Folheto informativo: Informação para o utilizador. Norcuron 4 mg pó para solução injetável Norcuron 10 mg pó para solução injetável

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Folheto informativo: Informação para o utilizador. Norcuron 4 mg pó para solução injetável Norcuron 10 mg pó para solução injetável"

Transcrição

1 Folheto informativo: Informação para o utilizador Norcuron 4 mg pó para solução injetável Norcuron 10 mg pó para solução injetável Brometo de vecurónio Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante para si. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. - Caso ainda tenha dúvida, fale com o seu médico ou farmacêutico ou enfermeiro. - Este medicamento foi receitado apenas para si. Não deve dá-lo a outros. O medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sinais de doença. - Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico ou enfermeiro.ver secção 4. O que contém este folheto: 1. O que é Norcuron e para que é utilizado 2. O que precisa de saber antes de utilizar Norcuron 3. Como utilizar Norcuron 4. Efeitos secundários possíveis 5. Como conservar Norcuron 6. Conteúdo da embalagem e outras informações 1. O que é Norcuron e para que é utilizado Grupo Farmacoterapêutico Norcuron pertence ao grupo dos relaxantes musculares. Os relaxantes musculares bloqueiam temporariamente os sinais enviados pelos seus nervos aos seus músculos. Como resultado todos os seus músculos ficarão relaxados. Para que é utilizado Norcuron Norcuron é utilizado como auxiliar na anestesia geral para facilitar a colocação de um tubo na sua traqueia. Esta situação irá assegurar que chegue ar aos seus pulmões, de forma apropriada, durante a cirurgia. Norcuron poderá, também, ser-lhe administrado para ajudar no relaxamento dos músculos do seu corpo durante a cirurgia, de forma a facilitar a operação. Norcuron provoca o relaxamento de todos os seus músculos, incluindo os músculos utilizados na respiração. Por este motivo, é utilizada a respiração artificial até que consiga respirar novamente pelos seus próprios meios. 2. O que precisa de saber antes de utilizar Norcuron Não utilize Norcuron - se tem alergia (hipersensibilidade) ao brometo de vecurónio ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6) - Norcuron não deve ser administrado caso tenha alergia (hipersensibilidade) ao ião brometo. Advertências e precauções Fale com o seu médico ou, farmacêutico ou enfermeiro antes de utilizar Norcuron.

2 A sua história clínica pode influenciar a forma como lhe é administrado Norcuron. Antes de lhe ser administrado este medicamento, deverá informar o seu médico se tiver ou já tiver tido alguma das seguintes situações: - Alergia aos relaxantes musculares - Diminuição da função renal ou doença renal - Doença cardíaca - Edema (retenção de líquidos, por exemplo nos tornozelos) - Doença no fígado ou na vesícula biliar ou diminuição da função hepática - Doenças que afetam os nervos ou os músculos. Os efeitos de Norcuron podem ser influenciados por certas situações, como por exemplo: - Baixas concentrações de potássio no sangue (hipocaliémia) - Concentrações elevadas de magnésio no sangue (hipermagnesémia) - Baixas concentrações de cálcio no sangue (hipocalcémia) - Baixas concentrações de proteínas no sangue (hipoproteinémia) - Desidratação - Excesso de ácido no sangue (acidose) - Excesso de dióxido de carbono no sangue (hipercapnia) - Estado de saúde, de forma geral, debilitado (caquexia) - Excesso de peso - Queimaduras Se sofrer de alguma destas situações, o seu médico especialista irá ter isso em conta quando decidir qual a dose de Norcuron correta para o seu caso. Outros medicamentos e Norcuron Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a utilizar ou tiver utilizado recentemente, ou se vier a utilizar outros medicamentos. Este facto irá ajudar o seu médico a decidir qual a dose correta de Norcuron para si. Os seguintes medicamentos podem influenciar os efeitos de Norcuron: Medicamentos que aumentam o efeito de Norcuron - Certos medicamentos utilizados para fazê-lo dormir durante a cirurgia (anestésicos) - Certos medicamentos utilizados no tratamento de infeções bacterianas (antibióticos) - Certos medicamentos utilizados para o tratamento da depressão (lítio) - Certos medicamentos utilizados para o tratamento das doenças do coração ou da pressão arterial elevada (quinidina antagonistas do cálcio, agentes β- bloqueadores) - Medicamentos que causam aumento do volume urinário (diuréticos) - Laxantes contendo sais de magnésio - Corticosteroides (anti-inflamatórios) quando utilizados juntamente com Norcuron por um período prolongado de tempo - Certos medicamentos utilizados no tratamento da úlcera peptídica (cimetidina) - Anestésicos locais (lidocaína) - Uso de terapêutica aguda no tratamento da epilepsia (fenitoína) Medicamentos que diminuem o efeito de Norcuron -Uso de terapêutica crónica no tratamento da epilepsia (fenitoína e carbamazepina) Medicamentos com um efeito variável sobre Norcuron - Outros relaxantes musculares (suxametónio)

3 Norcuron pode influenciar o efeito dos seguintes medicamentos: O efeito dos anestésicos locais pode ser aumentado (lidocaína) Gravidez, amamentação e fertilidade Se está grávida ou a amamentar, se pensa estar grávida ou planeia engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento. Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento. Condução de veículos e utilização de máquinas O seu médico irá informá-lo sobre a altura que poderá conduzir ou utilizar máquinas potencialmente perigosas, de forma segura, após lhe ter sido administrado Norcuron. Norcuron contém sódio. Este medicamento contém menos do que 1 mmol (23 mg) de sódio por ml, ou seja, é praticamente isento de sódio. 3. Como utilizar Norcuron Utilize este medicamento exatamente como indicado pelo seu médico ou farmacêutico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas. Qual a dose e quando administrar Norcuron Norcuron pode ser usado em adultos e crianças de qualquer idade. A dose de Norcuron irá ser determinada pelo médico. O seu médico irá administrar-lhe Norcuron antes ou durante a operação cirúrgica. A dose habitual é 0,08 a 0,1 mg de brometo de vecurónio por Kg de peso corporal e o efeito dura 24 a 60 minutos. Durante a cirurgia o seu médico verificará se Norcuron está, ainda, a ter efeito. Caso seja necessário, serão administradas doses adicionais. A dose a ser administrada dependerá de vários fatores tais como: possíveis interações com quaisquer outros medicamentos que lhe tenham sido administrados, a duração esperada para a cirurgia, a sua idade e o seu estado de saúde. Como administrar Norcuron A administração de Norcuron não é efetuada por si. Norcuron é administrado por via endovenosa sob a forma de solução, numa injeção única ou em perfusão contínua. As injeções devem ser administradas pelo médico ou por um enfermeiro. Se utilizar mais Norcuron do que deveria Uma vez que o seu médico fará uma monitorização apertada da sua situação durante a administração de Norcuron, é pouco provável que lhe seja administrado uma dose excessiva. Contudo, se esta situação ocorrer, o seu médico irá assegurar que você continua a efetuar respiração artificial até que consiga respirar pelos seus próprios pulmões. Para além disso, e possível reverter os efeitos de uma dose excessiva de Norcuron e acelerar a sua recuperação através da administração de um medicamento que reverta os efeitos de Norcuron.

4 Caso se tenha esquecido de utilizar Norcuron Não aplicável. Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico. 4. Efeitos secundários possíveis Como todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos secundários, embora estes não se manifestem em todas as pessoas. Efeitos secundários pouco comuns ou raros (em 0,01% a 1% dos doentes): - Aumento da frequência cardíaca (taquicardia) - Diminuição da pressão arterial (hipotensão) - Diminuição ou aumento do efeito de Norcuron - Prolongamento do efeito relaxante muscular de Norcuron Efeitos secundários muito raros (não mais do que 0,01% dos doentes) - Reações de hipersensibilidade, tais como: diminuição do sistema respiratório, choque em consequência de uma circulação sanguínea diminuída ou alterações na pele (por exemplo, edemas, vermelhão, exantema ou urticária). - Contractura do tórax por contração dos músculos das vias aéreas (broncospasmo) - Fraqueza muscular ou paralisia - Disfunção muscular por um período de tempo prolongado normalmente observada após utilização conjunta de Norcuron e corticosteroides (medicamentos anti-inflamatórios) em doentes em situação crítica (miopatia esteroide) - Exantema ou vermelhão da pele ou dor no local de injeção Comunicação de efeitos secundários Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico, ou farmacêutico ou enfermeiro. Também poderá comunicar efeitos secundários diretamente ao INFARMED, I.P. através dos contactos abaixo. Ao comunicar efeitos secundários, estará a ajudar a fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento. INFARMED, I.P. Direção de Gestão do Risco de Medicamentos Parque da Saúde de Lisboa, Av. Brasil Lisboa Tel: Fax: Sítio da internet:http://extranet.infarmed.pt/page.seram.frontoffice.seramhomepage 5. Como conservar Norcuron Manter Norcuron fora do alcance e da vista das crianças. Norcuron é armazenado no hospital. Conservar na embalagem de origem, para proteger da luz. Conservar a temperatura inferior a 25ºC. Não utilizar Norcuron após o prazo de validade impresso na embalagem.

5 Não utilizar Norcuron caso verifique que a solução após reconstituição contém partículas ou que não se encontra límpida. 6. Conteúdo da embalagem e outras informações Qual a composição de Norcuron A substância ativa é: brometo de vecurónio. Norcuron, 10 mg, Pó para solução injetável Os outros componentes são: ácido cítrico mono-hidratado, fosfato dissódico di-hidratado, manitol (E421), hidróxido de sódio (para correção de ph), ácido fosfórico (para correção de ph). Norcuron, 4 mg, Pó para solução injetável Os outros componentes são: ácido cítrico mono-hidratado, fosfato dissódico di-hidratado, manitol (E421), hidróxido de sódio (para correção de ph), ácido fosfórico (para correção de ph). Qual o aspeto de Norcuron e conteúdo da embalagem Norcuron 4 mg contém 4 mg de brometo de vecurónio, relaxante muscular Norcuron 10 mg contém 10 mg de brometo de vecurónio. Existem duas apresentações de Norcuron: Norcuron 4 mg Pó para solução injetável Embalagens de 10 ampolas, contendo cada uma 4 mg de brometo de vecurónio. Norcuron 10 mg Pó para solução injetável Embalagens de 4 frascos para injetáveis, contendo cada um 10 mg de brometo de vecurónio. Embalagens de 10 frascos para injetáveis, contendo cada um 10 mg de brometo de vecurónio. Embalagens de 20 frascos para injetáveis, contendo cada um 10 mg de brometo de vecurónio. Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante Titular de AIM: Merck Sharp & Dohme, Lda. Quinta da Fonte, 19 - Edifício Vasco da Gama Paço d' Arcos Fabricante: N.V. Organon, Kloosterstraat 6 P.O. Box BH, Oss Países Baixos Este folheto informativo foi revisto pela última vez em 11/2014.

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Esmeron 10 mg/ml solução injetável Brometo de rocurónio

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Esmeron 10 mg/ml solução injetável Brometo de rocurónio FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Esmeron 10 mg/ml solução injetável Brometo de rocurónio Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter

Leia mais

Folheto informativo: informação para o utilizador. Esmeron 10 mg/ml solução injetável Brometo de rocurónio

Folheto informativo: informação para o utilizador. Esmeron 10 mg/ml solução injetável Brometo de rocurónio Folheto informativo: informação para o utilizador Esmeron 10 mg/ml solução injetável Brometo de rocurónio Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Taloxa 600 mg comprimidos Felbamato

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Taloxa 600 mg comprimidos Felbamato Folheto informativo: Informação para o utilizador Taloxa 600 mg comprimidos Felbamato Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Amlodipina Jaba 5 mg comprimidos Amlodipina Jaba 10 mg comprimidos. Amlodipina

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Amlodipina Jaba 5 mg comprimidos Amlodipina Jaba 10 mg comprimidos. Amlodipina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Amlodipina Jaba 5 mg comprimidos Amlodipina Jaba 10 mg comprimidos Amlodipina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento

Leia mais

As ampolas de Nolotil também não deverão ser utilizadas em:

As ampolas de Nolotil também não deverão ser utilizadas em: Folheto informativo: Informação para o utilizador Nolotil 2000 mg/5 ml solução injetável Metamizol magnésico Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Tolvon 30 mg Comprimidos revestidos. Cloridrato de Mianserina

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Tolvon 30 mg Comprimidos revestidos. Cloridrato de Mianserina Folheto informativo: Informação para o utilizador Tolvon 30 mg Comprimidos revestidos Cloridrato de Mianserina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR SINGULAIR 4 mg Granulado montelucaste Leia com atenção todo este folheto antes da sua criança tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter

Leia mais

Não tome Doxivenil Se tem alergia ao dobesilato de cálcio ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6)

Não tome Doxivenil Se tem alergia ao dobesilato de cálcio ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6) Folheto informativo: Informação para o utilizador Doxivenil 500 mg cápsula Dobesilato de cálcio Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o doente. Ezetrol 10 mg Comprimidos. Ezetimiba

Folheto informativo: Informação para o doente. Ezetrol 10 mg Comprimidos. Ezetimiba Folheto informativo: Informação para o doente Ezetrol 10 mg Comprimidos Ezetimiba Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para si.

Leia mais

Zymafluor é utilizado para prevenir o aparecimento de cáries nos dentes.

Zymafluor é utilizado para prevenir o aparecimento de cáries nos dentes. Folheto informativo: Informação para o utilizador Zymafluor, 2,52 mg/ml, gotas orais, solução Fluoreto de sódio Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. Quinta da Fonte, 19 Edifício Vasco da Gama 2770-192 Paço de Arcos Portugal Tel: 800 202 520

FOLHETO INFORMATIVO. Quinta da Fonte, 19 Edifício Vasco da Gama 2770-192 Paço de Arcos Portugal Tel: 800 202 520 FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. - Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. SINGULERGY 10 mg comprimidos revestidos por película montelucaste

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. SINGULERGY 10 mg comprimidos revestidos por película montelucaste FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR SINGULERGY 10 mg comprimidos revestidos por película montelucaste APROVADO EM Leia com atenção todo este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve

Leia mais

Rocephin 500 mg/2 ml pó e solvente para solução injetável Ceftriaxona (na forma de Ceftriaxona Sódica)

Rocephin 500 mg/2 ml pó e solvente para solução injetável Ceftriaxona (na forma de Ceftriaxona Sódica) Folheto informativo: Informação para o utilizador Rocephin 500 mg/2 ml pó e solvente para solução injetável Ceftriaxona (na forma de Ceftriaxona Sódica) Leia com atenção todo este folheto antes de começar

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Proglau 20 mg/ml Colírio, solução Dorzolamida

FOLHETO INFORMATIVO. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Proglau 20 mg/ml Colírio, solução Dorzolamida FOLHETO INFORMATIVO Folheto informativo: Informação para o utilizador Proglau 20 mg/ml Colírio, solução Dorzolamida Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois

Leia mais

Xanax só está indicado quando a doença é grave, incapacitante ou o indivíduo está sujeito a angústia extrema.

Xanax só está indicado quando a doença é grave, incapacitante ou o indivíduo está sujeito a angústia extrema. Folheto informativo: Informação para o utilizador Xanax 0,25 mg comprimidos Xanax 0,50 mg comprimidos Xanax 1 mg comprimidos Alprazolam Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Diprogenta 0,5 mg/g + 1 mg/g pomada Betametasona + Gentamicina

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Diprogenta 0,5 mg/g + 1 mg/g pomada Betametasona + Gentamicina Folheto informativo: Informação para o utilizador Diprogenta 0,5 mg/g + 1 mg/g pomada Betametasona + Gentamicina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém

Leia mais

1. O que é Bisolvon Linctus Criança e para que é utilizado

1. O que é Bisolvon Linctus Criança e para que é utilizado Folheto informativo: Informação para o utilizador Bisolvon Linctus Criança 0,8 mg/ml Xarope Cloridrato de bromexina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR SINGULAIR 10 mg comprimidos revestidos por película montelucaste Leia com atenção todo este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

2.O que precisa de saber antes de utilizar Frisolona Forte

2.O que precisa de saber antes de utilizar Frisolona Forte Folheto informativo: Informação para o utilizador Frisolona Forte 10 mg/ml colírio, suspensão Prednisolona, acetato Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o doente

Folheto informativo: Informação para o doente Folheto informativo: Informação para o doente Hiperbiótico 250 mg Pó para solução injectável Hiperbiótico 500 mg Pó para solução injectável Hiperbiótico 1000 mg Pó para solução injectável Ampicilina Leia

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ENDOFALK pó para solução oral Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

Leia mais

Adalat A.P. destina-se: - ao tratamento da doença coronária - angina de peito crónica estável (angina de esforço). - ao tratamento da hipertensão.

Adalat A.P. destina-se: - ao tratamento da doença coronária - angina de peito crónica estável (angina de esforço). - ao tratamento da hipertensão. Folheto informativo: Informação para o utilizador Adalat A.P. 20 mg comprimidos de libertação prolongada Nifedipina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o Utilizador

Folheto informativo: Informação para o Utilizador Folheto informativo: Informação para o Utilizador Bromexina Inpharma 0,2%, xarope Bromexina, cloridrato Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Acarbose Linacal 50 mg Comprimidos Acarbose Linacal 100 mg Comprimidos

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Acarbose Linacal 50 mg Comprimidos Acarbose Linacal 100 mg Comprimidos Folheto informativo: Informação para o utilizador Acarbose Linacal 50 mg Comprimidos Acarbose Linacal 100 mg Comprimidos Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois

Leia mais

O nome deste medicamento é Casenlax, 10 g/20 ml solução oral em saquetas.

O nome deste medicamento é Casenlax, 10 g/20 ml solução oral em saquetas. Folheto informativo: Informação para o utilizador Casenlax 10 g/20 ml solução oral em saquetas Macrogol 4000 Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

Memantina Camriz 10mg comprimidos revestidos por película

Memantina Camriz 10mg comprimidos revestidos por película Folheto informativo: Informação para o doente Memantina Camriz 10mg comprimidos revestidos por película Cloridrato de memantina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento,

Leia mais

Folheto Informativo: Informação para o utilizador. Flotiran, 0,5 mg/g + 10 mg/g, creme Flotiran, 0,5 mg/g + 10 mg/g, pomada Betametasona + Clotrimazol

Folheto Informativo: Informação para o utilizador. Flotiran, 0,5 mg/g + 10 mg/g, creme Flotiran, 0,5 mg/g + 10 mg/g, pomada Betametasona + Clotrimazol Folheto Informativo: Informação para o utilizador Flotiran, 0,5 mg/g + 10 mg/g, creme Flotiran, 0,5 mg/g + 10 mg/g, pomada Betametasona + Clotrimazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar

Leia mais

1 ml de Testoviron Depot contém 250 mg de enantato de testosterona (o equivalente a cerca de 180 mg de testosterona) em solução oleosa.

1 ml de Testoviron Depot contém 250 mg de enantato de testosterona (o equivalente a cerca de 180 mg de testosterona) em solução oleosa. Folheto informativo: Informação para o utilizador Testoviron Depot 250 mg/ml solução injetável Enantato de testosterona Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois

Leia mais

Halcion contém a substância ativa triazolam. O triazolam pertence a um grupo de medicamentos denominado benzodiazepinas.

Halcion contém a substância ativa triazolam. O triazolam pertence a um grupo de medicamentos denominado benzodiazepinas. Folheto informativo: Informação para o utilizador Halcion 0,25 mg comprimidos Triazolam Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

Tiaprida Generis é um neuroléptico indicado no tratamento de perturbações do comportamento.

Tiaprida Generis é um neuroléptico indicado no tratamento de perturbações do comportamento. Folheto informativo: Informação para o utilizador Tiaprida Generis 100 mg comprimidos Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Broncho-Vaxom Adulto 7 mg cápsulas, duras Broncho-Vaxom Infantil 3,5 mg cápsulas, duras Broncho-Vaxom 3,5 mg granulado Lisado bacteriano liofilizado. Leia

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Omede, cápsulas gastrorresistentes Omeprazol 20 mg

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Omede, cápsulas gastrorresistentes Omeprazol 20 mg FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Omede, cápsulas gastrorresistentes Omeprazol 20 mg Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Broncoliber 3 mg/ml xarope. Ambroxol

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Broncoliber 3 mg/ml xarope. Ambroxol Folheto informativo: Informação para o utilizador Broncoliber 3 mg/ml xarope Ambroxol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

APROVADO EM 26-03-2015 INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Noroxin 400 mg comprimidos revestidos por película Norfloxacina

APROVADO EM 26-03-2015 INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Noroxin 400 mg comprimidos revestidos por película Norfloxacina Folheto informativo: Informação para o utilizador Noroxin 400 mg comprimidos revestidos por película Norfloxacina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém

Leia mais

Antes de tomar este medicamento informe o seu médico: Se tem história de doença cardíaca, ritmo irregular cardíaco ou angina.

Antes de tomar este medicamento informe o seu médico: Se tem história de doença cardíaca, ritmo irregular cardíaco ou angina. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Onsudil 0,05 mg comprimidos Onsudil 0,005 mg/ml xarope Onsudil 0,1 mg/ml solução para inalação por nebulização cloridrato de procaterol Leia atentamente

Leia mais

APROVADO EM 16-12-2014 INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Voltaren Emulgel, 10 mg/g, gel. Diclofenac de dietilamónio

APROVADO EM 16-12-2014 INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Voltaren Emulgel, 10 mg/g, gel. Diclofenac de dietilamónio Folheto informativo: Informação para o utilizador Voltaren Emulgel, 10 mg/g, gel Diclofenac de dietilamónio Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. EMEND 80 mg cápsulas aprepitant

Folheto informativo: Informação para o utilizador. EMEND 80 mg cápsulas aprepitant Folheto informativo: Informação para o utilizador EMEND 80 mg cápsulas aprepitant Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para si.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. 1. O QUE É Doxazosina Normon E PARA QUE É UTILIZADA

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. 1. O QUE É Doxazosina Normon E PARA QUE É UTILIZADA FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Doxazosina Normon 2 mg comprimidos Doxazosina Normon 4 mg comprimidos Doxazosina APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.

Leia mais

APROVADO EM 13-11-2015 INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador Ácido alendrónico Cinfa 70 mg comprimidos Ácido alendrónico

APROVADO EM 13-11-2015 INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador Ácido alendrónico Cinfa 70 mg comprimidos Ácido alendrónico Folheto informativo: Informação para o utilizador Ácido alendrónico Cinfa 70 mg comprimidos Ácido alendrónico Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

1 O que é Urografina (Forma farmacêutica e Categoria farmacoterapêutica)

1 O que é Urografina (Forma farmacêutica e Categoria farmacoterapêutica) O nome do seu medicamento é: UROGRAFINA Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR DORMIDINA 25 mg, Pó Efervescente Succinato de Doxilamina APROVADO EM Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Omacor 1000 mg cápsulas moles Ésteres etílicos 90 do ácido ómega-3 Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador

FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador GLUDON 1 mg comprimidos GLUDON 2 mg comprimidos GLUDON 3 mg comprimidos GLUDON 4 mg comprimidos Glimepirida Leia atentamente este folheto antes de tomar

Leia mais

timoglau 2,5 mg/ml colírio, solução timoglau 5 mg/ml colírio, solução

timoglau 2,5 mg/ml colírio, solução timoglau 5 mg/ml colírio, solução FOLHETO INFORMATIVO Folheto informativo: Informação para o utilizador timoglau 2,5 mg/ml colírio, solução timoglau 5 mg/ml colírio, solução Maleato de timolol Leia com atenção todo este folheto antes de

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Nitrofurazona Inpharma 0,2%, pomada Nitrofurazona Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Livazo 1 mg, 2 mg e 4 mg comprimidos revestidos por película Pitavastatina

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Livazo 1 mg, 2 mg e 4 mg comprimidos revestidos por película Pitavastatina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Livazo 1 mg, 2 mg e 4 mg comprimidos revestidos por película Pitavastatina Leia atentamente este folheto antes de tomar Livazo. Conserve este folheto.

Leia mais

APROVADO EM 26-06-2015 INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Zyrtec, 1 mg/ml, solução oral. Dicloridrato de cetirizina

APROVADO EM 26-06-2015 INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Zyrtec, 1 mg/ml, solução oral. Dicloridrato de cetirizina Folheto informativo: Informação para o utilizador Zyrtec, 1 mg/ml, solução oral Dicloridrato de cetirizina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Adjuvante mucolítico do tratamento antibacteriano das infeções respiratórias, em presença de hipersecreção brônquica.

Adjuvante mucolítico do tratamento antibacteriano das infeções respiratórias, em presença de hipersecreção brônquica. Folheto informativo: Informação para o utilizador Mucoral 20 mg/ml xarope Carbocisteína Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

Duagen também pode ser utilizado com outro medicamento denominado tansulosina (utilizado no tratamento dos sintomas do aumento do volume da próstata).

Duagen também pode ser utilizado com outro medicamento denominado tansulosina (utilizado no tratamento dos sintomas do aumento do volume da próstata). FOLHETO INFORMATIVO Duagen 0,5 mg cápsulas moles Dutasterida Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informação importante para si. Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Optiray 160 mg Iodo/ml, Solução injectável ou para perfusão

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Optiray 160 mg Iodo/ml, Solução injectável ou para perfusão FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Optiray 160 mg Iodo/ml, Solução injectável ou para perfusão Substância activa: Ioversol Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.

Leia mais

1. O QUE É GLUCOBAY E PARA QUE É UTILIZADO

1. O QUE É GLUCOBAY E PARA QUE É UTILIZADO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Glucobay 50 mg comprimidos Glucobay 100 mg comprimidos Acarbose Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Rabeprazol Kebza 10 mg comprimidos gastrorresistentes Rabeprazol Kebza 20 mg comprimidos gastrorresistentes Leia atentamente este folheto antes de tomar

Leia mais

APROVADO EM 04-08-2011 INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o utilizador. Paracetamol Azevedos, 500 mg, comprimidos Paracetamol

APROVADO EM 04-08-2011 INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o utilizador. Paracetamol Azevedos, 500 mg, comprimidos Paracetamol Folheto Informativo: Informação para o utilizador Paracetamol Azevedos, 500 mg, comprimidos Paracetamol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

2. O que precisa de saber antes de tomar Dol-u-ron Forte

2. O que precisa de saber antes de tomar Dol-u-ron Forte Folheto informativo: Informação para o doente Dol-u-ron Forte 500 mg + 30 mg cápsulas Paracetamol + Fosfato hemi-hidratado de codeína Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento,

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Becozyme, associação, xarope Associação Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido sem

Leia mais

Morfina BASI pertence a um grupo de medicamentos denominados por analgésicos estupefacientes.

Morfina BASI pertence a um grupo de medicamentos denominados por analgésicos estupefacientes. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Morfina BASI 40 mg/ml Solução injectável Morfina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Pantoprazol Jaba 40mg Comprimidos gastrorresistentes Pantoprazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Laxido Laranja, pó para solução oral

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Laxido Laranja, pó para solução oral FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Laxido Laranja, pó para solução oral Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido sem receita

Leia mais

Gabapentina Gabamox 600 mg comprimidos revestidos por película Gabapentina Gabamox 800 mg comprimidos revestidos por película

Gabapentina Gabamox 600 mg comprimidos revestidos por película Gabapentina Gabamox 800 mg comprimidos revestidos por película Folheto informativo: Informação para o utilizador Gabapentina Gabamox 600 mg comprimidos revestidos por película Gabapentina Gabamox 800 mg comprimidos revestidos por película Leia com atenção todo este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Periogard 0,2 % solução bucal Cloro-hexidina, gluconato Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Losartan + Hidroclorotiazida Medirex 50 mg + 12,5 mg comprimidos revestidos por película Losartan + Hidroclorotiazida Medirex 100 mg + 25 mg comprimidos

Leia mais

Folheto informativo: informação para o utilizador. Pregabalina Jaba 300 mg cápsulas Pregabalina

Folheto informativo: informação para o utilizador. Pregabalina Jaba 300 mg cápsulas Pregabalina Folheto informativo: informação para o utilizador Pregabalina Jaba 300 mg cápsulas Pregabalina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Montelucaste Generis 10 mg Comprimidos Montelucaste de sódio Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento -Conserve este folheto. Pode

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Flumazenilo Teva 0,1 mg/ml solução injetável Flumazenilo Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÕES PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÕES PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÕES PARA O UTILIZADOR Photofrin 15 mg & 75 mg Pó para Solução para Injecção Porfímero sódico APROVADO EM Leia cuidadosa e integralmente este folheto antes de receber este medicamento.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Cloreto de potássio Noridem 150 mg/ml Concentrado para solução para perfusão

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Cloreto de potássio Noridem 150 mg/ml Concentrado para solução para perfusão FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR APROVADO EM Cloreto de potássio Noridem 150 mg/ml Concentrado para solução para perfusão Cloreto de potássio Leia atentamente este folheto antes de utilizar

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Migraspirina 500 mg comprimidos efervescentes APROVADO EM Leia atentamente este folheto pois contém informações importantes para si. Este medicamento pode

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Maxilase 200 U.CEIP/ml Xarope Alfa - Amilase Leia atentamente este folheto antes de tomar utilizar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter

Leia mais

GLIFAGE XR cloridrato de metformina Merck S/A Comprimidos de ação prolongada 500 mg / 750 mg / 1 g

GLIFAGE XR cloridrato de metformina Merck S/A Comprimidos de ação prolongada 500 mg / 750 mg / 1 g GLIFAGE XR cloridrato de metformina Merck S/A Comprimidos de ação prolongada 500 mg / 750 mg / 1 g Glifage XR cloridrato de metformina APRESENTAÇÕES Glifage XR 500 mg: embalagens contendo 30 comprimidos

Leia mais

Telmisartan + Hidroclorotiazida Krka 80 mg + 12,5 mg comprimidos

Telmisartan + Hidroclorotiazida Krka 80 mg + 12,5 mg comprimidos Folheto informativo: Informação para o utilizador Telmisartan + Hidroclorotiazida Krka 80 mg + 12,5 mg comprimidos Telmisartan + hidroclorotiazida Leia com atenção todo este folheto antes de tomar este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Magnevist 469 mg/ml solução injetável Gadopentato de dimeglumina (ácido gadopentético, sal de dimeglumina) Leia atentamente este folheto antes de utilizar

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Losartan + Hidroclorotiazida Atral 50 mg + 12,5 mg Comprimidos revestidos por película Losartan de potássio e Hidroclorotiazida Leia atentamente este folheto

Leia mais

APROVADO EM 05-11-2013 INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. ENDOXAN Ciclofosfamida, 50 mg comprimidos

APROVADO EM 05-11-2013 INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. ENDOXAN Ciclofosfamida, 50 mg comprimidos Folheto informativo: Informação para o utilizador ENDOXAN Ciclofosfamida, 50 mg comprimidos Leia com atenção este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

Se não se sentir melhor ou se piorar após 2 semanas, tem de consultar um médico.

Se não se sentir melhor ou se piorar após 2 semanas, tem de consultar um médico. Folheto informativo: Informação para o utilizador Nolpaza 20 mg comprimidos gastrorresistentes Pantoprazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Losartan + Hidroclorotiazida Jaba 100 mg + 25 mg Comprimidos revestidos por película Losartan de potássio e hidroclorotiazida Leia atentamente este folheto

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ZORIX 300 mg comprimidos revestidos por película Moclobemida APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este

Leia mais

Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente.

Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Oxolamina, 10 mg/ml, xarope Oxolamina, citrato Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. É necessário utilizar Oxolamina

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador

Folheto informativo: Informação para o utilizador Folheto informativo: Informação para o utilizador Cozaar IC, 12,5 mg, comprimidos revestidos por película Cozaar, 50 mg, comprimidos revestidos por película Cozaar 100 mg, 100 mg, comprimidos revestidos

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Zurim 100mg comprimidos Alopurinol

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Zurim 100mg comprimidos Alopurinol FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Zurim 100mg comprimidos Alopurinol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante para

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Proscar 5 mg comprimidos revestidos por película Finasterida

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Proscar 5 mg comprimidos revestidos por película Finasterida Folheto informativo: Informação para o utilizador Proscar 5 mg comprimidos revestidos por película Finasterida Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

1. O QUE É PARACETAMOL BLUEPHARMA E PARA QUE É UTILIZADO. Grupo Farmacoterapêutico: 2.10 - Sistema Nervoso Central - Analgésicos e antipiréticos

1. O QUE É PARACETAMOL BLUEPHARMA E PARA QUE É UTILIZADO. Grupo Farmacoterapêutico: 2.10 - Sistema Nervoso Central - Analgésicos e antipiréticos Folheto Informativo Informação para o utilizador Paracetamol Bluepharma Paracetamol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente Este medicamento pode ser adquirido sem receita

Leia mais

DIAFORMIN (cloridrato de metformina) União Química Farmacêutica Nacional S/A Comprimido 850 mg

DIAFORMIN (cloridrato de metformina) União Química Farmacêutica Nacional S/A Comprimido 850 mg DIAFORMIN (cloridrato de metformina) União Química Farmacêutica Nacional S/A Comprimido 850 mg Diaformin cloridrato de metformina Comprimido IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO:

Leia mais

Cloridrato de metformina

Cloridrato de metformina Cloridrato de metformina Prati-Donaduzzi Comprimido de liberação prolongada 500 mg e 750 mg Cloridrato de metformina_bula_paciente INFORMAÇÕES AO PACIENTE cloridrato de metformina Medicamento genérico

Leia mais

Pepsa-lax é um medicamento pertencente ao grupo farmacoterapêutico dos laxantes expansores do volume fecal.

Pepsa-lax é um medicamento pertencente ao grupo farmacoterapêutico dos laxantes expansores do volume fecal. Folheto Informativo: informação para o utilizador Pepsa-lax 3,5 g, Pó para suspensão oral Plantago ovata Forssk (Ispaghula Husk) Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento,

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Clavamox 500 500 mg/125 mg comprimidos revestidos por película Clavamox DT 875 mg/125 mg comprimidos revestidos por película Amoxicilina/Ácido Clavulânico

Leia mais

A triptorrelina é um decapeptídeo de síntese, análogo da GnRH natural (hormona libertadora de gonadotrofinas) e é utilizada nas seguintes situações:

A triptorrelina é um decapeptídeo de síntese, análogo da GnRH natural (hormona libertadora de gonadotrofinas) e é utilizada nas seguintes situações: Folheto Informativo: Informação para o doente Decapeptyl 3,75 mg/2 ml Pó e veículo para suspensão injetável Triptorrelina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento

Leia mais

INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA SOBRE O TRATAMENTO COM

INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA SOBRE O TRATAMENTO COM INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA SOBRE O TRATAMENTO COM GUIA DO DOENTE COM DEGENERESCÊNCIA MACULAR RELACIONADA COM A IDADE (DMI) NEOVASCULAR (HÚMIDA) Este medicamento está sujeito a monitorização adicional Versão

Leia mais

1. O que é Canesten Solução para pulverização cutânea e para que é utilizado

1. O que é Canesten Solução para pulverização cutânea e para que é utilizado Folheto informativo: Informação para o utilizador Canesten 10 mg/ml Solução para pulverização cutânea Clotrimazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém

Leia mais

Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informação importante para si.

Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informação importante para si. Folheto informativo: Informação para o utilizador Neupogen 300 30 MU (0,3 mg/ml) Neupogen 480 48 MU (0,3 mg/ml) Solução injetável filgrastim Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Inflexal V, suspensão injetável Vacina contra a gripe (antigénio de superfície, inativada, virossómica) Leia atentamente o folheto antes de você ou o seu

Leia mais

Cloridrato de Ondansetrona

Cloridrato de Ondansetrona BULA DO PACIENTE Cloridrato de Ondansetrona HALEX ISTAR SOLUÇÃO INJETÁVEL 2mg/mL 2mL 2mg/mL 4mL cloridrato de ondansetrona Medicamento genérico - Lei nº 9.787 de 1.999 APRESENTAÇÕES Solução injetável -

Leia mais

Tratamento sintomático antiespasmódico das vias urinárias associado a cateterismo e citoscopia.

Tratamento sintomático antiespasmódico das vias urinárias associado a cateterismo e citoscopia. FOLHETO INFORMATIVO URISPÁS, 200 mg, comprimidos revestidos Cloridrato de Flavoxato Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR 1. O QUE É CEFTRIAXONA KABI 2G E PARA QUE É UTILIZADO

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR 1. O QUE É CEFTRIAXONA KABI 2G E PARA QUE É UTILIZADO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ceftriaxona Kabi 2g pó para solução para perfusão Ceftriaxona Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. Conserve este folheto.

Leia mais