MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO"

Transcrição

1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR ASSUNTO Autorização (projeto) para funcionamento do curso de Turismo, a ser ministrado pela Faculdade Riopretense de Turismo, mantida pela Associação Educacional de Ensino Superior. UF SP RELATOR: SR.CONS. José Luitgard de Moura Figueiredo PARECER NP I - RELATÓRIO CÂMARA OU COMISSÃO CESu APROVADO EM PROCESSO Nº / presente processo, de interesse da Associação Educacional de Ensino Superior-SP, corresponde á pedido de autorização do Curso de Turismo, a ser ministrado pela Faculdade Riopretense de Turismo, novo estabelecimento ensino superior isolado particular, á funcionar em São de José do Rio Preto-SP. Apreciado e aprovado na fase de Carta-Consulta, mediante o Parecer-CFE 730/93, o pleito em apreço deve agora ser avaliado nos aspectos relacionados ao projeto, com base no que dispõe a Resolução nº 1/93 - CFE. 1 - Caracterização Geral do Projeto 0 pedido de autorização em tela tem como objetivo o Curso de Turismo, a ser ministrado pela Faculdade ' Ripretense de Turismo, com 8 0 vagas totais anuais, num único turno, o noturno.

2 2 - Perfil Profissiográfico Consta dos autos os objetivos do curso pretendido, definindo-se as características do profissional e o seu campo de atuação, atendendo assim o disposto no inciso II do art. 16 da Resolução nº 1/93 - CFE. 3 - Organização Curricular A Mantenedora informa que as disciplinas que integram proposta curricular, são todas de natureza obrigatórias, tanto as do a Currículo Mínimo, como as consideradas específicas que têm como objetivo atender as necessidades do mercado de trabalho, como um profissional de características próprias, com condições de exercer o trabalho no Turismo de modo eficaz. 0 currículo pleno é apresentado de forma que, as disciplinas que o integram sejam cursadas na seriação anual já estabelecida no. texto regimental. E, mais disciplina o texto regimental que a matrícula será anual sendo renovada anualmente. Pelo currículo pleno considerado, o curso terá uma carga horária total de h/a, já incluídas as horas/aula destinadas a E.F, e 240 h/a ao Estágio Supervisionado. A organização curricular constitui o Anexo I deste Parecer. 4 - Infra-Estrutura Física. Instalações As instalações de que servirá a futura Faculdade são apresentadas sob forma de projeto conforme planta baixa anexada ao autos. Informa, a Mantenedora que o referido prédio já encontra com "habite-se" devidamente solicitado junto ã Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto.

3 O prédio conta uma área construída de m 2 envolvendo dalas de aula, salas administrativas, salas de departamentos, auditório biblioteca e ainda, estão livres a quantidade suficiente de salas para atender ao curso requerido. 6 - Biblioteca A Instituição informa que, precedendo a implantação de curso pretendido, serão colocados ã disposição os títulos e periódicos para atender as matérias constantes para o 1º e 2º ano do curso, num 4(quatro exemplares para cada título. total Ao final do 2º ano de funcionamento do curso serão adquiridos os títulos restantes e constante da relação apresentado, de forma a atender ao Ciclo de Formação Profissional.De mesma forma serão efetivadas as assinaturas correntes dos periódicos indicados. O acervo inicial está composto de 992 títulos e 13 assina. turas correntes de periódicos especializados.. O acervo bibliogrãfico, atendendo as normas da ABTN, é apresentado por ordem alfabética de autor, editora e local. De acordo com a verba destinada na projeção financeira, a Mantenedora atualizará ano a ano o seu acervo com aquisição de novos títulos e periódicos face as novidades lançadas pelas casas editoras no mercado de tal forma que mantenha enriquecido, não só os títulos, como o núme_ ro de exemplares do acervo bibliográfico. O acervo bibliográfico será organizado segundo o Sistema de Classificação de Dewey - C.D.D., sendo sua catalogação obediente ao código da American Library Association. As obras de referências reunirão dicionários, enciclopédias, catálogos, anuários. Além dos periódicos de assinatura correntes específicas para o curso, a biblioteca contará com jornais, revistas e outros.

4 A biblioteca funcionará das 8:00 às 22:00 horas, de segunda a sexta-feira e das 8:00 às 12:00 horas aos sábados. Conforme dispõe a proposta do texto regimental, a biblioteca estará sob a responsabilidade de profissional devidamente habilitada e inscrita no Conselho Regional de Biblioteconomia, além de duas auxiliares contratadas pela Entidade Mantenedora. Será, ainda, colocado a disposição da biblioteca, uma vez autorizado o curso pretendido: sistema de reprografia a seco, mimeógra_ fos e maquinas de escrever. 7 - Planejamento Econômico e Financeira É parte integrante do projeto o planejamento econômico financeiro para os quatro anos de implantação do Curso, onde se destacam as fontes de receitas, as categorias das despesas e a previsão de investimento, e será objeto de análise dos peritos verificadores. 8 - Corpo Docente 0 corpo docente que atuará no curso de Turismo é formado por 21 professores, que do ponto de vista da qualificação acadêmico-profis_ sional, apresentam o seguinte perfil: 05 com Mestrado, 15 com Especialização e 01 com graduação. Muitos possuem Parecer de aprovação do CFE e todos apresentaram termo de compromisso. Os professores serão contratados pela mantendora, amparados seus direitos, na Consolidação das Leis de Trabalho, observados os critérios e normas regimentais. Consta dos autos Plano de Carreira, que deverá merecer críticas e sugestões do corpo docente. A relação dos professores com indicação das disciplinas e qualificação consta do Anexo II deste Parecer.

5 II - VOTO DO RELATOR Diante do exposto, vota o Relator favoravelmente ã aprovação do projeto para funcionamento do Curso de Turismo, a ser ministrado pe- Ia Faculdade Riopretense de Turismo, mantida pela Associação Educacional de Ensino Superior - SP, com 80 vagas totais anuais. V Aprovado o presente parecer o referido processo deverá ' ser encaminhado a SESu/MEC, para os procedimentos relativos à designação da Comissão Verificadora, nos termos dos artigos 19 e 20 da Resolução nº 1/93. III - CONCLUSÃO DA CÂMARA A Câmara de Ensino Superior acompanha o Voto do Relator. Sala das Sessões,/em de março de 1994.

6 ANEXO I C U R R Í C U L O P L E N O CURSO DE TURISMO

7

8 CORPO DOCENTE ANEXO II 01 - Nome: ALDINO PALA Disciplina: ECONOMIA Qualificação: GRADUADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS - FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS POS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - PUC/SP Parecer: POSSUI PARECER Nº982/88. PARA DISCIPLINA DE ECONOMIA P.e"T"e de Trabalho Parcial Nome: ANTÔNIO QUEIROZ FEREIRA CALÇAS - Disciplina: PSICOLOGIA SOCIAL - Qualificação: LICENCIATURA E FORMAÇÃO PSICÓLOGO - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL BAURU / SP ESPECIALIZAÇÃO PSICOLOGIA EDUCACIONAL - UNAERP SP h/a - RES. 14/ Parecer: POSSUI PARECER Nº 184/86 - DISCIPLINAS: PSICOLOGIA GERAL, EXPERIMENTAL E DINÂMICA DE GRUPO: PARECER' Nº211/89 - DISCIPLINA: PSICOLOGIA - aceito para este curso Regime de Trabalho: Integral Nome: CARMEM VICENTINA V DA SILVA - Disciplina: TEORIA E TÉCNICAS DO TURISMO - Qualificação: GRADUADA EM COMUNICAÇÃO SOCIAL - ESPM ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA ENSINO SUPERIOR 360 hs - RES. 12/83 - FIRP Regime de Trabalho: Especial

9 Nome: CARLOS LÜCIO BEJA - Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA (PRATICA DESPORTIVA) - Qualificação: GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTES DE CATANDUVA SP / Parecer: POSSUI PARECER Nº982/38. PARA A DISCIPLINA DE EDU- CAÇÃO FÍSICA - PRATICA DESPORTIVA - Regime de Trabalho: Especial 05 _ - Nome: EDMO GABRIEL - Disciplinas: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS TURÍSTICAS MARKETING PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO CO TURISMO Qualificação: GRADUADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE GUANABARA GRADUADO EM ADMINISTRAÇÃO CE EMPRESAS - FACUL- DAEE DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS RIOPRETENSE 19 "S GRADUADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS - FACULDADE CE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E DE ADMINISTRAÇÃO DE EM - PRESAS CE SãO JOSÉ DO RIO PRETO GRADUADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRATIVA DE VOTU - PORANGA ESPECIALICAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL 360 h/a - UNIMEP ' Parecer: POSSUI PARECER Nº 3771/77 PARA AS DISCIPLINAS DE ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS E MERCADOLOGIA POSSUI PARECER Nº3769/77 PARA A DISCIPLINA DE PLANEJAMENTO EMPRESARIAL POSSUI PARECER Nº5659/78 PARA A DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO POSSUI PARECER Nº2817/78 PARA A DISCIPLINA CE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAL POSSUI FARECER Nº267/84 PARA AS DISCIPLINAS DE INSTALAÇÕES HOSPITALARES E ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS POSSUI PARECER Nº9S2/S8 PARA A DISCIPLINA DE ESTATÍSTICA POSSUI PARECER Nº1698/78 E PARECER Nº08/84 PARA A DISCIPLINA DE ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS:

10 06 - _ Nome: ELVIRA ALEM - Disciplina: GEOGRAFIA DO BRASIL - Qualificação: GRADUADA EM PEDAGOGIA - PUCAMP GRADUADA EM ESTUDOS SOCIAIS - UNAERP GRADUADA EM HISTORIA E GEOGRAFIA - FACULDADE CATANDUVA /80 ESPECIALIZAÇÃO EM ESTUDOS SOCIAIS- UNAERP 240 h/a ESPECIALIZAÇÃO EM ESTUDOS BRASILEIROS - UNIVER SIDADE MACKENZIE ha Parecer: POSSUI PARECER Nº826/72 PARA COORDENADORA DE ESTUDO SE PROBLEMAS BRASILEIROS POSSUI PARECER Nº1084/73 PARA COORDENADORA TE ESTÜ- DO DE PROBLEMAS BRASILEIROS POSSUI PARECER Nº982/88 FARÁ A DISCIPLINA DE ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROS. - RegiMe de Trabalho: Especial 07 - Nome: ELZO APARECIDO VELANI - Disciplina: LÍNGUA INGLESA - Qualificação: GRADUADO EM LETRAS - UNESP GRADUADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL VOTUPORANGA - SP MESTRADO EM TEORIA DA LITERATURA UNESB - Regime de Trabalho: Especial 08 - Nome: HÉLIO BONVINO - Disciplinas: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS TURÍSTICAS INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO TURISMO

11 Qualificação: GRADUADO EM ADMINISTRAÇÃO EMPRESAS - FACUL DADE ADM. ECONOMIA - SAO JOSÉ DO RIO PRETO 1989 ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR - FIRP ha fies. 12/83. Regime de Trabalho: Especial Nome: IGOR ROSSONI - Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA - Qualificação: GRADUADO EM ARQUITETURA- FACULDADE BRÁS CUBAS POS GRADUAÇÃO EM LETRAS - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM TEORIA DA LITERATURA - UNESP Regime de Trabalho Integral Nome: JOÃO DE ASSIS SOARES - Disciplinas: ESTAGIO SUPERVISIONADO TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO APLICADAS AO TURISMO TÉCNICAS PUBLICITÁRIA Qualificação: BACHAREL EM COMUNICAÇÃO SOCIAL - UNAERP/SP 1980 ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA E DIDÁTICA EN- SINO SUPERIOR - FACULDADES CLARETIANAS DE BATATAIS/SP hs - RES 12/83. Parecer Parecer CFE 592/93 - disciplinas: Teoria da Comunicação II Produção grafica e Produção Publicitária TV I e II - Regime de Trabalhe: Parcial

12 11 _ - Nome:JOAO BATISTA DE ALMEIDA - Disciplinas: MARKETING TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO APLICADA AO TURISMO TÉCNICAS PUBLICITÁRIA - Parecer: POSSUI PARECER Nº248/73 - DISCIPLINA PROPAGANDA E PUBLICIDADE Nº3378/76 - DISCIPLINA: FUNDAMENTOS CIENTÍFICOS DA COMUNICAÇÃO. Qualificação: BACHAREL EM COMUNICAÇÃO SOCIAL -FAAP/SP 1972 ESPECIALIZAÇÃO EM SEMIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO FAC. FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS BARÃO DE MAUÁ RIBEIRÃO PRETO/SP hs - RES. 14/77 - Regime de Trabalho: Especial Nome: JOSÉ CARLOS SIMÕES - Disciplinas: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS TURÍSTICAS INTRODUÇÃO Á ADMINISTRAÇÃO MARKETING - QUALIFICAÇÃO: GRADUADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS - ÊNFA- SE EM ANÁLISE DE SISTEMAS - FACULDADE ADMINIS- RRAÇÃO SÃO PAULO ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO SUPE- RIOR ha - FIRP - RES. 12/83 - Parecer POSSUI PARECER Nº964/89 - ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS POSSUI PARECER Nº162/92 - DISCIPLINA PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA - CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - Regime de trabalho Especial Nome: LAIZ SAMPAIO F TOGNELLA - Disciplinas: HISTORIA DA ARTE HISTORIA DA CULTURA HISTORIA DO Brasil - Qualificação: GRADUADA EM HISTORIA - FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE CATANDUVA SP MESTRADO EM HISTORIA - USP Parecer: Nº1741/78 - TÉCNICAS DA COMUNICAÇÃO / Nº 3452/75 CULTURA BRASILEIRA E ORGANIZAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA - Regime de Trabalho: Parcial

13 14 - Nome: LUZIA CAROLINA GALLO - Disciplina: PSICOLOGIA SOCIAL - Qualificação: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. ESTUDOS SOCIAIS. HISTORIA E GEOGRAFIA PELA FACULDADE FILOSO - FIA CIÊNCIAS E LETRAS - JALES SP - 196? ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA ARTE - UNESP/SP 240 hs/a PÓS GRADUAÇÃO - TEORIA COMUNICAÇÃO _ PUC/SP - Parecer: POSSUI PARECER Nº2997/76 - DISCIPLINA: PSICOLOGIA GERAL. PARECER Nº278S/75 EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO HUMANA. PARECER Nº63/73 - PSICOLOGIA EDUCAÇÃO. - Regime de Trabalho:. Especial ]5 - Nome: MARIA CARMEM GUIMARÃES POSSATO - Disciplina: LÍNGUA FORTUGUESA - Qualificação: GRADUADA EM LETRAS - FACULDADE PADRE ANCHIETA 1982 MESTRADO EM TEORIA DA LITERATURA - TESE DEFENDI DA EM 22/11/91 - UNESP Regime cie Trabalho: Especial 16 - Nome: MARIA LÚCIA ATIQUE GABRIEL - Disciplina: ECONOMIA - Qualificação: GRADUADA EM MATEMÁTICA - UNESF GRADUADA EM DIREITO - FACULDADE DE DIREITO DE SAO JOSÉ DO RIO PRETO GRADUADA EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO GRADUADA EM PEDAGOGIA - FACULDADE CIÊNCIAS LETRAS - PEREIRA BARRETO / SP E ESPECIALIZAÇÃO EM ECONOMETRIA h/a - PUC SP ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA APLICADA - UMESP Parecer: POSSUI PARECER Nº4778/75. DISCIPLINA: MATEMÁTICA POSSUI PARECER Nº2363/77 - DISCIPLINA: ESTATÍSTICA POSSUI PARECER Nº7500/78 - DISCIPLINA: ECONOMIA BRASILEIRA E TEORIA ECONÔMICA

14 17 - Nome: MARIA LUIZA SILVEIRA B TOMAZ - Disciplina: Sociologia - Qualificação: GRADUADA EM PEDAGOGIA - UNESP POS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - USP Parecer: POSSUI PARECER Nº08/84 - DISCIPLINA: SOCIOLOGIA POSSUI PARECER Nº267/84 - DISCIPLINA: SOCIOLOGIA APLICADA - REgime de Trabalhe: Especial 18 - Nome: MARIA PAULIXA SCRIVANTi - DisciPlinas SCCIOLOCIA PSICOLOGIA SOCIAL - Qjaiificacão: GRADUADA EM PEDAGOGIA UNESP MESTRADO EM FILOSOFIA PA EDUCAÇÃO PUCCAMF - Parecer: POSSUI PARECER nº1184/72 - PSICOLOGIA POSSUÍ PARECER Nº 2289/73 - LIDERANÇA - Regime de Trabalho: Especial 19 - Nome: MARLY GARCIA LEAL - Disciplina: NOÇÕES DE DIREITO - Qualificação: GRADUADA EM DIREITO - FACULDADE DE DIREITO DE BAURU SP GRADUADA EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS - FACULDADE RIOPRETENSE DE ADM DE EMPRESAS ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO ADMINISTRATIVO - FIRF RES. 12/ ha - Parecer : Possui Parecer CFE n ç 595/93 - Disciplinas: Direito e Lagislação Social : Formação Social Econômica e Política Brasil - Regime de Trabalho: Especial

15 Regime de Trabalho: Especial Nome: SEBASTIÃO GERALDO Disciplinas: RELAÇÕES PUBLICAS APLICADAS AO TURISMO TEORIA E TÉCNICAS DO TURISMO Qualificação: GRADUADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL - UNAERP RIBEIRÃO PRETO MESTRADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL - USF Regime de Trabalho: Parcial 21 - Nome: ODILON JOSÉ BOVOLENTA DE MENDONÇA - DisciPlina: NOÇÕES DE DIREITO - Qualificaçãc: GRADUADO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS - PUC - CAMPINAS ESPECIALIZAÇÃO: EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL RES - Parecer: POSSUI PARECER Nº6320/76 - DISCIPLINAS: INSTITUIÇÕES DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO E ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROS

PARECER Nº 232-94 CESu APROVADO EM 17/03/94

PARECER Nº 232-94 CESu APROVADO EM 17/03/94 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul UF MS ASSUNTO Autorização (Projeto)para funcionamento do curso de Direito,

Leia mais

SOCIEDADE EDUCACIONAL DO ESPÍRITO SANTO

SOCIEDADE EDUCACIONAL DO ESPÍRITO SANTO MINISTÉRIO DA EDUCACÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCACÃO INTERESSADO/MANTENEDORA SOCIEDADE EDUCACIONAL DO ESPÍRITO SANTO UF ES ASSUNTO: Autorização (projeto) do curso de Turismo a ser ministrado pelo Centro

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL SEMINÁRIO PAULOPOLITANO

INSTITUTO EDUCACIONAL SEMINÁRIO PAULOPOLITANO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UF INSTITUTO EDUCACIONAL SEMINÁRIO PAULOPOLITANO SP ASSUNTO: Autorização para funcionamento dos cursos de Ciências da Computação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UF ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR SP ASSUNTO Autorização (projeto) para funcionamento do Curso de Comunicação Social,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UF ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL MS ASSUNTO Autorização (projeto) para funcionamento do curso de Administra

Leia mais

FEDERAÇÃO DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS DO CONTESTADO - FENIC

FEDERAÇÃO DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS DO CONTESTADO - FENIC INTERESSADO/MANTENEDORA FEDERAÇÃO DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS DO CONTESTADO - FENIC ASSUNTO: UF SC AUTORIZAÇÃO (PROJETO) PARA FUNCIONAMENTO DO CURSO DE HISTÓRIA, A SER MINISTRADO PELA UNIÃO DOS CENTROS

Leia mais

A u t o r i z a ç ã o ( P r o j e t o ) do C u r s o de P r o c e s s a m e n t o de D a d o s

A u t o r i z a ç ã o ( P r o j e t o ) do C u r s o de P r o c e s s a m e n t o de D a d o s INTERESSADO/MANTENEDORA CENTRO EDUCACIONAL DE REALENGO UF RJ ASSUNTO: A u t o r i z a ç ã o ( P r o j e t o ) do C u r s o de P r o c e s s a m e n t o de D a d o s RELATOR: SR. CONS. Yugo O k i d a I-RELATÓRIO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL UF SP ASSUNTO: Autorização (projeto) para funcionamento do curso de

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL E CULTURAL DE ARAGUARI

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL E CULTURAL DE ARAGUARI FUNDAÇÃO EDUCACIONAL E CULTURAL DE ARAGUARI Reconhecimento do Curso de Estudos Sociais - Licenciatura curta e das habilitações Supervisão Escolar de 1 e 2 Graus e Orientação Educacional do Curso de Pedagogia.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE EDUCAÇÃO SP ASSUNTO; Autorização (Projeto) para funcionamento do Curso de Comunicação Social, habilitação

Leia mais

PROCESSO N.º 679/04 PROTOCOLO N.º 5.657.507-3/04 PARECER N.º 674/04 APROVADO EM 08/12/2004 INTERESSADA: FACULDADE DA CIDADE DE UNIÃO DA VITÓRIA FACE

PROCESSO N.º 679/04 PROTOCOLO N.º 5.657.507-3/04 PARECER N.º 674/04 APROVADO EM 08/12/2004 INTERESSADA: FACULDADE DA CIDADE DE UNIÃO DA VITÓRIA FACE PROTOCOLO N.º 5.657.507-3/04 PARECER N.º 674/04 APROVADO EM 08/12/2004 CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR INTERESSADA: FACULDADE DA CIDADE DE UNIÃO DA VITÓRIA FACE MUNICÍPIO: UNIÃO DA VITÓRIA ASSUNTO: Adequação

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

ASSOCIAÇÃO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ASSOCIAÇÃO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO E CULTURA Autorização(execução de Projeto) para funcionamento do Cur so de Ciências Contábeis a ser ministrado pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de Linhares.

Leia mais

Autorização (Projeto) dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional a serem ministrados pela Faculdade de Educação Física do Clube Náutico Mogiano

Autorização (Projeto) dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional a serem ministrados pela Faculdade de Educação Física do Clube Náutico Mogiano CLUBE NÁUTICO MOGIANO Autorização (Projeto) dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional a serem ministrados pela Faculdade de Educação Física do Clube Náutico Mogiano JÜLIO G. C. MOREJÕN 0 Clube Náutico

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA FUNDAÇÃO GILDÃSIO AMADO UF ES ASSUNTO Autorização (Projeto) para funcionamento do curso de ^Administração, a ser ministrado

Leia mais

Autorizaçaõ(Projeto) para o funcionamento do Curso de Licenciatura Plena em História.

Autorizaçaõ(Projeto) para o funcionamento do Curso de Licenciatura Plena em História. INTERESSADO/MANTENEDORA CENTRO MATOGROSSENSE DE ENSINO SUPERIOR UF MT ASSUNTO Autorizaçaõ(Projeto) para o funcionamento do Curso de Licenciatura Plena em História. RELATOR: SR. CONS. DE. ANTÔNIO Geraldo

Leia mais

A u t o r i z a ç ã o ( P r o j e t o ) do C u r s o de F i s i o t e r a p i a

A u t o r i z a ç ã o ( P r o j e t o ) do C u r s o de F i s i o t e r a p i a INTERESSADO/MANTENEDORA A S S O C I A Ç Ã O EDUCACIONAL PRESIDENTE KENNEDY UF SP ASSUNTO: A u t o r i z a ç ã o ( P r o j e t o ) do C u r s o de F i s i o t e r a p i a RELATOR: SR. CONS. Yugo O k i d

Leia mais

Fundação de Ensino Eurípedes Soares da Rocha.

Fundação de Ensino Eurípedes Soares da Rocha. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADA/MANTENEDORA Fundação de Ensino Eurípedes Soares da Rocha. UF SP ASSUNTO: Autorização para cursos de especialização (pós-graduação lato sensu)

Leia mais

I RELATÓRIO: II ANÁLISE:

I RELATÓRIO: II ANÁLISE: INTERESSADA: AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO SÃO FRANSCISCO AEVSF ASSUNTO: RECONHECIMENTO DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA - FACAPE RELATOR:

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação 2013 201 PEDAGOGIA. COORDENADORA Cristiane Aparecida Baquim cbaquim@hotmail.com

UFV Catálogo de Graduação 2013 201 PEDAGOGIA. COORDENADORA Cristiane Aparecida Baquim cbaquim@hotmail.com UFV Catálogo de Graduação 2013 201 PEDAGOGIA COORDENADORA Cristiane Aparecida Baquim cbaquim@hotmail.com 202 Currículos dos Cursos UFV Licenciatura ATUAÇÃO Em atendimento às Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

Autorização (Execução do Projeto) para funcionamento do curso

Autorização (Execução do Projeto) para funcionamento do curso INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE JALES UF SP ASSUNTO: Autorização (Execução do Projeto) para funcionamento do curso de Ciências Contábeis, a ser ministrado pela Faculdade de Ciências Contábeis

Leia mais

Fundação de Educação e Cultura Espírita "Paraná" - Santa Catarina

Fundação de Educação e Cultura Espírita Paraná - Santa Catarina Fundação de Educação e Cultura Espírita "Paraná" - Santa Catarina PR Reconhecimento das Licenciaturas Plenas em Geografia e História, ministradas pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Curitiba.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUTO METODISTA DE ENSINO SUPERIOR FEDERAÇÃO DE ESCOLAS SUPERIORES DO ABC ASSUNTO Alteração do Plano de Expansão

Leia mais

RELATOR: SR. CONS. JOSÉ LUITGARD DE MOURA FIGUEIREDO... CÂMARA OU COMISSÃO CESu 1ºGrupo

RELATOR: SR. CONS. JOSÉ LUITGARD DE MOURA FIGUEIREDO... CÂMARA OU COMISSÃO CESu 1ºGrupo INTERESSADO/MANTENEDORA Sociedade Assistencial de Educação e Cultura. UF SP ASSUNTO Autorização execução de projeto para funcionamento do curso de Administração - habilitações Geral e Comércio Exterior,

Leia mais

M I N I S T É R I O DA EDUCACÃO CONSELHO F E D E R A L DE INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUIÇÃO TOLEDO DE ENSINO

M I N I S T É R I O DA EDUCACÃO CONSELHO F E D E R A L DE INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUIÇÃO TOLEDO DE ENSINO M I N I S T É R I O DA EDUCACÃO CONSELHO F E D E R A L DE EDUCACÃO INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUIÇÃO TOLEDO DE ENSINO UF SP ASSUNTO: Aprovação das Alterações Curriculares dos cursos de Direito, Pedagogia,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO / MANTENEDORA FEBASP SOCIEDADE ASSUNTO CIVIL SP UF Autorização (Projeto) para funcionamento do curso de Comunicação Social - habilitação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO / MANTENEDORA SOCIEDADE EDUCACIONAL MAURO PASSOS ASSUNTO UF SE AUTORIZAÇÃO PARA FUNCIONAMENTO DO CURSO DE TURISMO (FASE DO PROJETO),

Leia mais

Instituto Superior de Comunicação Publicitaria. pós-graduação lato sensu. Jessé Guimarães.

Instituto Superior de Comunicação Publicitaria. pós-graduação lato sensu. Jessé Guimarães. Instituto Superior de Comunicação Publicitaria. Aprovação de corpo docente para pós-graduação lato sensu. cursos de especialização, Jessé Guimarães. I - RELATÓRIO 0 Instituto Superior de Comunicação Publicitária,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO / MANTENEDORA FEBASP SOCIEDADE CIVIL ASSUNTO SP UF Autorização (Projeto) para funcionamento do curso de Administração ministrado

Leia mais

PARECER Nº 232-94 CESu APROVADO EM 17/03/94

PARECER Nº 232-94 CESu APROVADO EM 17/03/94 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul UF MS ASSUNTO Autorização (Projeto)para funcionamento do curso de Direito,

Leia mais

ASSUNTO: Autorização de Curso de Administração (Projeto) Lauro Franco Leitão

ASSUNTO: Autorização de Curso de Administração (Projeto) Lauro Franco Leitão INTERESSADO/MANTENEDORA FUNDAÇÃO CULTURAL DR. PEDRO LEOPOLDO UF MG ASSUNTO: Autorização de Curso de Administração (Projeto) RELATOR: SR. CONS. Lauro Franco Leitão 1 - RELATÓRIO O processo em epígrafe,de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 05/12/2008 (*) Portaria/MEC nº 1.476, publicada no Diário Oficial da União de 05/12/2008 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE UF RJ ASSUNTO: CREDENCIAMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO ASSOCIAÇÃO BRASIL CENTRAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Plenificação do curso de Licenciatura de Letras Zilma A Associação Brasil Central de Educação e Cul-tura,

Leia mais

APROVADO EM: 22/02/94

APROVADO EM: 22/02/94 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UNIÃO DA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL SUL-MATO-GROSSENSE UF MS ASSUNTO: Autorização (Projeto) do curso de Ciências Econômicas, a ser

Leia mais

Processo n o /86-22

Processo n o /86-22 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA Associação Bauruense de Ensino Superior e Cultura ASSUNTO Autorização (Execução de Projeto) para funcionamento do Curso Superior

Leia mais

INSTITUIÇÃO TOLEDO DE E NSINO

INSTITUIÇÃO TOLEDO DE E NSINO INTERESADO/MANTENEDORA INSTITUIÇÃO TOLEDO DE E NSINO UF SP ASSUNTO: Remanejamento de Vagas entre cursos das Faculdades Toledo de Araçatuba. RELATOR. SR. CONS. Margarida Maria do R.B.P.Leal PARECER N 780/94

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE GUARAPIRA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA ASSUNTO UF PEDIDO DE RECONHECIMENTO

Leia mais

Autorização (Projeto) para Curso de Administração, a ser oferecido Faculdade de Administração de Empresas de Curvelo.

Autorização (Projeto) para Curso de Administração, a ser oferecido Faculdade de Administração de Empresas de Curvelo. INTERESSADO/MANTENEDORA MITRA ASSUNTO: Autorização (Projeto) para Curso de Administração, a ser oferecido Faculdade de Administração de Empresas de Curvelo. UF MG pela ARQUIDIOCESANA DE DIAMANTINA RELATOR:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO ADEQUAÇÃO DAS ESTRUTURAS CURRICULARES DOS CURSOS EXISTENTES EM RELAÇÃO AS NOVAS DEMANDAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO ADEQUAÇÃO DAS ESTRUTURAS CURRICULARES DOS CURSOS EXISTENTES EM RELAÇÃO AS NOVAS DEMANDAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL SP ASSUNTO ADEQUAÇÃO DAS ESTRUTURAS CURRICULARES DOS CURSOS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UNIÃO SOCIAL CAMILIANA ASSUNTO / UF SP AUTORIZAÇÃO (PROJETO) PARA FUNCIONAMENTO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - HABILITAÇÕES

Leia mais

RELAÇÃO DOS DIRIGENTES DA INSTITUIÇÃO E COORDENADORES DE CURSOS EFETIVAMENTE EM EXERCÍCIO

RELAÇÃO DOS DIRIGENTES DA INSTITUIÇÃO E COORDENADORES DE CURSOS EFETIVAMENTE EM EXERCÍCIO A - DIRIGENTES RELAÇÃO DOS DIRIGENTES DA INSTITUIÇÃO E ES DE CURSOS EFETIVAMENTE EM EXERCÍCIO DEPARTAMENTO CARGO NOME TITULAÇÃO REITORIA PRÓ-REITORAS REITOR VICE-REITORA ACADÊMICA PESQUISA E PÓS- GRADUAÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UNIÃO NORTE DO PARANÁ DE ENSINO UF PR RECONHECIMENTO DO CURSO DE DANÇA, MINISTRADO PELAS FACULDADES INTEGRADAS NORTE DO PARANÁ,

Leia mais

Autorização de curso de Direito, a ser ministrado pela Faculdade Moraes Júnior, mantida pelo Instituto Brasilei ro de Contabi1id a d e - R J

Autorização de curso de Direito, a ser ministrado pela Faculdade Moraes Júnior, mantida pelo Instituto Brasilei ro de Contabi1id a d e - R J INSTITUTO B RASILEIRO DE C ONTABILIDADE Autorização de curso de Direito, a ser ministrado pela Faculdade Moraes Júnior, mantida pelo Instituto Brasilei ro de Contabi1id a d e - R J Lauro Franco L eitão

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÀO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÀO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÀO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UF Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá. RJ ASSUNTO Reconhecimento do curso de Secretário Executivo Bilíngüe,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA ORGANIZAÇÃO PAULISTA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ASSUNTO; UF SP Autorização (Execução de Projeto) para o funcionamento do curso de

Leia mais

Centro Federal de Educação Tecnologica de Minas Gerais

Centro Federal de Educação Tecnologica de Minas Gerais INTERESSADO MANTENEDOR Centro Federal de Educação Tecnologica de Minas Gerais UF MG ASSUNTO Reconhecimento de Cursos Emergenciais para Graduação de Professores da Disciplinas da Parte de Formação Especial

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA CENTRO ITUMBIARENSE DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA CENTRO ITUMBIARENSE DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA CENTRO ITUMBIARENSE DE ENSINO UF GO ASSUNTO Autorização (Projeto) para funcionamento do curso de Letras - habilitação

Leia mais

PROCESSO N 786/2008 PROTOCOLO N.º 7.212.775-7 PARECER N.º 022/09 APROVADO EM 11/02/09

PROCESSO N 786/2008 PROTOCOLO N.º 7.212.775-7 PARECER N.º 022/09 APROVADO EM 11/02/09 PROTOCOLO N.º 7.212.775-7 PARECER N.º 022/09 APROVADO EM 11/02/09 CÂMARA DE PLANEJAMENTO INTERESSADO: COLÉGIO ESTADUAL ANTONIO LACERDA BRAGA ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL MUNICÍPIO: COLOMBO

Leia mais

CIÊNCIAS ECONÔMICAS. COORDENADOR Evonir Pontes de Oliveira evonirpo@ufv.br

CIÊNCIAS ECONÔMICAS. COORDENADOR Evonir Pontes de Oliveira evonirpo@ufv.br CIÊNCIAS ECONÔMICAS COORDENADOR Evonir Pontes de Oliveira evonirpo@ufv.br 282 Currículos dos Cursos do CCH UFV Bacharelado ATUAÇÃO O curso de graduação em Ciências Econômicas enseja a formação do Economista,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO SANTAMARENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA. Margarida Maria R. B. P.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO SANTAMARENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA. Margarida Maria R. B. P. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA ORGANIZAÇÃO SANTAMARENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA UF SP ASSUNTO Alteração de turnos de funcionamento de Cursos, extinção

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 5/6/2009, Seção 1, Pág. 92. Portaria n 507, publicada no D.O.U. de 5/6/2009, Seção 1, Pág. 92. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE

Leia mais

FUNDAÇÃO SÃO MIGUEL ARCANJO

FUNDAÇÃO SÃO MIGUEL ARCANJO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO /MANTENEDORA UF ASSUNTO: FUNDAÇÃO SÃO MIGUEL ARCANJO Autorização para funcionamento do Curso de Filosofía (fase de Projeto) GO RELATOR: SR.

Leia mais

ASSUNTO Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Processamen to de Dados, ministrado pela Faculdade de Informática Positivo.

ASSUNTO Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Processamen to de Dados, ministrado pela Faculdade de Informática Positivo. INTERESSADO/MANTENEDORA CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES POSITIVO UF PR ASSUNTO Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Processamen to de Dados, ministrado pela Faculdade de Informática Positivo.

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES - CCH

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES - CCH CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES - CCH MEMBROS DA CÂMARA DE ENSINO DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES Walmer Faroni - Presidente Coordenadores de Cursos Administração2 (ADT) - Luciana

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. INTERESSADA: União de Faculdades de Alagoas Ltda./Faculdade Figueiredo UF: AL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. INTERESSADA: União de Faculdades de Alagoas Ltda./Faculdade Figueiredo UF: AL PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 9/7/2008, Seção 1, Pág. 23. Portaria n 937, publicada no D.O.U. de 20/11/2008, Seção 1, Pág. 26. Portaria n 938, publicada no D.O.U. de 20/11/2008,

Leia mais

Margarida Maria do R.B.P.Leal

Margarida Maria do R.B.P.Leal INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE EDUCAÇÃO ASSUNTO. UF SP Autorização (Execução de Projeto) para funcionamento do curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, a ser

Leia mais

FUNDAÇÃO AMAZONENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA

FUNDAÇÃO AMAZONENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA INTERESSADO/MANTENEDORA FUNDAÇÃO AMAZONENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA ASSUNTO Autorização (Execução de Projeto) para funcionamento do Curso Superior de Direito, a ser ministrado pelo Centro Integrado de Ensino

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. INTERESSADO: Complexo de Ensino Superior de São Paulo Ltda.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. INTERESSADO: Complexo de Ensino Superior de São Paulo Ltda. PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 10/10/2011, Seção 1, Pág. 17. Portaria n 170, publicada no D.O.U. de 10/10/2011, Seção 1, Pág.13. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

GRAU - MBC. Definição de Cursos de Pos-Graduação "lato sensu" referentes a aperfeiçoa_ mento e especialização, tendo em vista o Decreto n 9 94.

GRAU - MBC. Definição de Cursos de Pos-Graduação lato sensu referentes a aperfeiçoa_ mento e especialização, tendo em vista o Decreto n 9 94. INTERESSADO/MANTENEDORA UF SECRETARIA DE ENSINO DE 2 9 GRAU - MBC ASSUNTO Definição de Cursos de Pos-Graduação "lato sensu" referentes a aperfeiçoa_ mento e especialização, tendo em vista o Decreto n 9

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 22/03/2006. Portaria MEC nº 734, publicada no Diário Oficial da União de 22/03/2006. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO

Leia mais

Autorização (Projeto) para funcionamento do Curso de Ciências Contábeis, a ser oferecido pela Faculdade de Ciências Humanas de Aracruz -ES.

Autorização (Projeto) para funcionamento do Curso de Ciências Contábeis, a ser oferecido pela Faculdade de Ciências Humanas de Aracruz -ES. INTERESSADO/MANTENEDORA FUNDAÇÃO SÃO JOÃO BATISTA UF ES ASSUNTO: Autorização (Projeto) para funcionamento do Curso de Ciências Contábeis, a ser oferecido pela Faculdade de Ciências Humanas de Aracruz -ES.

Leia mais

CÂMARA OU COMISSÃO CESU

CÂMARA OU COMISSÃO CESU INTERESSADO/MANTENEDORA CENTRO DE ENSINO UNIFICADO DO MARANHÃO UF MA ASSUNTO Reconhecimento do Curso de Letras. < RELATOR: SR. CONS. LAYRTON BORGES DE MIRANDA PARECER Nº 794/93 I - RELATÓRIO CÂMARA OU

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUTO CULTURAL NEWTON PAIVA FERREIRA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUTO CULTURAL NEWTON PAIVA FERREIRA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUTO CULTURAL NEWTON PAIVA FERREIRA UF MG ASSUNTO: Carta-Consulta com vistas à criação, pela via do reconhecimento, da UNIVERSI-

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADA/MANTENEDORA - ASSUNTO Autorização (PROJETO) para funcionamento do curso de CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, a ser ministrado pelo Instituto Unificado

Leia mais

Sobre as exigências interpostas pela Diligência n 27/95 da Comissão de Especialistas da área de Educação/Licenciaturas - Grupo I, consideramos que:

Sobre as exigências interpostas pela Diligência n 27/95 da Comissão de Especialistas da área de Educação/Licenciaturas - Grupo I, consideramos que: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PROCESSO: 23125.000318/94-15 MANTENEDORA: Fundação Universidade Federal do Amapá ESTABELECIMENTO DE ENSINO: Universidade Federal do

Leia mais

Afrânio dos Santos Coutinho

Afrânio dos Santos Coutinho FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SAO PAULO FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO Projeto para autorização - Curso de Arqueologia Afrânio dos Santos Coutinho O curso em epígrafe foi aprovado

Leia mais

RELATOR: SR. CONS. Layrton Borges de Miranda Vieira

RELATOR: SR. CONS. Layrton Borges de Miranda Vieira INTERESSDO/MANTENEDORA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE PATOS DE MINAS CF MG ASSUNTO Reconhecimento do curso de Administração, ministrado pela Facul, dade de Ciências Administrativas de Patos de Minas. RELATOR:

Leia mais

Autorização para funcionamento (Carta-Consulta) cursos de Turismo.

Autorização para funcionamento (Carta-Consulta) cursos de Turismo. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO SOCIEDADE EDUCACIONAL DE MANAUS e outros UF Autorização para funcionamento (CartaConsulta) cursos de Turismo. RELATOR: SR.CONS. SYDNEI LIMA SANTOS PARECER

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS PROCESSO Nº 41.050 RELTOR: Cons. Maria Cristina Freire Barbosa PRECER Nº 93/2015 PROVDO EM 28.01.2015 PUBLICDO NO MINS GERIS DE 18.04.2015 Manifesta-se sobre o reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia

Leia mais

Governo do Estado de Pernambuco Secretaria de Educação Conselho Estadual de Educação

Governo do Estado de Pernambuco Secretaria de Educação Conselho Estadual de Educação Governo do Estado de Pernambuco Secretaria de Educação Conselho Estadual de Educação INTERESSADA: AUTARQUIA MUNICIPAL DO ENSINO SUPERIOR DE GOIANA AMESG/ FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROFESSOR DIRSON

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA FACS - FACULDADES SALVADOR S/C UF BA ASSUNTO Curso de pós-graduação Lato Sensu, em nível de Especialização a ser Ministrado

Leia mais

PROCESSO Nº 31/2013 PARECER CEE/PE Nº 49/2013-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 13/05/2013 I - RELATÓRIO:

PROCESSO Nº 31/2013 PARECER CEE/PE Nº 49/2013-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 13/05/2013 I - RELATÓRIO: INTERESSADA: AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO AEVSF /FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA FACAPE ASSUNTO: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DO CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO EM SISTEMAS

Leia mais

Reconhecimento do Curso de Ciências

Reconhecimento do Curso de Ciências SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR ESTÁCIO DE SÁ Reconhecimento do Curso de Ciências Antônio Fagundes de Sousa I - RELATÓRIO A Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá, mantenedora das Faculdades Integradas

Leia mais

Autorização do Curso de Administração, com habilitação em Administração. ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS

Autorização do Curso de Administração, com habilitação em Administração. ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS INSTITUTO INTEGRAL DE ENSINO SUPERIOR Autorização do Curso de Administração, com habilitação em Administração. ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS I - RELATÓRIO Este processo de interesse do Instituto Integral

Leia mais

EDITAL Nº 02/2012-PROGRAD. A Pró-Reitora de Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no uso de suas atribuições, considerando:

EDITAL Nº 02/2012-PROGRAD. A Pró-Reitora de Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no uso de suas atribuições, considerando: 1 DITAL Nº 02/2012-POGAD A Pró-eitora de Graduação da Universidade stadual do Oeste do Paraná, no uso de suas atribuições, considerando: - os artigos n. os 78, 79, 82, 83, 86, 95, 96A, 97 e 98 do egimento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COLEGIADO: CES

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COLEGIADO: CES PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 8/12/2014, Seção 1, Pág. 11. Portaria n 1.020, publicada no D.O.U. de 8/12/2014, Seção 1, Pág. 9. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

Termo de Adesão. 1 Dados cadastrais da Instituição de Educação Superior IES. 2 Dados cadastrais da Unidade Administrativa / Local de Oferta

Termo de Adesão. 1 Dados cadastrais da Instituição de Educação Superior IES. 2 Dados cadastrais da Unidade Administrativa / Local de Oferta Termo de Adesão 1 Dados cadastrais da Instituição de Educação Superior IES 1.1 Informações da IES 1.1.1 IES: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE 1.1.2 Sigla: FURG 1.1.3 Código: 12 1.1.4 CNPJ: 94.877.586/0001

Leia mais

Regimento Unificado das Faculdades Integradas de Guarulhos

Regimento Unificado das Faculdades Integradas de Guarulhos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA SOCIEDADE GUARULHENSE DE EDUCAÇÃO ASSUNTO; UF SP Regimento Unificado das Faculdades Integradas de Guarulhos RELATOR SR. CONS.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 16/10/2009, Seção 1, Pág. 16. Portaria n 983, publicada no D.O.U. de 16/10/2009, Seção 1, Pág. 16. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

1.3 - A taxa de inscrição, que não será devolvida em hipótese nenhuma, terá o valor de R$ 25,00.

1.3 - A taxa de inscrição, que não será devolvida em hipótese nenhuma, terá o valor de R$ 25,00. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE OUTRAS CAPTAÇÕES UNA 2016/2º - PARA OS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA, FACULDADE UNA DE BETIM E A FACULDADE UNA DE CONTAGEM A Vice-Reitoria do Centro Universitário

Leia mais

SOCIEDADE CARITATIVA E LITERÁRIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS- ZONA NORTE/RS. Aprovação de plano de curso e suspensão temporária de habilitação.

SOCIEDADE CARITATIVA E LITERÁRIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS- ZONA NORTE/RS. Aprovação de plano de curso e suspensão temporária de habilitação. SOCIEDADE CARITATIVA E LITERÁRIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS- ZONA NORTE/RS Aprovação de plano de curso e suspensão temporária de habilitação. Sr.Cons. ANNA BERNARDES DA SILVEIRA ROCHA 1 - RELATÓRIO A Sociedade

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE BARRETOS

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE BARRETOS ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE BARRETOS SP Autorização (projeto) para funcionamento do curso de Ciências Contábeis a ser ministrado pela Faculdade de Ciências Contábeis de Barretos-SP. A Asscoiaçao

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial Manual do Candidato PROVA AGENDADA

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial Manual do Candidato PROVA AGENDADA PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial Manual do Candidato PROVA AGENDADA A Universidade Cruzeiro do Sul, atendendo à Portaria Normativa MEC n o 40 de 12.12.2007, republicada em 01.12.2010,

Leia mais

Reconhecimento do curso de Ciências Contábeis, ministrado pela Faculdade de Ciências Humanas-ESUDA-Recife/PE.

Reconhecimento do curso de Ciências Contábeis, ministrado pela Faculdade de Ciências Humanas-ESUDA-Recife/PE. ASSOCIAÇÃO RECIFENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA Reconhecimento do curso de Ciências Contábeis, ministrado pela Faculdade de Ciências Humanas-ESUDA-Recife/PE. 0 Presidente da Associação Recifense de Educação

Leia mais

Autorização (Execução do Projeto) de curso de Ciências Econômicas, a funcionar na Faculdade de Ciências Económicas e Contábeis Cândido Rondon

Autorização (Execução do Projeto) de curso de Ciências Econômicas, a funcionar na Faculdade de Ciências Económicas e Contábeis Cândido Rondon ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL CÂNDIDO RONDON Autorização (Execução do Projeto) de curso de Ciências Econômicas, a funcionar na Faculdade de Ciências Económicas e Contábeis Cândido Rondon João Paulo do Valle Mendes

Leia mais

- Licenciatura Plena e Bacharelado. Sidney Lima Santos

- Licenciatura Plena e Bacharelado. Sidney Lima Santos Reconhecimento do Curso de Matemática, com ênfase em Informática - Licenciatura Plena e Bacharelado. Sidney Lima Santos Trata o presente parecer de reconhecimento do curso de Matemática, com ênfase em

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação Página 1 de 10 Marcelo Franca Alves De: "BDE online" Para: Enviada em: sábado, 14 de maio de 2005 01:14 Assunto: BDE on-line - Nº 696-13.05.2005 Nº 696

Leia mais

publicado no DOE de 09/05/2013 PARECER CEE/PE Nº 06/2013 -CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 18/02/2013

publicado no DOE de 09/05/2013 PARECER CEE/PE Nº 06/2013 -CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 18/02/2013 INTERESSADA: UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE/FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NAZARÉ DA MATA ASSUNTO: RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS- PORTUGUÊS/ INGLÊS RELATORA: CONSELHEIRA

Leia mais

Resolução 005/90 - CONSEPE

Resolução 005/90 - CONSEPE Resolução 005/90 - CONSEPE Aprova a estrutura e a organização curricular do curso de licenciatura plena em História, do Centro de Ciências da Educação. O Reitor da Universidade para o Desenvolvimento do

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 6/5/2016, Seção 1, Pág. 28. Portaria n 4, publicada no D.O.U. de 6/5/2016, Seção 1, Pág. 2. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Leia mais

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR UF SP ASSUNTO RECONHECIMENTO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA MINISTRADO PELA FACULDADE COMUNICAÇÃO

Leia mais

Matriz Curricular. Natureza Disciplinas. Àrea de. 1º semestre. Formação

Matriz Curricular. Natureza Disciplinas. Àrea de. 1º semestre. Formação Matriz Curricular Faculdade: Engenharia, Arquitetura e Urbanismo Curso: Engenharia de Produção Turno: Diurno Campus: Santa Bárbara d Oeste Modalidade: Título oferecido: Engenheiro de Produção Duração do

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: FONE: FAX: Nº

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: FONE: FAX: Nº CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: 01045-903 FONE: 3255-2044- FAX: Nº 3231-1518 PROCESSO CEE 541/2005 Reautuado em 22/04/14 INTERESSADA ASSUNTO RELATOR Faculdade de Filosofia,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE ALTA FLORESTA UF MT ASSUNTO: Autorização (projeto) para funcionamento do curso de Pedagogia,

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional INTERESSADO: Escola Técnica Padrão EMENTA: Reconhece o Curso Técnico em Administração Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios, da Escola Técnica Padrão até 31 de dezembro de 2016. RELATOR: José Nelson Arruda

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM A Universidade Cidade de São Paulo UNICID, atendendo a Portaria Normativa MEC n o 40, de 12.12.2007,republicada

Leia mais

Autorização(projeto) para funcionamento do curso de Comunicação Social.habilitação em Publicidade e Propaganda. Virginio Cândido Tosta de Souza

Autorização(projeto) para funcionamento do curso de Comunicação Social.habilitação em Publicidade e Propaganda. Virginio Cândido Tosta de Souza Associação educacional de Ensino Superior Autorização(projeto) para funcionamento do curso de Comunicação Social.habilitação em Publicidade e Propaganda. Virginio Cândido Tosta de Souza 1 - RELATÓRIO O

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 26/5/2011, Seção 1, Pág. 21. Portaria n 666, publicada no D.O.U. de 26/5/2011, Seção 1, Pág. 18. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA SOCIEDADE EDUCACIONAL RIVER ASSUNTO Autorização (PROJETO) para o Curso de Comunicação Social: Habilitação em Radialismo e Publicidade

Leia mais

FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA SOCIEDADE GUARULHENSE DE EDUCAÇÃO - SOGE

FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA SOCIEDADE GUARULHENSE DE EDUCAÇÃO - SOGE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UF SOCIEDADE GUARULHENSE DE EDUCAÇÃO - SOGE SP ASSUNTO: Autorização para funcionamento do Curso de Letras, Licenciatura Plena

Leia mais