Curso Avançado de Marcas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Curso Avançado de Marcas"

Transcrição

1 Curso Avançado de Marcas Disciplinas dos Sinais Distintivos nos Acordos da OMC e a Jurisprudência Coordenação Darian Waihrich Prates Diego Strahuber Oyarzábal Professor Rodrigo A. de Ouro Preto Santos

2 Referências bibliográficas e legislações Knowledge Diplomacy: Global Competition and the Politics of Intellectual Property, Michael P. Ryan The Dog That Barked But Didn t Bite: 15 Years of Intellectual Property Disputes at the TWO, in Journée de droit de la propriété intellectuelle 2010, Joost Pauwelyn The TRIPS Agreement: Drafting History and Analysis, Daniel Gervais A Handbook on the WTO TRIPS Agreement, Antony Taubman, Hannu Wager e Jayashree Watal Intellectual Property - The Law of Copyrights, Patents and Trademarks, Roger E. Schechter e John R. Thomas Retaliação na OMC, Mario Sergio Araujo Braz McCarthy's Desk Encyclopedia of Intellectual Property, J. Thomas McCarthy Analysis of the Compatibility of Certain Tobacco Product Packaging Rules with the TRIPS Agreement and the Paris Convention, Daniel Gervais Melbourne Legal Studies Research Paper No. 554: Implications of WTO Law for Plain Packaging of Tobacco Products, Tania Voon and Andrew Mitchell Acordo TRIPS Convenção da União de Paris - CUP

3 As Origens do Acordo TRIPS Pré-TRIPS OMC (Organização Mundial do Comércio [anteriormente General Agreement on Tariffs and Trade GATT]) Proteção ao livre comércio internacional. OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual) Proteção aos direitos de propriedade intelectual.

4 As Origens do Acordo TRIPS Pré-TRIPS Até o Acordo TRIPS, a Convenção de Paris era o mais importante Acordo internacional sobre propriedade industrial. Dois problemas com a CUP: 1) Faltam dispositivos relativos à aplicação das normas substantivas pelos países membros; e 2) Falta de um mecanismo multilateral de solução de disputas.

5 As Origens do Acordo TRIPS Pré-TRIPS Na década de 1970 o governo norte-americano e aliados perceberam que, para aumentar o nível de proteção internacional dos direitos de propriedade industrial, precisariam convencer os países membros da CUP a realizarem uma nova Convenção Diplomática. Dois problemas com a tarefa: 1) Organizar uma nova Convenção Diplomática da União de Paris com o propósito de aumentar o nível de proteção seria em si difícil; e 2) Desde o início a missão percebia-se que a falta de interesse por parte dos países em desenvolvimento impediria que fossem alcançados os resultados originalmente desejados.

6 As Origens do Acordo TRIPS Pré-TRIPS Na visão dos países desenvolvidos, a autoridade exclusiva da OMPI sobre assuntos relativos à Propriedade Industrial precisava ser revista para possibilitar o aumento do nível mínimo de proteção internacional dos direitos de propriedade industrial. Dois motivos: 1) Predominância de países em desenvolvimento; e 2) Falta de condições para negociar o aumento da proteção aos direitos de propriedade intelectual.

7 As Origens do Acordo TRIPS Pré-TRIPS Nas rodadas multilaterais de negociação do GATT o governo norteamericano encontrou a arena ideal para avanços no campo da propriedade industrial. Motivo principal: Nas rodadas de negociação do GATT, os países utilizam-se do chamado linkage-bargaining questões não-relacionadas são negociadas lado a lado para permitir aos dois grupos avanços de outra forma inimagináveis.

8 As Origens do Acordo TRIPS Pré-TRIPS Após a Rodada Tóquio, as rodadas de negociação multilaterais de comércio passaram a cobrir barreiras tarifárias e não-tarifárias, alcançando o comércio de bens e serviços. A Rodada Uruguai trataria de questões agrícolas e têxteis, de particular interesse para os países em desenvolvimento.

9 As Origens do Acordo TRIPS Pré-TRIPS Desta forma, a inclusão de negociações relativas a propriedade intelectual tinha três objetivos principais: Aumentar o nível mínimo de PI (universal minimum standards) Single undertaking Adicionar regras de aplicação (enforcement) de propriedade intelectual (strengthening domestic enforcement) Parte III do Acordo TRIPS Vincular as disputas internacionais sobre proprieddae intelectual a um sistema multilateral de solução de controvérsias (effective international enforcement of IP rights) Submete o Acordo TRIPS ao Acordo sobre Regras e Proedimentos Aplicáveis à Solução de Controvérsias (DSU)

10 As Origens do Acordo TRIPS Pré-TRIPS Decididos a trazer as discussões sobre propriedade intelectual para as negociações da Rodada Uruguai do GATT, os defensores dessa inovação sofreram oposição dos países em desenvolvimento, fazendo com que os Estados Unidos iniciassem medidas unilaterais sob a Seção 301, frisando que as questões de propriedade intelectual seriam discutidas de uma forma ou de outra, fosse perante um forum multilateral, fosse perante o USTR (Office of the United States Trade Representative). As pressões comerciais unilaterais e a resistência de um grupo de países em desenvolvimento levaram os dois grupos a um acordo, pelo qual os Estados Unidos concordaram em cessar o enforcement de propriedade intelectual de seus cidadãos por meio de sanções unilaterias em troca da obrigatoriedade de um sistema de solução de controvérias multilateral.

11 As Origens do Acordo TRIPS Pré-TRIPS Declaração Ministerial de 20 de setembro de 1986 inclui o assunto propriedade intelectual nas rodadas de negociação do GATT: In order to reduce the distortions and impediments to international trade, and taking into account the need to promote effective and adequate protection of intellectual property rights, and to ensure that measures and procedures to enforce intellectual property rights do not themselves become barriers to legitimate trade, the negotiations shall aim to clarify GATT provisions and elaborate as appropriate new rules and disciplines. Negotiations shall aim to develop a multilateral framework of principles, rules and disciplines dealing with international trade in counterfeit goods, taking into account work already undertaken in GATT. These negotiations shall be without prejudice to other complementary initiatives that may be taken in the World Intellectual Property Organization and elsewhere to deal with these matters.

12 As Origens do Acordo TRIPS Pré-TRIPS As negociações multilaterais do GATT entre 1986 e 1994 realizadas sob a denominação Rodada Uruguai resultaram no Acordo de Constituição da OMC de 1994, sendo o TRIPS um de seus anexos, notadamente, o Anexo 1C.

13 As Origens do Acordo TRIPS TRIPS O Acordo TRIPS trata de cinco grandes temas: 1) De que forma os princípios do sistema de comércio devem ser aplicados aos direitos de propriedade intelectual; 2) Qual a melhor forma de proteger direitos de propriedade intelectual; 3) Como aplicar essa proteção; 4) Como solucionar disputas; e 5) O que deve acontecer enquanto o sistema gradualmente entra em vigor nos países membros.

14 Acordo TRIPS Princípios Princípio do Tratamento Nacional. Cada Membro concederá aos nacionais dos demais Membros tratamento não menos favorável do que o outorgado a seus próprios nacionais com relação à proteção da propriedade intelectual. Padrão em tratados de propriedade intelectual Aplicável aos nacionais (pessoas) e não bens (GATT) Estende aos novos padrões mínimos de proteção o tratamento nacional, para não enfraquecer os direitos frente a direitos assegurados em outros tratados sobre a matéria Incorpora as exceções ao tratamento nacional previstas nos tratados incorporados por referência, inclusive a Convenção de Paris

15 Acordo TRIPS Princípios Princípio do Tratamento da Nação Mais Favorecida (NMF). Com relação à proteção da propriedade intelectual, toda vantagem, favorecimento, privilégio ou imunidade que um Membro conceda aos nacionais de qualquer outro país será outorgada imediata e incondicionalmente aos nacionais de todos os demais Membros. Contrariamente ao caso do Tratamento Nacional, a regra da NMF é elemento novo no sistema internacional da propriedade intelectual Qualquer benefício concedido a outro país, inclusive a países não-membros Aplicável aos nacionais (pessoas) Objetivo: assegurar uniformidade de regras do comércio multilateral Complementa o princípio do Tratamento Nacional

16 Acordo TRIPS Exemplo prático de aplicação dos princípios do Acordo TRIPS Obrigação de uso da marca registrada: O sistema marcário brasileiro adota o princípio de obrigatoriedade de uso da marca registrada. Motivos: Assegurar o exercício da função distintiva da marca no mercado (art. 123 da LPI); e Impedir o uso da marca de reserva ou defensiva. A cessação do uso equivale ao abandono ou renúncia que, por sua vez, leva à perda do direito sobre a marca.

17 Acordo TRIPS Exemplo prático de aplicação dos princípios do Acordo TRIPS Perda dos direitos sobre a marca: O princípio da obrigatoriedade do uso das marcas registradas funda-se na própria função que elas desempenham no campo da indústria e do comércio. (...) Uma vez que a pessoa beneficiada não se utiliza da marca registrada, a qual, por conseqüência, deixa de desempenhar a função para a qual foi criada e que justifica a proteção legal, desaparece a razão de ser das excepcionais garantias asseguradas pelo registro, o qual deve desaparecer, revertendo a marca ao domínio público. (Gama Cerqueira, in Tratado da Propriedade Industrial, Editora Revista dos Tribunais, SP, 2ª Edição., vol. II, p )

18 Acordo TRIPS Exemplo prático de aplicação dos princípios do Acordo TRIPS A obrigação de uso da marca e o princípio da territorialidade: A obrigatoriedade do uso das marcas registradas guarda direta relação com o sistema atributivo de direitos, bem como os princípios da territorialidade e da independência dos registros, considerados os limites geográficos em que o registro irradia seus efeitos e em que o uso satisfaz a exigência legal para a manutenção do registro (Art. 6(3) da CUP). O fenômeno da globalização deve com o tempo amenizar e, eventualmente, fazer desaparecer essa obrigação, até por força da harmonização dessa obrigação com os princípios que regem o livre comércio internacional, promovido pela OMC e seus tratados, inclusive o Acordo TRIPS. CUP Art. 6(3). Uma marca regularmente registrada num país da União será considerada como independente das marcas registradas nos outros países da União inclusive o país de origem.

19 Acordo TRIPS Exemplo prático de aplicação dos princípios do Acordo TRIPS Consulta A Associação Brasileira da Propriedade Intelectual - ABPI foi consultada pela Secretaria de Tecnologia Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, mediante o Ofício 037/2004, sobre proposta uruguaia em discussão no seio da Comissão de Propriedade Intelectual do Subgrupo de Trabalho nº 7 do MERCOSUL. A consulta ministerial referia-se a pedido de subsídios sobre a conveniência para o Brasil na possível adoção de regra no âmbito do MERCOSUL pela qual o uso efetivo da marca em território de qualquer país membro serviria para ilidir a caducidade do registro da marca correspondente nos demais países membros, afastando parcialmente a incidência do princípio da territorialidade que informa e norteia o sistema marcário brasileiro e dos demais países que compõem o MERCOSUL.

20

21 Acordo TRIPS Exemplo prático de aplicação dos princípios do Acordo TRIPS Resolução No. 58 de da ABPI: Ao restringir o benefício concedido pela proposta apenas aos nacionais dos países do Mercosul, a proposição torna-se incompatível com os artigos 3º e 4º do TRIPS, pois o princípio do tratamento nacional assegura aos nacionais dos países membros da OMC tratamento não menos favorável que o outorgado a seus próprios nacionais com relação à proteção da propriedade intelectual e, assim, o benefício concedido pelo Brasil ao titular de registro de marca nacional de país membro do MERCOSUL será estendido aos nacionais dos demais membros da OMC, desde que registrada a marca em algum dos países do Mercosul, e não só aos titulares nacionais da Argentina, do Paraguai e do Uruguai, em reciprocidade de tratamento concedido ao titular brasileiro. Em relação à regra da NMF, o benefício outorgado no acordo regional será outorgado imediata e incondicionalmente aos nacionais de todos os demais Membros.

22 Acordo TRIPS Marcas: Artigos 15 a 21 Proteção Art Qualquer sinal, ou combinação de sinais, capaz de distinguir bens e serviços de um empreendimento daqueles de outro empreendimento, poderá constituir uma marca. Estes sinais, em particular palavras, inclusive nomes próprios, letras, numerais, elementos figurativos e combinação de cores, bem como qualquer combinação desses sinais, serão registráveis como marcas. (...) O artigo 2(1) incorpora por referência os artigos 1 a 12 e 19 da CUP. O artigo 15.1 define o que pode constituir uma marca. A proteção estende-se a marcas de serviços, não disponíveis na CUP. A proteção está disponível para qualquer tipo de sinal e a ênfase está na distintividade.

23 Acordo TRIPS Marcas: Artigos 15 a 21 Proteção Distintividade A distintividade de uma marca depende da relação entre a marca e os produtos que são assinalados por ela. The distinctiveness of a mark depends on the relationship between the mark and the goods that are labeled with it. Intellectual Property - The Law of Copyrights, Patents and Trademarks, Roger E. Schechter e John R. Thomas

24 Acordo TRIPS Marcas: Artigos 15 a 21 Proteção Art (...) Quando os sinais não forem intrinsecamente capazes de distinguir os bens e serviços pertinentes, os Membros poderão condicionar a possibilidade do registro ao caráter distintivo que tenham adquirido pelo seu uso. (...) Quando uma marca não é originalmente distintiva, o registro é obrigatório, mas o titular pode condicioná-lo à aquisição de significado secundário pelo uso.

25 Acordo TRIPS Marcas: Artigos 15 a 21 Proteção Significado secundário Ocorre nos casos em que um sinal descritivo, que não é originalmente capaz de distinguir a origem de produto ou serviço, adquire essa capacidade distintiva pelo seu uso extensivo no mercado. Daí a razão para a expressão significado secundário: o sinal exerce na mente do consumidor um segundo significado, distintivo da origem de produtos e/ou serviços, e não mais apenas o significado primário ou original, descritivo de alguma característica ou qualidade do produto ou serviço.

26 Acordo TRIPS Marcas: Artigos 15 a 21 Proteção Significado secundário para o Professor Thomas McCarthy: Um novo significado que adere a uma palavra ou símbolo originalmente não distintivos, pelo qual consumidores usam essa palavra ou símbolo como uma marca para identificar e distinguir uma única fonte comercial. ( ) Significado secundário requer apenas que consumidores associem a palavra ou símbolo com uma única não obstante desconhecida fonte comercial. A questão sobre significado secundário é uma questão de fato. A new meaning that attaches to a noninherently distinctive word or symbol, by which customers use that word or symbol as a trademark or service mark to indentify and distinguish a single commercial souce. (...) Secondary meaning (S/M) requires only that customers associate the word or symbol with a single, albeight anonymous, commercial source. The issue of whether there is S/M is a question of fact. J. Thomas McCarthy in McCarthy's Desk Encyclopedia of Intellectual Property

27 Acordo TRIPS Marcas: Artigos 15 a 21 Proteção Significado secundário para o Professor Thomas McCarthy: Quanto mais descritiva e menos originalmente distintiva for a palavra, símbolo ou conjunto imagem, maior deverá ser a quantidade e qualidade da prova de significado secundário The more descriptive and the less inherently distinctive the word, symbol or trade dress, the greater must be the quantity and quality of evidence of secondary meaning. J. Thomas McCarthy in McCarthy's Desk Encyclopedia of Intellectual Property

28 Acordo TRIPS Marcas: Artigos 15 a 21 Proteção Art (...) Os Membros poderão exigir, como condição para registro, que os sinais sejam visualmente perceptíveis. A parte final do artigo 15.1 deixa para o estado membro a decisão de proteger marcas olfativas e auditivas, também chamadas de marcas nãotradicionais.

29 Mecanismo de Solução de Controvérsias da OMC

30 Mecanismo de Solução de Controvérsias da OMC

31 Retaliação cruzada e PI: Introdução Contexto histórico da percepção e da realidade da proteção à PI no Brasil Percepção geral de que PI é uma nova área do Direito. Do ponto de vista interno, historicamente, não há interesse ou compreensão sobre PI nos negócios e indústria brasileiros, enquanto muitos juízes ainda insistem que a PI é uma área relativamente nova do Direito com escassa jurisprudência. Da Convenção de Paris de 1883 até a Lei de 24 de junho de 2010 Brasil foi um dos 11 primeiros países a assinar a Convenção de Paris Leis aperfeiçoadas, porém ainda com forte resistência às patentes farmacêuticas, cultivares e proteção aos direitos autorais Lei (conversão da Medida Provisória nº 482, de 10 de fevereiro de 2010) confere suporte ao respeito do Brasil pelas leis de PI, apesar dos sérios riscos da política

32 Retaliação cruzada e PI: Introdução Contexto histórico do TRIPS e retaliação cruzada A matéria de PI foi incluída na Rodada Uruguai de Negociações e resultou no Acordo TRIPS - Acordo Sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio (Anexo 1C do Acordo constitutivo da OMC), além de outras concessões e obrigações comerciais Em princípio, a retaliação pelo descumprimento de alguma regra do Órgão de Solução de Controvérsias (OSC) deveria ser aplicada no mesmo setor e tratado que originou a disputa Sob o sistema de retaliação cruzada, a suspensão de concessões e outras obrigações podem ocorrer em um setor de comércio ou em um acordo diferente daquele que originou a disputa

33 Retaliação cruzada e PI: Introdução Jurisprudência da OMC sobre retaliação cruzada no TRIPS CE Bananas III (DS27) O Equador obteve autorização do OSC para suspender concessões no âmbito do Acordo TRIPS contra a Comunidade Europeia por não cumprimento de uma decisão da OMC que entendeu que seu regime de importação de bananas era incompatível com as suas obrigações no âmbito do GATT de Equador não implantou medidas de retaliação cruzada, pois foi bem sucedido na negociação de um acordo.

34 Retaliação cruzada e PI: Introdução Jurisprudência da OMC sobre retaliação cruzada no TRIPS EUA Jogos de apostas (DS285) Antígua e Barbuda obteve autorização do OSC para suspender concessões no âmbito do Acordo TRIPS contra os Estados Unidos por não cumprimento de uma decisão da OMC que entendeu que suas restrições aos serviços trans-fronteiriços de jogos de apostas era incompatível com as suas obrigações no âmbito do GATT. Antígua e Barbuda não implementou medidas de retaliação cruzada, enquanto que um acordo favorável com os EUA não foi atingido.

35 Retaliação cruzada e PI: Introdução Jurisprudência da OMC sobre retaliação cruzada no TRIPS EUA Caso do algodão (DS267) O Brasil obteve autorização do OSC para suspender concessões no âmbito do Acordo TRIPS contra os Estados Unidos por não cumprimento de uma decisão da OMC que entendeu que o seu regime de subsídios aos produtores de algodão era inconsistente com as suas obrigações no âmbito do GATT de Posteriormente, o Brasil implementou legislação interna - tecnicamente bem elaborada e deliberadamente ampla e vaga - para permitir a implementação de medidas de retaliação cruzada contra qualquer membro da OMC que não cumprisse uma decisão do OSC a favor do Brasil e, em particular, contra os Estados Unidos, no caso do algodão.

36 Retaliação cruzada e PI: Implementação de legislação interna sobre retaliação cruzada Em 19 de novembro de 2009, o OSC autorizou o Brasil a suspender concessões e outras obrigações para os Estados Unidos, incluindo a retaliação cruzada no âmbito do TRIPS. Em 14 de fevereiro de 2010, o governo brasileiro publicou a Medida Provisória 482, de 10 de fevereiro de 2010 (mais tarde confirmada pela Lei , de 24 de junho de 2010) para permitir e regulamentar a nível interno a suspensão das concessões de direitos de propriedade intelectual dos membros da OMC como um incentivo para o cumprimento das decisões favoráveis do OSC, conferindo à Câmara de Comércio Exterior (CAMEX) poderes para escolher e aplicar tais medidas. Em 16 de março de 2010, a CAMEX publicou a Resolução 16, de 12 de março de 2010, para iniciar consulta pública sobre as medidas de suspensão de direitos de propriedade intelectual de empresas americanas com base no descumprimento de decisões do OSC no caso do algodão.

37 Retaliação cruzada e PI: Implementação de legislação interna sobre retaliação cruzada A Medida Provisória n 482 prevê que as seguintes categorias de obrigações podem ser suspensas (artigos 4 e 8 ): Princípios da NMF e Tratamento Nacional; Direitos de propriedade intelectual (DPI) das categorias da Parte II do Acordo TRIPS; Aplicação de normas de proteção dos DPI da Parte III do Acordo TRIPS; e Obtenção e manutenção de DPI e procedimentos interpartes conexos da Parte IV do Acordo TRIPS.

38 Retaliação cruzada e PI: Implementação de legislação interna sobre retaliação cruzada A Medida Provisória n 482 prevê que as seguintes categorias de medidas podem ser aplicadas (artigo 3 ): Suspensão ou limitação de DPI; Alteração de medidas para a aplicação de normas de proteção de DPI; Alteração de medidas para obtenção e manutenção de DPI; Bloqueio temporário de remessa de royalties ou remuneração relativa ao exercício de DPI; e Aplicação de direitos de natureza comercial sobre a remuneração do titular de DPI.

39 Retaliação cruzada e PI: Implementação de legislação interna sobre retaliação cruzada A Medida Provisória n 482 prevê que as seguintes medidas específicas podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, na forma aprovada pela CAMEX (artigo 6 ): Postergação do início da proteção a partir de data a ser definida pelo Poder Executivo, com a consequente redução do prazo de proteção, para pedidos em andamento de proteção de propriedade intelectual; Subtração do prazo de proteção, por prazo determinado, em qualquer momento de sua duração; Licenciamento ou uso público não comercial, sem autorização do titular; Suspensão do direito exclusivo do titular de impedir a importação e comercialização no mercado interno de bens que incorporem direitos de patente, ainda que o bem importado não tenha sido colocado no mercado externo diretamente pelo titular dos DPI ou com seu consentimento; Majoração ou instituição de adicional sobre os valores devidos aos órgãos ou entidades da administração pública para efetivação de registros de DPI, inclusive sua obtenção e manutenção; Bloqueio temporário de remessas de royalties ou remuneração relativa ao exercício de DPI dos licenciados nacionais ou autorizados no território nacional; Aplicação de direitos de natureza comercial sobre a remuneração a que fizer jus o titular de DPI; e Criação de obrigatoriedade de registro para obtenção e manutenção de DPI (e.g., direitos autorais).

40 Retaliação cruzada e PI: Implementação de legislação interna sobre retaliação cruzada A Medida Provisória n 482 também prevê (artigos 5 e 9 ): As medidas somente poderão atingir requerentes, titulares ou licenciados de DPI que sejam: Pessoas naturais nacionais do Membro da OMC ou nele domiciliadas; ou Pessoas jurídicas domiciliadas ou com estabelecimento em Membro da OMC A aplicação de medidas previstas na Medida Provisória será precedida de relatório preliminar da CAMEX, com minuta das medidas e respectiva fundamentação que serão posto em consulta pública.

41 Retaliação cruzada e PI: Implementação de legislação interna sobre retaliação cruzada A Resolução 16 da CAMEX prevê: Lista de 21 medidas a serem implementadas contra os EUA no contexto do caso do algodão; Consulta pública, abrindo prazo de 20 dias para manifestações.

42 Retaliação cruzada e PI: Implementação de legislação interna sobre retaliação cruzada A Resolução 12 (16?) do CAMEX prevê as seguintes 21 medidas envolvendo DPI: Medidas 1 a 4: Subtração, por tempo determinado, do prazo de proteção de direitos sobre patentes de produtos ou processos relativos a (i) medicamentos, inclusive veterinários; (ii) produtos químicos agrícolas; (iii) biotecnológicos agrícolas; (iv) cultivares; Medida 5: Subtração, por tempo determinado, do prazo de proteção de direitos do autor e conexos sobre modalidades de execução pública musical; Medidas 6-8: Licenciamento, sem autorização do titular e sem remuneração, de patentes de produtos ou processos no seguintes ramos: (i) medicamentos, inclusive veterinários; (ii) produtos químicos agrícolas; (iii) biotecnológicos agrícolas; Medidas 9-10: Licenciamento de direitos do autor, sem autorização do titular e sem remuneração, sobre obras literárias e para o exercício da comunicação ao público de obras audiovisuais.

43 Retaliação cruzada e PI: Implementação de legislação interna sobre retaliação cruzada A Resolução 12 (16?) do CAMEX prevê as seguintes 21 medidas envolvendo DPI (cont.): Medidas 11-13: Suspensão do direito exclusivo do titular de impedir a importação e comercialização no mercado interno de (i) medicamentos, inclusive veterinários; (ii) produtos químicos agrícolas; e (iii) produtos biotecnológicos agrícolas, que incorporem direitos de patente, ainda que o bem importado não tenha sido colocado no mercado externo diretamente pelo titular dos direitos de propriedade intelectual ou com seu consentimento; Medidas 14-16: Majoração ou instituição de adicional sobre os valores devidos para efetivação de registros de DPI, inclusive sua obtenção e manutenção; Medidas 17-20: Aplicação de direitos de natureza comercial sobre a remuneração a que fizer jus titular de DPI; Medida 21: Criação de obrigatoriedade de registro para obtenção e manutenção de direitos patrimoniais de autor e conexos.

44 Retaliação cruzada e PI: Desenvolvimentos políticos Brasil e os EUA chegaram a um acordo temporário de não aplicar essas medidas em troca de uma redução gradual dos efeitos negativos dos subsídios concedidos aos produtores de algodão dos EUA até 2012, quando é esperado que o Congresso dos EUA revise suas leis agrícolas. O acordo provisório também envolveu uma subvenção anual de USD 147 milhões para o Brasil, créditos à exportação e assistência técnica. O acordo que suspende a sanção é válido até setembro de No entanto, o representante do Brasil na OMC disse que o Brasil não vai adotar nenhuma medida imediatamente ao fim do acordo, pois eles esperam que a Farm Bill, cuja redação atual concede ainda mais subsídios aos produtores de algodão norte-americanos e não agrada aos negociadores brasileiros, seja votada logo após as eleições presidenciais deste ano nos EUA.

45 Retaliação cruzada e PI: Conclusões Ameaças de retaliação cruzada envolvendo DPI por parte dos países em desenvolvimento pode trazer retrocessos que devem ser considerados antes de aplicar tais medidas drásticas, quais sejam: Redução da confiança dos investidores estrangeiros no sistema de PI local; Redução do fluxo de entrada de tecnologia e um congelamento nos acordos de transferência de tecnologia; Redução da concorrência no mercado e nas escolhas do consumidor, ao mesmo tempo que aumento de preços; Crescimento da contrafação/pirataria para abastecer o mercado; No entanto, retaliação cruzada é uma forma eficiente de trazer equilíbrio a uma disputa entre países desenvolvidos e em desenvolvimento ou países menos desenvolvidos. Consequentemente, é esperado que outros países se juntem ao exemplo dado pela iniciativas legislativas do Brasil.

46 Questões que podem ser discutidas perante a OMC Plain Packaging Consulta pública 117 de da Anvisa para rever a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 335/2003 A proposta da ANVISA contempla a imposição de restrições à disposição de marcas em embalagens de produtos fumígenos derivados do tabaco, à propaganda relacionada a esses produtos e à forma de sua comercialização. Restrição a 50% da área frontal das embalagens dos produtos para aplicação da marca do fabricante (Artigos 4 a 19); Proibição de exposição das embalagens e dos produtos no ponto de venda (Artigo 29). A redução da área da marca na embalagem do produto e a extensão dos avisos sanitários à face frontal do produto interfere com a função distintiva da marca no mercado? A dificuldade criada com a identificação da marca aumentaria os custos da transação, pois tanto o comerciantes precisará de mais tempo para tentar localizar o produto desejado pelo consumidor, como este terá dificuldade na conferencia do produto entregue?

47 Art. 20 do TRIPS O uso comercial de uma marca não será injustificavelmente onerado com exigências especiais, tais como o uso com outra marca, o uso em uma forma especial ou o uso em detrimento de sua capacidade de distinguir os bens e serviços de uma empresa daqueles de outra empresa. Esta disposição não impedirá uma exigência de que uma marca que identifique a empresa produtora de bens e serviços seja usada juntamente, mas não vinculadamente, com a marca que distinga os bens e serviços específicos em questão daquela empresa. O artigo 20 do Acordo TRIPsdetermina que o uso da marca de um titular não poderá ser onerado injustificadamente com exigências especiais, o que visa evitar intervenções dos Estados Membros nos direitos de marca de seus titulares, de cunho positivo, ou seja, para exigir que o uso da marca se dê, por exemplo, em detrimento à sua capacidade distintiva e de maneira injustificadamente onerosa. Onerar seria na sua mais rígida acepção equivalente a limitar a liberdade do exercício dos direitos marcários e que já inviabiliza a possibilidade de adequação das normas editadas pela ANVISA, haja vista que as primeiras acabam por acarretar o impedimento ao uso efetivo da marca, voltado ao consumidor, para assinalar os produtos relevantes. Questões que podem ser discutidas perante a OMC Plain Packaging Consulta pública 117 de da Anvisa para rever a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 335/2003

48 Questões que podem ser discutidas perante a OMC Plain Packaging Consulta pública 117 de da Anvisa para rever a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 335/2003 Doutrina A perda de distintividade é, portanto, o denominador comum dos três exemplos e que faz com que haja a necessidade de exame quanto à justificação de requisitos especiais. Isto significa que a justificação encontrada por um governo para a imposição de ônus sobre o uso de uma certa marca será avaliado vis-à-vis a perda de distintividade. [...] A preservação do caráter distintivo, nos termos do artigo 20, não dá origem a uma prova, como nos termos do artigo 17, mas apenas para um sentido de proporcionalidade quanto à possibilidade de justificar o ônus" N. Pires de Carvalho, na obra The TRIPS Regime of Trademarks and Designs (Kluwer eds., 2006), pg. 333

49 Questões que podem ser discutidas perante a OMC Plain Packaging Consulta pública 117 de da Anvisa para rever a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 335/2003 Conclusão sobre a incompatibilidade com o artigo 20 do Acordo TRIPS As propostas da ANVISA estão longe de serem justificadas ou proporcionais diante da grave interferência que causam na função distintiva da marca no segmento de mercado relevante, em prejuízo aos seus titulares, enquanto que, de outro lado, não há estudos que comportem a eficácia das medidas propostas para fins de defesa à saúde pública, sendo certo que existem medidas menos invasivas e alternativas para o propósito da autoridade reguladora, como políticas públicas de saúde para usuários e dependentes do tabaco, aliadas a campanhas educacionais nos mais diversos tipos de mídia e que melhor equalizam os interesses ora envolvidos.

50 Questões que podem ser discutidas perante a OMC Plain Packaging Consulta pública 117 de da Anvisa para rever a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 335/2003 Art. 8 do TRIPS Os Membros, ao formular ou emendar suas leis e regulamentos, podem adotar medidas necessárias para proteger a saúde e nutrição públicas e para promover o interesse público em setores de importância vital para seu desenvolvimento socioeconômico e tecnológico, desde que estas medidas sejam compatíveis com o disposto neste Acordo. O artigo 8º do TRIPS deixa claro a condição da justificativa quanto à legitimidade das medidas propostas pela ANVISA com base no interesse da saúde pública. O artigo 8º do TRIPS enuncia a possibilidade dos países membros da OMC de exercer regulação no comércio em prol deste interesse, porém, não há como argumentar que o referido dispositivo resguardaria a pretensão da ANVISA, na medida em que toda e qualquer medida neste sentido deve levar em conta e ser compatível com as disposições do acordo TRIPS.

51 Questões que podem ser discutidas perante a OMC Plain Packaging Consulta pública 117 de da Anvisa para rever a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 335/2003 Art. 8 do TRIPS Os Membros, ao formular ou emendar suas leis e regulamentos, podem adotar medidas necessárias para proteger a saúde e nutrição públicas e para promover o interesse público em setores de importância vital para seu desenvolvimento socioeconômico e tecnológico, desde que estas medidas sejam compatíveis com o disposto neste Acordo. As medidas de saúde pública devem ainda ser necessárias, quando, ao contrário, não há aqui nenhuma comprovação científica ou estudo concreto sobre o comportamento do consumidor e tendência à diminuição do consumo em decorrência das medidas propostas quanto à limitação do uso de marcas nas embalagens e na promoção e exposição dos produtos nos seus pontos de venda. Neste sentido, o encontro dos objetivos relacionados à saúde pública deve ser o menos restritivo aos direitos de propriedade industrial e a própria existência de outras medidas que não violem frontalmente tais direitos é um indício de que as medidas propostas pela ANVISA não são necessárias, devendo ser priorizadas políticas educacionais e comportamentais.

52 Art. 15 (4) do TRIPS A natureza dos bens ou serviços para os quais se aplique uma marca não constituíra, em nenhum caso, obstáculo a seu registro Trata-se de princípio básico do TRIPS o direito ao registro de marca independente de qual produto ela visa distinguir, sendo vedado qualquer tipo de discriminação à obtenção do registro nos Estados Membros. O uso da marca objeto de proteção por meio do registro concedido validamente é, de fato, uma das prerrogativas essenciais que advém do título outorgado pelo Estado (propriedade), senão a mais proeminente, pois se traduz na efetiva realização dos direitos reconhecidos pelo ordenamento jurídico. Não há, portanto, como desatrelar a questão do uso da marca à do registro, haja vista a relação intrínseca entre os dois. Neste ponto já se vê a incompatibilidade de TRIPS com a medida proposta pela ANVISA quanto à limitação do uso de marcas registradas e, em especial, da proibição da exposição dos produtos ao consumidor, no ponto de venda, o que culmina, sem dúvida, na própria proibição do uso da marca, em relação a produto licitamente comercializado, a partir do momento em que a marca não é percebida pelo público, atividade básico e necessária para considerá-la em uso e em exercício de sua função distintiva. Questões que podem ser discutidas perante a OMC Plain Packaging Consulta pública 117 de da Anvisa para rever a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 335/2003

53 Curso Avançado de Marcas Disciplinas dos Sinais Distintivos nos Acordos da OMC e a Jurisprudência OBRIGADO Coordenação Darian Waihrich Prates Diego Strahuber Oyarzábal Professor Rodrigo A. de Ouro Preto Santos

Proteção Jurídica do Conhecimento Tradicional Associado à Biodiversidade. Harmonização dos artigos 8ª (j) da CDB e 27.

Proteção Jurídica do Conhecimento Tradicional Associado à Biodiversidade. Harmonização dos artigos 8ª (j) da CDB e 27. Proteção Jurídica do Conhecimento Tradicional Associado à Biodiversidade Harmonização dos artigos 8ª (j) da CDB e 27.3(b) do TRIPS Importância do uso da biodiversidade, principalmente na indústria farmacêutica.

Leia mais

ACORDO PARA A PROMOÇÃO E A PROTEÇÃO RECÍPROCA DE INVESTIMENTOS ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA DA CORÉIA

ACORDO PARA A PROMOÇÃO E A PROTEÇÃO RECÍPROCA DE INVESTIMENTOS ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA DA CORÉIA ACORDO PARA A PROMOÇÃO E A PROTEÇÃO RECÍPROCA DE INVESTIMENTOS ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA DA CORÉIA O Governo da República Federativa do Brasil e o Governo

Leia mais

PROTOCOLO SOBRE PROMOÇÃO E PROTEÇÃO DE INVESTIMENTOS PROVENIENTES DE ESTADOS NÃO PARTES DO MERCOSUL

PROTOCOLO SOBRE PROMOÇÃO E PROTEÇÃO DE INVESTIMENTOS PROVENIENTES DE ESTADOS NÃO PARTES DO MERCOSUL MERCOSUL\CMC\DEC Nº 11/94 PROTOCOLO SOBRE PROMOÇÃO E PROTEÇÃO DE INVESTIMENTOS PROVENIENTES DE ESTADOS NÃO PARTES DO MERCOSUL TENDO EM VISTA: O Art.10 do Tratado de Assunção, a Resolução Nº 39/94 do Grupo

Leia mais

Flexibilidades do Acordo Trips e o Instituto da Anuência Prévia.

Flexibilidades do Acordo Trips e o Instituto da Anuência Prévia. Flexibilidades do Acordo Trips e o Instituto da Anuência Prévia. Luis Carlos Wanderley Lima Coordenação de Propriedade Intelectual-COOPI Agência Nacional de Vigilância Sanitária-Anvisa Ministério da Saúde-MS

Leia mais

A Governança Global da Propriedade Intelectual e os Recursos Biológicos

A Governança Global da Propriedade Intelectual e os Recursos Biológicos A Governança Global da Propriedade Intelectual e os Recursos Biológicos André de Mello e Souza Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais (DINTE) Instituto de Pesquisa Econômica

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

Segurança e Saúde dos Trabalhadores

Segurança e Saúde dos Trabalhadores Segurança e Saúde dos Trabalhadores [1]CONVENÇÃO N. 155 I Aprovada na 67ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1981), entrou em vigor no plano internacional em 11.8.83. II Dados referentes

Leia mais

Registros de Programas de Computador

Registros de Programas de Computador Curso de Capacitação de Gestores de Tecnologia em Propriedade Intelectual Registros de Programas de Computador Maria Alice Camargo Calliari Coordenadora Geral de Outros Registros Diretoria de Transferência

Leia mais

PROPRIEDADE INTELECTUAL. Profa. Dra. Suzana Leitão Russo

PROPRIEDADE INTELECTUAL. Profa. Dra. Suzana Leitão Russo PROPRIEDADE INTELECTUAL Profa. Dra. Suzana Leitão Russo InvençãoX Criação X Inovação Invenção: É uma idéia, um esboço ou modelo para um novo ou melhorado dispositivo, produto, processo ou sistema. Criação:

Leia mais

Capitulo 5: O Comércio Internacional

Capitulo 5: O Comércio Internacional Capitulo 5: O Comércio Internacional O comércio nacional é regido por leis e diretrizes que regulamentam as negociações de bens e serviços entre duas ou mais pessoas, sejam físicas ou jurídicas. Dessa

Leia mais

PRINCÍPIOS PARA DISPOSIÇÕES SOBRE PROPRIEDADE INTELECTUAL EM ACORDOS BILATERAIS E REGIONAIS

PRINCÍPIOS PARA DISPOSIÇÕES SOBRE PROPRIEDADE INTELECTUAL EM ACORDOS BILATERAIS E REGIONAIS PRINCÍPIOS PARA DISPOSIÇÕES SOBRE PROPRIEDADE INTELECTUAL EM ACORDOS BILATERAIS E REGIONAIS Introdução Durante vários anos, a pesquisa no Instituto Max Planck para o Direito da Propriedade Intelectual

Leia mais

POC 13 - NORMAS DE CONSOLIDAÇÃO DE CONTAS

POC 13 - NORMAS DE CONSOLIDAÇÃO DE CONTAS POC 13 - NORMAS DE CONSOLIDAÇÃO DE CONTAS 13.1 - Aspectos preliminares As demonstrações financeiras consolidadas constituem um complemento e não um substituto das demonstrações financeiras individuais

Leia mais

O QUE É ATIVO INTANGÍVEL?

O QUE É ATIVO INTANGÍVEL? O QUE É ATIVO INTANGÍVEL?! Quais as características do Ativo Intangível?! O problema da mensuração dos Ativos Intangíveis.! O problema da duração dos Ativos Intangíveis. Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br)

Leia mais

Política de Divulgação de Informações Relevantes e Preservação de Sigilo

Política de Divulgação de Informações Relevantes e Preservação de Sigilo Índice 1. Definições... 2 2. Objetivos e Princípios... 3 3. Definição de Ato ou Fato Relevante... 4 4. Deveres e Responsabilidade... 5 5. Exceção à Imediata Divulgação... 7 6. Dever de Guardar Sigilo...

Leia mais

PLANO DE OPÇÕES DE COMPRA DE AÇÕES DA WEG S.A.

PLANO DE OPÇÕES DE COMPRA DE AÇÕES DA WEG S.A. PLANO DE OPÇÕES DE COMPRA DE AÇÕES DA WEG S.A. 1. OBJETIVO DO PLANO O Plano de Opções de Compra de Ações ( Plano ) tem por objetivo a outorga de Opções de compra de ações de emissão da WEG S.A. ( Companhia

Leia mais

Propriedade Industrial. Curso de Engenharia de Telecomunicações Legislação Professora Msc Joseane Pepino de Oliveira

Propriedade Industrial. Curso de Engenharia de Telecomunicações Legislação Professora Msc Joseane Pepino de Oliveira Propriedade Industrial Curso de Engenharia de Telecomunicações Legislação Professora Msc Joseane Pepino de Oliveira 1 PROPRIEDADE INTELECTUAL Propriedade intelectual é gênero, do qual são espécies: o O

Leia mais

O CONSELHO DO MERCADO COMUM DECIDE:

O CONSELHO DO MERCADO COMUM DECIDE: MERCOSUL/CMC/DEC. N 8/95 PROTOCOLO DE HARMONIZAÇÃO DE NORMAS SOBRE PROPRIEDADE INTELECTUAL NO MERCOSUL, EM MATÉRIA DE MARCAS, INDICAÇÕES DE PROCEDÊNCIA E DENOMINAÇÕES DE ORIGEM. TENDO EM VISTA: O Artigo

Leia mais

(MENSAGEM N o 812/2005)

(MENSAGEM N o 812/2005) COMISSÃO DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N o 2.539, DE 2006 (MENSAGEM N o 812/2005) Aprova o texto do Acordo sobre Serviços Aéreos entre o Governo da República Federativa do Brasil

Leia mais

ACORDO DE CO-PRODUÇÃO AUDIOVISUAL ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DO CANADÁ

ACORDO DE CO-PRODUÇÃO AUDIOVISUAL ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DO CANADÁ CANADÁ / CANADA Acordo de Co-Produção Brasil - Canadá - 27/01/1995 Decreto Nº 2.976 de 01/03/1999 Audiovisual Co-Production Agreement (English) Accord de Coproduction Audiovisuelle (Français) Arquivos

Leia mais

Para verificar a atualização desta norma, como revogações ou alterações, acesse o Visalegis.

Para verificar a atualização desta norma, como revogações ou alterações, acesse o Visalegis. Legislação Para verificar a atualização desta norma, como revogações ou alterações, acesse o Visalegis. Resolução da Diretoria Colegiada RDC nº 20, de 26 de março de 2008 Dispõe sobre o Regulamento Técnico

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2012

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2012 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2012 Dispõe sobre normas gerais referentes a aspectos das políticas urbana, ambiental e de saúde associadas à instalação de infraestrutura de telecomunicações no País. O

Leia mais

REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES N O, DE 2006

REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES N O, DE 2006 REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES N O, DE 2006 (Do Sr. Joaquim Francisco) Requer informações sobre os planos do INMETRO relativos ao selo de certificação social, a validade internacional deste selo, sua abrangência

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 378, DE 2013

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 378, DE 2013 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 378, DE 2013 O CONGRESSO NACIONAL decreta: Altera a Lei nº 9.074, de 7 de junho de 1995, e as Leis nº 10.847 e nº 10.848, ambas de 15 de março de 2004, para condicionar a realização

Leia mais

TÍTULO III DOS DIREITOS E DEVERES Das (EGETS) Empresas Geradoras, Emissoras, Transmissoras de Sinais

TÍTULO III DOS DIREITOS E DEVERES Das (EGETS) Empresas Geradoras, Emissoras, Transmissoras de Sinais IV- Entidades Geradoras, Emissoras e Transmissoras de Sinais (*EGETS): Empresas legalmente constituídas em conformidade com a Anatel que atuem como geradoras, emissoras, transmissoras, retransmissoras

Leia mais

Glossário - OMC. Cartel

Glossário - OMC. Cartel Glossário - OMC C Cartel Cartel é uma prática comercial semelhante ao Truste, porém consistindo na cooperação de empresas independentes, podendo ser utilizado tanto para fixação de preços quanto para a

Leia mais

POR UNANIMIDADE 06 (seis) meses

POR UNANIMIDADE 06 (seis) meses ACLARAÇÃO DO LAUDO ARBITRAL DO TRIBUNAL ARBITRAL AD HOC DO MERCOSUL CONSTITUÍDO PARA DECIDIR A CONTROVÉRSIA ENTRE A REPÚBLICA DO PARAGUAI E A REPÚBLICA ORIENTAL DO URUGUAI SOBRE A APLICAÇÃO DO IMESI (IMPOSTO

Leia mais

6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro

6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro TÍTULO : PLANO CONTÁBIL DAS INSTITUIÇÕES DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - COSIF 1 6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro 1. Aplicação 1- As instituições

Leia mais

Propriedade Intelectual e Exportação

Propriedade Intelectual e Exportação Propriedade Intelectual e Exportação Rita Pinheiro Machado Coordenadora Geral ACADEMIA/ INPI Rio de Janeiro, 12 de abril de 2016 Sumário O que é e como se divide a Propriedade Intelectual? Desde quando

Leia mais

A NECESSIDADE DA PROTECÇÃO DA (SUA) MARCA EM MOÇAMBIQUE 1

A NECESSIDADE DA PROTECÇÃO DA (SUA) MARCA EM MOÇAMBIQUE 1 A NECESSIDADE DA PROTECÇÃO DA (SUA) MARCA EM MOÇAMBIQUE 1 1. INTRODUÇÃO Nos últimos dois anos a SAL testemunhou dois casos de duas grandes multinacionais que ao entrarem no mercado nacional com investimentos

Leia mais

DIAGNÓSTICOS DA AMÉRICA S/A CNPJ/MF n.º 61.486.650/0001-83 NIRE n.º 35.300.172.507. Companhia Aberta

DIAGNÓSTICOS DA AMÉRICA S/A CNPJ/MF n.º 61.486.650/0001-83 NIRE n.º 35.300.172.507. Companhia Aberta DIAGNÓSTICOS DA AMÉRICA S/A CNPJ/MF n.º 61.486.650/0001-83 NIRE n.º 35.300.172.507 Companhia Aberta ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 12 DE NOVEMBRO DE 2015 ANEXO I Política de Divulgação

Leia mais

A importância da propriedade intelectual para as obras geradas nas instituições de ensino

A importância da propriedade intelectual para as obras geradas nas instituições de ensino UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PRÓ REITORIA DE PESQUISA A importância da propriedade intelectual para as obras geradas nas instituições de ensino MARIA APARECIDA DE SOUZA SÃO PAULO, 12 DE MARÇO DE 2013. Agência

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº. Do Sr. Deputado Vanderlei Macris. O Congresso Nacional decreta:

PROJETO DE LEI Nº. Do Sr. Deputado Vanderlei Macris. O Congresso Nacional decreta: PROJETO DE LEI Nº, DE Do Sr. Deputado Vanderlei Macris Institui o monitoramento do uso de trabalho forçado e de trabalho infantil em Estados estrangeiros. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º Fica instituído

Leia mais

regulamentadores dos negócios internacionais

regulamentadores dos negócios internacionais 1.1 Operações e órgãos regulamentadores dos negócios internacionais DISCIPLINA: Negócios Internacionais FONTES: DIAS, Reinaldo. RODRIGUES, Waldemar. Comércio Exterior Teoria e Gestão. Atlas. São Paulo:

Leia mais

L 343/10 Jornal Oficial da União Europeia 29.12.2010

L 343/10 Jornal Oficial da União Europeia 29.12.2010 L 343/10 Jornal Oficial da União Europeia 29.12.2010 REGULAMENTO (UE) N. o 1259/2010 DO CONSELHO de 20 de Dezembro de 2010 que cria uma cooperação reforçada no domínio da lei aplicável em matéria de divórcio

Leia mais

TERMO E CONDIÇÕES GERAIS DE USO DA PLATAFORMA HELLO FARM

TERMO E CONDIÇÕES GERAIS DE USO DA PLATAFORMA HELLO FARM TERMO E CONDIÇÕES GERAIS DE USO DA PLATAFORMA HELLO FARM J HELLO FARM SERVIÇOS DE TECNOLOGIA LTDA., inscrita no CNPJ/MF sob o nº 23.694.884/0001-27, doravante denominada simplesmente como Hello Farm, adota

Leia mais

QUARTO PROTOCOLO AO ACORDO GERAL SOBRE O COMÉRCIO DE SERVIÇOS

QUARTO PROTOCOLO AO ACORDO GERAL SOBRE O COMÉRCIO DE SERVIÇOS Decreto n.º 8/98 de 7 de Março Quarto Protocolo ao Acordo Geral sobre o Comércio de Serviços e as alterações à Lista de Compromissos Específicos das Comunidades Europeias e seus Estados Membros em matéria

Leia mais

Licitações de Agências de Publicidade Lei nº 12.232/2010

Licitações de Agências de Publicidade Lei nº 12.232/2010 Licitações de Agências de Publicidade Lei nº 12.232/2010 * Rodrigo Corrêa da Costa Oliveira 1. INTRODUÇÃO A contratação de Agências de Propaganda pela Administração Pública sempre se pautou pela Lei Geral

Leia mais

REACH. Andamento das discussões sobre o REACH na OMC. Rodrigo Carvalho Secretaria de Tecnologia Industrial

REACH. Andamento das discussões sobre o REACH na OMC. Rodrigo Carvalho Secretaria de Tecnologia Industrial REACH Andamento das discussões sobre o REACH na OMC Rodrigo Carvalho Secretaria de Tecnologia Industrial Brasília, 07 de Abril de 2009 Andamento das Discussões sobre o REACH na OMC 1. Visão geral do Acordo

Leia mais

A Propriedade Intelectual e as ICTs. Jorge de P. C. Avila São José dos Campos, 06 de julho de 2006

A Propriedade Intelectual e as ICTs. Jorge de P. C. Avila São José dos Campos, 06 de julho de 2006 A Propriedade Intelectual e as ICTs Jorge de P. C. Avila São José dos Campos, 06 de julho de 2006 1.Contexto: a economia do conhecimento Comportamentos típicos Global outsourcing Obter insumos de maior

Leia mais

PATENTES MERECEM SER QUEBRADAS?

PATENTES MERECEM SER QUEBRADAS? www.brasil-economia-governo.org.br PATENTES MERECEM SER QUEBRADAS? FERNANDO B. MENEGUIN 1 Vimos no texto Por que proteger a propriedade intelectual? a importância de se garantir direito de propriedade

Leia mais

Conflito de Interesses e Imparcialidade dos Auditores dos Organismos Certificadores

Conflito de Interesses e Imparcialidade dos Auditores dos Organismos Certificadores QSP Informe Reservado Nº 58 Maio/2006 Conflito de Interesses e Imparcialidade dos Auditores dos Organismos Certificadores Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QSP. Este

Leia mais

ILUSTRÍSSIMO SENHOR ELMO VAZ BASTOS DE MATOS, PRESIDENTE DA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DOS VALES DO SÃO FRANCISCO E DO PARNAÍBA CODEVASF.

ILUSTRÍSSIMO SENHOR ELMO VAZ BASTOS DE MATOS, PRESIDENTE DA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DOS VALES DO SÃO FRANCISCO E DO PARNAÍBA CODEVASF. ILUSTRÍSSIMO SENHOR ELMO VAZ BASTOS DE MATOS, PRESIDENTE DA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DOS VALES DO SÃO FRANCISCO E DO PARNAÍBA CODEVASF. PROCESSO Nº 59500.000938/2014-45 PREGÃO ELETRÔNICO Nº 27/2014

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÕES DA RODA DE DÓLAR PRONTO

MANUAL DE OPERAÇÕES DA RODA DE DÓLAR PRONTO MANUAL DE OPERAÇÕES DA RODA DE DÓLAR PRONTO 1. INTRODUÇÃO 2. DEFINIÇÃO 3. OBJETO DE NEGOCIAÇÃO 4. PARTICIPANTES 4.1 Participantes Intermediadores 4.2 Participantes Compradores e Vendedores Bancos 5. OPERAÇÕES

Leia mais

PLANO DE INCENTIVOS DE LONGO PRAZO - OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES

PLANO DE INCENTIVOS DE LONGO PRAZO - OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES PLANO DE INCENTIVOS DE LONGO PRAZO - OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES O presente Plano de Incentivos de Longo Prazo - Opção de Compra de Ações é regido pelas disposições abaixo e pela legislação aplicável. 1.

Leia mais

Audiência Pública para debater o PL 4961/2005

Audiência Pública para debater o PL 4961/2005 Audiência Pública para debater o PL 4961/2005 Leonor Magalhães Galvão Co-Coordenadora da Comissão de Estudos de Biotecnologia da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual Câmara dos Deputados Comissão

Leia mais

Promulga o Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos da Criança relativo ao envolvimento de crianças em conflitos armados.

Promulga o Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos da Criança relativo ao envolvimento de crianças em conflitos armados. DECRETO Nº 5.006, DE 8 DE MARÇO DE 2004. Promulga o Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos da Criança relativo ao envolvimento de crianças em conflitos armados. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA,

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO AO PROCESSO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA n o 001/2008:

CONTRIBUIÇÃO AO PROCESSO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA n o 001/2008: CONTRIBUIÇÃO AO PROCESSO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA n o 001/2008: Procedimentos para análise dos limites, condições e restrições para participação de agentes econômicos nas atividades do setor de energia elétrica

Leia mais

POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA O MERCADO DE CAPITAIS

POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA O MERCADO DE CAPITAIS POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA O MERCADO DE CAPITAIS 1. OBJETIVO A presente Política de Divulgação de Informações tem como objetivo geral estabelecer o dever da Companhia em divulgar, de forma

Leia mais

PARLAMENTO EUROPEU. Comissão dos Assuntos Jurídicos. 10.6.2005 PE 360.003v01-00

PARLAMENTO EUROPEU. Comissão dos Assuntos Jurídicos. 10.6.2005 PE 360.003v01-00 PARLAMENTO EUROPEU 2004 ««««««««««««Comissão dos Assuntos Jurídicos 2009 10.6.2005 PE 360.003v01-00 ALTERAÇÕES 1-17 Projecto de recomendação para segunda leitura Michel Rocard Patenteabilidade das invenções

Leia mais

CONCESSIONÁRIA RODOVIAS DO TIETÊ S.A. CNPJ/MF Nº 10.678.505/0001-63 NIRE Nº 35.300.366.476

CONCESSIONÁRIA RODOVIAS DO TIETÊ S.A. CNPJ/MF Nº 10.678.505/0001-63 NIRE Nº 35.300.366.476 CONCESSIONÁRIA RODOVIAS DO TIETÊ S.A. CNPJ/MF Nº 10.678.505/0001-63 NIRE Nº 35.300.366.476 POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE ATOS OU FATOS RELEVANTES E PRESERVAÇÃO DE SIGILO I. DEFINIÇÕES E ADESÃO 1. As definições

Leia mais

PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DE EMISSÃO DA VIA VAREJO S.A.

PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DE EMISSÃO DA VIA VAREJO S.A. PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DE EMISSÃO DA VIA VAREJO S.A. 1 ÍNDICE 1 OBJETIVOS... 3 2 PARTICIPANTES... 3 3 ADMINISTRAÇÃO DO PLANO... 3 4 AÇÕES OBJETO DESTE PLANO... 5 5 OUTORGA DA OPÇÃO... 5 6 EXERCÍCIO

Leia mais

FICHA DOUTRINÁRIA. Diploma: CIVA. Artigo: 9º; 18º. Assunto:

FICHA DOUTRINÁRIA. Diploma: CIVA. Artigo: 9º; 18º. Assunto: FICHA DOUTRINÁRIA Diploma: Artigo: Assunto: CIVA 9º; 18º. Intermediação - em crédito à habitação; leasing imobiliário; conta empréstimo; crédito automóvel; produtos estruturados; leasing equipamentos e

Leia mais

Projecto de diploma. que estabelece o regime jurídico aplicável aos aparelhos áudio portáteis

Projecto de diploma. que estabelece o regime jurídico aplicável aos aparelhos áudio portáteis Projecto de diploma que estabelece o regime jurídico aplicável aos aparelhos áudio portáteis A exposição prolongada ao ruído excessivo é, a nível mundial, a maior causa de distúrbios auditivos. O ruído

Leia mais

CAPÍTULO 25 COERÊNCIA REGULATÓRIA

CAPÍTULO 25 COERÊNCIA REGULATÓRIA CAPÍTULO 25 COERÊNCIA REGULATÓRIA Artigo 25.1: Definições Para efeito deste Capítulo: medida regulatória coberta significa a medida regulatória determinada por cada Parte a ser objeto deste Capítulo nos

Leia mais

Instruções. Formulário de Gerenciamento de Estágio Probatório

Instruções. Formulário de Gerenciamento de Estágio Probatório Instruções Formulário de Gerenciamento de Estágio Probatório 1. O instrumento de gerenciamento do estágio probatório está dividido em Dimensões (constituídas por Fatores) e Comportamentos, de acordo com

Leia mais

DECRETO Nº 27.958, DE 16 DE MAIO DE 2007 DODF DE 17.05.2007

DECRETO Nº 27.958, DE 16 DE MAIO DE 2007 DODF DE 17.05.2007 DECRETO Nº 27.958, DE 16 DE MAIO DE 2007 DODF DE 17.05.2007 Aprova o Estatuto Social da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal e dá outras providências. O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, no uso

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 2.472, de 2003, AUTOR: Deputado Pompeo de Mattos. RELATOR: Deputado João Dado

PROJETO DE LEI Nº 2.472, de 2003, AUTOR: Deputado Pompeo de Mattos. RELATOR: Deputado João Dado COMISSÃO DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO PROJETO DE LEI Nº 2.472, de 2003, Acrescenta incisos I e II, ao art. 3º, da Lei Federal nº 10.754, de 31 de outubro de 2003. AUTOR: Deputado Pompeo de Mattos RELATOR:

Leia mais

Atribuições dos Tecnólogos

Atribuições dos Tecnólogos UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL TECNOLOGIA EM CONTRUÇÃO CIVIL EDIFÍCIOS E ESTRADAS Atribuições dos Tecnólogos Prof.ª Me. Fabiana Marques Maio / 2014 SOBRE O TECNÓLOGO Segundo

Leia mais

C Â M A R A D O S D E P U T A D O S

C Â M A R A D O S D E P U T A D O S REDAÇÃO FINAL MEDIDA PROVISÓRIA Nº 518-A DE 2010 PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO Nº 12 DE 2011 Disciplina a formação e consulta a bancos de dados com informações de adimplemento, de pessoas naturais ou de

Leia mais

CAPÍTULO 01 QUESTÕES DE PROVA DE JUIZ DO TRABALHO

CAPÍTULO 01 QUESTÕES DE PROVA DE JUIZ DO TRABALHO QUESTÕES DE PROVA DE JUIZ DO TRABALHO CAPÍTULO 01 QUESTÕES DE PROVA DE JUIZ DO TRABALHO 11 1.1. COMENTÁRIOS INICIAIS DO CAPÍTULO ANÁLISE DA DISCIPLINA NAS PRO- VAS DE JUIZ DO TRABALHO A disciplina de Direito

Leia mais

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE NBC TSC 4410, DE 30 DE AGOSTO DE 2013

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE NBC TSC 4410, DE 30 DE AGOSTO DE 2013 NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE NBC TSC 4410, DE 30 DE AGOSTO DE 2013 Dispõe sobre trabalho de compilação de informações contábeis. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições

Leia mais

A LEGISLAÇÃO PATENTÁRIA E O FUTURO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NO BRASIL

A LEGISLAÇÃO PATENTÁRIA E O FUTURO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NO BRASIL A LEGISLAÇÃO PATENTÁRIA E O FUTURO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NO BRASIL Principais Preocupações: João F. Gomes de Oliveira (e colaboradores) o INPI INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL, ainda não

Leia mais

DESENVOLVENDO O SISTEMA

DESENVOLVENDO O SISTEMA DESENVOLVENDO O SISTEMA Declaração da Necessidade O primeiro passo do processo de análise de sistema envolve a identificação da necessidade [Pressman-95]. Normalmente o analista reúne-se com o usuário

Leia mais

TRATADO DE BUDAPESTE SOBRE O RECONHECIMENTO INTERNACIONAL DO DEPÓSITO DE MICRORGANISMOS PARA EFEITOS DO PROCEDIMENTO EM MATÉRIA DE PATENTES.

TRATADO DE BUDAPESTE SOBRE O RECONHECIMENTO INTERNACIONAL DO DEPÓSITO DE MICRORGANISMOS PARA EFEITOS DO PROCEDIMENTO EM MATÉRIA DE PATENTES. Resolução da Assembleia da República n.º 32/97 Tratado de Budapeste sobre o Reconhecimento Internacional do Depósito de Microrganismos para Efeitos do Procedimento em Matéria de Patentes, adoptado em Budapeste

Leia mais

3. A autonomia político-administrativa regional não afecta a integridade da soberania do Estado e exerce-se no quadro da Constituição.

3. A autonomia político-administrativa regional não afecta a integridade da soberania do Estado e exerce-se no quadro da Constituição. TÍTULO VII - Regiões autónomas Artigo 225.º (Regime político-administrativo dos Açores e da Madeira) 1. O regime político-administrativo próprio dos arquipélagos dos Açores e da Madeira fundamenta-se nas

Leia mais

1. O Contexto do SBTVD

1. O Contexto do SBTVD CT 020/06 Rio de Janeiro, 27 de janeiro de 2006 Excelentíssimo Senhor Ministro Hélio Costa MD Ministro de Estado das Comunicações Referência: Considerações sobre o Sistema Brasileiro de Televisão Digital

Leia mais

Política de Divulgação de Atos ou Fatos Relevantes da Quality Software S.A. ( Política de Divulgação )

Política de Divulgação de Atos ou Fatos Relevantes da Quality Software S.A. ( Política de Divulgação ) Política de Divulgação de Atos ou Fatos Relevantes da Quality Software S.A. ( Política de Divulgação ) Versão: 1.0, 08/03/2013 Fatos Relevantes v 1.docx 1. INTRODUÇÃO E OBJETIVO... 3 2. PESSOAS SUJEITAS

Leia mais

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 216, DE 2015

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 216, DE 2015 PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 216, DE 2015 (nº 1.360/2013, na Câmara dos Deputados) Aprova o texto do Memorando de Entendimento entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República

Leia mais

Consulta Pública nº 21/2013. Recolhimento de. Suzany Portal S. Moraes Gerência Geral de Alimentos. Brasília, 3 de abril de 2014.

Consulta Pública nº 21/2013. Recolhimento de. Suzany Portal S. Moraes Gerência Geral de Alimentos. Brasília, 3 de abril de 2014. Consulta Pública nº 21/2013 Recolhimento de Suzany Portal S. Moraes Gerência Geral de Alimentos Brasília, 3 de abril de 2014. Consulta Pública nº. 21/2013 Prazo para envio das contribuições: encerrado

Leia mais

POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE ATO OU FATO RELEVANTE DA TARPON INVESTIMENTOS S.A.

POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE ATO OU FATO RELEVANTE DA TARPON INVESTIMENTOS S.A. POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE ATO OU FATO RELEVANTE DA TARPON INVESTIMENTOS S.A. I - DEFINIÇÕES E ADESÃO 1. As definições utilizadas na presente Política de Divulgação têm os significados que lhes são atribuídos

Leia mais

Divisão de Atos Internacionais

Divisão de Atos Internacionais Divisão de Atos Internacionais Âmbito de AplicaçãoConvenção Interamericana Sobre Obrigação Alimentar (Adotada no Plenário da Quarta Conferência Especializada Interamericana sobre Direito Internacional

Leia mais

INSTRUÇÃO CVM Nº 549, DE 24 DE JUNHO DE 2014

INSTRUÇÃO CVM Nº 549, DE 24 DE JUNHO DE 2014 Altera a Instrução CVM nº 409, de 18 de agosto de 2004, que dispõe sobre a constituição, a administração, o funcionamento e a divulgação de informações dos fundos de investimento. O PRESIDENTE DA COMISSÃO

Leia mais

Natureza jurídica das ONGs Internacionais e autorização para funcionamento no Brasi OAB SP

Natureza jurídica das ONGs Internacionais e autorização para funcionamento no Brasi OAB SP Natureza jurídica das ONGs Internacionais e autorização para funcionamento no Brasi OAB SP Organizações Não Governamentais Internacionais A tradição Internacional das Organizações da Sociedade Civil remonta

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE Com a edição da Lei nº 6.938/81 o país passou a ter formalmente uma Política Nacional do Meio Ambiente, uma espécie de marco legal para todas as políticas públicas de

Leia mais

Mercosul Protocolo de Ouro Preto

Mercosul Protocolo de Ouro Preto PROTOCOLO DE OURO PRETO PROTOCOLO ADICIONAL AO TRATADO DE ASSUNÇÃO SOBRE A ESTRUTURA INSTITUCIONAL DO MERCOSUL (Ouro Preto, 17/12/1994) A República Argentina, a República Federativa do Brasil, a República

Leia mais

Módulo 1: Introdução à Propriedade Intelectual (DL101)

Módulo 1: Introdução à Propriedade Intelectual (DL101) Nota: O estudo deste módulo de introdução requer cerca de uma hora Módulo 1: Introdução à Propriedade Intelectual (DL101) O que é Propriedade Intelectual? Você provavelmente sabe a resposta desta questão.

Leia mais

REGULAÇÃO MÍNIMA DO MERCADO DE CAPITAIS

REGULAÇÃO MÍNIMA DO MERCADO DE CAPITAIS MERCOSUL/CMC/DEC. N 8/93 REGULAÇÃO MÍNIMA DO MERCADO DE CAPITAIS TENDO EM VISTA: o Art. 1 do Tratado de Assunção, a Decisão N 4/91 do Conselho do Mercado Comum e a Recomendação N 7/93 do Subgrupo de Trabalho

Leia mais

Avisos do Banco de Portugal. Aviso do Banco de Portugal nº 2/2010

Avisos do Banco de Portugal. Aviso do Banco de Portugal nº 2/2010 Avisos do Banco de Portugal Aviso do Banco de Portugal nº 2/2010 A Instrução nº 27/2003 consagrou no ordenamento jurídico nacional os procedimentos mais relevantes da Recomendação da Comissão nº 2001/193/CE,

Leia mais

Resolução da Assembleia da República n.º 64/98 Convenção n.º 162 da Organização Internacional do Trabalho, sobre a segurança na utilização do amianto.

Resolução da Assembleia da República n.º 64/98 Convenção n.º 162 da Organização Internacional do Trabalho, sobre a segurança na utilização do amianto. Resolução da Assembleia da República n.º 64/98 Convenção n.º 162 da Organização Internacional do Trabalho, sobre a segurança na utilização do amianto. Aprova, para ratificação, a Convenção n.º 162 da Organização

Leia mais

PROJETO INDICADORES PARA NORMAS TÉCNICAS Desenvolvido pela Secretaria do CB-10, em agosto de 2006.

PROJETO INDICADORES PARA NORMAS TÉCNICAS Desenvolvido pela Secretaria do CB-10, em agosto de 2006. PROJETO INDICADORES PARA NORMAS TÉCNICAS Desenvolvido pela Secretaria do CB-10, em agosto de 2006. I) INDICADORES PARA AVALIAR A QUALIDADE DA COLETÂNEA NACIONAL EM RELAÇAO A COLETÃNEA INTERNACIONAL Com

Leia mais

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ 1. ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE) A importância do TCLE. A Resolução CNS 196/96 afirma

Leia mais

NORMA ISO 14004. Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio

NORMA ISO 14004. Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio Página 1 NORMA ISO 14004 Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio (votação 10/02/96. Rev.1) 0. INTRODUÇÃO 0.1 Resumo geral 0.2 Benefícios de se ter um Sistema

Leia mais

Seguindo essas diretrizes, o doutrinador José Eduardo Sabo Paes conclui que o Terceiro Setor representa o

Seguindo essas diretrizes, o doutrinador José Eduardo Sabo Paes conclui que o Terceiro Setor representa o O Terceiro Setor Terceiro setor é a tradução de Third Sector, um vocábulo muito utilizado nos Estados Unidos da América para definir as diversas organizações sem vínculos diretos com o Primeiro Setor (Público,

Leia mais

PLANO DE INCENTIVO DE LONGO PRAZO - OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES S.A.

PLANO DE INCENTIVO DE LONGO PRAZO - OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES S.A. PLANO DE INCENTIVO DE LONGO PRAZO - OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DA GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES S.A. aprovado pela Assembleia Geral Extraordinária realizada em 19 de outubro de 2012 1 PLANO DE INCENTIVOS

Leia mais

PARECER Nº 005/2015 ALTAPREV PARECER

PARECER Nº 005/2015 ALTAPREV PARECER PARECER Nº 005/2015 ALTAPREV PROCESSO Nº INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO N.º 0615001/2015 INTERESADA: INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE ALTAMIRA ASSUNTO: DISPENSA DE LICITAÇÃO- LOCAÇÃO

Leia mais

FICHA DOUTRINÁRIA. Diploma: CIVA. Artigo: alínea c) do n.º 1 do artigo 18.º. Assunto:

FICHA DOUTRINÁRIA. Diploma: CIVA. Artigo: alínea c) do n.º 1 do artigo 18.º. Assunto: FICHA DOUTRINÁRIA Diploma: Artigo: Assunto: CIVA alínea c) do n.º 1 do artigo 18.º Operações imobiliárias - Aplicação do modelo contratual de "Office Centre" Processo: nº 3778, despacho do SDG dos Impostos,

Leia mais