GOLFINHOS PORTUGUESES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GOLFINHOS PORTUGUESES"

Transcrição

1 PE Episódio #3 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto & Voz: Catarina Stichini GOLFINHOS PORTUGUESES Ao contrário do que muitas vezes se pensa, não é preciso ir para as Américas para ver golfinhos. No estuário do rio Sado, a cerca de 50 kms de Lisboa, vive uma comunidade de roazes há vários anos. Os golfinhos roazes (em latim, Tursiops truncatus) são uma das mais de setenta espécies de cetáceos existentes atualmente no mundo e das quais fazem também parte as baleias. Devem o seu nome ao hábito que possuíam de roer as redes dos pescadores para encontrar alimento. Roaz significa animal que rói. Felizmente hoje em dia encontram no Sado todo o alimento de que necessitam, cerca de 20 kgs diários de peixe, moluscos e crustáceos, e são acarinhados e protegidos pela população local. São, apesar de tudo, uma espécie ameaçada, sobretudo pelo aprisionamento em redes de pesca. A comunidade sandina é constituída por cerca de trinta elementos, dos quais um terço são crias. Além do nome que lhes foi atribuído por quem os acompanha, estes golfinhos são também identificados por um assobio próprio que funciona como uma assinatura e pela barbatana dorsal, que corresponde às impressões digitais nos humanos.

2 Apesar da reputação de brincalhões, estes animais comportam-se de forma diferente no seu habitat natural. Enquanto que em cativeiro divertem miúdos e graúdos com os seus números ensaiados, em estado selvagem pouco fazem para impressionar quem os observa. Quando batem com a cauda na água, fazem-no sobretudo para atordoar os peixes e facilitar a caça; piruetas e outras acrobacias, só mesmo no período de acasalamento, altura em que os machos disputam o acesso às fêmeas. Depois de escolhida a parceira, o macho nada ao seu lado durante longos perídos de tempo. Para ver estes belíssimos animais ao vivo e ficar a saber muito mais sobre o que os torna tão especiais, basta participar num dos passeios de veleiro organizados pelas diversas empresas existentes no mercado. Os bilhetes rondam os 30 e os passeios duram cerca de 3 horas, permitindo apreciar as bonitas paisagens da Serra da Arrábida e dar um mergulho na fresca água das praias da região, quando o calor aperta. As empresas que realizam os passeios não podem garantir que se vejam golfinhos, que às vezes andam mais escondidos, mas fazem o possível para que tal aconteça. De todas as formas, é um dia bem passado e um programa de verão perfeito para toda a família. Experimente e não esqueça um chapéu, protetor solar, água, uns petiscos para comer durante a viagem e, claro, a máquina fotográfica. Vai ver que é inesquecível! Os golfinhos roazes podem também ser vistos no Jardim Zoológico de Lisboa, num espetáculo diário que conta com a participação de leões marinhos e focas. Os interessados podem ainda apadrinhar um exemplar desta espécie e contribuir para a sua proteção. Foto da capa: Sofiesrenting Foto do texto: Joaquim Jorge

3 GLOSSÁRIO O significado destas palavras neste texto. Estuário, o Parte final ampla de um rio Cetáceo, o Mamífero aquático, como o golfinho e a baleia Roer Triturar com os dentes Rede, a Objeto de malha para apanhar peixes Molusco, o Animal invertebrado marinho, de corpo mole Crustáceo, o Animal com casca dura, como a lagosta, o caranguejo, a santola, etc. Cria, a Filhote Assobio, o Som resultante da passagem do ar pelos lábios quase fechados Barbatana, a Membrana usada pelos peixes para se moverem Dorsal Relativo ao dorso, às costas Impressão digital, a Marca deixada pelos dedos, usada para identificar as pessoas Reputação, a Fama Cativeiro, o Habitat artificial para reprodução de espécies Miúdo, o Criança ou jovem Graúdo, o Adulto Número, o Atração, parte de um espetáculo Ensaiar Treinar para aperfeiçoar Selvagem Bravo, não domado Bater Dar pancadas com Cauda, a Apêndice posterior no corpo de alguns animais; rabo Atordoar Deixar tonto, aturdido

4 Caça, a Os animais perseguidos Pirueta, a Salto, movimento circular num único local Acrobacia, a Demonstração de destreza ou habilidade Acasalamento, o Reunião para procriação Veleiro, o Grande navio movido a velas Empresa, a Firma, organização pública ou privada para obtenção de lucros Rondar Custar cerca de O calor aperta Faz muito calor Escondido Em lugar onde não se vê, oculto Petisco, o Pequena refeição típica, muito saborosa EXERCÍCIOS I. Ouça o texto e preencha os espaços em branco com as palavras/expressões que faltam neste excerto. Ao contrário do que muitas vezes se pensa, não é preciso ir para as Américas para ver golfinhos. No _a) do rio Sado, a cerca de 50 kms de Lisboa, vive uma comunidade de roazes há vários anos. Os golfinhos roazes (em latim, Tursiops truncatus) são uma das mais de setenta _b) de cetáceos existentes atualmente no mundo e das quais fazem também parte as baleias. Devem o seu nome ao hábito que possuíam de roer as redes dos pescadores para encontrar alimento. Roaz significa animal que rói. Felizmente hoje em dia encontram no Sado todo o _c) de que necessitam, cerca de 20 kgs diários de peixe, moluscos e crustáceos, e são acarinhados e protegidos pela população local. São, apesar de tudo, uma espécie ameaçada, sobretudo pelo aprisionamento em redes de pesca.

5 A comunidade sandina é constituída por cerca de trinta _d), dos quais um terço são crias. Além do nome que lhes foi atribuído por quem os acompanha, estes golfinhos são também identificados por um assobio próprio que funciona como uma assinatura e pela _e) dorsal, que corresponde às impressões digitais nos humanos. Apesar da reputação de brincalhões, estes animais comportam-se de forma diferente no seu habitat natural. Enquanto que em _f) divertem miúdos e graúdos com os seus números ensaiados, em estado selvagem pouco fazem para impressionar quem os observa. Quando batem com a cauda na água, fazem-no sobretudo para atordoar os peixes e facilitar a caça; piruetas e outras acrobacias, só mesmo no _g) de acasalamento, altura em que os machos disputam o acesso às fêmeas. Depois de escolhida a parceira, o macho nada ao seu lado durante longos perídos de tempo. II. Complete as frases com as palavras dadas. baleia crustáceos golfinhos peixe pescador rede veleiro a. O meu primo convidou-me para um passeio no seu novo. Vamos passar o dia no rio Tejo. b. O António e a Ana nadaram com na lua-de-mel. Adoraram a experiência! Dizem que são uns animais muito simpáticos e inteligentes. c. Agora praticamente só como carne, porque sou alérgico a. d. Pescar com em alto mar pode parecer fácil, mas na realidade é muito difícil. e. O meu filho pescou um peixe com quase 2 kgs. É um grande! f. A é um dos maiores mamíferos à face da Terra, caracterizada pela localização das narinas no topo da cabeça. g. A lagosta, o caranguejo e a santola são os meus preferidos.

6 III. Escolha a resposta correta, de acordo com a informação do texto. a. Como se chamam os golfinhos do rio Sado? 1) Sandinos. 2) Cetáceos portugueses. 3) Roazes. 4) Golfinhos da Arrábida. b. Quantos golfinhos há naquele rio? 1) Mais de setenta. 2) Vinte. 3) À volta de trinta. 4) Treze. c. No seu habitat natural, os golfinhos: 1) comportam-se como em cativeiro. 2) batem com a cauda na água para apanhar peixe. 3) fazem piruetas para distrair quem os vê. 4) assobiam para acasalar. d. Os organizadores dos passeios de veleiro: 1) tentam encontrar os golfinhos durante cerca de três horas. 2) oferecem petiscos durante as três horas de passeio. 3) tomam banho com os clientes, na Arrábida. 4) garantem pelo menos um encontro com golfinhos. IV. Responda às seguintes perguntas sobre o texto. a. O que são os roazes? b. O que distingue os golfinhos entre si? c. O que é essencial para desfrutar plenamente de um passeio de veleiro no rio Sado?

7 SOLUÇÕES I. a. estuário b. espécies c. alimento d. elementos e. barbatana f. cativeiro g. período II. a. Veleiro b. Golfinhos c. Peixe d. Rede e. Pescador f. Baleia g. Crustáceos III. a. 3) Roazes. b. 3) À volta de trinta. c. 2) batem com a cauda na água para apanhar peixe. d. 1) tentam encontrar os golfinhos durante cerca de três horas.

8 IV. a. Os roazes são uma espécie de golfinhos existentes no rio Sado, em Portugal. b. Os golfinhos distinguem-se entre si pelo assobio que produzem e pela barbatana dorsal. c. Para desfrutar plenamente de um destes cruzeiros é fundamental levar um chapéu, protetor solar, água, petiscos e a máquina fotográfica.

Biodiversidade marinha e lacustre

Biodiversidade marinha e lacustre Biodiversidade marinha e lacustre Lagostim Tenho duas pinças, antenas e sofro mudanças de carapaça. Para me proteger, fico totalmente escondido. Na escolha do meu habitat, tenho em atenção o tipo de substrato

Leia mais

VERA, DE MONTEMOR-O-NOVO PARA VÄSTERÅS

VERA, DE MONTEMOR-O-NOVO PARA VÄSTERÅS PE Episódio #67 Nível I - Iniciação (A1-A2) Texto: Vera Guita e Catarina Stichini Voz: Vera Guita e Catarina Stichini VERA, DE MONTEMOR-O-NOVO PARA VÄSTERÅS Entrevista a Vera Guita, que saiu de Portugal

Leia mais

ficha 00 2 As quatro portas do céu Texto narrativo

ficha 00 2 As quatro portas do céu Texto narrativo ficha 00 2 Leitura e Escrita / Iniciação à Educação Literária / Gramática / Escrita Texto narrativo Nome: Data: Lê o texto com muita atenção. 5 10 As quatro portas do céu O céu tem quatro portas. A porta

Leia mais

RETRATO DE FAMÍLIA. Além disso, tenho dois primos e a minha mulher tem quatro, mas com eles só costumamos estar no Natal.

RETRATO DE FAMÍLIA. Além disso, tenho dois primos e a minha mulher tem quatro, mas com eles só costumamos estar no Natal. PE Episódio #97 Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Catarina Stichini Voz: Joaquim Jorge e Catarina Stichini Didatização: Telma Rodrigues RETRATO DE FAMÍLIA Lourenço Acho que a minha família é bastante normal.

Leia mais

boto surge entre as ondas. Sobe à superfície, gracioso, solitário. Respira e volta a mergulhar. Todos os olhares se voltam para a água.

boto surge entre as ondas. Sobe à superfície, gracioso, solitário. Respira e volta a mergulhar. Todos os olhares se voltam para a água. Foto Rodrigo Baleia O boto surge entre as ondas. Sobe à superfície, gracioso, solitário. Respira e volta a mergulhar. Todos os olhares se voltam para a água. Onde ele irá reaparecer? Até a ave chamada

Leia mais

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DO ANO 2009

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DO ANO 2009 RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DO ANO 2009 INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA DE CETÁCEOS EM PORTUGAL CONTINENTAL Escola de Mar Investigação, Projectos e Educação em Ambiente e Artes, Lda. CRISTINA BRITO, INÊS CARVALHO

Leia mais

CIDADE MARAVILHOSA. Pronto, esta é a minha cidade! É a cidade maravilhosa, como dizem os poetas!

CIDADE MARAVILHOSA. Pronto, esta é a minha cidade! É a cidade maravilhosa, como dizem os poetas! PB Episódio #050 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto: Marta Costa Voz: Marta Costa e Catarina Stichini Didatização: Catarina Stichini CIDADE MARAVILHOSA Carla acabou de aterrar no aeroporto do Galeão, no

Leia mais

BECOIMBRA - VIVER COIMBRA PROFUNDAMENTE

BECOIMBRA - VIVER COIMBRA PROFUNDAMENTE PE Episódio #69 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto: Catarina Stichini e BeCoimbra Voz: Ricardo Namora e Catarina Stichini BECOIMBRA - VIVER COIMBRA PROFUNDAMENTE Coimbra é uma das cidades universitárias

Leia mais

ALGUNS ANIMAIS EM RISCO DE EXTINÇÃO. Elaborado por Andrea Aparecida Iozzi Joaquim Verni

ALGUNS ANIMAIS EM RISCO DE EXTINÇÃO. Elaborado por Andrea Aparecida Iozzi Joaquim Verni ALGUNS ANIMAIS EM RISCO DE EXTINÇÃO Elaborado por Andrea Aparecida Iozzi Joaquim Verni - 2016 Arara-azul Arara-azul Encontrada na Amazônia, no Pantanal e em mais sete estados. Enfrenta problemas como o

Leia mais

o presente decreto executivo regulamenta a pesca de crustáceos nas águas marítimas da República de Angola efectuada por embarcações

o presente decreto executivo regulamenta a pesca de crustáceos nas águas marítimas da República de Angola efectuada por embarcações MINISTÉRIO DAS PESCAS Decreto executivo n," 10/97 de 21 de Março Havendo necessidade de regulamentar a actividade de pesca de crustáceos; Nos termos das disposições previstas no n." 3 do artigo 114. da

Leia mais

Texto 1 Cheios de Graça Conheças as incríveis habilidades dos pinguins

Texto 1 Cheios de Graça Conheças as incríveis habilidades dos pinguins PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 2 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ==================================================================== Texto 1 Cheios de Graça Conheças as

Leia mais

NÍVEL ALFABETIZADO SERVENTE (ZONA RURAL)

NÍVEL ALFABETIZADO SERVENTE (ZONA RURAL) PREFEITURA MUNICIPAL DE IRITUIA CONCURSO PÚBLICO - PROVA OBJETIVA: 29 de outubro de 2017 NÍVEL ALFABETIZADO SERVENTE (ZONA RURAL) Nome do Candidato: Nº de Inscrição: Assinatura INSTRUÇÕES AO CANDIDATO

Leia mais

Locomoção dos animais

Locomoção dos animais Locomoção dos animais Página 42 1. A locomoção 1.1 O que é a locomoção? A locomoção é a capacidade que a maioria dos animais tem de se deslocar no meio onde vivem. Os animais estão adaptados à locomoção

Leia mais

Qual a melhor altura para consumir Peixe?

Qual a melhor altura para consumir Peixe? Qual a melhor altura para consumir Peixe? Como escolher peixe fresco? Para que não compre postas de pampo em vez de peixe espada, chocos em vez de lulas é importante conhecer os peixes e comprovar a sua

Leia mais

IBIMM - INSTITUTO DE BIOLOGIA MARINHA E MEIO AMBIENTE CRbio 537/01

IBIMM - INSTITUTO DE BIOLOGIA MARINHA E MEIO AMBIENTE CRbio 537/01 IBIMM - INSTITUTO DE BIOLOGIA MARINHA E MEIO AMBIENTE CRbio 537/01 Conteúdo Programático: Teórico e Prático Introdução Geral de Cetáceos Nomenclatura e Classificação Encalhes Reprodução e Alimentação Migrações,

Leia mais

A MANIA DAS CONDIÇÕES

A MANIA DAS CONDIÇÕES PB Episódio #010 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto: Marta Costa e Juanito Avelar Voz: Marta Costa e Juanito Avelar Didatização: Catarina Stichini e Marta Costa A MANIA DAS CONDIÇÕES O Simão tem 20 anos,

Leia mais

PROVA SIMULADA DE CIÊNCIAS- Global III Animais

PROVA SIMULADA DE CIÊNCIAS- Global III Animais PROVA SIMULADA DE CIÊNCIAS- Global III Animais *Algumas questões retiradas da prova da PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO e da Provinha Brasil. ** Base Nacional Comum Curricular 2 ano ciências previstas:

Leia mais

Revestimento corporal

Revestimento corporal Répteis Répteis Os répteis (do latim reptare, 'rastejar') abrangem cerca de 7 mil espécies conhecidas. Eles surgiram há cerca de 300 milhões de anos, tendo provavelmente evoluído de certos anfíbios. Foram

Leia mais

PROGRAMA EDUCAÇÃO MARINHA

PROGRAMA EDUCAÇÃO MARINHA PROGRAMA EDUCAÇÃO MARINHA 2017-2018 R.G/RNES/Tróia Natura Vincular a proteção do oceano no futuro dos jovens PARCEIRO INSTITUCIONAL United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization Comité

Leia mais

O MILAGRE DAS ROSAS. PE Episódio #63 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto: Rosário Carvalhosa Voz: Catarina Stichini

O MILAGRE DAS ROSAS. PE Episódio #63 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto: Rosário Carvalhosa Voz: Catarina Stichini PE Episódio #63 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto: Rosário Carvalhosa Voz: Catarina Stichini O MILAGRE DAS ROSAS Conta a lenda que o milagre das rosas foi conseguido pela rainha D. Isabel, mais tarde Rainha

Leia mais

Diversidade Animal Objetivo Geral 7: Interpretar as caraterísticas dos organismos em função dos ambientes onde vivem.

Diversidade Animal Objetivo Geral 7: Interpretar as caraterísticas dos organismos em função dos ambientes onde vivem. Objetivo Geral 7: Interpretar as caraterísticas dos organismos em função dos ambientes onde vivem. Página 109 (antigo 30) Descritor 7.1. Apresentar exemplos de meios onde vivem os animais, com base em

Leia mais

UMA PORTUGUESA NA CHINA

UMA PORTUGUESA NA CHINA PE Episódio #23 Nível III - Avançado (C1-C2) Texto: Liliana Gonçalves Voz: Catarina Stichini UMA PORTUGUESA NA CHINA Imagino que, como está a estudar Português, já tenha ouvido falar de Macau, uma região

Leia mais

Tamar Responde Nº 1. folder 15x15.indd 1 16/10/ :41:56

Tamar Responde Nº 1. folder 15x15.indd 1 16/10/ :41:56 Tamar Responde Nº 1 folder 15x15.indd 1 16/10/2012 12:41:56 folder 15x15.indd 2 16/10/2012 12:41:59 Patrocínio oficial Coordenação folder 15x15.indd 3 16/10/2012 12:41:59 Tartaruga marinha é um réptil?

Leia mais

Aluno: Valor da atividade: 2,0. Ano: 6º Turma: Data: entrega / / devolução / / Disciplina: Ciências Trimestre: Ass. Professor:

Aluno: Valor da atividade: 2,0. Ano: 6º Turma: Data: entrega / / devolução / / Disciplina: Ciências Trimestre: Ass. Professor: Aluno: Valor da atividade: 2,0 Ano: 6º Turma: Data: entrega / / devolução / / Nota: Disciplina: Ciências Trimestre: Ass. Professor: Nome do Professor: Ass. Resp./Aluno: EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO Caros

Leia mais

NOME: DATA: / / 1 - LEIA O TEXTO: Panthera leo

NOME: DATA: / / 1 - LEIA O TEXTO: Panthera leo 1 - LEIA O TEXTO: Panthera leo Se você já assistiu ao filme O Rei Leão, da Disney, provavelmente também ama leões. Esses grandes felinos realmente são os maiores dos grandes gatos, depois dos tigres. O

Leia mais

FÉRIAS DE VERÃO 2016

FÉRIAS DE VERÃO 2016 FÉRIAS DE VERÃO 2016 1ª Semana de 13 a 17 de Junho HORÁRIOS 2ª F 13 3ª F - 14 4ª F - 15 5ª F 16 6ª F 17 Receção Praia das Moitas 3 Parque da Quinta do Alto 12h00 13h00 ALMOÇO ALMOÇO PIC-NIC ALMOÇO ALMOÇO

Leia mais

Ficha de trabalho de Ciências Naturais 5º ano

Ficha de trabalho de Ciências Naturais 5º ano Ficha de trabalho de Ciências Naturais 5º ano Questão 1 A reprodução assexuada... implica a formação de gâmetas. ocorre em animais como a planária e a esponja. origina descendentes da mesma espécie. ocorre

Leia mais

O PESCADO. A Sardinha

O PESCADO. A Sardinha No grupo do pescado inclui-se todo o tipo de peixe e marisco. Este grupo é rico a nível nutricional e deverá integrar qualquer tipo de dieta, com as devidas exceções (intolerâncias, vegetarianismo ). O

Leia mais

DOLPHIN WARRIOR W W W. D O L P H I N P R O J E C T. C O M w w w. j a k a r t a a n i m a l a i d. c o m

DOLPHIN WARRIOR W W W. D O L P H I N P R O J E C T. C O M w w w. j a k a r t a a n i m a l a i d. c o m DOLPHIN WARRIOR W W W. D O L P H I N P R O J E C T. CO M w w w. j a k a r t a a n i m a l a i d. co m Um livrinho sobre golfinhos Golfinhos são incríveis! Pessoas ao redor do mundo amam golfinhos! Golfinhos

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. concebido ciclo de vida semelhantes. adulto descendentes desenvolvimento

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. concebido ciclo de vida semelhantes. adulto descendentes desenvolvimento Conteúdo: Ciclo de Vida FICHA DE TRABALHO 1 concebido ciclo de vida semelhantes adulto descendentes desenvolvimento reprodução nascimento fecundação O é a sequência de acontecimentos de um ser vivo, desde

Leia mais

Prova de Aferição de Matemática e Ciências Naturais Prova 58 5.º Ano de Escolaridade 2019

Prova de Aferição de Matemática e Ciências Naturais Prova 58 5.º Ano de Escolaridade 2019 Rubricas dos professores vigilantes A PREENCHER PELO ALUNO Nome completo Documento de identificação CC n.º Assinatura do aluno A PREENCHER PELa escola N.º convencional Prova de Aferição de Matemática e

Leia mais

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Ciclo de Vida. Escola: Nome: Turma: N.

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Ciclo de Vida. Escola: Nome: Turma: N. Conteúdo: Ciclo de Vida FICHA DE TRABALHO 1 concebido ciclo de vida semelhantes Conteúdo: Ciclo de Vida FICHA DE TRABALHO 1 concebido ciclo de vida semelhantes adulto descendentes desenvolvimento adulto

Leia mais

Questionário Dirigido a populações açoreanas

Questionário Dirigido a populações açoreanas Questionário Dirigido a populações açoreanas Este questionário é elaborado por uma estagiária da Universidade dos Açores com o objectivo de obter informação acerca de diversas aves marinhas e o meio onde

Leia mais

PROGRAMA EDUCAÇÃO MARINHA

PROGRAMA EDUCAÇÃO MARINHA PROGRAMA EDUCAÇÃO MARINHA 2016-2017 R.G/RNES/Tróia Natura Vincular a protecção do oceano no futuro dos jovens portugueses United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization Comité Nacional

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. forma alimento revestimento. morfológicas adaptações ambientes

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. forma alimento revestimento. morfológicas adaptações ambientes Conteúdo: Fatores Abióticos FICHA DE TRABALHO 1 forma alimento revestimento morfológicas adaptações ambientes comportamento fatores abióticos migração Os fatores dos e a temperatura, designados por determinam

Leia mais

Associação Viver a Ciência Av. da República, nº 34, 1º Lisboa E: SAÍDAS DE CAMPO E VISITAS DE ESTUDO

Associação Viver a Ciência Av. da República, nº 34, 1º Lisboa E: SAÍDAS DE CAMPO E VISITAS DE ESTUDO Ciência Viva, Portugal 12345678 Raquel Gaspar Associação Viver a Ciência Av. da República, nº 34, 1º Lisboa E: rgaspar@viveraciencia.org A Menina do Mar SAÍDAS DE CAMPO E VISITAS DE ESTUDO A exploração

Leia mais

ZOO. é notícia. Zoo de São Paulo se dedica à conservação do gavião-de-penacho. A Década da Biodiversidade. Zebras-de-grevy

ZOO. é notícia. Zoo de São Paulo se dedica à conservação do gavião-de-penacho. A Década da Biodiversidade. Zebras-de-grevy ZOO é notícia Ano 2 - No. 5 - Julho 2012 Zoo de São Paulo se dedica à conservação do gavião-de-penacho A Década da Biodiversidade Zebras-de-grevy Zoo participa de Fórum Brasileiro de Educação Ambiental

Leia mais

PĀO-POR-DEUS. Pão por Deus Que Deus me deu Uma esmolinha Por alma dos seus

PĀO-POR-DEUS. Pão por Deus Que Deus me deu Uma esmolinha Por alma dos seus PE Episódio #105 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto: Rosário Carvalhosa Voz: Catarina Stichini Didatização: Telma Rodrigues PĀO-POR-DEUS Pão por Deus Que Deus me deu Uma esmolinha Por alma dos seus No século

Leia mais

EXAME FINAL DE NÍVEL A2

EXAME FINAL DE NÍVEL A2 ESCOLA SECUNDÁRIA JOÃO GONÇALVES ZARCO EXAME FINAL DE NÍVEL A2 PPT (Português para Todos) 8 Páginas Duração: 90 minutos + 30 minutos de tolerância junho de 2016 Versão B (A preencher pelo aluno) Nome:

Leia mais

PGA - Prova Global do Agrupamento. Ciências Naturais 5º Ano. Agrupamento de Escolas Silves Sul. Departamento de Ciências Físicas e Naturais

PGA - Prova Global do Agrupamento. Ciências Naturais 5º Ano. Agrupamento de Escolas Silves Sul. Departamento de Ciências Físicas e Naturais Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento de Ciências Físicas e Naturais Ciências Naturais 5º Ano Prova: A Nome: Ano: Turma: Nº.:

Leia mais

Que tal estudarmos os animais jogando um jogo bem legal? Vamos lá!!!! Siga as instruções abaixo e bons estudos!!!! INSTRUÇÕES

Que tal estudarmos os animais jogando um jogo bem legal? Vamos lá!!!! Siga as instruções abaixo e bons estudos!!!! INSTRUÇÕES Atividade de Estudo - Ciências 4º ano Nome: Que tal estudarmos os animais jogando um jogo bem legal? Vamos lá!!!! Siga as instruções abaixo e bons estudos!!!! INSTRUÇÕES Durante o jogo você terá que fazer

Leia mais

Ilha de Superagui ILHA DE SUPERAGUI. Categoria Cidades Publicado en 10/02/2019. Foto: Acervo RTVE

Ilha de Superagui ILHA DE SUPERAGUI. Categoria Cidades Publicado en 10/02/2019. Foto: Acervo RTVE Ilha de Superagui Categoria Cidades Publicado en 10/02/2019 ILHA DE SUPERAGUI A ilha é o santuário de dezenas de espécies de animais e plantas. Está localizada ao norte da Baía de Paranaguá. O território

Leia mais

A CAMINHO DO NATAL. PE Episódio #57 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto e voz: Catarina Stichini

A CAMINHO DO NATAL. PE Episódio #57 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto e voz: Catarina Stichini PE Episódio #57 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto e voz: Catarina Stichini A CAMINHO DO NATAL Em novembro, as prateleiras lá de casa começam a encher-se com pequenos embrulhos coloridos, de todos os tamanhos

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II - CIÊNCIAS

ENSINO FUNDAMENTAL II - CIÊNCIAS ENSINO FUNDAMENTAL II - CIÊNCIAS PROFESSOR(A): KLICIA REGATEIRO ALUNO(A): Nº SÉRIE: 6º ANO TURMA: TURNO: / /2019 Exercício nº 1 1. Identifique os níveis de organização representados no esquema a seguir.

Leia mais

PE Episódio Oferta Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Marta Costa e Catarina Stichini Voz: Catarina Stichini BEIJO OU NÃO BEIJO?

PE Episódio Oferta Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Marta Costa e Catarina Stichini Voz: Catarina Stichini BEIJO OU NÃO BEIJO? PE Episódio Oferta Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Marta Costa e Catarina Stichini Voz: Catarina Stichini BEIJO OU NÃO BEIJO? Vou visitar uns amigos portugueses e não sei bem o que fazer. Vi nas telenovelas

Leia mais

Oi pessoal dos 8 os anos, estão com saudade das atividades escolares? Pois bem, precisamos dar seqüência aos estudos e, na volta às aulas, no dia 17,

Oi pessoal dos 8 os anos, estão com saudade das atividades escolares? Pois bem, precisamos dar seqüência aos estudos e, na volta às aulas, no dia 17, Oi pessoal dos 8 os anos, estão com saudade das atividades escolares? Pois bem, precisamos dar seqüência aos estudos e, na volta às aulas, no dia 17, algumas atividades devem estar prontas. Mas antes de

Leia mais

BAGUNÇA NO ECOSSISTEMA

BAGUNÇA NO ECOSSISTEMA PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== Texto 1 BAGUNÇA NO ECOSSISTEMA Atenção, atenção!

Leia mais

- TRILHOS STI CAMINHADAS PELO SUL. Realização conjunta das Distritais de Setúbal, Évora e Faro

- TRILHOS STI CAMINHADAS PELO SUL. Realização conjunta das Distritais de Setúbal, Évora e Faro - TRILHOS STI CAMINHADAS PELO SUL Realização conjunta das Distritais de Setúbal, Évora e Faro Caros Colegas: No âmbito das comemorações dos 40 anos do STI, com o objectivo de promover o convívio entre

Leia mais

Tens alguma bagagem? Sim, tenho a minha mochila e um saco grande. Bom, eu fico com o saco e tu ficas com a mochila. Está bem?

Tens alguma bagagem? Sim, tenho a minha mochila e um saco grande. Bom, eu fico com o saco e tu ficas com a mochila. Está bem? Nível 1 CHEGADA Olá! És a Sandra? Sou, sim, e tu, és o João? Sim, finalmente! Como estás? Estou bem, e tu? Muito bem, obrigada. E a viagem, foi boa? Não foi má... Estou um pouco cansada e tenho sede. Está

Leia mais

Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira. Piscinas Municipais de São Pedro. Insufláveis e Desporto. Vamos dançar!

Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira. Piscinas Municipais de São Pedro. Insufláveis e Desporto. Vamos dançar! 2 a 6 julho 09h00 às 12h00 14h00 às 17h00 Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Experiências de Verão Piscinas Municipais de São Pedro Visita Jardim José de Canto Insufláveis

Leia mais

VIAGEM ISLÂNDIA 2012

VIAGEM ISLÂNDIA 2012 VIAGEM ISLÂNDIA 2012 DESTA VEZ VAMOS MUDAR A DIRECÇÃO DAS NOSSAS VIAGENS E VAMOS RUMAR A NORTE. SILFRA, NA ISLANDIA, É O NOSSO DESTINO. ÁGUAS GELADAS, FONTES GEOTERMAIS E O MERGULHO COM ÁGUA MAIS LIMPIDA

Leia mais

EcoTur Safaris Angola Descubra Angola conosco. Parque Nacional da Kissama / Rio Kwanza - Passeio / pacote 1 Dia.

EcoTur Safaris Angola Descubra Angola conosco. Parque Nacional da Kissama / Rio Kwanza - Passeio / pacote 1 Dia. EcoTur Safaris Angola Cell + 244 923 601601 / 912 501387 Descubra Angola conosco Discover Angola with us www.eco-tur.com Paul Wesson: Hpaul@eco-tur.comH Parque Nacional da Kissama / Rio Kwanza - Passeio

Leia mais

03- Observe as figuras e preencha a tabela. De um lado, escreva os animais que nascem do ovo. Do outro lado, os animais que nascem do corpo da fêmea:

03- Observe as figuras e preencha a tabela. De um lado, escreva os animais que nascem do ovo. Do outro lado, os animais que nascem do corpo da fêmea: PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== 01- Marque com um X a alternativa CORRETA:

Leia mais

b) Seres decompositores. Alguns são comestíveis, outros são venenosos. Também causam o mofo em alguns alimentos.

b) Seres decompositores. Alguns são comestíveis, outros são venenosos. Também causam o mofo em alguns alimentos. Atividade de Estudo Ciências 5º ano Nome: 1- A quantidade de seres vivos no mundo é enorme. Eles estão espalhados pelas diversas regiões do planeta. Os seres vivos são classificados em alguns grupos, de

Leia mais

Angra dos Reis/RJ. Leve para bordo apenas o necessário, sendo ideal bolsas macias, para poder guardar em qualquer cantinho a bordo.

Angra dos Reis/RJ. Leve para bordo apenas o necessário, sendo ideal bolsas macias, para poder guardar em qualquer cantinho a bordo. Angra dos Reis/RJ A cidade que fica a apenas 166 quilômetros da capital do Estado do Rio de Janeiro possui faixas de areia brancas, mar cristalino e muito verde. Atividades não faltam na cidade, como trilhas

Leia mais

NAMORADO NA CASA DA AVÓ

NAMORADO NA CASA DA AVÓ PB Episódio #42 Nível III Intermédio (B1-B2) Texto e Voz: Thaïs Machado-Borges Didatização: Telma Rodrigues NAMORADO NA CASA DA AVÓ Essa história se passou nos anos noventa, quando ainda não havia internet

Leia mais

OBSERVAÇÃO DE CETÁCEOS NA COSTA PORTUGUESA: uma atividade sustentável? Marina Sequeira, ICNF

OBSERVAÇÃO DE CETÁCEOS NA COSTA PORTUGUESA: uma atividade sustentável? Marina Sequeira, ICNF OBSERVAÇÃO DE CETÁCEOS NA COSTA PORTUGUESA: uma atividade sustentável? Marina Sequeira, ICNF OBSERVAÇÃO DE CETÁCEOS NA COSTA PORTUGUESA Anos 1980 e 1990 observações a partir de terra no Estuário do Sado

Leia mais

UNIDADE: DATA: 05 / 05 / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 6.º ANO/EF

UNIDADE: DATA: 05 / 05 / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 6.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 05 / 05 / 205 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

ENTRE A TERRA E O MAR

ENTRE A TERRA E O MAR ENTRE A TERRA E O MAR ESCOLA DE MAR INVESTIGAÇÃO, PROJECTOS E EDUCAÇÃO EM AMBIENTE E ARTES No mar existem muitos animais e todos eles se relacionam entre si de alguma forma! BIODIVERSIDADE A água é um

Leia mais

PE Episódio #91 Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Catarina Stichini Voz: Joaquim Jorge e Catarina Stichini A MINHA CASA

PE Episódio #91 Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Catarina Stichini Voz: Joaquim Jorge e Catarina Stichini A MINHA CASA PE Episódio #91 Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Catarina Stichini Voz: Joaquim Jorge e Catarina Stichini A MINHA CASA Susana Sou casada e tenho dois filhos, um rapaz e uma rapariga. Vivemos os quatro

Leia mais

AQUA TÁXI PARA AS PRAIAS DE SETÚBAL

AQUA TÁXI PARA AS PRAIAS DE SETÚBAL AQUA TÁXI PARA AS PRAIAS DE SETÚBAL Manhã: das 9H às 14H Tarde: das 13H às 18H Lazer A combinar Standard Pack: 25 por adulto Comfort Pack: 35 por adulto 25 por criança Transporte para uma das magníficas

Leia mais

COELHOS, OVOS E AMÊNDOAS A TRILOGIA DA PÁSCOA

COELHOS, OVOS E AMÊNDOAS A TRILOGIA DA PÁSCOA PE Episódio #99 Nível III Avançado (C1-C2) Texto: Rosário Carvalhosa Voz: Catarina Stichini COELHOS, OVOS E AMÊNDOAS A TRILOGIA DA PÁSCOA Para os cristãos, a Páscoa é a mais antiga e importante festa do

Leia mais

Aluno(a): N o : Turma:

Aluno(a): N o : Turma: Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ciências Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Danielle Dornelas e Isabela Monteiro Atividades para Estudos Autônomos ECOLOGIA I Data: 3 / 4 / 2018 Querido(a)

Leia mais

Agência Portuguesa do Ambiente 15/03/2013 LIFE 09 NAT/PT/ José Vingada e Catarina Eira

Agência Portuguesa do Ambiente 15/03/2013 LIFE 09 NAT/PT/ José Vingada e Catarina Eira Agência Portuguesa do Ambiente 15/03/2013 José Vingada e Catarina Eira LIFE 09 NAT/PT/00038 Parceiros Entidade Co-financiadora O Ponto de partida para MarPro Situação antes de 2008 Publicação da primeira

Leia mais

Viviana, a rainha do pijama

Viviana, a rainha do pijama Viviana, a rainha do pijama Professora: Carolina Frauches Aluno: 1 1. Viviana, a rainha do pijama, queria dar uma festa do pijama para comemorar o seu. 2. Quem ela convidou para a festa? 3. Qual foi o

Leia mais

Universidade dos Açores Departamento das Ciências da Educação Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Universidade dos Açores Departamento das Ciências da Educação Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Universidade dos Açores Departamento das Ciências da Educação Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Cgomes TE Descobrindo os seres vivos Luísa Andrade & Sofia Mourato Trabalho

Leia mais

Manhã de verão muita animada a usufruir dos equipamentos lúdicos que o parque tem para oferecer.

Manhã de verão muita animada a usufruir dos equipamentos lúdicos que o parque tem para oferecer. 05 a 09 agosto Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Manhã 09h00 às 12h00 Jardim António Borges Pesca na piscina Parque Urbano Sete Cidades Tarde 14h00 às 17h00 Aqua Splash Jogos

Leia mais

Nome: Ano: Turma: Nº.: Lê com muita atenção as questões propostas e responde de forma legível. BOM TRABALHO!

Nome: Ano: Turma: Nº.: Lê com muita atenção as questões propostas e responde de forma legível. BOM TRABALHO! Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento de Ciências Físicas e Naturais Ciências Naturais 5º Ano Prova: A Nome: Ano: Turma: Nº.:

Leia mais

VILALARA THALASSA RESORT. A atitude é uma decisão. ESCOLHA A SUA.

VILALARA THALASSA RESORT. A atitude é uma decisão. ESCOLHA A SUA. VILALARA THALASSA RESORT TRÓIA DESIGN HOTEL THE LAKE SPA RESORT A atitude é uma decisão. ESCOLHA A SUA. LOCALIZAÇÃO O HOTEL QUARTOS & SUITES O SPA TRÓIA DESIGN HOTEL ESCOLHA DESCOBRIR A NATUREZA NUM SÍTIO

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE CIÊNCIAS Aluno(a): Nº Ano: 6 Turma: Data: 08/05/2017 Nota: Professor(a): Sirlene Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante

Leia mais

COPYRIGHT 2015 AQUASIS

COPYRIGHT 2015 AQUASIS COPYRIGHT 2015 AQUASIS Ficha Técnica Texto: Katherine Fiedler Choi Juliana Umezaki João Flávio Amaral Ilustrações e Projeto Gráfico: Alexandre Jales Revisão Técnica: Ana Carolina Meirelles Katherine Fiedler

Leia mais

Nome científico: Nome Popular: Classe: Ordem: Família: Género: Espécie: Reprodução:

Nome científico: Nome Popular: Classe: Ordem: Família: Género: Espécie: Reprodução: Nome científico: Recurvirostra avosetta Nome Popular: Alfaiate Classe: Aves Ordem: Ciconiiformes Família: Charadriidae Género: Recurvirostra; Espécie: Recurvirostra avosetta O alfaiate é uma limícola do

Leia mais

I. CRIAÇÃO DE GOLFINHO/ BARBATANA PESSOAL

I. CRIAÇÃO DE GOLFINHO/ BARBATANA PESSOAL ESCOLA EB1 GÂMBIA I. CRIAÇÃO DE GOLFINHO/ BARBATANA PESSOAL Barbatana Roída Joana Barbatana Surf Ana Faria Barbatana Rio José Barbatana Finalonga Anónimo Barbatana Tubarão João Aleluia Barbatana Água Francisco

Leia mais

Programas 2017 OBSERVAÇÃO DE GOLFINHOS

Programas 2017 OBSERVAÇÃO DE GOLFINHOS 2017 OBSERVAÇÃO DE GOLFINHOS Viagem a bordo do Veleiro Catamaran O Esperança, de 22,80 metros de comprimento, à descoberta da comunidade de Golfinhos do Sado, com vista para as magníficas paisagens do

Leia mais

Natureza Olímpica. Moedas comemorativas das Olimpíadas de 2016 homenageiam espécies brasileiras

Natureza Olímpica. Moedas comemorativas das Olimpíadas de 2016 homenageiam espécies brasileiras PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ================================================================= 01- Leia o texto a seguir e responda as questões:

Leia mais

SALAME DE CHOCOLATE. PE Episódio #9 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto & Voz: Catarina Stichini

SALAME DE CHOCOLATE. PE Episódio #9 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto & Voz: Catarina Stichini PE Episódio #9 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto & Voz: Catarina Stichini SALAME DE CHOCOLATE Na maioria dos países é pouco comum relacionar salame com chocolate, mas o mesmo não acontece em Portugal!

Leia mais

EXAME FINAL DE NÍVEL A2

EXAME FINAL DE NÍVEL A2 ESCOLA SECUNDÁRIA JOÃO GONÇALVES ZARCO EXAME FINAL DE NÍVEL A2 PPT (Português para Todos) 8 Páginas Duração: 90 minutos + 30 minutos de tolerância junho de 2016 Versão A (A preencher pelo aluno) Nome:

Leia mais

EcoTur Safaris Angola Descubra Angola conosco. Parque Nacional da Kissama / Rio Kwanza - Passeio / pacote 1 Dia.

EcoTur Safaris Angola Descubra Angola conosco. Parque Nacional da Kissama / Rio Kwanza - Passeio / pacote 1 Dia. EcoTur Safaris Angola Cell + 244 923 601601 / 912 501387 Descubra Angola conosco Discover Angola with us www.eco-tur.com Paul Wesson: Hpaul@eco-tur.comH Parque Nacional da Kissama / Rio Kwanza - Passeio

Leia mais

Reserva de Burros. Atividades 2018/2019. Programa Escolar 2018/2019. Programa Escolar: A, B, C do Burro

Reserva de Burros. Atividades 2018/2019. Programa Escolar 2018/2019. Programa Escolar: A, B, C do Burro Reserva de Burros Programa Escolar 2018/2019 Atividades 2018/2019 Programa Escolar: A, B, C do Burro Tapada D.Fernando II na Serra de Sintra, junto ao Convento dos Capuchos. De natureza afável os burros

Leia mais

ANIMAIS MARINHOS 3º ANO A

ANIMAIS MARINHOS 3º ANO A ANIMAIS MARINHOS 3º ANO A 2015 Apresentação Nós, do 3º ano A, estudamos sobre Mares e Oceanos no nosso Projeto de Ciências. Pesquisamos na internet, em livros, em revistas e fizemos entrevistas com nossa

Leia mais

KIDS. Patrocínio

KIDS.   Patrocínio KIDS www.estudiotanuki.com.br www.institutobotoflipper.org Patrocínio Marcello zapelini da rosa JOSe ANToNIO DA SILVA SANTOS 978-85- 66962-05- 5 ARNALDO D AMARAL PEREIRA GRANJA RUSSO Estudio tanuki Marcello

Leia mais

ECOVILA CAMINHO DE ABROLHOS. Loteamento Ecológico a 500 metros da praia

ECOVILA CAMINHO DE ABROLHOS. Loteamento Ecológico a 500 metros da praia ECOVILA CAMINHO DE ABROLHOS Loteamento Ecológico a 500 metros da praia Localização Cidade de Nova Viçosa NOVA VIÇOSA 38.000 hab. Localização do Empreendimento Vista Aérea Cidade de Nova Viçosa/Localização

Leia mais

PE Episódio #27 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto: Conceição Vilela Voz: Catarina Stichini

PE Episódio #27 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto: Conceição Vilela Voz: Catarina Stichini PE Episódio #27 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto: Conceição Vilela Voz: Catarina Stichini A MINHA CASA É UM BARCO Quando, há uns anos, decidimos mudar o nosso pequeno apartamento e a vida em terra por

Leia mais

VILALARA THALASSA RESORT. A atitude é uma decisão. ESCOLHA A SUA.

VILALARA THALASSA RESORT. A atitude é uma decisão. ESCOLHA A SUA. VILALARA THALASSA RESORT TRÓIA DESIGN HOTEL THE LAKE SPA RESORT A atitude é uma decisão. ESCOLHA A SUA. LOCALIZAÇÃO O HOTEL QUARTOS & SUITES APARTAMENTOS LAKE SPA RESORT ESCOLHA VIVER EXPERIÊNCIAS QUE

Leia mais

A Minha Pegada Plástica Positiva - Superciclar

A Minha Pegada Plástica Positiva - Superciclar FICHA DE TRABALHO WISDOM 1.1 / TÓPICO 4 / IDADE 10-12 A Minha Pegada Plástica Positiva - Superciclar PALAVRA SIGNIFICADO Fabricar Que palavras novas é que aprendeste no Tópico 4? Escreve o significado

Leia mais

FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA PESQUEIRA

FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA PESQUEIRA FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA PESQUEIRA Aula 01 Conceito e evolução da pesca Conhecer o conceito de pesca Identificar, com base nesse conceito, as principais características dessa atividade Compreender as transformações

Leia mais

João e OS JACARÉS AMAZÔNICOS

João e OS JACARÉS AMAZÔNICOS João e OS JACARÉS AMAZÔNICOS Realização João e os jacarés amazônicos Kelly Torralvo, Diogo Franco, Rafaela Kleinhans Pereira, Cássia Camillo, Miriam Marmontel e Robinson Botero-Arias Tefé, AM IDSM e Petrobras

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: Biologia TOOOP SÉRIE: 2º. ALUNO(a): Atividade

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: Biologia TOOOP SÉRIE: 2º. ALUNO(a): Atividade GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: FreD DISCIPLINA: Biologia TOOOP SÉRIE: 2º ALUNO(a): Atividade No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

Habitar um duplex com 90 metros quadrados na cidade que possui algumas das mais belas praias portuguesas e a Serra da Arrábida, é um privilégio.

Habitar um duplex com 90 metros quadrados na cidade que possui algumas das mais belas praias portuguesas e a Serra da Arrábida, é um privilégio. O BEM-ESTAR MERECE-SE Habitar um duplex com 90 metros quadrados na cidade que possui algumas das mais belas praias portuguesas e a Serra da Arrábida, é um privilégio. Morar num edifício do século XIX,

Leia mais

TÁBUA DE MARÉS PORTO SEGURO - BA

TÁBUA DE MARÉS PORTO SEGURO - BA TÁBUA DE MARÉS PORTO SEGURO - BA 2019 Esta Tábua de Marés é uma contribuição do Coral Vivo para uma melhor experiência nos mares da Costa do Descobrimento, BA. É muito importante fazermos a leitura da

Leia mais

PE Episódio #81 Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Catarina Stichini Voz: Joaquim Jorge e Catarina Stichini NUM SITE DE DATING.

PE Episódio #81 Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Catarina Stichini Voz: Joaquim Jorge e Catarina Stichini NUM SITE DE DATING. PE Episódio #81 Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Catarina Stichini Voz: Joaquim Jorge e Catarina Stichini NUM SITE DE DATING A Carla mudou-se há uns meses para o Canadá e está em casa de um amigo português,

Leia mais

Evolução dos vertebrados

Evolução dos vertebrados PEIXES Evolução dos vertebrados PEIXES PULMONADOS AVES ÓSSEOS ANFÍBIOS RÉPTEIS CICLÓSTOMO PEIXES MAMÍFEROS CARTILAGINOSOS Peixe Primitivo (Lampreias e Feiticeiras) Características gerais Exclusivamente

Leia mais

Como tirar fotos a cetáceos para os catálogos de foto-identificação?

Como tirar fotos a cetáceos para os catálogos de foto-identificação? Como tirar fotos a cetáceos para os catálogos de foto-identificação? Recomendações gerais para todas as espécies Modificar a data/hora da máquina fotográfica para que corresponda com a hora que se aponta

Leia mais

QUE AZAR! Quem não acredita em azar, misticismos ou superstições não conhece a sensação excitante e divertida de prever situações.

QUE AZAR! Quem não acredita em azar, misticismos ou superstições não conhece a sensação excitante e divertida de prever situações. PE Episódio #8 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto e Voz: Marta Costa Didatização: Marta Costa e Catarina Stichini QUE AZAR! Quem não acredita em azar, misticismos ou superstições não conhece a sensação

Leia mais

Apartamentos Macarena, Alvor, Algarve

Apartamentos Macarena, Alvor, Algarve Apartamentos Macarena, Alvor, Algarve Sumário O Apartamento Macarena faz parte de um complexo turístico de Alvor, do qual pode esperar uma atmosfera descontraída e divertida. Descrição O Apartamento Macarena

Leia mais

Cobras têm orelhas? Conheça essa e outras curiosidades sobre os bichos

Cobras têm orelhas? Conheça essa e outras curiosidades sobre os bichos Uol - SP 16/02/2015-13:42 Cobras têm orelhas? Conheça essa e outras curiosidades sobre os bichos Da Redação Jacarés, crocodilos e aligatores estão no planeta há milhões de anos e são os seres mais próximos

Leia mais

Guia de Viagens HOLBOX

Guia de Viagens HOLBOX Guia de Viagens HOLBOX Conteúdo DESCUBRA HOLBOX PERFIL DE HOLBOX ATRAÇÕES EM HOLBOX GASTRONOMIA EM HOLBOX COMPRAS EM HOLBOX VIDA NOTURNA EM HOLBOX O QUE FAZER EM HOLBOX 01 02 03 07 09 10 11 DESCUBRA HOLBOX

Leia mais

PORTUGUÊS 3o BIMESTRE Unidade Portugal

PORTUGUÊS 3o BIMESTRE Unidade Portugal AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII PROVA TAREFA 1 PORTUGUÊS 3o BIMESTRE Unidade Portugal Série: 4o ano (3a série) Período: TARDE Data: 17/8/2011 Leia os quadrinhos com atenção!

Leia mais