O que é o Polietileno

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O que é o Polietileno"

Transcrição

1 O que é o Polietileno Etileno, gás que se liquefaz a -104 ºC e pouco solúvel em água existente no gás de coqueria ou no gás natural, sendo representado pela formúla : C2H2. Dentro do processo de polimerização é formado o polímero de etileno, conhecido genéricamente como Polietileno e representado como: (C2H2)n onde n é a váriavel do processo de polimerização e que forma dois tipos diferentes de polietileno, sendo : LDPE HDPE (L-'low'=baixo) Polietileno de baixa densidade ( H - 'high' = alto ) - Polietileno de alta densidade Apesar de descoberto em 1899 pelo químico alemão Hans Pechmann foi desenvolvido muito lentamente, sem ter grandes aplicações comerciais, passando a ser produzido industrialmente somente em LDPE É o resultado da polimerização do etileno que produz uma estrutura ramificada de monômeros em pressões e temperaturas altas. Se funde a uma temperatura entre 104º e 120ºC, e se queima a 300ºC. Tem aspecto translúcido, opaco, de alta espessura e um toque parafínico. Não é tóxico, e é totalmente insolúvel na água, sendo fracamente permeável ao vapor d'água. Muito utilizado no processo de extrusão para fabricação de película. HDPE É o resultado da polimerização do etileno que produz uma estrutura linear de monômeros em pressões e temperaturas baixas, como mostra a foto anterior. É mais rígido e mais opaco que o LDPE e amolece entre 130º e 140ºC, possuíndo boa resistência a choques térmicos e baixas temperaturas. Bem mais permeável a gases que o LDPE, e sua permeabilidade ao vapor d'água é quase nula. Ambos são produzidos em granulos como mostra a foto ao lado.

2 Processos de transformação Extrusão Processo de transformação de termoplásticos que consiste em empurrar o material a ser moldado através de uma matriz de extrusão. Os materiais plásticos são misturados conforme o produto final a ser fabricado, e colocados na extrusora que irá empurrá-los até a matriz de extrusão. A extrusora é uma máquina que, como princípio geral, possuí uma entrada de material chamada de funil de alimentação, vindo em seguida um corpo formado por um cilindro, dentro do qual gira um parafuso sem fim e uma cabeça que serve de suporte para a matriz de extrusão. No caso do Polietileno é utilizado na saída da extrusora um equipamento circular que cria um tubo onde o mesmo é expandido formando um tubo maior ainda, que se eleva na vertical formando um cilindro plástico totalmente maleável, que sobe até o alto da extrusora. Neste ponto já está resfriado, e então é dobrado e desce para ser rebobinado, como podemos observar na foto ao lado. Desta forma produz-se uma película de Polietileno que sairá pronta em forma de uma bobina. Com outro tipo de extrusora também pode-se fabricar, semelhante a utilizada para o Poliestireno, chapas planas de polietileno, já com seu uso mais reduzido. Ainda dentro deste processo encontramos a fabricação de tubos flexíveis e rígidos de polietileno. Sopro O polietileno é largamente utilizado neste processo para fabricação de garrafas, copos e recepientes. A principal utilização deste processo se encontra na fabricação de garrafas e recepientes plásticos, que é o principal mercado do sopro. O polímero fundido proveniente de uma extrusora é expulso de uma fenda onde está o molde do recepiente a ser utilizado. Neste momento, um fluxo de ar prevíamente dimensionado é 'soprado' para dentro do molde herméticamente fechado, fazendo com que o polímero assuma a forma do mesmo. Uma vez em contato com a parede fria do molde o plástico se solidifica e se ajusta a todas as paredes do mesmo, então o molde é aberto e a garrafa moldada é retirada ou expulsa. Existem diversos tipos de máquinas de sopro, com diferenciações entre o tipo de recepiente e o volume de produção.

3 Injeção O Polietileno é muito utilizado neste processo para fabricação de recepientes de armazenagem líquida dada as suas características e, para objetos em geral. A injeção é um processo de moldagem de materiais plásticos ( termoplásticos e termofixos ) onde o material é fluidificado por aquecimento e a seguir injetado em um molde de uma ou mais partes. Na injetora existe um conjunto denominado de rosca-pistão, onde o plástico é fluidificado para ser injetado no molde. A cavidade do molde é essencialmente o negativo da peça a ser produzida. A cavidade se enche de plástico sob grande pressão e sofre um resfriamento, indo para o estado sólido quando finalmente a peça é expulsa da cavidade resultando no produto final. As pressões aplicadas neste processo podem variar de 5000 a psi, e por este motivo, o molde é seguro e fechado durante a injeção e resfriamento, com forças medidas em toneladas. Este processo permite produzir peças com uma grande precisão, com tolerâncias de medidas muito pequenas. Esta precisão é alcançada com a elaboração de moldes específicos e utilizando-se o plástico adequado ao produto que se deseja produzir. Normalmente estes moldes são fabricados em aço endurecido, com um ciclo de produção alto, ou em alumínio, ou em outros materiais quando o ciclo de produção não fôr grande. Por este motivo torna-se um processo caro quando a quantidade de peças não fôr grande, só ficando viável quando se produz uma grande quantidade de peças que compense os custos do molde.

4 Formas de apresentação Filmes e Películas Grande parte do polietileno extrusado toma a forma de filmes e películas, levando-se em conta que seu peso específico é bem menor que o PVC e o PS, obtem-se um produto leve e com grande maleabilidade. Encontramos filmes extrusados na largura de 1,40 mt. lisos em várias cores e também estampados, que possuem um grande uso em decoração e confeccionados. Com o LDPE ( baixa densidade ) consegue-se um película mais flexível e com um toque bem suave, igual ao que encontramos em geral em sacos plásticos transparentes totalmente flexíveis. Já com o HDPE ( alta densidade ) temos uma película muito mais resistente, com um toque mais sêco, como as sacolas plásticas de compras que resistem muito bem ao peso colocadas nelas sem se romperem. Ainda dentro desta categoria temos as lonas pretas e transparentes de grande largura, que são fabricadas por extrusão como já explicado anteriormente. No caso das películas é fabricada uma estícavel e transparente que é utilizada na embalagem de alimentos. Chapas Apresenta-se como um produto muito leve e com pouca resistência mecânica, mas que é aumentada modificando-se a estrutura da mesma, como por exemplo a chapa 'polionda', que é formada pela união de duas chapas finas através de várias ligações formando canais que melhoram sua resistência. Podem ser fabricadas também simples e com espessuras que chegam a mm. Em função de seu peso, acabam sendo um produto com aplicações onde se necessita produtos leves. Peças Técnicas Dentro desta forma de apresentação encontramos quase todos os produtos feitos pelo processo de extrusão, injeção e sopro, tais como : tubos, tonéis, garrafas, copos, bandejas e uma variedade muito grande de peças injetadas, que genéricamente podemos designar de 'peças técnicas'.

5 Usos e aplicações Agricultura e Construção Civil Os tubos e conduites são empregados largamente na construção dentro das instalações elétricas e materiais de acabamento elétrico. Sua flexibilidade é a principal característica. É muito importante para este emprego, pois permite pequenas curvas sem o auxílio de peças adicionais, como no caso do PVC. Em contrapartida possuem baixa resistência mecânica. Na agricultura os filmes, 'lonas pretas', são muito usados para proteger a safra e para realizar canais de irrigação. É possível fabricar lonas com uma grande largura sem emendas, o que a faz ideal para este fim. Confecção O filme extrusado na largura padrão de 1,40 mt. em várias cores e com diferentes tipos de estampas é muito usado na confecção de vários acessórios do lar, como uma cortina para box, uma toalha de mesa, uma capa de máquina, um avental plástico e muitos outros. Encontramos também como forro de bolsas, malas, sófas e acessórios de moda. Na decoração de festas, eventos e vitrines, encontra-se o filme liso e colorido com uma gama de cores muito grande, permitindo aos decoradores criar um ambiente alegre e colorido. Embalagens Sacos de lixo de várias cores, sendo o mais comum na cor preta, representa um grande mercado para o polietileno, e aí temos, em função da sua fabricação, dois tipos diferentes de embalagens. O saco plástico transparente é feito com o LDPE ( baixa densidade ) que apresenta baixa resistência mas muito macio ao toque, servindo para guardar pequenos objetos e documentos em pastas e arquivos.

6 O saco plástico em geral opaco é feito com o HDPE ( alta densidade ) que apresenta alta resistência, mas muito seco ao toque, servindo para carregar volumes grandes e pesados, facilmente encontrado em supermercados e magazines. Além destes tipos de embalagens temos o filme de polietileno retrátil ou auto encolhível, que serve para embalagens de gargalos de garrafas, lacres de segurança de alimentos e remédios, embalagem de brinquedos e outros. Diversos Flexogravura Com toda certeza voce já viu o resultado deste processo de impressão em plásticos, nos diversos tipos de embalagem de produtos que voce comprou, como o café em pó, o saco de feijão, açucar e muitos outros. Além de embalagens, o seu jornal ou sua revista também são impressas por esta técnica. É um processo que permite uma grande velocidade de impressão, bem como uma alta definição de imagens, meio-tons e precisão, pois 'transfere' a imagem pronta para o material a ser impresso, de uma forma semelhante a rotogravura. Na flexografia temos um cilindro chamado de 'rolo de anilox' que é formado por celas minúsculas ( como uma colméia ), tão pequenas que só são visíveis quando olhamos o mesmo ampliado. As celas são preenchidas com tinta através do contato com outro cilindro ou um recipiente cheio de tinta, sendo o excesso retirado por uma lâmina presa ao 'rolo de anilox'. A quantidade e o tamanho destas celas irão determinar a quantidade de tinta que será transferida para a imagem no 'cilindro com o prato de impressão'. O segundo cilindro chamado de 'prato de impressão' é o que recebe a tinta exatamente na figura a ser impressa, que por sua vez irá finalmente transferir ao subestrato ( filme plástico ). Em resumo, cada um dos três cilindros giram em sentido contrário ao seu vizinho, um com a finalidade de receber a tinta, outro com a imagem a ser impressa, e o outro com o filme plástico para impressão. As tintas utilizadas neste processo são de secagem ultra-rápida e com um grau de evaporação muito alta, o que permite que a impressão seja feita numa velocidade muito alta e que não resulte nenhum tipo de resíduo, já que o filme plástico pronto muitas vezes servirá de embalagem de comidas, e outros que estão sujeitos a contaminação. Fonte:

Operações Unitárias POLIMEROS

Operações Unitárias POLIMEROS Operações Unitárias POLIMEROS Processo PLÁSTICO são materiais orgânicos poliméricos sintéticos, de constituição macromolecular dotada de grande maleabilidade (que apresentam a propriedade de adaptar-se

Leia mais

Introdução aos materiais poliméricos. Profa. Dra. Daniela Becker

Introdução aos materiais poliméricos. Profa. Dra. Daniela Becker Introdução aos materiais poliméricos Profa. Dra. Daniela Becker Processos Processamento de materiais plásticos Principais processos Injeção Extrusão Sopro Termoformagem rotmoldagem outros Processamento

Leia mais

MOLDAGEM ROTACIONAL ROTOMOLDAGEM

MOLDAGEM ROTACIONAL ROTOMOLDAGEM MOLDAGEM ROTACIONAL OU ROTOMOLDAGEM Rotomoldagem Vantagens Custo do molde relativamente baixo; Possibilidade de produzir peças de grande volume; Não gera tensões internas na peça; Facilidade nas substituições

Leia mais

Flexografia é um processo de impressão rotativo direto que usa placas de polímeros ou borracha saliente com imagem em alto relevo ajustável aos

Flexografia é um processo de impressão rotativo direto que usa placas de polímeros ou borracha saliente com imagem em alto relevo ajustável aos Flexografia Flexografia é um processo de impressão rotativo direto que usa placas de polímeros ou borracha saliente com imagem em alto relevo ajustável aos cilindros porta-clichê, entintadas por cilindro

Leia mais

INTRODUÇÃO À MATERIAIS PLÁSTICOS (E05IMP1)

INTRODUÇÃO À MATERIAIS PLÁSTICOS (E05IMP1) INTRODUÇÃO À MATERIAIS PLÁSTICOS (E05IMP1) Processamento de Materiais Plásticos Indústria Profa. MSc. de Ketlin Transformados C. B. Mancinelli plásticos Disciplina: Introdução à Materiais Plásticos - UDESC

Leia mais

Processos de transformação de polímeros e controle de qualidade

Processos de transformação de polímeros e controle de qualidade Processos de transformação de polímeros e controle de qualidade Prof. Germán Ayala Valencia Acondicionamento e Embalagem para Alimentos Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2018 Conteúdo

Leia mais

O processo básico de filmes tubulares por sopro está ilustrado

O processo básico de filmes tubulares por sopro está ilustrado VI - EXTRUSÃO DE FILMES TUBULARES VI.1 - Descrição do processo O processo básico de filmes tubulares por sopro está ilustrado na Figura VI.1. Figura VI.1 Ilustração de um processo de filme tubular por

Leia mais

Polietileno, uma alternativa para o agronegócio

Polietileno, uma alternativa para o agronegócio Polietileno, uma alternativa para o agronegócio rotoplastyc.com.br Conteúdo desenvolvido por: 2 índice Introdução... O que é?... Onde encontrar?... Agronegócio... Agronegócio: Alimentos para a nossa mesa

Leia mais

Oficina de Identificação de Plásticos. Grupo Lavoisier Escola Frei Plácido

Oficina de Identificação de Plásticos. Grupo Lavoisier Escola Frei Plácido Oficina de Identificação de Plásticos Grupo Lavoisier Escola Frei Plácido O que são plásticos? São polímeros sintéticos, ou seja, grandes moléculas fabricadas para suprir nossas necessidades com custo

Leia mais

POLÍMEROS. Química Professora: Raquel Malta 3ª série Ensino Médio

POLÍMEROS. Química Professora: Raquel Malta 3ª série Ensino Médio POLÍMEROS Química Professora: Raquel Malta 3ª série Ensino Médio POLI MERO MUITAS PARTES Para pensar... Nossos descendentes, no futuro, talvez se refiram à nossa época como sendo a era dos plásticos. Muitos

Leia mais

Introdução: Injeção de Metais

Introdução: Injeção de Metais Introdução: Injeção de Metais Injeção é o processo metal-mecânico no qual o metal fundido é, sob pressão, forçado a entrar na cavidade esculpida de uma matriz, preenchendo-a e formando a peça desejada.

Leia mais

MOLDAGEM DE CASCA SHELL MOLDING. Prof. César Augusto Agurto Lescano, PhD.

MOLDAGEM DE CASCA SHELL MOLDING. Prof. César Augusto Agurto Lescano, PhD. MOLDAGEM DE CASCA SHELL MOLDING Prof. César Augusto Agurto Lescano, PhD. VANTAGENS E DESVANTAGENS DA MOLDAGEM EM AREIA Vantagens 1. A moldagem por areia verde é o mais barato dentre todos os métodos de

Leia mais

Moldagem por Injeção

Moldagem por Injeção Moldagem por Injeção Injeção Inúmeros produtos contêm partes moldadas por injeção: pentes, telefones, componentes de automóveis, computadores, monitores,televisores, etc; Processo relativamente simples

Leia mais

POLIMEROS. Por que estudar Polimeros?

POLIMEROS. Por que estudar Polimeros? POLIMEROS Por que estudar Polimeros? A estrutura dos polimeros afeta suas propriedades e o comportamento dos materiais poliméricos. Exemplos: (1)O grau de cristalinidade influi na massa específica, rigidez,

Leia mais

bronze), sendo que não há necessidade da sua destruição para a retirada da peça fundida

bronze), sendo que não há necessidade da sua destruição para a retirada da peça fundida 8 FUNDIÇÃO EM MOLDES PERMANENTES (COQUILHAS) Nos processos com moldes permanentes, o molde (também chamado de coquilha) é confeccionado em material metálico (ferro fundido, aço e, mais raramente, bronze),

Leia mais

Indústria World MSK PE PROFIL MASKOPRI FILM Indústria / Indústria / Indústria /

Indústria World MSK PE PROFIL MASKOPRI FILM Indústria / Indústria / Indústria / Alta Conformabilidade Fita crepe de polietileno especialmente desenvolvida para o setor automotivo, para pára-choques e áreas onde a alta conformabilidade é necessário para mascarar formas difíceis. Resistência

Leia mais

Escola Secundária Alfredo da Silva Ensino Básico 6º Ano Disciplina de Educação Tecnológica Materiais e Técnicas (7) Plásticos e Borrachas / 6ºB

Escola Secundária Alfredo da Silva Ensino Básico 6º Ano Disciplina de Educação Tecnológica Materiais e Técnicas (7) Plásticos e Borrachas / 6ºB Escola Secundária Alfredo da Silva Ensino Básico 6º Ano Disciplina de Educação Tecnológica Materiais e Técnicas (7) Plásticos e Borrachas / 6ºB 1. Alguns factos sobre os plásticos Os plásticos são materiais

Leia mais

PMT 5854 Tecnologia dos Polímeros

PMT 5854 Tecnologia dos Polímeros PMT 5854 Tecnologia dos Polímeros Erich Yoneyama Felipe Albuquerque Gustavo Russo Blazek Thiago Sekeres Prof. Dr. Hélio Wiebeck http://www.youtube.com/watch?v=tkniokp 4Igc&feature=related Rotomoldagem

Leia mais

RAMO AUTOMÓVEL. Há mais de 8 décadas a cumprir com o nosso papel

RAMO AUTOMÓVEL. Há mais de 8 décadas a cumprir com o nosso papel RAMO AUTOMÓVEL I- Proteção e Limpeza MINI-ROLO DE FILME ESTIRÁVEL Para maior proteção e limpeza do volante e manete de velocidades, durante qualquer operação de manutenção. Largura (mm) µm Embalagem 100

Leia mais

QUÍMICA. Química Orgânica. Polímeros Borrachas e Plásticos Parte 5. Prof. Giselle Blois

QUÍMICA. Química Orgânica. Polímeros Borrachas e Plásticos Parte 5. Prof. Giselle Blois QUÍMICA Química Orgânica Parte 5 Prof. Giselle Blois EXERCÍCIOS 1. Indique qual das afirmativas abaixo está correta e explique: a) Todos os polímeros são plásticos. b) Todas as macromoléculas são polímeros.

Leia mais

Acesse:

Acesse: Fundir é preciso Acesse: http://fuvestibular.com.br/ Até agora estudamos processos de fundição que, de maneira geral, se caracterizam pela produção de peças brutas com alguma variação dimensional e cuja

Leia mais

Aula 11 Projetos 04 Considerações sobre projetos de fundição

Aula 11 Projetos 04 Considerações sobre projetos de fundição Disciplina: Projeto de Ferramentais I Professor: Guilherme O. Verran Aula 11 Projetos 04 Considerações sobre projetos de fundição 1. Análise Inicial do Projeto - principais pontos a serem considerados

Leia mais

2.2 PROCESSOS DE FABRICAÇÃO: CONFORMAÇÃO

2.2 PROCESSOS DE FABRICAÇÃO: CONFORMAÇÃO SLIP CASTING SLIP CASTING SLIP CASTING Fatores Importantes Reologia - grau de defloculação da barbotina; Viscosidade; ph; Concentração de sólidos; Granulometria Vantagens Produção de componentes de forma

Leia mais

Como se fabricam recipientes para. refrigerantes?

Como se fabricam recipientes para. refrigerantes? Projeto FEUP Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Como se fabricam recipientes para 1M3_02 refrigerantes? Ana Morais de Almeida Queirós Monteiro, 120504084 Ana Rita Gonçalves Salvador, 120504010 João

Leia mais

FABRICAÇÃO MECÂNICA. Introdução aos Processos de Fabricação / Fundição. Material 1 Coletânea de materiais sobre fundição (livros, apostilas e resumos)

FABRICAÇÃO MECÂNICA. Introdução aos Processos de Fabricação / Fundição. Material 1 Coletânea de materiais sobre fundição (livros, apostilas e resumos) 2010 FABRICAÇÃO MECÂNICA Introdução aos Processos de Fabricação / Fundição Material 1 Coletânea de materiais sobre fundição (livros, apostilas e resumos) Prof. Alexander 1/1/2010 1 - INTRODUÇÃO 2 3 2 -

Leia mais

Materiais Poliméricos. Conceitos Gerais

Materiais Poliméricos. Conceitos Gerais Materiais Poliméricos Conceitos Gerais ESTRUTURA DOS POLIMEROS DEFINIÇÃO São moléculas muito grandes (macromoléculas) formadas pela repetição de pequenas e simples unidades químicas (monômeros), ligadas

Leia mais

Processos de Fundição do Alumínio. Ramón S. Cortés Paredes, Dr. Engº. LABATS/DEMEC/UFPR 2017

Processos de Fundição do Alumínio. Ramón S. Cortés Paredes, Dr. Engº. LABATS/DEMEC/UFPR 2017 Processos de Fundição do Alumínio Ramón S. Cortés Paredes, Dr. Engº. LABATS/DEMEC/UFPR 2017 Matéria-Prima Forno de Fundição A fundição é o ponto de partida para a fabricação de todos os produtos. É lá

Leia mais

MATERIAIS USADOS NA CONCEPÇÃO DE UM AUTOMOVÉL

MATERIAIS USADOS NA CONCEPÇÃO DE UM AUTOMOVÉL MATERIAIS USADOS NA CONCEPÇÃO DE UM AUTOMOVÉL Que materiais poliméricos são utilizados e quais os respectivos componentes? Projecto FEUP 2010/2011 Grupo MMM505 Docente: Prof. José Ferreira Duarte Monitor:

Leia mais

Engenharia Mecânica na Indústria Alimentar

Engenharia Mecânica na Indústria Alimentar Engenharia Mecânica na Indústria Alimentar Embalagens Alimentares e os seus processos de fabrico Equipa 1M05_1 Carlos Contente (up201504026) Cristiana Pessoa (up201505015) Gonçalo Moutinho (up201506397)

Leia mais

Dois tipos de monômeros são utilizados para obtenção de polímeros sob condições controladas de pressão e temperatura na presença de um catalisador.

Dois tipos de monômeros são utilizados para obtenção de polímeros sob condições controladas de pressão e temperatura na presença de um catalisador. PROCESSAMENTOS DE POLÍMEROS 1. Características gerais dos polímeros Vantagens: facilidade de fabricação: fácil moldagem, produção seriada de peças complexas baixa densidade: razoável relação resistência

Leia mais

O que é Tratamento Térmico de Aços?

O que é Tratamento Térmico de Aços? O que é Tratamento Térmico de Aços? Definição conforme norma NBR 8653 Operação ou conjunto de operações realizadas no estado sólido compreendendo o aquecimento, a permanência em determinadas temperaturas

Leia mais

Mangueiras Perfis Técnicos

Mangueiras Perfis Técnicos Produtos de Qualidade Mangueiras Perfis Técnicos Mangueiras Apresentação NASHA, fundada em 1990, possui ex- tubos e perfis técnicos extrudados em PVC periência no mercado industrial e neste perío- (policloreto

Leia mais

Cerâmicos encontrados na natureza como a argila. Utilizado basicamente para peças de cerâmica tradicional.

Cerâmicos encontrados na natureza como a argila. Utilizado basicamente para peças de cerâmica tradicional. PROCESSAMENTO DE CERÂMICOS 1. Características de materiais cerâmicos - alta dureza (resistência à abrasão) e resistência a elevadas temperaturas - alta fragilidade - grande diferença entre resistência

Leia mais

O QUE SÃO PLÁSTICOS?

O QUE SÃO PLÁSTICOS? POLIMEROS 1/64 O QUE SÃO PLÁSTICOS? Os plásticos são materiais orgânicos poliméricos sintéticos, de constituição macrocelular, dotada de grande maleabilidade, facilmente transformável mediante o emprego

Leia mais

Produção de plásticos mundial (dados obtidos do boletim anual da ABIPLAST ) CIS- (Commnwealth of Independent States) compreende os países

Produção de plásticos mundial (dados obtidos do boletim anual da ABIPLAST ) CIS- (Commnwealth of Independent States) compreende os países Produção de plásticos mundial (dados obtidos do boletim anual da ABIPLAST - 2016) CIS- (Commnwealth of Independent States) compreende os países Armênia, Belarus, Cazaquistão, Federação Russa, Moldávia,

Leia mais

Isolamento flexível intumescente com uma excelente resistência ao fogo ARMAFLEX PROTECT ARMAFLEX PROTECT

Isolamento flexível intumescente com uma excelente resistência ao fogo ARMAFLEX PROTECT ARMAFLEX PROTECT ARMAFLEX PROTECT Isolamento flexível intumescente com uma excelente resistência ao fogo Resistência ao fogo e isolamento térmico num só produto. Sistema concebido para a selagem de pontos de atravessamento

Leia mais

EngeCAD Serviços e Comércio de componentes Ltda.

EngeCAD Serviços e Comércio de componentes Ltda. A Nova Geração de Bicos de Injeção Valvulados. Para se usar a máquina para peças técnicas em ciclo rápido é preciso utilizar-se um bico de injeção valvulado. Os Bicos de Injeção Valvulados, (Corte de Fluxo

Leia mais

Tecnologia dos Materiais Processamento de Polímeros

Tecnologia dos Materiais Processamento de Polímeros Instituto Federal de Santa Catarina Campus Florianópolis Departamento Acadêmico de Metal-Mecânica Curso Técnico em Mecânica Tecnologia dos Materiais Processamento de Polímeros Módulo II Mecânica E-mail:

Leia mais

lasertec Uma nova era na colagem de bordos HOMAG lasertec

lasertec Uma nova era na colagem de bordos HOMAG lasertec O sucesso da tecnologia original Uma campanha da VDMA MARTINI-werbeagentur.de 05/2011 Uma nova era na colagem de bordos Um membro do HOMAG Group HOMAG Holzbearbeitungssysteme GmbH Homagstraße 3 5 72296

Leia mais

Disciplina: Projeto de Ferramentais I

Disciplina: Projeto de Ferramentais I Aula 04: Processos de Fundição em Moldes Metálicos por Gravidade (Coquilhas) 01: Introdução - Características do processo - Etapas envolvidas. - Fatores econômicos e tecnológicos - Ligas empregadas 02:

Leia mais

Oficina: Propriedades dos materiais

Oficina: Propriedades dos materiais Oficina: Propriedades dos materiais Oficina de CN/EF Presencial e EAD Desde que acordamos até a hora que vamos dormir mexemos e utilizamos vários objetos para diferentes fins. Observe ao seu redor. Perceba

Leia mais

ANEXO I. Pará Pag.: 1 Governo Municipal de Rio Maria. Preço Unit (R$) Código ALMOFADA P/ CARIMBO

ANEXO I. Pará Pag.: 1 Governo Municipal de Rio Maria. Preço Unit (R$) Código ALMOFADA P/ CARIMBO Pará Pag.: 1 002750 ALMOFADA P/ CARIMBO 30,0000UNIDADE 025786 APONTADOR DE LÁPIS MANUAL COM 15,0000UNIDADE RESERVATORIO 000942 BORRACHA ESCOLAR BRANCA Nº 40 6,0000CAIXA CAIXA CONTENDO 50 UNIDADES 000637

Leia mais

Comportamento Térmico dos Polímeros Parte 2

Comportamento Térmico dos Polímeros Parte 2 Universidade de São Paulo USP Escola de Engenharia de Lorena - EEL Comportamento Térmico dos Polímeros Parte 2 Prof. Amilton Martins dos Santos Rafael Caetano J. P. Silva Eletronegatividade do substituinte

Leia mais

Sobre a Contratil. À Contratil

Sobre a Contratil. À Contratil Sobre a Contratil À Contratil Reconhecida por seu desempenho desde o ano de 2000, a Contratil Embalagens Ltda tornou-se uma das maiores empresas no setor de lacres termoencolhíveis no Brasil. Dispomos

Leia mais

MASTER COOLERS BRINDES COM ESTILO. (41)

MASTER COOLERS BRINDES COM ESTILO.   (41) (41) 3403-5118 BRINDES COM ESTILO LINHA BALDES Balde de Gelo PP/ Polipropileno; - Capacidade: 1,5 lts; - Pedido mínimo: 200 peças na cor preta; - Acima de 500 peças: a cor solicitada pelo cliente; Balde

Leia mais

POLÍMEROS. Prof.a Cristiane P. T. Polastri

POLÍMEROS. Prof.a Cristiane P. T. Polastri POLÍMEROS Prof.a Cristiane P. T. Polastri Polímeros Polímeros são macromoléculas obtidas pela combinação de um número imenso (da ordem de milhares) de moléculas pequenas (os monômeros). Polimerização 1864

Leia mais

Como se fazem cápsulas para café?

Como se fazem cápsulas para café? Como se fazem cápsulas para café? António Luís Pina Rocha Oliveira, 120504073 Bruno Filipe Videira Martins Ramos, 120504038 João Pedro Mouteira Guerreiro Romero Antelo, 120504119 Mário Jorge da Silva Gomes

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA MCC1001 AULA 1

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA MCC1001 AULA 1 APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA MCC1001 AULA 1 Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dr. a Carmeane Effting 1 o semestre 2014 Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Engenharia Civil CLASSIFICAÇÃO

Leia mais

INDÚSTRIA DE AUTO ADESIVOS E SUPRIMENTOS

INDÚSTRIA DE AUTO ADESIVOS E SUPRIMENTOS www.sovinil.com.br (44) 3245-2500 INDÚSTRIA DE AUTO ADESIVOS E SUPRIMENTOS www.seletro.com Qualidade, velocidade e baixo custo operacional. Seletro 9200. IMPRESSORAS SELETRO 9200 1,54m / 2,20m / 3,20m

Leia mais

Extrusora Mono Rosca (tipo Cascata) para filmes, fios e tecidos plásticos com troca de telas hidráulico.

Extrusora Mono Rosca (tipo Cascata) para filmes, fios e tecidos plásticos com troca de telas hidráulico. Extrusora Mono Rosca (tipo Cascata) para filmes, fios e tecidos plásticos com troca de telas hidráulico. LDA - SJP Moagem; Alimentação para funil através de venturi; Funil com alimentação forçada; Cilindro

Leia mais

Prova de Injeção Plastificação Preenchimento, Pressurização e Recalque Resfriamento

Prova de Injeção Plastificação Preenchimento, Pressurização e Recalque Resfriamento Prova de Injeção 1- Defina claramente o conceito de ciclo de injeção. Adicionalmente faça desenhos que representem as principais etapas de um ciclo típico de moldagem por injeção em uma máquina injetora

Leia mais

Injeção - 1/5. Injeção

Injeção - 1/5. Injeção Injeção Injeção - 1/5 O processo de moldagem por injeção consiste essencialmente na fusão da resina PET, através do amolecimento do PET num cilindro aquecido e sua injeção no interior de um molde, onde

Leia mais

CATÁLOGO TÉCNICO Aços e Metais

CATÁLOGO TÉCNICO Aços e Metais CATÁLOGO TÉCNICO Aços e Metais A GGD Metals garante a qualidade do produto que você recebe! O maior e mais diversificado distribuidor de aços e metais da América Latina. Um Grupo nascido da fusão de três

Leia mais

PET: A injeção das pré-formas. (11) / (11) WhatsApp: (11)

PET: A injeção das pré-formas.   (11) / (11) WhatsApp: (11) PET: A injeção das pré-formas A transformação correta da resina PET exige o conhecimento prévio sobre as propriedades de processamento, como higroscopicidade, contração, temperatura de processamento e

Leia mais

MATERIAIS POLIMÉRICOS

MATERIAIS POLIMÉRICOS ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais MATERIAIS POLIMÉRICOS PMT 2100 - Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia 2º Semestre de

Leia mais

Arquitetura de Computadores

Arquitetura de Computadores PROF(A). Diego 1º PERIODO ADS 2017/05 Arquitetura de Computadores Número do grupo : 07 Integrantes: Christian Ribeiro Rezende Gustavo Henrique Freitas de Souza Odair Pereira Bomfim Junior Renan Luckmann

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL Nº 008/13 PROCESSO CPL 090/13 LICITAÇÃO DO TIPO MENOR PREÇO PARA AQUISIÇÃO DE MÓVEIS PARA URBES.

PREGÃO PRESENCIAL Nº 008/13 PROCESSO CPL 090/13 LICITAÇÃO DO TIPO MENOR PREÇO PARA AQUISIÇÃO DE MÓVEIS PARA URBES. 1 URBES PREGÃO PRESENCIAL Nº 008/13 PROCESSO CPL 090/13 LICITAÇÃO DO TIPO MENOR PREÇO PARA AQUISIÇÃO DE MÓVEIS PARA URBES. A - URBES, através de sua Pregoeira, resolve expedir o presente documento para

Leia mais

Relatório do PIC 2009 RECICLAGEM QUÍMICA E FÍSICA DE PET. Orientador: Prof. Dr.Idélcio Nogueira da Silva Aluna: Oziliana Campos de Lacerda

Relatório do PIC 2009 RECICLAGEM QUÍMICA E FÍSICA DE PET. Orientador: Prof. Dr.Idélcio Nogueira da Silva Aluna: Oziliana Campos de Lacerda Relatório do PIC 2009 RECICLAGEM QUÍMICA E FÍSICA DE PET Orientador: Prof. Dr.Idélcio Nogueira da Silva Aluna: Oziliana Campos de Lacerda Assis SP 2009 LACERDA, Oziliana Campos de Reciclagem química e

Leia mais

COMUNICADO N.º 01 PREGÃO PRESENCIAL SESC/MS Nº 062/2018

COMUNICADO N.º 01 PREGÃO PRESENCIAL SESC/MS Nº 062/2018 COMUNICADO N.º 01 PREGÃO PRESENCIAL SESC/MS Nº 062/2018 Serviço Social do Comércio - SESC - Administração Regional no Estado do Mato Grosso do Sul, por meio da Comissão Permanente de Licitação, torna público

Leia mais

SEM-0534 Processos de Fabricação Mecânica. Extrusão de Materiais Plásticos

SEM-0534 Processos de Fabricação Mecânica. Extrusão de Materiais Plásticos SEM-0534 Processos de Fabricação Mecânica Extrusão de Materiais Plásticos Polímero fundido Polímeros cristalinos: Existe uma alteração descontínua no volume específico à T m. Polímeros amorfos: Sem alteração

Leia mais

DEFINIÇÃO PLÁSTICOS DEFINIÇÃO CLASSIFICAÇÃO

DEFINIÇÃO PLÁSTICOS DEFINIÇÃO CLASSIFICAÇÃO MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL III DEFINIÇÃO PLÁSTICOS Formados pela combinação do carbono com oxigênio, hidrogênio, nitrogênio ou outros elementos orgânicos ou inorgânicos; C O H N Orgânicos Inorgânicos

Leia mais

A precisão e exatidão de medidas, a qualidade e acabamento superficial da peça são fatores amplamente dependentes do molde.

A precisão e exatidão de medidas, a qualidade e acabamento superficial da peça são fatores amplamente dependentes do molde. Moldes Plástico. Na seqüência de desenvolvimento de uma peça injetada, desde o primeiro rascunho até a extração na máquina, o molde de injeção é o último elo, porém não é o menos importante. A precisão

Leia mais

MOLDAGEM POR SOPRO. Carlos Henrique Scuracchio. UFSCar São Carlos - Setembro de 2015

MOLDAGEM POR SOPRO. Carlos Henrique Scuracchio. UFSCar São Carlos - Setembro de 2015 MOLDAGEM POR SOPRO Carlos Henrique Scuracchio UFSCar São Carlos - Setembro de 2015 Processamento de Materiais Poliméricos Termoplásticos Processos mais importantes Outros processos utilizados Extrusão

Leia mais

Refrigeração e Ar Condicionado

Refrigeração e Ar Condicionado Refrigeração e Ar Condicionado Câmaras Frigoríficas Filipe Fernandes de Paula filipe.paula@engenharia.ufjf.br Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Faculdade de Engenharia Universidade Federal

Leia mais

FITAS ADESIVAS HOTMELT

FITAS ADESIVAS HOTMELT HOTMELT DE DUPLA FACE MATERIAL DE SUPORTE EM TECIDO DE GAZE DE POLIÉSTER 2310 Hotmelt branco Habana 0.165 20-10 +60 9.1500 Colocação de alcatifas em chão ou superfícies irregulares. Suporte de rasgamento

Leia mais

MANGUEIRA VERDE SEMI-TRANSPARENTE TIPO LATEX

MANGUEIRA VERDE SEMI-TRANSPARENTE TIPO LATEX MANGUEIRA VERDE SEMI-TRANSPARENTE TIPO LATEX Mangueira verde monocolor, semi-transparente, de elevada qualidade e muito bom comportamento ao frio e calor de - 15ºC a + 50ºC. Excelente maleabilidade e acabamento

Leia mais

OsprendedoresdalinhaCor& Formaoferecem ótimo acabamentoaltaresistênciaàimpactos,podendosuportaro calordosol,ouofriodoinvernosem trincar.

OsprendedoresdalinhaCor& Formaoferecem ótimo acabamentoaltaresistênciaàimpactos,podendosuportaro calordosol,ouofriodoinvernosem trincar. OsprendedoresdalinhaCor& Formaoferecem ótimo acabamentoaltaresistênciaàimpactos,podendosuportaro calordosol,ouofriodoinvernosem trincar. A HELSIMPLASTtrazatévocê,produtosdealtaqualidade,com acabamentore

Leia mais

Licitacao Pregao Numero /2017 PAGINA 1 A N E X O - I

Licitacao Pregao Numero /2017 PAGINA 1 A N E X O - I Licitacao Pregao Numero 00049 /2017 PAGINA 1 - - - - - - - - 0001 38020 PCT 041.00015.0027-01 PAPEL HIGIENICO, PACOTE COM 04 ROLOS, DE ALTA QUALIDADE, FOLHAS DUPLAS, NA COR BRANCA, MACIO E SUAVE, RESISTENTE,

Leia mais

INFORMAÇÃO À IMPRENSA

INFORMAÇÃO À IMPRENSA INFORMAÇÃO À IMPRENSA battenfeld-cincinnati na Plastimagen: soluções de ponta para a extrusão a partir de uma única fonte A battenfeld-cincinnati participará da próxima exposição Plastimagen em novembro

Leia mais

Minicursos CRQ-IV

Minicursos CRQ-IV MECANISMOS DE CURA DE TINTAS Princípios Básicos B para Formação de Filmes LUIZ ANTONIO PEREIRA MARTINHO Setembro 2010 AGENDA FILME SOBRE TINTAS DEFINIÇÃO DE SECAGEM E CURA COMPONENTES DE UM FILME CURADO

Leia mais

VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE O PLÁSTICO????

VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE O PLÁSTICO???? VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE O PLÁSTICO???? O que é polímero? Poli = vários Mero = unidades de repetição Polímero = União de várias unidades de repetição. Polímero Mero Polímero é o mesmo que Plástico?

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Aula 17 2 MEDIÇÃO DE TEMPERATURA COM TERMÔMETRO DE DILATAÇÃO 3 MEDIÇÃO DE TEMPERATURA

Leia mais

PET SOPRO CORRETO EVITA PREJUÍZO. E-BOOK - PET: SOPRO CORRETO EVITA PREJUÍZO

PET SOPRO CORRETO EVITA PREJUÍZO.   E-BOOK - PET: SOPRO CORRETO EVITA PREJUÍZO PET SOPRO CORRETO EVITA PREJUÍZO Página 1 Com o grande consumo das garrafas de refrigerantes fabricadas de PET (polietileno tereftalato), essa resina se tornou atrativa para a fabricação de embalagens

Leia mais

consiste em forçar a passagem de um bloco de metal através do orifício de uma matriz mediante a aplicação de pressões elevadas

consiste em forçar a passagem de um bloco de metal através do orifício de uma matriz mediante a aplicação de pressões elevadas consiste em forçar a passagem de um bloco de metal através do orifício de uma matriz mediante a aplicação de pressões elevadas é o processo em que a peça é empurrada contra a matriz conformadora, com redução

Leia mais

Disciplinas» Suporte» Idioma Matheus Fernandes Barbosa

Disciplinas» Suporte» Idioma Matheus Fernandes Barbosa Disciplinas» Suporte» Idioma Matheus Fernandes Barbosa Início 2016 EP PMT PMT3200-2016250 Reciclagem de Polímeros Teste processamento de polímeros, PVC e reciclagem de polímeros Iniciado em sábado, 26

Leia mais

Como se fazem cápsulas para café?

Como se fazem cápsulas para café? Como se fazem cápsulas para café? Mário Alberto Almeida Dias - 120504112 Miguel Domingos Martins - 120504011 Paula Catarina Moreira Pinto - 120504018 Pedro Miguel Rodrigues Pereira - 120504106 Vasco Torgal

Leia mais

O que são Polímeros? Polímeros são macromoléculas compostas pela repetição de uma unidade básica, chamada mero.

O que são Polímeros? Polímeros são macromoléculas compostas pela repetição de uma unidade básica, chamada mero. Polímeros O que são Polímeros? Polímeros são macromoléculas compostas pela repetição de uma unidade básica, chamada mero. O que são Polímeros? o Polietileno (PE), produzido a partir do monômero etileno

Leia mais

Classificação dos Processos de Fundição

Classificação dos Processos de Fundição Classificação dos Processos de Fundição (1) Moldes Permanentes. ( Exemplos: Injeção, Baixa pressão, Coquilha por gravidade, Lingotamento contínuo e descontínuo, Fundição centrífuga ) (2) Moldes não Permanentes.

Leia mais

METAIS, AÇOS E PROCESSOS SIDERÚRGICOS

METAIS, AÇOS E PROCESSOS SIDERÚRGICOS METAIS, AÇOS E PROCESSOS SIDERÚRGICOS METAIS Podem ser moldados; São dúcteis (deformam antes de romper); Bons condutores de energia elétrica e calor. OBTENÇÃO DOS METAIS OBTENÇÃO DOS METAIS OBTENÇÃO DOS

Leia mais

A Reciclagem de Poliestireno no Sistema Ponto Verde

A Reciclagem de Poliestireno no Sistema Ponto Verde A Reciclagem de Poliestireno no Sistema Ponto Verde ÍNDICE 01 02 03 Desafios para o Plástico O que é o Poliestireno? Reciclagem de PS Expandido 04 Caminhos a seguir 2 OS DESAFIOS PARA O PLÁSTICO Existe

Leia mais

Metais não ferrosos Prof. Dr. Julio Cesar Sabadini de Souza

Metais não ferrosos Prof. Dr. Julio Cesar Sabadini de Souza Ligas não ferrosas Metais não ferrosos Prof. Dr. Julio Cesar Sabadini de Souza Dentre as mais importantes na construção civil estão incluídas as ligas de Alumínio Cobre Zinco Alumínio É o terceiro elemento

Leia mais

Processamento de Polímeros

Processamento de Polímeros s Tecnologia de Fabricação Mecânica Processamento de Polímero CLASSIFICAÇÃO DOS POLÍMEROS: PETRÓLEO: Formado por muitos compostos que possuem temperaturas de ebulição diferentes, sendo assim possível separá-los

Leia mais

Sumário. Selagem

Sumário. Selagem Sumário Embalagens especiais ------------------------------------------- 3 Selagem ---------------------------------------------------------- 3 Filme Composto com folhas de Alumínio ----------------------

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES TERMOLAMINADORA TM-360

MANUAL DE INSTRUÇÕES TERMOLAMINADORA TM-360 MANUAL DE INSTRUÇÕES TERMOLAMINADORA TM-360 PAINEL DE CONTROLE 1. Indicador de velocidade do motor 2. Indicador de tempetaratura 3. Maior velocidade no motor 4. Menor velocidade no motor 5. Maior temperatura

Leia mais

Controle térmico em processos de conformação de plásticos

Controle térmico em processos de conformação de plásticos Controle térmico em processos de conformação de plásticos O controle preciso da temperatura é essencial na indústria de plásticos. Para cada aplicação e matéria-prima processada há uma solução de resfriamento

Leia mais

unidade 57 R$ 17,26 FRACASSADO UNIDADE 55 R$ 11,91 FRACASSADO UNIDADE 25 R$ 36,92 DESERTO UNIDADE 18 R$ 24,61 DESERTO UNIDADE 18 R$ 70,74 DESERTO

unidade 57 R$ 17,26 FRACASSADO UNIDADE 55 R$ 11,91 FRACASSADO UNIDADE 25 R$ 36,92 DESERTO UNIDADE 18 R$ 24,61 DESERTO UNIDADE 18 R$ 70,74 DESERTO ITEM DESCRIÇÃO UNIDADE QTDE TOTAL CAMPI valor máximo estimado EMPRESA 29 CAIXA TÉRMICA, MATERIAL ISOPOR REVESTIMENTO FIBRA VIDRO, CAPACIDADE 100, CARACTERÍSTICAS ADICIONAIS DRENO LATERAL, TAMPA VEDAÇÃO

Leia mais

Propriedades DPBM - DP - KS Unidade Tolerância Peso 261 g/m² ± 7 % Espessura 236 m ± 7 %

Propriedades DPBM - DP - KS Unidade Tolerância Peso 261 g/m² ± 7 % Espessura 236 m ± 7 % DIGITAL PRINT RANCO FOSCO COMPOSIÇÃO: DPM - DP - KS FRONTAL: ADESIVO: LINER: DIGITAL PRINT RANCO FOSCO DIGITAL PERMANENTE- DP KRAFT- KS Propriedades DPM - DP - KS Unidade Tolerância Peso 261 g/m² ± 7 %

Leia mais

Matérias-primas utilizadas para a colagem das diversas películas componentes dos laminados.

Matérias-primas utilizadas para a colagem das diversas películas componentes dos laminados. Adesivos: Matérias-primas utilizadas para a colagem das diversas películas componentes dos laminados. Aditivos: 1 / 62 Produtos acrescentados à matéria-prima do filme, para criar características específicas.

Leia mais

o Pisos: de 2 a 10 mm; o Paredes: de 2 a 5 mm; Áreas úmidas, residenciais, industriais e comercias; Pisos aquecidos (até 40 C).

o Pisos: de 2 a 10 mm; o Paredes: de 2 a 5 mm; Áreas úmidas, residenciais, industriais e comercias; Pisos aquecidos (até 40 C). Criado: 11/08/2016 1. PRODUTO Rejunte Fácil Epóxi 2. DESCRIÇÃO O Rejunte Fácil Epóxi é um rejuntamento a base de resina epóxi tri componente, para juntas largas e estreitas em placas que exigem excelente

Leia mais

CATÁLOGO DE RESISTÊNCIA ELÉTRICA FLEXÍVEL TECNOFLEX - TRC

CATÁLOGO DE RESISTÊNCIA ELÉTRICA FLEXÍVEL TECNOFLEX - TRC CATÁLOGO DE RESISTÊNCIA ELÉTRICA FLEXÍVEL TECNOFLEX - TRC - TRC-P, TRC-PM...3 - TRC-S, TRC-SM...4 - TRC-SF, TRC-SFM...5 - TRC-S rígido uni lar...6 - TRC-S multi lar...7 - TRC-SP...8 - TRC-SM 12 e 24 volts...9

Leia mais

Extrusora evo Máquinas Produtos

Extrusora evo Máquinas Produtos NORDIMPIANTI P R O D U C T S APPLICATIONS T U R N K E Y S E R V I C E G L O B A L Extrusora evo Máquinas Produtos Tecnologia para a indústria de concreto pré-fabricado e protendido MÁQUINAS EXTRUSORA evo

Leia mais

RESPOSTA TÉCNICA. Bolsa; chimarrão; fabricação; fornecedor; mateira; matéria-prima; plástico; polímero

RESPOSTA TÉCNICA. Bolsa; chimarrão; fabricação; fornecedor; mateira; matéria-prima; plástico; polímero RESPOSTA TÉCNICA Título Mateira produzida a partir de matéria-prima plástica Resumo Indicação dos processos mais utilizados para transformação de plásticos, matéria-prima a ser utilizada e fornecedores

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO MOBILIÁRIO CÂMARA DOS VEREADORES CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA

MEMORIAL DESCRITIVO MOBILIÁRIO CÂMARA DOS VEREADORES CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA MEMORIAL DESCRITIVO MOBILIÁRIO CÂMARA DOS VEREADORES CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA PLENARIO VER. SOLY ANTONIO VALIAT 1 INSTRUÇÕES GERAIS: 1.1. Para a fabricação dos móveis é indispensável seguir o projeto, detalhamentos,

Leia mais

PROCESSOS AVANÇADOS DE USINAGEM

PROCESSOS AVANÇADOS DE USINAGEM PROCESSOS AVANÇADOS DE USINAGEM E FABRICAÇÃO DE PEÇAS DE PLÁSTICO Prof. Lopes INCLUEM PROCESSOS DE REMOÇÃO DE MATERIAL : QUÍMICOS ELÉTRICOS TÉRMICOS MECÂNICOS Usinagem Química Filme Usinagem Quimica

Leia mais

PAPÉIS, GRAMATURAS E PRINCIPAIS USOS

PAPÉIS, GRAMATURAS E PRINCIPAIS USOS 1 Introdução Iremos falar dos papéis mais usados, seus formatos e gramaturas. Existe uma grande variedade de papéis, aliás, a cada dia as fábricas lançam mais tipos fantasia, porém os mais usados são:

Leia mais

Embalagem de papel: classificação e controle de qualidade

Embalagem de papel: classificação e controle de qualidade Embalagem de papel: classificação e controle de qualidade Prof. Germán Ayala Valencia Acondicionamento e Embalagem para Alimentos Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2018 Conteúdo Processo

Leia mais

THE SWEDISH DOCTOR BLADE

THE SWEDISH DOCTOR BLADE THE SWEDISH DOCTOR BLADE SOBRE A PRIMEBLADE PRIMEBLADE PERFIS A PrimeBlade Sweden AB é uma empresa fabricante e fornecedora global de lâminas Doctor Blade para impressoras flexográfica, rotogravura e offset.

Leia mais

IV Fórum de Ensino Superior da Área Química Polímeros e suas aplicações: panorama atual e perspectivas

IV Fórum de Ensino Superior da Área Química Polímeros e suas aplicações: panorama atual e perspectivas IV Fórum de Ensino Superior da Área Química Polímeros e suas aplicações: panorama atual e perspectivas Polímeros Convencionais Lucilene Betega de Paiva Núcleo de Bionanomanufatura Laboratório de Processos

Leia mais

Soluções inovadoras em fios e cabos elétricos.

Soluções inovadoras em fios e cabos elétricos. 1 Soluções inovadoras em fios e cabos elétricos. Somos um dos maiores fabricantes mundiais de fios e cabos, com mais de 170 anos de história de progresso contínuo em nível global e mais de 40 anos no Brasil.

Leia mais