COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL VITÓRIA DA CONQUISTA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL VITÓRIA DA CONQUISTA"

Transcrição

1 COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL VITÓRIA DA CONQUISTA Gesiane Moura Neves Rebouças, Hélio Marcos Fernandes Viana, Léa Fernandes Viana Leal,Tatiana Carmona Godinho, Zenaide de Oliveira Ferraz (Organizadores)

2 xxxx Diretrizes básicas de trabalhos científicos de engenharia / organização. Gesiane Moura Neves Rebouças...[at al.].-vitória da Conquista,BA, p. ISBN 1. Manual. 2. Monografia 3. Trabalhos acadêmicos I. FTC 1. Rebouças, Gesiane Moura Neves. II. Faculdade de Tecnologia e Ciências. CDD: Código fornecido pela biblioteca Código fornecido pela biblioteca da FTC

3 OBJETIVOS Auxiliar estudantes na elaboração de trabalhos acadêmicos uniformizando sua produção intelectual, no curso de Engenharia Civil, Vitória da Conquista. Facilitar a compreensão das diretrizes das normas regulamentadoras (NRs).

4 Baixe no seu computador as normas da ABNT, pois elas serão suas companheiras durante a elaboração da pesquisa. Leia, escreva, reflita. Peça alguém para ler o que você escreveu. Para estruturar o seu projeto leia com bastante atenção a metodologia exigida, siga o roteiro com estas orientações.

5 DIRETRIZES DAS NBRs NBR6023:2002 (Informação e documentação: referências elaboração); NBR 6028:2003 (Resumos); NBR 10520:2002 (Informação e documentação: citações em documentos - apresentação); NBR 10719:2011 (Apresentação de relatórios técnico-científicos); NBR14724:2011 (Informação e documentação Trabalhos acadêmicos Apresentação), NBR6024:2012 (Informação e documentação: numeração progressiva das seções de um documento Apresentação); NBR 6027:2012 (Informação e documentação Sumário Apresentação), editadas pela ABNT.

6 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC Atividade curricular obrigatória e condição imprescindível à obtenção do diploma de graduação em Engenharia Civil, representando atividade que finaliza o curso. Visa promover a capacidade de identificação de temáticas, formulação de problemas, elaboração de projetos, identificação de métodos e de técnicas, bem como desenvolver o controle e planejamento nos indivíduos envolvidos.

7 NORMATIZAÇÃO DO TCC O TCC consiste em um trabalho obrigatório, em dupla, de caráter teórico e/ou prático, direcionado para o desenvolvimento de relatório final que envolva os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Início - 9º e 10º semestres letivos: Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II).

8 NORMATIZAÇÃO - FASES DO TCC I Formalização da proposta: tema, objetivos e justificativa. Levantamento bibliográfico: elaboração da revisão. Planejamento do material e métodos e cronograma previsto. Entrega e defesa do projeto de pesquisa.

9 NORMATIZAÇÃO FASES DO TCC II Desenvolvimento experimental: obtenção, compilação e análise de dados. Elaboração de resultados e discussão, considerações finais e ajuste de bibliografia. Apresentação oral e formal à Banca de Avaliação. Ajustes e entrega da versão definitiva ao NAAC.

10 NORMATIZAÇÃO TEMA O Trabalho de Conclusão de Curso deve ser inédito, bem como sua apresentação à banca avaliadora, desta maneira, fica vetada aos estudantes a utilização de quaisquer trabalhos elaborados e apresentados anteriormente em outros cursos de graduação e/ou especialização.

11 NORMATIZAÇÃO PRAZOS A versão final do trabalho de conclusão de curso deve ser entregue ao professor da disciplina, para posterior submissão à banca avaliadora com, no mínimo, quinze dias de antecedência da data agendada para a defesa. Os alunos deverão entregar três cópias encadernadas e digitalizadas, acompanhadas da carta de aceite do orientador e coorientador, bem como da como da carta de aptidão para a defesa. Fica vetada a entrega do trabalho caso um desses critérios não esteja a contento.

12 A quantidade e a qualidade de referências bibliográficas são fundamentais para embasar seu TCC e garantir a credibilidade da pesquisa. Jamais esquecer de fazer referência ao autor e à obra citada, pois copiar o trabalho alheio é plágio. Recorra sempre ao orientador para instruções sobre suas ideias e para melhoria da construção da sua pesquisa.

13 Os trabalhos de conclusão para o curso de Engenharia Civil poderão ser apresentados em quatro formatos, ficando a critério dos alunos tal escolha, a saber: Monografia Artigo Científico de Divulgação de Resultados ou Artigo Científico (Estudo de Caso) - NBR 6022 Projeto de Engenharia Civil Estudo de Materiais

14 O Projeto deve ser estruturado, coerente e de importância para a formação científica do aluno. Inserir temas dos campos de atuação da Engenharia Civil, devendo abranger uma das seguintes subáreas definidas com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais: Construção Civil / Materiais de Construção; Estruturas Geotecnia Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental; Transportes.

15 A escolha do tópico de investigação Delimitação do problema Definição do objeto e dos objetivos. A construção do marco teórico conceitual Escolha dos instrumentos de coleta de dados A exploração do campo

16 PARTE EXTERNA - Capa - Lombada*** PARTE INTERNA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS - Folha de rosto - Ficha catalográfica (verso da folha de rosto)*** - Errata - Folha de aprovação*** - Dedicatória - Agradecimentos - Epígrafe - Resumo em língua vernácula - Resumo em língua estrangeira - Lista de ilustrações (figuras, quadros, gráficos) - Lista de tabelas - Lista de abreviaturas e siglas - Listas de símbolos -Sumário ELEMENTOS TEXTUAIS - Introdução - Referencial Teórico - Desenvolvimento - **Metodologia - **Resultados e Discussão - Considerações Finais ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS - Referências - glossário - apêndice(s) - anexo (s) - Índice(s) Fonte: ABNT NBR 14724:2011 *Os elementos apresentados em negrito são considerados essenciais; os demais são opcionais. **No item desenvolvimento, os subtópicos metodologia e resultados e discussão serão obrigatórios para monografias que tragam resultados experimentais e estudo de caso, ***Apenas apresentados na versão em capa dura. As folhas são contadas a partir da folha de rosto sequencialmente, mas só é impresso o número a partir da introdução.

17 PARTE EXTERNA - Capa - Lombada*** PARTE INTERNA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS - Folha de rosto - Ficha catalográfica (verso da folha de rosto)*** - Errata - Folha de aprovação*** - Título** - Autores e credenciais** - Resumo** - Palavras-chave** - Abstract** - Key words** ELEMENTOS TEXTUAIS - Introdução - Material e Métodos - Resultados e Discussão - Conclusão ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS - Agradecimentos - Referências Fonte: ABNT NBR 14724:2011 *Os elementos apresentados em negrito são considerados essenciais; os demais são opcionais. **São apresentados em folha única, em sequência, podendo extrapolar para a página seguinte, sendo, dessa forma sucedida pela Introdução. ***Apenas apresentados na versão em capa dura. As folhas são contadas a partir da folha de rosto sequencialmente, mas só é impresso o número a partir da introdução.

18 PARTE EXTERNA - Capa - Lombada*** PARTE INTERNA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS - Folha de rosto - Ficha catalográfica (verso da folha de rosto)*** - Errata - Folha de aprovação*** - Título** - Autores e credenciais** - Resumo** - Palavras-chave** - Abstract** - Key words** ELEMENTOS TEXTUAIS - Introdução - Referencial teórico - Estudo de Caso**** - Considerações Finais ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS - Agradecimentos - Referências Fonte: ABNT NBR 14724:2011 *Os elementos apresentados em negrito são considerados essenciais; os demais são opcionais. **São apresentados em folha única, em sequência, podendo extrapolar para a página seguinte, sendo, dessa forma sucedida pela Introdução. ***Apenas apresentados na versão em capa dura. ****No tópico Estudo de Caso o autor poderá inserir os subtópicos metodologia e resultados, ficando a critério do mesmo a organização da apresentação do estudo de caso. As folhas são contadas a partir da folha de rosto sequencialmente, mas só é impresso o número a partir da introdução.

19 PARTE EXTERNA - Capa - Lombada*** PARTE INTERNA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS - Folha de rosto - Ficha catalográfica (verso da folha de rosto)*** - Errata - Folha de aprovação*** - Dedicatória - Agradecimentos - Epígrafe - Resumo em língua vernácula - Resumo em língua estrangeira - Lista de ilustrações (figuras, quadros, gráficos) - Lista de tabelas - Lista de abreviaturas e siglas - Listas de símbolos -Sumário ELEMENTOS TEXTUAIS - Introdução - Objetivos - Objetivo geral - Objetivos específicos - Justificativa - Referencial Teórico - Desenvolvimento - **Execução - **Memorial de cálculo - **Memorial descritivo, etc. - Considerações Finais ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS - Referências - glossário - apêndice(s) - anexo (s) - Índice(s) Fonte: ABNT NBR 14724:2011 *Os elementos apresentados em negrito são considerados essenciais; os demais são opcionais. **No item desenvolvimento, os subtópicos e forma de apresentação do projeto ficarão à critério do autor, no entanto, devem ser respeitadas todas as exigências do barema, específicas para cada tipo de projeto. ***Apenas apresentados na versão em capa dura. As folhas são contadas a partir da folha de rosto sequencialmente, mas só é impresso o número a partir da introdução.

20 Deve ser escrita sem subdivisões explícitas, no entanto, deve abordar, num texto coeso, os seguintes subitens: Caracterização do assunto e sua motivação; Justificativa do trabalho (trata-se da relevância, do por que tal pesquisa deve ser realizada. Quais os motivos que a justificam? Que contribuições para a compreensão, intervenção ou solução para o problema?); Os objetivos (Indique o objetivo geral e os específicos. Objetivo significa uma ação, que pode ser desenvolvida teoricamente ou em campo. Como farei para alcançar determinado objetivo? A seguir leia as sugestões de verbos no infinitivo para a descrição dos objetivos). A contextualização dos problemas envolvidos na pesquisa; Organização do trabalho. O texto deve ser escrito na terceira pessoa. Figuras e tabelas não devem ser inseridas no texto da introdução. As citações só devem ser utilizadas quando necessárias à contextualização ou indicação de estatísticas de interesse do tema.

21 Escreva o título geral ao invés de referencial teórico. O objetivo é responder teoricamente à questão norteadora e objetivos da pesquisa, explicando os dados obtidos em campo. Lembre-se que nem sempre a teoria explica a prática/realidade. Examine atentamente as questões e os objetivos do trabalho. O referencial teórico tem que estar diretamente ligado à proposta da pesquisa.

22 É a parte onde se descreve a metodologia adotada para o desenvolvimento do trabalho, um relato breve, porém completo e claro, das técnicas e processos empregados na pesquisa; Área de estudo, modelo empírico ou variáveis, método de pesquisa, tipo de pesquisa, população e amostra, técnicas de pesquisa, coleta, tratamento e análise dos dados, bem como o delineamento experimental; O texto deve ser preciso permitindo ao leitor compreender e interpretar os resultados.

23 Devem ser apresentados de forma detalhada, propiciando ao leitor a percepção completa dos resultados obtidos, incluindo ilustrações como quadros, figuras ou tabelas, com citações de autores que respaldem os resultados. É o momento em que o autor desenvolve a comparação dos resultados alcançados pelo estudo com aqueles descritos no referencial teórico. Deve estabelecer relações entre causas e efeitos; deduzir as generalizações e princípios básicos, que tenham comprovação nos fatos experimentais; esclarecer as exceções, modificações ou contradições das hipóteses, teorias e princípios diretamente relacionados com os fatos estudados e assinalar as aplicações práticas ou teóricas dos resultados obtidos, com indicação clara das limitações impostas.

24 Síntese final do TCC, a conclusão constitui uma resposta à(s) proposição(ões) ou objetivo(s). Alicerçada nos resultados, a partir da ideia principal, defendendo ou rechaçando o argumento inicial e dando fechamento ao trabalho. Inclui propostas e recomendações para implementação de resultados e novas pesquisas, devendo estar associada aos elementos que compuseram a introdução e ressaltar as limitações ocorridas. Deve-se evitar citações bibliográficas.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DIAGRAMAÇÃO. Gesiane Rebouças

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DIAGRAMAÇÃO. Gesiane Rebouças TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DIAGRAMAÇÃO Gesiane Rebouças gesianereboucas@gmail.com ESTRUTURA DE TRABALHOS ACADÊMICOS MONOGRAFIA PARTE EXTERNA - Capa - Lombada*** PARTE INTERNA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

Leia mais

TCC FORMATAÇÃO. Gesiane Rebouças

TCC FORMATAÇÃO. Gesiane Rebouças TCC FORMATAÇÃO Gesiane Rebouças gesianereboucas@gmail.com ESTRUTURA DE TRABALHOS ACADÊMICOS MONOGRAFIA PARTE EXTERNA - Capa - Lombada*** PARTE INTERNA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS - Folha de rosto - Ficha catalográfica

Leia mais

Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre. Prof.: Msc. Shaiala Aquino Institucional:

Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre. Prof.: Msc. Shaiala Aquino  Institucional: Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre Prof.: Msc. Shaiala Aquino Email Institucional: sassantos.vic@ftc.edu.br Aula 03: Elaboração Projeto de Engenharia PROJETO DE ENGENHARIA O objetivo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2 TCC2 Direção da Escola de Arquivologia Coordenação

Leia mais

Aula 7 Estrutura de monografias científicas (TCCs, dissertações e teses)

Aula 7 Estrutura de monografias científicas (TCCs, dissertações e teses) Metodologia Científica Aula 7 Estrutura de monografias científicas (TCCs, dissertações e teses) Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Normas Brasileiras NBR 14724:2002 Elaboração e Apresentação

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DO ESPÍRITO SANTO FACULDADE PIO XII REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DO ESPÍRITO SANTO FACULDADE PIO XII REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DO ESPÍRITO SANTO FACULDADE PIO XII REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Cariacica 2011 1 1 - INTRODUÇÃO O Trabalho de Conclusão de Curso é uma atividade obrigatória

Leia mais

ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O trabalho científico deverá ser organizado de acordo com a estrutura abaixo, NBR 14724/2006: capa; folha de rosto; verso da folha de rosto (ficha catalográfica)

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA PIO DÉCIMO FACULDADE PIO DÉCIMO

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA PIO DÉCIMO FACULDADE PIO DÉCIMO ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA PIO DÉCIMO FACULDADE PIO DÉCIMO MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA DOS CURSOS DE ENGENHARIA NÚCLEO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ARACAJU 2012 NÚCLEO

Leia mais

Técnicas de Pesquisa

Técnicas de Pesquisa Técnicas de Pesquisa Aula 04 Formatação (Normas ABNT) Katia A. G. de Azevedo Vanessa Rolnik Artioli 2º. Semestre 2012 Curso: Matemática Aplicada a Negócios Formatação ABNT NBR 14724 Princípios gerais para

Leia mais

NORMAS PARA REDAÇÃO DA MONOGRAFIA

NORMAS PARA REDAÇÃO DA MONOGRAFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CÂMPUS JATAÍ CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA FLORESTAL NORMAS PARA REDAÇÃO DA MONOGRAFIA 1. Formatação geral Os textos devem ser digitados em cor preta, podendo utilizar

Leia mais

CAPA (elemento obrigatório) Deve conter dados que identifiquem a obra (nome da instituição, autor, título, local, ano).

CAPA (elemento obrigatório) Deve conter dados que identifiquem a obra (nome da instituição, autor, título, local, ano). ESTRUTURA DO PROJETO DE TCC O trabalho científico deverá ser organizado de acordo com a estrutura abaixo, NBR 14724/2006: capa; folha de rosto; verso da folha de rosto (ficha catalográfica) folha de aprovação

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DO ESPÍRITO SANTO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DO ESPÍRITO SANTO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DO ESPÍRITO SANTO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Cariacica abril de 2015 1 1 - INTRODUÇÃO O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade obrigatória

Leia mais

EDITAL 007/2014- CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CRONOGRAMA DE TRABALHO - DISCIPLINA TC II

EDITAL 007/2014- CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CRONOGRAMA DE TRABALHO - DISCIPLINA TC II UNIVERSIDADE DO EDITAL 007/2014- CRONOGRAMA DE TRABALHO - DISCIPLINA TC II Prezados Acadêmicos, segue abaixo o cronograma de trabalho da disciplina Trabalho de Curso II (TC II), do Curso de Administração

Leia mais

AULA 1 Prof.: Rigoni, Emerson UTFPR - UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DAELT - DEPARTAMENTO DE ELETROTÉCNICA COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO: Página da Disciplina: http://www.rigoni.com.br/tcc.htm E-Mail:

Leia mais

AULA 1. Responsáveis: Annemarlen Gehrke Castagna e Marcelo de Oliveira Rosa

AULA 1. Responsáveis: Annemarlen Gehrke Castagna e Marcelo de Oliveira Rosa AULA 1 Responsáveis: Annemarlen Gehrke Castagna e Marcelo de Oliveira Rosa UTFPR - UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DAELT - DEPARTAMENTO DE ELETROTÉCNICA COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO: Página da Disciplina:

Leia mais

REGRAS GERAIS APRESENTAÇÃO Formato Margem Espacejamento Notas rodapé Indicativos seção ABNT NBR 6024 Paginação

REGRAS GERAIS APRESENTAÇÃO Formato Margem Espacejamento Notas rodapé Indicativos seção ABNT NBR 6024 Paginação ANEXO 01 REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO Formato O texto deverá ser apresentado em papel branco, formato A4 (21 cm x 29,7 cm), digitado no anverso das folhas, com exceção da folha de rosto cujo verso deverá

Leia mais

NORMAS ABNT PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

NORMAS ABNT PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS NORMAS ABNT PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Gláucia Maria Saia Cristianini Biblioteca Prof. Achille Bassi Fontes: Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: documento eletrônico

Leia mais

MANUAL DE NORMATIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO NO FORMATO PADRÃO

MANUAL DE NORMATIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO NO FORMATO PADRÃO MANUAL DE NORMATIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO NO FORMATO PADRÃO Passo Fundo 2015 APRESENTAÇÃO De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, 2011), uma dissertação é um documento

Leia mais

MANUAL PARA CONFECÇÃO DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO (TG)

MANUAL PARA CONFECÇÃO DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO (TG) MANUAL PARA CONFECÇÃO DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO (TG) APRESENTAÇÃO O presente manual tem por objetivo orientar os alunos dos Cursos de Graduação de Tecnólogo em Logística, Informática e Aeronáutica quanto

Leia mais

ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO - TCC

ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO - TCC ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO - TCC A estrutura de trabalhos acadêmicos (TCC) compreende: parte externa e parte interna. Com a finalidade de orientar os acadêmicos, a disposição de elementos é dada no

Leia mais

MANUAL DE NORMATIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO NO FORMATO DE ARTIGOS

MANUAL DE NORMATIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO NO FORMATO DE ARTIGOS MANUAL DE NORMATIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO NO FORMATO DE ARTIGOS Passo Fundo 2015 APRESENTAÇÃO De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, 2011), uma dissertação é um documento

Leia mais

PROJETO DE FINAL DE CURSO (PFC)

PROJETO DE FINAL DE CURSO (PFC) PROJETO DE FINAL DE CURSO (PFC) Aula inaugural 12-08-10 Prof. Paulo Borges (Coordenador da disciplina) Email: pborges@civil.cefetmg.br ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE O PFC Ementa Planejamento, desenvolvimento

Leia mais

APÊNDICE 1 ELEMENTOS MÍNIMOS PARA FORMATAÇÃO DE TRABALHOS

APÊNDICE 1 ELEMENTOS MÍNIMOS PARA FORMATAÇÃO DE TRABALHOS APÊNDICE 1 ELEMENTOS MÍNIMOS PARA FORMATAÇÃO DE TRABALHOS A formatação dos trabalhos realizados na Pós-graduação stricto sensu do Centro Universitário Franciscano deverá estar de acordo com o item 5 (Regras

Leia mais

Normalizaçã. ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT)

Normalizaçã. ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT) Seção Técnica de Referência e Atendimento ao Usuário e Documentação STRAUD bibl-refere@marilia.unesp.br Normalizaçã ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT) Marília 2017 NBR 14724:2011 Apresentação de trabalhos

Leia mais

ANEXO II PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA

ANEXO II PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA ANEXO II PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA A elaboração da monografia deve ter como referência a ABNT NBR 14724:2011, disponível no Portal BU/UFSC (http://portalbu.ufsc.br/normalizacao-de-trabalhos-2/),

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE TECNOLOGO EM PROCESSOS GERENCIAIS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE TECNOLOGO EM PROCESSOS GERENCIAIS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE TECNOLOGO EM PROCESSOS GERENCIAIS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O presente Regulamento tem por finalidade normalizar

Leia mais

Normalização de Trabalhos Acadêmicos (ABNT): orientações gerais

Normalização de Trabalhos Acadêmicos (ABNT): orientações gerais Seção Técnica de Referência e Atendimento ao Usuário e Documentação STRAUD bibl-refere@marilia.unesp.br Normalização de Trabalhos Acadêmicos (ABNT): orientações gerais Maria Elisa V. Pickler Nicolino,

Leia mais

Estrutura de Trabalho Acadêmico, Citações e Referências e Demais Normas Aceitas pela USP para Dissertações e Teses

Estrutura de Trabalho Acadêmico, Citações e Referências e Demais Normas Aceitas pela USP para Dissertações e Teses Estrutura de Trabalho Acadêmico, Citações e Referências e Demais Normas Aceitas pela USP para Dissertações e Teses Elena Luzia Palloni Gonçalves Bibliotecária EESC/USP Diretrizes para Apresentação de Dissertações

Leia mais

MESTRADO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA/ PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

MESTRADO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA/ PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES REITORIA MESTRADO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA/ PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NORMA-REGULAMENTO: DISSERTAÇÃO Para agendar a Banca de Defesa, o

Leia mais

PROJETO DE FINAL DE CURSO (PFC)

PROJETO DE FINAL DE CURSO (PFC) PROJETO DE FINAL DE CURSO (PFC) Aula inaugural Prof. Paulo Borges (Coordenador da disciplina) Email: pborges@civil.cefetmg.br Prof. Cristina Guimarães César (Coordenadora do curso) Email: cristinagcesar@gmail.com

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 001/2017, DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS / CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO/ IARTE/ UFU.

RESOLUÇÃO Nº 001/2017, DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS / CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO/ IARTE/ UFU. RESOLUÇÃO Nº 001/2017, DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS / CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO/ IARTE/ UFU. Aprova instrução normativa que estabelece os critérios para a caracterização,

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO O trabalho deve ser digitado e impresso em papel branco ou reciclado no formato A4. O texto pode ser digitado no anverso e verso das folhas,

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO TEXTUAL DO TRABALHO FINAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO TEXTUAL DO TRABALHO FINAL CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO TEXTUAL DO TRABALHO FINAL Porf.a Paulina Gomes 1 INTRODUÇÃO Este roteiro apresenta, de forma resumida, os passos a

Leia mais

Metodologia científica: Elaboração de um trabalho monográfico Prof. Ricardo Tabach

Metodologia científica: Elaboração de um trabalho monográfico Prof. Ricardo Tabach Metodologia científica: Elaboração de um trabalho monográfico Prof. Ricardo Tabach Tipos de trabalhos científicos existentes Trabalho monográfico Resenha Resumo Relatórios Artigos científicos Painéis Trabalho

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Sociologia 1 Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Sociologia RESOLUÇÃO PPGS-UFPB Nº 06/2015 Regulamenta os procedimentos de elaboração e depósito

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE AGRONOMIA BIBLIOTECA PROF. ANTÔNIO TAVARES QUINTAS MANUAL DE NORMAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE AGRONOMIA BIBLIOTECA PROF. ANTÔNIO TAVARES QUINTAS MANUAL DE NORMAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS 0 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE AGRONOMIA BIBLIOTECA PROF. ANTÔNIO TAVARES QUINTAS MANUAL DE NORMAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS Porto Alegre 2013 1 SUMÁRIO 1 ESTRUTURA... 2 2 ELEMENTOS

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 1 ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 1 Estrutura de apresentação 1.1 Pré-textuais Capa (obrigatório) Lombada (obrigatório) Folha de rosto (obrigatório) Folha de aprovação

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (COM BASE NA ABNT-NBR e REGIMENTO GERAL DO PMBqBM)

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (COM BASE NA ABNT-NBR e REGIMENTO GERAL DO PMBqBM) UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA Campus DE VITÓRIA DA CONQUISTA PROGRAMA MULTICÊNTRICO EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR GUIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (COM BASE NA ABNT-NBR 14724

Leia mais

Formatação de trabalhos acadêmicos. Segundo as normas da ABNT

Formatação de trabalhos acadêmicos. Segundo as normas da ABNT Formatação de trabalhos acadêmicos Segundo as normas da ABNT ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT/CB-001 - Comitê Brasileiro de Mineração e Metalurgia ABNT/CB-005 - Comitê Brasileiro Automotivo

Leia mais

MANUAL DE NORMATIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE DISSERTAÇÃO NO FORMATO DE ESTUDO OBSERVACIONAL/EXPERIMENTAL

MANUAL DE NORMATIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE DISSERTAÇÃO NO FORMATO DE ESTUDO OBSERVACIONAL/EXPERIMENTAL MANUAL DE NORMATIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE DISSERTAÇÃO NO FORMATO DE ESTUDO OBSERVACIONAL/EXPERIMENTAL Passo Fundo 2015 APRESENTAÇÃO De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA POSGRAP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS HÍDRICOS - PRORH

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA POSGRAP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS HÍDRICOS - PRORH 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA POSGRAP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS HÍDRICOS - PRORH INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2013 PRORH/UFS Assunto: Normas de

Leia mais

Manual TCC Curso de Direito

Manual TCC Curso de Direito 1 Manual TCC Curso de Direito 2 Diretor Geral Prof.º Weldon Bispo Silva Vice Direção Acadêmica Prof.º Fabiano Ferraz Vice Direção Administrativo Sra. Rafaella Nóbrega Coordenador do Curso de Administração

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA APLICADA MESTRADO EM QUÍMICA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA APLICADA MESTRADO EM QUÍMICA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA APLICADA MESTRADO EM QUÍMICA ESTRUTURA DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO E DA DISSERTAÇÃO PONTA

Leia mais

Programa de Pós Graduação em Saúde e Sociedade. Manual normativo para elaboração de Dissertações

Programa de Pós Graduação em Saúde e Sociedade. Manual normativo para elaboração de Dissertações Manual normativo para elaboração de Dissertações Mossoró/RN, Julho de 2016 Normas para formatação de Dissertação PPGSS 2016 1. DEFINIÇÃO: Dissertação Conceitualmente, a dissertação corresponde ao documento

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Orientação em normalização documentária APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Seção Técnica de Referência e Atendimento ao Usuário e Documentação bibl-refere@marilia.unesp.br Supervisão: Elizabete C. S.

Leia mais

Manual TCC Curso de Direito

Manual TCC Curso de Direito Faculdade Católica Recife TCC Direito 1 Manual TCC Curso de Direito Faculdade Católica Recife TCC Direito 2 Diretor Geral Prof.º Weldon Bispo Silva Vice Direção Acadêmica Prof.º Fabiano Ferraz Vice Direção

Leia mais

Normas para redação e apresentação de Teses e Dissertações

Normas para redação e apresentação de Teses e Dissertações MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DIAMANTINA - MINAS GERAIS ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº. 11-CONSEPE, DE 16 DE MAIO DE 2008. Normas para redação e apresentação de

Leia mais

NORMA 01/ INSTRUÇÕES E PROCEDIMENTOS NORMATIVOS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES

NORMA 01/ INSTRUÇÕES E PROCEDIMENTOS NORMATIVOS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no uso de suas atribuições, estabelece: NORMA 01/2014 - INSTRUÇÕES

Leia mais

21 ANEXO III: DAS DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DE CURSO 2

21 ANEXO III: DAS DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DE CURSO 2 21 ANEXO III: DAS DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DE CURSO 2 O Trabalho Final de Curso (TFC) caracteriza-se pela unicidade e delimitação do tema e pela profundidade do tratamento, e não por

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO DA FATEC SÃO CARLOS

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO DA FATEC SÃO CARLOS MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO DA FATEC SÃO CARLOS (DE ACORDO COM AS NORMAS DA ABNT: NBR 14724, NBR 10520 e NBR 6023) SÃO CARLOS 2018 SUMÁRIO Introdução... 3 Capítulo 1 Trabalho de Graduação...4

Leia mais

DOUTORADO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA / PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

DOUTORADO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA / PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES REITORIA DOUTORADO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA / PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NORMA-REGULAMENTO: TESE Para agendar a Banca de Defesa, o aluno

Leia mais

MANUAL PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ENGENHARIA

MANUAL PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ENGENHARIA FACULDADE PRAIA GRANDE PROF. EUGENIO GALLO NETO MANUAL PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ENGENHARIA Praia Grande 2018 1 MANUAL PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE

Leia mais

ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 15 CONSEPE, DE 21 DE MAIO DE NORMAS PARA REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 15 CONSEPE, DE 21 DE MAIO DE NORMAS PARA REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 15 CONSEPE, DE 21 DE MAIO DE 2010. NORMAS PARA REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Trabalhos acadêmicos: trabalho de conclusão de curso (TCC), trabalho de graduação interdisciplinar

Leia mais

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE MANHUAÇU FACULDADE DO FUTURO

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE MANHUAÇU FACULDADE DO FUTURO SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE MANHUAÇU FACULDADE DO FUTURO NORMAS TÉCNICAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Manhuaçu 2015 Elaboração Juliana dos Santos Paiva e Santos Fabio Fortes

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO AMAZÔNICO EM ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NOME DO AUTOR (FONTE 12 CAIXA ALTA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO AMAZÔNICO EM ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NOME DO AUTOR (FONTE 12 CAIXA ALTA) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO AMAZÔNICO EM ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NOME DO AUTOR (FONTE 12 CAIXA ALTA) TÍTULO DO TRABALHO (FONTE 12 CAIXA ALTA - NEGRITO) Subtítulo

Leia mais

NORMAS GERAIS PARA A DEFESA

NORMAS GERAIS PARA A DEFESA NORMAS GERAIS PARA A DEFESA I.PROCESSO DE DEFESA Quando a dissertação estiver pronta para a defesa, o pós-graduando deverá entregar os seguintes documentos: a) Três versões impressas e uma versão em arquivo

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES. Gabriel Soares de Vasconcelos

INFORMÁTICA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES. Gabriel Soares de Vasconcelos INFORMÁTICA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES Roteiro Redação de textos ABNT Editores de textos MS Word Configuração ABNT no MS Word Redação de textos Definição É todo ato normativo e toda comunicação através da

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1ª Edição

REGULAMENTO INTERNO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1ª Edição REGULAMENTO INTERNO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1ª Edição Essas diretrizes têm por objetivo organizar a avaliação, validação e apresentação dos trabalhos de conclusão de curso da

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DE PONTA PORÃ (ALUNOS DA FIP) FACULDADES MAGSUL (ALUNOS DA MAGSUL) NOME DO (A) AUTOR (A)

FACULDADES INTEGRADAS DE PONTA PORÃ (ALUNOS DA FIP) FACULDADES MAGSUL (ALUNOS DA MAGSUL) NOME DO (A) AUTOR (A) FACULDADES INTEGRADAS DE PONTA PORÃ (ALUNOS DA FIP) FACULDADES MAGSUL (ALUNOS DA MAGSUL) NOME DO (A) AUTOR (A) TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO DO TRABALHO (SE HOUVER) Cidade Ano NOME DO (A) AUTOR (A) TÍTULO

Leia mais

(CAPA) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO VEGETAL. Nome do Acadêmico. Título da Dissertação/Tese

(CAPA) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO VEGETAL. Nome do Acadêmico. Título da Dissertação/Tese (CAPA) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO VEGETAL Nome do Acadêmico Título da Dissertação/Tese Montes Claros Ano de Publicação (FOLHA DE ROSTO) Nome do Autor (somente iniciais maiúsculas) Nome do trabalho:

Leia mais

REGULAMENTO PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS-JAPONÊS

REGULAMENTO PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS-JAPONÊS REGULAMENTO PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS-JAPONÊS UnB 2019 1 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE LETRAS REGULAMENTO PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA

Leia mais

1 Apresentação gráfica Formato do papel: A4 (210 x 297mm); Margens: esquerda e superior: 3cm, direita e inferior: 2cm;

1 Apresentação gráfica Formato do papel: A4 (210 x 297mm); Margens: esquerda e superior: 3cm, direita e inferior: 2cm; Breve orientação para formatação das 6 (seis) primeiras páginas de teses e dissertações, condição obrigatória para que os textos sejam divulgados pela Biblioteca Digital. Em caso de dúvida, consulte o

Leia mais

REGULAMENTO DE MONOGRAFIA DO CURSO DE FILOSOFIA DA UFRRJ

REGULAMENTO DE MONOGRAFIA DO CURSO DE FILOSOFIA DA UFRRJ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO Coordenação do Curso de Licenciatura em Filosofia - ICHS REGULAMENTO DE MONOGRAFIA DO CURSO DE FILOSOFIA DA UFRRJ CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DE PONTA PORÃ (ALUNOS DA FIP) FACULDADES MAGSUL (ALUNOS DA MAGSUL) NOME DO (S) AUTOR (ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

FACULDADES INTEGRADAS DE PONTA PORÃ (ALUNOS DA FIP) FACULDADES MAGSUL (ALUNOS DA MAGSUL) NOME DO (S) AUTOR (ES) EM ORDEM ALFABÉTICA FACULDADES INTEGRADAS DE PONTA PORÃ (ALUNOS DA FIP) FACULDADES MAGSUL (ALUNOS DA MAGSUL) NOME DO (S) AUTOR (ES) EM ORDEM ALFABÉTICA TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO DO TRABALHO (SE HOUVER) Cidade Ano NOME

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS FACULDADE DE NUTRIÇÃO COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO 1

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS FACULDADE DE NUTRIÇÃO COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO 1 NORMAS PARA ELABORAÇÃO, APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Seção I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constitui atividade obrigatória para fins

Leia mais

Comitê de Avaliação de Trabalhos de Conclusão de Cursos da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Taquaritinga/SP

Comitê de Avaliação de Trabalhos de Conclusão de Cursos da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Taquaritinga/SP CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TAQUARITINGA MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSOS (TCC) Comitê de Avaliação de Trabalhos de Conclusão

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DISSERTAÇÃO DE MESTRADO (SEGUNDO ABNT-NBR e REGIMENTO GERAL DO PMBqBM)

GUIA PARA ELABORAÇÃO DISSERTAÇÃO DE MESTRADO (SEGUNDO ABNT-NBR e REGIMENTO GERAL DO PMBqBM) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI UFSJ CAMPUS CENTRO-OESTE DONA LINDU CCO PROGRAMA MULTICÊNTRICO EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR - PMBqBM GUIA PARA ELABORAÇÃO DISSERTAÇÃO DE MESTRADO (SEGUNDO

Leia mais

Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Secretariado Executivo Trilingue. Faculdade de Presidente Prudente

Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Secretariado Executivo Trilingue. Faculdade de Presidente Prudente Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso Curso de Secretariado Executivo Trilingue Faculdade de Presidente Prudente Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso Curso de Secretariado Executivo Trilingue

Leia mais

Programa de Pós-graduação em Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Programa de Pós-graduação em Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde Universidade Nove de Julho - UNINOVE Programa de Pós-graduação em Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde Universidade Nove de Julho - UNINOVE Normas para Redação de Dissertações/Teses 1. Estrutura A estrutura de uma dissertação, tese ou

Leia mais

NORMATIZAÇÃO Nº 001/2012 DEA

NORMATIZAÇÃO Nº 001/2012 DEA NORMATIZAÇÃO Nº 001/2012 DEA TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 - A presente Normatização tem por finalidade regulamentar e/ou orientar o desenvolvimento das atividades do Trabalho de Conclusão

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS PARA ELABORAÇÂO DE MONOGRAFIA

NORMAS ESPECÍFICAS PARA ELABORAÇÂO DE MONOGRAFIA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE OCEANOGRAFIA E LIMNOLOGIA CURSO DE OCEANOGRAFIA NORMAS ESPECÍFICAS PARA ELABORAÇÂO DE MONOGRAFIA 1. MONOGRAFIA

Leia mais

I Jornada sobre Trabalhos Acadêmicos e Científicos

I Jornada sobre Trabalhos Acadêmicos e Científicos I Jornada sobre Trabalhos Acadêmicos e Científicos Trabalhos Acadêmicos Apresentação Referências Normativas ABNT NBR 6023 Referências Elaboração ABNT NBR 6024 Numeração Progressiva ABNT NBR 6027 Sumário

Leia mais

Manual para formatação de trabalhos

Manual para formatação de trabalhos UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Manual para formatação de trabalhos Passo Fundo, 2013. 1 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 2 2 ASPECTOS GERAIS SOBRE

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO RESOLUÇÃO Nº 002/2018 - PPGNUT, 13 de junho 2018. Dispõe sobre normas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CULTURA E SOCIEDADE - PGCULT MESTRADO INTERDISCIPLINAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CULTURA E SOCIEDADE - PGCULT MESTRADO INTERDISCIPLINAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CULTURA E SOCIEDADE - PGCULT MESTRADO INTERDISCIPLINAR NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS QUALIFICAÇÃO E DISSERTAÇÃO

Leia mais

INSTRUÇÕES GERAIS PARA CONFECÇÃO DO EXEMPLAR DA DISSERTAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FCT/UNESP

INSTRUÇÕES GERAIS PARA CONFECÇÃO DO EXEMPLAR DA DISSERTAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FCT/UNESP INSTRUÇÕES GERAIS PARA CONFECÇÃO DO EXEMPLAR DA DISSERTAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FCT/UNESP Estrutura do Trabalho Pré-texto: Capa (elemento externo) Lombada (elemento externo) Folha

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA

METODOLOGIA CIENTÍFICA METODOLOGIA CIENTÍFICA MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA AULA RESUMO professormarcelino@hotm ail.com Construindo um trabalho acadêmico: MONOGRAFIA FASES DO TRABALHO CIENTÍFICO 1. ESCOLHA DO TEMA O que você

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROEnG Nº 01/07

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROEnG Nº 01/07 INSTRUÇÃO NORMATIVA PROEnG Nº 01/07 Dispõe sobre normas complementares ao referencial metodológico da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT. A do Centro Universitário de Brusque Unifebe, no uso

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO DA UFV, CAMPUS VIÇOSA

REGULAMENTO GERAL DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO DA UFV, CAMPUS VIÇOSA REGULAMENTO GERAL DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO DA UFV, CAMPUS VIÇOSA CAPÍTULO I DA CONCEITUAÇÃO E OBJETIVOS Art. º Art. 2º O Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TESES / DISSERTAÇÕES

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TESES / DISSERTAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL Campus de CAMPO GRANDE PROGRAMA MULTICÊNTRICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR - PMBqBM - SBBq NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TESES / DISSERTAÇÕES

Leia mais

MATERIAL DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO (TCC) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

MATERIAL DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO (TCC) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA Faculdade de Odontologia Biblioteca Malvina Vianna Rosa MATERIAL DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO (TCC) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA Este documento

Leia mais

Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre. Prof.: Msc. Shaiala Aquino Institucional:

Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre. Prof.: Msc. Shaiala Aquino  Institucional: Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre Prof.: Msc. Shaiala Aquino Email Institucional: sassantos.vic@ftc.edu.br Aula 02: Elaboração de Artigo ARTIGO Artigo Científico de Divulgação;

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO OU TESE DE DOUTORADO (SEGUNDO ABNT-NBR 14724)

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO OU TESE DE DOUTORADO (SEGUNDO ABNT-NBR 14724) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI UFSJ CAMPUS CENTRO-OESTE DONA LINDU CCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE GUIA PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO OU TESE DE DOUTORADO (SEGUNDO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AMBIENTAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AMBIENTAIS REGULAMENTO DOS COMPONENTES CURRICULARES Página 1 de 16 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS I TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS II CAPÍTULO I DA CARACTERIZACÃO Art.

Leia mais

Orientações aos concluintes.

Orientações aos concluintes. Orientações aos concluintes referencia@ufersa.edu.br TRABALHO ACADÊMICO (NBR 14724/2011) Especificar os princípios gerais para a elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos. (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução FORMATO DAS DISSERTAÇÕES DO PPGEE As Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução (PPGEE) seguirão o seguinte formato: 1) Formatação

Leia mais

b) Revisão: os artigos de revisão analisam e discutem trabalhos já publicados, revisões bibliográficas etc.

b) Revisão: os artigos de revisão analisam e discutem trabalhos já publicados, revisões bibliográficas etc. 1 O Artigo Científico e sua estrutura Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do

Leia mais

Figura 45: Modelo de epígrafe Figura 46: Modelo de resumo em língua vernácula Figura 47: Modelo de resumo em língua estrangeira...

Figura 45: Modelo de epígrafe Figura 46: Modelo de resumo em língua vernácula Figura 47: Modelo de resumo em língua estrangeira... Lista de Figuras Figura 1: Tipos de conhecimento... 4 Figura 2: Classificação das ciências por Bunge (1974)... 8 Figura 3: Classificação das ciências por Mattar Neto (2002)... 9 Figura 4: Natureza, objetivo

Leia mais

ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO

ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO A estrutura de trabalhos de conclusão de curso, monografias, dissertações ou teses, de acordo com a NBR 14724, compreende: parte externa e parte interna. (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Núcleo de Medicina Tropical DATA DE IMPLEMENTAÇÃO 13/10/2017 REVISADO POR. Rodrigo Gurgel Gonçalves.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Núcleo de Medicina Tropical DATA DE IMPLEMENTAÇÃO 13/10/2017 REVISADO POR. Rodrigo Gurgel Gonçalves. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Núcleo de Medicina Tropical NORMA PARA A ELABORAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA TROPICAL DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA NORMA VERSÃO 002 ELABORADO

Leia mais

FACULDADE SANTA TEREZINHA CEST

FACULDADE SANTA TEREZINHA CEST NORMAS COMPLEMENTARES DE TRABALHO DE CURSO (MONOGRAFIA) Art. 1º. O presente documento tem por finalidade normatizar, no âmbito do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Faculdade Santa Terezinha CEST,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ESCOLA DE AGRONOMIA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ESCOLA DE AGRONOMIA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ESCOLA DE AGRONOMIA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS Goiânia, GO Março/2015

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE RIO CLARO BIBLIOTECA. Trabalhos Acadêmicos. Segundo a ABNT/NBR 14724:2005

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE RIO CLARO BIBLIOTECA. Trabalhos Acadêmicos. Segundo a ABNT/NBR 14724:2005 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE RIO CLARO BIBLIOTECA Trabalhos Acadêmicos Segundo a ABNT/NBR 14724:2005 Rio Claro- SP 2010 A estrutura de uma tese, dissertação ou trabalho acadêmico compreende:

Leia mais

NORMAS PARA FORMATAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NORMAS PARA FORMATAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Faculdades Milton Campos (FMC) NORMAS PARA FORMATAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Texto organizado a partir das normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) AUTORAS: Emilce Maria

Leia mais

Roteiro com Orientações para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso

Roteiro com Orientações para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso Roteiro com Orientações para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso Disciplina (EST APS) Curso de Tecnologia em Processamento de Dados Professora Responsável em 2011 : Vânia Franciscon Vieira 1 ÍNDICE

Leia mais

NORMAS PARA O PROJETO DE GRADUAÇÃO

NORMAS PARA O PROJETO DE GRADUAÇÃO CENTRO TECNOLÓGICO - UFES COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL NORMAS PARA O PROJETO DE GRADUAÇÃO DISCIPLINA: CTE 04675 PROJETO EM ENGENHARIA CIVIL RESOLUÇÃO No. 01 / 04 - CCEC O Colegiado do Curso de

Leia mais