LISTA DE QUESTÕES. HTML, CSS, XML e Web Services BANCA FCC CONCURSO TRT 2014

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LISTA DE QUESTÕES. HTML, CSS, XML e Web Services BANCA FCC CONCURSO TRT 2014"

Transcrição

1 LISTA DE QUESTÕES HTML, CSS, XML e Web Services BANCA FCC CONCURSO TRT 2014 Professor: Lúcio Camilo luciocamilo@gmail.com

2 QUESTÕES - TECNOLOGIAS DE INTERNET

3 Questão 01 FCC TRT - 12ª Região (SC) - Analista Judiciário - Tecnologia da Informação Considerando o uso do Internet Explorer para validar o código - fonte do arquivo XML apresentado, o sinal de ponto de interrogação (? ) na definição da tag significa que a) pode haver, no mínimo, uma ou muitas ocorrências do elemento em cada ocorrência do elemento cliente. b) deve haver, obrigatoriamente, uma ocorrência do elemento em cada ocorrência do elemento cliente. c) pode haver, no mínimo, zero ou muitas ocorrências do elemento em cada ocorrência do elemento cliente. d) deve haver uma ou muitas ocorrências do elemento no interior do elemento clientes. e) pode haver, no mínimo, zero e, no máximo, uma ocorrência do elemento em cada ocorrência do elemento cliente.

4 Questão 02 Prova: FCC TRT - 14ª Região (RO e AC) - Analista Judiciário - Tecnologia da Informação Ambas identificam elementos em uma página e ambas utilizam sintaxes similares. A grande diferença entre elas é que uma descreve a aparência e as ações em uma página na rede enquanto a outra não descreve nem aparência e nem ações, mas sim o que cada trecho de dados é ou representa, ou seja, descreve o conteúdo do documento. Uma tag esquecida na escrita de uma delas ou um atributo sem aspas torna o documento inutilizável, enquanto que na outra isso é tolerado. Pelas características comparadas, o texto acima refere-se a a) HTML e XML. b) UML e XML. c) PHP e Java. d) Oracle Forms e UML. e) Java e CSS.

5 Questão 03 Prova: FCC TRT - 8ª Região (PA e AP) - Analista Judiciário - Tecnologia da Informação Sobre as tags HTML e XML, é correto afirmar: a) Tags HTML são case sensitive, isto é, fazem distinção entre letras maiúsculas e minúsculas. b) Tags XML não são case sensitive, isto é, não fazem distinção entre letras maiúsculas e minúsculas. c) As tags XML são pré-definidas pelo W3C, devendo o autor utilizá-las quando da elaboração do documento. d) As tags HTML não são pré-definidas, podendo o autor do documento criá-las livremente no momento da elaboração de seu documento. e) A forma de fazer comentários em um documento HTML e em um documento XML são idênticas.

6 Questão 04 FCC TCE/SP A linguagem HTML, para produzir páginas na Web, trata- se de uma linguagem do tipo a) de marcação. b) de script. c) procedural. d) orientada a eventos. e) orientada a objetos.

7 Questão 05 FCC 2010 AL/SP A sintaxe correta da instrução utilizada para inserir comentário em um código HTML é: a) echo comentário b) // comentário c) /* comentário */ d) <%-- comentário --%> e) <!-- comentário -->

8 Questão 06 Prova: FCC TRE-RS - Analista Judiciário - Analista de Sistemas Suporte Analise os blocos de código seguintes: Bloco 1: <head> <link rel= stylesheet type= text/css href= config.css > </head> Bloco 2: <head> <style type= text/css > body {background-color: red} p {margin-left: 20px} </style> </head> Bloco 3: <p style= color: red; margin-left: 20px > Este é um parágrafo </p> Esses blocos representam, respectivamente, as maneiras de inserir folhas de estilo: a) interna, externa e inline. b) inline, interna e externa. c) externa, interna e inline. d) externa e interna, somente. e) interna, somente.

9 Questão 07 Prova: FCC MPE-RN - Analista de Tecnologia da Informação - Suporte Técnico Na interface Web, ele é um arquivo independente do arquivo HTML no qual são declaradas propriedades e valores de estilização para os elementos do HTML, cabendolhe, dessa forma, a tarefa de estilização e ao HTML, exclusivamente, a marcação e estruturação do conteúdo do documento. Trata-se de: a) CSS (Cascading Style Sheets). b) XML (extensible Markup Language). c) XHTML (extensible Hypertext Markup Language). d) Tableless. e) RDF (Resource Description Framework).

10 Questão 08 Prova: FCC TRT - 4ª REGIÃO (RS) - Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação Na implementação do CSS em um website, a declaração <style type= text/css > é do tipo a) interno. b) externo. c) incorporado. d) atributo. e) referenciado.

11 Questão 09 Prova: FCC AL-SP - Agente Legislativo de Serviços Técnicos e Administrativos A técnica utilizada no desenvolvimento de sites que evita o uso de tabelas como recurso para a criação de layouts e utiliza Cascading Style Sheets (CSS), para definir as posições dos elementos e formatação na página, denomina-se a) Tableless. b) TableFew. c) CSS. d) NoTableStyle. e) NoTable.

12 Questão 10 Prova: FCC TRE-RS - Técnico Judiciário - Programação de Sistemas Considere o trecho de folha de estilo do CSS, abaixo: <style type= text/css > body { color: purple; background-color: #d8da3d } </style> Em relação às regras de folhas de estilo do CSS, o trecho acima apresenta o número de ocorrências de seletor, propriedade e valor, equivalente, respectivamente, a: a) 2, 1, 3. b) 2, 2, 2. c) 2, 1, 1. d) 1, 2, 2. e) 3, 2, 1.

13 Questão 11 Prova: FCC TCE-AM - Analista de Controle Externo - Tecnologia da Informação Considere o documento XML bem formatado a seguir: <?xml version='1.0' encoding='utf 8'?> <!DOCTYPE loja[ <!ELEMENT loja (entrega+,produto+)> <!ELEMENT entrega (tempo+)> <!ATTLIST entrega codigoentrega ID #REQUIRED> <!ELEMENT produto (#PCDATA)> <!ATTLIST produto tipoentrega IDREF #IMPLIED> <!ELEMENT tempo (#PCDATA)> ]> <loja> <entrega codigoentrega="motoboy"> <tempo>2 dias</tempo> </entrega> <entrega codigoentrega="correios"> <tempo>1 dia</tempo> </entrega> <produto tipoentrega="correios">impressora</produto> </loja>

14 Questão 11 Prova: FCC TCE-AM - Analista de Controle Externo - Tecnologia da Informação Sobre o documento apresentado, é correto afirmar: (A) O atributo tipoentrega é obrigatório nos elementos produto. (B) O sinal de mais (+) na descrição dos elementos entrega, produto e tempo indica que poderá haver no documento nenhuma ou muitas ocorrências desses elementos. (C) Se um novo elemento produto for inserido, ele deverá ter como conteúdo do atributo tipoentrega o valor motoboy ou correios. (D) Não é válido, pois há mais de uma ocorrência do elemento entrega. (E) O atributo codigoentrega é obrigatório, porém, poderá estar vazio.

15 Questão 12 Prova: FCC MPE-AP - Analista Ministerial - Tecnologia da Informação Um documento XML bem formatado é aquele que apresenta uma sintaxe XML correta. Sobre as regras de sintaxe em documentos XML bem formatados é correto afirmar: a) Os elementos XML não podem ter mais que um atributo e o valor desse atributo pode estar vazio. b) Não é necessário que um documento XML tenha um elemento raiz. c) Os elementos XML não precisam ser fechados por tag, exceto o que define a versão da XML usada. d) Tags XML são case sensitive e os valores dos atributos devem aparecer entre aspas. e) Elementos XML não precisam ser aninhados corretamente, sendo assim, o primeiro que abre sempre será o primeiro que fecha.

16 Questão 13 FCC TRT - 9ª REGIÃO (PR) - Analista Judiciário - Tecnologia da Informação Em relação a HTML, CSS e XML é correto afirmar: a) HTML é uma linguagem de marcação composta de elementos, que contém atributos de uso obrigatório, que são usados para marcar vários tipos diferentes de conteúdo em documentos, especificando o que deve ser apresentado em navegadores. b) Em HTML, os elementos e atributos são sensíveis à caixa alta ou baixa, são todos em caixa baixa e requerem uma tag, tanto para abertura quanto para fechamento; os valores de atributo devem estar obrigatoriamente contidos entre aspas. c) Na XML, o único elemento obrigatório é a DTD (Document Type Definitions), cuja funcionalidade é validar as regras que definem um documento. d) Um documento XML é bem formatado quando segue algumas regras básicas, que são mais simples do que documentos HTML, permitindo que os dados sejam lidos e expostos sem nenhuma descrição externa; são sensíveis a letras maiúsculas e minúsculas e a sobreposição de seus elementos não compromete o formato. e) Colocar o estilo e o leiaute uma vez apenas em um arquivo CSS é a melhor alternativa para manter os arquivos HTML enxutos e arrumados.

17 Questão 14 FCC TCE-SP - Auxiliar de Fiscalização Financeira Analise o fragmento de código seguinte. <!DOCTYPE loja[ <!ELEMENT loja (entrega+, produto+)> <!ELEMENT entrega (tempo+)> <!ATTLIST entrega codigoentrega ID #REQUIRED> <!ELEMENT produto(#pcdata)> <!ATTLIST produto tipoentrega IDREF #IMPLIED> <!ELEMENT tempo (#PCDATA)> ]> Trata-se de: a) uma folha de estilos para extrair o conteúdo de elementos em um arquivo XML. b) uma declaração de variáveis em um arquivo JavaServer Pages. c) uma Declaração de Tipo de Documento (DTD) que descreve os elementos e atributos de um arquivo XML. d) um cabeçalho HTTP de uma requisição contendo a descrição de parâmetros que estão sendo passados para o servidor. e) uma declaração de variáveis e atributos que serão utilizados em elementos de uma página HTML.

18 15 - FCC SABESP Paulo possui em uma página HTML 10 parágrafos definidos pelo elemento p. Deseja aplicar um tipo de formatação (estilo) nos primeiros 5 parágrafos e outro tipo nos demais parágrafos. Para isso resolveu utilizar um atributo nos elementos p com dois valores diferentes: Nos primeiros 5 parágrafos, atribuiu a esse atributo o valor "formato1". Nos últimos 5 parágrafos, atribuiu a esse atributo o valor "formato2". Em seguida, em uma folha de estilo em cascata, definiu um conjunto de estilos (formatos) para os parágrafos com o atributo contendo o valor "formato1" e outro para os parágrafos com o atributo contendo o valor "formato2". Considerando as especificações da linguagem HTML pode-se concluir que o atributo descrito no texto é o: (A) class. (B) id. (C) name. (D) classname. (E) identity

19 16 - FCC TRF Considere o exemplo escrito em HTML: <ul> <li><a href="message.cgi?say=ola">ola</a> <li><a href="message.cgi?say=bem Vindo">Bem Vindo</a> </ul> Se a mensagem for simplesmente exibida ao usuário sem efetuar a validação (escaping), a seguinte URL poderia ser criada: %20no%21%27%29%3C/script%3E Causando um problema de vulnerabilidade conhecido como (A) SQL Injection. (B) buffer overfun. (C) buffer overflow. (D) cross-site scripting attack. (E) DDoS.

20 17 - FCC TRT 15ªRegião Em relação ao Código 1 e ao Código 2 apresentados acima, é correto afirmar: (A) ambos os códigos apresentam exemplos de HTML usando CSS e XML. (B) o código 1 apresenta um exemplo em HTML usando CSS e o código 2 apresenta um exemplo em HTML usando XML. (C) o código 1 apresenta um exemplo em XML e o código 2 apresenta um exemplo em HTML usando CSS. (D) a linha omitida do código 2 é obrigatoriamente: <xsl:stylesheet xmlns:xsl=" (E) a linha omitida do código 1 é obrigatoriamente: <!DOCTYPE html PUBLIC>

21 18 - FCC AL/SP Muitos atributos de tags nas novas versões da linguagem HTML foram depreciados em favor do uso de a) scripts executados do lado do cliente. b) folhas de estilo. c) scripts executados do lado do servidor. d) linguagens de marcação extensíveis. e) novas bibliotecas de tags.

22 19 - FCC TJ/SE As regras de CSS especificadas dentro da tag de HTML que referem-se ao estilo inline a) podem ser aplicadas por link em alguma página HTML. b) afetam outros documentos da página HTML. c) podem ser aplicadas por link no cabeçalho da página HTML. d) afetam outras tags da página HTML. e) afetam somente a tag atual da página HTML.

23 20 - FCC TRF2 NÃO é uma tag HTML válida: A) <Html> B) <HtMl> C) <HtmL> D) <HTML> E) <H T M L>

24 21 - FCC TRT23 Uma tag XML é definida dentro de uma DTD pela declaração do tipo A) entity. B) attlist. C) element. D) notation. E) doctype.

25 22 - FCC TCE/SP Em HTML, as tags <UL> e <LI> permitem criar listas A) de interrogação. B) ordenadas. C) não-ordenadas. D) de definição. E) de frames.

26 23 - FCC TRT4 Na implementação do CSS em um website, a declaração <style type="text/css"> é do tipo A) interno. B) externo. C) incorporado. D) atributo. E) referenciado.

27 24 - FCC BAHIA GAS As regras CSS no cabeçalho do documento, que afetam somente a página HTML atual, são definidas no método denominado A) inline. B) offline. C) externo. D) incorporado. E) personalizado.

28 25 - FCC BAHIA GAS A linguagem que descreve documentos estruturados e dados e vem se tornando um novo padrão de troca e publicação de dados e integração entre aplicações. Tratase da definição de A) HTML. B) DTD. C) XML. D) SQL. E) DHTML.

29 26 - FCC TRF4 É uma tag HTML que conta com os atributos href e name para possibilitar o estabelecimento de hiperligações ( link ), para outro trecho de um documento, para outra página de Internet ou mesmo um endereço de A) <a>. B) <b>. C) <meta>. D) <head>. E) <i>.

30 26 - FCC TRE/RS Considere o trecho de folha de estilo do CSS, abaixo: <style type= text/css > body { color: purple; background-color: #d8da3d } </style> Em relação às regras de folhas de estilo do CSS, o trecho acima apresenta o número de ocorrências de seletor, propriedade e valor, equivalente, respectivamente, a: A) 2, 1, 3. B) 2, 2, 2. C) 2, 1, 1. D) 1, 2, 2. E) 3, 2, 1.

31 27 - FCC TCE/SP NÃO se trata de uma regra para que um arquivo XML possa ser considerado bem formatado: A) Só deve haver um elemento raiz. B) Todo elemento XML deve ser fechado, exceto o que define a versão do XML usada. C) Os elementos XML devem ser aninhados adequadamente seguindo o padrão: primeiro que abre, último que fecha. D) Os valores de atributos devem aparecer entre aspas. E) A sintaxe deve ser escrita toda em maiúscula.

32 28 - FCC TRF2 Analise a DTD abaixo, presente em um arquivo XML: <?xml version= 1.0 encoding= ISO ?> <!DOCTYPE loja[ <!ELEMENT loja (produto+)>...i... <!ELEMENT nome (#PCDATA)> <!ELEMENT quantidade (#PCDATA)> <!ELEMENT peso (#PCDATA)> ]> A instrução que preenche a lacuna I, declarando que o elemento produto poderá conter apenas uma ocorrência do elemento nome e o elemento quantidade ou o elemento peso, é: A) <!ELEMENT produto (nome+,(quantidade peso)> B) <!ELEMENT produto (nome,(quantidade&peso)> C) <!ELEMENT produto (nome?,(quantidade&peso)> D) <!ELEMENT produto (nome*,(quantidadeiipeso)> E) <!ELEMENT produto (nome,(quantidade peso)>

33 29 - FCC TRF4 Considere: I. Definida pela IETF-RFC1866, é usada para estruturar conteúdos. II. Pode conter, simultaneamente, dados e descrição da estrutura do documento. III. Usada para formatar conteúdos estruturados, é linguagem própria para estilos que define o layout de documentos. IV. Utiliza DTD como gramática. As considerações apresentam características aplicáveis à tecnologia WEB e correspondem, respectivamente, a A) CSS, HTML, CSS e XML. B) XML, XML, CSS e XML. C) CSS, XML, CSS e XML. D) XML, XML, HTML e CSS. E) HTML, XML, CSS e XML.

34 30 - FCC ALE/RN Analise o seguinte fragmento de XML SCHEMA: <xs:element name="name" type="xs:string"/> <xs:element name="navn" substitutiongroup="name"/> <xs:complextype name="custinfo"> <xs:sequence> <xs:element ref="name"/> </xs:sequence> </xs:complextype> <xs:element name="customer" type="custinfo"/> <xs:element name="kunde" substitutiongroup="customer"/> Analise os seguintes trechos de documentos XML: I. <customer> <name>john Smith</name> </customer> II. <kunde> <navn>john Smith</navn> </kunde> Ao se tentar fazer a validação destes documentos pelo XML SCHEMA acima, é correto afirmar que A) apenas o documento II será validado corretamente. B) apenas o documento I será validado corretamente. C) ambos os documentos serão validados corretamente. D) ambos os documentos não serão validados corretamente. E) o XML SCHEMA não é válido e portanto não poderá validar os documentos.

35 31 - FCC MPE/AM Documentos XML devem ser bem formados e validados. Existem algumas regras para que um documento XML seja considerado bem formado (well-formed), como as listadas abaixo: Regra 1: Todas as tags abertas devem ser devida e corretamente fechadas Regra 2: Não deve haver sobreposição de tags Regra 3: Deve existir um e somente um elemento raiz Considere os 3 exemplos de documentos XML: Exemplo 1: Exemplo 2: Exemplo 3: <?xml version="1.0"?> <empresa CNPJ=" "> <nomecom>papel Magico</nomecom> </empresa> <empresa CNPJ=" "> <nomecom>xerox da Maria</nomecom> </empresa> <?xml version="1.0"?> <empresa CNPJ=" "> <razaosocial>sorvetes Pinguim</Razaosocial> </empresa> <?xml version="1.0"?> <empresa CNPJ=" "> <dados> <razaosocial>padaria do Manoel</dados> </razaosocial> </empresa> A associação do documento XML com a regra que está (ou não) violando está correta em: A) Viola regra 1 não viola as regras viola regra 3 B) Viola regra 3 viola regra 1 viola regra 2 C) Viola regra 2 viola regra 1 viola regra 3 D) Viola regra 1 viola regra 3 não viola as regras E) Não viola as regras viola regra 2 viola regra 1

36 Gabarito TECNOLOGIAS DE INTERNET 1 E 9 A 17 C 25 - C 2 A 10 D 18 - B 26 - A 3 E 11 - C 19 E 27 - E 4 A 12 - D 20 E 28 E 5 E 13 E 21 C 29 E 6 C 14 C 22 C 30 - C 7 A 15 A 23 A 31 B 8 A 16 - D 24 D

37 QUESTÕES WEB SERVICES

38 Questão 02 - Prova: FCC TRT - 4ª REGIÃO (RS) - Analista Judiciário - Tecnologia da Informação Especificação desenvolvida pelo World Wide Web Consortium, que permite descrever os Web Services segundo um formato XML. É extensível para permitir a descrição dos serviços e suas mensagens, independentemente dos formatos de mensagem e dos protocolos de rede utilizados. Trata-se de a) SOAP. b) WSDL. c) UDDI. d) SamL. e) Ws-i.

39 Questão 03 - Prova: FCC TJ-PA - Analista Judiciário - Análise de Sistemas - Desenvolvimento No âmbito dos Web Services, o protocolo padrão OASIS que especifica um método para descoberta de diretórios de serviços é o a) HTTP. b) SOAP. c) WSDL. d) UDDI. e) DOM/XML.

40 Questão 04 - Prova: FCC TJ-SE - Analista Judiciário - Análise de Sistemas Desenvolvimento No âmbito dos Web services, é um padrão que define como as informações de descrição de serviços usadas para descobrí-los podem ser organizadas. Trata-se de a) UDDI. b) SOA. c) WebApp. d) Javascript. e) DML.

41 Questão 05 - Prova: FCC TRE-SP - Analista Judiciário - Análise de Sistemas Com relação ao SOAP, analise: I. Envelope: É o elemento raiz do documento XML. Pode conter declarações de namespaces e também atributos adicionais como o que define o estilo de codificação (encoding style). II. Header: É um cabeçalho que carrega informações adicionais, como por exemplo, se a mensagem deve ser processada por um determinado nó intermediário. Deve ser o primeiro elemento do Envelope. III. Body: Contém o payload, ou a informação a ser transportada para o seu destino final. IV. Fault: Contém as informações dos erros ocorridos no envio da mensagem. São elementos obrigatórios em uma mensagem SOAP o que consta em a) I e II, apenas. b) I e III, apenas. c) I, II e III, apenas. d) II, III e IV, apenas. e) I, II, III e IV.

42 Questão 06 - FCC INFRAERO - Analista de Sistemas - Rede e Suporte Em relação a Web services, é INCORRETO afirmar: a) Foram criados para construir aplicações que são vistas como serviços na internet. b) Nada mais são do que chamada de métodos usando XML. c) Independem de plataforma e de linguagem de programação. d) O serviço Web services inexiste sem o protocolo SOAP. e) As funções publicação, pesquisa e descoberta são providas pelo WSDL.

43 Questão 07 - FCC MPE-RN - Analista de Tecnologia da Informação - Engenharia de Software Protocolo leve para a troca de documentos XML por meio de uma conexão básica de transporte. Aceita transações sobre objetos distribuídos em um ambiente baseado na Web, definindo como as RPCs e as respostas podem ser representadas dentro de mensagens. Trata-se de a) WSDL. b) SOA. c) SOAP. d) UDDI. e) TCP.

44 Questão 08 - FCC TRE-RS - Analista Judiciário - Analista de Sistemas Suporte SOAP é I. um protocolo de comunicação leve destinado a troca de informações estruturadas em um ambiente distribuído. II. dependente de plataforma e linguagem de programação. III. baseado em XHML. IV. uma recomendação da W3C. Está correto o que consta em a) III e IV, somente. b) II e III, somente. c) I e IV, somente. d) II, III e IV, somente. e) I, II, III e IV.

45 Questão 09 - FCC TJ-SE - Analista Judiciário - Análise de Sistemas - Desenvolvimento Considere dois dos fundamentos que possibilitam a comunicação entre Web services: Protocolo que define I. uma organização para a troca estruturada de dados entre Web services; II. como as interfaces dos Web services podem ser representadas. São, respectivamente, a) HTTP e XML. b) SOAP e WSDL. c) SOAP e XSL. d) DOM e COM+. e) COMM e HTML.

46 10 - FCC TRT 5ªRegião A arquitetura RESTful (Representational State Transfer) surgiu como uma forma de simplificar o desenvolvimento de web services. Neste estilo arquitetural o recurso é o elemento fundamental, (A) e para que uma aplicação possa interagir com ele, basta conhecer o identificador do recurso e os detalhes da rede entre ela e o servidor que guarda a informação. (B) devendo ser representado apenas no formato XML, por ser este um formato suportado pela maioria das linguagens de programação. (C) identificado por meio de metadados associados a um arquivo XSL, e acessado através de um mecanismo de busca binária. (D) não podendo ser dissociado de sua representação, por isso, seu conteúdo só pode ser acessado se estiver no formato XML. (E) podendo ser manipulado através das operações PUT, GET, POST e DELETE.

47 11 - FCC TRT 15ªRegião A arquitetura dos web services é baseada na interação de três entidades ou componentes, quais sejam: I. Cria o web service e disponibiliza o serviço para que alguém possa utilizá-lo. Mas, para que isto ocorra, precisa descrever o web service em um formato padrão, que seja compreensível para qualquer pessoa ou processo que precise usar esse serviço e também publicar os detalhes sobre seu web service em um registro central que esteja disponível. II. É qualquer um que utilize um web service. Conhece a funcionalidade do web service a partir da descrição disponibilizada, recuperando os seus detalhes através de uma pesquisa sobre o registro publicado. Através desta pesquisa, pode obter o mecanismo para ligação com este web service. III. É a localização central em que as duas entidades anteriores podem uma relacionar os web services e a outra pesquisá- los. Contém informações como detalhes de uma empresa, quais os serviços que ela fornece e a descrição técnica de cada um deles. I, II e III, referem-se, respectivamente, a: (A) XML; SOAP; WSDL. (B) Web Services Gateway; Web Services Invocation Framework; UDDI Explorer. (C) Registro dos serviços; Provedor de serviço; Consumidor de serviços. (D) Service Broker; Service Consumer; Service Provider. (E) Provedor de serviço; Consumidor de serviços; Registro dos serviços.

48 12 - FCC TRT 16ªRegião Um web service pode ser visto como a convergência de algumas tecnologias como HTTP, XML, SOAP, WSDL e UDDI. O protocolo SOAP é uma especificação da W3C para troca de informações estruturadas em ambientes descentralizados e distribuídos. Um arquivo XML de mensagem SOAP pode conter alguns elementos obrigatórios e outros opcionais. Um dos elementos opcionais é o Fault, que suporta em seu interior os elementos (A) <errorcode>, <faultmessage>, <faultsource> e <faultowner> (B) <faultcode>, <faultstring>, <details> e <faultactor> (C) <faultcode>, <faulttype>, <faultdetails> e <faultfactor> (D) <errorcode>, <errormessage>, <errorsource> e <workaround> (E) <fault_error_code>, <fault_string>, <fault_details> e <fault_actor>

49 13 - FCC TST Os Web Services possibilitam que aplicações desenvolvidas em diferentes plataformas se comuniquem através de troca de mensagens. Os Web Services compatíveis com o SOAP (A) permitem a troca de mensagens através de arquivos no formato WSDL sobre o protocolo HTTP, permitindo que diferentes programas se comuniquem através da Internet. (B) são compatíveis com Chamadas de Procedimento Remoto (RPC) e recebem objetos das tecnologias DCOM e CORBA, sendo livres de bloqueios por firewalls. (C) não são recomendados pelo W3C, ou seja, não possuem a funcionalidade de realizar troca de mensagens na linguagem WSDL. (D) são implementados, em muitos casos, utilizando servidores FTP para serem compatíveis com a maioria dos Web Services. (E) trocam mensagens através de arquivos HTML, possibilitando que qualquer tipo de aplicação se comunique com outros Web Services.

50 14 - FCC Agencia Reguladora/CE Um documento WSDL é um arquivo em formato XML utilizado para definir Web Services. Este documento possui um grupo de seis elementos utilizados para definir um serviço. Dentre estes elementos estão types, message, porttype e (A) binding. (B) naming. (C) linking. (D) namespace. (E) authoring.

51 15 - FCC MP/MA Os 3 elementos básicos que mantém a arquitetura de implementação dos web services são descritos abaixo. I. Protocolo de comunicação baseado em XML para permitir que os aplicativos troquem informações. É um padrão W3C, projetado para se comunicar via internet, independente de plataforma e de linguagem que permite contornar firewalls e acessar um web service. II. Linguagem baseada em XML e padronizada pela W3C que é utilizada para localizar e descrever web services. III. Serviço de diretório, em que as empresas podem se registrar e procurar web services. É um diretório para armazenar informações sobre os web services. A associação correta entre o elemento e a sua descrição é: A) SOAP WSDL REST B) HTTP SOAP WSDL C) RPC REST WSDL D) SOAP WSDL UDDI E) HTTP SOAP - UDDI

52 16 - FCC TRT9 SOAP é um protocolo de acesso a um Web Service, baseado em XML e recomendado pela W3C, que permite que aplicativos troquem informações usando HTTP. Define um formato para envio de mensagens. Uma mensagem SOAP é um documento XML comum contendo diversos elementos, como o exemplo a seguir: <?xml version="1.0"?> <soap:envelope xmlns:soap=" soap:encodingstyle=" <soap:header> <m:trans xmlns:m=" soap:mustunderstand="1">234 </m:trans> </soap:header> <soap:body> <m:getprice xmlns:m=" <m:item>apples</m:item> </m:getprice> </soap:body> </soap:envelope> Sobre SOAP é correto afirmar que A) o elemento Header é um elemento obrigatório que contém informações específicas sobre a mensagem SOAP. B) uma mensagem SOAP pode conter um ou mais elementos Fault que são opcionais e usados para indicar mensagens de erro. C) o atributo encodingstyle do elemento Envelope é utilizado para definir os tipos de dados utilizados no documento. Este atributo pode aparecer apenas no elemento Envelope. D) o xmlns:soap namespace deve sempre ter o valor " Se um namespace diferente for usado, o aplicativo gera um erro e descarta a mensagem. E) se houver um elemento Fault na mensagem, ele deve aparecer obrigatoriamente como um elemento filho do elemento Header.

53 17 - FCC TJ/PA No âmbito dos Web Services, o protocolo padrão OASIS que especifica um método para descoberta de diretórios de serviços é o A) DOM/XML. B) HTTP. C) SOAP. D) WSDL. E) UDDI.

54 18 - FCC ALE/RN No protocolo SOAP, o elemento Fault é opcionalmente utilizado para indicar mensagens de erro. Um de seus subelementos descreve o responsável pela causa da falha. Este subelemento é chamado A) <detail> B) <origin> C) <faultsource> D) <faultactor> E) <fault name="source">

55 19 - FCC SEFAZ/SP Instruções: Para responder a questão, considere o texto a seguir: A equipe de TI da empresa A necessita de um módulo de software que pesquise a situação fiscal de seus clientes. Como a entrega do projeto está atrasada, decidiu-se utilizar um web service de uma empresa B. Para saber se o serviço atende às necessidades da empresa, a equipe de TI fez uma busca em um serviço de diretório no qual a empresa B publicou a descrição. Nessa descrição foram disponibilizadas informações como, por exemplo, as funções que o serviço possui, as informações de entrada necessárias para que o serviço possa ser executado e os tipos de resultados que o serviço disponibiliza. Para publicar essas informações, a empresa B utilizou uma linguagem baseada no padrão XML. Após buscar no serviço de diretório e constatar que o serviço atendia às necessidades da empresa, a equipe de TI contratou o serviço. Desenvolveu-se, então, um módulo de software que troca mensagens entre a aplicação e o web service utilizando o protocolo SOAP, baseado em XML. As mensagens são transmitidas utilizando-se o protocolo HTTP em conjunto com outros padrões web. O serviço de diretório citado no texto e a linguagem utilizada para publicar a descrição do serviço são, respectivamente, A) WS-RPC e XSLT. B) EDI e WS-Inspection. C) UDDI e WSDL. D) UDDI e XSL. E) EDI e BPEL.

56 20 - FCC SEFAZ/SP Para responder a questão, considere o texto a seguir: A equipe de TI da empresa A necessita de um módulo de software que pesquise a situação fiscal de seus clientes. Como a entrega do projeto está atrasada, decidiu-se utilizar um web service de uma empresa B. Para saber se o serviço atende às necessidades da empresa, a equipe de TI fez uma busca em um serviço de diretório no qual a empresa B publicou a descrição. Nessa descrição foram disponibilizadas informações como, por exemplo, as funções que o serviço possui, as informações de entrada necessárias para que o serviço possa ser executado e os tipos de resultados que o serviço disponibiliza. Para publicar essas informações, a empresa B utilizou uma linguagem baseada no padrão XML. Após buscar no serviço de diretório e constatar que o serviço atendia às necessidades da empresa, a equipe de TI contratou o serviço. Desenvolveu-se, então, um módulo de software que troca mensagens entre a aplicação e o web service utilizando o protocolo SOAP, baseado em XML. As mensagens são transmitidas utilizando-se o protocolo HTTP em conjunto com outros padrões web. Segundo o texto, a troca de mensagens entre a aplicação e o web service utiliza o protocolo SOAP. Uma mensagem SOAP é um documento XML que pode conter diversos elementos. S obre esses elementos, é correto afirmar que A) se um elemento Fault está presente na mensagem, ele deve aparecer como um elemento filho do elemento Header. B) se o elemento Header estiver presente na mensagem SOAP, ele deve ser o primeiro elemento filho do elemento SOAP. C) o elemento Fault é obrigatório e é usado para recuperar mensagens de erro e informações de status resultantes do envio da mensagem. D) o elemento SOAP é o elemento raiz de uma mensagem, e define que o documento XML é uma mensagem SOAP. E) um elemento Fault não pode aparecer mais que uma vez em uma mensagem SOAP.

Exercícios Aula 2 BR 2013

Exercícios Aula 2 BR 2013 Conceitos e tecnologias relacionadas à Internet: Protocolos relevantes para aplicações Internet; Princípios e arquitetura da Internet; Linguagens de marcação, transformação e apresentação. Usabilidade,

Leia mais

XHTML 1.0 DTDs e Validação

XHTML 1.0 DTDs e Validação XHTML 1.0 DTDs e Validação PRnet/2012 Ferramentas para Web Design 1 HTML 4.0 X XHTML 1.0 Quais são os três principais componentes ou instrumentos mais utilizados na internet? PRnet/2012 Ferramentas para

Leia mais

UFG - Instituto de Informática

UFG - Instituto de Informática UFG - Instituto de Informática Especialização em Desenvolvimento de Aplicações Web com Interfaces Ricas EJB 3.0 Prof.: Fabrízzio A A M N Soares professor.fabrizzio@gmail.com Aula 13 Web Services Web Services

Leia mais

UNIVERSIDADE. Sistemas Distribuídos

UNIVERSIDADE. Sistemas Distribuídos UNIVERSIDADE Sistemas Distribuídos Ciência da Computação Prof. Jesus José de Oliveira Neto Web Services Web Services Existem diferentes tipos de comunicação em um sistema distribuído: Sockets Invocação

Leia mais

GERÊNCIA DE DADOS SEMIESTRUTURADOS -XML. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza

GERÊNCIA DE DADOS SEMIESTRUTURADOS -XML. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza GERÊNCIA DE DADOS SEMIESTRUTURADOS -XML Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza O QUE É XML? Tecnologia desenvolvida pelo W3C http://www.w3c.org W3C: World Wide Web Consortium consórcio

Leia mais

7. Cascading Style Sheets (CSS)

7. Cascading Style Sheets (CSS) 7. Cascading Style Sheets (CSS) O CSS (Folha de Estilo em Cascata) é um padrão de formatação para páginas web que vai além das limitações impostas pelo HTML. O Cascading Style Sheets não é exatamente uma

Leia mais

CONCEITOS INICIAIS. Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web;

CONCEITOS INICIAIS. Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web; CONCEITOS INICIAIS Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web; O que é necessário para se criar páginas para a Web; Navegadores; O que é site, Host, Provedor e Servidor Web; Protocolos.

Leia mais

Web Design. Prof. Felippe

Web Design. Prof. Felippe Web Design Prof. Felippe 2015 Sobre a disciplina Fornecer ao aluno subsídios para o projeto e desenvolvimento de interfaces de sistemas Web eficientes, amigáveis e intuitivas. Conceitos fundamentais sobre

Leia mais

Integração de sistemas utilizando Web Services do tipo REST

Integração de sistemas utilizando Web Services do tipo REST Integração de sistemas utilizando Web Services do tipo REST Jhonatan Wilson Aparecido Garbo, Jaime Willian Dias Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil jhowgarbo@gmail.com jaime@unipar.br

Leia mais

Aplicativos para Internet Aula 01

Aplicativos para Internet Aula 01 Aplicativos para Internet Aula 01 Arquitetura cliente/servidor Introdução ao HTML, CSS e JavaScript Prof. Erika Miranda Universidade de Mogi das Cruzes Uso da Internet http://www.ibope.com.br/pt-br/noticias/paginas/world-wide-web-ou-www-completa-22-anos-nesta-terca-feira.aspx

Leia mais

GERÊNCIA DE DADOS SEMIESTRUTURADOS -XML. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza

GERÊNCIA DE DADOS SEMIESTRUTURADOS -XML. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza GERÊNCIA DE DADOS SEMIESTRUTURADOS -XML Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza O QUE É XML? Tecnologia desenvolvida pelo W3C http://www.w3c.org W3C: World Wide Web Consortium consórcio

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO DO FRAMEWORK - versão 2.0

DOCUMENTAÇÃO DO FRAMEWORK - versão 2.0 DOCUMENTAÇÃO DO FRAMEWORK - versão 2.0 Índice 1 - Objetivo 2 - Descrição do ambiente 2.1. Tecnologias utilizadas 2.2. Estrutura de pastas 2.3. Bibliotecas já incluídas 3 - Características gerais 4 - Criando

Leia mais

MADALENA PEREIRA DA SILVA SLA Sociedade Lageana de Educação DCET Departamento de Ciências Exatas e Tecnológica

MADALENA PEREIRA DA SILVA SLA Sociedade Lageana de Educação DCET Departamento de Ciências Exatas e Tecnológica MADALENA PEREIRA DA SILVA SLA Sociedade Lageana de Educação DCET Departamento de Ciências Exatas e Tecnológica Desenvolvimento de Web Services com SOAP. 1. Introdução. Com a tecnologia de desenvolvimento

Leia mais

Introdução a Web Services

Introdução a Web Services Introdução a Web Services Mário Meireles Teixeira DEINF/UFMA O que é um Web Service? Web Service / Serviço Web É uma aplicação, identificada por um URI, cujas interfaces podem ser definidas, descritas

Leia mais

www.f2b.com.br 18/04/2006 Micropagamento F2b Web Services Web rev 00

www.f2b.com.br 18/04/2006 Micropagamento F2b Web Services Web rev 00 www.f2b.com.br 18/04/2006 Micropagamento F2b Web Services Web rev 00 Controle de Revisões Micropagamento F2b Web Services/Web 18/04/2006 Revisão Data Descrição 00 17/04/2006 Emissão inicial. www.f2b.com.br

Leia mais

GERÊNCIA DE DADOS SEMI ESTRUTURADOS -XML. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

GERÊNCIA DE DADOS SEMI ESTRUTURADOS -XML. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. GERÊNCIA DE DADOS SEMI ESTRUTURADOS -XML Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. O QUE É XML? Tecnologia desenvolvida pelo W3C http://www.w3c.org W3C: World Wide Web Consortium consórcio formado por acadêmicos

Leia mais

Programação para Internet Avançada. 4. Web Services. Nuno Miguel Gil Fonseca nuno.fonseca@estgoh.ipc.pt

Programação para Internet Avançada. 4. Web Services. Nuno Miguel Gil Fonseca nuno.fonseca@estgoh.ipc.pt Programação para Internet Avançada 4. Web Services Nuno Miguel Gil Fonseca nuno.fonseca@estgoh.ipc.pt São módulos de aplicações de negócios que expõem as regras do negócio como serviços na Internet através

Leia mais

Serviços Web: Arquitetura

Serviços Web: Arquitetura Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão Objetivos Nesta aula

Leia mais

Programando em PHP. Conceitos Básicos

Programando em PHP. Conceitos Básicos Programando em PHP www.guilhermepontes.eti.br lgapontes@gmail.com Conceitos Básicos Todo o escopo deste estudo estará voltado para a criação de sites com o uso dos diversos recursos de programação web

Leia mais

Acessibilidade no SIEP (Sistema de Informações da Educação Profissional e Tecnológica) Módulo de Acessibilidade Virtual CEFET Bento Gonçalves RS Maio 2008 ACESSIBILIDADE À WEB De acordo com Cifuentes (2000),

Leia mais

Desenvolvendo uma Arquitetura de Componentes Orientada a Serviço SCA

Desenvolvendo uma Arquitetura de Componentes Orientada a Serviço SCA Desenvolvendo uma Arquitetura de Componentes Orientada a Serviço SCA RESUMO Ricardo Della Libera Marzochi A introdução ao Service Component Architecture (SCA) diz respeito ao estudo dos principais fundamentos

Leia mais

CSS é a abreviatura para Cascading Style Sheets Folhas de Estilo em Cascata

CSS é a abreviatura para Cascading Style Sheets Folhas de Estilo em Cascata CSS CSS é a abreviatura para Cascading Style Sheets Folhas de Estilo em Cascata CSS é uma linguagem para estilos (formatação) que define o layout de documentos HTML. CSS controla fontes, cores, margens,

Leia mais

4. Qual seria o impacto da escolha de uma chave que possua letras repetidas em uma cifra de transposição?

4. Qual seria o impacto da escolha de uma chave que possua letras repetidas em uma cifra de transposição? Prova de 2011-02 1. Descreva duas maneiras de estabelecer uma conexão entre processos na camada de transporte sem o conhecimento da porta (TSAP) ao qual o servidor remoto esteja associado. 2. Estabelecer

Leia mais

Análise da Nova Linguagem HTML5 para o Desenvolvimento Web

Análise da Nova Linguagem HTML5 para o Desenvolvimento Web Análise da Nova Linguagem HTML5 para o Desenvolvimento Web Sergio N. Ikeno¹, Késsia Rita da Costa Marchi¹ ¹Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil sergioikn@gmail.com, kessia@unipar.br Resumo.

Leia mais

Web Services. (Introdução)

Web Services. (Introdução) Web Services (Introdução) Agenda Introdução SOA (Service Oriented Architecture) Web Services Arquitetura XML SOAP WSDL UDDI Conclusão Introdução Comunicação distribuída Estratégias que permitem a comunicação

Leia mais

css Cascading Style Sheets CSS CASCADING STYLE SHEETS

css Cascading Style Sheets CSS CASCADING STYLE SHEETS css Cascading Style Sheets CSS CASCADING STYLE SHEETS Oque é o CSS Cascading Style Sheets - Folhas de Estilo em Cascata Não é uma linguagem de programação, é uma linguagem de estilo. Define a apresentação

Leia mais

Protocolos de Internet (família TCP/IP e WWW) Primeiro Técnico. Prof. Cesar

Protocolos de Internet (família TCP/IP e WWW) Primeiro Técnico. Prof. Cesar Primeiro Técnico Protocolos de Internet (família TCP/IP e WWW) Prof. Cesar 1 TCP - Transmission Control Protocol Esse protocolo tem como principal objetivo realizar a comunicação entre aplicações de dois

Leia mais

11 - Q34826 ( FCC - 2010 - DPE - SP - Oficial de Defensoria Pública / Noções de Informática / Internet e intranet; )

11 - Q34826 ( FCC - 2010 - DPE - SP - Oficial de Defensoria Pública / Noções de Informática / Internet e intranet; ) 11 - Q34826 ( FCC - 2010 - DPE - SP - Oficial de Defensoria Pública / Noções de Informática / Internet e intranet; ) Algumas Regras Gerais de Uso do Computador I. Sempre feche todas as aplicações abertas

Leia mais

DWEB. Design para Web. CSS3 - Fundamentos. Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico

DWEB. Design para Web. CSS3 - Fundamentos. Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico DWEB Design para Web Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico CSS3 - Fundamentos E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual

Leia mais

SCE-557. Técnicas de Programação para WEB. Rodrigo Fernandes de Mello http://www.icmc.usp.br/~mello mello@icmc.usp.br

SCE-557. Técnicas de Programação para WEB. Rodrigo Fernandes de Mello http://www.icmc.usp.br/~mello mello@icmc.usp.br SCE-557 Técnicas de Programação para WEB Rodrigo Fernandes de Mello http://www.icmc.usp.br/~mello mello@icmc.usp.br 1 Cronograma Fundamentos sobre servidores e clientes Linguagens Server e Client side

Leia mais

A Estrutura de um Web Service

A Estrutura de um Web Service A Estrutura de um Web Service Paulo Vitor Antonini Orlandin paulovitor_e@hotmail.com Resumo Atualmente, o Serviço Web é a solução mais utilizada para integração entre sistemas, pois apresenta vantagens

Leia mais

Web Services. Autor: Rômulo Rosa Furtado

Web Services. Autor: Rômulo Rosa Furtado Web Services Autor: Rômulo Rosa Furtado Sumário O que é um Web Service. Qual a finalidade de um Web Service. Como funciona o serviço. Motivação para o uso. Como construir um. Referências. Seção: O que

Leia mais

Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Cookies e Sessões. Prof. MSc. Hugo Souza

Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Cookies e Sessões. Prof. MSc. Hugo Souza Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Cookies e Sessões Prof. MSc. Hugo Souza Se você precisar manter informações sobre seus usuários enquanto eles navegam pelo seu site, ou até quando eles saem

Leia mais

Introdução ao HTML 5 e Implementação de Documentos

Introdução ao HTML 5 e Implementação de Documentos Linguagem de Programação para Web Introdução ao HTML 5 e Implementação de Documentos Prof. Mauro Lopes 1-31 20 Objetivo Iremos aqui apresentar a estrutura básica de um documento HTML e iremos também apresentar

Leia mais

HTML 5 + CSS APRESENTANDO O CSS ESTILOS LOCAIS

HTML 5 + CSS APRESENTANDO O CSS ESTILOS LOCAIS APRESENTANDO O CSS CSS Cascading Style Sheets, ou, em português, Folha de Estilo em Cascata - é uma linguagem de estilo que pode ser utilizada na formatação de documentos HTML. Com CSS, podemos criar regras

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof. Felippe Scheidt IFPR Campus Foz do Iguaçu 2014/2

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof. Felippe Scheidt IFPR Campus Foz do Iguaçu 2014/2 Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof. Felippe Scheidt IFPR Campus Foz do Iguaçu 2014/2 Objetivo. O objetivo da disciplina é conhecer os princípios da programação de

Leia mais

Um documento XML possui Unidade lógica - os elementos Usuário "inventa" as marcas através de DTDs

Um documento XML possui Unidade lógica - os elementos Usuário inventa as marcas através de DTDs XML Um documento XML possui Unidade lógica - os elementos Usuário "inventa" as marcas através de DTDs Unidade física - as entidades Armazenamento separado dos dados Como toda linguagem de marcação: XML

Leia mais

2 Conceitos relativos a Web services e sua composição

2 Conceitos relativos a Web services e sua composição 15 2 Conceitos relativos a Web services e sua composição A necessidade de flexibilidade na arquitetura das aplicações levou ao modelo orientado a objetos, onde os processos de negócios podem ser representados

Leia mais

3. Explique o motivo pelo qual os protocolos UDP e TCP acrescentam a informação das portas (TSAP) de origem e de destino em seu cabeçalho.

3. Explique o motivo pelo qual os protocolos UDP e TCP acrescentam a informação das portas (TSAP) de origem e de destino em seu cabeçalho. Entregue três questões de cada prova. Prova de 2011-02 1. Descreva duas maneiras de estabelecer uma conexão entre processos na camada de transporte sem o conhecimento da porta (TSAP) ao qual o servidor

Leia mais

Técnicas e processos de produção. Profº Ritielle Souza

Técnicas e processos de produção. Profº Ritielle Souza Técnicas e processos de produção Profº Ritielle Souza INTRODUÇÃO HTML Sigla em inglês para Hyper Text Markup Language, traduzindo daria algo como Linguagem para marcação de Hipertexto. E o que seria o

Leia mais

Desenvolvimento Web Introdução a XHTML. Prof. Bruno Gomes

Desenvolvimento Web Introdução a XHTML. Prof. Bruno Gomes Desenvolvimento Web Introdução a XHTML Prof. Bruno Gomes 2014 Introdução HTML e XHTML Estrutura básica do documento DTDs Validação do documento Exercícios HTML e XHTML HTML (Hipertext Markup Language)

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUIDOS

SISTEMAS DISTRIBUIDOS 1 2 Caracterização de Sistemas Distribuídos: Os sistemas distribuídos estão em toda parte. A Internet permite que usuários de todo o mundo acessem seus serviços onde quer que possam estar. Cada organização

Leia mais

Este relatório tem por objetivo, abordar a sintaxe XML.

Este relatório tem por objetivo, abordar a sintaxe XML. Relatório do GPES Este relatório tem por objetivo, abordar a sintaxe XML. XML Estrutura do documento Um documento XML é uma árvore rotulada onde um nó externo consiste de: [1] Dados de caracteres (uma

Leia mais

XML. 1. XML: Conceitos Básicos. 2. Aplicação XML: XHTML 3. Folhas de Estilo em Cascata XML

XML. 1. XML: Conceitos Básicos. 2. Aplicação XML: XHTML 3. Folhas de Estilo em Cascata XML 1 1. : Conceitos Básicos 2. Aplicação : XHTML 3. Folhas de Estilo em Cascata 2 é um acrônimo para EXtensible Markup Language é uma linguagem de marcação muito parecida com HTML foi designada para descrever

Leia mais

Lista de Revisão. 3. Analise a afirmativa a seguir como verdadeira ou falsa e justifique.

Lista de Revisão. 3. Analise a afirmativa a seguir como verdadeira ou falsa e justifique. Lista de Revisão 1. Nos sistemas web, geralmente os usuários apresentam dois problemas típicos, a desorientação e a sobrecarga cognitiva. Discorra sobre esses problemas. 2. Apresente as principais diferenças

Leia mais

Sumário. HTML CSS JQuery Referências IHC AULA 6 5-09-2011 1

Sumário. HTML CSS JQuery Referências IHC AULA 6 5-09-2011 1 Sumário HTML CSS JQuery Referências IHC AULA 6 5-09-2011 1 Linguagem HTML HTML é a abreviação de HyperText Markup Language, que pode ser traduzido como Linguagem de Marcação de Hipertexto. Não é uma linguagem

Leia mais

Personalizações do mysuite

Personalizações do mysuite Personalizações do mysuite 1. mysuite... 2 2. Customização de campos... 3 3. Importação de dados... 3 4. Integração de sistemas... 3 5. Personalização do Atendimento Online... 4 5.1. Imagens de online

Leia mais

Desenvolvendo para WEB

Desenvolvendo para WEB Nível - Básico Desenvolvendo para WEB Por: Evandro Silva Neste nosso primeiro artigo vamos revisar alguns conceitos que envolvem a programação de aplicativos WEB. A ideia aqui é explicarmos a arquitetura

Leia mais

UM NOVO CONCEITO EM AUTOMAÇÃO. Série Ponto

UM NOVO CONCEITO EM AUTOMAÇÃO. Série Ponto UM NOVO CONCEITO EM AUTOMAÇÃO Série Ponto POR QUE NOVO CONCEITO? O que é um WEBPLC? Um CP na WEB Por que usar INTERNET? Controle do processo de qualquer lugar WEBGATE = conexão INTERNET/ALNETII WEBPLC

Leia mais

SOAP. Web Services & SOAP. Tecnologias de Middleware 2004/2005. Simple Object Access Protocol. Simple Object Access Protocol SOAP

SOAP. Web Services & SOAP. Tecnologias de Middleware 2004/2005. Simple Object Access Protocol. Simple Object Access Protocol SOAP Web Services & SOAP Tecnologias de Middleware 2004/2005 SOAP Simple Object Access Protocol Os web services necessitam de comunicar entre eles e trocar mensagens. O SOAP define a estrutura e o processamento

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO Prof. Adriano Avelar Site: www.adrianoavelar.com Email: eam.avelar@gmail.com Mecanismos de Comunicação Protocolos de Aplicação Mecanismos de comunicação

Leia mais

Roteiro 2: Conceitos de Tags HTML

Roteiro 2: Conceitos de Tags HTML Roteiro 2: Conceitos de Tags HTML Objetivos Detalhar conceitos sobre TAGS HTML: elementos, atributos, elemento vazio, links. Implementar páginas de internet com uso da linguagem HTML; Ferramentas Necessárias

Leia mais

Desenvolvendo Websites com PHP

Desenvolvendo Websites com PHP Desenvolvendo Websites com PHP Aprenda a criar Websites dinâmicos e interativos com PHP e bancos de dados Juliano Niederauer 19 Capítulo 1 O que é o PHP? O PHP é uma das linguagens mais utilizadas na Web.

Leia mais

Sistemas Distribuídos na WEB (Plataformas para Aplicações Distribuídas) XML Origens. HTML Problemas

Sistemas Distribuídos na WEB (Plataformas para Aplicações Distribuídas) XML Origens. HTML Problemas Sistemas Distribuídos na WEB (Plataformas para Aplicações Distribuídas) (extensible( Markup Language ) Origens (extensible Markup Language linguagem de marcação extensível) Criada em 1996 pelo W3C (World

Leia mais

Webdesign A tag HEAD e as Meta tags

Webdesign A tag HEAD e as Meta tags Webdesign A tag HEAD e as Meta tags Conteúdos Os materiais de aula, apostilas e outras informações estarão disponíveis em: www.thiagomiranda.net HEAD Como vimos anteriormente, o nosso documento HTML é

Leia mais

Internet e Programação Web

Internet e Programação Web COLÉGIO ESTADUAL PEDRO MACEDO Ensino Profissionalizante Internet e Programação Web 3 Técnico Prof. Cesar 2014 1 SUMÁRIO Criar sites dinâmicos em PHP --------------------------------------------------------

Leia mais

Mudança de formatos no HTML. CSS - Cascading Style Sheets. A prioridade para o efeito cascata. A prioridade para o efeito cascata

Mudança de formatos no HTML. CSS - Cascading Style Sheets. A prioridade para o efeito cascata. A prioridade para o efeito cascata Mudança de formatos no HTML título CSS - Cascading Style Sheets e os problemas do HTML Para mudar a cor de uma única linha de uma página seria relativamente fácil.

Leia mais

Manual Técnico de Utilização do Web Service de Administração do Código de Segurança do Contribuinte - CSC

Manual Técnico de Utilização do Web Service de Administração do Código de Segurança do Contribuinte - CSC Projeto Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica Manual Técnico de Utilização do Web Service de Administração do Código de Segurança do Contribuinte - CSC Versão 1.00 19 de Agosto de 2014 Página 1/9 Controle

Leia mais

PROGRAMAÇÃO MANUAL DE INSTRUÇÕES SEJA BEM VINDO VERSÃO 1.4 10/01/2013 UDS SOLUÇÕES DIGITAIS

PROGRAMAÇÃO MANUAL DE INSTRUÇÕES SEJA BEM VINDO VERSÃO 1.4 10/01/2013 UDS SOLUÇÕES DIGITAIS VERSÃO 1.4 10/01/2013 UDS SOLUÇÕES DIGITAIS PROGRAMAÇÃO MANUAL DE INSTRUÇÕES Instruções, métodos e recomendações para desenvolvimento de sistemas na UDS. 1 Sumário Apresentação... 3 Estrutura de pastas:...

Leia mais

XML extensible Markup Language. Prof. Fellipe Aleixo fellipe.aleixo@ifrn.edu.br

XML extensible Markup Language. Prof. Fellipe Aleixo fellipe.aleixo@ifrn.edu.br XML extensible Markup Language Prof. Fellipe Aleixo fellipe.aleixo@ifrn.edu.br XML Projetada para transportar e armazenar dados (estruturados) Importante conhecer e fácil de entender Exemplo de documento

Leia mais

Boas Práticas de Desenvolvimento Seguro

Boas Práticas de Desenvolvimento Seguro Boas Práticas de Desenvolvimento Seguro Julho / 2.012 Histórico de Revisões Data Versão Descrição Autor 29/07/2012 1.0 Versão inicial Ricardo Kiyoshi Página 2 de 11 Conteúdo 1. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Leia mais

Web Design Aula 13: Introdução a CSS

Web Design Aula 13: Introdução a CSS Web Design Aula 13: Introdução a CSS Professora: Priscilla Suene priscilla.silverio@ifrn.edu.br Motivação Você lembra que HTML e XHTML são linguagens de marcação? Para organizar melhor o visual das páginas

Leia mais

XML e Banco de Dados de Internet. Tópicos Especiais em Tecnologia da Informação Profa. Késsia R. C. Marchi

XML e Banco de Dados de Internet. Tópicos Especiais em Tecnologia da Informação Profa. Késsia R. C. Marchi XML e Banco de Dados de Internet Tópicos Especiais em Tecnologia da Informação Profa. Késsia R. C. Marchi Motivação Diversas aplicações Web utilizam Fontes de Dados (BD); Arquitetura Cliente-Servidor (2

Leia mais

PROGRAMAÇÃO SERVIDOR WEBSERVICES EM SISTEMAS WEB. Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1

PROGRAMAÇÃO SERVIDOR WEBSERVICES EM SISTEMAS WEB. Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 PROGRAMAÇÃO SERVIDOR EM SISTEMAS WEB WEBSERVICES Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 Objetivos Compreender o que é um WebService e sua utilidade Compreender a lógica de funcionamento de um WebService Capacitar

Leia mais

Programação Web Prof. Wladimir

Programação Web Prof. Wladimir Programação Web Prof. Wladimir Linguagem de Script e PHP @wre2008 1 Sumário Introdução; PHP: Introdução. Enviando dados para o servidor HTTP; PHP: Instalação; Formato básico de um programa PHP; Manipulação

Leia mais

Service Oriented Architecture SOA

Service Oriented Architecture SOA Service Oriented Architecture SOA Arquitetura orientada aos serviços Definição: Arquitetura de sistemas distribuídos em que a funcionalidade é disponibilizada sob a forma de serviços (bem definidos e independentes)

Leia mais

Professor: Paulo Macos Trentin paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira 4/6/2011 1

Professor: Paulo Macos Trentin paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira 4/6/2011 1 Professor: Paulo Macos Trentin paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira 4/6/2011 1 Do inglês, Cascading Style Sheet, ou folha de estilo em cascata. É uma linguagem

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

CAPÍTULO 2. Este capítulo tratará :

CAPÍTULO 2. Este capítulo tratará : 1ª PARTE CAPÍTULO 2 Este capítulo tratará : 1. O que é necessário para se criar páginas para a Web. 2. A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web 3. Navegadores 4. O que é site, Host,

Leia mais

Orientação a Objetos

Orientação a Objetos 1. Domínio e Aplicação Orientação a Objetos Um domínio é composto pelas entidades, informações e processos relacionados a um determinado contexto. Uma aplicação pode ser desenvolvida para automatizar ou

Leia mais

DESENVOLVIMENTO WEB DENTRO DOS PARADIGMAS DO HTML5 E CSS3

DESENVOLVIMENTO WEB DENTRO DOS PARADIGMAS DO HTML5 E CSS3 DESENVOLVIMENTO WEB DENTRO DOS PARADIGMAS DO HTML5 E CSS3 Eduardo Laguna Rubai, Tiago Piperno Bonetti Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR- Brasil eduardorubay@gmail.com, bonetti@unipar.br Resumo.

Leia mais

www.leitejunior.com.br 17/03/2011 15:04 Leite Júnior QUESTÕES FCC 2010 REDES (INTERNET/INTRANET)

www.leitejunior.com.br 17/03/2011 15:04 Leite Júnior QUESTÕES FCC 2010 REDES (INTERNET/INTRANET) QUESTÕES FCC 2010 REDES (INTERNET/INTRANET) CONCURSO: TRE AMAZONAS DATA: 31/01/2010 QUESTÃO 01 - O transporte de páginas Web entre um servidor e um cliente da Internet é realizado pelo protocolo (A) TCP.

Leia mais

3 SERVIÇOS IP. 3.1 Serviços IP e alguns aspectos de segurança

3 SERVIÇOS IP. 3.1 Serviços IP e alguns aspectos de segurança 3 SERVIÇOS IP 3.1 Serviços IP e alguns aspectos de segurança Os serviços IP's são suscetíveis a uma variedade de possíveis ataques, desde ataques passivos (como espionagem) até ataques ativos (como a impossibilidade

Leia mais

WEBDESIGN. Professor: Paulo Trentin paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira

WEBDESIGN. Professor: Paulo Trentin paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira WEBDESIGN Professor: Paulo Trentin paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira 1 CDI - Curso de Webdesign - Prof. Paulo Trentin Objetivos para esta aula Debater sobre

Leia mais

Introdução à Engenharia da Computação. Tecnologia Web Professor Machado

Introdução à Engenharia da Computação. Tecnologia Web Professor Machado Introdução à Engenharia da Computação Tecnologia Web Professor Machado 1 WWW - World Wide Web Surgiu da necessidade de troca de documentos entre institutos de pesquisas. Utiliza o protocolo HTTP (HyperText

Leia mais

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes 01 - Apresentação do SiteMaster - News Edition O SiteMaster foi desenvolvido para ser um sistema simples de gerenciamento de notícias, instalado em seu próprio computador e com configuração simplificada,

Leia mais

Manual de Integração WebService

Manual de Integração WebService Manual de Integração WebService Sumário 1. O que é a Integração WebService? 2. Envio Simples 3. Consultar Status da Mensagem 3.1 Consultar Mensagens Recebidas 4. Tecnologia do WebService Facilita 1. O

Leia mais

Tutorial Módulo 1: Introdução e primeiros passos Por Daniel Chicayban (dan@trendnet.com.br)

Tutorial Módulo 1: Introdução e primeiros passos Por Daniel Chicayban (dan@trendnet.com.br) Tutorial Módulo 1: Introdução e primeiros passos Por Daniel Chicayban (dan@trendnet.com.br) Introdução A HyperText Markup Language e a Web No núcleo de toda página da Web, encontramos a HyperText Markup

Leia mais

Aula 1 Desenvolvimento Web. Curso: Técnico em Informática / 2º módulo Disciplina: Desenvolvimento Web Professora: Luciana Balieiro Cosme

Aula 1 Desenvolvimento Web. Curso: Técnico em Informática / 2º módulo Disciplina: Desenvolvimento Web Professora: Luciana Balieiro Cosme Aula 1 Desenvolvimento Web Curso: Técnico em Informática / 2º módulo Disciplina: Desenvolvimento Web Professora: Luciana Balieiro Cosme Plano de Aula Ementa Avaliação Ementa Noções sobre Internet. HTML

Leia mais

Introdução à Tecnologia Web 2010 HTML HyperText Markup Language XHTML extensible HyperText Markup Language Elementos da Seção do Cabeçalho

Introdução à Tecnologia Web 2010 HTML HyperText Markup Language XHTML extensible HyperText Markup Language Elementos da Seção do Cabeçalho IntroduçãoàTecnologiaWeb2010 HTML HyperTextMarkupLanguage XHTML extensiblehypertextmarkuplanguage ElementosdaSeçãodoCabeçalho ProfªMSc.ElizabeteMunzlinger www.elizabete.com.br ProfªMSc.ElizabeteMunzlinger

Leia mais

DESENVOLVENDO APLICAÇÃO UTILIZANDO JAVA SERVER FACES

DESENVOLVENDO APLICAÇÃO UTILIZANDO JAVA SERVER FACES DESENVOLVENDO APLICAÇÃO UTILIZANDO JAVA SERVER FACES Alexandre Egleilton Araújo, Jaime Willian Dias Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil araujo.ale01@gmail.com, jaime@unipar.br Resumo.

Leia mais

Introdução. História. Como funciona

Introdução. História. Como funciona Introdução O HTML é uma linguagem de marcação utilizada para desenvolvimento de sites. Esta linguagem surgiu junto com o HTTP, ambos possibilitaram a internet ser popularizada. História O HTML foi criado

Leia mais

Anexo VI Edital nº 03361/2008. Projeto de Integração das informações de Identificação Civil. 1. Definições de interoperabilidade adotadas pela SENASP

Anexo VI Edital nº 03361/2008. Projeto de Integração das informações de Identificação Civil. 1. Definições de interoperabilidade adotadas pela SENASP Anexo VI Edital nº 03361/2008 Projeto de Integração das informações de Identificação Civil 1. Definições de interoperabilidade adotadas pela SENASP A Senasp procura adotar os padrões de interoperabilidade

Leia mais

GERÊNCIA DE DADOS SEMIESTRUTURADOS -DTD. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://www.about.me/tilfrozza

GERÊNCIA DE DADOS SEMIESTRUTURADOS -DTD. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://www.about.me/tilfrozza GERÊNCIA DE DADOS SEMIESTRUTURADOS -DTD Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://www.about.me/tilfrozza ROTEIRO Introdução ao DTD Elementos Atributos Entidades Validando um documento XML DTD (DOCUMENT

Leia mais

INTEGRAÇÃO DE APLICAÇÕES UTILIZANDO WEB SERVICE 1. Kellen Kristine Perazzoli 2 ; Manassés Ribeiro 3

INTEGRAÇÃO DE APLICAÇÕES UTILIZANDO WEB SERVICE 1. Kellen Kristine Perazzoli 2 ; Manassés Ribeiro 3 INTEGRAÇÃO DE APLICAÇÕES UTILIZANDO WEB SERVICE 1 Kellen Kristine Perazzoli 2 ; Manassés Ribeiro 3 INTRODUÇÃO Atualmente empresas de diversos portes estão encontrando nos web services soluções para seus

Leia mais

Web Design Aula 01: Conceitos Básicos

Web Design Aula 01: Conceitos Básicos Web Design Aula 01: Conceitos Básicos Professora: Priscilla Suene priscilla.silverio@ifrn.edu.br Motivação Motivação Motivação Motivação Roteiro Introdução Papéis e Responsabilidades Construindo um site

Leia mais

Desenvolvimento de aplicação web com framework JavaServer Faces e Hibernate

Desenvolvimento de aplicação web com framework JavaServer Faces e Hibernate Desenvolvimento de aplicação web com framework JavaServer Faces e Hibernate Tiago Peres Souza 1, Jaime Willian Dias 1,2 ¹Universidade paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil tiagop_ti@hotmail.com 2 Universidade

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

MAPEAMENTO DE CONSULTAS SQL EM XML ENTRE SISTEMAS GERENCIADORES DE BANCO DE DADOS RELACIONAIS

MAPEAMENTO DE CONSULTAS SQL EM XML ENTRE SISTEMAS GERENCIADORES DE BANCO DE DADOS RELACIONAIS Universidade Federal de Santa Catarina Centro Tecnológico Departamento de Informática e Estatística Curso de Sistemas de Informação RENATO SULZBACH MAPEAMENTO DE CONSULTAS SQL EM XML ENTRE SISTEMAS GERENCIADORES

Leia mais

FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO. PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO <NOME DO TRABALHO> <Nome do Aluno> <Nome do Orientador>

FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO. PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO <NOME DO TRABALHO> <Nome do Aluno> <Nome do Orientador> FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a ser desenvolvido

Leia mais

XML Básico. Murillo Vasconcelos Henriques B. Castro. 17 de maio de 2011

XML Básico. Murillo Vasconcelos Henriques B. Castro. 17 de maio de 2011 XML Básico Murillo Vasconcelos Henriques B. Castro 17 de maio de 2011 O QUE É? Sigla para extensible Markable Language É uma linguagem de marcação, assim como HTML Desenvolvida para ser auto explicativa

Leia mais

Tecnologias Web. Lista de Exercícios AV02. Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com

Tecnologias Web. Lista de Exercícios AV02. Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 Um analista de sistemas deseja enviar para seu cliente um arquivo de 300 Mb referente a uma atualização do software. Para transferir esse

Leia mais

Kassius Vargas Prestes

Kassius Vargas Prestes Kassius Vargas Prestes Agenda 1. Introdução Web Services 2. XML, SOAP 3. Apache Tomcat 4. Axis 5. Instalação Tomcat e Axis 6. Criação de um Web Service 7. Criação de um cliente Baixar http://www.inf.ufrgs.br/~kvprestes/webservices/

Leia mais

REST. Caio Nakashima caio.nakashima@mds.gov.br caionakashima@gmail.com

REST. Caio Nakashima caio.nakashima@mds.gov.br caionakashima@gmail.com REST Caio Nakashima caio.nakashima@mds.gov.br caionakashima@gmail.com 1 RESTful REpresentation State Transfer Estilo de arquitetura de software para sistemas distribuídos Termo proposto por Roy Fielding

Leia mais