Como elaborar um relatório técnico. Introdução à Engenharia Cartográfica e de Agrimensura Prof. João Fernando C Silva Departamento de Cartografia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Como elaborar um relatório técnico. Introdução à Engenharia Cartográfica e de Agrimensura Prof. João Fernando C Silva Departamento de Cartografia"

Transcrição

1 Como elaborar um relatório técnico Introdução à Engenharia Cartográfica e de Agrimensura Prof. João Fernando C Silva Departamento de Cartografia

2 Redação: ditos populares* só escreve quem (aquele que) lê => vocabulário; só escreve bem quem (aquele que) muito lê => vocabulário e estilo próprio; só se aprende a escrever, escrevendo => prática; domínio do idioma; das regras gramaticais vigentes (ortografia, pontuação, concordância); * isto não é ciência! Mas onde há fumaça, há fogo.

3 Objetivo da aula Informações de conteúdo para auxiliar a redação de relatórios técnicos como subsídio aos alunos ao entregarem os relatórios referentes às tarefas das disiciplinas.

4 Ler, escrever e pensar Dominar a arte da escrita é um trabalho que exige prática e dedicação. A leitura de bons autores, o exercício contínuo e a reflexão são indispensáveis para a criação de bons textos.

5 Ler para escrever Saber escrever pressupõe saber ler e pensar. O pensamento é expresso por palavras, que são registradas na escrita, que por sua vez é interpretada pela leitura. Conclui-se que quem não pensa (ou pensa mal), não escreve (ou escreve mal); quem não lê (ou lê mal) não escreve (ou escreve mal). Ler, portanto, é fundamental para escrever.

6 Ler e entender Mas é preciso entender o que se lê. Entender significa ir além do simples significado das palavras que aparecem no texto. É preciso compreender o sentido das frases para se compreender a ideia e também os recursos utilizados pelo autor na elaboração do texto.

7

8 Escrever é comunicar Escrever é uma maneira, um método, de comunicação (*). Comunicação é o ato de estabelecer uma conexão inteligível (compreensível) entre um ser que emite e outro ser que recebe informações, geralmente, em um processo de troca. (*) ( homens, animais e máquinas )

9 E M C V R A comunicação só é possível se elementos e sinais existirem: 1- emissor (E): que emite a mensagem; 2- mensagem (M): conteúdo da informação (o objeto da comunicação); 3- código (C): linguagem (compreendida por ambos, emissor e receptor); 4- veículo (V) ou canal: meio de transmissão, método de conexão entre E e R; 5- receptor (R): que recebe a mensagem (enviada pelo emissor).

10 Ideia, mensagem, informação Informação é a mensagem com significado reconhecido. Mensagem é o conteúdo de uma ideia. Informação é o conteúdo de uma ideia com significado reconhecido. Reconhecido porque emissor e receptor devem compreender mutuamente o objeto da informação, a mensagem.

11 Alguns modos de comunicação Oral, gráfica, escrita, visual (imagética, pictórica), sonora,... Sons, luzes, gestos, expressões faciais, etc. Presencial, à distância (remoto). Palavra escrita (gráfica): redação técnica oral (sonora): apresentação oral

12 Ruído Tomando-se o esquema EMCVR, qualquer perturbação no fluxo da mensagem Físicos (sons, cores, luzes etc) Psicológicos (autoritarismo x submissão) Emocionais (alegria desmedida ou tristeza profunda) F isiológicos (dores etc) Outros Comunicação perfeita = ruído zero!

13 A redação é um método de comunicação escrita Nas engenharias, os documentos científicos são compostos por textos, tabelas e ilustrações (gráficos, figuras, fotos, mapas etc.). Uma imagem vale por mil palavras (quais são as mil palavras?) Código números, símbolos e caracteres especiais letras, sílabas, palavras, frases/sentenças, parágrafos, seção, capítulo, texto. (Padrão ocidental)

14 Características da redação técnica e científica Clareza Objetividade Diretividade Impessoalidade Precisão Correção Coerência Concisão Confiabilidade Ênfase Formalismo/formalidade Humildade/modéstia Cordialidade Elegância Simplicidade Unidade Uniformidade Unicidade Utilidade

15 Clara Características: Clareza, Objetividade, Diretividade não pode ser obscuro, não suscitar dúvida ou ambiguidade, o leitor não pode supor ou adivinhar. Objetiva tratar o objeto (tema) e os seus atributos sem volteios: o máximo de conteúdo com o mínimo de palavras. Direta direta ao ponto; sem rodeios, subterfúgios, delongas.

16 Características: Impessoalidade, Impessoal Precisão, Correção o fato técnico é mais importante do que o autor. Precisa uso adequado das palavras; semântica. Correta domínio do idioma e da linguagem técnica.

17 Características: Coerência, Concisão Coerente ausência de contradição; articulação lógica da(s) ideia(s); uma linha de raciocínio do começo ao final do texto; uma ordem para que as ideias se completem e formem o corpo do texto. ( uma ordem cronológica é uma maneira de acertar, apesar de não ser criativa ) Concisa apenas o necessário.

18 Características: Confiabilidade, Ênfase Confiável Dados corretos Materiais e métodos adequados Qualidade inspira confiança (cuidado aqui: a mentira também se faz com qualidade). Enfática realce, relevo, destaque (do fato técnico, dos dados, da hipótese, dos resultados, das conclusões): contribuição.

19 Características: Formalismo/formalidade; Humildade/modéstia; Formal observância das regras e normas da comunicação científica. Humilde/modesta reconhecer e valorizar as dificuldades, os contratempos, as limitações e os obstáculos; autor não se coloca acima dos fatos e evita arroubos personalistas.

20 Características: Cordialidade, Elegância Cortês evitar o desprezo por ideias antagônicas. Elegante saber considerar os contrários, os opositores.

21 Características: Unidade, Uniformidade, Unicidade Unidade O texto deve ser coeso, íntegro, articulado, não importa a sua extensão; as partes formam um todo; Atenção no que se escreve para não se perder e fugir do assunto. Uniformidade (harmonia) ritmo, proporção, equilíbrio, extensão (horizontal), profundidade (vertical). Unicidade Um tema, um assunto (mono+grafia, no sentido geral).

22 Características: Simplicidade, Utilidade Simples uma coisa de cada vez, um assunto por vez; palavras conhecidas e adequadas; frases curtas; nada de elocubrações mirabolantes. Útil buscar uma consequência positiva para a sociedade, acréscimo de valor, contribuição.

23

24 Pensamento e Escrita Lógica raciocínio, modo de pensar. Semântica significado dos objetos, fatos, fenômenos: palavras. Sintaxe gramática: sujeito, verbo, predicado - ordem direta e não invertida.

25 Estilo da linguagem... Postura crítica Criatividade Semântica Extensão das frases Voz passiva Voz ativa Estrutura do texto

26 Estilo da linguagem... Postura crítica opinião própria, a favor ou contra; saber argumentar para sustentar a opinião.

27 Estilo da linguagem... Criatividade algo novo os valores mudam no tempo, daí a forma de comunicação e o estilo do autor se adaptam aos novos métodos de comunicação Dado Material Método

28 Estilo da linguagem... Palavras com significados precisos: semântica. Em redação técnica e científica, às vezes, a semântica submete-se ou adequa-se à cultura ou jargão da área.

29 Estilo da linguagem... Extensão das frases sentenças curtas (20 ~ 30 palavras); afirmativas, negativas, interrogativas.

30 Estilo da linguagem... Voz passiva torna as frases mais longas Mas facilita a impessoalidade ; Objeto se torna sujeito.

31 Estilo da linguagem... Voz ativa na terceira pessoa do singular

32 Qual é a forma mais adequada? Eu escrevi o relatório com o editor de textos EDITO, v. Z. Nós escrevemos o relatório com o editor de textos EDITO. O autor escreveu o relatório com o editor de textos... O relatório foi escrito com o editor... Escreveu-se o relatório com o editor... Impessoal. Terceira pessoa. Singular.

33 O que não fazer Imagens literárias; Metáforas poéticas; Dar margem a interpretações que não pertençam ao escopo do trabalho; Usar expressões teleológicas A equação diz que... (equação não fala!); Humanização das coisas. Palavras ambíguas, inadequadas e circunlóquios; Linguagem figurada ou figurativa; Modismos; Enrolação, prolixidade; Estrangeirismos e jargões desnecessários.

34 Depois de pronto, ler, reler e alterar, se necessário É fundamental pensar, planejar, escrever e reler o texto; Mesmo com todos os cuidados, pode ser que o autor não se expresse de forma clara e concisa; Verificar se os períodos não ficaram longos, obscuros, se houve repetição de palavras e ideias; Reler o texto para localizar tais falhas e também os erros de ortografia e acentuação; Não se apegar ao escrito e refazer, se for preciso; Pensar no leitor e escrever para ele.

35 Boa prática: anotar Boa documentação do trabalho do engenheiro ajuda a boa redação. Um caderno para anotar todos os colóquios com os professores, as conversas úteis com os colegas, as leituras de artigos e livros, çaites ( ), participações em eventos técnicos e científicos, etc.

36 Rascunhão Uma técnica útil é escrever (anotar ou registrar) tudo de uma vez para não perder nenhuma ideia ou informação. Burila-se o texto posteriormente. Atualmente, o celular multiplica as formas de registro.

37 Dados concretos, verificáveis A linguagem deve se basear em dados objetivos, concretos, verificáveis, a partir dos quais se analisa sintetiza argumenta e conclui

38 Academia de letras tem cientista? Mas há academia de ciências, onde a presença de escritores não cientistas é improvável ou rara, mas não impossível. Escritor de ficção científica.

39 Estrutura de um relatório técnico

40 Estilo da linguagem... Estrutura Parágrafos (uma ideia), Seções (um tópico), Capítulos (um assunto), Relatório (um tema).

41 Estrutura de um texto técnicocientífico Pré-texto Título Autoria Resumo e Abstract (inglês) Texto Introdução Desenvolvimento: capítulos intermediários Conclusão Pós-texto Referências Anexos e apêndices Glossário

42 Estrutura de um TTC (pré-texto) Título curto Verificação de modelos hidráulicos longo (resumo do resumo) A inferência bayesiana e a detecção e localização automáticas de erros grosseiros em fototriangulação por feixe de raios curto ou longo?

43 Estrutura de um TTC (pré-texto) Autoria um autor ou mais de um autor, ordem de autoria? 1 autor (intelectual) 2 autor (executor) 3 autor (colaborador)

44 Estrutura de um texto científico (pré-texto) Resumo início, meio e fim deve conter, em poucas palavras, todo o escopo e conteúdo do trabalho expansão do título ou resumo da introdução? Abstract (inglês)

45 Estrutura de um TTC Introdução Em geral, 10% a 15% do texto, em número de páginas assunto histórico/antecedentes evolução estado da arte problema hipótese delimitação objetivos m&m resultados conclusão (principal)

46 Estrutura de um TTC Desenvolvimento Capítulos intermediários revisão da literatura referente ao problema teoria fundamental material ou materiais equipamentos, instrumental, aparelhagem... métodos ou metodologia experimentos apresentação e análise dos resultados discussão

47 Estrutura de um TTC Desenvolvimento (70 a 80%) Capítulos intermediários da teoria aos resultados (*) 2 Revisão da literatura desde o início até o presente, inclusive com apontamentos sobre o futuro do tema 3 Metodologia apresentação e considerações sobre o material e os métodos usados na pesquisa, com base na revisão da literatura e articulado com os capítulos subsequentes 4 Experimentos e resultados - apresentação e considerações sobre os experimentos planejados e executados e os seus resultados, com base na hipótese e metodologia 5 Análise e discussão apresentação dos resultados e suas considerações com base na literatura, metodologia e resultados. (*) os capítulos podem ou não receber esses títulos.

48 Estrutura de um TTC Conclusão (~10%) Coerente com a teoria, o problema, os dados, a metodologia e os resultados Síntese crítica articulada com o objetivo e a hipótese Conclusão ou considerações finais?

49 Estrutura de um TTC Conclusão 6.1 Conclusão propriamente dita, considerando objetivo e hipótese 6.2 Recomendações com base nas conclusões 6.3 Sugestões com base nos resultados e questões levantadas ao longo da pesquisa 6.4 Considerações finais

50

51 Estrutura de um TTC (pós-texto) Referências Bibliográficas (impressas) e outras fontes de informação Outrora as referências eram apenas bibliográficas (impressas) Atualmente são todas as fontes de dados e informações Referências bibliográficas versus bibliografia Notas de referência (no corpo do texto, identificação da página) Referências bibliográficas (explicitadas no texto) Bibliografia (toda a produção impressa: referenciais)

52 Estrutura de um TTC Referências (obr) x Bibliografia (opc) Relação de um conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de um documento, que permite sua identificação no todo ou em parte, elaborado conforme NBR Referem- se às publicações citadas no texto ou em notas de rodapé. Bibliografia é um levantamento bibliográfico (sentido amplo) sobre o tema ou com ele relacionado, não citado na publicação, incluindo documentos não consultados. Tem por objetivo possibilitar ao leitor condição para um aprofundamento no assunto.

53 Estrutura de um TTC (pós-texto - opcional) Anexos material produzido por outrem que não o(s) autor(es) serve de fundamentação, comprovação e ilustração Apêndices material produzido pelo(s) autor(es), não inseridos no texto, e considerados complementares para a sua argumentação e comunicação da mensagem

54 Estrutura de um TTC (pós-texto) Glossário (opc) relação alfabética de termos (palavras ou expressões técnicas) utilizadas no texto, de pouco uso, ou de sentido obscuro ou duvidoso, acompanhadas das respectivas definições, que esclarecem o seu uso no texto. Comum quando se usa um termo em sua língua original ou a sua tradução para uma segunda língua.

55 Tipos de relatórios técnicos

56 Relatórios Extensão: sucinto x circunstanciado Tempo: diário, semanal, mensal, anual... Progresso ou posição: informa sobre o progresso ou o estágio de um projeto Público-alvo Interno: superior imediato ou geral Externo: público em geral, mídia, etc. Aula prática, visita técnica, viagem etc. Outros

57 Qualquer relatório completo deve conter respostas às perguntas: O que? Objeto Para que? Objetivo (não é meta) Por que? Justificativa Como? Método(logia) Onde? Local (Ambiente) Quanto? Orçamento ($) Cronograma (tempo) Quem? Para quem? Equipe e coordenação Interessado

58 Um relatório sucinto (dispensa-se o resumo) deve informar: Capa Título Autor Contato Local Data Destinatário Corpo Objeto (descrição do problema ou da demanda) Solução: metodologia (materiais e métodos) Tempo consumido Resultados com apreciação ou discussão dos mesmos Conclusão e recomendação Referências A extensão varia mas não mais do que 5 páginas

59 Conclusão Redigir para o leitor E M C V R Os TTC (documentos) que escrevemos são/serão julgados e avaliados Se forem bem redigidos, merecerão elogios e o conceito do autor cresce.

60 Referências Bazzo; Pereira. Introdução à engenharia. 2. ed. Florianópolis: Ed. UFSC Rey, L. Como redigir trabalhos científicos. São Paulo: Edgard Blücher, Ed. USP Volpato, G. Ciência e comunicação. Disponível em: < Acesso em: 04 abr 2016.

61 Na comunicação técnico-científica, a forma dominante é a escrita, mas os tempos mudam... Como será a comunicação entre os engenheiros ao final das suas carreiras profissionais?

62 A ESTRUTURA DE UM TEXTO TÉCNICO- CIENTÍFICO (TTC), como um trabalho acadêmico, p.ex., COMPREENDE OS ELEMENTOS: PRÉ-TEXTUAIS TEXTUAIS PÓS-TEXTUAIS

63 ESTRUTURA Elementos pré-textuais # obrigatórios # Capa # Folha de rosto * Errata # Folha de aprovação * Dedicatória * Agradecimentos * Epígrafe # Resumo na língua vernácula # Resumo em língua estrangeira * Lista de Ilustrações * Lista de Tabelas * Lista de Abreviaturas e Siglas * Lista de Símbolos * opcionais # Sumário

64 ESTRUTURA Elementos textuais # Introdução # Desenvolvimento # Conclusão # obrigatórios

65 ESTRUTURA Elementos pós-textuais # Referências * Glossário * Apêndice(s) * Anexo(s) # obrigatórios * Índice(s) (definições conforme a NBR 14724:2002) * opcionais

Redação Científica. PPGCC OTC Prof. João Fernando C Silva Departamento de Cartografia

Redação Científica. PPGCC OTC Prof. João Fernando C Silva Departamento de Cartografia Redação Científica PPGCC OTC Prof. João Fernando C Silva Departamento de Cartografia Documentos científicos Planos e Projetos Relatórios Monografias Dissertações Teses Artigos científicos Divulgação científica

Leia mais

Redação Científica. PPGCC OTC Prof. João Fernando C Silva Departamento de Cartografia

Redação Científica. PPGCC OTC Prof. João Fernando C Silva Departamento de Cartografia Redação Científica PPGCC OTC Prof. João Fernando C Silva Departamento de Cartografia Redação: ditos populares* só escreve quem (aquele que) lê => vocabulário; só escreve bem quem (aquele que) muito lê

Leia mais

Como elaborar um artigo cientíico

Como elaborar um artigo cientíico Como elaborar um artigo cientíico O que é um artigo cientiico? Comunicação de idéias e informações de maneira clara e concisa. Característica: publicação em periódicos científicos. Artigo científico é

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 1 ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 1 Estrutura de apresentação 1.1 Pré-textuais Capa (obrigatório) Lombada (obrigatório) Folha de rosto (obrigatório) Folha de aprovação

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Centro Paula Souza Faculdade de Tecnologia da Zona Leste GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Estatística Aplicada Profa Dra. Rosângela Maura Correia Bonici Sumário 1 Introdução... 3 2 Estrutura do

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA PIO DÉCIMO FACULDADE PIO DÉCIMO

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA PIO DÉCIMO FACULDADE PIO DÉCIMO ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA PIO DÉCIMO FACULDADE PIO DÉCIMO MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA DOS CURSOS DE ENGENHARIA NÚCLEO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ARACAJU 2012 NÚCLEO

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA FISA/2018

PROJETO DE PESQUISA FISA/2018 PROJETO DE PESQUISA FISA/2018 Prof. Alan Nicolaev (Metodologia Científica) Prof.a Lilian Onuki (Produção Textual) Elementos de um PROJETO DE PESQUISA 1. Capa Nome do autor; Título; Local de publicação;

Leia mais

Aula 7 Estrutura de monografias científicas (TCCs, dissertações e teses)

Aula 7 Estrutura de monografias científicas (TCCs, dissertações e teses) Metodologia Científica Aula 7 Estrutura de monografias científicas (TCCs, dissertações e teses) Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Normas Brasileiras NBR 14724:2002 Elaboração e Apresentação

Leia mais

Escrita e Apresentação. Charles Juca Busarello

Escrita e Apresentação. Charles Juca Busarello Escrita e Apresentação Charles Juca Busarello Roteiro Princípios Básicos Regras Básicas Elementos do Projeto Cheklist Referências Princípios Básicos A comunicação entre o pesquisador e o leitor, é uma

Leia mais

Metodologia científica: Elaboração de um trabalho monográfico Prof. Ricardo Tabach

Metodologia científica: Elaboração de um trabalho monográfico Prof. Ricardo Tabach Metodologia científica: Elaboração de um trabalho monográfico Prof. Ricardo Tabach Tipos de trabalhos científicos existentes Trabalho monográfico Resenha Resumo Relatórios Artigos científicos Painéis Trabalho

Leia mais

COMO ELABORAR UM TRABALHO CIENTÍFICO PROF. LUÍS AREZES

COMO ELABORAR UM TRABALHO CIENTÍFICO PROF. LUÍS AREZES COMO ELABORAR UM TRABALHO CIENTÍFICO PROF. LUÍS AREZES Etapas: COMO ELABORAR UM TRABALHO CIENTÍFICO Definir o tema; Definir os objetivos do trabalho; Elaborar o esboço com os subtemas a tratar; Localizar

Leia mais

Formatação de trabalhos acadêmicos. Segundo as normas da ABNT

Formatação de trabalhos acadêmicos. Segundo as normas da ABNT Formatação de trabalhos acadêmicos Segundo as normas da ABNT ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT/CB-001 - Comitê Brasileiro de Mineração e Metalurgia ABNT/CB-005 - Comitê Brasileiro Automotivo

Leia mais

UNESP FCT Departamento de Cartografia. Curso de Engenharia Cartográfica. Trabalho de Síntese 4 ano 2 semestre

UNESP FCT Departamento de Cartografia. Curso de Engenharia Cartográfica. Trabalho de Síntese 4 ano 2 semestre UNESP FCT Departamento de Cartografia Curso de Engenharia Cartográfica Trabalho de Síntese 4 ano 2 semestre Estrutura de documento para atender a Demanda TS 201 Documento sequencial Projeto ( ) Relatório

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 INTRODUÇÃO As orientações aqui apresentadas são baseadas na norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para apresentação de artigos científicos impressos:

Leia mais

Como redigir textos. Como redigir textos

Como redigir textos. Como redigir textos Como redigir textos Professor Ailson Como redigir textos Dominar a arte da escrita é um trabalho que exige prática e dedicação. Veja 8 simples passos de como fazer uma redação de qualidade. 1 0 Argumentação

Leia mais

Metodologia de Pesquisa

Metodologia de Pesquisa Metodologia de Pesquisa Material teórico Apresentação de Trabalhos Acadêmicos Responsável pelo Conteúdo: Profª. Ms Rosemary Toffoli Revisão Textual: Profª. Silvia Albert Apresentação de Trabalhos Acadêmicos

Leia mais

METODOLOGIA DE PESQUISA UNIDADE VI - TRABALHOS ACADÊMICOS E OS INSTRUMENTOS DE ESTUDO

METODOLOGIA DE PESQUISA UNIDADE VI - TRABALHOS ACADÊMICOS E OS INSTRUMENTOS DE ESTUDO METODOLOGIA DE PESQUISA UNIDADE VI - TRABALHOS ACADÊMICOS E OS INSTRUMENTOS DE ESTUDO 0 UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA UNIDADE INSTRUCIONAL VI Autoria: Prof. Msc. Mathias

Leia mais

Regulamento para elaboração do Trabalho de Conclusão de Estágio do Curso de Bacharelado em Administração - IF Sudeste de Minas Gerais Campus Barbacena

Regulamento para elaboração do Trabalho de Conclusão de Estágio do Curso de Bacharelado em Administração - IF Sudeste de Minas Gerais Campus Barbacena Regulamento para elaboração do Trabalho de Conclusão de Estágio do Curso de Bacharelado em Administração - IF Sudeste de Minas Gerais Campus Barbacena O Trabalho de Conclusão de Estágio deverá envolver

Leia mais

Metodologia Científica

Metodologia Científica Metodologia Científica Prof (a) Responsável: Joselia Schwanka Salome Prof (a) Tutora de Aprendizagem: Ana Luiza Bender Prof (a) Tutora de Aprendizagem:Adriana Joana Novelli As competências nas Problematizações

Leia mais

Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação

Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação ago.2018 Sumário 1 CONCEITUAÇÃO E CARACTERÍSTICAS... 2 2 LINGUAGEM DO ARTIGO... 2 3 ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO... 4 Artigos científicos:

Leia mais

ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO - TCC

ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO - TCC ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO - TCC A estrutura de trabalhos acadêmicos (TCC) compreende: parte externa e parte interna. Com a finalidade de orientar os acadêmicos, a disposição de elementos é dada no

Leia mais

Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação

Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação jul.2017 SUMÁRIO 1 CONCEITUAÇÃO E CARACTERÍSTICAS... 2 2 LINGUAGEM DO ARTIGO... 2 3 ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO... 4 Artigos científicos: roteiro

Leia mais

Pós-Graduação em Engenharia de Materiais - POSMAT

Pós-Graduação em Engenharia de Materiais - POSMAT CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Pós-Graduação em Engenharia de Materiais - POSMAT NORMAS DOS TRABALHOS ESCRITOS baseados na ABNT 14724, de17 de março de 2011. FORMATAÇÃO I. Deve-se

Leia mais

Manual de elaboração de Artigo como Trabalho de Conclusão de Curso TCC. NBR14724:Atualização ano vigente

Manual de elaboração de Artigo como Trabalho de Conclusão de Curso TCC. NBR14724:Atualização ano vigente FACULDADE SETE LAGOAS BIBLIOTECA Dr. JAIRO CORRÊA Manual de elaboração de Artigo como Trabalho de Conclusão de Curso TCC NBR14724:Atualização ano vigente Sete Lagoas 2016 FACULDADE SETE LAGOAS FACSETE

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO DA FATEC SÃO CARLOS

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO DA FATEC SÃO CARLOS MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO DA FATEC SÃO CARLOS (DE ACORDO COM AS NORMAS DA ABNT: NBR 14724, NBR 10520 e NBR 6023) SÃO CARLOS 2018 SUMÁRIO Introdução... 3 Capítulo 1 Trabalho de Graduação...4

Leia mais

Documentos acadêmicos Bases de dados Levantamento bibliográfico

Documentos acadêmicos Bases de dados Levantamento bibliográfico Resumo Documentos acadêmicos Bases de dados Levantamento bibliográfico Lembre-se do público leitor!!! Outros pesquisadores da área vão ler o resumo? Meu resumo deve ser acessível a quais leitores? O que

Leia mais

Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre. Prof.: Msc. Shaiala Aquino Institucional:

Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre. Prof.: Msc. Shaiala Aquino  Institucional: Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre Prof.: Msc. Shaiala Aquino Email Institucional: sassantos.vic@ftc.edu.br Aula 03: Elaboração Projeto de Engenharia PROJETO DE ENGENHARIA O objetivo

Leia mais

Tam. da figura: 4,0 x 10 cm NORMAS PARA REDAÇÃO DO PROJETO FINAL DE CURSO PFC

Tam. da figura: 4,0 x 10 cm NORMAS PARA REDAÇÃO DO PROJETO FINAL DE CURSO PFC Tam. da figura: 4,0 x 10 cm NORMAS PARA REDAÇÃO DO PROJETO FINAL DE CURSO PFC INCONFIDENTES-MG 2014 Este documento tem por finalidade disciplinar a apresentação de trabalhos científicos (Projeto Final

Leia mais

Aprovada em Reunião de Diretoria do dia 10 de abril de Normas de apresentação de Trabalho Científico Para Admissão de Membro Titular

Aprovada em Reunião de Diretoria do dia 10 de abril de Normas de apresentação de Trabalho Científico Para Admissão de Membro Titular Aprovada em Reunião de Diretoria do dia 10 de abril de 2002 Instituto Hahnemanniano do Brasil Secretaria Normas de apresentação de Trabalho Científico Para Admissão de Membro Titular Autores: Elisa Maria

Leia mais

ANEXO II PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA

ANEXO II PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA ANEXO II PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA A elaboração da monografia deve ter como referência a ABNT NBR 14724:2011, disponível no Portal BU/UFSC (http://portalbu.ufsc.br/normalizacao-de-trabalhos-2/),

Leia mais

NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1 ESTRUTURA GERAL A disposição dos elementos no texto deve ser a seguinte: Elementos pré-textuais: Capa (obrigatório) Agradecimento(s) (opcional)

Leia mais

21 ANEXO III: DAS DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DE CURSO 2

21 ANEXO III: DAS DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DE CURSO 2 21 ANEXO III: DAS DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DE CURSO 2 O Trabalho Final de Curso (TFC) caracteriza-se pela unicidade e delimitação do tema e pela profundidade do tratamento, e não por

Leia mais

ETEC ALBERT EINSTEIN ORIENTAÇÕES DE TCC

ETEC ALBERT EINSTEIN ORIENTAÇÕES DE TCC ETEC ALBERT EINSTEIN ORIENTAÇÕES DE TCC CEETEPS ORIENTAÇÕES DE TCC NORMAS GERAIS Página 1 DESENVOLVIMENTO DO TCC 1. ESTRUTURA DO TRABALHO 1.1 Referencial Teórico 1.2 Metodologia 1.3 Resultados 1.4 Conclusão

Leia mais

Aula 10. Elaboração do TCC. Roteiro

Aula 10. Elaboração do TCC. Roteiro Aula 10 Elaboração do TCC Roteiro Dicas Nunca, em hipótese alguma, compre sua monografia ou pague alguém para desenvolver partes ou todo o seu trabalho. Primeiro porque se você for pego poderá ter sérios

Leia mais

ESTRUTURA DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

ESTRUTURA DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO ESTRUTURA DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO CAPA DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO - Instituição de Ensino Universidade federal de São João del-rei

Leia mais

ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA TÉCNICA E/OU CIENTÍFICA IMPRESSA ABNT 6022:2018

ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA TÉCNICA E/OU CIENTÍFICA IMPRESSA ABNT 6022:2018 ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA TÉCNICA E/OU CIENTÍFICA IMPRESSA ABNT 6022:2018 REFERÊNCIA NORMATIVA Documentos indispensáveis para consulta e aplicação deste documento ABNT NBR 6022 - Artigo em publicação

Leia mais

Metodologia de Pesquisa

Metodologia de Pesquisa Metodologia de Pesquisa Unidade: Apresentação de Trabalhos Acadêmicos Responsável pelo Conteúdo: Profª. Ms Rosemary Toffoli Revisão Textual: Profª. Silvia Albert M A T E R I A L T E Ó R I C O zzzzzzzzzzzzzzz

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DO ESPÍRITO SANTO FACULDADE PIO XII REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DO ESPÍRITO SANTO FACULDADE PIO XII REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DO ESPÍRITO SANTO FACULDADE PIO XII REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Cariacica 2011 1 1 - INTRODUÇÃO O Trabalho de Conclusão de Curso é uma atividade obrigatória

Leia mais

Técnicas de Pesquisa

Técnicas de Pesquisa Técnicas de Pesquisa Aula 04 Formatação (Normas ABNT) Katia A. G. de Azevedo Vanessa Rolnik Artioli 2º. Semestre 2012 Curso: Matemática Aplicada a Negócios Formatação ABNT NBR 14724 Princípios gerais para

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ARTES VISUAIS LICENCIATURA CAPÍTULO I DAS CARACTERÍSTICAS E OBJETIVOS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ARTES VISUAIS LICENCIATURA CAPÍTULO I DAS CARACTERÍSTICAS E OBJETIVOS CURSO DE ARTES VISUAIS LICENCIATURA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ARTES VISUAIS LICENCIATURA CAPÍTULO I DAS CARACTERÍSTICAS E OBJETIVOS Art. 1º O presente regulamento tem por finalidade

Leia mais

Comunicação Empresarial

Comunicação Empresarial Comunicação Empresarial O que é comunicar? Tornar comum, compartilhar Todas as atividades humanas envolvem comunicação ato vital Comunicação Verbal (falada e escrita) Comunicação não-verbal (sons, músicas,

Leia mais

Normalizaçã. ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT)

Normalizaçã. ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT) Seção Técnica de Referência e Atendimento ao Usuário e Documentação STRAUD bibl-refere@marilia.unesp.br Normalizaçã ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT) Marília 2017 NBR 14724:2011 Apresentação de trabalhos

Leia mais

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA AULA 3 PG 1 Este material é parte integrante da disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão

Leia mais

Artigo científico. Orientações básicas. Prof. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer

Artigo científico. Orientações básicas. Prof. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer 1 Artigo científico Orientações básicas Prof. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer 2018 2 Artigo científico Orientações básicas Prof. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer MARÍLIA 2018 3 SUMÁRIO 1 ARTIGO CIENTÍFICO......

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES. Gabriel Soares de Vasconcelos

INFORMÁTICA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES. Gabriel Soares de Vasconcelos INFORMÁTICA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES Roteiro Redação de textos ABNT Editores de textos MS Word Configuração ABNT no MS Word Redação de textos Definição É todo ato normativo e toda comunicação através da

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DIAGRAMAÇÃO. Gesiane Rebouças

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DIAGRAMAÇÃO. Gesiane Rebouças TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DIAGRAMAÇÃO Gesiane Rebouças gesianereboucas@gmail.com ESTRUTURA DE TRABALHOS ACADÊMICOS MONOGRAFIA PARTE EXTERNA - Capa - Lombada*** PARTE INTERNA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

Leia mais

AVALIAÇÃO DE TRABALHO ESCRITO/ ORAL

AVALIAÇÃO DE TRABALHO ESCRITO/ ORAL AVALIAÇÃO DE TRABALHO ESCRITO/ ORAL CURSO Ano lectivo Unidade Curricular: Ano Sem. Estudante nº Nome Trabalho AVALIAÇÃO DE TRABALHO ESCRITO ponderação 1% Classificação AVALIAÇÃO DA APRESENTAÇÃO ORAL ponderação

Leia mais

TCC FORMATAÇÃO. Gesiane Rebouças

TCC FORMATAÇÃO. Gesiane Rebouças TCC FORMATAÇÃO Gesiane Rebouças gesianereboucas@gmail.com ESTRUTURA DE TRABALHOS ACADÊMICOS MONOGRAFIA PARTE EXTERNA - Capa - Lombada*** PARTE INTERNA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS - Folha de rosto - Ficha catalográfica

Leia mais

ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O trabalho científico deverá ser organizado de acordo com a estrutura abaixo, NBR 14724/2006: capa; folha de rosto; verso da folha de rosto (ficha catalográfica)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE AGRONOMIA BIBLIOTECA PROF. ANTÔNIO TAVARES QUINTAS MANUAL DE NORMAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE AGRONOMIA BIBLIOTECA PROF. ANTÔNIO TAVARES QUINTAS MANUAL DE NORMAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS 0 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE AGRONOMIA BIBLIOTECA PROF. ANTÔNIO TAVARES QUINTAS MANUAL DE NORMAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS Porto Alegre 2013 1 SUMÁRIO 1 ESTRUTURA... 2 2 ELEMENTOS

Leia mais

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE MANHUAÇU FACULDADE DO FUTURO

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE MANHUAÇU FACULDADE DO FUTURO SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE MANHUAÇU FACULDADE DO FUTURO NORMAS TÉCNICAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Manhuaçu 2015 Elaboração Juliana dos Santos Paiva e Santos Fabio Fortes

Leia mais

Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO. Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR

Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO. Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR 15.063 ALGUMAS REGRAS 2 não deixe para a última hora escreva leia alguns relatórios ou resumos faça um esboço

Leia mais

Normas para redação e apresentação de Teses e Dissertações

Normas para redação e apresentação de Teses e Dissertações MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DIAMANTINA - MINAS GERAIS ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº. 11-CONSEPE, DE 16 DE MAIO DE 2008. Normas para redação e apresentação de

Leia mais

NORMAS ABNT PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

NORMAS ABNT PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS NORMAS ABNT PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Gláucia Maria Saia Cristianini Biblioteca Prof. Achille Bassi Fontes: Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: documento eletrônico

Leia mais

AULÃO DE REDAÇÃO XIV SIMULADO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA URI

AULÃO DE REDAÇÃO XIV SIMULADO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA URI AULÃO DE REDAÇÃO XIV SIMULADO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA URI Professoras: Adriana Maria Romitti Albarelo Vanice Hermel A leitura e a escrita Ler muito para ver como os diversos autores escrevem é

Leia mais

FACULDADE SANTA TEREZINHA CEST

FACULDADE SANTA TEREZINHA CEST NORMAS COMPLEMENTARES DE TRABALHO DE CURSO (MONOGRAFIA) Art. 1º. O presente documento tem por finalidade normatizar, no âmbito do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Faculdade Santa Terezinha CEST,

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIAS

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Curso de Zootecnia Câmpus de Jataí COORDENAÇÃO DO PROJETO ORIENTADO NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIAS JATAÍ 2013 ESTRUTURA 1. INTRODUÇÃO Estas normas têm a finalidade

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE FÍSICA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE FÍSICA ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO ( ) - Os documentos originais, tais como plano de estágio, termo de compromisso, etc., devem ser incluídos na cópia final do relatório que ficará arquivada

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA

METODOLOGIA CIENTÍFICA METODOLOGIA CIENTÍFICA MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA AULA RESUMO professormarcelino@hotm ail.com Construindo um trabalho acadêmico: MONOGRAFIA FASES DO TRABALHO CIENTÍFICO 1. ESCOLHA DO TEMA O que você

Leia mais

Manual para formatação de trabalhos

Manual para formatação de trabalhos UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Manual para formatação de trabalhos Passo Fundo, 2013. 1 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 2 2 ASPECTOS GERAIS SOBRE

Leia mais

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta.

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta. TRABALHOS CIENTÍFICOS ACADÊMICOS Muitas vezes, o estudante ou pesquisador, ao ser abordado para fazer um trabalho científico acadêmico, tem muitas dificuldades de diferenciar as características quanto

Leia mais

Elaboração de Monografia. Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais

Elaboração de Monografia. Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais Os trabalhos de conclusão de curso de graduação e pós-graduação (especialização) conhecidos como (TCC) constituem uma etapa fundamental para a formação do estudante. O aluno apresenta um trabalho abordando

Leia mais

Sumário Prefácio 11 Apresentação 13 1 Introdução 15 2 O Método Científico O Conhecimento Científico Método de Pesquisa Método D

Sumário Prefácio 11 Apresentação 13 1 Introdução 15 2 O Método Científico O Conhecimento Científico Método de Pesquisa Método D Antonio Carlos de Souza Francisco Antonio Pereira Fialho Nilo Otani TCC: Métodos e Técnicas Visual Books Sumário Prefácio 11 Apresentação 13 1 Introdução 15 2 O Método Científico 17 2 1 O Conhecimento

Leia mais

NORMAS PARA REDAÇÃO DA MONOGRAFIA

NORMAS PARA REDAÇÃO DA MONOGRAFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CÂMPUS JATAÍ CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA FLORESTAL NORMAS PARA REDAÇÃO DA MONOGRAFIA 1. Formatação geral Os textos devem ser digitados em cor preta, podendo utilizar

Leia mais

ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 15 CONSEPE, DE 21 DE MAIO DE NORMAS PARA REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 15 CONSEPE, DE 21 DE MAIO DE NORMAS PARA REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 15 CONSEPE, DE 21 DE MAIO DE 2010. NORMAS PARA REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Trabalhos acadêmicos: trabalho de conclusão de curso (TCC), trabalho de graduação interdisciplinar

Leia mais

CAPA (elemento obrigatório) Deve conter dados que identifiquem a obra (nome da instituição, autor, título, local, ano).

CAPA (elemento obrigatório) Deve conter dados que identifiquem a obra (nome da instituição, autor, título, local, ano). ESTRUTURA DO PROJETO DE TCC O trabalho científico deverá ser organizado de acordo com a estrutura abaixo, NBR 14724/2006: capa; folha de rosto; verso da folha de rosto (ficha catalográfica) folha de aprovação

Leia mais

Formatação ABNT (Consultar o Manual de Normas para Estrutura Formal de Trabalhos Científicos da Faculdade Integrada do Ceará).

Formatação ABNT (Consultar o Manual de Normas para Estrutura Formal de Trabalhos Científicos da Faculdade Integrada do Ceará). Formatação ABNT (Consultar o Manual de Normas para Estrutura Formal de Trabalhos Científicos da Faculdade Integrada do Ceará). 1 FORMATAÇÃO No que tange a formatação, algumas normas devem ser verificadas:

Leia mais

Como escrever um artigo científico

Como escrever um artigo científico Como escrever um artigo científico Rodrigo Garrett Junho de 2014 Estrutura: Considerações Gerais Apresentação Exercício 2 Escrever um bom artigo científico equivale a produzir uma obra de arte. Um pesquisador

Leia mais

Estilo de Texto e Estrutura do Projeto de Pesquisa

Estilo de Texto e Estrutura do Projeto de Pesquisa Estilo de Texto e Estrutura do Projeto de Pesquisa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Fevereiro de 2015 Unidade 04 Estilo de Texto e Estrutura

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO (ECS 1003, ECS 2003, ECS 3003, ESC-IV e ECS 4003)

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO (ECS 1003, ECS 2003, ECS 3003, ESC-IV e ECS 4003) ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO (ECS 1003, ECS 2003, ECS 3003, ESC-IV e ECS 4003) - Os documentos originais, tais como plano de estágio, termo de compromisso, etc., devem ser digitalizados

Leia mais

MATERIAL DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO (TCC) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

MATERIAL DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO (TCC) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA Faculdade de Odontologia Biblioteca Malvina Vianna Rosa MATERIAL DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO (TCC) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA Este documento

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO

RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO Relata formalmente o progresso ou os resultados de uma investigação de pesquisa ou do desenvolvimento de um processo. Apresenta, sistematicamente, informação suficiente para

Leia mais

NORMAS COMPLEMENTARES DE TRABALHO DE CURSO (MONOGRAFIA)

NORMAS COMPLEMENTARES DE TRABALHO DE CURSO (MONOGRAFIA) NORMAS COMPLEMENTARES DE TRABALHO DE CURSO (MONOGRAFIA) Art. 1º O presente documento tem por finalidade normatizar, no âmbito dos Cursos de Graduação da Faculdade Santa Terezinha CEST, o Trabalho de Curso

Leia mais

Cada autor traz em suas obras uma indicação para tal. Algumas pequenas alterações podem ser percebidas e não fazem diferença no corpo do texto.

Cada autor traz em suas obras uma indicação para tal. Algumas pequenas alterações podem ser percebidas e não fazem diferença no corpo do texto. 1 Metodologia da Pesquisa Científica Aula 5: Formatação de trabalhos acadêmicos Para uma melhor visualização, interpretação, estética e organização, todo trabalho acadêmico precisa ser organizado de forma

Leia mais

PREPARAÇÃO DE ORIGINAIS

PREPARAÇÃO DE ORIGINAIS UTF Editora EPARAÇÃO DE ORIGINAIS Para a submissão, o original deve estar pronto e completo. Não serão admitidos acréscimos ou supressões ao texto. Todos os originais devem ser acompanhados do Formulário

Leia mais

Como apresentar uma Dissertação

Como apresentar uma Dissertação Ana Leitão Mestre em Língua e Cultura Portuguesa Como apresentar uma Dissertação Modelos e práticas de uso Estruturação dos conteúdos Atenda aos critérios previstos no regulamento da instituição e departamento

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL VITÓRIA DA CONQUISTA

COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL VITÓRIA DA CONQUISTA COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL VITÓRIA DA CONQUISTA Gesiane Moura Neves Rebouças, Hélio Marcos Fernandes Viana, Léa Fernandes Viana Leal,Tatiana Carmona Godinho, Zenaide de Oliveira Ferraz (Organizadores)

Leia mais

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta.

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta. TRABALHOS CIENTÍFICOS ACADÊMICOS Muitas vezes, o estudante ou pesquisador, ao ser abordado para fazer um trabalho científico acadêmico, tem muitas dificuldades de diferenciar as características quanto

Leia mais

RESUMO ABNT. 8. Texto- (ELEMENTO OBRIGATÓRIO) O texto deve ser dividido em 3 partes, a saber:

RESUMO ABNT. 8. Texto- (ELEMENTO OBRIGATÓRIO) O texto deve ser dividido em 3 partes, a saber: RESUMO ABNT 1. Capa (ELEMENTO OBRIGATÓRIO) Na Capa deve constar: O nome da Instituição, Curso, Autor, Título, Cidade e Ano. 2. Folha de rosto (ELEMENTO OBRIGATÓRIO). Na folha de rosto devem constar os

Leia mais

Importância do resumo. São solicitados nos documentos acadêmicos São indexados nas bases de dados São necessários no levantamento bibliográfico

Importância do resumo. São solicitados nos documentos acadêmicos São indexados nas bases de dados São necessários no levantamento bibliográfico Resumo Exercício Exercício Importância do resumo São solicitados nos documentos acadêmicos São indexados nas bases de dados São necessários no levantamento bibliográfico Volpato (2010): Deve ser um breve

Leia mais

Figura 45: Modelo de epígrafe Figura 46: Modelo de resumo em língua vernácula Figura 47: Modelo de resumo em língua estrangeira...

Figura 45: Modelo de epígrafe Figura 46: Modelo de resumo em língua vernácula Figura 47: Modelo de resumo em língua estrangeira... Lista de Figuras Figura 1: Tipos de conhecimento... 4 Figura 2: Classificação das ciências por Bunge (1974)... 8 Figura 3: Classificação das ciências por Mattar Neto (2002)... 9 Figura 4: Natureza, objetivo

Leia mais

Programa de Pós-graduação em Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Programa de Pós-graduação em Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde Universidade Nove de Julho - UNINOVE Programa de Pós-graduação em Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde Universidade Nove de Julho - UNINOVE Normas para Redação de Dissertações/Teses 1. Estrutura A estrutura de uma dissertação, tese ou

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, PPGE

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, PPGE NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Este roteiro contém os requisitos obrigatórios, estabelecidos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste,

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DE PONTA PORÃ (ALUNOS DA FIP) FACULDADES MAGSUL (ALUNOS DA MAGSUL) NOME DO (S) AUTOR (ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

FACULDADES INTEGRADAS DE PONTA PORÃ (ALUNOS DA FIP) FACULDADES MAGSUL (ALUNOS DA MAGSUL) NOME DO (S) AUTOR (ES) EM ORDEM ALFABÉTICA FACULDADES INTEGRADAS DE PONTA PORÃ (ALUNOS DA FIP) FACULDADES MAGSUL (ALUNOS DA MAGSUL) NOME DO (S) AUTOR (ES) EM ORDEM ALFABÉTICA TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO DO TRABALHO (SE HOUVER) Cidade Ano NOME

Leia mais

Elaboração de artigo científico

Elaboração de artigo científico Elaboração de artigo científico Prof. Dr. Iuri Andréas Reblin Material instrucional para uso interno Janeiro de 2018. Elaboração de Artigo Científico Um artigo científico é, antes de tudo, um texto científico.

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

PROJETO DE FINAL DE CURSO (PFC)

PROJETO DE FINAL DE CURSO (PFC) PROJETO DE FINAL DE CURSO (PFC) Aula inaugural Prof. Paulo Borges (Coordenador da disciplina) Email: pborges@civil.cefetmg.br Prof. Cristina Guimarães César (Coordenadora do curso) Email: cristinagcesar@gmail.com

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA PPGCF Nº 01/2018

INSTRUÇÃO NORMATIVA PPGCF Nº 01/2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS - PPGCF INSTRUÇÃO NORMATIVA PPGCF Nº 01/2018 Regulamenta os formatos dos trabalhos

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FERNANDO FERRARI CURSO DE ENSINO MÉDIO

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FERNANDO FERRARI CURSO DE ENSINO MÉDIO ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FERNANDO FERRARI CURSO DE ENSINO MÉDIO [A capa não é contada na numeração] TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO (se houver) INTEGRANTE 1 INTEGRANTE 2 INTEGRANTE 3 Campo Bom 2017

Leia mais

2 SUMÁRIO LISTA DE FIGURAS... 3 INTRODUÇÃO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTRODUÇÃO ESTRUTURA BÁSICA DO RELATÓRIO

2 SUMÁRIO LISTA DE FIGURAS... 3 INTRODUÇÃO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTRODUÇÃO ESTRUTURA BÁSICA DO RELATÓRIO Colegiado do curso Bacharelado em Ciência da Computação Guia para Normalização de Relatórios de Estágio Supervisionado Uberlândia - MG 2002 2 SUMÁRIO LISTA DE FIGURAS... 3 INTRODUÇÃO... 4 1 RELATÓRIO DE

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO ESCOLA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS NÚCLEO DE PESQUISA E PRODUÇÃO CIENTÍFICA MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO De acordo com a NBR 6022:2003 da ABNT Brasília/DF 2015 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. MODALIDADES

Leia mais

Manual TCC Curso de Direito

Manual TCC Curso de Direito 1 Manual TCC Curso de Direito 2 Diretor Geral Prof.º Weldon Bispo Silva Vice Direção Acadêmica Prof.º Fabiano Ferraz Vice Direção Administrativo Sra. Rafaella Nóbrega Coordenador do Curso de Administração

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A REDAÇÃO DE RELATÓRIOS

ORIENTAÇÕES PARA A REDAÇÃO DE RELATÓRIOS ORIENTAÇÕES PARA A REDAÇÃO DE RELATÓRIOS A redação de um relatório científico tem como um de seus principais objetivos registrar com exatidão e clareza como o experimento foi realizado e compreendido.

Leia mais

ELABORANDO A INTRODUÇÃO E OS OBJETIVOS DO PROJETO DE TCC. Professor: Rafael Schmitz Disciplina: TCC 01

ELABORANDO A INTRODUÇÃO E OS OBJETIVOS DO PROJETO DE TCC. Professor: Rafael Schmitz Disciplina: TCC 01 ELABORANDO A INTRODUÇÃO E OS OBJETIVOS DO PROJETO DE TCC Professor: Rafael Schmitz Disciplina: TCC 01 Importância do Domínio da Escrita O aluno/profissional escreve: - Relatório de IC, estágios, TCC; -

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE RIO CLARO BIBLIOTECA. Trabalhos Acadêmicos. Segundo a ABNT/NBR 14724:2005

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE RIO CLARO BIBLIOTECA. Trabalhos Acadêmicos. Segundo a ABNT/NBR 14724:2005 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE RIO CLARO BIBLIOTECA Trabalhos Acadêmicos Segundo a ABNT/NBR 14724:2005 Rio Claro- SP 2010 A estrutura de uma tese, dissertação ou trabalho acadêmico compreende:

Leia mais

Manual TCC Curso de Direito

Manual TCC Curso de Direito Faculdade Católica Recife TCC Direito 1 Manual TCC Curso de Direito Faculdade Católica Recife TCC Direito 2 Diretor Geral Prof.º Weldon Bispo Silva Vice Direção Acadêmica Prof.º Fabiano Ferraz Vice Direção

Leia mais

METODOLOGIA DA PESQUISA II

METODOLOGIA DA PESQUISA II METODOLOGIA DA PESQUISA II Professora Suzane Maranduba Pedro demo 1 RECOMENDAÇÕES 1- Não utilize o celular durante as aulas. 2- Utilize sempre o título e o nome para fazer colocações 3- Use sempre o crachá

Leia mais

O PROJETO DE PESQUISA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS, TEXTUAIS E PÓS-TEXTUAIS

O PROJETO DE PESQUISA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS, TEXTUAIS E PÓS-TEXTUAIS O PROJETO DE PESQUISA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS, TEXTUAIS E PÓS-TEXTUAIS COMPOSIÇÃO DO TRABALHO: OBRIGATÓRIO Capa Folha de rosto Sumário Introdução Desenvolvimento Conclusão bibliografia OPCIONAL Dedicatória

Leia mais

Os trabalhos deverão se caracterizar em três eixos temáticos:

Os trabalhos deverão se caracterizar em três eixos temáticos: Inscrições As inscrições no X SEPE ocorrerão entre os dias 10 de abril e 15 de Maio de 2019. Cada inscrito poderá eleger até 02 minicursos e 01 oficina, além de 01 submissão para comunicação oral no evento.

Leia mais