidades Portal das Finanças - Certificação de Software Foi divulgado pelo despacho n.º 247/2014 de 30 Junho de 2014, a prorrogação para 1 de outubro de 2014 a obrigação de certificação de software de

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO. Acção de Formação Fiscalidade

DOCUMENTAÇÃO. Acção de Formação Fiscalidade DOCUMENTAÇÃO Acção de Formação Fiscalidade Painel Fiscalidade ENQUADRAMENTO FISCAL IRS IVA EBF IRC INCIDÊNCIA BASE DO IMPOSTO RENDIMENTOS ISENTOS DETERMINAÇÃO DA MATÉRIA COLECTÁVEL DETERMINAÇÃO DO RENDIMENTO

Leia mais

1. O Fluxo de Caixa para á Análise Financeira

1. O Fluxo de Caixa para á Análise Financeira ANÁLISE DE FLUXOS A DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA ESTGV-IPV Mestrado em Finanças Empresariais 1. O Fluxo de Caixa para á Análise Financeira A análise baseada nos fluxos visa ultrapassar algumas das limitações

Leia mais

n.º 1 A taxa de 23% passou para 21% Mantêm-se sem alteração as restantes taxas

n.º 1 A taxa de 23% passou para 21% Mantêm-se sem alteração as restantes taxas Lei n.º 82-B/2014, de 31 de dezembro (OE 2015) CIRC Artigo 87.º - Taxas n.º 1 A taxa de 23% passou para 21% Mantêm-se sem alteração as restantes taxas Artigo 6.º - Sociedades de Profissionais n.º 4, alínea

Leia mais

Incentivos à contratação 2013

Incentivos à contratação 2013 Incentivos à contratação 2013 Conheça os principais apoios à contratação em vigor em 2013 Os incentivos de que as empresas podem usufruir quando contratam novos trabalhadores podem consistir em apoios

Leia mais

Ficha de Informação Normalizada para Depósitos Depósitos à Ordem

Ficha de Informação Normalizada para Depósitos Depósitos à Ordem Designação Condições de Acesso Modalidade Meios de Movimentação Conta Completa Clientes Particulares, maiores de 18 anos, que sejam trabalhadores por conta de outrem e que aceitem domiciliar ou transferir,

Leia mais

Guia de Abertura de um Café em Portugal Zeta Advisors

Guia de Abertura de um Café em Portugal Zeta Advisors Guia de Abertura de um Café em Portugal Zeta Advisors 1 The way to get started is to quit talking and begin doing. Walt Disney Company ÍNDICE 1. Introdução... 3 2. Licenciamento e Legislação... 3 3. Nível

Leia mais

Santander Totta. Santander Totta. Especializado no Negócio de PME

Santander Totta. Santander Totta. Especializado no Negócio de PME Santander Totta Santander Totta Especializado no Negócio de PME O Banco Santander Totta está integrado num dos maiores Grupos Financeiros a nível Mundial. Distingue-se pela sua capacidade de oferecer as

Leia mais

Grupo Parlamentar. Projecto de Lei n.º 200XI/1ª. Isenção de obrigações contabilísticas gerais por parte das Microentidades

Grupo Parlamentar. Projecto de Lei n.º 200XI/1ª. Isenção de obrigações contabilísticas gerais por parte das Microentidades Grupo Parlamentar Projecto de Lei n.º 200XI/1ª Isenção de obrigações contabilísticas gerais por parte das Microentidades Exposição de Motivos Portugal tem necessidade de prosseguir uma política de simplificação

Leia mais

SPMS, E.P.E. Índice. 1. Enquadramento... 2 2. Orçamento de Exploração... 5 3. Orçamento de Tesouraria... 10 4. Orçamento de Investimentos...

SPMS, E.P.E. Índice. 1. Enquadramento... 2 2. Orçamento de Exploração... 5 3. Orçamento de Tesouraria... 10 4. Orçamento de Investimentos... 2012 ORÇAMENTO Índice 1. Enquadramento... 2 2. Orçamento de Exploração... 5 3. Orçamento de Tesouraria... 10 4. Orçamento de Investimentos... 11 1 Orçamento 2012 1. Enquadramento 1.1. Objectivos O presente

Leia mais

CIRCULAR DE 2011. Numa segunda parte chamaremos a atenção para alguns aspectos de índole contabilística. Aspectos de natureza fiscal

CIRCULAR DE 2011. Numa segunda parte chamaremos a atenção para alguns aspectos de índole contabilística. Aspectos de natureza fiscal CIRCULAR DE 2011 Das constantes alterações implementadas, tanto a nível fiscal como legal, através de circulares, fomos dando conhecimento, pelo menos, das que de uma forma directa ou indirectamente afectem

Leia mais

apresentam Sistema Tributário Espanhol

apresentam Sistema Tributário Espanhol apresentam Sistema Tributário Espanhol Tipos de Impostos TIPOS DE IMPOSTOS IMPOSTOS SOBRE O RENDIMENTO IMPUESTO SOBRE SOCIEDADES (equivalente ao IRC) IMPUESTO SOBRE LA RENTA DE LAS PERSONAS FÍSICAS (equivalente

Leia mais

Regime de Contabilidade de Caixa em Sede de IVA

Regime de Contabilidade de Caixa em Sede de IVA Regime de Contabilidade de Caixa em Sede de IVA Legislação: Decreto-Lei n.º 71/2013 de 30 de Maio Data de entrada em vigência: 1 de Outubro de 2013 Aplicação: o regime de IVA de caixa aplica-se a todas

Leia mais

Incentivos à contratação

Incentivos à contratação Incentivos à contratação A empresa poderá beneficiar de incentivos quando pretende contratar novos trabalhadores. Os incentivos de que as empresas podem usufruir quando contratam novos trabalhadores podem

Leia mais

FUNDO DE COMPENSAÇÃO DO TRABALHO (FCT) MECANISMO EQUIVALENTE (ME) FUNDO DE GARANTIA DA COMPENSAÇÃO DO TRABALHO (FGCT)

FUNDO DE COMPENSAÇÃO DO TRABALHO (FCT) MECANISMO EQUIVALENTE (ME) FUNDO DE GARANTIA DA COMPENSAÇÃO DO TRABALHO (FGCT) Informação n.º 3/2013 08/novembro/2013 FUNDO DE COMPENSAÇÃO DO TRABALHO (FCT) MECANISMO EQUIVALENTE (ME) FUNDO DE GARANTIA DA COMPENSAÇÃO DO TRABALHO (FGCT) Legislação O Orçamento de estado para 2013,

Leia mais

Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa Ano Lectivo 2013/2014 1º Semestre. 28 de NOVEMBRO de 2013 Duração da prova: 60 minutos

Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa Ano Lectivo 2013/2014 1º Semestre. 28 de NOVEMBRO de 2013 Duração da prova: 60 minutos Contabilidade Financeira Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa Ano Lectivo 2013/2014 1º Semestre 28 de NOVEMBRO de 2013 Duração da prova: 60 minutos 3º TESTE INTERMÉDIO NOME: NÚMERO: Atenção

Leia mais

PASSAPORTE PARA ANGOLA

PASSAPORTE PARA ANGOLA PASSAPORTE PARA ANGOLA Samuel Fernandes de Almeida 17 e 18 de Fevereiro REGRAS GERAIS DE IMPOSTO INDUSTRIAL Incidência subjectiva Empresas com sede ou direcção efectiva em Angola e empresas com sede e

Leia mais

Portaria n.º 92-A/2011, de 28 de Fevereiro - 41 SÉRIE I, 1º SUPLEMENTO

Portaria n.º 92-A/2011, de 28 de Fevereiro - 41 SÉRIE I, 1º SUPLEMENTO Define os elementos que integram o dossier fiscal, aprova novos mapas de modelo oficial e revoga a Portaria n.º 359/2000, de 20 de Junho A Nos termos do artigo 129.º do Código do Imposto sobre o Rendimento

Leia mais

Linha de Crédito PME Crescimento 2015 - Respostas a questões das Instituições de Crédito - Versão v.1

Linha de Crédito PME Crescimento 2015 - Respostas a questões das Instituições de Crédito - Versão v.1 1. Condições a Observar pelas Empresas Beneficiárias Condições genéricas: 1.1. Localização (sede social) em território nacional; inclui Regiões Autónomas da Madeira e Açores, bem como Portugal Continental.

Leia mais

Nova derrama da Lei das Finanças Locais

Nova derrama da Lei das Finanças Locais Nova derrama da Lei das Finanças Locais José Silva Jorge 'Partner' da Ernst & Young in Diário de Notícias!"# $%&'(# ) * +!(# ),$%& + * - ) * + *., 01#2 3"#4 2 5, ) ) *, * $%& 2 ) $ * ) + ). ) ("6,. ),

Leia mais

INFORMAÇÃO FISCAL. O Anexo A da IES. Algumas notas sobre a informação de natureza fiscal

INFORMAÇÃO FISCAL. O Anexo A da IES. Algumas notas sobre a informação de natureza fiscal INFORMAÇÃO FISCAL O Anexo A da IES Algumas notas sobre a informação de natureza fiscal O Anexo A da IES contém, fundamentalmente, informação de natureza contabilística mas também alguns quadros com conteúdos

Leia mais

PROMOTORES: PARCEIROS/CONSULTORES: FUNCIONAMENTO RESUMO

PROMOTORES: PARCEIROS/CONSULTORES: FUNCIONAMENTO RESUMO CVGARANTE SOCIEDADE DE GARANTIA MÚTUA PROMOTORES: PARCEIROS/CONSULTORES: FUNCIONAMENTO RESUMO 14 de Outubro de 2010 O que é a Garantia Mútua? É um sistema privado e de cariz mutualista de apoio às empresas,

Leia mais

CFI - Código Fiscal ao Investimento - DL 162/2014 de 31 Outubro

CFI - Código Fiscal ao Investimento - DL 162/2014 de 31 Outubro CFI - Código Fiscal ao Investimento - DL 162/2014 de 31 Outubro Generalidades Aplicação a investimentos realizados a partir de 1 Janeiro de 2014 (excepto para efeito de apuramento dos limites máximos dos

Leia mais

Tributações autónomas, gastos e encargos não fiscais

Tributações autónomas, gastos e encargos não fiscais Tributações autónomas, gastos e encargos não fiscais Este trabalho pode auxiliá-lo numa tarefa nem sempre clara nem sempre fácil: o apuramento das tributações autónomas. Para tal, são-lhe apresentadas

Leia mais

Pacote Fiscal ao Investimento 2013

Pacote Fiscal ao Investimento 2013 Pacote Fiscal ao Investimento 201 Paulo Núncio Lisboa, 2 de maio de 201 1 Principais características Supercrédito fiscal sem precedentes em Portugal Empresas que investem podem beneficiar de uma taxa geral

Leia mais

Linha de Crédito PME Crescimento 2015 - Respostas a questões das Instituições de Crédito - Versão v.1

Linha de Crédito PME Crescimento 2015 - Respostas a questões das Instituições de Crédito - Versão v.1 1. Condições a Observar pelas Empresas Beneficiárias Condições genéricas: 1.1. Localização (sede social) em território nacional; inclui Regiões Autónomas da Madeira e Açores, bem como Portugal Continental.

Leia mais

Obrigações declarativas das entidades que não exercem a título principal atividades comerciais, industriais ou agrícolas

Obrigações declarativas das entidades que não exercem a título principal atividades comerciais, industriais ou agrícolas Obrigações declarativas das entidades que não exercem a título principal atividades comerciais, industriais ou agrícolas Elaborado por Paula Franco e Amândio Silva Assessores do Bastonário da Ordem Com

Leia mais

Ofertas a Clientes e/ ou Fornecedores Aspetos Fiscais

Ofertas a Clientes e/ ou Fornecedores Aspetos Fiscais www.finaccount.com Ofertas a Clientes e/ ou Fornecedores Aspetos Fiscais Prestação de Serviços de Consultoria Empresarial e Formação Índice 1. Em sede de IRC 3 2. Em sede de IVA 7 3. Síntese 11 2 1- Em

Leia mais

Ficha de Informação Normalizada para Depósitos Depósitos à ordem

Ficha de Informação Normalizada para Depósitos Depósitos à ordem Designação Condições de Acesso Modalidade Meios de Movimentação Moeda Conta Super Jovem Clientes Particulares, com idade entre os 18 e os 30 anos (inclusive). Depósito à Ordem. Esta conta pode ser movimentada

Leia mais

FAQ S PORTARIA DE CERTIFICAÇÃO DE SOFTWARE - ÓPTICA DO UTILIZADOR-

FAQ S PORTARIA DE CERTIFICAÇÃO DE SOFTWARE - ÓPTICA DO UTILIZADOR- FAQ S PORTARIA DE CERTIFICAÇÃO DE SOFTWARE - ÓPTICA DO UTILIZADOR- Portaria n.º 363/2010, de 23 de Junho CONDIÇÕES DE EXCLUSÃO Q1: Quais os requisitos previstos para a dispensa de utilização de software

Leia mais

Contabilidade e Fiscalidade 2º Ano

Contabilidade e Fiscalidade 2º Ano GRUPO DE ECONOMIA E CONTABILIDADE Curso Profissional de Técnico de Gestão Ano Lectivo 2014/2015 PLANIFICAÇÃO ANUAL Contabilidade e Fiscalidade 2º Ano Curso Profissional de Técnico de Gestão 2º TG (2014-2015)

Leia mais

Reduza custos na Empresa, aumentando o rendimento disponível dos seus Colaboradores. Cartão Millennium bcp Free Refeição

Reduza custos na Empresa, aumentando o rendimento disponível dos seus Colaboradores. Cartão Millennium bcp Free Refeição Reduza custos na Empresa, aumentando o rendimento disponível dos seus Colaboradores Cartão Millennium bcp Free Refeição Jan.2015 ÍNDICE 1 Características 3 2 Poupança 4 3 Utilização 8 4 Operações Disponíveis

Leia mais

Março é mês de pagamento especial por conta

Março é mês de pagamento especial por conta Março é mês de pagamento especial por conta Ao contrário do que constava da proposta de lei, não se verificam grandes alterações no regime fiscal dos pagamentos especiais por conta em consequência da reforma

Leia mais

INFORMAÇÃO EMPRESARIAL SIMPLIFICADA - IES DECLARAÇÃO ANUAL PERGUNTAS & RESPOSTAS. Formulários ANEXO I

INFORMAÇÃO EMPRESARIAL SIMPLIFICADA - IES DECLARAÇÃO ANUAL PERGUNTAS & RESPOSTAS. Formulários ANEXO I Formulários ANEXO I 290) UM EMPRESÁRIO INDIVIDUAL, APESAR DE REUNIR AS CONDIÇÕES PARA ESTAR ENQUADRADO NO REGIME SIMPLIFICADO DE TRIBUTAÇÃO EM IRS, OPTOU POR TER CONTABILIDADE ORGANIZADA. DEVE ENTREGAR

Leia mais

Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Beirafundo

Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Beirafundo Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Beirafundo RELATÓRIO & CONTAS 2007 ÍNDICE ACTIVIDADE DO FUNDO 2 BALANÇO 4 DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS 5 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS MONETÁRIOS 6 ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES

Leia mais

1º Semestre Relatório e Contas 2010

1º Semestre Relatório e Contas 2010 1º Semestre Relatório e Contas 2010 Índice 02 Relatório de Gestão 02 Considerações Gerais 03 Situação Económico-Financeira 09 Demonstrações Financeiras 10 Balanço 11 Demonstração de Resultados por Natureza

Leia mais

Benefícios Fiscais. Benefícios Fiscais Contratuais ao Investimento Produtivo

Benefícios Fiscais. Benefícios Fiscais Contratuais ao Investimento Produtivo Benefícios Fiscais Benefícios Fiscais Contratuais ao Investimento Produtivo PORTAL DOS INCENTIVOS Dez 2014 Índice Índice... 1 1 O Que é?... 2 2 Condições de Acesso dos Beneficiários... 2 3 Condições de

Leia mais

Microentidades passam a integrar o Sistema de Normalização Contabilística (SNC) a partir de 2016

Microentidades passam a integrar o Sistema de Normalização Contabilística (SNC) a partir de 2016 Microentidades passam a integrar o Sistema de Normalização Contabilística (SNC) a partir de 2016 Foi publicado no dia 2 de junho, o Decreto-lei n.º 98/2015, que procedeu à transposição da Diretiva n.º

Leia mais

Construir Angola Cimentar Parcerias

Construir Angola Cimentar Parcerias Construir Cimentar Parcerias Aspectos fiscais do investimento português em Rosa Areias em AICCOPN em Tributação das pessoas colectivas principais impostos: Imposto Industrial Imposto sobre a Aplicação

Leia mais

REGULAMENTO DE PROCEDIMENTOS DO PROGRAMA NACIONAL DE MICROCRÉDITO

REGULAMENTO DE PROCEDIMENTOS DO PROGRAMA NACIONAL DE MICROCRÉDITO REGULAMENTO DE PROCEDIMENTOS DO PROGRAMA NACIONAL DE MICROCRÉDITO INDICE 1. OBJETIVO 2. DESTINATÁRIOS 3. REQUISITOS GERAIS DE ACESSO À TIPOLOGIA MICROINVEST 4. MODELO ESPECÍFICO DE APOIO TÉCNICO À CRIAÇÃO

Leia mais

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Unidade II FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Prof. Jean Cavaleiro Objetivos Ampliar a visão sobre os conceitos de Gestão Financeira; Conhecer modelos de estrutura financeira e seus resultados; Conhecer

Leia mais

INFORMAÇÃO TÉCNICA N.º 42/2013. FGCT, FCT e ME

INFORMAÇÃO TÉCNICA N.º 42/2013. FGCT, FCT e ME INFORMAÇÃO TÉCNICA N.º 42/2013 FGCT, FCT e ME Índice 1.Introdução... 1 2.Fundo de Garantia de Compensação do Trabalho (FGCT)... 1 2.1.Enquadramento contabilístico do FGCT... 1 2.2.Enquadramento fiscal

Leia mais

Perspectiva Fiscal SAMUEL FERNANDES DE ALMEIDA. de 2012. de 2012

Perspectiva Fiscal SAMUEL FERNANDES DE ALMEIDA. de 2012. de 2012 Perspectiva Fiscal SAMUEL FERNANDES DE ALMEIDA de de 2012 ÍNDICE SUJEIÇÃO CONCEITO DE REMUNERAÇÃO REMUNERAÇÃO ACESSÓRIA EXEMPLOS DE REMUNERAÇÕES SUJEITAS BREVE ANÁLISE DO CONCEITO DE REMUNERAÇÃO DO CÓDIGO

Leia mais

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação?

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Índice Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Como efectuar uma operação de confirmação de estimativas? Como aceder ao Serviço de Certificação

Leia mais

ABC da Gestão Financeira

ABC da Gestão Financeira ABC da Gestão Financeira As demonstrações financeiras são instrumentos contabilísticos que reflectem a situação económico-financeira da empresa, evidenciando quantitativamente os respectivos pontos fortes

Leia mais

Advocacia e Cidadania

Advocacia e Cidadania REGRA GERAL: SUJEIÇÃO TRIBUTÁRIA (Art. 3.º e 48.º CIRC) IPSS não exercem a título principal uma actividade de natureza comercial, industrial ou agrícola Tributadas pelo rendimento global, o qual corresponde

Leia mais

Análise Financeira. Universidade do Porto Faculdade de Engenharia Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Economia e Gestão

Análise Financeira. Universidade do Porto Faculdade de Engenharia Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Economia e Gestão Análise Financeira Universidade do Porto Faculdade de Engenharia Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Economia e Gestão Introdução Objectivos gerais avaliar e interpretar a

Leia mais

ASSUNTO: Plano de Contas (Caixa Central e Caixas de Crédito Agrícola Mútuo)

ASSUNTO: Plano de Contas (Caixa Central e Caixas de Crédito Agrícola Mútuo) Instruções do Banco de Portugal Instrução nº 118/96 ASSUNTO: Plano de Contas (Caixa Central e Caixas de Crédito Agrícola Mútuo) Tendo presente as alterações introduzidas no Código do Mercado de Valores

Leia mais

- Reforma do Tesouro Público

- Reforma do Tesouro Público - Reforma do Tesouro Público Em Novembro de 1997 foram definidas as opções estratégicas do Ministério das Finanças para a adopção da moeda Única ao nível da Administração Financeira do Estado. Estas opções,

Leia mais

Regime Fiscal de Apoio ao Investimento

Regime Fiscal de Apoio ao Investimento RFAI Regime Fiscal de Apoio ao Investimento Elaboração de dossier fiscal possível em permanência Porto Rua Dr. Ernesto Soares dos Reis Nº 208, 1º Andar, Sala P 3720 256 Oliveira de Azeméis - Portugal Lisboa

Leia mais

Formulários ANEXO C 239) QUAL É A UNIDADE MONETÁRIA A CONSIDERAR PARA PREENCHIMENTO DA IES?

Formulários ANEXO C 239) QUAL É A UNIDADE MONETÁRIA A CONSIDERAR PARA PREENCHIMENTO DA IES? Formulários ANEXO C 239) QUAL É A UNIDADE MONETÁRIA A CONSIDERAR PARA PREENCHIMENTO DA IES? O preenchimento deve ser efetuado em euros, com duas casas decimais. 240) SOU UM MEDIADOR DE SEGUROS (CAE REV.3

Leia mais

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 3: Gerenciamento de dívidas

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 3: Gerenciamento de dívidas Educação Financeira Crédito Consignado Módulo 3: Gerenciamento de dívidas Objetivo Auxiliar no gerenciamento de dívidas e de como quitá-las, conscientizando as pessoas da importância em diminui-las e de

Leia mais

1 - Por que a empresa precisa organizar e manter sua contabilidade?

1 - Por que a empresa precisa organizar e manter sua contabilidade? Nas atividades empresariais, a área financeira assume, a cada dia, funções mais amplas de coordenação entre o operacional e as expectativas dos acionistas na busca de resultados com os menores riscos.

Leia mais

NOVA CONTABILIDADE DAS AUTARQUIAS LOCAIS

NOVA CONTABILIDADE DAS AUTARQUIAS LOCAIS CONTACTOS DAS ENTIDADES QUE INTEGRAM O Direcção-Geral das Autarquias Locais Morada: Rua José Estêvão,137, 4.º a 7.º 1169-058 LISBOA Fax: 213 528 177; Telefone: 213 133 000 E-mail: helenacurto@dgaa.pt Centro

Leia mais

PPR EMPRESAS Informações Pré-Contratuais

PPR EMPRESAS Informações Pré-Contratuais TIPO DE CLIENTE Empresas SEGMENTO-ALVO Este produto destina-se a empresas que pretendam oferecer aos seus colaboradores uma remuneração anual extra, com vantagens fiscais, reflectido num complemento de

Leia mais

OS BENEFÍCIOS DA LOCAÇÃO NAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO.

OS BENEFÍCIOS DA LOCAÇÃO NAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO. ÍNDICE INTRODUÇÃO OS BENEFÍCIOS DA LOCAÇÃO VANTAGENS FISCAIS A LOCAÇÃO REDUZ CUSTOS PERMITE MANTER A LIQUIDEZ E AS LINHAS DE CRÉDITO INTACTAS FINANCIAMENTO A 100% SEM ENTRADA INICIAL EVITA REDUZIR O CUSTO

Leia mais

FUNDOS DE COMPENSAÇÃO

FUNDOS DE COMPENSAÇÃO FUNDOS DE COMPENSAÇÃO FCT, FGCT e ME W: www.centralgest.com E: comercial@centralgest.com 1987-2013 CentralGest - Produção de Software S.A. T: (+351) 231 209 530 Todos os direitos reservados Portugal Angola

Leia mais

Alguns aspetos do regime de IVA de caixa

Alguns aspetos do regime de IVA de caixa Alguns aspetos do regime de IVA de caixa O Decreto-Lei n.º 71/2013, de 30 de maio, aprovou o regime de IVA de caixa, concretizando assim a autorização legislativa constante do Orçamento do Estado para

Leia mais

Faturação simplificada: Principais alterações

Faturação simplificada: Principais alterações Faturação simplificada: Principais alterações Informação elaborada pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas Atualizado em 22 11 2012 Nota: Agradece-se que coloque qualquer dúvida ou sugestão através

Leia mais

OFERTA COBRANÇAS E RECUPERAÇÃO EXTRA-JUDICIAL DE INCOBRÁVEIS

OFERTA COBRANÇAS E RECUPERAÇÃO EXTRA-JUDICIAL DE INCOBRÁVEIS COBRANÇAS E RECUPERAÇÃO EXTRA-JUDICIAL DE INCOBRÁVEIS Directores financeiros, Directores Comerciais responsáveis de controlo de crédito, membros de equipas de cobranças, credit managers. Prevenir a cobrança

Leia mais

REAL INVESTIMENTO SEGURO Ficha de Produto

REAL INVESTIMENTO SEGURO Ficha de Produto Tipo de Cliente Descrição Segmento-alvo Particulares, Profissionais Liberais e Empresas. O Real Investimento Seguro é um produto de capitalização a 5 anos, assente num Contrato de Investimento, de entrega

Leia mais

SISTEMA DE NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA PERSPECTIVA DOS UTILIZADORES (DGCI)

SISTEMA DE NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA PERSPECTIVA DOS UTILIZADORES (DGCI) SISTEMA DE NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA PERSPECTIVA DOS UTILIZADORES (DGCI) ÍNDICE 1.A RELAÇÃO ENTRE A CONTABILIDADE E A FISCALIDADE 2. IMPLICAÇÕES FISCAIS DO SNC 2.1 - Determinação do lucro tributável

Leia mais

RESUMO FISCALIDADE AUTOMÓVEL 2015

RESUMO FISCALIDADE AUTOMÓVEL 2015 RESUMO FISCALIDADE AUTOMÓVEL 2015 1 1 ISV tabelas A, B e C Aumento de 3%. 2 2 ISV redução nos veículos importados usados A tabela D mantém-se inalterada, apesar de ter existido uma proposta de alteração

Leia mais

Glossário sobre Planos e Fundos de Pensões

Glossário sobre Planos e Fundos de Pensões Glossário sobre Planos e Fundos de Pensões Associados Benchmark Beneficiários Beneficiários por Morte CMVM Comissão de Depósito Comissão de Gestão Comissão de Transferência Comissão Reembolso (ou resgate)

Leia mais