Sociedade Pestalozzi do Estado do Rio de Janeiro. Reconhecimento do Curso de Terapia Ocupacional. Leda Maria Chaves 1 - RELATÓRIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sociedade Pestalozzi do Estado do Rio de Janeiro. Reconhecimento do Curso de Terapia Ocupacional. Leda Maria Chaves 1 - RELATÓRIO"

Transcrição

1 Sociedade Pestalozzi do Estado do Rio de Janeiro Reconhecimento do Curso de Terapia Ocupacional Leda Maria Chaves 1 - RELATÓRIO A Presidente da Sociedade Pestalozzi do estado do Rio de Janeiro encaminha a este Conselho pedido de reconhecimento do curso de Terapia Ocupacional, ministrado pela Escola Superior de Ensino Helena Antipoff instalada em Niterói/RJ. O curso de Terapia Ocupacional foi autorizado pelo Decreto nº / de , nos termos do Parecer 335/84, com 60 (sessenta) va gas totais anuais. Pela Portaria nº 154 de 22 de maio de 1989 SESU/MEC foi designada Comissão verificadora constituída pelos professores Michelle Selma Hahn e Maria Heloisa Medeiros Merhy, da Universidade Federal de São Carlos e pelo TAE Darcymires do Pego Barros, da DEMEC/RJ, para verificar as condições de funcionamento do curso e apresentar relatório conclusivo. A Sociedade Pestalozzi do estado do Rio de Janeiro é uma sociedade civil considerada Entidade de Fins Filantrópicos, Entidade de Uti lidade Pública Estadual e Entidade de Utilidade Pública Federal, sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Niterói, Estado do Rio de Janeiro.

2 Estabelecimento de ensino superior mantido * A Sociedade Pestalozzi do estado do Rio de Janeiro mantém apenas a Escola Superior de Ensino Helena Antipoff com os seguintes cursos * Fisioterapia Autorizado com 60 vagas - Fonoaudiologia Autorizado com 60 vagas - Terapia Ocupacional Autorizado com 60 vagas As edificações próprias são adequadas para as atividades de ensino, pesquisa e atendimento comunitário, relacionados à área de reabilita çao. Incorporam 14 pavilhões que se distribuem entre as áreas e espaços* arborizados. Um dos pavilhões encontra-se em reforma e ampliação a fim que possa atender de forma efetiva as atividades práticas do Curso de Terapia Ocupacional. Possui dois pavimentos em que estão inseridas quatro salas destinadas aos ambulatórios, dois amplos salões, banheiros e sanitários além de uma rampa bem adequada a cadeira de rodas, para acesso aos andares superiores. Possui este pavilhão uma área de 522,26m2. Outra dimensão do Curso de Terapia Ocupacional encontra-se nos ambulatórios sitos á Rua Lopes Trovão, 52, em Icarai, consagrados á fundamentação prática/teórica por meio de Estágios Supervisionados. A Comissão declara: " Observamos que as construções em sua maioria são recentes e/ou a- presentam Ótimo estado de conservação, limpeza e higiene adequadas às su as finalidades. A Mantenedora, integrada às atividades da ESEHA, procura atender suas solicitações no que se refere aos recursos audio-visuais, sobretudo na aquisição de material didático-pedagõgico necessário" A Instituição como um todo ainda conta com uma ampla área de lazer uma pequena quadra de esportes e um projeto para construção de um conjun to poli-esportivo.

3 A Comissao sugere: Faz necessário a construção ou destinação de uma área coberta tipo galpão, próxima às salas de aula para que os alunos possam permanecer neste espaço em seus horários livres. Dessa forma, eles não precisariam ficar nos corredores, prejudicai do o bom andamento das aulas". Sobre os laboratórios a Comissão Verificadora informa o seguinte: - LABORATÓRIO DE ANATOMIA E FISIOLOGIA O laboratório de 80m2, comum aos 3 (três) cursos, é utilizado para as aulas práticas das disciplinas Anatomia I e II, Neuroanatomia e Fisio logia. T Do ponto de vista de equipamentos, mobiliário, iluminação e ventilação é bastante adequado. Atende perfeitamente á demanda dos alunos nos horários de aulas bem como ainda é utilizado nas horas vagas tanto pelo corpo docente e técnicos para trabalhos de dessecção e preparação de material didático, como pelo corpo discente em atividades de monitoria estudo. LABORATÓRIO DE HISTOLOGIA E PATOLOGIA 0 laboratório de 58m2, comum aos 03 (três) cursos, é utilizado para as aulas práticas das disciplinas Histologia e Patologia I e II. Os equipamentos e mobiliário são adequados à utilização e demanda. Nas horas vagas além de ser utilizado pelo corpo discente para estudo, / também é aproveitado pela disciplina Anatomia I. LABORATÓRIO DE ENSINO DE TERAPIA OCUPACIONAL Não existe ainda um laboratório de ensino para as disciplinas práticas e/ou aplicadas de Terapia Ocupacional. O que tem sido utilizado é parte do espaço dos serviços de Terapia Ocupacional da Sociedade Pestalozzi. São utilizadas as salas do Setor de Terapia Ocupacional Geral Pavilhão Kennedy, e as salas das oficinas pré profissionalizantes. Todas as salas supra-citadas encontram-se em condições bastante precárias e / são inadequadas para uma boa condição de ensino.

4 O sistema de ventilação, iluminação, mobiliário e equipamentos exigem reparos a curto prazo para que efetivamente possam ser utilizados pelo corpo docente e discente do curso. Anexamos a este relatório o projeto, planta e cronograma de uma ampla reforma e ampliação destes 2 setores, para que desta forma as instalações se tornem adequadas para fins de ensino e assistência", (cf. fis.269/ 272, do Vol. principal). A Instituição,atendendo a Despacho Interlocutório, enviou fotos e notas fiscais que comprovam ter acatado às sugestões da Comissão. Sobre a bibliteca, a Comissão Verificadora assim se expressa seu em relatório: "A biblioteca de uso comum aos Cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional dispõe de uma área total de 168m2, sendo 2/3 dessa área reservada à leitura. Apresenta iluminação, condições de ventilação e mobiliário adequado para sua demanda. O acervo na data da verificação, conforme informação do bibliote cário responsável, é de títulos e exemplares. Os títulos ' abrangem adequadamente e de forma atualizada as áreas de ciências Bási. cas e clinicas da saúde, bem como as áreas de formação geral e humana' (psicologia, sociologia, etc). Com relação ao acervo específico de Terapia Ocupacional, este se encontra deficitário em dois aspectos; livros desatualizados e poucos exemplares. Ainda não existem assinaturas de periódicos de Terapia / Ocupacional, embora a Escola esteja envidando esforços para sua aquisição. Faz parte das previsões da instituição, à curto prazo, a ampliação do acervo bibliográfico especializado, e a instalação de uma sala de vídeo. Nota-se um grande empenho por parte da direção nesta ampliação, fortalecendo assim a qualidade do ensino".

5 A Escola atendeu a sugestão de Comissão Verificadora fazendo a assinatura anual de dois periódicos: um eapecífico para T. O. o American Journal of Occupaclonal Theory - outro que serve ao Curso T.O. e ao de Fisioterapia - Reabilitacion, o primeiro em inglês e o segundo em espanhol. Mão existe perió dico em português. A nota fiscal da assinatura acompanha este documento. Como a própria Comissão o afirma, a Instituição esta enviando esforços para ampliar o acervo especifico de T.O. mas tem esbarrado com dificuldades alheias a sua vontade, ou seja, não há, no mercado editorial brasileiro, novas edições de títulos já esgotados ou novos títulos específicos à disposição para a compra, nem no Rio nem em São Paulo. 0 Chefe do Departamento do T. O, foi à Universidade de Sao Carlos em busca de subsídios. Sobre a estrutura curricular a Comissão Verificadora informa que; "A estrutura curricular adotada é por sistema de créditos, e vem seguindo o estabelecido pelo Parecer 335/84 quando da autorização de fun cionamento. Há uma posposta de reformulação curricular conforme o exposto item de Regimento, apreciada por esta Comissão, que deverá ser im plantada tão logo seja aprovada pelo CFE. O aluno inicia a Bua prática supervisionada no 60 semestre, com 90 horas de estágio de observação. Nos semestres subsequentes realiza 03' (três) estágios de participação, de 220 (duzentos e vinte) horas cada. Os estágios são realizados na própria mantenedora. Sociedade Pestalozzi do Rio de Janeiro ou em instituições selecionadas e conveniadas / com a Escola Superior de Ensino Helena Antipoff. O critério de seleção para a celebração de convênios, obedece às se guintes normas mínimas: Ter um terapeuta ocupacional; ter condições qualitativas e quantita tivas de oferecimento de uma prática clinica ao alunado. Ê função do pro fessor coordenador dos estágios, fazer visitas regulares às instituições conveniadas para garantir essas normas mínimas, bem como verificar o andamento dos alunos em suas práticas. Na presente data, entre as 20 (vinte) instituições conveniadas, / aproximadamente 14 (quatorze) oferecem estágio para alunos de Terapia / Ocupacional. Não faltam vagas nestes locais. no

6 Foi verificado ainda a não obrigatoriedade em termos de diversificação de locais e áreas de estágio. Seguindo a preconização da Federação Mundial de Terapia Ocupado-' nal, recomendamos a obrigatoriedade do aluno estagiar em pelo menos 02 áreas de atuação diferentes, sendo 1 estágio em área física e outro em área mental". A Instituição informa: Com relação às sugestões refenntes às normas do Estágio Super visionado, informamos que foram todas acatadas, como o compro va a Documentação Complementar de 02/10/69 onde consta as no vas Normas e suas alterações sublinhadas. A Comissão acrescenta que: "Em contato e entrevistas feitas com os alunos do Curso (90 períoo), tanto em sala de aula como em campo de estágio, nota-se uma certa segurança por Í parte dos formandos no que diz respeito ao seu futuro / profissional. Mo entanto, ao detalharem sobre o andamento de sua formação, houve sugestões de modificações curriculares, e uma aprovação geral quanto à iniciativa da Escola neste sentido..' Em matéria publicada no caderno do Vestibular de Jornal do Rio de Janeiro , o Curso de Terapia Ocupacional da Escola Superior de Ensino He Lena Antipoff apresentase como o melhor do Rio de Janeiro". O currículo pleno em vigor constitui o.anexo I currículo pleno proposto pode ser visto no ANEXO II;" - deste Parecer e o Sobre o Corpo Docente,a Comissão informa ter verificado. os currículos (por amostragem),comparando-os com os dados indicados no processo de reconhecimento. Sua conclusão e de que todos estão de acordo com o Parecer 20/77. Eis a relação do corpo docente:

7 A Escola Superior de Ensino Helena Antipoff, com o cumprimento de' suas atividades fins ensino, pesquisa e extensão- tem se mostrado como' um centro incentivador de práticas necessárias e adequadas para o desenvolvimento da assistência, produção e difusão de conhecimentos científicos e culturais. Estando o processo devidamente instruído,analiso, agora, a outra solicitação da Instituição,que e a alteração curricular, a qual foi, inclusive, avaliada pela Comissão Verificadora. "A nova proposta do currículo pleno para o Curso de Terapia Ocupacional contêm modificações relevantes quanto á estrutura e conteúdos, mantendo, no entanto, o total de carga horária do currículo pleno em vi gor, ou seja horas. Em correspondência ao currículo mínimo contido na Resolução no / 4/83, são mantidos os ciclos e percentuais propostos, sendo que nesta nova proposta dota-se mais o ciclo de matérias profissionalizantes com maior número de horas/aula, diminuindo- SE a carga horária dos ciclos an teríores. Com essa alteração verifica-se uma maior adequação à recomendação quanto aos percentuais de tempo mantidos, entre os ciclos. (" Os ciclos 1 (matérias biológicas) e II (matérias de formação geral) devem ocupar 20% desse tempo (total do curso), o ciclo II, pré-profissionali-zante, 20%, o ciclo profissionalizante 40%, restando 20% para a prática supervisionada" - artigo 90)" A comparação entre os currículos plenos, a nova estrutura curricular, bem como o ementário, bibliografias e recursos, estão contidos no Relatório Analíticoavaliativo enviado pela ESEHA e anexado ao Processo de Reconhecimento do Curso, e mereceram algumas" considerações e sugestões da Comissão.. o cicio IV foi o que sofreu maiores alterações com grande inclusão de disciplinas de formação específica e de característica de especializações clinicas. Neste sentido percebe-se uma tendência à valo rização do modelo assistencial por patologias medicamente preconizadas.

8 Mesmo assumindo este modelo, ou perfil profissional, preocupa-nos a implementação dessas disciplinas em seus aspectos teóricos-práticos que necessitarão de laboratórios e/ou serviços especializados que possam atender às demandas didáticas das mesmas. Ê o caso das disciplinas Prótese e ôrtese aplicadas à Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional aplicada às disfunções internas e cirúrgicas. Terapia Ocupacional aplicada à Reumatologia, entre outras. A Instituição está tomando providencias necessárias nesse sentido de modo a garantir a qualidade da formação que oferece. II - VOTO DA R E L ATORA Em vista do exposto voto favoravelmente à alteração curricular proposta pela Escola Superior de Ensino Helena Antipoff. A Instituição deverá encaminhar a este Conselho as a l t e r a ções regimentais decorrentes desta aprovação. Também sou de parecer favorável ao reconhecimento do curso de Terapia Ocupacional, autorizado pelo Parecer 335/84, com 60 (ses-senta)vagas totais anuais, oferecido pela Escola Superior de Ensino Helena antipoff mantida pela Sociedade Pestalozzi do Estado do Rio de Janeiro. I - CONCLUSÃO DA CÂMARA I A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto da Relatora. Sala das Sessões, em 05 de dezembro de 1989.

9 01. Angela Longo Disc: Sociologia Estudo de Problemas Brasileiros I e II Qual.: Bacharel em Direito pela UFF. Licenciado em Pedagogia (Magistério e Orientação Educacional). Mestrado em História pela / UFF e em Filosofia pela Gama Filho. Possui experiência no magistério superior. Professor Titular de Sociologia e EPB na ESEHA. Possui parecer de aprovação do CFE, nºos 335/84; 7666/ 78; 578/78; 713/78; e 108/89. Possui trabalhos publicados. 02. Antônio de Souza Neto Disc: Fundamentos de Física e Biofísica Bioquímica Farmacologia Aplicada Qual.: Farmacêutico e Farmacêtico-Bioquímico pela UFRJ/ Mestrado em Biociências Nucleares pela UERJ. Possui experiência profissional e de magistério superior. Tem parecer de aprovação do CFE, nº 108/89. Prof. Assistente da ESEHA. 03. Carlos Alfredo Lobo Jasmim Disc: Ortepedia e Traumatologia I e II Radiologia Aplicada Qual.: Graduado em Medicina pela FMV-RJ/78. Especialização em Ortepedia e Traumatologia. Possui experiêcnia profissional e no ma gistério superior. 04. Carlos José Lemos Disc: Terapia Ocupacional Geral Administração em Terapia Ocupacional Terapia Ocupacional Aplicada Qual.: Graduado em Terapia Ocupacional pela FRASGE/84. Possui especialização em Metodologia do Ensino Superior. Possui experiência profissional e de magistério superior. 05. Claudete Machado Cerqueira Disc: Musicoterapia Qual.: Graduada em Musicoterapia pela CBM/77.Fez diversos cursos na área de Musicoterapia. Possui experiência profissional e de ma gistério superior. r

10 Dirceu Ciccone Disc: Anatomia I e II Qual.: Graduado em Medicina pela UNESP de R. Preto. Especialização em Cirurgia Geral e Vascular Periférica pela UNESP. Possui experiência profissional e de magistério superior e tem pare cer de aprovação do CFE, nº 108/ Herval Latini Moreira Disc: Clinica Cirúrgica I e II Qual.: Graduado em Medicina pela F.M. de Teresõpolis/79. Especialização em Cirurgia Geral pela UFF/85. Possui experiência profissional e de magistério superior. 08. Gilberto Garrido Júnior Disc: Reumatologia I e II Qual.: Graduado em Medicina. Especialização em Reumatologia pela / PUC-RJ/86 e em Medicina do Trabalho pela UERJ/78. Possui experiência profissional e de magistério superior. 09. Iza Pereira de Mattos Disc: Teoria e Técnicas de Psicomotricidade Elementos de Fonoaudiologia Qual.: Curso de Logopedia - Faculdade de Medicina Cadeira de Otorri nolaringologia da UFRJ/71. Graduada em Pedagogia pela Instituto Isabel/78. Fez curso para Formação de Técnico em Psicomotricidade Ramaim. Especialização em Educação da Infância Excepcional. Possui experiência profissional e de magistério superior e tem parecer de aprovação do CFE, nºs 335/84, 108/ 79, 111/83 e / João Batista Esteves Disc: Introdução à Saúde Humana Qual.: Graduado em Enfermagem pela UFF/75. Habilitação em Enferma- gem e Saúde Pública pela UFF/77. Especialização em Adrainis- tração Hospitalar pela USP/79 Possui experiência profissio nal e de magistério superior. 11. Jorge Álvaro Vidal do Nascimento Disc: Educação Física I e II Qual.: Graduado em Educação Física pelas FICB-RJ/80. Especialização em Ciências do Treinamento Desportivo pela UGF. Possui expe-riêcnia profissional e de magistério superior e tem parecer' de aprovação do CFE, nº 108/89. I

11 12. José Eduardo Santos Abreu Disc: Elementos de Fisioterapia - Cineslogia. Qual.: Graduado em Fisioterapia pela F.R. ASCE/83. Especialização em Anatomia Funcional do Sistema Locomotor - SUAM/86. Possui experiência no magistério superior José Luiz da Silva Monteiro Disc.: Ergonomia Métodos e Técnicas de Avaliação em Terapia Ocupacional Terapia Ocupacional Aplicada Qual.: Graduado em Terapia Ocupacional pela FRASCE. Especialização em Docência Superior na Área de Saúde pelo IBMR/88. Possui ex periência no magistério superior. 14. Lécio Lisboa Lima Disc: Clínica Cirúrgica I e II Qual.: Graduado em Medicina pela Fac. de Medicina de Petrópolis/80. Especialização em Cirurgia Geral/83. Possui experiência no ma gistério superior. 15. Luiz Batista Soares da Rocha Disc: Fisiologia Clinica Médica I e II 0 Qual.: Graduado em Medicina pela Esc de Medicina do Rio de Janeiro. Especialização em Biologia pela SESNI-RJ/88. Possui experiên cia Profissional e de magistério superior. Tem parecer de a-provação do CFE, nº 108/ Luiz Carlos Nogueira Disc: Histologia Fundamentos de Biologia Qual.: Graduado em Enfermagem pela UFF/75. Curso de Habilitação em Enfermagem e em Saúde Pública pela UFF/77. Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela UFF/81. Possui experiência no magistério superior e tem parecer de aprovação do CFE, no 108/ Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros Disc.: Antropologia Qual.: Graduado em Fisioterapia pela ERRJ. Licenciatura em Ciências'

12 04 Sociais pela UFRJ. Mestrado (em andamento) em Antropologia So cial pela PUC-SP. Possui trabalhos publicados. Possui experiência profissional e de magistério superior. Tem parecer de aprovação do CFE, nº 335/ Márcia Cristina Garcia da Silva Disc: Metodologia da Terapia Ocupacional Estágio Supervisionado Prótese e Ortese Aplicadas à Terapia Ocupacional Terapia Cinéticas Aplicadas à Terapia Ocupacional. Qual.: Graduada em Terapia Ocupacional pela SUAM/83. Especialização em Docência Superior pela FFCL-RJ/86. Possui experiência profissional e no magistério superior a partir de Márcia Simão Linhares Barreto Disc: Metodologia Cientifica I e II Qual.: Bacharel em Psicologia pela PUC-RJ/69. Bacharel em Direito pe la FBCJ- RJ/74. Licenciada em Pedagogia pela UFF/61. Mestrado em Educação pela PUC-RJ/78. Possui experiência profissional e de magistério superior. Tem parecer de aprovação do CFE, nºs 335/84 111/83 226/84 e 108/ Maria de Lourdes Ribeiro Gaspar Disc: Neuroanatomia Neurologia Qual.: Graduada em Medicina pela UFF/83. Especialização em Neurolo - gia Pediátrica pela PUC-RJ/87. Possui experiência no magistério superior e tem parecer de aprovação do CFE, nº 108/ Maria Lúcia de Melo e Silva Disc: Educação Física I e II Qual.: Licenciada em Educação Física pela UERJ/88. Fez especializa-ção em Atletismo na UERJ/89. Prof. de Musculação, Ginástica, Ténis e Judo. 22. Maurício Afonso Verimo Disc: Patologia I e II Qual.: Graduado em Medicina Veterinária pela UFF. Cursa Mestrado em' Patologia Esperiemental pela UFF. Possui experiência no magistério superior. 23. Nayá Bernascani Nunes Avenia Puertos

13 05 Disc: Reumatologia I e II Qual.: Graduada em Medicina pela UFF/86. Especialização em Reumatolo gia pela UFF/87. Ê prof. da ESEHA desde Nádia Browning Ribeiro Gill Disc: Fundamentos de Terapia Ocupacional Desempenho Profissional em Terapia Ocupacional Terapia Ocupacional Aplicada Qual.: Graduada em Terapia Ocupacional pela EBBR-RJ. Especialização em Atendiamento ao Excepcional pela FFPI-RJ/81. Possui experi ência profissional. Ê prof. da ESEHA a partir de Octávio Del-Vechio Machado Disc: Neuroanatomia Neurologia I e II Qual.: Graduado em Medicina pela TTFF/78. Especialização em Neurolo -gia. Medicina do Trabalho e em Docência Superior. Possui expe riência profissional e de magistério superior. Tem parecer de aprovação do CFE, nº 108/ Paulo José da Rocha Soares Disc: Elementos de Psiquiatria I e II Qual.: Graduado em Medicina pela UFRJ/76. Especialização em Saúde / Mental. Qualificado como Especialista em Psiquiatria pelo / CRM-RJ. Possui experiência profissional e de magistério superior. Tem parecer de aprovação do CFE, nº 108/89. Possui tra-balhos publicados. 27. Silvia Helena Santos do Amaral Disc: Psicologia I, II e III Qual.: Licenciatura em Psicologia pela UFF/84. Mestrado em Psicolo - gia da Personalidade pela FGV/87. Possui experiência profissi onal e de magistério superior. Tem parecer de aprovação do / CFE, no 108/ Sérgio Eduardo Viana Disc: Ortopedia e Traumatologia I e II Qual.: Graduado em Medicina pela UFF/66. Fez diversos cursos de aper feiçoamento na área médica. Possui especialização em Metodolo gia do Ensino Superior pela UFRJ. Possui experiência profissi onal e de magistério superior. Tem parecer de aprovação do CFE, nº 335/84.

14 Vilma Duarte Câmara Disc: Anatomia I e II Neurologia I e II Qual.: Graduada em Odontologia pela UFF/65. Graduada em Medicina pe la UFF/69. Mestrado em Neurologia pela UFRJ/77. Especialização em Psiquiatria pela UFRJ/71. Possui experiência profissi onal e de magistério superior. Tem parecer de aprovação do CFE, nºs 108/89 335/ /76 e 1715/ Vânia Belli Disc: Psicologia I e II Ética Profissional e Deontologia Psicologia Aplicada à Terapia Ocupacional Qual.: Bacharel e Formação em Psicologia pela UFF. Mestrado em Psico logia pela PUC-RJ/84. Doutorado em Letras pela PUC-RJ/85. Pos sui experiência profissional e de magistério superior. Tem pa recer de aprovação do CFE, no 108/ Vera Lúcia Peixoto Hisastsuka Disc: Lingua Portuguesa Qual.: Licenciada em Letras (língua e Literatura Brasileira e Portuguesa) pela UFF/70. Cursa Mestrado em Lingua Portuguesa na / UFRJ. Possui experiência no magistério superior e tem parecer de aprovação doe CFE, nº 108/89. Sobre a adequação do curso às condições da região, a Comissão co menta: "Por sua localização geográfica, institucional e conteúdo programático, o Curso de Terapia Ocupacional da ESEHA tem se apresentado como / uma resposta às necessidades de formação de profissionais de saúde da po pulação local. Ê o único curso da cidade de Niterói (RJ) e está oferecen do o profissional requerido á realidade dos serviços de saúde local bem como contribuindo para a dinâmica e produção cultural e científica da re gião.

15 PLENO EM VIGOR QUADRO 1-A CURRÍCULO ESTRUTURA CURRICULAR-CURSO DC TERAPIA OCUPACIONAL

16 QUADRO I-A (cont.)

17 QUADRO I-A (cont.)

18 PLENO PROPOSTO QUADRO I-B CURRÍCULO

19 QUADRO I-B (cont.)

20 QUADRO I-B (cont.)

21 IV - DECISÃO DO PLENÁRIO O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a Conclusão da Câmara. Sala Barreto Filho, em 06 de 12 de 1989.

A u t o r i z a ç ã o ( P r o j e t o ) do C u r s o de F i s i o t e r a p i a

A u t o r i z a ç ã o ( P r o j e t o ) do C u r s o de F i s i o t e r a p i a INTERESSADO/MANTENEDORA A S S O C I A Ç Ã O EDUCACIONAL PRESIDENTE KENNEDY UF SP ASSUNTO: A u t o r i z a ç ã o ( P r o j e t o ) do C u r s o de F i s i o t e r a p i a RELATOR: SR. CONS. Yugo O k i d

Leia mais

Autorização (Projeto) dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional a serem ministrados pela Faculdade de Educação Física do Clube Náutico Mogiano

Autorização (Projeto) dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional a serem ministrados pela Faculdade de Educação Física do Clube Náutico Mogiano CLUBE NÁUTICO MOGIANO Autorização (Projeto) dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional a serem ministrados pela Faculdade de Educação Física do Clube Náutico Mogiano JÜLIO G. C. MOREJÕN 0 Clube Náutico

Leia mais

PARECER CEE/PE Nº 07/2007-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 05/01/2007 I RELATÓRIO:

PARECER CEE/PE Nº 07/2007-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 05/01/2007 I RELATÓRIO: INTERESSADA: AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE AESA ASSUNTO: RECONHECIMENTO DO CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM RELATOR: CONSELHEIRO ARNALDO CARLOS DE MENDONÇA PROCESSO Nº 153/2006 Homologado

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL E CULTURAL DE ARAGUARI

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL E CULTURAL DE ARAGUARI FUNDAÇÃO EDUCACIONAL E CULTURAL DE ARAGUARI Reconhecimento do Curso de Estudos Sociais - Licenciatura curta e das habilitações Supervisão Escolar de 1 e 2 Graus e Orientação Educacional do Curso de Pedagogia.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 05/12/2008 (*) Portaria/MEC nº 1.476, publicada no Diário Oficial da União de 05/12/2008 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL SEMINÁRIO PAULOPOLITANO

INSTITUTO EDUCACIONAL SEMINÁRIO PAULOPOLITANO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UF INSTITUTO EDUCACIONAL SEMINÁRIO PAULOPOLITANO SP ASSUNTO: Autorização para funcionamento dos cursos de Ciências da Computação

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

ASSOCIAÇÃO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ASSOCIAÇÃO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO E CULTURA Autorização(execução de Projeto) para funcionamento do Cur so de Ciências Contábeis a ser ministrado pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de Linhares.

Leia mais

João Paulo do Valle Mendes

João Paulo do Valle Mendes SOCIEDADE PESTALOZZI DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Fonoaudiologia ministrado pela Esco Reconhecimento do curso de la Superior de Ensino Helena Antipoff. João Paulo do Valle Mendes 1 RELATÓRIO 0 Presidente

Leia mais

PROCESSO N.º 679/04 PROTOCOLO N.º 5.657.507-3/04 PARECER N.º 674/04 APROVADO EM 08/12/2004 INTERESSADA: FACULDADE DA CIDADE DE UNIÃO DA VITÓRIA FACE

PROCESSO N.º 679/04 PROTOCOLO N.º 5.657.507-3/04 PARECER N.º 674/04 APROVADO EM 08/12/2004 INTERESSADA: FACULDADE DA CIDADE DE UNIÃO DA VITÓRIA FACE PROTOCOLO N.º 5.657.507-3/04 PARECER N.º 674/04 APROVADO EM 08/12/2004 CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR INTERESSADA: FACULDADE DA CIDADE DE UNIÃO DA VITÓRIA FACE MUNICÍPIO: UNIÃO DA VITÓRIA ASSUNTO: Adequação

Leia mais

Fundação de Educação e Cultura Espírita "Paraná" - Santa Catarina

Fundação de Educação e Cultura Espírita Paraná - Santa Catarina Fundação de Educação e Cultura Espírita "Paraná" - Santa Catarina PR Reconhecimento das Licenciaturas Plenas em Geografia e História, ministradas pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Curitiba.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE UF RJ ASSUNTO: CREDENCIAMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM

Leia mais

FEDERAÇÃO DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS DO CONTESTADO - FENIC

FEDERAÇÃO DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS DO CONTESTADO - FENIC INTERESSADO/MANTENEDORA FEDERAÇÃO DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS DO CONTESTADO - FENIC ASSUNTO: UF SC AUTORIZAÇÃO (PROJETO) PARA FUNCIONAMENTO DO CURSO DE HISTÓRIA, A SER MINISTRADO PELA UNIÃO DOS CENTROS

Leia mais

I RELATÓRIO: 3865/2015, de 02/10/2015 PARECER CEE/PE Nº 103/2015-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 14/09/2015

I RELATÓRIO: 3865/2015, de 02/10/2015 PARECER CEE/PE Nº 103/2015-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 14/09/2015 INTERESSADO: CEPEM-CENTRO DE ENSINO E PESQUISA EM EMERGÊNCIAS MÉDICAS-SERRA TALHADA/PE ASSUNTO: CREDENCIAMENTO DA INSTITUIÇÃO PARA A OFERTA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO E AUTORIZAÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL UF SP ASSUNTO: Autorização (projeto) para funcionamento do curso de

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional INTERESSADO: Centro Integrado de Educação Profissional - CIEP EMENTA: Credencia o Centro Integrado de Educação Profissional CIEP, no município de Tauá, reconhece os cursos: Técnico em Enfermagem, Técnico

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR ASSUNTO Autorização (projeto) para funcionamento do curso de Turismo, a ser ministrado

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÀO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÀO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÀO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UF Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá. RJ ASSUNTO Reconhecimento do curso de Secretário Executivo Bilíngüe,

Leia mais

8-197) PROCESSO CFE Nº 23001.000465/92-57 DESPACHO DE CÂMARA Nº 114/92 SANCHOTENE FELICE

8-197) PROCESSO CFE Nº 23001.000465/92-57 DESPACHO DE CÂMARA Nº 114/92 SANCHOTENE FELICE 8-197) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROCESSO CFE Nº 23001.000465/92-57 DESPACHO DE CÂMARA Nº 114/92 Sociedade Pestalozzi do Estado do Rio de Janeiro Escola Superior de Ensino Helena

Leia mais

I RELATÓRIO: II ANÁLISE:

I RELATÓRIO: II ANÁLISE: INTERESSADA: AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO SÃO FRANSCISCO AEVSF ASSUNTO: RECONHECIMENTO DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA - FACAPE RELATOR:

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional INTERESSADO: Escola Técnica Padrão EMENTA: Reconhece o Curso Técnico em Administração Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios, da Escola Técnica Padrão até 31 de dezembro de 2016. RELATOR: José Nelson Arruda

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UNIÃO NORTE DO PARANÁ DE ENSINO UF PR RECONHECIMENTO DO CURSO DE DANÇA, MINISTRADO PELAS FACULDADES INTEGRADAS NORTE DO PARANÁ,

Leia mais

Reconhecimento do curso de Ciências Contábeis, ministrado pela Faculdade de Ciências Humanas-ESUDA-Recife/PE.

Reconhecimento do curso de Ciências Contábeis, ministrado pela Faculdade de Ciências Humanas-ESUDA-Recife/PE. ASSOCIAÇÃO RECIFENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA Reconhecimento do curso de Ciências Contábeis, ministrado pela Faculdade de Ciências Humanas-ESUDA-Recife/PE. 0 Presidente da Associação Recifense de Educação

Leia mais

Curso Gestão Períodos Formação Turno Vagas Anuais. Fisioterapia Silvia Helena Morais 10 períodos Bacharel Manhã 90 vagas GRADE CURRICULAR

Curso Gestão Períodos Formação Turno Vagas Anuais. Fisioterapia Silvia Helena Morais 10 períodos Bacharel Manhã 90 vagas GRADE CURRICULAR FAVIÇOSA - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Viçosa Mantida pela Univiçosa. União de Ensino Superior de Viçosa Ltda Credenciada pela Portaria MEC: 2569 de 24/08/2004 e Redenominação pela Portaria 194/2017.

Leia mais

ASSUNTO Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Processamen to de Dados, ministrado pela Faculdade de Informática Positivo.

ASSUNTO Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Processamen to de Dados, ministrado pela Faculdade de Informática Positivo. INTERESSADO/MANTENEDORA CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES POSITIVO UF PR ASSUNTO Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Processamen to de Dados, ministrado pela Faculdade de Informática Positivo.

Leia mais

SISTEMA CONTINUADO DE AVALIAÇÃO DOCENTE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS UniEVANGÉLICA

SISTEMA CONTINUADO DE AVALIAÇÃO DOCENTE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS UniEVANGÉLICA P SISTEMA CONTINUADO DE AVALIAÇÃO DOCENTE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS UniEVANGÉLICA SELEÇÃO DE PROFESSORES PARA O SEMESTRE LETIVO 208/ CRONOGRAMA Inscrições De 22 de novembro a 08 de dezembro de

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA. (Parte integrante da Resolução n. 18, de 04 de junho de 2013, do COENS da UFTM) 1º SEMESTRE

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA. (Parte integrante da Resolução n. 18, de 04 de junho de 2013, do COENS da UFTM) 1º SEMESTRE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (Parte integrante da Resolução n. 18, de 04 de junho de 2013, do COENS da UFTM)

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Fisioterapia

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Fisioterapia MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FISIOTERAPIA GRADE 5 Currículo Pleno aprovado pelo Conselho de Curso para o ano de 2010 Cód. Disc. DISCIPLINAS 1º SEMESTRE CRÉD. CH TOTAL TEÓRICA PRÁTICA 5401-1 Anatomia I

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro MG Alteração de Regimento RELATOR: SR. CONS... Layrton Borges de Miranda CÂMARA OU COMISSÃO PARECER

Leia mais

CÂMARA OU COMISSÃO CESU

CÂMARA OU COMISSÃO CESU INTERESSADO/MANTENEDORA CENTRO DE ENSINO UNIFICADO DO MARANHÃO UF MA ASSUNTO Reconhecimento do Curso de Letras. < RELATOR: SR. CONS. LAYRTON BORGES DE MIRANDA PARECER Nº 794/93 I - RELATÓRIO CÂMARA OU

Leia mais

Disciplina. 1 ano - 2 Semestre. Disciplina

Disciplina. 1 ano - 2 Semestre. Disciplina 1 ano - 1 Semestre Anatomia Humana I 60 4 Estudo da Genética e da Evolução 60 4 Necessidades Educacionais Especiais 60 4 História e Fundamentos da Fisioterapia 45 3 Antropologia 30 2 Fisiologia 60 4 Saúde

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COLEGIADO: CES

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COLEGIADO: CES PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 8/12/2014, Seção 1, Pág. 11. Portaria n 1.020, publicada no D.O.U. de 8/12/2014, Seção 1, Pág. 9. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

Reconhecimento do Curso de Ciências

Reconhecimento do Curso de Ciências SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR ESTÁCIO DE SÁ Reconhecimento do Curso de Ciências Antônio Fagundes de Sousa I - RELATÓRIO A Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá, mantenedora das Faculdades Integradas

Leia mais

Proposta de implantação do Curso de Técnico em Irrigação e Drena. gem no Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça-Pelotas/RS MAURO COSTA RODRIGUES

Proposta de implantação do Curso de Técnico em Irrigação e Drena. gem no Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça-Pelotas/RS MAURO COSTA RODRIGUES SECRETARIA DE ENSINO DE 2 GRAU/MEC Proposta de implantação do Curso de Técnico em Irrigação e Drena. gem no Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça-Pelotas/RS MAURO COSTA RODRIGUES A Secretaria de Ensino

Leia mais

CÓDIGO DISCIPLINAS DO CURRÍCULO VIGENTE CHS (T-P) CÓDIGO DISCIPLINAS DO CURRÍCULO PROPOSTO CHS (T-P)

CÓDIGO DISCIPLINAS DO CURRÍCULO VIGENTE CHS (T-P) CÓDIGO DISCIPLINAS DO CURRÍCULO PROPOSTO CHS (T-P) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIA DA SAÚDE DA SAÚDEPROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS BLG 1043 Genética Humana BLG Genética FSR 1061

Leia mais

Instituto Superior de Comunicação Publicitaria. pós-graduação lato sensu. Jessé Guimarães.

Instituto Superior de Comunicação Publicitaria. pós-graduação lato sensu. Jessé Guimarães. Instituto Superior de Comunicação Publicitaria. Aprovação de corpo docente para pós-graduação lato sensu. cursos de especialização, Jessé Guimarães. I - RELATÓRIO 0 Instituto Superior de Comunicação Publicitária,

Leia mais

Matriz Curricular do Curso de Fisioterapia

Matriz Curricular do Curso de Fisioterapia Matriz Curricular do Curso de Fisioterapia 1 PERÍODO e Anatomia Humana I 2 2 04 80 Citologia, Histologia 2 02 40 Embriologia 2 02 40 Metodologia da Pesquisa Científica 2-02 40 Fisioterapia em Saúde Publica

Leia mais

A u t o r i z a ç ã o ( P r o j e t o ) do C u r s o de P r o c e s s a m e n t o de D a d o s

A u t o r i z a ç ã o ( P r o j e t o ) do C u r s o de P r o c e s s a m e n t o de D a d o s INTERESSADO/MANTENEDORA CENTRO EDUCACIONAL DE REALENGO UF RJ ASSUNTO: A u t o r i z a ç ã o ( P r o j e t o ) do C u r s o de P r o c e s s a m e n t o de D a d o s RELATOR: SR. CONS. Yugo O k i d a I-RELATÓRIO

Leia mais

Autorização de curso de Direito, a ser ministrado pela Faculdade Moraes Júnior, mantida pelo Instituto Brasilei ro de Contabi1id a d e - R J

Autorização de curso de Direito, a ser ministrado pela Faculdade Moraes Júnior, mantida pelo Instituto Brasilei ro de Contabi1id a d e - R J INSTITUTO B RASILEIRO DE C ONTABILIDADE Autorização de curso de Direito, a ser ministrado pela Faculdade Moraes Júnior, mantida pelo Instituto Brasilei ro de Contabi1id a d e - R J Lauro Franco L eitão

Leia mais

FACULDADE DO VALE DO RIO ARINOS BACHARELADO EM FISIOTERAPIA. Carga Horária Semanal. C.H. Teórica

FACULDADE DO VALE DO RIO ARINOS BACHARELADO EM FISIOTERAPIA. Carga Horária Semanal. C.H. Teórica BACHARELADO EM FISIOTERAPIA 1 Semestre Prática Anatomia Humana I 4 60 20 80 Biologia do Desenvolvimento e Genética 3 40 20 60 Histologia 3 40 20 60 Matemática Aplicada 2 40 40 História e Fundamentos da

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA

CURSO DE FISIOTERAPIA CURSO DE FISIOTERAPIA 1º PERÍODO A PROVA REGIMENTAL 23/05 BIOESTATÍSTICA 24/05 METODOLOGIA CIENTÍFICA 13h00 24/05 COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 17h00 26/05 SOCIOLOGIA 27/05 MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA 28/05 BIOLOGIA

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional INTERESSADA: Centro de Ensino Grau Técnico EMENTA: Reconhece o Curso Técnico em Administração Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios, ofertado pelo Centro de Ensino Grau Técnico Bezerra de Menezes, nesta

Leia mais

SOCIEDADE EDUCACIONAL DO ESPÍRITO SANTO

SOCIEDADE EDUCACIONAL DO ESPÍRITO SANTO MINISTÉRIO DA EDUCACÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCACÃO INTERESSADO/MANTENEDORA SOCIEDADE EDUCACIONAL DO ESPÍRITO SANTO UF ES ASSUNTO: Autorização (projeto) do curso de Turismo a ser ministrado pelo Centro

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: FONE:

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: FONE: CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: 01045-903 FONE: 2075-4500 PROCESSO 1094698/2018 (Processo CEE 583/2001) INTERESSADAS ASSUNTO RELATOR USP / Faculdade de Medicina de

Leia mais

INTERESSADA: Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA

INTERESSADA: Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA INTERESSADA: Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA EMENTA: Renova o reconhecimento do Curso Sequencial de Formação Específica em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA,

Leia mais

C.H. Teórica. Carga Horária Semanal. C.H. Prática

C.H. Teórica. Carga Horária Semanal. C.H. Prática BAARELADO EM FISIOTERAPIA 1 Semestre Extensão 1 e A/C Anatomia Humana I 4 60 20 80 Biologia do Desenvolvimento e Genética 3 40 20 60 Histologia 3 40 20 60 Matemática Aplicada 2 40 40 História e Fundamentos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. INTERESSADO: Complexo de Ensino Superior de São Paulo Ltda.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. INTERESSADO: Complexo de Ensino Superior de São Paulo Ltda. PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 10/10/2011, Seção 1, Pág. 17. Portaria n 170, publicada no D.O.U. de 10/10/2011, Seção 1, Pág.13. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

EDITAL N.º 232/2015 RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 230/2015

EDITAL N.º 232/2015 RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 230/2015 RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 230/2015 O VICE-REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, retifica o Edital nº 230/2015, de 25 de setembro de 2015, publicado no

Leia mais

Autorização do Curso de Ciências Contábeis(projeto)

Autorização do Curso de Ciências Contábeis(projeto) INTERESSADO/MANTENEDORA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRO DE ALMEIDA UF RJ ASSUNTO: Autorização do Curso de Ciências Contábeis(projeto) RELATOR: SR. CONS. LAURO LEITÃO 1 - RELATÓRIO 0 Plenário deste Egrégio

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 3.209, DE 7 DE OUTUBRO DE 2004

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 3.209, DE 7 DE OUTUBRO DE 2004 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 3.209, DE 7 DE OUTUBRO DE 2004 Homologa o Parecer n.º 036/04-CEG, que aprova a revogação da Resolução

Leia mais

FUNDAÇÃO SÃO MIGUEL ARCANJO

FUNDAÇÃO SÃO MIGUEL ARCANJO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO /MANTENEDORA UF ASSUNTO: FUNDAÇÃO SÃO MIGUEL ARCANJO Autorização para funcionamento do Curso de Filosofía (fase de Projeto) GO RELATOR: SR.

Leia mais

Governo do Estado de Pernambuco Secretaria de Educação Conselho Estadual de Educação

Governo do Estado de Pernambuco Secretaria de Educação Conselho Estadual de Educação Governo do Estado de Pernambuco Secretaria de Educação Conselho Estadual de Educação INTERESSADA: AUTARQUIA MUNICIPAL DO ENSINO SUPERIOR DE GOIANA AMESG/ FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROFESSOR DIRSON

Leia mais

Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira Grade Curricular. Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis de Itabira

Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira Grade Curricular. Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis de Itabira Página: 1/5 0 GFIS086 LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais - OPTATIVA Optativa 0 GFIS089 Elaboração de Textos (Optativa) Optativa Total Disciplinas: 2 1 GFIS001/1 Anatomia Humana I 1 GFIS003/1 Citologia,

Leia mais

GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA - UFMG 1 º PERÍODO

GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA - UFMG 1 º PERÍODO HORÁRIO DE AULA - 2015/ PRIMEIRO SEMESTRE (Numerado em 26/02/2015) GRADUAÇÃO EM - UFMG 1 º PERÍODO ANATOMIA 9:00 as 12:00 ANATOMIA 9:00 as 12:00 CITOLOGIA E HISTOLOGIA 10:00 as 12:00 BIOFÍSICA QUÍMICA

Leia mais

Sobre as exigências interpostas pela Diligência n 27/95 da Comissão de Especialistas da área de Educação/Licenciaturas - Grupo I, consideramos que:

Sobre as exigências interpostas pela Diligência n 27/95 da Comissão de Especialistas da área de Educação/Licenciaturas - Grupo I, consideramos que: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PROCESSO: 23125.000318/94-15 MANTENEDORA: Fundação Universidade Federal do Amapá ESTABELECIMENTO DE ENSINO: Universidade Federal do

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO ASSOCIAÇÃO BRASIL CENTRAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Plenificação do curso de Licenciatura de Letras Zilma A Associação Brasil Central de Educação e Cul-tura,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Atualizado em: 2017 MISSÃO SALESIANA DE MATO GROSSO MANTENEDORA

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Atualizado em: 2017 MISSÃO SALESIANA DE MATO GROSSO MANTENEDORA CORPO DOCENTE GRADE E DOCENTES 2018 FISIOTERAPIA - ARAÇATUBA Nº NOME DO DOCENTE TITULAÇÃO QUAL. PROFISSIONAL Regime de trabalho Tempo de casa disciplinas 1. SIMONE GALBIATTI TERÇARIOL MESTRE FISIOTERAPEUTA

Leia mais

SISTEMA CONTINUADO DE AVALIAÇÃO DOCENTE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS UniEVANGÉLICA

SISTEMA CONTINUADO DE AVALIAÇÃO DOCENTE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS UniEVANGÉLICA P SISTEMA CONTINUADO DE AVALIAÇÃO DOCENTE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS UniEVANGÉLICA SELEÇÃO DE PROFESSORES PARA O SEMESTRE LETIVO 208/ CRONOGRAMA Inscrições De 22 de novembro a 08 de dezembro de

Leia mais

Autorizaçaõ(Projeto) para o funcionamento do Curso de Licenciatura Plena em História.

Autorizaçaõ(Projeto) para o funcionamento do Curso de Licenciatura Plena em História. INTERESSADO/MANTENEDORA CENTRO MATOGROSSENSE DE ENSINO SUPERIOR UF MT ASSUNTO Autorizaçaõ(Projeto) para o funcionamento do Curso de Licenciatura Plena em História. RELATOR: SR. CONS. DE. ANTÔNIO Geraldo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE EDUCAÇÃO SP ASSUNTO; Autorização (Projeto) para funcionamento do Curso de Comunicação Social, habilitação

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 273/2014

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 273/2014 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 273/2014 Altera a Deliberação CONSEP Nº 274/2013, que Dispõe sobre o currículo do Curso de Fisioterapia, regime seriado semestral. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade

Leia mais

EDITAL. OFERTA DE DISCIPLINAS EM REGIME ESPECIAL 1º Semestre Letivo de 2016

EDITAL. OFERTA DE DISCIPLINAS EM REGIME ESPECIAL 1º Semestre Letivo de 2016 EDITAL OFERTA DE DISCIPLINAS EM REGIME ESPECIAL 1º Semestre Letivo de 2016 A Direção Acadêmica do Centro Universitário Hermínio da Silveira - IBMR, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, na

Leia mais

2.6 NOVA MATRIZ CURRICULAR A PARTIR DE JANEIRO DE 2010

2.6 NOVA MATRIZ CURRICULAR A PARTIR DE JANEIRO DE 2010 2.6 NOVA MATRIZ CURRICULAR A PARTIR DE JANEIRO DE 2010 Com a publicação da Resolução CNS/CES 004/2009, que dispõe sobre a carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos

Leia mais

PROCESSO N 603/15 PROTOCOLO Nº PARECER CEE/CEMEP Nº 450/15 APROVADO EM 14/09/15

PROCESSO N 603/15 PROTOCOLO Nº PARECER CEE/CEMEP Nº 450/15 APROVADO EM 14/09/15 PROTOCOLO Nº 13.285.820-9 PARECER CEE/CEMEP Nº 450/15 APROVADO EM 14/09/15 CÂMARA DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTERESSADO: COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI ENSINO FUNDAMENTAL,

Leia mais

PROCESSO Nº 31/2013 PARECER CEE/PE Nº 49/2013-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 13/05/2013 I - RELATÓRIO:

PROCESSO Nº 31/2013 PARECER CEE/PE Nº 49/2013-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 13/05/2013 I - RELATÓRIO: INTERESSADA: AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO AEVSF /FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA FACAPE ASSUNTO: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DO CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO EM SISTEMAS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO ADEQUAÇÃO DAS ESTRUTURAS CURRICULARES DOS CURSOS EXISTENTES EM RELAÇÃO AS NOVAS DEMANDAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO ADEQUAÇÃO DAS ESTRUTURAS CURRICULARES DOS CURSOS EXISTENTES EM RELAÇÃO AS NOVAS DEMANDAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL SP ASSUNTO ADEQUAÇÃO DAS ESTRUTURAS CURRICULARES DOS CURSOS

Leia mais

PARECER Nº 140/92 CÂMARA OU COMISSÃO APROVADO EM: 19/02/92 CESu PROCESSO N : /92-78

PARECER Nº 140/92 CÂMARA OU COMISSÃO APROVADO EM: 19/02/92 CESu PROCESSO N : /92-78 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO PINHEIRENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA UF SP ASSUNTO: Alteração do currículo pleno do curso de Pedagogia RELATOR. SR. CONS.

Leia mais

PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Portarias/MEC nºs 555/556, publicadas no Diário Oficial da União de 21/2/2006

PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Portarias/MEC nºs 555/556, publicadas no Diário Oficial da União de 21/2/2006 PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Portarias/MEC nºs 555/556, publicadas no Diário Oficial da União de 21/2/2006 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADA: União Norte do Paraná de Ensino

Leia mais

Autorização de novo curso de graduação em Psicologia no DGE-20. Reexame do processo 2123/79. João Paulo do Valle Mendes

Autorização de novo curso de graduação em Psicologia no DGE-20. Reexame do processo 2123/79. João Paulo do Valle Mendes SOCIEDADE EDUCACIONAL FLUMINENSE RJ Autorização de novo curso de graduação em Psicologia no DGE-20. Reexame do processo 2123/79. João Paulo do Valle Mendes 0 parecer 326/80, ao examinar o processo 2123/

Leia mais

Publicado no DOE de 04/10/2006 pela Portaria SECTMA nº 190, de 03/10/2006 PARECER CEE/PE Nº 113/2006-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 12/09/2006

Publicado no DOE de 04/10/2006 pela Portaria SECTMA nº 190, de 03/10/2006 PARECER CEE/PE Nº 113/2006-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 12/09/2006 INTERESSADA: ESCOLA E CURSOS PROFISSIONALIZANTES DE INFORMÁTICA E ELETRÔNICA ECPIE ASSUNTO: RENOVAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM PROGRAMAÇÃO E REDE E EM

Leia mais

Fundação de Ensino Eurípedes Soares da Rocha.

Fundação de Ensino Eurípedes Soares da Rocha. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADA/MANTENEDORA Fundação de Ensino Eurípedes Soares da Rocha. UF SP ASSUNTO: Autorização para cursos de especialização (pós-graduação lato sensu)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 05/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 05/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO VAGAS CAMPUS MARCO ZERO 1601 - Área de conhecimento: Administração Geral. Curso: Administração Perfil: Bacharelado em Administração com Especialização, Mestrado ou Doutorado nas seguintes áreas da Administração:

Leia mais

Centro Federal de Educação Tecnologica de Minas Gerais

Centro Federal de Educação Tecnologica de Minas Gerais INTERESSADO MANTENEDOR Centro Federal de Educação Tecnologica de Minas Gerais UF MG ASSUNTO Reconhecimento de Cursos Emergenciais para Graduação de Professores da Disciplinas da Parte de Formação Especial

Leia mais

ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA

ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ESCOLA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS A Escola de Ciências da Saúde da Universidade Positivo é formada por 13 cursos que formam profissionais preparados para atuar nos mais

Leia mais

Autorização (Projeto) para funcionamento do Curso de Ciências Contábeis, a ser oferecido pela Faculdade de Ciências Humanas de Aracruz -ES.

Autorização (Projeto) para funcionamento do Curso de Ciências Contábeis, a ser oferecido pela Faculdade de Ciências Humanas de Aracruz -ES. INTERESSADO/MANTENEDORA FUNDAÇÃO SÃO JOÃO BATISTA UF ES ASSUNTO: Autorização (Projeto) para funcionamento do Curso de Ciências Contábeis, a ser oferecido pela Faculdade de Ciências Humanas de Aracruz -ES.

Leia mais

PROCESSO Nº 152/2012 PARECER CEE/PE Nº 18/2013-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 11/03/2013 I RELATÓRIO:

PROCESSO Nº 152/2012 PARECER CEE/PE Nº 18/2013-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 11/03/2013 I RELATÓRIO: INTERESSADO: ASSUNTO: RELATORA: PROCESSO Nº 152/2012 CEPEP - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO RECIFE/PE CREDENCIAMENTO DA INSTITUIÇÃO PARA A OFERTA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA

Leia mais

1º PERÍODO. Ciências Biofuncionais I( Fisiologia e Biofísica) Morfologia I (Anatomia. 6 h/a 120 h/a Histologia e Embriologia)

1º PERÍODO. Ciências Biofuncionais I( Fisiologia e Biofísica) Morfologia I (Anatomia. 6 h/a 120 h/a Histologia e Embriologia) 1º PERÍODO Ciências Biofuncionais I( Citologia, Biologia, Fisiologia e Biofísica) Morfologia I (Anatomia 6 h/a 120 h/a Histologia e Embriologia) Saúde Pública e Epidemiologia 4h/a 80 h/a Comunicação e

Leia mais

FUNDAÇÃO ALTO URUGUAI PARA A PESQUISA E O ENSINO SUPERIOR. Reconhecimento da Licenciatura Plena em Geografia. Pe. Antônio Geraldo Amaral Rosa

FUNDAÇÃO ALTO URUGUAI PARA A PESQUISA E O ENSINO SUPERIOR. Reconhecimento da Licenciatura Plena em Geografia. Pe. Antônio Geraldo Amaral Rosa FUNDAÇÃO ALTO URUGUAI PARA A PESQUISA E O ENSINO SUPERIOR Reconhecimento da Licenciatura Plena em Geografia. Pe. Antônio Geraldo Amaral Rosa 1-RELATÓRIO 0 Presidente da Fundação Alto Uruguai para a Pesqui.

Leia mais

LISTAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO OFERTADAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM 2016/1 * EM REGIME DE DEPENDÊNCIA/ADAPTAÇÃO

LISTAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO OFERTADAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM 2016/1 * EM REGIME DE DEPENDÊNCIA/ADAPTAÇÃO Administração de Sistemas de Informação Administração / Ciências Contábeis / Sist. de Informação Análise das Demonstrações Financeiras Administração / Ciências Contábeis / Sist. de Informação Análise de

Leia mais

COMPONENTES CURRICULARES E CORPO DOCENTE

COMPONENTES CURRICULARES E CORPO DOCENTE SUJEITO A ALTERAÇÕES Alterado em Jan/2018 COMPONENTES CURRICULARES E CORPO DOCENTE CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA T= Teórica P= Prática ST= Sessão Tutorial TO= Total CARGA HORÁRIA TEMPO DE COMPONENTES

Leia mais

Curso: FISIOTERAPIA Curriculo: 0003-B DISCIPLINAS EM OFERTA 1º Semestre de MAT

Curso: FISIOTERAPIA Curriculo: 0003-B DISCIPLINAS EM OFERTA 1º Semestre de MAT 1º Semestre de 2018 - MAT GR01906 GR01905 GR01961 GR02002 GR01843 GR01909 SEMESTRE 1 Carga Horária Docentes Bioestatística Aplicada à Saúde 72.00 Renata Cristofani Martins Epidemiologia 72.00 Luis Eduardo

Leia mais

CORPO DOCENTE CURSO DE FISIOTERAPIA ÁREA DE CONHECIMENTO DA TITULAÇÃO

CORPO DOCENTE CURSO DE FISIOTERAPIA ÁREA DE CONHECIMENTO DA TITULAÇÃO CORPO DOCENTE CURSO DE FISIOTERAPIA 2019.1 NOME ANDERSON BATISTA NUNES http://lattes.cnpq.br/4859 919494226550 TITULAÇÃO ÁREA DE CONHECIMENTO DA TITULAÇÃO Especialista -Graduação: FISIOTERAPIA (UEPA -

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 16/10/2009, Seção 1, Pág. 16. Portaria n 983, publicada no D.O.U. de 16/10/2009, Seção 1, Pág. 16. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

RELATOR: SR. CONS. Layrton Borges de Miranda Vieira

RELATOR: SR. CONS. Layrton Borges de Miranda Vieira INTERESSDO/MANTENEDORA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE PATOS DE MINAS CF MG ASSUNTO Reconhecimento do curso de Administração, ministrado pela Facul, dade de Ciências Administrativas de Patos de Minas. RELATOR:

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA - 2018 1º ano 1º semestre Anatomia Humana I 40 80 120 Bioquímica Básica 80 0 80 Citologia e Histologia Básica 40 40 80 Embriologia Humana 40 0 40 Fisiologia Humana

Leia mais

ANEXO A RESOLUÇÃO CEPE 07/2009 MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FISIOTERAPIA -. GRADE CURRICULAR

ANEXO A RESOLUÇÃO CEPE 07/2009 MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FISIOTERAPIA -. GRADE CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FISIOTERAPIA -. GRADE CURRICULAR PRIMEIRO SEMESTRE Biologia 2 0 2 036 Anatomia Humana I 2 2 4 072 Histologia 2 2 4 072 Bioquímica 2 0 2 036 Noções de Enfermagem 1 1 2 036

Leia mais

GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA - UFMG 1 º PERÍODO

GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA - UFMG 1 º PERÍODO HORÁRIO DE AULA - 2016/ PRIMEIRO SEMESTRE (Salas definidas/01/03/2016) GRADUAÇÃO EM - UFMG 1 º PERÍODO ANATOMIA 9:00 as 12:00 ANATOMIA 9:00 as 12:00 CITOLOGIA E HISTOLOGIA 10:00 as 12:00 BIOFÍSICA QUÍMICA

Leia mais

SÚMULA DA 122ª REUNIÃO DA CÂMARA DE GRADUAÇÃO, REALIZADA EM 03.12.2009 INÍCIO: 9:00 - ENCERRAMENTO: 11:00 CÂMARA DE GRADUAÇÃO

SÚMULA DA 122ª REUNIÃO DA CÂMARA DE GRADUAÇÃO, REALIZADA EM 03.12.2009 INÍCIO: 9:00 - ENCERRAMENTO: 11:00 CÂMARA DE GRADUAÇÃO SÚMULA DA 122ª REUNIÃO DA CÂMARA DE GRADUAÇÃO, REALIZADA EM 03.12.2009 INÍCIO: 9:00 - ENCERRAMENTO: 11:00 CÂMARA DE GRADUAÇÃO 01) Processo n o 120/2008 Unidade: Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Leia mais

1º Ano TERAPIA OCUPACIONAL 1º Semestre de 2014 SALA 47 SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA. Anatomia Geral 4 Créditos Vitor DFONO

1º Ano TERAPIA OCUPACIONAL 1º Semestre de 2014 SALA 47 SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA. Anatomia Geral 4 Créditos Vitor DFONO 1º Ano TERAPIA OCUPACIONAL 1º Semestre de 2014 SALA 47 Fundamento de Genética e Biologia Molecular Simone DEE Anatomia Geral Vitor DFONO Trajetória Histórica da Fabiana DEE Saúde Pública e Epidemiologia

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PROCESSO: 23.000.005232/94-40 MANTENEDORA: Fundação Universidade Federal do Maranhão ESTABELECIMENTO DE ENSINO: Universidade Federal

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 15/7/2015, Seção 1, Pág. 9. Portaria n 724, publicada no D.O.U. de 15/7/2015, Seção 1, Pág. 8. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE

Leia mais

HORÁRIO DE AULA / SEGUNDO SEMESTRE (Numerado em 28/07/2016) GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA - UFMG 1 º PERÍODO

HORÁRIO DE AULA / SEGUNDO SEMESTRE (Numerado em 28/07/2016) GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA - UFMG 1 º PERÍODO HORÁRIO DE AULA - 2016/ SEGUNDO SEMESTRE (Numerado em 28/07/2016) GRADUAÇÃO EM - UFMG 1 º PERÍODO ANATOMIA 09:00 as 10:30 PRATICA 10:30 as 12:00 ANATOMIA 09:00 as 10:30 PRATICA 10:30 as 12:00 CITOLOGIA

Leia mais

LISTAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO OFERTADAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM 2017/1 * EM REGIME DE DEPENDÊNCIA/ADAPTAÇÃO

LISTAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO OFERTADAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM 2017/1 * EM REGIME DE DEPENDÊNCIA/ADAPTAÇÃO Administração Mercadológica I / Marketing/ Marketing na / Gestão e Marketing na Administração / Ciências Contábeis / Biomedicina / Educação Física / Enfermagem/ Farmácia / Fisioterapia / Nutrição / Psicologia/

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: Centro de Formação Religiosa Superior do Estado do UF: MA Maranhão ASSUNTO: Credenciamento da Faculdade de Ciências

Leia mais

1º PERÍODO Terapia Ocupacional Científica I. Carga horária total º PERÍODO

1º PERÍODO Terapia Ocupacional Científica I. Carga horária total º PERÍODO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA EM SAÚDE CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL MATRIZ CURRICULAR ESTRUTURA CURRICULAR: 1º PERÍODO MOR10476 Anatomia

Leia mais

Reconhecimento do Curso de Farmácia, habilaitação Farmacêutico. João Paulo do Valle Mendes

Reconhecimento do Curso de Farmácia, habilaitação Farmacêutico. João Paulo do Valle Mendes UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO Reconhecimento do Curso de Farmácia, habilaitação Farmacêutico. João Paulo do Valle Mendes I. RELATÓRIO 0 Reitor da Universidade São Francisco-USF encaminhou a este Conselho

Leia mais

Horário para o 1º semestre Código Componente curricular Turma/Vagas Horário Docente (nome completo) Sala/laboratório

Horário para o 1º semestre Código Componente curricular Turma/Vagas Horário Docente (nome completo) Sala/laboratório Horário para o 1º semestre Sexta -feira T T Sala 705 Sexta -feira PA 09:30 às 11:20h UR5002 Anatomia Humana I Daniel Ventura P Lab de Anatomia Sexta -feira PB 13:30 às 15:20h (Lab 101). Sexta-feira PC

Leia mais

SECRETARIA GERAL/FSV EDITAL Nº 05/2009. EDITAL DE DIVULGAÇÃO DO CALENDÁRIO DE PROVAS PE1 e PE2 PARA O 1º SEMESTRE DE 2009

SECRETARIA GERAL/FSV EDITAL Nº 05/2009. EDITAL DE DIVULGAÇÃO DO CALENDÁRIO DE PROVAS PE1 e PE2 PARA O 1º SEMESTRE DE 2009 Pág. 1/16 SECRETARIA GERAL/FSV EDITAL Nº 05/2009 EDITAL DE DIVULGAÇÃO DO CALENDÁRIO DE PROVAS PE1 e PE2 PARA O 1º SEMESTRE DE 2009 A Secretária Geral da Faculdade Salesiana de Vitória, em atendimento ao

Leia mais

EXAME DE SELEÇÃO PARA MONITORIA DE GRADUAÇÃO

EXAME DE SELEÇÃO PARA MONITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL N 01/2017/CATHEDRAL EXAME DE SELEÇÃO PARA MONITORIA DE GRADUAÇÃO 2017.1 1.Da Monitoria 1. 1. Entende-se por Monitoria a atividade de caráter didático-pedagógica, desenvolvida pelo aluno e orientada

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 25/10/2011, Seção 1, Pág. 22. Portaria n 1536, publicada no D.O.U. de 25/10/2011, Seção 1, Pág. 21. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA ORGANIZAÇÃO PAULISTA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ASSUNTO; UF SP Autorização (Execução de Projeto) para o funcionamento do curso de

Leia mais