INSTRUÇÕES PARA COMPOSIÇÃO DE PROCESSO DE SOLICITAÇÃO DE OFERTA DE CURSOS AVSEC E FUNCIONAMENTO DE CENTRO DE INSTRUÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INSTRUÇÕES PARA COMPOSIÇÃO DE PROCESSO DE SOLICITAÇÃO DE OFERTA DE CURSOS AVSEC E FUNCIONAMENTO DE CENTRO DE INSTRUÇÃO"

Transcrição

1 INSTRUÇÕES PARA COMPOSIÇÃO DE PROCESSO DE SOLICITAÇÃO DE OFERTA DE CURSOS AVSEC E FUNCIONAMENTO DE CENTRO DE INSTRUÇÃO Visando a aperfeiçoar as análises dos processos de autorização de oferta de cursos AVSEC e funcionamento de centros de instrução, dando-lhes maior celeridade, a Gerência Técnica para Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita (GTSG) oferece as instruções a seguir relacionadas. Outrossim, em tabela anexa, apresenta as principais não conformidades catalogadas ao longo do desenvolvimento desta tarefa, para que as empresas interessadas na oferta possam adequar seus documentos e processos às exigências normativas para a concessão da autorização. Para formalizar um processo de solicitação inicial ou renovação de autorização de oferta de cursos AVSEC, os centros de instrução interessados deverão encaminhar o original do Requerimento de homologação de Centro de Instrução ou autorização de curso, acompanhado por mídia digital (CD-ROOM ou PEN-DRIVE) contendo os demais documentos elencados abaixo, de forma sequencial, sendo aqueles assinalados com um asterisco (*) exclusivos ao processo de solicitação inicial. 1. Declaração de desenvolvimento de cursos de acordo com a legislação (PNIAVSEC, anexo 16) Assinada pelo diretor ou presidente da empresa; 2. Relação de contatos. a. Nome, telefone e endereço eletrônico dos profissionais que poderão ser acionados para prestar informações que se fizerem necessárias, incluindo, necessariamente, o diretor da organização e o coordenador de cursos. 3. Cópia autenticada dos atos constitutivos da sociedade, atualizada, devidamente averbada no órgão competente, com as firmas dos sócios reconhecidas em cartório público. Se a requerente for empresa autorizatária ou concessionária de serviço público, cópia do documento de delegação de poderes para exploração de serviços públicos; Em caso de renovação de autorização, a empresa só deverá reapresentar os atos constitutivos se tiver realizado alguma alteração em documento anterior. 4. Documento(s) hábil(eis) que comprove(m) o direito de uso do imóvel onde pretenda ministrar os cursos. (*) Em caso de renovação de autorização, a empresa só deverá reapresentar este documento caso esteja mudando de localidade; O documento deverá definir áreas de uso comum a outros condôminos que serão utilizadas em suas atividades (ex.: auditórios, salas de aula, banheiros, etc.), quando for o caso. 5. Fichas de cadastro de corpo técnico-pedagógico (PNIAVSEC, anexo 17), acompanhadas de documentos que comprovem relação trabalhista e habilitação para o trabalho. Deverão ser apresentadas fichas para o pedagogo, coordenador de curso e instrutor, devidamente assinadas pelos próprios profissionais; O coordenador de cursos poderá acumular a função de instrutor; Os instrutores deverão comprovar habilitação para a oferta dos cursos que a empresa pleiteia, em conformidade com o artigo 49 do PNIAVSEC.

2 6. Quadro de instalações (PNIAVSEC, anexo 18). (*) Relacionar salas de aulas, secretaria, banheiros, auditórios e, respectivamente, suas dimensões e mobiliário (nº de carteiras, armários, etc.); Inserir informações sobre existência de ar condicionado, ventiladores, etc. nos espaço de instrução. 7. Modelo de certificado a ser adotado (PNIAVSEC, art. 187, 7 e anexo 28) (*) O modelo adotado deverá conter todas as informações do anexo; O verso do certificado deverá trazer a grade do curso. 8. Quadro de material instrucional (PNIAVSEC, anexo 20) Relacionar livros, apostilas, manuais, ordens técnicas e qualquer outro auxílio a ser utilizado pelo aluno. 9. Quadro de recursos auxiliares à instrução (*) Recursos audiovisuais, aparelhos, instrumentos, lousas, retroprojetores, data-show, DMM, simulacros de pórtico, equipamentos e/ou software de raios-x, computadores destinados à instrução; Apresentar o comprovante de aquisição das licenças do software de raios-x. 10. Formulários de avaliação de disciplina e avaliação final e respectivos formulários de tabulação (PNIAVSEC, anexos 24 ao 27) (*) 11. Descrição das metodologias de todos os procedimentos a serem desenvolvidos pelo centro de instrução para garantir o cumprimento de requisito normativo, buscando ainda a qualidade de seus serviços prestados - a ser empregada na configuração de seus processos administrativos e pedagógicos. Produção de um quadro apontando, para cada processo, Onde é realizada cada etapa? Quem o faz? Como o faz? Quando o faz?, conforme exemplo abaixo: PROCESSO 01 - CUMPRIMENTO DOS CRITÉRIOS DE MATRÍCULA Etapas Como? Quem? Onde? Quando? Através de mensagem eletrônica contendo, em Coordenador de Coordenação Até 30 dias antes do anexo, um ofício com a declaração de que todos cursos início do curso os nomes ali elencados cumpriram as exigências do processo seletivo. 1. Recebimento da parte da empresa que contratou os serviços do centro de instrução de relação de pessoas devidamente selecionadas segundo os critérios estabelecidos pelo PNIAVSEC 2. Realização das matrículas Os selecionados pela empresa demandante deverão comparecer na secretaria do curso portanto os documentos necessários na matrícula, arrolados em listagem a eles entregues por mensagem eletrônica. 3. Confirmação de documentação para matrícula. Com uma guia de verificação contendo os documentos necessários para cada curso AVSEC, conforme anexo 5, serão conferidos os documento entregues por cada aluno, assinalando-se o espaço vazio ao lado da descrição do documento, e assina do responsável pela verificação. Secretário Secretaria Até 15 dias antes do início do curso Secretário Secretaria Até 5 dias antes do início do curso Deverão ser apresentados quadros como o exemplificado acima para, no mínimo, os seguintes processos: Seleção de profissionais que irão compor o quadro funcional do Centro de Instrução Capítulo VI do anexo à Resolução nº63;

3 Matrícula de alunos Capítulos VII e X do anexo à Resolução nº63; Formação de profissionais AVSEC Capítulo VI do anexo à Resolução nº63; Tabulação, consolidação e tratamento dos dados advindos tanto da avaliação dos cursos a serem preenchidas pelos alunos, quanto do parecer técnico-pedagógico a ser desenvolvido pelo coordenador de cursos e o profissional de pedagogia Capítulo VIII do anexo à Resolução nº63; Produção de relatórios contendo a avaliação dos dados apresentados pelo corpo discente e pelo corpo técnico pedagógico; capítulo VIII do anexo à Resolução nº63; Estabelecimento de um plano de ação para minimizar ou solucionar os problemas a serem relatados pelo corpo técnico pedagógico e discente quando da realização das avaliações do curso e do instrutor Capítulo XI do anexo à Resolução nº63; Registro, controle e manutenção de arquivo de documentos, mantendo a salvaguarda e sigilo dos mesmos Capítulo X do anexo à Resolução nº63; Registro e documentação de todos os documentos que comprovem o treinamento em serviço para solicitação posterior de exame de certificação; - Capítulo IV do anexo à Resolução nº63; Elaboração dos materiais didáticos e os prazos estabelecidos para sua completa atualização, sempre que ocorra mudanças na legislação AVSEC ou norma correlata Capítulo VII do anexo à Resolução nº63; Produção e aplicação dos instrumentos de avaliação da aprendizagem (classificação de questões e balanceamento de questões e criação de provas distintas para 1º e 2º chamadas) e exercícios complementares a serem utilizados nas formações AVSEC - Capítulo VII e Capítulo VIII do anexo à Resolução nº63; Garantia de emprego dos recursos auxiliares à instrução teórica e prática para fomentar a consolidação dos conhecimentos concernentes a AVSEC - Capítulo VIII do anexo à Resolução nº63; e Avaliação de instalação física quanto ao atendimento aos requisitos previstos da Res. 63 para solicitação de realização de curso em local não homologado - Capítulo X do anexo à Resolução nº63. A partir deste ponto, todos os documentos solicitados deverão ser replicados para cada curso que se pretende ministrar na modalidade presencial, na sequencia abaixo: 12. Regulamento de curso Apresentar todos os elementos constantes no PNIAVSEC, art. 7, XLVI. 13. Grade curricular do curso Conforme anexos 1 ao 12 do PNIAVSEC. 14. Plano de aula Informar o assunto (conforme grade curricular), objetivo(s) da aula, tópicos do roteiro (retirados das ementas constantes no PNIAVSEC), estratégias de motivação e remotivação, desenvolvimento e avaliação das aulas.

4 15. Recursos a serem utilizados nas aulas Slides compatíveis com o plano de aula. Vídeos, gravações, estudo de casos, exercícios, etc. 16. Apostila no formato a ser entregue ao aluno Contendo todos os elementos apontados no PNIAVSEC, Art. 139, 2º (índice, introdução, conclusão, glossário e bibliografia); Apresentando todos os tópicos apontados na ementa de cada assunto. 17. Critérios de composição dos exames Explicar o(s) critério(s) que o centro de instrução utilizou para definir o nível de dificuldade da questão. Ou seja, como o centro chegou à conclusão que dada questão é fácil, média e difícil; Explicar como o centro pretende distribuir as questões nas diferentes modelos de provas de modo que todos contenham o mesmo peso; Explicar como o centro garantirá que os diferentes modelos de provas abordarão todos os conteúdos trabalhados no curso. 18. Modelos de provas a serem adotados para avaliar o curso solicitado ou banco de questões a ser utilizado para compor os exames. Aqui deverão ser evidenciadas as categorias apontadas acima, de modo que cada questão seja acompanhada do seu nível de dificuldade e assunto; Observar a necessidade de 50% de questões discursivas para os cursos não passíveis de certificação, à exceção dos cursos de familiarização e AVSEC para órgãos públicos. 19. Metodologia a ser adotada para realização de instrução prática do curso operador de raios-x. Definir tempo total de aulas práticas; Número máximo de alunos nas turmas do curso; Quantidade de licenças do software disponível; Tempo individual destinado ao manuseio do software face ao número de licenças; Estratégia de intervenção do instrutor. Os próximos tópicos referem-se, exclusivamente, à autorização de oferta de cursos nas modalidades EAD e semipresencial (PNIAVSEC, art. 195 e anexo 29): 20. Regulamento de curso Apresentar todos os elementos constantes no PNIAVSEC, art. 7, XLVI; Este regulamento, também, deverá estar disponível na plataforma digital para acesso do aluno e apresentar as especificações de cada curso em termos de conteúdo, forma de realização, tutoria, tempo para integralização, formas de avaliação, etc. 21. Grade curricular do curso Conforme anexos 1 ao 12 do PNIASEC. 22. Login e senha de acessos ao curso na plataforma digital 23. Planejamento do curso EAD ou parte à distância de curso semipresencial

5 Descrição do processo de inscrição e verificação de antecedentes; Estrutura da oferta de curso em EAD, nos termos das estratégias a serem adotadas (tutoria, chat, fórum, etc.); organização (turmas fechadas ou individualizado); realização, entrega e correção de tarefas; assistências técnica e pedagógicas oferecidas; materiais complementares a serem utilizados, etc.; Evidências de que o(s) profissional(is) envolvidos na oferta de curso EAD possui(em) conhecimentos básicos para este trabalho; Explicitação das exigências mínimas em termos de software e hardware para o acesso a curso em EAD; Explicitação de regras referentes à revisão de conteúdo ou realização de novos exames mediante reprovação em curso em EAD; Informações referentes à plataforma, linguagens e outros itens técnicos envolvidos na produção do curso em EAD; Indicação de facilitador para acompanhar o curso EAD no local de implementação. 24. Modelos de provas a serem adotados para avaliar o curso solicitado ou banco de questões a ser utilizado para compor os exames (na plataforma) Aqui deverão ser evidenciadas as categorias apontadas acima, de modo que cada questão seja acompanhada do seu nível de dificuldade e assunto; Observar a necessidade de 50% de questões discursivas para os cursos não passíveis de certificação, à exceção dos cursos de familiarização e AVSEC para órgãos públicos. 25. Critério de composição dos exames Explicar o(s) critério(s) que o centro de instrução utilizou para definir o nível de dificuldade da questão. Ou seja, como o centro chegou à conclusão que dada questão é fácil, média e difícil; Explicar como o centro pretende distribuir as questões nas diferentes modelos de provas de modo que todos contenham o mesmo peso; Explicar como o centro garantirá que os diferentes modelos de provas abordarão todos os conteúdos trabalhados no curso. Em anexo, serão apresentadas as principais não conformidades catalogadas até o presente momento com intuito de favorecer uma maior adequação às exigências do processo de autorização.

6 ANEXO 1 - TABELA DE NÃO CONFORMIDADES Requerimento para fins de autorização de cursos AVSEC Declaração de desenvolvimento de cursos de acordo com a legislação Ficha cadastral do corpo técnico-pedagógico: Pedagogo 1.1. Ausência do requerimento para fins de autorização de cursos AVSEC Não conformidade do requerimento para fins de autorização de cursos com o modelo presente no anexo 15 do PNIAVSEC; 2.1. Não conformidade da declaração de desenvolvimento de cursos ao modelo presento no Anexo 16 do PNIAVSEC Declaração de desenvolvimento de cursos assinada por pessoa não qualificada segundo a norma Não comprovação da formação requerida ao profissional da área pedagógica Insuficiência da documentação apresentada pelo profissional da área pedagógica para fins de comprovação da conclusão do curso de pedagogia Assinatura do requerimento de autorização de oferta por pessoa não qualificada a representar a empresa de acordo com o PNIAVSEC; Ficha cadastral do corpo técnico-pedagógico: instrutores Ficha cadastral do corpo técnicopedagógico: coordenador de cursos 3.3.Não apresentação de profissional para o exercício do papel de pedagogo da instituição. Registros enquanto empregados da entidade dos instrutores 4.1. Não apresentação de ficha cadastral de instrutor Não apresentação de profissional para o exercício da função de coordenador de cursos Não apresentação de vínculo empregatício de instrutor Instrutor sem formação compatível com o(s) curso(s) que pretende(m) ministrar Instrutor(es) sem certificação válida no curso Treinamento para Instrutores AVSEC Falta de certificação no curso Treinamento para Instrutores AVSEC pelo profissional apresentado para desempenhar o papel de coordenador de cursos Relação trabalhista de instrutor não compatível com a norma (ausência de vínculo empregatício) 6.3. Instrutor convidado não apresenta vínculo com outra instituição Instrutor(es) sem experiência mínima de 3 (três) anos em AVSEC Pedagogo não comprova experiência docente mínima de 2 (dois) anos para ministrar o curso de instrutor. Registros enquanto empregados da entidade do pedagogo 7.1. Ausência de comprovação de contratação de profissional para o exercício da função de pedagogo. Registros enquanto empregado da entidade do coordenador de cursos 8.1. Não comprovação de vínculo empregatício do coordenador de cursos Relação trabalhista do coordenador de cursos incompatível com a norma (ausência de vínculo empregatício efetivo). Cópia autenticada dos atos constitutivos da sociedade, atualizada, devidamente averbada no órgão competente, com as firmas dos sócios reconhecidas em cartório público 9.1. Não apresentação dos atos constitutivos da sociedade Ausência de autenticação da cópia dos atos constitutivos apresentada. Identificação e caracterização de pessoas jurídicas que poderão ministrar cursos AVSEC Pessoa jurídica não autorizada a ministrar cursos AVSEC com base no art. 157 e seus incisos do PNIAVSEC. Prever ou demonstrar, em seus estatutos sociais: (i) a possibilidade de ministrar cursos AVSEC; (ii) a administração da sociedade é confiada a brasileiros; (iii) todas alterações deverão ser submetidas à aprovação prévia da autoridade de aviação civil. (requisito exclusivo para as empresas privadas) Estatutos sociais não preveem a possibilidade de ministrar cursos AVSEC A administração da sociedade não é confiada exclusivamente a brasileiros. Documento(s) hábil(eis) que comprove(m) o direito de uso do imóvel onde pretenda ministrar os cursos Não comprovação do direito de uso de imóvel por meio dos documentos apresentados.

7 11.3. Estatutos sociais não preveem que todas as alterações sejam submetidas a autorização da ANAC. Cópia do documento de delegação de poderes para exploração de serviços públicos (se a requerente for empresa autorizatária ou concessionária de serviço público) Não apresentação do documento de delegação de poderes para exploração de serviços públicos. ANEXO 29 QUADRO SINÓPTICO (modalidades de oferta admitidas para cada curso AVSEC) 14.1.Modalidade de instrução a distância não é admitida pela norma para curso requerido Modalidade de instrução semipresencial não é admitida pela norma para curso requerido. Material instrucional (slides, gravações, vídeos, textos, etc.) Não apresentação de slides das aulas Não apresentação dos vídeos e outras gravações a serem utilizados nas aulas Supressão de conteúdos de algumas aulas nos slides apresentados Equívocos ortográficos e/ou gramaticais nos textos dos slides Má distribuição das informações nos slides Grande volume de textos com pouca topicalização nos slides Contraste entre cor das fontes e fundo dos slides não favorece a leitura Tamanho das fontes não favorece a leitura Transição dos tópicos do roteiro insuficientemente demarcada nos slides Incorreção de informações normativas nos slides Insuficiência de referências normativas nos slides Abordagem de conteúdos não referentes a determinada aula nos slides. Planos de aula de cada assunto ministrado (cursos para profissionais não AVSEC) Recursos auxiliares à instrução - pórtico, detector manual de metais e Raios-X Não apresentação de planos de aula do curso Ausência de PDM ou simulacro a ser adotado na instrução. Capacidade para fornecer instrução prática, por meio de análise de imagens específicas de bagagens, caracterizadas pelos diversos tipos de ameaças (por exemplo, CBT) - Curso de raios-x Ausência de comprovação de obtenção de licença para o uso de software de raios-x Insuficiência de descrição do item desenvolvimento em plano de aula Ausência de abordagem de tópicos presentes na ementa do curso em plano de aula Ausência de clareza, em plano de aula, na descrição de como a aula será ministrada Abordagem de conteúdos não referentes ao assunto em plano de aula Ausência de DMM a ser utilizado na instrução Insuficiência do número de licenças do software de raios-x à instrução Insuficiência da quantidade de computadores para instrução prática em raios-x Insuficiência do banco de imagens para a instrução prática em raios-x Insuficiência da estratégia de instrução prática para garantir a todos os alunos tempo satisfatório de utilização do software de raios-x. Modelo de certificado de conclusão de curso Ausência de componentes básicos presentes no art. 187, 7º e anexo 28 do PNIAVSEC no modelo de certificado de curso Substituição do número de portaria de autorização de curso por número de publicação em BPS. Grades curriculares ( conteúdo programático e carga horária) 20.1.Ausência de assunto previstos em grade curricular presente no PNIAVSEC Redução de carga horária prevista para assunto. Técnicas de instrução (exposição oral; debate; estudo de casos; trabalho em grupo; e demonstração) Não realização de estudo de casos previsto na grade curricular do curso Não realização de trabalho de curso previsto na grade curricular do curso.

8 19.3. Apresentação de pessoa não qualificada para assinatura de certificado Redução de carga horária prevista para o curso Não inclusão do tempo destinado às atividades de avaliação de curso, de aprendizagem, apresentação ou encerramento Não utilização de estratégias variadas de instrução, como debates e demonstrações Ausência de descrição do exercício de recebimento de ameaça de bomba (com preenchimento do formulário) na aula respectiva. Presença de elementos mínimos indispensáveis à estrutura de material impresso Material impresso (apostila) - orientação da aprendizagem e favorecimento à retenção do conhecimento Ausência de índice na apostila Carência, na apostila, de imagens, esquemas explicativos e outros recursos que favoreçam a retenção de informações Ausência de introdução na apostila Ausência de padronização na diagramação da apostila Ausência de conclusão na apostila Supressão, na apostila, de conteúdos apontados na ementa do curso Ausência de glossário na apostila Equívocos ortográficos e/ou gramaticais em textos da apostila Ausência de bibliografia na apostila Má distribuição das informações na apostila Ausência de clareza nos textos da apostila. Elaboração do material instrucional por responsável pela instrução Evidências por meio de logotipos, marcas e referências nominais de que o material do curso não foi elaborado pela instituição Tamanho das fontes não favorece a leitura na apostila Transição dos tópicos do roteiro insuficientemente demarcada na apostila Incorreção de informações normativas na apostila Insuficiência de referências normativas na apostila Abordagem de conteúdos não referentes a determinada aula na apostila. Elaboração de exames escritos com base nos critérios normativos Omissão de critérios de para definição do nível de dificuldade das questões de prova Não explicitação de critérios de composição de exames de modo que exames de 1a e 2a chamadas possuam níveis equivalentes de dificuldade Omissão de estratégia de composição de exames visando garantir que, cada versão, aborde todas as aulas de cada curso Não apresentação de questões discursivas para a composição de exames destinados a profissionais não AVSEC Não atendimento à exigência normativa de 50% de questões discursivas em exames destinados a profissionais não AVSEC Insuficiência do número de itens que compõem o banco de questões para compor modelos variados de exames Insuficiência do número de itens nos exames ou do banco de questões para avaliar todo o conteúdo do curso. Planejamento e procedimentos para implantação do(s) curso(s) a distância Ausência de descrição do processo de inscrição e verificação de antecedentes em curso à distância Não apresentação de regulamento do curso em EAD definindo, para o aluno, as regras do curso Ausência de descrição da estrutura da oferta de curso em EAD, nos termos das estratégias a serem adotadas (tutoria, chat, fórum, etc.); organização (turmas fechadas ou individualizado) ; realização, entrega e correção de tarefas; assistências técnica e pedagógicas oferecidas; etc Ausência de evidências de que o(s) profissional(is) envolvidos na oferta de curso EAD possui(em) conhecimentos básicos para este trabalho Não explicitação das exigências mínimas em termos de software e hardware para o acesso a curso em EAD Não explicitação de regras referentes à revisão de conteúdo ou realização de novos exames mediante reprovação em curso em EAD Ausência de informações referentes à plataforma, linguagens e outros itens técnicos envolvidos na produção do curso em EAD. Implantação dos cursos de atualização de profissionais AVSEC na modalidade semipresencial (com 50% da carga horária na modalidade presencial) Excedimento da carga horária de 50% relativa à parte em EAD de curso destinado à formação de profissional AVSEC Oferta semipresencial do curso Treinamento para Instrutores não prevista em norma.

9 25.8. Insuficiência do número de alternativas nos itens objetivas que compõem o banco de questões ou exames Falta de clareza no enunciado dos itens do banco de questões ou exames Erros conceituais nos itens que compõem o banco de questões ou exames Erros de fundamentação normativa nos itens que compõem o banco de questões ou exames Inexistência de indicação de facilitador para acompanhar o curso EAD no local de implementação. Implementação de cursos de atualização de profissionais AVSEC integralmente ou parcialmente na modalidade a distância Modalidade EAD em tempo integral não admitida pela norma para a atualização do curso Operador Especializado em Raios-X. Implementação de cursos em modalidades diferentes das previstas em norma A modalidade de ensino proposta não atende exigências normativas referentes à conteúdo, carga horária, experiência formativa ou outro. Sala com cadeiras com apoio para o braço e disponibilidade de um metro quadrado, no mínimo, por aluno, para exame de certificação Inexistência de cadeiras com apoio para o braço em sala(s) de aula. Dimensões compatíveis da sala de aula com o número de alunos que compõe cada turma (um metro quadrado, no mínimo, por aluno) Dimensões da sala de aula não comporta o número de alunos declarado pela empresa Quantidade de alunos comportada pela sala de aula excede o limite de 50 previsto em norma para os cursos diferentes de familiarização. Condições adequadas de temperatura, iluminação e ventilação da sala de aula e ausência de interferências capazes de perturbar a instrução Ausência de um sistema de resfriamento em sala de aula Ausência de declaração acerca de atendimento às condições mínimas previstas em norma relativas à temperatura, iluminação, ventilação e nível ruído das salas de aula. Atendimento das instalações destinadas à instrução prática às necessidades de utilização de simulacros de detectores manuais de metais, pórtico e equipamento de raios-x Não atendimentos das instalações destinadas à instrução prática às necessidades de utilização de recursos auxiliares como pórtico, equipamentos de raios-x e outros. Sanitários para cada sexo Inexistência de sanitário diferenciado para os sexos masculinos e femininos Inadequação dos sanitários em função das características ou localização. Secretaria equipada com mobiliário adequado para trabalhos administrativos e para a guarda de documentos relativos ao corpo técnico-pedagógico e à vida escolar dos alunos 34.1 Ausência de declaração a respeito do espaço físico destinado à instalação da secretaria do centro de instrução Ausência de declaração a respeito de mobiliário da secretaria do centro de instrução. Adequação dos arquivos da secretaria à segurança e ao sigilo que cada tipo de documento Impossibilidade de se verificar/atestar a adequação dos arquivos da secretaria à segurança e sigilo dos documentos. Disponibilização de quadro de escrever e tomadas que possibilitem o uso de diferentes recursos audiovisuais em uma mesma aula Ausência de declaração aceca da disponibilização de quadro de escrever. Descrição das metodologias dos processos administrativos e pedagógicos inerentes ao funcionamento do Centro de Instrução Ausência de descrição de metodologia de alguns ou todos os processos administrativos e pedagógicos inerentes ao funcionamento do Centro de Instrução Impossibilidade de se verificar/atestar a adequação das tomadas ao uso de recursos audiovisuais Imprecisão da descrição da metodologia dos processos (conforme especificação).

PORTARIA ANAC Nº 1188/SIA, DE 09 DE MAIO DE 2013.

PORTARIA ANAC Nº 1188/SIA, DE 09 DE MAIO DE 2013. PORTARIA ANAC Nº 1188/SIA, DE 09 DE MAIO DE 2013. Dispõe sobre a realização dos Exames de Certificação em Segurança da Aviação Civil contra atos de Interferência Ilícita - AVSEC. O SUPERINTENDENTE DE INTRAESTRUTURA

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO

ORIENTAÇÕES PARA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO ORIENTAÇÕES PARA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO CURSOS DE EXTENSÃO: Caracterizados como um conjunto articulado de ações pedagógicas, de caráter teórico e/ou prático, presencial ou à distância,

Leia mais

REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS

REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS JUNHO/2011 CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1º. Os cursos de Pós Graduação Lato Sensu da Faculdade de Tecnologia

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1 Capítulo I Da Definição e Finalidade Art. 1º Entende-se como Estágio Supervisionado o conjunto de atividades práticas direcionadas para o aprendizado e o desenvolvimento

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Comissão de Capacitação dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação

Universidade Federal de São Paulo Comissão de Capacitação dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação REGULAMENTO INTERNO PARA SELEÇÃO DE INSTRUTORES, TUTORES E COORDENADORES Este regulamento interno estabelece as normas para seleção de instrutores, tutores e coordenadores para os módulos de capacitação

Leia mais

ANEXO I SELEÇÃO DE COLABORADORES DA COORDENAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR - COESUP

ANEXO I SELEÇÃO DE COLABORADORES DA COORDENAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR - COESUP ANEXO I SELEÇÃO DE COLABORADORES DA COORDENAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR - COESUP I - ATRIBUIÇÕES GERAIS (para todos os encargos de curso ou concurso no âmbito da COESUP) a) Atuar sempre de acordo com os objetivos,

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA DE UBERLÂNDIA COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU

FACULDADE CATÓLICA DE UBERLÂNDIA COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE CATÓLICA DE UBERLÂNDIA COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU Sobre normas gerais Art.1º- Os cursos de especialização lato sensu, oferecidos pela Faculdade Católica

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) N.º 09/2010

RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) N.º 09/2010 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) (alterada pela Resolução Consepe n.º 24/2011) N.º 09/2010 Dispõe sobre as normas

Leia mais

CRITÉRIOS PARA ACEITAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BOTUCATU

CRITÉRIOS PARA ACEITAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BOTUCATU CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA CRITÉRIOS PARA ACEITAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BOTUCATU (Versão Professor) Botucatu - SP Junho 2015 SUMÁRIO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 074, DE 20 DE ABRIL DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº. 074, DE 20 DE ABRIL DE 2016. RESOLUÇÃO Nº. 074, DE 20 DE ABRIL DE 2016. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº 43/2016

Leia mais

ATO NORMATIVO N 001 NDE ENGENHARIA DE ALIMENTOS/2013

ATO NORMATIVO N 001 NDE ENGENHARIA DE ALIMENTOS/2013 1 Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense Câmpus Concórdia Curso de Bacharelado em Engenharia de Alimentos

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA SECRETARIA DE SAÚDE EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N.

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA SECRETARIA DE SAÚDE EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N. ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA SECRETARIA DE SAÚDE Avenida Atílio Pedro Pagani, 855, Bairro PassaVinte Parque Residencial Pagani Palhoça/SC CEP: 88132-149 FONE/FAX: (48) 3279-1900

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA TÍTULO I INTRODUÇÃO GERAL Art. 1 - Este regulamento estabelece as atribuições, responsabilidades e normas específicas do Programa

Leia mais

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS E PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS E PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS E PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA N.º 17/CUn DE 10 DE ABRIL DE 2012. Regulamenta o Programa de Monitoria da Universidade Federal de Santa Catarina

RESOLUÇÃO NORMATIVA N.º 17/CUn DE 10 DE ABRIL DE 2012. Regulamenta o Programa de Monitoria da Universidade Federal de Santa Catarina RESOLUÇÃO NORMATIVA N.º 17/CUn DE 10 DE ABRIL DE 2012 Regulamenta o Programa de Monitoria da Universidade Federal de Santa Catarina O PRESIDENTE DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal de Santa

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA CADASTRO DE INSTRUTORES CURSO GESTÃO DE PROJETOS EDITAL Nº 57/2014-AFPE6/AFPE

PROCESSO SELETIVO PARA CADASTRO DE INSTRUTORES CURSO GESTÃO DE PROJETOS EDITAL Nº 57/2014-AFPE6/AFPE PROCESSO SELETIVO PARA CADASTRO DE INSTRUTORES CURSO GESTÃO DE PROJETOS EDITAL Nº 57/2014-AFPE6/AFPE A Gerente Substituta de Administração e Desenvolvimento de Pessoas da Anatel - AFPE, no uso de suas

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade estabelecer as normas relativas à elaboração, acompanhamento,

Leia mais

das demais previsões relativas ao estágio previstas no Projeto Pedagógico do Curso, no Regimento Interno e na Legislação.

das demais previsões relativas ao estágio previstas no Projeto Pedagógico do Curso, no Regimento Interno e na Legislação. DIRETRIZES E NORMAS PARA O ESTÁGIO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE REDENTOR DE PARAÍBA DO SUL DOS OBJETIVOS Art. 1 O Sistema de Estágio da FACULDADE REDENTOR DE PARAÍBA DO SUL terá por objetivos gerais:

Leia mais

EXTRATO DO EDITAL N 52/2011 UEPA

EXTRATO DO EDITAL N 52/2011 UEPA EXTRATO DO EDITAL N 52/2011 UEPA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE CANDIDATOS PARA AUXILIAR ADMINISTRATIVO DO PARFOR-UEPA A Magnífica Reitora da Universidade do Estado do Pará, no uso de suas atribuições

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA EM SAÚDE CURSO DE NUTRIÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA EM SAÚDE CURSO DE NUTRIÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA EM SAÚDE CURSO DE NUTRIÇÃO NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - NUTRIÇÃO/ CCS

Leia mais

BIBLIOTECA UEZO REGULAMENTO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

BIBLIOTECA UEZO REGULAMENTO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Este documento tem por finalidade formalizar e instituir as normas de utilização da biblioteca, no que tange aos produtos e serviços oferecidos pela

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 211/2005-CEPE/UNICENTRO

RESOLUÇÃO Nº 211/2005-CEPE/UNICENTRO RESOLUÇÃO Nº 211/2005-CEPE/UNICENTRO Aprova o Regulamento de Estágio do Curso de Turismo da Universidade Estadual do Centro- Oeste, UNICENTRO. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO:

Leia mais

MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA

MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA 1 OBJETIVO Padronização e estruturação das normas técnicas, deveres e direitos das partes envolvidas e diretrizes do Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

RESOLUÇÃO N 54/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais,

RESOLUÇÃO N 54/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 54/2009/CONEPE Aprova Normas Específicas do Estágio Curricular do

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES INICIAIS

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES INICIAIS CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA Jundiaí/SP REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º. O estágio de prática jurídica supervisionado

Leia mais

Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio FAN - CEUNSP SALTO. Campus V

Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio FAN - CEUNSP SALTO. Campus V Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio FAN - CEUNSP SALTO Campus V Regulamento Interno de Estágio Supervisionado e ou Trabalho Pedagógico Supervisionado FAN-CEUNSP-SALTO -Campus V O presente

Leia mais

Atividades Complementares Curso de Gestão em Recursos Humanos

Atividades Complementares Curso de Gestão em Recursos Humanos Atividades Complementares Curso de Gestão em Recursos Humanos APRESENTAÇÃO As Atividades Complementares (AC) são práticas curriculares de caráter independente, interdisciplinar e transversal que visam

Leia mais

EDITAL PPGE nº 37/2015 Inscrição e Seleção para Bolsas de Mestrado e Doutorado 1. DO DIREITO A PARTICIPAR DA SELEÇÃO E DOS DEVERES DO BOLSISTA

EDITAL PPGE nº 37/2015 Inscrição e Seleção para Bolsas de Mestrado e Doutorado 1. DO DIREITO A PARTICIPAR DA SELEÇÃO E DOS DEVERES DO BOLSISTA EDITAL PPGE nº 37/2015 Inscrição e Seleção para Bolsas de O abre processo de inscrição e seleção de bolsistas - Quotas de Bolsas da CAPES - para implantação entre dezembro de 2015 e abril de 2016, destinadas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR EDITAL Nº008/PROPESPG SELEÇÃO PARA PROFESSORES TUTORES DO CURO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO

Leia mais

ESCOLA DE ENFERMAGEM REGIMENTO

ESCOLA DE ENFERMAGEM REGIMENTO ESCOLA DE ENFERMAGEM REGIMENTO Organização Administrativa e Técnica TÍTULO II DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E TÉCNICA CAPÍTULO I DA ESTRUTURA FUNCIONAL Art. 7º A organização administrativa e técnica da

Leia mais

QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PESSOAL EM CORROSÃO E PROTEÇÃO

QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PESSOAL EM CORROSÃO E PROTEÇÃO ABRACO 00 de 0 OBJETIVO Esta norma estabelece a sistemática adotada pela Associação Brasileira de Corrosão ABRACO para o funcionamento do Sistema Nacional de Qualificação e Certificação em Corrosão e Proteção.

Leia mais

ESCOLA DE AVIAÇÃO CIVIL DE POUSO ALEGRE EAPA REGIMENTO INTERNO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO

ESCOLA DE AVIAÇÃO CIVIL DE POUSO ALEGRE EAPA REGIMENTO INTERNO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO ESCOLA DE AVIAÇÃO CIVIL DE POUSO ALEGRE EAPA REGIMENTO INTERNO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO Art. 1 - A Escola de Aviação Civil de Pouso Alegre, inscrita no CNPJ sob número

Leia mais

RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 001/2015

RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 001/2015 RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 001/2015 Aprovar ad referendum do Conselho Universitário- CONSUN, o Regulamento para a Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade do Contestado - UnC. A Presidente do Conselho Universitário

Leia mais

Regulamento de Estágio Supervisionado Licenciatura em Música

Regulamento de Estágio Supervisionado Licenciatura em Música Regulamento de Estágio Supervisionado Licenciatura em Música CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1.º Entende-se, para efeitos dessa resolução, o estágio como ato educativo escolar supervisionado,

Leia mais

ANEXO II DA DEFINIÇÃO E OBJETIVO DO ESTÁGIO

ANEXO II DA DEFINIÇÃO E OBJETIVO DO ESTÁGIO ANEXO II NORMAS ESPECÍFICAS DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - MODALIDADE BACHARELADO DA DEFINIÇÃO E OBJETIVO DO ESTÁGIO Art.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Seleção de Bolsista Professor-Tutor para o Curso de Especialização em Saúde da Família

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Seleção de Bolsista Professor-Tutor para o Curso de Especialização em Saúde da Família UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Seleção de Bolsista Professor-Tutor para o Curso de Especialização em Saúde da Família A Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde da Família,

Leia mais

DELIBERAÇÃO CEE N 314, DE 08 DE SETEMBRO DE 2009.

DELIBERAÇÃO CEE N 314, DE 08 DE SETEMBRO DE 2009. Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Educação CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO COMISSÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DELIBERAÇÃO CEE N 314, DE 08 DE SETEMBRO DE 2009. Estabelece

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL Nº 05/2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL Nº 05/2015 EDITAL DE SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ACESSIBILIDADE NA ATIVIDADE FÍSICA ESCOLAR A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do Centro de Educação a Distância Cead,

Leia mais

NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO

NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO 1. DA DEFINIÇÃO a) O Trabalho de Graduação (TG) compreende o estudo de um problema em profundidade, requerendo

Leia mais

NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO

NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO 1. DA DEFINIÇÃO a) O Trabalho de Graduação (TG) compreende o estudo de um problema em profundidade, requerendo

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PIBITI EDITAL N o 03/2009

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PIBITI EDITAL N o 03/2009 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFCO E TECNOLÓGICO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE Bacharelado em Administração Modalidade a Distância

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE Bacharelado em Administração Modalidade a Distância REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE Bacharelado em Administração Modalidade a Distância I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Bacharelado em Administração Modalidade a Distância é uma

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROGRAMA DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC EDITAL Nº 018/2012 CAMPUS JIPARANÁ

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Engenharia Mecânica é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares

Leia mais

Associação Médica Brasileira - 1999 requisitos Associação Médica Brasileira

Associação Médica Brasileira - 1999 requisitos Associação Médica Brasileira Requisitos Mínimos para criação e funcionamento de escolas, faculdades ou cursos de Medicina, Ciências Médicas ou Ciências da Saúde. Associação Médica Brasileira - 1999 Entre os requisitos a serem preenchidos

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA MISSÃO: FORMAR PROFISSIONAIS CAPACITADOS, SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS E APTOS A PROMOVEREM AS TRANSFORMAÇÕES FUTURAS. ESTÁGIO SUPERVISIONADO LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (CEEL)

REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (CEEL) REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (CEEL) TÍTULO 1 Da Instituição e seus Fins Art. 1 0 O Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL), criado em 2004, para integrar uma

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE MATEMÁTICA CURSO DE MATEMÁTICA REGULAMENTO N 001, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE MATEMÁTICA CURSO DE MATEMÁTICA REGULAMENTO N 001, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE MATEMÁTICA CURSO DE MATEMÁTICA REGULAMENTO N 001, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013 Estabelece os procedimentos necessários à sistematização do Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA EM CURSOS SUPERIORES E SUBSEQUENTES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA EM CURSOS SUPERIORES E SUBSEQUENTES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS OSÓRIO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA

Leia mais

INSTITUTO CHAPADA DE EDUCAÇÃO E PESQUISA. Regulamento de Compras e Contratos

INSTITUTO CHAPADA DE EDUCAÇÃO E PESQUISA. Regulamento de Compras e Contratos INSTITUTO CHAPADA DE EDUCAÇÃO E PESQUISA Regulamento de Compras e Contratos A presidente do ICEP no uso de suas atribuições e de acordo com lei 9.790/99 e decreto 3.100, torna público o Regulamento de

Leia mais

Resolução nº 082, de 19 de outubro de 2011.

Resolução nº 082, de 19 de outubro de 2011. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Conselho Superior Resolução nº

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE Curso: BACHAREL EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE Curso: BACHAREL EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FLUXO DO TCC 6o SEM 7o SEM 8o SEM PESQUISA EM INFORMÁTICA Além da ementa da disciplina, o aluno desenvolverá uma proposta de pesquisa, que poderá ou não continuar a ser trabalhada nas disciplinas de TCC1,

Leia mais

Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA Diretoria de Educação a Distância

Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA Diretoria de Educação a Distância Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA Diretoria de Educação a Distância Edital n 04/2011 DEAD / IFMA Seleção Simplificada de

Leia mais

Disciplina Duração Vagas

Disciplina Duração Vagas UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Edital 4 - Seleção de Bolsista Professor-Tutor para o Curso de Especialização em Educação Especial Deficiência Auditiva/Surdez A Coordenação do Curso de

Leia mais

Minuta de Termo de Referência

Minuta de Termo de Referência Minuta de Termo de Referência Contratação de serviço para elaboração do mapeamento, análise, propostas e implantação de melhorias nos processos de trabalho da Coordenadoria Geral de Licenciamento Ambiental

Leia mais

FACITEC - Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas

FACITEC - Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas FACITEC - Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas IESST Instituto de Ensino Superior Social e Tecnológico Credenciada pela portaria: MEC 292, de 15.02.2001 DOU Nº 35-E, de 19.02.2001, Seção 1 RESOLUÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS INGLÊS.

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS INGLÊS. REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS INGLÊS. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL O presente regulamento fundamenta-se nos termos da LDB 9394, de 20 de dezembro

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DO SERVIDOR

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DO SERVIDOR EDITAL Nº 004/2016/DDS UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA Boa Vista RR, 02 de maio de 2016. O DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO DO SERVIDOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA, nomeado pela Portaria nº 773/GR de

Leia mais

Política de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Política de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Política de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC A FACULDADE DINÂMICA prevê mecanismos efetivos de acompanhamento e de cumprimento do Trabalho de Conclusão de Curso, que no momento da construção do seu

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 29/08-CEPE

RESOLUÇÃO Nº 29/08-CEPE RESOLUÇÃO Nº 29/08-CEPE Aprova as normas básicas da atividade acadêmica dos Cursos de Graduação na modalidade de Educação a Distância da Universidade Federal do Paraná. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E

Leia mais

A Câmara Superior de Pós-Graduação CSPG da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições,

A Câmara Superior de Pós-Graduação CSPG da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições, SERVICO PUBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITARIO CÂMARA SUPERIOR DE PÓS-GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 02/2015 Aprova o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização,

Leia mais

MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PROJETOS EXPERIMENTAIS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO CAPÍTULO I MODALIDADE DE TRABALHO

MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PROJETOS EXPERIMENTAIS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO CAPÍTULO I MODALIDADE DE TRABALHO MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PROJETOS EXPERIMENTAIS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO CAPÍTULO I MODALIDADE DE TRABALHO Art. 1º O presente Manual estabelece os princípios teórico-metodológicos

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 22/2015

RESOLUÇÃO Nº 22/2015 RESOLUÇÃO Nº 22/2015 Dispõe sobre o processo de atribuição de classes e/ou aulas aos Professores Adjuntos Educação Básica, PAEBs, detentores de emprego público do Quadro do Magistério Municipal para o

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL MONITORIA

REGULAMENTO INSTITUCIONAL MONITORIA UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E PESQUISA LTDA. REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE MONITORIA São Paulo 2010 CAPÍTULO l DOS OBJETIVOS Artigo 1º - As presentes normas têm por objetivo organizar e disciplinar

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL CONSELHO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE RESOLUÇÃO CONSUN Nº 009/2012

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL CONSELHO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE RESOLUÇÃO CONSUN Nº 009/2012 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL CONSELHO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE RESOLUÇÃO CONSUN Nº 009/2012 Regulamenta o Programa de Monitoria da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Alterada pela

Leia mais

Normas para Elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso de Psicologia

Normas para Elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso de Psicologia Normas para Elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso de Psicologia Petrolina PE Julho de 2015 1 Capítulo I Da natureza do TCC Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um componente obrigatório

Leia mais

Solicitação de Apoio ao Desenvolvimento de Projeto Pesquisa

Solicitação de Apoio ao Desenvolvimento de Projeto Pesquisa Solicitação de Apoio ao Desenvolvimento de Projeto Pesquisa Protocolo CTPGP. Leia as instruções antes de iniciar o preenchimento.. Do preenchimento correto e completo dependerá a adequada implementação

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº XXXX DE XX DE XXXXXX DE 201X ALTERA A LEI Nº 6720, DE 25 DE MARÇO DE 2014, QUE INSTITUI PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E REMUNERAÇÃO DA FUNDAÇÃO DE APOIO À ESCOLA TÉCNICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Leia mais

O PREFEITO DE GOIÂNIA, no uso de suas atribuições legais, e CAPÍTULO I DO FUNDO MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER

O PREFEITO DE GOIÂNIA, no uso de suas atribuições legais, e CAPÍTULO I DO FUNDO MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER 1 Gabinete do Prefeito DECRETO Nº 4139, DE 11 DE SETEMBRO DE 2013. Regulamenta o Fundo Municipal de Esporte e Lazer e o Incentivo ao Esporte e Lazer e dá outras providências. O PREFEITO DE GOIÂNIA, no

Leia mais

INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL NORMAS COMPLEMENTARES DE ESTÁGIO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL

INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL NORMAS COMPLEMENTARES DE ESTÁGIO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL NORMAS COMPLEMENTARES DE ESTÁGIO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL Art. 1 o O Estágio regulamentado pela Lei N o 11.788, de

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES

REGULAMENTO INTERNO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES REGULAMENTO INTERNO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES A FUNDAÇÃO MATUTU certificada pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP, institui o presente Regulamento

Leia mais

EDITAL 01/2014. SELEÇÃO EMERGENCIAL DE BOLSISTAS FAPERGS/CAPES e BOLSISTAS CAPES PROGRAMA DE BOLSAS DE MESTRADO

EDITAL 01/2014. SELEÇÃO EMERGENCIAL DE BOLSISTAS FAPERGS/CAPES e BOLSISTAS CAPES PROGRAMA DE BOLSAS DE MESTRADO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - CENTRO DE ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO EM ARTES VISUAIS EDITAL 01/2014 SELEÇÃO EMERGENCIAL DE BOLSISTAS FAPERGS/CAPES e BOLSISTAS CAPES

Leia mais

Programa de Atividades de Monitoria

Programa de Atividades de Monitoria Programa de Atividades de Monitoria CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS DA MONITORIA Art. 1º A atividade de monitoria é desenvolvida por discentes para aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem,

Leia mais

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CADERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CADERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CADERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO RIBEIRÃO PRETO 2013 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Aluno: RA: Ano/semestre: Período letivo: 2 SUMÁRIO ORIENTAÇÕES

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO- OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISC

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO- OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISC UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO- OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISC CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O presente Regulamento

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE PAULISTA - UNORP

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE PAULISTA - UNORP REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE PAULISTA - UNORP CAPÍTULO I DOS FUNDAMENTOS LEGAIS Artigo 1º- O presente regulamento de estágios do Centro Universitário do Norte Paulista

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I Seção I DISPOSIÇÕES GERAIS Da finalidade Art. 1 - As Atividade Complementares integram a grade curricular dos Cursos de Comunicação Social em conformidade

Leia mais

Inscrição nº REQUERIMENTO PARA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO DE PROFESSOR PESQUISADOR (BOLSISTA TEMPORÁRIO/CAPES/UAB)

Inscrição nº REQUERIMENTO PARA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO DE PROFESSOR PESQUISADOR (BOLSISTA TEMPORÁRIO/CAPES/UAB) Inscrição nº REQUERIMENTO PARA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO DE PROFESSOR PESQUISADOR (BOLSISTA TEMPORÁRIO/CAPES/UAB) Ilma. Srª. Diretora da Faculdade de Políticas Públicas Tancredo Neves / CBH / UEMG

Leia mais

ANEXO IX ATRIBUIÇÕES DOS COORDENADORES

ANEXO IX ATRIBUIÇÕES DOS COORDENADORES ANEXO IX ATRIBUIÇÕES DOS COORDENADORES 290 Atribuições dos Coordenadores do Curso de Graduação em Administração: a) Coordenador do Curso de Graduação em Administração: 1. conhecer do Estatuto da Instituição

Leia mais

Universidade de Cruz Alta

Universidade de Cruz Alta UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 03/2016 Dispõe sobre a aprovação do Regulamento do Núcleo de Educação a Distância da Universidade de Cruz Alta, ============================

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Nutrição é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE FÍSICA - LICENCIATURA

REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE FÍSICA - LICENCIATURA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE FÍSICA - LICENCIATURA Resolução Nº 011./2008 da Pró-reitoria de Graduação CAPÍTULO I - DO CONCEITO Art. 1º - O Trabalho

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 08/03-COUN

RESOLUÇÃO Nº 08/03-COUN RESOLUÇÃO Nº 08/03-COUN Estabelece o Regimento Interno do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade Federal do Paraná. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal do Paraná, no uso de

Leia mais

Código: MAN-ESJUD-001 Versão: 00 Data de Emissão: 01/01/2013

Código: MAN-ESJUD-001 Versão: 00 Data de Emissão: 01/01/2013 Código: MAN-ESJUD-001 Versão: 00 Data de Emissão: 01/01/2013 Elaborado por: Gerências da ESJUD Aprovado por: Escola do Poder Judiciário 1 OBJETIVO Estabelecer as diretrizes que norteiam a capacitação no

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online PSICOPEDAGOGIA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

NORMAS PARA APROVAÇÃO, OFERTA E ACOMPANHAMENTO DE CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO NA UFGD CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E DA ORGANIZAÇÃO GERAL

NORMAS PARA APROVAÇÃO, OFERTA E ACOMPANHAMENTO DE CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO NA UFGD CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E DA ORGANIZAÇÃO GERAL NORMAS PARA APROVAÇÃO, OFERTA E ACOMPANHAMENTO DE CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO NA UFGD CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E DA ORGANIZAÇÃO GERAL Art. 1º Os cursos de Aperfeiçoamento da Universidade Federal da Grande

Leia mais

Padrões de Qualidade para Cursos de Graduação em Economia

Padrões de Qualidade para Cursos de Graduação em Economia MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR COORDENAÇÃO DAS COMISSÕES DE ESPECIALISTAS DE ENSINO COMISSÃO DE ESPECIALISTAS DE ENSINO DE ECONOMIA Padrões de Qualidade para Cursos

Leia mais

NORMA PROCEDIMENTAL CONCESSÃO DE BOLSAS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

NORMA PROCEDIMENTAL CONCESSÃO DE BOLSAS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 20.01.005 1/10 1. FINALIDADE Formalizar e disciplinar os procedimentos para a concessão de bolsas de extensão universitária destinadas a discentes da UFTM, oriundas de recursos financeiros da própria instituição.

Leia mais

MBA EM GESTÃO PÚBLICA

MBA EM GESTÃO PÚBLICA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM GESTÃO PÚBLICA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL E EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENADORIA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU REGULAMENTO DOS CURSOS DE

Leia mais

NORMAS DO SISTEMA DE MONITORIA CAPÍTULO I DO CONCEITO

NORMAS DO SISTEMA DE MONITORIA CAPÍTULO I DO CONCEITO NORMAS DO SISTEMA DE MONITORIA CAPÍTULO I DO CONCEITO Art. 1º A monitoria é uma atividade acadêmica, no âmbito da graduação, que pretende oferecer ao aluno experiência de iniciação à docência. 1º A monitoria

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA FUNDEPE (Aprovado pelo Conselho Curador em 23 de junho de 2009)

REGIMENTO INTERNO DA FUNDEPE (Aprovado pelo Conselho Curador em 23 de junho de 2009) REGIMENTO INTERNO DA FUNDEPE (Aprovado pelo Conselho Curador em 23 de junho de 2009) Artigo 1º. - FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - FUNDEPE, além das disposições constantes

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO IFPE NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO IFPE NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR

Leia mais

Edital nº 016/2010. 2.1. O Processo Seletivo de que trata o presente Edital terá validade para o ano letivo de 2010.

Edital nº 016/2010. 2.1. O Processo Seletivo de que trata o presente Edital terá validade para o ano letivo de 2010. Edital nº 016/2010 Estabelece normas do Processo Seletivo de Tutores de Polo de Estágio Supervisionado e Orientadores Acadêmicos para o curso de Graduação a distância de Licenciatura em Ciências Biológicas

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIOS. Lei de estágio 11.788/08

MANUAL DE ESTÁGIOS. Lei de estágio 11.788/08 MANUAL DE ESTÁGIOS Lei de estágio 11.788/08 O QUE É ESTÁGIO O estágio tem por finalidade proporcionar a complementação da formação acadêmica e permite que o estudante tenha acesso ao campo de sua futura

Leia mais

INSTITUTO FENASBAC DE EXCELÊNCIA PROFISSIONAL - I.FENASBAC REGIMENTO INTERNO. Capítulo I - FINALIDADE

INSTITUTO FENASBAC DE EXCELÊNCIA PROFISSIONAL - I.FENASBAC REGIMENTO INTERNO. Capítulo I - FINALIDADE INSTITUTO FENASBAC DE EXCELÊNCIA PROFISSIONAL - I.FENASBAC REGIMENTO INTERNO Capítulo I - FINALIDADE Artigo 1º - O Instituto FENASBAC tem as seguintes finalidades: I. promover a geração de conhecimento,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 06/2012 CONCECERES

RESOLUÇÃO Nº 06/2012 CONCECERES RESOLUÇÃO Nº 06/2012 CONCECERES Dispõe sobre o Regimento Interno do Laboratório de Topografia e Geoprocessamento LABGEO, do Centro de Educação Superior da Região Sul - CERES. O Presidente do Conselho de

Leia mais

XLIII PLENÁRIA NACIONAL DO FÓRUM DOS CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO - FNCE

XLIII PLENÁRIA NACIONAL DO FÓRUM DOS CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO - FNCE XLIII PLENÁRIA NACIONAL DO FÓRUM DOS CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO - FNCE O Futuro da Educação a Distância na Educação Básica Francisco Aparecido Cordão facordao@uol.com.br Dispositivos da LDB e DECRETOS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 08/2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 08/2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 08/2013 Regulamenta os critérios de concessão, no âmbito da UFBA, da gratificação por encargos de cursos e concursos e dá outras providencias.

Leia mais

CURSO DE PEDAGOGIA REGULAMENTOS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

CURSO DE PEDAGOGIA REGULAMENTOS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE PEDAGOGIA REGULAMENTOS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1 ANEXO II REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Artigo 1º - As Atividades Complementares

Leia mais