Área de Conservação Transfronteira de Lubombo. Plano conceitual para desenvolvimento de turismo comunitário apropriado

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Área de Conservação Transfronteira de Lubombo. Plano conceitual para desenvolvimento de turismo comunitário apropriado"

Transcrição

1 Área de Conservação Transfronteira de Lubombo Plano conceitual para desenvolvimento de turismo comunitário apropriado

2 Plano de apresentação Objectivo da apresentação. Desenvolvimento do Turismo: Uma perspectiva teórica. Quadro estratégico para o desenvolvimento do turismo na área de estudo. Análise situacional. Infraestrutura Recursos de turismo Natural Identificando mercados alvo Zoneamento para Turismo. Produtos de turismo propostos. Caminho a seguir.

3 Desenvolvimento do Turismo dentro de um quadro teórico Conecendo os componentes de turismo e as ligacões entre eles.

4 Turismo: Uma revisão Turismo é uma actividade económica mica. Procura e oferta: Procura = Turistas Oferta = atracções ões,, instalações, serviços, s, infraestrutur strutura Converter recursos de turismo em atracções ões. Mercado focalizado/orientado. Sector públicp lico dirige,, sector privado guiado. Objectivo do Turismo: Estimula timular actividade económica. Criar emprego e oportunidades empresariais. Produzir lucro.

5 Turismo: Entendimento do conceito de turismo dentro de um quadro global.. (cont.) Forças do mercado que dominam o turismo Turistas procuram e operador ores fornecem. Comprador disposto e vendedor disposto. Mercado orientado e conduzido. Lucro orientado. Indústria competitivc ompetitiva. Internacionalmente. Localmente/ / regionalmente mente. Financeiramente dependente.

6 Componentes do o turismo Atracções deturismo Mercados de Turistas Produtos de Turismo : (instalações, infraestruturas, serviços)

7 Pré requisitos TBC. Terra Comunitária Atracções TURÍSTICAS TRÁFICO TURISTA Terra Comunitária ÁREA PROTEGIDA ou RECURSO NATURAL DE TURISMO

8 Fluxo de benefícios do TBC. COMUNIDADE ADJACENTE A conservação da fauna que atrai turistas TRÁFICO TURISTA ÁREA PROTEGIDA COMUNIDADE ADJACENTE Benefícios para Comunidade anfitriã

9 Objetivos de desenvolvimento de turismo para a ACTF de Lubombo Obj. 1: Para fornecer f produtos de turismo baseado na natureza apropriados e infraestrutura na ACTF de Lubombo. Obj. 2: Para gerar renda do turismo baseado na natureza e recreação ao ar livre para os sócios s da ACTF. Obj. 3: Para contribuir para benefícios económicos e sociais significativos para as comunidades anfitriãs. Obj. 4: Para assegurar que o turismo é administrado duma maneira ambientalmente sensível e sustentável.

10 Mercados Alvo para a ACTF de Lubombo

11 Mercados alvo primários rios Alvos Geográficos: Johannesburg, Nelspruit e Durban Segmentos: Famílias, Mercado 4x4 e mercados de pescadores auto conduzidos Produto Região e Declaraçã o da Posição da Marca de Moçambiq ue 1 Região Sul 2 Províncias de Maputo, Gaza e Inhambane - Divertimento de Praia activo e Experiência de Cidade Latina." Estratégia Ligar a cidade, Ilha de Inhaca e praias para estender o comprimento do dizer e o gasto. Desenvolvimento a longo prazo do auto fornecimento chalés, restaurantes locais, bares e supermercados. Oferta de produto Posiciona mento do produto Praias, litoral, a pesca desportiva, despoto aqático, Xai, Xai, Ponta do Ouro. Acomodação do orçamento, valor para restaurante de refeições em dinheiro e fornecimento de alimentos e bebida.

12 Alvos geográficos: Johannesburg, Cape Town e Durban Segmentos: Segmentos de rendimento alto realização visível socialmente ciente e viagens de núpcias Produto Região e Declaraçã o da Posição da Marca de Moçambiq ue Regiões Sul e Norte. Cabo Delgado, Nampula e Inhambane. Ilha Paradisíaca de Moçambique. Estratégia Posição de competitividade em termos de preço e a ilha isolada sentir-se comparada com Maurícias, Seychelles e Comores. Produto de Oferta Os "resorts"da Ilha, praias puras, águas aquecidas, actividades baseadas na água, mergulho com tubo de respiração etc. Mariscos. Posiciona mento do Produto Factores críticos de sucesso Valor para a indulgência do dinheiro! Médio alcance e acomodação de luxo. Pacotes para incluir todas as transferências, algumas refeições e actividades. Toques adicionais especiais para viagens de núpcias tais como champanhe na chegada e jantar romântico de praia para dois. A longo prazo, no topo do mercado, necessidades de desenvolvimento de "resorts" para assegurar padrão de classe mundial de "resorts"de luxo. Preço de pacotes competitivos, fotografia de alta qualidade ilustrando cenas românticas relaxantes.

13 Rotas de Turismo no Sul de Moçambique Circuito de Lebombo Kosi Bay (SA) - Santa Lucia (SA) - Ponta do Ouro Reserva de Elefantes de Maputo Maputo Namaacha Swaziland Uma experiência rara que combina praia, mata, tradição, desporto de água, diversidade cultural, beleza pitoresca, actividades especiais de interesse tais como observação de aves e mergulho. Traz junto Moçambique, Swaziland e África do Sul. Rota Costa das Lagoas (Ponto do Ouro - Maputo Elephant Reserve) Maputo - Xai-Xai Inhambane Vilankulos Uma Rota Litoral do sul de Moçambique começando em Maputo ou mesmo na fronteira da AS/Moç na Ponto do Ouro, para cima até o Arquipélago de Vilankulos/Bazaruto. Esta Rota focaliza em eco-turismo litoral e liga os muitos lagos litorais do litoral sul. A Rota traz junto beleza pitoresca, praia, desportos de água, ecossistema litoral diferente e a flora e a fauna (dunas e as florestas, lagos litorais, pássaros, tartarugas, vida marinha etc..) Circuito Mata-Praia do Grande Limpopo (Johannesburg) Nelspruit - Kruger National Park (SA) Pafuri (Gonarezhou National park (Zim) Mapai Banhine National Park - Zinave National Park - Vilankulos - Bazaruto Inhambane Xai-Xai Bilene Maputo Uma rota animadora trazendo junto eco-turismo, cultura e litoral. Aproveita fluxos existentes no KNP. Para muitos visitantes internacionais isto representará umas férias de sonho ligando o maior parque do mundo com as praias puras e ilhas tropicais de Moçambique. Partida em Nelspruit (RSA) ou seguido em ordem inversa começando em Maputo. Rota do Limpopo Maputo Bilene Chokwe Massingir - Kruger National Park (RSA) - (Komatipoort/Malelane (SA)- Ressano Garcia Maputo Uma versão consolidado de eco-turismo focalizado da Rota de Mata-Praia do Grande Limpopo. Esta rota possibilita uma inclusão relativamente rápida de Moçambique no turismo regional e fornece visitantes, depois de um gosto de praia, com acesso directo ao Grande Parque Transfronteira de Limpopo. Estipular que seja uma rota circular com início em Maputo. Fonte: Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo em Moçambique ( )

14 Análise situacional

15 Desenvolvimento Planeado de Turismo na sub-região 75 Talhões 50 a serem vendidos 800m de fachada de litoral USD cada Desenvolvime nto futuro de turismo

16 Empreendimentos Integrados Atenção considerável foi dada ao desenvolvimento de alojamentos de pequena envergadura e para refúgios em Moçambique e através s da África do sul. Tais projectos não têm a capacidade de impactar sobre a provisão de infraestrutura e/ou no desenvolvimento económico e social de Moçambique. Os governos também m reconhecem cada vez mais que os empreendimentos integrados criam empregos, oferecem oportunidades para a gestão e controlo e atraem investimento. Fonte: Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo em Moçambique ( )

17 Zoneamento para turismo

18 Movimento Espacial de turistas Saídas e pontos de entrada Pontos de acesso normalmente na forma de aeroportos ou postos fronteiriços. os. Rotas Os turistas viajam ao longo de rotas para alcançar ar seus destinos. Eles não tomam necessariamente a rota rápida r e curta, mas antes tendem a equilibrar o esforço o de lál chegarem com a qualidade da experiência e segurança. a. Postos de etapa Os postos de etapa são lugares onde os turistas permanecem durante a noite para a viagem seguinte. Pontos de distribuição Os turistas necessitam viajar para algo num destino. O ponto de distribuição dentro do destino torna-se um elo crítico dentro da experiência total pois serve como a fonte importante de informação, direcção e foco. Destinos Os destinos são normalmente um cacho de atracções e infraestrutura de apoio. Um destino necessita ter produto envolvente, acesso e infraestrutura viável vel de apoio.

19 Conceitos de Desenvolvimento de Turismo Espacial para a ACTF de Lubombo Maputo North Saidas e pontos de entrada Pontos de entrada Regional Bela Vista Rotas Rotas Principais de Turistas Salamanga Rotasota secundárias de acesso Rotas menores de acesso Postos de etapa Ponta do Ouro Maputo Destinos Destino Primário Pontos de distribuição Centro de distribuição da ACTF 100 1:10, metres

20 Zoneame nto de Turismo Áreas primárias de atracção de turistas nas quais os produtos de turismo devem ser concentrados. Instalações de acesso à ACTF Wildlife zone Wildlife zone

21 Conceitos de Desenvolvimento de Turismo Espacial para a ACTF de Maputo No rth Lubombo Pontos de entrada Regional Rotas principais de turistas Rotas secundárias de acesso Rotas menores de acesso Ponta do Ouro Maputo Bela Vista Salamanga Retirar algumas pistas existentes Destino Primário Centro de distribuição da ACTF Rede potencial de Rota de Turistas: Dentro da ACTF Na sub-região 100 1:10, metres

22 Directrizes para o Desenvolvimento Os Resorts tornaram-se cada vez mais integrados e planificados para criar um ambiente no qual o turismo pode prosperar, retornos máximos m de propriedade imobiliária podem ser entregues e seja alcançado ado um ambiente sustentável. As directrizes para o desenvolvimento são apresentados a seguir: provisão adequada de infraestrutura, para manter a qualidade do ambiente e acesso a turismo aceitável ; a aplicação de uso específico de terra, desenvolvimento e padrões de projecto para manter carácter cter e qualidade; a provisão de um vasto leque de instalações de turistas, atracções e serviços, ambos dentro do ambiente do resort e na região adjacente, para manter níveis n de satisfação de visitantes e diversificar as fontes de mercado; produto de turismo de qualidade desde o início mantido através s da contínua nua boa gestaõrência e aplicação do desenvolvimento e padrões operacionais; flexibilidade no desenho da planificação para permitir mudanças as nos requisitos de mercado; consideração da formação de empregados e provisão de habitação e serviços comunitários para empregados e suas famílias; planeado dentro do contexto regional, de preferência com planifica cação nacional ou regional levada a cabo; estrutura organizacional especial, com liderança a eficiente e pessoal técnico competente são necessários para desenvolver e administrar resorts e ligação com o sector público p e privado; Egige-se finanças as adequadas para o resort e infraestrutura relacionada; e O marketing é essencial, quer para atrair investidores quer turistas ao resort. Fonte: Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo em Moçambique ( )

23 Limites propostos para o Corredor de Futi O PLANO DE MANEIO DE PARA A RESERVA ESPECIAL DE MAPUTO

24 Catembe SANTA MARIA Ponta Abril North Desenvolvimento Ponta Gomene MACHANGULO Rio Maputo Turístico na Machangulo Reserva Especial de Ponta Mucombo ou Majumbo Maputo Fase um Boane BELA VISTA Ponta Chemucane Uampochane Viane L. Nhame L. Maunde Ponta Membene Ponta Milibangalala O PLANO DE MANEIO DE PARA A RESERVA ESPECIAL DE MAPUTO SALAMANGA Legend District Centre Post Centre Guardpost Reserve boundary Road - minor Road - major Lake River Rio Futi Main Camp L. Xingute Gala L. Piti Ponta Dobela Concessions Tourist lodges Ponta do Ouro

25 Conceitos de Desenvolvimento de Turismo Espacial Maputo North para a ACTF de Lubombo Pontos de entrada Regional Rotas principais de turistas Rotas secundárias de acesso Rotas menores de acesso Ponta do Ouro Maputo Bela Vista Salamanga Retirar algumas pistas existentes Destino Primário Centro de distribuição da ACTF Rede potencial de Rota de Turistas : Dentro da ACTF Na sub-região 100 1:10, metres

26 No rth Produtos de TBC propostos Área de produto de turismo de alto-objectivo arrendado á comunidade ÁREAS DESTINO CENTRAL Mercado comunitário sofisticado Trilho de passeio a pél Ponto de partida Centro de turismo da ACTF Ponto de distribuição Community Transit Tourist Camp 100 1:10, metres Lodge comunitário Ponta 24 camas Chemucane Lodge comunitário Ponta 24 camas Membene Ponta Milibangalala Ponta Dobela

27 Financiamento do desenvolvimento 10xtalhões eco-residen residenciaisis vendidos sob estritas directrizes de desenvolvimento por USD cada. = $2,2 milhões hões= R13milhões Doação e financiamento de empréstimo stimos bonificados a 1:1 ratio = R26milhões Orçamento de desenvolvimento de TBC= = R26 milhões Alojamento de alto-fim= R14m Alojamento de médio m mercado = R8m Trilhos de passeio a pé= p R4m Talhões Eco-residenciais 10 Unidades Lodge Comunitário 24 camas Lodge Comunitário 24 camas

28 Descrição do Produto Pequenos alojamentos de valor alto, comercialmente viáveis RESERVA ESPECIAL DE MAPUTO Reserva costeira de elefantes rara. 2 x 24 game lodges de luxo no centro da área protegida R1,200 R3,000 por pessoa por noite 8 horas de condução desde Gauteng 2 horas de condução desde Maputo

29 Infraestrutur strutura Acesso de estrada. Energia. Água. Talhões Eco-residenciais 10 Unidades Lodge Comunitário 24 camas Lodge Comunitário 24 camas

30 Modelo Institucional Propriedade da Comunidade, Produtos de turismo operados pelo sector privado Em Áreas Protegidas

31 Modelo de ligação Posse' Base de Recurso Base de recurso Produto de turismo Produto de turismo Base De Recurso Produto de Turismo EMPRESA SECUNDÁRIA GESTÃO

32 Oportunidade de TBC estratégica Reserva Especial de Maputo Lodges Posse Desenvolvimento Gestão Estado Estado Estado Estado* Comunidade Sector Privado Oportunidade para sociedades comunitárias públicas p privadas CPPPs Conferir posse dos activos de alto valor comercial à comunidade anfitriã. Sem comprometer a recuperação ideal do custo & eficácia cia comercial i.e. Reservar proventos de arrendamento de terra realistas e alojamento a operar em níveis n comercialmente eficientes.

33 Autoridade de Gestão da AP Senhorio arrendamento justo Empresa Comunitária Legatário e Empresário Taxa comercial e ligações óptimas arrendamento de 45 anos Operador Privado Subarrendamento sub-arrendamento de 10 anos Agência de conservação pública: Focos sobre o centro da perícia Administra a área protegida infraestrutura de abastecimento de volume Optimizar a geração de rendimentos

34 Empresa Comunitária: Autoridade de Gestão da AP Senhorio Arrendamento justo Arrendamento de 45anos Empresa Comunitária Legatário e Empresário Taxa comercial e ligacões óptimas Operador Privado Sub-arrendamento Estrutura legal representativa e estável arrendamento de 45 anos e direitos transversais Chamada para propostas obtida via indicação Fundos e facilidade de desenvolver Gerir o sub-arrendamento Distribuir benefícios associados

35 Sócio operativo privado: Autoridade de Gestão da AP Senhorio 45 anos de concessão Arrendamento justo Empresa Comunitária Legatário e Empresário Taxas comerciais e ligacões óptimas Operador Privado Sub-arrendamento de operação do sub arrendamento Stocks FFEs e capital operativo Capacidade e experiência comprovada Designado via concurso rápido Sujeito a obrigações de fortalecimento Devolução depois de 15 anos

PARQUE NACIONAL DO ARQUIPÉLAGO DO BAZARUTO PARQUE NACIONAL DO ARQUIPÉLAGO DO BAZARUTO

PARQUE NACIONAL DO ARQUIPÉLAGO DO BAZARUTO PARQUE NACIONAL DO ARQUIPÉLAGO DO BAZARUTO PARQUE NACIONAL DO ARQUIPÉLAGO DO BAZARUTO PARQUE NACIONAL DO ARQUIPÉLAGO DO BAZARUTO 1 2 ANAC O ÚLTIMO REFÚGIO DOS DUGONGOS NA COSTA ORIENTAL DE ÁFRICA! Fotografia da capa: Rani Resorts PARQUE NACIONAL

Leia mais

PONTA DO OURO RESERVA MARINHA PARCIAL DA RESERVA MARINHA PARCIAL DA PONTA DO OURO M O Ç A M B I Q U E

PONTA DO OURO RESERVA MARINHA PARCIAL DA RESERVA MARINHA PARCIAL DA PONTA DO OURO M O Ç A M B I Q U E RESERVA RESERVA MARINHA PARCIAL DA PONTA DO OURO MARINHA PARCIAL OURO DO M O Ç A M B I Q U E PONTA RESERVA MARINHA PARCIAL DA PONTA DO OURO 1 Caine Delacy 2 ANAC RESERVA MARINHA PARCIAL M O Ç A M B I Q

Leia mais

PROTOCOLO COIMBRATUR ACRENARMO

PROTOCOLO COIMBRATUR ACRENARMO LEIRIA, 12 de Dezembro 2009 1 PROTOCOLO COIMBRATUR ACRENARMO Estabelecido em Outubro de 2009 e tem como objectivo proporcionar a todos os Associados da ACRENARMO, benefícios financeiros na aquisição de

Leia mais

MAPUTO RESERVA ESPECIAL DE RESERVA ESPECIAL DE MAPUTO M OÇ

MAPUTO RESERVA ESPECIAL DE RESERVA ESPECIAL DE MAPUTO M OÇ MAPUTO RESERVA ESPECIAL DE O APUT E ECIAL R M ES ERVA SP M OÇ AMBIQU E RESERVA ESPECIAL DE MAPUTO 1 Andrea Bogarello 2 ANAC E S P E C I A L T O R E S E R V A M O Ç A M B I Q U E A M P U ONDE O ELEFANTE

Leia mais

5-Dias Garden Route Rota Jardim e Excursão Addo

5-Dias Garden Route Rota Jardim e Excursão Addo 5-Dias Garden Route Rota Jardim e Excursão Addo Detalhes de Rota Esta passeio de cinco dias é uma forma segura e acessível para conhecer a província do Cabo Ocidental, Little Karoo, a rota das Baleias,

Leia mais

INDICADORES DE REFERÊNCIA NA ÁREA DO TURISMO 1. Chegadas Internacionais o número de viajantes que entraram no país durante um determinado período.

INDICADORES DE REFERÊNCIA NA ÁREA DO TURISMO 1. Chegadas Internacionais o número de viajantes que entraram no país durante um determinado período. REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE ------------------ INDICADORES DE REFERÊNCIA NA ÁREA DO TURISMO 1. Chegadas Internacionais o número de viajantes que entraram no país durante um determinado período. Var. % Por

Leia mais

MINISTÉRIO DO TURISMO

MINISTÉRIO DO TURISMO MINISTÉRIO DO TURISMO O Projecto Áreas de Conservação Transfronteiriças e Desenvolvimento de Turismo (ACTFDT) representa a Segunda Fase de um programa de 15 anos PROJECTO ÁREAS DE CONSERVAÇÃO TRANSFRONTEIRIÇAS

Leia mais

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE Governo da Província de Gaza FACIM 2012 POTENCIALIDADES E OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS EM GAZA Maputo, 31 de Agosto de 2011 Gaza Zimbabwe LOCALIZAÇÃO DA PROVÍNCIA Rio Save & Província

Leia mais

MINISTÉRIO DO TURISMO

MINISTÉRIO DO TURISMO REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DO TURISMO PLANO DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA Reserva Especial de Maputo e Extensão do Futi nas Componentes da ACTF Elaborado por: V&L Landscape Architects com colaboração

Leia mais

Apresentado por: Tiago Mendonça

Apresentado por: Tiago Mendonça Apresentado por: Tiago Mendonça Lisboa, 19 de Novembro 2014 KaTembe Melhor Projecto Transversal de África Mapa Ferroviário de Moçambique Moçambique Mapa Ferroviário Moçambique Rede Ferroviária de Moçambique

Leia mais

KATEMBE UMA OPORTUNIDADE ÚNICA DE INVESTIMENTO

KATEMBE UMA OPORTUNIDADE ÚNICA DE INVESTIMENTO KATEMBE UMA OPORTUNIDADE ÚNICA DE INVESTIMENTO Tiago Mendonça t m e n d o n c a @ b e t a r. p t ÍNDICE 1. GRUPO BETAR 2. KATEMBE - PROVAVELMENTE O MELHOR PROJECTO URBANO DE ÁFRICA Acessibilidades - A

Leia mais

África do Sul com Mabula Safari

África do Sul com Mabula Safari Viva a Vida Viagens - www.vivaavidaviagens.com.br (41) 3010-2010 3262-2001 9117-8690 África do Sul com Mabula Safari Saída: A definir Retorno: A definir Duração da Viagem: A definir Preço à vista: Preço

Leia mais

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA PLANIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO GABINETE DAS ZONAS ECONÓMICAS DE DESENVOLVIMENTO ACELERADO

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA PLANIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO GABINETE DAS ZONAS ECONÓMICAS DE DESENVOLVIMENTO ACELERADO REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA PLANIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO GABINETE DAS ZONAS ECONÓMICAS DE DESENVOLVIMENTO ACELERADO MODELO DE DESENVOLVIMENTO DA ZETI DE CRUSSE E JAMALI MAPUTO, DEZEMBRO DE

Leia mais

DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE NA PROVÍNCIA DE INHAMBANE

DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE NA PROVÍNCIA DE INHAMBANE República de Moçambique PROVÍNCIA DE INHAMBANE DIRECÇAO PROVÍNCIAL DA TERRA, AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE NA PROVÍNCIA DE INHAMBANE Inhambane,

Leia mais

África do Sul com Kruger Park

África do Sul com Kruger Park Viva a Vida Viagens - www.vivaavidaviagens.com.br (41) 3010-2010 3262-2001 9117-8690 África do Sul com Kruger Park Saída: A definir Retorno: 00/00/0000 - Quarta-feira Duração da Viagem: -3652436 dias Preço

Leia mais

O encanto da Costa Rica

O encanto da Costa Rica O encanto da Costa Rica Dia 1 Partida de Madrid (ou Lisboa). Chegada ao aeroporto internacional Juan Santamaria, em San José, capital da Costa Rica. Recepção e transfer para o hotel Presidente (www.hotelpresidente.com).

Leia mais

Compre Sua Casa dos Sonhos na Ilha em Boipeba

Compre Sua Casa dos Sonhos na Ilha em Boipeba Compre Sua Casa dos Sonhos na Ilha em Boipeba Ser dono de uma ilha pode ser um sonho muito distante, mas você pode chegar perto se tiver uma casa em Boipeba. Boipeba está localizada no Condado de Cairu,

Leia mais

VIII REUNIÃO DOS MINISTROS DO TURISMO DA CPLP. Timor-Leste, Julho de 2015

VIII REUNIÃO DOS MINISTROS DO TURISMO DA CPLP. Timor-Leste, Julho de 2015 VIII REUNIÃO DOS MINISTROS DO TURISMO DA CPLP Timor-Leste, Julho de 2015 Excelências, Foi com bastante serenidade que assumimos o desafio de apresentar a nossa reflexāo em torno do tema Turismo e globalizaςāo,

Leia mais

À descoberta de BALI & pérolas vizinhas

À descoberta de BALI & pérolas vizinhas À descoberta de BALI & pérolas vizinhas Uma experiência inolvidável em Bali e ilhas vizinhas: Lombok, Gili e Lembogan. Um interessantíssimo circuito de 14 dias, muito completo, para ver tudo em Bali e

Leia mais

À DESCOBERTA DA COSTA RICA

À DESCOBERTA DA COSTA RICA À DESCOBERTA DA COSTA RICA Uma magnífica viagem de 2 semanas percorrendo este belíssimo país, incluindo estadia na praia!! Dia 1 Partida de Madrid (ou Lisboa). Chegada ao aeroporto internacional Juan Santamaria,

Leia mais

Experiência África do Sul

Experiência África do Sul Viva a Vida Viagens - www.vivaavidaviagens.com.br (41) 3010-2010 3262-2001 9117-8690 Experiência África do Sul Saída: 07/04/2018 - Sábado Retorno: 15/04/2018 - Domingo Duração da Viagem: 9 dias Preço à

Leia mais

Empreendimentos no Litoral Sul. Costa dos Coqueirais

Empreendimentos no Litoral Sul. Costa dos Coqueirais Empreendimentos no Litoral Sul Costa dos Coqueirais Descrição Empreender projetos de investimento voltados para o turismo, lazer e serviços que sejam ambientalmente compatíveis com as belezas naturais

Leia mais

National Meeting on the Mozambique Case Study on Trade in Services and Sustainable Development

National Meeting on the Mozambique Case Study on Trade in Services and Sustainable Development National Meeting on the Mozambique Case Study on Trade in Services and Sustainable Development Venue: VIP Hotel, Maputo, Mozambique 6-7 November 2006` Enquadramento Institucional do Turismo em Mocambique

Leia mais

Dinâmicas de Investimento Privado em Moçambique: tendências e questões preliminaries para análise

Dinâmicas de Investimento Privado em Moçambique: tendências e questões preliminaries para análise Dinâmicas de Investimento Privado em Moçambique: tendências e questões preliminaries para análise Carlos Muianga, Helena Pérez-Nino, Sara Stevano, Michael Sambo Conference Paper nº 41 III CONFERÊNCIA INTERNACIONAL

Leia mais

O Papel do Turismo na Dinamização das Economias Locais: a importância do Programa Municipal do Turismo

O Papel do Turismo na Dinamização das Economias Locais: a importância do Programa Municipal do Turismo O Papel do Turismo na Dinamização das Economias Locais: a importância do Programa Municipal do Turismo Fonte: Minhotur (2013) Luís Ferreira 1 Agenda Dimensão e evolução do fenómeno turístico Dinâmicas

Leia mais

Resultados da Analise de Potencialidades, Problemas e Propostas

Resultados da Analise de Potencialidades, Problemas e Propostas Resultados da Analise de, e Participantes e entidades representadas: GRUPO: INFORMAÇÃO TURÍSTICA E ARTESANATO 1 Nome Cidália Costa Tiago Santos Helena Carvalho Daniela Melo Entidade Posto de Turismo das

Leia mais

A promoção de um destino náutico regional Algarve

A promoção de um destino náutico regional Algarve A promoção de um destino náutico regional Algarve António Almeida Pires Workshop Nauticampo Lisboa, 2 de Fevereiro de 2011 CONTRIBUIÇÃO DOS PRODUTOS POR REGIÃO PENT Plano Estratégico Nacional do Turismo

Leia mais

INDICADORES DE REFERÊNCIA NA ÁREA DO TURISMO 1. Chegadas Internacionais o número de viajantes que entraram no país durante um determinado período.

INDICADORES DE REFERÊNCIA NA ÁREA DO TURISMO 1. Chegadas Internacionais o número de viajantes que entraram no país durante um determinado período. REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE ------------------ INDICADORES DE REFERÊNCIA NA ÁREA DO TURISMO 1. Chegadas Internacionais o número de viajantes que entraram no país durante um determinado período. Por motivo

Leia mais

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE GOVERNO DA PROVÍNCIA DO NIASSA. Turismo- Indutor do Desenvolvimento na Província do Niassa

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE GOVERNO DA PROVÍNCIA DO NIASSA. Turismo- Indutor do Desenvolvimento na Província do Niassa REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE GOVERNO DA PROVÍNCIA DO NIASSA Turismo- Indutor do Desenvolvimento na Província do Niassa CARACTERIZAÇÃO GERAL DO NIASSA Área Total: 129.056 km 2 incluindo a superfície do Lago

Leia mais

MOÇAMBIQUE UMA OPORTUNIDADE DE INVESTIMENTO. Vitor Brito

MOÇAMBIQUE UMA OPORTUNIDADE DE INVESTIMENTO. Vitor Brito MOÇAMBIQUE UMA OPORTUNIDADE DE INVESTIMENTO Vitor Brito vbrito@betar.pt 2 / 30 BETAR - APRESENTAÇÃO 1973 Sector dos edifícios e utilities 1988 Sector da obras de arte e estruturas especiais 1998 Sistema

Leia mais

INFORMAÇÃO FISCAL. IVA - Imposto sobre o valor acrescentado. Despesas em que o IVA é dedutível. Despesas em que o IVA não é dedutível

INFORMAÇÃO FISCAL. IVA - Imposto sobre o valor acrescentado. Despesas em que o IVA é dedutível. Despesas em que o IVA não é dedutível INFORMAÇÃO FISCAL IVA - Imposto sobre o valor acrescentado Características gerais do imposto: É um imposto geral sobre o consumo, já que incide sobre as transmissões de bens, prestações de serviços e importações.

Leia mais

48ª Edição da FACIM. Potencialidades e Oportunidades de Negócio

48ª Edição da FACIM. Potencialidades e Oportunidades de Negócio República de Moçambique Governo da Província de Maputo 48ª Edição da FACIM Potencialidades e Oportunidades de Negócio 11/8/2013 1 I. Situação Geográfica e Demográfica da Província A Província de Maputo

Leia mais

REPÚBLICA DE ANGOLA Governo Provincial da Huíla. INVEST HUÍLA 2015 Fórum de Negócios e Oportunidades de Investimento OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO

REPÚBLICA DE ANGOLA Governo Provincial da Huíla. INVEST HUÍLA 2015 Fórum de Negócios e Oportunidades de Investimento OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO REPÚBLICA DE ANGOLA Governo Provincial da Huíla INVEST HUÍLA 2015 Fórum de Negócios e s de Investimento OPORTUNIDADES SECTOR TURISMO ÍNDICE IH.TU001 IH.TU002 IH.TU003 IH.TU004 IH.TU005 IH.TU006 IH.TU007

Leia mais

estação náutica município ílhavo

estação náutica município ílhavo estação náutica município ílhavo O que tem o Município de Ílhavo com interesse para a náutica? O que tem o Município de Ílhavo com interesse para a náutica? ~ 7 km de costa atlântica; ~ O maior porto da

Leia mais

OPERAÇÕES TURÍSTICAS VIAGENS DE INCENTIVO

OPERAÇÕES TURÍSTICAS VIAGENS DE INCENTIVO Cláudia Ribeiro de Almeida (calmeida@ualg.pt) Universidade do Algarve ESGHT O QUE É UMA VIAGEM DE INCENTIVO Viagens destinadas a incentivar ou recompensar colaboradores internos, externos, parceiros, fornecedores

Leia mais

África do Sul com Mabula Safari

África do Sul com Mabula Safari Viva a Vida Viagens - www.vivaavidaviagens.com.br (41) 3010-2010 3262-2001 9117-8690 África do Sul com Mabula Safari Saída: 23/01/2020 - Quinta-feira Retorno: 03/02/2020 - Segunda-feira Duração da Viagem:

Leia mais

Ecopistas Mobilidade e Turismo

Ecopistas Mobilidade e Turismo Novas Perspectivas para a Reutilização dos Corredores e do Património Ferroviário Desactivado da Região Centro O caso da Ecopista de Sever do Vouga Coimbra, 28 Setembro 2007 CCDR-C Antónimo Guedes arq.

Leia mais

Estágio Actual da Ocupação da Terra em Moçambique

Estágio Actual da Ocupação da Terra em Moçambique Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural Estágio Actual da Ocupação da Terra em Moçambique Conferência Comemorativa de 20 anos da Lei de Terras. Maputo, 19 de Outubro de 2017 Contextualização

Leia mais

Agendamos passeios de escunas, e temos ótimas trilhas para que você possa descobrir paisagens maravilhosas.

Agendamos passeios de escunas, e temos ótimas trilhas para que você possa descobrir paisagens maravilhosas. Nossa Pousada, conta com uma infraestrutura de primeira, com 06 suítes modernas e arejadas, que estão equipadas com ventilador de teto, ar-condicionado, TV de LCD, frigobar, uma ótima ducha, e todas as

Leia mais

Geografia do Turismo Definições de turismo e sua dimensão geográfica. Prof. Dr. Marcos Aurélio Tarlombani da Silveira - Geografia - UFPR

Geografia do Turismo Definições de turismo e sua dimensão geográfica. Prof. Dr. Marcos Aurélio Tarlombani da Silveira - Geografia - UFPR Geografia do Turismo Definições de turismo e sua dimensão geográfica Prof. Dr. Marcos Aurélio Tarlombani da Silveira - Geografia - UFPR TURISMO: DEFINIÇÕES O turismo é um assunto "sério"? O TURISMO EM

Leia mais

Pico Victoria. City Pack HONG KONG. Repulse Bay. Hong Kong. Aberdeen. Nathan Road

Pico Victoria. City Pack HONG KONG. Repulse Bay. Hong Kong. Aberdeen. Nathan Road Pico Victoria HONG KONG City Pack Repulse Bay Hong Kong Nathan Road Aberdeen 2019 DESTAQUES DO ROTEIRO: HONG KONG CITY PACK PICO VICTORIA Conhecido como o principal mirante de Hong Kong, o Pico Victoria

Leia mais

Apresentação Grupo Oásis Atlântico

Apresentação Grupo Oásis Atlântico Apresentação Grupo Oásis Atlântico 4 de Junho de 2009 Grupo Oásis Atlântico A Oásis Atlântico é um grupo económico nascido em Cabo Verde, que conta já com mais de 15 anos de crescimento na área de turismo

Leia mais

Linhas de Orientação do Plano Director do Turismo de Angola Fórum Empresarial sobre o Turismo

Linhas de Orientação do Plano Director do Turismo de Angola Fórum Empresarial sobre o Turismo Linhas de Orientação do Plano Director do Turismo de Angola Fórum Empresarial sobre o Turismo Luanda, 11 de Maio de 2011 AGENDA 1. A Indústria do Turismo 2. O Programa PARTENON 3. O Turismo em Angola 4.

Leia mais

Parques Naturais de Ilha dos Açores e a Actividade de

Parques Naturais de Ilha dos Açores e a Actividade de Parques Naturais de Ilha dos Açores e a Actividade de Mergulho II Bienal Turismo Subaquático Graciosa, Açores 2009 Direcção Regional do Ambiente Vanessa Santos Nesta apresentação Áreas Marinhas Protegidas

Leia mais

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA CULTURA E TURISMO. Plano Estratégico. para o Desenvolvimento do Turismo em Moçambique ( )

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA CULTURA E TURISMO. Plano Estratégico. para o Desenvolvimento do Turismo em Moçambique ( ) REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA CULTURA E TURISMO Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Turismo em Moçambique (2016-2025) Aprovado pela 48 a Sessão Ordinária do Conselho de Ministros, 8 de

Leia mais

MOÇAMBIQUE AERLIS - Oeiras

MOÇAMBIQUE AERLIS - Oeiras MOÇAMBIQUE AERLIS - Oeiras 13.03.2012 Moçambique NIASSA CABO DELGADO TETE NAMPULA ZAMBÉZIA MANICA SOFALA GAZA INHAMBANE MAPUTO Moçambique Economia Dados Básicos Superfície: 800 mil km 2 População: 23,9

Leia mais

África do Sul com Estilo - 8 noites/9 dias Pacote Completo

África do Sul com Estilo - 8 noites/9 dias Pacote Completo África do Sul com Estilo - 8 noites/9 dias Pacote Completo Pacote Inclui: - Aéreo; Região do Kruger Park: - Traslado regular de chegada e saída (Singita Kruger National Park) com assistência local no idioma

Leia mais

Turismo de Natureza no Alto Minho:

Turismo de Natureza no Alto Minho: SEMINÁRIO FINAL VALOR GERÊS-XURÉS Turismo de Natureza: Balanço e Perspetivas 2014-2020 António Sá Melgaço, Porta de Lamas de Mouro 16 de dezembro de 2014 Turismo de Natureza no Alto Minho: Balanço 2007-2013

Leia mais

CONCEPT PAPER. EXPOTUR Experiência Autêntica Iª Feira de Turismo de Cabo Verde FIC 25, 26 e 27 de Setembro de 2009

CONCEPT PAPER. EXPOTUR Experiência Autêntica Iª Feira de Turismo de Cabo Verde FIC 25, 26 e 27 de Setembro de 2009 CONCEPT PAPER EXPOTUR Experiência Autêntica Iª Feira de Turismo de Cabo Verde FIC 25, 26 e 27 de Setembro de 2009 O turismo é assumido a nível internacional como um impulsionador da economia a curto e

Leia mais

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE III SEMINARIO DOS CNSULES HONORARIOS DA REPUBLICA DE MOCAMBIQUE

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE III SEMINARIO DOS CNSULES HONORARIOS DA REPUBLICA DE MOCAMBIQUE REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE III SEMINARIO DOS CNSULES HONORARIOS DA REPUBLICA DE MOCAMBIQUE OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURAS RODOVIARIAS, DE ABASTECIMENTO DE AGUA E SANEAMENTO, DE GESTAO DE

Leia mais

Intramuros em Manila. El Nido. Halo Halo

Intramuros em Manila. El Nido. Halo Halo Intramuros em Manila El Nido Halo Halo Boracay 2019 DESTAQUES DO ROTEIRO: CINGAPURA E FILIPINAS INTRAMUROS FILIPINAS PARADISÍACA (Manila, Boracay & El Nido) Coração histórico de Manila. É aqui que se encontram

Leia mais

Diversão & Aventura. A diversão é parte daquilo que somos e do que proporcionamos. Nossa prática é divertida por natureza. Para todas as idades.

Diversão & Aventura. A diversão é parte daquilo que somos e do que proporcionamos. Nossa prática é divertida por natureza. Para todas as idades. Pipa Aventura O Pipa Aventura é uma empresa especializada em turismo de aventura com o objetivo de criar experiências na natureza para jovens de espírito de todas as idades. Nosso desafio é tornar o desejo

Leia mais

Transporte Aéreo para a Cadeia de Turismo no Norte do Pais. Modernidade, Segurança e Qualidade 1

Transporte Aéreo para a Cadeia de Turismo no Norte do Pais. Modernidade, Segurança e Qualidade 1 Transporte Aéreo para a Cadeia de Turismo no Norte do Pais 1 Introdução "O Aeroporto é uma sala de visita, é o primeiro cartão de visita para o estrangeiro que chega a Mocambique. Visitante chega ao nosso

Leia mais

CAPE TOWN - KRUGER. 7 dias / 5 noites. 1 p ág ina

CAPE TOWN - KRUGER. 7 dias / 5 noites. 1 p ág ina CAPE TOWN - KRUGER 7 dias / 5 noites 1 p ág ina Quadro Sinóptico de viagem DIA TRAJECTO MANHÃ ALMOÇO TARDE JANTAR OPCIONAL NOITE 1 Partida para África do Sul a bordo a bordo 2 Cape Town Chegada a Cape

Leia mais

ROT A JARDIM COM SAFÁRI NO KRUGER. Ida para Johannesburg (voo, aprox. 8h30 de viagem) Pernoite: A bordo

ROT A JARDIM COM SAFÁRI NO KRUGER. Ida para Johannesburg (voo, aprox. 8h30 de viagem) Pernoite: A bordo At endiment o (51) 3072-1022 ROT A JARDIM COM SAFÁRI NO KRUGER Rota Jardim com safári no Kruger Day By Day: 1º DIA BRASIL/JOHANNESBURG Ida para Johannesburg (voo, aprox. 8h30 de viagem) Pernoite: A bordo

Leia mais

1756. A Grã-Bretanha assumiu o comando total após a rendição das Ilhas Maurícios em 1812, o que foi formalizado em 1814 no Tratado de Paris.

1756. A Grã-Bretanha assumiu o comando total após a rendição das Ilhas Maurícios em 1812, o que foi formalizado em 1814 no Tratado de Paris. Ilhas Seychelles: Natureza e ciência unidas no paraíso africano por Por Dentro da África - terça-feira, julho 30, 2013 http://www.pordentrodaafrica.com/ciencia/seychelles-laboratorio-de-biologia-no-paraiso-do-turismoafricano

Leia mais

Maputo City Tour 05 Setembro Half Day

Maputo City Tour 05 Setembro Half Day Quem já visitou, deseja voltar a visitar. É este o segredo de Moçambique, um país quente, de lugares paradisíacos, praias exóticas, muitas das quais quase desertas, com quilómetros de areias brancas e

Leia mais

Subsistema de Incentivos para o Fomento da base económica de exportação

Subsistema de Incentivos para o Fomento da base económica de exportação Dezembro de 2015 Proposta de prestação de serviços Candidatura ao Subsistema de Incentivos para o Fomento da base económica de exportação Construção de Hotel 4 ou 5 Estrelas S. Vicente A/C: A. Machado,

Leia mais

KwaZulu-Natal. Introdução. Principais atrações. Praias douradas e sol o ano todo. Parques de Safári. As montanhas Drakensberg.

KwaZulu-Natal. Introdução. Principais atrações. Praias douradas e sol o ano todo. Parques de Safári. As montanhas Drakensberg. KwaZulu-Natal Introdução Terceira menor província da África do Sul, KwaZulu-Natal também é uma das mais interessantes, rica em paisagens e atrações culturais como as praias mais desenvolvidas do país,

Leia mais

COMO TIRAR PARTIDO ECONÓMICO DO EURO 2004?

COMO TIRAR PARTIDO ECONÓMICO DO EURO 2004? COMO TIRAR PARTIDO ECONÓMICO DO EURO 2004? TEMATIZAÇÃO Associar ao EURO 2004 uma ideia, uma imagem e uma mensagem tendo como pano de fundo um objectivo económico para a unidade territorial onde se realiza,

Leia mais

3. BENEFICIÁRIOS Podem ser beneficiários dos apoios previstos na acção 3.1.3, Pessoas singulares ou colectivas de direito privado.

3. BENEFICIÁRIOS Podem ser beneficiários dos apoios previstos na acção 3.1.3, Pessoas singulares ou colectivas de direito privado. 1. OBJECTIVOS DAS INTERVENÇÕES Os apoios previstos no âmbito do presente regulamento visam desenvolver o turismo e outras actividades de lazer como forma de potenciar a valorização dos recursos endógenos

Leia mais

Fórum das Exportações

Fórum das Exportações Ponta Delgada 27 de Junho de 2011 Arnaldo Machado Director Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade 1 Internacionalização Delimitação do conceito compreende todo o tipo de intervenção qualitativamente

Leia mais

BALI, KOMODO e FLORES

BALI, KOMODO e FLORES BALI, KOMODO e FLORES Uma fabulosa viagem combinando BALI com a descoberta de um dos parques naturais mais célebres do mundo, Komodo, e a herança portuguesa na belíssima ilha das Flores Dia 1 Partida de

Leia mais

QUÉNIA QUÉNIA + UGANDA

QUÉNIA QUÉNIA + UGANDA QUÉNIA QUÉNIA + UGANDA DESDE 5507 HORIZONTES DO QUÉNIA E UGANDA 14 DIAS / 11 NOITES PARTIDA DE 17 DEZEMBRO 2015 A 13 OUTUBRO 2016 HORIZONTES DO QUÉNIA + UGANDA VOO EMIRATES DE LISBOA - 5ªFEIRA Powered

Leia mais

TUI AMBASSADOR TOURS, UNIPESSOAL, LDA - Mat. C.R.C de Lisboa - Cap.Social: ,00 Euros - NIF: RNAVT COD: JNB190917

TUI AMBASSADOR TOURS, UNIPESSOAL, LDA - Mat. C.R.C de Lisboa - Cap.Social: ,00 Euros - NIF: RNAVT COD: JNB190917 ÁFRICA DO SUL Circuito Kruger com opção de extensão às Cataratas de Victoria Saídas ao domingo de 01 Nov 2017 a 31 Out 2018 8 dias / 6 noites ( 11 dias / 8 noites com ext. às Cataratas Victoria) Preços

Leia mais

CONSERVAÇÃO EM NÚMEROS

CONSERVAÇÃO EM NÚMEROS CONSERVAÇÃO EM NÚMEROS US$10 MILHÕES Custo actual anual de manutenção da rede de áreas de conservação 50% O mangal do Delta do rio Zambeze representa quase 50% da área de mangal de Moçambique 25% Vinte

Leia mais

LOCALIZAÇÃO GEOGRAFICA PRIVILEGIADA

LOCALIZAÇÃO GEOGRAFICA PRIVILEGIADA TURISMO DE CRUZEIRO CABO VERDE E O TURISMO DE CRUZEIRO POTENCIAL INTERNO LOCALIZAÇÃO GEOGRAFICA PRIVILEGIADA 4 A Diversidade das Ilhas. ILHA DE S.VICENTE ATRATIVOS Monumentos Forte tradição cultural Musica

Leia mais

Ao adquirir um Produto Coimbratur está a ajudar o Serviço de Oncologia do H. Pediátrico de Coimbra

Ao adquirir um Produto Coimbratur está a ajudar o Serviço de Oncologia do H. Pediátrico de Coimbra TURISMO MÉDICO Conceito: Num mundo globalizado e altamente competitivo, o tempo passa a correr. As 24 horas do dia nunca são suficientes e o tempo que se deixa para o descanso e lazer é escasso. Há também

Leia mais

Tabela em anexo a que refere o artigo 1.º do Código do Imposto do Selo

Tabela em anexo a que refere o artigo 1.º do Código do Imposto do Selo Tabela em anexo a que refere o artigo 1.º do Código do Imposto do Selo Tabela do Imposto do Selo (Rectificado por Circular n.º 03/DLT/DNI/2012, de 5 de Julho) 1 Aquisição onerosa ou gratuita do direito

Leia mais

PROJECTOS EM PIPELINE DO SECTOR DE ÁGUAS

PROJECTOS EM PIPELINE DO SECTOR DE ÁGUAS PROJECTOS EM PIPELINE DO SECTOR DE ÁGUAS Direcção Nacional de Águas (DNA), Maputo, 31 de Maio de 2013 1 CONTEÚDO 1. ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL 2. FONTES E MECANISMO DE FINANCIAMENTO DE PROJECTOS 3. PROCESSO

Leia mais

Preservação ambiental e desenvolvimento comunitário em meio insular africano. Brígida Rocha Brito

Preservação ambiental e desenvolvimento comunitário em meio insular africano. Brígida Rocha Brito Preservação ambiental e desenvolvimento comunitário QUESTÕES EM REFLEXÃO I. Metodologia II. Das vulnerabilidade(s) insulares à Educação Ambiental III. Análise comparativa de resultados I. METODOLOGIA De

Leia mais

Criamos Valor em LOGÍSTICA

Criamos Valor em LOGÍSTICA Criamos Valor em LOGÍSTICA OFERTA A Logistema oferece serviços profissionais de consultoria e soluções de implementação nas seguintes áreas: SUPPLY CHAIN MANAGEMENT Planear, gerir a procura, optimizar

Leia mais

A experiência de Moçambique

A experiência de Moçambique A experiência de Moçambique Contributo da Mineração Artesanal e de Pequena Escala para a redução da pobreza nas áreas rurais Apresentado por: Victor Alves (Presidente do Conselho Directivo da AMOMINE)

Leia mais

Gaza TELEFONES ÚTEIS USEFUL TELEPHONE NUMBER. Kruger Park. 62

Gaza TELEFONES ÚTEIS USEFUL TELEPHONE NUMBER. Kruger Park. 62 Gaza Rio Sa ve Vila Eduardo Mondlane Parque Nacional de Banhine Rio Ch ang ane Rio po Lim Reserva Parquede Nacional do Limpopo Transfronteiras po Massingir Guijá Chokwe Kruger Park Chibuto Manjacaze ENI

Leia mais

Natal e Fim de Ano. Programa

Natal e Fim de Ano. Programa Natal e Fim de Ano Programa FelizNatal e Bom Ano Novo Segunda-feira 20 Dezembro demonstração e prova de culinária * algumas técnicas de culinária pela mão do Chef Benoît Sinthon 14:30-15:30. PONTO DE

Leia mais

Elefantes em Chiang Mai. Wat Doi Suthep. Ilhas Phi Phi. Bangkok

Elefantes em Chiang Mai. Wat Doi Suthep. Ilhas Phi Phi. Bangkok Elefantes em Chiang Mai Wat Doi Suthep Ilhas Phi Phi Bangkok 2017 DESTAQUES DO ROTEIRO: CULTURA E NATUREZA TAILANDESAS GRANDE PALÁCIO DE BANGKOK O Grande Palácio é sem dúvida o monumento mais famoso da

Leia mais

ZA5223. Flash Eurobarometer 290 (Attitudes of Europeans Towards the Issue of Biodiversity, wave 2) Country Specific Questionnaire Portugal

ZA5223. Flash Eurobarometer 290 (Attitudes of Europeans Towards the Issue of Biodiversity, wave 2) Country Specific Questionnaire Portugal ZA5223 Flash Eurobarometer 290 (Attitudes of Europeans Towards the Issue of Biodiversity, wave 2) Country Specific Questionnaire Portugal FLASH 290 BIODIVERSITY Q1. Já alguma vez ouviu falar no termo biodiversidade?

Leia mais

Visão Geral da Comunidade Airbnb em Lisboa e Portugal

Visão Geral da Comunidade Airbnb em Lisboa e Portugal Visão Geral da Comunidade Airbnb em Lisboa e Portugal Portugal: Comunidade Airbnb / 2 Resumo / 4 Lisboa: Comunidade Airbnb / 5 Airbnb e o Turismo / 9 Economia Local / 10 Acessibilidade Financeira da Habitação

Leia mais

Market Research Moçambique. Mário Mungoi

Market Research Moçambique. Mário Mungoi Market Research Moçambique Mário Mungoi CARACTERIZAÇÃO DO AGRONEGOCIO Mário Mungói Abdul César Mussuale 2 Investimentos significativos pelo sector privado Previsão de mais de USD 14 bilhões em investimentos

Leia mais

JESSICA NO ORDENAMENTO JURÍDICO PORTUGUÊS. José Brito Antunes Lisboa, 18 de Fevereiro de 2008

JESSICA NO ORDENAMENTO JURÍDICO PORTUGUÊS. José Brito Antunes Lisboa, 18 de Fevereiro de 2008 JESSICA NO ORDENAMENTO JURÍDICO PORTUGUÊS José Brito Antunes Lisboa, 18 de Fevereiro de 2008 ESTRUTURA FINANCEIRA CONCEPTUAL IDEIAS CHAVE FLEXIBILIDADE na estruturação jurídica Fundos de Participação e

Leia mais

ÁFRICA DO SUL ESSENCIAL

ÁFRICA DO SUL ESSENCIAL ÁFRICA DO SUL ESSENCIAL Table Mountain 2018-2019 DESTAQUES DO ROTEIRO: JOHANNESBURG ÁFRICA DO SUL ESSENCIAL Capital financeira e comercial da África da Sul, Johannesburg é a maior cidade do país. Cheia

Leia mais

XII REUNIĀO DA REDBIOS

XII REUNIĀO DA REDBIOS XII REUNIĀO DA REDBIOS AÇORES (Faial, São Jorge e Pico ) 22 e 27 de Setembro / 2014 Plácida Lopes principebiosfera11@gmail.com A Reserva Localização Ano de designação: 11/07/2012 Área:142Km 2 População:

Leia mais

África do Sul: trem de luxo & safáris

África do Sul: trem de luxo & safáris África do Sul: trem de luxo & safáris Região do Parque Nacional Kruger, Cape Town, Trem Rovos Rail, Johanesburgo Duração: 10 dias. Saídas: programadas. ROTEIRO 1º DIA: JOHANESBURGO / REGIÃO DO PARQUE NACIONAL

Leia mais

Praia, sol e mar: o guia de viagem para os amantes do litoral

Praia, sol e mar: o guia de viagem para os amantes do litoral Praia, sol e mar: o guia de viagem para os amantes do litoral Introdução 3 As praias mais paradisíacas do Brasil 5 Comprando passagens mais baratas para os paraísos brasileiros 13 O que fazer nas praias

Leia mais

REALIZE TOURS CARNAVAL VOO EXTRA 2017

REALIZE TOURS CARNAVAL VOO EXTRA 2017 CARNAVAL VOO EXTRA 2017 Desde - Partida em Lisboa / Porto 8 dias/7 noites Máximo 17 adulto(s) 3 criança(s) PROGRAMA INCLUI/ NÃO INCLUI PROGRAMA INCLUI: Passagem aérea em voo especial TAP Lisboa / Boavista

Leia mais

JOHANNESBURG - LIVINGSTONE

JOHANNESBURG - LIVINGSTONE JOHANNESBURG - LIVINGSTONE 6 dias / 4 noites 1 p á g ina Quadro Sinóptico de viagem DIA TRAJECTO MANHÃ ALMOÇO TARDE JANTAR OPCIONAL NOITE 1 Partida para África do Sul a bordo a bordo 2 Johannesburg (ÁFRICA

Leia mais

VIAGEM CARIBE DE PAPO

VIAGEM CARIBE DE PAPO VIAGEM CARIBE DE PAPO PARA O AR UM CRUZEIRO PELO CARIBE É A VIAGEM PERFEITA PARA QUEM QUER CONFORTO ACIMA DE TUDO E ODEIA CORRE-CORRE E IMPREVISTOS ALEXANDRE MARON/FOTOS: DEBORA FEDDERSEN VIAGEM CARIBE

Leia mais

MINISTERIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA SERVIÇO NACIONAL DE PROTECÇÃO CIVIL

MINISTERIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA SERVIÇO NACIONAL DE PROTECÇÃO CIVIL MINISTERIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA SERVIÇO NACIONAL DE PROTECÇÃO CIVIL 1 MINISTERIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA SERVIÇO NACIONAL DE PROTECÇÃO CIVIL ATELIER NACIONAL LANÇAMENTO DA PLATAFORMA NACIONAL PARA

Leia mais

Porto de Galinhas - PDG02

Porto de Galinhas - PDG02 Porto de Galinhas - PDG02 Operador: Schultz Pacotes Nacionais Dias de Saída na Semana Moeda: R$ Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom Dias Limite para Venda: 5 X X X X X X X Quantidade mínima de passageiros por

Leia mais

ELA e o Mar. 1º Encontro Técnico de Educação Ambiental

ELA e o Mar. 1º Encontro Técnico de Educação Ambiental 1º Encontro Técnico de Educação Ambiental Promoção e Cidadania Ambiental, Desafios e Oportunidades Viana do Castelo, 22 e 23 de Junho de 2017 ELA e o Mar Jaime Prata, PhD & Mike Weber, PhD 1º Encontro

Leia mais

Mobilidade: implicações económicas. Prof. João Confraria ( UCP )

Mobilidade: implicações económicas. Prof. João Confraria ( UCP ) Mobilidade Uma presença pervasiva no quotidiano das sociedades modernas 21 de Outubro de 2004 Hotel Le Meridien Mobilidade: implicações económicas Prof. João Confraria ( UCP ) Patrocínio Organização Mobilidade:

Leia mais

*** PROJECTO DE RECOMENDAÇÃO

*** PROJECTO DE RECOMENDAÇÃO PARLAMENTO EUROPEU 2009-2014 Comissão dos Transportes e do Turismo 17.12.2010 2009/0018(NLE) *** PROJECTO DE RECOMENDAÇÃO sobre a proposta de decisão do Conselho relativa à celebração do Acordo de transporte

Leia mais

Avaliação dos Serviços dos Ecossitemas em Áreas Marinhas Protegidas. Dois casos de Estudo na Costa Centro de Portugal Continental

Avaliação dos Serviços dos Ecossitemas em Áreas Marinhas Protegidas. Dois casos de Estudo na Costa Centro de Portugal Continental Avaliação dos Serviços dos Ecossitemas em Áreas Marinhas Protegidas Dois casos de Estudo na Costa Centro de Portugal Continental Parceiros Financiamento O projeto As Áreas Protegidas são estabelecidas

Leia mais

CRUZEIRO SKORPIOS III - 03 NOITES ROTA KAWESKAR O PACOTE INCLUI:

CRUZEIRO SKORPIOS III - 03 NOITES ROTA KAWESKAR O PACOTE INCLUI: CRUZEIRO SKORPIOS III - 03 NOITES ROTA KAWESKAR O PACOTE INCLUI: Traslado aeroporto de Punta Arenas / Terminal Skorpios / aeroporto de Punta Arenas 03 noites no cruzeiro M/N Skorpios III com todas as refeições;

Leia mais

P014 Resort Comandatuba 2016

P014 Resort Comandatuba 2016 P014 Resort Comandatuba 2016 INTRODUÇÃO AO DESTINO Considerado um dos mais ousados projetos de resort no Brasil, o Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba está localizado em uma imensa área verde no município

Leia mais

África do Sul com Ilhas Maurício

África do Sul com Ilhas Maurício África do Sul com Ilhas Maurício Região do Parque Nacional Kruger, Cape Town, Ilhas Maurício, Johanesburgo Duração: 13 dias. Saídas: diárias. ROTEIRO: 1º DIA: JOHANESBURGO / RESERVA DE ANIMAIS Café da

Leia mais

ESTRATÉGIAS de DINAMIZAÇÃO NATUREZA. Palmela Setembro de 2011

ESTRATÉGIAS de DINAMIZAÇÃO NATUREZA. Palmela Setembro de 2011 ESTRATÉGIAS de DINAMIZAÇÃO do PRODUTO TURISMO DE NATUREZA Palmela Setembro de 2011 1. PENT - estratégia para o desenvolvimento do Turismo em Portugal RCM 53/2007, de 04 de Abril 2. O desenvolvimento da

Leia mais

ANÁLISE SECTORIAL E AVALIAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO NO CORREDOR DE DESENVOLVIMENTO DE MAPUTO (CDM)

ANÁLISE SECTORIAL E AVALIAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO NO CORREDOR DE DESENVOLVIMENTO DE MAPUTO (CDM) MAIO DE 2015 MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES ANÁLISE SECTORIAL E AVALIAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO NO CORREDOR DE DESENVOLVIMENTO DE MAPUTO (CDM) PROJECTO ÂNCORA COMPLEXO TURÍSTICO DE

Leia mais

Africa do Sul com Safari

Africa do Sul com Safari Viva a Vida Viagens - www.vivaavidaviagens.com.br (41) 3010-2010 3262-2001 9117-8690 Africa do Sul com Safari Saída: 27/04/2019 - Sábado Retorno: 06/05/2019 - Segunda-feira Duração da Viagem: 10 dias Preço

Leia mais

Apartamentos de luxo em urbanização de 5 estrelas no centro do Algarve. Ferragudo â “ Lagoa in Ferragudo

Apartamentos de luxo em urbanização de 5 estrelas no centro do Algarve. Ferragudo â “ Lagoa in Ferragudo pagina 1/5 pagina 2/5 Apartmentos 300.000 Construída (ano) 2008 Área (concelho) Lagoa Terreno 112 Cidade Ferragudo Área da construção 112 pagina 3/5 Este paraã?so escondido está a poucos minutos de carro

Leia mais