Processos de transformação de polímeros e controle de qualidade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Processos de transformação de polímeros e controle de qualidade"

Transcrição

1 Processos de transformação de polímeros e controle de qualidade Prof. Germán Ayala Valencia Acondicionamento e Embalagem para Alimentos Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2018

2 Conteúdo Principais polímeros termoplásticos utilizados para embalagens em alimentos. Métodos de processamento dos polímeros termoplásticos (extrusão, termoformação, injeção, extrusão-sopro e injeção-sopro). Controle de qualidade das embalagens plásticas.

3 Principais polímeros termoplásticos Polietileno (PE) Termoplástico amplamente utilizado como material de embalagem, sendo obtido pela polimerização do eteno. Baseado na estrutura molecular, o polietileno pode-se apresentar linear ou ramificado. As ramificações influenciam a densidade aparente do polímero de tal modo que existem polietilenos de alta, media e baixa densidade.

4 Algumas propriedades do polietileno (PE) Características PEBD PEMD PEAD Cristalinidade (%) Densidade (g/cm 3 ) Temperatura de fusão ( C) Módulo elástico (Pa) Esforço de ruptura (N) 0,910 0,925 0,926 0,941 0,

5 Polietileno Um dos polímeros mais utilizados. Bom equilíbrio entre as resistências a tração, impacto e rasgamento. Bom desempenho a baixas temperaturas. Baixa permeabilidade ao vapor de água Alta permeabilidade a gases. Alta permeabilidade a óleos e gorduras. Excelente resistência química (ácidos, bases, soluções inorgânicas). Inerte. Boa termossoldabilidade. Transparente. Ótimo desempenho em equipamentos de transformação.

6 Sacos de maneira geral (grãos, sal, açúcar, produtos de panificação, leite pasteurizado), potes e frascos (sorvete, mostarda) PEBD. Produtos desidratados (temperos) PEAD.

7 Polipropileno (PP) Termoplástico bastante comum. Dependendo da distribuição do radical metila na cadeia polimérica, pode-se obter três tipos de polipropileno (PP): Atático ou heterotático (grupo metila posicionado de forma aleatória na cadeia polimérica). Isotático (grupo metila posicionado no mesmo lado da cadeia polimérica). Sindiotático (grupo metila posicionado de forma alternada na cadeia polimérica).

8 Polipropileno (PP) Cristalinidade

9 Polipropileno (PP) 3 Densidade: 0,9 g/cm (material muito leve). Alto ponto de fusão (160 C). Transparente. Baixa resistência mecânica a baixas temperaturas. Baixa permeabilidade à umidade. Alta permeabilidade a gases. Baixa permeabilidade a gorduras. Fácil termossoldagem. Embalagens de doces.

10 Pesquisar: processo de produção do polipropileno biorientado (BOPP) e suas propriedades.

11 Poliestireno (PS) Termoplástico mais barato na sua produção. Baixo ponto de fusão (88 C). Pobres propriedades de barreira à umidade, gases e gorduras. Transparente. Boas propriedades mecânicas. Aplicações: copos descartáveis, copos para iogurtes, bandejas descartáveis e outros, embalagens de sorvete.

12 Policloreto de vinila (PCV) Fácil processabilidade (termoformação e sopro). Baixa permeabilidade a gases e ao vapor de água. Excelente transparência e brilho. Baixa resistência ao impacto (uso de modificadores de impacto). Baixa permeabilidade a óleos e gorduras. Resiste a produtos químicos. Alta resistência térmica (ponto de fusão 180ºC). Alta toxicidade do monômero (1 mg/kg). Embalagem de produtos cárneos e prontos para consumo.

13 Polietileno tereftalato (PET) Termoplástico mais utilizado como material de embalagem flexível. Excelentes propriedades mecânicas (espessura entre μm). Excelentes propriedades de barreira à umidade, gases e gorduras. Transparente. Ampla faixa de estabilidade térmica (-40 até 220 C). Caro.

14 Aplicações em garrafas para bebidas carbonatadas e óleos, assim como em diversas embalagens de produtos cárneos, café, biscoitos, etc.

15

16 Métodos de produção dos materiais à base de polímeros termoplásticos Os polímeros termoplásticos são obtidos como pellets. Os pellets podem ser transformados através de: Extrusão. Termoformação. Injeção. Extrusão-sopro Injeção-sopro.

17 Extrusão Uma extrusora consiste essencialmente de um cilindro em cujo interior gira um parafuso (rosca sem-fim), que promove o transporte do material plástico. Fator crítico?

18 No processo de extrusão, os pellets (plástico) são submetidos a elevadas temperaturas e pressões na extrusora, promovendo sua fusão. O material plástico sai da extrusora em forma de filme ou de chapa plástica com dimensões que dependem da matriz (extrusão tubular e plana). Pode ser de matriz tubular para obtenção de sacos plásticos e de matriz plana para a obtenção de filmes e chapas.

19 Extrusão Cabeçote? Tubular Plana

20 Extrusão tubular (sacolas)

21

22 Extrusão plana

23 Coextrusão (laminação) Processo pelo qual se consegue extrusar múltiplas camadas possibilitando a soma de propriedades Propriedades do adesivo?

24

25 Termoformação Este processo consiste em aquecer uma chapa plana previamente extrusada até a temperatura de amolecimento do termoplástico, para ser introduzida em molde refrigerado multicavidades, onde ação de ar comprimido e vácuo, ocorrera a formação do produto. O produto e, então, resfriado, cortado, extraído e empilhado. Método de processamento econômico, porém a perda de material é muito elevada. Processa poucas peças por minuto.

26 Termoformação

27

28 Termoformação Copos, potes, bandejas e recipientes baixos e de boca larga.

29 Injeção O polímero fundido numa injetora é forçado a entrar num molde. Em seguida, o polímero é resfriado e retirado do molde. A rosca da injetora pode-se deslocar (injetar). A injeção e usada para fabricação de tampas, copos e bandejas.

30 Injeção A injeção é o processo mais utilizado na fabricação de termoplásticos, quando produzidos em alta escala, pela facilidade de automação, baixo custo de mão de obra operacional. Suas desvantagens se encontram no elevado custo dos moldes.

31

32 Extrusão-sopro Este processo é usado para moldar garrafas. O polímero fundido na extrusora passa por uma matriz e adquire a forma de um tubo vertical denominado parison. Este entra num molde onde através de um sopro de ar comprimido e forcado contra as paredes e adquire a forma final.

33

34 Injeção-sopro Este processo também é usado para moldar garrafas. O processo é idêntico ao de extrusão sopro, mas com a injeção de uma gota na préforma, em vez de ser extrusada. A pré-forma já tem o gargalo moldado, e só o corpo é soprado para a sua forma final num segundo molde

35 Aditivos compostos utilizados para modificar as propriedades físicas e químicas dos polímeros (cor, temperatura de fusão, rigidez). Plastificante: é um aditivo de baixa massa molecular utilizado para tornar o material menos rígido (aumenta o volume livre do polímero). Ex.: glicerol, sorbitol.

36 Como reconhecer o tipo de polímero utilizado em cada produto?

37 Controle de qualidade Determinação da espessura (método direto ou gravimétrico). Gramatura (relaciona com a resistência do material). Identificação de materiais: a determinação pode ser feita por ensaios simples (método químico), baseado na queima ou na solubilização em determinado solvente, ou por espectroscopia na região do infravermelho. Micrômetro digital ( 0,001 mm).

38

39

40

41 Identificação por espectro de absorção em infravermelho

42 Propriedades mecânicas (tração) Estão relacionadas com a maquinabilidade do material e com o desempenho mecânico da embalagem. Estão relacionadas com a resistência de um material a se alongar, deformar ou se romper quando submetido a forças de tração que ocorrem em processos de transformação como conversão, impressão, laminação e manuseio da embalagem. Importância?

43 Resistência à tração Aula prática

44 Em alguns casos, a força máxima pode ser igual à força de ruptura=força do Yield point.

45 Propriedades mecânicas: tração Orientação do filme?

46

47 Importância? - Propriedades mecânicas: perfuração.

48

49 -Propriedades óticas: Colorimetria (D65 - luz do dia); padrões CIE Lab. Opacidade: método HunterLab. E ( L*) 2 ( a*) 2 ( b*) 2

50 Permeação em polímeros

51 Taxa de permeabilidade a gases/aromas A taxa de permeabilidade ao oxigênio (TP O2 ) e ao dióxido de carbono (TP CO2 ) são propriedades importantes nas embalagens. Tanto a temperatura quanto a umidade relativa afetam a determinação da TP O2 /TP CO2. A determinação do gas/aroma é feita utilizando um sensor TPO2 = cm³ (O2)/ m².dia = g/m².dia PO2 = g.mm/m².dia.kpa

52

53 Taxa de permeabilidade ao vapor de água A TPVA é expressa em g/m 2.dia. Permeabilidade: g.mm/m 2.dia.kPa. Método: aumento da massa de um material higroscópico isolado do ambiente pelo material da embalagem a ser caracterizado. Gráfico região linear de massa de água X tempo.

54 Fatores que afetam a permeabilidade Propriedades do polímero: cristalinidade, espessura. Propriedades do permeante: tamanho e forma. Ambiente: temperatura e umidade.

55

56 Exemplo 1. Pretende-se aplicar polietileno tereftalato (PET) como embalagem de frutas minimamente processadas. Para isso, avaliou-se a taxa de permeabilidade ao vapor de água (TPVA) do PET a diferentes temperaturas (entre 0 C e 40 C). Em todas as análises foram utilizados filmes com espessura de 0,07 mm. Os filmes foram fixados nas células contendo brometo de sódio (UR ~ 53%; pressão de vapor ~ 1400 Pa) de um lado, e água destilada do outro (UR = 100%; pressão de vapor de 2642 Pa). Como requisito, precisa-se que as embalagens de PET possuam permeabilidade ao vapor de água (PVA) inferior que 1,09 x 10-4 (g*mm)/(m 2 *dia*pa). Determine a temperatura máxima na qual a embalagem de PET satisfaz essa exigência.

57

58 2. Deseja-se acondicionar carne desidratada ao vácuo em filmes com espessura de 30 micrometros (μm), em uma cidade onde a UR e a temperatura média são de aproximadamente 80% e 20 C, respectivamente. A partir dos valores de TPVA (Tabela 1) escolha a(s) embalagem(s) que garantam uma PVA menor ou igual que 0,011 (g.mm)/(m 2.dia.kPa). Faça a mesma escolha para uma cidade onde a temperatura média é de 30 C.

59 Referências Canevarolo Jr; Sebastião, V. Ciência dos Polímeros. Editora Artiliber, Neuza, J. Embalagem para alimentos. Cultura Acadêmica UNESP, Bureau, G. (Gilbert); Multon, J. -L. (Jean Louis). Embalaje de los alimentos de gran consumo. Zaragoza: Acribia, 1995.

Classificação da embalagem (material) Processamento da embalagem Efeito da embalagem na conservação do alimento (bolachas)

Classificação da embalagem (material) Processamento da embalagem Efeito da embalagem na conservação do alimento (bolachas) Classificação da embalagem (material) Processamento da embalagem Efeito da embalagem na conservação do alimento (bolachas) Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Engenharia Química e Engenharia

Leia mais

Conteúdo. Controle de qualidade das embalagens. Sistemas de fechamento das embalagens.

Conteúdo. Controle de qualidade das embalagens. Sistemas de fechamento das embalagens. Embalagens de vidro Prof. Germán Ayala Valencia Acondicionamento e Embalagem para Alimentos Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2018 Conteúdo Controle de qualidade das embalagens. Sistemas

Leia mais

Plásticos. Prof. Geraldo Lopes Crossetti. Prof. Geraldo Lopes Crossetti 11/12/2012. Page 1

Plásticos. Prof. Geraldo Lopes Crossetti. Prof. Geraldo Lopes Crossetti 11/12/2012. Page 1 Plásticos Prof. Geraldo Lopes Crossetti Prof. Geraldo Lopes Crossetti 11/12/2012 Page 1 O que são? Plástico é um tipo de polímero que apresenta um comportamento térmico e mecânico característico. Os polímeros

Leia mais

Embalagem de papel: classificação e controle de qualidade

Embalagem de papel: classificação e controle de qualidade Embalagem de papel: classificação e controle de qualidade Prof. Germán Ayala Valencia Acondicionamento e Embalagem para Alimentos Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2018 Conteúdo Processo

Leia mais

Oficina de Identificação de Plásticos. Grupo Lavoisier Escola Frei Plácido

Oficina de Identificação de Plásticos. Grupo Lavoisier Escola Frei Plácido Oficina de Identificação de Plásticos Grupo Lavoisier Escola Frei Plácido O que são plásticos? São polímeros sintéticos, ou seja, grandes moléculas fabricadas para suprir nossas necessidades com custo

Leia mais

QUÍMICA. Química Orgânica. Polímeros Borrachas e Plásticos Parte 5. Prof. Giselle Blois

QUÍMICA. Química Orgânica. Polímeros Borrachas e Plásticos Parte 5. Prof. Giselle Blois QUÍMICA Química Orgânica Parte 5 Prof. Giselle Blois EXERCÍCIOS 1. Indique qual das afirmativas abaixo está correta e explique: a) Todos os polímeros são plásticos. b) Todas as macromoléculas são polímeros.

Leia mais

O que é o Polietileno

O que é o Polietileno O que é o Polietileno Etileno, gás que se liquefaz a -104 ºC e pouco solúvel em água existente no gás de coqueria ou no gás natural, sendo representado pela formúla : C2H2. Dentro do processo de polimerização

Leia mais

Operações Unitárias POLIMEROS

Operações Unitárias POLIMEROS Operações Unitárias POLIMEROS Processo PLÁSTICO são materiais orgânicos poliméricos sintéticos, de constituição macromolecular dotada de grande maleabilidade (que apresentam a propriedade de adaptar-se

Leia mais

Introdução aos materiais poliméricos. Profa. Dra. Daniela Becker

Introdução aos materiais poliméricos. Profa. Dra. Daniela Becker Introdução aos materiais poliméricos Profa. Dra. Daniela Becker Processos Processamento de materiais plásticos Principais processos Injeção Extrusão Sopro Termoformagem rotmoldagem outros Processamento

Leia mais

POLÍMEROS. Química Professora: Raquel Malta 3ª série Ensino Médio

POLÍMEROS. Química Professora: Raquel Malta 3ª série Ensino Médio POLÍMEROS Química Professora: Raquel Malta 3ª série Ensino Médio POLI MERO MUITAS PARTES Para pensar... Nossos descendentes, no futuro, talvez se refiram à nossa época como sendo a era dos plásticos. Muitos

Leia mais

MATERIAIS POLIMÉRICOS

MATERIAIS POLIMÉRICOS ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais MATERIAIS POLIMÉRICOS PMT 2100 - Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia 2º Semestre de

Leia mais

VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE O PLÁSTICO????

VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE O PLÁSTICO???? VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE O PLÁSTICO???? O que é polímero? Poli = vários Mero = unidades de repetição Polímero = União de várias unidades de repetição. Polímero Mero Polímero é o mesmo que Plástico?

Leia mais

POLIMEROS. Por que estudar Polimeros?

POLIMEROS. Por que estudar Polimeros? POLIMEROS Por que estudar Polimeros? A estrutura dos polimeros afeta suas propriedades e o comportamento dos materiais poliméricos. Exemplos: (1)O grau de cristalinidade influi na massa específica, rigidez,

Leia mais

MOLDAGEM POR SOPRO. Carlos Henrique Scuracchio. UFSCar São Carlos - Setembro de 2015

MOLDAGEM POR SOPRO. Carlos Henrique Scuracchio. UFSCar São Carlos - Setembro de 2015 MOLDAGEM POR SOPRO Carlos Henrique Scuracchio UFSCar São Carlos - Setembro de 2015 Processamento de Materiais Poliméricos Termoplásticos Processos mais importantes Outros processos utilizados Extrusão

Leia mais

RESPOSTA TÉCNICA. Bolsa; chimarrão; fabricação; fornecedor; mateira; matéria-prima; plástico; polímero

RESPOSTA TÉCNICA. Bolsa; chimarrão; fabricação; fornecedor; mateira; matéria-prima; plástico; polímero RESPOSTA TÉCNICA Título Mateira produzida a partir de matéria-prima plástica Resumo Indicação dos processos mais utilizados para transformação de plásticos, matéria-prima a ser utilizada e fornecedores

Leia mais

MATERIAIS USADOS NA CONCEPÇÃO DE UM AUTOMOVÉL

MATERIAIS USADOS NA CONCEPÇÃO DE UM AUTOMOVÉL MATERIAIS USADOS NA CONCEPÇÃO DE UM AUTOMOVÉL Que materiais poliméricos são utilizados e quais os respectivos componentes? Projecto FEUP 2010/2011 Grupo MMM505 Docente: Prof. José Ferreira Duarte Monitor:

Leia mais

O QUE SÃO PLÁSTICOS?

O QUE SÃO PLÁSTICOS? POLIMEROS 1/64 O QUE SÃO PLÁSTICOS? Os plásticos são materiais orgânicos poliméricos sintéticos, de constituição macrocelular, dotada de grande maleabilidade, facilmente transformável mediante o emprego

Leia mais

TERMOFORMAGEM. Prof. Carlos Henrique Scuracchio 2015

TERMOFORMAGEM. Prof. Carlos Henrique Scuracchio 2015 TERMOFORMAGEM Prof. Carlos Henrique Scuracchio 2015 Processamento de Materiais Poliméricos Termoplásticos Processos mais importantes Extrusão (linhas de extrusão) Termoformagem Injeção Moldagem por Sopro

Leia mais

Fabricação de cadeiras de polipropileno (PP)

Fabricação de cadeiras de polipropileno (PP) Fabricação de cadeiras de polipropileno (PP) Informações sobre cadeiras plásticas produzidas por injeção. Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI-RS Escola de Educação Profissional SENAI Nilo

Leia mais

Matérias-primas utilizadas para a colagem das diversas películas componentes dos laminados.

Matérias-primas utilizadas para a colagem das diversas películas componentes dos laminados. Adesivos: Matérias-primas utilizadas para a colagem das diversas películas componentes dos laminados. Aditivos: 1 / 62 Produtos acrescentados à matéria-prima do filme, para criar características específicas.

Leia mais

Deixe nossas inovações surpreender você!

Deixe nossas inovações surpreender você! Deixe nossas inovações surpreender você! Fundada em 1992 A EMPRESA 100% Brasileira Tecnologias próprias para crosslinking Patentes Nacionais e Internacionais Alta Capacidade Produtiva Assistência Técnica

Leia mais

ESTRUTURA E PROPRIEDADES DE POLIMÉROS. PMT Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia 8 a aula autora: Nicole R.

ESTRUTURA E PROPRIEDADES DE POLIMÉROS. PMT Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia 8 a aula autora: Nicole R. ESTRUTURA E PROPRIEDADES DE POLIMÉROS PMT 2100 - Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia 8 a aula autora: Nicole R. Demarquete 1 Roteiro da Aula Histórico Química das moléculas poliméricas Estrutura

Leia mais

INTRODUÇÃO À MATERIAIS PLÁSTICOS (E05IMP1)

INTRODUÇÃO À MATERIAIS PLÁSTICOS (E05IMP1) INTRODUÇÃO À MATERIAIS PLÁSTICOS (E05IMP1) Processamento de Materiais Plásticos Indústria Profa. MSc. de Ketlin Transformados C. B. Mancinelli plásticos Disciplina: Introdução à Materiais Plásticos - UDESC

Leia mais

Dois tipos de monômeros são utilizados para obtenção de polímeros sob condições controladas de pressão e temperatura na presença de um catalisador.

Dois tipos de monômeros são utilizados para obtenção de polímeros sob condições controladas de pressão e temperatura na presença de um catalisador. PROCESSAMENTOS DE POLÍMEROS 1. Características gerais dos polímeros Vantagens: facilidade de fabricação: fácil moldagem, produção seriada de peças complexas baixa densidade: razoável relação resistência

Leia mais

POLÍMEROS. Prof.a Cristiane P. T. Polastri

POLÍMEROS. Prof.a Cristiane P. T. Polastri POLÍMEROS Prof.a Cristiane P. T. Polastri Polímeros Polímeros são macromoléculas obtidas pela combinação de um número imenso (da ordem de milhares) de moléculas pequenas (os monômeros). Polimerização 1864

Leia mais

Sumário. Selagem

Sumário. Selagem Sumário Embalagens especiais ------------------------------------------- 3 Selagem ---------------------------------------------------------- 3 Filme Composto com folhas de Alumínio ----------------------

Leia mais

Comportamento Térmico dos Polímeros Parte 2

Comportamento Térmico dos Polímeros Parte 2 Universidade de São Paulo USP Escola de Engenharia de Lorena - EEL Comportamento Térmico dos Polímeros Parte 2 Prof. Amilton Martins dos Santos Rafael Caetano J. P. Silva Eletronegatividade do substituinte

Leia mais

Cerâmicos encontrados na natureza como a argila. Utilizado basicamente para peças de cerâmica tradicional.

Cerâmicos encontrados na natureza como a argila. Utilizado basicamente para peças de cerâmica tradicional. PROCESSAMENTO DE CERÂMICOS 1. Características de materiais cerâmicos - alta dureza (resistência à abrasão) e resistência a elevadas temperaturas - alta fragilidade - grande diferença entre resistência

Leia mais

PP CHAPA GRAVADA DATASHEET

PP CHAPA GRAVADA DATASHEET Pág. 1 / 7 As chapas gravadas de polipropileno possuem um lado gravado (com textura) e o outro liso, podem também possuir gravação em ambos os lados mediante a consulta. São ideais para aplicações de corte,

Leia mais

PET SOPRO CORRETO EVITA PREJUÍZO. E-BOOK - PET: SOPRO CORRETO EVITA PREJUÍZO

PET SOPRO CORRETO EVITA PREJUÍZO.   E-BOOK - PET: SOPRO CORRETO EVITA PREJUÍZO PET SOPRO CORRETO EVITA PREJUÍZO Página 1 Com o grande consumo das garrafas de refrigerantes fabricadas de PET (polietileno tereftalato), essa resina se tornou atrativa para a fabricação de embalagens

Leia mais

Soluções compostáveis para embalagens. Murilo de Barros Feltran

Soluções compostáveis para embalagens. Murilo de Barros Feltran Soluções compostáveis para embalagens 1 Murilo de Barros Feltran Bioplásticos: conceitos gerais Gerenciamento de resíduos sólidos Conceitos Gerais Bioplásticos: fonte x destino Materiais de fontes renováveis

Leia mais

Propriedades Térmicas de Polímeros

Propriedades Térmicas de Polímeros Química de Polímeros Prof a. Dr a. Carla Dalmolin carla.dalmolin@udesc.br Propriedades Térmicas de Polímeros Mobilidade das Cadeias Poliméricas Características físicas do produto Plástico duro e frágil

Leia mais

Materiais Poliméricos. Conceitos Gerais

Materiais Poliméricos. Conceitos Gerais Materiais Poliméricos Conceitos Gerais ESTRUTURA DOS POLIMEROS DEFINIÇÃO São moléculas muito grandes (macromoléculas) formadas pela repetição de pequenas e simples unidades químicas (monômeros), ligadas

Leia mais

MOLDAGEM ROTACIONAL ROTOMOLDAGEM

MOLDAGEM ROTACIONAL ROTOMOLDAGEM MOLDAGEM ROTACIONAL OU ROTOMOLDAGEM Rotomoldagem Vantagens Custo do molde relativamente baixo; Possibilidade de produzir peças de grande volume; Não gera tensões internas na peça; Facilidade nas substituições

Leia mais

AVALIAÇÃO DE POLÍMEROS TERMOPLÁSTICOS RECICLÁVEIS COMO MATERIAIS COMPONENTES DE TELHAS E TIJOLOS

AVALIAÇÃO DE POLÍMEROS TERMOPLÁSTICOS RECICLÁVEIS COMO MATERIAIS COMPONENTES DE TELHAS E TIJOLOS AVALIAÇÃO DE POLÍMEROS TERMOPLÁSTICOS RECICLÁVEIS COMO MATERIAIS COMPONENTES DE TELHAS E TIJOLOS João Fábio de Souza 1 ; Sandra Regina Pires de Moraes 2 ; Leciane Ribeiro Maciel 3 ; Fernando Afonso da

Leia mais

MATERIAIS POLIMÉRICOS

MATERIAIS POLIMÉRICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS) BC-1105: MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES MATERIAIS POLIMÉRICOS Prof. Dr. Jeverson Teodoro Arantes Junior Definições

Leia mais

IV Fórum de Ensino Superior da Área Química Polímeros e suas aplicações: panorama atual e perspectivas

IV Fórum de Ensino Superior da Área Química Polímeros e suas aplicações: panorama atual e perspectivas IV Fórum de Ensino Superior da Área Química Polímeros e suas aplicações: panorama atual e perspectivas Polímeros Convencionais Lucilene Betega de Paiva Núcleo de Bionanomanufatura Laboratório de Processos

Leia mais

Polimerização em Cadeia via Radical Livre. Free Radical Polymerization

Polimerização em Cadeia via Radical Livre. Free Radical Polymerization Polimerização em Cadeia via Radical Livre Free Radical Polymerization Polimerização por Adição em cadeia Um centro ativo é formado e o polímero cresce até atingir uma massa molar alta (os intermediários

Leia mais

Tecnologia dos Materiais Processamento de Polímeros

Tecnologia dos Materiais Processamento de Polímeros Instituto Federal de Santa Catarina Campus Florianópolis Departamento Acadêmico de Metal-Mecânica Curso Técnico em Mecânica Tecnologia dos Materiais Processamento de Polímeros Módulo II Mecânica E-mail:

Leia mais

Profa. Márcia A. Silva Spinacé

Profa. Márcia A. Silva Spinacé 1º Quadrimestre 2017 Profa. Márcia A. Silva Spinacé AULA 05 Introdução à formulação Componentes de uma formulação Cargas Diferentes tipos de Aditivos e suas características Discussão sobre um tipo específico

Leia mais

Estruturas de polímeros

Estruturas de polímeros Estruturas de polímeros Propriedade PEBD PELBD PEAD Dendidade (g/cm 3 ) T fusão ( o C) 102 120 112 130 0.912 0.925 0.92 0.94 Cristalinidade 50 60% interme diário 128 135 0.962 0.968 >90% PEBD PEAD PELBD

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DA RADIAÇÃO POR FEIXES DE ELÉTRONS NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DO POLIPROPILENO

AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DA RADIAÇÃO POR FEIXES DE ELÉTRONS NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DO POLIPROPILENO 2009 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2009 Rio de Janeiro,RJ, Brazil, September27 to October 2, 2009 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 978-85-99141-03-8 AVALIAÇÃO DOS

Leia mais

O que são Polímeros? Polímeros são macromoléculas compostas pela repetição de uma unidade básica, chamada mero.

O que são Polímeros? Polímeros são macromoléculas compostas pela repetição de uma unidade básica, chamada mero. Polímeros O que são Polímeros? Polímeros são macromoléculas compostas pela repetição de uma unidade básica, chamada mero. O que são Polímeros? o Polietileno (PE), produzido a partir do monômero etileno

Leia mais

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O MATERIAL:

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O MATERIAL: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O MATERIAL: POLICARBONATO () ÍNDICE TEMAS PÁGINAS 3 2. ESTRUTURA MOLECULAR.................................................... 4 3. PROPRIEDADES GERAIS......................................................

Leia mais

MASTER COOLERS BRINDES COM ESTILO. (41)

MASTER COOLERS BRINDES COM ESTILO.   (41) (41) 3403-5118 BRINDES COM ESTILO LINHA BALDES Balde de Gelo PP/ Polipropileno; - Capacidade: 1,5 lts; - Pedido mínimo: 200 peças na cor preta; - Acima de 500 peças: a cor solicitada pelo cliente; Balde

Leia mais

Introdução: Injeção de Metais

Introdução: Injeção de Metais Introdução: Injeção de Metais Injeção é o processo metal-mecânico no qual o metal fundido é, sob pressão, forçado a entrar na cavidade esculpida de uma matriz, preenchendo-a e formando a peça desejada.

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS POLÍMEROS

CLASSIFICAÇÃO DOS POLÍMEROS CLASSIFICAÇÃO DOS POLÍMEROS Curso: Engenharia Mecânica - Terceiro Semestre Letivo Período: Primeiro Semestre 2010 Carga Horária: 60 horas Docente: Prof. Dr. Wagner M. Pachekoski As formas geralmente utilizadas

Leia mais

Tema: Prepregs Termoplásticos

Tema: Prepregs Termoplásticos Feiplar 2018 Painel Automotivo Tema: Prepregs Termoplásticos Objetivo: Mostrar os tipos de tecidos para compósitos e prepregs disponíveis no mercado brasileiro. 07 de novembro de 2018 Stand B-15 HISTÓRIA

Leia mais

MATERIAIS POLIMÉRICOS MATERIAIS POLIMÉRICOS

MATERIAIS POLIMÉRICOS MATERIAIS POLIMÉRICOS MATERIAIS POLIMÉRICOS Prof. Dr: Anael Krelling 1 2 3 4 Hidrocarbonetos submetidos a condições de temperatura e pressão apropriadas. Macromoléculas Ligação Covalente C carbono H hidrogênio O oxigênio N

Leia mais

Embalagens para Alimentos

Embalagens para Alimentos Embalagens para Alimentos Plásticos rígidos Prof.ª Elessandra Zavareze E-mail: elessandrad@yahoo.com.br Conteúdo Conceitos básicos sobre polímeros Estrutura molecular Massa molecular Densidade Cristalinidade

Leia mais

Química de Polímeros LOM3058 PROF. FÁBIO HERBST FLORENZANO

Química de Polímeros LOM3058 PROF. FÁBIO HERBST FLORENZANO Química de Polímeros LOM3058 PROF. FÁBIO HERBST FLORENZANO Estrutura da disciplina Aulas Expositivas Listas de Exercícios Provas teóricas Apoio didático por meio do STOA Avaliação Provas teóricas (26/4

Leia mais

Materiais Poliméricos

Materiais Poliméricos Materiais Poliméricos -Introdução O termo "plástico" é geralmente empregado para designar os materiais orgânicos que podem ser moldados por deformação plástica, adquirindo e conservando uma forma planejada,

Leia mais

Prof. Marco-A. De Paoli

Prof. Marco-A. De Paoli Principais tipos de aditivos para termoplásticos e suas funções:!estabilizantes,! plastificantes,!lubrificantes,!agentes antiestáticos,!retardantes de chama,!pigmentos e corantes,!agentes de expansão e

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DE FILMES MULTICAMADAS PARA ACONDICIONAMENTO DE SALSICHAS RESFRIADAS SEGUNDO A QUALIDADE MICROBIOLÓGICA

CARACTERÍSTICAS DE FILMES MULTICAMADAS PARA ACONDICIONAMENTO DE SALSICHAS RESFRIADAS SEGUNDO A QUALIDADE MICROBIOLÓGICA CARACTERÍSTICAS DE FILMES MULTICAMADAS PARA ACONDICIONAMENTO DE SALSICHAS RESFRIADAS SEGUNDO A QUALIDADE MICROBIOLÓGICA Aline Thomé* Maria Rita Chaves Nogueira** Resumo Produtos resfriados são de alto

Leia mais

INDÚSTRIAS DE PLÁSTICOS. Prof.Ms. Fernanda Palladino

INDÚSTRIAS DE PLÁSTICOS. Prof.Ms. Fernanda Palladino INDÚSTRIAS DE PLÁSTICOS Prof.Ms. Fernanda Palladino INDÚSTRIAS DE PLÁSTICOS O Alquimista moderno é o químicos de plásticos que operando com o calor, a pressão e os catalisadores, principalmente com substancias

Leia mais

CAP 12 MATERIAIS POLIMÉRICOS E COMPÓSITOS

CAP 12 MATERIAIS POLIMÉRICOS E COMPÓSITOS CAP 12 MATERIAIS POLIMÉRICOS E COMPÓSITOS Smith cap 7+ 13 12. 1 POLÍMEROS MATERIAIS POLIMÉRICOS: Elastómeros (borrachas): grandes deformações elásticas Plásticos: Termoplásticos: Necessitam de calor para

Leia mais

Quem Somos. O que fazemos? tipos de embalagens que fabricamos: camiseta sorriso alçafita sacos pp sacos vácuo NILONPOLY.

Quem Somos. O que fazemos? tipos de embalagens que fabricamos: camiseta sorriso alçafita sacos pp sacos vácuo NILONPOLY. Quem Somos Somos uma Fábrica de Embalagens versátil e inovadora com foco em produção para pequenos e médios empreendedores, nós fabricamos embalagens de qualidade internacional, temos uma gama diferenciada

Leia mais

Introdução à ciência dos polímeros

Introdução à ciência dos polímeros Introdução à ciência dos polímeros Prof. Germán Ayala Valencia Acondicionamento e Embalagem para Alimentos Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2018 Conteúdo Definição de monômero, oligômero

Leia mais

História Definição de papel Caraterísticas do papel Processo de fabricação Tipos de papel CONTEÚDO

História Definição de papel Caraterísticas do papel Processo de fabricação Tipos de papel CONTEÚDO Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos EMBALAGENS DE PAPEL Doutoranda: Fabíola Diniz da

Leia mais

Como se fazem cápsulas para café?

Como se fazem cápsulas para café? Como se fazem cápsulas para café? António Luís Pina Rocha Oliveira, 120504073 Bruno Filipe Videira Martins Ramos, 120504038 João Pedro Mouteira Guerreiro Romero Antelo, 120504119 Mário Jorge da Silva Gomes

Leia mais

PLÁSTICOS. O que são?

PLÁSTICOS. O que são? PLÁSTICOS O que são? Plásticos são materiais formados pela união de grandes cadeias moleculares chamadas polímeros, que, por sua vez, são formadas por moléculas menores, chamadas monômeros. Os plásticos

Leia mais

O processo básico de filmes tubulares por sopro está ilustrado

O processo básico de filmes tubulares por sopro está ilustrado VI - EXTRUSÃO DE FILMES TUBULARES VI.1 - Descrição do processo O processo básico de filmes tubulares por sopro está ilustrado na Figura VI.1. Figura VI.1 Ilustração de um processo de filme tubular por

Leia mais

Estrutura e Propriedades dos Polímeros

Estrutura e Propriedades dos Polímeros ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais Estrutura e Propriedades dos Polímeros PMT 3110 - Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia

Leia mais

Extrusora Mono Rosca (tipo Cascata) para filmes, fios e tecidos plásticos com troca de telas hidráulico.

Extrusora Mono Rosca (tipo Cascata) para filmes, fios e tecidos plásticos com troca de telas hidráulico. Extrusora Mono Rosca (tipo Cascata) para filmes, fios e tecidos plásticos com troca de telas hidráulico. LDA - SJP Moagem; Alimentação para funil através de venturi; Funil com alimentação forçada; Cilindro

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DO PROTÓTIPO DE VASSOURA POLIMÉRICA

DESENVOLVIMENTO DO PROTÓTIPO DE VASSOURA POLIMÉRICA Relatório final Iniciação Científica Faculdade de Tecnologia José Crespo Gonzáles DESENVOLVIMENTO DO PROTÓTIPO DE VASSOURA POLIMÉRICA Orientadora: Profa. Dra. Luciana Sgarbi Rossino Coorientador: Prof.

Leia mais

Papéis e outros substratos

Papéis e outros substratos Papéis e outros substratos Papel e Papelão este grupo estão os sacos e papéis de embrulho, formas simples e baratas de embalagem, as caixas e cartuchos de papelão liso e as caixas de papelão ondulado.

Leia mais

DEFINIÇÃO PLÁSTICOS DEFINIÇÃO CLASSIFICAÇÃO

DEFINIÇÃO PLÁSTICOS DEFINIÇÃO CLASSIFICAÇÃO MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL III DEFINIÇÃO PLÁSTICOS Formados pela combinação do carbono com oxigênio, hidrogênio, nitrogênio ou outros elementos orgânicos ou inorgânicos; C O H N Orgânicos Inorgânicos

Leia mais

3M Fitas Dupla-face e Transferíveis. Inovação. e versatilidade. para suas. ideias.

3M Fitas Dupla-face e Transferíveis. Inovação. e versatilidade. para suas. ideias. 3M Fitas Dupla-face e Transferíveis Inovação e versatilidade para suas ideias. Fitas Dupla-face e Transferíveis Do uso pessoal ao industrial, a 3M oferece uma solução certa para cada tipo de fixação. Sua

Leia mais

PVC. A Plastplex conta com uma grande quantidade de PVC Rígido em estoque nos formatos de Chapa, Tarugo e Tubo.

PVC. A Plastplex conta com uma grande quantidade de PVC Rígido em estoque nos formatos de Chapa, Tarugo e Tubo. PVC Denominação Química: Policloreto de Polivinila O PVC Rígido (cloreto de Vinila) é um material muito resistente a choques e quedas. É utilizado em diversos setores devido suas características versáteis.

Leia mais

Uma empresa que atua no mercado de embalagens plásticas. Tem como principal matéria-prima o polietileno (PE),

Uma empresa que atua no mercado de embalagens plásticas. Tem como principal matéria-prima o polietileno (PE), Uma empresa que atua no mercado de embalagens plásticas flexíveis desde 2002, produzindo com qualidade, segurança e prazos de entrega flexíveis. Nosso conceito é vender soluções para os clientes. Tem como

Leia mais

Os materiais termoplásticos e termorígidos podem ser empregados na fabricação de tubulações em substituição aos metais. No campo dos polímeros

Os materiais termoplásticos e termorígidos podem ser empregados na fabricação de tubulações em substituição aos metais. No campo dos polímeros 1 Introdução Em muitas aplicações civis, a distribuição e o transporte de derivados de petróleo (óleo, gasolina, álcool...), utilizam redes de tubulações de aço-carbono. Porém, essas tubulações apresentam

Leia mais

Fita Dupla Face com Adhesive 200MP

Fita Dupla Face com Adhesive 200MP Fita Dupla Face com Adhesive 200MP Boletim Técnico Maio, 2016 Descrição do Produto A fita com adesivo 3M 200MP possui um filme de poliéster fino para estabilidade dimensional e um melhor manuseio com a

Leia mais

Classificação dos Materiais Poliméricos

Classificação dos Materiais Poliméricos Fusibilidade: termoplásticos/termofixos. Tipos de Cadeias: lineares/ramificadas/ligações cruzadas. Taticidade: isotático, sindiotático, atático Comportamento Mecânico: elastômeros, fibras. Homopolímero

Leia mais

DuPont Minlon. Guia de produtos e propriedades. resinas termoplásticas de engenharia

DuPont Minlon. Guia de produtos e propriedades. resinas termoplásticas de engenharia DuPont Minlon resinas termoplásticas de engenharia Guia de produtos e propriedades 1 2 4 3 O logotipo Oval da DuPont, DuPont, The Miracles of Science*, e Minlon são marcas registradas ou marcas requeridas

Leia mais

SOLUÇÕES COM BARREIRA PARA ALIMENTOS SECOS

SOLUÇÕES COM BARREIRA PARA ALIMENTOS SECOS SOLUÇÕES COM BARREIRA PARA ALIMENTOS SECOS SOLUÇÕES COM BARREIRA PARA ALIMENTOS SECOS Tendências Globais do Mercado de Alimentos e Bebidas A praticidade é o principal impulsionador para os usuários finais,

Leia mais

poli mero macromolécula monômero

poli mero macromolécula monômero A palavra polímero origina-se do grego poli (muitos) e mero (unidade de repetição). Assim, um polímero é uma macromolécula composta por muitas (dezenas a milhares) unidades de repetição denominadas meros,

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Professor(es): Carla Valéria da Silva Padilha Titulação: Mestrado Curso: Curso Técnico de Nível Médio Subsequente em Agroindústria Turma: 3225 Período de Execução: 07/05/18 a 01/09/18

Leia mais

Propriedades DPBM - DP - KS Unidade Tolerância Peso 261 g/m² ± 7 % Espessura 236 m ± 7 %

Propriedades DPBM - DP - KS Unidade Tolerância Peso 261 g/m² ± 7 % Espessura 236 m ± 7 % DIGITAL PRINT RANCO FOSCO COMPOSIÇÃO: DPM - DP - KS FRONTAL: ADESIVO: LINER: DIGITAL PRINT RANCO FOSCO DIGITAL PERMANENTE- DP KRAFT- KS Propriedades DPM - DP - KS Unidade Tolerância Peso 261 g/m² ± 7 %

Leia mais

Produção de plásticos mundial (dados obtidos do boletim anual da ABIPLAST ) CIS- (Commnwealth of Independent States) compreende os países

Produção de plásticos mundial (dados obtidos do boletim anual da ABIPLAST ) CIS- (Commnwealth of Independent States) compreende os países Produção de plásticos mundial (dados obtidos do boletim anual da ABIPLAST - 2016) CIS- (Commnwealth of Independent States) compreende os países Armênia, Belarus, Cazaquistão, Federação Russa, Moldávia,

Leia mais

GLOSSÁRIO SOBRE PLÁSTICOS

GLOSSÁRIO SOBRE PLÁSTICOS ABS Aditivos Anti-Flamabilidade Anti-Oxidantes Agente de Expansão Agente de Sopro Bico de Borracha Bucha de Calandragem Canhão Capacidade de Plastificação Cargas de Reforço Cargas Inertes Casting Cavidade

Leia mais

Introdução aos Materiais Poliméricos

Introdução aos Materiais Poliméricos Introdução aos Materiais Poliméricos Introdução O que são polímeros? Do que os polímeros são feitos? Quais são os tipos de polímeros? Quais características conferem aos polímeros as suas características?

Leia mais

EMBALAGEM E ACONDICIONAMENTO

EMBALAGEM E ACONDICIONAMENTO EMBALAGEM E ACONDICIONAMENTO Aula 05 Farmácia Faculdade Nossa Cidade Profa. Larissa Martins Gonçalves A embalagem pode ser definida como uma meio econômico de prover apresentação, proteção, identificação/informação,

Leia mais

Cálculos para Moldes de injeção Plástica. Curso Técnico em Plástico

Cálculos para Moldes de injeção Plástica. Curso Técnico em Plástico Escola SENAI Conde Alexandre Siciliano Cálculos para Moldes de injeção Plástica Curso Técnico em Plástico Disciplina: Projeto de Moldes Prof.: Valdir Carlos Meneguello Índice Cálculos para molde de Injeção

Leia mais

UNIDADE 12 Estrutura e Propriedades dos Materiais Poliméricos

UNIDADE 12 Estrutura e Propriedades dos Materiais Poliméricos UNIDADE 12 Estrutura e Propriedades dos Materiais Poliméricos 1. Calcule o grau de polimerização do PA-6,6 (poli(hexametileno-adipamida) ou nylon- 6,6) que apresenta massa molar de 1,2x10 4 g/mol. Na síntese

Leia mais

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data da sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data da sua publicação, revogando-se as disposições em contrário. título: Portaria nº 987, de 08 de dezembro de 1998 ementa não oficial: Aprova o Regulamento Técnico para embalagens descartáveis de polietileno tereftalato - PET - multicamada destinadas ao acondicionamento

Leia mais

Norma Técnica: NBR 9622 Plásticos: Determinação das propriedades mecânicas a tração

Norma Técnica: NBR 9622 Plásticos: Determinação das propriedades mecânicas a tração Ensaio: Tração Norma Técnica: NBR 9622 Plásticos: Determinação das propriedades mecânicas a tração 100% Polipropileno (10 ensaios) 80% Polipropileno e 20% Casca de Arroz (10 ensaios) 60% Polipropileno

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA MCC1001 AULA 1

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA MCC1001 AULA 1 APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA MCC1001 AULA 1 Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dr. a Carmeane Effting 1 o semestre 2014 Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Engenharia Civil CLASSIFICAÇÃO

Leia mais

A Reciclagem de Poliestireno no Sistema Ponto Verde

A Reciclagem de Poliestireno no Sistema Ponto Verde A Reciclagem de Poliestireno no Sistema Ponto Verde ÍNDICE 01 02 03 Desafios para o Plástico O que é o Poliestireno? Reciclagem de PS Expandido 04 Caminhos a seguir 2 OS DESAFIOS PARA O PLÁSTICO Existe

Leia mais

LISTA N 01-3 A, B, C, D, E CATAGUASES PROF. SÍLVIO QUÍMICA ORGÂNICA 3 BIM. ENTREGAR FOLHA DE RESPOSTAS DIA 16/09/2011 (SEXTA FEIRA)

LISTA N 01-3 A, B, C, D, E CATAGUASES PROF. SÍLVIO QUÍMICA ORGÂNICA 3 BIM. ENTREGAR FOLHA DE RESPOSTAS DIA 16/09/2011 (SEXTA FEIRA) 1 LISTA N 01-3 A, B, C, D, E CATAGUASES - 2011 PROF. SÍLVIO QUÍMICA ORGÂNICA 3 BIM. ENTREGAR FOLHA DE RESPOSTAS DIA 16/09/2011 (SEXTA FEIRA) 1. Outra possibilidade para o seqüestro do CO atmosférico é

Leia mais

PMT 5854 Tecnologia dos Polímeros

PMT 5854 Tecnologia dos Polímeros PMT 5854 Tecnologia dos Polímeros Erich Yoneyama Felipe Albuquerque Gustavo Russo Blazek Thiago Sekeres Prof. Dr. Hélio Wiebeck http://www.youtube.com/watch?v=tkniokp 4Igc&feature=related Rotomoldagem

Leia mais

Conservação de alimentos pelo uso de embalagens

Conservação de alimentos pelo uso de embalagens Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTA) Conservação de alimentos pelo uso de embalagens Prof. Drª Angelita Leitão 1º semestre

Leia mais

TIPOS DE RECIPIENTES ADEQUADOS PARA ARMAZENAGEM DE RESÍDUOS QUÍMICOS:

TIPOS DE RECIPIENTES ADEQUADOS PARA ARMAZENAGEM DE RESÍDUOS QUÍMICOS: TIPOS DE RECIPIENTES DEQUDOS PR RMZENGEM DE RESÍDUOS QUÍMICOS: VIDRO s embalagens de vidro podem ser aproveitadas dos próprios frascos de reagentes originais. Isto leva a uma economia e leva ao reaproveitamento

Leia mais

ATMOSFERA MODICADA EM ALIMENTOS

ATMOSFERA MODICADA EM ALIMENTOS Florianópolis, 2018 Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos ATMOSFERA MODICADA EM ALIMENTOS

Leia mais

Plasticos e Vidros para Construção

Plasticos e Vidros para Construção Materiais de Construção Plasticos e Vidros para Construção Autor: Eng.º José James Nicol s Maputo, Outubro de 2010 PLASTICOS Conteudo: 1. Introdução ao estudo do plástico: Definição; Fabricação; Classificação;

Leia mais

EFEITO DA RADIAÇÃO POR FEIXE DE ELÉTRONS SOBRE AS PROPRIEDADES MECANICAS DO POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE

EFEITO DA RADIAÇÃO POR FEIXE DE ELÉTRONS SOBRE AS PROPRIEDADES MECANICAS DO POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE 29 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 29 Rio de Janeiro,RJ, Brazil, September27 to October 2, 29 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 978-85-99141-3-8 EFEITO DA RADIAÇÃO

Leia mais

Introdução aos Materiais Poliméricos

Introdução aos Materiais Poliméricos Introdução aos Materiais Poliméricos Introdução O que são polímeros? Do que os polímeros são feitos? Quais são os tipos de polímeros? Quais características conferem aos polímeros as suas características?

Leia mais

POLÍMEROS POLIETILENO DE BAIXA DENSIDADE

POLÍMEROS POLIETILENO DE BAIXA DENSIDADE POLÍMEROS Os polímeros são macromoléculas formada pela união de pequenas unidades que se repetem, os monômeros. Existem basicamente dois tipos de polimerização: adição e condensação. Na polimeirzação por

Leia mais

Como se fazem cápsulas para café?

Como se fazem cápsulas para café? Como se fazem cápsulas para café? Mário Alberto Almeida Dias - 120504112 Miguel Domingos Martins - 120504011 Paula Catarina Moreira Pinto - 120504018 Pedro Miguel Rodrigues Pereira - 120504106 Vasco Torgal

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO MECÂNICO EM 3D PARA RECICLAGEM DE RESÍDUOS PLÁSTICOS

DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO MECÂNICO EM 3D PARA RECICLAGEM DE RESÍDUOS PLÁSTICOS DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO MECÂNICO EM 3D PARA RECICLAGEM DE RESÍDUOS PLÁSTICOS Marcos Alexandre da Silva Araújo Aluno do IFMT, Campus Cuiabá, bolsista PIBIC/Cnpq Mathews Hemerson da Silva Matos Aluno

Leia mais

MATRIAIS POLÍMEROS. Curso: Engenharia de Produção / Engenharia Civil 1. ESTRUTURA DE MATERIAIS POLÍMERICOS

MATRIAIS POLÍMEROS. Curso: Engenharia de Produção / Engenharia Civil 1. ESTRUTURA DE MATERIAIS POLÍMERICOS Curso: Engenharia de Produção / Engenharia Civil MATRIAIS POLÍMEROS 1. ESTRUTURA DE MATERIAIS POLÍMERICOS A maioria dos materiais poliméricos é composta por cadeias moleculares muito grandes, com grupos

Leia mais