Viaje na sustentabilidade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Viaje na sustentabilidade"

Transcrição

1

2 A Tory Viagens e Turismo constrói programas préformatados e também cria rotas e programações sob demanda, de acordo com os interesses de aprendizagem dos viajantes e das organizações/experiências visitadas. casa de cada participante, as fotos e histórias relacionadas podem se transformar em produtos de comunicação (exposições fotográficas, brindes corporativos, palestras motivacionais, etc.) e servir de inspiração para amigos, familiares e colegas de trabalho. A Rota do Sul da Bahia foi construída para propiciar vivências em sustentabilidade - capazes de provocar mudanças de visão de mundo - a partir da imersão na realidade do território, do contato e da troca com as comunidades locais, subsidiadas por uma facilitação especializada e por uma reflexão profunda sobre Desenvolvimento Territorial Sustentável. Complementando esse processo a utilização da fotografia estimula o aprimoramento do olhar e da percepção dos participantes sobre os principais temas de aprendizagem da viagem. Du Zuppani (fotonatural), acompanha o grupo desde o curso introdutório, na cidade de origem, até o último dia da viagem. Ao demonstrar como a fotografia é capaz de captar sentimentos, percepções e indicar novos olhares, ele apóia os participantes na construção do relato visual da experiência. Na volta à empresa, ONG, ou até mesmo mo à O objetivo final do programa é alterar a forma como os viajantes enfrentam os atuais desafios de desenvolvi mento sustentável, em suas práticas cotidianas e de negócio, oferecendo-lhes novas perspectivas. O programa também é ideal para práticas de gestão de recursos humanos como integração e motivação de equipe ou recompensa por produtividade, entre outras; além, é claro, de ações de responsabilidade social empresarial (RSE) e investimento social privado. Todo o conteúdo produzido nas distintas fases do programa é repassado para viajantes e comunidades e incentiva-se a construção de redes de relacionamento entre visitantes e visitados.,ou a mo à Segue uma sugestão de programação que trabalha os temas de empreendedorismo local, valorização da biodiversidade e estímulo à agricultura alternativa. ti a.

3 A riqueza e a complexidade sócio-ambiental da região do Sul da Bahia, sua história e atuais perspectivas de desenvolvimento, fazem dela o cenario ideal para uma Viagem de Aprendizagem sobre Desenvolvimento Territorial Sustentável (DTS). O desafio alí é conciliar a preservação da parcela de mata atlântica com maior biodiversidade do planeta com desenvolvimento econômico e social de uma população que convive com índices muito baixos de desenvolvimento humano. A região que já foi uma das mais prósperas do Brasil no início do século XX, devido as riquezas do cacau, passou por uma depressão econômica fortíssima nos anos 90, com a queda da produtividade da lavoura cacaueira, que fez com que os distintos segmentos da sua sociedade começassem a repensar o modelo de desenvolvimento baseado somente na monocultura. Atualmente, governo, setor privado e sociedade civil estão debatendo sobre os possíveis caminhos para alcançar o desenvolvimento sustentável da região. De um lado estão aqueles que acreditam que o processo passa basicamente pelo turismo sustentável e por modelos de agricultura alternativa; com diversificação da produção e implementação de sistemas agro-florestais e de produção orgânica. Contrapondo-se a esse movimento existe o projeto de construção do Porto Sul ao norte de Ilhéus para escoamento do minério de ferro do interior da Bahia, e que poderia gerar renda e emprego para a população local. Uma disputa político-ideológica bastante significativa, que ainda terá muitos desdobramentos.

4 MAPA DA REGIÃO. Preparação para a viagem Encontro de meio período em São Paulo para: contextualização do roteiro e da programação; entrega de material impresso com conteúdo teórico dos temas de aprendizagem; módulo de curso teórico de introdução à fotografia.

5 1 Viaje na sustentabilidade Encontro do grupo no aeroporto de Congonhas, São Paulo. Viagem São Paulo Ilhéus. Chegada ao aeroporto de Ilhéus. Traslado a Itacaré (1hr). Check-in no Hotel Fazenda Pedra do Sabiá. REPASSE DA PROGRAMAÇÃO DO. Passeio pela propriedade do Hotel. Introdução sobre os modelos produtivos agrícolas da região e história da cultura do cacau, enfatizando os desafios do modelo de monocultura extensiva e a importância das alternativas de produção agrícola. Fim de tarde livre. JANTAR no restaurante do hotel. Reunião de reflexão à noite. 1 SÃO PAULO Ilhéus/Itacaré VIVÊNCIA: passeio pela produção agro-florestal do Hotel Fazenda. REFLEXÃO: alinhamento de conhecimentos e expectativas.

6 Café da manhã no hotel. REPASSE DA PROGRAMAÇÃO DO e orientações gerais. 2 Serra Grande Itacaré Traslado (30min) até a RPPN - Reserva Particular de Preservação Natural - Alto da Esperança. Trilha e imersão na Mata Atlântica conduzida pelo proprietário da reserva. Traslado (15min) até a propriedade do Sr. Zé Carlos, agricultor familiar que com o apoio do IFV - Instituto Floresta Viva vem desenvolvendo alternativas produtivas sustentáveis para gerar renda para sua família e, ao mesmo tempo, preservar a floresta em pé. Trilha do Poço azul e banho de rio. ALMOÇO e integração na casa do agricultor. Traslado (10min) até o Viveiro de Mudas de Serra Grande. Roda de diálogo com todos os participantes para troca de experiências e aprendizados. Fim de tarde livre na praia de Serra Grande. Jantar livre em Serra Grande. Retorno ao hotel (30min). VIVÊNCIA: meditação matinal, trilhas interpretativas na Mata Atlântica, banho de rio, almoço na casa de agricultor familiar, roda de diálogo. REFLEXÃO: levantamento das principais idéias e sentimentos do dia.

7 REPASSE DA PROGRAMAÇÃO DO e orientações gerais Traslado (30min) até o assentamento rural Pancada Grande para interagir e trocar experiências com as famílias assentadas que estão sendo assistidas pela Associação Rosa dos Ventos na busca por modelos produtivos mais sustentáveis. ALMOÇO e roda de diálogo na comunidade. Traslado de volta (45min) até Itacaré para visita a empreendimentos comerciais ligados ao programa Turismo CO2 Neutro da ONG Mecenas da Vida e que pagam uma taxa mensal para o plantio de mudas como forma de neutralizar suas próprias emissões de carbono. Pôr do sol e fim de tarde na Ponta do Xaréu. Retorno ao hotel (15min). JANTAR no restaurante do hotel. Reunião de reflexão à noite. Café da manhã no hotel. 3 Itacaré VIVÊNCIA: visita guiada a um assentamento rural e propriedades de agricultores familiares, almoço comunitário, roda de diálogo, visita a empreendimento comercial ligado ao programa Turismo CO2 Neutro. REFLEXÃO: comparação dos modelos de intervenção das instituições dos dias 2 e 3.

8 REPASSE DA PROGRAMAÇÃO DO e orientações gerais. Traslado até Itacaré (15min). Visita a Associação de Educação, Arte e Cultura Popular Casa do Boneco de Itacaré, de afrodesenvolvimento em defesa da reparação e afirmação étnicoracial, que desenvolve roteiros turísticos de base comunitária que valorizam a identidade e promovem a sustentabilidade das comunidades afro descendentes da região. Os visitantes participam de oficinas de arte e cultura, experimentam pratos típicos, realizam trilhas interpretativas e desfrutam de excelentes opções de lazer a beira do Rio de Contas, ao mesmo tempo em que aprendem sobre a cultura afro-brasileira. ALMOÇO e lazer na propriedade do projeto. Roda de diálogo. Jantar e noite livre em Itacaré. Retorno ao Hotel (15min). Reunião de reflexão à noite. Despertar com meditação. Café da manhã no hotel. 4 Itacaré VIVÊNCIA: expressões culturais afro-brasileiras (música, dança, gastronomia), trilha interpretativa, roda de diálogo. REFLEXÃO: resgatando o aprendizado do dia, como transmitir o conhecimento que está sendo adquirido para companheiros de trabalho, amigos e familiares na volta para casa?

9 REPASSE DA PROGRAMAÇÃO DO e orientações gerais. REPASSE DA PROGRAMAÇÃO DO e orientações gerais Traslado (30min) até a Escola Rural Dendê da Serra. Apresentação cultural produzida pelos alunos. Apresentação institucional feita pela coordenadora pedagógica. LANCHE e conversa com alunos e professores para refletir sobre modelos de educação rural alternativos. Translado (5min) até Fazenda Cultural Ouro Verde para aprendizagem sensorial (musical). Traslado (5min) até a Fazenda Juerana Milagrosa. ALMOÇO e horário de descanso. Introdução sobre o histórico da fazenda. Trilha e tempo livre na cachoeira. Retorno à sede em silêncio para contemplação da natureza. JANTAR no restaurante da fazenda. Contação de histórias na Barcaça de cacau. Hospedagem na fazenda. Reunião de reflexão à noite. Café da manhã no Hotel 5Serra Grande VIVÊNCIA: visita a escola rural de pedagogia waldorf, apresentação cultural, lanche, roda de diálogo, aprendizagem sensorial, banho de cachoeira, trilha em silêncio, contação de histórias. REFLEXÃO: olhar para dentro, olhar para o grupo. O que eu preciso desaprender? O que eu posso oferecer para o grupo? O que eu preciso buscar?

10 1 Viaje na sustentabilidade Ver o sol nascendo no mar do mirante da fazenda. Café da Manhã na fazenda. Traslado (1hr) até Fazenda Monte Alegre, onde o empresário Diego Badaró produz cacau orgânico para fabricação do chocolate artesanal AMMA Chocolate. Visita aos cacaueiros e demais instalações 6 da fazenda. Traslado até o distrito de Taboquinhas. ALMOÇO e roda de diálogo para conhecer as famílias de agricultores que fazem parte do programa Turismo CO2 Neutro, da ONG Movimento Mecenas da Vida, e que são responsáveis pela neutralização das emissões de carbono geradas pelo turismo na região por meio do plantio de mudas pagas pela iniciativa privada. Plantio de mudas para neutralizar a emissão de carbono do roteiro. Retorno ao Hotel Fazenda Pedra do Sabiá. Horário livre. JANTAR no restaurante do Hotel. Reunião de reflexão à noite. REPASSE DA PROGRAMAÇÃO DO e orientações gerais. SERRA GRANDE Taboquinhas/Itacaré VIVÊNCIA: visita à Fazenda Monte Alegre, roda de diálogo com Diego Badaró e os funcionários da fazenda, rafting no Rio de Contas, almoço, roda de diálogo e plantio de mudas com agricultores familiares. REFLEXÃO: Quais foram os sentimentos mais importantes durante os momentos de introspecção do dia anterior? Que imagem, odor, textura, etc., simboliza esses sentimentos?

11 REPASSE DA PROGRAMAÇÃO DO e orientações gerais. Traslado (30min) até o Txai Resort e roda de diálogo com representante da área de Responsabilidade Social Empresarial. Tempo livre para lazer na praia. ALMOÇO no resort. Mesa redonda na Casa Azul, em Serra Grande, com representantes dos setores público, privado e sociedade civil para melhor compreensão do cenário político e matrizes de desenvolvimento da região. Oficina Síntese. Jantar e noite livre para compras de ultima hora em Itacaré. Retorno ao hotel. Café da manhã na Hotel. 7 ITACARÉ Serra Grande VIVÊNCIA: visita ao Resort e sua área de RSE, mesa-redonda. REFLEXÃO: Exercício de síntese entre os participantes para produzir um mapa sistêmico que identifique os temas prioritários para o desenvolvimento territorial sustentável da região.

12 REPASSE DA PROGRAMAÇÃO DO e orientações gerais. Traslado até Ilhéus e visita à fábrica de chocolates. Traslado até o aeroporto de Ilhéus. Embarque no vôo Ilhéus São Paulo. Café da manhã no hotel. 8 Itacaré São Paulo

13 HOTEL FAZENDA PEDRA DO SABIÁ Uma "RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural - situada na mata atlântica, próximo do Parque Estadual Serra do Condurú. Uma fazenda que produz cacau, frutas, legumes em agricultura orgânica. Uma represa no centro da fazenda alimentada pelas nascentes da reserva. Um hotel fazenda aconchegante, na beira do Rio de Contas, a 15 minutos de Itacaré. FAZENDA JUERANA MILAGROSA Localizada dentro da APA - Área de Proteção Ambiental Itacaré - Serra Grande, o objetivo primordial da fazenda é a preservação do patrimônio natural e cultural da região de forma sustentável, através de um Turismo ecológico que provoque o mínimo impacto ambiental e o máximo de bem estar aos indivíduos que habitam ou passam por ali.

14 O QUE ESTÁ INCLUÍDO O QUE LEVAR 7 diárias com café da manhã (6 em Itacaré e 1 em Serra Grande). Refeições destacados em azul no itinerário (não inclui bebidas industrializadas, alcoólicas nem sobremesas). Transporte terrestre para todos os deslocamentos, incluindo as visitas guiadas. 2 facilitadores e 1 fotógrafo profissional que acompanharão o grupo durante todo o roteiro. Taxas de entrada em pontos turísticos do roteiro. Custos de todas as vivências e reflexões em São Paulo e durante a expedição. Seguro viagem. Camisetas de manga curta e comprida; Chapéu ou boné; Repelente e protetor solar; Óculos escuros; Malha fina para noites mais frias; Chinelos; Calçado para caminhadas; Calça leve adequada para caminhadas; Meias extras; Shorts e roupa de banho; Capa de chuva; Câmera com baterias extras; Notebook ou laptop para exibição de fotos (opcional); Lanterna; Pilhas; Medicamentos pessoais. O QUE NÃO ESTÁ INCLUÍDO Taxas de entrada e traslados para pontos turísticos e atividades noturnas fora do roteiro. Demais refeições fora da programação. Gastos pessoais. o.

15 ORGANIZAÇÕES RPPN (RESERVA PARTICULAR DE PATRIMÔNIO NATURAL) FAZENDA PEDRA DO SABIÁ RPPN - RESERVA PARTICULAR DE PRESERVAÇÃO NATURAL - ALTO DA ESPERANÇA INSTITUTO FLORESTA VIVA ASSOCIAÇÃO ROSA DOS VENTOS MOVIMENTO MECENAS DA VIDA ESCOLA RURAL DENDÊ DA SERRA - FAZENDA JUERANA MILAGROSA FAZENDA CULTURAL OURO VERDE - ASSOCIAÇÃO DE EDUCAÇÃO, ARTE E CULTURA POPULAR CASA DO BONECO DE ITACARÉ AMMA CHOCOLATE TXAI RESORT / TXAI SOCIAL A CONTATO André Ramos / andre@tory.com.br /

Feriado de Páscoa Alter do Chão 5 dias - De 23 a 27 de Março

Feriado de Páscoa Alter do Chão 5 dias - De 23 a 27 de Março Passeio pelo igarapé de Jamaraquá: águas frescas e cristalinas. Alter do Chão localiza-se na margem direita do rio Tapajós, a 32 km de Santarém, no Pará. Apelidada pelos nativos de "Caribe brasileiro",

Leia mais

Travessia do Vale do Paty

Travessia do Vale do Paty Travessia do Vale do Paty PACOTE 08 DIAS / 07 NOITES VÁLIDO ATÉ 15.12.12 A travessia do Vale do Paty é considerada como o trekking mais bonito do Brasil. Para quem tem disposição e gosta de uma boa caminhada,

Leia mais

P019 NAT Chapada Diamantina / BA

P019 NAT Chapada Diamantina / BA P019 NAT Chapada Diamantina / BA INTRODUÇÃO AO DESTINO Localizada no coração da Bahia, a Chapada Diamantina é considerada um oásis em pleno sertão nordestino, com temperaturas amenas e reduto para diversas

Leia mais

Reveillon - Alter do Chão - 6 dias 27 de Dezembro de 2015 a 01 de Janeiro de 2016

Reveillon - Alter do Chão - 6 dias 27 de Dezembro de 2015 a 01 de Janeiro de 2016 Lago Verde: areia branca, água fresca e cristalina Comece 2016 com o pé direito em meio à tranquilidade e paz da natureza! Alter do Chão localiza-se na margem direita do rio Tapajós, a 32 km de Santarém,

Leia mais

DO DIAMANTE À SEMPRE-VIVA

DO DIAMANTE À SEMPRE-VIVA Tema do Ano: "É nos sonhos que tudo começa." Projeto Interdisciplinar do 9 o Ano (Ensino Fundamental): Quantos mundos cabem em sua mochila? PROJETO INTERDISCIPLINAR FICHA DE INSCRIÇÃO DO DIAMANTE À SEMPRE-VIVA

Leia mais

P014 Resort Comandatuba 2016

P014 Resort Comandatuba 2016 P014 Resort Comandatuba 2016 INTRODUÇÃO AO DESTINO Considerado um dos mais ousados projetos de resort no Brasil, o Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba está localizado em uma imensa área verde no município

Leia mais

Salesópolis Caraguatatuba São Sebastião Ilhabela. Símbolo da Rota Salesópolis Caraguatatuba São Sebastião Ilhabela

Salesópolis Caraguatatuba São Sebastião Ilhabela. Símbolo da Rota Salesópolis Caraguatatuba São Sebastião Ilhabela Salesópolis Caraguatatuba São Sebastião Ilhabela Símbolo da Rota Salesópolis Caraguatatuba São Sebastião Ilhabela Salesópolis - Cidade EIXO Aparecida do Norte São Paulo Salesópolis Caraguatatuba São Sebastião

Leia mais

Plano de Educação Ambiental. 2º Biênio 2014/2016

Plano de Educação Ambiental. 2º Biênio 2014/2016 Plano de Educação Ambiental 2º Biênio 2014/2016 PROJETO JUNTOS PELO AMBIENTE Ações: Levantamento ambiental das áreas a atuar dos municípios envolvidos; Análise e discussão de resultados para os municípios

Leia mais

Programação. Pagamento. Vencimentos. 19/09 R$ 275,00 Central de Inscrições* - Cheque Nominal à Ambiental Viagens e Turismo Ltda.

Programação. Pagamento. Vencimentos. 19/09 R$ 275,00 Central de Inscrições* - Cheque Nominal à Ambiental Viagens e Turismo Ltda. Viagem de Formatura do 9º ano E. Fundamental II - Bonito MS São Paulo, 10 de abril de 2013. Prezados Pais, O 9º ano do Ensino Fundamental é uma fase de transição: ao mesmo tempo feliz, pois encerra uma

Leia mais

Proposta de Plano de Desenvolvimento Local para a região do AHE Jirau

Proposta de Plano de Desenvolvimento Local para a região do AHE Jirau Proposta de Plano de Desenvolvimento Local para a região do AHE Jirau Fundação Getulio Vargas, Abril de 2011 REGIÃO PODE TER LEGADO COMPATÍVEL COM DESENVOLVIMENTO INOVADOR E SUSTENTÁVEL Deixar um legado

Leia mais

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome O Brasil assume o desafio de acabar com a miséria O Brasil assume o desafio de acabar com a

Leia mais

O Caminho das Águas - Lagoas e Mares do Sul e Costa dos Corais

O Caminho das Águas - Lagoas e Mares do Sul e Costa dos Corais O Caminho das Águas - Lagoas e Mares do Sul e Costa dos Corais 04 dias e 03 noites no litoral de Alagoas 1º dia Maceió / Barra de São Miguel É fácil gostar de Maceió. Lazer, cultura, gastronomia, turismo,

Leia mais

EXPEDIÇÃO E WORKSHOP DE FOTOGRAFIA PANTANAL SUL E BONITO/2016 João Marcos Rosa & Nature Brazil Tours

EXPEDIÇÃO E WORKSHOP DE FOTOGRAFIA PANTANAL SUL E BONITO/2016 João Marcos Rosa & Nature Brazil Tours EXPEDIÇÃO E WORKSHOP DE FOTOGRAFIA PANTANAL SUL E BONITO/2016 João Marcos Rosa & Nature Brazil Tours Apresentação: O pantanal sul-matogrossesnse ocupa cerca de 140 mil quilometros quadrados do estado do

Leia mais

Extensao Mocambique 5 Dias

Extensao Mocambique 5 Dias Extensao Mocambique 5 Dias Detalhes de Rota Detalhes do roteiro: Vilanculos, Moçambique Destaques de Moçambique Vilanculos, Moçambique uma experiência tropical magnífica Hospedagem: 4 noites no Casa Rex

Leia mais

www.institutoproterra.org.br

www.institutoproterra.org.br APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL Missão O Instituto Pró Terra é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1997 sob o CNPJ: 04728488/0001-29, que reúne amigos, educadores, técnicos e pesquisadores com a missão

Leia mais

ONG VERDENOVO Rio das Velhas

ONG VERDENOVO Rio das Velhas Release de Imprensa ONG VERDENOVO Rio das Velhas Nova Lima, 2011 - A ONG VERDENOVO Rio das Velhas é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 16 de agosto de 2001, que atua no

Leia mais

Proposta de Criação da Floresta Estadual José Zago. Consulta Pública

Proposta de Criação da Floresta Estadual José Zago. Consulta Pública Proposta de Criação da Floresta Estadual José Zago Consulta Pública 2015 Base Legal Lei Federal nº 9.985 de 18 de julho de 2000 Regulamenta o artigo 225 da Constituição Federal e Institui o Sistema Nacional

Leia mais

O Projeto Jardim é uma iniciativa de mães e pais, alguns com formação em pedagogia, para a construção de uma escolinha modelo, com proposta

O Projeto Jardim é uma iniciativa de mães e pais, alguns com formação em pedagogia, para a construção de uma escolinha modelo, com proposta O Projeto Jardim é uma iniciativa de mães e pais, alguns com formação em pedagogia, para a construção de uma escolinha modelo, com proposta pedagógica diferenciada, norteada por alguns princípios, como

Leia mais

Contador 2.0 CONTADOR 2.0: MODELOS DE NEGÓCIOS CONTÁBEIS DE ALTO VALOR. Imagens: depositphotos.com. Roberto Dias Duarte

Contador 2.0 CONTADOR 2.0: MODELOS DE NEGÓCIOS CONTÁBEIS DE ALTO VALOR. Imagens: depositphotos.com. Roberto Dias Duarte Contador 2.0 CONTADOR 2.0: MODELOS DE NEGÓCIOS CONTÁBEIS DE ALTO VALOR Imagens: depositphotos.com www.robertodiasduarte.com.br facebook.com/imposticida contato@robertodiasduarte.com.br Nossa "prosa" SPED

Leia mais

Eixo Temático ET-01-017 - Gestão Ambiental PROJETO DE MINIMIZAÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL EM UMA INDÚSTRIA DO ALTO SERTÃO DA PARAÍBA

Eixo Temático ET-01-017 - Gestão Ambiental PROJETO DE MINIMIZAÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL EM UMA INDÚSTRIA DO ALTO SERTÃO DA PARAÍBA 129 Eixo Temático ET-01-017 - Gestão Ambiental PROJETO DE MINIMIZAÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL EM UMA INDÚSTRIA DO ALTO SERTÃO DA PARAÍBA Nelly Alexandre Marçal¹; Susana Cristina Lucena² ¹Graduanda em Tecnologia

Leia mais

A Cidade Bela cidade colonial,considerada Patrimônio Histórico Nacional, preserva até hoje os seus inúmeros encantos naturais e arquitetônico..

A Cidade Bela cidade colonial,considerada Patrimônio Histórico Nacional, preserva até hoje os seus inúmeros encantos naturais e arquitetônico.. A Cidade Bela cidade colonial,considerada Patrimônio Histórico Nacional, preserva até hoje os seus inúmeros encantos naturais e arquitetônico.. Passear pelo Centro Histórico de Paraty é entrar em outra

Leia mais

DADOS DOS CURSOS TÉCNICOS NA FORMA CONCOMITANTE. 1500 (1200 horas das disciplinas + 300 horas de estágio)

DADOS DOS CURSOS TÉCNICOS NA FORMA CONCOMITANTE. 1500 (1200 horas das disciplinas + 300 horas de estágio) INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO COMITE GESTOR CENTRAL DO PRONATEC DADOS DOS CURSOS TÉCNICOS

Leia mais

'Cachoeira da Onça' é opção de ecoturismo próximo a Manaus

'Cachoeira da Onça' é opção de ecoturismo próximo a Manaus 'Cachoeira da Onça' é opção de ecoturismo próximo a Manaus Reserva particular de proteção natural mantém preservadas flora e fauna. Local está situado no município de Presidente Figueiredo. A reserva particular

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, de 2015.

PROJETO DE LEI Nº, de 2015. PROJETO DE LEI Nº, de 2015. (Do Sr. Goulart) Estabelece condições e requisitos para a classificação de Estâncias Turísticas e dá outras providências. O Congresso Nacional decreta: estâncias. Art. 1º Esta

Leia mais

O Anavilhanas Lodge é um destino singular. As informações, sugestões e dicas a seguir irão ajudar o viajante a se preparar para esta experiência.

O Anavilhanas Lodge é um destino singular. As informações, sugestões e dicas a seguir irão ajudar o viajante a se preparar para esta experiência. O Hotel O Anavilhanas Lodge é um destino singular. As informações, sugestões e dicas a seguir irão ajudar o viajante a se preparar para esta experiência. TRASLADO Em todos os pacotes estão inclusos traslados

Leia mais

OPERADORA. Rafting no Juquiá. Sítio Canoar Juquitiba/SP. Rio Juquiá. O rafting no Brasil começou aqui.

OPERADORA. Rafting no Juquiá. Sítio Canoar Juquitiba/SP. Rio Juquiá. O rafting no Brasil começou aqui. Rafting no Juquiá OPERADORA Sítio Canoar Juquitiba/SP Rio Juquiá. O rafting no Brasil começou aqui. Definição O Rafting consiste na descida de rios em botes infláveis. Os participantes remam conduzidos

Leia mais

UM EVENTO CIENTÍFICO COM CARÁTER EDUCATIVO TRANSFORMADOR: A EXPERIÊNCIA DO VII CBSAF DIÁLOGO E INTEGRAÇÃO DE SABERES PARA SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS

UM EVENTO CIENTÍFICO COM CARÁTER EDUCATIVO TRANSFORMADOR: A EXPERIÊNCIA DO VII CBSAF DIÁLOGO E INTEGRAÇÃO DE SABERES PARA SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS 1 UM EVENTO CIENTÍFICO COM CARÁTER EDUCATIVO TRANSFORMADOR: A EXPERIÊNCIA DO VII CBSAF DIÁLOGO E INTEGRAÇÃO DE SABERES PARA SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS Ynaiá Masse Bueno Embrapa Sede / DF Fabiana Mongeli Peneireiro

Leia mais

Reveillon na Amazônia - Arquipélago de Anavilhanas 6 dias 27 de Dezembro de 2015 a 01 de Janeiro de 2016

Reveillon na Amazônia - Arquipélago de Anavilhanas 6 dias 27 de Dezembro de 2015 a 01 de Janeiro de 2016 Anavilhanas, um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo! A chegada de um novo ano é, sem dúvidas, um momento especial! Reflexões, retrospectiva de momentos importantes, novos planos, desejos e compartilhamento

Leia mais

INSTITUTO AGRONÔMICO DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO CLIPPING ELETRÔNICO

INSTITUTO AGRONÔMICO DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO CLIPPING ELETRÔNICO INSTITUTO AGRONÔMICO DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO CLIPPING ELETRÔNICO De 12 de setembro de 2014 em 12/09/2014 Economia Ministério da Agricultura reduz estimativa de crescimento do valor bruto

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE TURISMO DE MINAS GERAIS. Pesquisa de Demanda - 2011

SECRETARIA DE ESTADO DE TURISMO DE MINAS GERAIS. Pesquisa de Demanda - 2011 SECRETARIA DE ESTADO DE TURISMO DE MINAS GERAIS Pesquisa de Demanda - 2011 Ficha técnica Realização: Governo do Estado de Minas Gerais Governador Antônio Augusto Junho Anastasia Secretaria de Estado de

Leia mais

EMEB. "ADELINA PEREIRA VENTURA" PROJETO: DIVERSIDADE CULTURAL

EMEB. ADELINA PEREIRA VENTURA PROJETO: DIVERSIDADE CULTURAL EMEB. "ADELINA PEREIRA VENTURA" PROJETO: DIVERSIDADE CULTURAL Cuiabá/2015 Escola: Adelina Pereira Ventura. Cuiabá, 15 de Setembro de 2015. Professora: Suzana Garcia de Arruda Coordenadora: Regina Pereira

Leia mais

Viagem ao rio Arapiuns - 05 dias Santarém, Pará, Amazônia 2010

Viagem ao rio Arapiuns - 05 dias Santarém, Pará, Amazônia 2010 Viagem ao rio Arapiuns - 05 dias Santarém, Pará, Amazônia 2010 1º dia, Santarém - Anã café da manhã no barco saída de Santarém as 06:30, em direção a comunidade de Anã (de 3 a 4 horas de navegação) chegada

Leia mais

Cosmetic Eurozone Expedition Summer 2016. Análise de ingredientes e criação de produtos 13 a 22 de outubro de 2016. realização

Cosmetic Eurozone Expedition Summer 2016. Análise de ingredientes e criação de produtos 13 a 22 de outubro de 2016. realização Cosmetic Eurozone Expedition Summer 2016 Análise de ingredientes e criação de produtos 13 a 22 de outubro de 2016 realização Programa Data: 13 a 22 de OUT Locais: Berlim (Alemanha) e Paris e Versalhes

Leia mais

Meto t d o o d l o og o i g a II. Segm g e m nt n a t ção o do d o me m rcado III. C racte t rização o do d s o ent n r t evi v sta t do d s

Meto t d o o d l o og o i g a II. Segm g e m nt n a t ção o do d o me m rcado III. C racte t rização o do d s o ent n r t evi v sta t do d s Roteiro I. Metodologia II. III. IV. Segmentação do mercado Caracterização dos entrevistados Percepções sobre o turismo no Brasil V. Hábitos e comportamentos sobre turismo VI. VII. VIII. Prioridade de investimento

Leia mais

Grupo Gestor Mar de Cultura XXV Breve Informativo 18 de março de 2010

Grupo Gestor Mar de Cultura XXV Breve Informativo 18 de março de 2010 Grupo Gestor Mar de Cultura XXV Breve Informativo 18 de março de 2010 Missão: Atuar para o desenvolvimento solidário e participativo de Paraty articulando a sociedade civil organizada e poder público para

Leia mais

Sessão 4: Avaliação na perspectiva de diferentes tipos de organizações do setor sem fins lucrativos

Sessão 4: Avaliação na perspectiva de diferentes tipos de organizações do setor sem fins lucrativos Sessão 4: Avaliação na perspectiva de diferentes tipos de organizações do setor sem fins lucrativos Avaliação Econômica como instrumento para o aprimoramento da gestão das ações sociais 26/09/2013 Fundação

Leia mais

SUL DA BAHIA - PORTO SEGURO (Aéreo) / Saída: 15 de agosto

SUL DA BAHIA - PORTO SEGURO (Aéreo) / Saída: 15 de agosto SUL DA BAHIA - PORTO SEGURO (Aéreo) / Saída: 15 de agosto Saída: 15 de agosto de 2016 Retorno: 21 de agosto de 2016 Rodoaéreo O pacote inclui: 07 dias com 06 noites com café da manhã; 05 refeições Passagem

Leia mais

Água, fonte de vida. Aula 1 Água para todos. Rio 2016 Versão 1.0

Água, fonte de vida. Aula 1 Água para todos. Rio 2016 Versão 1.0 Água, fonte de vida Aula 1 Água para todos Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Analisar a quantidade de água potável disponível em nosso planeta 2 Identificar os diferentes estados da água 3 Conhecer o ciclo

Leia mais

Reveillon na Amazônia - Arquipélago de Anavilhanas 6 dias 27 de Dezembro de 2015 a 01 de Janeiro de 2016

Reveillon na Amazônia - Arquipélago de Anavilhanas 6 dias 27 de Dezembro de 2015 a 01 de Janeiro de 2016 Anavilhanas, um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo! A chegada de um novo ano é, sem dúvidas, um momento especial! Reflexões, retrospectiva de momentos importantes, novos planos, desejos e compartilhamento

Leia mais

Gramado - Verão 2016 / Saída Belo Horizonte 8 Dias e 7 Noites

Gramado - Verão 2016 / Saída Belo Horizonte 8 Dias e 7 Noites Gramado - Verão 2016 / Saída Belo Horizonte 8 Dias e 7 Noites Operador: Schultz Pacotes Nacionais Dias de Saída na Semana Moeda: R$ Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom Dias Limite para Venda: 0 X Quantidade mínima

Leia mais

Lisboa e Espanha - 12 noites/13 dias Excursão com Guia - Somente Terrestre

Lisboa e Espanha - 12 noites/13 dias Excursão com Guia - Somente Terrestre Lisboa e Espanha - 12 noites/13 dias Excursão com Guia - Somente Terrestre Pacote Inclui: - Serviço Assistência Telefônica 24 HORAS - Ônibus turístico. - Guia acompanhante em espanhol - Traslados de Chegada

Leia mais

GT de Economia Criativa

GT de Economia Criativa GT de Economia Criativa Santa Maria, 02 de outubro de 2012 Pauta da reunião 1) Ações após a 1ª reunião do GT 2) Apresentação do Projeto de Mapeamento Georreferenciado da Economia Criativa 3) Apresentação

Leia mais

Tema 10. Responsabilidade social e ambiental

Tema 10. Responsabilidade social e ambiental Tema 10. Responsabilidade social e ambiental O novo ciclo de que o Estado começa a viver precisa incluir mais dois conceitos além de prosperidade econômica: inclusão social e responsabilidade ambiental.

Leia mais

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS O PAPEL DA FORMAÇÃO ACADÊMICA Segundo diversos autores que dominam e escrevem a respeito do tema,

Leia mais

Profa.ª Zenaide Campos Escola Municipal Prof. ª Noilde Pessoa Ramalho - Natal/RN

Profa.ª Zenaide Campos Escola Municipal Prof. ª Noilde Pessoa Ramalho - Natal/RN Profa.ª Zenaide Campos Escola Municipal Prof. ª Noilde Pessoa Ramalho - Natal/RN Escolas Sustentáveis... Novas ações, novos hábitos, novas atitudes Escolas sustentáveis: aquelas que mantêm relação equilibrada

Leia mais

Saberes para uma sociedade sustentável. Material de Apoio - Saberes Para uma Sociedade Sustentável

Saberes para uma sociedade sustentável. Material de Apoio - Saberes Para uma Sociedade Sustentável Saberes para uma sociedade sustentável Material de Apoio - Saberes Para uma Material de Apoio Programa Escola Amiga da Terra Mapa Verde Realização: Instituto Brookfield Assessoria: Práxis Consultoria Socioambiental

Leia mais

TURISMO NO SUL DE MINAS: UMA ANÁLISE SOBRE O MUNICÍPIO DE FAMA (MG)

TURISMO NO SUL DE MINAS: UMA ANÁLISE SOBRE O MUNICÍPIO DE FAMA (MG) TURISMO NO SUL DE MINAS: UMA ANÁLISE SOBRE O MUNICÍPIO DE FAMA (MG) SÉRGIO HENRIQUE DE CAMPOS ESPORTE 1 e ANA RUTE DO VALE 2 sergio_h13@hotmail.com, ana.vale@unifal-md.edu.br 1 Bolsista de iniciação científica

Leia mais

1ª EDIÇÃO DO PRÊMIO EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO PROFESSOR NOTA 10 REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I

1ª EDIÇÃO DO PRÊMIO EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO PROFESSOR NOTA 10 REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I Das Disposições Gerais 1ª EDIÇÃO DO PRÊMIO EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO PROFESSOR NOTA 10 REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I Art. 1º - O Prêmio Experiências de Sucesso 2015 Professor Nota 10, é uma promoção da Secretaria

Leia mais

DSCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL

DSCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL CURSO DE BACHARELADO EM TURISMO Turno: MATUTINO Currículo nº 9 Currículo nº 10 Reconhecido pelo Decreto Estadual n. o 5.497, de 21.03.02, D.O.E. de 22.03.02. Para completar o currículo pleno do curso superior

Leia mais

PROJETO SEMEANDO SUSTENTABILIDADE EDITAL DE SELEÇÃO PARA O II CURSO ECOLOGIA DA FLORESTA. Porto Velho e Itapuã do Oeste/RO 27 a 30 de novembro de 2013

PROJETO SEMEANDO SUSTENTABILIDADE EDITAL DE SELEÇÃO PARA O II CURSO ECOLOGIA DA FLORESTA. Porto Velho e Itapuã do Oeste/RO 27 a 30 de novembro de 2013 PROJETO SEMEANDO SUSTENTABILIDADE EDITAL DE SELEÇÃO PARA O II CURSO ECOLOGIA DA FLORESTA Porto Velho e Itapuã do Oeste/RO 27 a 30 de novembro de 2013 INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 08/11/2013 Porto Velho, 22 de

Leia mais

TaSafoConf2015 21 de novembro de 2015 Centro de Convenções da Amazônia (HANGAR) http://conf2015.tasafo.org Belém/PA

TaSafoConf2015 21 de novembro de 2015 Centro de Convenções da Amazônia (HANGAR) http://conf2015.tasafo.org Belém/PA TaSafoConf2015 21 de novembro de 2015 Centro de Convenções da Amazônia (HANGAR) http://conf2015.tasafo.org Belém/PA Apresentação O TaSafoConf2015 tem como principal objetivo ampliar o espaço para a discussão

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Síntese do Projeto Pedagógico do curso Objetivos do curso Objetivo Geral O curso em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da ESADE,

Leia mais

Banco Mundial apoia projeto ambiental no RS

Banco Mundial apoia projeto ambiental no RS Banco Mundial apoia projeto ambiental no RS Órgão aprovou recursos para ajudar na conservação e restauração do ecossistema dos pampas gaúchos; cerca de 2,6% do território do Rio Grande do Sul é protegido

Leia mais

22 o. Prêmio Expressão de Ecologia

22 o. Prêmio Expressão de Ecologia 22 o. Prêmio Expressão de Ecologia 2014-2015 Fotos: Projeto: Recriando os Resíduos Sólidos Organização: Centro Municipal Escola do Mar Página: 1/1 PÁGINA 1: Informações cadastrais: Q1: Título do projeto

Leia mais

Venha conhecer um paraíso escondido no Sertão Mineiro! Vila de Santa Bárbara Município de Augusto de Lima 04 a 07 de junho

Venha conhecer um paraíso escondido no Sertão Mineiro! Vila de Santa Bárbara Município de Augusto de Lima 04 a 07 de junho VIAJE POR MINAS CONHEÇA OS ATRATIVOS E SURPREENDA-SE EM TODOS OS MOMENTOS Venha conhecer um paraíso escondido no Sertão Mineiro! Vila de Santa Bárbara Município de Augusto de Lima 04 a 07 de junho Contato:

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE UNIDADE DE COORDENAÇÃO DO PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE UNIDADE DE COORDENAÇÃO DO PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES TERMOS DE REFERÊNCIA PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA PARA A ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO II ENCONTRO PAULISTA DE BIODIVERSIDADE 1. IDENTIFICAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA NÚMERO: 23/2010 ÁREA

Leia mais

Festa Mariri Yawanawá 2016 Terra Indígena do Rio Gregório, Acre - 16 a 22 de Julho

Festa Mariri Yawanawá 2016 Terra Indígena do Rio Gregório, Acre - 16 a 22 de Julho O encontro das comunidades Yawanawás na Aldeia Mutum, no Acre. A Festa Mariri chega a sua quarta edição em 2016. O encontro das comunidades indígenas da etnia yawanawá na Aldeia Mutum, território indígena

Leia mais

EUROPAN 13 AZENHA DO MAR, ODEMIRA

EUROPAN 13 AZENHA DO MAR, ODEMIRA EUROPAN 13 AZENHA DO MAR, ODEMIRA 1. CONTEXTO TERRITORIAL EUROPAN 13 AZENHA DO MAR, ODEMIRA > CONCELHO DE ODEMIRA BAIXO ALENTEJO Situado no sudoeste de Portugal, o concelho de Odemira evidencia características

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O SÉCULO XXI: CONCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O SÉCULO XXI: CONCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO Encontro Água & Floresta: Resultados e Perspectivas Bragança Paulista - 1 a 3 dez 2009 DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O SÉCULO XXI: CONCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO Renata Ferraz de Toledo

Leia mais

Projeto Casa Aberta - ELETROSUL: 20 anos educando para a cidadania

Projeto Casa Aberta - ELETROSUL: 20 anos educando para a cidadania Projeto Casa Aberta - ELETROSUL: 20 anos educando para a cidadania 1. A EMPRESA A ELETROSUL Centrais Elétricas S.A. é uma empresa subsidiária de Centrais Elétricas do Brasil S.A. - ELETROBRAS, vinculada

Leia mais

Belém e Ilha de Marajó 7 dias

Belém e Ilha de Marajó 7 dias A surpreendente paisagem das praias marajoaras Belém é encantadora por suas mangueiras centenárias que sombreiam as ruas da capital paraense, localizada em uma baía rodeada por água e floresta amazônica.

Leia mais

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO lei 9.985/00. 1. Conceitos Básicos

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO lei 9.985/00. 1. Conceitos Básicos UNIDADES DE CONSERVAÇÃO lei 9.985/00 1. Conceitos Básicos a) unidade de conservação: espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes,

Leia mais

PROGRAMA DE VOLUNTARIADO Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha

PROGRAMA DE VOLUNTARIADO Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha PROGRAMA DE VOLUNTARIADO Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha O Programa de Voluntariado realizado em Fernando de Noronha é oferecido pelo Parque Nacional Marinho, sob gestão do Instituto Chico

Leia mais

OBJETIVOS. Há, ainda, a possibilidade de esticar a viagem e passar seis dias inesquecíveis em Paris.

OBJETIVOS. Há, ainda, a possibilidade de esticar a viagem e passar seis dias inesquecíveis em Paris. APRESENTAÇÃO Desejo de conhecer ou aperfeiçoar um idioma, entrar em contato com culturas diferentes e conviver com pessoas de vários lugares do mundo. São inúmeras as motivações que levam adolescentes

Leia mais

Informações gerais Colégio Decisão

Informações gerais Colégio Decisão 1 Informações gerais Colégio Decisão 2 Carta da Diretora Colégio Decisão Venha, que estamos de portas abertas para você. Carta da Direção Prezados país e responsáveis, A Organização de uma escola pede

Leia mais

Plano de Comunicação VÍDEO LIFE. Bruna Corpe Catarina Hoch Samael Bredow Thaís Fontes

Plano de Comunicação VÍDEO LIFE. Bruna Corpe Catarina Hoch Samael Bredow Thaís Fontes Plano de Comunicação Bruna Corpe Catarina Hoch Samael Bredow Thaís Fontes Apresentação A Vídeo Life é uma empresa pioneira no mercado de locação de filmes, games e shows em formatos de VHS, DVD e, atualmente,

Leia mais

MENSAGEM AO FORNECEDOR

MENSAGEM AO FORNECEDOR MENSAGEM AO FORNECEDOR O Código de Conduta da AABB Porto Alegre para fornecedores é um documento abrangente, que trata de temas diretamente ligados ao nosso cotidiano de relações. Neste material, explicitamos

Leia mais

TÍTULO: AUTORES: e-mail: INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO

TÍTULO: AUTORES: e-mail: INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO TÍTULO: AGRICULTURA ORGÂNICA: ALTERNATIVA DE RENDA NOS ASSENTAMENTOS RURAIS DO TRIÂNGULO MINEIRO E ALTO PARANAÍBA AUTORES: Gabriel José Barbosa, Murilo M. O. de Souza e David G. Francis e-mail: jbarbosa@bol.com.br,

Leia mais

ANÁLISE DA DEGRADAÇÃO DO BIOMA CAATINGA NAS IMEDIAÇÕES DA CIDADE DE SANTA CECÍLIA PB

ANÁLISE DA DEGRADAÇÃO DO BIOMA CAATINGA NAS IMEDIAÇÕES DA CIDADE DE SANTA CECÍLIA PB ANÁLISE DA DEGRADAÇÃO DO BIOMA CAATINGA NAS IMEDIAÇÕES DA CIDADE DE SANTA CECÍLIA PB Roseana Barbosa da Silva Graduada em Geografia, Universidade Estadual do Vale do Acaraú UVA/UNAVIDA E-mail: roseanabsilva@gmail.com.br

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Qualidade de Vida Rural

Mostra de Projetos 2011. Qualidade de Vida Rural Mostra de Projetos 2011 Qualidade de Vida Rural Mostra Local de: Dois Vizinhos Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Centro de Referencia

Leia mais

Especificações Técnicas

Especificações Técnicas Especificações Técnicas Metodologia Técnicaeformadecoleta: Quantitativa: survey telefônico, com amostra 2.322 entrevistas, realizadas entre os dias 17 de junho e 07 de julho de 2009, pelo Instituto Vox

Leia mais

Itacaré Eco Turismo. O seu receptivo de Itacaré em Salvador

Itacaré Eco Turismo. O seu receptivo de Itacaré em Salvador Prezados Senhores : Itacaré Eco Turismo O seu receptivo de Itacaré em Salvador Nós somos a Itacaré Eco Turismo. Empresa esta voltada para o setor de eco turismo, lazer e entretenimento na cidade de Itacaré.

Leia mais

Educação Ambiental com as crianças pequenas

Educação Ambiental com as crianças pequenas Educação Ambiental com as crianças pequenas Relato de experiência sobre Projeto de Educação Ambiental desenvolvido no NEI Santo Antônio de Pádua em Florianópolis. POR: Aline Vasconcelos Marques Andréa

Leia mais

PORTUGAL EMOTIONS CASA DA CALDEIRA

PORTUGAL EMOTIONS CASA DA CALDEIRA TURISMO REGIÃO CENTRO 2014 PORTUGAL EMOTIONS CASA DA CALDEIRA Enoturismo Sabores da Rolha ROTEIRO TURÍSTICO Z. CENTRO Sabores da Rolha propõe uma visita a uma região rica em diversidade cultural e paisagística

Leia mais

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções)

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA RESUMO

CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA RESUMO XXII Semana de Educação da Universidade Estadual do Ceará 31 de agosto a 04 de setembro de 2015 CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA Laura Andrade Santiago

Leia mais

informativogdfaz Teresina sedia 49ªGDFAZ

informativogdfaz Teresina sedia 49ªGDFAZ informativogdfaz Teresina sedia 49ªGDFAZ A 49ª Reunião do Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário (GDFAZ) aglomerou em Teresina representantes das Secretarias de Fazendas dos Estados brasileiros

Leia mais

Levantamento Qualitativo e Quantitativo

Levantamento Qualitativo e Quantitativo Estabelecer ações conjuntas no sentido de enfrentar os desafios e potencializar as muitas oportunidades existentes para o desenvolvimento do setor artesanal, gerando oportunidades de trabalho e renda,

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: 28.05.15 EDITORIA: ECONOMIA

FECOMÉRCIO VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: 28.05.15 EDITORIA: ECONOMIA FECOMÉRCIO VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: 28.05.15 EDITORIA: ECONOMIA CLASSIFICAÇÃO:POSITIVA VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 28.05.15 EDITORIA: CAPA E ECONOMIA CLASSIFICAÇÃO:POSITIVA VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE

Leia mais

FACULDADE ASTORGA FAAST REGULAMENTO ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

FACULDADE ASTORGA FAAST REGULAMENTO ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE ASTORGA FAAST REGULAMENTO ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA As atividades de Estágio Supervisionado constantes da Matriz Curricular do Curso de Pedagogia da FAAST deverão ser

Leia mais

Município de Juiz de Fora. 1. Aspectos Gerais

Município de Juiz de Fora. 1. Aspectos Gerais Município de Juiz de Fora 1. Aspectos Gerais Além da sede, Juiz de Fora possui quatro distritos. A população total do município, segundo a contagem do IBGE de 1996, é de 424.479 habitantes sendo que desses,

Leia mais

Navegação Jauaperi-Xixuaú - 9 dias 25 de Setembro a 03 de Outubro de 2015

Navegação Jauaperi-Xixuaú - 9 dias 25 de Setembro a 03 de Outubro de 2015 A imensidão da natureza em uma das regiões mais preservadas da Amazônia. Se dentre todas as atrações que a Amazônia oferece, seu maior desejo é contemplar a vida selvagem, este é seu roteiro! Além das

Leia mais

Estratégia de Desenvolvimento Turístico Sustentável para as Terras do Priolo. Carta Europeia de Turismo Sustentável Terras do Priolo 21-10-2011

Estratégia de Desenvolvimento Turístico Sustentável para as Terras do Priolo. Carta Europeia de Turismo Sustentável Terras do Priolo 21-10-2011 2011 Estratégia de Desenvolvimento Turístico Sustentável para as Terras do Priolo Carta Europeia de Turismo Sustentável Terras do Priolo 21-10-2011 VISÃO: 1 As Terras do Priolo como produto turístico integrado

Leia mais

Parque de Campismo 4* Parque Aquático Quinta Pedagógica Minigolfe Campo de Jogos Parque Aventura Restaurante Bar Salão de Jogos Minimercado.

Parque de Campismo 4* Parque Aquático Quinta Pedagógica Minigolfe Campo de Jogos Parque Aventura Restaurante Bar Salão de Jogos Minimercado. O NATURWATERPARK - Parque de Diversões do Douro abriu portas no Verão de 2011 e está situado na Quinta do Barroco, Póvoa/Andrães, às portas da cidade de Vila Real. É o primeiro parque totalmente ecológico

Leia mais

Todas as atividades que seu(sua) filho(a) realiza na escola, em todas as áreas de conhecimento, estão relacionadas aos objetivos de aprendizagem.

Todas as atividades que seu(sua) filho(a) realiza na escola, em todas as áreas de conhecimento, estão relacionadas aos objetivos de aprendizagem. Brasília, 24 de fevereiro de 2014. Senhores Pais e/ou Responsáveis, Neste documento, listamos os conteúdos e objetivos referentes às aprendizagens pretendidas para os alunos do Maternal II, durante o 1º

Leia mais

UM MODELO PARA GESTÃO DE LICENCIATURAS NO EAD: EXPERIÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA IFES

UM MODELO PARA GESTÃO DE LICENCIATURAS NO EAD: EXPERIÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA IFES 1 UM MODELO PARA GESTÃO DE LICENCIATURAS NO EAD: EXPERIÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA IFES Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) Campus Cachoeiro de Itapemirim 03/2010 Giovany F. Teixeira

Leia mais

AGROTURISMO E MUSEU AO AR LIVRE PRINCESA ISABEL- RELATO DE EXPERIÊNCIA

AGROTURISMO E MUSEU AO AR LIVRE PRINCESA ISABEL- RELATO DE EXPERIÊNCIA 1 AGROTURISMO E MUSEU AO AR LIVRE PRINCESA ISABEL- RELATO DE EXPERIÊNCIA Educação, Linguagem e Memória Janaina Veronezi Alberton Teresinha Baldo Volpato Introdução A preservação da memória agrícola para

Leia mais

SEMINÁRIO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL/EMPRESARIAL. A nova era da responsabilidade social mútua e o papel do consumidor SESI/FIEMG

SEMINÁRIO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL/EMPRESARIAL. A nova era da responsabilidade social mútua e o papel do consumidor SESI/FIEMG SEMINÁRIO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL/EMPRESARIAL A nova era da responsabilidade social mútua e o papel do consumidor SESI/FIEMG A Amda é entidade civil, sem fins lucrativos, fundada em 1978, apartidária

Leia mais

PUBLICO ESCOLAR QUE VISITA OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE MANAUS DURANTE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE

PUBLICO ESCOLAR QUE VISITA OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE MANAUS DURANTE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE PUBLICO ESCOLAR QUE VISITA OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE MANAUS DURANTE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE Marcia Karina Santos Ferreira 1 ; Augusto Fachín Terán 2 ¹Licenciada em Pedagogia. Universidade do Estado do

Leia mais

i i ajudar os animais? ANIMAIS: EU CURTO, EU CUIDO

i i ajudar os animais? ANIMAIS: EU CURTO, EU CUIDO i i i i partiu ajudar os animais? ANIMAIS: EU CURTO, EU CUIDO JUSTIFICATIVA: As Juventudes contemporâneas estão inseridas em um tempo de efemeridades, aonde informações chegam em segundos a partir de um

Leia mais

Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência

Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência Introdução O panorama que se descortina para os próximos anos revela um quadro de grandes desafios para as empresas. Fatores como novas exigências dos

Leia mais

Município de Colíder MT

Município de Colíder MT Diagnóstico da Cobertura e Uso do Solo e das Áreas de Preservação Permanente Município de Colíder MT Paula Bernasconi Ricardo Abad Laurent Micol Julho de 2008 Introdução O município de Colíder está localizado

Leia mais

Programação Anual. 6 ọ ano (Regime 9 anos) 5 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME

Programação Anual. 6 ọ ano (Regime 9 anos) 5 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME Programação Anual 6 ọ ano (Regime 9 anos) 5 ạ série (Regime 8 anos) 1 ọ 2 ọ O OLHAR GEOGRÁFICO: LENTES NOVAS PARA ENTENDER NOSSO MUNDO 1. O espaço em transformação Geografia para quê? O espaço geográfico:

Leia mais

SITUAÇÃO ANTERIOR E IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS A SEREM RESOLVIDOS.

SITUAÇÃO ANTERIOR E IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS A SEREM RESOLVIDOS. Experiência: CASA FAMILIAR RURAL Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul/SC Responsável: Professor João José Stüpp Endereço: Estrada do Redentor, 5665 Bairro: Canta Galo Rio do Sul/SC CEP: 89160-000 E

Leia mais

PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES

PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES TERMOS DE REFERÊNCIA PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA PARA MONITORAMENTO DE PROJETOS DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES DESENVOLVIDOS POR MEIO DE SISTEMAS AGRO- FLORESTAIS 1. IDENTIFICAÇÃO DOS

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras 2010 Declaração Nós, das Empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável das áreas onde atuamos e

Leia mais

EDITAL DE APOIO A PESQUISAS REALIZADAS NA RPPN URU, LAPA, PARANÁ

EDITAL DE APOIO A PESQUISAS REALIZADAS NA RPPN URU, LAPA, PARANÁ EDITAL DE APOIO A PESQUISAS REALIZADAS NA RPPN URU, LAPA, PARANÁ I. Informações gerais sobre a reserva particular do Patrimônio Natural (RPPN) URU Em 2003, a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação

Leia mais

ENERI XVI 2011 Brasília. XVI Encontro Nacional de Estudantes de Relações Internacionais 18 a 21 de Maio de 2011

ENERI XVI 2011 Brasília. XVI Encontro Nacional de Estudantes de Relações Internacionais 18 a 21 de Maio de 2011 ENERI XVI 2011 Brasília XVI Encontro Nacional de Estudantes de Relações Internacionais 18 a 21 de Maio de 2011 HOTEL SAN MARCO O Hotel San Marco está localizado no Setor Hoteleiro Sul, junto ao centro

Leia mais

BALANÇO DO SETOR METROFERROVIÁRIO 2011/2012

BALANÇO DO SETOR METROFERROVIÁRIO 2011/2012 BALANÇO DO SETOR METROFERROVIÁRIO 2011/2012 Pela 1ª vez o setor se reúne para divulgar seus números, que refletem a importância dos trilhos para a mobilidade dos brasileiros Aumento de 20% no número de

Leia mais