RELATOR: SR. CONS. Layrton Borges de Miranda Vieira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATOR: SR. CONS. Layrton Borges de Miranda Vieira"

Transcrição

1 INTERESSDO/MANTENEDORA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE PATOS DE MINAS CF MG ASSUNTO Reconhecimento do curso de Administração, ministrado pela Facul, dade de Ciências Administrativas de Patos de Minas. RELATOR: SR. CONS. Layrton Borges de Miranda Vieira PARECER N I - RELATÓRIO CÂMARA OU COMISSÃO CESu APROVADO EM 09/12/93 PROCESSO N / Presidente da Fundação Educacional de Patos de Minas encaminha a este Conselho pedido de reconhecimento do curso de Administração,ministrado pela Faculdade de Ciências Administrativas de Patos de Minas. 0 curso foi autorizado pelo Decreto n , de 26 de maio de 1988, em conseqüência do Parecer-CEE/MG 1581/87, com 60(sessenta) vagas anuais. Pela Portaria nº 173/93-SESu/MEC, foi designada Co missão Verificadora constituída pelos professores Gilberto Tristão e Aldery Silveira Júnior, da Universidade de Brasília, e pelo TAE Francisco Tadeu Bastos Correia, da DEMEC/MG, para verificar as condições de funcionamento do curso e apresentar relatório conclusivo. Com base nos dados contidos no processo e no Rela. tório da Comissão Ver ificadora, elaboramos o presente Parecer.

2 1 - Dados sobre a Mantenedora Condições Jurídicas e Regularidade Fiscal e Parafiscal A Fundação Educacional de Patos de Minas foi criada pe lo Governo do Estado de minas Gerais através da Lei nº 4776, de 27/5/68, e instituída pelo poder público estadual pelo Decreto 11348, de30/9/68. Seus Estatutos encontram-se registrados sob o nº 1597,pãgi_ nas 487/492 do livro A, nº 2 do Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas da Comarca de Patos de Minas. A Comissão informa que "a Fundação Educacional de Patos de Minas encontra-se regular, e não há nemhum débito ou parcelamento ' referente a INSS, IRRF, PIS, FGTS e Contribuições Sindicais" Estabelecimentos de Ensino Mantidos A Fundação Educacional de Patos de Minas mantém as seguintes faculdades/cursos: - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patos de Minas. Ciências - licenciatura de 1º grau, Matemática, Química e Biologia (reconhecido) - 50 vagas. História - licenciatura (reconhecido) - 50 vagas. Letras - licenciatura de 1º grau; habilitações em Português/Francês e Português/Inglês (reconhecido) - 50 vagas. Pedagogia - Magistério das Matérias Pedagógicas do 2 grau, Administração Escolar de 1 Grau; Supervisão Escolar, Administração Escolar (reconhecido); e Orientação Educacional (autorizado) - 50 vagas - Faculdade de Ciências Administrativas de Patos de Minas. Administração (autorizado) - 60 vagas. Ciências Contábeis (autorizado) - 60 vagas 2 - Dados sobre a Escola/Curso Condições Materiais Consta dos autos que: " O curso de Administração utiliza um prédio próprio no complexo de edifícios da Faculdade, instalados no "campus". A biblioteca situa-se no Bloco C. O laboratório se encontra no prédio da Faculdade.

3 ''o terreno onde se situa o edifíco-sede da Faculdade pos sui metros quadrados de área. O prédio, construi do com o fim específico de servir ao ensino superior, possui 953,90 metros quadrados, com espaços próprios para salas de aula, sala de professores, diretoria, secre taria, departamentos, laboratórios, mecanografia, diretório estudantil. Está edificada no terreno a parte des portiva, com campos de futebol de salão/basquete/vôlei e o prédio da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, onde funciona a administração da entidade mantenedora, almoxarifado, contadoria e tesouraria. A Comissão informa o que segue sobre este item: "Levando em conta o volume e a peculiaridade das atividades desenvolvidas pelo estabelecimento, a infra-estrutura física responde plenamente às reais necessidades do curso." Biblioteca A Comissão informa o que segue sobre este item: a)- Acervo/livros para o Curso de Administração São 4 títulos e 1772 volumes. A bibliote_ ca adquire 3 exemplares de cada livro indicado pelos professores, como básico para as disciplinas. Desses livros, 1 fica na reser va (para consulta apenas na biblioteca) e 2 podem ser emprestados. Com essa providência, o número de exemplares atende à demanda real nos períodos letivos. Foi feita uma análise aleatória dos livros nas estantes, tendo sido constada a adequação dos títulos ao conteúdo programático das disciplinas. Além disso, em sua grande maioria, os livros são atualizados ( editados a partir de 1989). Entretanto, foi observado que existem poucos livros estrangeiros, tendo sido recomen dada a ampliação do acervo sobretudo em lín gua inglesa, francesa e espanhola.

4 b)- Acervo/periódico para O Curso de Administra ção. São 25 periódicos com assinatura renovada regularmente. (Anexo 5). Também aqui, a crí_ tica que se faz é o isolamento do curso do resto do mundo. Recomendou-se a assinatura de, pelo menos, uma revista americana (Howard) e duas da Europa (França e Espanha ). º)- Acervo/vídeo para o Curso de Administração São 62 vídeos, cuja relação encontra-se no processo. d)- Serviços prestados e horário de funcionamen to. De segunda a sexta-feira, a biblioteca funciona das 12:00 às 23:00 horas e, aos sábados, das 07:00 às 12:00 horas. Nesses horários são prestados os seguintes tipos de serviços: empréstimo de livros, orientação geral, orientação quanto a citação de regên cia bibliográfica, compilação de bibliografia e atendimento ao público de modo geral. São colocados à disposição do público os se quintes produtos: boletim relacionando as no vas aquisições de livros e periódicos (Anexo 7), catálogo de assuntes que facilita a pesquisa por temas [São exemplos: catálogo sobre Vendas, Qualidade e Treinamento de Pessoal), mural com informes diversos provenientes de jornais, revistas e propagandas es_ pecíficas (exemplos de assuntos constantes do mural: Cursos de extensão e treinamento ministrados por outras instituições, informações sobre concursos e estágios, ofertas de bolsas de estudo).

5 e)- Mecanismos de atualização da biblioteca. A bibliotecária solicita, semestralmente, aos professores que apresentem relação de livros a serem adquiridos. As sugestões de alunos são aceitas e providenciadaº. Além disso, são consultados os catálogos das Edi_ toras e são acompanhadas as resenhas e seções sobre novos livros das revistas técnicas e jornais especializados. f)- Instalações: A biblioteca atual funciona num espaço físico total de 162 m 2. Entretanto, visitamos as excelentes instala ções da nova biblioteca que, para conclusão, depende apenas da parte elétrica, divi. sórias e instalação das estantes. Segundo programação da Faculdade, a mudança ocorrerá nas férias escolares. A Planta da nova Biblioteca é parte integrante dos autos do processo Laboratórios Consta dos autos que: São os seguintes os laboratórios, gabinetes e oficinas existentes na Faculdade, destinados ao curso em reconhe cimento, com seus respectivos equipamentos: Laboratório de Informática 3 equipamentos 1S 30 PLUS - Itaú Tec 1 equipamentos PCXT - Itaú tec 2 impressoras RIMA 220 Além disto, conta a Faculdade com recursos destinados à prática, com laboratórios bem equipados, utilizados per manentemente, em instalações próprias, a saber: Laboratório de informática, com 04 micro-computadcres pressora para treinamento dos alunos. e im O apoio ao ensino, em sala de aula, conta ainda, diretamente, com 02 projetores de filmes, 05 projetores de slides, 05 retrcprojetores,01 episcópio IEC, 02 vídeos cassetes acoplados a televisores coloridos, C4 computadores digitais cor. vídeo, 02 teias para projeção com tripé, 01 toca-disco, 02 aparelhos de som e 01 micro-sistem.

6 3 - Funcionamento c Estrutura Curricular 0 curso foi autorizado pelo Decreto nº /88, nos termos do Parecer CEE/MG no 1.581/87, com 60 (sessenta) vagas anuais. A Faculdade funciona no período noturno, de 2ª à sexta-feira,das 18:50 às 23 horas e aos sábados, das 7:30 às 12:00 horas. Consta dos autos que: to Qualidade do ensino em geral-controle sistemático. 0 ensino é acompanhado, de modo próximo e imediato,pela Diretoria da Faculdade, que se faz presente em tempo in tegral nos turnos do dia e da noite, assistindo e orien tando os órgãos sob sua responsabilidade, com o auxílio imediato da chefia de cada departamento. Há reuniões técnicas com os professores, com a finalidade de avaliar, oferecer subsídios ao ensino, orientar e acompanhar as atividades em desenvolvimento. Os planos de ensino das disciplinas identificam,em cada caso: a) Ano/semestre; b) carga horária; c) disciplina; d) ementa; e) recursos didáticos; f) unidades didáticas; g) atividades/metodologia; h) bibliografia básica de sustentação dos estudos. Ao matricular-se na Faculdade, c aluno recebe todas informações necessárias à sua orientação, no ano leti - vo correspondente, ficando â sua disposição esclarecimentos adicionais, em qualquer tempo, etapas e fatos escolares. O registro como contabilização de ensino é feito as quaisquer sobre através dos Diários de Classe, diretamente vinculados à Secretaria, onde são preparados após as matrículas e en - tregues à responsabilidade dos professores respectivos. O registro da freqüência e do aproveitamento é feito pelos professores, que lançair nos mesmos a matéria lecionada, dia a dia. O controle desses de Classe é feiro pela Secretaria e pela Diretoria Faculdade. Diários da

7 Carga Horária do Curso: - Tempo Útil horas-aula - Tempo Total horas-aula Integralização: Mínimo de quatro (4) Máximo de oito (8) anos letivos Planos de ensino, metodologias adotadas, ementário disciplinas. das Os planos de ensino são organizados para cada disciplina pelo Professor Titular respectivo e aprovados pelo Departamento a que se vincule e pelo Conselho Departa - mental da Faculdade. As metodologias adotadas, consignadas nos planos de ensino juntamente com a bibliografia básica de sustenta - çao dos estudos em caca unidade didática, identificam - se de acordo com essas unidades. Incluem, conforme a dis ciplina e mesmo a unidade didática, com CS recursos físicos de sustentação, aulas expositivos, aulas práticas, de laboratório, oficinas e gabinetes, aulas teórico-prá ticas, seminários, estudo dirigido, trabalhos de grupo, visitas, estágios supervisionados, treinamento direto na atividade (etc. etc.) Matrícula total no curso/habilitação. Encontram-se matriculados no curso, no ano letivo 1993, 223 alunos. de A Comissão Verificadora comenta que "a estrutura curricular vigente na Instituição em aplicação desde a autorização do Curso, situa-se em consonância ao disposto na legislação pertinente. A organização curricular constitui o Anexo I deste Parecer.

8 4 - Corpo Docente Atendendo a Despacho Interlocutório a IES encaminhou relação completa dos corpo docente que atua curso de Administração, substituindo aqueles sem a devida qualificação; Informa, a Instituição que o corpo docente é formado por 17 professores, com a seguinte titulação: 04 com Mestrado, 11 com Espe_ cialização e 02 com extensão na área da disciplina. Parecer. A relação do corpo docente constitui o Anexo II deste 5 - Apreciação Final da Comissão Verificadora A Comissão concluiu seu relatório nestes termos: "A avaliação global da atuação do estabelecimento em seus resultados e em seus processos, pelos membros da Comissão Verificação, foi bastante positivo, pelo que se pode inferir do presente Re_ latório. Face ao exposto, opinamos pelo Reconhecimento do Curso de Administração da Faculdade de Ciências Administrativas, mantida pe la Fundação Educacional de Patos de Minas". II - VOTO DO RELATOR Diante do exposto, o Relator é parecer favorável ao reconhecimento do Curso de Administração,ministrado pela Faculdade de Ciências Administrativas, mantida pela Fundação Educacional de Patos de Minas, com 60 (sessenta ) vagas anuais. Recomendo, a IES, que acate as sugestões da Comissão Ve_ rificadora, no que diz respeito a aquisição de títulos estrangeiros para enriquecimento do acervo bibliográfico específico do referido curso.

9 III - CONCLUSÃO DA CÂMARA A Câmara de Ensino Superior acompanha o Voto do Relator, Sala das Sessões, em 08 de dezembro de 1993,

10 QUADRO I ORGANIZAÇÃO CURRICULAR Curso de Administração Série Disciplinas A.S. C. H. A C.H.T. Língua Portuguesa Matemática Contabilidade Métodos e Técnicas de Pesquisa º. Psicologia Aplicada a Administração 0 3 Sociologia Aplicada à Administração Teoria Geral da Administração 714 Educação Física Estatística Matemática Financeira Teoria Econômica 2ª Economia Brasileira Contabilidade de Custos Instituições de Direito Público e Privado (incluindo Noções de Ética ca Administração) Direito Administrativo

11 Série Disciplinas A.S C.H.A. C. H. T Administração Financeira e Orçamento Processamento de Dados ª. Economia Rural Legislação Social Legislação Tributária Administração de Pessoal Administração de Material Administração Rural Administração de Produção ª. Administração de Vendas Estágio Supervisionado Estudo dos Problemas Brasileiros

12 FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE PATOS DE MINAS FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVA RUA MAJOR BOTÉ S/N. CAIÇARAS FONE; (4) CX. POSTAL PATOS DE MINAS MG RELAÇÃO DOS PROFESSORES TITULADOS E DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS PATOS DE MINAS 1)- ADRIANA DE LANNA MALTA TREDEZINI: Disciplina: Lín<rua Portuguesa categoria: Responsável, Parecer nº 515/92, CEE-MG; Graduação: Letras Habilitação: Lingua Portuguesa e inglês Especialização em Língua Portuguesa pela PUC-MG em e Lingüística Aplicada ao Ensino do Português pela PUC-MG; em aceita para este curso 2)- VOLMAR PEREIRA CAIXETA: Disciplina: Matemática e Matemática Financeira/Estatística Categoria: Responsável, Parecer nº 515/92, CEE-MG Graduação: Matemática Especialização: em Matemática pela PUC-MG em )- JOÃO CARLOS NAS:ENTES FONSECA: Disciplina: Con;abilidade e Contabilidade de Custos Categoria: Responsável, Parecer nº 515/92-CEE-MG Graduação: Economia Especialização em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro de Uberaba em )- RAUL SCHER: Disciplina: Metidos e Técnicas de Pesquisa Científica e Estatística Categoria: Responsável, Parecer n 352/87, CEE-MG Graduação; Pedagogia - Administração Escolar Especialização em Educação e Currículo pela Universidade Federal de Santa Maria-RS em Mestrado em Educação, Supervisão e Currículo pela PUC- SP em aceito 05) HERILDA PINTO COELHO: Disciplina: Psicologia Aplicada à Administração Categoria: Responsável, Parecer n 710/87, CEE-MG DE

13 Graduação: Psicologia Especialização em ]Psicologia Preventiva e pela Faculdade Integradas de Uberada em )- SÉRGIO CELANI LEITE Disciplina: Sociologia Aplicada à Administração Categoria: Responsável, Parecer nº 580/93 CEE-MG Graduação: Pedagogia Comunitária Especialização em Sociologia Geral pela Fundação Educacional de Patos de Minas em )- RAQUEL CRISTINA RADAMÁS DE SÁ: Disciplina: Teoria Geral da Administração, Administração de Vendas e Estágio Supervisionado Categoria: Responsável, Parecer nº 352/87 CEE-MG Graduação: Administração e Ciências contábeis Mestrado: Administração pela UFMG em 25/08/82- - aceita 08)- ANTÔNIO DE PADUA TEIXEIRA: Disciplina: Educação Física Categoria: Responsável, Parecer no 352/87 CEE-MG Graduação: Educação Física Curso de Educação Física, 320 horas pela UFMG em 22/09/76. - aceito para este curso 09)- ADRIANA DO CARMO MAGALHÃES: Disciplina: Teoria Econômica e Administração Financeira e Orçamento Categoria: Responsável, Parecer n 352/87 CEE-MG Graduação: Ciências Econômicas Mestrado: Economia Rural pela Universidade Federal VIÇOSA em 15/12/84. - aceita de V-

14 11)- LEOZINO BIZINOTO MACEDO: Disciplinas: instituições de Direito Público e Privado Legislação Social Categoria: Responsável, Parecer n 515/92 CEE MG Graduação: Direito Especialização eu Direito Processual civil pela Universi. dade Federal de Uberlândia em 26/02/85 e Filosofia pela PUC-SP em 20/02/89. 12)- PAULO BATISTA MOTA: e Disciplina: Processamento de Dados Graduação: Engenharia Elétrica Especialização em ciência da Computação: Tecnologia Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais )- REINALDO OTÁVIO DE RESENDE LIMA: da em Disciplinas: Economia Rural e Administração Rural Graduação: Ciências Econômicas PUC-MG em Especialização em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa em ) )- DÂCIO PEREIRA DA FONSECA: Disciplina: Estudo de Problemas Brasileiros Categoria: Responsável, Parecer no Curso de Extensão Problemas Fundamentais do Brasil pela USP e ESG em l aceito para este curso 15)- ANTÔNIO FELISBERTO BORGES: Disciplinas: Legislação Tributária e Direito Administrativo Categoria: Responsável, Parecer nº 352/87 CEE-MG Graduação: Ciências Economicas, Direito, Administração c Ciências Contábeis Especialização em Dupla Tributação Internacional de Renda e Política e Administração Tributária pela Escola Intera mericana de Administração Pública em e , respectivamente..

15 16)- CELSO ALTOÊ: Disciplinas: Administração de Pessoal e Administração de Produção Categoria: Responsável, Parecer nº 352/87 CEE-MG Graduação: Administração Especialização em Administração - Centro Desenvolvimento em Administração pela Fundação João Pinheiro em )- HAROLDO ANDRADE I0CHA: Disciplina: Admministração de Material Categoria: Auxiliar, parecer nº 352/87 CEE-MG Graduação: Administração Cursos de Extensão: Capacitação de Gerentes para Empresas pela Fundação Dom Cabral com 18 0 horas em e Laboratório de For; mação de Consultores Organizacionais com 400 horas pelo SENAC em

16 IV - DECISÃO DA CÂMARA O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a conclusão da Câmara. Sala Barreto Filho, em 09 de dezembro de 1993.

17

INSTITUTO EDUCACIONAL SEMINÁRIO PAULOPOLITANO

INSTITUTO EDUCACIONAL SEMINÁRIO PAULOPOLITANO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UF INSTITUTO EDUCACIONAL SEMINÁRIO PAULOPOLITANO SP ASSUNTO: Autorização para funcionamento dos cursos de Ciências da Computação

Leia mais

I RELATÓRIO: II ANÁLISE:

I RELATÓRIO: II ANÁLISE: INTERESSADA: AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO SÃO FRANSCISCO AEVSF ASSUNTO: RECONHECIMENTO DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA - FACAPE RELATOR:

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL E CULTURAL DE ARAGUARI

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL E CULTURAL DE ARAGUARI FUNDAÇÃO EDUCACIONAL E CULTURAL DE ARAGUARI Reconhecimento do Curso de Estudos Sociais - Licenciatura curta e das habilitações Supervisão Escolar de 1 e 2 Graus e Orientação Educacional do Curso de Pedagogia.

Leia mais

PROCESSO Nº 31/2013 PARECER CEE/PE Nº 49/2013-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 13/05/2013 I - RELATÓRIO:

PROCESSO Nº 31/2013 PARECER CEE/PE Nº 49/2013-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 13/05/2013 I - RELATÓRIO: INTERESSADA: AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO AEVSF /FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA FACAPE ASSUNTO: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DO CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO EM SISTEMAS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 05/12/2008 (*) Portaria/MEC nº 1.476, publicada no Diário Oficial da União de 05/12/2008 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO

Leia mais

INTERESSADA: Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA

INTERESSADA: Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA INTERESSADA: Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA EMENTA: Renova o reconhecimento do Curso Sequencial de Formação Específica em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

ASSOCIAÇÃO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ASSOCIAÇÃO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO E CULTURA Autorização(execução de Projeto) para funcionamento do Cur so de Ciências Contábeis a ser ministrado pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de Linhares.

Leia mais

PROCESSO N.º 679/04 PROTOCOLO N.º 5.657.507-3/04 PARECER N.º 674/04 APROVADO EM 08/12/2004 INTERESSADA: FACULDADE DA CIDADE DE UNIÃO DA VITÓRIA FACE

PROCESSO N.º 679/04 PROTOCOLO N.º 5.657.507-3/04 PARECER N.º 674/04 APROVADO EM 08/12/2004 INTERESSADA: FACULDADE DA CIDADE DE UNIÃO DA VITÓRIA FACE PROTOCOLO N.º 5.657.507-3/04 PARECER N.º 674/04 APROVADO EM 08/12/2004 CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR INTERESSADA: FACULDADE DA CIDADE DE UNIÃO DA VITÓRIA FACE MUNICÍPIO: UNIÃO DA VITÓRIA ASSUNTO: Adequação

Leia mais

FEDERAÇÃO DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS DO CONTESTADO - FENIC

FEDERAÇÃO DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS DO CONTESTADO - FENIC INTERESSADO/MANTENEDORA FEDERAÇÃO DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS DO CONTESTADO - FENIC ASSUNTO: UF SC AUTORIZAÇÃO (PROJETO) PARA FUNCIONAMENTO DO CURSO DE HISTÓRIA, A SER MINISTRADO PELA UNIÃO DOS CENTROS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR ASSUNTO Autorização (projeto) para funcionamento do curso de Turismo, a ser ministrado

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UNIÃO NORTE DO PARANÁ DE ENSINO UF PR RECONHECIMENTO DO CURSO DE DANÇA, MINISTRADO PELAS FACULDADES INTEGRADAS NORTE DO PARANÁ,

Leia mais

Centro Federal de Educação Tecnologica de Minas Gerais

Centro Federal de Educação Tecnologica de Minas Gerais INTERESSADO MANTENEDOR Centro Federal de Educação Tecnologica de Minas Gerais UF MG ASSUNTO Reconhecimento de Cursos Emergenciais para Graduação de Professores da Disciplinas da Parte de Formação Especial

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO ASSOCIAÇÃO BRASIL CENTRAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Plenificação do curso de Licenciatura de Letras Zilma A Associação Brasil Central de Educação e Cul-tura,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÀO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÀO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÀO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UF Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá. RJ ASSUNTO Reconhecimento do curso de Secretário Executivo Bilíngüe,

Leia mais

PARECER CEE/PE Nº 07/2007-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 05/01/2007 I RELATÓRIO:

PARECER CEE/PE Nº 07/2007-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 05/01/2007 I RELATÓRIO: INTERESSADA: AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE AESA ASSUNTO: RECONHECIMENTO DO CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM RELATOR: CONSELHEIRO ARNALDO CARLOS DE MENDONÇA PROCESSO Nº 153/2006 Homologado

Leia mais

Fundação de Educação e Cultura Espírita "Paraná" - Santa Catarina

Fundação de Educação e Cultura Espírita Paraná - Santa Catarina Fundação de Educação e Cultura Espírita "Paraná" - Santa Catarina PR Reconhecimento das Licenciaturas Plenas em Geografia e História, ministradas pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Curitiba.

Leia mais

CÂMARA OU COMISSÃO CESU

CÂMARA OU COMISSÃO CESU INTERESSADO/MANTENEDORA CENTRO DE ENSINO UNIFICADO DO MARANHÃO UF MA ASSUNTO Reconhecimento do Curso de Letras. < RELATOR: SR. CONS. LAYRTON BORGES DE MIRANDA PARECER Nº 794/93 I - RELATÓRIO CÂMARA OU

Leia mais

Autorização (Projeto) dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional a serem ministrados pela Faculdade de Educação Física do Clube Náutico Mogiano

Autorização (Projeto) dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional a serem ministrados pela Faculdade de Educação Física do Clube Náutico Mogiano CLUBE NÁUTICO MOGIANO Autorização (Projeto) dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional a serem ministrados pela Faculdade de Educação Física do Clube Náutico Mogiano JÜLIO G. C. MOREJÕN 0 Clube Náutico

Leia mais

SOCIEDADE EDUCACIONAL DO ESPÍRITO SANTO

SOCIEDADE EDUCACIONAL DO ESPÍRITO SANTO MINISTÉRIO DA EDUCACÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCACÃO INTERESSADO/MANTENEDORA SOCIEDADE EDUCACIONAL DO ESPÍRITO SANTO UF ES ASSUNTO: Autorização (projeto) do curso de Turismo a ser ministrado pelo Centro

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUTO METODISTA DE ENSINO SUPERIOR FEDERAÇÃO DE ESCOLAS SUPERIORES DO ABC ASSUNTO Alteração do Plano de Expansão

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE EDUCAÇÃO SP ASSUNTO; Autorização (Projeto) para funcionamento do Curso de Comunicação Social, habilitação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA ORGANIZAÇÃO PAULISTA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ASSUNTO; UF SP Autorização (Execução de Projeto) para o funcionamento do curso de

Leia mais

I RELATÓRIO: 3865/2015, de 02/10/2015 PARECER CEE/PE Nº 103/2015-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 14/09/2015

I RELATÓRIO: 3865/2015, de 02/10/2015 PARECER CEE/PE Nº 103/2015-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 14/09/2015 INTERESSADO: CEPEM-CENTRO DE ENSINO E PESQUISA EM EMERGÊNCIAS MÉDICAS-SERRA TALHADA/PE ASSUNTO: CREDENCIAMENTO DA INSTITUIÇÃO PARA A OFERTA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO E AUTORIZAÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 22/03/2006. Portaria MEC nº 734, publicada no Diário Oficial da União de 22/03/2006. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO

Leia mais

PROCESSO N 786/2008 PROTOCOLO N.º 7.212.775-7 PARECER N.º 022/09 APROVADO EM 11/02/09

PROCESSO N 786/2008 PROTOCOLO N.º 7.212.775-7 PARECER N.º 022/09 APROVADO EM 11/02/09 PROTOCOLO N.º 7.212.775-7 PARECER N.º 022/09 APROVADO EM 11/02/09 CÂMARA DE PLANEJAMENTO INTERESSADO: COLÉGIO ESTADUAL ANTONIO LACERDA BRAGA ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL MUNICÍPIO: COLOMBO

Leia mais

Governo do Estado de Pernambuco Secretaria de Educação Conselho Estadual de Educação

Governo do Estado de Pernambuco Secretaria de Educação Conselho Estadual de Educação Governo do Estado de Pernambuco Secretaria de Educação Conselho Estadual de Educação INTERESSADA: AUTARQUIA MUNICIPAL DO ENSINO SUPERIOR DE GOIANA AMESG/ FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROFESSOR DIRSON

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COLEGIADO: CES

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COLEGIADO: CES PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 8/12/2014, Seção 1, Pág. 11. Portaria n 1.020, publicada no D.O.U. de 8/12/2014, Seção 1, Pág. 9. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

Reconhecimento da Licenciatura Plena em Química, habilitação do curso de Ciências. Virgínio Cândido Tosta de Souza

Reconhecimento da Licenciatura Plena em Química, habilitação do curso de Ciências. Virgínio Cândido Tosta de Souza Fundação Educacional de Patos de Minas Reconhecimento da Licenciatura Plena em Química, habilitação do curso de Ciências. Virgínio Cândido Tosta de Souza I - RELATÓRIO - 0 Presidente da Fundação Educacional

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 6/5/2016, Seção 1, Pág. 28. Portaria n 4, publicada no D.O.U. de 6/5/2016, Seção 1, Pág. 2. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Leia mais

PROCESSO Nº 152/2012 PARECER CEE/PE Nº 18/2013-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 11/03/2013 I RELATÓRIO:

PROCESSO Nº 152/2012 PARECER CEE/PE Nº 18/2013-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 11/03/2013 I RELATÓRIO: INTERESSADO: ASSUNTO: RELATORA: PROCESSO Nº 152/2012 CEPEP - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO RECIFE/PE CREDENCIAMENTO DA INSTITUIÇÃO PARA A OFERTA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA

Leia mais

Universidade Federal do Para. Reconhecimento do Curso de Engenharia Habilitação - Engenharia Elétrica

Universidade Federal do Para. Reconhecimento do Curso de Engenharia Habilitação - Engenharia Elétrica Universidade Federal do Para Reconhecimento do Curso de Engenharia Habilitação - Engenharia Elétrica Nilson Paulo 0 Reitor da Universidade Federal do Pará encaminha a este Conselho pedido de reconhecimento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. INTERESSADA: União de Faculdades de Alagoas Ltda./Faculdade Figueiredo UF: AL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. INTERESSADA: União de Faculdades de Alagoas Ltda./Faculdade Figueiredo UF: AL PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 9/7/2008, Seção 1, Pág. 23. Portaria n 937, publicada no D.O.U. de 20/11/2008, Seção 1, Pág. 26. Portaria n 938, publicada no D.O.U. de 20/11/2008,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE UF RJ ASSUNTO: CREDENCIAMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM

Leia mais

Autorizaçaõ(Projeto) para o funcionamento do Curso de Licenciatura Plena em História.

Autorizaçaõ(Projeto) para o funcionamento do Curso de Licenciatura Plena em História. INTERESSADO/MANTENEDORA CENTRO MATOGROSSENSE DE ENSINO SUPERIOR UF MT ASSUNTO Autorizaçaõ(Projeto) para o funcionamento do Curso de Licenciatura Plena em História. RELATOR: SR. CONS. DE. ANTÔNIO Geraldo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 11/04/2006. Portaria MEC nº 878, publicada no Diário Oficial da União de 11/04/2006. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO

Leia mais

MANUAL DAS ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICAS-CULTURAIS. Cursos de Licenciatura Plena Filosofia, História e Pedagogia

MANUAL DAS ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICAS-CULTURAIS. Cursos de Licenciatura Plena Filosofia, História e Pedagogia MANUAL DAS ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICAS-CULTURAIS Cursos de Licenciatura Plena Filosofia, História e Pedagogia Versão 2009 Fundação Cultural Campanha da Princesa (FCCP) ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR Conselho

Leia mais

I RELATÓRIO: II ANÁLISE:

I RELATÓRIO: II ANÁLISE: INTERESSADA: AUTARQUIA MUNICIPAL DO ENSINO SUPERIOR DE GOIANA FACULDADE DE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE GOIANA ASSUNTO: RECONHECIMENTO DO CURSO NORMAL SUPERIOR RELATOR: CONSELHEIRO ARNALDO CARLOS

Leia mais

A u t o r i z a ç ã o ( P r o j e t o ) do C u r s o de F i s i o t e r a p i a

A u t o r i z a ç ã o ( P r o j e t o ) do C u r s o de F i s i o t e r a p i a INTERESSADO/MANTENEDORA A S S O C I A Ç Ã O EDUCACIONAL PRESIDENTE KENNEDY UF SP ASSUNTO: A u t o r i z a ç ã o ( P r o j e t o ) do C u r s o de F i s i o t e r a p i a RELATOR: SR. CONS. Yugo O k i d

Leia mais

Termo de Adesão. 1 Dados cadastrais da Instituição de Educação Superior IES. 2 Dados cadastrais da Unidade Administrativa / Local de Oferta

Termo de Adesão. 1 Dados cadastrais da Instituição de Educação Superior IES. 2 Dados cadastrais da Unidade Administrativa / Local de Oferta Termo de Adesão 1 Dados cadastrais da Instituição de Educação Superior IES 1.1 Informações da IES 1.1.1 IES: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE 1.1.2 Sigla: FURG 1.1.3 Código: 12 1.1.4 CNPJ: 94.877.586/0001

Leia mais

FACULDADE PITAGORAS EDITAL 01/16 PROGRAMA DE MONITORIA DA FACULDADE PITAGORAS - SÃO LUIS

FACULDADE PITAGORAS EDITAL 01/16 PROGRAMA DE MONITORIA DA FACULDADE PITAGORAS - SÃO LUIS EDITAL 01/16 PROGRAMA DE MONITORIA DA - SÃO LUIS O Diretor Geral da Faculdade Pitágoras, através da Núcleo de Atendimento Institucional - NAI, no uso de suas atribuições regimentais e de acordo com o que

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional INTERESSADO: Escola Técnica Padrão EMENTA: Reconhece o Curso Técnico em Administração Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios, da Escola Técnica Padrão até 31 de dezembro de 2016. RELATOR: José Nelson Arruda

Leia mais

publicado no DOE de 09/05/2013 PARECER CEE/PE Nº 06/2013 -CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 18/02/2013

publicado no DOE de 09/05/2013 PARECER CEE/PE Nº 06/2013 -CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 18/02/2013 INTERESSADA: UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE/FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NAZARÉ DA MATA ASSUNTO: RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS- PORTUGUÊS/ INGLÊS RELATORA: CONSELHEIRA

Leia mais

A u t o r i z a ç ã o ( P r o j e t o ) do C u r s o de P r o c e s s a m e n t o de D a d o s

A u t o r i z a ç ã o ( P r o j e t o ) do C u r s o de P r o c e s s a m e n t o de D a d o s INTERESSADO/MANTENEDORA CENTRO EDUCACIONAL DE REALENGO UF RJ ASSUNTO: A u t o r i z a ç ã o ( P r o j e t o ) do C u r s o de P r o c e s s a m e n t o de D a d o s RELATOR: SR. CONS. Yugo O k i d a I-RELATÓRIO

Leia mais

Reconhecimento do curso de Ciências Contábeis, ministrado pela Faculdade de Ciências Humanas-ESUDA-Recife/PE.

Reconhecimento do curso de Ciências Contábeis, ministrado pela Faculdade de Ciências Humanas-ESUDA-Recife/PE. ASSOCIAÇÃO RECIFENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA Reconhecimento do curso de Ciências Contábeis, ministrado pela Faculdade de Ciências Humanas-ESUDA-Recife/PE. 0 Presidente da Associação Recifense de Educação

Leia mais

ASSUNTO Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Processamen to de Dados, ministrado pela Faculdade de Informática Positivo.

ASSUNTO Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Processamen to de Dados, ministrado pela Faculdade de Informática Positivo. INTERESSADO/MANTENEDORA CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES POSITIVO UF PR ASSUNTO Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Processamen to de Dados, ministrado pela Faculdade de Informática Positivo.

Leia mais

FUNDAÇÃO PAULISTA DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO PAULISTA DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO PAULISTA DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados, oferecido pela Faculdade de Informática de Lins-SP. Pe. Antonio Geraldo Amaral Rosa

Leia mais

3.2. Bibliotecas. Biblioteca Professor Antônio Rodolpho Assenço, campus Asa Sul: Os espaços estão distribuídos da seguinte forma:

3.2. Bibliotecas. Biblioteca Professor Antônio Rodolpho Assenço, campus Asa Sul: Os espaços estão distribuídos da seguinte forma: 1 3.2. Bibliotecas Contam as Faculdades UPIS com a Biblioteca Professor Antônio Rodolpho Assenço e a Biblioteca do Campus II, que atuam como centros dinâmicos de informação, atendendo o corpo docente e

Leia mais

; SR. CONS. João Paulo do Valle Mendes. CESu-1 grupo

; SR. CONS. João Paulo do Valle Mendes. CESu-1 grupo UNIÃO PIONEIRA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL-UPIS Reconhecimento do curso de Ciências Contábeis ; SR. CONS. João Paulo do Valle Mendes CESu-1 grupo 1 - RELATÓRIO 0 Presidente da União Pioneira de Integração Social-UPIS

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COLEGIADO: CES

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COLEGIADO: CES AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADA: VSTP Educação Ltda. UF: MG ASSUNTO: Credenciamento da Faculdade de Informática e Administração Paulista, com sede

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional INTERESSADO: Centro Integrado de Educação Profissional - CIEP EMENTA: Credencia o Centro Integrado de Educação Profissional CIEP, no município de Tauá, reconhece os cursos: Técnico em Enfermagem, Técnico

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via ENEM A Universidade Cidade de São Paulo UNICID, atendendo a Portaria Normativa MEC n o 40, de 12.12.2007,republicada

Leia mais

SÚMULA DA 122ª REUNIÃO DA CÂMARA DE GRADUAÇÃO, REALIZADA EM 03.12.2009 INÍCIO: 9:00 - ENCERRAMENTO: 11:00 CÂMARA DE GRADUAÇÃO

SÚMULA DA 122ª REUNIÃO DA CÂMARA DE GRADUAÇÃO, REALIZADA EM 03.12.2009 INÍCIO: 9:00 - ENCERRAMENTO: 11:00 CÂMARA DE GRADUAÇÃO SÚMULA DA 122ª REUNIÃO DA CÂMARA DE GRADUAÇÃO, REALIZADA EM 03.12.2009 INÍCIO: 9:00 - ENCERRAMENTO: 11:00 CÂMARA DE GRADUAÇÃO 01) Processo n o 120/2008 Unidade: Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Leia mais

INSTITUIÇÃO TOLEDO DE E NSINO

INSTITUIÇÃO TOLEDO DE E NSINO INTERESADO/MANTENEDORA INSTITUIÇÃO TOLEDO DE E NSINO UF SP ASSUNTO: Remanejamento de Vagas entre cursos das Faculdades Toledo de Araçatuba. RELATOR. SR. CONS. Margarida Maria do R.B.P.Leal PARECER N 780/94

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2º Sem/2014 Graduação Presencial

PROCESSO SELETIVO 2º Sem/2014 Graduação Presencial PROCESSO SELETIVO 2º Sem/2014 Graduação Presencial Manual do Candidato PROVA AGENDADA A Universidade Cruzeiro do Sul, atendendo a Portaria Normativa MEC n o 40 de 12.12.2007, resolve promover Processo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 15/7/2015, Seção 1, Pág. 9. Portaria n 724, publicada no D.O.U. de 15/7/2015, Seção 1, Pág. 8. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE

Leia mais

Instituto Bíblico Batista de Fortaleza ASSUNTO

Instituto Bíblico Batista de Fortaleza ASSUNTO INTERESSADO/MANTENEDORA Instituto Bíblico Batista de Fortaleza ASSUNTO CE UF Consulta sobre curso de Teologia RELATOR: SR. CONS. Ernani Bayer I - RELATÓRIO A presente consulta originou-se da aprovação

Leia mais

Destacam-se os seguintes documentos anexados aos autos: - Requerimento, fl. 1. - Declarações, às fls. 2, 3 e 5. - Alvará de Funcionamento, fl. 4.

Destacam-se os seguintes documentos anexados aos autos: - Requerimento, fl. 1. - Declarações, às fls. 2, 3 e 5. - Alvará de Funcionamento, fl. 4. Homologado em 16/11/2015, DODF nº 220, de 17/11/2015, p. 5. Portaria nº 200, de 23/11/2015, DODF nº 225, de 24/11/2015, p. 39. PARECER Nº 171/2015-CEDF Processo nº 084.000126/2013 Interessado: Colégio

Leia mais

PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Portarias/MEC nºs 555/556, publicadas no Diário Oficial da União de 21/2/2006

PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Portarias/MEC nºs 555/556, publicadas no Diário Oficial da União de 21/2/2006 PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Portarias/MEC nºs 555/556, publicadas no Diário Oficial da União de 21/2/2006 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADA: União Norte do Paraná de Ensino

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 5/6/2009, Seção 1, Pág. 92. Portaria n 507, publicada no D.O.U. de 5/6/2009, Seção 1, Pág. 92. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional INTERESSADA: Centro de Ensino Grau Técnico EMENTA: Reconhece o Curso Técnico em Administração Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios, ofertado pelo Centro de Ensino Grau Técnico Bezerra de Menezes, nesta

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial Manual do Candidato PROVA AGENDADA

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial Manual do Candidato PROVA AGENDADA PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2016 Graduação Presencial Manual do Candidato PROVA AGENDADA A Universidade Cruzeiro do Sul, atendendo à Portaria Normativa MEC n o 40 de 12.12.2007, republicada em 01.12.2010,

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 SEMESTRE DE 2016 FACULDADE ÚNICA DE CONTAGEM

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 SEMESTRE DE 2016 FACULDADE ÚNICA DE CONTAGEM EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 SEMESTRE DE 2016 FACULDADE ÚNICA DE CONTAGEM COMISSÃO ORGANIZADORA Solange Fonseca Marquione Gomes Raquel Munis Suelen Gomes 2 SUMÁRIO 1 - CURSOS OFERECIDOS 04 2 - AGENDA

Leia mais

MINUTA DE RESOLUÇÃO DE ACOMPANHAMENTO E REGISTRO DAS ATIVIDADES DOCENTES NA UFRPE

MINUTA DE RESOLUÇÃO DE ACOMPANHAMENTO E REGISTRO DAS ATIVIDADES DOCENTES NA UFRPE 1 MINUTA DE RESOLUÇÃO DE ACOMPANHAMENTO E REGISTRO DAS ATIVIDADES DOCENTES NA UFRPE CONSIDERANDO a necessidade de aperfeiçoar o acompamhamento e registro das atividades desenvolvidas pelo corpo docente

Leia mais

Processo Seletivo 2º semestre/2016 Graduação Presencial Regulamento de Bolsas de Estudos e Campanhas

Processo Seletivo 2º semestre/2016 Graduação Presencial Regulamento de Bolsas de Estudos e Campanhas Processo Seletivo 2º semestre/2016 Graduação Presencial Regulamento de Bolsas de Estudos e Campanhas A Cruzeiro do Sul Educacional S.A., entidade mantenedora da Universidade Cruzeiro do Sul (www.cruzeirodosul.edu.br),

Leia mais

FUNEPU Demonstrações Contábeis 2009. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS em 31 de dezembro de 2009 acompanhadas do Parecer dos Auditores Independentes

FUNEPU Demonstrações Contábeis 2009. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS em 31 de dezembro de 2009 acompanhadas do Parecer dos Auditores Independentes DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS em 31 de dezembro de 2009 acompanhadas do Parecer dos Auditores Independentes 1 FUNDAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA DE UBERABA - FUNEPU CNPJ 20.054.326/0001-09 BALANÇO PATRIMONIAL PARA

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VENÂNCIO AIRES RS

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VENÂNCIO AIRES RS CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VENÂNCIO AIRES RS PARECER Nº 29/03 APROVADO EM : 08 de dezembro de 2003. I ASSUNTO: Solicitação de autorização de funcionamento da 7ª série do Ensino Fundamental da Escola

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE TAILÂNDIA/PA CONCURSO PÚBLIO N.º 01/2015 EDITAL DE RETIFICAÇÃO N.º 03/2015, DE 26 DE AGOSTO DE 2015.

PREFEITURA MUNICIPAL DE TAILÂNDIA/PA CONCURSO PÚBLIO N.º 01/2015 EDITAL DE RETIFICAÇÃO N.º 03/2015, DE 26 DE AGOSTO DE 2015. CONCURSO PÚBLIO N.º 01/2015, DE 26 DE AGOSTO DE 2015. O Prefeito Municipal de Tailândia/PA, no uso de suas atribuições legais, nos termos do subitem 16.6 do Edital Retificado e Consolidado n. o 02/2015,

Leia mais

TURNOS. HUS35 Pedagogia - Licenciatura * Noturno 6 16 III 6 10 HUS16 Serviço Social - Bacharelado * Noturno 8 26 II 8 14 Sub-Total

TURNOS. HUS35 Pedagogia - Licenciatura * Noturno 6 16 III 6 10 HUS16 Serviço Social - Bacharelado * Noturno 8 26 II 8 14 Sub-Total ANEXO I RELAÇÃO DE CURSOS - CÓDIGOS, TURNOS, DURAÇÃO, TOTAL DE VAGAS PARA BOLSA 50% PROUNISA, LOCAIS DE FUNCIONAMENTO E PRAZO DE - OFERECIDOS NO PROCESSO SELETIVO PROUNISA 2012 - TURMAS DE JANEIRO. CURSOS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL UF SP ASSUNTO: Autorização (projeto) para funcionamento do curso de

Leia mais

1.3 - A taxa de inscrição, que não será devolvida em hipótese nenhuma, terá o valor de R$ 25,00.

1.3 - A taxa de inscrição, que não será devolvida em hipótese nenhuma, terá o valor de R$ 25,00. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE OUTRAS CAPTAÇÕES UNA 2016/2º - PARA OS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA, FACULDADE UNA DE BETIM E A FACULDADE UNA DE CONTAGEM A Vice-Reitoria do Centro Universitário

Leia mais

Publicado no DOE de 04/10/2006 pela Portaria SECTMA nº 190, de 03/10/2006 PARECER CEE/PE Nº 113/2006-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 12/09/2006

Publicado no DOE de 04/10/2006 pela Portaria SECTMA nº 190, de 03/10/2006 PARECER CEE/PE Nº 113/2006-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 12/09/2006 INTERESSADA: ESCOLA E CURSOS PROFISSIONALIZANTES DE INFORMÁTICA E ELETRÔNICA ECPIE ASSUNTO: RENOVAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM PROGRAMAÇÃO E REDE E EM

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES MONITORES PARA O CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO

EDITAL PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES MONITORES PARA O CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO EDITAL PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES MONITORES PARA O CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO A Diretoria da FCHPE e a Coordenação do Curso de Direito da Faculdade de Ciências Humanas de Pernambuco, com base no ANEXO

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE RIBEIRÃO PRETO. Autorização(Projeto) para o Curso de Psicologia

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE RIBEIRÃO PRETO. Autorização(Projeto) para o Curso de Psicologia ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE RIBEIRÃO PRETO Autorização(Projeto) para o Curso de Psicologia A Associação de Ensino Superior de Ribeirão Preto-SP, solicita autorização para o funcionamento de curso

Leia mais

Proposta de implantação do Curso de Técnico em Irrigação e Drena. gem no Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça-Pelotas/RS MAURO COSTA RODRIGUES

Proposta de implantação do Curso de Técnico em Irrigação e Drena. gem no Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça-Pelotas/RS MAURO COSTA RODRIGUES SECRETARIA DE ENSINO DE 2 GRAU/MEC Proposta de implantação do Curso de Técnico em Irrigação e Drena. gem no Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça-Pelotas/RS MAURO COSTA RODRIGUES A Secretaria de Ensino

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA M I N I S T É R I O DA EDUCAÇÃO CONSELHO F E D E R A L DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA UF CE ASSUNTO: Credenciamento do curso de pos-graduação em Engenharia Civil, com

Leia mais

Governo do Estado de Pernambuco Secretaria de Educação Conselho Estadual de Educação

Governo do Estado de Pernambuco Secretaria de Educação Conselho Estadual de Educação Governo do Estado de Pernambuco Secretaria de Educação Conselho Estadual de Educação INTERESSADA: ASSUNTO: RELATOR: PROCESSO Nº 046/2018 AUTARQUIA DO ENSINO SUPERIOR DE GARANHUNS (AESGA) / FACULDADES INTEGRADAS

Leia mais

do Curso de Pós-Graduação em Sociologia, com área de concentração em Estado e Sociedade - Em nível de doutorado. Pe. Antônio Geraldo Amaral Rosa,S.J.

do Curso de Pós-Graduação em Sociologia, com área de concentração em Estado e Sociedade - Em nível de doutorado. Pe. Antônio Geraldo Amaral Rosa,S.J. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Credenciamento do Curso de Pós-Graduação em Sociologia, com área de concentração em Estado e Sociedade - Em nível de doutorado. Pe. Antônio Geraldo Amaral Rosa,S.J. CESu - 2 Grupo

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação Página 1 de 10 Marcelo Franca Alves De: "BDE online" Para: Enviada em: sábado, 14 de maio de 2005 01:14 Assunto: BDE on-line - Nº 696-13.05.2005 Nº 696

Leia mais

Ato de autorização Portaria Ministerial nº 1009 de 11 de dezembro de 2015, publicada no D.O.U. no dia 14/12/2015.

Ato de autorização Portaria Ministerial nº 1009 de 11 de dezembro de 2015, publicada no D.O.U. no dia 14/12/2015. Edital de Aviso do Processo Seletivo 2016/1 A Faculdade do Educador Feduc, credenciada pela Portaria nº 1097 de 27 de novembro de 2015 e mantida pela Associação Projeto Nacional de Ensino PRONACE, atendendo

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: FONE: FAX: Nº

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: FONE: FAX: Nº CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: 01045-903 FONE: 3255-2044- FAX: Nº 3231-1518 PROCESSO CEE 541/2005 Reautuado em 22/04/14 INTERESSADA ASSUNTO RELATOR Faculdade de Filosofia,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. INTERESSADO: Complexo de Ensino Superior de São Paulo Ltda.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. INTERESSADO: Complexo de Ensino Superior de São Paulo Ltda. PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 10/10/2011, Seção 1, Pág. 17. Portaria n 170, publicada no D.O.U. de 10/10/2011, Seção 1, Pág.13. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

Autorização (Projeto) para funcionamento do Curso de Ciências Contábeis, a ser oferecido pela Faculdade de Ciências Humanas de Aracruz -ES.

Autorização (Projeto) para funcionamento do Curso de Ciências Contábeis, a ser oferecido pela Faculdade de Ciências Humanas de Aracruz -ES. INTERESSADO/MANTENEDORA FUNDAÇÃO SÃO JOÃO BATISTA UF ES ASSUNTO: Autorização (Projeto) para funcionamento do Curso de Ciências Contábeis, a ser oferecido pela Faculdade de Ciências Humanas de Aracruz -ES.

Leia mais

Sobre as exigências interpostas pela Diligência n 27/95 da Comissão de Especialistas da área de Educação/Licenciaturas - Grupo I, consideramos que:

Sobre as exigências interpostas pela Diligência n 27/95 da Comissão de Especialistas da área de Educação/Licenciaturas - Grupo I, consideramos que: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PROCESSO: 23125.000318/94-15 MANTENEDORA: Fundação Universidade Federal do Amapá ESTABELECIMENTO DE ENSINO: Universidade Federal do

Leia mais

ASSOCIAÇÃO SERGIPANA DE ADMINISTRAÇÃO. Reconhecimento do curso de Biblioteconomia

ASSOCIAÇÃO SERGIPANA DE ADMINISTRAÇÃO. Reconhecimento do curso de Biblioteconomia ASSOCIAÇÃO SERGIPANA DE ADMINISTRAÇÃO Reconhecimento do curso de Biblioteconomia Requereu a Associação Sergipana de Administração man tenedora das Faculdades Integradas Tiradentes, o reconhecimento de

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: FONE: FAX: Nº

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: FONE: FAX: Nº PROCESSO CEE 153/2014 CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: 01045-903 FONE: 3255-2044- FAX: Nº 3231-1518 INTERESSADA ASSUNTO RELATORA Escola de Engenharia de Piracicaba

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE VERÃO 2014 EDITAL

PROCESSO SELETIVO DE VERÃO 2014 EDITAL U N I V E R S I D A D E D E P A S S O F U N D O V i c e - R e i t o r i a d e G r a d u a ç ã o S e c r e t a r i a G e r a l d o s C u r s o s Campus I Rodovia BR 285 Km 292 - Bairro São José CEP 99052-900

Leia mais

PROCESSO N 603/15 PROTOCOLO Nº PARECER CEE/CEMEP Nº 450/15 APROVADO EM 14/09/15

PROCESSO N 603/15 PROTOCOLO Nº PARECER CEE/CEMEP Nº 450/15 APROVADO EM 14/09/15 PROTOCOLO Nº 13.285.820-9 PARECER CEE/CEMEP Nº 450/15 APROVADO EM 14/09/15 CÂMARA DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTERESSADO: COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI ENSINO FUNDAMENTAL,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA FUNDAÇÃO GILDÃSIO AMADO UF ES ASSUNTO Autorização (Projeto) para funcionamento do curso de ^Administração, a ser ministrado

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação 2013 201 PEDAGOGIA. COORDENADORA Cristiane Aparecida Baquim cbaquim@hotmail.com

UFV Catálogo de Graduação 2013 201 PEDAGOGIA. COORDENADORA Cristiane Aparecida Baquim cbaquim@hotmail.com UFV Catálogo de Graduação 2013 201 PEDAGOGIA COORDENADORA Cristiane Aparecida Baquim cbaquim@hotmail.com 202 Currículos dos Cursos UFV Licenciatura ATUAÇÃO Em atendimento às Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

Autorização (Execução do Projeto) de curso de Ciências Econômicas, a funcionar na Faculdade de Ciências Económicas e Contábeis Cândido Rondon

Autorização (Execução do Projeto) de curso de Ciências Econômicas, a funcionar na Faculdade de Ciências Económicas e Contábeis Cândido Rondon ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL CÂNDIDO RONDON Autorização (Execução do Projeto) de curso de Ciências Econômicas, a funcionar na Faculdade de Ciências Económicas e Contábeis Cândido Rondon João Paulo do Valle Mendes

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 16/10/2009, Seção 1, Pág. 16. Portaria n 983, publicada no D.O.U. de 16/10/2009, Seção 1, Pág. 16. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

8-197) PROCESSO CFE Nº 23001.000465/92-57 DESPACHO DE CÂMARA Nº 114/92 SANCHOTENE FELICE

8-197) PROCESSO CFE Nº 23001.000465/92-57 DESPACHO DE CÂMARA Nº 114/92 SANCHOTENE FELICE 8-197) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROCESSO CFE Nº 23001.000465/92-57 DESPACHO DE CÂMARA Nº 114/92 Sociedade Pestalozzi do Estado do Rio de Janeiro Escola Superior de Ensino Helena

Leia mais

SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS RESOLUÇÃO Nº 05/2012

SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS RESOLUÇÃO Nº 05/2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS Campus Universitário Viçosa, MG 36570-000 Telefone: (31) 3899-2127 - Fax: (31) 3899-1229 - E-mail: soc@ufv.br RESOLUÇÃO

Leia mais

GRAU - MBC. Definição de Cursos de Pos-Graduação "lato sensu" referentes a aperfeiçoa_ mento e especialização, tendo em vista o Decreto n 9 94.

GRAU - MBC. Definição de Cursos de Pos-Graduação lato sensu referentes a aperfeiçoa_ mento e especialização, tendo em vista o Decreto n 9 94. INTERESSADO/MANTENEDORA UF SECRETARIA DE ENSINO DE 2 9 GRAU - MBC ASSUNTO Definição de Cursos de Pos-Graduação "lato sensu" referentes a aperfeiçoa_ mento e especialização, tendo em vista o Decreto n 9

Leia mais

- Licenciatura Plena e Bacharelado. Sidney Lima Santos

- Licenciatura Plena e Bacharelado. Sidney Lima Santos Reconhecimento do Curso de Matemática, com ênfase em Informática - Licenciatura Plena e Bacharelado. Sidney Lima Santos Trata o presente parecer de reconhecimento do curso de Matemática, com ênfase em

Leia mais

RECONHECIMENTO DA HABILITAÇÃO INSPEÇÃO ESCOLAR DO CURSO DE PEDAGOGIA

RECONHECIMENTO DA HABILITAÇÃO INSPEÇÃO ESCOLAR DO CURSO DE PEDAGOGIA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL PE DIVINOPOLIS - MG RECONHECIMENTO DA HABILITAÇÃO INSPEÇÃO ESCOLAR DO CURSO DE PEDAGOGIA Sydnei Lima Santos I - RELATÓRIO O Presidente da Fundação Educacional de Divinõpolis encaminha

Leia mais

Margarida Maria do R.B.P.Leal

Margarida Maria do R.B.P.Leal INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE EDUCAÇÃO ASSUNTO. UF SP Autorização (Execução de Projeto) para funcionamento do curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, a ser

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 12/9/2012, Seção 1, Pág. 15. Portaria n 1122, publicada no D.O.U. de 12/9/2012, Seção 1, Pág. 14. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

Reconhecimento do curso de Matemática Aplicada à Informática, ministrado pela Faculdade de Informática de São Paulo

Reconhecimento do curso de Matemática Aplicada à Informática, ministrado pela Faculdade de Informática de São Paulo SOCIEDADE CIVIL ATENEU BRASIL Reconhecimento do curso de Matemática Aplicada à Informática, ministrado pela Faculdade de Informática de São Paulo ARNALDO NISTEIER I - RELATÓRIO O Diretor-Presidente da

Leia mais

Nº 63 - Brasília - DF, quarta-feira, 02 de abril de 2008 Pág: 13 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO

Nº 63 - Brasília - DF, quarta-feira, 02 de abril de 2008 Pág: 13 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO Nº 63 - Brasília - DF, quarta-feira, 02 de abril de 2008 Pág: 13 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO Portaria Normativa nº 3, de 1º de abril de 2008 Determina as áreas e os cursos superiores de

Leia mais