Processadores de Textos (Writer) Aula 01

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Processadores de Textos (Writer) Aula 01"

Transcrição

1

2 1 O que é o OpenOffice? Aula 01 2 O que é o OpenOffice Writer? Quais as vantagens de usar o Writer ao invez do Microsoft Word? 3 Qual é a extensão de um documento criado no Writer? E qual é a extensão de um documento criado no Microsoft Word? 4 O que são caracteres? 5 Explique teclado numérico e teclado alfa numérico. 2 Digite o Texto Abaixo: Sistema Operacional Um sistema operativo pode ser visto como um programa de grande complexidade que é responsável por todo o funcionamento de uma máquina desde o software a todo hardware instalado na máquina. Todos os processos de um computador estão por de trás de uma programação complexa que comanda todas a funções que um utilizador impõe à máquina. Existem vários sistemas operativos; entre eles, os mais utilizados no dia a dia, normalmente utilizados em computadores domésticos, são o Windows, Linux, OS/2 e Mac OS X. Um computador com o sistema operativo instalado poderá não dar acesso a todo o seu conteúdo dependendo do utilizador. Com um sistema operativo, podemos estabelecer permissões a vários utilizadores que trabalham com este. Existem dois tipos de contas que podem ser criadas num sistema operativo, as contas de Administrador e as contas limitadas. A conta Administrador é uma conta que oferece todo o acesso à máquina, desde a gestão de pastas, ficheiros e software de trabalho ou entretenimento ao controlo de todo o seu Hardware instalado. A conta Limitada é uma conta que não tem permissões para aceder a algumas pastas ou instalar software que seja instalado na raiz do sistema ou então que tenha ligação com algum Hardware que altere o seu funcionamento normal ou personalizado pelo Administrador. Para que este tipo de conta possa ter acesso a outros conteúdos do disco ou de software, o administrador poderá personalizar a conta oferecendo permissões a algumas funções do sistema como também poderá retirar acessos a certas áreas do sistema. 3 Salve o Arquivo na Área de Trabalho do formato padrão do Writer (.odt) com o nome de Aula Salve novamento o arquivo agora através do Salvar como, o nome do arquivo pode permanecer o mesmo você agora só irá mudar a extensão do arquivo para que o arquivo possa ser acessado no Microsoft Word (.doc) Dicas de Digitação Não é necessário digitar rápido mas sim corretamente, utilize todos os dedos da mão para digitar. Tente olhar o mínimo possível para o teclado.

3 1 Qual é a função da Tecla Enter? Aula 02 2 Quais as teclas de atalho para Copiar, Colar e Recortar um texto no Writer? 3 Quais são os Alinhamentos de Texto? Qual é o processo utilizando a Barra de Menu para alterar os alinhamentos? 4 O que é Recuo na Primeira Linha? 5 O que é Espaçamento de Linhas? 2 Digite o Texto Abaixo: O que é Linux Linux é o termo geralmente usado para designar qualquer sistema operativo (português europeu) ou sistema operacional (português brasileiro) que utilize o núcleo Linux. Foi desenvolvido por Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob licença GPL para qualquer pessoa utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença. Inicialmente desenvolvido e utilizado por grupos de entusiastas em computadores pessoais, o sistema Linux passou a ter a colaboração de grandes empresas, como a IBM, a Sun Microsystems, a Hewlett-Packard, Novell e a Canonical. 3 Selecione o texto acima e coloque com alinhamento Justificado 4 Ainda com o Texto selecionado altere o Recuo na 1º Linha para 1,25cm e o Espaçamento de Linhas para 1,5 Linha. 5 Selecione somente o Título e Coloque em Negrito, Fonte Arial, Tamanho Selecione o texto exceto o Título e coloque em Itálico, Fonte Verdana e Tamanho Salve o Arquivo na Área de Trabalho com o nome Aula 2 na extensão.odt e salve novamente o arquivo utilizando o Salvar como na extensão.doc 8 Crie um pacote.zip dos 2 arquivos e envie o pacote compactado como anexo para o do seu professor. Dicas Você só irá aprender como fazer as formatações corretamente se você fazer varias vezes, então faça novamente o exercicio em casa, nos horários livres que a escola oferece e nas sextas feiras como aula de reforço quando necessário. Caso você tenha Windows em casa lembre-se que você pode fazer o download do OpenOffice no site e usa-lo normalmente no seu computador.

4 Aula 03 1 Qual é a tecla de Atalho usada para Salvar um documento e qual é a tecla de atalho usada para Selecionar todo o Texto? 2 Qual é o processo para colocar borda no texto e borda na página? 3 O que são Capitulares? 4 Qual é o processo para alterar a cor de fundo da página? 5 O que é ABNT? 2 Digite o Texto Abaixo: O que é HDMI High-Definition Multimedia Interface (HDMI) é uma interface totalmente digital de audio e video capaz de transmitir dados streams de dados não comprimidos. HDMI é compatível com o High-bandwidth Digital Content Protection (HDCP) um sistema anti-pirataria. HDMI fornece uma interface de comunicação entre qualquer fonte de audio/video digital, tais como um set-top box, DVD player, computador, video game, Tv Digital (DTV). Os leitores de DVD convencionais possuem saídas analógicas de vídeo que são ligadas a um monitor por meio de um driver de vídeo e conversores ADC/DAC que limitam a resposta em frequência e introduzem erros de quantização que degradam a imagem. Para que essas limitações sejam eliminadas utiliza-se então a transmissão digital, denominada por HDMI (High Definition Multimidia Interface), do DVD player para o monitor. 3 Selecione o texto acima e coloque com alinhamento Justificado 4 Ainda com o Texto selecionado altere o Recuo na 1º Linha para 1,25cm e o Espaçamento de Linhas para 1,5 Linha. 5 Selecione o Primeiro Paragrafo e coloque um Capitular. 6 Selecione o Título e coloque uma borda. 7 Coloque uma borda na página 8 Salve o Arquivo na Área de Trabalho com o nome Aula 3 na extensão.odt e salve novamente o arquivo utilizando o Salvar como na extensão.doc e após salvar os 2 arquivos exporte o documento como PDF 9 Crie um pacote.zip dos 3 arquivos e envie o pacote compactado como anexo para o do seu professor e uma copia para o seu porque ele será usado na próxima aula.

5 Aula 04 1 Qual é o processo para retirar a formatação do texto que você copiou da Internet? 2 O que são Caracteres Especiais? 3 Qual é o processo para colocar uma figura no texto? 4 Quais as formas que podemos alinhar a figura no documento? 5 O que é marca d'água? 2 Acesse seu e baixe o pacote compactado da aula anterior, mande extrair o arquivo no Desktop e abra o documento Aula 3.odt 3 Configure a página para Papel A4, Orientação Retrato e Margens Esquerda e Direita de 3,00cm e Superior e Inferior de 2,50cm. 4 Acesse o Google e salve uma imagem sobre HDMI 5 Coloque a Imagem no documento, sendo que ela deverá ficar atrás do texto como marca d'água. 6 Coloque mais 2 figuras abaixo do texto. 7 Clique em Arquivo e escolha a opção Salvar como e coloque o nome do arquivo como Aula 4, verifique se o arquivo está na extensão.odt 8 Envie o documento Aula 4.odt para o do seu professor

6 1 Explique orientação Retrato e Paisagem. 2 O que é Cabeçalho e Rodapé? 3 Explique formato de papel. Dê 3 exemplos 4 Qual é o processo para colocar o texto em colunas 5 Qual é o processo para numerar páginas? Aula 05 2 Configure a página para Papel Carta, Orientação Paisagem e todas as margens para 1,50 cm. 3 Divida a página em 3 colunas com espaçamento entre elas de 0,30cm. 4 Crie um nome para o Jornal que você irá criar. 5 Nessas 3 colunas faça um Horóscopo com todos os signos. 6 Crie o numero da página no Cabeçalho. 7 Coloque uma imagem atrás do texto como marca d'água. 8 Altere a cor de fundo da página 9 Coloque bordas onde você achar necessário. 10 Salvar o Arquivo com o nome Aula 5 Jornal com a extensão.doc 11 Exportar o arquivo como PDF 12 Criar o pacote dos 2 arquivos e envie uma cópia para o seu professor e outra para o seu .

7 1 Explique Cabeçalho e Rodapé 2 Quais são os elementos da barra de Desenho? 3 Qual é o processo para numerar páginas? 4 O que é Fontwork? Aula 06 5 Explique Ofício, Memorando, Circular e Declaração. 2 Configure a página para Papel A4, Margens esquerda e direita de 3,00cm e superior e inferior de 2,50cm. 3 Acesse o Google e encontre um modelo de Declaração 4 Faça as mudanças necessárias como colocar a logotipo no cabeçalho e dados da empresa no rodapé 5 Faça que uma imagem fique atrás do texto e como marca d'água. 6 No texto altere para os dados de um funcionário, você poderá inventar os nomes e outros dados necessários. Faça a formatação de paragrafo com Recuo na 1º linha de 1,25cm e espaçamento de linhas de 1,5 linha. 7 Coloque bordas na página 8 Salvar o Arquivo com o nome Aula 6 Declaração com a extensão.doc 9 Exportar o arquivo como PDF. 10 Criar o pacote dos 2 arquivos e envie uma cópia para o seu professor e outra para o seu .

8 1 O que é um Currículo Profissional? 2 O que não devemos colocar em um currículo? 3 O que podemos colocar em um currículo? Aula 07 4 Porque antes de enviar o arquivo para gráfica para impressão devemos exportar o documento como PDF? 5 O que é um Currículo On-line? Qual a diferença entre esse currículo e o currículo impresso? 2 Configure a página para Papel A4, Margens esquerda e direita de 3,00cm e superior e inferior de 2,50cm. 3 Encontre no Google um modelo de currículo para você usar. 4 Primeiro altere o currículo colocando todos os seus dados. Aqueles itens que você possa não ter você poderá apagar. 5 Formate o currículo ao seu gosto. 6 Faça com que os dados do seu currículo fique em somente uma página. 7 Coloque borda e sombreamento nos tópicos do currículo. 8 Salvar o Arquivo com o nome Aula 7 Currículo com a extensão.doc 9 Exportar o arquivo como PDF. 10 Criar o pacote dos 2 arquivos e envie uma cópia para o seu professor e outra para o seu .

9 1 Qual é o processo para Verificar a Ortografia? 2 O que é o ZOOM? Aula 08 3 Qual é o processo para Localizar e Substituir arquivos? 4 O que são marcadores e numerações? 5 Qual é processo para adicionar marcadores ao texto? 2 Configure a página para Papel A4, Margens esquerda e direita de 3,00cm e superior e inferior de 2,50cm. 3 Digite o texto abaixo como está digitado. A Influência da TV A TV é, como todos sabem, o meio mais eficaz de divulgar uma mensagem ao maior número possível de pessoas. Mas, quais pessoas? Qual mesagem? A resposta: qualquer mensagem para qualquer pessoa que esteja em frente ao aparelho de TV. Como resultado da diversidade de interesses, temos um número infindável de mensagens sendo captadas e assimiladas por quem não deveria, em princípio, recebelas. Podemos citar como exemplo as constantes cenas de violência a que somos submetidos, cada vez com maior intensidade, dentro de nossos lares, na suposta intenção de nos manter iformados sobre os perigos do mundo atual. Naturalmente, uma mente esclaresida sabe distinguir o real da ficção, o exagero do fato acontecido, procura confrontar diferentes fontes de informação antes de emitir juízo a respeito. Mas, e as criancas? Cada vez mais, temos crianças como principais espectadoras desse espetáculo, por vezes grotesco, que nos vêm através desse meio de comunicação. 4 Faça a Verificação Ortografia e corrija os erros encontrados. 5 Faça uma formatação de fonte e Paragrafo. 6 Substituir a palavra TV por Televisão. 7 Selecione o Título e coloque um marcador. 8 Salvar o Arquivo com o nome Aula 8 com a extensão.doc 9 Exportar o arquivo como PDF. 10 Criar o pacote dos 2 arquivos e envie uma cópia para o seu professor e outra para o seu .

10 1 O que é uma Tabela? 2 Quais são os 3 Elementos de uma Tabela? Aula 09 3 Qual é o processo para criar uma tabela no documento? 4 O que é Mesclar células? 5 Qual é o processo para alterar a cor de fundo do documento? 1 Faça o documento abaixo. Boletim Escolar Aluno: Fulano de Tal Disciplina 1º Bimestre 2º Bimestre 3º Bimestre 4º Bimestre Faltas Português 8,5 7,3 9,2 6,9 2 Matemática 6,8 7,0 8,5 7,8 6 História 7,0 7,8 8,0 6,8 7 Química 5,8 7,0 7,8 8,2 5 Física 6,8 6,9 7 6,8 5 Biologia 8,0 8,2 8,5 6,8 6 Inglês 9,2 10,0 9,8 7,0 0 2 Salve o documento acima com a extensão.doc com o nome Boletim Escolar e envie para o do seu professor. 3 Faça o orçamento abaixo e pesquise os modelos e preços na internet ( Item Modelo Preço Placa Mãe Processador HD Monitor Gabinete Teclado Mouse 4 - Salve o documento acima com a extensão.doc com o nome Orçamento e envie para o do seu professor.

11 1 O que é ABNT? Aula 10 2 Qual é a tecla de Atalho para criar uma nova página? 3 Explique como colocar o numero nas páginas do documento? 4 O que é Tabulações? 5 Qual é o processo para alterar as margens do documento? Nas normas da ABNT quais são as margens definidas pelas normas? 1 Faça um trabalho nas normas da ABNT sobre um tema que o seu professor irá explicar em sala de aula. 2 Acesse o Writer e faça os itens abaixo: Capa Contra Capa Índice 3 Salve o documento na extensão.doc com o nome aula 10 trabalho Abnt

12 1 O que é a Introdução de um trabalho? 2 O que é a Conclusão de um trabalho? Aula 11 3 Leia o conteúdo do tema que você encontrou e faça a introdução e conclusão no caderno antes de digitar no seu trabalho. 4 Qual é o Recuo na 1º Linha, Espaçamento de Linhas e Alinhamento de texto usado em um trabalho nas normas da ABNT. 5 O que são Referências Bibliográficas? 1 Continue a fazer o seu trabalho nas normas da ABNT iniciado na aula anterior. 2 Acesse o Writer e faça os itens abaixo: Introduç Desenvolvido Conclusão Referências 3 Faça uma verificação ortografia para ver se o texto não contem erros. 4 Verifique se as formatações das normas da ABNT estão corretas. 3 Salve o documento na extensão.doc com o nome aula 11 trabalho Abnt 4 Após os 2 arquivos Aula 10 trabalho Abnt e Aula 11 trabalho Abnt prontos envie para o seu professor esses 2 arquivos juntos na mesma mensagem com o Assunto: Projeto writer turma :...

13 No Caderno Responda as Questões da Revisão: 1. O que é o BrOffice? 2. O que é o Writer? Aula Qual é o formato do documento padrão do Writer? E qual é o formato para abrir o arquivo no Microsoft Word? 4. Qual é a tecla de Atalho usada para selecionar todo o texto? 5. O que é Caractere? 6. Qual é o processo para alterar a cor da fonte? 7. Explique Negrito, Itálico e Sublinhado. 8. Quais são os alinhamentos do texto? 9. Qual é a tecla de atalho para criar uma nova linha? 10. O que acontece quando usamos a tecla Enter no Writer? 11. Qual é o processo para criar o recuo da primeira linha? 12. O que são Normas da ABNT? 13. Qual é o processo para alterar a cor da página? 14. O que é Layout ou formato da página? Dê exemplos. 15. O que acontece quando uma palavra fica sublinhado em vermelho? 16. Qual é a tecla de atalho para fazer a verificação ortográfica? 17. Qual é o processo para colocar uma figura no texto? 18. Explique marca d'água. 19. O que são marcadores e numerações? 20. O que é Capitulares? 21. Qual é o processo para criar um cabeçalho e rodapé? 22. Qual é o processo para numerar a página? 23. O que é Fontwork? 24. Qual é o processo para criar uma borda no texto? 25. Qual é o processo para criar a borda na página? 26. Qual é o processo para colocar o texto em colunas? 27. Quais são os 3 elementos de uma tabela? 28. Qual é o processo para criar uma tabela? 29. O que é ZOOM? 30. O que devemos colocar em um currículo?

PLANO DE AULA. OBJETIVO: Conhecer os programas para editar textos: WordPad e Microsoft Office Word 2007.

PLANO DE AULA. OBJETIVO: Conhecer os programas para editar textos: WordPad e Microsoft Office Word 2007. PLANO DE AULA DATA: CARGA HORÁRIA: 2h PROFESSOR: Ivan de Jesus Ribeiro OBJETIVO: Conhecer os programas para editar textos: WordPad e Microsoft Office Word 2007. METODOLOGIA DE ENSINO: Dialogada, Expositiva

Leia mais

Interface gráfica do LibreOffice Impress. Aula 11

Interface gráfica do LibreOffice Impress. Aula 11 Interface gráfica do LibreOffice Impress Aula 11 Sumário Acessando o LibreOffice Impress Janela do LibreOffice Impress Barras de ferramentas padrão, apresentação e desenho Acessando o LibreOffice Impress

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA WORD PAD E TECLADO

APOSTILA DE INFORMÁTICA WORD PAD E TECLADO APOSTILA DE INFORMÁTICA WORD PAD E TECLADO Profa Responsável Fabiana P. Masson Caravieri Colaboração das monitoras: Cindy Berti e Laysla Araujo Giovanini SUMÁRIO 1. EDITOR DE TEXTO... 3 1.1. WORDPAD...

Leia mais

Instalando o Microsoft Office 2012-09-13 Versão 2.1

Instalando o Microsoft Office 2012-09-13 Versão 2.1 Instalando o Microsoft Office 2012-09-13 Versão 2.1 SUMÁRIO Instalando o Microsoft Office... 2 Informações de pré-instalação... 2 Instalando o Microsoft Office... 3 Introdução... 7 Precisa de mais ajuda?...

Leia mais

III. ajustar a tabela completa numa única página para impressão; IV. preparar um arquivo HTML desse material para publicação no site;

III. ajustar a tabela completa numa única página para impressão; IV. preparar um arquivo HTML desse material para publicação no site; 01 Qual a função da tecla de atalho CTRL + A quando aplicada a um arquivo de texto no Writer? a) Salvar um documento b) Abrir um novo arquivo. c) Selecionar tudo. d) Sublinhar o texto selecionado. 02 O

Leia mais

Microsoft Word Informática Instrumental Profe: Regiane Klidzio Curso: Ed. Física. Seção 2

Microsoft Word Informática Instrumental Profe: Regiane Klidzio Curso: Ed. Física. Seção 2 Microsoft Word 2007 Informática Instrumental Profe: Regiane Klidzio Curso: Ed. Física 1 Microsoft Word O Microsoft Word é um processador de textos, utilizado para criar e editar diversos tipos de documentos

Leia mais

Word. Introdução. Introdução. Introdução. Interface padrão Margem esquerda da página. Interface padrão

Word. Introdução. Introdução. Introdução. Interface padrão Margem esquerda da página. Interface padrão Introdução Word Prof. Leandro Tonietto Cursos de Informática Unisinos Março-2008 É um editor de textos... ou processador de textos. Editores de texto X processadores de texto. Editor Notepad Kwrite Textpad

Leia mais

Capítulo 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14

Capítulo 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 SUMÁRIO Capítulo 1... Iniciando o Word 2013...9 Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 Capítulo 2... Apredendo a digitar um texto...17 Iniciando a digitação...20 Salvando o documento...22 Senha

Leia mais

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos contato@suptecinfo.com.br SUMÁRIO Iniciando o Word... 1 Conhecendo a Ferramenta... 1 Menu Layout da Página... 2 Capa... 3 Folha

Leia mais

Informática. Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO MICROSOFT WORD E LIBREOFFICE WRITER 4.3 Tela Inicial O LibreOffice

Leia mais

Processador de Textos

Processador de Textos Processador de Textos Processadores de Texto WYSIWYG (What You See Is What You Get) MSWord, Lotus Word Pro, Open Office Writer (aberto) WYSIWYM (What You See Is What You Mean) Tex, Latex O que é o Word?

Leia mais

Prática Writer 03 PERDA DE SEU TRABALHO CASO HAJA UMA QUEDA DE ENERGIA!

Prática Writer 03 PERDA DE SEU TRABALHO CASO HAJA UMA QUEDA DE ENERGIA! Universidade Federal Rural do Semi-Árido Curso: Bacharelado em Ciências e Tecnologia Disciplina: Informática Aplicada Professora: Danielle Casillo Prática Writer 03 LEMBRE-SE DE SALVAR CONSTANTEMENTE AS

Leia mais

TÉCNICO LEGISLATIVO Câmara dos Deputados INFORMÁTICA. Prof. Paulo França

TÉCNICO LEGISLATIVO Câmara dos Deputados INFORMÁTICA. Prof. Paulo França TÉCNICO LEGISLATIVO Câmara dos Deputados INFORMÁTICA Prof. Paulo França CÂMARA DOS DEPUTADOS 1. PLANILHAS ELETRÔNICAS 2. EDITORES DE TEXTO 3. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO 4. CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE INTERNET

Leia mais

PLANIFICAÇÃO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO BLOCO I

PLANIFICAÇÃO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO BLOCO I PLANIFICAÇÃO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO BLOCO I MÉDIO PRAZO 1 TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E INFORMÁTICA OBJECTIVOS CONTEÚDOS DATA Conceitos Introdutórios Conhecer os conceitos básicos relacionados

Leia mais

Editor de Textos Libre Office Writer

Editor de Textos Libre Office Writer Curso Técnico em Informática Fundamentos de Informática Editor de Textos Libre Office Writer Maria de Fátima de Freitas Bueno Marcílio 2018 Conteúdo Interface gráfica do LibreOffice Writer Fontes, formatação

Leia mais

FORMATAÇÃO: WRITER. Avalie esse tutorial

FORMATAÇÃO: WRITER. Avalie esse tutorial FORMATAÇÃO: WRITER 2018 Se tiver sugestões para nossos tutoriais, checklist ou modelos, envie-as para biblioteca.ippri@unesp.br, para que possamos aprimorá-los. Agradecemos a colaboração! Consulte sempre

Leia mais

Oficina: Processador de Texto

Oficina: Processador de Texto Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação Núcleo

Leia mais

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 3 NOÇÕES BÁSICAS DE MICROSOFT WORD

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 3 NOÇÕES BÁSICAS DE MICROSOFT WORD CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 3 NOÇÕES BÁSICAS DE MICROSOFT WORD Relembrando... Gabinete Relembrando... São três passos básicos para ligar o Computador Relembrando... Área de trabalho Barra de tarefas

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE.

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. Uma marca de sucesso da 1 CONTEÚDO 3 3 3 4 4 5 5 6 6 6 6 7 7 7 7 8 9 9 10 10 10 11 11 11 11 12 12 13 SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS

Leia mais

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Conteúdo Colacril Office... 3 Instalação do Colacril... 3 Inicialização do Colacril Office...

Leia mais

Sumário 1. INICIANDO O MICROSOFT WORD Regras básicas para a digitação de um texto Verificando a ortografia e a gramática do

Sumário 1. INICIANDO O MICROSOFT WORD Regras básicas para a digitação de um texto Verificando a ortografia e a gramática do Sumário 1. INICIANDO O MICROSOFT WORD 2013...2 1.1 Regras básicas para a digitação de um texto... 3 1.2 Verificando a ortografia e a gramática do texto... 3 1.3 Localizando ou substituindo uma palavra

Leia mais

Oficina: Editor de Texto

Oficina: Editor de Texto Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação Núcleo

Leia mais

LibreOffice Writer. Sumário

LibreOffice Writer. Sumário Julia Sawaki Tanaka Sumário 1. Introdução...1 2. Janela do Writer...2 3. Barra de Ferramentas Padrão...3 4. Barra de Ferramentas Formatação...4 5. Barra de Ferramentas Pesquisar...5 6. Teclado...5 6.1.

Leia mais

CAPÍTULO 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14

CAPÍTULO 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 ÍNDICE CAPÍTULO 1... Iniciando o Word 2016...9 Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 CAPÍTULO 2... Modos de exibição...16 Iniciando a digitação...19 Salvando o documento...21 Senha para seus documentos...23

Leia mais

Trabalhando com Mala Direta e Etiquetas de Endereçamento no BrOffice/LibreOffice

Trabalhando com Mala Direta e Etiquetas de Endereçamento no BrOffice/LibreOffice Departamento de Tecnologia da Informação Divisão de Relacionamento e Gestão do Conhecimento Trabalhando com Mala Direta e Etiquetas de Endereçamento no BrOffice/LibreOffice Criação de Etiquetas passo a

Leia mais

MATÉRIA DE MICROSOFT WORD REGRAS BÁSICAS PARA A DIGITAÇÃO DE UM TEXTO 1. Nunca defina parágrafos ou alinhamentos de texto utilizando a tecla espaço do teclado; Dica.: Muitos usuários marcam parágrafo utilizando

Leia mais

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD MS-WORD - Iniciando Iniciar o MS-WORD: Utilizando o atalho na área de trabalho; Utilizando o botão Iniciar (Iniciar - Programas). Ao ser iniciado, o MS-WORD apresenta

Leia mais

Editor de Texto. Microsoft Word 2007

Editor de Texto. Microsoft Word 2007 Editor de Texto Microsoft Word 2007 Conteúdo O ambiente de trabalho do Word 2007 Criação do primeiro documento O trabalho com arquivos Edição do texto Formatação e impressão do documento Cabeçalho e rodapé

Leia mais

Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO

Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. INSERIR TEXTO 3. SALVAR UM DOCUMENTO 4. FECHAR UM DOCUMENTO 5. INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 6. ABRIR UM DOCUMENTO 7. SELECIONAR TEXTO 8. RECORTAR,

Leia mais

Plano de Aula - Impress cód Horas/Aula

Plano de Aula - Impress cód Horas/Aula Plano de Aula - Impress 4.2. - cód. 5649-16 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Impress 4.2. Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao Impress 4.2. Aula 3 Capítulo 2 - Slides Aula 4 Continuação

Leia mais

TRE/RJ INFORMÁTICA. Prof. Paulo França

TRE/RJ INFORMÁTICA. Prof. Paulo França TRE/RJ INFORMÁTICA Prof. Paulo França TRE/RJ 1. CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE INFORMÁTICA 2. PLANILHAS ELETRÔNICAS: LibreOffice Calc e Excel 3. EDITORES DE TEXTO: LibreOffice Writer e Word 4. APRESENTAÇÕES:

Leia mais

a) O Word é um editor de TEXTOS. Com ele é possível digitar cartas, currículos e trabalhos escolares.

a) O Word é um editor de TEXTOS. Com ele é possível digitar cartas, currículos e trabalhos escolares. START - WORD Respostas dos Exercícios CAPÍ TULO 1 1. Complete as frases usando as palavras do quadro: JANELA TEXTOS TÍTULO ZOOM a) O Word é um editor de TEXTOS. Com ele é possível digitar cartas, currículos

Leia mais

SEMANA 3 INFORMÁTICA BÁSICA

SEMANA 3 INFORMÁTICA BÁSICA SEMANA 3 INFORMÁTICA BÁSICA Semana 3 Unidade 6 - Sistema Operacional Linux Ubunto Unidade 7 - Editor de Texto Writer Unidade 8 - Navegador Mozilla Firefox SÍNTESE DAS UNIDADES Equipe de Formação: Fernanda

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8

Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8 Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8 1 - Introdução O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, CGCO, criou, há um ano, uma equipe para atender à demanda de criação de novos sites

Leia mais

Menus e barras de ferramentas

Menus e barras de ferramentas AULA SOBRE O WRITER Introdução O Writer possui todas as características que você pode esperar de editor de textos moderno e completo, incluindo até mesmo recursos típicos de programas de editoração eletrônica.

Leia mais

Introdução à Informática. Aula 06 MS WINDOWS XP MS WORD. Prof. Fábio Nelson

Introdução à Informática. Aula 06 MS WINDOWS XP MS WORD. Prof. Fábio Nelson Aula 06 MS WINDOWS XP MS WORD O que é? Sistema Operacional Um conjunto de programas que se situa entre os softwares aplicativos e o hardware. MS Windows XP O Microsoft Windows XP é uma família de sistemas

Leia mais

Informática. Microsoft Word 2013 e Writer. Professor Marcelo Leal.

Informática. Microsoft Word 2013 e Writer. Professor Marcelo Leal. Informática Microsoft Word 2013 e Writer Professor Marcelo Leal www.acasadoconcurseiro.com.br Informática Aula XX MICROSOFT WORD 2013 E WRITER SUÍTES DE ESCRITÓRIO Conjuntos de programas (aplicativos)

Leia mais

2.8 Inserindo Objetos. Campos

2.8 Inserindo Objetos. Campos 2.8 Inserindo Objetos Vamos relacionar todos os comandos necessários para inserir novos elementos no texto, incluindo seção, notas de rodapé, caracteres especiais, fotos, objetos, gráficos, tabelas. Na

Leia mais

Informática. Novidades do LibreOffice Writer. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Novidades do LibreOffice Writer. Professor Márcio Hunecke. Informática Novidades do LibreOffice Writer Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática Aula XX NOVIDADES DO LIBREOFFICE WRITER Informações do Produto LibreOffice é uma suíte de

Leia mais

Trabalhando com Microsoft Word Denise P. Batalha

Trabalhando com Microsoft Word Denise P. Batalha Trabalhando com Microsoft Word 2007 Denise P. Batalha SUMÁRIO Apresentação... 2 Conceito de processador de texto...3 Como iniciar Microsoft Word 2007......4 Conhecendo a janela do Word...5 Iniciando um

Leia mais

Writer. Editor de texto do BrOffice.org

Writer. Editor de texto do BrOffice.org Writer Editor de texto do BrOffice.org Profº André Aparecido da Silva 1 Introdução O Writer possui todas as características que você pode esperar de editor de textos moderno e completo, incluindo até mesmo

Leia mais

INFORMÁTICA. 02. Com relação à figura abaixo e ao Word, marque a opção correta:

INFORMÁTICA. 02. Com relação à figura abaixo e ao Word, marque a opção correta: INFORMÁTICA 01. Todos os aplicativos abaixo são usados para edição de texto, EXCETO a) WordPad b) NotePad c) MS Word d) Windows Media Player e) BrOffice.org Writer 01. D Comentário: Os aplicativos que

Leia mais

Selecione a opção "Novo" -> "Atalho"

Selecione a opção Novo -> Atalho O Programa PHARMACOS Digital deverá ser instalado em um computador escolhido como Principal (ou Servidor) e utilizado nas Estações (ou Terminais) através de um atalho criado para o mesmo. Os computadores

Leia mais

ALTERNANDO ENTRE TEXTOS ABERTOS

ALTERNANDO ENTRE TEXTOS ABERTOS Agora apague o que estiver escrito na etiqueta e digite o texto que quiser colocar o efeito, depois selecione uma área vazia do texto para que o processo se conclua. ALTERNANDO ENTRE TEXTOS ABERTOS Para

Leia mais

Partes Principais da Janela 3/26

Partes Principais da Janela 3/26 EDITOR DE TEXTO Write O Writer é o responsável pela edição de texto dos aplicativos do LibreOffice. Ele possui as características habituais de um processador de texto: inserir e editar texto, verificação

Leia mais

Plano de Aula - Impress cód Horas/Aula

Plano de Aula - Impress cód Horas/Aula Plano de Aula - Impress 3.4. - cód. 4649-16 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Impress 3.4 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao Impress 3.4 Aula 3 Continuação do Capítulo 1 - Introdução

Leia mais

TUTORIAL WINDOWS 7. Curso Técnico em Informática. Aluno: Ricardo B. Magalhães Período: Noturno Profª: Patrícia Pagliuca

TUTORIAL WINDOWS 7. Curso Técnico em Informática. Aluno: Ricardo B. Magalhães Período: Noturno Profª: Patrícia Pagliuca GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA SECITEC ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA UNIDADE DE LUCAS DO RIO VERDE Curso Técnico em Informática

Leia mais

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens:

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Lápis: Apenas mantenha pressionado o botão do mouse sobre a área em branco, e arraste para desenhar. Pincel: Tem a mesma função do

Leia mais

CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO:

CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO: CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO: Monte Aprazível 2011 O Word 2007 é o processador de texto mais conhecido e utilizado

Leia mais

Informática. BrOffice Writer Resumido. Professor Márcio Hunecke.

Informática. BrOffice Writer Resumido. Professor Márcio Hunecke. Informática BrOffice Writer Resumido Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática Aula XX BROFFICE WRITER RESUMIDO Informações do Produto O BrOffice é um conjunto de aplicativos

Leia mais

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO MICROSOFT EXCEL 2010 E LIBREOFFICE CALC 4.3 Tela Inicial O LibreOffice

Leia mais

1. A figura acima ilustra uma janela do BrOfficeWrite. Com base na figura e acerca do BrOffice Write, assinale a opção correta.

1. A figura acima ilustra uma janela do BrOfficeWrite. Com base na figura e acerca do BrOffice Write, assinale a opção correta. Broffice.org Augusto Cesar Informática Para Concursos 1. A figura acima ilustra uma janela do BrOfficeWrite. Com base na figura e acerca do BrOffice Write, assinale a opção correta. A) Para se alterar

Leia mais

AULA 7: BrOffice Writer Ultimas Ferramentas. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de:

AULA 7: BrOffice Writer Ultimas Ferramentas. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de: AULA 7: BrOffice Writer Ultimas Ferramentas Objetivo Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de: Verificar erro ortográfico; Acrescentar palavras em autocorreção; Exibir numeração de linhas; Personalizar

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 O BrOffice.org Impress permite criar apresentações de slides profissionais que podem conter gráficos, objetos de desenho, texto, multimídia e vários outros itens. Se desejar, você

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS

BROFFICE.ORG IMPRESS BROFFICE.ORG IMPRESS O Impress é um dos aplicativos do pacote openoffice.org que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

Revisão de Word 2007

Revisão de Word 2007 1. Entre no Word 2007. Clique INICIAR. Leve o mouse em TODOS OS PROGRAMAS. Leve o mouse em MICROSOFT OFFICE Clique em MICROSOFT OFFICE WORD 2007. 2. Digite: CEBRAC e pressione ENTER. 3. Digite: =RAND(5,6)

Leia mais

Tutorial Word 2007 FONTE: UNICAMP

Tutorial Word 2007 FONTE: UNICAMP Tutorial Word 2007 FONTE: UNICAMP Índice: Apresentação _ 3 O que é o Word 3 Iniciando o Word _ 3 Representação Gráfica de Interface do Word _ 4 Abrindo um documento _ 5 Formatação de Texto _6 Inserindo

Leia mais

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br Índice Instalação ProjectNet Manager... Página 2 Configuração Inicial ProjectNet Manager... Página 8 Instalação do Microsoft SQL Server Express... Página 10 Apontando um Banco de Dados já existente...

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. IPD / Digitação (04)

INFORMÁTICA BÁSICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. IPD / Digitação (04) INFORMÁTICA BÁSICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO IPD / Digitação (04) Conceitos de Hardware e Software; Uso correto do Teclado; Ensinar a operar software de digitação. Windows Conceitos de sistema operacional;

Leia mais

Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint Microsoft Microsoft é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um datashow. Apresentações - Conjunto de slides

Leia mais

Editor de textos -Writer

Editor de textos -Writer Editor de textos -Writer Profº André Aparecido da Silva 1 Disponível em: www.oxnar.com.br/aulas/aulasobrebrofficewriter.ppt Introdução O Writer possui todas as características que você pode esperar de

Leia mais

FORMATAÇÃO E INSTALAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS SEVEN ORIGINAL

FORMATAÇÃO E INSTALAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS SEVEN ORIGINAL Prof.: Patricia Magalhães - Comp.: Hardware e Software 1 2 FORMATAÇÃO E INSTALAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS SEVEN ORIGINAL Prof. Patrícia G. P. Magalhães Faça Backup antes de iniciar a formatação

Leia mais

Informática. Apresentações Google. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Apresentações Google. Professor Márcio Hunecke. Informática Apresentações Google Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática APRESENTAÇÕES GOOGLE O Google Apresentações é um editor de apresentações que faz parte do Google Docs,

Leia mais

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria Inserindo Imagem No writer, para inserir uma imagem é muito simples. Para isso, basta clicar no menu Inserir Figura (De um arquivo, Digitalizar, Galeria do Fontwork). É possível modificar os atributos

Leia mais

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário PPaaggi innaa 1 Parte 2 Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário Adicione uma figura a um formulário para usá-la no lugar de um botão Submeter. Após preencher o formulário, o visitante

Leia mais

Trabalhos escolares nas Normas da ABNT. Colégio Pe. João Bagozzi Profa. Cristina Pereira Chagas Turma: NOR1MA 13/08/2012

Trabalhos escolares nas Normas da ABNT. Colégio Pe. João Bagozzi Profa. Cristina Pereira Chagas Turma: NOR1MA 13/08/2012 Trabalhos escolares nas Normas da ABNT Colégio Pe. João Bagozzi Profa. Cristina Pereira Chagas Turma: NOR1MA 13/08/2012 Trabalhos escolares e acadêmicos nas Normas da ABNT Um trabalho nas Normas da ABNT

Leia mais

Advance. KIDS. Windows 7 - Office 2010 Módulo 2

Advance.  KIDS. Windows 7 - Office 2010 Módulo 2 rit rito Gabarito Gabarito Gaba rito Gabarito Gabarito Gabarito Gabarito Gabarito Ga rito Gabarito Gabarito Gabarito Gabarito Gabarito Gabarito Gabarito Gabarito rito Gabarito Gabarito Gabarito Gabarito

Leia mais

Alpha - Secretaria de Igrejas www.digitop.inf.br Fone: (34) 3223-6348 / 9674-8895 Uberlândia MG

Alpha - Secretaria de Igrejas www.digitop.inf.br Fone: (34) 3223-6348 / 9674-8895 Uberlândia MG 1 INSTALAÇÃO 1. Coloque o CD no drive 2. Encontre a Pasta: X:\Alpha-??? ( X representa a unidade) 3. De dois cliques no arquivo SETUP.EXE (ícone de um computador) 4. Confirme cada tela clicando sobre o

Leia mais

Exemplo COMO FAZER UM TRABALHO ESCOLAR O QUE DEVE CONSTAR EM UM TRABALHO ESCOLAR? Um Trabalho Escolar que se preze, de nível fundamental, deve conter:

Exemplo COMO FAZER UM TRABALHO ESCOLAR O QUE DEVE CONSTAR EM UM TRABALHO ESCOLAR? Um Trabalho Escolar que se preze, de nível fundamental, deve conter: COMO FAZER UM TRABALHO ESCOLAR O QUE DEVE CONSTAR EM UM TRABALHO ESCOLAR? Um Trabalho Escolar que se preze, de nível fundamental, deve conter: 1. Capa 2. Folha de Rosto 3. Sumário 4. Introdução 5. Texto

Leia mais

Informática Básica. Aula 2.9 Formatação no Writer. Prof. Dr. Bruno Moreno

Informática Básica. Aula 2.9 Formatação no Writer. Prof. Dr. Bruno Moreno Informática Básica Aula 2.9 Formatação no Writer Prof. Dr. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br 2 Notas de Rodapé Menu Inserir / Notas de Rodapé Para isso, o cursor de texto deve estar onde a nota será

Leia mais

LibreOffice versão O essencial para sua prova WRITER. O único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.

LibreOffice versão O essencial para sua prova WRITER. O único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. LibreOffice versão 4.4.7 O essencial para sua prova WRITER O único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. (Alberto Einsten) COMO BAIXAR E INSTALAR O LIBREOFFICE VERSÃO 4? 1-Acesse

Leia mais

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Conceitos básicos de

Leia mais

Treinamento em BrOffice.org Writer

Treinamento em BrOffice.org Writer Treinamento em BrOffice.org Writer 1 Índice I. INTRODUÇÃO...3 II. BARRA DE FERRAMENTAS...3 III. CONFIGURAR PÁGINA...4 1. Tamanho, Margens e Orientação...5 2. Cabeçalhos...6 3. Rodapés...6 4. Numerando

Leia mais

MICROSOFT PUBLISHER. Sumário

MICROSOFT PUBLISHER. Sumário MICROSOFT PUBLISHER Sumário Introdução ao Microsoft Publisher... 2 Publicações para impressão... 3 Criando uma publicação usando uma das publicações predefinidas... 4 Alterando o título do boletim informativo....

Leia mais

INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO.

INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO. INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ 2019. Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO. CONCEITOS BÁSICOS E UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS PARA EDIÇÃO DE TEXTOS, PLANILHAS ELETRÔNICAS E APRESENTAÇÕES:

Leia mais

Como utilizar o editor de textos OpenOffice Writter

Como utilizar o editor de textos OpenOffice Writter 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível Como utilizar o editor de textos OpenOffice Writter O OpenOffice - Texto é um processador de textos que permite

Leia mais

O que é Microsoft Word?

O que é Microsoft Word? Informática Aplicada 2009.2 Campus Angicos Roteiro 02 Professor: Araken de Medeiros Santos Microsoft Word 1. Abra o Microsoft Word. 2. Selecione Abrir no menu Arquivo ou clique no botão. 3. Navegue pela

Leia mais

Movimento do Caixa

Movimento do Caixa Movimento do Caixa http://www.controlenanet.com.br Este manual é parte integrante do Software On-line Movimento do Caixa Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br

Leia mais

6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL INFORMÁTICA

6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL INFORMÁTICA Habilidade Habilidades afins Interdisciplinaridade Conteúdo Conhecer a barra de menus, de formatação, de ícones e de título de um editor de texto; Saber guardar um documento de texto na pasta meus documentos;

Leia mais

Plano de Aula - Draw cód Horas/Aula

Plano de Aula - Draw cód Horas/Aula Plano de Aula - Draw 3.4. - cód. 4688-16 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Draw Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao Draw Aula 3 Capítulo 2 - Documentos 1. Introdução ao Draw...19

Leia mais

Informática. LibreOffice Writer Resumido. Professor Márcio Hunecke.

Informática. LibreOffice Writer Resumido. Professor Márcio Hunecke. Informática LibreOffice Writer Resumido Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática Matéria Aula XX LIBREOFFICE WRITER RESUMIDO Informações do Produto LibreOffice é uma suíte de

Leia mais

PEQUENA APOSTILA DO BROFFICE PRINCIPAIS DICAS

PEQUENA APOSTILA DO BROFFICE PRINCIPAIS DICAS Informática André Alencar 1 PEQUENA APOSTILA DO BROFFICE PRINCIPAIS DICAS 1. O BrOffice é um pacote de softwares (suíte) para escritórios. Sendo um pacote Office ele traz aplicativos para (módulos): a.

Leia mais

OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos oferecidos para a edição de textos.

OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos oferecidos para a edição de textos. OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos oferecidos para a edição de textos. A idéia é facilitar o aprendizado através das telas capturadas, apresentando

Leia mais

Plano de Aula - Draw cód Horas/Aula

Plano de Aula - Draw cód Horas/Aula Plano de Aula - Draw 4.2. - cód. 5645-16 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução Aula 3 Continuação do Capítulo 1 - Introdução Capítulo 2 - Documentos do

Leia mais

Writer. Interface e Formatação de Estilos

Writer. Interface e Formatação de Estilos Writer Interface e Formatação de Estilos INTERFACE É composta pela organização dos menus e atalhos que compõem o programa, que dão acesso às suas funcionalidades. É interessante conhecer a interface de

Leia mais

1 O QUE É O ZOTERO? INSTALAR O ZOTERO INSTALAR O CONECTOR ZOTERO NOS NAVEGADORES GOOGLE CHROME E MOZILLA FIREFOX...

1 O QUE É O ZOTERO? INSTALAR O ZOTERO INSTALAR O CONECTOR ZOTERO NOS NAVEGADORES GOOGLE CHROME E MOZILLA FIREFOX... SUMÁRIO 1 O QUE É O ZOTERO?...6 2 INSTALAR O ZOTERO...7 3 INSTALAR O CONECTOR ZOTERO NOS NAVEGADORES GOOGLE CHROME E MOZILLA FIREFOX... 9 3.1 CONECTOR ZOTERO PARA GOOGLE CHROME... 10 3.2 CONECTOR ZOTERO

Leia mais

Linux Educacional 3.0 BrOffice Writer Adaptação para o ensino Escolar (Ensino Fundamental e Médio)

Linux Educacional 3.0 BrOffice Writer Adaptação para o ensino Escolar (Ensino Fundamental e Médio) Linux Educacional 3.0 BrOffice Writer Adaptação para o ensino Escolar (Ensino Fundamental e Médio) Formatação Aspectos fundamentais (ABNT): Margens (Superior e Esquerda: 3cm/ Inferior e Direita: 2cm) Fonte

Leia mais

BrOffice.org. BrOffice.org. BrOffice.org. BrOffice.org. Iniciando o Writer. OpenOffice- Writer 16/04/2012. Profa. Márcia Jani Cícero

BrOffice.org. BrOffice.org. BrOffice.org. BrOffice.org. Iniciando o Writer. OpenOffice- Writer 16/04/2012. Profa. Márcia Jani Cícero Profa. Márcia Jani Cícero É um Software grátis, onde qualquer Usuário Pessoa Física ou Companhia pode fazer o Download ou comprar o pacote que inclui Cd-Rom e Manuais. Disponível em Alemão, Dinamarquês,

Leia mais

Como formatar a sua Monografia no Microsoft Word (2007) Como formatar o tipo e o tamanho da fonte

Como formatar a sua Monografia no Microsoft Word (2007) Como formatar o tipo e o tamanho da fonte Como formatar a sua Monografia no Microsoft Word (2007) Chegou a hora de desenvolver sua monografia de conclusão de curso e você ainda não tem ideia nem de como formatar seu trabalho (nos moldes das normas

Leia mais

Comparações entre Microsoft Word e Broffice.org Writer

Comparações entre Microsoft Word e Broffice.org Writer Diferenças entre Microsoft Office e BrOffice.org Para começar vale esclarecer algumas dúvidas. www.professorfabricio.com O que é Microsoft Office? Microsoft Office diz respeito a uma coletânea de programas

Leia mais

Trabalhos escolares nas Normas da ABNT. Colégio Pe. João Bagozzi Profa. Cristina Pereira Chagas Turma: NOR1MA 30/07/2012

Trabalhos escolares nas Normas da ABNT. Colégio Pe. João Bagozzi Profa. Cristina Pereira Chagas Turma: NOR1MA 30/07/2012 Trabalhos escolares nas Normas da ABNT Colégio Pe. João Bagozzi Profa. Cristina Pereira Chagas Turma: NOR1MA 30/07/2012 Trabalhos escolares e acadêmicos nas Normas da ABNT Objetivos: Utilizar o Microsoft

Leia mais

Aula 4 PROCESSAMENTO DE TEXTO COM O MICROSOFT WORD 04/02/2016 1

Aula 4 PROCESSAMENTO DE TEXTO COM O MICROSOFT WORD 04/02/2016 1 Aula 4 PROCESSAMENTO DE TEXTO COM O MICROSOFT WORD 04/02/2016 DIEGOQUIRINO@GMAIL.COM 1 Agenda Nesta aula iremos aprender: Operações básicas; Layouts e numeração de página; Digitação e processamento de

Leia mais

Emissão de Recibos. Copyright ControleNaNet

Emissão de Recibos. Copyright ControleNaNet Este manual é parte integrante do Software On-line Recibos Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br Todos os direitos reservados. Copyright 2016 - ControleNaNet Conteúdo

Leia mais

Writer 3.4 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Writer 3.4 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora). 4522 - Writer 3.4 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Writer 1.1. Procedimentos para Instalação...22 1.1.1. Requisitos do Sistema...22 1.1.2. Instalar o Programa...22

Leia mais

EDITOR DE TEXTOS MICROSOFT OFFICE WORD 2007

EDITOR DE TEXTOS MICROSOFT OFFICE WORD 2007 EDITOR DE TEXTOS MICROSOFT OFFICE WORD 2007 PROFª. CRISTINA MARTINS 1 MICROSOFT OFFICE WORD 2007 Um editor de texto é um programa que permite criar arquivos com formatação de cartas, resumos, currículos,

Leia mais

Introdução à Informática. Aula 07 MS WORD. Prof. Fábio Nelson

Introdução à Informática. Aula 07 MS WORD. Prof. Fábio Nelson Aula 07 MS WORD Tabelas Tabela é um recurso do Word, que nos permite criar uma tabela mais limitada que a do Excel, mas possuindo ampla aplicação. 2 Para inserir uma tabela, clique no botão tabela na barra

Leia mais

LibreOffice Writer. Principais caraccterísticas: Também Salva: Software Livre e Gratuíto

LibreOffice Writer. Principais caraccterísticas: Também Salva: Software Livre e Gratuíto LibreOffice Writer Principais caraccterísticas: Documento -.odt Modelo -.ott Padrão de Documentos do LibreOffice ODF Também Salva: TXT, RTF, DOC, DOCX, DOT, HTML, XML Software Livre e Gratuíto Principais

Leia mais