REQUERIMENTOS LEGAIS E AMBIENTAIS PARA PROJECTOS EM ANGOLA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REQUERIMENTOS LEGAIS E AMBIENTAIS PARA PROJECTOS EM ANGOLA"

Transcrição

1 REQUERIMENTOS LEGAIS E AMBIENTAIS PARA PROJECTOS EM ANGOLA Angola Resources Consultants Lda (ARC) Luanda, 15 de Setembro de 2011

2 Conteúdo Enquadramento institucional. Enquadramento Legal da AIA. Legislação complementar. Procedimento da AIA em Angola.

3 Enquadramento Institucional Entidades Responsáveis pela AIA Ministro responsável pela área do ambiente (Ministério do Ambiente -MinAmb): Competência pelo Processo de AIA. Designa a entidade encarregue pela instrução do processo (Direcção Nacional de Prevenção e Avaliação de Impactes Ambientais).

4 Enquadramento Institucional Entidades Responsáveis pela AIA Esta competência éexercida conjuntamente com: Ministro de tutela do projecto em apreciação; Ministro responsável pelo ordenamento do território, para projectos situados dentro de perímetros urbanos ou que atravessem povoações.

5 Lei nº5/98, de 19 de Junho: Lei de Bases do Ambiente (MinAmb). Decreto nº51/04, de 23 de Julho: Decreto sobre a Avaliação de Impacte Ambiental (MinAmb). Decreto nº59/07, de 13 de Julho: Decreto sobre Licenciamento Ambiental (MinAmb). Decreto nº130/09, de 26 de Novembro: Decreto sobre taxas de licenciamento ambiental. Decreto nº1/10, de 13 de Janeiro: Decreto sobre Auditorias Ambientais.

6 Lei de Bases do Ambiente: Âmbito Define os conceitos e os princípios básicos da protecção, preservação e conservação do Ambiente, promoção da Qualidade de Vida e do uso racional dos Recursos Naturais, de acordo com a Lei Constitucional da República de Angola.

7 Lei de Bases do Ambiente Todos os projectos que impliquem com os interesses das comunidades, devem ser sujeitos a processos de avaliação de impacte ambiental e social onde é obrigatória a prática de consultas públicas (artº10). Governo deve assegurar que o património ambiental (natural, histórico e cultura) seja objecto de medidas permanentes de defesa e valorização, através do envolvimento das comunidades (artº12).

8 Lei de Bases do Ambiente Obrigatoriedade de Avaliação de Impactes Ambientais para as acções que tenham implicações com o equilíbrio e harmonia ambiental e social (artº16). Emissão de licença ambiental baseia-se no resultado da AIA da actividade proposta e precede a emissão de quaisquer outras licenças legalmente exigidas para cada caso (artº17).

9 Decreto sobre AIA: instrução do processo Dono obra: apresenta à entidade pública competente para autorizar ou licenciar o projecto, um EIA (início do procedimento administrativo). Entidade pública competente para autorizar ou licenciar o projecto deve enviar à Autoridade do Governo responsável pela área do ambiente, no prazo de 5 dias: Projecto a ser autorizado ou licenciado; EIA; Outro elementos relevantes para correcta apreciação.

10 Decreto sobre AIA: instrução do processo Instrução do processo de AIA deve atender aos princípios e objectivos definidos na LBA: RNT do projecto. Descrição das actividades a desenvolver. Descrição da situação ambiental do local de implantação. Resumo das opiniões e críticas resultantes de consultas públicas.

11 Decreto sobre AIA: instrução do processo Descrição das mudanças ambientais/sociais provocadas pelo projecto. Indicação das medidas previstas para eliminar ou minimizar os efeitos sociais ambientais negativos. Indicação sistemas previstos para o controlo e acompanhamento da actividade.

12 Decreto sobre AIA: prazos 30 dias após a data de recepção da documentação o MinAmb envia parecer à entidade competente para licenciar ou autorizar o projecto, juntamente com o relatório da CP que tenha promovido (este parecer é vinculativo). O parecer é favorável se após esse prazo, nada for comunicado à entidade competente para autorizar ou licenciar o projecto.

13 Decreto sobre AIA: fiscalização Fiscalização, acompanhamento e controlo das medidas estabelecidas são da competência do MinAmb. Agentes de fiscalização são indicados pelo MinAmb e a eles cabe a autuação das infracções à presente lei.

14 Decreto sobre AIA: auditorias ambientais Unidades em funcionamento e abrangidas pelo decreto e não tenham sido sujeitas a AIA/EIA, podem ser objecto de auditorias ambientais no período de 1 ano após entrada em vigor do decreto. Custos de reparação de eventuais danos ambientais são por conta do dono de obra.

15 Decreto sobre Licenciamento Ambiental Estabelece normas que regulam o licenciamento ambiental das actividades e que sejam susceptíveis de provocar impacte ambiental e social significativos. Concessão da licença ambiental é da responsabilidade da entidade responsável pela política do ambiente (MinAmb). O MinAmb emite: Licença ambiental de instalação; Licença ambiental de operação.

16 Enquadramento Legal Decreto sobre Licenciamento Ambiental Pedido de licença é feito ao MinAmb assim que terminadas as formalidades do processo de AIA, e deve conter: Descrição da instalação, natureza e extensão das actividades; Certidão do Governo Provincial, que declare a conformidade com legislação sobre ocupação do solo; RNT do EIA; Parecer vinculativo da entidade que tutela a actividade. Relatório do estudo de avaliação de impacte ambiental.

17 Decreto sobre Licenciamento Ambiental A decisão do pedido de licença ambiental é proferida no prazo de 90 dias, a contar da data da recepção. Considera-se deferido o pedido, se decorrido o prazo estabelecido, não for proferida decisão.

18 Decreto sobre Licenciamento Ambiental As decisões finais tomadas sobre os projectos apreciados para efeitos de licenciamento ambiental, devem ser objecto de divulgação pública. Construção, instalação, reforma, recuperação, ampliação, alteração, operação e desactivação de actividades que requeiram estudos de AIA ficam sujeitos ao prévio licenciamento ambiental.

19 Decreto sobre Licenciamento Ambiental Licença ambiental de instalação: Objectivo de autorizar a implantação da obra ou empreendimento, de acordo com as especificações no projecto aprovado pela entidade de tutela da actividade. Licença ambiental de operação: Licença de operação é emitida após a observância de todos os requisitos constantes do estudo de AIA.

20 Decreto sobre Licenciamento Ambiental Na Licença ambiental de operação devem constar: Documentos de referência sobre melhores métodos e técnicas aplicáveis ao exercício da actividade licenciada (medidas necessárias ao cumprimento da protecção do ar, da água e do solo, da fauna, da flora e de prevenção/redução da poluição sonora e a produção de resíduos).

21 Decreto sobre Licenciamento Ambiental Valores limite de emissão para as substâncias poluentes, que possam ser emitidas no exercício de determinada actividade. Medidas que garantam protecção do solo e águas subterrâneas e controlo de ruído. Medidas de monitorização das emissões da obra, medidas ocasionais de exploração que possam afectar o ambiente.

22 Decreto sobre Licenciamento Ambiental Obrigatoriedade em informar a entidade responsável pela política do ambiente (em 24h) de qualquer incidente que afecte consideravelmente o ambiente (fugas, avarias, paragens, desactivação). Período de validade da licença não pode ser inferior a 3 anos nem superior a 8 anos.

23 Decreto sobre Auditorias Ambientais Tem como objecto a realização de auditorias ambientais às actividades públicas ou privadas, susceptíveis de provocar danos significativos ao ambiente. A auditoria é pública quando é dirigida às actividades sujeitas a avaliações ambientais pelo Órgão do Estado competente para o efeito.

24 Decreto sobre Auditorias Ambientais A auditoria é privada quando é realizada pelos empreendedores, visando conformar os processos laborais e funcionais do seu empreendimento com o plano de gestão ambiental, aprovado de acordo com as imposições legais ambientais, em vigor.

25 Protecção Ambiental Complementar Decreto que regula a Protecção do Ambiente no decurso das actividades petrolíferas. Decreto sobre Gestão, Eliminação e Deposição de Desperdícios na Indústria Petrolífera. Regulamento sobre Gestão de Descargas Operacionais para a Indústria Petrolífera. Lei das Actividades Industriais. Lei das Terras. Lei da Água. Lei dos Recursos Biológicos Aquáticos. Lei do Investimento Privado.

26 Protecção Ambiental Complementar Decreto sobre a protecção do ambiente no decurso das actividades petrolíferas Instrumentos de Gestão da Protecção do Ambiente: Avaliação de impacte ambiental; Prevenção de derrames; Resposta a derrames; Gestão, remoção e depósito de desperdícios; Gestão de descargas operacionais; Abandono e restauração do local da instalação.

27 Protecção Ambiental Complementar Decreto sobre a protecção do ambiente no decurso das actividades petrolíferas Avaliação de Impacte Ambiental: Concessionária e associadas são obrigadas a elaborar uma AIA para actividades petrolíferas em instalações novas e para modificações em qualquer instalação existente. AIA deve identificar prováveis danos ambientais causados pelo projecto ou instalação proposta e identificar medidas apropriadas.

28 Protecção Ambiental Complementar Decreto sobre a protecção do ambiente no decurso das actividades petrolíferas Avaliação de Impacte Ambiental: AIA tem como base o EIA e deve compreender no mínimo: descrição do estado actual do ambiente, impactes, medidas mitigação. AIA deve ser submetida ao MinPet que solicita parecer ao MinAmb.

29 Protecção Ambiental Complementar Decreto sobre licenciamento industrial Artº9 (Estudo de Impacte Ambiental) 1. Para a instalação, ampliação ou transferência de estabelecimentos industriais da Classe 1 são exigidos os adequados estudos de impacte ambiental. 2. Devem, nos termos da lei, ser exigidos estudos de impacte ambiental para a instalação, ampliação ou transferência de actividades industriais, atendendo à sua natureza e localização.

30 Protecção Ambiental Complementar Lei sobre o Investimento Privado Artº53 (Natureza e Estrutura do Contrato de Investimento) De acordo com o ponto 2 da alínea j), o contrato de investimento deve entre outros conter o seguinte: j) definição geral, mas fundamentada, em anexo, do impacto económico, social e ambiental do projecto previsto, sempre que tal se aplique.

31 Procedimento de AIA em Angola Projecto listado no Anexo do Decreto No. 51/04 (?) Não há definição de âmbito na lei Consulta DNPAIA Estudo de Impacte Ambiental Consultas Públicas/Consulta de Stakeholders Avaliação Decisão Consulta Pública Parecer MinAmb enviado para Ministério de tutela

32 Procedimento de AIA em Angola 1. Aplicabilidade do processo de AIA (screening) Verificação da obrigatoriedade de um processo de AIA; Projectos sujeitos a AIA: o Agricultura, pescas e florestas; o Indústria extractiva; o Indústria de energia; o Fabrico de vidro; o Indústria química; o Projectos de infraestruturas; o Outros. Empreendimentos considerados como de interesse para a defesa e segurança nacional estão isentos de AIA.

33 Procedimento de AIA em Angola 2. Definição de âmbito (scoping) Não há uma fase de definição de âmbito exigida separadamente na legislação. 3. Estudo de Impacte Ambiental (artº6 e artº7) Descrição do projecto. Relatório do EIA. Alternativas tecnológicas e de localização, confrontando com a alternativa no-go. Identificação/avaliação sistemática dos impactes ambientais. Definir área de influência do projecto. Considerar planos e programas governamentais. Outros elementos relevantes.

34 4. Consultas Públicas Procedimento de AIA em Angola Consultas públicas realizadas durante o EIA. Promovidas pelo MinAmb. Inicia com a divulgação do RNT. Serão consideradas exposições e reclamações apresentadas e relacionadas com o projecto. CP deve realizar-se num período não inferior a 5 dias nem superior a 10 dias, para os projectos listados no anexo da legislação de AIA. Elaboração de um relatório nos 8 dias seguintes ao prazo fixado para a CP, onde constem as diligências efectuadas, a participação registada e as conclusões a extrair.

35 5. Revisão dos EIA Procedimento de AIA em Angola A revisão dos EIA é da responsabilidade da entidade pública indicada pelo MinAmb - DNPAIA. É enviado parecer à entidade competente para licenciar ou autorizar o projecto, que verifica a conformidade do EIA face à legislação. Parecer é vinculativo. Não pode ser autorizado/licenciado um projecto que tenha parecer negativo. Poderá ser solicitada pela DNPAIA, a apresentação de uma adenda ao EIA contendo informação adicional.

36 OBRIGADA PELA ATENÇÃO! Contactos: Telef.: website:

Decreto n.º 59/07, de 13 de Julho

Decreto n.º 59/07, de 13 de Julho Decreto n.º 59/07, de 13 de Julho Página 1 de 16 Considerando que a Lei n.º 5/98, de 19 de Junho, Lei de Bases do Ambiente, estabelece a obrigatoriedade de licenciamento das actividades que, pela sua natureza,

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente. Rui Lanceiro

Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente. Rui Lanceiro Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente Rui Lanceiro «Impacte ambiental»: alterações favoráveis e desfavoráveis produzidas em parâmetros ambientais e sociais, resultantes da realização de um projecto,

Leia mais

MINISTÉRIOS DA SAÚDE E DO AMBIENTE. Portaria n. 174/97 de 10 de Março

MINISTÉRIOS DA SAÚDE E DO AMBIENTE. Portaria n. 174/97 de 10 de Março MINISTÉRIOS DA SAÚDE E DO AMBIENTE Portaria n. 174/97 de 10 de Março A implementação de uma nova política de gestão de resíduos que, de forma integrada, perspective este desafio das sociedades contemporâneas

Leia mais

Enquadramento do Projecto no Regime Jurídico de AIA

Enquadramento do Projecto no Regime Jurídico de AIA NORMA DE PROCEDIMENTOS Julho de 2008 01 / AM Tramitação dos processos de Enquadramento do Projecto no Regime Jurídico de AIA 1. Apresentação 2. Legislação de enquadramento 3. Tramitação dos processos 4.

Leia mais

Decreto Executivo n.º 87/12, de 24 de Fevereiro

Decreto Executivo n.º 87/12, de 24 de Fevereiro Decreto Executivo n.º 87/12, de 24 de Fevereiro Página 1 de 10 Havendo necessidade de se regulamentar as Consultas Públicas dos projectos sujeitos à Avaliação de Impactes Ambientais, a que se refere o

Leia mais

Pareceres de Localização quanto à Afectação de Recursos Hídricos

Pareceres de Localização quanto à Afectação de Recursos Hídricos NORMA DE PROCEDIMENTOS Junho de 2005 14 / AM Tramitação dos pedidos de Pareceres de Localização quanto à Afectação de Recursos Hídricos 1. Apresentação 2. Legislação de enquadramento 3. Tramitação dos

Leia mais

Licenciamento Simplificado de Operações de Gestão de Resíduos

Licenciamento Simplificado de Operações de Gestão de Resíduos NORMA DE PROCEDIMENTOS Março de 2008 11 / AM Tramitação dos processos de Licenciamento Simplificado de Operações de Gestão de Resíduos 1. Apresentação 2. Legislação de enquadramento 3. Tramitação dos processos

Leia mais

DIA - Estrutura e conteúdo Pós-avaliação RECAPE e Rel Monitorização

DIA - Estrutura e conteúdo Pós-avaliação RECAPE e Rel Monitorização Engenharia Civil: 5º ano / 10º semestre Engenharia do Territorio: 4º ano / 8º semestre DIA - Estrutura e conteúdo Pós-avaliação RECAPE e Rel Monitorização IMPACTES AMBIENTAIS 11ª aula Prof. Doutora Maria

Leia mais

ÍNDICE ÍNDICE DE FIGURAS

ÍNDICE ÍNDICE DE FIGURAS CENTRAL TERMOELÉCTRICA DE SINES ATERRO CONTROLADO DE CINZAS DE FUEL-ÓLEO E OUTROS RESÍDUOS CARACTERÍSTICOS DA PRODUÇÃO TERMOELÉCTRICA RELATÓRIO DE CONFORMIDADE AMBIENTAL DO PROJECTO DE EXECUÇÃO VOLUME

Leia mais

Definições e princípios patentes em diversa legislação que tem por objecto a questão dos resíduos.

Definições e princípios patentes em diversa legislação que tem por objecto a questão dos resíduos. Fontes: Proposta de Decreto-Lei sobre RC&D. Estrutura usual de um Regulamento Municipal. Definições e princípios patentes em diversa legislação que tem por objecto a questão dos resíduos. Contributos do

Leia mais

PARCERIA ESTRATÉGICA LICENCIAMENTO DA ACTIVIDADE INDUSTRIAL. Industria do Vinho. Julho 2008

PARCERIA ESTRATÉGICA LICENCIAMENTO DA ACTIVIDADE INDUSTRIAL. Industria do Vinho. Julho 2008 PARCERIA ESTRATÉGICA LICENCIAMENTO DA ACTIVIDADE INDUSTRIAL Industria do Vinho Procedimentos no âmbito de: Normas Disciplinadoras do Exercício da Actividade Industrial - Dec. Lei 69/2003, de 10 Abril,

Leia mais

Projecto de AMPLIAÇÃO DO ESTABELECIMENTO INDUSTRIAL DA RAR REFINARIAS DE AÇÚCAR REUNIDAS, S.A. Projecto de Execução

Projecto de AMPLIAÇÃO DO ESTABELECIMENTO INDUSTRIAL DA RAR REFINARIAS DE AÇÚCAR REUNIDAS, S.A. Projecto de Execução DECLARAÇÃO DE IMPACTE AMBIENTAL Projecto de AMPLIAÇÃO DO ESTABELECIMENTO INDUSTRIAL DA RAR REFINARIAS DE AÇÚCAR REUNIDAS, S.A. Projecto de Execução I. Tendo por base o Parecer Final da Comissão de Avaliação

Leia mais

Ministério dos Petróleos

Ministério dos Petróleos Ministério dos Petróleos Decreto executivo n.º 11/05 de 12 de Janeiro Considerando o disposto no Decreto nº 39/00. de 10 de Outubro, sobre a protecção do ambiente no decurso das actividades petrolíferas,

Leia mais

AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL

AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL MESTRADO EM CIÊNCIAS DO MAR DISCIPLINA DE ECOTOXICOLOGIA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL José Lino Costa jlcosta@fc.ul.pt 11-05-2018 Professor Auxiliar na FCUL Vice-director do MARE DEFINIÇÃO DE IMPACTO

Leia mais

Licenciamento de Limpeza e Desobstrução de Linhas de Água

Licenciamento de Limpeza e Desobstrução de Linhas de Água NORMA DE PROCEDIMENTOS Junho de 2005 10 / AM Tramitação dos processos de Licenciamento de Limpeza e Desobstrução de Linhas de Água 1. Apresentação 2. Legislação de enquadramento 3. Tramitação dos processos

Leia mais

Verificação do Relatório de Conformidade do Projecto de Execução com a DIA (RECAPE)

Verificação do Relatório de Conformidade do Projecto de Execução com a DIA (RECAPE) NORMA DE PROCEDIMENTOS Julho de 2008 06 / AM Tramitação dos processos de Verificação do Relatório de Conformidade do Projecto de Execução com a DIA (RECAPE) 1. Apresentação 2. Legislação de enquadramento

Leia mais

Principais alterações Lei n.º 60/2007 REGIME JURÍDICO DA URBANIZAÇÃO E EDIFICAÇÃO

Principais alterações Lei n.º 60/2007 REGIME JURÍDICO DA URBANIZAÇÃO E EDIFICAÇÃO REGIME JURÍDICO DA URBANIZAÇÃO E EDIFICAÇÃO FISCALIZAÇÃO MUNICIPAL ISABEL GARCIA CCDR-LVT 28-29 NOVEMBRO DE 2011 D.L. n.º 555/99, de 16 de Dezembro, na redacção que lhe foi dada pela Lei n.º 60/2007, de

Leia mais

Analise do Quadro Legal para Conservação da Biodiversidade em Moçambique e Desafios sobre Educação Ambiental

Analise do Quadro Legal para Conservação da Biodiversidade em Moçambique e Desafios sobre Educação Ambiental Analise do Quadro Legal para Conservação da Biodiversidade em Moçambique e Desafios sobre Educação Ambiental Biodiversidade Biodiversidade é a grande variedade de formas de vida, ( animais e Vegetais)

Leia mais

Planeamento e gestão de EIA Estrutura e Conteúdo

Planeamento e gestão de EIA Estrutura e Conteúdo Licenciatura em Engenharia do Ambiente 5º ano / 9º semestre Planeamento e gestão de EIA Estrutura e Conteúdo Estudos Impacte Ambiental 7a ª aula Prof. Doutora Maria do Rosário Partidário PLANEAMENTO DO

Leia mais

Dispensa do Procedimento de AIA

Dispensa do Procedimento de AIA NORMA DE PROCEDIMENTOS Julho de 2008 02 / AM Tramitação dos processos de Dispensa do Procedimento de AIA 1. Apresentação 2. Legislação de enquadramento 3. Tramitação dos processos 4. Fluxograma da tramitação

Leia mais

MANUAL DE Data: 30/09/2009 PROCEDIMENTOS Página 1 de 10 LICENCIAMENTO

MANUAL DE Data: 30/09/2009 PROCEDIMENTOS Página 1 de 10 LICENCIAMENTO OBJECTIVO: DEPARTAMENTO DE URBANISMO Capítulo: II Secção: 3 PROCEDIMENTOS Página 1 de 10 Definir o modo de tratar o pedido de autorização de operação urbanística, ao abrigo do artigo 4.º e dos artigos

Leia mais

Definição de Âmbito do Estudo de Impacte Ambiental (PDA)

Definição de Âmbito do Estudo de Impacte Ambiental (PDA) NORMA DE PROCEDIMENTOS Julho de 2008 03 / AM Tramitação dos processos de Definição de Âmbito do Estudo de Impacte Ambiental (PDA) 1. Apresentação 2. Legislação de enquadramento 3. Tramitação dos processos

Leia mais

Recintos de Diversões Aquáticas. Licença de Funcionamento

Recintos de Diversões Aquáticas. Licença de Funcionamento Recintos de Diversões Aquáticas Licença de Funcionamento 1. FINALIDADE O início e a realização das atividades em recintos com diversões aquáticas (Parques Aquáticos) depende da posse de licença de funcionamento

Leia mais

Em caso de impossibilidade de determinação do produtor do resíduo, a responsabilidade pela respectiva gestão recai sobre o seu detentor.

Em caso de impossibilidade de determinação do produtor do resíduo, a responsabilidade pela respectiva gestão recai sobre o seu detentor. Resíduos de construção e demolição O D.L. n.º 46/2008, de 12 de Março, alterado pelo D.L. n.º 73/2011, de 17 Junho, estabelece o regime das operações de gestão de resíduos resultantes de obras ou demolições

Leia mais

AUDITORIAS DE CONFORMIDADE CONFORMIDADE LEGAL

AUDITORIAS DE CONFORMIDADE CONFORMIDADE LEGAL 1 AUDITORIAS DE CONFORMIDADE por por CONFORMIDADE LEGAL SISTEMAS DE GESTÃO DO AMBIENTE por por Requisitos Legais por 1. Requisitos Legais 2. Classificação das Não Conformidades por AUDITORIAS DE CONFORMIDADE

Leia mais

Ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 36.º do Decreto-Lei n.º 211/2004, de 20 de Agosto:

Ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 36.º do Decreto-Lei n.º 211/2004, de 20 de Agosto: Legislação Portaria n.º 1327/2004, de 19 de Outubro Publicada no D.R. n.º 246, I Série-B, de 19 de Outubro de 2004 SUMÁRIO: Regulamenta os procedimentos administrativos previstos no Decreto-Lei n.º 211/2004,

Leia mais

DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 21/2004

DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 21/2004 DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 21/2004 MONUMENTO NATURAL REGIONAL DA CALDEIRA DA ILHA GRACIOSA Considerando que a classificação das áreas protegidas se rege pelo disposto no Decreto-Lei n.º 19/93, de

Leia mais

TRAMITAÇÃO DOS PROCESSOS DE VERIFICAÇÃO DA APLICABILIDADE DO REGIME JURÍDICO DE AIA

TRAMITAÇÃO DOS PROCESSOS DE VERIFICAÇÃO DA APLICABILIDADE DO REGIME JURÍDICO DE AIA TRAMITAÇÃO DOS PROCESSOS DE VERIFICAÇÃO DA APLICABILIDADE DO REGIME JURÍDICO DE AIA Norma de Procedimento Janeiro de 2012 1. Enquadramento 2. Quadro legal aplicável 3. Tramitação dos processos 1. ENQUADRAMENTO

Leia mais

NORMA DE PROCEDIMENTOS N.ºN.º/MÊS/08

NORMA DE PROCEDIMENTOS N.ºN.º/MÊS/08 NORMA DE PROCEDIMENTOS N.ºN.º/MÊS/08 GT/01 outubro/2016 TRAMITAÇÃO DOS PROCESSOS DE PARECER PRÉVIO DE LOCALIZAÇÃO DE PESQUISA OU EXPLORAÇÃO DE MASSAS MINERAIS - PEDREIRAS ÍNDICE: 1. APRESENTAÇÃO 2. LEGISLAÇÃO

Leia mais

NORMA DE PROCEDIMENTO DE LICENCIAMENTO DEPOSIÇÃO DE RESÍDUOS EM ATERRO

NORMA DE PROCEDIMENTO DE LICENCIAMENTO DEPOSIÇÃO DE RESÍDUOS EM ATERRO NORMA DE PROCEDIMENTO DE LICENCIAMENTO DEPOSIÇÃO DE RESÍDUOS EM ATERRO agosto de 2016 NOTA INTRODUTÓRIA A elaboração deste documento tem como finalidade apresentar de uma forma mais sistematizada a tramitação

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE SEIA. Regulamento da Actividade de Fiscalização de Obras Sujeitas a Licenciamento Municipal

CÂMARA MUNICIPAL DE SEIA. Regulamento da Actividade de Fiscalização de Obras Sujeitas a Licenciamento Municipal CÂMARA MUNICIPAL DE SEIA Regulamento da Actividade de Fiscalização de Obras Sujeitas a Licenciamento Municipal 1995 PREÂMBULO Dada a inexistência de regulamentação municipal sobre a fiscalização das obras

Leia mais

DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 22/2004 TURISMO DE NATUREZA

DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 22/2004 TURISMO DE NATUREZA DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 22/2004 TURISMO DE NATUREZA O Decreto-Lei n.º 47/99, de 16 de Fevereiro, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 56/2002, de 11 de Março, criou, para todo o território

Leia mais

GUIAS PARA INSTRUÇÃO DE PEDIDOS DE AUTORIZAÇÃO OU DE LICENCIAMENTO DE OBRAS (NA ÁREA DE COMPETÊNCIAS DA APSS, S.A.)

GUIAS PARA INSTRUÇÃO DE PEDIDOS DE AUTORIZAÇÃO OU DE LICENCIAMENTO DE OBRAS (NA ÁREA DE COMPETÊNCIAS DA APSS, S.A.) 1. De acordo com a legislação em vigor (Decreto-Lei n.º 338/98, de 3 de Novembro), na sua área de jurisdição, compete à APSS, S.A. conceder licenças para a execução de obras directamente relacionadas com

Leia mais

Procedimento. P.5.3 Funcionamento de Recintos e Licença Especial de Ruído LISTA DE ALTERAÇÕES. Descrição da alteração Páginas Edição Data

Procedimento. P.5.3 Funcionamento de Recintos e Licença Especial de Ruído LISTA DE ALTERAÇÕES. Descrição da alteração Páginas Edição Data Pág. n.º 1/7 LISTA DE ALTERAÇÕES Descrição da alteração Páginas Edição Data ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 2/7 1. OBJECTIVO: Descrever a forma como se processa, na Câmara Municipal de Portimão,

Leia mais

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL. Daniel Freire e Almeida

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL. Daniel Freire e Almeida LEGISLAÇÃO AMBIENTAL Daniel Freire e Almeida Instrumentos mais Importantes I - Padrões de qualidade ambiental.* II -Zoneamento ambiental.* III - Avaliação de impactos ambientais (AIA). * IV - Licenciamento

Leia mais

COMISSÃO PERMANENTE DA ASSEMBLEIA DO POVO. Resolução n," 18/90 de 6 de Outubro ARTIGO 1.0

COMISSÃO PERMANENTE DA ASSEMBLEIA DO POVO. Resolução n, 18/90 de 6 de Outubro ARTIGO 1.0 COMISSÃO PERMANENTE DA ASSEMBLEIA DO POVO Resolução n," 18/90 de 6 de Outubro Recordando que a Convenção sobre o Direito do Mar foi adoptada em Abril de 1982 e assinada por 119 Estados e que nela estão

Leia mais

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES GOVERNO REGIONAL PROPOSTA DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES GOVERNO REGIONAL PROPOSTA DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL PROPOSTA DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL MONUMENTO NATURAL REGIONAL DA CALDEIRA DA ILHA GRACIOSA Considerando que a classificação das áreas protegidas se rege pelo disposto no Decreto-Lei nº 19/93, de

Leia mais

ASPECTOS LEGAIS DO LICENCIAMENTO DE OBRAS DE EDIFICAÇÃO E DE ACTIVIDADES ECONÓMICAS

ASPECTOS LEGAIS DO LICENCIAMENTO DE OBRAS DE EDIFICAÇÃO E DE ACTIVIDADES ECONÓMICAS ASPECTOS LEGAIS DO LICENCIAMENTO DE OBRAS DE EDIFICAÇÃO E DE ACTIVIDADES ECONÓMICAS Câmara Municipal de Lisboa paulo.campos@cm-lisboa.pt Resumo No âmbito da poluição sonora, o licenciamento de obras de

Leia mais

Decreto Executivo n.º 92/12, de 1 de Março

Decreto Executivo n.º 92/12, de 1 de Março Decreto Executivo n.º 92/12, de 1 de Março Página 1 de 10 Considerando que o Estudo de Impacte Ambiental deve ser elaborado por empresas e profissionais devidamente habilitados e cadastrados no Ministério

Leia mais

CAE Rev_3: 60200, 61100, 61200, e TELECOMUNICAÇÕES

CAE Rev_3: 60200, 61100, 61200, e TELECOMUNICAÇÕES O conteúdo informativo disponibilizado pela presente ficha não substitui FUNCHAL CAE Rev_3: 60200, 61100, 61200, 61300 e 61900 TELECOMUNICAÇÕES ACTIVIDADES ABRANGIDAS: - Operador de Redes Públicas de Telecomunicações

Leia mais

Estudos de Incidências Ambientais Projectos de Produção de Energia Eléctrica a partir de FER

Estudos de Incidências Ambientais Projectos de Produção de Energia Eléctrica a partir de FER NORMA DE PROCEDIMENTOS Agosto de 2005 08 / AM Tramitação dos processos de Estudos de Incidências Ambientais Projectos de Produção de Energia Eléctrica a partir de FER 1. Apresentação 2. Legislação de enquadramento

Leia mais

Prevenção e Controlo Integrado da Poluição. Prevenção e Controlo Integrado da Poluição

Prevenção e Controlo Integrado da Poluição. Prevenção e Controlo Integrado da Poluição Enquadramento Legal Decreto-Lei n.º 173/2008, de 26 de Agosto (Diploma PCIP) Regime de prevenção e controlo integrados da poluição (PCIP) proveniente de certas atividades Licença ambiental - decisão escrita

Leia mais

Apresentação dos Documentos de Referência para Entidades Acreditadas (EA) no Domínio do Ambiente

Apresentação dos Documentos de Referência para Entidades Acreditadas (EA) no Domínio do Ambiente Apresentação dos Documentos de Referência para Entidades Acreditadas (EA) no Domínio do Ambiente EA.G.02.01.00 - Guia Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) Cecília Simões APA, 22 de janeiro de 2013 GUIA

Leia mais

República de Moçambique PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Decreto Presidencial nº4/2000 de 17 de Março

República de Moçambique PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Decreto Presidencial nº4/2000 de 17 de Março República de Moçambique PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Decreto Presidencial nº4/2000 de 17 de Março No âmbito da reforma do sistema aduaneiro, visando disciplinar o correcto funcionamento dos orgãos do Aparelho

Leia mais

Estudos iniciais. Definição do âmbito. Estudo de Impacte Ambiental Normas Técnicas

Estudos iniciais. Definição do âmbito. Estudo de Impacte Ambiental Normas Técnicas Licenciatura em Engenharia Território 4º ano / 8º semestre Estudos iniciais. Definição do âmbito. Estudo de Impacte Ambiental Normas Técnicas IMPACTES AMBIENTAIS 6 ª aula Prof. Doutora Maria do Rosário

Leia mais

NORMA DE PROCEDIMENTOS

NORMA DE PROCEDIMENTOS NORMA DE PROCEDIMENTOS NºNº/MÊS/08 AM/11 ABRIL/2013 TRAMITAÇÃO DOS PROCESSOS DE LICENCIAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE ATERROS ÍNDICE: 1. APRESENTAÇÃO 2. LEGISLAÇÃO DE ENQUADRAMENTO 3. TRAMITAÇÃO DOS PROCESSOS

Leia mais

O projecto do Centro Integrado de Valorização de Resíduos Industriais Não Perigosos de Vila Nova de Famalicão integra:

O projecto do Centro Integrado de Valorização de Resíduos Industriais Não Perigosos de Vila Nova de Famalicão integra: VALOR--RIIB IIndústtriia de Resííduos,, Lda.. FORMULÁRIIO LUA -- PCIIP -- PCIIP Resumo Não Técniico Resumo Não Técnico. O presente anexo constitui o Resumo Não Técnico (RNT) do processo de Renovação da

Leia mais

NORMA DE PROCEDIMENTOS N.ºN.º/MÊS/08

NORMA DE PROCEDIMENTOS N.ºN.º/MÊS/08 NORMA DE PROCEDIMENTOS N.ºN.º/MÊS/08 AM/09 FEVEREIRO/2009 TRAMITAÇÃO DOS PROCESSOS DE PARECER SOBRE A EMISSÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS (COV) ÍNDICE: 1. APRESENTAÇÃO 2. LEGISLAÇÃO DE ENQUADRAMENTO

Leia mais

Plano de Actividades do Observatório Nacional dos CIRVER para

Plano de Actividades do Observatório Nacional dos CIRVER para - Plano de Actividades do Observatório Nacional dos CIRVER para 2013-2014 Introdução O Decreto-Lei n.º3/2004, de 3 de Janeiro, consagra o regime jurídico do licenciamento da instalação e exploração dos

Leia mais

MINISTÉRIOS DA INDÚSTRIA E ENERGIA DA SAÚDE E DO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS. Portaria n.º 1049/93 de 19 de Outubro

MINISTÉRIOS DA INDÚSTRIA E ENERGIA DA SAÚDE E DO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS. Portaria n.º 1049/93 de 19 de Outubro MINISTÉRIOS DA INDÚSTRIA E ENERGIA DA SAÚDE E DO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS Portaria n.º 1049/93 de 19 de Outubro Considerando que a água, além de ser um recurso natural vital, é também um componente

Leia mais

Publicado no Diário da República, I série, nº 147, de 12 de Agosto AVISO N.º 04/2014

Publicado no Diário da República, I série, nº 147, de 12 de Agosto AVISO N.º 04/2014 Publicado no Diário da República, I série, nº 147, de 12 de Agosto AVISO N.º 04/2014 ASSUNTO: PROCESSO SIMPLIFICADO PARA O PAGAMENTO DE IMPORTAÇÃO DE MERCADORIAS A integração dos órgãos intervenientes

Leia mais

Decreto Regulamentar n.º 8/2003 de 11 de Abril

Decreto Regulamentar n.º 8/2003 de 11 de Abril Decreto Regulamentar n.º 8/2003 de 11 de Abril Aprova o Regulamento do Licenciamento da Actividade Industrial Revoga os Decretos Regulamentares n.ºs 61/91 e 25/93, respectivamente de 27 de Novembro e de

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL SOBRE A PRÁTICA DE FOGUEIRAS E QUEIMADAS. Preâmbulo

REGULAMENTO MUNICIPAL SOBRE A PRÁTICA DE FOGUEIRAS E QUEIMADAS. Preâmbulo REGULAMENTO MUNICIPAL SOBRE A PRÁTICA DE FOGUEIRAS E QUEIMADAS Preâmbulo 1 - Tendo em consideração que durante o período do ano crítico em relação à eclosão de incêndios florestais, inúmeros munícipes

Leia mais

o presente diploma tem por objecto regulamentar a gestão dos recursos pesqueiros existentes nas águas juridicionais de Angola.

o presente diploma tem por objecto regulamentar a gestão dos recursos pesqueiros existentes nas águas juridicionais de Angola. MINISTÉRIO DAS PESCAS E AMBIENTE Decreto Executivo n." 48/98 de 28 de Agosto Havendo necessidade de estabelecer o ordenamento dos recursos pesqueiros nacionais; No uso da faculdade que me é conferida pela

Leia mais

Parecer de Localização sobre Regularização de Estabelecimentos Industriais

Parecer de Localização sobre Regularização de Estabelecimentos Industriais NORMA DE PROCEDIMENTOS Janeiro de 2012 11 / OT Tramitação dos processos de Parecer de Localização sobre Regularização de Estabelecimentos Industriais 1. Apresentação 2. Legislação de enquadramento 3. Tramitação

Leia mais

Enquadramento Legal. Famalicão 14 de Julho de Luis Fragoso. Responsabilidade Ambiental

Enquadramento Legal. Famalicão 14 de Julho de Luis Fragoso. Responsabilidade Ambiental Enquadramento Legal Famalicão 14 de Julho de 2010 Luis Fragoso Directiva 2004/35/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 21 e Abril Decreto-Lei nº 147/2008, de 29 de Julho (+ DL 245/2009, de 22 Setembro)

Leia mais

Planeamento e Gestão de Resíduos de Construção e Demolição (RCD)

Planeamento e Gestão de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) Planeamento e Gestão de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) Rita Teixeira d Azevedo O planeamento e a gestão de resíduos de construção e demolição pretende identificar e implementar os elementos necessários

Leia mais

Protecção do Ambiente. Decreto n.º 39/2000, de 10 de Outubro

Protecção do Ambiente. Decreto n.º 39/2000, de 10 de Outubro Protecção do Ambiente Decreto n.º 39/2000, de 10 de Outubro Aprovação Preâmbulo Considerando que nos termos da Lei Constitucional, da Lei de Bases do Ambiente e da Lei das Actividades Petrolíferas, a protecção

Leia mais

Disciplina de Impactos Ambientais Professor Msc. Leonardo Pivôtto Nicodemo. O ordenamento do processo de AIA

Disciplina de Impactos Ambientais Professor Msc. Leonardo Pivôtto Nicodemo. O ordenamento do processo de AIA Disciplina de Impactos Ambientais Professor Msc. Leonardo Pivôtto Nicodemo FOGLIATTI, Maria Cristina. Avaliação de impactos ambientais. Rio de Janeiro: Editora Interciência Ltda, 2004. SANCHEZ, Luis Henrique.

Leia mais

EVOLUÇÃO NA QUALIDADE DAS ÁGUAS RESIDUAIS TRATADAS. ARH do ALENTEJO

EVOLUÇÃO NA QUALIDADE DAS ÁGUAS RESIDUAIS TRATADAS. ARH do ALENTEJO EVOLUÇÃO NA QUALIDADE DAS ÁGUAS RESIDUAIS TRATADAS ARH do ALENTEJO 21-04-2014 Área de jurisdição Litoral Estuário Interior Solo Objectivos Ambientais das Massas de Água Objectivos Ambientais Definidos

Leia mais

NORMA DE PROCEDIMENTOS N.ºN.º/MÊS/08

NORMA DE PROCEDIMENTOS N.ºN.º/MÊS/08 NORMA DE PROCEDIMENTOS N.ºN.º/MÊS/08 AMBIENTE AM/07 FEVEREIRO/2009 TRAMITAÇÃO DOS PROCESSOS DE LICENCIAMENTO SIMPLIFICADO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS ÍNDICE: 1. APRESENTAÇÃO 2. LEGISLAÇÃO DE ENQUADRAMENTO

Leia mais

REGULAMENTO SOBRE INSTALAÇÃO E FUNCIONAMENTO DE RECINTOS DE ESPECTÁCULOS E DIVERTIMENTOS PÚBLICOS

REGULAMENTO SOBRE INSTALAÇÃO E FUNCIONAMENTO DE RECINTOS DE ESPECTÁCULOS E DIVERTIMENTOS PÚBLICOS REGULAMENTO SOBRE INSTALAÇÃO E FUNCIONAMENTO DE RECINTOS DE ESPECTÁCULOS E DIVERTIMENTOS PÚBLICOS PREÂMBULO O Decreto-Lei n.º 315/95, de 28 de Novembro e o Decreto Regulamentar n.º 34/95, de 16 de Dezembro

Leia mais

Comissão Técnica Amianto Regulamento Interno

Comissão Técnica Amianto Regulamento Interno Comissão Técnica Amianto Regulamento Interno Portaria nº 40/2014, de 17 de fevereiro Aprovado na 1ª reunião da Comissão Técnica Amianto realizada em 20.05.2014 Regulamento Interno da Comissão Técnica Amianto

Leia mais

Parecer de Localização sobre novas explorações de Pedreiras

Parecer de Localização sobre novas explorações de Pedreiras NORMA DE PROCEDIMENTOS Janeiro de 2012 07 / OT Tramitação dos processos de Parecer de Localização sobre novas explorações de Pedreiras 1. Apresentação 2. Legislação de enquadramento 3. Tramitação dos processos

Leia mais

DECRETO N.º 210/IX REGULA A UTILIZAÇÃO DE CÂMARAS DE VÍDEO PELAS FORÇAS E SERVIÇOS DE SEGURANÇA EM LOCAIS PÚBLICOS DE UTILIZAÇÃO COMUM

DECRETO N.º 210/IX REGULA A UTILIZAÇÃO DE CÂMARAS DE VÍDEO PELAS FORÇAS E SERVIÇOS DE SEGURANÇA EM LOCAIS PÚBLICOS DE UTILIZAÇÃO COMUM DECRETO N.º 210/IX REGULA A UTILIZAÇÃO DE CÂMARAS DE VÍDEO PELAS FORÇAS E SERVIÇOS DE SEGURANÇA EM LOCAIS PÚBLICOS DE UTILIZAÇÃO COMUM A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo

Leia mais

PEDIDO DE CONCESSÃO DE AUTORIZAÇÃO DE UTILIZAÇÃO OU DE AUTORIZAÇÃO DE ALTERAÇÃO DE UTILIZAÇÃO PARA ESTABELECIMENTO DE RESTAURAÇÃO OU DE BEBIDAS

PEDIDO DE CONCESSÃO DE AUTORIZAÇÃO DE UTILIZAÇÃO OU DE AUTORIZAÇÃO DE ALTERAÇÃO DE UTILIZAÇÃO PARA ESTABELECIMENTO DE RESTAURAÇÃO OU DE BEBIDAS Registo de entrada RE SERVADO AOS SERVIÇOS PEDIDO DE CONCESSÃO DE AUTORIZAÇÃO DE UTILIZAÇÃO OU DE AUTORIZAÇÃO DE ALTERAÇÃO DE UTILIZAÇÃO PARA ESTABELECIMENTO DE RESTAURAÇÃO OU DE BEBIDAS (n.º 2 do art.

Leia mais

CENTRAL TERMOELÉCTRICA DO RIBATEJO RELATÓRIO DE CONFORMIDADE AMBIENTAL DO PROJECTO DE EXECUÇÃO

CENTRAL TERMOELÉCTRICA DO RIBATEJO RELATÓRIO DE CONFORMIDADE AMBIENTAL DO PROJECTO DE EXECUÇÃO 1. INTRODUÇÃO A TER Termoeléctrica do Ribatejo, S.A., detida a 100% pela EDP Electricidade de Portugal, S.A., pretende licenciar a Central Termoeléctrica do Ribatejo (CRJ), constituída por 3 grupos de

Leia mais

6336 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B N. o de Outubro de 2004

6336 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B N. o de Outubro de 2004 6336 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B N. o 246 19 de Outubro de 2004 MINISTÉRIOS DAS CIDADES, ADMINISTRAÇÃO LO- CAL, HABITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIO- NAL E DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES.

Leia mais

1. Apresentação. 2. Legislação de enquadramento. 3. Tramitação dos processos 4. Fluxograma. 5. Anexos NORMA DE PROCEDIMENTOS RM

1. Apresentação. 2. Legislação de enquadramento. 3. Tramitação dos processos 4. Fluxograma. 5. Anexos NORMA DE PROCEDIMENTOS RM NORMA DE PROCEDIMENTOS Janeiro de 2005 RM 1E / AM Tramitação do Relatório de Monitorização 1. Apresentação 2. Legislação de enquadramento 3. Tramitação dos processos 4. Fluxograma 5. Anexos 1/10 2/10 RM

Leia mais

DECRETO N.º 87/X. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte:

DECRETO N.º 87/X. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: DECRETO N.º 87/X REGULA A INSTALAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE VIGILÂNCIA ELECTRÓNICA RODOVIÁRIA E A CRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DE ACIDENTES E INCIDENTES PELA EP - ESTRADAS DE PORTUGAL,

Leia mais

NORMA DE PROCEDIMENTOS NºNº/MÊS/08

NORMA DE PROCEDIMENTOS NºNº/MÊS/08 NORMA DE PROCEDIMENTOS NºNº/MÊS/08 OT/07-A ABRIL/2018 TRAMITAÇÃO DOS PROCESSOS DE ALTERAÇÕES SIMPLIFICADAS DA DELIMITAÇÃO DA RESERVA ECOLÓGICA NACIONAL A NÍVEL MUNICIPAL ÍNDICE: 1. APRESENTAÇÃO 2. LEGISLAÇÃO

Leia mais

Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF

Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF DECRETO Nº 36.992, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2015 Estabelece a nova tabela de preços cobrados pelos serviços solicitados ao Instituto do Meio

Leia mais

EÓLICA DOS CANDEEIROS PARQUES EÓLICOS, LDA. PARQUE EÓLICO DA SERRA DOS CANDEEIROS/ALCOBAÇA RELATÓRIO DE CONFORMIDADE AMBIENTAL DO PROJECTO DE EXECUÇÃO

EÓLICA DOS CANDEEIROS PARQUES EÓLICOS, LDA. PARQUE EÓLICO DA SERRA DOS CANDEEIROS/ALCOBAÇA RELATÓRIO DE CONFORMIDADE AMBIENTAL DO PROJECTO DE EXECUÇÃO EÓLICA DOS CANDEEIROS PARQUES EÓLICOS, LDA. RELATÓRIO DE CONFORMIDADE AMBIENTAL DO PROJECTO DE EXECUÇÃO T362.1.4 DEZEMBRO, 2004 T36214-SUMARIOEXECUTIVO-R0.DOC EÓLICA DOS CANDEEIROS PARQUES EÓLICOS, LDA.

Leia mais

GESTÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO

GESTÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO PROPOSTA DE LEGISLAÇÃO RELATIVA AOS RC&D paula.correia@inresiduos.pt ÍNDICE TEMÁTICO TICO Quadro legislativo em vigor Quadro legislativo em preparação Quadro Legislativo em Vigor DL 239/97, de 9 de Setembro

Leia mais

Checklist de elementos necessários para o Registo das Agências de Notação de Risco da CMC. Sociedades de Notação de Risco com sede em Angola

Checklist de elementos necessários para o Registo das Agências de Notação de Risco da CMC. Sociedades de Notação de Risco com sede em Angola Complexo Administrativo Clássicos de Talatona, Rua do MAT 3º B, GU 19 B, Bloco A5, 1º e 2º I Luanda, Angola Tel: +244 992 518 292 949 546 473 Fax: +244 222 70 46 09 E-mail: institucional@cmc.gv.ao UO/OD

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL PARA REALIZAÇÃO DE LEILÕES

REGULAMENTO MUNICIPAL PARA REALIZAÇÃO DE LEILÕES REGULAMENTO MUNICIPAL PARA REALIZAÇÃO DE LEILÕES (Aprovado na 24ª Reunião Ordinária de Câmara Municipal realizada em 16 de Dezembro de 2003, na 2ª Reunião da 5ª Sessão Ordinária de Assembleia Municipal,

Leia mais

AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA DECLARAÇÃO AMBIENTAL

AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA DECLARAÇÃO AMBIENTAL Pllano Diirector Muniiciipall de Coiimbra 2.ª Alteração AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA DECLARAÇÃO AMBIENTAL Janeiro 2010 A presente Declaração Ambiental (DA), que integra o procedimento de Avaliação Ambiental

Leia mais

PARTICIPAÇÃO PÚBLICA Novo Regime Jurídico de AIA Augusto Serrano. Departamento de Comunicação e Cidadania Ambiental Divisão de Cidadania Ambiental

PARTICIPAÇÃO PÚBLICA Novo Regime Jurídico de AIA Augusto Serrano. Departamento de Comunicação e Cidadania Ambiental Divisão de Cidadania Ambiental PARTICIPAÇÃO PÚBLICA Novo Regime Jurídico de AIA Augusto Serrano Departamento de Comunicação e Cidadania Ambiental Divisão de Cidadania Ambiental Enquadramento A participação e a informação em matéria

Leia mais

Ministério dos Petróleos

Ministério dos Petróleos Ministério dos Petróleos Decreto Executivo N 11/05 de 12 de Janeiro Considerando o disposto no Decreto n.º 39/00 de 10 de Outubro, sobre a protecção do ambiente no decurso das actividades petrolíferas

Leia mais

Resolução 113/09 de 17 de Dezembro de 2009, indica o Ministério do Ambiente como Autoridade Nacional Designa

Resolução 113/09 de 17 de Dezembro de 2009, indica o Ministério do Ambiente como Autoridade Nacional Designa O Que e a AND? É um imperativo normativo de cada parte signatária da Convenção, para exercer localmente as funções, atestando que a participação do país é voluntária e que as actividades contribuem para

Leia mais

Parecer de Localização sobre Operações de Depósito de Resíduos em Aterro

Parecer de Localização sobre Operações de Depósito de Resíduos em Aterro NORMA DE PROCEDIMENTOS Janeiro de 2012 09 / OT Tramitação dos processos de Parecer de Localização sobre Operações de Depósito de Resíduos em Aterro 1. Apresentação 2. Legislação de enquadramento 3. Tramitação

Leia mais

Comissão Técnica Amianto Regulamento Interno

Comissão Técnica Amianto Regulamento Interno Comissão Técnica Amianto Regulamento Interno Portaria nº 40/2014, de 17 de fevereiro Aprovado na 1ª reunião da Comissão Técnica Amianto realizada em 20.05.2014 Regulamento Interno da Comissão Técnica Amianto

Leia mais

DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO E CONSERVAÇÃO

DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO E CONSERVAÇÃO DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO E CONSERVAÇÃO PLANEAMENTO DO USO DA TERRA, MEDIDAS DE PREVENÇÃO E MECANISMO DE IMPLEMENTAÇÃO DO CONCEITO DE NENHUMA PERDA LÍQUIDA E CONTRABALANÇOS DE BIODIVERSIDADE EM MOÇAMBIQUE

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 492/X

PROJECTO DE LEI N.º 492/X Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI N.º 492/X Impõe limites à construção e edificação no denominado complexo Marina da Barra sito no concelho de Ílhavo, Distrito de Aveiro Exposição de motivos O Governo,

Leia mais

Ministério da Ciência e Tecnologia

Ministério da Ciência e Tecnologia Ministério da Ciência e Tecnologia Regulamento Interno do Gabinete de Inspecção e Fiscalização Decreto executivo n.º 41/02 de 20 de Setembro Considerando que o Decreto Lei nº15/99, de 8 de Outubro, aprova

Leia mais

ESTADO: Emitido DATA DO DOCUMENTO: 28/08/2017

ESTADO: Emitido DATA DO DOCUMENTO: 28/08/2017 TUA Título Único Ambiental O titular está obrigado a cumprir o disposto no presente título, bem como toda a legislação e regulamentos vigentes nas partes que lhes são aplicáveis. O TUA compreende todas

Leia mais

Decreto-Lei n.º140/2009, de 15 de Junho

Decreto-Lei n.º140/2009, de 15 de Junho Decreto-Lei n.º140/2009, de 15 de Junho 1. Que intervenções ou obras estão sujeitos à obrigatoriedade de elaboração de relatórios? O presente diploma abrange os bens culturais móveis e imóveis, assim como

Leia mais

Revisão da Lei dos 20%

Revisão da Lei dos 20% ADEL SOFALA Agencia de Desenvolvimento Económico Local de Sofala Revisão da Lei dos 20% A lei n.º 10/99, de 7 de Julho, Lei de Florestas e Fauna bravia, no n.º 1 do seu artigo 35, INTRODUÇÃO determina

Leia mais

O Papel da Sociedade da Informação na Reforma do Estado

O Papel da Sociedade da Informação na Reforma do Estado O Papel da Sociedade da Informação na Reforma do Estado 4 de Abril de 2013 Auditório B, Reitoria UNL Patrocínio Prata Patrocínio Almoço Apoios Parceiros Media Partner Patrocinadores Globais APDSI Licenciamentos

Leia mais

Estabelece o regime contra-ordenacional do Regulamento de Segurança de Barragens aprovado pelo Decreto-Lei n.º 344/2007, de 15 de Outubro

Estabelece o regime contra-ordenacional do Regulamento de Segurança de Barragens aprovado pelo Decreto-Lei n.º 344/2007, de 15 de Outubro DECRETO N.º 268/X Estabelece o regime contra-ordenacional do Regulamento de Segurança de Barragens aprovado pelo Decreto-Lei n.º 344/2007, de 15 de Outubro A Assembleia da República decreta, nos termos

Leia mais

INSTRUÇÃO BODIVA Nº 1/17 DA INTEGRAÇÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS

INSTRUÇÃO BODIVA Nº 1/17 DA INTEGRAÇÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS Dezembro de 2017 Rua Rainha Ginga, n.º 73, 5º Andar. Luanda - Angola (+244) 226 400 300 institucional@bodiva.ao Índice Artigo 1.º... 2 (Objecto e âmbito de aplicação)... 2 Artigo 2.º... 2 (Forma)... 2

Leia mais

Plano de Actividades Do Observatório Nacional dos Cirver Para 2015

Plano de Actividades Do Observatório Nacional dos Cirver Para 2015 Plano de Actividades Do Observatório Nacional dos Cirver Para 2015 Plano de Actividades do Observatório Nacional dos CIRVER para 2015 Introdução O Decreto-Lei n.º3/2004, de 3 de Janeiro, consagra o regime

Leia mais

TERMOS E CONDIÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DE AUDITORIAS DE PÓS-AVALIAÇÃO

TERMOS E CONDIÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DE AUDITORIAS DE PÓS-AVALIAÇÃO TERMOS E CONDIÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DE AUDITORIAS DE PÓS-AVALIAÇÃO O presente documento estabelece os termos e as condições para a realização das auditorias a efetuar no âmbito da Pós-Avaliação de projetos

Leia mais

Licenciamento Simplificado de Operações de Gestão de Resíduos

Licenciamento Simplificado de Operações de Gestão de Resíduos NORMA DE PROCEDIMENTOS Outubro de 2012 11 / AM Tramitação dos processos de Licenciamento Simplificado de Operações de Gestão de Resíduos 1. Apresentação 2. Legislação de enquadramento 3. Tramitação dos

Leia mais

Decreto-Lei n.º 246/98, de 11 de Agosto

Decreto-Lei n.º 246/98, de 11 de Agosto Decreto-Lei n.º 246/98, de 11 de Agosto A Lei n.º 95/88, de 17 de Agosto, estabeleceu os direitos de actuação e participação das associações de mulheres. Posteriormente a Lei n.º 10/97, de 12 de Maio,

Leia mais

Decreto-Lei n," ' de 30 de Outubro

Decreto-Lei n, ' de 30 de Outubro Decreto-Lei n," 151175' de 30 de Outubro Considerando necessário definir não só o que se deve entender por plataforma continental. como quais as entidades consideradas competentes para superintender e

Leia mais

Processo de Urbanização da Área Residencial de Camama

Processo de Urbanização da Área Residencial de Camama Processo de Urbanização da Área Residencial de Camama Foi com a aprovação do Decreto Presidencial n.º 190/2011, de 30 de Junho, diploma que criou o Gabinete Técnico para a Implementação e Gestão do Plano

Leia mais

Assunto. Aprova o Regulamento sobre a Actividade do Gestor de Navios. - Revoga toda a legislação que contrarie o disposto no presente Diploma.

Assunto. Aprova o Regulamento sobre a Actividade do Gestor de Navios. - Revoga toda a legislação que contrarie o disposto no presente Diploma. Assunto Aprova o Regulamento sobre a Actividade do Gestor de Navios. - Revoga toda a legislação que contrarie o disposto no presente Diploma. Índice Artigo 1.º (Aprovação) Artigo 2.º (Revogação) Artigo

Leia mais

Percurso Metodológico da Revisão do PDM

Percurso Metodológico da Revisão do PDM Percurso Metodológico da Revisão do PDM Todos os interessados têm direito a ser informados sobre a elaboração, aprovação, acompanhamento, execução e avaliação dos instrumentos de gestão territorial A tramitação

Leia mais

Assunto: Remodelação, ampliação e transferência provisória de instalações de farmácia para realização de obras.

Assunto: Remodelação, ampliação e transferência provisória de instalações de farmácia para realização de obras. r,infarmed " -' Autoridade Nacional domedicamento Min;stério DELIBERAÇÃO n.oy39/cd/2007 Assunto: Remodelação, ampliação e transferência provisória de instalações de farmácia para realização de obras. o

Leia mais