Oikos - Associação de Defesa do Ambiente e do Património da Região de Leiria

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Oikos - Associação de Defesa do Ambiente e do Património da Região de Leiria"

Transcrição

1 Parecer da Oikos - Associação de Defesa do Ambiente e do Património da Região de Leiria no âmbito da Consulta Pública do Processo de Avaliação de Impacte Ambiental da Estação de Tratamento de Efluentes de Suinicultura da Região do Lis (ETES)

2 INTRODUÇÃO O presente documento manifesta o parecer da Oikos Associação de Defesa do Ambiente e do Património da Região de Leiria, relativamente ao Estudo de Impacte Ambiental da Estação de Tratamento de Efluentes de Suinicultura da Região do Lis (ETES) A Oikos entende dever salientar a importância do projecto para a melhoria da qualidade ambiental na Bacia Hidrográfica do Rio Lis, em particular, para os seus recursos hídricos e solos. Com efeito, para além das demais implicações que o projecto possa vir a evidenciar, o correcto funcionamento da ETES traduzir-se-á na melhoria da situação actual, a qual se traduz pelas inúmeras (diárias) e impunes descargas de efluentes de suinicultura em diversas linhas de água e em solos de elevada aptidão agrícola e florestal, perante a comprovada complacência das entidades responsáveis, devidamente confrontadas com o facto pela Oikos, outras ONGA e população em geral. Além do anteriormente referido, as soluções tecnológicas apresentadas parecem contribuir, assegurado que seja o correcto funcionamento da infraestrutura, para o cumprimento de emissões de CO2 e dos protocolos de emissão de gases com efeito de estufa subscritos pelo estado português, o que se salienta.

3 APRECIAÇÃO DO EIA A Oikos entende ser uma lacuna do EIA a inexistência de proposta para uma efectiva localização alternativa credível, devidamente estudada, e que pudesse ser analisada em pé de igualdade com a presente proposta, já que as soluções 1 e 2, apresentadas no estudo, não se constituem efectivas alternativas à localização da infra-estrutura, em virtude do elevado número de condicionantes que as inviabiliza à partida. Ainda que a presente localização não apresente constrangimentos no que respeita a condicionantes referentes aos Instrumentos de Ordenamento do Território (com excepção de um pequeno trecho de acesso, no qual a Oikos entende que deverão ser minimizados ao máximo os impactes, mormente evitando a sua impermeabilização) a apresentação, em qualquer projecto, desta envergadura e importância, de duas alternativas, permite sempre uma discussão, mais participada, e profícua por parte de todos os agentes envolvidos, e uma decisão mais apoiada, conducente à escolha da que se afigure melhor. Tendo em conta as informações fornecidas no documento apresentado, aliadas ao conhecimento de campo detido por esta associação relativamente à região em causa e à localização proposta, a Oikos entende: Geomorfologia e sismicidade Do ponto de vista geomorfológico, a instalação da ETES acarretará um conjunto de modificação na morfologia do terreno que deverá ser reduzida ao mínimo exigível quer durante a fase de obra, quer na de exploração. A diversidade e incoerência das rochas e solos na área de intervenção preconizada para a instalação da ETES, aliada ao conjunto de fracturas de natureza tectónica já comprovadas e presumíveis, associadas aos fenómenos de diapirismo regional, potenciam a instabilidade do substrato em caso de ocorrência de fenómeno sísmico, como se evidencia no estudo. Com efeito, do ponto de vista da susceptibilidade sísmica da região, comprovada no estudo apresentado, entende-se como imprescindível a realização de trabalhos mais

4 exaustivos, os quais determinarão as medidas anti-sísmicas a introduzir nas estruturas a construir. Tal facto traduzir-se-á na minimização de risco de contaminação de solos e águas em resultado de eventual derrame resultante da ocorrência de fenómeno sísmico de elevada intensidade. Recursos Hídricos Como é do conhecimento geral, as descargas têm-se sucedido, ao longo de inúmeros e penosos anos, quer em meio hídrico, de forma directa, quer em solos da bacia hidrográfica, com destaque para os solos agrícolas do vale do Lis, contribuindo decisivamente para a sua contaminação e dos recursos hídricos de profundidade, por rápida infiltração e reduzida filtração decorrente da sua elevada permeabilidade. Dessa forma, a Oikos entende que a instalação deste tipo de infra-estrutura se traduzirá na melhoria efectiva e significativa da qualidade ambiental dos recursos hídricos de superfície e profundidade da bacia hidrográfica do rio Lis, em geral, e particularmente das linhas de água (e da diversidade biológica associada) que ao longo dos anos mais directamente vêm sendo agredidas com as descargas de efluentes suinícolas. Apesar dos recursos hídricos locais e regionais se encontrarem directamente relacionados com falhas geológicas associadas a fenómenos de diapirismo, a Oikos entende que o eventual risco para aquele recurso, em face de um eventual derrame acidental, se revela de muito menor impacte que a situação de descarga descontrolada de chorumes e lamas brutas verificados presentemente. Solos A diversidade dos solos abrangidos pela infra-estrutura e respectivos acessos, sempre de elevada permeabilidade, irá sofrer apreciável impacte, particularmente em fase de obra e, posteriormente, em fase de exploração, no tocante aos acessos. Entende-se, por tal facto, que a sua utilização por estaleiros e órgãos integrantes da ETES deverá ser reduzida ao mínimo necessário, em área e tempo de ocupação, devendo ser repostos nas condições iniciais, sempre que possível, e revegetados com espécies autóctones.

5 Recomenda-se, ainda, que a sua impermeabilização seja reduzida ao mínimo, tendo em consideração a importância dos mesmos no tocante à recarga de aquíferos. Considerando a posterior e desejável utilização dos compostos estabilizados, resultantes da actividade da ETES, nos solos agrícolas da bacia hidrográfica e, indirectamente, sobre os recursos hídricos de profundidade, a Oikos considera essencial a realização de um processo de monitorização da composição do composto final obtido e dos impactes da sua utilização sobre aqueles recursos. Entende, também, que deverão ser consideradas situações alternativas onde se conheça a realidade actual dos solos (composição química e respectiva adequação ao quimismo evidenciado pelo composto produzido) onde estão a ser depositados chorumes e lamas brutas, bem como solos onde não tivessem sido depositados quaisquer materiais residuais. Diversidade biológica A área afectada pela instalação da infra-estrutura encontra-se classificada em PDM como Espaços florestais. Nas visitas de terreno efectuadas recentemente ao local, foi possível constatar a desflorestação do perímetro proposto, efectuada há tempo bastante para que ramos e demais vestígios das espécies arbóreas se encontrem secos para a localização da infra-estrutura. Os terrenos envolventes apresentam cobertura arbórea constituída por eucalipto, pinhal e sobreiros dispersos. Caso se verifique a ampliação da área necessária à instalação de estaleiros para terrenos vizinhos, recomenda-se a maior cautela no abate de árvores, salvaguardando a população de sobreiros, como exigido pela legislação em vigor. Paisagem A infra-estrutura apresentará impacto paisagístico reduzido segundo as perspectivas de Norte, Sul e Oeste, tendo em consideração a sua localização em meio florestal. O seu impacte visual segundo a perspectiva Este será sensível. Considerando que os terrenos localizados a nascente da infraestrutura, e com ela confinantes, apresentam aptidão agrícola e se encontram, no essencial, desflorestados, propõe-se que se proceda, nestes terrenos, à criação de uma cortina arbórea constituída por espécies ripícolas como

6 salgueiros e freixos, que apresentam elevado crescimento e profunda adaptação ao meio específico, contribuindo para a minimização do impacte visual da ETES, fixação de solos e potencial habitat de aves e demais fauna na região. Este processo de arborização deverá ser iniciado desde o início da fase de obra, garantindo a sua eficácia no momento de início de funções da ETES. Recomenda-se que, do ponto de vista arquitectónico, sejam encontradas as soluções mais adequadas à compatibilização das peças a construir com o ambiente natural envolvente, quer a nível de cérceas quer de integração de materiais originários da região. De igual forma se propõe que a nível de ajardinamento se utilizem espécies autóctones, muito particularmente as arbustivas, que permitirão compatibilizar a infra-estrutura com o meio natural envolvente. Qualidade do ar De momento, o espalhamento de efluentes sobre os campos em áreas próximas da proposta para a infra-estrutura, contribui para a degradação da qualidade do ar região. Considerando-se o correcto funcionamento da ETES e dos respectivos sistemas de desodorização dos órgãos susceptíveis de emitir odores, crê-se que a qualidade do ar melhorará na região. Tal facto, todavia, não dispensa a necessidade de instalação de um sistema de monitorização da qualidade do ar e dos níveis de emissão de odores verificados, devendo a mesma iniciar-se antes da entrada em funcionamento da infra-estrutura. Atendendo ao regime de ventos verificado localmente - e de fácil acesso a partir dos dados obtidos pelos serviços respectivos da Base Aérea de Monte Real bem como à proximidade das povoações de Amor, Serra do Porto do Urso e Monte Real, é essencial que a qualidade do ar nestas povoações seja considerada no processo de monitorização a desenvolver. Ambiente sonoro e tráfego rodoviário Nestes descritores, considera-se ser desejável procurar evitar o tráfego de maquinaria diversa e camiões, em fase de obra, e de camiões de transporte de efluentes suinícolas, em fase de operação da ETES, pelo interior da povoação.

7 Para tal, recomenda-se o estudo exaustivo dos possíveis acessos à infraestrutura minimizando riscos de acidentes rodoviários, de derrame acidental de efluente transportado, odores e emissão de ruído. Visando, ainda, minimizar o tráfego em fase de laboração da infra-estrutura, propõe-se que sejam encontradas alternativas á localização dos dois tanques de confluência previstos para recolher efluentes, aproximando-os dos produtores de efluentes e seus utilizadores. A Oikos entende ser necessário proceder à monitorização do tráfego resultante da entrada em funcionamento da ETES, tendo como objectivo encontrar soluções alternativas eficazes e mecanismos de compensação decorrentes da degradação e manutenção das vias resultantes da sua actividade. Sócio-economia No referente aos benefícios sócio-económicos resultantes da criação de vagas para emprego na região de implantação da ETES, a Oikos entende que as mesmas deverão ser preenchidas equitativamente por residentes nas localidades circunvizinhas. Comissão de Acompanhamento e Monitorização A Oikos considera essencial, e ilustrativo da confiança colocada pelo promotor na infra-estrutura que pretende instalar, que o seu processo de obra e posterior funcionamento sejam acompanhados por uma Comissão de Acompanhamento e Monitorização, cuja composição inclua, entre outros: Representante do Ministério do Ambiente. Representantes das Juntas de Freguesia da área envolvente. Representante das Associações de Defesa do Ambiente. Representante das Instituições de Ensino Superior e Investigação. Representantes dos cidadãos, de reconhecida independência e formação técnico-científica. A referida Comissão deverá ter acesso - sem necessidade de aviso prévio - às instalações, bem como aceder a todos os registos, de todos os parâmetros avaliados, devendo contar com todo o apoio técnico necessário - com os respectivos encargos financeir os suportados pela entidade

8 promotora/exploradora - para a recolha de todo o tipo de informação e amostras. Os relatórios de actividade e monitorização deverão estar disponíveis à população nas juntas de freguesia das povoações citadas e em acesso livre através de meios informáticos. Por fim, a Oikos entende que todas as recomendações e programas de monitorização propostos pelo EIA e pelo presente documento deverão ser exaustivamente elaborados e rigorosamente cumpridos pela entidade promotora/exploradora da Infra-estrutura, de modo a que esta se torne uma mais valia efectiva no processo integrado de despoluição da bacia Hidrográfica do Rio Lis e uma referência na recuperação ambiental local, regional e nacional. Leiria, 23 de Janeiro de 2008 O Presidente da Direcção (Nuno Carvalho)

Resumo Não Técnico. Estudo de Impacte Ambiental da. Central de Cogeração no Carriço

Resumo Não Técnico. Estudo de Impacte Ambiental da. Central de Cogeração no Carriço Estudo de Impacte Ambiental da Central de Cogeração no Carriço Dezembro de 2000 1. O que é o Projecto da Central de Cogeração? A Central de Cogeração que irá ser instalada no Carriço produzirá, conjuntamente,

Leia mais

Resumo Não Técnico do Estudo de Impacte Ambiental do Aviário da Charnequinha. Índice

Resumo Não Técnico do Estudo de Impacte Ambiental do Aviário da Charnequinha. Índice Índice 1. O QUE É UM RESUMO NÃO TÉCNICO...2 2. O QUE É O PROJECTO...3 3. QUAL É A SITUAÇÃO ACTUAL...7 4. QUE EFEITOS PODE ORIGINAR... 10 5. QUE MEDIDAS SERÃO ADOPTADAS... 13 6. SÍNTESE... 14 Inovação e

Leia mais

ÍNDICE ÍNDICE DE FIGURAS

ÍNDICE ÍNDICE DE FIGURAS CENTRAL TERMOELÉCTRICA DE SINES ATERRO CONTROLADO DE CINZAS DE FUEL-ÓLEO E OUTROS RESÍDUOS CARACTERÍSTICOS DA PRODUÇÃO TERMOELÉCTRICA RELATÓRIO DE CONFORMIDADE AMBIENTAL DO PROJECTO DE EXECUÇÃO VOLUME

Leia mais

Enquadramento do Projecto no Regime Jurídico de AIA

Enquadramento do Projecto no Regime Jurídico de AIA NORMA DE PROCEDIMENTOS Julho de 2008 01 / AM Tramitação dos processos de Enquadramento do Projecto no Regime Jurídico de AIA 1. Apresentação 2. Legislação de enquadramento 3. Tramitação dos processos 4.

Leia mais

Estudo de Impacte Ambiental da Fábrica de Cimento de Rio Maior. Parecer conjunto no âmbito da consulta pública

Estudo de Impacte Ambiental da Fábrica de Cimento de Rio Maior. Parecer conjunto no âmbito da consulta pública Estudo de Impacte Ambiental da Fábrica de Cimento de Rio Maior Parecer conjunto no âmbito da consulta pública 27 de Agosto de 2010 INTRODUÇÃO O presente documento constitui o contributo conjunto das ONGA,

Leia mais

EIA DA CENTRAL A BIOMASSA DE 10 MW, EM CORGA DE FRADELOS Elementos Adicionais Anexo 11 Secção 5.15 do EIA - Impactes cumulativos, reformulada

EIA DA CENTRAL A BIOMASSA DE 10 MW, EM CORGA DE FRADELOS Elementos Adicionais Anexo 11 Secção 5.15 do EIA - Impactes cumulativos, reformulada EIA DA CENTRAL A BIOMASSA DE 10 MW, EM CORGA DE FRADELOS Elementos Adicionais Anexo 11 Secção 5.15 do EIA - Impactes cumulativos, reformulada 5.15 Impactes cumulativos 5.15.1 Introdução De acordo com a

Leia mais

Relatório da Consulta Pública ÍNDICE 5. FORMAS DE ESCLARECIMENTO E PARTICIPAÇÃO DOS INTERESSADOS

Relatório da Consulta Pública ÍNDICE 5. FORMAS DE ESCLARECIMENTO E PARTICIPAÇÃO DOS INTERESSADOS ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2. PERÍODO DE CONSULTA PÚBLICA 3. DOCUMENTOS PUBLICITADOS E LOCAIS DE CONSULTA 4. MODALIDADES DE PUBLICITAÇÃO 5. FORMAS DE ESCLARECIMENTO E PARTICIPAÇÃO DOS INTERESSADOS 6. ANÁLISE

Leia mais

CENTRAL TERMOELÉCTRICA DO RIBATEJO RELATÓRIO DE CONFORMIDADE AMBIENTAL DO PROJECTO DE EXECUÇÃO

CENTRAL TERMOELÉCTRICA DO RIBATEJO RELATÓRIO DE CONFORMIDADE AMBIENTAL DO PROJECTO DE EXECUÇÃO 1. INTRODUÇÃO A TER Termoeléctrica do Ribatejo, S.A., detida a 100% pela EDP Electricidade de Portugal, S.A., pretende licenciar a Central Termoeléctrica do Ribatejo (CRJ), constituída por 3 grupos de

Leia mais

RELATÓRIO DE CONSULTA PÚBLICA. Ampliação do Complexo Petroquímico da Repsol YPF

RELATÓRIO DE CONSULTA PÚBLICA. Ampliação do Complexo Petroquímico da Repsol YPF RELATÓRIO DE CONSULTA PÚBLICA Maio de 2008 EQUIPA DE TRABALHO Elaboração: Augusto Serrano Secretariado: Paulo Santos Relatório de Consulta Pública 2 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2. PERÍODO DE CONSULTA PÚBLICA

Leia mais

Exploração Suinícola Herdade da Serrana

Exploração Suinícola Herdade da Serrana RELATÓRIO DA CONSULTA PÚBLICA Estudo de Impacte Ambiental Exploração Suinícola Herdade da Serrana Agosto de 2008 EQUIPA DE TRABALHO Elaboração: Margarida Rosado Secretariado: Paulo Santos Odete Cotovio

Leia mais

MINISTÉRIO DO AMBIENTE E DO ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO Gabinete do Secretário de Estado do Ambiente DECLARAÇÃO DE IMPACTE AMBIENTAL

MINISTÉRIO DO AMBIENTE E DO ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO Gabinete do Secretário de Estado do Ambiente DECLARAÇÃO DE IMPACTE AMBIENTAL DECLARAÇÃO DE IMPACTE AMBIENTAL Identificação Designação do Projecto: Ampliação da Instalação Avícola da Quinta de S. Francisco Fase em que se encontra Tipologia de Projecto: Anexo II ponto 1, e) Projecto

Leia mais

RELATÓRIO DE CONFORMIDADE AMBIENTAL DO PROJECTO DE EXECUÇÃO

RELATÓRIO DE CONFORMIDADE AMBIENTAL DO PROJECTO DE EXECUÇÃO RELATÓRIO DE CONFORMIDADE AMBIENTAL DO PROJECTO DE EXECUÇÃO IC4 LAGOS/LAGOA LIGAÇÃO A ODIÁXERE SUMÁRIO EXECUTIVO MAIO DE 2002 AMB & VERITAS Ambiente, Qualidade e Formação, Lda. Rua Almirante Sousa Dias,

Leia mais

SUBESTAÇÃO DE CARVOEIRA 220/60 kv

SUBESTAÇÃO DE CARVOEIRA 220/60 kv SUBESTAÇÃO DE CARVOEIRA 220/60 kv PROJECTO EXECUTIVO ESTUDO DE IMPACTE AMBIENTAL RESUMO NÃO TÉCNICO ABRIL 2006 ESTUDO DE IMPACTE AMBIENTAL RESUMO NÃO TÉCNICO SUBESTAÇÃO DE CARVOEIRA 220/60 kv, PROJECTO

Leia mais

Exemplos Práticos. do Ordenamento Florestal e do Planeamento da Defesa da Floresta Contra Incêndios na Revisão de PDMs da Região Centro

Exemplos Práticos. do Ordenamento Florestal e do Planeamento da Defesa da Floresta Contra Incêndios na Revisão de PDMs da Região Centro OS PLANOS DIRECTORES MUNICIPAIS DE 2.ª GERAÇÃO E O PLANEAMENTO DA DEFESA DA FLORESTA CONTRA INCÊNDIOS Coimbra, 30.Novembro.2011 Exemplos Práticos do Ordenamento Florestal e do Planeamento da Defesa da

Leia mais

Riscos Naturais e Protecção Civil. 16 de Dezembro de 2010 Escola Secundária de Barcelinhos

Riscos Naturais e Protecção Civil. 16 de Dezembro de 2010 Escola Secundária de Barcelinhos Riscos Naturais e Protecção Civil 16 de Dezembro de 2010 Escola Secundária de Barcelinhos 1) Riscos naturais a. Erosão / Movimentos de vertente b. Cheias c. Sismos / Falhas geológicas 1) Plano Municipal

Leia mais

Autoria: Agência Portuguesa do Ambiente Departamento de Promoção e Cidadania Ambiental

Autoria: Agência Portuguesa do Ambiente Departamento de Promoção e Cidadania Ambiental Título: Apreciação prévia de sujeição a procedimento de AIA Sondagem de Prospeção e Pesquisa na Área de Concessão Batalha Autoria: Agência Portuguesa do Ambiente Departamento de Promoção e Cidadania Ambiental

Leia mais

Capítulo II Definição do Projecto

Capítulo II Definição do Projecto Capítulo II Definição do Projecto 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJECTO O projecto em análise no presente Estudo de Impacte Ambiental (EIA) refere-se ao Projecto Base do troço do IP2 que se desenvolve entre as

Leia mais

DECLARAÇÃO DE IMPACTE AMBIENTAL (DIA)

DECLARAÇÃO DE IMPACTE AMBIENTAL (DIA) 2. DECLARAÇÃO DE IMPACTE AMBIENTAL (DIA) "AMPLIAÇÃO DA PEDREIRA N.Q 5303 -FRAGAS DA CELA NQ 2" Tendo por base o Parecer Técnico Final da Comissão de Avaliação (CA), no âmbito do procedimento de Avaliação

Leia mais

CONCESSÃO GRANDE LISBOA

CONCESSÃO GRANDE LISBOA CONCESSÃO GRANDE LISBOA A16 / IC30 ALARGAMENTO E BENEFICIAÇÃO LANÇO LOUREL (IC16)/RANHOLAS (IC19) PROJECTO DE EXECUÇÃO VOLUME 21.1 ESTUDO DE IMPACTE AMBIENTAL 3º ELEMENTOS ADICIONAIS ABRIL / 2008 CONCESSÃO

Leia mais

Mais detalhadamente, critica-se:

Mais detalhadamente, critica-se: PARECER DA OIKOS - ASSOCIAÇÃO DE DEFESA DO AMBIENTE E DO PATRIMÓNIO DA REGIÃO DE LEIRIA RELATIVAMENTE AO PROCESSO DE ESTUDO DE IMPACTE AMBIENTAL CONCESSÃO DE EXPLORAÇÃO DE CAULINO, DENOMINADA ROUSSA. É

Leia mais

RELATÓRIO DE CONFORMIDADE AMBIENTAL DO PROJECTO DE EXECUÇÃO. Variante Norte de Loulé à EN270 (2ª Fase)

RELATÓRIO DE CONFORMIDADE AMBIENTAL DO PROJECTO DE EXECUÇÃO. Variante Norte de Loulé à EN270 (2ª Fase) RELATÓRIO DE CONFORMIDADE AMBIENTAL DO PROJECTO DE EXECUÇÃO Variante Norte de Loulé à EN270 (2ª Fase) Anexo II Hidrogeologia Fevereiro de 2009 Índice Geral 1. Introdução...3 2. Metodologia...3 2.1. Levantamento

Leia mais

INSTITUTO DE ESTRADAS DE PORTUGAL

INSTITUTO DE ESTRADAS DE PORTUGAL INSTITUTO DE ESTRADAS DE PORTUGAL RELATÓRIO FINAL DE IMPACTE AMBIENTAL EN221 BENEFICIAÇÃO ENTRE A ESTAÇÃO DO FREIXO E BARCA D ALVA VARIANTE AO FREIXO PROJECTO DE EXECUÇÃO VOLUME II - RELATÓRIO BASE INSTITUTO

Leia mais

RELATÓRIO DE CONFORMIDADE AMBIENTAL DO PROJECTO DE EXECUÇÃO

RELATÓRIO DE CONFORMIDADE AMBIENTAL DO PROJECTO DE EXECUÇÃO RELATÓRIO DE CONFORMIDADE AMBIENTAL DO PROJECTO DE EXECUÇÃO A28/IC1 Viana do Castelo/Caminha - Ligação a Caminha Anexo XII Estaleiros, áreas de empréstimo e depósito Índice 1. Estaleiros... 2 2. Áreas

Leia mais

Estudos iniciais. Definição do âmbito. Estudo de Impacte Ambiental Normas Técnicas

Estudos iniciais. Definição do âmbito. Estudo de Impacte Ambiental Normas Técnicas Licenciatura em Engenharia Território 4º ano / 8º semestre Estudos iniciais. Definição do âmbito. Estudo de Impacte Ambiental Normas Técnicas IMPACTES AMBIENTAIS 6 ª aula Prof. Doutora Maria do Rosário

Leia mais

Projecto SUBESTAÇÃO DE OLMOS A 220/60KV. Projecto de Execução

Projecto SUBESTAÇÃO DE OLMOS A 220/60KV. Projecto de Execução DECLARAÇÃO DE IMPACTE AMBIENTAL Projecto SUBESTAÇÃO DE OLMOS A 220/60KV Projecto de Execução 1. Tendo por base o Parecer Final da Comissão de Avaliação (CA), as Conclusões da Consulta Pública e a Proposta

Leia mais

RELATÓRIO DE CONFORMIDADE AMBIENTAL DO PROJECTO DE EXECUÇÃO DA CENTRAL DE CICLO COMBINADO DE 800 MW EM TAVEIRO

RELATÓRIO DE CONFORMIDADE AMBIENTAL DO PROJECTO DE EXECUÇÃO DA CENTRAL DE CICLO COMBINADO DE 800 MW EM TAVEIRO DAWNENERGY Produção de Energia Unipessoal, Lda RELATÓRIO DE CONFORMIDADE AMBIENTAL DO PROJECTO DE EXECUÇÃO DA CENTRAL DE CICLO COMBINADO DE 800 MW EM TAVEIRO SUMÁRIO EXECUTIVO MARÇO 2009 Página 1 Índice

Leia mais

ATMAD - ÁGUAS DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO, S.A. BARRAGEM DO PINHÃO RELATÓRIO DE CONFORMIDADE AMBIENTAL DO PROJECTO DE EXECUÇÃO

ATMAD - ÁGUAS DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO, S.A. BARRAGEM DO PINHÃO RELATÓRIO DE CONFORMIDADE AMBIENTAL DO PROJECTO DE EXECUÇÃO ATMAD - ÁGUAS DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO, S.A. RELATÓRIO DE CONFORMIDADE AMBIENTAL DO PROJECTO DE EXECUÇÃO T290.7.4 MAIO, 2005 T29074-SUMARIOEXECUTIVO-R0.DOC ATMAD - ÁGUAS DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO

Leia mais

Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território Gabinete do Ministro. Declaração de Impacte Ambiental (DIA)

Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território Gabinete do Ministro. Declaração de Impacte Ambiental (DIA) 2. ~ Declaração de Impacte Ambiental (DIA) "Projecto de Melhoria das Instalações da Avicita -Comércio de Aves, Lda" Projecto de Execução Tendo por base a proposta da Autoridade de AIA relativa ao procedimento

Leia mais

Resumo Não Técnico CAS Barrocas S.A. Licença Ambiental da suinicultura da Herdade da Figueirinha

Resumo Não Técnico CAS Barrocas S.A. Licença Ambiental da suinicultura da Herdade da Figueirinha CAS Barrocas S.A. Setembro 2016 Enquadramento A Suinicultura da Herdade da Figueirinha encontra-se em funcionamento desde 2014 e dispõe de título de exploração válido até 16 de janeiro de 2021 para 1980

Leia mais

Estudos de Incidências Ambientais Projectos de Produção de Energia Eléctrica a partir de FER

Estudos de Incidências Ambientais Projectos de Produção de Energia Eléctrica a partir de FER NORMA DE PROCEDIMENTOS Agosto de 2005 08 / AM Tramitação dos processos de Estudos de Incidências Ambientais Projectos de Produção de Energia Eléctrica a partir de FER 1. Apresentação 2. Legislação de enquadramento

Leia mais

O Planeamento do. Gestão e ordenamento do território

O Planeamento do. Gestão e ordenamento do território O Planeamento do Território em Portugal Gestão e ordenamento do território Henrique Miguel Pereira Enquadramento jurídico Constituição da República Lei de Bases do Ambiente (Lei 11/1987) Lei de Bases de

Leia mais

DECLARAÇÃO DE IMPACTE AMBIENTAL PROJECTO AMPLIAÇÃO DA PEDREIRA DA TAPADA DO CRUZEIRO

DECLARAÇÃO DE IMPACTE AMBIENTAL PROJECTO AMPLIAÇÃO DA PEDREIRA DA TAPADA DO CRUZEIRO DECLARAÇÃO DE IMPACTE AMBIENTAL PROJECTO AMPLIAÇÃO DA PEDREIRA DA TAPADA DO CRUZEIRO (Projecto de Execução) I. Tendo por base o Parecer Final da Comissão de Avaliação (CA), as Conclusões da Consulta Pública

Leia mais

HEPP Hidroenergia de Penacova e Poiares Estrutura do Relatório Estudo de Impacte Ambiental Aproveitamento Hidroeléctrico de Penacova e Poiares

HEPP Hidroenergia de Penacova e Poiares Estrutura do Relatório Estudo de Impacte Ambiental Aproveitamento Hidroeléctrico de Penacova e Poiares HEPP Hidroenergia de Penacova e Poiares Estrutura do Relatório Estudo de Impacte Ambiental Aproveitamento Hidroeléctrico de Penacova e Poiares Junho de 2011 ÍNDICE ÍNDICE FIGURAS... 5 ÍNDICE TABELAS...

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE MONTEMOR-O-NOVO PLANO DE INTERVENÇÃO EM ESPAÇO RURAL NO LOCAL DA REBOLA. Relatório de Concertação

CÂMARA MUNICIPAL DE MONTEMOR-O-NOVO PLANO DE INTERVENÇÃO EM ESPAÇO RURAL NO LOCAL DA REBOLA. Relatório de Concertação CÂMARA MUNICIPAL DE MONTEMOR-O-NOVO PLANO DE INTERVENÇÃO EM ESPAÇO RURAL NO LOCAL DA REBOLA Relatório de Concertação Março de 2011 A Câmara Municipal deliberou proceder à elaboração do Plano de Pormenor

Leia mais

1. DEFINIÇÃO E METODOLOGIA DO ESTUDO. 1.1 Âmbito do Estudo

1. DEFINIÇÃO E METODOLOGIA DO ESTUDO. 1.1 Âmbito do Estudo 1. DEFINIÇÃO E METODOLOGIA DO ESTUDO 1.1 Âmbito do Estudo De acordo com o Decreto-Lei 69/2000 de 3 de Maio (artigo 2º, alínea e)) o processo de Avaliação de Impacte Ambiental ou AIA é definido como um

Leia mais

9. Síntese de Impactes e de Medidas Mitigadoras

9. Síntese de Impactes e de Medidas Mitigadoras 9. íntese de Impactes e de Medidas Mitigadoras os quadros seguintes, Quadro 9.1 (1,2,3, 4 e 5) e Quadro 9.2 (1, 2, 3, 4 e 5)) apresentam-se, de uma forma sintetizada, os previsíveis impactes associados

Leia mais

Novo Aterro do Sistema Multimunicipal da SULDOURO

Novo Aterro do Sistema Multimunicipal da SULDOURO Novo Aterro do Sistema Multimunicipal da SULDOURO Selecção de Locais Alternativos Miguel Coutinho 27.02.2010 Selecção de Locais Alternativos Metodologia: apresentada de forma clara seguida de forma sistemática

Leia mais

Sociedade Agrícola da Quinta da Freiria, S.A.

Sociedade Agrícola da Quinta da Freiria, S.A. INSTALAÇÃO EXISTENTE DE PRODUÇÃO AVÍCOLA AVIÁRIO DA QUINTA NOVA DE SÃO JOSÉ SOCIEDADE AGRÍCOLA DA QUINTA DA FREIRIA, S.A. LOCALIZADA NA FREGUESIA DE ALFEIZERÃO CONCELHO DE ALCOBAÇA ESTUDO DE IMPACTE AMBIENTAL

Leia mais

PDM de Manteigas. Revisão. Estudos de Base. Volume VI. Identificação de Riscos

PDM de Manteigas. Revisão. Estudos de Base. Volume VI. Identificação de Riscos PDM de Manteigas Revisão Estudos de Base Volume VI Identificação de Riscos Janeiro 2012 REVISÃO DO PDM DE MANTEIGAS ESTUDOS DE BASE VOLUME VI - Identificação de Riscos Janeiro de 2012 1 INDICE GERAL 1.

Leia mais

Impactes sectoriais. Impactes Ambientais 5 ª aula Prof. Doutora Maria do Rosário Partidário

Impactes sectoriais. Impactes Ambientais 5 ª aula Prof. Doutora Maria do Rosário Partidário Engenharia Civil, 5º ano / 10º semestre Engenharia Territorio, 4º ano/ 8º semestre Impactes sectoriais Impactes Ambientais 5 ª aula Prof. Doutora Maria do Rosário Partidário Impactes sectoriais Sistema

Leia mais

MINISTÉRIO DO AMBIENTE E DO ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO Gabinete do Secretário de Estado do Ambiente DECLARAÇÃO DE IMPACTE AMBIENTAL

MINISTÉRIO DO AMBIENTE E DO ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO Gabinete do Secretário de Estado do Ambiente DECLARAÇÃO DE IMPACTE AMBIENTAL DECLARAÇÃO DE IMPACTE AMBIENTAL Identificação Designação do Projecto: Ampliação da Pedreira Pia do Zé Gomes Tipologia de Projecto: Anexo II ponto 2, a) Fase em que se encontra o Projecto: Projecto de Execução

Leia mais

PLANO DE PORMENOR DE QUERENÇA PROPOSTA DE PLANO AVALIAÇÃO AMBIENTAL MUNICÍPIO DE LOULÉ. Consórcio MARÇO DE Plano de Pormenor de Querença

PLANO DE PORMENOR DE QUERENÇA PROPOSTA DE PLANO AVALIAÇÃO AMBIENTAL MUNICÍPIO DE LOULÉ. Consórcio MARÇO DE Plano de Pormenor de Querença PROPOSTA DE PLANO PLANO DE PORMENOR DE AVALIAÇÃO AMBIENTAL QUERENÇA MARÇO DE 2009 MUNICÍPIO DE LOULÉ PROPOSTA DE PLANO MARÇO 2009 PÁGINA 1 DE 9 ÍNDICE A VALIAÇÃO A MBIENTAL... 3 1. FUNDAMENTAÇÃO DA INSUSCEPTIBILIDADE

Leia mais

PARQUE EÓLICO DO DOURO SUL, S.A. PARQUE EÓLICO DO DOURO SUL E LINHA ELÉCTRICA A 400 KV DE INTERLIGAÇÃO DO PARQUE EÓLICO À SUBESTAÇÃO DE ARMAMAR

PARQUE EÓLICO DO DOURO SUL, S.A. PARQUE EÓLICO DO DOURO SUL E LINHA ELÉCTRICA A 400 KV DE INTERLIGAÇÃO DO PARQUE EÓLICO À SUBESTAÇÃO DE ARMAMAR PARQUE EÓLICO DO DOURO SUL, S.A. PARQUE EÓLICO DO DOURO SUL E LINHA ELÉCTRICA A 400 KV DE INTERLIGAÇÃO DO PARQUE EÓLICO À SUBESTAÇÃO DE ARMAMAR RELATÓRIO DE CONFORMIDADE AMBIENTAL DO PROJECTO DE EXECUÇÃO

Leia mais

Projecto EXPLORAÇÃO SUINÍCOLA - QUINTA DO GIÃO. Projecto de Execução

Projecto EXPLORAÇÃO SUINÍCOLA - QUINTA DO GIÃO. Projecto de Execução DECLARAÇÃO DE IMPACTE AMBIENTAL Projecto EXPLORAÇÃO SUINÍCOLA - QUINTA DO GIÃO Projecto de Execução 1. Tendo por base o Parecer Final da Comissão de Avaliação (CA), as Conclusões da Consulta Pública e

Leia mais

Projecto de AMPLIAÇÃO DO ESTABELECIMENTO INDUSTRIAL DA RAR REFINARIAS DE AÇÚCAR REUNIDAS, S.A. Projecto de Execução

Projecto de AMPLIAÇÃO DO ESTABELECIMENTO INDUSTRIAL DA RAR REFINARIAS DE AÇÚCAR REUNIDAS, S.A. Projecto de Execução DECLARAÇÃO DE IMPACTE AMBIENTAL Projecto de AMPLIAÇÃO DO ESTABELECIMENTO INDUSTRIAL DA RAR REFINARIAS DE AÇÚCAR REUNIDAS, S.A. Projecto de Execução I. Tendo por base o Parecer Final da Comissão de Avaliação

Leia mais

Impactes sectoriais. Sistema edafoclimático, hidrologia, hidrogeologia. Impactes Ambientais 5 ª aula Prof. Doutora Maria do Rosário Partidário

Impactes sectoriais. Sistema edafoclimático, hidrologia, hidrogeologia. Impactes Ambientais 5 ª aula Prof. Doutora Maria do Rosário Partidário Engenharia Civil, 5º ano / 10º semestre Engenharia Territorio, 4º ano/ 8º semestre Impactes sectoriais Sistema edafoclimático, hidrologia, hidrogeologia Impactes Ambientais 5 ª aula Prof. Doutora Maria

Leia mais

JUSTIFICAÇÃO PARA A NÃO SUJEIÇÃO DO PLANO DE PORMENOR DE SALVAGUARDA DO CENTRO HISTÓRICO DE SINES A AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA

JUSTIFICAÇÃO PARA A NÃO SUJEIÇÃO DO PLANO DE PORMENOR DE SALVAGUARDA DO CENTRO HISTÓRICO DE SINES A AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA JUSTIFICAÇÃO PARA A NÃO SUJEIÇÃO DO PLANO DE PORMENOR DE SALVAGUARDA DO CENTRO HISTÓRICO DE SINES A AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA CÂMARA MUNICIPAL DE SINES DEPARTAMENTO DE AMBIENTE, PLANEAMENTO E URBANISMO

Leia mais

PLANO DE PORMENOR DO NÚCLEO CENTRAL DO CARREGADO

PLANO DE PORMENOR DO NÚCLEO CENTRAL DO CARREGADO PLANO DE PORMENOR DO NÚCLEO CENTRAL DO CARREGADO TERMOS DE REFERÊNCIA Setembro 2007 1. INTRODUÇÃO Os termos de referência que se seguem visam promover a elaboração de um plano pormenor para o núcleo urbano

Leia mais

DECLARAÇÃO DE IMPACTE AMBIENTAL

DECLARAÇÃO DE IMPACTE AMBIENTAL DECLARAÇÃO DE IMPACTE AMBIENTAL Identificação Designação do Projecto: Tipologia de Projecto: Localização: Proponente: Entidade licenciadora: Autoridade de AIA: Instalações de Pecuária Intensiva Unidade

Leia mais

V EVOLUÇÃO DA SITUAÇÃO NA AUSÊNCIA DE PROJECTO

V EVOLUÇÃO DA SITUAÇÃO NA AUSÊNCIA DE PROJECTO V EVOLUÇÃO DA SITUAÇÃO NA AUSÊNCIA DE PROJECTO 1. INTRODUÇÃO Neste capítulo procede-se à apresentação da perspectiva de evolução da situação actual, para a área em estudo, na ausência do projecto do IC32

Leia mais

MINISTÉRIO DO AMBIENTE E DO ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO Gabinete do Secretário de Estado do Ambiente

MINISTÉRIO DO AMBIENTE E DO ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO Gabinete do Secretário de Estado do Ambiente DECLARAÇÃO DE IMPACTE AMBIENTAL Identificação Designação do Projecto: Pedreira Moita Negra Tipologia de Projecto: Anexo II ponto 2, a) Fase em que se encontra o projecto: Projecto de Execução Localização:

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE CHAVES PLANO DE PORMENOR DA FONTE DO LEITE AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA. Declaração Ambiental

CÂMARA MUNICIPAL DE CHAVES PLANO DE PORMENOR DA FONTE DO LEITE AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA. Declaração Ambiental CÂMARA MUNICIPAL DE CHAVES PLANO DE PORMENOR DA FONTE DO LEITE AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA Novembro de 2009 Câmara Municipal de Chaves Plano de Pormenor da Fonte do Leite ÍNDICE i) Forma como as considerações

Leia mais

Índice 1. O QUE É UM RESUMO NÃO TÉCNICO OBJECTIVOS E JUSTIFICAÇÃO DO PROJECTO O QUE É O PROJECTO?... 4

Índice 1. O QUE É UM RESUMO NÃO TÉCNICO OBJECTIVOS E JUSTIFICAÇÃO DO PROJECTO O QUE É O PROJECTO?... 4 Índice 1. O QUE É UM RESUMO NÃO TÉCNICO... 2 2. OBJECTIVOS E JUSTIFICAÇÃO DO PROJECTO... 3 3. O QUE É O PROJECTO?... 4 4. QUAL A SITUAÇÃO ACTUAL?... 11 5. QUE IMPACTES O PROJECTO PODE ORIGINAR E MEDIDAS

Leia mais

SPDAD, Sociedade Portuguesa de Distribuição de Artigos de Desporto, Lda. Loja Decathlon Matosinhos

SPDAD, Sociedade Portuguesa de Distribuição de Artigos de Desporto, Lda. Loja Decathlon Matosinhos SPDAD, Sociedade Portuguesa de Distribuição de Artigos de Desporto, Lda Loja Decathlon Matosinhos RELATÓRIO DE CONFORMIDADE AMBIENTAL DO PROJECTO DE EXECUÇÃO VOLUME II SUMÁRIO EXECUTIVO C.P.A. - Consultoria

Leia mais

MINISTÉRIO DO AMBIENTE E DO ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO Gabinete do Secretário de Estado do Ambiente

MINISTÉRIO DO AMBIENTE E DO ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO Gabinete do Secretário de Estado do Ambiente DECLARAÇÃO DE IMPACTE AMBIENTAL Identificação Designação do Projecto: Ampliação da Pedreira Valinho 2 Tipologia de Projecto: Anexo II ponto 13 Fase em que se encontra o projecto Projecto de Execução Localização:

Leia mais

MINISTÉRIO DO AMBIENTE E DO ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO. Diário da República, 1.ª série N.º de Março de

MINISTÉRIO DO AMBIENTE E DO ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO. Diário da República, 1.ª série N.º de Março de Diário da República, 1.ª série N.º 56 21 de Março de 2011 1575 Nos termos do disposto no artigo 3.º do Decreto -Lei n.º 93/90, de 19 de Março, aplicável por força do disposto no n.º 2 do artigo 41.º do

Leia mais

DECLARAÇÃO DE IMPACTE AMBIENTAL PROJECTO DE ALTERAÇÃO DA UNIDADE INDUSTRIAL DA COMPAL

DECLARAÇÃO DE IMPACTE AMBIENTAL PROJECTO DE ALTERAÇÃO DA UNIDADE INDUSTRIAL DA COMPAL DECLARAÇÃO DE IMPACTE AMBIENTAL PROJECTO DE ALTERAÇÃO DA UNIDADE INDUSTRIAL DA COMPAL (Projecto de Execução) I. Tendo por base o Parecer Final da Comissão de Avaliação (CA), as Conclusões da Consulta Pública

Leia mais

Plano de Urbanização da Cidade de Estarreja

Plano de Urbanização da Cidade de Estarreja Município de Estarreja Plano de Urbanização da Cidade de Estarreja Declaração Ambiental A presente Declaração Ambiental do Plano de Urbanização da Cidade de Estarreja (PUCE) visa dar cumprimento do artigo

Leia mais

Ministério das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente PLANO DE ORDENAMENTO DO PARQUE NATURAL DE SINTRA-CASCAIS 5. PLANO OPERACIONAL DE GESTÃO

Ministério das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente PLANO DE ORDENAMENTO DO PARQUE NATURAL DE SINTRA-CASCAIS 5. PLANO OPERACIONAL DE GESTÃO Ministério das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente PLANO DE ORDENAMENTO DO PARQUE NATURAL DE SINTRA-CASCAIS 1.. REGULAMENTO 2.. PLANTA DE ORDENAMENTO 3.. RELATÓRIO 4.. PLANTA DE CONDICIONANTES

Leia mais

MINISTÉRIOS DA SAÚDE E DO AMBIENTE. Portaria n. 174/97 de 10 de Março

MINISTÉRIOS DA SAÚDE E DO AMBIENTE. Portaria n. 174/97 de 10 de Março MINISTÉRIOS DA SAÚDE E DO AMBIENTE Portaria n. 174/97 de 10 de Março A implementação de uma nova política de gestão de resíduos que, de forma integrada, perspective este desafio das sociedades contemporâneas

Leia mais

Relatório de Conformidade Ambiental do Parque Eólico da Lameira (serra de Montemuro) TOMO I SUMÁRIO EXECUTIVO

Relatório de Conformidade Ambiental do Parque Eólico da Lameira (serra de Montemuro) TOMO I SUMÁRIO EXECUTIVO Relatório de Conformidade Ambiental do Parque Eólico da Lameira (serra de Montemuro) TOMO I SUMÁRIO EXECUTIVO Lisboa, Fevereiro 2004 RELATÓRIO DE CONFORMIDADE AMBIENTAL DO PROJECTO DE EXECUÇÃO DO PARQUE

Leia mais

Volume 2 Relatório Síntese

Volume 2 Relatório Síntese IP2 LANÇO TRANCOSO / CELORICO DA BEIRA / IP5 (Projecto Base), LIGAÇÃO DO IP2 A VILA FRANCA DAS NAVES (Projecto Base), LIGAÇÃO DO IP2 À EN 102 (Projecto de Execução) e BENEFICIAÇÃO DA EN 102 (Projecto de

Leia mais

EÓLICA DOS CANDEEIROS PARQUES EÓLICOS, LDA. PARQUE EÓLICO DA SERRA DOS CANDEEIROS/ALCOBAÇA RELATÓRIO DE CONFORMIDADE AMBIENTAL DO PROJECTO DE EXECUÇÃO

EÓLICA DOS CANDEEIROS PARQUES EÓLICOS, LDA. PARQUE EÓLICO DA SERRA DOS CANDEEIROS/ALCOBAÇA RELATÓRIO DE CONFORMIDADE AMBIENTAL DO PROJECTO DE EXECUÇÃO EÓLICA DOS CANDEEIROS PARQUES EÓLICOS, LDA. RELATÓRIO DE CONFORMIDADE AMBIENTAL DO PROJECTO DE EXECUÇÃO T362.1.4 DEZEMBRO, 2004 T36214-SUMARIOEXECUTIVO-R0.DOC EÓLICA DOS CANDEEIROS PARQUES EÓLICOS, LDA.

Leia mais

REN-GASODUTOS A Servidão do Gás natural

REN-GASODUTOS A Servidão do Gás natural REN-GASODUTOS A Servidão do Gás natural REN-GASODUTOS A SERVIDÃO DO GÁS NATURAL O Gás natural passa na sua propriedade? O projecto do traçado da rede e equipamentos de gás natural foi aprovado pelo ministério

Leia mais

AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA DECLARAÇÃO AMBIENTAL

AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA DECLARAÇÃO AMBIENTAL Pllano Diirector Muniiciipall de Coiimbra 2.ª Alteração AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA DECLARAÇÃO AMBIENTAL Janeiro 2010 A presente Declaração Ambiental (DA), que integra o procedimento de Avaliação Ambiental

Leia mais

MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA CIVIL VIAS DE COMUNICAÇÃO. Luís de Picado Santos

MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA CIVIL VIAS DE COMUNICAÇÃO. Luís de Picado Santos MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA CIVIL VIAS DE COMUNICAÇÃO Luís de Picado Santos (picsan@civil.ist.utl.pt) AVALIAÇÃO DE IMPACTE AMBIENTAL EM ESTRADAS 1/18 1 Objectivos Principais Auxiliar na tomada de

Leia mais

PLANO DE PORMENOR DA ZONA INDUSTRIAL DE SANTA COMBA DÃO Termos de Referência

PLANO DE PORMENOR DA ZONA INDUSTRIAL DE SANTA COMBA DÃO Termos de Referência PLANO DE PORMENOR DA ZONA INDUSTRIAL DE SANTA COMBA DÃO Novembro de 2007 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO - OPORTUNIDADE DE REVISÃO DO PLANO DE PORMENOR DA ZONA INDUSTRIAL DE SANTA COMBA DÃO 2 2. ENQUADRAMENTO LEGAL

Leia mais

MATRIZ DE IDENTIFICAÇÃO DE ASPECTOS E AVALIAÇÃO DE IMPACTES AMBIENTAIS (Rev_ )

MATRIZ DE IDENTIFICAÇÃO DE ASPECTOS E AVALIAÇÃO DE IMPACTES AMBIENTAIS (Rev_ ) Grau de (S) Recolha de Amostra Trasfega de slops e águas contaminadas do Navio Emissões de COV`s () Emissões de COV`s () Produção de Efluentes Contaminação de recursos E D N 5 3 1 9 Não Significativo PQAS

Leia mais

Plano de Ordenamento da Reserva Natural da Serra da Malcata

Plano de Ordenamento da Reserva Natural da Serra da Malcata MINISTÉRIO DAS CIDADES, ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E AMBIENTE SECRETARIA DE ESTADO DO ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO INSTITUTO DA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA RESERVA NATURAL DA SERRA DA MALCATA Plano de Ordenamento

Leia mais

ATERRO PARA RESÍDUOS INDUSTRIAIS NÃO PERIGOSOS DO ECO-PARQUE DO RELVÃO - AMPLIAÇÃO

ATERRO PARA RESÍDUOS INDUSTRIAIS NÃO PERIGOSOS DO ECO-PARQUE DO RELVÃO - AMPLIAÇÃO ATERRO PARA RESÍDUOS INDUSTRIAIS NÃO PERIGOSOS DO ECO-PARQUE DO RELVÃO - AMPLIAÇÃO RESUMO NÃO TÉCNICO SETEMBRO 2016 ATERRO PARA RESÍDUOS INDUSTRIAIS NÃO PERIGOSOS DO ECO- RESUMO NÃO TÉCNICO ÍNDICE DE TEXTO

Leia mais

Os princípios do Direito do Ambiente

Os princípios do Direito do Ambiente Regulação da Energia e Ambiente Os princípios do Direito do Ambiente Princípio da precaução Princípio da prevenção Princípio da correcção na fonte Princípio do poluidor pagador Princípio da sustentabilidade,

Leia mais

QUADRO 1 Caracterização síntese dos apoios mais críticos do ponto de vista ambiental e social

QUADRO 1 Caracterização síntese dos apoios mais críticos do ponto de vista ambiental e social QUADRO 1 Caracterização síntese dos apoios mais críticos do ponto de vista ambiental e social CARACTERÍSTICAS DO LOCAL E IMPACTES MEDIDAS DE MINIMIZAÇÃO ESPECÍFICAS APOIOS AP31/49, AP 32/48 E AP 33/47

Leia mais

MINISTÉRIO DO AMBIENTE E DO ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO Gabinete do Secretário de Estado do Ambiente DECLARAÇÃO DE IMPACTE AMBIENTAL

MINISTÉRIO DO AMBIENTE E DO ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO Gabinete do Secretário de Estado do Ambiente DECLARAÇÃO DE IMPACTE AMBIENTAL DECLARAÇÃO DE IMPACTE AMBIENTAL Identificação Designação do Projecto: Fábrica de Cimento de Rio Maior Tipologia de Projecto: Anexo II ponto 5, b) Fase em que se encontra o Projecto: Anteprojecto Localização:

Leia mais

Plano de Promoção de Desempenho Ambiental da EDP Distribuição ( ) Ponto de situação

Plano de Promoção de Desempenho Ambiental da EDP Distribuição ( ) Ponto de situação Plano de Promoção de Desempenho Ambiental da EDP Distribuição (2009-2011) Ponto de situação 14 de Julho de 2009 Seminário ERSE Enquadramento 1. O PPDA 2009-2011 da EDP D é composto por 8 Medidas (100%

Leia mais

Termos de Referência. 4. Enquadramento nos Instrumentos de Gestão Territorial. Página 1 de 5

Termos de Referência. 4. Enquadramento nos Instrumentos de Gestão Territorial. Página 1 de 5 Termos de Referência 1. Oportunidade da elaboração do Plano de Pormenor do Parque Empresarial para Novas Estratégias de Localização do Investimento O Plano Director Municipal de Penela, em processo de

Leia mais

PROJETO DE REGULAMENTO SOBRE OS CRITÉRIOS NA AVALIAÇÃO DOS PLANOS DIRETORES AEROPORTUÁRIOS

PROJETO DE REGULAMENTO SOBRE OS CRITÉRIOS NA AVALIAÇÃO DOS PLANOS DIRETORES AEROPORTUÁRIOS PROJETO DE REGULAMENTO SOBRE OS CRITÉRIOS NA AVALIAÇÃO DOS PLANOS DIRETORES AEROPORTUÁRIOS REGULAMENTO Nº 01/AED/17 Aprovação PCA / /2017 Página 1 de 8 LISTA DE PÁGINAS EFECTIVAS Páginas Data da Páginas

Leia mais

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES DE SUINICULTURA DA REGIÃO DO LIS Estudo de Impacte Ambiental. Resumo Não Técnico

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES DE SUINICULTURA DA REGIÃO DO LIS Estudo de Impacte Ambiental. Resumo Não Técnico ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES DE SUINICULTURA DA REGIÃO DO LIS Estudo de Impacte Ambiental Novembro de 2006 1. O que é o? Este é um volume independente que integra o Estudo de Impacte Ambiental da

Leia mais

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA REGULAMENTO DO PLANO DE PORMRNOR DA ZONA INDUSTRIAL DE CONDEIXA-A-NOVA Artigo 1º Objectivo, âmbito e Vigência 1-Regulamento do Plano Pormenor da Zona Industrial de no Concelho de, adiante designado por

Leia mais

AVALIAÇÃO DE RUÍDO AMBIENTAL NOTA EXPLICATIVA II

AVALIAÇÃO DE RUÍDO AMBIENTAL NOTA EXPLICATIVA II AVALIAÇÃO DE RUÍDO AMBIENTAL NOTA EXPLICATIVA II SOLANCIS Sociedade Exploradora de Pedreiras, S.A. Pedreira Nº 5592 Portela Nº8 Évora de Alcobaça Alcobaça Janeiro 2016 1/6 NOTA EXPLICATIVA - II: No seguimento

Leia mais

Avaliação Ambiental da proposta de alteração ao PDM de Leiria

Avaliação Ambiental da proposta de alteração ao PDM de Leiria Avaliação Ambiental da proposta de alteração ao PDM de Leiria Resumo Não Técnico Projecto elaborado para: Câmara Municipal de Leiria Largo da República 2414-006 Leiria EEP 04.10-09/06.18 MARÇO 2010 IDAD-Instituto

Leia mais

Seminário Nacional. Iniciativas para limitar a Degradação das Terras nas áreas Susceptíveis à Desertificação em Portugal

Seminário Nacional. Iniciativas para limitar a Degradação das Terras nas áreas Susceptíveis à Desertificação em Portugal Seminário Nacional Iniciativas para limitar a Degradação das Terras nas áreas Susceptíveis à Desertificação em Portugal Lisboa, 15 de Junho de 2012 ADPM Associação de Defesa do Património de Mértola índice

Leia mais

Impactes sectoriais. Impactes Ambientais. Mestrado em Engenharia do Ambiente 5º ano / 9º semestre. Impactes Ambientais

Impactes sectoriais. Impactes Ambientais. Mestrado em Engenharia do Ambiente 5º ano / 9º semestre. Impactes Ambientais Mestrado em Engenharia do Ambiente 5º ano / 9º semestre Impactes Ambientais Impactes sectoriais Impactes Ambientais 8 ª aula Prof. Doutora Maria do Rosário Partidário Impactes sectoriais Sistema Edafoclimático

Leia mais

PROJECTO DE RECONFIGURAÇÃO AMBIENTAL E PROCESSUAL DA REFINARIA DE SINES

PROJECTO DE RECONFIGURAÇÃO AMBIENTAL E PROCESSUAL DA REFINARIA DE SINES PETROGAL, s.a. Petróleos de Portugal PROJECTO DE RECONFIGURAÇÃO AMBIENTAL E PROCESSUAL DA REFINARIA DE SINES ESTUDO DE IMPACTE AMBIENTAL RESUMO NÃO TÉCNICO 1. INTRODUÇÃO E OBJECTIVOS O presente documento

Leia mais

MUNICÍPIO DE PENICHE

MUNICÍPIO DE PENICHE Para apreciação nos termos do n.º 1 do art. 14.º do RJUE, ficando sujeito a um pedido de licenciamento, após parecer favorável por parte dos serviços: Documentos Obrigatórios: 1.2 Folha de registo do movimento

Leia mais

consultores de geologia, lda

consultores de geologia, lda chic retail park property, lda. estudo de impacte ambiental s. joão retail park resumo não técnico Junho 2007 pg. 1/21 RESUMO NÃO TÉCNICO ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2. LOCALIZAÇÃO E DESCRIÇÃO DO PROJECTO 3.

Leia mais

O Papel da cidadania na gestão dos recursos hídricos. Carla Graça Coordenadora do Grupo de Trabalho da Água

O Papel da cidadania na gestão dos recursos hídricos. Carla Graça Coordenadora do Grupo de Trabalho da Água O Papel da cidadania na gestão dos recursos hídricos Carla Graça Coordenadora do Grupo de Trabalho da Água Políticas Enquadramento legal A Directiva-Quadro da Água (DQA) Directiva 2000/60/CE, transposta

Leia mais

1. Introdução / Enquadramento Legal Orientações Sectoriais Situações de Conflito 3. Localização das Áreas de Conflito 4

1. Introdução / Enquadramento Legal Orientações Sectoriais Situações de Conflito 3. Localização das Áreas de Conflito 4 Gestão Integrada de Projectos e Planeamento ÍNDICE 1. Introdução / Enquadramento Legal 2 2. Orientações Sectoriais 3 3. Situações de Conflito 3 Localização das Áreas de Conflito 4 Quadro Síntese com a

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 496/VIII CÓDIGO DAS EXPROPRIAÇÕES (ALTERAÇÕES À LEI N.º 168/99, DE 18 DE SETEMBRO) Exposição de motivos

PROJECTO DE LEI N.º 496/VIII CÓDIGO DAS EXPROPRIAÇÕES (ALTERAÇÕES À LEI N.º 168/99, DE 18 DE SETEMBRO) Exposição de motivos PROJECTO DE LEI N.º 496/VIII CÓDIGO DAS EXPROPRIAÇÕES (ALTERAÇÕES À LEI N.º 168/99, DE 18 DE SETEMBRO) Exposição de motivos A última revisão do Código das Expropriações, aprovada pela Lei n.º 168/99, de

Leia mais

SAIP Sociedade Alentejana de Investimentos e Participações, SGPS, SA. PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL. (Fase de Construção)

SAIP Sociedade Alentejana de Investimentos e Participações, SGPS, SA. PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL. (Fase de Construção) Pág.1 / 5 Produção de Águas Residuais Urbanas Tratamento adequado antes da sua descarga no meio receptor - Instalação de fossa séptica ou ETAR Compacta Produção de Águas Residuais de Lavagens de equipamentos

Leia mais

OS SIG COMO SUPORTE À CARTOGRAFIA GEOLÓGICA E DE RISCOS

OS SIG COMO SUPORTE À CARTOGRAFIA GEOLÓGICA E DE RISCOS Universidade de Coimbra Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Ciências da Terra OS SIG COMO SUPORTE À CARTOGRAFIA GEOLÓGICA E DE RISCOS APLICAÇÃO À REGIÃO DE VISEU Relatório do trabalho de

Leia mais

REQUERIMENTOS LEGAIS E AMBIENTAIS PARA PROJECTOS EM ANGOLA

REQUERIMENTOS LEGAIS E AMBIENTAIS PARA PROJECTOS EM ANGOLA REQUERIMENTOS LEGAIS E AMBIENTAIS PARA PROJECTOS EM ANGOLA Angola Resources Consultants Lda (ARC) Luanda, 15 de Setembro de 2011 Conteúdo Enquadramento institucional. Enquadramento Legal da AIA. Legislação

Leia mais

Enquadramento da utilização da biomassa na União Europeia

Enquadramento da utilização da biomassa na União Europeia Enquadramento da utilização da biomassa na União Europeia Cristina Santos 1 Enquadramento na EU 2 Disponibilidades 3 Estratégia nacional 1 Enquadramento Directiva 2001/77/CE relativa às energia renováveis

Leia mais

AEROGERADOR 6 DO PARQUE EÓLICO DE VALE GRANDE

AEROGERADOR 6 DO PARQUE EÓLICO DE VALE GRANDE AEROGERADOR 6 DO PARQUE EÓLICO DE VALE GRANDE RELATÓRIO DE CONFORMIDADE AMBIENTAL DO PROJECTO DE EXECUÇÃO (RECAPE) SUMÁRIO EXECUTIVO JULHO de 2010 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...1 2. ANTECEDENTES...2 3. BREVE

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Resolução n.º 1294/XIII/3ª

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Resolução n.º 1294/XIII/3ª PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Resolução n.º 1294/XIII/3ª Pela avaliação dos riscos ambientais e do impacto nas atividades económicas resultantes da eventual concessão de exploração

Leia mais

Riscos de Cheias e Secas: O papel regulador dos aquíferos

Riscos de Cheias e Secas: O papel regulador dos aquíferos Riscos de Cheias e Secas: O papel regulador dos aquíferos Judite FERNANDES e Augusto COSTA INICIATIVA RISCOS 1ª SESSÃO RISCOS NATURAIS 20 de SETEMBRO de 2012 Água subterrânea: a componente invisível do

Leia mais

Estarreja HyCO3 Produção de Hidrogénio e Monóxido de Carbono por Steam Reforming do Gás Natural

Estarreja HyCO3 Produção de Hidrogénio e Monóxido de Carbono por Steam Reforming do Gás Natural Estarreja HyCO3 Produção de Hidrogénio e Monóxido de Carbono por Steam Reforming do Gás Relatório de Conformidade Ambiental do Projecto de Execução (RECAPE) Volume I Sumário Executivo Relatório elaborado

Leia mais

Regulamento do Plano Director Municipal de Coimbra

Regulamento do Plano Director Municipal de Coimbra Pllano Diirector Muniiciipall de Coiimbra REGULAMENTO PDM (artigos objecto de alteração) Setembro 2009 Regulamento do Plano Director Municipal de Coimbra Artº 32 Interdições Para a área definida no artigo

Leia mais

Ministério da Saúde Direcção-Geral da Saúde SEMINÁRIO ÁGUAS DE CONSUMO HUMANO E SAÚDE. Évora, de Outubro de 2005 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

Ministério da Saúde Direcção-Geral da Saúde SEMINÁRIO ÁGUAS DE CONSUMO HUMANO E SAÚDE. Évora, de Outubro de 2005 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES SEMINÁRIO ÁGUAS DE CONSUMO HUMANO E SAÚDE Évora, 17-18 de Outubro de 2005 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES Relatores: Eng.ª Maria Luisa Gouveia, Profª Doutora Maria Susana Franca, Eng., José Luís Bacharel, Dr.

Leia mais

DRENAGEM DE ÁGUAS RESIDUAIS

DRENAGEM DE ÁGUAS RESIDUAIS 1 MEMÓRIA DESCRITIVA 1 GENERALIDADES Refere-se a presente memória descritiva ao estudo da infra-estrutura de drenagem de águas residuais associado à operação urbanística do Plano de Pormenor de Parte da

Leia mais