FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR 1. O QUE É CEFTRIAXONA KABI 2G E PARA QUE É UTILIZADO

Save this PDF as:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR 1. O QUE É CEFTRIAXONA KABI 2G E PARA QUE É UTILIZADO"

Transcrição

1 FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ceftriaxona Kabi 2g pó para solução para perfusão Ceftriaxona Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico. Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas. Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detetar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico. Neste folheto: 1. O que é Ceftriaxona Kabi 1g e para que é utilizado 2. Antes de utilizar Ceftriaxona Kabi 1g 3. Como utilizar Ceftriaxona Kabi 1g 4. Efeitos secundários possíveis 5. Como conservar Ceftriaxona Kabi 1g 6. Outras informações 1. O QUE É CEFTRIAXONA KABI 2G E PARA QUE É UTILIZADO Ceftriaxona Kabi 2g é um antibiótico para o tratamento parentérico de infeções causadas por bactérias que são sensíveis à substância ativa ceftriaxona e que pertence ao grupo de antibióticos chamado cefalosporinas. Este tipo de antibióticos são semelhantes à penicilina. Como todos os antibióticos, a Ceftriaxona Kabi 2g é eficaz apenas contra alguns tipos de bactérias. Assim, só é adequada para tratar alguns tipos de infeção, tais como. - ouvido, nariz e garganta - pulmões( trato respiratório baixo) - bexiga e rins (trato urinário) - pele e tecidos moles, incluindo infeções de feridas - órgãos genitais (incluindo gonorreia que é uma doença sexualmente transmissível) - infeções abdominais (peritonite) - ossos e articulações - envenenamento do sangue (sepsis) - infeções do cérebro (meningite) Ceftriaxona Kabi 2g está indicada para a prevenção de infeções esperadas durante alguns tipos de cirurgia de risco. Ceftriaxona Kabi2 g está indicada para o tratamento da febre de origem desconhecida em doentes cujo sistema imunitário não está a funcionar corretamente. Ceftriaxona Kabi 2 g é também utilizada para tratar a doença de Lyme, que é uma infeção causada por picadas de carraças.

2 2. ANTES DE UTILIZAR CEFTRIAXONA KABI 2G Não utilize Ceftriaxona Kabi 2g: - Em recém-nascidos prematuros e em recém-nascidos com icterícia ou deficiência particular do metabolismo, - Em recém-nascidos (até 28 dias de idade) se eles exigem (ou deverá exigir) o tratamento de cálcio IV contendo cálcio ou perfusões, - Se tem alergia (hipersensibilidade) à ceftriaxona ou qualquer outro tipo de antibiótico cefalosporina, -Se já teve uma reacção alérgica imediata e grave (hipersensibilidade) à penicilina ou a outros medicamentos da família da penicilina (antibióticos beta-lactâmicos). Por favor, informe o seu médico se um destes casos se aplica a você para que o seu médico poder decidir. Tome especial cuidado com Ceftriaxona Kabi 2g: Antes de iniciar o tratamento informe o seu médico ou farmacêutico se: - já teve uma reação alérgica a qualquer outro medicamento, - Sofrer de alergias graves ou asma, - já teve um problema intestinal com diarreia chamada colite, ou qualquer problema grave que afeta o intestino, - tem problemas nos rins ou fígado, - sofreu da vesícula biliar ou pedras nos rins, ou é alimentado por via intravenosa, - está em uma dieta de baixo teor de sódio (sal de baixo), - teve outra infeção enquanto estiver a tomar este medicamento. Se qualquer destas situações se aplicar a si, o seu médico pode querer alterar o seu tratamento ou dar-lhe o conselho especial. O seu médico vai saber que em doentes de qualquer idade, a ceftriaxona não deve ser misturada ou administrada simultaneamente com soluções IV contendo cálcio (incluindo soluções para nutrição parenteral total contendo cálcio), mesmo através de sistemas de perfusão diferentes em diferentes locais de perfusão. Este medicamento pode alterar os resultados de algumas análises ao sangue e urina. Se você fazer qualquer exame, é importante informar o médico que está a utilizar este medicamento. O seu médico pode decidir fazer análises ao sangue se você está dado Ceftriaxona Kabi 2 g por um longo tempo. Ao tomar Ceftriaxona Kabi 2g com outros medicamentos Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos que tenha obtido sem receita médica. Esta

3 informação é importante porque alguns medicamentos não devem ser tomados com a Ceftriaxona Kabi 2 g. Informe o seu médico se tiver a utilizar particularmente: - outros antibióticos. Eles poderão não funcionar adequadamente quando utilizados com Ceftriaxona Kabi 2g - contracetivos orais. Eles poderão não funcionar adequadamente quando utilizados com ceftriaxona. Pode ter de utilizar outro tipo de contraceção enquanto estiver a receber este medicamento. Ceftriaxona Kabi 2g com alimentos e bebidas A ingestão de alimentos não afeta a eficácia da Ceftriaxona Kabi 2 g. Não é necessário alterar sua dieta, a menos sugerido pelo médico. Gravidez e aleitamento Informe o seu médico: - se pensa estar grávida ou planeia engravidar. É melhor não tomar a Cefetriaxona Kabi 2g durante a gravidez (sobretudo nos primeiros 3 meses) a menos que o médico entenda que seja absolutamente necessário - se estiver a amamentar. Este medicamento é excretado no leite materno. Consulte o seu médico ou farmacêuticoantes de tomar qualquer medicamento. Condução de veículos e utilização de máquinas Poderá ter uma baixa de tensão arterial e ficar tonto quando tomar este medicamento. Se sofrer um destes efeitos secundários, não conduza ou utilize máquinas. Informações importantes sobre alguns componentes de Ceftriaxona Kabi 2g Ceftriaxona Kabi 2g contém 7,2 mmol (166 mg) de sódio por dose. Isto deve ser tomado em consideração pelos doentes em dieta controlada de sódio. 3. COMO UTILIZAR CEFTRIAXONA KABI 2G Utilize a Ceftriaxona Kabi 2g exatamente como indicado pelo seu médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas. Ceftriaxona Kabi 2 g pó para solução injetável é normalmente administrada pelo médico ou enfermeiro. É administrado por perfusão intravenosa. A dose de Ceftriaxona Kabi 2 g é determinada pelo seu médico, dependendo da sua idade, do seu peso e da gravidade da infeção e do bom funcionamento do fígado e rins. O seu médico irá explicar-lhe isso: - A ceftriaxona Kabi 2 g é normalmente administrada numa dose única. - A dose a habitual adulta é de 1-2g por dia. Em infeções graves, a dose pode ir até 4 g por dia.

4 - Doses menores podem ser necessárias para as crianças ou pessoas com problemas no fígado e renais. O seu médico irá decidir. Ceftriaxona Kabi 2 g é habitualmente administrada pelo menos durante 3 dias após a febre ter já passado. Apenas uma dose do medicamento pode ser necessária no caso do tratamento da gonorreia que é uma doença sexualmente transmissível, ou para a prevenção de infeções associadas à cirurgia. Se utilizar mais Ceftriaxona Kabi 2 g do que deveria Se tomar mais Ceftriaxona Kabi 2 g do que deveria, contacte o seu médico ou enfermeiro imediatamente. Caso se tenha esquecido de utilizar uma dose de Ceftriaxona Kabi 2g Se está preocupado por se ter esquecido de uma dose, fale com o seu médico ou enfermeiro imediatamente. Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico, ou farmacêutico. 4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS Como todos os medicamentos, a Ceftriaxona Kabi 2g pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestem em todas as pessoas. Se algum dos seguintes efeitos secundários graves ocorrerem, informe o seu médico ou enfermeiro imediatamente: - Reações alérgicas, tais como asma súbita e aperto no peito, inchaço das pálpebras, face, garganta ou lábios, erupções cutâneas graves que podem formar bolhas e podem envolver os olhos, boca e garganta e órgãos genitais, desmaio. - Diarreia grave persistente ou com sangue, com dor de estômago ou febre. Isso acontece muito raramente (afetam menos de 1 em pessoas) e pode ser um sinal de uma infeção intestinal grave, durante ou depois de tomar antibióticos. Raramente (afetam menos de 1 em cada 1000 pessoas), grave, e em alguns casos fatais, as reações adversas foram relatadas em recém-nascidos prematuros e de termo que tinham sido tratados com ceftriaxona e cálcio intravenosos. (Para mais informações consulte o seu médico.) Os seguintes efeitos secundários podem ocorrer durante o tratamento com Ceftriaxona Kabi 2 g: Muito frequentes (afetam mais de 1 em cada 10 pessoas): - Precipitados na vesícula reversíveis ou dor provocada por precipitados na vesícula em crianças.

5 Frequentes (afetam menos de 1 em cada 10 pessoas) - Reações alérgicas como erupções cutâneas (urticária), prurido cutâneo, inchaço da pele e articulações - Febre e calafrios, que podem começar vários dias após a injeção. Isto pode ser causado por "febre medicamentosa" - Alterações nas análises sanguíneas que mostram como o fígado funciona - Inchaço doloroso e inflamação no local onde foi administrada a injeção na veia - Rubor (calor) ou sensação de enjoo (vómito, náuseas) quando a injeção na veia for administrada muito rapidamente - Dor e endurecimento dos tecidos no local da injeção intramuscular - Sinais como febre, calafrios, dor de cabeça e dor nas articulações, descreve uma "reação de Herxheimer", quando está a ser tratado para a doença de Lyme mostrando a eficácia para terapêutica. Pouco frequentes (afetam menos de 1 em cada 100 pessoas) - Perda de apetite - Sentir-se doente (náuseas) e estar doente (vómitos) - Dor no estômago (abdómen) - Fezes moles ou diarreia - Inflamação da língua, dor na boca Estes efeitos indesejáveis geralmente são leves e principalmente desaparecem, mesmo quando o tratamento continua. - Problemas nos rins: alterações na função renal demonstrado nas análises ao sangue e na diminuição da quantidade de urina. - Dores de cabeça e tonturas - Infeção fúngica do trato genital ou outros tipos de infeções Raros (afetam menos de 1 em cada 1000 pessoas) - O aparecimento repentino de uma erupção cutânea grave ou bolhas ou descamação da pele com uma temperatura alta e dores nas articulações. Fale com o seu médico imediatamente se isso acontecer. - Dor no abdómen ou nas costas. Parar o tratamento medicamento e procurar imediatamente ajuda médica se isso acontecer. - Pedras na vesícula em adultos, - Inflamação do pâncreas, - Problemas de sangue, incluindo uma diminuição ou um aumento no número de alguns glóbulos brancos. Deve efetuar análises para verificar o seu sangue se Ceftriaxona Kabi 2 g lhe for administrada por um longo período. - Problemas renais (pedras nos rins) às vezes podem desenvolver-se em crianças, geralmente associada com doses elevadas de ceftriaxona (reversível após descontinuação do tratamento). Muito raros (afetam menos de 1 em cada pessoas) - Alterações nas análises ao sangue que verificam como o seu sangue coagula (tempo de protrombina).

6 - problemas do sangue graves, incluindo alterações no número de alguns glóbulos brancos e plaquetas ou danos nas células vermelhas do sangue. Pode fazer análises para verificar o seu sangue e se lhe for administrada Ceftriaxona Kabi 1 g por um longo período de tempo. Desconhecido (a frequência não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis) - Alterações graves no batimento do coração se a injeção for administrada muito rapidamente por um cateter venoso central. Se qualquer dos efeitos secundários se agravar ou se detetar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico, enfermeiro ou farmacêutico. 5. COMO CONSERVAR CEFTRIAXONA KABI 2G Manter fora do alcance e da vista das crianças. Não utilize a Ceftriaxona Kabi 2 g após o prazo de validade impresso na embalagem exterior, após EXP. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado. Manter o frasco para injetáveis dentro do recipiente exterior de modo a proteger da luz. Uma vez a solução de ceftriaxona pó esteja preparada, deve ser utilizada imediatamente. No entanto, as soluções podem ser conservadas até 12 horas a 25 C ou durante 2 dias a 2 C a 8 C. A solução não deve ser administrada se estiver turva, deve estar completamente límpida. Qualquer solução não utilizada, deve ser eliminada. Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o meio ambiente. 6. OUTRAS INFORMAÇÕES Qual a composição de Ceftriaxona Kabi 2g Ceftriaxona Kabi 2 g pó para solução injetável contém a substância ativa ceftriaxona de sódio equivalente 2,0 g a ceftriaxona. O teor de sódio é de 166 mg / frasco para injetáveis. Qual o aspeto de Ceftriaxona Kabi 2g e conteúdo da embalagem A cor das soluções pode variar de incolor a amarelo pálido. Ceftriaxona Kabi 2 g pó para solução injetável apresenta-se em embalagens de 5, 7 ou 10 frasco para injectáveis de vidro, fechados com uma rolha de borracha e cápsula de alumínio. Nem todas as embalagens poderão ser comercializadas.

7 Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante Titular de AIM: Fresenius Kabi Pharma Portugal, Lda. Zona Industrial do Lagedo, Santiago de Besteiros Campo de Besteiros, Portugal Tel.: Fax: Fabricante: Labesfal Laboratorios Almiro, S.A., Lagedo, Santiago de Besteiros, Portugal Este medicamento encontra-se autorizado nos Estados Membros do Espaço Económico Europeu (EEE) sob as seguintes denominações: Alemanha Dinamarca Estónia Itália Látvia Lituânia Luxemburgo Noruega Polónia Portugal Suécia Ceftriaxon Kabi 2 g Pulver zur Herstellung einer Infusionslösung Ceftriaxone Fresenius Kabi Ceftriaxone Kabi 2 g Ceftriaxone ELD Pharma Ceftriaxone Kabi 2 g pulveris infūziju šķīduma pagatavošanai Ceftriaxone Kabi 2 g milteliai infuziniam tirpalui Ceftriaxon Kabi 2 g Pulver zur Herstellung einer Infusionslösung Ceftriaxone Fresenius Kabi 2 g pulver til infusjonsvæske, oppløsning Ceftriaxon Kabi Ceftriaxona Kabi Ceftriaxon Fresenius Kabi 2 g, pulver till infusionsvätska, lösning Este folheto foi aprovado pela última vez em A informação que se segue destina-se apenas aos profissionais de saúde:

8 Contraindicações A ceftriaxona está contraindicada em: - recém-nascidos prematuros até 41 semanas de idade corrigida (semanas de gestação + semanas de vida) - recém-nascidos de termo (até 28 dias de idade) com: - icterícia, que estejam hipoalbuminémicos ou acidóticos, pois estas são situações em que é provável que a ligação da bilirrubina esteja comprometida; - necessidade (ou previsão de necessidade) de tratamento com cálcio intravenoso, ou de perfusões contendo cálcio, devido ao risco de precipitação de ceftriaxona-cálcio (ver secções 4.4, 4.8 e 6.2) Posologia e modo de administração Ceftriaxona Kabi 2 g pó para solução para perfusão pode ser administrada por via intravenosa. Posologia habitual A posologia e o modo de administração devem ser determinados pela gravidade e local da infeção, sensibilidade ao microrganismo causador e à condição clínica do doente e sua idade. Adultos e adolescentes com idade superior a 12 anos e peso corporal superior ou igual a 50 Kg: A dose habitual é de 1 a 2 g de ceftriaxona, administrada uma vez ao dia (cada 24h). Em casos de infeções graves ou infeções causadas por microrganismos sensíveis a dose pode ser aumentada até 4g administrada uma vez ao dia via intravenosa. Recém-nascidos (idade dos 0 aos 14 dias): 20 a 50 mg por Kg de peso corporal por via intravenosa uma vez ao dia (intervalo de 24 horas). Em caso de infeção grave a dose diária de 50 mg por Kg de peso corporal não deverá ser excedida. Crianças dos 15 dias a 12 anos de idade com um peso corporal inferior a 50 Kg: 20 a 80 mg por Kg de peso corporal por via intravenosa uma vez ao dia (intervalo de 24 h). Em caso de infeção grave a dose diária de 80 mg por Kg de peso corporal não deverá ser excedida, exceto em casos de meningite (Posologia especial recomendada). Crianças com peso corporal de 50 Kg ou mais recebem a dose habitual para um adulto uma vez ao dia (ver acima). Idosos: Nos doentes idosos a posologia recomendada é a mesma que nos adultos sem qualquer modificação.

9 Grupo etário Posologia habitual Frequência Recém -nascidos (idade dos 0 14 dias) mg/kg máximo: 50 mg/kg Uma vez por dia Crianças (15 dias 12 anos), < 50 kg) Adolescentes (12-17 anos, >50 kg) Adultos (> 17 anos) Idosos Posologia especial recomendada mg/kg máximo: 80 mg/kg (- 100 mg/kg na meningite) 1-2 g máximo: 4 g 1-2 g máximo: 4 g 1-2 g máximo: 4 g Uma vez por dia Uma vez por dia Uma vez por dia Uma vez por dia Meningite: O tratamento é iniciado com 100 mg por Kg de peso corporal uma vez ao dia não excedendo as 4 g diárias. Após determinar-se a sensibilidade do agente patogénico a dose pode ser reduzida em conformidade. Em recém-nascidos dos 0 aos 14 dias de idade, a dose não deverá exceder os 50mg/Kg/24h. Profilaxia Peri-operativa: A posologia habitual diária de ceftriaxona deve ser administrada minutos antes da cirurgia. Uma única administração é normalmente suficiente. Gonorreia: Para o tratamento da gonorreia não complicada, em adultos e adolescentes acima de 12 anos de idade e peso superior a 50kg recomenda-se uma dose única de 250 mg de Ceftriaxona administrada por via intramuscular. Está disponível o medicamento na forma de administração adequada. Borreliose de Lyme (estádios I e III): Em adultos e adolescentes acima dos 12 anos de idade o tratamento posológico é 2 g/d de ceftriaxona e deve ser durante 14 dias. Nos casos graves, existem estudos acerca de doses até 4g por dia. Em crianças até 12 anos de idade, a posologia é de 50 mg/kg a 100mg/kg até um máximo de 2 g, uma vez por dia, durante 14 dias. Insuficiência renal Em doentes com compromisso da função renal e uma depuração de creatinina> 10 ml/min, o ajuste da dose de ceftriaxona diária não é necessário se a função hepática

10 estiver normal. No caso de insuficiência renal com redução na depuração de creatinina <10 ml/min, a dose diária não deverá exceder os 2 g em doentes adultos. Insuficiência hepática Não é necessário alterar a posologia em doentes com doença hepática desde que a função renal esteja normal (ver secção 4.8). Insuficiência renal e hepática Na insuficiência renal e hepática grave simultâneas, as concentrações séricas de ceftriaxona devem ser monitorizadas regularmente e a posologia ajustada apropriadamente para crianças e adultos. (ver secções 4.4 e 5.2) Hemodiálise ou diálise peritoneal Como a ceftriaxona é dialisável apenas numa quantidade muito pequena, não há necessidade de administrar uma dose adicional de ceftriaxona após a diálise. As concentrações séricas devem, no entanto, ser monitorizadas para se determinar se são necessários ajustes, dado que a taxa de eliminação nestes doentes pode estar reduzida. Em doentes a efetuar diálise peritoneal ambulatória contínua (DPAC), a ceftriaxona pode ser administrada quer por via intravenosa ou em caso de infeções associadas a DPAC, a ceftriaxona pode ser adicionada diretamente à solução de diálise (por exemplo 1 a 2 g de ceftriaxona no primeiro fluído da diálise do respetivo dia de tratamento) (ver secção 6.6). Modo de administração Injeção intravenosa: Para a administração por perfusão de curto prazo, Ceftriaxona Kabi 2 g deve ser dissolvida em ml de solução para perfusão de cloreto de sódio 0,9% ou solução para perfusão de glucose a 5%. Para informações sobre a incompatibilidade com outras soluções injetáveis ver secção 6.2. A perfusão deve ser administrada durante pelo menos 30 minutos. As soluções reconstituídas devem ser inspecionadas visualmente. Só devem ser utilizadas soluções livres de partículas visíveis. O medicamento reconstituído destina-se a uma utilização única e a solução não utilizada deve ser eliminada. Incompatibilidades As soluções que contêm ceftriaxona não devem ser misturadas ou adicionadas a outros agentes. Em particular os solventes que contêm cálcio (por exemplo, Solução de Ringer ou solução de Hartmann) não devem ser utilizados para reconstituir os frascos para injectáveis ou para adicionais diluições na reconstituição de frascos para injectáveis para a administração intravenosa por se poderem formar precipitados. A ceftriaxona não deve ser misturada ou administrada simultaneamente com soluções que contenham cálcio. Ceftriaxona Kabi 2 g não deve nunca ser misturada com qualquer uma das seguintes soluções:

11 - Aminoglicosídeos (quando indicado simultaneamente, estas preparações devem ser administradas separadamente) - A ceftriaxona Kabi 2 g não pode ser administrada na mesma seringa com outros antibióticos ou outros agentes bactericidas. - Há relatos de incompatibilidade de ceftriaxona com amsacrina (agente antineoplásico), vancomicina (antibiótico) e fluconazol (fungicida). Ceftriaxona Kabi 2 g deve ser reconstituída apenas com solução para perfusão de cloreto de sódio 0,9% ou solução para perfusão de glucose a 5%. Foram notificados casos de reações fatais em prematuros e recém-nascidos de termo com idade inferior a 1 mês que apresentaram precipitados de ceftriaxona cálcio nos pulmões e rins. Pelo menos um deles foi tratado com ceftriaxona e cálcio em momentos diferentes e através de vias intravenosas diferentes. Nos dados científicos disponíveis não existem notificações de precipitados intravasculares confirmadas em doentes que não sejam recém-nascidos, tratados com ceftriaxona e soluções com cálcio ou quaisquer outros produtos contendo cálcio. Estudos in vitro demonstraram que os recém-nascidos apresentam um risco aumentado de precipitação de ceftriaxona-cálcio, em comparação com outros grupos etários. Em doentes com quaisquer idades, a ceftriaxona não pode ser misturada ou administrada simultaneamente com quaisquer soluções intravenosas contendo cálcio mesmo através de vias de perfusão ou em locais de perfusão diferentes. No entanto, em doentes com idade superior a 28 dias, a ceftriaxona e as soluções com cálcio podem ser administradas sequencialmente, se forem utilizadas vias de perfusão em locais diferentes, ou se as linhas de perfusão forem substituídas ou cuidadosamente lavadas entre as perfusões com solução salina fisiológica, para evitar a precipitação. Em doentes que necessitem de perfusão contínua com soluções de nutrição parentérica total (NPT) contendo cálcio, os profissionais de saúde poderão considerar a utilização de tratamentos antibacterianos alternativos, que não tenham um risco semelhante de precipitação. Se a utilização de ceftriaxona for considerada necessária em doentes que requeiram nutrição contínua, as soluções de NPT e a ceftriaxona podem ser administradas simultaneamente, embora através de diferentes vias de perfusão em locais diferentes. Alternativamente, a perfusão da solução de NPT pode ser interrompida durante o período de perfusão da ceftriaxona, considerando a recomendação de lavagem das vias de perfusão entre as soluções.

Rocephin 500 mg/2 ml pó e solvente para solução injetável Ceftriaxona (na forma de Ceftriaxona Sódica)

Rocephin 500 mg/2 ml pó e solvente para solução injetável Ceftriaxona (na forma de Ceftriaxona Sódica) Folheto informativo: Informação para o utilizador Rocephin 500 mg/2 ml pó e solvente para solução injetável Ceftriaxona (na forma de Ceftriaxona Sódica) Leia com atenção todo este folheto antes de começar

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Proglau 20 mg/ml Colírio, solução Dorzolamida

FOLHETO INFORMATIVO. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Proglau 20 mg/ml Colírio, solução Dorzolamida FOLHETO INFORMATIVO Folheto informativo: Informação para o utilizador Proglau 20 mg/ml Colírio, solução Dorzolamida Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois

Leia mais

Não tome Doxivenil Se tem alergia ao dobesilato de cálcio ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6)

Não tome Doxivenil Se tem alergia ao dobesilato de cálcio ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6) Folheto informativo: Informação para o utilizador Doxivenil 500 mg cápsula Dobesilato de cálcio Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

O nome deste medicamento é Casenlax, 10 g/20 ml solução oral em saquetas.

O nome deste medicamento é Casenlax, 10 g/20 ml solução oral em saquetas. Folheto informativo: Informação para o utilizador Casenlax 10 g/20 ml solução oral em saquetas Macrogol 4000 Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Omacor 1000 mg cápsulas moles Ésteres etílicos 90 do ácido ómega-3 Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o doente

Folheto informativo: Informação para o doente Folheto informativo: Informação para o doente Hiperbiótico 250 mg Pó para solução injectável Hiperbiótico 500 mg Pó para solução injectável Hiperbiótico 1000 mg Pó para solução injectável Ampicilina Leia

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ENDOFALK pó para solução oral Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

Leia mais

1. O que é Bisolvon Linctus Criança e para que é utilizado

1. O que é Bisolvon Linctus Criança e para que é utilizado Folheto informativo: Informação para o utilizador Bisolvon Linctus Criança 0,8 mg/ml Xarope Cloridrato de bromexina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

Zymafluor é utilizado para prevenir o aparecimento de cáries nos dentes.

Zymafluor é utilizado para prevenir o aparecimento de cáries nos dentes. Folheto informativo: Informação para o utilizador Zymafluor, 2,52 mg/ml, gotas orais, solução Fluoreto de sódio Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o Utilizador

Folheto informativo: Informação para o Utilizador Folheto informativo: Informação para o Utilizador Bromexina Inpharma 0,2%, xarope Bromexina, cloridrato Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Periogard 0,2 % solução bucal Cloro-hexidina, gluconato Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode

Leia mais

Duagen também pode ser utilizado com outro medicamento denominado tansulosina (utilizado no tratamento dos sintomas do aumento do volume da próstata).

Duagen também pode ser utilizado com outro medicamento denominado tansulosina (utilizado no tratamento dos sintomas do aumento do volume da próstata). FOLHETO INFORMATIVO Duagen 0,5 mg cápsulas moles Dutasterida Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informação importante para si. Conserve este folheto.

Leia mais

Adjuvante mucolítico do tratamento antibacteriano das infeções respiratórias, em presença de hipersecreção brônquica.

Adjuvante mucolítico do tratamento antibacteriano das infeções respiratórias, em presença de hipersecreção brônquica. Folheto informativo: Informação para o utilizador Mucoral 20 mg/ml xarope Carbocisteína Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

As ampolas de Nolotil também não deverão ser utilizadas em:

As ampolas de Nolotil também não deverão ser utilizadas em: Folheto informativo: Informação para o utilizador Nolotil 2000 mg/5 ml solução injetável Metamizol magnésico Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ceftriaxona Sandoz, 0,5 g, Pó para Solução Injectável Ceftriaxona Sandoz, 1 g, Pó para Solução Injectável /Perfusão Ceftriaxona Sandoz, 2 g, Pó para Solução

Leia mais

ALTERAÇÕES A INCLUIR NAS SECÇÕES RELEVANTES DO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DOS MEDICAMENTOS QUE CONTENHAM NIMESULIDA (FORMULAÇÕES SISTÉMICAS)

ALTERAÇÕES A INCLUIR NAS SECÇÕES RELEVANTES DO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DOS MEDICAMENTOS QUE CONTENHAM NIMESULIDA (FORMULAÇÕES SISTÉMICAS) ANEXO III 58 ALTERAÇÕES A INCLUIR NAS SECÇÕES RELEVANTES DO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DOS MEDICAMENTOS QUE CONTENHAM NIMESULIDA (FORMULAÇÕES SISTÉMICAS) Adições aparecem em itálico e sublinhado; rasuras

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Norcuron 4 mg pó para solução injetável Norcuron 10 mg pó para solução injetável

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Norcuron 4 mg pó para solução injetável Norcuron 10 mg pó para solução injetável Folheto informativo: Informação para o utilizador Norcuron 4 mg pó para solução injetável Norcuron 10 mg pó para solução injetável Brometo de vecurónio Leia com atenção todo este folheto antes de começar

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR DORMIDINA 25 mg, Pó Efervescente Succinato de Doxilamina APROVADO EM Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Magnevist 469 mg/ml solução injetável Gadopentato de dimeglumina (ácido gadopentético, sal de dimeglumina) Leia atentamente este folheto antes de utilizar

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente.

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Tantum Verde 3 mg pastilhas Cloridrato de benzidamina Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser

Leia mais

BROCHURA para o DOENTE com ARTRITE IDIOPÁTICA JUVENIL POLIARTICULAR (AIJp) em TRATAMENTO com RoACTEMRA

BROCHURA para o DOENTE com ARTRITE IDIOPÁTICA JUVENIL POLIARTICULAR (AIJp) em TRATAMENTO com RoACTEMRA BROCHURA para o DOENTE com ARTRITE IDIOPÁTICA JUVENIL POLIARTICULAR (AIJp) em TRATAMENTO com RoACTEMRA Esta brochura fornece informação de segurança importante para o doente com AIJp e para os seus pais/responsáveis

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Broncoliber 50 mg/ml solução oral 10 mg/pulverização (0,2 ml) Cloridrato de ambroxol

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Broncoliber 50 mg/ml solução oral 10 mg/pulverização (0,2 ml) Cloridrato de ambroxol FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Broncoliber 50 mg/ml solução oral 10 mg/pulverização (0,2 ml) Cloridrato de ambroxol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente.

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Taloxa 600 mg comprimidos Felbamato

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Taloxa 600 mg comprimidos Felbamato Folheto informativo: Informação para o utilizador Taloxa 600 mg comprimidos Felbamato Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

Tiaprida Generis é um neuroléptico indicado no tratamento de perturbações do comportamento.

Tiaprida Generis é um neuroléptico indicado no tratamento de perturbações do comportamento. Folheto informativo: Informação para o utilizador Tiaprida Generis 100 mg comprimidos Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

1. O QUE É PARACETAMOL BLUEPHARMA E PARA QUE É UTILIZADO. Grupo Farmacoterapêutico: 2.10 - Sistema Nervoso Central - Analgésicos e antipiréticos

1. O QUE É PARACETAMOL BLUEPHARMA E PARA QUE É UTILIZADO. Grupo Farmacoterapêutico: 2.10 - Sistema Nervoso Central - Analgésicos e antipiréticos Folheto Informativo Informação para o utilizador Paracetamol Bluepharma Paracetamol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente Este medicamento pode ser adquirido sem receita

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Cloreto de potássio Noridem 150 mg/ml Concentrado para solução para perfusão

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Cloreto de potássio Noridem 150 mg/ml Concentrado para solução para perfusão FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR APROVADO EM Cloreto de potássio Noridem 150 mg/ml Concentrado para solução para perfusão Cloreto de potássio Leia atentamente este folheto antes de utilizar

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Acarbose Linacal 50 mg Comprimidos Acarbose Linacal 100 mg Comprimidos

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Acarbose Linacal 50 mg Comprimidos Acarbose Linacal 100 mg Comprimidos Folheto informativo: Informação para o utilizador Acarbose Linacal 50 mg Comprimidos Acarbose Linacal 100 mg Comprimidos Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois

Leia mais

APROVADO EM 04-08-2011 INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o utilizador. Paracetamol Azevedos, 500 mg, comprimidos Paracetamol

APROVADO EM 04-08-2011 INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o utilizador. Paracetamol Azevedos, 500 mg, comprimidos Paracetamol Folheto Informativo: Informação para o utilizador Paracetamol Azevedos, 500 mg, comprimidos Paracetamol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. 1. O QUE É Doxazosina Normon E PARA QUE É UTILIZADA

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. 1. O QUE É Doxazosina Normon E PARA QUE É UTILIZADA FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Doxazosina Normon 2 mg comprimidos Doxazosina Normon 4 mg comprimidos Doxazosina APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Broncoliber 3 mg/ml xarope. Ambroxol

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Broncoliber 3 mg/ml xarope. Ambroxol Folheto informativo: Informação para o utilizador Broncoliber 3 mg/ml xarope Ambroxol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Montelucaste Generis 10 mg Comprimidos Montelucaste de sódio Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento -Conserve este folheto. Pode

Leia mais

APROVADO EM 04-03-2013 INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Ottoflox 3 mg/ml Gotas auriculares, solução Ofloxacina

APROVADO EM 04-03-2013 INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Ottoflox 3 mg/ml Gotas auriculares, solução Ofloxacina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ottoflox 3 mg/ml Gotas auriculares, solução Ofloxacina Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Amlodipina Jaba 5 mg comprimidos Amlodipina Jaba 10 mg comprimidos. Amlodipina

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Amlodipina Jaba 5 mg comprimidos Amlodipina Jaba 10 mg comprimidos. Amlodipina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Amlodipina Jaba 5 mg comprimidos Amlodipina Jaba 10 mg comprimidos Amlodipina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o doente. Ezetrol 10 mg Comprimidos. Ezetimiba

Folheto informativo: Informação para o doente. Ezetrol 10 mg Comprimidos. Ezetimiba Folheto informativo: Informação para o doente Ezetrol 10 mg Comprimidos Ezetimiba Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para si.

Leia mais

2.O que precisa de saber antes de utilizar Frisolona Forte

2.O que precisa de saber antes de utilizar Frisolona Forte Folheto informativo: Informação para o utilizador Frisolona Forte 10 mg/ml colírio, suspensão Prednisolona, acetato Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. SINGULERGY 10 mg comprimidos revestidos por película montelucaste

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. SINGULERGY 10 mg comprimidos revestidos por película montelucaste FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR SINGULERGY 10 mg comprimidos revestidos por película montelucaste APROVADO EM Leia com atenção todo este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve

Leia mais

Grupo farmacoterapêutico: 10.1.1 Medicação antialérgica. Anti-histamínicos. Antihistamínicos

Grupo farmacoterapêutico: 10.1.1 Medicação antialérgica. Anti-histamínicos. Antihistamínicos Folheto Informativo: Informação para o utilizador Fenergan 25 mg Comprimidos revestidos Cloridrato de prometazina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. Quinta da Fonte, 19 Edifício Vasco da Gama 2770-192 Paço de Arcos Portugal Tel: 800 202 520

FOLHETO INFORMATIVO. Quinta da Fonte, 19 Edifício Vasco da Gama 2770-192 Paço de Arcos Portugal Tel: 800 202 520 FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. - Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Maxilase 200 U.CEIP/ml Xarope Alfa - Amilase Leia atentamente este folheto antes de tomar utilizar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter

Leia mais

Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente.

Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Oxolamina, 10 mg/ml, xarope Oxolamina, citrato Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. É necessário utilizar Oxolamina

Leia mais

Keflaxina Sandoz do Brasil Ind. Farm. Ltda. Pó para Suspensão Oral 50 mg/ml

Keflaxina Sandoz do Brasil Ind. Farm. Ltda. Pó para Suspensão Oral 50 mg/ml Keflaxina Sandoz do Brasil Ind. Farm. Ltda. Pó para Suspensão Oral 50 mg/ml I. IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Keflaxina cefalexina APRESENTAÇÃO Suspensão oral 250 mg/5ml. Embalagem contendo frasco com pó

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Becozyme, associação, xarope Associação Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido sem

Leia mais

dicloridrato de cetirizina Solução oral 1mg/mL

dicloridrato de cetirizina Solução oral 1mg/mL dicloridrato de cetirizina Solução oral 1mg/mL MODELO DE BULA COM INFORMAÇÕES AO PACIENTE dicloridrato de cetirizina Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999. APRESENTAÇÃO Solução oral 1mg/mL Embalagem

Leia mais

loratadina Laboratório Globo Ltda. Xarope 1 mg/ml

loratadina Laboratório Globo Ltda. Xarope 1 mg/ml loratadina Laboratório Globo Ltda. Xarope 1 mg/ml loratadina Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO: loratadina xarope 1 mg/ml. Embalagem contendo 1 frasco de 100

Leia mais

loratadina Xarope 1mg/mL

loratadina Xarope 1mg/mL loratadina Xarope 1mg/mL MODELO DE BULA COM INFORMAÇÕES AO PACIENTE loratadina Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999. APRESENTAÇÃO Xarope 1mg/mL Embalagem contendo 1 frasco com 100mL + copo-medida.

Leia mais

cicloplegicedol 10 mg/ml colírio, solução

cicloplegicedol 10 mg/ml colírio, solução FOLHETO INFORMATIVO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR cicloplegicedol 10 mg/ml colírio, solução Cloridrato de ciclopentolato Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Nitrofurazona Inpharma 0,2%, pomada Nitrofurazona Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR DURAPHAT 5000 500mg/100g PASTA DENTÍFRICA Substância Activa: Fluoreto de sódio Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente.

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Dolorex 10 mg/ml, solução injetável para equinos, caninos e felinos.

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Dolorex 10 mg/ml, solução injetável para equinos, caninos e felinos. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Dolorex 10 mg/ml, solução injetável para equinos, caninos e felinos. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml contém:

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Broncho-Vaxom Adulto 7 mg cápsulas, duras Broncho-Vaxom Infantil 3,5 mg cápsulas, duras Broncho-Vaxom 3,5 mg granulado Lisado bacteriano liofilizado. Leia

Leia mais

1 O que é Urografina (Forma farmacêutica e Categoria farmacoterapêutica)

1 O que é Urografina (Forma farmacêutica e Categoria farmacoterapêutica) O nome do seu medicamento é: UROGRAFINA Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Clavamox 500 500 mg/125 mg comprimidos revestidos por película Clavamox DT 875 mg/125 mg comprimidos revestidos por película Amoxicilina/Ácido Clavulânico

Leia mais

DIGEDRAT. (maleato de trimebutina)

DIGEDRAT. (maleato de trimebutina) DIGEDRAT (maleato de trimebutina) Cosmed Indústria de Cosméticos e Medicamentos S.A. Cápsula mole 200mg I - IDENTIFICAÇÃO DO DIGEDRAT maleato de trimebutina APRESENTAÇÕES Cápsula mole Embalagens contendo

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Optiray 160 mg Iodo/ml, Solução injectável ou para perfusão

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Optiray 160 mg Iodo/ml, Solução injectável ou para perfusão FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Optiray 160 mg Iodo/ml, Solução injectável ou para perfusão Substância activa: Ioversol Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.

Leia mais

1 ml de Testoviron Depot contém 250 mg de enantato de testosterona (o equivalente a cerca de 180 mg de testosterona) em solução oleosa.

1 ml de Testoviron Depot contém 250 mg de enantato de testosterona (o equivalente a cerca de 180 mg de testosterona) em solução oleosa. Folheto informativo: Informação para o utilizador Testoviron Depot 250 mg/ml solução injetável Enantato de testosterona Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR SINGULAIR 4 mg Granulado montelucaste Leia com atenção todo este folheto antes da sua criança tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter

Leia mais

APROVADO EM 26-06-2015 INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Zyrtec, 1 mg/ml, solução oral. Dicloridrato de cetirizina

APROVADO EM 26-06-2015 INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Zyrtec, 1 mg/ml, solução oral. Dicloridrato de cetirizina Folheto informativo: Informação para o utilizador Zyrtec, 1 mg/ml, solução oral Dicloridrato de cetirizina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

APROVADO EM 16-12-2014 INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Voltaren Emulgel, 10 mg/g, gel. Diclofenac de dietilamónio

APROVADO EM 16-12-2014 INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Voltaren Emulgel, 10 mg/g, gel. Diclofenac de dietilamónio Folheto informativo: Informação para o utilizador Voltaren Emulgel, 10 mg/g, gel Diclofenac de dietilamónio Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Livazo 1 mg, 2 mg e 4 mg comprimidos revestidos por película Pitavastatina

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Livazo 1 mg, 2 mg e 4 mg comprimidos revestidos por película Pitavastatina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Livazo 1 mg, 2 mg e 4 mg comprimidos revestidos por película Pitavastatina Leia atentamente este folheto antes de tomar Livazo. Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Rabeprazol Kebza 10 mg comprimidos gastrorresistentes Rabeprazol Kebza 20 mg comprimidos gastrorresistentes Leia atentamente este folheto antes de tomar

Leia mais

1. O QUE É GLUCOBAY E PARA QUE É UTILIZADO

1. O QUE É GLUCOBAY E PARA QUE É UTILIZADO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Glucobay 50 mg comprimidos Glucobay 100 mg comprimidos Acarbose Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

Anexo III. Alterações a incluir nas secções relevantes do Resumo das Características do Medicamento e do Folheto Informativo

Anexo III. Alterações a incluir nas secções relevantes do Resumo das Características do Medicamento e do Folheto Informativo Anexo III Alterações a incluir nas secções relevantes do Resumo das Características do Medicamento e do Folheto Informativo Nota: Este Resumo das Características do Medicamento, rotulagem e folheto informativo

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Omede, cápsulas gastrorresistentes Omeprazol 20 mg

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Omede, cápsulas gastrorresistentes Omeprazol 20 mg FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Omede, cápsulas gastrorresistentes Omeprazol 20 mg Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

Calcium Sandoz F. Calcium Sandoz FF NOVARTIS BIOCIÊNCIAS S.A. Comprimido Efervescente. 500mg de cálcio. 1.000mg de cálcio

Calcium Sandoz F. Calcium Sandoz FF NOVARTIS BIOCIÊNCIAS S.A. Comprimido Efervescente. 500mg de cálcio. 1.000mg de cálcio Calcium Sandoz F Calcium Sandoz FF NOVARTIS BIOCIÊNCIAS S.A. Comprimido Efervescente 500mg de cálcio 1.000mg de cálcio Calcium Sandoz F Calcium Sandoz FF carbonato de cálcio + lactogliconato de cálcio

Leia mais

Pepsa-lax é um medicamento pertencente ao grupo farmacoterapêutico dos laxantes expansores do volume fecal.

Pepsa-lax é um medicamento pertencente ao grupo farmacoterapêutico dos laxantes expansores do volume fecal. Folheto Informativo: informação para o utilizador Pepsa-lax 3,5 g, Pó para suspensão oral Plantago ovata Forssk (Ispaghula Husk) Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento,

Leia mais

Trimeb. (maleato de trimebutina)

Trimeb. (maleato de trimebutina) Trimeb (maleato de trimebutina) Bula para paciente Cápsula mole 200 mg Página 1 Trimeb (maleato de trimebutina) Cápsula mole FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES Embalagens com 20, 30 ou 60 cápsulas contendo

Leia mais

Cromoglicato de sódio

Cromoglicato de sódio FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR CROMABAK 20 mg/ml, colírio, solução Cromoglicato de sódio Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Gadovist 1,0 mmol/ml solução injetável. Gadobutrol

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Gadovist 1,0 mmol/ml solução injetável. Gadobutrol FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR 1,0 mmol/ml solução injetável Gadobutrol Leia atentamente este folheto antes de lhe administrarem este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Flumazenilo Teva 0,1 mg/ml solução injetável Flumazenilo Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador

FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador GLUDON 1 mg comprimidos GLUDON 2 mg comprimidos GLUDON 3 mg comprimidos GLUDON 4 mg comprimidos Glimepirida Leia atentamente este folheto antes de tomar

Leia mais

Bula com informações ao Paciente soro antibotrópico (pentavalente) e antilaquético. solução injetável IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

Bula com informações ao Paciente soro antibotrópico (pentavalente) e antilaquético. solução injetável IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO soro antibotrópico (pentavalente) e antilaquético solução injetável IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO soro antibotrópico (pentavalente) e antilaquético APRESENTAÇÃO O soro antibotrópico (pentavalente) e antilaquético,

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ZORIX 300 mg comprimidos revestidos por película Moclobemida APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este

Leia mais

Tratamento sintomático antiespasmódico das vias urinárias associado a cateterismo e citoscopia.

Tratamento sintomático antiespasmódico das vias urinárias associado a cateterismo e citoscopia. FOLHETO INFORMATIVO URISPÁS, 200 mg, comprimidos revestidos Cloridrato de Flavoxato Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Vivaglobin 160 mg/ml, solução injectável para administração subcutânea Imunoglobulina humana normal

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Vivaglobin 160 mg/ml, solução injectável para administração subcutânea Imunoglobulina humana normal FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Vivaglobin 160 mg/ml, solução injectável para administração subcutânea Imunoglobulina humana normal Leia atentamente este folheto antes de utilizar este

Leia mais

Memantina Camriz 10mg comprimidos revestidos por película

Memantina Camriz 10mg comprimidos revestidos por película Folheto informativo: Informação para o doente Memantina Camriz 10mg comprimidos revestidos por película Cloridrato de memantina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento,

Leia mais

Floxedol destina-se a ser utilizado em adultos e crianças com idade igual ou superior a um ano de idade.

Floxedol destina-se a ser utilizado em adultos e crianças com idade igual ou superior a um ano de idade. FOLHETO INFORMATIVO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR floxedol 3 mg/ml Gel oftálmico Ofloxacina Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

Sedalgina. Drágea 30mg+300mg+30mg

Sedalgina. Drágea 30mg+300mg+30mg Sedalgina Drágea 30mg+300mg+30mg MODELO DE BULA COM INFORMAÇÕES AO PACIENTE Sedalgina mucato de isometepteno dipirona cafeína APRESENTAÇÕES Drágea 30mg+300mg+30mg Embalagens contendo 20, 30, 60, e 200

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 12 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Paracilina SP 800 mg, pó para solução oral. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada grama contém: Substância

Leia mais

Esalerg gotas. Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. solução oral 1,25 mg/ml

Esalerg gotas. Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. solução oral 1,25 mg/ml Esalerg gotas Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. solução oral 1,25 mg/ml BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO ESALERG GOTAS (desloratadina)

Leia mais

Tylemax Gotas. Natulab Laboratório SA. Solução Oral. 200 mg/ml

Tylemax Gotas. Natulab Laboratório SA. Solução Oral. 200 mg/ml Tylemax Gotas Natulab Laboratório SA. Solução Oral 200 mg/ml TYLEMAX paracetamol APRESENTAÇÕES Solução oral em frasco plástico opaco gotejador com 10, 15 e 20ml, contendo 200mg/mL de paracetamol. USO ADULTO

Leia mais

Antes de tomar este medicamento informe o seu médico: Se tem história de doença cardíaca, ritmo irregular cardíaco ou angina.

Antes de tomar este medicamento informe o seu médico: Se tem história de doença cardíaca, ritmo irregular cardíaco ou angina. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Onsudil 0,05 mg comprimidos Onsudil 0,005 mg/ml xarope Onsudil 0,1 mg/ml solução para inalação por nebulização cloridrato de procaterol Leia atentamente

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Losartan + Hidroclorotiazida Medirex 50 mg + 12,5 mg comprimidos revestidos por película Losartan + Hidroclorotiazida Medirex 100 mg + 25 mg comprimidos

Leia mais

Cloridrato de Ondansetrona

Cloridrato de Ondansetrona BULA DO PACIENTE Cloridrato de Ondansetrona HALEX ISTAR SOLUÇÃO INJETÁVEL 2mg/mL 2mL 2mg/mL 4mL cloridrato de ondansetrona Medicamento genérico - Lei nº 9.787 de 1.999 APRESENTAÇÕES Solução injetável -

Leia mais

Brochura informativa Síndrome Hemolítico Urémico atípico (SHUa)

Brochura informativa Síndrome Hemolítico Urémico atípico (SHUa) Brochura informativa Síndrome Hemolítico Urémico atípico (SHUa) Doente/ Pais/ Cuidadores de Doentes Informação de Segurança Importante INTRODUÇÃO Este guia é para doentes adultos e adolescentes que sofrem

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Migraspirina 500 mg comprimidos efervescentes APROVADO EM Leia atentamente este folheto pois contém informações importantes para si. Este medicamento pode

Leia mais

Nome do medicamento: OSTEOPREVIX D Forma farmacêutica: Comprimido revestido Concentração: cálcio 500 mg/com rev + colecalciferol 200 UI/com rev.

Nome do medicamento: OSTEOPREVIX D Forma farmacêutica: Comprimido revestido Concentração: cálcio 500 mg/com rev + colecalciferol 200 UI/com rev. Nome do medicamento: OSTEOPREVIX D Forma farmacêutica: Comprimido revestido Concentração: cálcio 500 mg/com rev + colecalciferol 200 UI/com rev. OSTEOPREVIX D carbonato de cálcio colecalciferol APRESENTAÇÕES

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÕES PARA O UTILIZADOR. Leia atentamente este folheto antes de iniciar o tratamento com este medicamento.

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÕES PARA O UTILIZADOR. Leia atentamente este folheto antes de iniciar o tratamento com este medicamento. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÕES PARA O UTILIZADOR Oraqix Gel Periodontal lidocaína e prilocaína APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de iniciar o tratamento com este medicamento. Conserve este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Tedol 20 mg/g creme Tedol 20 mg/ml líquido cutâneo Cetoconazol Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. -

Leia mais

RAPILAX. Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Solução Oral Gotas 7,5 mg/ml picossulfato de sódio

RAPILAX. Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Solução Oral Gotas 7,5 mg/ml picossulfato de sódio RAPILAX Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Solução Oral Gotas 7,5 mg/ml picossulfato de sódio RAPILAX picossulfato de sódio APRESENTAÇÃO Solução oral contendo: 7,5 mg/ml de picossulfato de sódio em frasco

Leia mais

GUTTALAX picossulfato de sódio Solução oral 7,5 mg

GUTTALAX picossulfato de sódio Solução oral 7,5 mg GUTTALAX picossulfato de sódio Solução oral 7,5 mg GUTTALAX SOLUÇÃO PACIENTE Guttalax picossulfato de sódio abcd APRESENTAÇÃO Solução oral 7,5 mg/ml: frasco com 20 ml. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Leia mais

TYNEO. (paracetamol)

TYNEO. (paracetamol) TYNEO (paracetamol) Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Solução Oral 200mg/mL I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: TYNEO paracetamol APRESENTAÇÃO Solução oral gotas 200mg/mL: Embalagem com 1

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 18 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO VIMCO emulsão para injeção para ovelhas e cabras. 2. Composição qualitativa e quantitativa Uma dose (2

Leia mais

Xanax só está indicado quando a doença é grave, incapacitante ou o indivíduo está sujeito a angústia extrema.

Xanax só está indicado quando a doença é grave, incapacitante ou o indivíduo está sujeito a angústia extrema. Folheto informativo: Informação para o utilizador Xanax 0,25 mg comprimidos Xanax 0,50 mg comprimidos Xanax 1 mg comprimidos Alprazolam Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este

Leia mais