DISCIPLINA: Direito Empresarial IV Profª Ms. Tatyane Karen Atividade Extra Disciplina: 8 h/a Data: / / ALUNO(A):

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DISCIPLINA: Direito Empresarial IV Profª Ms. Tatyane Karen Atividade Extra Disciplina: 8 h/a Data: / / ALUNO(A):"

Transcrição

1 . ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO: DIREITO Turma: DISCIPLINA: Direito Empresarial IV Profª Ms. Tatyane Karen Atividade Extra Disciplina: 8 h/a Data: / / ALUNO(A): Questão 1 - ( FCC TJ-GO juiz substituto) Acerca dos processos de falência e de recuperação judicial de empresas, considere: I. A decretação da falência ou o deferimento do processamento da recuperação judicial não suspendem o prazo prescricional das ações e execuções em face do devedor, mas obstam ao prosseguimento das ações já ajuizadas contra ele. II. Não são exigíveis do devedor, na recuperação judicial ou na falência, as despesas que os credores fizerem para tomar parte na recuperação judicial ou na falência, salvo as custas judiciais decorrentes de litígio com o devedor. III. O ato judicial que decreta a falência de sociedade acarreta a falência dos seus sócios, mesmo os de responsabilidade limitada. IV. É competente para homologar o plano de recupera- ção extrajudicial, deferir a recuperação judicial ou decretar a falência o juízo do domicílio do maior credor do devedor. V. O plano de recuperação deve ser apresentado pelo devedor em juízo no prazo improrrogável de 60 dias da publicação da decisão que deferir o processamento da recuperação judicial, sob pena de convolação em falência. Está correto APENAS o que se afirma em A) II e V. B) III e IV. C) I e IV. D) I e V. E) II e III.

2 Questão 2 - (2014 FCC - TRT - 24ª REGIÃO (MS) juiz do trabalho substituto) Sobre a recuperação judicial, considere: I. Estão sujeitos à recuperação judicial todos os créditos existentes na data do pedido, desde que vencidos. II. Os credores do devedor em recuperação judicial conservam seus direitos e privilégios contra os coobrigados, fiadores e obrigados de regresso. III. O plano de recuperação judicial será apresentado pelo devedor em juízo no prazo improrrogável de 45 (quarenta e cinco) dias da publicação da decisão que deferir o processamento da recuperação judicial, sob pena de convolação em falência. IV. O plano de recuperação judicial não poderá prever prazo superior a um ano para pagamento dos créditos derivados da legislação do trabalho ou decorrentes de acidentes de trabalho vencidos até a data do pedido de recuperação judicial. V. O plano de recuperação judicial não poderá prever prazo superior a 30 (trinta) dias para o pagamento, até o limite de cinco salários mínimos por trabalhador, dos créditos de natureza estritamente salarial vencidos nos três meses anteriores ao pedido de recuperação judicial. Está correto o que se afirma APENAS em A) II, IV e V. B) III, IV e V. C) I, II, III e V. D) I, III e IV. E) II, III, IV e V.

3 Questão 3 - Assinale a alternativa correta, de acordo com a Lei nº /2005, que regula a recuperação judicial, a extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária. A) A alteração do controle societário constitui um meio de recuperação judicial. B) Está sujeito ao regime da falência o devedor que exercer sociedade empresária, sociedade empresária individual e sociedade civil. C) O devedor poderá requerer a homologação judicial do pedido de recuperação judicial, juntando sua justificativa e o documento que contenha as assinaturas de todos os credores que a ele aderiram. D) O devedor poderá propor negociar com credores, titulares de créditos de natureza tributária, trabalhista ou acidentária, o plano de recuperação extrajudicial. E) A falência poderá ser requerida pelo próprio empresário ou sociedade empresária a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores. Questão 4 - Assinale a alternativa que caracteriza corretamente o estado de falência, de acordo com a Lei nº /2005, que regula a recuperação judicial, a extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária. A) A sociedade civil que, executada por título extrajudicial líquido, não paga, não deposita e não nomeia à penhora bens sufcientes dentro do prazo legal.

4 B) A empresa pública que simula a transferência de seu principal estabelecimento com o objetivo de burlar a legislação ou a fiscalização ou para prejudicar credor. C) Quando a sociedade de economia mista deixa de cumprir, no prazo estabelecido, obrigação assumida no plano de recuperação judicial. D) Caso o devedor transfira o seu estabelecimento a terceiro, credor ou não, sem o consentimento de todos os credores e sem ficar com bens suficientes para solver seu passivo. E) A sociedade comercial que, sem relevante razão de direito, não paga obrigação líquida materializada em título ou títulos executivos cuja soma ultrapasse o equivalente a vinte saláriosmínimos na data do pedido de falência. Questão 5 - Analise as afirmações a seguir sobre recuperação judicial, extrajudicial e falência do empresário e da sociedade empresária. I - A decretação da falência determina o vencimento antecipado das dívidas do devedor e dos sócios ilimitada e solidariamente responsáveis, com o abatimento proporcional dos juros e converte todos os créditos em moeda estrangeira para a moeda do País, pelo câmbio do dia da decisão judicial, para todos os efeitos desta Lei. II - A recuperação judicial tem por objetivo viabilizar a superação da situação de crise econômico-financeira do devedor, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica. III - Não são exigíveis do devedor, na recuperação judicial ou na falência, as obrigações a título gratuito e as despesas que os credores fizerem para tomar parte na recuperação judicial ou na falência, salvo as custas judiciais decorrentes de litígio com o devedor. IV - Os processos de falência e concordata ajuizados anteriormente à vigência da Lei no /2005 não deverão ser concluídos com base no Decreto-Lei no 7.661/45. Estão de acordo com a Lei no /2005 as afirmações:

5 A) I e II, apenas. B) III e IV, apenas. C) I, II e III, apenas. D) I, II e IV, apenas. E) I, II, III e IV. Questão 6 (2013 FCC TJ-PE - Titular de Serviços de Notas e de Registros) NÃO se submete aos efeitos da recuperação judicial o crédito do titular de cessão fiduciária de crédito, com o prevalecimento dos direitos de propriedade do credor cessionário fiduciário, desde que, antes do pedido de recuperação o respectivo contrato, celebrado por instrumento público ou particular, esteja registrado no Registro A) de Títulos e Documentos do domicílio do devedor. B) de Títulos e Documentos do domicílio do credor. C) Civil das Pessoas Jurídicas da sede social da sociedade devedora. D) Público de Empresas Mercantis competente. E) de Imóveis da sede social da devedora. Questão 7 (2013 CESPE TJ-RR - Titular de Serviços de Notas e de Registros - Com relação à recuperação judicial, à extrajudicial e à falência do empresário e da sociedade empresária, assinale a opção correta.

6 A) Compete ao juízo falimentar deixar de conceder, com fundamento na análise econômicofinanceira do plano de recuperação aprovado pelos credores, a recuperação judicial ou a sua homologação extrajudicial. B) A responsabilidade pessoal dos sócios de responsabilidade limitada, dos controladores e dos administradores da sociedade falida, estabelecida nas respectivas leis, será apurada no próprio juízo da falência, independentemente da realização do ativo e da prova da sua insuficiência para cobrir o passivo, aplicando-se aos casos de desconsideração da personalidade jurídica. C) O deferimento do processamento da recuperação judicial enseja o cancelamento da negativação do nome do devedor nos órgãos de proteção ao crédito e nos tabelionatos de protestos. D) A extensão dos efeitos da falência a outras pessoas jurídicas e físicas confere legitimidade à massa falida para figurar nos polos ativo e passivo das ações nas quais figurem os atingidos pela falência. E) A decretação da falência ou o deferimento do processamento da recuperação judicial suspende o curso da prescrição e de todas as ações e execuções em face do devedor e dos seus coobrigados. Questão 8 (2013 UFPR TJ-PR Juiz) Assinale a alternativa INCORRETA: A) O juiz só poderá conceder a recuperação judicial com base em plano que obteve aprovação unânime das três classes de credores presentes em assembleia, circunstância em que está obrigado a homologa-lo.

7 B) A competência para apreciar pedido de recuperação judicial de grupo de empresas, com sedes em comarcas distintas, é a do local em que se encontra o principal estabelecimento de comando da empresa, ainda que o contrato social aponte outro local como sede. C) A lei n de 2005 introduziu diversas alterações benéficas à empresa beneficiada pela recuperação judicial, entre elas a possibilidade de reconhecimento de novação dos créditos anteriores ao pedido, quando tiver homologado o plano de recuperação judicial, ainda que sob condição resolutiva. D) O administrador judicial será profissional idôneo, preferencialmente advogado, economista, administrador de empresas, contador ou pessoa jurídica especializada, devendo, nesse último caso, ser declarado o nome do profissional responsável pela condução do processo de falência ou de recuperação judicial, o qual só poderá ser substituído com autorização judicial. Questão 9. ( TRT 15R - Juiz do Trabalho ) No que se refere à recuperação judicial da empresa é incorreto dizer: A) a recuperação judicial tem por objetivo viabilizar a superação da situação de crise econômicofinanceira do devedor, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica; B) a lei admite como meio de recuperação judicial, a redução salarial, compensação de horários e redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva e a cessação coletiva de contratos de trabalho, por ato unilateral, quando essencial à preservação da empresa; C) o plano de recuperação judicial não poderá prever prazo superior a 1 (um), ano para pagamento dos créditos derivados da legislação do trabalho ou decorrentes de acidentes de trabalho vencidos até a data do pedido de recuperação judicial; D) o plano não poderá prever prazo superior a 30 (trinta) dias para o pagamento, até o limite de 5 (cinco) salários-mínimos por trabalhador, dos créditos de natureza estritamente salarial vencidos nos 3 (três) meses anteriores ao pedido de recuperação judicial;

8 E) para o deferimento da recuperação judicial exige-se, dentre outros requisitos, a exposição das causas concretas da situação patrimonial da empresa e a demonstração das razões da crise econômico-financeira e da viabilidade econômica da empresa. Questão 10. ( TJ-SC - Juiz) Sobre recuperação judicial, assinale a alternativa correta: A) O INSS não pode deferir parcelamento de seus créditos em sede de recuperação judicial. B) O plano de recuperação judicial poderá sofrer alterações na assembléia geral, independentemente da aquiescência do devedor. C) A assembléia geral dos credores será presidida pelo Juiz de Direito que atua na unidade jurisdicional onde tramita a recuperação judicial. D) O Comitê de Credores terá, dentre os seus componentes, 1 (um) representante indicado pela classe de credores com direitos reais de garantia ou privilégios especiais, com 2 (dois) suplentes. E) O plano de recuperação judicial será apresentado pelo devedor em juízo, no prazo improrrogável de 30 (trinta) dias, contados da publicação da decisão que deferir o processamento da recuperação judicial, sob pena de convolação em falência. Questão 11. ( TJ-SC Juiz) Assinale a alternativa INCORRETA: A) O processo de recuperação judicial é promovido por iniciativa do próprio empresário em crise, que apresenta perante o Poder Judiciário o pedido do benefício. Verificando o atendimento a todos os requisitos legais, o juiz defere o processamento da recuperação judicial, abrindo-se

9 prazo para os credores realizarem as habilitações de crédito perante o administrador judicial e para o devedor apresentar o plano de recuperação judicial. B) A recuperação judicial objetiva a superação da crise empresarial, permitindo a continuidade da atividade econômica para evitar a falência, tendo por finalidade a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e do interesse dos credores no intuito de promover a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica. C) A data designada para a realização da assembléia geral dos credores não excederá 180 (cento e oitenta) dias contados do deferimento do processamento da recuperação judicial. D) Pode ser postulada a restituição de coisa vendida a crédito e entregue ao devedor, nos 15 (quinze) dias anteriores ao requerimento de sua falência, se ainda não alienada. E) O pedido de restituição suspende a disponibilidade da coisa até o trânsito em julgado. Questão 12. (2011 FCC - TRT - 1ª REGIÃO (RJ) - Juiz do Trabalho) Na falência e na recuperação judicial A) os créditos com garantia real até o limite do bem gravado e as dívidas tributárias preferem aos créditos derivados da legislação do trabalho de qualquer valor. B) compete ao juiz perante o qual se processam apurar o valor de todos os créditos, para fins de inclusão na classe própria. C) o magistrado da Justiça do Trabalho não poderá determinar reserva de qualquer importância, ainda que lhe tenha sido possível estimar o valor devido, para ulterior inclusão na classe própria. D) é permitido pleitear, perante o administrador judicial, habilitação, exclusão ou modificação de créditos derivados da relação de trabalho, mas as ações de natureza trabalhista serão processadas perante a Justiça do Trabalho até a apuração do respectivo crédito. E) não se submetem a seus efeitos os créditos trabalhistas de valor superior a cento e cinquenta salários mínimos.

10 Questão 13. (2013 CESPE - TRT - 5ª Região (BA) - Juiz do Trabalho) A respeito do instituto da recuperação judicial, assinale a opção correta. A) Deferido o processamento da recuperação judicial, suspendem-se pelo prazo de 180 dias todas as ações e execuções, inclusive as trabalhistas que demandem quantia ilíquida, podendo ser realizada, entretanto, a busca e apreensão de proprietários fiduciários de bens móveis e imóveis, a quem cabe reaver os respectivos bens, ainda que sejam essenciais à atividade do recuperando. B) Ao juiz responsável pela recuperação judicial compete decidir a respeito da constrição de bens, ainda que não façam parte do respectivo plano recuperação. C) As cooperativas podem requerer a recuperação judicial. D) Se um dos sócios da sociedade tiver sido condenado por crime contra a economia popular, a recuperação judicial não pode ser a ela deferida. E) O processamento e o julgamento de ação proposta pelo MP para retificar crédito admitido na recuperação judicial compete à justiça do trabalho, se o crédito tiver sido por ela definido. Questão 14. (2012 OFFICIUM TJ-RS Juiz) Assinale a assertiva correta sobre recuperação judicial. A) O plano de recuperação judicial não poderá prever prazo superior a 1 (um) ano para pagamento de créditos oriundos da legislação trabalhista ou decorrentes de acidentes do trabalho vencidos até a data do pedido de recuperação judicial. B) O prazo para que o devedor apresente o plano de recuperação será de 90 (noventa) dias improrrogáveis, contados da data da publicação da decisão que deferir o processamento da recuperação judicial, sob pena de convolação em falência.

11 C) A decisão que decreta a falência da sociedade com sócios ilimitadamente responsáveis não acarreta a falência dos mesmos. D) Apelação é o recurso a ser interposto contra a decisão que convolar a recuperação judicial em falência. E) Deferido o processamento da recuperação judicial, suspender-se-á a tramitação da ação que demandar quantia ilíquida. Questão 15. Relativamente à Recuperação Judicial e Extrajudicial da Empresa, regida pela Lei n , de 9 de fevereiro de 2005, é incorreto afirmar: A)O plano de recuperação judicial não poderá prever prazo superior a 1 (um) ano para pagamento dos créditos derivados da legislação do trabalho ou decorrentes de acidentes de trabalho vencidos até a data do pedido de recuperação judicial. B) O plano de recuperação judicial não poderá prever prazo superior a 30 (trinta) dias para o pagamento, até o limite de 5 (cinco) salários-mínimos por trabalhador, dos créditos de natureza estritamente salarial vencidos nos 3 (três) meses anteriores ao pedido de recuperação judicial. C) Os créditos trabalhistas e decorrentes de acidente de trabalho poderão ser abrangidos pela recuperação extrajudicial, desde que observada sua preferência sobre os créditos de outra natureza. D) O pedido de homologação judicial do plano de recuperação extrajudicial não acarretará suspensão de direitos, ações ou execuções, nem a impossibilidade do pedido de decretação de falência pelos credores não sujeitos ao plano de recuperação extrajudicial. E) Após a distribuição do pedido de homologação judicial do plano de recuperação extrajudicial, os credores não poderão desistir da adesão ao plano, salvo com a anuência expressa dos demais signatários.

12 Questão 16. (2013 CESGRANRIO BNDES - Profissional Básico Direito) Uma empresa pretende requerer a sua recuperação judicial em razão do montante do seu endividamento. Assim, se tal medida é deflagrada pela referida empresa perante o Juízo próprio, com base na Lei n o /2005, A) as execuções fiscais ficam com seu curso suspenso, por força da recuperação judicial. B) os créditos quirografários constituídos até a data do aludido requerimento, ainda não vencidos, estão excluídos da recuperação judicial. C) o credor de importância entregue ao devedor, em moeda corrente nacional, decorrente de adiantamento a contrato de câmbio a exportação, submete-se aos efeitos da recuperação judicial. D) o plano de recuperação judicial será apresentado pelo devedor em juízo no prazo de até 90 dias da publicação da decisão que deferir o processamento da recuperação judicial, sob pena de convolação em falência. E) o plano de recuperação judicial não poderá prever prazo superior a um ano para pagamento de créditos trabalhistas ou decorrentes de acidente do trabalho vencidos até a data do requerimento de recuperação judicial. Questão 17. (2015 FCC - TRT - 6ª Região (PE) - Juiz do Trabalho Substituto) Paulo ajuizou perante a Justiça do Trabalho reclamação trabalhista visando à cobrança de salários atrasados contra empregador cuja falência veio a ser decretada pela Justiça Comum. A partir desse caso, considere: I. Acolhida a reclamação, o cumprimento da sentença será promovido perante a Justiça do Trabalho, a quem compete promover os atos de constrição e expropriação dos bens do executado, já que os créditos trabalhistas não se sujeitam a concurso.

13 II. É permitido pleitear, perante o administrador judicial, a habilitação, exclusão ou modificação de créditos derivados da relação de trabalho, mas as ações de natureza trabalhista serão processadas perante a justiça especializada até a apuração do respectivo crédito, que será inscrito no quadro-geral de credores pelo valor determinado em sentença. III. Decretada a falência, o cumprimento da sentença proferida na reclamação trabalhista ficará suspenso pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias, após o que poderá ser retomado perante a própria Justiça do Trabalho, independentemente da solução do processo falimentar. IV. O Juízo Trabalhista poderá determinar a reserva da importância que estimar devida na falência, e, uma vez reconhecido como líquido o direito, será o crédito incluído na classe própria. V. A decretação da falência desloca para a Justiça Comum a competência para o julgamento da reclamação trabalhista, por força do princípio da universalidade do juízo falimentar. Está correto o que consta APENAS em A) IV e V. B) I e V. C) I e III. D) II e III. E) II e IV. Questão 18. (2012 IESES TJ-RN - Titular de Serviços de Notas e de Registros) Quanto à recuperação judicial é correto afirmar, EXCETO, que: A) O empresário individual está excluído da Lei de Recuperação de Empresas, eis que os dispositivos dedicam-se às sociedades empresárias. B) As instituições financeiras, públicas ou privadas, estão incluídas na Lei de Recuperação de Empresas. C) O devedor não poderá desistir do pedido de recuperação judicial após o deferimento de seu processamento, salvo se obtiver aprovação da desistência na assembleia-geral de credores. D) O juiz poderá decretar a falência durante o processo de recuperação judicial por deliberação da assembleia-geral de credores.

14 Questão 19. (2012 UFPA PGE-PA - Procurador do Estado) Sobre a recuperação judicial e falência de sociedades empresárias, analise as assertivas a seguir: I - A Recuperação Judicial constitui mecanismo legal destinado a preservar a função social da empresa, possibilitando o saneamento de situações capazes de inviabilizar a continuidade das atividades da unidade empresarial, sendo aplicável as sociedades empresárias que atuam no mercado há mais de dois anos, incluindo as sociedades de economia mista. II - O plano de recuperação judicial será apresentado pelo devedor em juízo no prazo improrrogável de 60 (sessenta) dias da publicação da decisão que deferir o processamento da recuperação judicial, sob pena de convolação em falência. III - No âmbito da recuperação judicial, a nomeação do administrador judicial ocasiona o afastamento automático dos gestores da sociedade em recuperação, passando as suas atividades empresariais a serem desempenhadas a partir das determinações do profissional idôneo nomeado pelo Juízo. IV - Tendo sido apresentadas objeções ao plano de recuperação, a não aprovação do mesmo plano pelo comitê de credores proporciona a convolação da recuperação judicial em falência. De acordo com as assertivas apresentadas, assinale a alternativa CORRETA: A) todas as proposições estão corretas B) apenas uma das proposições está correta C) apenas duas proposições estão corretas D) apenas três proposições estão corretas E) todas as proposições estão incorretas.

15 Questão 20. (2012 CESPE TJ-BA Juiz) De acordo com a legislação que regula a recuperação judicial, a extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária, assinale a opção correta. A) São estendidos os efeitos da recuperação judicial a todos os créditos existentes na data do pedido, ainda que não vencidos, assim como os do proprietário com contrato de compra e venda com reserva de domínio, para que os bens permaneçam na posse e uso do empresário, a fim de se propiciar a continuidade da atividade empresarial. B) Os contratos bilaterais se resolvem pela falência, devendo ser cumpridos pelo administrador judicial para evitar redução ou aumento do passivo da massa falida, ou caso seja necessário à manutenção e à preservação de seus ativos. C) Os efeitos do plano de recuperação extrajudicial podem ser estendidos a todos os credores, além dos signatários, desde que seja firmado por mais de três quintos de todos os créditos de cada espécie por ele abrangidos. D) Na hipótese da recuperação judicial, exaurido o prazo de cento e oitenta dias, contado da protocolização da ação, os prazos prescricionais são retomados, assim como a possibilidade de prosseguimento ou ajuizamento de medidas individuais por parte dos credores não atingidos pelo plano de recuperação, inclusive com a possibilidade de pleitearem a decretação de falência do empresário. E) É admitida a participação na assembleia de credores, para créditos trabalhistas, dos sindicatos de trabalhadores, que deverão apresentar, até quinze dias antes da assembleia, a relação dos associados que pretende representar, devendo o trabalhador que esteja cadastrado em mais de um sindicato esclarecer, com vinte e quatro horas de antecedência, o sindicato que irá representá-lo.

16 Questão 21. (2012 CETRO TJ-RJ - Titular de Serviços de Notas e de Registros) Na recuperação judicial de empresas, é correto afirmar que A) é obrigatória a constituição da Assembleia Geral de Credores. B) estão sujeitos todos os créditos existentes na data do pedido, desde que vencidos. C) o plano de recuperação não poderá envolver alienação judicial de filiais ou de unidades produtivas isoladas do devedor. D) o plano de recuperação implica novação dos créditos anteriores ao pedido. E) durante o procedimento de recuperação, o devedor ou seus administradores serão afastados da condução da atividade empresarial. Questão 22. (2012 FUMARC TJ-MG - Titular de Serviços de Notas e de Registros) Sobre a Lei /2005, é correto o que se afirma em A) Permite-se ao devedor requerer, apenas por uma vez, durante o exercício das atividades da empresa, a recuperação judicial. B) Na recuperação judicial, os salários de empregados não poderão ser reduzidos, ainda que fixados em convenção ou acordo coletivo, regularmente processados. C) Constitui documento que deverá instruir a petição inicial da recuperação judicial a relação dos bens particulares dos sócios controladores e dos administradores do devedor. D) O plano de recuperação será apresentado pelo devedor, em juízo, no prazo improrrogável de 30 (trinta) dias da publicação da decisão que deferir o processamento da recuperação judicial, sob pena de convolação em falência.

17 Questão 23. Nos termos da Lei que regula a recuperação judicial, a assembleia geral de credores é presidida pelo A) administrador judicial B) juiz da Vara Empresarial C) síndico da companhia D) comissário da concordata E) Ministério Público Questão 24. (2012 CESPE TJ-AC Juiz) Assinale a opção correta com referência à recuperação judicial. A) Cumpridas as exigências legais, prossegue-se no procedimento de recuperação, e, caso não seja apresentada objeção, o juiz concederá a recuperação judicial. B) Em sede de recuperação judicial, o juiz deverá deferir o parcelamento dos créditos das fazendas públicas e do INSS, determinando ao registro público de empresas a anotação da recuperação judicial. C) As microempresas e as empresas de pequeno porte deverão apresentar plano especial de recuperação judicial abrangendo os créditos quirografários e fiscais e o arrendador mercantil. D) O credor que se oponha a plano de recuperação judicial de uma empresa deve, antes de manifestar ao juiz sua objeção, sujeitar sua proposta à aprovação da assembleia geral de credores. E) A decisão que conceder a recuperação judicial ao devedor cujo plano não tenha sofrido objeção de credor constituirá título executivo extrajudicial.

18 Questão 25. ( TRT 15R - Juiz do Trabalho) Empresa de grande porte, com escritório administrativo em Brasília, onde está sua presidência e 10 (dez) empregados, conta com três fábricas distribuídas no interior do Estado de São Paulo, sendo a maior delas e principal estabelecimento com (mil) empregados, em Adamantina. Tem seu maior fornecedor e credor estabelecido em São Paulo, Capital. Pretende requerer sua recuperação judicial. Aponte o juizo competente para o processamento da medida: A) São Paulo; B) São Paulo ou Adamantina; C) Brasília ou São Paulo; D) Adamantina ou qualquer das cidades onde instalados os parques fabris; E) Adamantina. Questão 26. ( TRT 15R - Juiz do Trabalho) O deferimento do processamento da recuperação judicial suspende o curso de todas as ações em face do devedor, inclusive: A)as movidas pelo credor particular do sócio solidário; B) as execuções movidas na Justiça do Trabalho, após decorridos 180 (cento e oitenta) dias do deferimento da recuperação judicial; C) a execução das contribuições previdenciárias promovidas pela Justiça do Trabalho, quando já quitado o crédito do trabalhador; D) a execução do ICMS devido ao Estado; E) a execução de IPTU devido ao Município.

19 Questão 27. (2012 CESGRANRIO LIQUIGAS - Profissional Júnior Direito) De acordo com a Lei n o /2005, que regula a recuperação judicial e a falência do empresário e da sociedade empresária, A) o plano de recuperação judicial será apresentado pelo devedor no prazo improrrogável de 60 (sessenta) dias, contados da publicação da decisão que deferir o processamento da recuperação judicial. B) a empresa pública e a sociedade de economia mista estão sujeitas à aplicação dessa Lei. C) a decretação da falência das concessionárias de serviços públicos não implica extinção da concessão na forma da lei. D) na recuperação judicial ou na falência, são exigíveis do devedor as obrigações a título gratuito. E) na recuperação judicial ou na falência, são exigíveis do devedor as despesas que os credores fizerem para nela tomar parte, ressalvadas as custas judiciais decorrentes de litígio com o devedor. Questão 28. (2011- TJ-PR TJ-PR Juiz) Considerando o disposto na legislação falimentar e de recuperações judiciais e o contido nas assertivas a seguir, selecione a única alternativa CORRETA: I. A distribuição do pedido de falência ou de recuperação judicial previne a jurisdição para qualquer outro pedido de recuperação judicial ou de falência, relativo ao mesmo devedor. II. Estão sujeitos aos efeitos do deferimento da recuperação judicial os créditos existentes na data do pedido, ainda que não vencidos, à exceção de créditos decorrentes da titularidade de posição de proprietário fiduciário de bens móveis ou imóveis, de arrendador mercantil, de proprietário ou promitente vendedor de imóvel cujos respectivos contratos contenham cláusula de irrevogabilidade ou irretratabilidade, inclusive em incorporações imobiliárias, de proprietário em contrato de venda com reserva de domínio e aqueles decorrentes de adiantamento a contrato de câmbio para exportação.

20 III. Os credores do devedor em recuperação judicial conservam seus direitos e privilégios contra os coobrigados, fiadores e obrigados de regresso. IV. A função de administrador judicial não pode ser exercida por pessoa jurídica, apenas por pessoas físicas. A) Somente as assertivas II e III são verdadeiras. B) Somente as assertivas I e III são verdadeiras. C) Somente as assertivas I, II e III são verdadeiras. D) Todas as assertivas são verdadeiras. Questão 29. (2011 TJ-PR Juiz) Considerando a disciplina jurídica do empresário e das sociedades prevista no Código Civil, bem como o disposto na legislação falimentar e de recuperação judicial, é CORRETO afirmar que: I. As sociedades simples e os profissionais que exercem profissão intelectual não estão sujeitas ao regime da recuperação judicial e falimentar. II. A sociedade em conta de participação não tem personalidade jurídica e a atividade constitutiva do seu objeto social é exercida unicamente pelo sócio ostensivo, em seu nome individual e sob sua própria e exclusiva responsabilidade, participando os demais sócios dos resultados correspondentes. III. Dentre as sociedades, apenas aquelas classificadas como sociedades empresárias estão sujeitas ao regime de recuperação judicial e falência. A classificação das sociedades como simples ou empresárias se dá pelo tipo de atividade econômica exercida pelos seus sócios. IV. As sociedades cooperativas estão sujeitas ao regime falimentar. A) Somente as assertivas I, II e IV são verdadeiras. B) Somente as assertivas I, III e IV são verdadeiras. C) Somente as assertivas I e II são verdadeiras. D) Todas as assertivas são verdadeiras.

21 Questão 30. (2011 TJ-PR Juiz) Acerca do plano de recuperação judicial, é CORRETO afirmar que: I. O devedor deverá apresentar o plano de recuperação em juízo no prazo improrrogável de 30 (trinta) dias da publicação da decisão que deferir o processamento da recuperação judicial, sob pena de convolação em falência. II. Não poderá prever prazo superior a 1 (um) ano para pagamento dos créditos derivados da legislação do trabalho ou decorrentes de acidentes de trabalho vencidos até a data do pedido de recuperação judicial, nem prazo superior a 30 (trinta) dias para o pagamento, até o limite de 5 (cinco) salários mínimos por trabalhador, dos créditos de natureza estritamente salarial vencidos nos 3 (três) meses anteriores ao pedido de recuperação judicial. III. Todas as classes de credores sujeitos aos efeitos da recuperação judicial deverão aprová-lo, devendo, assim, obter, nas classes de credores titulares de créditos com garantia real e de titulares de créditos quirografários, com privilégio especial, com privilégio geral ou subordinados, a aprovação de credores que representem mais da metade do valor total dos créditos presentes à assembleia e, cumulativamente, pela maioria simples dos credores presentes, enquanto que na classe de credores titulares de créditos derivados da legislação do trabalho ou decorrentes de acidentes de trabalho, a aprovação se dá pela maioria simples dos credores presentes, independentemente do valor de seu crédito. IV. Na assembleia geral, o credor não terá direito a voto e não será considerado para fins de verificação de quorum de deliberação se o plano de recuperação judicial apresentado não alterar o valor ou as condições originais de pagamento de seu crédito. A) Somente as assertivas I, II e IV são verdadeiras. B) Somente as assertivas II, III e IV são verdadeiras. C) Somente as assertivas II e III são verdadeiras. D) Todas as assertivas são verdadeiras.

Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul

Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul fls. 425 Autos nº 0800158-20.2017.8.12.0033 Ação: Recuperação Judicial Autor: Daniel Dias & Filho LTDA Visto, etc. 1. Em análise aos documentos trazidos aos autos pela requerente, bem como ao Relatório

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XIV Falência

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XIV Falência Instituições de Direito Público e Privado Parte XIV Falência 1. Falência Conceito Falência é um processo de execução coletiva contra o devedor. Envolve a arrecadação dos bens do falido para o juízo universal

Leia mais

DISPOSIÇÕES COMUNS ÀS RECUPERAÇÕES E À FALÊNCIA

DISPOSIÇÕES COMUNS ÀS RECUPERAÇÕES E À FALÊNCIA DISPOSIÇÕES COMUNS ÀS RECUPERAÇÕES E À FALÊNCIA 1. EMPRESAS EXCLUÍDAS DO PROCESSO 2. JURISDIÇÃO ESPECIAL 3. CRÉDITOS EXCLUÍDOS 4. CONSEQUÊNCIAS DO JUÍZO UNIVERSAL 5. A VERIFICAÇÃO DOS CRÉDITOS 6. A ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Aula 14 RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS

Aula 14 RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS Turma e Ano: Empresarial B (2015) Matéria/Data: Recuperação de Empresas (03/11/15) Professor: Wagner Moreira Monitora: Márcia Beatriz Aula 14 RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS Introdução A nova lei de falências

Leia mais

Direito Empresarial Promotor de Justiça - 4ª fase

Direito Empresarial Promotor de Justiça - 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Empresarial Promotor de Justiça - 4ª fase Falência e Recuperação Judicial de Empresas Período 2006-2016 1) Comissão Examinadora Promotor de Justiça - MPE SP (2013)

Leia mais

Motivos: má administração/má gestão ou crise econômica;

Motivos: má administração/má gestão ou crise econômica; Falência Motivos: má administração/má gestão ou crise econômica; - Lei 11.101/2005; Instituto Juridico Falência É a execução concursal do devedor empresário. Não é meio de cobrança LEGITIMIDADE PASSIVA

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS Aula 5 Recuperação Judicial e Extrajudicial Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Prof. Rogério Martir. AULA 56 09/10/2017 Direito EMPRESARIAL (04)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Prof. Rogério Martir. AULA 56 09/10/2017 Direito EMPRESARIAL (04) CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Prof. Rogério Martir AULA 56 09/10/2017 Direito EMPRESARIAL (04) RECUPERAÇÃO JUDICIAL RECUPERAÇÃO JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL DA SOCIEDADE EMPRESÁRIA 1-) LEGISLAÇÃO:

Leia mais

FALÊNCIAS E RECUPERAÇÕES

FALÊNCIAS E RECUPERAÇÕES Página1 Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Direito Empresarial - 66 Professor(a): Priscilla Menezes Monitor(a): Beatriz Moreira Leite Aina Aula 66 FALÊNCIAS E RECUPERAÇÕES Recuperação extrajudicial:

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Parcelamento Parte II Parcelamento dos créditos tributários do devedor em recuperação judicial. Prof.

DIREITO TRIBUTÁRIO. Parcelamento Parte II Parcelamento dos créditos tributários do devedor em recuperação judicial. Prof. DIREITO TRIBUTÁRIO Parcelamento Parte II Parcelamento dos créditos tributários do devedor em recuperação judicial Prof. Marcello Leal 1 CTN, Art. 155-A. 3o Lei específica disporá sobre as condições de

Leia mais

Direito Empresarial. Aula 18. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Empresarial. Aula 18. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Empresarial Aula 18 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO. COMARCA DE UMUARAMA 2ª VARA CÍVEL Estado do Paraná

PODER JUDICIÁRIO. COMARCA DE UMUARAMA 2ª VARA CÍVEL Estado do Paraná AUTOS Nº 10084-49.2016.8.16.0173 RECUPERAÇÃO JUDICIAL RECUPERANDA: ORCA DISTRIBUIDORA DE PETRÓLEO LTDA. Vistos etc. 1. A petição inicial preenche os requisitos do art. 48 da Lei 11.101/2005, e art. 51,

Leia mais

Direito Empresarial Extensivo

Direito Empresarial Extensivo Direito Empresarial Extensivo Professor: Priscilla Menezes Módulo 9: Insolvência judicial. Três são os pressupostos da falência: a legitimidade passiva, a insolvência e a decretação No primeiro bloco trabalhamos

Leia mais

O Projeto de Lei de Recuperação de Empresas: uma visão geral

O Projeto de Lei de Recuperação de Empresas: uma visão geral O Projeto de Lei de Recuperação de Empresas: uma visão geral São Paulo, 22 de junho de 2004 Prof. Dr. Paulo Fernando Campos Salles de Toledo 1 I. A defasagem da atual Lei de Falências II. As soluções propostas:

Leia mais

Aula nº. 72 Módulo IX: Verificação dos Créditos. - Deferimento do processamento da recuperação judicial (art. 52, 1º)

Aula nº. 72 Módulo IX: Verificação dos Créditos. - Deferimento do processamento da recuperação judicial (art. 52, 1º) Curso/Disciplina: Direito Empresarial Extensivo Aula: 72 Módulo IX: Verificação dos Créditos Professor(a): Priscila Menezes Monitor(a): Jessica Dourado Aula nº. 72 Módulo IX: Verificação dos Créditos Lei

Leia mais

Série Estudo Esquematizado Direito Empresarial André Luis Santa Cruz Ramos 4ª para 5ª edição

Série Estudo Esquematizado Direito Empresarial André Luis Santa Cruz Ramos 4ª para 5ª edição p. 82. Substituir o terceiro parágrafo pelo que segue: Assim como todos nós, pessoas físicas, possuímos um nome civil, o qual nos identifica nas relações jurídicas de que participamos cotidianamente, os

Leia mais

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO EMPRESARIAL PROF. MARCELO SACRAMONE

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO EMPRESARIAL PROF. MARCELO SACRAMONE XXII EXAME DE ORDEM DIREITO EMPRESARIAL PROF. MARCELO SACRAMONE Conceito de empresário Art. 966. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Objetivo Aula: Direito Empresarial - 52 Professor (a): Priscila Menezes Monitor (a): Caroline Gama.

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Objetivo Aula: Direito Empresarial - 52 Professor (a): Priscila Menezes Monitor (a): Caroline Gama. Página1 Curso/Disciplina: Direito Empresarial Objetivo Aula: Direito Empresarial - 52 Professor (a): Priscila Menezes Monitor (a): Caroline Gama Aula 52 Recuperação Judicial (parte II) 1. Procedimento

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL. Falência e Recuperação de Empresas

DIREITO EMPRESARIAL. Falência e Recuperação de Empresas Falência e Recuperação de Empresas 1. Considere as afirmativas a respeito das manifestações processuais nos processos de falência e de recuperação judicial de empresas, nos termos da Lei 11.101/05: I.

Leia mais

FALÊNCIA 3ª PARTE. Profa. Mônica Gusmão

FALÊNCIA 3ª PARTE. Profa. Mônica Gusmão FALÊNCIA 3ª PARTE Profa. Mônica Gusmão www.monicagusmao.com.br monik@predialnet.com.br 21-78512173 EFEITOS DA FALÊNCIA QUANTO AOS SÓCIOS FGV- BELO HORIZONTE 2 EFEITOS EM RELAÇÃO AOS SÓCIOS a) Sociedade

Leia mais

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO 1 PEÇA 2 Luís Mata prestou serviços como motorista na empresa Vai Já Ltda no período de 02 de agosto de 2013 a 03 de novembro de 2015, com salário mensal de R$ 2.200,00,

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS - SEJUDH EDITAL SEC/SADH/SEJUDH Nº. 004/2016

SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS - SEJUDH EDITAL SEC/SADH/SEJUDH Nº. 004/2016 SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS - SEJUDH EDITAL SEC/SADH/SEJUDH Nº. 004/2016 EDITAL DE ELEIÇÃO DOS MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL DO CONSELHO ESTADUAL DE DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA COM

Leia mais

Direito Empresarial. Aula 16. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Empresarial. Aula 16. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Empresarial Aula 16 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

CLÁUSULA PRIMEIRA DO OBJETO

CLÁUSULA PRIMEIRA DO OBJETO CONTRATO ADMINISTRATIVO PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA CONSTRUÇÃO DE ALAMBRADO NO ASILO BETEL, QUE ENTRE SI FAZEM O MUNICÍPIO DE CASTILHO e a empresa A. a Z. COMÉRCIO, REPRESENTAÇÃO E SERVIÇOS

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos MENSAGEM Nº 59, DE 9 DE JANEIRO DE 2005.

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos MENSAGEM Nº 59, DE 9 DE JANEIRO DE 2005. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos MENSAGEM Nº 59, DE 9 DE JANEIRO DE 2005. Senhor Presidente do Senado Federal, Comunico a Vossa Excelência que, nos termos do 1 o do

Leia mais

REALIZAÇÃO DO ATIVO PAGAMENTO DO PASSIVO

REALIZAÇÃO DO ATIVO PAGAMENTO DO PASSIVO REALIZAÇÃO DO ATIVO PAGAMENTO DO PASSIVO Armindo de Castro Júnior E-mail: armindocastro@uol.com.br Homepage: www.armindo.com.br Facebook: Armindo Castro Cel.: (65) 99352-9229 DEFINIÇÃO DO ATIVO INTEGRAÇÃO:

Leia mais

RECUPERAÇÃO JUDICIAL DE EMPRESA

RECUPERAÇÃO JUDICIAL DE EMPRESA RECUPERAÇÃO JUDICIAL DE EMPRESA Ariane Fernandes de OLIVEIRA 1 Marcelo Chicovis de MEDEIROS 2 RESUMO: O Presente estudo visa analisar a importância da Recuperação Judicial, em superar a atual situação

Leia mais

Mandado de Segurança. Exercícios Prof. Mauro Lopes. (bateria II)

Mandado de Segurança. Exercícios Prof. Mauro Lopes. (bateria II) Mandado de Segurança Exercícios Prof. Mauro Lopes (bateria II) 1) O procedimento da ação constitucional de mandado de segurança ADMITE que, em seu âmbito, seja realizado controle de constitucionalidade?

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA PODER JUDICIÁRIO Comarca de Joinville 4ª Vara Cível

ESTADO DE SANTA CATARINA PODER JUDICIÁRIO Comarca de Joinville 4ª Vara Cível fls. 589 Autos n 0301750-45.2016.8.24.0038 Ação: Recuperação Judicial/PROC Autor: Wetzel S/A DECISÃO Trato de pedido de recuperação judicial manejado por Wetzel S. A., em que a autora alega, em síntese,

Leia mais

LACB Nº 70047063706 2012/CÍVEL

LACB Nº 70047063706 2012/CÍVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO. TRAVA BANCÁRIA. CÉDULAS DE CRÉDITO BANCÁRIO AMPARADAS PELA GARANTIA DA CESSÃO FIDUCIÁRIA NÃO PODEM SER CLASSIFICADAS COMO CRÉDITO EXTRACONCUAL, MAS, SIM, QUIROGRAFÁRIOS, UMA VEZ

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL Prof. Cristiano de Souza

DIREITO EMPRESARIAL Prof. Cristiano de Souza empresária. FALÊNCIA, RECUPERAÇÃO JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL A lei de falências (Lei 11.101/05) aplica-se para empresário individual e sociedade Questão de Prova: Não pode pedir falência a sociedade simples

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº. Art. 1º. A Lei nº 12.066, de 13 de janeiro de 1993, passa a vigorar com as seguintes alterações:

PROJETO DE LEI Nº. Art. 1º. A Lei nº 12.066, de 13 de janeiro de 1993, passa a vigorar com as seguintes alterações: PROJETO DE LEI Nº Altera, revoga e acrescenta dispositivos das Leis nº 12.066, de 13 de janeiro de 1993, que dispõe sobre a estrutura do Grupo Ocupacional do Magistério da Educação Básica MAG e instituiu

Leia mais

FALÊNCIA, RECUPERAÇÃO JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL VII (ADE)

FALÊNCIA, RECUPERAÇÃO JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL VII (ADE) FALÊNCIA, RECUPERAÇÃO JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL VII (ADE) I FALÊNCIA 1. Introdução: - Constitui o patrimônio do devedor a garantia dos credores, e, em assim sendo, não cumprindo o devedor com as suas obrigações,

Leia mais

UNIP - Universidade Paulista - Campus Ribeirão Preto. Efeitos da falência. Geraldo Domingos Cossalter RA B

UNIP - Universidade Paulista - Campus Ribeirão Preto. Efeitos da falência. Geraldo Domingos Cossalter RA B UNIP - Universidade Paulista - Campus Ribeirão Preto Efeitos da falência Geraldo Domingos Cossalter RA B35759-2 Ribeirão Preto Abril de 2016 0 Geraldo Domingos Cossalter Efeitos da falência Trabalho Efeitos

Leia mais

CONCEITO. (Rocha Azevedo)

CONCEITO. (Rocha Azevedo) FALÊNCIA CONCEITO "é o processo de execução específico, contra empresário ou sociedade empresária insolvente, instaurador de comunhão incidental organizada entre todos os credores, por direitos e obrigações

Leia mais

MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA E DO COMÉRCIO SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS. CIRCULAR N 016, de 4 de junho de 1973

MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA E DO COMÉRCIO SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS. CIRCULAR N 016, de 4 de junho de 1973 MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA E DO COMÉRCIO SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS CIRCULAR N 016, de 4 de junho de 1973 Altera dispositivos das Normas de Seguros Aeronáuticos Circular n 19/71, da SUSEP. O SUPERINTENDENTE

Leia mais

Direito Empresarial. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais.

Direito Empresarial. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais Direito Empresarial Pessoa Jurídica Personalidade jurídica Responsabilidades da pessoa jurídica

Leia mais

Tributário Março de 2018

Tributário Março de 2018 Tributário Março de 2018 CIRCULAR PUBLICADO DECRETO QUE CRIA O PROGRAMA COMPENSA RS Foi publicado, em 22 de março de 2018, o Decreto n 53.974/2018, que regulamenta a compensação de débitos de natureza

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO SP.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO SP. fls. 1 EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO SP. URGENTE SELUCAN ATACADO DE PAPELARIA - EIRELI, estabelecida na Avenida Percy Gandini nº 3.981,

Leia mais

COMPETÊNCIA DO JUÍZO UNIVERSAL PARA DEFERIR ATOS EXPROPRIATÓRIOS CONTRA EMPRESA EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL

COMPETÊNCIA DO JUÍZO UNIVERSAL PARA DEFERIR ATOS EXPROPRIATÓRIOS CONTRA EMPRESA EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL COMPETÊNCIA DO JUÍZO UNIVERSAL PARA DEFERIR ATOS EXPROPRIATÓRIOS CONTRA EMPRESA EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL Mayara Roth Isfer Osna 1 Conquanto aplaudida a legislação recuperacional, um dos pontos mais criticados

Leia mais

DISCIPLINA: JUR DIREITO EMPRESARIAL III VALOR DA PROVA: 5,0 ALUNO(A)

DISCIPLINA: JUR DIREITO EMPRESARIAL III VALOR DA PROVA: 5,0 ALUNO(A) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE CÊNCIAS JURÍDICAS CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: JUR 1023 - DIREITO EMPRESARIAL III TURMA: PROFESSOR(A) Fernanda de Paula

Leia mais

Seminário de Assuntos Contábeis de Novo Hamburgo O CONTADOR E O PROCESSO DE FALÊNCIA E RECUPERAÇÃO JUDICIAL

Seminário de Assuntos Contábeis de Novo Hamburgo O CONTADOR E O PROCESSO DE FALÊNCIA E RECUPERAÇÃO JUDICIAL O CONTADOR E O PROCESSO DE FALÊNCIA E RECUPERAÇÃO JUDICIAL AGENDA Lei de Falências e Recuperação Judicial Tipos de Recuperação Recuperação Judicial Falências Bibliografia Recomendada Debates Decreto-lei

Leia mais

Direito Empresarial. Aula 17. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Empresarial. Aula 17. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Empresarial Aula 17 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

Autos nº

Autos nº Autos nº. 0023062-69.2015.8.16.0019 1. Inicalmente, cumpre ressaltar a possibilidade de recuperação judicial das duas empresas autoras, já que formam grupo econômico, pois um dos sócios é comum e uma empresa

Leia mais

Aula nº 84. Efeitos da falência sobre as obrigações do falido:

Aula nº 84. Efeitos da falência sobre as obrigações do falido: Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Fase Falimentar do Processo Professor: Priscilla Menezes Monitora: Vanessa Alves Aula nº 84 Efeitos da falência sobre as obrigações do falido: Alguns obrigadores

Leia mais

À CASE ADMINISTRAÇÃO JUDICIAL RESPONSAVEL PELA RECUPERAÇÃO JUDICIAL DE EDINEIA GOMES DE SOUZA ME E OUTRAS

À CASE ADMINISTRAÇÃO JUDICIAL RESPONSAVEL PELA RECUPERAÇÃO JUDICIAL DE EDINEIA GOMES DE SOUZA ME E OUTRAS À CASE ADMINISTRAÇÃO JUDICIAL RESPONSAVEL PELA RECUPERAÇÃO JUDICIAL DE EDINEIA GOMES DE SOUZA ME E OUTRAS Proc. nº 1028284-02.2017.8.11.0041, em trâmite perante a 1ª Vara Especializada de Falência, Recuperação

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS NA CÂMARA MUNICIPAL DE PAULO FRONTIN/PR CADERNO DE PROVA CONTADOR

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS NA CÂMARA MUNICIPAL DE PAULO FRONTIN/PR CADERNO DE PROVA CONTADOR CADERNO DE PROVA CONTADOR Nº. DE INSCRIÇÃO DO(A) CANDIDATO(A) Domingo, 03 de junho de 2012. N.º DE INSCRIÇÃO DO(A) CANDIDATO(A) 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO. COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA FORO REGIONAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS 1ª Vara Cível

PODER JUDICIÁRIO. COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA FORO REGIONAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS 1ª Vara Cível PROJUDI - Processo: 0013572-04.2017.8.16.0035 - Ref. mov. 25.1 - Assinado digitalmente por :12908 Autos n. 0013572-04.2017.8.16.0035 Vistos etc. 1. Trata-se de pedido de recuperação judicial formulado

Leia mais

MMX MINERAÇÃO E METÁLICOS S.A. CNPJ/MF: / NIRE: (Companhia Aberta) FATO RELEVANTE

MMX MINERAÇÃO E METÁLICOS S.A. CNPJ/MF: / NIRE: (Companhia Aberta) FATO RELEVANTE MMX MINERAÇÃO E METÁLICOS S.A. CNPJ/MF: 02.762.115/0001-49 NIRE: 33.3.0026111-7 (Companhia Aberta) FATO RELEVANTE DEFERIMENTO DO PEDIDO DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL DA COMPANHIA E SUBSIDIÁRIA Rio de Janeiro,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2018.0000406978 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 2098201-66.2018.8.26.0000, da Comarca de São Paulo, em que é agravante FOR MEDICAL VENDAS E ASSISTÊNCIA

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 53470 Assinale a afirmativa INCORRETA: 1) Instituída pela Lei nº 6.385/76, a Comissão de Valores Mobiliários é uma entidade autárquica vinculada ao Ministério da Fazenda. 2) As instituições financeiras

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) DO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DE (nome da cidade/uf)

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) DO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DE (nome da cidade/uf) Modelos Âmbito Jurídico - Contratos 00001 - Inicial de restabelecimento de auxílio-doença e conversão em aposentadoria por invalidez com pedido de antecipação de tutela EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A)

Leia mais

Sumário. Roteiro Simplificado da Falência Roteiro Simplificado da Recuperação Judicial... 15

Sumário. Roteiro Simplificado da Falência Roteiro Simplificado da Recuperação Judicial... 15 Sumário Roteiro Simplificado da Falência... 13 Roteiro Simplificado da Recuperação Judicial... 15 Resumo dos Principais Assuntos da Lei nº 11.101/05... 17 Falência e Recuperação de Empresas: Lei nº 11.101,

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO EMPRESARIAL

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO EMPRESARIAL P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO EMPRESARIAL QUESTÃO 1 - Sobre a disciplina do direito empresarial no Brasil: 1. O adquirente de um estabelecimento comercial jamais responderá pelo

Leia mais

Credores Não Sujeitos à Recuperação Judicial e a Reforma da Lei /2005

Credores Não Sujeitos à Recuperação Judicial e a Reforma da Lei /2005 Prof. Ivo Waisberg Credores Não Sujeitos à Recuperação Judicial e a Reforma da Lei 11.101/2005 SEMINÁRIO QUESTÕES ATUAIS SOBRE A RECUPERAÇÃO JUDICIAL DE EMPRESAS E AS PROPOSTAS FIESP PARA APERFEIÇOAMENTO

Leia mais

INSTRUMENTO PARTICULAR DE CONSTITUIÇÃO DE GARANTIA DE PENHOR DE TÍTULO DE CRÉDITO. Quadro Resumo

INSTRUMENTO PARTICULAR DE CONSTITUIÇÃO DE GARANTIA DE PENHOR DE TÍTULO DE CRÉDITO. Quadro Resumo INSTRUMENTO PARTICULAR DE CONSTITUIÇÃO DE GARANTIA DE PENHOR DE TÍTULO DE CRÉDITO Quadro Resumo Banco CNPJ/MF Banco Bradesco S.A. 60.746.948/0001 12 Sede Cidade de Deus, Município e Comarca de Osasco,

Leia mais

V&G News Extra - Nº Refis - RJ. Refis - RJ REFIS RJ LEI DE 28/12/2011 ESTADO DO RIO DE JANEIRO

V&G News Extra - Nº Refis - RJ. Refis - RJ REFIS RJ LEI DE 28/12/2011 ESTADO DO RIO DE JANEIRO Velloza Girotto De: Velloza & Girotto Enviado em: quarta-feira, 4 de janeiro de 2012 11:08 Para: Velloza & Girotto Assunto: V&G News Extra - Nº 150 - Refis - RJ V&G News - Extra nº 150 04 de janeiro de

Leia mais

Instituições de Direito

Instituições de Direito Instituições de Direito INTRODUÇÃO AO REGIME JURÍDICO DA CRISE EMPRESARIAL CAMILA VILLARD DURAN Lei 11.101/2005! Racionalidade do regime jurídico da crise empresarial! O que são os institutos jurídicos

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA PODER JUDICIÁRIO Comarca de Brusque Vara Comercial

ESTADO DE SANTA CATARINA PODER JUDICIÁRIO Comarca de Brusque Vara Comercial fls. 364 Autos n. 0300248-89.2015.8.24.0011 Ação: Recuperação Judicial/PROC Autor: Gabisa Indústria e Comércio de Malhas Ltda. e outro Vistos etc... Trata-se de recuperação judicial postulada pelas empresas

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE CREDORES

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE CREDORES fls. 982 EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE CREDORES Processo nº: 1096653-48.2017.8.26.0100 Classe Assunto: Recuperação Extrajudicial - Recuperação extrajudicial Requerente: Tecsis Tecnologia e Sistemas Avançados

Leia mais

Direito Constitucional TJ/RJ Prof. Carlos Andrade

Direito Constitucional TJ/RJ Prof. Carlos Andrade Direito Constitucional TJ/RJ Prof. Carlos Andrade 19. Segundo a Constituição Federal, os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional,

Leia mais

PEDIDO DE FALÊNCIA. BANCO DAYCOVAL S/A, instituição financeira com sede em São

PEDIDO DE FALÊNCIA. BANCO DAYCOVAL S/A, instituição financeira com sede em São EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ª VARA DE FALÊNCIAS E RECUPERAÇÕES JUDICIAIS DO FORO CENTRAL DA COMARCA DA CAPITAL DO ESTADO DE SÃO PAULO. BANCO DAYCOVAL S/A, instituição financeira com

Leia mais

1. O que é o processo de recuperação judicial?

1. O que é o processo de recuperação judicial? IMPORTANTE: a seguinte lista de perguntas e respostas foi preparada para facilitar a compreensão do processo de recuperação do Grupo UTC. Essa lista não cria, modifica ou extingue qualquer direito ou obrigação

Leia mais

A NOVA LEI DE RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS E LEGITIMADOS PASSIVOS PARA DECLARAÇÃO JUDICIAL DA FALÊNCIA

A NOVA LEI DE RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS E LEGITIMADOS PASSIVOS PARA DECLARAÇÃO JUDICIAL DA FALÊNCIA A NOVA LEI DE RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS E LEGITIMADOS PASSIVOS PARA DECLARAÇÃO JUDICIAL DA FALÊNCIA LUÍS FELIPE SALOMÃO* Desembargador do Tribunal de Justiça - RJ 1. Introdução A nova Lei (11.101/2005) que

Leia mais

Stell Comércio e Soluções em T elecomunicações L tda e outro CONCLUSÃO

Stell Comércio e Soluções em T elecomunicações L tda e outro CONCLUSÃO fls. 435 D E C ISÃ O Processo Digital nº: 1066745-48.2014.8.26.0100 Classe - Assunto Recuperação Judicial - Recuperação judicial e Falência Requerente: Stell Comércio e Soluções em T elecomunicações L

Leia mais

Contrato de Câmbio na Exportação.

Contrato de Câmbio na Exportação. Contrato de Câmbio na Exportação. A Momento da Contratação B Liquidação do contrato de câmbio C Alteração D Cancelamento E Baixa do Contrato de Câmbio F Posição de Câmbio: nivelada, comprada e vendida.

Leia mais

GLOBALEDA - Telecomunicações e Sistemas de Informação, S.A. ESTATUTOS

GLOBALEDA - Telecomunicações e Sistemas de Informação, S.A. ESTATUTOS GLOBALEDA - Telecomunicações e Sistemas de Informação, S.A. ESTATUTOS (De acordo com as alterações aprovadas pela Assembleia Geral nas reuniões de 13 de março de 2007, de 12 de agosto de 2008, de 14 de

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL. Falência e Recuperação de Empresas Recuperação Judicial Parte 2. Profª. EstefâniaRossignoli

DIREITO EMPRESARIAL. Falência e Recuperação de Empresas Recuperação Judicial Parte 2. Profª. EstefâniaRossignoli DIREITO EMPRESARIAL Falência e Recuperação de Empresas Recuperação Judicial Parte 2 Profª. EstefâniaRossignoli - Para iniciar um pedido de recuperação, o legislador exigiu uma documentação bastante extensa

Leia mais

M.S PRESTADORA DE SERVIÇOS EM POÇOS ARTESIANOS

M.S PRESTADORA DE SERVIÇOS EM POÇOS ARTESIANOS CONTRATO 172/2014 CREDOR VALOR 32.010,00 DATA 23.10.2014 M.S PRESTADORA DE SERVIÇOS EM POÇOS ARTESIANOS CONTRATO FIRMADO ENTRE O MUNICÍPIO DE ÁGUA BOA MT E A EMPRESA M.S PRESTADORA DE SERVIÇOS EM POÇOS

Leia mais

TABELA DE TEMPORALIDADE DE DOCUMENTOS UNIFICADA - JUSTIÇA ESTADUAL

TABELA DE TEMPORALIDADE DE DOCUMENTOS UNIFICADA - JUSTIÇA ESTADUAL TABELA DE TEMPORALIDADE DE DOCUMENTOS UNIFICADA - JUSTIÇA ESTADUAL ELIMI JUIZADOS DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE 547 Seção Cível 1385 Cartas 1450 Carta de ordem 1451 Carta Precatória 1455 Incidentes 10969

Leia mais

DIREITO FALIMENTAR INTRODUÇÃO

DIREITO FALIMENTAR INTRODUÇÃO DIREITO FALIMENTAR INTRODUÇÃO A Lei nº 11.101, de 09/02/2005, veio disciplinar a recuperação judicial, a recuperação extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária, doravante referidos

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 24ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 24ª REGIÃO A C Ó R D Ã O TRIBUNAL PLENO Relator Revisor Agravante Advogados Agravado Origem : Des. ANDRÉ LUÍS MORAES DE OLIVEIRA : Des. MARCIO VASQUES THIBAU DE ALMEIDA : AGRISUL AGRÍCOLA LTDA. : Gabriel Paes de

Leia mais

ÓRGÃOS DA RECUPERAÇÃO E DA FALÊNCIA

ÓRGÃOS DA RECUPERAÇÃO E DA FALÊNCIA Curso de Direito Falimentar 2010, Ivanildo Figueiredo ÓRGÃOS DA RECUPERAÇÃO E DA FALÊNCIA FALÊNCIA E RECUPERAÇÃO Processo judicial de intervenção estatal na atividade econômica RESPONSABILIDADE DO PROCESSO

Leia mais

APELAÇÃO CÍVEL Nº. ROBERTO DE VICENTE

APELAÇÃO CÍVEL Nº. ROBERTO DE VICENTE APELAÇÃO CÍVEL Nº. 773235-0 DA 20ª VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA APELANTE: BANCO VOLVO BRASIL S/A APELADO: MONIBEL INDUSTRIA E COMÉRCIO DE ALIMENTOS LTDA RELATOR:

Leia mais

QUESTÕES PARA A PROVA DE DIREITO COMERCIAL IV

QUESTÕES PARA A PROVA DE DIREITO COMERCIAL IV QUESTÕES PARA A PROVA DE DIREITO COMERCIAL IV Prof. José Carlos Vaz e Dias 1º. Semestre de 2009 1) O que é falência e qual é a etimologia deste vocábulo? Explique a falência sobre o ponto de vista jurídico,

Leia mais

Lei Nº DE 22/12/2015

Lei Nº DE 22/12/2015 Lei Nº 18664 DE 22/12/2015 Publicado no DOE em 23 dez 2015 Atualiza o valor das obrigações de pequeno valor, para fins do disposto nos 3º e 4º do art. 100 da Constituição Federal, e adota outras providências.

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL. Falência e Recuperação de Empresas Disposições comuns aos dois institutos Parte 5. Profª. EstefâniaRossignoli

DIREITO EMPRESARIAL. Falência e Recuperação de Empresas Disposições comuns aos dois institutos Parte 5. Profª. EstefâniaRossignoli DIREITO EMPRESARIAL Falência e Recuperação de Empresas Disposições comuns aos dois institutos Parte 5 Profª. EstefâniaRossignoli -Caso se entenda necessário, a assembleia geral de credores (que será estudada

Leia mais

Texto da questão. Escolha uma: a. Aos consórcios. b. Apenas às sociedades de economia mista.

Texto da questão. Escolha uma: a. Aos consórcios. b. Apenas às sociedades de economia mista. Questão 1 O Direito Falimentar está consagrado na Lei n. 11.101, de 9 de fevereiro de 2005, a qual aborda e disciplina a falência, a recuperação judicial e a recuperação extrajudicial. Desta forma, o Direito

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 3ª VARA CÍVEL DO FORO DA COMARCA DE MIRASSOL-SP

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 3ª VARA CÍVEL DO FORO DA COMARCA DE MIRASSOL-SP EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 3ª VARA CÍVEL DO FORO DA COMARCA DE MIRASSOL-SP Processo n. 1000219-33.2016.8.26.0358 Recuperação Judicial TERSEL EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS LTDA., já qualificada

Leia mais

Fundação Banestes de Seguridade Social - BANESES. Estatuto

Fundação Banestes de Seguridade Social - BANESES. Estatuto Fundação Banestes de Seguridade Conteúdo I. Da Denominação, Sede e Foro...1 II. Dos Objetivos...2 III. Do Quadro Social...3 IV. Do Prazo de Duração...4 V. Do Patrimônio...5 VI. VII. VIII. Dos Órgãos de

Leia mais

Comentários à Nova Lei de Recuperação e Liquidação Judicial de Empresas

Comentários à Nova Lei de Recuperação e Liquidação Judicial de Empresas 1 Comentários à Nova Lei de Recuperação e Liquidação Judicial de Empresas Maria Bernadete Miranda Mestre em Direito das Relações Sociais, sub-área Direito Empresarial, pela Pontifícia Universidade Católica

Leia mais

EXAME XX - 1ª fase - 24/07/2016 PROVA BRANCA Comentário às questões de Direito Empresarial. Questão 48

EXAME XX - 1ª fase - 24/07/2016 PROVA BRANCA Comentário às questões de Direito Empresarial. Questão 48 EXAME XX - 1ª fase - 24/07/2016 PROVA BRANCA Comentário às questões de Direito Empresarial Questão 48 Cícero sacou uma letra de câmbio em favor de Amélia, tendo designado Elísio, que acatou a ordem de

Leia mais

CIRCULAR N 14/2005 CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL ALTERÇÃO AJUSTE À LEI DE FALÊNCIA PENHORA ON-LINE

CIRCULAR N 14/2005 CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL ALTERÇÃO AJUSTE À LEI DE FALÊNCIA PENHORA ON-LINE São Paulo, 16 de Fevereiro de 2.005 DE: PARA: ASSESSORIA JURÍDICA ASSOCIADOS CIRCULAR N 14/2005 CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL ALTERÇÃO AJUSTE À LEI DE FALÊNCIA PENHORA ON-LINE Anexamos, para conhecimento,

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Tributário. Crédito Tributário Promotor de Justiça

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Tributário. Crédito Tributário Promotor de Justiça CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Crédito Tributário Promotor de Justiça 1) CESPE Promotor de Justiça - MPE RR (2012) Após apurar o ICMS devido em razão das notas fiscais de entrada e saída de mercadoria,

Leia mais

PROFESSORA RAQUEL TINOCO ORGÃOS DO PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Tribunal Pleno Câmaras Órgão Especial Seções Especializadas 1 ÓRGÃOS DO PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO TRIBUNAL

Leia mais

EXAME XXV - 1ª fase 05/08/2018 PROVA BRANCA Comentários às questões de Direito Empresarial. Questão 46

EXAME XXV - 1ª fase 05/08/2018 PROVA BRANCA Comentários às questões de Direito Empresarial. Questão 46 EXAME XXV - 1ª fase 05/08/2018 PROVA BRANCA Comentários às questões de Direito Empresarial Questão 46 Três Coroas Comércio de Artigos Eletrônicos Ltda. subscreveu nota promissória em favor do Banco Dois

Leia mais

PAUTA DO ACORDO COLETIVO 2016/2017 CONCESSIONÁRIA RIO GALEÃO

PAUTA DO ACORDO COLETIVO 2016/2017 CONCESSIONÁRIA RIO GALEÃO PAUTA DO ACORDO COLETIVO 2016/2017 CONCESSIONÁRIA RIO GALEÃO Considerando, suas funções institucionais, e a constante luta pela melhoria das condições gerais de trabalho, o Sindicato Nacional dos Empregados

Leia mais

I Locação em geral. 30 dias Antecedência mínima necessária para que o Locador denuncie locações de prazo indeterminado.

I Locação em geral. 30 dias Antecedência mínima necessária para que o Locador denuncie locações de prazo indeterminado. I Locação em geral 10 anos Contratos com tal prazo dependem da vênia conjugal, sob pena do período excedente não ser respeitado pelo cônjuge não anuente 30 dias Antecedência mínima necessária para que

Leia mais

ZAMPIERI & ADVOGADOS ASSOCIADOS S/S - OAB/RS 361 Assessoria Empresarial e Tributária

ZAMPIERI & ADVOGADOS ASSOCIADOS S/S - OAB/RS 361 Assessoria Empresarial e Tributária EXMO(A). SR(A). DR(A). JUIZ(A) DE DIREITO DA VARA CÍVEL DO FORO DA COMARCA DE SANTA MARIA ~ RS OBJETO: RECUPERAÇÃO JUDICIAL CENTRALCÓPIAS COMÉRCIO DE SUPRIMENTOS PARA IMPRESSORAS LTOA, pessoa jurídica

Leia mais

Aula nº 09. Juizados Especiais Criminais Objetivo Aula 09 - Exercícios Comentados

Aula nº 09. Juizados Especiais Criminais Objetivo Aula 09 - Exercícios Comentados Página1 Curso/Disciplina: Juizados Especiais Criminais Objetivo Aula: Juizados Especiais Criminais Objetivo Aula 09 Professor(a): Elisa Pittaro Monitor(a): Analia Freitas Aula nº 09. Juizados Especiais

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução Trabalhista Formas de Execução Prof ª. Eliane Conde Em função da legislação vigente a execução trabalhista encontra-se disciplinada por quatro normas legais a serem

Leia mais

Direito Empresarial Extensivo

Direito Empresarial Extensivo Direito Empresarial Extensivo Professor: Priscilla Menezes Módulo 9: Decretação da Falência Parte 01 Neste bloco, estudaremos o último pressuposto da falência que é a decretação judicial. A falência é

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA 3 a REGIÃO - CREF3/SC

CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA 3 a REGIÃO - CREF3/SC CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA 3 a REGIÃO - CREF3/SC Resolução n 0137/2017/CREF3/SC. Dispõe sobre o valor da Anuidade devida pelos registrados no Conselho Regional de Educação Física da 3ª Região

Leia mais

Ação: Recuperação Judicial/Lei Especial Autor: Angelgres Revestimentos Cerâmicos Ltda e outros : DECISÃO:

Ação: Recuperação Judicial/Lei Especial Autor: Angelgres Revestimentos Cerâmicos Ltda e outros : DECISÃO: Autos n 004.12.006965-6 Ação: Recuperação Judicial/Lei Especial Autor: Angelgres Revestimentos Cerâmicos Ltda e outros : DECISÃO: 1. Das comunicações derivadas da Justiça do Trabalho Nos termos das informações

Leia mais

1 Trata-se de pedido de recuperação judicial formulado por

1 Trata-se de pedido de recuperação judicial formulado por Vistos. 1 Trata-se de pedido de recuperação judicial formulado por M LIGHT LANTERNAS LTDA., atual denominação de Multilight Plásticos e Auto Peças LTDA. - EPP, pessoa jurídica de direito privado, inscrita

Leia mais