SOFRIMENTO PSÍQUICO CONTEMPORÂNEO NA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA: ESTUDOS E APLICAÇÕES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SOFRIMENTO PSÍQUICO CONTEMPORÂNEO NA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA: ESTUDOS E APLICAÇÕES"

Transcrição

1 1 SOFRIMENTO PSÍQUICO CONTEMPORÂNEO NA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA: ESTUDOS E APLICAÇÕES PATRÍCIA MENDES LEMOS HILANA SOUSA FERREIRA MARIA CREUSA DE ASSIS VASCONCELOS SILVA INTRODUÇÃO O Grupo de Estudos em Sofrimento Psíquico Contemporâneo na perspectiva fenomenológica foi realizado pelo Programa de Iniciação Científica (PROIC) da Faculdade Luciano Feijão (FLF), constituindo o seu período de vigência de 1 (um) ano, de março de 2016 a março de 2017, tendo contado com a participação de 20 (vinte) discentes de diversos semestre do curso de Psicologia da mesma instituição. Buscou promover o aprofundamento da compreensão dos discentes sobre o sofrimento psíquico contemporâneo na perspectiva fenomenológica, através de leituras compartilhadas sobre o tema, com foco nos conceitos de sofrimento psíquico, contemporaneidade e abordagem fenomenológica. Tivemos o objetivo geral de promover o aprofundamento da compreensão dos participantes sobre o sofrimento psíquico contemporâneo na perspectiva fenomenológica, através de estudos sobre a temática, além de realizar atividades de pesquisa e intervenções, como elaboração de resumos para apresentação em eventos científicos e Mobilização Social. Os objetivos específicos versaram sobre: 1) Promover uma compreensão crítica do conceito de sofrimento psíquico contemporâneo; 2) Compreender, de modo aprofundado e aplicado, a perspectiva fenomenológica em Psicologia; 3) Relacionar a prática clínica e de saúde ao olhar social em Psicologia; 4) Estimular a elaboração de resumos e artigo (s) científico (s) sobre o tema. A partir de uma tradição humanista-fenomenológica, podemos pensar o sofrimento psíquico, dimensão há muito estudada pela ciência psicológica, como uma condição a priori da existência humana. Tal afirmação, porém, é insuficiente e não nos isenta da árdua tarefa de compreender o sofrimento psíquico não apenas em suas nuances existenciais e comportamentais, mas fundamentalmente, nos aspectos em que ele é atravessado pela situação histórica, ou seja, pelo contexto da contemporaneidade.

2 2 Em quaisquer áreas de atuação, tanto o discente em Psicologia como o profissional psicólogo, deparam-se com o fenômeno dos complexos modos de sofrer contemporâneos, os quais se manifestam como ausência de potência, sentimento de vazio, experiência de desespero, fenômeno depressivo, relações de adição, expressões de ruptura e violência, entre outros. Torna-se, portanto, um investimento necessário o da compreensão das características e dos modos de produção desse sofrimento, que tem suas raízes não apenas nas significações individuais, mas na época em que vivemos. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS O grupo de estudos foi conduzido adotando como método o círculo de leitura, a partir da bibliografia recomendada, com o estudo partilhado e as reflexões advindas da troca de experiências e dos diferentes posicionamentos e conhecimentos prévios dos participantes. Os círculos de leitura são uma modalidade de prática leitora organizada em prol da partilha de textos e de pontos de vista sobre eles. Foram realizados encontros durante os quais não se desenvolveram aulas, mas exercícios coletivos de leitura e de discussão, orientados por um leitor-guia, ou mediador de leitura. O círculo caracterizou-se por um movimento em que todos se moveram e se envolveram, podendo contemplar-se mutuamente e trocar sucessivamente de lugar. Tal metodologia concedeu lugar a uma leitura viva e não solitária, onde o conhecimento pôde ser partilhado e modificado pelas trocas relacionais (BOHM & MARANGONI, 2011). A metodologia de orientação fenomenológica esteve presente em relação às categorias teóricas, com vistas à descrição exaustiva dos conceitos, bem como à captação dos aspectos mais essenciais dos temas centrais das leituras realizadas (MOREIRA, 2004; DARTIGUES, 2002). O viés fenomenológico permitiu ainda uma compreensão significada pelos participantes, em que a interpretação dos textos esteve atrelada a um sentido singular, o qual emergiu do diálogo recíproco, numa simbolização fruto de consensos e divergências expressas entre os discentes e docente, integrantes do grupo. Fundamentamo-nos na concepção de Paulo Freire (FREIRE, 1993/1981, 1987) da palavra como leitura do mundo, onde ocorreria a representação da relação dos discentes com a cultura e o contexto social de constituição de suas subjetividades. Analisamos, ainda,

3 3 à luz da filosofia heideggeriana, que os estudos e as leituras compartilhadas puderam possibilitar a expressão do dasein ou ser-no-mundo por refletirem a condição indissociável da relação dos discentes com a vida social e concreta (LYRA, 2008). A carga horária foi de 20 horas mensais, que se distribuiu da seguinte forma: 2 horas de leitura em grupo em um encontro de periodicidade semanal; 1 hora semanal para orientação individual (orientação para produção de trabalhos científicos) e 2 horas de estudos individuais e planejamento de atividades. Os estudos e leituras realizadas foram divididas em dois blocos de estudo de categorias teóricas (ECT): ECT I: Conceitos de sofrimento psíquico e contemporaneidade; ECT II: Abordagem fenomenológica do sofrimento psíquico. RESULTADOS E DISCUSSÃO Para compreender teoricamente como se caracteriza e se define a contemporaneidade, pautamo-nos nas ideias gidderianas (GIDDENS, 2001) acerca da Modernidade Tardia, bem como nos conceitos de Modernidade Líquida e Ética pósmoderna de Zygmunt Bauman (2011). Numa aproximação intencional, relacionamos essa leitura mais social dos fenômenos psicológicos com a perspectiva fenomenológica, que se apresenta como método de investigação e ao mesmo tempo como modo de compreensão das leituras acerca do fenômeno estudado (TATOSSIAN & MOREIRA, 2012; MESSAS, 2008). Partindo dessas reflexões teóricas que mobilizaram os estudos do Grupo, foram realizadas, entre outras, as seguintes atividades ao longo do processo: - Escrita de resumos expandidos com vistas à apresentação e publicação nos Anais dos Encontros Acadêmicos e do Seminário PROIC, eventos que compõem o calendário científico da FLF; realização de relatórios mensais e semestrais; participação em Roda de Conversa sobre o Movimento Antimanicomial Sobralense; participação de alunos e coordenador do grupo em eventos científicos externos à instituição; Mobilização Social para a Prevenção do Suicídio. Dentre as produções realizadas e Apresentações em Eventos Científicos, destacamos: - Apresentação de Palestra em Mesa Redonda. III Epoché Encontro de Psicopatologia e Fenomenologia. Tema: Solidão e adição a jogos virtuais: uma compreensão fenomenológica.

4 4 - Elaboração de resumos para apresentação em Eventos Científicos: 1) Tema: Uma compreensão fenomenológica do sofrimento psíquico da família de pacientes em cuidados paliativos. Autoras: Sara Carvalho Nóbrega, Marilene Rodrigues, Patrícia Mendes Lemos. 2) Tema: A experiência ansiosa em adolescentes na contemporaneidade: uma leitura fenomenológica. Autoras: Paula Cartaxo, Lara Diogo, Patrícia Lemos. 3) Tema: Uma análise contemporânea sobre a relação entre felicidade e produtividade no trabalho. Autoras: Janaína Camelo, Patrícia Lemos. 4) Tema: Sofrimento psíquico de sobreviventes do suicídio na perspectiva fenomenológica. Autoras: Katia Leíse, Antônia Sousa, Patrícia Mendes Lemos. 5) Tema: O fenômeno Bullying e os desafios do sofrimento psíquico no contexto educacional. Autoras: Adriana Brandão, Patrícia Lemos. 6) O suicídio como expressão do sofrimento psíquico contemporâneo: uma compreensão fenomenológica. Autoras: Silvialine Fontenele Ramos e Patrícia Mendes Lemos. Apresentação nos I Encontros Acadêmicos da FLF dos Trabalhos na Modalidade Oral: 1) Tema: Solidão e adição a jogos virtuais: uma compreensão fenomenológica. Autora e apresentadora: Patrícia Mendes Lemos. MENÇÃO HONROSA: 1º lugar na modalidade oral. 2) Violência Doméstica na Contemporaneidade: Sobre os modos de expressão do sofrimento psíquico feminino. Autoras: Maria Creusa de Assis Vasconcelos Silva (Apresentadora); Patrícia Mendes Lemos. MENÇÃO HONROSA: 1º lugar na modalidade oral. 3) Tema: Sofrimento e luto após término de relação amorosa: uma análise fenomenológica. Autores: Hilana Sousa Ferreira (Apresentadora); Francisco Jairo Linhares; Ana Géssica Marques Costa; Patrícia Mendes Lemos. - Elaboração de trabalho completo para publicação nos Anais do I Encontros Acadêmicos: 1) Solidão e adição a jogos virtuais: uma compreensão fenomenológica. Autora: Patrícia Mendes Lemos. 2) Violência Doméstica na Contemporaneidade: sobre os modos de expressão do sofrimento psíquico feminino. Autoras: Maria Creusa De Assis Vasconcelos Silva; Patrícia Mendes Lemos.

5 5 CONCLUSÃO O Grupo de Estudos permitiu aos discentes o contato com temáticas densas, que permeiam a contemporaneidade e atravessam a experiência de cada sujeito. A proximidade dos temas com a realidade concreta permitiu uma maior motivação para o aprimoramento das leituras e ações elaboradas em conjunto. O treino ao desenvolvimento de atividades de cunho científico, como elaboração de resumos e trabalhos, apresentações orais e publicações, contribuiu para o crescimento acadêmico e a formação dos participantes. A metodologia utilizada apontou para a necessidade de re (invenção) de estratégias e metodologias de ensino promotoras da participação, do compromisso e da motivação dos discentes. A ações desenvolvidas do Grupo constituíram a representação do vivido dos discentes, a partir do contato com um dado conteúdo, que se colocou como (pré)texto para a própria autoria na ressignificação de seu ser-no-mundo. REFERÊNCIAS BAUMAN, Z. Vida em fragmentos: sobre ética pós-moderna. Rio de Janeiro: Zahar, BOHM, V.; MARANGONI, M. C. T. Círculo de leitura: resignificando experiências. Estud. interdiscipl. envelhec., Porto Alegre, v. 16, n. 1, p , DARTIGUES, A. O que é fenomenologia? São Paulo: Centauro, FREIRE, P. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1993/1981. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, GIDDENS, A. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, LYRA, E. Heidegger e a Educação. APRENDER: cad. de Filosofia e Psic. da Educação. Ano VI, n. 10, p , MESSAS, G. P. Psicopatologia fenomenológica contemporânea. São Paulo: Roca, MOREIRA, V. O método fenomenológico de Merleau-Ponty como ferramenta crítica na pesquisa em psicopatologia. Psicologia: Reflexão e Crítica. Porto Alegre, v. 17, n. 3, p , TATOSSIAN, A.; MOREIRA, V. Clínica do Lebenswelt: psicoterapia e psicopatologia fenomenológica. São Paulo: Escuta, 2012.

GRUPO DE ESTUDOS EM SOFRIMENTO PSÍQUICO CONTEMPORÂNEO: IMPLICAÇÕES PARA A EXPERIÊNCIA SINGULAR E COMPARTILHADA

GRUPO DE ESTUDOS EM SOFRIMENTO PSÍQUICO CONTEMPORÂNEO: IMPLICAÇÕES PARA A EXPERIÊNCIA SINGULAR E COMPARTILHADA 1 GRUPO DE ESTUDOS EM SOFRIMENTO PSÍQUICO CONTEMPORÂNEO: IMPLICAÇÕES PARA A EXPERIÊNCIA SINGULAR E COMPARTILHADA PATRÍCIA MENDES LEMOS 1 HILANA SOUSA FERREIRA 2 FRANCISCO HÁLLISSON FARRAPO SÁ 3 Resumo:

Leia mais

PSICOLOGIA MATUTINO / NOTURNO

PSICOLOGIA MATUTINO / NOTURNO PSICOLOGIA MATUTINO / NOTURNO 1º Ano / 1º Semestre / 1º Período Epistemologia e História da Psicologia I Estatística Instrumentos e Projetos de Pesquisa em Psicologia I Metodologia de Pesquisa @ Neurofisiologia

Leia mais

1 o. 2 o. 3 o MATRIZ CURRICULAR E DIMENSIONAMENTO DE CARGA HORÁRIA POR PERÍODO LETIVO CARGA HORÁRIA

1 o. 2 o. 3 o MATRIZ CURRICULAR E DIMENSIONAMENTO DE CARGA HORÁRIA POR PERÍODO LETIVO CARGA HORÁRIA MATRIZ CURRICULAR E DIMENSIONAMENTO DE POR PERÍODO LETIVO Período EIXOS ESTRUTURANTES COMPONENTE CURRICULAR SEMANAL SEMESTRAL 1 o História da Psicologia 4-80 66,7 Psicologia Ciência e Profissão,3 Processos

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Atividade Curricular Créditos T E P EAD Estrutura Tipo pré-requisito Pré-requisito

CURRÍCULO DO CURSO. Atividade Curricular Créditos T E P EAD Estrutura Tipo pré-requisito Pré-requisito Início 2 / 2 º Semestre 464 - NEUROANATOMIA 2 65 - HISTÓRIA DA PSICOLOGIA 66 - PSICOLOGIA E FILOSOFIA 6 - FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS EM PSICOLOGIA 4 2 2 69 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO I 6 4 2 - PROCESSOS

Leia mais

Psicologia Humanista e Existencial Prof. Tércio Eliphas - 6º Período / Noite

Psicologia Humanista e Existencial Prof. Tércio Eliphas - 6º Período / Noite Psicologia Humanista e Existencial Prof. Tércio Eliphas - 6º Período / Noite 1. Introdução à psicologia de bases humanistas e existenciais CAPÍTULOS: 1) Humanismo e Psicologia; Cap. 3) Investigação do

Leia mais

1º SEMESTRE FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PSICOLOGIA II 60 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA: CIÊNCIAS E PROFISSÃO 60 LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL 60

1º SEMESTRE FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PSICOLOGIA II 60 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA: CIÊNCIAS E PROFISSÃO 60 LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL 60 23/03/2018 19:07 Página 1 de 3 2016.2 Grade: ÊNFASE: PSICOLOGIA E PROCESSOS CLÍNICOS Modalidade: BAARELADO 1º SEMESTRE Código 100603 1006.04 1006.01 100602 1006.05 FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PSICOLOGIA

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Psicologia Fenomenológica Existencial I Código: PSI25 Professor: Julliana Cíntia de Omena Nicácio E-mail: julliana.nicacio@fasete.edu.br

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo) Currículo para

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica I. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica I. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica I Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) Estudo da organização da

Leia mais

Carga horária total Não há educação HP370 Avaliação Neuropsicológica HP341 saúde

Carga horária total Não há educação HP370 Avaliação Neuropsicológica HP341 saúde BG068 Disciplinas Optativas Código Disciplina Temas Especiais de Genética Aplicada a Psicologia 60 60 0 0 0 0 0 4 BG067 saúde HP363 A Clínica da Psicanálise HP364 A Ética da Psicanálise HP365 A Observação

Leia mais

Curso de Psicologia - Rol de Disciplinas Optativas. HP363 A Clínica da Psicanálise HP338 2

Curso de Psicologia - Rol de Disciplinas Optativas. HP363 A Clínica da Psicanálise HP338 2 HP363 A Clínica da Psicanálise 30 30 0 0 0 0 0 2 HP338 2 HP364 A Ética da Psicanálise 30 30 0 0 0 0 0 2 HP338 2 HP365 A Observação em Pesquisa 90 0 0 60 30 0 0 6 Não há NC HP366 Abordagem Sistêmica das

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Alfabetização. Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Alfabetização. Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Alfabetização Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) História da Escrita. Função

Leia mais

Calendário de Provas 1º Semestre 2019 TURMA J

Calendário de Provas 1º Semestre 2019 TURMA J Calendário de Provas 1º Semestre 2019 TURMA J 1º J Sociologia 07/06 9:20 14/06 9:20 Neuroanatomia e Neurofisiologia 04/06 7:30 11/06 7:30 Genética do Comportamento J 11 e J 12 05/06 7:30 12/06 7:30 História

Leia mais

A SAÚDE DOS PSICÓLOGOS E DOS ESTUDANTES DE PSICOLOGIA: IMPLICAÇÕES SOBRE O CUIDADO

A SAÚDE DOS PSICÓLOGOS E DOS ESTUDANTES DE PSICOLOGIA: IMPLICAÇÕES SOBRE O CUIDADO PROGRAMAÇÃO DIA 04 DE DEZEMBRO DE 2018-3ª FEIRA PROGRAMAÇÃO - AUDITÓRIO 19:00-20:30 - Palestra: A saúde dos psicólogos e dos estudantes de psicologia: implicações sobre o cuidado Palestrante: Mariana Tavares

Leia mais

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA BLOCO I IDENTIFICAÇÃO. (não preencher) Saúde mental e trabalho Segunda-feira 17:00 18:30

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA BLOCO I IDENTIFICAÇÃO. (não preencher) Saúde mental e trabalho Segunda-feira 17:00 18:30 CURSO DE GRADUAÇÃO: Psicologia SÉRIE: 3ª, 4ª e 5ª SEMESTRE LETIVO DO ANO: ( x ) 1º SEMESTRE ( ) 2º SEMESTRE ( ) 1º e 2º SEMESTRES ANO: 2018 PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA BLOCO I IDENTIFICAÇÃO Código da

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Interações Psicológicas em Saúde Código: Professor: Esp. Camille Izabella Mariana Gomes da Silva E-mail: camille.silva@fasete.edu.br

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Psicologia Fenomenológica Existencial II Código: PSI25 Professor: Julliana Cíntia de Omena Nicácio E-mail: julliana.nicacio@fasete.edu.br

Leia mais

Cursos de Extensão Teórico-Práticos em Fenomenologia e Daseinsanalyse: Experiências docente-discentes.

Cursos de Extensão Teórico-Práticos em Fenomenologia e Daseinsanalyse: Experiências docente-discentes. Cursos de Extensão Teórico-Práticos em Fenomenologia e Daseinsanalyse: Experiências docente-discentes. Ágnes Cristina da Silva Pala 1 Nayra Clycia Muniz Rodrigues 2 Mariana Leal Rocha Garcez 3 Tamiris

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR

CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR * 1º PERÍODO* Psicologia, Ciência e Profissão -------- 60 Neuro-anatomomia -------- 60 História da Psicologia -------- 60 PPB I Processos Cognitivos -------- 60 Fisiologia e Comportamento -------- 30 Práticas

Leia mais

ABORDAGENS PRAGMÁTICAS SOBRE LINGUAGEM E ENSINO : RESULTADO DAS AÇÕES

ABORDAGENS PRAGMÁTICAS SOBRE LINGUAGEM E ENSINO : RESULTADO DAS AÇÕES 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

Calendário de Provas 1º Semestre 2018 TURMA J

Calendário de Provas 1º Semestre 2018 TURMA J Calendário de Provas 1º Semestre 2018 TURMA J 1º J Obs.: 2 Provas no dia: 1:40h cada Prova 3 Provas no dia: 1:30h cada Prova Sociologia 12/06 9:05 15/06 9:20 04/40 Neuroanatomia e Neurofisiologia 12/06

Leia mais

Estrutura Curricular do Curso de Graduação em Psicologia Ano 2019 Disciplinas 1º semestre Semestre Carga horária

Estrutura Curricular do Curso de Graduação em Psicologia Ano 2019 Disciplinas 1º semestre Semestre Carga horária Estrutura Curricular do Curso de Graduação em Psicologia Ano 2019 1º semestre Semestre Carga História e princípios gerais da 1º 40 h/a Psicologia Fundamentos da Neurologia aplicada à 1º 40 h/a psicologia

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR. * 1º PERÍODO* Disciplinas / Atividades Pré-requisito C/H

MATRIZ CURRICULAR. * 1º PERÍODO* Disciplinas / Atividades Pré-requisito C/H * 1º PERÍODO* Psicologia, Ciência e Profissão -------- 60 Neuro-anatomomia -------- 60 Historia da Psicologia -------- 60 PPB I Processos Cognitivos -------- 60 Fisiologia e Comportamento -------- 30 Práticas

Leia mais

Pré-requisito Coreq Disciplina 01 PSI101 - Introdução à História da Psicologia - Ativa desde: 01/01/2009. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 36

Pré-requisito Coreq Disciplina 01 PSI101 - Introdução à História da Psicologia - Ativa desde: 01/01/2009. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 36 Página: 1 de 6 01 PSI101 - Introdução à História da Psicologia - Ativa desde: PSI102 - Genética Humana - Ativa desde: PSI103 - Sociologia - Ativa desde: PSI104 - Psicologia e Sociedade - Ativa desde: PSI105

Leia mais

Aprimoramento Clínico-Institucional em Psicologia 2019

Aprimoramento Clínico-Institucional em Psicologia 2019 Aprimoramento Clínico-Institucional em Psicologia 2019 Título da Modalidade: Psicoterapia de Casal e Família na Perspectiva Psicanalítica Local: Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic Curso de Psicologia

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3 º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3 º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3 º 1 - Ementa (sumário, resumo) Relações entre psicologia,

Leia mais

FACULDADE LUCIANO FEIJÃO COORDENADORIA DE EXTENSÃO ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO 2015

FACULDADE LUCIANO FEIJÃO COORDENADORIA DE EXTENSÃO ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO 2015 FACULDADE LUCIANO FEIJÃO COORDENADORIA DE EXTENSÃO ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO 2015 PROJETO DE EXTENSÃO: Psicologia Comunitária e Mediação Comunitária: instrumentalizando uma prática. - Grande Área

Leia mais

HORÁRIOS DE AULAS PARA O ANO LETIVO 2016 CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA - NOVA ESTRUTURA CURRICULAR

HORÁRIOS DE AULAS PARA O ANO LETIVO 2016 CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA - NOVA ESTRUTURA CURRICULAR 4 O. ANO 1 O. SEMESTRE MATUTINO/VESPERTINO - TURMA A 8h00 10h00 10h15 12h15 Psicodiagnóstico: Fundamentos Teóricos e Técnicos Vínculos Amorosos, Conjugalidade e Arranjos Familiares no Contemporâneo Thassia

Leia mais

Relatório de Currículo Pleno

Relatório de Currículo Pleno Página 1 Num. Currículo: 55-2014 / 1 Situação do Currículo: Ativo 10635 ATIVIDADES COMPLEMENTARES I 11 15 28291 ESTÁGIO BÁSICO I 11 68 5152 ESTATÍSTICA APLICADA À PSICOLOGIA 11 34 27035 FISIOLOGIA 11 51

Leia mais

Projeto de orientação socioeducativo em prol da comunidade do município. de Benjamin Constant/AM

Projeto de orientação socioeducativo em prol da comunidade do município. de Benjamin Constant/AM Projeto de orientação socioeducativo em prol da comunidade do município de Benjamin Constant/AM Michelle Firmino Guimarães Cláudia dos Santos Lima Flávia Melo da Cunha Jorge Luís Freitas de lima Solano

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: ENSINO SUPERIOR Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Física FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( X) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE:

Leia mais

CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS - 2017.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMIA HUMANA Estudo da forma, estrutura, localização e função dos órgãos e sistemas do corpo humano de forma geral e segmentar. DISCIPLINA:

Leia mais

O PENSAMENTO TEÓRICO NO ENSINO TÉCNICO

O PENSAMENTO TEÓRICO NO ENSINO TÉCNICO O PENSAMENTO TEÓRICO NO ENSINO TÉCNICO Fabio Pinto de Arruda Mestrando do PPGE da Universidade Federal de São Paulo RESUMO A partir do contexto de investigação da Educação Técnica Profissional de uma rede

Leia mais

Universidade Anhanguera-Uniderp Pró-Reitoria de Graduação. Curso: PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Universidade Anhanguera-Uniderp Pró-Reitoria de Graduação. Curso: PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Universidade Anhanguera-Uniderp Pró-Reitoria de Graduação Curso: PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Disciplina ou Módulo: Habilidades Específicas VII- Laboratório TP TTP VII- Clinica do adulto. Série/Semestre:

Leia mais

CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Licenciatura em Pedagogia º Período CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA. História da Educação

CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Licenciatura em Pedagogia º Período CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA. História da Educação CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Licenciatura em Pedagogia 2017 1º Período CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA História da Educação SE TE TOTAL 04 52 72 EMENTA História da Educação e seus fundamentos epistemológicos.

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

Formação inicial de professores de matemática do curso de licenciatura em Pedagogia: estudos e reflexões

Formação inicial de professores de matemática do curso de licenciatura em Pedagogia: estudos e reflexões APRESENTAÇÃO O Cadernos de Educação reflexões e debates, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Metodista de São Paulo, vem se consolidando como um periódico semestral exclusivo para

Leia mais

REGIMENTO DO CURSO DE FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA NA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL

REGIMENTO DO CURSO DE FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA NA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL REGIMENTO DO CURSO DE FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA NA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL 2014 CURSO DE FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA NA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA

Leia mais

Rodas de conversa intercampi: o estudo de referenciais teóricos e a produção de narrativas em rodas de formação.

Rodas de conversa intercampi: o estudo de referenciais teóricos e a produção de narrativas em rodas de formação. CCNEXT - Revista de Extensão, Santa Maria v.38 - n.ed. Especial XII EIE- Encontro sobre Investigação na Escola, 2016, p. 318 324 Revista do Centro de Ciências Naturais e Exatas - UFSM IISSN on-line: 2179-4588

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Estudo da história geral da Educação e da Pedagogia, enfatizando a educação brasileira. Políticas ao longo da história engendradas

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Aconselhamento Psicológico Código: Professor: Me. Marcelli Roberto Rodrigues E-mail: marcelli.rodrigues@fasete.edu.br

Leia mais

REGIMENTO DO CURSO DE EXTENSÃO FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA FENOMENOLÓGICO- EXISTENCIAL

REGIMENTO DO CURSO DE EXTENSÃO FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA FENOMENOLÓGICO- EXISTENCIAL REGIMENTO DO CURSO DE EXTENSÃO FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA FENOMENOLÓGICO- EXISTENCIAL 2017-2019 CURSO DE EXTENSÃO FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA FENOMENOLÓGICO- EXISTENCIAL DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA

Leia mais

Diário da República, 2.ª série N.º 26 6 de fevereiro de

Diário da República, 2.ª série N.º 26 6 de fevereiro de Diário da República, 2.ª série N.º 26 6 de fevereiro de 2018 4337 (0) (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) Algoritmos para Biologia Computacional. MTP Semestral 168 42 6 a) Engenharia de Segurança de Informação.

Leia mais

Faculdade Adventista da Bahia Curso de Pedagogia. Psicologia da Educação II

Faculdade Adventista da Bahia Curso de Pedagogia. Psicologia da Educação II Faculdade Adventista da Bahia Curso de Pedagogia Psicologia da Educação II Psicologia da Educação II CRÉDITOS 3 TOTAL DE AULAS 54(h/a) 09h/a Esp. Diversificados 2 Psicologia da Educação II Análise das

Leia mais

CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS 2018-1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMIA HUMANA Estudo da forma, estrutura, localização e função dos órgãos e sistemas do corpo humano de forma geral e segmentar. DISCIPLINA: HISTÓRIA

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO DIREÇÃO DE ENSINO E PESQUISA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO DIREÇÃO DE ENSINO E PESQUISA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO DIREÇÃO DE ENSINO E PESQUISA QUADRO DE VAGAS ESTÁGIO CURRICULAR 2018/2 LOCAL VAGAS MODALIDADE DE ESTÁGIO DATA ENTREVISTA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PLANO DE ENSINO Semestre letivo º. 1. Identificação Código

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PLANO DE ENSINO Semestre letivo º. 1. Identificação Código MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2015 1º 1. Identificação Código 1.1. Disciplina: FUNDAMENTOS DE SOCIOLOGIA 0560076 1.2.

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Biomedicina Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico Código: DIV06/1 Professor: Gilvanira Gomes e Eloy Lago E-mail: CH Teórica: 80h

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O PROCESSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICECIATURA EM PEDAGOGIA

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O PROCESSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICECIATURA EM PEDAGOGIA CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O PROCESSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICECIATURA EM PEDAGOGIA Rita Emanuela dos Santos Gomes Ferreira 1, Rosilene Trabuco de Oliveira 2, Renata Macedo da Silva 3,

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Espaço destinado a acompanhar

Leia mais

PLANO DE CURSO. CH Teórica: 80h CH Prática: CH Total: 80h Créditos: 02 Pré-requisito(s): Período: I Ano:

PLANO DE CURSO.   CH Teórica: 80h CH Prática: CH Total: 80h Créditos: 02 Pré-requisito(s): Período: I Ano: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico Código: DIV06/1 Professor: Gilvanira Gomes e Eloy Lago e-mail: CH Teórica: 80h CH

Leia mais

CURSO DE PSICOLOGIA ASMEC OURO FINO

CURSO DE PSICOLOGIA ASMEC OURO FINO CURSO DE PSICOLOGIA ASMEC OURO FINO Um dos 5 (cinco) cursos mais procurados do País, devido seu altíssimo grau de empregabilidade e área de atuação! O Curso de Psicologia das Faculdades Integradas ASMEC

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 3º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 3º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação I Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) A natureza

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Literatura Brasileira e infantil. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Literatura Brasileira e infantil. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Literatura Brasileira e infantil Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2º 1 - Ementa (sumário, resumo) Literatura infantil: conceito e história.

Leia mais

HORÁRIOS DE AULAS PARA O ANO LETIVO 2015 CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA - NOVA ESTRUTURA CURRICULAR

HORÁRIOS DE AULAS PARA O ANO LETIVO 2015 CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA - NOVA ESTRUTURA CURRICULAR 1 O. ANO 1 O. SEMESTRE MATUTINO/VESPERTINO - TURMA A Horário 2 a. feira 3 a. feira 4 a. feira 5 a. feira 6 a. feira sábado 7h00 8h00 8h00 9h00 9h15 12h15 Históricos e Epistemológicos da Psicologia I Jair

Leia mais

COORDENADORIA DO CURSO DE MEDICINA CAMPUS DOM BOSCO PLANO DE ENSINO. Co-requisito: Não há. Grau: Bacharelado EMENTA

COORDENADORIA DO CURSO DE MEDICINA CAMPUS DOM BOSCO PLANO DE ENSINO. Co-requisito: Não há. Grau: Bacharelado EMENTA COORDENADORIA DO CURSO DE MEDICINA CAMPUS DOM BOSCO PLANO DE ENSINO Unidade Curricular: Psicopatologia Período: 7º Currículo: 2016 Nome do Coordenador de Eixo: Prof. Sheila Miranda Nome do Coordenador

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Didática III. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Didática III. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Didática III Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) A Didática enquanto reflexão sistemática do espaço da sala

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS RELACIONAIS

PÓS-GRADUAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS RELACIONAIS PÓS-GRADUAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS RELACIONAIS DIRECÇÃO DO CURSO Ernesto SPINELLI Londres, Reino Unido Daniel SOUSA DURAÇÃO E ESTRUTURA DO CURSO O curso tem a duração de um ano lectivo dividido

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos da Ação Educativa em Espaços não Escolares

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos da Ação Educativa em Espaços não Escolares PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Fundamentos da Ação Educativa em Espaços não Escolares Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceitos e dimensões

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL (6 AO 9 ANO): O USO DO BLOG NAS AULAS DE LÍNGUA E LITERATURA

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL (6 AO 9 ANO): O USO DO BLOG NAS AULAS DE LÍNGUA E LITERATURA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL (6 AO 9 ANO): O USO DO BLOG NAS AULAS DE LÍNGUA E LITERATURA OLIVEIRA, Fernanda Karyne de 1 ; SOUSA, Amasile Coelho Lisboa da Costa 2, JÚNIOR, Michael Gouveia

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Didática I Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo) A Didática e os fundamentos educacionais

Leia mais

HORIZONTES DE FORMAÇÃO HUMANA POR MEIO DA VIVÊNCIA DA NOÇÃO DE ÂNGULO VITOR DIAS JUNIOR VERILDA SPERIDIÃO KLUTH

HORIZONTES DE FORMAÇÃO HUMANA POR MEIO DA VIVÊNCIA DA NOÇÃO DE ÂNGULO VITOR DIAS JUNIOR VERILDA SPERIDIÃO KLUTH HORIZONTES DE FORMAÇÃO HUMANA POR MEIO DA VIVÊNCIA DA NOÇÃO DE ÂNGULO VITOR DIAS JUNIOR VERILDA SPERIDIÃO KLUTH POR QUE O FASCÍNIO DOS ALUNOS PARA COM A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA ESTÁ DIMINUINDO CONSIDERAVELMENTE?

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR (INGRESSANTES ) BACHARELADO EM PSICOLOGIA

MATRIZ CURRICULAR (INGRESSANTES ) BACHARELADO EM PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR (INGRESSANTES 1.2018) BACHARELADO EM PSICOLOGIA 1 Período - Unidade Multidisciplinar Temática: Fundamentos da Psicologia Psicologia Ciência e Profissão 80 66 4 Fundamentos Teóricos da

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL EMENTA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL EMENTA CURSO: Instrumento Musical PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO NOME DA UNIDADE ACADÊMICA: Unidade Acadêmica IV COMPONENTE CURRICULAR: Filosofia CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 horas DOCENTE RESPONSÁVEL: Diversos EMENTA

Leia mais

A PRÁTICA NA COMUNIDADE COMO EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DO ALUNO DE PSICOLOGIA.

A PRÁTICA NA COMUNIDADE COMO EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DO ALUNO DE PSICOLOGIA. 1 A PRÁTICA NA COMUNIDADE COMO EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DO ALUNO DE PSICOLOGIA. Aline de Oliveira Costa, Heloísa Maria Heradão Rogone 1 RESUMO Este trabalho objetiva relatar a experiência do aluno de Psicologia

Leia mais

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira EQUOTERAPIA: RELAÇÕES ESTABELECIDAS NOS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO PARA INCLUSÃO SOCIAL 1 Janaina Lucia Rodrigues (PPGE/UFMT) - janainapsicologia@hotmail.com 2 Luiz Augusto Passos (PPGE/UFMT) - passospassos@gmail.com

Leia mais

GRUPO DE ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (GAEPE) 2012 (2º semestre)

GRUPO DE ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (GAEPE) 2012 (2º semestre) GRUPO DE ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (GAEPE) 2012 (2º semestre) GAEPE: Psicologia Clínica Infantil e do Adolescente: Diagnóstico, Prevenção e Intervenção. COORDENADOR(ES): Izabella Paiva

Leia mais

14/08 Terça-feira. 14h - MINI CURSOS. 19h - MESA REDONDA

14/08 Terça-feira. 14h - MINI CURSOS. 19h - MESA REDONDA S I M P Ó S I O D E P S I C O L O G I A U N I N C O R 14/08 Terça-feira 14h - MINI CURSOS Pensar com Foucault: o discurso, a loucura e o poder Prof. Renan Mazzola Psicologia Histórico-cultural Prof. Rafael

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE PSICOLOGIA

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE PSICOLOGIA * 1º PERÍODO* Psicologia, ciência e profissão -------- 60 Neuro-anatomomia -------- 60 Historia da psicologia -------- 60 Introdução à filosofia -------- 60 Cultura e sociedade -------- 60 Práticas integrativas

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular I. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular I. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular I Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) Currículo: fundamentos e concepções.

Leia mais

MULHERES MASTECTOMIZADAS: UM OLHAR PSICANALÍTICO. Sara Guimarães Nunes 1

MULHERES MASTECTOMIZADAS: UM OLHAR PSICANALÍTICO. Sara Guimarães Nunes 1 MULHERES MASTECTOMIZADAS: UM OLHAR PSICANALÍTICO Sara Guimarães Nunes 1 1. Aluna Especial do Mestrado em Psicologia 2016.1, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tipo de Apresentação: Comunicação

Leia mais

Núcleo Atendimento Clínico na Abordagem Fenomenológica-Existencial

Núcleo Atendimento Clínico na Abordagem Fenomenológica-Existencial Núcleo 2.2 - Atendimento Clínico na Abordagem Fenomenológica-Existencial Departamentos Envolvidos: Métodos e Técnicas em Psicologia/ Psicodinâmica/ Psicologia Social Coordenador: Ida Elizabeth Cardinalli

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Reconhecimento da dimensão ética nos fenômenos sociais e psicológicos, assim como nas produções e ações humanas.

PLANO DE ENSINO. Reconhecimento da dimensão ética nos fenômenos sociais e psicológicos, assim como nas produções e ações humanas. PLANO DE ENSINO CURSO: PSICOLOGIA SÉRIE: 9º SEMESTRE UNIDADE DE ENSINO: Ética e Cidadania CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 Horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 44 horas I - EMENTA Reconhecimento da dimensão ética

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2016

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2016 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2016 Curso: Graduação em Turismo Disciplina: Filosofia e Antropologia Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) Visão de mundo e

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR PSICOLOGIA

MATRIZ CURRICULAR PSICOLOGIA ESTUDOS INTERDISCIPLINARES II ESTUDOS INTERDISCIPLINARES I MATRIZ CURRICULAR PSICOLOGIA SEMESTRE I Fundamentos epistemológicos e históricos 1.1 História e Epistemologia da Psicologia 60h 30h 30h UCP 1.2

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Fundamentos teórico-metodológicos

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DE APROFUNDAMENTO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA:

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DE APROFUNDAMENTO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: REGULAMENTO DAS ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DE APROFUNDAMENTO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: O Regulamento: Artigo 1º As Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento do Curso de Licenciatura em

Leia mais

QUADRO DE VAGAS 2017/2 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA

QUADRO DE VAGAS 2017/2 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO DIREÇÃO DE ENSINO E PESQUISA QUADRO DE VAGAS 2017/2 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA LOCAL VAGAS MODALIDADE DE ESTÁGIO Data

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Pedagogia de Projetos. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 8º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Pedagogia de Projetos. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 8º PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia 2016 Disciplina: Pedagogia de Projetos Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceito de projeto. Concepções de trabalho

Leia mais

QUADRO DE VAGAS 2018/1 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA

QUADRO DE VAGAS 2018/1 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO DIREÇÃO DE ENSINO E PESQUISA QUADRO DE VAGAS ESTÁGIO CURRICULAR 2018/1 QUADRO DE VAGAS 2018/1 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA

Leia mais

Prática Acadêmica. A interdisciplinaridade

Prática Acadêmica. A interdisciplinaridade Prática Acadêmica A interdisciplinaridade 1 - A perspectiva interdisciplinar está presente ao longo do curso de Psicologia, começando pela abordagem em Metodologia Científica e Estatística. 2- A vivência

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS As transformações sociais no final do século passado e início desse século, ocorridas de forma vertiginosa no que diz respeito

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos I

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos I PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos I Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) Abordagens histórica,

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Gestão Escolar III. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Gestão Escolar III. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Gestão Escolar III Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Gestão escolar democrática. Gestão escolar democrática:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação II. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação II. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação II Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) Procedimentos teórico-metodológicos

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM TERAPIA SISTÊMICA

ESPECIALIZAÇÃO EM TERAPIA SISTÊMICA CORPO DOCENTE Maria de Lourdes Basto, Msc Adalberto Barreto, Dr Juliana Ried, Msc Selma Aparecida Caselli Martins, Msc Marilene Grandesso, PHD Sofia S. Jacobsen, Esp Renize Araújo Accordi, Esp Hyala Cristina

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

HORÁRIOS DE AULAS PARA O ANO LETIVO 2018 CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA - NOVA ESTRUTURA CURRICULAR

HORÁRIOS DE AULAS PARA O ANO LETIVO 2018 CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA - NOVA ESTRUTURA CURRICULAR 4 O. ANO 1 O. SEMESTRE MATUTINO/VESPERTINO - TURMA A 8h00 9h00 9h15 POE3301A Vínculos Amorosos, Conjugalidade e Arranjos Familiares no Contemporâneo Thassia POE3306A Psicologia Organizacional e do Trabalho

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia Científica. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia Científica. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia Científica Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceito e concepção de ciência e a construção do

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E DA SAUDE. Horários de Aula. Época: 2019/2ºSem. Curso: Psicologia. (B301) PSICA103 - MÓDULO 1A - Noite (B301)

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E DA SAUDE. Horários de Aula. Época: 2019/2ºSem. Curso: Psicologia. (B301) PSICA103 - MÓDULO 1A - Noite (B301) Período: 1 Turma CH PSICA105 - EPISTEMOLOGIA DA PSICOLOGIA MÓDULO 1B - 80 PSICA102 - FILOSOFIA MÓDULO 1A 80 PSICA101 - HISTÓRIA DA PSICOLOGIA MÓDULO 1A 40 PSICA104 - NEUROANATOMIA MÓDULO 1A 40 PSICA103

Leia mais

Componente Curricular: Aconselhamento Psicológico Professor (a): Patrícia Santana Período: 7º - Ano: CARGA HORÁRIA AULAS(h/a)

Componente Curricular: Aconselhamento Psicológico Professor (a): Patrícia Santana Período: 7º - Ano: CARGA HORÁRIA AULAS(h/a) CRÉDITOS Componente Curricular: Psicológico Professor (a): Patrícia Santana Período: 7º - Ano: 2015.1 TOTAL DE CARGA HORÁRIA AULAS(h/a) ESPAÇOS DIVERSIFICADOS CARGA HORÁRIA TOTAL (h) 3 54h/a 9hs 54hs DATA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO 2011-1 DISCIPLINA: Perspectivas Sociológicas em Educação II - JP0018 PROFESSOR: Ms. Clóvis Da Rolt I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária Teórica: 30h II EMENTA A disciplina de Perspectivas

Leia mais

MESTRADO INTEGRADO EM PSICOLOGIA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA, EDUCACIONAL E SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES. Seminário de Dissertação

MESTRADO INTEGRADO EM PSICOLOGIA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA, EDUCACIONAL E SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES. Seminário de Dissertação ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA, EDUCACIONAL E SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES Docente: António José dos Santos, Ph.D. Email: asantos@ispa.pt Tema do Seminário: Psicopatologia do Desenvolvimento

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA ASMEC OURO FINO/MG

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA ASMEC OURO FINO/MG MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA ASMEC OURO FINO/MG C U R S O: Psicologia Currículo: Bacharelado 1º. PERÍODO Anatomia Humana 4 60 20 Língua Portuguesa 4 80 Filosofia 2 40 Psicologia e Comunidade

Leia mais

Plano de Ensino-Aprendizagem do Componente Curricular

Plano de Ensino-Aprendizagem do Componente Curricular Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica Diretoria de Ensino e Aprendizagem Plano de Ensino-Aprendizagem do Componente Curricular Instância de aprovação: Colegiado do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades

Leia mais