COLETA DE DADOS (Testes de Controle de Qualidade Sistema tela-filme)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COLETA DE DADOS (Testes de Controle de Qualidade Sistema tela-filme)"

Transcrição

1 Programa Estadual de Controle de Qualidade em Mamografia Superintendência de Vigilância Sanitária COLETA DE DADOS (Testes de Controle de Qualidade Sistema tela-filme) Instituição: Endereço (Rua, n, Bairro, Cidade): Código da Instituição: MG CNPJ: Data: / /20 Telefone: FAX: Responsável Técnico: Certificado do CBR: Atende ao SUS: Validade (CBR): Número médio de exames/mês: SUS: Particular/Convênios: Fabricante/Mamógrafo: Modelo: Tempo de uso: Fabricante/Processadora: Modelo: Tempo de uso: Chassis (Marca/Modelo): Filme (Marca/Modelo): TESTES DE QUALIDADE DOS EQUIPAMENTOS E MATERIAIS 1) ALINHAMENTO CAMPO DE RAIOS X E RECEPTOR DE IMAGEM (COLIMAÇÃO) Distância Fonte-Receptor de imagem (DFR): cm - Diferença entre o campo de radiação e o filme Os raios x devem cobrir todo o filme, mas devem ultrapassar a bandeja de suporte da mama junto à parede torácica: no lado da parede torácica em O campo de radiação se encontra mais de 1% da DFR e em mais dentro do limite aceitável na margem mm de 2% da DFR nas laterais da parede torácica? (esquerda ou direita) do filme. - Diferença como percentual da DFR: % Se o campo de radiação excede a margem da parede torácica do filme em mais de 1 - Maior diferença entre o campo de radiação e os lados do filme: % da DFR ou se o campo de radiação excede em mais de O campo de radiação se encontra dentro dos limites aceitáveis nas 2% da DFR as margens laterais mm margens laterais (esquerda ou (esquerda ou direita) do direita)? receptor de imagem, solicitar - Diferença como percentual da DFR: % ajuste. - 3 chassis carregados (3 filmes); - objetos metálicos marcadores (3 moedas e uma chave); - posicionar 2 chassis sobre o suporte da mama (um de frente para o outro); - colocar o terceiro chassi no bucky; - colocar os marcadores sobre os filmes de maneira a facilitar a leitura do resultado (alinhar duas moedas à bandeja de compressão); - usar técnica manual: 28 kv, 20 mas

2 2) CONTROLE AUTOMÁTICO DE EXPOSIÇÃO Espessura kv/mas D.O. % 5 cm - 4 cm 3 cm 2 cm - simulador de mama Phanton Mamma; - um chassi; - 4 filmes; Todas as variações de densidade ótica ( %) devem estar compreendidas no intervalo de ±20% do valor da densidade ótica de referência (DO para a espessura de 5cm), sendo desejável ±10%. Cálculo do %: % = [(DO medida DO referência)/do referência]x100 O controle automático da exposição opera dentro da faixa de variação de ±20%? - com o controle automático de exposição ativado realizar exposições do simulador com 5cm, 4cm, 3cm e 2cm; - usar o mesmo chassi nas quatro exposições; - usar um identificador/numerador para identificar as espessuras usadas; - selecionar a técnica de 28kV; - registrar os valores do produto correntextempo (mas) para cada espessura; - caso o equipamento possua o CAE totalmente automático registrar a tensão e o mas escolhidos pelo equipamento; - caso o equipamento possua o dispositivo para CAE, solicitar ao técnico que executa exames para selecionar a técnica para cada espessura do simulador; - observar a DO de fundo da imagem de 5cm. Caso seja necessário alterar o enegrecimento. sim 3) FORÇA DE COMPRESSÃO Força de compressão medida: kg Entre 11 e 18 kg. A força de compressão está dentro do limite? - balança comum (de piso); - 2 toalhas pequenas; - colocar uma toalha sobre o suporte da mama (para evitar danos ao suporte); - posicionar a balança sobre o suporte da mama; - colocar uma toalha sobre a balança; - acionar o pedal de compressão uma única vez até que a máxima compressão seja atingida; - registrar o valor medido. 4) ALINHAMENTO DA BANDEJA DE COMPRESSÃO Altura anterior direita da bandeja de compressão: mm Altura anterior esquerda da bandeja de compressão: mm É permitida uma A bandeja de deformação compressão se deforma Altura posterior direita da bandeja de compressão: mm mínima, sendo no máximo 5mm? Altura posterior esquerda da bandeja de compressão: mm aceitável máximo de 5 mm. Deformação medida: mm mm = mm - espuma 20cmX15cm (densidade 28 ou 33); - régua pequena; - posicionar a espuma sobre suporte da mama; - acionar o pedal de compressão ( é necessário que atinja a compressão máxima); - medir as distâncias entre o suporte da mama e os quatro vértices da bandeja de compressão; - registrar as medidas.

3 5) INTEGRIDADE DOS CHASSIS (contato filme-écran) Filme do chassis nº 1 Se permite a Chassis nº 1: Possui no máximo 5 áreas de fraco contato? sim ocorrência de, no Filme do chassis nº 2 Chassis nº 2: Possui no máximo 5 áreas de fraco contato? máximo, 5 áreas de Filme do chassis nº 3 fraco contato com Chassis nº 3: Possui no máximo 5 áreas de fraco contato? 1cm de diâmetro. Filme do chassis nº 4 Chassis nº 4: Possui no máximo 5 áreas de fraco contato? - todos os chassis em uso; - um filme para cada chassi; - objeto de teste (malha metálica); - identificadores para cada chassi testado; - posicionar o chassi carregado sobre o suporte da mama; - colocar o objeto de teste (malha) sobre o chassi - identificar o chassi; - usar técnica manual: 28 kv e 20mAs; 6) QUALIDADE DO PROCESSAMENTO Degrau base + velamento degrau nº 1, corresponde à parte do filme que é exposta a nenhuma quantidade de luz. Densidade ótica do degrau de base + velamento: Degrau de velocidade degrau da escala sensitométrica que apresenta a densidade ótica mais próxima de 1,30 + a densidade ótica de base + velamento. (corresponde ao degrau 11) Densidade ótica do degrau de velocidade: Degrau de contraste na escala sensitométrica, o degrau de contraste está 4 degraus acima do degrau de velocidade. (corresponde ao degrau 15) Densidade ótica do degrau de contraste: - sensitômetro; - um filme padrão (caso o serviço avaliado use o mesmo); - um filme em uso no serviço. 0,23 de 1,30 a 1,70 3,40 O processamento atende aos padrões de qualidade? - em ambiente sem luz (câmara escura) sensibilizar o(s) filme(s). Lembrar sempre de sensibilizar o filme nas duas faces para evitar a sensibilização somente da face contrária a emulsão; - revelar o(s) filme(s). sim 7) DOSE DE ENTRADA NO SIMULADOR DE MAMA Dose de entrada na superfície do simulador com 5cm de espessura: mgy A dose de entrada na superfície do simulador Técnica com fotocélula: Entre 7 e 13 mgy esta da faixa de valores limite? KV: mas: - simulador de mama Phanton Mamma; - cartão dosimétrico; - um chassi carregado (um filme). - posicionar o simulador (com 5cm) sobre o suporte da mama; - colocar o cartão dosimétrico sobre o simulador, de acordo com o mostrado na figura do cartão; - realizar uma exposição com CAE ativado, 28kV ; - registrar os parâmetros selecionados (kv e mas); - revelar o filme para registro.

4 8) RESÍDUOS DE FIXADOR NO FILME REVELADO A lavagem dos filmes está sendo realizada Quantidade de resíduo de fixador no filme revelado: 2 µg/cm 2 Até 2 µg/cm2 corretamente? - líquido de teste para resíduos; - filme processado no serviço. - pingar uma gota do líquido de teste sobre filme no lado da emulsão; - aguardar 10 minutos para que ocorra a reação, e remover o excesso do líquido; - registrar o resultado; ITEM 9) ARTEFATOS E UNIFORMIDADE DA IMAGEM CONCLUSÃO ARTEFATOS DE IMAGEM A imagem está isenta de artefatos? UNIFORMIDADE DA IMAGEM A imagem se apresenta uniforme? - filmes expostos e revelados no serviço; - negatoscópio e lupa; - em condições adequadas de luminosidade, verificar a existência de artefatos e as condições de uniformidade da imagem; 10) MEDIDAS DOS LIMITES DE DEFINIÇÃO E CONTRASTE DA IMAGEM IMAGEM A SER AVALIADA Técnica com fotocélula (CAE): Técnica radiográfica: kv e mas 10.1) DEFINIÇÃO DA IMAGEM (RESOLUÇÃO ESPACIAL) 4 grades metálicas com as definições aproximadas de 12, 8, 6 e 4 pares de linhas por milímetro (pl/mm) Nº de grades visibilizadas com definição: A resolução espacial deve ser 12 pl/mm, ou seja, as 4 grades metálicas devem ser visibilizadas com definição. As 4 grades metálicas são visibilizadas com definição? 10.2) DETALHES DE ALTO CONTRASTE 5 Grupos de objetos de pequeno tamanho e alto contraste, que simulam microcalcificações. Deve-se visibilizar até o 4º conjunto de microcalcificações O 4º conjunto de microcalcificações é visibilizado? Nº de grupos microcalcificações visibilizadas: (0,25mm de diâmetro). 10.3) LIMIAR DE BAIXO CONTRASTE 8 Discos de baixo contraste que simulam neodensidades. Número de discos visibilizados: 6 Objetos lineares de baixo contraste com diversos diâmetros, que simulam extensões de tecido fibroso em tecido adiposo. Número de fibras visibilizadas: Deve-se visibilizar até o 7º disco de baixo contraste (1,5% de contraste). O 7º disco é visibilizado? 10.4) DETALHES LINEARES DE BAIXO CONTRASTE (TECIDO FIBROSO) Deve-se visibilizar até a 4ª fibra É visibilizada até a (0.75 mm de diâmetro). 4ª fibra? 10.5) MASSAS TUMORAIS 5 calotas esféricas de nylon que simulam massas tumorais, com diâmetros e alturas variadas. Deve-se visibilizar até a 4ª massa (calota de 4,0mm de Número de massas visibilizadas: diâmetro e 2,0mm de espessura). 10.6) DENSIDADE ÓTICA DE FUNDO Densidade Ótica de Fundo: Densidade ótica entre os valores de 1,10 e 1,80. É visibilizada a 4ª massa? A densidade ótica de fundo está entre 1,10 e 1,80? 10.7) INDICE DE CONTRASTE Índice de Contraste: Entre 0,55 e 0,67 O índice de contraste está entre 0,55 e 0,67?

5 RESUMO DOS TESTES DE QUALIDADE EM MAMOGRAFIA TESTES 1) Avaliação da colimação (Alinhamento Campo X Receptor) 2) Controle automático de exposição (CAE) 3) Força do dispositivo de compressão 4) Alinhamento da bandeja de compressão 5) Integridade dos chassis (contato filme-écran): Chassis nº 1 Chassis nº 2 Chassis nº 3 Chassis nº 4 Chassis nº 5 Chassis nº 6 Chassis nº 7 Chassis nº 8 6) Processamento dos filmes 7) Dose de entrada na superfície do simulador 8) Resíduos de Fixador no Filme Revelado 9) Uniformidade/Artefatos: 9.1) Uniformidade da Imagem 9.2) Artefatos de Imagem 10) Limites de Definição e Contraste da Imagem: 10.1 Definição da imagem (resolução espacial) 10.2 Detalhes de alto contraste (microcalcificações) 10.3 Detalhes circulares de baixo contraste (discos) 10.4 Detalhes lineares de baixo contraste (fibras) 10.5 Massas tumorais 10.6 Densidade ótica de fundo 10.7 Índice de Contraste CONFORME NÃO CONFORME Técnico(s) responsável(eis) pelo preenchimento em / /20 : Técnico(s) responsável(eis) pela revisão em / /20 :

CONTROLE DA QUALIDADE EM MAMOGRAFIA

CONTROLE DA QUALIDADE EM MAMOGRAFIA CONTROLE DA QUALIDADE EM MAMOGRAFIA Prof. André L. C. Conceição DAFIS Curitiba, 19 de setembro de 2016 Programa de Garantia da Qualidade Monitoração da exposição à radiação ionizante Todos os departamentos

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DOS TESTES DE QUALIDADE DA IMAGEM E ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA O PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE EM MAMOGRAFIA - CBR

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DOS TESTES DE QUALIDADE DA IMAGEM E ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA O PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE EM MAMOGRAFIA - CBR INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DOS TESTES DE QUALIDADE DA IMAGEM E ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA O PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE EM MAMOGRAFIA - CBR O Programa de Certificação da Qualidade em Mamografia

Leia mais

PARÂMETROS DOS EQUIPAMENTOS RADIOLOGIA

PARÂMETROS DOS EQUIPAMENTOS RADIOLOGIA PARÂMETROS DOS EQUIPAMENTOS RADIOLOGIA PARÂMETROS A SEREM AVALIADOS CRITÉRIOS DE DESEMPENHO FREQUÊNCIA MÍNIMA Levantamento Radiométrico Valores de dose externa com níveis inferiores a QUADRIANUAL/ Na aceitação

Leia mais

Pequenas diferenças de atenuação dos tecidos mamários requerem o uso de equipamentos e técnicas especiais para detecção do câncer de mama

Pequenas diferenças de atenuação dos tecidos mamários requerem o uso de equipamentos e técnicas especiais para detecção do câncer de mama Mamografia Pequenas diferenças de atenuação dos tecidos mamários requerem o uso de equipamentos e técnicas especiais para detecção do câncer de mama São essenciais técnicas que minimizem as doses e otimizem

Leia mais

Programa Estadual de Controle de Qualidade em Mamografia PECQMamo

Programa Estadual de Controle de Qualidade em Mamografia PECQMamo Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais Subsecretaria de Vigilância e Proteção à Saúde Superintendência de Vigilância Sanitária Diretoria de Vigilância em Serviços de Saúde Programa Estadual de Controle

Leia mais

PREGÃO ELETRÔNICO SESC/DN Nº 18D/0004-PG. Anexo Ia. Escopo Complementar. Sistema de Mamografia Digital de Radiografia Direta (DR)

PREGÃO ELETRÔNICO SESC/DN Nº 18D/0004-PG. Anexo Ia. Escopo Complementar. Sistema de Mamografia Digital de Radiografia Direta (DR) PREGÃO ELETRÔNICO SESC/DN Nº 18D/0004-PG Anexo Ia Escopo Complementar Sistema de Mamografia Digital de Radiografia Direta (DR) GERAL: Sistema universal de mamografia com detector digital para screening

Leia mais

PREGÃO ELETRÔNICO SESC/DN Nº 17/00048-PG. Anexo Ia. Escopo Complementar

PREGÃO ELETRÔNICO SESC/DN Nº 17/00048-PG. Anexo Ia. Escopo Complementar PREGÃO ELETRÔNICO SESC/DN Nº 17/00048-PG Anexo Ia Escopo Complementar Sistema de Mamografia Digital de Radiografia Direta (DR) GERAL: Sistema universal de mamografia com detector digital para screening

Leia mais

Mamas Densas. A importância das técnicas para formação das imagens para diagnóstico em mamografia

Mamas Densas. A importância das técnicas para formação das imagens para diagnóstico em mamografia Mamas Densas A importância das técnicas para formação das imagens para diagnóstico em mamografia Patrícia Machado Gonçalves Tecnóloga em Radiologia Especialista em Imaginologia Mamografia Sensibilidade

Leia mais

Prof. Luciano Santa Rita - MSc.

Prof. Luciano Santa Rita - MSc. Controle de Qualidade em Radiodiagnóstico Prof. Luciano Santa Rita - MSc www.lucianosantarita.pro.br tecnologo@lucianosantarita.pro.br 1 Conteudo programático Conceitos gerais sobre garantia e controle

Leia mais

Procedimento para Avaliação da Radiação de Fuga. Professora Edna Carla da Silva

Procedimento para Avaliação da Radiação de Fuga. Professora Edna Carla da Silva Procedimento para Avaliação da Radiação de Fuga Professora Edna Carla da Silva Somente profissionais cadastrados pela Vigilância Sanitária possuem a capacidade técnica reconhecida para executar e analisar

Leia mais

Programa Estadual de Controle de. Qualidade em Mamografia. PECQMamo. Instrutivo do Programa Estadual de Controle de

Programa Estadual de Controle de. Qualidade em Mamografia. PECQMamo. Instrutivo do Programa Estadual de Controle de Programa Estadual de Controle de Qualidade em Mamografia PECQMamo Instrutivo do Programa Estadual de Controle de Qualidade em Mamografia Flávia Adriana dos Reis Silva Leandro de Abreu Vieira Instrutivo

Leia mais

MAMOGRAFIA COM ÉCRAN-FILME PARÂMETROS A SEREM AVALIADOS CRITÉRIOS DE DESEMPENHO* (IAEA, 2008) FREQUÊNCIA MÍNIMA

MAMOGRAFIA COM ÉCRAN-FILME PARÂMETROS A SEREM AVALIADOS CRITÉRIOS DE DESEMPENHO* (IAEA, 2008) FREQUÊNCIA MÍNIMA MAMOGRAFIA COM ÉCRAN-FILME PARÂMETROS A SEREM AVALIADOS CRITÉRIOS DE DESEMPENHO* (IAEA, 2008) FREQUÊNCIA MÍNIMA Levantamento radiométrico QUADRIANUAL/ Na aceitação e quando houver no equipamento ou no

Leia mais

Otimização da dose e da qualidade da imagem em mamografia digital

Otimização da dose e da qualidade da imagem em mamografia digital Otimização da dose e da qualidade da imagem em mamografia digital Claudio Domingues de Almeida IRD/CNEN claudio@ird.gov.br Atualmente, existem dois métodos de catura de imagem utilizados na mamografia

Leia mais

JOSE PEREIRA SOARES FILHO GLÊICIO OLIVEIRA VALGAS. Simpósio de TCC e Seminário de IC, 2017 / 1º 1889

JOSE PEREIRA SOARES FILHO GLÊICIO OLIVEIRA VALGAS. Simpósio de TCC e Seminário de IC, 2017 / 1º 1889 RADIOLOGIA CONTROLE DE QUALIDADE EM EQUIPAMENTOS MAMOGRÁFICOS CONVENCIONAIS E SUA IMPORTÃNCIA NA QUALIDADE DAS IMAGENS NO DIAGNOSTICO DO CANCÊR DE MAMA QUALITY CONTROL IN CONVENTIONAL MAMMOGRAPHY EQUIPMENT

Leia mais

Introdução a Imaginologia. Prof.: Gustavo Martins Pires

Introdução a Imaginologia. Prof.: Gustavo Martins Pires Introdução a Imaginologia 2 Imagem com Qualidade Radiográfica É a imagem que está bem representada a região anatômica e os diferentes tecidos expostos. 3 Imagem sem Qualidade Radiográfica É a imagem que

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO DAS IMAGENS MAMOGRÁFICAS E IMAGENS DE UM SIMULADOR DE MAMA: RESULTADOS PRELIMINARES

ESTUDO COMPARATIVO DAS IMAGENS MAMOGRÁFICAS E IMAGENS DE UM SIMULADOR DE MAMA: RESULTADOS PRELIMINARES ESTUDO COMPARATIVO DAS IMAGENS MAMOGRÁFICAS E IMAGENS DE UM SIMULADOR DE MAMA: RESULTADOS PRELIMINARES Claudio Domingues de Almeida* e João Emilio Peixoto** *Instituto de Radioproteção e Dosimetria - IRD

Leia mais

Resolução RE/ANVISA nº 64, de 4 abril de 2003

Resolução RE/ANVISA nº 64, de 4 abril de 2003 Resolução RE/ANVISA nº 64, de 4 abril de 2003 O Diretor da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição que lhe confere a Portaria nº 570, de 3 de outubro de 2002,

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES SIMULADORES NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA IMAGEM EM MAMOGRAFIA DIGITAL

UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES SIMULADORES NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA IMAGEM EM MAMOGRAFIA DIGITAL UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES SIMULADORES NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA IMAGEM EM MAMOGRAFIA DIGITAL Leslie S. Pereira 1,2, Célia M. C. Coutinho 1, Luis A. G. Magalhães 2 e Carlos Eduardo de Almeida 2 1 Instituto

Leia mais

RAIOS X e GAMA PROCEDIMENTO DE END PR 007

RAIOS X e GAMA PROCEDIMENTO DE END PR 007 Página: 1 de 10 1. OBJETIVO Este procedimento estabelece as condições necessárias para a execução do ensaio radiográfico, através de Raios X e Raio Gama, para detecção de descontinuidades em juntas soldadas,

Leia mais

ROTEIRO DE INSPEÇÃO EM RADIODIAGNÓSTICO

ROTEIRO DE INSPEÇÃO EM RADIODIAGNÓSTICO IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO 1. Tipo de movimentação cadastral Cadastro Inicial Alteração de Cadastro 2. Data e nº da última licença 3. Código da Instituição 4. Natureza da Instituição 6. Razão Social

Leia mais

considerando que a matéria foi submetida à apreciação da Diretoria Colegiada que a aprovou em reunião realizada em 19 de março de 2003, resolve:

considerando que a matéria foi submetida à apreciação da Diretoria Colegiada que a aprovou em reunião realizada em 19 de março de 2003, resolve: Agência Nacional de Vigilância Sanitária Resolução - RE nº, 64, de 4 de abril de 2003 O Diretor da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição que lhe confere

Leia mais

TOMOSSÍNTESE MAMÁRIA. Tomossíntese Mamária. Tomossíntese

TOMOSSÍNTESE MAMÁRIA. Tomossíntese Mamária. Tomossíntese TOMOSSÍNTESE MAMÁRIA Prof. André L. C. Conceição DAFIS Curitiba, 26 de setembro de 2016 Tomossíntese Mamária A tomossíntese mamária digital (TMD) é uma recente aplicação avançada da Mamografia Digital.

Leia mais

7. APLICAÇÃO DE MODELOS PARA PREVISAO DA FORÇA DE CONTATO PIG / TUBO E COMPARAÇÃO COM RESULTADOS EXPERIMENTAIS

7. APLICAÇÃO DE MODELOS PARA PREVISAO DA FORÇA DE CONTATO PIG / TUBO E COMPARAÇÃO COM RESULTADOS EXPERIMENTAIS 7. APLICAÇÃO DE MODELOS PARA PREVISAO DA FORÇA DE CONTATO PIG / TUBO E COMPARAÇÃO COM RESULTADOS EXPERIMENTAIS O objetivo principal deste trabalho era fazer uma comparação entre os valores de forças de

Leia mais

PROPOSTA DE UM PROTOCOLO PARA O CONTROLE DE QUALIDADE EM TOMOSSÍNTESE DIGITAL DE MAMA

PROPOSTA DE UM PROTOCOLO PARA O CONTROLE DE QUALIDADE EM TOMOSSÍNTESE DIGITAL DE MAMA PROPOSTA DE UM PROTOCOLO PARA O CONTROLE DE QUALIDADE EM TOMOSSÍNTESE DIGITAL DE MAMA Bruno Beraldo Oliveira Versão Preliminar 01 2014 2 Proposta de um Protocolo para o Controle de Qualidade em Tomossíntese

Leia mais

Análise da dose de entrada na pele em mamografia no Norte do Rio Grande do Sul e Região Metropolitana do Rio de Janeiro

Análise da dose de entrada na pele em mamografia no Norte do Rio Grande do Sul e Região Metropolitana do Rio de Janeiro Análise da dose de entrada na pele em mamografia no Norte do Rio Grande do Sul e Região Metropolitana do Rio de Janeiro M.R.A.Albrecht 1,4, L.G. P. Filho 2,5, C.H.S. Souza 1,3, G. Feldmann 4, C.M.L. Padilha

Leia mais

FÍSICA DAS RADIAÇÕES. Prof. Emerson Siraqui

FÍSICA DAS RADIAÇÕES. Prof. Emerson Siraqui FÍSICA DAS RADIAÇÕES Prof. Emerson Siraqui DENSIDADE ÓPTICA O registro da absorção diferencial em um filme radiográfico é percebido através da densidade óptica (DO), que é o grau de enegrecimento em um

Leia mais

Sistema para o Controle de Qualidade de Mamógrafos e Geração Automática de Laudos Através da Análise de Imagens de Fantoma

Sistema para o Controle de Qualidade de Mamógrafos e Geração Automática de Laudos Através da Análise de Imagens de Fantoma Sistema para o Controle de Qualidade de Mamógrafos e Geração Automática de Laudos Através da Análise de Imagens de Fantoma Bruno Barufaldi, Eduardo F. Santana Departamento de Informática Universidade Federal

Leia mais

Revista de Saúde Pública ISSN: Universidade de São Paulo Brasil

Revista de Saúde Pública ISSN: Universidade de São Paulo Brasil Revista de Saúde Pública ISSN: 0034-8910 revsp@usp.br Universidade de São Paulo Brasil da Silveira Corrêa, Rosangela; Freitas-Junior, Ruffo; Peixoto, João Emílio; Netto Rodrigues, Danielle Cristina; Fonseca

Leia mais

Análise crítica da legislação federal brasileira para controle de qualidade em radiologia: mamografia

Análise crítica da legislação federal brasileira para controle de qualidade em radiologia: mamografia BJRS BRAZILIAN JOURNAL OF RADIATION SCIENCES 07-01A (2019) 01-16 Análise crítica da legislação federal brasileira para controle de qualidade em radiologia: mamografia Batista W.O.G., Ribeiro J.C. a Instituto

Leia mais

ANÁLISE COMPUTACIONAL DE IMAGENS DE SIMULADORES RADIOGRÁFICOS DE MAMA

ANÁLISE COMPUTACIONAL DE IMAGENS DE SIMULADORES RADIOGRÁFICOS DE MAMA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA ANÁLISE COMPUTACIONAL DE IMAGENS DE SIMULADORES RADIOGRÁFICOS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONCURSO PÚBLICO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ALCIDES CARNEIRO DIA - 20/12/2009 CARGO: TÉCNICO EM RADIOLOGIA C O N C U R S O P Ú B L I C O - H U A C / 2 0 0 9 HUAC CONCURSO

Leia mais

ROTEIRO PARA INSCRIÇÃO NO PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE EM MAMOGRAFIA CBR

ROTEIRO PARA INSCRIÇÃO NO PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE EM MAMOGRAFIA CBR ROTEIRO PARA INSCRIÇÃO NO PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE EM MAMOGRAFIA CBR 1. PRIMEIRO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE: 1.1 Os serviços que desejarem obter a certificação da qualidade deverão

Leia mais

Instituto Federal Sul Rio-Grandense Campus Pelotas-Visconde da Graça Física IV Lista 2

Instituto Federal Sul Rio-Grandense Campus Pelotas-Visconde da Graça Física IV Lista 2 Instituto Federal Sul Rio-Grandense Campus Pelotas-Visconde da Graça Física IV Lista 2 Resolva as questões 1. Um objeto puntiforme está em frente a um espelho plano, a 20 cm dele. O olho de um observador

Leia mais

DISPOSITIVO PARA AVALIAÇÃO DA PROFUNDIDADE DE CORROSÃO LOCALIZADA POR INSPEÇÃO RADIOGRÁFICA

DISPOSITIVO PARA AVALIAÇÃO DA PROFUNDIDADE DE CORROSÃO LOCALIZADA POR INSPEÇÃO RADIOGRÁFICA DISPOSITIVO PARA AVALIAÇÃO DA PROFUNDIDADE DE CORROSÃO LOCALIZADA POR INSPEÇÃO RADIOGRÁFICA Maurício de Oliveira Marcos Rodrigues Técnicos de Inspeção de Equipamentos e Instalações da Refinaria Presidente

Leia mais

Relatório de atividades anual para instalações de radiodiagnóstico e radiodiagnóstico dentário

Relatório de atividades anual para instalações de radiodiagnóstico e radiodiagnóstico dentário 1 2 3 Relatório de atividades anual para instalações de radiodiagnóstico e radiodiagnóstico dentário 4 5 6 LINHAS GERAIS Nota: a estrutura do relatório poderá ser adaptada às especificidades de cada instalação,

Leia mais

Palavras-chave: Mamógrafo, DEP, mas e rendimento.

Palavras-chave: Mamógrafo, DEP, mas e rendimento. Análise de dose de entrada na pele em mamógrafos, no Estado do Rio Grande do Sul (Município de Ijuí e cercanias) e Rio de Janeiro (área metropolitana). Geovane Silva Araújo 1,2,6, Lucas Gomes Padilha Filho

Leia mais

FÍSICA MÉDICA PROVA TEÓRICO-PRÁTICO Situação/Cenário Clínico

FÍSICA MÉDICA PROVA TEÓRICO-PRÁTICO Situação/Cenário Clínico FÍSICA MÉDICA PROVA TEÓRICO-PRÁTICO Situação/Cenário Clínico Respondas as questões abaixo segundo o caso clínico Considerando a atuação de um físico médico nos setores de diagnóstico por imagem e radiologia

Leia mais

Prova de Questões Analítico-Discursivas FÍSICA

Prova de Questões Analítico-Discursivas FÍSICA 1 Um garoto lança horizontalmente uma bola, da altura de 80,0 cm, com a intenção de atingir um buraco situado a 0,0080 km do ponto de lançamento, conforme figura abaixo. Com qual velocidade inicial, em

Leia mais

Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários.

Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários. Lista de exercício 3 - Fluxo elétrico e Lei de Gauss Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários. 1. A superfície quadrada da Figura tem 3,2 mm de lado e está imersa

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTEIS COMO CAMADA DE PROTEÇÃO DE GEOMEMBRANAS EM OBRAS DE DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS

UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTEIS COMO CAMADA DE PROTEÇÃO DE GEOMEMBRANAS EM OBRAS DE DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTEIS COMO CAMADA DE PROTEÇÃO DE GEOMEMBRANAS EM OBRAS DE DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS Autor: Departamento Técnico - Atividade Bidim PERÍODO 2006 Revisado ABRIL 2011 - Departamento Técnico.

Leia mais

2.3 Os instrumentos a serem empregados devem estar calibrados e com a data de calibração dentro da validade.

2.3 Os instrumentos a serem empregados devem estar calibrados e com a data de calibração dentro da validade. Página: 1 de 6 1. OBJETIVO Descrever os instrumentos e processos de controle dimensional empregados na verificação de vasos de pressão. 2. RECURSOS 2.1 Vaso de pressão 1 trena de m; 1 escala metálica graduada

Leia mais

Medição da profundidade da macrotextura de pavimentos utilizando técnica volumétrica

Medição da profundidade da macrotextura de pavimentos utilizando técnica volumétrica Medição da profundidade da macrotextura de pavimentos utilizando técnica volumétrica C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Fevereiro de 2016 DESIGNAÇÃO - ARTERIS E 965-16 02/2016 E 965-16 pg1 -

Leia mais

25kg POR TRÁS DE UMA BOA BLINDAGEM EXISTE QUALIDADE. PROTEÇÃO RADIOLÓGICA: Peso Líquido.

25kg POR TRÁS DE UMA BOA BLINDAGEM EXISTE QUALIDADE. PROTEÇÃO RADIOLÓGICA: Peso Líquido. PROTEÇÃO RADIOLÓGICA: 25kg COMPOSIÇÃO QUÍMICA: ÓXIDO DE CÁLCIO Carbomil Química S/A. +55 (85) 31989965 +55 (85) 31989966 Av. Dom Luis, 807-17º andar CEP: 60.160-230 CNPJ: 07.645.062/0001-08 Fortaleza -

Leia mais

Lista de Exercícios 1 Forças e Campos Elétricos

Lista de Exercícios 1 Forças e Campos Elétricos Lista de Exercícios 1 Forças e Campos Elétricos Exercícios Sugeridos (21/03/2007) A numeração corresponde ao Livros Textos A e B. A19.1 (a) Calcule o número de elétrons em um pequeno alfinete de prata

Leia mais

FÍSICA DAS RADIAÇÕES 2

FÍSICA DAS RADIAÇÕES 2 FÍSICA DAS RADIAÇÕES 2 Diagnóstico por imagens Radiologia convencional/digital I 1 aproximadamente K U 2 n 5 n I T 2 A IMAGEM RADIOGRÁFICA 3 contraste Qualidade da imagem ruído resolução 4 5 6 7 8 9 10

Leia mais

adiologia é a parte da ciência que estuda a visualização de ossos e estruturas através do uso de radiações, gerando desta maneira uma imagem.

adiologia é a parte da ciência que estuda a visualização de ossos e estruturas através do uso de radiações, gerando desta maneira uma imagem. R adiologia é a parte da ciência que estuda a visualização de ossos e estruturas através do uso de radiações, gerando desta maneira uma imagem. Nas últimas décadas foram acrescentados novos métodos de

Leia mais

Impacto de um programa de avaliação da qualidade da imagem nos serviços de mamografia do Distrito Federal*

Impacto de um programa de avaliação da qualidade da imagem nos serviços de mamografia do Distrito Federal* Artigo Original Original Article Avaliação da qualidade da imagem em serviços de mamografia Impacto de um programa de avaliação da qualidade da imagem nos serviços de mamografia do Distrito Federal* Impact

Leia mais

CONTROLE DIMENSIONAL - CALDERARIA NÓS DE ESTRUTURAS TUBULARES APÓS SOLDAGEM

CONTROLE DIMENSIONAL - CALDERARIA NÓS DE ESTRUTURAS TUBULARES APÓS SOLDAGEM Página: 1 de 10 1. OBJETIVO Descrever os instrumentos, as dimensões a serem verificadas e os processos adotados para a inspeção dimensional em nós de estruturas tubulares. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA Norma

Leia mais

EXERCICIOS PARA A LISTA 1 CAPITULO 15 FLUIDOS E ELASTICIDADE

EXERCICIOS PARA A LISTA 1 CAPITULO 15 FLUIDOS E ELASTICIDADE Conceituais QUESTÃO 1. Enuncie o príncipio de Arquimedes. Em quais condições um objeto irá flutuar ou afundar num fluido? Descreva como o conceito de empuxo pode ser utilizado para determinar a densidade

Leia mais

Assentamento da fundação de um silo circular

Assentamento da fundação de um silo circular Manual de engenharia No. 22 Atualização: 06/2016 Assentamento da fundação de um silo circular Programa: MEF Arquivo: Demo_manual_22.gmk O objetivo deste manual é descrever a resolução da análise de assentamento

Leia mais

PARÂMETROS TÉCNICOS E SUA UTILIZAÇÃO EM MAMOGRAFIA. Universidade Paulista, Unip. Bauru, SP. Brasil.

PARÂMETROS TÉCNICOS E SUA UTILIZAÇÃO EM MAMOGRAFIA. Universidade Paulista, Unip. Bauru, SP. Brasil. PARÂMETROS TÉCNICOS E SUA UTILIZAÇÃO EM MAMOGRAFIA Patrícia da Costa Alexandre 1, Graduanda do curso Tecnologia em Radiologia, 1 Universidade Paulista, Unip. Bauru, SP. Brasil. E-mail paty_alexandre@hotmail.com

Leia mais

PROVA DE FISICA. a) Kg. m/s 2 e N.m b) Kg. m/s 2 e kgf c) Kgf e kcal d) Kg. m 2 /s 2 e J e) N e Kg. m/s 2

PROVA DE FISICA. a) Kg. m/s 2 e N.m b) Kg. m/s 2 e kgf c) Kgf e kcal d) Kg. m 2 /s 2 e J e) N e Kg. m/s 2 1 PROVA DE FISICA 1. Duas grandezas da física consideradas de importância fundamental para a compreensão dos fenômenos naturais são: força e energia. As suas unidades, no sistema internacional, são respectivamente

Leia mais

TEA007 - Termodinâmica Ambiental

TEA007 - Termodinâmica Ambiental TEA007 - Termodinâmica Ambiental Lista de exercícios 3 1. Um aquecedor de ambientes opera por radiação térmica. A superfície aquecedora apresenta temperatura igual a 1000 K e ε = 0,8. Determine a área

Leia mais

Cap. 23. Lei de Gauss. Copyright 2014 John Wiley & Sons, Inc. All rights reserved.

Cap. 23. Lei de Gauss. Copyright 2014 John Wiley & Sons, Inc. All rights reserved. Cap. 23 Lei de Gauss Copyright 23-1 Fluxo Elétrico A lei de Gauss relaciona os campos elétricos nos pontos de uma superfície gaussiana (fechada) à carga total envolvida pela superfície. Superfície Gaussiana

Leia mais

2009 3ª. Fase Prova para alunos do 2º. e 3º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

2009 3ª. Fase Prova para alunos do 2º. e 3º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 2009 3ª. Fase Prova para alunos do 2º. e 3º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01) Essa prova destina-se exclusivamente a alunos da 1º. e 2º. anos e contém dezesseis (16) questões. 02) Os alunos

Leia mais

CHAMAMENTO DE COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇO. Centro Nacional de Desenvolvimento

CHAMAMENTO DE COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇO. Centro Nacional de Desenvolvimento CHAMAMENTO DE COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇO Centro Nacional de Desenvolvimento SÃO PAULO 30/09/017 1 1. Introdução Estamos iniciando por intermédio deste Chamamento, a concorrência para a cotação de preço de

Leia mais

ENCOSTO DE CABEÇA COM DVD E USB / CARTÃO SD E MONITOR DE 7

ENCOSTO DE CABEÇA COM DVD E USB / CARTÃO SD E MONITOR DE 7 ENCOSTO DE CABEÇA COM DVD E USB / CARTÃO SD E MONITOR DE 7 Favor ler este manual por completo antes de utilizar o produto. Mantenha-o em bom estado de conservação para Referências futuras. Cuidados Favor

Leia mais

SEL FUNDAMENTOS FÍSICOS DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE IMAGENS MÉDICAS. Prof. Homero Schiabel (Sub-área de Imagens Médicas)

SEL FUNDAMENTOS FÍSICOS DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE IMAGENS MÉDICAS. Prof. Homero Schiabel (Sub-área de Imagens Médicas) SEL 5705 - FUNDAMENTOS FÍSICOS DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE IMAGENS MÉDICAS Prof. Homero Schiabel (Sub-área de Imagens Médicas) 6. FORMAÇÃO DE IMAGENS POR RAIOS X A Radiografia 2 fatores fundamentais:

Leia mais

ENSAIO RADIOGRÁFICO Princípios e Tendências

ENSAIO RADIOGRÁFICO Princípios e Tendências Princípios e Tendências Princípio do ensaio Esta baseado: Capacidade dos Raios X e penetrar em sólidos Absorção da radiação Impressionar filmes radiográficos Princípio do ensaio fonte peça descontinuidade

Leia mais

Controles de qualidade simples com Equipamentos PTW. Code of Practice - Testes de constância em equipamentos de raios X em radiologia diagnóstica

Controles de qualidade simples com Equipamentos PTW. Code of Practice - Testes de constância em equipamentos de raios X em radiologia diagnóstica Controles de qualidade simples com Equipamentos PTW Code of Practice - Testes de constância em equipamentos de raios X em radiologia diagnóstica Code of Practice - Testes de constância em equipamentos

Leia mais

Dosimetria é o processo de determinação da dose resultante de uma irradiação

Dosimetria é o processo de determinação da dose resultante de uma irradiação DEFINIÇÕES Dosimetria é o processo de determinação da dose resultante de uma irradiação Absoluta fornece o valor da dose em um ponto ou volume Relativa - fornece a razão da dose entre dois pontos DOSÍMETROS

Leia mais

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 1 Essa prova destina-se exclusivamente a alunos da 1ª e 2ª Séries e contém dezesseis (16) questões. 2 Os alunos da 1ª Série devem escolher livremente oito (8) questões

Leia mais

DESEMPENHO E QUALIDADE DAS IMAGENS MAMOGRAFICAS GERADAS EM UNIDADES MÓVEIS RESUMO

DESEMPENHO E QUALIDADE DAS IMAGENS MAMOGRAFICAS GERADAS EM UNIDADES MÓVEIS RESUMO X Congreso Regional Latinoamericano IRPA de Protección y Seguridad Radiológica Radioprotección: Nuevos Desafíos para un Mundo en Evolución Buenos Aires, 12 al 17 de abril, 2015 SOCIEDAD ARGENTINA DE RADIOPROTECCIÓN

Leia mais

Instrumentação Eletroeletrônica. Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela

Instrumentação Eletroeletrônica. Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela Instrumentação Eletroeletrônica Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela Medição de Nível Na indústria se requer medições tanto de nível de líquidos como de sólidos. Para facilitar a compreensão costuma-se definir

Leia mais

Física 1. 2 a prova 03/06/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 03/06/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 03/06/2017 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

FÍSICA DAS RADIAÇÕES 2

FÍSICA DAS RADIAÇÕES 2 FÍSICA DAS RADIAÇÕES 2 Diagnóstico por imagens Radiologia convencional/digital II Geradores de raios X 1 Transformadores de alta tensão Rede elétrica do hospital 420 V Tensão de aceleração para imagens

Leia mais

MULTIMOBIL 5C Arco Cirúrgico de Alta Tecnologia e Design Compacto

MULTIMOBIL 5C Arco Cirúrgico de Alta Tecnologia e Design Compacto MULTIMOBIL 5C Arco Cirúrgico de Alta Tecnologia e Design Compacto MULTIMOBIL 5C Sistema Intensificador de Imagem Móvel com Tecnologia de Alta Freqüência A Siemens foi a pioneira no desenvolvimento de equipamentos

Leia mais

VESTIBULAR UFPE UFRPE / ª ETAPA

VESTIBULAR UFPE UFRPE / ª ETAPA VESTIBULAR UFPE UFRPE / 1998 2ª ETAPA NOME DO ALUNO: ESCOLA: SÉRIE: TURMA: FÍSICA 1 VALORES DE ALGUMAS GRANDEZAS FÍSICAS Aceleração da gravidade : 10 m/s 2 Número de Avogadro : 6,0 x 10 23 /mol Constante

Leia mais

Espalhamento e Atenuação de Feixes de Raios X Utilizados em Radiologia Odontológica

Espalhamento e Atenuação de Feixes de Raios X Utilizados em Radiologia Odontológica SCIENTIA PLENA VOL. 2, NUM. 7 2006 www.scientiaplena.org.br Espalhamento e Atenuação de Feixes de Raios X Utilizados em Radiologia Odontológica (Beam Scattering and Attenuation of X-Rays Used in Odontological

Leia mais

Amanda Bravim Controle de Qualidade em Equipamentos Mamográficos

Amanda Bravim Controle de Qualidade em Equipamentos Mamográficos Amanda Bravim Controle de Qualidade em Equipamentos Mamográficos Botucatu 2008 2 Amanda Bravim Controle de Qualidade em Equipamentos Mamográficos Monografia apresentada ao Instituto de Biociências da Universidade

Leia mais

Aluno(a): nº: Turma: Data: / /2016. Matéria: Física

Aluno(a): nº: Turma: Data: / /2016. Matéria: Física Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 2º Ano EM Data: / /2016 Trabalho Recuperação Professor(a): Clayton Matéria: Física VALOR: 15,0 1-Sabe-se que a densidade da água é 1g/cm 3. A tabela abaixo fornece as massas

Leia mais

EXAME Discursivo. Física. 2 A fase 01/12/2013. Boa prova!

EXAME Discursivo. Física. 2 A fase 01/12/2013. Boa prova! 2 A fase EXAME Discursivo 01/12/2013 Física Caderno de prova Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Física. Não abra o caderno antes de receber autorização.

Leia mais

CATÁLOGO MÁQUINAS DE APLICAÇÃO

CATÁLOGO MÁQUINAS DE APLICAÇÃO CATÁLOGO MÁQUINAS DE APLICAÇÃO SUMÁRIO Máquinas de Aplicação Eberle 03 Máquinas Manuais Modelo 8087 Modelo 8088 Modelo 8075 Modelo 8078 Modelo 9078 Modelo MR20 04 04 05 05 06 06 Máquina Semi-Automática

Leia mais

CAPI. Procedimento Operacional Padrão Criostato Leica CM3050S. Coordenação da área: Centro de Aquisição e Processamento de Imagens

CAPI. Procedimento Operacional Padrão Criostato Leica CM3050S. Coordenação da área: Centro de Aquisição e Processamento de Imagens CAPI Centro de Aquisição e Processamento de Imagens ICB-UFMG - Bloco O 2, sala 299 31270-901, Belo Horizonte, MG Coordenação da área: Hélio Chiarini Garcia +55 (31) 3409-2807 capi@icb.ufmg.br http://www.icb.ufmg.br/capi

Leia mais

2009 2ª. Fase Prova para alunos do 2º. e 3º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

2009 2ª. Fase Prova para alunos do 2º. e 3º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 2009 2ª. Fase Prova para alunos do 2º. e 3º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01) Essa prova destina-se exclusivamente a alunos do 2º. e 3º. anos e contém dezesseis (16) questões. 02) Os alunos

Leia mais

25 Problemas de Óptica

25 Problemas de Óptica 25 Problemas de Óptica Escola Olímpica - Gabriel Lefundes 25 de julho de 2015 Problema 1. O ângulo de deflexão mínimo um certo prisma de vidro é igual ao seu ângulo de refração. Encontre-os. Dado: n vidro

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 4UL 3S14 3S15

LISTA DE EXERCÍCIOS 4UL 3S14 3S15 LIST DE EXERCÍCIOS 4UL 3S14 3S15 1 (FTEC-SP) Um estreito feixe de luz monocromática, proveniente do ar, incide na superfície de um vidro formando ângulo de 49 com a normal à superfície no ponto de incidência.

Leia mais

SMART CADASTRO DE EMPRESA

SMART CADASTRO DE EMPRESA SMART CADASTRO DE EMPRESA -> Cadastros/ Parâmetros/ Empresa O objetivo principal é cadastrar dados relacionados a Empresa (razão social da empresa, fantasia, alíquotas para cálculo de custos) conforme

Leia mais

AVALIAÇÃO DA VARIAÇÃO DA TENSÃO (kv) NA DOSE ABSORVIDA EM VARREDURAS DE TC TORAX

AVALIAÇÃO DA VARIAÇÃO DA TENSÃO (kv) NA DOSE ABSORVIDA EM VARREDURAS DE TC TORAX 2013 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2013 Recife, PE, Brazil, November 24-29, 2013 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 978-85-99141-05-2 AVALIAÇÃO DA VARIAÇÃO DA TENSÃO

Leia mais

LOQ Fenômenos de Transporte I

LOQ Fenômenos de Transporte I LOQ 4083 - Fenômenos de Transporte I EXERCÍCIOS FT I 07, 08 e 09 Prof. Lucrécio Fábio dos Santos Departamento de Engenharia Química LOQ/EEL Atenção: Estas notas destinam-se exclusivamente a servir como

Leia mais

NORMAS BÁSICAS PARA INSCRIÇÃO NO PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE EM MAMOGRAFIA

NORMAS BÁSICAS PARA INSCRIÇÃO NO PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE EM MAMOGRAFIA NORMAS BÁSICAS PARA INSCRIÇÃO NO PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE EM MAMOGRAFIA Validação Revalidação (versão atualizada: 30.08.16) 1) Inscrições Antes de realizar a inscrição é importante que o serviço

Leia mais

Lista de Exercícios 2 Potencial Elétrico e Capacitância

Lista de Exercícios 2 Potencial Elétrico e Capacitância Lista de Exercícios 2 Potencial Elétrico e Capacitância Exercícios Sugeridos (14 de março de 2007) A numeração corresponde ao Livros Textos A e B. B25.10 Considere dois pontos numa região onde há um campo

Leia mais

13º INOVAE REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO CONCREBOL 2019

13º INOVAE REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO CONCREBOL 2019 1. OBJETIVO 13º INOVAE REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO CONCREBOL 2019 Este concurso tem por objetivo incentivar a criatividade dos competidores no desenvolvimento de métodos construtivos e na produção de concretos

Leia mais

TRABALHO DA FORÇA ELÉTRICA E ENERGIA POTENCIAL

TRABALHO DA FORÇA ELÉTRICA E ENERGIA POTENCIAL TRLHO D FORÇ ELÉTRIC E ENERGI POTENCIL 1. (OF 006) Um corpo esférico, condutor, oco, de espessura irrelevante e com carga total nula tem um raio R = 50,0 cm e envolve um corpo esférico, a ele concêntrico,

Leia mais

Desenvolvimento de um dispositivo artesanal para os testes de colimação e alinhamento do raio central em equipamentos médicos de raios X

Desenvolvimento de um dispositivo artesanal para os testes de colimação e alinhamento do raio central em equipamentos médicos de raios X Desenvolvimento de um dispositivo artesanal para os testes de colimação e alinhamento do raio central em equipamentos médicos de raios X B. L. da Cruz; E. B. Brito 1 ; A. S. Gomes Unigranrio - Universidade

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS E REDAÇÃO

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS E REDAÇÃO VESTIBULAR 2007 2.ª FASE 16 DE SETEMBRO DE 2007 VESTIBULAR 2007 2.ª FASE 16 DE SETEMBRO DE 2007 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS E REDAÇÃO INSTRUÇÕES Para a realização desta prova, você recebeu este

Leia mais

CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES

CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES 2012 1 a QUESTÃO Valor: 1,00 Numa região sujeita a um campo magnético de módulo B, conforme a figura acima, uma partícula carregada

Leia mais

3. Descrição dos Testes Experimentais

3. Descrição dos Testes Experimentais 36 3. Descrição dos Testes Experimentais Neste capítulo serão descritos todos os testes experimentais realizados. 3.1. Considerações Iniciais O sistema estrutural construído consiste em uma laje mista

Leia mais

Física 1. 2 a prova 03/06/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 03/06/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 03/06/2017 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Meio Ambiente. fatores o ajudará a selecionar o equipamento adequado para a recuperação da prata e assegurará um maior retorno da refinaria.

Meio Ambiente. fatores o ajudará a selecionar o equipamento adequado para a recuperação da prata e assegurará um maior retorno da refinaria. I N F Meio Ambiente O R M A Ç Õ E S D A K O D A K Fontes de Prata em Instalações de Processamento Fotográfico J-225(PB) US$ 8,00 As publicações da Kodak sobre saúde, segurança e meio ambiente encontram-se

Leia mais

Experimento 2: Força Centrípeta.

Experimento 2: Força Centrípeta. Experimento : Força Centrípeta. Objetivo - Verificar experimentalmente que a força centrípeta que age sobre um objeto efetuando movimento circular uniforme é diretamente proporcional a sua massa (M), ao

Leia mais

MEDIDAS FÍSICAS. Objetivos. Teoria. Paquímetro

MEDIDAS FÍSICAS. Objetivos. Teoria. Paquímetro MEDIDAS FÍSICAS Objetivos Realizar medidas diretas (diâmetro, comprimento, largura, espessura e massa) expressandoas com a quantidade correta de algarismos signicativos. Realizar medidas indiretas (área,

Leia mais

Estrutura física da matéria Difração de elétrons

Estrutura física da matéria Difração de elétrons O que você pode aprender sobre este assunto... - Reflexão de Bragg - Método de Debye-Scherer - Planos de rede - Estrutura do grafite - Ondas de matéria - Equação de De Broglie Princípio: Elétrons acelerados

Leia mais

CONTROLE DE QUALIDADE EM EQUIPAMENTO DE MAMOGRAFIA

CONTROLE DE QUALIDADE EM EQUIPAMENTO DE MAMOGRAFIA CONTROLE DE QUALIDADE EM EQUIPAMENTO DE MAMOGRAFIA Souza, I.A.B¹, Fernandes, M. A. R. São Manue/SP, Brasil. E-mail inarasouza1@hotmail.com 1 INTRODUÇÃO No Brasil o câncer de mama ocupa o primeiro lugar

Leia mais

Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários.

Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários. Lista de exercícios 4 Potencial Elétrico Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários. 1. Boa parte do material dos anéis de Saturno está na forma de pequenos grãos de

Leia mais

MÉTODO EXECUTIVO ME 50 Tratamento de fissuras, trincas ou juntas de trabalho em pisos

MÉTODO EXECUTIVO ME 50 Tratamento de fissuras, trincas ou juntas de trabalho em pisos FOLHA 1 de 6 Objetivo: O objetivo do MÉTODO EXECUTIVO ME 50 é detalhar o Processo para tratamento de fissuras, trincas ou juntas de trabalho em pisos de concreto ou revestidos com argamassa, de modo a

Leia mais

Professor:: Mário Paulo

Professor:: Mário Paulo TOPO GRAFIA I Professor: Mário Paulo MEDIDA INDIRETA DE DISTÂNCIA AS Em Topografia e Geodésia os parâmetros essenciais são os ângulos e as distâncias. Qualquer determinação ge ométrica é obtida a partir

Leia mais

1 Introdução. Radiográficos

1 Introdução. Radiográficos Teste Para Avaliação Do Efeito Anódico Em Aparelhos Radiográficos Flávio Augusto Penna Soares e Nathalia Almeida Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológia de Santa Catarina - IF-SC Campus

Leia mais

Compactação. Compactação

Compactação. Compactação Compactação Compactação Objectivo tornar o betão mais compacto possível provocando a saída do ar e facilitando o arranjo interno das partículas. O contacto com os moldes e armaduras deve ser perfeito.

Leia mais

Manual de Instalação da FachaForte

Manual de Instalação da FachaForte Manual de Instalação da FachaForte Introdução Com o objetivo de prevenir o aparecimento de fissuras no revestimento de argamassa das fachadas, a Morlan desenvolveu a tela metálica eletrossoldada Fachaforte,

Leia mais