Aula 21. III - medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 21. III - medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo."

Transcrição

1 Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Direito Processual Penal Professora: Elisa Pitarro Monitor: Raphael Santana Aula 21 Uso de drogas (art. 28 da Lei ): A criminalização do uso de drogas é constitucional? Há dois posicionamentos da doutrina. 1) Nilo Batista: Além de violar a liberdade individual, essa criminalização também viola o principio da lesividade, que traz como um de seus consectários o fato do direito penal não poder punir a auto lesão e quando o agente usa drogas ele é o único prejudicado. 2) O bem jurídico tutelado pela Lei de Drogas não é a saúde do usuário, mas sim a saúde pública que é um bem transindividual da coletividade. Art. 28. Quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar será submetido às seguintes penas: I - advertência sobre os efeitos das drogas; II - prestação de serviços à comunidade; III - medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo. Considerando a pena do uso de drogas, é possível afirmar que o uso como crime? Nesse sentido, há dois posicionamentos doutrinários: 1) Luiz Flávio Gomes: O art. 1 da Lei de Introdução ao Código Penal define crime como o delito punido com reclusão, detenção ou multa e contravenção como delito punido prisão simples e multa. Como o uso não é punido com nenhuma dessas sanções, trata-se de uma infração penal sui generis. 2) Posição do STF até o presente momento: O uso de drogas é crime, com a peculiaridade de apresentar uma sanção penal diferenciada. (Questão da Magistratura de SP): Se o agente é surpreendido usando a droga, ele está cometendo crime? Duas posições: 1) Alberto Silva Franco: A Lei de Drogas não pune o uso em si, mas sim a conduta voltada ao uso, logo é fato atípico. 2) Quem usa a droga a está trazendo consigo, não importa se o faz no próprio corpo, no bolso ou na boca. Portar semente de maconha é crime? 1) A conduta é atípica, pois trata-se de ato preparatório a semeadura, conforme previsto no art. 28 paragrafo 1 da Lei Art. 28. Quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo,

2 para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar será submetido às seguintes penas: I - advertência sobre os efeitos das drogas; II - prestação de serviços à comunidade; III - medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo. 1 o Às mesmas medidas submete-se quem, para seu consumo pessoal, semeia, cultiva ou colhe plantas destinadas à preparação de pequena quantidade de substância ou produto capaz de causar dependência física ou psíquica. 2) A semente pode ser mastigada produzindo efeitos entorpecentes (xaxim) seria a hipótese do art. 28 caput da Lei ) A caracterização do crime do art. 28 depende da constatação no caso concreto do princípio ativo da maconha. A caracterização da conduta como tráfico depende, via de regra da quantidade de drogas apreendida: Grandes quantidades de droga sinalizam tráfico, pequenas quantidades nem sempre sinalizam uso. Há que se verificar a forma como a droga esta condicionada, o local da prisão, os antecedentes do acusado etc. Procedimento do uso: O uso se submete ao procedimento da Lei com as seguintes alterações: 1) Na hipótese da prisão em flagrante por uso, o agente será conduzido a Delegacia de Polícia e independentemente de prestar ou não compromisso de comparecer ao Juizado, ele será posto em liberdade, conforme o art. 48, parágrafo 3 da Lei Art. 48. O procedimento relativo aos processos por crimes definidos neste Título rege-se pelo disposto neste Capítulo, aplicando-se, subsidiariamente, as disposições do Código de Processo Penal e da Lei de Execução Penal. 3 o Se ausente a autoridade judicial, as providências previstas no 2 o deste artigo serão tomadas de imediato pela autoridade policial, no local em que se encontrar, vedada a detenção do agente. O que justifica a condução coercitiva de qualquer pessoa a delegacia sem prévia ordem judicial, no caso de flagrante é a expectativa remota daquela condução coercitiva se transformar em prisão em flagrante. Como na Lei de Drogas não há qualquer possibilidade disso ocorrer, Luiz Flavio Gomes questiona a legalidade dessa condução coercitiva.

3 2) O objeto da transação penal deve ser uma das penas previstas no art. 28 da Lei Tráfico: O fornecimento gratuito a que se refere o art. 33 caput é aquele feito pelo traficante para obter novos consumidores, não se confunde com o fornecimento gratuito feito entre usuários. Exemplo: O agente abre novo ponto de venda de drogas e promove uma festa com distribuição de substâncias entorpecentes gratuitamente no local. Art. 33. Importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor à venda, oferecer, ter em depósito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever, ministrar, entregar a consumo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar: Pena - reclusão de 5 (cinco) a 15 (quinze) anos e pagamento de 500 (quinhentos) a (mil e quinhentos) dias-multa. A antiga Lei de Drogas punia o tráfico com uma pena de 3 a 15 anos sem qualquer causa de diminuição de pena. Já a atual Lei de Drogas pune o tráfico com uma pena maior que são de 5 a 15 anos, porém trouxe uma cauda de diminuição de pena no parágrafo 4. O TJRJ aplicava o parágrafo 4 retroativamente aos condenados por tráfico, nos moldes do art. 12 da Lei Desta forma, aplicando a redução máxima de 2/3 aqueles condenados a pena de 3 anos eles fariam jus a suspensão condicionada do processo. O STJ editou a súmula 501 negando a possibilidade de combinação de Leis. Súmula 501 do STJ: É cabível a aplicação retroativa da Lei n /2006, desde que o resultado da incidência das suas disposições, na íntegra, seja mais favorável ao réu do que o advindo da aplicação da Lei n /1976, sendo vedada a combinação de leis. Peculiaridades do procedimento: A Lei de Drogas exige a presença de dois laudos, o laudo prévio que é condição de procedibilidade para o oferecimento da denúncia e para a elaboração do APF e o laudo definitivo, que é condição de prosseguibilidade para a realização da AIJ. Existem precedentes do STJ entendendo que a juntada tardia do laudo definitivo é mera irregularidade, uma vez que ele é apenas confirmatório do laudo técnico. Segundo a ministra Maria Tereza, dependendo da situação fática, seria possível a condenação de alguém sem a juntada de exame pericial ou até mesmo sem a apreensão da droga.

4 O inquérito de tráfico deve estar concluído no prazo de 30 dias se o agente estiver preso ou 90 dias se o agente estiver solto, prazos que podem ser duplicados conforme o art. 51 parágrafo 1 da Lei Art. 51. O inquérito policial será concluído no prazo de 30 (trinta) dias, se o indiciado estiver preso, e de 90 (noventa) dias, quando solto. Parágrafo único. Os prazos a que se refere este artigo podem ser duplicados pelo juiz, ouvido o Ministério Público, mediante pedido justificado da autoridade de polícia judiciária. Procedimento da denúncia: 1) Oferecimento da denúncia no prazo de 5 dias. 2) Notificação do acusado para oferecer defesa prévia no prazo de 10 dias. 3) Possibilidade de diligências judiciais, inclusive oitiva do preso. 4) Decisão sobre o recebimento da denúncia. 5) Citação para a realização da AIJ. Procedimento da AIJ: 1) O primeiro ato da AIJ será o interrogatório, uma vez que o procedimento não foi afetado pela reforma do CPP de Contudo, muitos juízes estão realizando uma interpretação sistemática invertendo o interrogatório também na Lei de Drogas. 2) Oitiva das testemunhas de acusação 3) Oitiva das testemunhas de defesa. 4) Debates orais. 5) Sentença oral. Possibilidade de liberdade provisória para o tráfico: Quando a Lei entrou em vigor, ela proibia fiança e liberdade provisória para crimes hediondos e equiparados, o que foi repetido pelo art. 44 da Lei /06. Contudo em 2007, a Lei alterou a Lei de crimes hediondos passando a permitir liberdade provisória. Em 2009, o STF enfrentou a questão e as ministras Hellen Grace e Carmem Lúcia entenderam que, independente da redação legal, foi a Constituição que proibiu qualquer possibilidade de liberdade provisória para todos os crimes hediondos equiparados, isso porque ao proibir a fiança, a Constituição proibiu todas as modalidades de liberdade provisória, pois quem proíbe o mais, proíbe o menos. Em 2011, a Lei alterou o CPP, tratando integralmente de prisão e liberdade provisória, proibindo apenas fiança para crimes hediondos e equiparados. Desta forma, a tendência na Jurisprudência é no sentido de admitir liberdade provisória para esses crimes. Art. 44. Os crimes previstos nos arts. 33, caput e 1 o, e 34 a 37 desta Lei são inafiançáveis e insuscetíveis de sursis, graça, indulto, anistia e liberdade provisória, vedada a conversão de suas penas em restritivas de direitos. Parágrafo único. Nos crimes previstos no caput deste artigo, dar-se-á o livramento condicional após o cumprimento de dois terços da pena, vedada sua concessão ao reincidente específico.

5

Conteúdo: Procedimento na Lei de Drogas (Lei /06). Procedimento nos Crimes contra a Propriedade Material.

Conteúdo: Procedimento na Lei de Drogas (Lei /06). Procedimento nos Crimes contra a Propriedade Material. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 19 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Procedimento na Lei de Drogas (Lei 11.343/06). Procedimento nos Crimes contra a Propriedade Material.

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento Penal Prof. Gisela Esposel - Previsão legal: artigo 48 a 59 da lei 11.343/06 - A nova lei de Drogas disciplina não apenas o procedimento penal, mas também a fase pré

Leia mais

SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL LEI DE DROGAS TRÁFICO E PORTE - DEFESAS. Prof. Rodrigo Capobianco

SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL LEI DE DROGAS TRÁFICO E PORTE - DEFESAS. Prof. Rodrigo Capobianco SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL LEI DE DROGAS TRÁFICO E PORTE - DEFESAS Prof. Rodrigo Capobianco A Lei 11.343/06 substituiu a antiga lei de drogas (Lei 6368/76) A mencionada lei pode ser dividida

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale LEI DE DROGAS * A Lei 11.343/06 trata do assunto drogas ilícitas A mencionada lei pode ser dividida em três partes: - Sistema de combate ao uso de drogas - Crimes - Procedimento

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática. Professor: Rodrigo J. Capobianco

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática. Professor: Rodrigo J. Capobianco PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática Professor: Rodrigo J. Capobianco LEGISLAÇÃO ESPECIAL LEI DE DROGAS * A Lei 11.343/06 trata do assunto drogas ilícitas A mencionada lei pode ser

Leia mais

Direito Penal. Lei de drogas Lei /2006. Parte 2. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Lei de drogas Lei /2006. Parte 2. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Lei de drogas Lei 11.343/2006. Parte 2. Prof.ª Maria Cristina DOS CRIMES E DAS PENAS Art. 33. Importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor à venda, oferecer,

Leia mais

5ºº Curso de Cultivo Apepi. Questões jurídicas sobre legalização e regulamentação da Cannabis para fins terapêuticos

5ºº Curso de Cultivo Apepi. Questões jurídicas sobre legalização e regulamentação da Cannabis para fins terapêuticos 5ºº Curso de Cultivo Apepi Questões jurídicas sobre legalização e regulamentação da Cannabis para fins terapêuticos Entendendo como as normas jurídicas tratam diferente uso medicinal e uso recreativo Entendendo

Leia mais

DIREITO PENAL PREPARATÓRIO

DIREITO PENAL PREPARATÓRIO DIREITO PENAL PREPARATÓRIO WWW.EDUARDOFERNANDESADV.JUR.ADV.BR A INFRAÇÃO PENAL (CRIME EM SENTIDO AMPLO) NO BRASIL A INFRAÇÃO PENAL É DIV IDIDA EM CRIME OU CONTRAVENÇÃO. A DEFINIÇÃO LEGAL DE CRIME E CONTRAVENÇÃO

Leia mais

NOVA LEI DE DROGAS: RETROATIVIDADE OU IRRETROATIVIDADE? (PRIMEIRA PARTE)

NOVA LEI DE DROGAS: RETROATIVIDADE OU IRRETROATIVIDADE? (PRIMEIRA PARTE) NOVA LEI DE DROGAS: RETROATIVIDADE OU IRRETROATIVIDADE? (PRIMEIRA PARTE) LUIZ FLÁVIO GOMES Doutor em Direito penal pela Faculdade de Direito da Universidade Complutense de Madri, Mestre em Direito penal

Leia mais

Direito Penal CERT Regular 3ª Fase

Direito Penal CERT Regular 3ª Fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Penal CERT Regular 3ª Fase Lei de Drogaas Lei nº 11.343/2006-1) CESPE DPU - 2015 Considerando que Carlo, maior e capaz, compartilhe com Carla, sua parceira eventual,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV AULA DIA 18/05 Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com DIREITO PROCESSUAL PENAL IV 2.3 PROCEDIMENTO DA LEI DE DROGAS (Lei 11.343/06) - Procedimento Previsto nos artigos 54 a 59 da

Leia mais

LEGISLAÇÃO EXTRAVAGANTE LEI /06

LEGISLAÇÃO EXTRAVAGANTE LEI /06 LEGISLAÇÃO EXTRAVAGANTE LEI 11.343/06 Institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas - Sisnad; prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários

Leia mais

Contravenção Penal (Decreto nº 3.688/41) Crime anão Delito liliputiano Crime vagabundo

Contravenção Penal (Decreto nº 3.688/41) Crime anão Delito liliputiano Crime vagabundo Contravenção Penal (Decreto nº 3.688/41) Crime anão Delito liliputiano Crime vagabundo Extraterritorialidade Art. 2º. A lei brasileira só é aplicável à contravenção praticada no território nacional. Tentativa

Leia mais

RELAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE O ECA E A LEI /2006

RELAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE O ECA E A LEI /2006 RELAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE O ECA E A LEI 11.343/2006 LUCIANA LINERO Promotora de Justiça Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ A política

Leia mais

SEGUNDA PROVA ESCRITA SENTENÇA CRIMINAL

SEGUNDA PROVA ESCRITA SENTENÇA CRIMINAL SEGUNDA PROVA ESCRITA SENTENÇA CRIMINAL Nesta prova, faça o que se pede, utilizando, caso deseje, os espaços para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para o CADERNO DE

Leia mais

É uma norma Penal em branco, ou seja, é aquela que necessita da complementação de outra norma para ter eficácia.

É uma norma Penal em branco, ou seja, é aquela que necessita da complementação de outra norma para ter eficácia. LEI DE DROGAS 11.343/06 É uma norma Penal em branco, ou seja, é aquela que necessita da complementação de outra norma para ter eficácia. Art. 28 do CP Porte de Droga para uso próprio. São aplicadas as

Leia mais

Lei 11343/2006 Legislação Especial Lei de Drogas

Lei 11343/2006 Legislação Especial Lei de Drogas Lei 11343/2006 Legislação Especial Lei de Drogas CURSO PREPARATÓRIO PARA CARREIRAS POLICIAIS 2017 Professor: Azevedo O Legislador quis tutelar a saúde pública em geral; O Legislador traz no bojo da

Leia mais

Obs: Os textos grifados correspondem à lei original antes da reforma proposta.

Obs: Os textos grifados correspondem à lei original antes da reforma proposta. PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA LEI Nº 11.343/2006 APRESENTAÇÃO Este projeto de lei, além de estabelecer critérios objetivos de diferenciação entre traficante e usuário, apóia instituições de cuidado para que

Leia mais

DEFINIÇÃO DE HEDIONDO E A CF/88

DEFINIÇÃO DE HEDIONDO E A CF/88 - LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL - - Lei nº 8.072/90 - Crimes Hediondos - Professor: Marcos Girão - DEFINIÇÃO DE HEDIONDO E A CF/88 1 CRIMES HEDIONDOS - DEFINIÇÃO O crime HEDIONDO não é aquele que no caso concreto,

Leia mais

15/03/2018 LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL (MUDANÇAS LEGISLATIVAS E DOUTRINÁRIAS 2017) PROF. MARCOS GIRÃO

15/03/2018 LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL (MUDANÇAS LEGISLATIVAS E DOUTRINÁRIAS 2017) PROF. MARCOS GIRÃO LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL (MUDANÇAS LEGISLATIVAS E DOUTRINÁRIAS 2017) PROF. MARCOS GIRÃO 1 LEI ANTIDROGAS (LEI Nº 11.343/2006) REGRA DE OURO 2 LEI ANTIDROGAS REGRA DE OURO Ficam PROIBIDAS, em TODO o território

Leia mais

Direito Penal. Lei de drogas Lei /2006. Parte 1. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Lei de drogas Lei /2006. Parte 1. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Lei de drogas Lei 11.343/2006. Parte 1. Prof.ª Maria Cristina TÍTULO I - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1o Esta Lei institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas - Sisnad;

Leia mais

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS Crimes afiançáveis imputados a funcionário público

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS Crimes afiançáveis imputados a funcionário público PROCEDIMENTOS ESPECIAIS Crimes afiançáveis imputados a funcionário público 1. Verificar se o funcionário público possui foro por prerrogativa de função, se possuir rito previsto pela Lei 8038/90 2. Se

Leia mais

Direito Penal. Lei de crimes hediondos. Parte 2. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Lei de crimes hediondos. Parte 2. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Lei de crimes hediondos. Parte 2. Prof.ª Maria Cristina Art. 2º Os crimes hediondos, a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins e o terrorismo são insuscetíveis

Leia mais

Lei /2006 Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas

Lei /2006 Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas Lei 11.343/2006 Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas Institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas Sisnad; prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção

Leia mais

LEI Nº , DE 23 DE AGOSTO DE 2006

LEI Nº , DE 23 DE AGOSTO DE 2006 LEI Nº 11.343, DE 23 DE AGOSTO DE 2006 Institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas - Sisnad; prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários

Leia mais

NOVA LEI DE DROGAS: RETROATIVIDADE OU IRRETROATIVIDADE? (SEGUNDA PARTE)

NOVA LEI DE DROGAS: RETROATIVIDADE OU IRRETROATIVIDADE? (SEGUNDA PARTE) NOVA LEI DE DROGAS: RETROATIVIDADE OU IRRETROATIVIDADE? (SEGUNDA PARTE) LUIZ FLÁVIO GOMES Doutor em Direito penal pela Faculdade de Direito da Universidade Complutense de Madri, Mestre em Direito penal

Leia mais

DIREITO PENAL. 1. Tráfico privilegiado causa de diminuição de pena art. 33, 4º 1 :

DIREITO PENAL. 1. Tráfico privilegiado causa de diminuição de pena art. 33, 4º 1 : 1 PONTO 1: Tráfico privilegiado causa de diminuição de pena PONTO 2: Maquinário, aparelho, instrumento ou objeto destinado para o preparo da droga PONTO 3: Associação para o tráfico PONTO 4: Financiamento

Leia mais

Juizados Especiais Criminais

Juizados Especiais Criminais Direito Processual Penal Juizados Especiais Criminais Constituição Federal Art. 98. A União, no Distrito Federal e nos Territórios, e os Estados criarão: I - juizados especiais, providos por juízes togados,

Leia mais

Aula 10. Qual o vício quando o Ministério Público oferece denúncia em face de agente que possui apenas 17 anos?

Aula 10. Qual o vício quando o Ministério Público oferece denúncia em face de agente que possui apenas 17 anos? Turma e Ano: Regular 2015 / Master B Matéria / Aula: Direito Processual Penal / Aula 10 Professor: Elisa Pittaro Monitora: Kelly Soraia Aula 10 NULIDADES EM ESPÉCIE Art. 564. A nulidade ocorrerá nos seguintes

Leia mais

Tóxicos. O OBJETIVO DESTE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SERÁ A APRESENTAÇÃO DO PROCEDIMENTO ESPECIAL DA LEI DE DROGAS

Tóxicos. O OBJETIVO DESTE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SERÁ A APRESENTAÇÃO DO PROCEDIMENTO ESPECIAL DA LEI DE DROGAS Tóxicos. O OBJETIVO DESTE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SERÁ A APRESENTAÇÃO DO PROCEDIMENTO ESPECIAL DA LEI DE DROGAS Drogas PROCEDIMENTO NOS CRIMES DA LEI ANTIDROGAS A Lei 11.343/2006, ab-rogou a

Leia mais

TEORIA GERAL DO DELITO PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES

TEORIA GERAL DO DELITO PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES TEORIA GERAL DO DELITO PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES 1 Introdução 1.1 - Infração penal no Brasil O Brasil é adepto do sistema dualista ou dicotômico, ou seja, divide a infração penal em duas espécies:

Leia mais

Aula nº 09. Juizados Especiais Criminais Objetivo Aula 09 - Exercícios Comentados

Aula nº 09. Juizados Especiais Criminais Objetivo Aula 09 - Exercícios Comentados Página1 Curso/Disciplina: Juizados Especiais Criminais Objetivo Aula: Juizados Especiais Criminais Objetivo Aula 09 Professor(a): Elisa Pittaro Monitor(a): Analia Freitas Aula nº 09. Juizados Especiais

Leia mais

Direito Penal. Lei de Combate às Drogas Lei /06

Direito Penal. Lei de Combate às Drogas Lei /06 Direito Penal Lei de Combate às Drogas Lei 11.343/06 Introdução: - Norma Penal em Branco Heterogenia Lei 11.343/06 Lei de Drogas Portaria 344/98 ANVISA Define os crimes relacionados as drogas ilícitas

Leia mais

Da prisão e da Liberdade Provisória

Da prisão e da Liberdade Provisória Da prisão e da Liberdade Provisória Parte II Prof. Gisela Esposel - Da fiança. Continuação - Alguns crimes são considerados inafiançáveis - Artigo 323 do CPP - Não será concedida a fiança: - I nos crimes

Leia mais

Aula nº. 01 PRINCÍPIOS. Pena é a consequência imposta pelo estado para aquele que pratica um fato típico, punível e culpável. Página1. Lei 11.

Aula nº. 01 PRINCÍPIOS. Pena é a consequência imposta pelo estado para aquele que pratica um fato típico, punível e culpável. Página1. Lei 11. Curso/Disciplina: DIREITO PENAL (PARTE GERAL) MODULO TEORIA DA PENA Aula: PRINCIPIOS AULA 01 Professor(a): CLÁUDIA BARROS Monitor(a): PAULA CAROLINE N OLIVEIRA Aula nº. 01 PRINCÍPIOS Pena é a consequência

Leia mais

Nos termos do artigo 55 da lei /06, com base nos fatos e fundamentos que passa a expor:

Nos termos do artigo 55 da lei /06, com base nos fatos e fundamentos que passa a expor: EXCELENTÍSSIMO JUIZ DE DIREITO DA 2ª VARA CRIMINAL DE APARECIDA DE GOIÂNIA- GOIÁS. PROCESSO: XXXXX URGENTE RÉU PRESO MURILO de tal, brasileiro, solteiro, auxiliar de vendas, nascido em 16 de agosto de

Leia mais

Direito Penal. Lei de drogas Lei /2006. Parte 3. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Lei de drogas Lei /2006. Parte 3. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Lei de drogas Lei 11.343/2006. Parte 3. Prof.ª Maria Cristina Art. 34. Fabricar, adquirir, utilizar, transportar, oferecer, vender, distribuir, entregar a qualquer título, possuir, guardar

Leia mais

PONTO 1: Prisão 1. PRISÃO. Quanto às espécies de prisão, podemos falar em:

PONTO 1: Prisão 1. PRISÃO. Quanto às espécies de prisão, podemos falar em: 1 DIREITO PROCESSUAL PENAL PONTO 1: Prisão 1. PRISÃO Segundo o art. 5º, LXI, da CF/88, é possível a prisão mediante flagrante delito ou ordem escrita e fundamentada da autoridade competente, salvo transgressão

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Da prisão e da liberdade provisória Liberdade provisória e fiança Parte 1 Prof. Thiago Almeida . Espécie de medida cautelar (CPP, art. 319, VIII) Liberdade provisória e fiança.

Leia mais

LEI DE DROGAS Parte I. Aula 6

LEI DE DROGAS Parte I. Aula 6 LEI DE DROGAS Parte I Aula 6 INTRODUÇÃO A Lei n. 11.343, sancionada em 23 de agosto de 2006, é a atual Lei de Drogas. A lei antecedente 10.409/2002, que tratava do tema, foi expressamente revogada. No

Leia mais

Escrivão Polícia Civil do Espírito Santo Processo penal

Escrivão Polícia Civil do Espírito Santo Processo penal Escrivão Polícia Civil do Espírito Santo Processo penal 71 A respeito das exceções disciplinadas pelo Código de Processo Penal... Gab: Letra b (Para que a parte recuse o juiz, é necessário que ela própria...)

Leia mais

LEGISLAÇÃO Extravagante Jecrim

LEGISLAÇÃO Extravagante Jecrim LEGISLAÇÃO Extravagante Jecrim Professor Thalisson Faleiro LEI Nº 9.099/95 DISPÕE SOBRE OS JUIZADOS ESPECIAIS CRIMINAL. Infração penal: Crimes Reclusão Detenção Máximo da pena e de 30 anos. Multa Contravenção

Leia mais

Conteúdo: Prisão Temporária: Contagem do Prazo; Rol de Crimes; Recurso do Indeferimento. Nulidades: Conceito; Espécies; Princípios.

Conteúdo: Prisão Temporária: Contagem do Prazo; Rol de Crimes; Recurso do Indeferimento. Nulidades: Conceito; Espécies; Princípios. Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 10 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Prisão Temporária: Contagem do Prazo; Rol de Crimes; Recurso do Indeferimento. Nulidades: Conceito;

Leia mais

LIBERDADE PROVISÓRIA SEM A NECESSIDADE DE RECOLHIMENTO DE FIANÇA

LIBERDADE PROVISÓRIA SEM A NECESSIDADE DE RECOLHIMENTO DE FIANÇA LIBERDADE PROVISÓRIA Instituto processual que garante ao acusado o direito de aguardar em liberdade o transcorrer do processo até o trânsito em julgado, vinculado ou não a certas obrigações, podendo ser

Leia mais

PROVA DISCURSIVA. Em seu texto, atenda ao que se pede a seguir. consequências diretas no contexto demográfico em apreço. [valor: 3,50 pontos]

PROVA DISCURSIVA. Em seu texto, atenda ao que se pede a seguir. consequências diretas no contexto demográfico em apreço. [valor: 3,50 pontos] PROVA DISCURSIVA Nesta prova, faça o que se pede, usando, caso deseje, os espaços para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva os textos para o CADERNO DE TEXTOS DEFINITIVOS DA PROVA

Leia mais

Direito Penal. Lei dos Crimes Hediondos (Lei 8.072/90) Professor Joerberth Nunes.

Direito Penal. Lei dos Crimes Hediondos (Lei 8.072/90) Professor Joerberth Nunes. Direito Penal Lei dos Crimes Hediondos (Lei 8.072/90) Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Penal LEI Nº 8.072, DE 25 DE JULHO DE 1990 Dispõe sobre os crimes hediondos, nos termos

Leia mais

DISPOSIÇÕES PENAIS. CRIMES ELEITORAIS São todas condutas que, durante o

DISPOSIÇÕES PENAIS. CRIMES ELEITORAIS São todas condutas que, durante o CRIMES ELEITORAIS São todas condutas que, durante o processo eleitoral atingem ou maculam a liberdade do direito ao voto, os procedimentos das atividades eleitorais, desde o alistamento até a diplomação

Leia mais

Breves considerações sobre a parte penal da nova lei

Breves considerações sobre a parte penal da nova lei antitóxicos Breves considerações sobre a parte penal da nova lei César Dario Mariano da Silva 8º PJ do II Tribunal do Júri Após trinta anos de vigência a Lei nº 6.368/76 foi expressamente revogada pela

Leia mais

RECURSO SUSEPE (Agente Penitenciário)

RECURSO SUSEPE (Agente Penitenciário) RECURSO SUSEPE (Agente Penitenciário) BANCA: La Salle ANO: 2017 MATÉRIA: Legislação PROFESSORA: Joerberth Nunes AVISO: O texto abaixo, para o pedido de recurso, é meramente ilustrativo e não deve ser copiado.

Leia mais

Prof. Leandro Igrejas.

Prof. Leandro Igrejas. Olá! A prova de legislação especial para PRF veio do jeito que esperávamos. Alguns enunciados, contudo, merecem ressalva, conforme nossos breves comentários a seguir. Forte abraço, Prof. Leandro Igrejas.

Leia mais

26/09/2018 LEI DE CRIMES HEDIONDOS ESQUEMATIZADA LEI N DE 25 DE JULHO DE 1990 PROF. MARCOS GIRÃO

26/09/2018 LEI DE CRIMES HEDIONDOS ESQUEMATIZADA LEI N DE 25 DE JULHO DE 1990 PROF. MARCOS GIRÃO LEI DE CRIMES HEDIONDOS ESQUEMATIZADA LEI N 8.072 DE 25 DE JULHO DE 1990 PROF. MARCOS GIRÃO 1 CRIMES HEDIONDOS Legislação Penal Especial Prof. Marcos Girão O crime HEDIONDO não é aquele que no caso concreto,

Leia mais

Legislação Penal ECA E. do Desarmamento E. Idoso E. do Torcedor

Legislação Penal ECA E. do Desarmamento E. Idoso E. do Torcedor Direito Penal Legislação Penal ECA E. do Desarmamento E. Idoso E. do Torcedor E. do Desarmamento Lei 10.826/03 Art 12: Possuir ou manter sob sua guarda arma de fogo, acessório ou munição, de uso permitido,

Leia mais

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Procedimento Sumaríssimo. Gustavo Badaró aulas de 5 e 19 de abril de 2017

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Procedimento Sumaríssimo. Gustavo Badaró aulas de 5 e 19 de abril de 2017 Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Procedimento Sumaríssimo Gustavo Badaró aulas de 5 e 19 de abril de 2017 PLANO DA AULA 1. Noções gerais 2. Infrações penais de menor potencial ofensivo

Leia mais

03.1 Introdução Noções gerais LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL 03 A Lei Antidrogas A droga: Atualmente, a Lei nº /2006 trata dos crimes relacionados ao

03.1 Introdução Noções gerais LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL 03 A Lei Antidrogas A droga: Atualmente, a Lei nº /2006 trata dos crimes relacionados ao Cópia proibida 03.1 Introdução Noções gerais LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL 03 A Lei Antidrogas A droga: Atualmente, a Lei nº 11.343/2006 trata dos crimes relacionados ao uso e tráfico de drogas. Esta Lei substituiu

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento Penal Prof. Gisela Esposel - O procedimento comum ordinário será aplicado para a apuração de crimes cuja sanção máxima cominada for igual ou superior a 4 (quatro)

Leia mais

DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL

DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL PRINCÍPIOS Legalidade: Somente a lei, elaborada na forma que a Constituição permite, pode determinar o que é crime e indicar a pena cabível. Taxatividade: As leis que definem

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Processual Penal. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Processual Penal. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Magistratura Estadual Período 2008 2016 1) FCC - JUIZ ESTADUAL - TJGO (2012) Em relação à prova no processo penal, é correto afirmar que a) não sendo possível o exame de

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I Código de PROCESSO PENAL Comentado DECRETO-LEI Nº 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941 LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL

SUMÁRIO. Parte I Código de PROCESSO PENAL Comentado DECRETO-LEI Nº 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941 LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL Parte I Código de PROCESSO PENAL Comentado DECRETO-LEI Nº 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941 LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL Título I Disposições preliminares (Arts. 1º a 3º)... 3 Título II Do inquérito policial

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Polícia Judiciária Eleitoral - Parte 2. Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Polícia Judiciária Eleitoral - Parte 2. Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL - Parte 2 Prof. Roberto Moreira de Almeida CAPÍTULO II DA NOTÍCIA-CRIME ELEITORAL Art. 3º. Qualquer pessoa que tiver conhecimento da existência de infração penal eleitoral deverá, verbalmente

Leia mais

DIAULAS COSTA RIBEIRO

DIAULAS COSTA RIBEIRO DIAULAS COSTA RIBEIRO Doutor em Direito Alma mater: Universidade Católica Portuguesa, Lisboa Pós-Doutor em Bioética e Direito: Universidade Complutense de Madrid Desembargador do Tribunal de Justiça do

Leia mais

COMENTÁRIOS A LEI /2011 MEDIDAS CAUTELARES E-LEARNING

COMENTÁRIOS A LEI /2011 MEDIDAS CAUTELARES E-LEARNING O presente trabalho tem por objetivo fazer uma análise sucinta da nova lei de Prisão Preventiva aplicáveis como novas regras da prisão processual, fiança, liberdade provisória e medidas cautelares alternativas

Leia mais

Índice Geral. Índice Sistemático do Código de Processo Penal

Índice Geral. Índice Sistemático do Código de Processo Penal Índice Geral Código de Processo Penal Decreto-lei 3.689, de 3 de outubro de 1941... 13 Súmulas Criminais do STF e do STJ Comentadas... 1645 Índice Alfabético-Remissivo... 1905 Bibliografia... 1923 Índice

Leia mais

Índice Geral. Índice Sistemático do Código de Processo Penal

Índice Geral. Índice Sistemático do Código de Processo Penal Índice Geral Código de Processo Penal Decreto-lei 3.689, de 3 de outubro de 1941... 13 Súmulas Criminais do STF e do STJ Comentadas... 1657 Índice Alfabético-Remissivo... 1929 Bibliografia... 1947 Índice

Leia mais

PONTO 1: Procedimentos

PONTO 1: Procedimentos 1 PROCESSO PENAL PONTO 1: Procedimentos PROCEDIMENTOS Procedimento/rito é a forma pela qual se desenvolve o processo. Indicações bibliográficas: Nucci e Avena, ambos edição de 2009. Art. 394 do CPP. Hoje,

Leia mais

SUMÁRIO. 1. DOS PRINCípIOS DO DIREITO PROCESSUAL PENAL 2. DO INQUÉRITO POLICIAL

SUMÁRIO. 1. DOS PRINCípIOS DO DIREITO PROCESSUAL PENAL 2. DO INQUÉRITO POLICIAL SUMÁRIO 1. DOS PRINCípIOS DO DIREITO PROCESSUAL PENAL 1.1. Princípio do Devido Processo Legal, 15 1.2. Princípio do Contraditório, 16 1.3. Princípio da Ampla Defesa, 16 1.4. Princípio da Presunção de Inocência,

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale ESTATUTO DO DESARMAMENTO (CRIMES) A Lei 10.826/03 trata do Estatuto do Desarmamento Além de todas as regras referentes a armas (quem concede licenças, quem pode portar,

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale Competência SÚMULAS SOBRE COMPETÊNCIA Súmula Vinculante 45 A competência constitucional do Tribunal do Júri prevalece sobre o foro por prerrogativa de função estabelecido

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Polícia Judiciária Eleitoral. Prof. Karina Jaques

DIREITO ELEITORAL. Polícia Judiciária Eleitoral. Prof. Karina Jaques DIREITO ELEITORAL Prof. Karina Jaques CAPÍTULO I DA POLÍCIA JUDICIÁRIA ELEITORAL Art. 1º O Departamento de Polícia Federal ficará à disposição da Justiça Eleitoral sempre que houver eleições, gerais ou

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I Código de PROCESSO PENAL Comentado DECRETO-LEI Nº 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941 LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL

SUMÁRIO. Parte I Código de PROCESSO PENAL Comentado DECRETO-LEI Nº 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941 LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL Parte I Código de PROCESSO PENAL Comentado DECRETO-LEI Nº 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941 LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL Título I Disposições preliminares (Arts. 1º a 3º)... 21 Título II Do inquérito policial

Leia mais

10 anos da Lei /06

10 anos da Lei /06 10 anos da Lei 11.343/06 Cristiano Avila Maronna Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) Plataforma Brasileira de Política de Drogas (PBPD) O Ministério Público em busca de novas práticas

Leia mais

28/03/2019. Professor: Anderson Camargo 1

28/03/2019. Professor: Anderson Camargo 1 28/03/2019 Professor: Anderson Camargo 1 Espécies de Prisão Cautelar. a) Prisão em flagrante; b) Prisão preventiva; c) Prisão temporária. 28/03/2019 Professor: Anderson Camargo 2 PRISÃO EM FLAGRANTE. 1-

Leia mais

Aula 04 EXECUÇÃO DAS PENAS RESTRITIVAS DE DIREITO. O art. 43 do CP diz:

Aula 04 EXECUÇÃO DAS PENAS RESTRITIVAS DE DIREITO. O art. 43 do CP diz: Turma e Ano: Execução Penal / 2016 Matéria / Aula: Execução de Penas Restritivas de Direito / Execução das Medidas de Segurança / Aula 04 Professor: Elisa Pittaro Monitora: Kelly Silva Aula 04 EXECUÇÃO

Leia mais

Estatuto da Criança e do Adolescente - E.C.A Lei 8.069/90

Estatuto da Criança e do Adolescente - E.C.A Lei 8.069/90 Estatuto da Criança e do Adolescente - E.C.A Lei 8.069/90 Menor vítima Crimes praticados contra criança ou adolescente com previsão no ECA - Lei 8.069/90 Art. 240.ECA - Produzir, reproduzir, dirigir, fotografar,

Leia mais

RECURSO SUSEPE (Agente Penitenciário Administrativo)

RECURSO SUSEPE (Agente Penitenciário Administrativo) RECURSO SUSEPE (Agente Penitenciário Administrativo) BANCA: La Salle ANO: 2017 MATÉRIA: Legislação PROFESSORA: Joerberth Nunes AVISO: O texto abaixo, para o pedido de recurso, é meramente ilustrativo e

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Liberdade provisória no delito de tráfico de drogas Luiz Flávio Gomes* Em decisão monocrática proferida no HC 81.241-GO, em 16.04.07, o Min. Felix Fischer (Quinta Turma do STJ) denegou

Leia mais

03 de Agosto de Coordenação Pedagógica Carreiras Jurídicas. FUNDAMENTOS PARA RECURSOS Delegado Civil SP. Orientações de interposição do recurso

03 de Agosto de Coordenação Pedagógica Carreiras Jurídicas. FUNDAMENTOS PARA RECURSOS Delegado Civil SP. Orientações de interposição do recurso 03 de Agosto de 2018 Coordenação Pedagógica Carreiras Jurídicas FUNDAMENTOS PARA RECURSOS Delegado Civil SP Orientações de interposição do recurso O candidato poderá interpor recurso contra o gabarito

Leia mais

Introdução. Principais alterações:

Introdução. Principais alterações: LEI 12.403/11 Lei 12.403/11 A Lei 12.403 de 04 de maio de 2011 altera dispositivos do Código de Processo Penal no que diz respeito a: - Prisões Provisórias - Liberdade Provisória - Relaxamento da Prisão

Leia mais

SUSPENSÃO CONDICIONAL DA PENA. Profa. Luanna Tomaz

SUSPENSÃO CONDICIONAL DA PENA. Profa. Luanna Tomaz SUSPENSÃO CONDICIONAL DA PENA Profa. Luanna Tomaz INTRODUÇÃO Origem: Surge na França em 1884. Medida judicial que determina o sobrestamento da pena, preenchidos determinados requisitos. Natureza Jurídica:

Leia mais

4. AÇÃO CIVIL EX DELICTO 4.1 Questões

4. AÇÃO CIVIL EX DELICTO 4.1 Questões SUMÁRIO 1. APLICAÇÃO DO DIREITO PROCESSUAL PENAL 1.1 A lei processual no espaço 1.2 A lei processual no tempo (irretroatividade) 1.3 A lei processual em relação às pessoas 1.3.1 Imunidades 1.3.2 Imunidade

Leia mais

XXIII EXAME DE ORDEM PROCESSO PENAL PROF CHRISTIANO GONZAGA

XXIII EXAME DE ORDEM PROCESSO PENAL PROF CHRISTIANO GONZAGA XXIII EXAME DE ORDEM PROCESSO PENAL PROF CHRISTIANO GONZAGA Princípios Devido Processo Legal Juiz Natural PRINCÍPIOS IMPORTANTES Ampla Defesa Presunção de Inocência Aplicação da lei processual Art. 2º,

Leia mais

CRIMES HEDIONDOS. Conceito. Sistema Legal (art. 5º, inc. XLIII, CF) Sistema Judicial Sistema Misto

CRIMES HEDIONDOS. Conceito. Sistema Legal (art. 5º, inc. XLIII, CF) Sistema Judicial Sistema Misto Conceito Sistema Legal (art. 5º, inc. XLIII, CF) Sistema Judicial Sistema Misto Sistema legal temperado? Habeas Corpus (HC) 118533 tráfico privilegiado; Crimes militares Art. 5º, XLIII - a lei considerará

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direitos Constitucionais Penais e Garantias Const. do Processo Parte 4 Profª. Liz Rodrigues - Art. 5º, LXIV, CF/88: o preso tem direito à identificação dos responsáveis

Leia mais

Aula nº 54. Liberdade Provisória (continuação)

Aula nº 54. Liberdade Provisória (continuação) Curso/Disciplina: Direito Processual Penal Aula: Liberdade Provisória - 54 Professor(a): Marcelo Machado Monitor(a): Adriana Vasconcellos Pereira Aula nº 54 Liberdade Provisória (continuação) O valor da

Leia mais

A DISCRICIONARIEDADE DA AUTORIDADE POLICIAL NA TIPIFICAÇÃO DO CRIME DE TRÁFICO OU USO DE DROGAS E SEUS REFLEXOS NA INSTRUÇÃO CRIMINAL

A DISCRICIONARIEDADE DA AUTORIDADE POLICIAL NA TIPIFICAÇÃO DO CRIME DE TRÁFICO OU USO DE DROGAS E SEUS REFLEXOS NA INSTRUÇÃO CRIMINAL Revista Rumos da Pesquisa em Ciências Empresariais, Ciências do Estado e Tecnologia 109 A DISCRICIONARIEDADE DA AUTORIDADE POLICIAL NA TIPIFICAÇÃO DO CRIME DE TRÁFICO OU USO DE DROGAS E SEUS REFLEXOS NA

Leia mais

REINALDO ROSSANO LÉO MATOS INFORMÁTICA EXERCÍCIOS QUADRIX LINUX DIREITO PROCESSUAL PENAL

REINALDO ROSSANO LÉO MATOS INFORMÁTICA EXERCÍCIOS QUADRIX LINUX DIREITO PROCESSUAL PENAL REINALDO ROSSANO LÉO MATOS INFORMÁTICA EXERCÍCIOS QUADRIX LINUX DIREITO PROCESSUAL PENAL CARGOS: OFICIAL DE JUSTIÇA E ANALISTA JUDICIÁRIO FUNÇÃO JUDICIÁRIA PROVA OBJETIVA: 9.1.3. A Prova Objetiva será

Leia mais

Lei n /2011 e prisão provisória: questões polêmicas

Lei n /2011 e prisão provisória: questões polêmicas Fernando Capez é Procurador de Justiça licenciado e Deputado Estadual. Presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (2007-2010). Mestre em Direito pela

Leia mais

SUMÁRIO. Abreviaturas...

SUMÁRIO. Abreviaturas... SUMÁRIO Abreviaturas.............................. II CAPÍTULO I - PARTE GERAL 1. Direito processual penal...... 14 2. Leis processuais brasileiras............... 14 3. Sistemas processuais......... 14

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento Penal Procedimento comum sumaríssimo - Lei nº 9.099 de 1995 - Lei dos Juizados Especiais Criminais JECRIM Parte 2 Prof. Gisela Esposel - Artigo 62 da lei 9099/95.

Leia mais

Livramento condicional

Livramento condicional Livramento condicional CONDICIONAL ART. 83 E SEGUINTES DO CP CONCEITO CARACTERÍSTICAS ANTECIPADA LIBERDADE CONDICIONAL PRECÁRIA NATUREZA JURÍDICA DIREITO SUBJETIVO DO APENADO - NÃO SE PODE NEGAR A LIBERDADE

Leia mais

NO PROCESSO PENAL. Nota: A juntada de documentos pode ocorrer em qualquer fase do processo (CPP, art. 231).

NO PROCESSO PENAL. Nota: A juntada de documentos pode ocorrer em qualquer fase do processo (CPP, art. 231). NO PROCESSO PENAL No processo penal todos os prazos correrão em cartório e serão contínuos e peremptórios, não se interrompendo por férias, domingo ou feriado (CPP, art. 798). Não se computará, no prazo,

Leia mais

- INQUÉRITO POLICIAL -

- INQUÉRITO POLICIAL - Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 04 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Inquérito Policial - INQUÉRITO POLICIAL - 4. INSTAURAÇÃO DO IP: a) Ação Penal Pública Incondicionada:

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO CARGO: DEFENSOR PÚBLICO FEDERAL DE SEGUNDA CATEGORIA PROVA DISSERTATIVA ESCRITA GRUPO II

CONCURSO PÚBLICO DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO CARGO: DEFENSOR PÚBLICO FEDERAL DE SEGUNDA CATEGORIA PROVA DISSERTATIVA ESCRITA GRUPO II I QUESTÃO 1 1 Sim, existe diferença entre a condução coercitiva de testemunha e a de acusado ou investigado no sistema jurídico brasileiro. 2 A condução coercitiva de testemunha tem amparo no ordenamento

Leia mais

LEGISLAÇÃO ESPECIAL: DE DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL

LEGISLAÇÃO ESPECIAL: DE DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL LEGISLAÇÃO ESPECIAL: DE DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL 143 QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS FUNDAMENTADAS Edição junho 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste material,

Leia mais

Prof. Marcelo Lebre. Crimes Hediondos. Noções Gerais sobre a Lei nº 8.071/1990

Prof. Marcelo Lebre. Crimes Hediondos. Noções Gerais sobre a Lei nº 8.071/1990 Prof. Marcelo Lebre Crimes Hediondos Noções Gerais sobre a Lei nº 8.071/1990 1. INTRODUÇÃO 1.1. Previsão Constitucional art. 5º, inciso XLIII CF/1988 - A lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis

Leia mais

Vistos e examinados os autos.

Vistos e examinados os autos. CONCLUSÃO Em 08 de fevereiro de 2013, faço estes autos conclusos à MMª. Juíza Federal Titular da 3ª Vara Federal de Sorocaba, Drª SYLVIA MARLENE DE CASTRO FIGUEIREDO. Técnico Judiciário RF 5448 PROCESSO

Leia mais

Professor Wisley Aula 04

Professor Wisley Aula 04 - Professor Wisley www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 7 1. INDICIAMENTO É atribuir a alguém a autoria de determinada infração penal na fase

Leia mais

Suspensão Condicional da Pena. Aula 5

Suspensão Condicional da Pena. Aula 5 Suspensão Condicional da Pena Aula 5 SUSPENSÃO CONDICIONAL DA PENA Conceito Instituto importado do direito francês consistente na possibilidade de o juiz liberar o condenado do cumprimento da pena privativa

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br As Mudanças Legais no Cultivo de Maconha Para Uso Próprio Thiago Lauria* 1 - Introdução O cultivo de substância entorpecente para uso próprio, em especial da maconha (por ser a hipótese

Leia mais