Ilustração Pintura a guache sobre papel. Sem título. Sem data.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ilustração 15.15. Pintura a guache sobre papel. Sem título. Sem data."

Transcrição

1 325 Ilustração Pintura a guache sobre papel. Sem título. Sem data. Ilustração Pintura a guache sobre papel. Sem título. Sem data.

2 Ilustração 15,17. Aquarela. Sem título. Sem data. 326

3 Ilustração Acervo de Artes de Ourinhos possui várias obras de arte. Matéria de Jornal não identificado. Sem data. 327

4 328 Sebastião Cândido Cronológico 1929 Nasceu, em Bom Sucesso, Minas Gerais, aos 10 de abril de Mostra Coletiva no TUCA Teatro da Universidade Católica Aos 20 de janeiro de 1969 ingressa no serviço publico ( Prefeitura Municipal de São Paulo) como diarista e posteriormente mensalista, como assistente de topografia da Secretaria de Obras de São Paulo Menção Honrosa, conferida ao trabalho de n 248, na 30ª Exposição Coletiva da Associação Paulista de Belas Artes, realizada em agosto de Ingressa como associado n 96 na Associação Autônoma dos Artistas da Praça da República; reconhecida pela Secretaria de Turismo da Cidade de São Paulo. (21 de maio de 1972) 1974? 1 Prêmio da Câmara Municipal de Embu das Artes no XVI Salão de Artes Plásticas. Embu, SP. Homenagem Póstuma a Solano Trindade. De 24 a 16 de dezembro. Casa da Cultura Solano Trindade. Promoção da Prefeitura Municipal. COMTUR. Governo do estado de São Paulo. Secretaria da Indústria e Comércio, Ciência e Tecnologia São Paulo Center Hotel. Largo Santa Ifigênia. São Paulo, SP. Mostra Coletiva ª. Semana de Arte e Cultura Negra de Osasco. Promovida pela Associação de Artistas de Osasco Os Silvas na Cultura Negra. Mostra realizada em São Bernardo do Campo, em maio /junho de A apresentação no catálogo foi feita por Jos Luyten. Membro da Associação Paulista de Belas Artes e Professor da ECA-USP, aos 11 de maio de Participaram da Mostra as obras de Maria Auxiliadora da Silva (in memoriam), Maria Almeida Silva, Vicente de Paula da Silva (in memoriam), Sebastião Cândido, João Cândido da Silva, Conceição Silva, Gina da Silva e Benedito da Silva Convite da Mostra realizada na União Cultural Brasil Estados Unidos. 8 Certificado do Júri firmado pelo Presidente (nome ilegível) e Secretário da Associação, Loris Foggiatto. 9 Certificado datado de 13 de maio de 1980, firmado pelo Presidente Batista Jr. 10 Catálogo da Mostra Os Silva na Cultura Negra. Apresentação de Jos Luyten. São Bernardo do Campo, 1981.

5 Arte Negra/ Raízes. Paço das Artes. Maio de São Paulo, SP. 11 Mostra Coletiva Ingressa na União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), Ordem do Mérito dos Artistas Plásticos (OMAP) Faz Curso de Artes Plásticas na Escola Panamericana de Arte Mostra Individual na Galeria de Arte do SESI. Avenida Paulista São Paulo, SP Ingressa na Associação Paulista de Belas Artes onde freqüentou aulas de desenho e pintura Pequena Medalha de Ouro outorgada pela decisão do júri da I Grande Seleção Nacional de Artes Plásticas, na categoria pintura. Mostra e concurso organizado pela União Nacional dos Artistas Plásticos. Certificado firmado por Giancarlo Zanini, aos 21 de agosto de Menção Honrosa para a obra Barracos exposta na VIII SNAP Alberto Santos Dumont. Mostra no Círculo Militar de São Paulo, organizada pela Sociedade Brasileira de Belas Artes, Sindicato dos Aeroviários do Estado de São Paulo e a Fundação Santos Dumont Medalha de Bronze outorgada no VIII Salão dos Artistas IBGEANOS 18. III Salão Nacional da ASSIBGE, realizado em agosto de 1983 no Rio de Janeiro, RJ. Trabalho premiado: 11 Arte Negra/Raízes. Catálogo. São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura, Apresentação do Deputado Cunha Bueno, então Secretário de Estado da Cultura de São Paulo. 12 Carteira com a Matricula n Diploma de aprovação no Curso de Artes Plásticas, referente ao ano letivo de 1980, firmado pelo corpo docente e Diretoria da Escola Panamericana de Arte, aos 17 de agosto de Convite para a 1ª Mostra Individual de Sebastião Cândido, firmado por Luis Eulálio de Bueno Vidigal Filho, Presidente da federação e Centro das Indústrias do estado de São Paulo e Diretor Regional do SESI. São Paulo, junho de Carteira de identificação com a Matrícula n Declarada de utilidade Pública pelo Decreto Federal n de 02 de agosto de Certificado da União Nacional dos Artistas Plásticos firmado pelo Presidente do Júri, Presidente do Círculo Militar, Presidente da Fundação Santos Dumont. 18 IBEGEANOS: aqueles que pertencem ao IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

6 330 Desenho Menção Honrosa outorgada para a obra Vila Dirce, na categoria desenho, no I Salão de Artes Plásticas do Casario.Organização da União Nacional dos Artistas Plásticos - UNAP Doou obra para o Leilão de Arte da LBA. Fundação Legião Brasileira de Assistência. Apoio da Rede GLOBO.Campanha de arrecadação de fundos SOS SUL. PRONAV. Programa Nacional do Voluntariado. Os lances se iniciaram em CR$ 1.500,00 e sua obra foi leiloada por CR$ , Mostra Individual na União Cultural Brasil Estados Unidos.Rua Oscar Porto, 208. Paraíso. São Paulo, SP Participou do curso Pintura de Paisagem ministrado na Pinacoteca do estado de São Paulo, organizado pela Secretaria de Estado da Cultura, Departamento de Artes e Ciências Humanas, Divisão de Museus realizado e organizado pela Pinacoteca do estado. Secretaria de Estado da Cultura, Departamento de Museus e Arquivos Mostra Individual. Galeria Piada. Associação dos Médicos de Santos. Santos, SP. De 24 de março a 1 de abril de Curadoria de Jos Luyten Mostra Individual na Associação de Amigos do Museu de Arte Moderna. MAM. São Paulo, SP Faz parte do Annuaire de l Art International coordenado por Emile Tuchband e expõe em Miami e Tampa Bay, de 05 a 20 de novembro de Freqüentou o Curso de Pintura da Paisagem, na Pinacoteca do Estado de São Paulo Certificado da Associação dos IBGEANOS, firmado pelo Presidente e Diretora Cultural. 20 Certificado da UNAP, União Nacional dos Artistas Plásticos, firmada pelo presidente e presidente do Júri, datado de 24 de junho de Brochra da LBA. 22 Certificado firmado Pela coordenadora do curso, professora Gloria Cristina Motta. 23 Correspondência de Emile Tuchband.

7 Freqüentou o Curso de História da Arte Brasileira, na Pinacoteca do Estado de São Paulo Freqüentou o Curso de História da Arte Européia, na Pinacoteca do Estado de São Paulo Participação na Mostra Coletiva Caminhos na Arte Brasileira. Espaço Cultural Caminho. São Paulo, SP. Participaram Astrid Salles, Camilo Eduardo Tavares, C. Nogueira, Conceição Silva, Décio Ferreira, Dna Maria Almeida Silva, D Paula, Edi Escariao, Edith Wagner, Felipe Carlos Dechen, Gina da Silva, Ivelto de Melo Souza, João Cândido da Silva, José Maria Bernardelli, Jotabarros, Nerival Rodrigues, Rosana e Roseli Silva (filhas de Conceição Silva) e Sebastião Cândido da Silva Freqüentou o Curso de Introdução à Linguagem Pictórica, História da Arte, no MAC - Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, ministrado pelo professor Gilson Pedro 27, mestre em Historia da Cultura XI Exposição Cultural dos Imigrantes. Promoção do Jornal do Imigrante. Congresso Brasileiro da Imigração e Integração. Por um mundo de Paz e pelo Maior Entendimento entre os Povos. 29 (Mostra Coletiva) 1988 Mostra Individual Centenário da Abolição. Projeto Consciência e Liberdade. Exposições Simultâneas de Artes Plásticas. Organização da Secretaria de Estado da Cultura e a Deputada Bete Mendes. Rua Líbero Badaró, 39. (Térreo da Cultura) São Paulo, SP Participação no 45 Salão Livre da Associação Paulista de Belas Artes. DE 12 a 23 de agosto de Salão da APBA na Rua Conselheiro Crispiniano, 53, 13 andar. Obra: Passageiros do Metrô. São Paulo, SP XIII Exposição Cultural dos Imigrantes. Promoção do Jornal do Imigrante. Congresso Brasileiro da Imigração e Integração. Por um mundo de Paz e pelo Maior Entendimento entre os Povos. 32 (Mostra Coletiva) 1989 «Menção Especial de Honra», outorgada pela Sociedade Brasileira 24 Certificado de Curso de 332horas aula, referente ao período de agosto de 84 a junho de 85, firmado pelo Diretor Técnico e Professor, aos 10 de setembro de Certificado firmado pela Coordenadora, Gloria Cristina Motta e pela Diretora Técnica, Maria Cecília França Lourenço, aos 12 de dezembro de Convite. Espaço Cultural caminho situado na Avenida Pompéia, Certificado firmado pelo Professor Gilson Pedro, de História da Cultura, registro n 4354/75 da Câmara de Ensino Superior do Conselho Federal da Educação. 28 O curso foi ministrado em 332 horas/aulas, conforme Certificado, firmado pelo Diretor Técnico e Professor. 29 Diploma firmado pelo Presidente Sergio Barcellos, datado de 07 de julho de Convite da Secretaria de Estado da Cultura. Governo Quércia. Assessora de Cultura Afro-brasileira Thereza Santos. Coordenador Jofe dos Santos. 31 Catálogo do 45 Salão Livre da Associação Paulista de Belas Artes, 1988, São Paulo, SP. 32 Certificado firmado pelo Presidente Sérgio Barcellos.

8 332 de Artes Visuais, na II Perspectiva Nacional de Artes Visuais. Pavilhão da Bienal de São Paulo, de 22 de junho a 02 de julho de (Mostra Coletiva) Obra premiada: Cromáticos Catalogado no livro de Julio Lousada Artes Plásticas Brasil Vol. III. Obra em Pastel ª. Semana de Consciência Negra Mãe África, realizada no período de 17 a 24 de Novembro de 1990 no Parque de Exposições Ferreira de Sá. Ourinhos, SP Semana Cultural Brasil- Angola. De 05 a 09 de setembro de Oficina Cultural do Brás Amácio Mazzaropi. São Paulo, SP. Mostra Coletiva. Organização da Secretaria de Estado da Cultura, Assessoria de Cultura Afro-Brasileira. Participação na categoria pintura (Saguão Visconde de Parnaíba) e escultura. Obs.: Participaram da família Silva: a mãe Maria Almeida, Sebastião Cândido, João Cândido da Silva, Benedito Silva, na categoria artesanato- pentes, Conceição Silva, Efigênia Rosária, Vicente de Paulo (in memoriam), Gina Silva, Roseli Silva, e Rosilene Silva. Obs. ao lado de Raquel Trindade (viúva de Vicente de Paula, filha de Solano Trindade) Participou da Produção do Vídeo Alma Negra da Cidade ; Coordenadoria Especial do Negro. Tapiri Vídeo Foi convidado a elaborar os cenários da TV Gazeta, antigo Canal 11, para as entrevistas do dia 13 de Maio daquele ano Obra doada para o acervo Municipal do Departamento de Cultura de Ourinhos para a futura formação do Museu de Arte Contemporânea Certificado da Sociedade Brasileira de Artes Visuais, firmado pelo Presidente, Sr. Klécio Clayton. 34 Certificado firmado pelo Prefeito Municipal de Ourinhos, Sr. Clóvis Chiaradia. 35 Telegrama da TV Gazeta com agradecimento, datado de 24 de maio de 1991.

9 Família Silva. Exposição Coletiva dos Silva. Fundação Casa da Cultura de Campo Belo, Minas Gerais (terra natal). Inauguração da Casa da Cultura de Campo Belo. Organização de Denise Cássia Garcia, Academia Campo- Belense de Letras. Campo Belo, MG Arts from Brazil Gallery. Organizes: The International Brazilian Fine Arts Association. Mostra Coletiva. Nova York. USA. Abertura dia 26 de novembro de Ilustração 19. Sebastião Cândido e João Cândido, julho de Correspondência firmada por Neusa Fleury de Moraes, Diretora de Cultura. Ourinhos. 21 de Janeiro de Convite da Fundação Casa da Cultura de Campo Belo, Minas Gerais. 38 Convite The International Brazilian Fine Arts Association. Nova York, USA, 1996.

10 Vicente Paulo da Silva ( ) Mesmo não tendo formação acadêmica, suas mãos revelavam o papel educador daqueles que têm o compromisso com a arte e com o homem na sua essência mais nobre. Joel E. Bueno, 1 1 Diretor da Escola Vicente Paulo da Silva, no Bairro da Casa Verde. São Paulo,SP.

11 335 Vicente Paulo da Silva nasceu em Santana do Jacaré. Ainda em Minas Gerais (Campo Belo), já esculpia. Os primeiros trabalhos do artista, ainda adolescente, eram feitos em pedra sabão, e com utilidade definida no uso doméstico, do interior mineiro. Quando se mudou para São Paulo, exerceu a função de engraxate, dentre outros trabalhos e por fim trabalhou na Prefeitura, na retificação do rio Tietê. Participava com João Cândido dos movimentos musicais da região da Casa Verde, e foi aos 17 anos de idade um dos fundadores da Escola de Samba Unidos do Peruche. 2 3 Nessa época já esculpia sambistas aglomerados, verdadeiras «multidões», como denominava. Por conta do trabalho constante em regiões úmidas, adquiriu uma doença na pleura que o fez pedir demissão aos 27 anos de idade. Foi internado, para tratamento, no sanatório do bairro do Mandaqui. Até então a escultura só era exercida por Vicente Paulo nas horas vagas, e finais de semana. Mas, no Hospital, segundo seus depoimentos à imprensa, passou a levar o trabalho artístico a sério. Alí fazia pequenas esculturas em madeira, e também em pedra sabão, e as vendia e adquiria os medicamentos necessários para a sua cura. Isso porque não achava justo onerar o Estado com os custos de seus remédios. Vicente foi um dos precursores do movimento artístico do Embu das Artes. Alí conheceu Raquel Trindade, folha de Solano Trindade, com quem desenvolveu muitos trabalhos, sempre preocupado com a questão social: buscava ensinar nas favelas e hospitais, no intuito de propiciar autonomia às pessoas. Como foi acolhido na cidade de São Paulo e sentiu, na pele, as dificuldades enfrentadas pela família, procurava minimizar esse impacto 2 Jornal do Embu, Fevereiro de Vide biografia de João Cândido da Silva.

12 336 nos grupos que encontrava. Com pedaços de madeira podia-se ganhar a vida. As obras de Vicente Paulo sempre revelaram amor e união, muito embora os críticos sempre se referissem a um certo ar de melancolia, nos traços de seus personagens. Vicente manteve-se fiel às suas origens mediando a sua atuação entre as classes populares e o mundo acadêmico, amante da pintura e da escultura que evocavam o cotidiano brasileiro na sua mais pura expressão. Para ele a escultura representava arte, lazer e sobrevivência. Vicente dava vida a madeira seca, fosse ela nobre ou não. Não importava a origem o trabalho final encantava a todos 4. Mesmo não tendo formação acadêmica suas mãos revelavam o papel educador daqueles que têm o compromisso com a arte e com o homem na sua essência mais nobre. Faleceu aos 50 anos de idade, em 11 de janeiro de 1980, deixando como legado as suas obras espalhadas em casas humildes, mansões e museus. Consta das noticias de jornais e revistas dos arquivos particulares da Família Silva que Vicente foi também compositor. Uma de suas marchas de Carnaval Despedida de Noel teria sido cantada no carnaval do ano de sua morte em Biografia de Vicente Paulo da Silva escrita por Joel E. Bueno, Diretor da Escola Municipal que ganhou o nome Vicente Paulo da Silva

www.sinapespaiap.com.br/paginas/artistas/fatimalourenco.htm http://www.artcanal.com.br/oscardambrosio/fatimalourenco.htm www.fatimalourenco.art.

www.sinapespaiap.com.br/paginas/artistas/fatimalourenco.htm http://www.artcanal.com.br/oscardambrosio/fatimalourenco.htm www.fatimalourenco.art. Currículo Artístico: Maria de Fátima Lourenço Nunes Nome Artístico: Fátima Lourenço Aquarelista e desenhista Contatos: Telefone: (cel.) 9606 2875 fatimalou@hotmail.com ou sao68313@terra.com.br www.sinapespaiap.com.br/paginas/artistas/fatimalourenco.htm

Leia mais

8 Conceição Silva (1938)

8 Conceição Silva (1938) 96 8 Conceição Silva (1938) Sabendo que a vida é uma arte, vou continuando... pintando tudo que surge de bom no nosso dia a dia. Conceição Silva Ilustração 8.1. Noite Feliz. Acrílico sobre tela. 30x60.

Leia mais

EXPOSIÇÃO DE ARTES 2015 OS 150 ANOS DA BATALHA NAVAL DO RIACHUELO REGULAMENTO

EXPOSIÇÃO DE ARTES 2015 OS 150 ANOS DA BATALHA NAVAL DO RIACHUELO REGULAMENTO MARINHA DO BRASIL COMANDO DO 8º DISTRITO NAVAL CENTRO CULTURAL DA MARINHA EM SÃO PAULO EXPOSIÇÃO DE ARTES 2015 OS 150 ANOS DA BATALHA NAVAL DO RIACHUELO REGULAMENTO 1 DO PROPÓSITO Neste ano de 2015, a

Leia mais

Portfólio Ueliton Santana. 2014. BREVE HISTÓRICO DO ARTISTA:

Portfólio Ueliton Santana. 2014. BREVE HISTÓRICO DO ARTISTA: BREVE HISTÓRICO DO ARTISTA: Ueliton Santana dos Santos nasceu em 25 de outubro de 1981, em Sena Madureira-Ac, com um ano veio morar em Rio Branco, aos cinco anos teve seu primeiro contato com o desenho,

Leia mais

PROJETO TÉCNICO. Associação ou federação comunitária Ponto de cultura

PROJETO TÉCNICO. Associação ou federação comunitária Ponto de cultura ANEXO IV CINE MAIS CULTURA BAHIA PROJETO TÉCNICO I. Identificação da Iniciativa 1. Nome da Proponente: 2. Esta ação é inscrita por: [Indique somente 1 (uma) alternativa] Organização da Sociedade Civil

Leia mais

universidade estadual de campinas

universidade estadual de campinas UNICAMP universidade estadual de campinas GALERIA DE ARTE» UNICAMP GALERIA DE ARTE < UNICAMP ODILLA MESTRINER AQUARELAS E DESENHOS SETEMBRO/85 APRESENTAÇÃO A primeira característica impressionante na personalidade

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 25 DE 02 DE ABRIL DE 2012.

RESOLUÇÃO Nº. 25 DE 02 DE ABRIL DE 2012. RESOLUÇÃO Nº. 25 DE 02 DE ABRIL DE 2012. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº. 16/2012

Leia mais

COOPERAÇÃO PARANÁ UTAH PROCESSO SELETIVO: CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES PELO ESTADO DE UTAH (USA)

COOPERAÇÃO PARANÁ UTAH PROCESSO SELETIVO: CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES PELO ESTADO DE UTAH (USA) COOPERAÇÃO PARANÁ UTAH PROCESSO SELETIVO: CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES PELO ESTADO DE UTAH (USA) Considerando o Memorando de Entendimento entre a Secretaria de Educação do Estado de Utah, EUA, e a Secretaria

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO MEMORIAL IVO CAGGIANI - 2015

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO MEMORIAL IVO CAGGIANI - 2015 RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO MEMORIAL IVO CAGGIANI - 2015 Em 26 de março de 2015 por iniciativa da Coordenação do Memorial Ivo Caggiani e da Direção da Câmara de Vereadores, inicia-se um novo formato de

Leia mais

O ENSINO FUNDAMENTAL É QUE É FUNDAMENTAL

O ENSINO FUNDAMENTAL É QUE É FUNDAMENTAL Página 1 de 5 ANO XV - CADERNO 166 - Abril/2006 "Prêmio Cidadania - 1997" - 1º lugar na Categoria Educação, concedido pela FUNDAMIG- CURADORIA das Fundações de Minas Gerais; "Prêmio Bem Eficiente 1997,

Leia mais

Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos

Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos Page 1 of 6 Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos Por Mônica Marzano Fotos: Cris Torres Os 1.129 alunos do Colégio Estadual Compositor Luis Carlos da Vila, em Manguinhos, na Zona Norte,

Leia mais

Atividades complementares Festival ou mostra de: Atividades complementares visita a:

Atividades complementares Festival ou mostra de: Atividades complementares visita a: A1 Atividades complementares visita a: ( ) ACERVO OU RESERVA TÉCNICA DE MUSEU ( ) GALERIA DE ARTE ( ) ESPAÇO CULTURAL : A2 Atividades complementares Festival ou mostra de: ( ) VÍDEO ( ) CINEMA ( ) PERFORMANCE

Leia mais

APRESENTAÇÃO Goiás na Ponta do Lápis Tribuna do Planalto Secretaria de Estado da Educação Subsecretarias Regionais de Educação Tribuna do Planalto

APRESENTAÇÃO Goiás na Ponta do Lápis Tribuna do Planalto Secretaria de Estado da Educação Subsecretarias Regionais de Educação Tribuna do Planalto 1 2 APRESENTAÇÃO O concurso de redação Goiás na Ponta do Lápis é um projeto do jornal Tribuna do Planalto, desenvolvido com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, por meio das Subsecretarias Regionais

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ITAPETININGA FUNDAÇÃO CASA EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nº 10/2016

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ITAPETININGA FUNDAÇÃO CASA EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nº 10/2016 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ITAPETININGA Rua São Marcos,n.º 100 Jardim Paulista - Telefax 0xx15 3275-9620 Itapetininga - CEP 18.214-410

Leia mais

(61) 8162-4991 terrana@terrana.com.br

(61) 8162-4991 terrana@terrana.com.br Carlos Terrana Brasileiro, 57 anos. SCRLN 716 Bloco C ent. 15 kit 201 Asa Norte CEP 70770-533 DF (61) 8162-4991 terrana@terrana.com.br FORMAÇÃO 2012 Pós Graduação em Artes Visuais SENAC (cursando). 2009

Leia mais

Fundação Seade Sistema Estadual de Análise de Dados. Dados da organização

Fundação Seade Sistema Estadual de Análise de Dados. Dados da organização Fundação Seade Sistema Estadual de Análise de Dados Data de elaboração da ficha: Abr 2007 Dados da organização Nome: Fundação Seade Endereço: Av. Casper Líbero, 464, São Paulo, SP Site: www.seade.gov.br

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Este regimento interno disciplina o funcionamento do Conselho Municipal de Políticas Culturais,

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO CONFERÊNCIA EXTRAORDINÁRIA MUNICIPAL DE CULTURA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO CONFERÊNCIA EXTRAORDINÁRIA MUNICIPAL DE CULTURA EDITAL DE CONVOCAÇÃO CONFERÊNCIA EXTRAORDINÁRIA MUNICIPAL DE CULTURA PROCESSO DE ELEIÇÃO DOS CONSELHEIROS REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL QUE IRÃO COMPOR O CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS DE

Leia mais

Relatório: Os planos do governo equatoriano: incentivo ao retorno da população migrante 38

Relatório: Os planos do governo equatoriano: incentivo ao retorno da população migrante 38 Relatório: Os planos do governo equatoriano: incentivo ao retorno da população migrante 38 Karina Magalhães, Kenny Afolabi, Milena Ignácio, Tai Afolabi, Verônica Santos e Wellington Souza 39 Inter-Relações

Leia mais

15º Salão de Arte Contemporânea de Guarulhos

15º Salão de Arte Contemporânea de Guarulhos PREFEITURA DE GUARULHOS SECRETARIA DE CULTURA DEPARTAMENTO DE ATIVIDADES CULTURAIS SEÇÃO ADMINISTRATIVA DE ARTES VISUAIS 15º Salão de Arte Contemporânea de Guarulhos Regulamento O Secretário de Cultura,

Leia mais

JÚLIO GUERRA Lembranças de São Paulo

JÚLIO GUERRA Lembranças de São Paulo JÚLIO GUERRA Lembranças de São Paulo JÚLIO GUERRA Lembranças de São Paulo Universidade Presbiteriana Mackenzie Reitor Prof. Dr.-Ing. Benedito Guimarães Aguiar Neto Vice-Reitor Prof. Dr. Marcel Mendes Chanceler

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá. Estágio Curricular Obrigatório. 1. Considera-se Estágio Curricular a atividade de complementação acadêmica:

Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá. Estágio Curricular Obrigatório. 1. Considera-se Estágio Curricular a atividade de complementação acadêmica: Estágio Curricular Obrigatório 1. Considera-se Estágio Curricular a atividade de complementação acadêmica: 1.1 O estágio Curricular é a atividade acadêmica obrigatória para obtenção do Certificado de Conclusão

Leia mais

Portaria Fatec Santana de Parnaíba nº 02/2015 de 24 de abril de 2015

Portaria Fatec Santana de Parnaíba nº 02/2015 de 24 de abril de 2015 Portaria nº 02/2015 de 24 de abril de 2015 Estabelece a normatização das Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC) do curso de Gestão Comercial da Faculdade de Tecnologia de Santana de Parnaíba.

Leia mais

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COORDENAÇÃO DE INTERAÇÃO SERVIÇO ESCOLA-EMPRESA MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO COLINAS

Leia mais

- REGIMENTO INTERNO - Secretaria de Cultura

- REGIMENTO INTERNO - Secretaria de Cultura - REGIMENTO INTERNO - Secretaria de Cultura Leis nº 6.529/05 e nº 6.551/06, Decreto nº 12.633/06, nº 14.770/10, nº 15.416/12 e nº 15.486/12 I - Secretaria Executiva: - auxiliar e assessorar o Secretário

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 044/2015, DE 01 DE SETEMBRO DE 2015

RESOLUÇÃO Nº 044/2015, DE 01 DE SETEMBRO DE 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS Conselho Superior Avenida Vicente Simões, 1111 Bairro Nova Pouso Alegre 37550-000 - Pouso Alegre/MG Fone:

Leia mais

Escola de Serviço Público do Estado do Amazonas/ESPEA Professor da Escola de Serviço Público do Estado do Amazonas/ESPEA (1966 a 1970).

Escola de Serviço Público do Estado do Amazonas/ESPEA Professor da Escola de Serviço Público do Estado do Amazonas/ESPEA (1966 a 1970). FORMAÇÃO ACADÊMICA: Bacharel em Direito, pela Universidade Federal do Amazonas/UFAM 1961; Especialista em Administração Pública, pela Fundação Getúlio Vargas EBAPE/FGV 1962; Especialista em Administração

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO INVENTÁRIO DO FUNDO ARTHUR BERNARDES FILHO

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO INVENTÁRIO DO FUNDO ARTHUR BERNARDES FILHO GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO INVENTÁRIO DO FUNDO ARTHUR BERNARDES FILHO Revisão e Atualização Diretoria de Arquivos Permanentes Fevereiro/2015

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO FEDERAL Nº 2015

PROJETO DE LEI DO SENADO FEDERAL Nº 2015 PROJETO DE LEI DO SENADO FEDERAL Nº 2015 Dispõe sobre a regulamentação da profissão de educadora e educador social e dá outras providências. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º - Fica regulamentada a

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARMO DA CACHOEIRA ESTADO DE MINAS GERAIS GABINETE DO PREFEITO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARMO DA CACHOEIRA ESTADO DE MINAS GERAIS GABINETE DO PREFEITO 1 Dispõe sobre a criação da SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTES E TURISMO, e dá outras providencias. 2009. Projeto de Lei n.º, de 05 de fevereiro de A Câmara Municipal de Carmo da Cachoeira, por

Leia mais

ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS DIRETOR GERAL: DAMIÃO MENDONÇA VIEIRA CREDENCIAMENTO DE DOCENTE ESP - MG Nº 079/2013

ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS DIRETOR GERAL: DAMIÃO MENDONÇA VIEIRA CREDENCIAMENTO DE DOCENTE ESP - MG Nº 079/2013 ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS DIRETOR GERAL: DAMIÃO MENDONÇA VIEIRA CREDENCIAMENTO DE DOCENTE ESP - MG Nº 079/2013 Projeto: Oficina de educação Popular em Saúde para apoiadores da Politica

Leia mais

Comunicado de 1-9-2010 Aos Dirigentes Regionais, Supervisores de Ensino, Diretores de Escola e Professores O Secretário de Estado da Educação,

Comunicado de 1-9-2010 Aos Dirigentes Regionais, Supervisores de Ensino, Diretores de Escola e Professores O Secretário de Estado da Educação, Comunicado de 1-9-2010 Aos Dirigentes Regionais, Supervisores de Ensino, Diretores de Escola e Professores O Secretário de Estado da Educação, considerando o Acordo de Cooperação celebrado entre o Governo

Leia mais

1. Do número de vagas para professor pesquisador conteudista para as disciplinas da primeira etapa do Módulo I:

1. Do número de vagas para professor pesquisador conteudista para as disciplinas da primeira etapa do Módulo I: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS Edital Nº 06/202 Processo Seletivo para Professor Pesquisador

Leia mais

FATEC PRESIDENTE PRUDENTE PORTARIA FATEC / PRESIDENTE PRUDENTE Nº 72/2012 DE 26 OUTUBRO DE 2012.

FATEC PRESIDENTE PRUDENTE PORTARIA FATEC / PRESIDENTE PRUDENTE Nº 72/2012 DE 26 OUTUBRO DE 2012. FATEC PRESIDENTE PRUDENTE PORTARIA FATEC / PRESIDENTE PRUDENTE Nº 72/2012 DE 26 OUTUBRO DE 2012. Estabelece o Manual de Atividades Acadêmico-Científico- Culturais da Faculdade de Tecnologia de Presidente

Leia mais

Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais

Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais Penteado, Darcy (1926-1987) Outros Nomes: Darci Penteado, Darcy Penteado, Darcy Penteado Biografia Darcy Penteado (São Roque SP 1926 - idem 1987). Pintor, ilustrador, desenhista, cenógrafo, figurinista,

Leia mais

O PROJETO UNIMONTES SOLIDÁRIA

O PROJETO UNIMONTES SOLIDÁRIA RELATO DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO CURSO DE INFORMÁTICA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DURANTE O PROJETO UNIMONTES SOLIDÁRIA NA ALDEIA INDÍGENA XACRIABÁ Josué Batista Antunes 1 Gislane Silva Cardoso Cerqueira

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES nº 76/2015-CTIG/FEG

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES nº 76/2015-CTIG/FEG EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES nº 76/2015-CTIG/FEG O Diretor da Faculdade de Engenharia do Campus de Guaratinguetá, por meio da comissão especialmente indicada pelo Conselho Deliberativo do Colégio Técnico

Leia mais

LEI Nº 2.581/2009. O Prefeito Municipal de Caeté, Minas Gerais, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona a seguinte Lei:

LEI Nº 2.581/2009. O Prefeito Municipal de Caeté, Minas Gerais, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona a seguinte Lei: LEI Nº 2.581/2009 DISPÕE SOBRE O PLANO DE CARREIRA E REMUNERAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE CAETÉ. O Prefeito Municipal de Caeté, Minas Gerais, faz saber que a Câmara Municipal

Leia mais

ATO INSTRUCIONAL/SME Nº 001/2013

ATO INSTRUCIONAL/SME Nº 001/2013 ATO INSTRUCIONAL/SME Nº 001/2013 Ato Instrucional dispõe sobre Processo Seletivo Simplificado de atribuição de classes e/ou aulas de Professores, bem como de Auxiliares de Desenvolvimento Infantil, Assistentes

Leia mais

Casa do Bom Menino. Informativo. Capsula do Tempo estimula reflexão. casadobommeninopiracicaba.org.br

Casa do Bom Menino. Informativo. Capsula do Tempo estimula reflexão. casadobommeninopiracicaba.org.br Informativo Casa do Bom Menino Edição 04 - Maio/ Junho 2015 2015 Capsula do Tempo estimula reflexão No dia 08/05 as crianças e adolescentes da Casa do Bom Menino enterraram a capsula do tempo no quintal

Leia mais

Salão de Arte Contemporânea de Campinas S.P. 1965 66 67 68 Salão do Trabalho S. P. 1962 64 Salão de Arte de Macaé Rio de Janeiro 1959 Salão de Arte

Salão de Arte Contemporânea de Campinas S.P. 1965 66 67 68 Salão do Trabalho S. P. 1962 64 Salão de Arte de Macaé Rio de Janeiro 1959 Salão de Arte Salão de Arte Contemporânea de Campinas S.P. 1965 66 67 68 Salão do Trabalho S. P. 1962 64 Salão de Arte de Macaé Rio de Janeiro 1959 Salão de Arte de Jaboticabal S.P. 1965 66 1 0 Salão de Pesquisa Operacional

Leia mais

ASSISTENTE SOCIAL: PROFISSIONAL DE LUTA, PROFISSIONAL PRESENTE. Pelas políticas públicas, pelos direitos humanos!

ASSISTENTE SOCIAL: PROFISSIONAL DE LUTA, PROFISSIONAL PRESENTE. Pelas políticas públicas, pelos direitos humanos! ASSISTENTE SOCIAL: PROFISSIONAL DE LUTA, PROFISSIONAL PRESENTE. Pelas políticas públicas, pelos direitos humanos! É com muita alegria que o Curso de Serviço Social do Centro Universitário UNA apresenta

Leia mais

Análise do perfil de cargos de comando da SES/SP

Análise do perfil de cargos de comando da SES/SP Relatório parcial de pesquisa Análise do perfil de cargos de comando da SES/SP Coordenador: Pesquisadores: Arnaldo Sala Adriana Rosa Linhares Carro Aniara Nascimento Correa Paulo Henrique D Ângelo Seixas

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO INVENTÁRIO DO FUNDO FRANCISCO DE ASSIS BARBOSA

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO INVENTÁRIO DO FUNDO FRANCISCO DE ASSIS BARBOSA GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO INVENTÁRIO DO FUNDO FRANCISCO DE ASSIS BARBOSA Revisão e Atualização Diretoria de Arquivos Permanentes Diretoria

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE RIO VERDE - IESRIVER REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE RIO VERDE - IESRIVER REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE RIO VERDE - IESRIVER REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES ATIVIDADES COMPLEMENTARES Seção I Da finalidade CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1 - O presente regulamento

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE IÇARA Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia

PREFEITURA MUNICIPAL DE IÇARA Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia PREFEITURA MUNICIPAL DE IÇARA Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia E D I T A L Nº 03/2015/SMECT Abre inscrições e baixa normas para seleção de Professores (as) de Educação Infantil, Ensino

Leia mais

Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas

Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas Autorização de Funcionamento: Portaria nº 287/80-MG - 04/07/1980 CNPJ: 20.491.718/0002-16 Inscrição Estadual: Isenta EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES

Leia mais

Regulamento - Disciplina Atividades Complementares

Regulamento - Disciplina Atividades Complementares Regulamento - Disciplina Atividades Complementares Introdução Entende-se por Atividades Acadêmico-Científico-Culturais o conjunto de trabalhos acadêmicos que complementam os processos presenciais tradicionais

Leia mais

PARECER Nº 15-A/2011. Manifesta-se sobre a declaração de interesse público e social do acervo de Paulo Freire, sob a guarda do Instituto Paulo Freire

PARECER Nº 15-A/2011. Manifesta-se sobre a declaração de interesse público e social do acervo de Paulo Freire, sob a guarda do Instituto Paulo Freire PARECER Nº 15-A/2011 Manifesta-se sobre a declaração de interesse público e social do acervo de Paulo Freire, sob a guarda do Instituto Paulo Freire 1- APRESENTAÇÃO A Portaria nº. 78, do Conselho Nacional

Leia mais

FACULDADE BATISTA DE MINAS GERAIS CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DA MONITORIA AGOSTO DE 2014 CAPÍTULO I

FACULDADE BATISTA DE MINAS GERAIS CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DA MONITORIA AGOSTO DE 2014 CAPÍTULO I FACULDADE BATISTA DE MINAS GERAIS CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DA MONITORIA AGOSTO DE 2014 CAPÍTULO I DA MONITORIA: Art. 1º. A monitoria é uma atividade auxiliar à docência exercida por alunos regularmente

Leia mais

Colégio Crescer de Jundiaí. Diário de Bordo 9 ano C 2 Semestre 2012

Colégio Crescer de Jundiaí. Diário de Bordo 9 ano C 2 Semestre 2012 Colégio Crescer de Jundiaí Nome: n Turma: Diário de Bordo 9 ano C 2 Semestre 2012 Instruções: - Este documento contém as atividades para nota mensal que o aluno deverá fazer ao longo do 2 semestre. - As

Leia mais

SINTE/SC - SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO NA REDE PÚBLICA DO ENSINO DO ESTADO DE SANTA CATARINA

SINTE/SC - SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO NA REDE PÚBLICA DO ENSINO DO ESTADO DE SANTA CATARINA OFÍCIO Nº. 00113/13/DEPTO. JURÍDICO FLORIANÓPOLIS, 14 DE MAIO DE 2013. DO: DEPARTAMENTO JURÍDICO PARA: DIRETORIA EXECUTIVA DO SINTE/SC ASSUNTO: PROFESSORES ACT S DAS SALAS DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL E INFORMÁTICA

Leia mais

INICIATIVAS PREMIADAS

INICIATIVAS PREMIADAS INICIATIVAS PREMIADAS Gestão Pública 1º LUGAR Programa de Valorização das Culturas Regionais: Cultura em Movimento Secretaria da Cultura do Estado do Ceará 184 municípios (CE) A iniciativa surgiu em 2003

Leia mais

Regulamento de Atividades Complementares

Regulamento de Atividades Complementares Regulamento de Atividades Complementares Regulamento do Registro de Atividades Complementares O presente regulamento normatiza o registro das Atividades Complementares em acordo com o artigo 3º, da Lei

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO CHOÇA ESTADO DA BAHIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO CHOÇA ESTADO DA BAHIA LEI Nº 278, DE 17 DE OUTUBRO DE 2014. Altera e insere dispositivos na Lei Municipal nº 016, de 20 de janeiro de 2004, a qual dispõe sobre o Plano de Carreira e Remuneração dos Servidores do Magistério

Leia mais

Cronologia Gina da Silva

Cronologia Gina da Silva 155 Cronologia Gina da Silva 1947 Georgina Penha da Silva nasce em São Paulo aos 06 de Março, no bairro da Casa Verde. São Paulo, SP. 6 1964 Mostra Permanente Teatro Popular de Solano Trindade, Prefeitura

Leia mais

Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista www.colegiosantosanjos.g12.br A Serviço da Vida por Amor

Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista www.colegiosantosanjos.g12.br A Serviço da Vida por Amor Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista www.colegiosantosanjos.g12.br A Serviço da Vida por Amor Curso: Fundamental I Ano: 5º ano Componente Curricular: História Professor (a): Cristiane

Leia mais

ESTADO DO TOCANTINS PREFEITURA MUNICIPAL DE WANDERLÂNDIA GABINETE DO PREFEITO. LEI Nº 490/2013 Wanderlândia, 29 de Novembro 2013.

ESTADO DO TOCANTINS PREFEITURA MUNICIPAL DE WANDERLÂNDIA GABINETE DO PREFEITO. LEI Nº 490/2013 Wanderlândia, 29 de Novembro 2013. ESTADO DO TOCANTINS PREFEITURA MUNICIPAL DE WANDERLÂNDIA GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 490/2013 Wanderlândia, 29 de Novembro 2013. ALTERA A LEI Nº 450, DE 16 DE MARÇO DE 2011, E DISPÕE SOBRE O DESMEMBRAMENTO

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Arte (Teatro Artes Visuais Música - Dança)

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Arte (Teatro Artes Visuais Música - Dança) Essa carta é somente um modelo e caso o aluno precise do documento tem que protocolar a solicitação na Secretaria Acadêmica. MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Arte (Teatro Artes Visuais

Leia mais

Amarílis Maria de Medeiros Chaves

Amarílis Maria de Medeiros Chaves Amarílis Maria de Medeiros Chaves Amarílis Chaves nasceu em Belo Horizonte, onde muito cedo despertou para as Artes Plásticas, nunca mais tendo parado este percurso, sempre na procura do traço certo, da

Leia mais

Elaboração de Projetos Sociais e Capitação de Recursos

Elaboração de Projetos Sociais e Capitação de Recursos Elaboração de Projetos Sociais e Capitação de Recursos MARINA MONTEIRO DE QUEIROZ RAVAZZI Coordenadora de Políticas para as Mulheres de Marília/SP Elaboração de Projetos Sociais INSTITUIÇÃO PROPONENTE:

Leia mais

100 anos do Arquivo Histórico Municipal: Painel 11 / 15 um olhar sobre um precioso acervo

100 anos do Arquivo Histórico Municipal: Painel 11 / 15 um olhar sobre um precioso acervo Painel 11 / 15 um olhar sobre um precioso acervo Série Obras Públicas Além de documentos textuais, o Arquivo Histórico Municipal guarda em seu acervo inúmeras plantas, mapas e projetos, sejam eles arquitetônicos

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2003

PROJETO DE LEI Nº, DE 2003 PROJETO DE LEI Nº, DE 2003 (Do Sr. FERNANDO GONÇALVES) Dispõe sobre a regulamentação da profissão de Esteticista. O Congresso Nacional decreta: a) Esta lei regulamenta a profissão de Esteticista. b) Poderão

Leia mais

NÚCLEO DE EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO- NEPG REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. CAPÍTULO I Das considerações gerais

NÚCLEO DE EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO- NEPG REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. CAPÍTULO I Das considerações gerais Sociedade de Educação e Cultura de Goiás www.faculdadearaguaia.edu.br Rua 18 n 81 Centro Goiânia Goiás Fone: (62) 3224-8829 NÚCLEO DE EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO- NEPG REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CORONEL PACHECO Edital de Concurso Público nº 01/2014 Organização: Reis & Reis Auditores Associados

PREFEITURA MUNICIPAL DE CORONEL PACHECO Edital de Concurso Público nº 01/2014 Organização: Reis & Reis Auditores Associados ª Retificação Concurso Público - Edital nº 0/204 A Prefeitura Municipal de Coronel Pacheco - MG no uso de suas atribuições legais torna público a ª retificação do Concurso Público nº 0/204, que objetiva

Leia mais

das demais previsões relativas ao estágio previstas no Projeto Pedagógico do Curso, no Regimento Interno e na Legislação.

das demais previsões relativas ao estágio previstas no Projeto Pedagógico do Curso, no Regimento Interno e na Legislação. DIRETRIZES E NORMAS PARA O ESTÁGIO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE REDENTOR DE PARAÍBA DO SUL DOS OBJETIVOS Art. 1 O Sistema de Estágio da FACULDADE REDENTOR DE PARAÍBA DO SUL terá por objetivos gerais:

Leia mais

DECRETO Nº 11.112/14, DE 29 DE ABRIL DE 2014.

DECRETO Nº 11.112/14, DE 29 DE ABRIL DE 2014. DECRETO Nº 11.112/14, DE 29 DE ABRIL DE 2014. Regulamenta a Lei Municipal nº 3.071/14, que Institui o Programa Videira Cultural, e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE VIDEIRA, no uso de suas

Leia mais

EDITAL DE REOPÇÃO DE CURSO 2015/1

EDITAL DE REOPÇÃO DE CURSO 2015/1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO PRÓ-REITORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Grupo Atitude Vila Macedo

Mostra de Projetos 2011. Grupo Atitude Vila Macedo Mostra de Projetos 2011 Grupo Atitude Vila Macedo Mostra Local de: Piraquara Categoria do projeto: I - Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Centro de Referência

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º - As Atividades Complementares constituem ações que devem ser desenvolvidas ao longo do curso, criando

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº de 2009. (Do Sr. Chico Lopes) Art. 1º - Fica criada a profissão de Educador e Educadora Social, nos termos desta Lei.

PROJETO DE LEI Nº de 2009. (Do Sr. Chico Lopes) Art. 1º - Fica criada a profissão de Educador e Educadora Social, nos termos desta Lei. PROJETO DE LEI Nº de 2009 (Do Sr. Chico Lopes) Dispõe sobre a criação da profissão de educador e educadora social e dá outras providências. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º - Fica criada a profissão

Leia mais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Educação de Qualidade ao seu alcance EDUCAR PARA TRANSFORMAR O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO: LICENCIATURA

Leia mais

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos.

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos. Memo 04/15 Coordenação São Carlos, 26 de Fevereiro de 2015. Orientações Gerais aos Discentes Assunto: Estágio obrigatório e não obrigatório O estágio é regulamentado pela legislação através da LEI DO ESTÁGIO

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE TURMA 2013 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE TURMA 2013 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

Leia mais

1 Resolução CEPE N 2.105

1 Resolução CEPE N 2.105 Universidade Federal de Ouro Preto 1 Resolução CEPE N 2.105 Aprova Projeto de Criação do Curso de Especialização em Educação Matemática. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Sumário APRESENTAÇÃO... 3 CRITÉRIOS PARA APROVEITAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES... 4 1. DA INTEGRALIZAÇÃO... 4 2. DOS CRITÉRIOS PARA VALIDAÇÃO DAS ATIVIDADES...

Leia mais

EDITAL PIBID-FUNEC- Nº 01/2014

EDITAL PIBID-FUNEC- Nº 01/2014 EDITAL PIBID-FUNEC- Nº 01/2014 SELEÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID DAS FACULDADES INTEGRADAS DE SANTA FÉ DO SUL/SP. A FUNEC Fundação

Leia mais

Marcus André. Rio de Janeiro, 1961 Vive e trabalho no Rio de Janeiro, Brasil. Exposições Coletivas

Marcus André. Rio de Janeiro, 1961 Vive e trabalho no Rio de Janeiro, Brasil. Exposições Coletivas Marcus André Rio de Janeiro, 1961 Vive e trabalho no Rio de Janeiro, Brasil Exposições Coletivas 2009 Museu de Arte Contemporânea de Paraná 63 o. Salão Paranaense de Arte. Curitiba PR 2008 Durex Arte Contemporânea

Leia mais

1. DOS CURSOS, DA DATA, LOCAL E HORÁRIO PARA A REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA. 1.1. A matrícula será realizada conforme a tabela a seguir:

1. DOS CURSOS, DA DATA, LOCAL E HORÁRIO PARA A REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA. 1.1. A matrícula será realizada conforme a tabela a seguir: A Direção da Faculdade SATC, mantida pela Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina - SATC, credenciada pela Portaria Ministerial n. 3.556 de 26/11/2003, publicada no D.O.U., em

Leia mais

Órgão de divulgação do Município - Ano XVIII - Edição 4495 - Segunda-feira, 29 de abril de 2013

Órgão de divulgação do Município - Ano XVIII - Edição 4495 - Segunda-feira, 29 de abril de 2013 Página 1/6 Órgão de divulgação do Município - Ano XVIII - Edição 4495 - Segunda-feira, 29 de abril de 2013 Divulgação: Segunda-feira, 29 de abril de 2013 Publicação: Terça-feira, 30 de abril de 2013 EDIÇÃO

Leia mais

Instituto de Arqueologia constrói castelo islâmico em Anchieta, no Rio de Janeiro (RJ), e atrai interessados

Instituto de Arqueologia constrói castelo islâmico em Anchieta, no Rio de Janeiro (RJ), e atrai interessados Instituto de Arqueologia constrói castelo islâmico em Anchieta, no Rio de Janeiro (RJ), e atrai interessados Instituto mantém o Museu da Humanidade com itens que mostram a evolução do homem. Crianças fazem

Leia mais

MONITORIA EDITAL 26/2013

MONITORIA EDITAL 26/2013 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA MONITORIA EDITAL 26/2013 O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus

Leia mais

EDITAL Nº 017, DE 10 DE OUTUBRO DE 2014 PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE MONITORIA (VOLUNTÁRIA)

EDITAL Nº 017, DE 10 DE OUTUBRO DE 2014 PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE MONITORIA (VOLUNTÁRIA) EDITAL Nº 017, DE 10 DE OUTUBRO DE 2014 PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE MONITORIA (VOLUNTÁRIA) O DIRETOR DE IMPLANTAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO - N. 4

PROJETO DE EXTENSÃO - N. 4 PROJETO DE EXTENSÃO - N. 4 Curso de Ciências Contábeis 1. TITULO SESSÃO SOLENE PELO DIA DO CONTABILISTA 2. PROFESSORES PARTICIPANTES Prof. ALMIR FERRAZ DE OLIVEIRA Coordenador do Curso de Ciências Contábeis

Leia mais

FICHA SOCIAL Nº 136 INFORMANTE

FICHA SOCIAL Nº 136 INFORMANTE FICHA SOCIAL Nº 136 INFORMANTE : P.C. SEXO: Masculino IDADE: 15 anos Faixa I ESCOLARIZAÇÃO: 5 a 8 anos (6ª série) LOCALIDADE: Alto da Penha (Zona Urbana) DOCUMENTADORA: Maria do Socorro Inácio TRANSCRITORA:

Leia mais

A LÓGICA DO AMOR PARADIDÁTICO 1ª EDIÇÃO 2012.1

A LÓGICA DO AMOR PARADIDÁTICO 1ª EDIÇÃO 2012.1 A LÓGICA DO AMOR. A LÓGICA DO AMOR PARADIDÁTICO 1ª EDIÇÃO 2012.1 APRESENTAÇÃO Este livro trata-se de uma iniciação a lógica no ensino fundamental. O objetivo é o incentivo ao trabalho de ordem prática

Leia mais

HUMANAS. Página na web: www.fea.ufjf.br CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Apresentação:

HUMANAS. Página na web: www.fea.ufjf.br CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Apresentação: HUMANAS ADMINISTRAÇÃO Os alunos de Administração da UFJF graduam-se na modalidade Bacharelado e podem escolher entre as opções de especialização: Administração de Empresas e Administração Pública. O curso

Leia mais

Proposta de decreto-lei que altera o DL n.º 132/2012, de 27 de junho

Proposta de decreto-lei que altera o DL n.º 132/2012, de 27 de junho Proposta de decreto-lei que altera o DL n.º 132/2012, de 27 de junho (PREÂMBULO) Artigo 1.º Objeto O presente diploma procede à alteração do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho. Artigo 2.º Alterações

Leia mais

BOLETIM OFICIAL GERAL Nº 03-28/09/2007 CREDENCIAL ANIVERSARIANTES DO DIA 29/09/2007 REUNIÃO DE CHEFES DE DELEGAÇÃO

BOLETIM OFICIAL GERAL Nº 03-28/09/2007 CREDENCIAL ANIVERSARIANTES DO DIA 29/09/2007 REUNIÃO DE CHEFES DE DELEGAÇÃO 1 BOLETIM OFICIAL GERAL Nº 03-28/09/2007 CREDENCIAL O uso da credencial (crachá) é obrigatório. Ele é essencial para sua identificação e segurança. Somente com o uso da credencial será permitido o acesso

Leia mais

Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar de São Paulo PLANO ANUAL DE ESCOLA

Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar de São Paulo PLANO ANUAL DE ESCOLA Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar de São Paulo PLANO ANUAL DE ESCOLA Ano letivo: 2015/2016 INTRODUÇÃO Enquadramento legal Avaliação Aprovação EVENTOS 1.ºperíodo 2.ºperíodo 3.ºperíodo REUNIÕES

Leia mais

Fernando Correia. Principais atividades e funções atuais

Fernando Correia. Principais atividades e funções atuais 1 Fernando Correia Fernando António Pinheiro Correia nasceu em Coimbra em 1942. Jornalista. Docente universitário, com o grau de Professor Associado Convidado. Investigador em Sociologia, História e Socioeconomia

Leia mais

Os escritos, pensamentos e obras de Hélio Oiticica em exposição

Os escritos, pensamentos e obras de Hélio Oiticica em exposição Os escritos, pensamentos e obras de Hélio Oiticica em exposição De 21 de março a 23 de maio o Itaú Cultural apresenta ao público Hélio Oiticica - Museu é o Mundo, com curadoria de Fernando Cocchiarale

Leia mais

Livro explica a obra de Oscar Niemeyer

Livro explica a obra de Oscar Niemeyer LANÇAMENTO Unic Josafá Vilarouca Renata Tomasetti (11) 5051-6639 josafa@unicbuilding.com.br renata@unicbuilding.com.br Livro explica a obra de Oscar Niemeyer Maior gênio da arquitetura brasileira tem sua

Leia mais

Curriculum Vitae. Gersony Silva FORMAÇÃO ACADÊMICA E ESPECIALIZAÇÕES

Curriculum Vitae. Gersony Silva FORMAÇÃO ACADÊMICA E ESPECIALIZAÇÕES Curriculum Vitae Gersony Silva FORMAÇÃO ACADÊMICA E ESPECIALIZAÇÕES ٠Licenciatura Plena em Artes Plásticas Faculdade de Belas Artes de São Paulo ٠Pedagogia Matérias pedagógicas do 2 grau PUC SP ٠Especialização

Leia mais

ANEXO I QUANTITATIVO DE VAGAS CARGO: PROFESSOR/INTÉPRETE DE LIBRAS QUANTIDADE DE VAGAS QUANTIDADE DE VAGAS

ANEXO I QUANTITATIVO DE VAGAS CARGO: PROFESSOR/INTÉPRETE DE LIBRAS QUANTIDADE DE VAGAS QUANTIDADE DE VAGAS ANEXO I 1. ÁREA URBANA MODALIDADE Educação Infantil Ensino Fundamental Ano Iniciais *Intérprete de Libras MODALIDADE Ensino Fundamental Anos Finais QUANTITATIVO DE VAGAS CARGO: PROFESSOR/INTÉPRETE DE LIBRAS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR EDITAL DE TRANSFERÊNCIA VOLUNTÁRIA 2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR EDITAL DE TRANSFERÊNCIA VOLUNTÁRIA 2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR EDITAL DE VOLUNTÁRIA 2012 A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Departamento

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARANAGUA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA DE PARANAGUÁ "NELSON DE FREITAS BARBOSA"

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARANAGUA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA DE PARANAGUÁ NELSON DE FREITAS BARBOSA "" APÊNDICE 1 Requisitos e demandas dos segmentos culturais para a proposição de projetos. Os projetos culturais propostos deverão respeitar e se enquadrar nas seguintes determinações dos seus respectivos

Leia mais

ÁREA TEMÁTICA INSTITUIÇÃO:

ÁREA TEMÁTICA INSTITUIÇÃO: TÍTULO: CURSO DE ESTILISMO E MODELAGEM DO VESTUÁRIO AUTORES: Maria Amélia Palhares cenex@eba.ufmg.br; Randerson Magalhães Fantoni randerson@ufmg.br; Dulce Gomes cdgt@uol.com.br ÁREA TEMÁTICA: Cultura INSTITUIÇÃO:

Leia mais

Setenta prédios são tombados nos âmbitos municipal, estadual ou federal em Piracicaba (SP)

Setenta prédios são tombados nos âmbitos municipal, estadual ou federal em Piracicaba (SP) Setenta prédios são tombados nos âmbitos municipal, estadual ou federal em Piracicaba (SP) Foto: Isabela Borghese/JP Um prédio pode contar um pouco da história de uma cidade. Considerados patrimônios,

Leia mais