Art. 2º Os protocolos a serem apresentados à CEUA-UFSJ, conforme modelo do anexo A desta Resolução, devem conter:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Art. 2º Os protocolos a serem apresentados à CEUA-UFSJ, conforme modelo do anexo A desta Resolução, devem conter:"

Transcrição

1 RESOLUÇÃO N o 031, de 20 de junho de Modifica e Reedita a Resolução/CONSU nº 045, de 26/11/2007, que aprova o protocolo a ser submetido à Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA- UFSJ) da UFSJ para aprovação do projeto quanto aos seus aspectos éticos. O PRESIDENTE DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI UFSJ, no uso de suas atribuições, e na forma do que dispõe o art. 24, incisos II, III, VII e XII e o art. 55 do Estatuto aprovado pela Portaria/MEC 2.684, de 26 de setembro de 2003, e considerando o Parecer n o 056 de 20/06/2011 deste mesmo Conselho; RESOLVE: Art. 1º Definir que, para obter a aprovação da Comissão de Ética no Uso de Animais da UFSJ (CEUA-UFSJ), o professor ou o pesquisador deve apresentar a documentação que compõe o protocolo de pesquisa ou da atividade de ensino ou extensão especificada nesta Resolução, sem prejuízo de outras que vierem a ser exigidas. Art. 2º Os protocolos a serem apresentados à CEUA-UFSJ, conforme modelo do anexo A desta Resolução, devem conter: I - Carta de encaminhamento, contendo título do projeto, nome e assinatura do coordenador; II Formulário, contendo: a) título do projeto; b) área de conhecimento do CNPq e código da área; c) dados do coordenador: nome, instituição/órgão/unidade, link para o currículo lattes, telefone, endereço e para correspondência do pesquisador ou professor responsável e, se for o caso, do patrocinador; d) dados da instituição onde será realizada a pesquisa: nome/órgão/unidade, outras instituições participantes, patrocinador (es), se houver; e) dados do aluno envolvido (se houver): nome, abrangência do projeto, instituição/órgão/unidade, telefone e ; f) cronograma previsto: início e término do projeto; g) informações sobre os animais utilizados: espécie, raça/linhagem, procedência, idade/peso, número, antecedentes científicos e justificativa, objetivo, descrição do planejamento estatístico, se houver, e autorização do IBAMA, se necessário; h) descrição das condições de transporte dos animais; i) descrição detalhada das condições de alojamento e nutrição dos animais: instituição/órgão/unidade, telefone e ; j) descrição detalhada dos procedimentos experimentais específicos: promoção de dor intencional, restrição prolongada de água, restrição alimentar prolongada, administração de agentes, cirurgia ou procedimentos invasivos, imobilização física, prática de exercícios físicos, agentes estressores, risco de contaminação e/ou transmissão de doenças, eutanásia e destino das carcaças.

2 Art. 3º Cabe ao pesquisador ou professor responsável: a) apresentar o protocolo, devidamente instruído à CEUA-UFSJ, aguardando o pronunciamento deste, antes de iniciar a pesquisa ou a atividade de ensino ou extensão; b) desenvolver o projeto conforme delineado; c) apresentar os dados solicitados pela CEUA-UFSJ, a qualquer momento; d) manter em arquivo, sob sua guarda, por 5 anos, os dados da pesquisa, quando for o caso, contendo fichas individuais e todos os demais documentos recomendados pela CEUA-UFSJ. Art. 4º A submissão do protocolo à CEUA-UFSJ independe: a) do nível da extensão ou pesquisa, se monografia de conclusão de curso de graduação ou de especialização, ou se trabalho de iniciação científica, mestrado ou doutorado, seja de interesse acadêmico ou operacional; b) do nível de atividade de ensino, se aula do curso de graduação, especialização ou de pós-graduação stricto sensu. Art. 5º Os protocolos podem sofrer emendas ou extensões, conforme o caso, merecendo, em qualquer caso, parecer do órgão colegiado de ética competente. 1º A emenda é qualquer proposta de modificação no projeto original, apresentada com a justificativa que a motivou. 2º A extensão é a proposta de prorrogação ou continuidade da pesquisa ou extensão ou da atividade de ensino com os mesmos sujeitos, sem mudança essencial nos objetivos e na metodologia do projeto original. 3º Se as modificações nos objetivos e métodos forem importantes, o pesquisador ou professor responsável deve apresentar novo protocolo. Art. 6º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação Art. 7º. Revoga-se a Resolução/CONSU nº 045, de 26 de novembro de São João del-rei, 20 de junho de Prof. HELVÉCIO LUIZ REIS Presidente do Conselho Universitário Publicada nos quadros da UFSJ em 22/06/2011.

3 CARTA DE ENCAMINHAMENTO São João del-rei, de de. Ao Coordenador da CEUA - UFSJ Senhor Coordenador, Encaminho o projeto de pesquisa intitulado:, para ser submetido à avaliação do ponto de vista ético. Atenciosamente, Coordenador do Projeto (assinatura e carimbo)

4 REVOGADO PELA RES. 050/2012 (Substituído pelo Formulário Unificado para Solicitação de Autorização para Uso de Animais em Ensino e/ou Pesquisa", na forma do Anexo I da Resolução Normativa nº 4, de 18 de abril de 2012, do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal FORMULÁRIO DE ENCAMINHAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA, ENSINO OU EXTENSÃO ENVOLVENDO ANIMAIS* *Solicita-se o preenchimento detalhado dos campos do formulário NATUREZA DA ATIVIDADE ( ) Ensino ( ) Pesquisa ( ) Extensão TÍTULO DO PROJETO: Área do Conhecimento (Consultar Tabela CNPq): Código da Área: COORDENADOR DO PROJETO Nome: Instituição a que pertence: Órgão/Unidade: Link para currículo Lattes: Endereço: Cidade: UF: CEP: Fone: Fax: SUPERVISOR DO PROJETO (graduado ou pós-graduado na área biomédica) ( ) O próprio Coordenador - nesse caso não é necessário o preenchimento dos dados referentes ao supervisor. Nome: Instituição a que pertence: Órgão/Unidade: Link para currículo Lattes: Endereço:

5 Cidade: UF: CEP: Fone: Fax: INSTITUIÇÃO ONDE SERÁ REALIZADA A PESQUISA Nome: Órgão/Unidade: Outras Instituições Participantes: Patrocinador (es): ALUNO ENVOLVIDO Nome: Abrangência: ( ) Iniciação Científica ( ) Mestrado ( ) Doutorado ( ) Extensão ( ) Monitoria Instituição: Órgão/Unidade: Fone: CRONOGRAMA PREVISTO Início: / / Término: / / Caso a pesquisa seja realizada com animais oriundos do Biotério da UFSJ, anexar cronograma semestral de retirada dos animais. ANIMAIS UTILIZADOS Espécie(s) (nome comum e científico): Raça(s)/linhagem(ns): Procedência dos animais: Idade(s) ou peso(s): Nº machos: Nº fêmeas: Nº animais/grupo: Nº grupos: Nº total: Antecedentes científicos e dados que justificam a pesquisa/plano de aula/ação extensionista:

6 Objetivo da pesquisa/plano de aula/ação extensionista: Existe planejamento estatístico? ( ) Sim Caso sim, descreva o planejamento estatístico e o critério utilizado para definir o n amostral, citando trabalhos anteriores. Caso não, justifique a falta deste. Obs.: Os pesquisadores deverão prezar pela redução do número de animais utilizados em projetos de pesquisa e ensino. A espécie utilizada no projeto necessita de autorização do IBAMA? ( ) Sim Caso sim, anexar autorização do IBAMA para criação em cativeiro do fornecedor e/ou para captura. CONDIÇÕES DE TRANSPORTE DOS ANIMAIS CONDIÇÕES DE ALOJAMENTO E NUTRIÇÃO DOS ANIMAIS a) Instituição/Laboratório onde o animal será mantido. b) Condições do ambiente (acomodação, higiene/freqüência de limpeza, quantidade de animais por compartimento/gaiola, faixa de temperatura/equipamento para controle de temperatura, iluminação/ciclo claro-escuro, oferta/qualidade de água e alimento e, quando necessário, cuidados quanto à prevenção de lesões, doenças, estresse, desconforto e sofrimento do animal) e duração do experimento. PROCEDIMENTOS ESPECÍFICOS Envolve a promoção de dor intencional? ( ) Sim Caso sim, justifique, descreva e mencione os cuidados para amenizar o desconforto dos animais. Envolve a restrição prolongada de água? ( ) Sim Caso sim, justifique e descreva. Envolve a restrição alimentar prolongada? ( ) Sim Caso sim, justifique e descreva.

7 Envolve a administração de algum agente (químico, físico ou biológico)? ( ) Sim Caso sim, justifique e descreva o agente, dose, freqüência, duração do tratamento, via de administração e cuidados para amenizar o desconforto dos animais. Envolve cirurgia ou outros procedimentos invasivos? ( ) Sim Caso sim, justifique e descreva detalhadamente o método, assim como os procedimentos de analgesia, anestesia e cuidados pós-operatórios (inclusive a duração deste último). Envolve a imobilização física prolongada? ( ) Sim Caso sim, justifique e descreva, mencionando os cuidados para amenizar o desconforto dos animais. Envolve a prática de exercícios físicos? ( ) Sim Caso sim, justifique e descreva, mencionando os cuidados para amenizar o desconforto dos animais. Envolve promoção intencional de outro tipo de agente estressor? ( ) Sim Caso, sim justifique e descreva, mencionando os cuidados para amenizar o desconforto dos animais. Envolve riscos de contaminação e/ou transmissão de doenças às pessoas que circulam no ambiente experimental/laboratório? ( ) Sim Caso sim, quais serão as medidas de prevenção e cuidado adotadas? Envolve eutanásia ou abate? ( ) Sim Caso sim, qual o método empregado? Descreva. Consultar a Resolução nº 714 do Conselho Federal de Medicina Veterinária, de 20 de junho de 2002, disponível em Qual o destino dos materiais biológicos, animais ou carcaças após o término do experimento? Haverá aproveitamento de órgãos e/ou tecidos? Haverá doação do animal vivo ou morto? Se sim, para quem e com qual finalidade? Descreva detalhadamente. Obs.: Os animais advindos de Biotérios não retornam aos mesmos depois de submetidos à experimentação, do mesmo modo que não se justifica a sua reutilização em outras pesquisas. No entanto, não são todas as pesquisas que culminam com a eutanásia, principalmente nos animais domésticos de produção de médio e grande porte, em experimentos com rebanhos, sem inoculação de germes ou fármacos, etc. A permanência e manutenção destes animais no rebanho e na cadeia produtiva após o experimento deve ser justificada. Em todos os casos, não se recomenda o seu uso em novas pesquisas. Se o formulário se refere à prática de ensino, esta será fotografada, filmada ou gravada de forma a permitir sua reprodução para ilustração de práticas futuras, evitando-se a repetição desnecessária de procedimentos didáticos com os animais? Justifique. Observação: os registros ilustrativos não devem ser divulgados em meios que excedam os limites das aulas, como web, sendo utilizados exclusivamente para fins didáticos.

8 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI COMISSÃO DE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS DA UFSJ CEUA - UFSJ Protocolo: Data de Entrega: Nº. total de folhas: Título do Projeto: Interessado: Unidade / Departamento: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI COMISSÃO DE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS DA UFSJ CEUA - UFSJ COMPROVANTE DE ENTREGA DE PROTOCOLO DE PESQUISA Protocolo: Data de Entrega: Nº. total de folhas: Título do Projeto: Interessado: Unidade / Departamento: Recebido por:

RESOLUÇÃO N o 045, de 26 de novembro de 2007.

RESOLUÇÃO N o 045, de 26 de novembro de 2007. RESOLUÇÃO N o 045, de 26 de novembro de 2007. Aprova o protocolo de pesquisa a ser submetido à Comissão de Ética em Pesquisa Envolvendo Animais (CEPEA) da UFSJ para aprovação do projeto quanto aos seus

Leia mais

INSTITUTO DE BIOLOGIA MARINHA E MEIO AMBIENTE CNPJ / CRBIO- 537/01 - CTF. IBAMA CEUA-IBIMM

INSTITUTO DE BIOLOGIA MARINHA E MEIO AMBIENTE CNPJ / CRBIO- 537/01 - CTF. IBAMA CEUA-IBIMM FORMULÁRIO UNIFICADO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ANIMAIS EM ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E/OU TREINAMENTO - CEUA/IBIMM (CONFORME A RESOLUÇÃO NORMATIVA N 4 DO CONCEA/MCTI - CONSELHO NACIONAL

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS COMISSÃO DE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS CEUA-UFT FORMULÁRIO PARA SUBMISSÃO DE PROJETO DE PESQUISA COM ANIMAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS COMISSÃO DE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS CEUA-UFT FORMULÁRIO PARA SUBMISSÃO DE PROJETO DE PESQUISA COM ANIMAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS COMISSÃO DE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS CEUA-UFT FORMULÁRIO PARA SUBMISSÃO DE PROJETO DE PESQUISA COM ANIMAIS Documentos para submissão: 1-Cópia do projeto de pesquisa; 2-Formulário

Leia mais

COMISSÃO DE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS PROTOCOLO PARA USO DE ANIMAIS EM EXPERIMENTAÇÃO OU ATIVIDADE DIDÁTICA

COMISSÃO DE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS PROTOCOLO PARA USO DE ANIMAIS EM EXPERIMENTAÇÃO OU ATIVIDADE DIDÁTICA PROTOCOLO N O PROTOCOLO PARA USO DE ANIMAIS EM EXPERIMENTAÇÃO OU ATIVIDADE DIDÁTICA 1. ( )Ensino ( )Pesquisa Data Inicio:_ /_ /_ Término:_ /_ /_ Finalidade: 2. Nome do Docente Responsável: Departamento:

Leia mais

FACULDADE LUCIANO FEIJÃO COMISSÃO DE ÉTICA EM USO DE ANIMAIS CEUA PROTOCOLO PARA USO DE ANIMAIS EM AULAS PRÁTICAS IDENTIFICAÇÃO

FACULDADE LUCIANO FEIJÃO COMISSÃO DE ÉTICA EM USO DE ANIMAIS CEUA PROTOCOLO PARA USO DE ANIMAIS EM AULAS PRÁTICAS IDENTIFICAÇÃO Página 1 N o CEUA FACULDADE LUCIANO FEIJÃO CEUA IDENTIFICAÇÃO (deve ser submetido um protocolo para cada aula) Disciplina(s) e curso(s) em que esta aula será ministrada: Nível: PROFESSOR RESPONSÁVEL Nome:

Leia mais

Para us o de a nima is em Pesquis a

Para us o de a nima is em Pesquis a Protocolo Nº: Recebido / / I - Linha de Pesquisa Para us o de a nima is em Pesquis a 1) Título 2)Data prevista para início dos procedimentos declarados neste formulário: / / 3)Coordenador Nome do Professor

Leia mais

FACULDADE LUCIANO FEIJÃO COMISSÃO DE ÉTICA EM USO DE ANIMAIS CEUA PROTOCOLO PARA PROJETO DE PESQUISA COM ANIMAIS IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

FACULDADE LUCIANO FEIJÃO COMISSÃO DE ÉTICA EM USO DE ANIMAIS CEUA PROTOCOLO PARA PROJETO DE PESQUISA COM ANIMAIS IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO página 1 N o CEUA FACULDADE LUCIANO FEIJÃO CEUA... PROTOCOLO PARA PROJETO DE PESQUISA COM ANIMAIS Título do projeto: IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO Título em inglês (caso haja necessidade de certificado também

Leia mais

FORMULÁRIO UNIFICADO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ANIMAIS EM ENSINO E/OU PESQUISA

FORMULÁRIO UNIFICADO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ANIMAIS EM ENSINO E/OU PESQUISA FORMULÁRIO UNIFICADO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ANIMAIS EM ENSINO E/OU PESQUISA PROTOCOLO PARA USO DE ANIMAIS USO EXCLUSIVO DA COMISSÃO PROTOCOLO N o RECEBIDO EM: / / 1) DADOS GERAIS DO

Leia mais

PROTOCOLO PARA USO DE ANIMAIS EM PESQUISA/AULA PRÁTICA

PROTOCOLO PARA USO DE ANIMAIS EM PESQUISA/AULA PRÁTICA Criado em 2012 USO EXCLUSIVO DA COMISSÃO PROTOCOLO N O : RECEBIDO EM / /. Este formulário deve ser preenchido pelo responsável e encaminhado ao CEUA- FACENE/FAMENE. É necessário o envio do projeto de pesquisa

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE ARARAQUARA FACULDADE DE ODONTOLOGIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE ARARAQUARA FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROTOCOLO PARA EXPERIMENTAÇÃO COM ANIMAIS 1 TÍTULO DA PESQUISA OU AULA PRÁTICA: Português: Inglês: 2 FINALIDADE DA PESQUISA OU AULA PRÁTICA: ( ) Ensino ( ) Pesquisa 3 IDENTIFICAÇÃO DOS PARTICIPANTES: a)

Leia mais

FORMULÁRIO UNIFICADO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ANIMAIS EM EXPERIMENTAÇÃO E/OU ENSINO

FORMULÁRIO UNIFICADO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ANIMAIS EM EXPERIMENTAÇÃO E/OU ENSINO CEUA (COMISSÃO DE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS) COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO FORMULÁRIO UNIFICADO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ANIMAIS EM EXPERIMENTAÇÃO E/OU ENSINO (Resolução Normativa

Leia mais

TERMO DE COMPROMISSO

TERMO DE COMPROMISSO TERMO DE COMPROMISSO Eu,, RG nº, domiciliado, em, Estado de São Paulo, COMPROMETO-ME que em todas as publicações, apresentações em congresso, monografias, dissertações, teses ou qualquer outra atividade

Leia mais

I- FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ANIMAIS EM

I- FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ANIMAIS EM COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA ANIMAL CEPA I- FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ANIMAIS EM EXPERIMENTAÇÃO E/OU ENSINO PROTOCOLO PARA USO DE ANIMAIS USO EXCLUSIVO DO CEPA PROTOCOLO N o

Leia mais

Aqui entra uma explicação geral sobre as APLICAÇÕES das metodologias que utilizam animais (apenas vertebrados) que serão descritas.

Aqui entra uma explicação geral sobre as APLICAÇÕES das metodologias que utilizam animais (apenas vertebrados) que serão descritas. Clique aqui para atualizar a página caso não esteja aparecendo as últimas alterações Formulário preenchido pelo usuário CEUA PRPe/ufsc/br em 27/10/2011 09:36:57 FOLHA DE ROSTO PARA PROTOCOLO DE PESQUISA

Leia mais

PROTOCOLO PARA USO DE ANIMAIS

PROTOCOLO PARA USO DE ANIMAIS FORMULÁRIO UNIFICADO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ANIMAIS EM EXPERIMENTAÇÃO E/OU ENSINO 1. FINALIDADE Ensino Pesquisa Treinamento Início:.../.../... as...:...h Término:.../.../... as...:...h

Leia mais

Protocolo nº (uso do CEEA) Data de Entrega / / (uso do CEEA) 1ª Submissão 2ª Submissão Título do Projeto Interessado (aluno) Unidade Contato do interessado Fones: ( ) e-mail: - - - - - - - - - - - - -

Leia mais

ANEXO I FORMULÁRIO UNIFICADO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ANIMAIS EM ENSINO E/OU PESQUISA

ANEXO I FORMULÁRIO UNIFICADO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ANIMAIS EM ENSINO E/OU PESQUISA COMISSÃO DE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS ANEXO I FORMULÁRIO UNIFICADO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ANIMAIS EM ENSINO E/OU PESQUISA PROTOCOLO PARA USO DE ANIMAIS USO EXCLUSIVO DA COMISSÃO PROTOCOLO

Leia mais

COMITÊ DE ÉTICA PARA O USO DE ANIMAIS

COMITÊ DE ÉTICA PARA O USO DE ANIMAIS COMITÊ DE ÉTICA PARA O USO DE ANIMAIS INSTRUÇÕES AOS AUTORES NECESSIDADES DOCUMENTAIS PARA ANÁLISE ENTRADA DO PROCESSO DE PESQUISA É VIA PROTOCOLO DO CEUA 1. DEVEM CONSTAR NOS DOCUMENTOS Logotipo das Instituições

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 879, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2008

RESOLUÇÃO Nº 879, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2008 RESOLUÇÃO Nº 879, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2008 Dispõe sobre o uso de animais no ensino e na pesquisa e regulamenta as Comissões de Ética no Uso de Animais (CEUAs) no âmbito da Medicina Veterinária e da Zootecnia

Leia mais

DOCUMENTOS EXIGIDOS PELA CEUA

DOCUMENTOS EXIGIDOS PELA CEUA DOCUMENTOS EXIGIDOS PELA CEUA Os projetos de pesquisa que envolvem o uso de animais, devem ser encaminhados a CEUA em duas vias, sendo uma via física e uma digital.apresentar todos os documentos originais,

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 029, de 29 de maio de Cria o Biotério Central, estabelece suas competências e dá outras providências.

RESOLUÇÃO N o 029, de 29 de maio de Cria o Biotério Central, estabelece suas competências e dá outras providências. RESOLUÇÃO N o 029, de 29 de maio de 2006. Cria o Biotério Central, estabelece suas competências e dá outras providências. O PRESIDENTE DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

Leia mais

PROTOCOLO DE USO E CUIDADOS COM OS ANIMAIS EM PESQUISA

PROTOCOLO DE USO E CUIDADOS COM OS ANIMAIS EM PESQUISA PROTOCOLO DE USO E CUIDADOS COM OS ANIMAIS EM PESQUISA CONSIDERAÇÕES GERAIS: Encaminhe para: CEPA COMITÊ DE ÉTICA DE PESQUISA COM ANIMAIS PROPP PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Outeiro de São João

Leia mais

INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO UNIFICADO

INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO UNIFICADO INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO UNIFICADO Considerando orientação Superior, relativamente ao trabalho em equipe na busca da formação qualificada e diferenciada dos alunos desta

Leia mais

FORMULÁRIO UNIFICADO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ANIMAIS EM ENSINO OU DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS

FORMULÁRIO UNIFICADO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ANIMAIS EM ENSINO OU DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS FORMULÁRIO UNIFICADO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ANIMAIS EM ENSINO OU DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS USO EXCLUSIVO DA CEUA PROTOCOLO Nº RECEBIDO EM: / / LEIA ATENTAMENTE ANTES DE

Leia mais

Dúvidas entrar em contato:

Dúvidas entrar em contato: Manual de orientação de preenchimento de formulários do Comitê de Ética em Pesquisa, Ensino e Experimentação Animal (CEPEEA) do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas Dúvidas entrar em contato: thais@udc.edu.br

Leia mais

Formulário de Encaminhamento de Projeto de Pesquisa em Experimentação Animal

Formulário de Encaminhamento de Projeto de Pesquisa em Experimentação Animal COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA Formulário de Encaminhamento de Projeto de Pesquisa em Experimentação Animal Uso Exclusivo do CEP/URI Campus de Erechim Recebido em / / Número do Projeto Ao encaminhar seu projeto,

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 014, de 28 de novembro de (Modificada pela Res. 002/2012)

RESOLUÇÃO N o 014, de 28 de novembro de (Modificada pela Res. 002/2012) RESOLUÇÃO N o 014, de 28 de novembro de 2011. (Modificada pela Res. 002/2012) Disciplina o processo de afastamento de técnico administrativo do quadro da UFSJ para curso de pós-graduação em instituição

Leia mais

Estabelecido de acordo com o número de projetos. Bolsas

Estabelecido de acordo com o número de projetos. Bolsas EDITAL N o 01/2014 - FACISB EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DENTRO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE BARRETOS DR. PAULO

Leia mais

FORMULÁRIO UNIFICADO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ANIMAIS EM ENSINO OU DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS

FORMULÁRIO UNIFICADO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ANIMAIS EM ENSINO OU DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS FORMULÁRIO UNIFICADO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ANIMAIS EM ENSINO OU DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS PROTOCOLO PARA USO DE ANIMAIS USO EXCLUSIVO DA COMISSÃO PROTOCOLO N o RECEBIDO

Leia mais

DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EDITAL 001/2019 Abertura de inscrições para o Programa Institucional de Iniciação Científica da UMESP. I. Introdução A Universidade

Leia mais

COMITÊ DE ÉTICA EM USO DE ANIMAIS FAGOC

COMITÊ DE ÉTICA EM USO DE ANIMAIS FAGOC FORMULÁRIO UNIFICADO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ANIMAIS EM ENSINO OU DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS PROTOCOLO PARA USO DE ANIMAIS USO EXCLUSIVO DA COMISSÃO PROTOCOLO N o RECEBIDO

Leia mais

PROTOCOLO PARA USO DE ANIMAIS

PROTOCOLO PARA USO DE ANIMAIS USO EXCLUSIVO DO COMITÊ PROTOCOLO Nº.: RECEBIDO EM: / / PROTOCOLO PARA USO DE ANIMAIS Atenção: este formulário deverá ser preenchido eletronicamente 1. Finalidade: Pesquisa Controle de qualidade químico/biológico

Leia mais

Término Previsto: ---/---/-----

Término Previsto: ---/---/----- UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO CEUA COMISSÃO DE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS PROTOCOLO N o. (Para uso exclusivo da CEUA) 1. FORMULÁRIO DE ENCAMINHAMENTO PARA PESQUISA ENVOLVENDO ANIMAIS Curso: Campus: Título

Leia mais

FORMULÁRIO UNIFICADO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ANIMAIS EM EXPERIMENTAÇÃO LEIA ATENTAMENTE ANTES DE PREENCHER

FORMULÁRIO UNIFICADO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ANIMAIS EM EXPERIMENTAÇÃO LEIA ATENTAMENTE ANTES DE PREENCHER FORMULÁRIO UNIFICADO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ANIMAIS EM EXPERIMENTAÇÃO USO EXCLUSIVO DA CEUA PROTOCOLO Nº RECEBIDO EM: / / LEIA ATENTAMENTE ANTES DE PREENCHER Todos os campos devem

Leia mais

LISTA DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA AO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ASSOCIAÇÃO DE COMBATE AO CÂNCER EM GOIÁS

LISTA DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA AO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ASSOCIAÇÃO DE COMBATE AO CÂNCER EM GOIÁS LISTA DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA AO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ASSOCIAÇÃO DE COMBATE AO CÂNCER EM GOIÁS CONSTA TAMBÉM: 1. MODELO DE DECLARAÇÃO DO PESQUISADOR

Leia mais

ANEXO I I - FORMULÁRIO UNIFICADO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ANIMAIS EM EXPERIMENTAÇÃO

ANEXO I I - FORMULÁRIO UNIFICADO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ANIMAIS EM EXPERIMENTAÇÃO ANEXO I I - FORMULÁRIO UNIFICADO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ANIMAIS EM EXPERIMENTAÇÃO PROTOCOLO PARA USO DE ANIMAIS USO EXCLUSIVO DA COMISSÃO PROTOCOLO N o RECEBIDO EM: / / No campo fármaco,

Leia mais

COMITÊ DE ÉTICA EM USO DE ANIMAIS FAGOC

COMITÊ DE ÉTICA EM USO DE ANIMAIS FAGOC FORMULÁRIO UNIFICADO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ANIMAIS EM ENSINO OU DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS PROTOCOLO PARA USO DE ANIMAIS USO EXCLUSIVO DA COMISSÃO PROTOCOLO N o RECEBIDO

Leia mais

FORMULÁRIO UNIFICADO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ANIMAIS EM ENSINO OU DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS

FORMULÁRIO UNIFICADO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ANIMAIS EM ENSINO OU DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS FORMULÁRIO UNIFICADO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ANIMAIS EM ENSINO OU DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS USO EXCLUSIVO DA COMISSÃO PROTOCOLO N o RECEBIDO EM: / / Obs. Todos os campos

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EDITAL 016/2014

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EDITAL 016/2014 PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EDITAL 016/2014 Abertura de inscrições para bolsas remanescente do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

Leia mais

ORIENTAÇÕES COMITÊ DE ÉTICA ORIENTAÇÕES SOBRE A DOCUMENTAÇÃO SOLICITADA PELO COMITÊ DE ÉTICA

ORIENTAÇÕES COMITÊ DE ÉTICA ORIENTAÇÕES SOBRE A DOCUMENTAÇÃO SOLICITADA PELO COMITÊ DE ÉTICA ORIENTAÇÕES COMITÊ DE ÉTICA 1) Para a submissão do projeto de pesquisa ao CEP/Unochapecó, o pesquisador responsável deverá efetuar o cadastro de usuário na Plataforma Brasil. Acesse o Link: http://plataformabrasil.saude.gov.br

Leia mais

1 Nome: 1 Documentos CPF.: RG.: Data de emissão: Órgão emissor: 3 Endereço completo: Rua/Avenida/número:

1 Nome: 1 Documentos CPF.: RG.: Data de emissão: Órgão emissor: 3 Endereço completo: Rua/Avenida/número: FORMULÁRIO PARA PROJETOS DE EXTENSÃO E PESQUISA FICHA DE INSCRIÇÃO DO PROPONENTE 1 Nome: 1 Documentos CPF.: RG.: Data de emissão: Órgão emissor: 3 Endereço completo: Rua/Avenida/número: Complemento: Bairro:

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EDITAL 018/2015

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EDITAL 018/2015 PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EDITAL 018/2015 Abertura de inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica CNPq- PIBIC/UMESP. I.

Leia mais

*OS DOCUMENTOS ABAIXO LISTADOS DEVERÃO SER ANEXADOS NA PLATAFORMA BRASIL EM PDF.

*OS DOCUMENTOS ABAIXO LISTADOS DEVERÃO SER ANEXADOS NA PLATAFORMA BRASIL EM PDF. CEP/ACCG-Comitê de Ética em Pesquisa da Associação de Combate ao Câncer em Goiás. FONE: 62 3243 7050. cepaccg@accg.org.br - Horário: 8:00 às 14:00hs Local: Rua 239, nº 206-Edifício Filhinha Nogueira (antigo

Leia mais

Edital Fundo de Amparo à Pesquisa Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FAP FCMSCSP) Vigência 2019/2021

Edital Fundo de Amparo à Pesquisa Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FAP FCMSCSP) Vigência 2019/2021 Edital Fundo de Amparo à Pesquisa Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FAP FCMSCSP) Vigência 2019/2021 PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 18/12/2018 a 29/03/2019 através do email comissaocientifica@fcmsantacasasp.edu.br

Leia mais

DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA

DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA CONTATO: CEP/ACCG-Comitê de Ética em Pesquisa da Associação de Combate ao Câncer em Goiás. FONE: 62 3243 7050. e-mail: cepaccg@accg.org.br LOCAL: Rua 239, 206-Edifício Filhinha Nogueira (antigo albergue),

Leia mais

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

INICIAÇÃO CIENTÍFICA INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO NIP 02/Setembro 2016 Versão 3 REGULAMENTO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC) NA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE BARRETOS DR. PAULO PRATA - FACISB Art. 1 o CAPÍTULO I Das finalidades

Leia mais

ORIENTAÇÕES COMITÊ DE ÉTICA ORIENTAÇÕES SOBRE A DOCUMENTAÇÃO SOLICITADA PELO COMITÊ DE ÉTICA

ORIENTAÇÕES COMITÊ DE ÉTICA ORIENTAÇÕES SOBRE A DOCUMENTAÇÃO SOLICITADA PELO COMITÊ DE ÉTICA ORIENTAÇÕES COMITÊ DE ÉTICA 1) Para a submissão do projeto de pesquisa ao CEP/Unochapecó, o pesquisador responsável deverá efetuar o cadastro de usuário na Plataforma Brasil. Acesse o Link: http://www.saude.gov.br/plataformabrasil

Leia mais

Universidade Estadual do Paraná Unespar Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PRPPG

Universidade Estadual do Paraná Unespar Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PRPPG Universidade Estadual do Paraná Unespar Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PRPPG EDITAL 005/2017 PRPPG/Unespar Apoio à Participação de Docentes em Eventos Científicos A Pró-Reitoria de Pesquisa e

Leia mais

Edital de convocação aos alunos interessados em participar do Programa Institucional de Iniciação Científica no ano de 2019.

Edital de convocação aos alunos interessados em participar do Programa Institucional de Iniciação Científica no ano de 2019. Edital de convocação aos alunos interessados em participar do Programa Institucional de Iniciação Científica no ano de 2019. A Reitoria do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU,

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 008, de 5 de março de (MODIFICADA PELA RES.017/2007; 007/2008 e 008/2012))

RESOLUÇÃO N o 008, de 5 de março de (MODIFICADA PELA RES.017/2007; 007/2008 e 008/2012)) RESOLUÇÃO N o 008, de 5 de março de 2007. (MODIFICADA PELA RES.017/2007; 007/2008 e 008/2012)) Regulamenta o pagamento da Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso (GECC). O PRESIDENTE DO CONSELHO

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) COMISSÃO DE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS (CEUA)

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) COMISSÃO DE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS (CEUA) UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) COMISSÃO DE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS (CEUA) ORIENTAÇÕES PARA ENCAMINHAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA À COMISSÃO DE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS (CEUA) DA UNEB. 1. As seguintes

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EDITAL 014/2013

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EDITAL 014/2013 PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EDITAL 014/2013 Abertura de inscrições para o Programa Institucional de Bolsas Remanescentes de Iniciação Científica CNPq/PIBIC

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas Departamento de Engenharia Civil

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas Departamento de Engenharia Civil PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL - PROPEC EDITAL PROPEC No. 01, DE 12 DE MAIO DE 2017 Dispõe sobre o Processo de Seleção de 2017 para o Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD/CAPES, no

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC EDITAL UESC Nº 86/2019 ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS PARA DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS O Reitor da Universidade Estadual de Santa

Leia mais

Obs: A validade do projeto pela CEUA será de três anos, renovada por mais três anos, caso não haja nenhuma alteração no protocolo da atividade.

Obs: A validade do projeto pela CEUA será de três anos, renovada por mais três anos, caso não haja nenhuma alteração no protocolo da atividade. ANEXO II (Resolução Normativa CONCEA nº 27, de 23.10.2015) PROTOCOLO PARA USO DE ANIMAIS Uso exclusivo da Comissão Protocolo N recebido em / / Obs.: Todos os campos devem ser preenchidos. Em caso de não

Leia mais

REGULAMENTO DO BIOTÉRIO JOSÉ MANOEL LOPES CAPÍTULO I DO OBJETO

REGULAMENTO DO BIOTÉRIO JOSÉ MANOEL LOPES CAPÍTULO I DO OBJETO REGULAMENTO DO BIOTÉRIO JOSÉ MANOEL LOPES CAPÍTULO I DO OBJETO Art. 1º O disposto neste Regulamento reger-se-á pelo Estatuto e Regimentos da Univás, considerando a LEI Nº 11.794 de 08 outubro de 2008 e

Leia mais

CENTRO DE PESQUISA CLÍNICA HOSPITAL SÃO LUCAS DA PUCRS MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS

CENTRO DE PESQUISA CLÍNICA HOSPITAL SÃO LUCAS DA PUCRS MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS CENTRO DE PESQUISA CLÍNICA HOSPITAL SÃO LUCAS DA PUCRS MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS Porto Alegre Versão 01 - Dezembro de 2013 1 Comitê Gestor: Prof. Jorge Luis Nicolas Audy Pró-Reitor de Pesquisa,

Leia mais

FORMULÁRIO UNIFICADO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ANIMAIS EM EXPERIMENTAÇÃO E/OU ENSINO

FORMULÁRIO UNIFICADO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ANIMAIS EM EXPERIMENTAÇÃO E/OU ENSINO USO EXCLUSIVO DA COMISSÃO PROTOCOLO N o RECEBIDO EM: / / FORMULÁRIO UNIFICADO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ANIMAIS EM EXPERIMENTAÇÃO E/OU ENSINO LEIA ANTES DE PREENCHER: 1. Projetos já realizados

Leia mais

NORMAS INTERNAS PARA UTILIZAÇÃO DO BIOTÉRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS CIENTÍFICAS

NORMAS INTERNAS PARA UTILIZAÇÃO DO BIOTÉRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS CIENTÍFICAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE (IMS) CAMPUS ANISIO TEIXEIRA COORDENAÇÃO GERAL DE LABORATÓRIOS NORMAS INTERNAS PARA UTILIZAÇÃO DO BIOTÉRIO PARA

Leia mais

EDITAL Nº 06/2018 PPGZOO EDITAL DE RANQUEAMENTO PARA BOLSAS PPGZOO

EDITAL Nº 06/2018 PPGZOO EDITAL DE RANQUEAMENTO PARA BOLSAS PPGZOO EDITAL Nº 06/2018 PPGZOO EDITAL DE RANQUEAMENTO PARA BOLSAS PPGZOO A Coordenação do curso de Pós-graduação em Zootecnia do Campus UDESC Oeste da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, no uso

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 020/2015 DE 05 DE MARÇO DE 2015

RESOLUÇÃO Nº 020/2015 DE 05 DE MARÇO DE 2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 020/2015 DE 05

Leia mais

CURSO DE MESTRADO EM ZOOTECNIA

CURSO DE MESTRADO EM ZOOTECNIA Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Dois Vizinhos Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Zootecnia EDITAL n 0 04/2017-PPGZO CHAMADA PÚBLICA

Leia mais

FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS- DOUTORADO DA CAPES O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI EDITAL DE ABERTURA CPD Nº 022 CONCURSO PÚBLICO, DE 07 DE ABRIL DE 2016. A Fundação Universidade Federal de São João

Leia mais

NORMATIVA INTERNA PPGE/REJ/UFG Nº 11/2017

NORMATIVA INTERNA PPGE/REJ/UFG Nº 11/2017 NORMATIVA INTERNA PPGE/REJ/UFG Nº 11/2017 Define princípios e critérios para a seleção de estudantes especiais e dispõe sobre a integração entre os diferentes níveis de formação, Graduação e Pós-Graduação,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI EDITAL DE ABERTURA CPD Nº 076 CONCURSO PÚBLICO, DE 30 DE AGOSTO DE 2016. A Fundação Universidade Federal de São João

Leia mais

EDITAL Nº 03 DE 28 DE OUTUBRO DE 2015

EDITAL Nº 03 DE 28 DE OUTUBRO DE 2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA

Leia mais

FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS MESTRADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS MESTRADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS MESTRADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA Edital para preenchimento de vagas em disciplina isolada 1º semestre de 2016 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA DO ABC

FACULDADE DE MEDICINA DO ABC FMABC PROCESSO SELETIVO BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Vigência: 2018-2019 INSCRIÇÕES Período: de 02 de Maio a 15 de Junho de 2018 A inscrição se dá por meio de preenchimento de formulário específico,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 295/2017-CEPE, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2017.

RESOLUÇÃO Nº 295/2017-CEPE, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2017. RESOLUÇÃO Nº 295/2017-CEPE, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2017. Aprova o Regulamento de pós-doutorado da Unioeste. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste),

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO BIOTÉRIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO BIOTÉRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO BIOTÉRIO Petrolina Junho de 2013 Apresentação Na contínua evolução do conhecimento humano, especialmente o da biologia, bem como das medicinas humana e veterinária,

Leia mais

FORMULÁRIO PARA LICENCIAMENTO DE PROJETOS EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL (ao abrigo do disposto no Decreto-lei nº113/2013 de 7 de agosto)

FORMULÁRIO PARA LICENCIAMENTO DE PROJETOS EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL (ao abrigo do disposto no Decreto-lei nº113/2013 de 7 de agosto) FORMULÁRIO PARA LICENCIAMENTO DE PROJETOS EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL (ao abrigo do disposto no Decreto-lei nº113/2013 de 7 de agosto) Instruções de preenchimento e submissão: Preencher todos os campos solicitados,

Leia mais

Faculdade de Medicina do ABC

Faculdade de Medicina do ABC Faculdade de Medicina do ABC Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Edital para Preenchimento da Cota Institucional de Bolsa de Pós-Doutorado CAPES A Faculdade de Medicina do ABC faz saber que

Leia mais

COMITÊ DE ÉTICA EM USO DE ANIMAIS FAGOC

COMITÊ DE ÉTICA EM USO DE ANIMAIS FAGOC COMITÊ DE ÉTICA EM USO DE ANIMAIS FAGOC Rua: Adjalme da Silva Botelho, nº 549, pavimento 01 Bairro: Seminário Ubá MG 36.500-000 Tel: (32) 3539 5600 Ramal: 278 FORMULÁRIO UNIFICADO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO

Leia mais

FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS- DOUTORADO DA CAPES 2017 A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais EDITAL 05/2009-PGC A professora Dra. Celene Tonella, Coordenadora do Curso de Mestrado, da Universidade Estadual de Maringá, no uso de suas atribuições legais, Considerando o Regulamento do, aprovado na

Leia mais

FORMULÁRIO UNIFICADO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ANIMAIS EM EXPERIMENTAÇÃO E/OU ENSINO

FORMULÁRIO UNIFICADO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ANIMAIS EM EXPERIMENTAÇÃO E/OU ENSINO FORMULÁRIO UNIFICADO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ANIMAIS EM EXPERIMENTAÇÃO E/OU ENSINO USO EXCLUSIVO DA COMISSÃO PROTOCOLO N o RECEBIDO EM: / / No campo fármaco, deve-se informar o(s) nome(s)

Leia mais

assinado no original Profa. Dra. Ana Claudia Garabeli Cavalli Kluthcovsky Vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde-UEPG

assinado no original Profa. Dra. Ana Claudia Garabeli Cavalli Kluthcovsky Vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde-UEPG Instrução Normativa N 01/2018 PPGCS-UEPG Regulamenta o estágio de pós-doutorado sem bolsa do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Considerando a Reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Prazo para submissão de propostas 29/07/2011

Prazo para submissão de propostas 29/07/2011 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA EDITAL PIBIC/UCB - 01/2011 Prazo para submissão de propostas 29/07/2011 CHAMADA PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO

Leia mais

CHAMADA DE CREDENCIAMENTO INTERNO Nº 01/2017

CHAMADA DE CREDENCIAMENTO INTERNO Nº 01/2017 CHAMADA DE CREDENCIAMENTO INTERNO Nº 01/2017 CHAMADA INTERNA DE CREDENCIAMENTO PARA ATUAR COMO DOCENTE PERMANENTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (Aprovado pela Resolução nº 771 de 30 de junho

Leia mais

Aos Servidores Técnico-Administrativos lotados no DAA, câmpus Formosa

Aos Servidores Técnico-Administrativos lotados no DAA, câmpus Formosa Memorando Circular nº 023/2016/DAA/ IFG/FOR Formosa-GO, 05 de Agosto de 2016. Aos Docentes Efetivos e Substitutos do Câmpus Formosa Aos Servidores Técnico-Administrativos lotados no DAA, câmpus Formosa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO BIOTÉRIO. Petrolina - PE Novembro de ª Versão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO BIOTÉRIO. Petrolina - PE Novembro de ª Versão UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO BIOTÉRIO Petrolina - PE Novembro de 2016 2ª Versão Apresentação Na contínua evolução do conhecimento humano, especialmente o da biologia, bem como das medicinas

Leia mais

Uso de Animais em Ensino e Pesquisa Legislação Brasileira

Uso de Animais em Ensino e Pesquisa Legislação Brasileira Uso de Animais em Ensino e Pesquisa Legislação Brasileira Silvia Tereza Ribeiro Castro Embrapa Uso de Animais em Ensino e Pesquisa Uso consciente de animais de qualidade Excelência nos resultados e confiabilidade

Leia mais

COMITÊ DE ÉTICA EM USO DE ANIMAIS FAGOC

COMITÊ DE ÉTICA EM USO DE ANIMAIS FAGOC COMITÊ DE ÉTICA EM USO DE ANIMAIS FAGOC Rua: Adjalme da Silva Botelho, nº 549, pavimento 01 Bairro: Seminário Ubá MG 36.500-000 Tel: (32) 3539 5600 Ramal: 278 FORMULÁRIO UNIFICADO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO

Leia mais

COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - BACHARELADO. Rua Itibiré Vieira, s/n, BR 463 Km 4,5 Fone: CEP Ponta Porã - MS

COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - BACHARELADO. Rua Itibiré Vieira, s/n, BR 463 Km 4,5 Fone: CEP Ponta Porã - MS RESOLUÇÃO Nº 37, DE 29 DE OUTUBRO DE 2018. O PRESIDENTE DO COLEGIADO DE CURSO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DO CAMPUS DE PONTA PORÃ da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de

Leia mais

analisados pela CEUA, só poderão ser iniciados após sua aprovação (Art.9º do Regimento Interno da CEUA).

analisados pela CEUA, só poderão ser iniciados após sua aprovação (Art.9º do Regimento Interno da CEUA). I- FORMULÁRIO UNIFICADO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ANIMAIS EM EXPERIMENTAÇÃO E/OU ENSINO PROTOCOLO PARA USO DE ANIMAIS USO EXCLUSIVO DA COMISSÃO PROTOCOLO N o RECEBIDO EM: / / No campo

Leia mais

REGULAMENTO DA DEFESA DE DISSERTAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - IFSP

REGULAMENTO DA DEFESA DE DISSERTAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - IFSP REGULAMENTO DA DEFESA DE DISSERTAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - IFSP DO OBJETIVO Normatiza as atividades relacionadas à defesa

Leia mais

FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA Chamada para disciplina isolada 2º semestre de 2016 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, de acordo com a legislação em vigor, torna público a

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA INSTRUÇÃO NORMATIVA DO PLANTERR N 02/2017

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA INSTRUÇÃO NORMATIVA DO PLANTERR N 02/2017 INSTRUÇÃO NORMATIVA DO PLANTERR N 02/2017 Estabelece normas para credenciamento e descredenciamento de docentes do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial Mestrado Profissional - Planterr.

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROPeq Nº001/2015, de 02 de outubro de 2015

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROPeq Nº001/2015, de 02 de outubro de 2015 INSTRUÇÃO NORMATIVA PROPeq Nº001/2015, de 02 de outubro de 2015 Regulamenta a criação, reformulação e certificação de grupos de pesquisa. O Pró-Reitor de Pesquisa (PROPeq) da Universidade Federal de Mato

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 13/2014.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 13/2014. EDITAL 13/2014. Edital de Inscrição, Seleção e Matrícula para o curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências - Área de Concentração em Física. MESTRADO EM CIÊNCIAS/FÍSICA - 2015 I - Inscrição

Leia mais

2. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação. 3. Fica revogada a Resolução nº 53 de 11 de dezembro de

2. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação. 3. Fica revogada a Resolução nº 53 de 11 de dezembro de RESOLUÇÃO Nº 48, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2018. O PRESIDENTE DO COLEGIADO DE CURSO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO CAMPUS DE PONTA PORÃ da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso

Leia mais