UTILIZAÇÃO DE MEIOS DE CULTIVOS COM BAIXO CUSTO NA PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTES TOTAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UTILIZAÇÃO DE MEIOS DE CULTIVOS COM BAIXO CUSTO NA PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTES TOTAIS"

Transcrição

1 UTILIZAÇÃO DE MEIOS DE CULTIVOS COM BAIXO CUSTO NA PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTES TOTAIS USE OF LOW COST CULTURE MEDIA IN THE PRODUCTION OF TOTAL BIOSURFACTANTS Frederico Alves Lima (1) Larysse Caixeta Ferreira (2) Eloizio Júlio Ribeiro (3) Miriam Maria de Resende (4) Alan Willian Vilela Pomella (5) Resumo Biossurfactantes são moléculas de origem microbiana que possuem importante ação na redução tensão superficial. Dentre os biossurfactantes mais efetivos estão os lipopeptídeos produzidos por bactérias do gênero Bacillus. Variou-se as concentrações de extrato de levedura, xarope de glicose e cloreto de cálcio em cultivos bateladas. O meio de cultivo contendo extrato de levedura, xarope de glicose e cloreto de cálcio nas concentrações (g/l) de 20, 30 e 2 respectivamente, apresentou melhor desempenho. Nesta concentração, o microrganismo foi capaz de reduzir a tensão superficial de valores acima de 50 para 30 mn/m, ter um crescimento celular de 1,52 x 10 9 CFU/mL e consumir o maior percentual de carboidratos, entre as composições de meio de cultura estudadas. Palavras-chave: Produção de Biossurfactante, Bacillus amyloliquefaciens, meio de cultivo alternativo. Abstract Biosurfactants are molecules of microbial origin that have superficial action. Among the most effective are the lipopeptide biosurfactants produced by Bacillus. The concentrations of yeast extract, glucose syrup and calcium chloride were varied in batch cultures. The culture medium containing yeast extract, glucose syrup and calcium chloride in the concentrations (g/l) of 20, 30 and 2, respectively, presented the best performance. In these concentrations, the microorganism was able to reduce the value of superficial tension above 50 to 30 mn/m, cell growth of 1.52 x 10 9 CFU/mL and consume the highest percentage of carbohydrates, between the medium compositions of culture studied. Keywords: biosurfactants prduction, Bacillus amyloliquefaciens, alternative culture media. 1 Introdução Os biossurfactantes, ou surfactantes de origem microbiana, são geralmente sintetizados pelo crescimento aeróbico de microorganismos que podem ser derivados da fermentação por bactérias, fungos ou leveduras em meio de cultura. Os principais grupos são 1 (Mestre) em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia. Endereço eletrônico: alveslimafrederico@gmail.com 2 (Mestre) em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia. Endereço eletrônico: larysse_caixeta@hotmail.com 3 (Doutor) em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia. Endereço eletrônico: ejribeiro@ufu.br 4 (Doutor) em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos. Endereço eletrônico: mresende@ufu.br 5 (Gerente) na empresa Laboratório de BioControle Farroupilha S.A., Lallemand. Endereço eletrônico: alan@grupofarroupilha.com

2 glicolípidos, lipopéptidos, fosfolípidos, ácidos graxos, lípidos neutros e biossurfactantes poliméricos (RAMIRÉZ et al. 2015). O potencial de aplicação de um biossurfactante é baseado em suas propriedades funcionais que incluem emulsificação, separação, solubilização, desmulsão, redução da viscosidade líquida e redução da tensão superficial. Essas propriedades são aplicadas em vários campos da indústria de alimentos, bebidas, papel, têxteis, farmacêuticos, cosméticos e, especialmente, na indústria agrícola (MULLIGAN et al. 2001). Portanto, diante da vasta aplicação dos Bacillus amyloliquefaciens, o objetivo deste trabalho é analisar principalmente a produção de biomassa celular e biossurfactantes totais em meios de cultura de baixo custo. 2 Material e Métodos 2.1 Microrganismo utilizado Para a realização deste trabalho foi utilizado uma a bactéria Bacillus amyloliquefaciens cepa IT45. Este microrganismo foi registrado pelo National Germplasm Repository e fornecido pelo Laboratório de Biocontrole Farroupilha Lallemand, localizado na cidade de Patos de Minas MG. 2.2 Fermentação em mesa agitadora A fermentação foi realizada em mesa agitadora industrial. Os meios de cultura analisados foram Tr1, Tr2 e Tr3, as concentrações (g/l) de xarope de glicose, extrato de levedura e cloreto e cálcio para o primeiro foi de 10, 10 e 2; para o segundo foi de 30, 10 e 2; e para o terceiro foi de 30, 20 e 2. Os meios de cultivos foram distribuídos em garrafões com capacidade de 5 L, contendo 500mL de volume final para a realização dos ensaios. Ajustou-se o ph do meio de cultivo a ser fermentado para 6,50 ± 0,15 e esterilizou-se a 121,5ºC por 25 minutos. Adicionou-se aos meios de cultivo 1 ml de suspensão bacteriana referente a fase de ativação, contendo concentração igual a 1,5 x 10 8 UFC/mL. Depois de preparado, os garrafões foram incubados por 48 horas a temperatura de 30ºC e agitação de 200 rpm. 2.3 Métodos analíticos Viabilidade celular A viabilidade celular foi realizada por contagem microbiana em placa, estimando o número de colônia de células viáveis, isto é, capazes de se reproduzir em uma amostra. A metodologia foi desenvolvida pela EMBRAPA.

3 2.3.2 Tensão superficial e Biossurfactantes totais O método utilizado foi o descrito por DU NÖUY (1925), com o tensiômetro modelo K6 (Krüss GmbH, Humburgo, Alemanha), à temperatura ambiente. A concentração de biossurfatante foi calculada usando caldo fermentado livre de células pelo método gravimétrico descrito por ZHI et al. (2017). 3 Resultados e Discussão 3.1 Avaliação do crescimento celular e consumo de substrato frente a variação das fontes de carboidrato e nitrogênio. Para cada tratamento foram amostrados 4 pontos sendo eles nos tempos 0, 12, 24 e 48 horas. A Figura 2 mostra a cinética de crescimento celular e a variação do ph no processo fermentativo. Figura 2 Cinética de crescimento celular (UFC/mL) e ph para os diferentes meios de cultivo. Pode-se observar que o tratamento 1 teve o menor desempenho, uma vez que apresentou o menor crescimento celular de 5,8 x 10 8 UFC/mL, maior açúcar residual em torno de 69% e apresentou maior variação no ph. Este pior desempenho pode ser explicado pela limitação na concentração de xarope de glicose, uma vez que este produto apresenta baixo percentual de açúcares de fácil absorção. Os tratamentos 2 e 3 foram semelhantes, o crescimento celular foi 1,52 x 10 9 CFU/mL e 1,33 x 10 9 CFU/mL, açúcar residual de 54 e 52 (%) para os tratamentos 2 e 3, respectivamente. O ph para estes tratamentos teve uma pequena variação, variou de 6,5 até 6,8 nestas 48 horas de processo fermentativo. O alto valor percentual de açúcar residual pode ser explicado pela falta de produção de enzimas responsáveis pela quebra dos polissacarídeos, ou seja, o microrganismo para estes tratamentos consume somente açúcares de fácil absorção, como: glicose, maltose e maltotriose, por exemplo, presente no xarope de glicose.

4 YAN et al. (2017) estudando a produção de Surfactina por duas cepas de Bacillus amyloliquefaciens a partir de resíduos de grão de destilação (DGS) como substrato, tiveram bons rendimentos da biomassa. Avaliando o efeito da razão de inoculação das cepas MT45 e X82 eles observaram que a concentração celular final aumentou com aumento da quantidade de X82 no inoculo, variando de 5,1 x 10 8 para 12,6 x 10 8 UFC/mL. 3.2 Cinética de produção de Biossurfactantes Totais frente a variação das fontes de carboidratos e nitrogênio. A Figura 4 (A), mostra a cinética de produção de surfactantes de origem microbiana. O tratamento de maior destaque foi o Tr3, apresentando produção de biossurfactantes totais em torno de 4,30 g/l. O tratamento Tr1 apresentou menor destaque com a produção de 2,62 g/l depois de 48 horas de processo. Acredita-se que baixa produção do bioproduto pode estar associada a este baixo crescimento celular devido à baixa concentração do xarope de glicose. Figura 4 (A) Cinética de produção de Biossurfactantes totais (g/l). (B) Cinética da redução na tensão superficial (mn/m) para os diferentes meios de cultivo. A Figura 4 (B), mostra a cinética da redução da tensão superficial. O tratamento Tr3 reduziu a tensão superficial de valores acima de 50 mn/m para 30 mn/m. Essa redução significativa na tensão superficial evidencia a produção de superficiais agentes durante a fermentação. A diminuição pode ser explicada pelos metabolitos secundários produção, como biosurfactantes, por exemplo. RADHIKA et al. (2014) utilizando B. amyloliquefaciens USTBb com meio de sal mineral (MSM) e condições do processo de 180 rpm e temperatura de 37º C foi capaz de reduzir a tensão superficial de 62 para 28 mn/m, depois de 48 horas de processo. A mínima tensão superficial foi observada no meio da fase exponencial de crescimento celular (24 horas), depois deste período não houve mudanças significantes em tal valor.

5 4 Conclusões O meio de cultivo que teve melhor desempenho foi o tratamento 3 (Tr3), apresentando extrato de levedura, xarope de glicose e cloreto de cálcio nas concentrações (g/l) de 20, 30 e 2, respectivamente. Nesta concentração, o microrganismo foi capaz de reduzir a tensão superficial de valores acima de 50 para 30 mn/m, ter um crescimento celular de 1,52 x 10 9 CFU/mL e consumir o maior percentual de carboidratos, entre as composições de meio de cultura estudadas. 5 Agradecimentos Os autores agradecem o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Científico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Fundação do Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e do Laboratório de Biocontrole Farroupilha - Lallemand pela parceria. Referências DU NOÜY, P.L. An Interfacial Tensiometer for Universal Use. The Journal of General Physiology, v. 7, p , MULLICAN, C.N.; YONG, R.N.; GIBBS, B.F. Surfactant-enchanced remediation of contaminated soil: a review. Engineering Geology, v. 60, p. 371, RADHIKA, C., YAO, J., MASAKORALA, K., JAIN, A.K., KUMAR, R. Enhanced production and characterization of biosurfactant produced by a newly isolated Bacillus amyloliquefaciens USTBb using response surface methodology. Int. J. Curr. Microbiol. App. Sci. 3, 66 80, RAMIRÉZ IM, TSAOUSI K, RUDDEN M, MARCHANT R, ALAMEDA EJ, ROMÁN MG, BANAT IM. Rhamnolipid and surfactin production from olive oil mill waste as sole carbon source. Bioresour Technol, v.198, p , YAN, Z.; QUN, W.; YAN, C. Production of surfactin from waste distiller`s grains by co-culture fermentation of two Bacillus amyloliquefaciens staims. Bioresource Technology, v. 235, p , ZHI, Y.; WU, Q.; XU, Y. Genome and transcriptome analysis of surfactin biosynthesis in Bacillus amyloliquefaciens MT45. Sci. Rep. 7, 40976,

AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTES POR DIFERENTES LINHAGENS DE Bacillus sp. ISOLADAS DE SOLOS DE MANGUEZAL

AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTES POR DIFERENTES LINHAGENS DE Bacillus sp. ISOLADAS DE SOLOS DE MANGUEZAL AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTES POR DIFERENTES LINHAGENS DE Bacillus sp. ISOLADAS DE SOLOS DE MANGUEZAL D.W.F. OLIVEIRA,D.P. BEZERRA, I. W. L. DE FRANÇA, B. N. SANTOS, V.M.M. MELO, L.R.B. GONÇALVES

Leia mais

ESTUDO DE BIOSSURFACTANTE COMERCIAL PARA APLICAÇÃO AMBIENTAL

ESTUDO DE BIOSSURFACTANTE COMERCIAL PARA APLICAÇÃO AMBIENTAL ESTUDO DE BIOSSURFACTANTE COMERCIAL PARA APLICAÇÃO AMBIENTAL Ferreira I.N. (1).; Brasileiro P.P.F. (1) ; Rufino. R.D. (1) ; Luna J.M (. 1) ; Sarubbo. L.A. (1) isabelanatalia13@hotmail.com (1) Universidade

Leia mais

Marque a opção do tipo de trabalho que está inscrevendo: ( X ) Resumo ( ) Relato de Caso

Marque a opção do tipo de trabalho que está inscrevendo: ( X ) Resumo ( ) Relato de Caso Marque a opção do tipo de trabalho que está inscrevendo: ( X ) Resumo ( ) Relato de Caso BIOSSURFACTANTES DE Bacillus pumilus PRODUZIDOS EM MEIO DE CULTIVO COMPOSTO DE SORO DE LEITE AUTOR PRINCIPAL: Ângela

Leia mais

PRODUÇÃO DE EXTRATO BRUTO DE BIOSURFACTANTE POR PSEUDOMONAS AERUGINOSA (UFPEDA 741) EM MEIO COM GLICEROL E ÓLEO DE SOJA RESIDUAL

PRODUÇÃO DE EXTRATO BRUTO DE BIOSURFACTANTE POR PSEUDOMONAS AERUGINOSA (UFPEDA 741) EM MEIO COM GLICEROL E ÓLEO DE SOJA RESIDUAL Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Campus Ponta Grossa - Paraná - Brasil ISSN: 191-366/ v., suplemento: p. 2-, 11 D.O.I:.39/S191-36617S1 Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial

Leia mais

FÁBIO COELHO SAMPAIO. CONVERSÃO DE XILOSE EM XILITOL POR Debaryomyces hansenii UFV-170 EM MEIO SEMI-SINTÉTICO

FÁBIO COELHO SAMPAIO. CONVERSÃO DE XILOSE EM XILITOL POR Debaryomyces hansenii UFV-170 EM MEIO SEMI-SINTÉTICO FÁBIO COELHO SAMPAIO CONVERSÃO DE XILOSE EM XILITOL POR Debaryomyces hansenii UFV-170 EM MEIO SEMI-SINTÉTICO Tese apresentada à Universidade Federal de Viçosa, como parte das exigências do Programa de

Leia mais

AVALIAÇÃO DE SUBSTRATOS DE BAIXO CUSTO NA PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTES DO TIPO LIPOPEPTÍDEOS

AVALIAÇÃO DE SUBSTRATOS DE BAIXO CUSTO NA PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTES DO TIPO LIPOPEPTÍDEOS AVALIAÇÃO DE SUBSTRATOS DE BAIXO CUSTO NA PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTES DO TIPO LIPOPEPTÍDEOS Í. W. L. DE FRANÇA 1, J. A. M. LEMOS 1, B. NOVAIS 1, C. S. LEMOS 2, V. M. M. MELO 3, H. B. SANTANA 1, L. R.

Leia mais

AVALIAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE MELAÇO DE SOJA NA PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTE

AVALIAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE MELAÇO DE SOJA NA PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTE AVALIAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE MELAÇO DE SOJA NA PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTE M. S. RODRIGUES 1, F. S. MOREIRA 1, T. P. SILVA 1, B. C. C. GOMES 1, V. L. CARDOSO 1 e M. M. RESENDE 1 1 Universidade Federal

Leia mais

EFEITO DE DIFERENTES FORMAS DE PREPARO DO INÓCULO E DE CONCENTRAÇÕES DOS NUTRIENTES NA PRODUÇÃO DE ETANOL POR Saccharomyces cerevisiae UFPEDA 1238

EFEITO DE DIFERENTES FORMAS DE PREPARO DO INÓCULO E DE CONCENTRAÇÕES DOS NUTRIENTES NA PRODUÇÃO DE ETANOL POR Saccharomyces cerevisiae UFPEDA 1238 EFEITO DE DIFERENTES FORMAS DE PREPARO DO INÓCULO E DE CONCENTRAÇÕES DOS NUTRIENTES NA PRODUÇÃO DE ETANOL POR Saccharomyces cerevisiae UFPEDA 1238 Lima, D. A. (1), Luna, R. L. N. (1), Rocha, J. M. T. S.

Leia mais

REMOÇÃO DE FERRO POR MEMBRANA LÍQUIDA PELA PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTE DE PSEUDOMONAS AERUGINOSA 10145

REMOÇÃO DE FERRO POR MEMBRANA LÍQUIDA PELA PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTE DE PSEUDOMONAS AERUGINOSA 10145 REMOÇÃO DE FERRO POR MEMBRANA LÍQUIDA PELA PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTE DE PSEUDOMONAS AERUGINOSA 10145 REMOVAL OF IRON BY LIQUID MEMBRANE BY PSEUDOMONAS AERUGINOSA 10145 BIOSURFACTANT PRODUCTION Resumo

Leia mais

CINÉTICA DO CRESCIMENTO MICROBIANO. Prof. João Batista de Almeida e Silva Escola de Engenharia de Lorena-USP

CINÉTICA DO CRESCIMENTO MICROBIANO. Prof. João Batista de Almeida e Silva Escola de Engenharia de Lorena-USP CINÉTICA DO CRESCIMENTO MICROBIANO Prof. João Batista de Almeida e Silva Escola de Engenharia de Lorena-USP Hidrólise Glicose 8 ATP Piruvato 6 ATP Produtos de Fermentação ( lactato, álcoois, ácidos, etc.)

Leia mais

OTIMIZAÇÃO DA OBTENÇÃO DE BIOSSURFACTANTE POR BACILLUS SUBTILIS ATCC (9372) A PARTIR DE MELAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR

OTIMIZAÇÃO DA OBTENÇÃO DE BIOSSURFACTANTE POR BACILLUS SUBTILIS ATCC (9372) A PARTIR DE MELAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR OTIMIZAÇÃO DA OBTENÇÃO DE BIOSSURFACTANTE POR BACILLUS SUBTILIS ATCC (9372) A PARTIR DE MELAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR M. G. MARIM 1, M. V. S. LIMA 1, E. BONA 1 1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná,

Leia mais

PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTE POR BACILLUS SUBTILIS UTILIZANDO RESÍDUO DO PROCESSAMENTO DO ABACAXI COMO SUBSTRATO

PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTE POR BACILLUS SUBTILIS UTILIZANDO RESÍDUO DO PROCESSAMENTO DO ABACAXI COMO SUBSTRATO PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTE POR BACILLUS SUBTILIS UTILIZANDO RESÍDUO DO PROCESSAMENTO DO ABACAXI COMO SUBSTRATO D. D. Ehrhardt 1, J.F.F. Secato 1 e E. B. Tambourgi 1 1 Universidade Estadual de Campinas

Leia mais

MICRORGANISMOS E BIOTECNOLOGIA

MICRORGANISMOS E BIOTECNOLOGIA MICRORGANISMOS E BIOTECNOLOGIA BIOTECNOLOGIA - HISTÓRIA Estima-se que 8000 a.c., na Mesopotâmia, os povos selecionavam as melhores sementes das melhores plantas para aumentar a colheita. Fabricação de

Leia mais

Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Química para contato:

Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Química  para contato: INFLUÊNCIA DA CARDIOLIPINA NA PRODUÇÃO DE ÁCIDO HIALURÔNICO UTILIZANDO PEPTONA DE SOJA OU EXTRATO DE LEVEDURA COMO FONTES DE NITROGÊNIO EM FERMENTAÇÕES SUBMERSAS D. S. P. MOREIRA 1, R. C. OLIVEIRA 1, M.

Leia mais

Otimização do meio e condições de cultura do Rhodococcus erythropolis ATCC4277

Otimização do meio e condições de cultura do Rhodococcus erythropolis ATCC4277 Otimização do meio e condições de cultura do Rhodococcus erythropolis ATCC4277 D. TODESCATO, D. G. D. ROCCA, D. MAASS, D. OLIVEIRA, S. M. A. GUELLI U. SOUZA, A. A. ULSON DE SOUZA Universidade Federal de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR PALOTINA MESTRADO - BIOENERGIA BIOETANOL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR PALOTINA MESTRADO - BIOENERGIA BIOETANOL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR PALOTINA MESTRADO - BIOENERGIA BIOETANOL Professor Dr. Joel Gustavo Teleken Palotina (PR), 15 de maio de 2014. SUMÁRIO 1) BIORREATORES 2) PROCESSO BIOETANOL 3) DESTILAÇÃO

Leia mais

AVALIAÇÃO DE SUCO DE CAJU COMO SUBSTRATO PARA O CULTIVO SUBMERSO DE Pseudomonas aeruginosa. do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFC;

AVALIAÇÃO DE SUCO DE CAJU COMO SUBSTRATO PARA O CULTIVO SUBMERSO DE Pseudomonas aeruginosa. do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFC; VI Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica 1/6 AVALIAÇÃO DE SUCO DE CAJU COMO SUBSTRATO PARA O CULTIVO SUBMERSO DE Pseudomonas aeruginosa Souza, M. C. M. 1, Rodrigues, T. H.

Leia mais

BRUNO MEIRELES XAVIER

BRUNO MEIRELES XAVIER BRUNO MEIRELES XAVIER Fermentação de soro de queijo por bactérias produtoras de ácido propiônico isoladas do rúmen de bovinos e efeitos nos parâmetros de fermentação ruminal in vitro. Tese apresentada

Leia mais

AVALIAÇÃO CINÉTICA DA PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTES BACTERIANOS

AVALIAÇÃO CINÉTICA DA PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTES BACTERIANOS AVALIAÇÃO CINÉTICA DA PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTES BACTERIANOS Quim. Nova, Vol. 32, No. 8, 2104-2108, 2009 Artigo Marta Heidtmann Pinto, Roberta Guimarães Martins e Jorge Alberto Vieira Costa* Escola de

Leia mais

6º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM PETRÓLEO E GÁS

6º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM PETRÓLEO E GÁS 6º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM PETRÓLEO E GÁS TÍTULO DO TRABALHO: ESTUDO DA APLICABILIDADE DO BIOSSURFACTANTE PRODUZIDO POR Bacillus subtilis LAMI005 EM BIORREMEDIAÇÃO in situ.

Leia mais

EFEITO DO CONTROLE DO ph NO CULTIVO DE Bacillus firmus CEPA 37 PARA A PRODUÇÃO DA ENZIMA CICLOMALTODEXTRINA- GLUCANO-TRANSFERASE (CGTASE)

EFEITO DO CONTROLE DO ph NO CULTIVO DE Bacillus firmus CEPA 37 PARA A PRODUÇÃO DA ENZIMA CICLOMALTODEXTRINA- GLUCANO-TRANSFERASE (CGTASE) 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 EFEITO DO CONTROLE DO ph NO CULTIVO DE Bacillus firmus CEPA 37 PARA A PRODUÇÃO DA ENZIMA CICLOMALTODEXTRINA- GLUCANO-TRANSFERASE (CGTASE) Jéssica Bravin

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS RIO CLARO

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS RIO CLARO unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS RIO CLARO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (MICROBIOLOGIA APLICADA) A INFLUÊNCIA DOS ELEMENTOS TRAÇOS,

Leia mais

Utilização do Glicerol como Fonte de Carbono em Fermentação Submersa

Utilização do Glicerol como Fonte de Carbono em Fermentação Submersa Utilização do Glicerol como Fonte de Carbono em Fermentação Submersa Myrella Tabosa 1,2, Leise Soares 1,2 e Gustavo Saavedra 1 1 Embrapa Agroindústria Tropical Rua Dra. Sara Mesquita, 2270, Planalto do

Leia mais

25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN

25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 ESTUDO DO EFEITO DO EXTRATO DE LEVEDURA E DO AMIDO DE MILHO NO CULTIVO DE Bacillus firmus CEPA 37 PARA A PRODUÇÃO DA ENZIMA CICLOMALTODEXTRINA-GLUCANO-TRANSFERASE

Leia mais

ESTUDO DOS EFEITOS DOS COMPONENTES DO MEIO DE CULTURA PARA CRESCIMENTO CELULAR DE XANTHOMONAS CAMPESTRIS NYDA B-10.

ESTUDO DOS EFEITOS DOS COMPONENTES DO MEIO DE CULTURA PARA CRESCIMENTO CELULAR DE XANTHOMONAS CAMPESTRIS NYDA B-10. ESTUDO DOS EFEITOS DOS COMPONENTES DO MEIO DE CULTURA PARA CRESCIMENTO CELULAR DE XANTHOMONAS CAMPESTRIS NYDA B-10. M. S. SILVEIRA 1, G.A. S. PINTO 2 e S. RODRIGUES 3 1 Universidade Federal do Ceará, Departamento

Leia mais

LEVANTAMENTO DA CURVA DE CRESCIMENTO DA BACTÉRIA M. PHLEI PARA OBTENÇÃO DE BIOMASSA EM ENSAIOS DE SEPARAÇÃO SÓLIDO-LÍQUIDO

LEVANTAMENTO DA CURVA DE CRESCIMENTO DA BACTÉRIA M. PHLEI PARA OBTENÇÃO DE BIOMASSA EM ENSAIOS DE SEPARAÇÃO SÓLIDO-LÍQUIDO LEVANTAMENTO DA CURVA DE CRESCIMENTO DA BACTÉRIA M. PHLEI PARA OBTENÇÃO DE BIOMASSA EM ENSAIOS DE SEPARAÇÃO SÓLIDO-LÍQUIDO A.A.R. Assis 1, G.E.S. Valadão 2, P.S. Cisalpino 3 1 Curso de Pós-graduação em

Leia mais

Tecnologia de Bebidas Fermentadas. Thiago Rocha dos Santos Mathias

Tecnologia de Bebidas Fermentadas. Thiago Rocha dos Santos Mathias Tecnologia de Bebidas Fermentadas Thiago Rocha dos Santos Mathias thiago.mathias@ifrj.edu.br Tópicos Introdução aos Bioprocessos Tecnologia da cerveja Tecnologia do vinho Tecnologia da cachaça Introdução

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS FERMENTATIVOS. Professora: Erika Liz

INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS FERMENTATIVOS. Professora: Erika Liz INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS FERMENTATIVOS Professora: Erika Liz Características necessárias de microrganismos para aplicação industrial Apresentar elevada eficiência na conversão de nutrientes, de forma a

Leia mais

PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTE POR Aureobasidium

PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTE POR Aureobasidium PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTE POR Aureobasidium thailandense UTILIZANDO RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS D. P. MENESES 1, E. GUDIÑA 2, A. I. RODRIGUES 2, F. FERNANDES 1, L. RODRIGUES 2, S. RODRIGUES 1 1 Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE QUÍMICA CURSO DE QUÍMICA INDUSTRIAL FICHA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: ENGENHARIA BIOQUÍMICA CÓDIGO: GQB054 UNIDADE ACADÊMICA: FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA

Leia mais

TULIO DE LUCCA CAPELINI. PRODUÇÃO DE RAMNOLIPÍDIOS POR LINHAGENS DE Pseudomonas aeruginosa EM DIFERENTES FONTES DE CARBONO E CONDIÇÕES DE CULTIVO

TULIO DE LUCCA CAPELINI. PRODUÇÃO DE RAMNOLIPÍDIOS POR LINHAGENS DE Pseudomonas aeruginosa EM DIFERENTES FONTES DE CARBONO E CONDIÇÕES DE CULTIVO 0 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS TULIO DE LUCCA CAPELINI PRODUÇÃO DE RAMNOLIPÍDIOS POR LINHAGENS DE Pseudomonas aeruginosa EM DIFERENTES FONTES DE CARBONO E CONDIÇÕES DE CULTIVO Rio Claro 2009 1 TULIO DE LUCCA CAPELINI

Leia mais

ESTABILIDADE DE BIOSSURFACTANTE BACTERIANO DO TIPO LIPOPEPTÍDEO FRENTE ÀS VARIAÇÕES DE TEMPERATURA, ph E CONCENTRAÇÕES SALINAS

ESTABILIDADE DE BIOSSURFACTANTE BACTERIANO DO TIPO LIPOPEPTÍDEO FRENTE ÀS VARIAÇÕES DE TEMPERATURA, ph E CONCENTRAÇÕES SALINAS ESTABILIDADE DE BIOSSURFACTANTE BACTERIANO DO TIPO LIPOPEPTÍDEO FRENTE ÀS VARIAÇÕES DE TEMPERATURA, ph E CONCENTRAÇÕES SALINAS B. N. SANTOS 1, J. A. M. LEMOS 1,S. LEMOS 2, A. PARENTE 1, Í. W. L. DE FRANÇA

Leia mais

PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE BIOSSURFACTANTES: INTEGRANDO PROCESSOS PARA A COPRODUÇÃO DE BIOMASSA, BIOSSURFACTANTES E ALFA-AMILASE

PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE BIOSSURFACTANTES: INTEGRANDO PROCESSOS PARA A COPRODUÇÃO DE BIOMASSA, BIOSSURFACTANTES E ALFA-AMILASE PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE BIOSSURFACTANTES: INTEGRANDO PROCESSOS PARA A COPRODUÇÃO DE BIOMASSA, BIOSSURFACTANTES E ALFA-AMILASE Marília Rossi Maretti Faculdade de Química CEATEC ma.maretti@gmail.com Augusto

Leia mais

SELEÇÃO DE MICRORGANISMOS PARA AVALIAR A PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTE. Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Engenharia Química

SELEÇÃO DE MICRORGANISMOS PARA AVALIAR A PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTE. Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Engenharia Química SELEÇÃO DE MICRORGANISMOS PARA AVALIAR A PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTE R. K. P. Silva 1 ; S. F. M. Santos 1 ; A. F. de Almeida 2 ; P. V. S. Dias1 ; U. V. da R. Gomes 2 ; Willyan Araújo da Costa 1 1 Universidade

Leia mais

OTIMIZAÇÃO DE MEIO DE CULTURA PARA PRODUÇÃO DE BIOMASSA DE Bacillus thuringiensis POR METODOLOGIA DE SUPERFÍCIE DE RESPOSTA

OTIMIZAÇÃO DE MEIO DE CULTURA PARA PRODUÇÃO DE BIOMASSA DE Bacillus thuringiensis POR METODOLOGIA DE SUPERFÍCIE DE RESPOSTA OTIMIZAÇÃO DE MEIO DE CULTURA PARA PRODUÇÃO DE BIOMASSA DE Bacillus thuringiensis POR METODOLOGIA DE SUPERFÍCIE DE RESPOSTA G. MARÇAL 1 ; T.D.M de MEDEIROS 1 ; D.F COELHO 2 ; B. ZANCHETTA 2 ; P.G. MAZZOLA

Leia mais

Fatores Físicos e Químicos que Influenciam a Fermentação Alcoólica

Fatores Físicos e Químicos que Influenciam a Fermentação Alcoólica Fatores Físicos e Químicos que Influenciam a Fermentação Alcoólica CLÓVIS PARAZZI. Universidade Federal de São Carlos. Centro Ciências Agrárias -Araras SP. FERMENTAÇÃO ÁLCOÓLICA PRINCIPAIS FATORES QUE

Leia mais

AVALIAÇÃO DA PERFORMANCE DA Lactobacillus paracasei EM FERMENTAÇÕES BIOLÓGICAS: PRODUÇÃO DE ÁCIDOS ORGÂNICOS FERMENTATIONS: ORGANIC ACIDS PRODUCTION

AVALIAÇÃO DA PERFORMANCE DA Lactobacillus paracasei EM FERMENTAÇÕES BIOLÓGICAS: PRODUÇÃO DE ÁCIDOS ORGÂNICOS FERMENTATIONS: ORGANIC ACIDS PRODUCTION AVALIAÇÃO DA PERFORMANCE DA Lactobacillus paracasei EM FERMENTAÇÕES BIOLÓGICAS: PRODUÇÃO DE ÁCIDOS ORGÂNICOS Lactobacillus paracasei PERFORMANCE IN FERMENTATIONS: ORGANIC ACIDS PRODUCTION BIOLOGICAL Resumo

Leia mais

Meios de cultura bacteriano

Meios de cultura bacteriano Meios de cultura bacteriano O material preparado no laboratório para o crescimento de microrganismos. Inóculo e Cultura; Se desejarmos o crescimento de uma cultura de um certo microrganismo, por exemplo

Leia mais

PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTES UTILIZANDO EXTRATO AQUOSO DA ALGAROBA [Prosopis juliflora (SW)] COMO SUBSTRATO

PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTES UTILIZANDO EXTRATO AQUOSO DA ALGAROBA [Prosopis juliflora (SW)] COMO SUBSTRATO PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTES UTILIZANDO EXTRATO AQUOSO DA ALGAROBA [Prosopis juliflora (SW)] COMO SUBSTRATO A.S.A. de ANDRADE 1, N. J. de OLIVEIRA NETO 1 e A. F. de ALMEIDA 2 1 Universidade Federal da

Leia mais

VALORIZAÇÃO DO PERMEADO DE SORO DE LEITE PELA CO-PRODUÇÃO DE β-galactosidase E ETANOL POR Kluyveromyces marxianus

VALORIZAÇÃO DO PERMEADO DE SORO DE LEITE PELA CO-PRODUÇÃO DE β-galactosidase E ETANOL POR Kluyveromyces marxianus VALORIZAÇÃO DO PERMEADO DE SORO DE LEITE PELA CO-PRODUÇÃO DE β-galactosidase E ETANOL POR Kluyveromyces marxianus VALORIZATION OF MILK SERUM PERMEATE FOR THE PRODUCTION OF β-galactosidase AND ETHANOL BY

Leia mais

X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica

X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica Blucher Chemical Engineering Proceedings Dezembro de 2014, Volume 1, Número 1 X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica Influência da pesquisa em Engenharia Química no desenvolvimento

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO E PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTES POR Bacillus subitilis e Bacilus pumilus

AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO E PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTES POR Bacillus subitilis e Bacilus pumilus AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO E PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTES POR Bacillus subitilis e Bacilus pumilus Renata Kelly Pereira da Silva 1 ; Sharline Florentino de Melo Santos 2 ; Andrea Farias de Almeida 3 ; Paulo

Leia mais

IMOBILIZAÇÃO DE LEVEDURAS EM SUPORTES A BASE DE ALGINATO DE SÓDIO PARA APLICAÇÃO EM PROCESSOS DE DESCOLORAÇÃO DE EFLUENTES

IMOBILIZAÇÃO DE LEVEDURAS EM SUPORTES A BASE DE ALGINATO DE SÓDIO PARA APLICAÇÃO EM PROCESSOS DE DESCOLORAÇÃO DE EFLUENTES IMOBILIZAÇÃO DE LEVEDURAS EM SUPORTES A BASE DE ALGINATO DE SÓDIO PARA APLICAÇÃO EM PROCESSOS DE DESCOLORAÇÃO DE EFLUENTES Ana Beatriz Costa Silva (1) (1) Graduanda em Engenharia Sanitária e Ambiental

Leia mais

AVALIAÇÃO DA CINÉTICA DE CRESCIMENTO E PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTE POR Candida guilliermondii UTILIZANDO SUCO DE CAJU COMO FONTE DE CARBONO

AVALIAÇÃO DA CINÉTICA DE CRESCIMENTO E PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTE POR Candida guilliermondii UTILIZANDO SUCO DE CAJU COMO FONTE DE CARBONO AVALIAÇÃO DA CINÉTICA DE CRESCIMENTO E PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTE POR Candida guilliermondii UTILIZANDO SUCO DE CAJU COMO FONTE DE CARBONO Andressa Lais Maria de Melo (1)*; Willyan Araújo da Costa (1);

Leia mais

Tecnologia da Fabricação de Etanol

Tecnologia da Fabricação de Etanol Tecnologia da Fabricação de Etanol Matérias prima e preparo do mosto para produção de etanol A. Matéria prima e preparo do mosto 3 Sacarinas (açúcares) Amiláceas (amido) Celulósicas (2ª geração) 4 Mandioca

Leia mais

Estudo de meio de cultura para Bacillus Subtilis CCT516 utilizando técnica de planejamento experimental

Estudo de meio de cultura para Bacillus Subtilis CCT516 utilizando técnica de planejamento experimental Estudo de meio de cultura para Bacillus Subtilis CCT516 utilizando técnica de planejamento experimental JÖNK, M. W.¹, TODESCATO, D.¹, MAASS, D.¹, OLIVEIRA, D.¹, ULSON DE SOUZA, A. A.¹, GUELLI U. SOUZA,

Leia mais

Crescimento micelial de Agaricus blazei em diferentes substratos

Crescimento micelial de Agaricus blazei em diferentes substratos AKIHIKO MANABE Crescimento micelial de Agaricus blazei em diferentes substratos Tese apresentada à Universidade Federal de Viçosa, como parte das exigências do Programa de Pós Graduação em Microbiologia

Leia mais

Código da Disciplina: Enzimologia e Tecnologia das Fermentações II

Código da Disciplina: Enzimologia e Tecnologia das Fermentações II Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: FARMÁCIA Disciplina: Código da Disciplina: Enzimologia e Tecnologia das Fermentações II 061.1713.9 DRT: Etapa: Professor(es): JOSÉ

Leia mais

FABIANE DE MESQUITA BATISTA. PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTE POR Bacillus subtilis COM ELEVADA EFICIÊNCIA NA MOBILIZAÇÃO DE ÓLEO PESADO

FABIANE DE MESQUITA BATISTA. PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTE POR Bacillus subtilis COM ELEVADA EFICIÊNCIA NA MOBILIZAÇÃO DE ÓLEO PESADO FABIANE DE MESQUITA BATISTA PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTE POR Bacillus subtilis COM ELEVADA EFICIÊNCIA NA MOBILIZAÇÃO DE ÓLEO PESADO Dissertação apresentada à Universidade Federal de Viçosa, como parte das

Leia mais

4. MATERIAIS E MÉTODOS

4. MATERIAIS E MÉTODOS 58 4. MATERIAIS E MÉTODOS Neste capitulo são apresentados, os materiais, reagentes e equipamentos utilizados no estudo do processo de biossorção/flotação para a remoção de metais como, Mercúrio usando

Leia mais

PRODUÇÃO DE BIOHIDROGÊNIO POR SISTEMA HÍBRIDO DE PROCESSO FERMENTATIVO E FOTOFERMENTAÇÃO

PRODUÇÃO DE BIOHIDROGÊNIO POR SISTEMA HÍBRIDO DE PROCESSO FERMENTATIVO E FOTOFERMENTAÇÃO PRODUÇÃO DE BIOHIDROGÊNIO POR SISTEMA HÍBRIDO DE PROCESSO FERMENTATIVO E FOTOFERMENTAÇÃO BIOHYDROGEN PRODUCTION BY HYBRID SYSTEM OF FERMENTATION AND PHOTOFERMENTATION Felipe Santos Moreira (1) Marília

Leia mais

Palavras-chave: Pseudomonas; remediação; ambientes costeiros.

Palavras-chave: Pseudomonas; remediação; ambientes costeiros. UTILIZAÇÃO DE BIOSSURFACTANTE COMO AGENTE DE BIORREMEDIAÇÃO EM ÁGUA DO MAR A Resultados Parciais do Projeto de Iniciação Científica (PIBIC-UNICAP). Financiamento: CNPq, TERMOPE, UNICAP. Nathália Maria

Leia mais

Utilização de biossurfactante no escoamento de petróleo em campo maduro

Utilização de biossurfactante no escoamento de petróleo em campo maduro www.scientiaplena.org.br VOL. 12, NUM. 5 16 doi:.1488/sci.plena.16.54218 Utilização de biossurfactante no escoamento de petróleo em campo maduro Use of biosurfactant in the oil flow in mature field A.

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso: Farmácia Disciplina: Enzimologia e Tecnologia das Fermentações II Professor(es): José Alves Rocha Filho Carga horária:4h/a 68 semestral

Leia mais

PRODUÇÃO DE CÉLULAS ÍNTEGRAS DE Penicilium citrinum PARA APLICAÇÃO NA MODIFICAÇÃO DE ÓLEOS E GORDURAS

PRODUÇÃO DE CÉLULAS ÍNTEGRAS DE Penicilium citrinum PARA APLICAÇÃO NA MODIFICAÇÃO DE ÓLEOS E GORDURAS PRODUÇÃO DE CÉLULAS ÍNTEGRAS DE Penicilium citrinum PARA APLICAÇÃO NA MODIFICAÇÃO DE ÓLEOS E GORDURAS P. M. SATO 1, D. R. VILELA 1, K. C. de CASTRO 1, A. B. ARCAS 1, I. J. F. de ALMEIDA 1 ; L. H. RAMOS

Leia mais

Isolamento, Seleção e Cultivo de Bactérias Produtoras de Enzimas para Aplicação na Produção mais Limpa de Couros

Isolamento, Seleção e Cultivo de Bactérias Produtoras de Enzimas para Aplicação na Produção mais Limpa de Couros Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química Departamento de Engenharia Química Laboratório de Estudos em Couro e Meio Ambiente Isolamento, Seleção e Cultivo

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS COMO SUBSTRATO PARA PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTE POR YARROWIA LIPOLYTICA

UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS COMO SUBSTRATO PARA PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTE POR YARROWIA LIPOLYTICA UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS COMO SUBSTRATO PARA PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTE POR YARROWIA LIPOLYTICA F.F. Santos 1, L.V. da Silva 2, K.M.L. Freitas 3, M.H.M. Rocha Leão 4, P.F.F. Amaral 5 1,2,3,4,5 - Departamento

Leia mais

ESTUDO DA ESTABILIDADE DO BIOSSURFACTANTE PRODUZIDO POR PSEUDOMONAS CEPACIA

ESTUDO DA ESTABILIDADE DO BIOSSURFACTANTE PRODUZIDO POR PSEUDOMONAS CEPACIA ESTUDO DA ESTABILIDADE DO BIOSSURFACTANTE PRODUZIDO POR PSEUDOMONAS CEPACIA R. C. F. SOARES DA SILVA 1, D. G. ALMEIDA 1, P. P. F. BRASILEIRO 2, B. G. FREITAS 2, R. D. RUFINO 2 ; J. M. LUNA 2 e L. A. SARUBBO

Leia mais

Meios de cultura alternativos para a produção de biopesticida à base de Bacillus thuringiensis, para o controle da Spodoptera frugiperda

Meios de cultura alternativos para a produção de biopesticida à base de Bacillus thuringiensis, para o controle da Spodoptera frugiperda Meios de cultura alternativos para a produção de biopesticida à base de Bacillus thuringiensis, para o controle da Spodoptera frugiperda e Helicoverpa armigera. 1 Jéssica Batista Torres de Araújo 2, Fernando

Leia mais

D(-) LACTIC ACID PRODUCTION BY Sporolactobacillus nakayamae: OPTIMIZATION OF FERMENTATION PARAMETERS

D(-) LACTIC ACID PRODUCTION BY Sporolactobacillus nakayamae: OPTIMIZATION OF FERMENTATION PARAMETERS PRODUÇÃO DE D(-) ÁCIDO LÁTICO POR Sporolactobacillus nakayamae: OTIMIZAÇÃO DOS PARÂMETROS DE FERMENTAÇÃO D(-) LACTIC ACID PRODUCTION BY Sporolactobacillus nakayamae: OPTIMIZATION OF FERMENTATION PARAMETERS

Leia mais

Funcional de Saccharomyces cerevisiae durante fermentação

Funcional de Saccharomyces cerevisiae durante fermentação Bioenergética e Genética Funcional de Saccharomyces cerevisiae durante fermentação vinária durante a (Functional Genomics and Bioenergetics of Saccharomyces cerevisiae during winemaking) 100º Curso de

Leia mais

ESTUDO DA TEMPERATURA NA DISPONIBILIZAÇÃO DE FÓSFORO DE CONCENTRADO DE ROCHA FOSFÁTICA EM REATOR AIR-LIFT

ESTUDO DA TEMPERATURA NA DISPONIBILIZAÇÃO DE FÓSFORO DE CONCENTRADO DE ROCHA FOSFÁTICA EM REATOR AIR-LIFT 87 ESTUDO DA TEMPERATURA NA DISPONIBILIZAÇÃO DE FÓSFORO DE CONCENTRADO DE ROCHA FOSFÁTICA EM REATOR AIR-LIFT TEMPERATURE STUDY ON PHOSPHORUS PROVIDING FROM ROCK PHOSPHATE CONCENTRATE IN AIR-LIFT REACTOR

Leia mais

Ciência e Tecnologia de Alimentos ISSN: Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Ciência e Tecnologia de Alimentos ISSN: Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Ciência e Tecnologia de Alimentos ISSN: 1-261 revista@sbcta.org.br Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos Brasil Lopes HONORATO, Talita; RABELO, Maria Cristiane; Saavedra PINTO, Gustavo

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE PLANEJAMENTO EXPERIMENTTAL NA PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTE PELA LEVEDURA CANDIDA TROPICALIS A PARTIR DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS

UTILIZAÇÃO DE PLANEJAMENTO EXPERIMENTTAL NA PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTE PELA LEVEDURA CANDIDA TROPICALIS A PARTIR DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS UTILIZAÇÃO DE PLANEJAMENTO EXPERIMENTTAL NA PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTE PELA LEVEDURA CANDIDA TROPICALIS A PARTIR DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS D. G de ALMEIDA 1, R.C.F.S da SILVA 1, P. P. F. BRASILEIRO 2, J.M

Leia mais

REMEDIAÇÃO DE ÁGUAS CONTAMINADAS COM METAIS UTILIZANDO BIOSURFACTANTES

REMEDIAÇÃO DE ÁGUAS CONTAMINADAS COM METAIS UTILIZANDO BIOSURFACTANTES REMEDIAÇÃO DE ÁGUAS CONTAMINADAS COM METAIS UTILIZANDO BIOSURFACTANTES Cristina Silva da Silva Pontifícia Universidade Católica de Campinas CEATEC cristina.ss1@puccampinas.edu.br Augusto Etchegaray Júnior

Leia mais

PRODUÇÃO DE ÁCIDO LÁTICO POR BACTÉRIAS LÁTICAS IMOBILIZADAS EM MEIO COMPOSTO POR RESÍDUOS DA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS

PRODUÇÃO DE ÁCIDO LÁTICO POR BACTÉRIAS LÁTICAS IMOBILIZADAS EM MEIO COMPOSTO POR RESÍDUOS DA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS PRODUÇÃO DE ÁCIDO LÁTICO POR BACTÉRIAS LÁTICAS IMOBILIZADAS EM MEIO COMPOSTO POR RESÍDUOS DA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS C.E.S. Oliveira 1, C.L.C. Pinho 2, R.L. Araújo 3, I.M. Ferreira 4, W.S. Cotrim 5 1-Curso

Leia mais

Esterilização. D10 Dose de redução decimal. D0 Dose de inativação. DSAL Dose para assegurar SAL. F dose que inclui a probabilidade de contaminação

Esterilização. D10 Dose de redução decimal. D0 Dose de inativação. DSAL Dose para assegurar SAL. F dose que inclui a probabilidade de contaminação Esterilização D10 Dose de redução decimal D0 Dose de inativação DSAL Dose para assegurar SAL F dose que inclui a probabilidade de contaminação Cálculo da probabilidade da não esterilidade dos Microrganismos

Leia mais

Seleção de linhagens industriais de Saccharomyces cerevisiae para produção de ácidos orgânicos

Seleção de linhagens industriais de Saccharomyces cerevisiae para produção de ácidos orgânicos 14 Seleção de linhagens industriais de Saccharomyces cerevisiae para produção de ácidos orgânicos Luana Assis Serra 1, Thályta Fraga Pacheco 2, Flávia C. de Paula e Silva 3, João Ricardo Moreira de Almeida

Leia mais

ESTUDO DA PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTE EM CALDO DE FERMENTAÇÃO

ESTUDO DA PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTE EM CALDO DE FERMENTAÇÃO Quim. Nova, Vol. 33, No. 7, 1572-1577, 2010 Nota Técnica ESTUDO DA PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTE EM CALDO DE FERMENTAÇÃO Silvia Messias Bueno, Adriana Navarro da Silva* e Crispin Humberto Garcia-Cruz Instituto

Leia mais

CULTIVO, NUTRIÇÃO E MEIOS DE CULTURA UTILIZADOS NO CRESCIMENTO DE MICRORGANISMOS

CULTIVO, NUTRIÇÃO E MEIOS DE CULTURA UTILIZADOS NO CRESCIMENTO DE MICRORGANISMOS CULTIVO, NUTRIÇÃO E MEIOS DE CULTURA UTILIZADOS NO CRESCIMENTO DE MICRORGANISMOS CULTIVO: CONDIÇÕES FÍSICAS PARA O CRESCIMENTO MICROBIANO CULTIVO: CONDIÇÕES FÍSICAS PARA O CRESCIMENTO MICROBIANO CULTIVO:

Leia mais

Aula Prática. - Preparo de meio de cultivo. - Influência da temperatura no crescimento de microrganismos

Aula Prática. - Preparo de meio de cultivo. - Influência da temperatura no crescimento de microrganismos Aula Prática - Preparo de meio de cultivo - Influência da temperatura no crescimento de microrganismos PREPARO DE MEIO DE CULTIVO Exercício BDA (Batata-Dextrose-Ágar) - Caldo de batata ------------ 100ml

Leia mais

FABRICAÇÃO DO ÁLCOOL INTRODUÇÃO

FABRICAÇÃO DO ÁLCOOL INTRODUÇÃO Etanol??? Aplicado como combustível verde, em industrias de alimentos, perfumes, cosméticos e como insumo da industria química; Combustível potencialmente global; Alternativa muito procurada com a escassez

Leia mais

AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE ETANOL À PARTIR DA MANDIOCA

AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE ETANOL À PARTIR DA MANDIOCA AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE ETANOL À PARTIR DA MANDIOCA Juniele Gonçalves Amador 1 ; Ronaldo da Silva Maciel 2 ; Charles Souza Da Silva 3 ; Monique Virães Barbosa dos Santos 4 ;Cristian Jacques Bolner De

Leia mais

AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO DO MEIO DE PRODUÇÃO DE RAMNOLIPÍDIOS DE Pseudomonas aeruginosa

AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO DO MEIO DE PRODUÇÃO DE RAMNOLIPÍDIOS DE Pseudomonas aeruginosa FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE ALIMENTOS AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO DO MEIO DE PRODUÇÃO DE RAMNOLIPÍDIOS DE Pseudomonas aeruginosa ENG. QUÍMICA

Leia mais

PRODUTOS LNF PARA PRODUÇÃO DE ETANOL E ÁLCOOL POTÁVEL A PARTIR DE CEREAIS ENZIMAS PARA HIDRÓLISE DE AMIDO (ÁLCOOL POTÁVEL)

PRODUTOS LNF PARA PRODUÇÃO DE ETANOL E ÁLCOOL POTÁVEL A PARTIR DE CEREAIS ENZIMAS PARA HIDRÓLISE DE AMIDO (ÁLCOOL POTÁVEL) PRODUTOS LNF PARA PRODUÇÃO DE ETANOL E ÁLCOOL POTÁVEL A PARTIR DE CEREAIS A LNF Latino Americana conta com uma linha completa de produtos para produção de etanol e álcool potável a partir de fontes de

Leia mais

SELEÇÃO E APLICAÇÃO DE UM BIOSSURFACTANTE NA DESESTABILIZAÇÃO DE EMULSÕES ÓLEO-ÁGUA VIA FLOTAÇÃO POR AR DISSOLVIDO

SELEÇÃO E APLICAÇÃO DE UM BIOSSURFACTANTE NA DESESTABILIZAÇÃO DE EMULSÕES ÓLEO-ÁGUA VIA FLOTAÇÃO POR AR DISSOLVIDO SELEÇÃO E APLICAÇÃO DE UM BIOSSURFACTANTE NA DESESTABILIZAÇÃO DE EMULSÕES ÓLEO-ÁGUA VIA FLOTAÇÃO POR AR DISSOLVIDO F. C. P. ROCHA E SILVA 1, N. M. P. ROCHA E SILVA 2, A. E. MOURA 3, R. G. ALMEIDA 4, J.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR PALOTINA MESTRADO - BIOENERGIA BIOETANOL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR PALOTINA MESTRADO - BIOENERGIA BIOETANOL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR PALOTINA MESTRADO - BIOENERGIA BIOETANOL Joel Gustavo Teleken Palotina (PR), Maio de 2017. BIOETANOL 1) MATÉRIAS PRIMAS 2) BIORREATORES 3) PRODUÇÃO DE ETANOL 2 MATÉRIAS

Leia mais

ÁCIDO LÁCTICO PRODUÇÃO DE ÁCIDO LÁCTICO COMO PRECURSOR DE DERIVADOS QUÍMICOS DE ALTO VALOR AGREGADO

ÁCIDO LÁCTICO PRODUÇÃO DE ÁCIDO LÁCTICO COMO PRECURSOR DE DERIVADOS QUÍMICOS DE ALTO VALOR AGREGADO 1 Workshop sobre o Estado da Arte da Tecnologia de Produção de Etanol: de Olho na Segunda Geração CTBE/CNPEM ÁCIDO LÁCTICO PRODUÇÃO DE ÁCIDO LÁCTICO COMO PRECURSOR DE DERIVADOS QUÍMICOS DE ALTO VALOR AGREGADO

Leia mais

G. C. de MELLO AYRES I. Zimotécnico

G. C. de MELLO AYRES I. Zimotécnico Verificação da Adaptação à Galactose e à Maltose de Células de Saccharomyces carlsbergensis (1) G. C. de MELLO AYRES I. Zimotécnico E. S. A. "Luiz de Queiroz" (1) Recebido para publicação em 26/10/1961

Leia mais

SELEÇÃO DE BACTÉRIAS LÁCTICAS PARA REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE CAMARÃO

SELEÇÃO DE BACTÉRIAS LÁCTICAS PARA REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE CAMARÃO SELEÇÃO DE BACTÉRIAS LÁCTICAS PARA REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE CAMARÃO G. O. SILVA 1, J. C. M. XIMENES 1, L. H. RIBEIRO 1, D. HISSA 1, M. P. V. ROCHA 2 e V. M.M. MELO 1 1 Universidade Federal do Ceará,

Leia mais

Graduação em Biotecnologia Disciplina de Biotecnologia Microbiana I. CLÁUDIA PINHO HARTLEBEN

Graduação em Biotecnologia Disciplina de Biotecnologia Microbiana I. CLÁUDIA PINHO HARTLEBEN Graduação em Biotecnologia Disciplina de Biotecnologia Microbiana I CLÁUDIA PINHO HARTLEBEN claudia.hartleben@pq.cnpq.br clauhart@terra.com.br 13 de setembro de 2011 Reprodução e Fisiologia Bacteriana

Leia mais

Tecnologia da Fabricação de Etanol

Tecnologia da Fabricação de Etanol Tecnologia da Fabricação de Etanol 2 3 Fermentação alcoólica fermento (leveduras) Açúcares do etanol + CO 2 caldo de cana T=32º C, ph=4,5 (Mosto) Calor Biomassa Energia (ATP) Etanol Açúcares Glicose Frutose

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO DAS LEVEDURAS Candida guilliermondii E Debaryomyces hansenii VISANDO A PRODUÇÃO BIOTECNOLÓGICA DE TENSOATIVOS

AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO DAS LEVEDURAS Candida guilliermondii E Debaryomyces hansenii VISANDO A PRODUÇÃO BIOTECNOLÓGICA DE TENSOATIVOS AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO DAS LEVEDURAS Candida guilliermondii E Debaryomyces hansenii VISANDO A PRODUÇÃO BIOTECNOLÓGICA DE TENSOATIVOS Willyan Araújo da Costa 1*, Andressa Lais Maria de Melo 1, Renata

Leia mais

Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP

Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP - 2016 ESTUDOS SOBRE A BIORREMEDIAÇÃO DO GLICEROL, RESULTANTE DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL PARA A PRODUÇÃO DE BIOMASSA CELULAR, FONTE DE PROTEÍNAS 1 CAMILA,

Leia mais

BIOSSURFACTANTE UTILIZANTO

BIOSSURFACTANTE UTILIZANTO AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTE UTILIZANTO Pseudomonas aeruginosa ISOLADA DE SOLO CONTAMINADO COM ÓLEO BRUTO OBTIDO NOS CAMPOS PRODUTORES DE SERGIPE A. M. de LIMA 1, D. G. S. GOMES 1 e R. R. de

Leia mais

SAMANTHA CAIXETA DE OLIVEIRA. FONTES DE CARBONO E MINERAIS NA SOLUBILIZAÇÃO DE FOSFATO NATURAL NÃO REATIVO POR Aspergillus niger

SAMANTHA CAIXETA DE OLIVEIRA. FONTES DE CARBONO E MINERAIS NA SOLUBILIZAÇÃO DE FOSFATO NATURAL NÃO REATIVO POR Aspergillus niger SAMANTHA CAIXETA DE OLIVEIRA FONTES DE CARBONO E MINERAIS NA SOLUBILIZAÇÃO DE FOSFATO NATURAL NÃO REATIVO POR Aspergillus niger Dissertação apresentada à Universidade Federal de Viçosa, como parte das

Leia mais

Estudo Da Produção De Bioetanol Em Resíduo Soro De Leite

Estudo Da Produção De Bioetanol Em Resíduo Soro De Leite Estudo Da Produção De Bioetanol Em Resíduo Soro De Leite Huilian Colpo 1*, Fabiane Bach 2, Barbara L. de Nadai 1, Mônica L. Fiorese 1, Camilo F. M. Morejon 1,Salah D. M. Hasan 1 (1) Programa de Pós-Graduação

Leia mais

IA 364M MÉTODOS DE PESQUISA EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

IA 364M MÉTODOS DE PESQUISA EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO IA 364M MÉTODOS DE PESQUISA EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA E COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS ATIVIDADE 07 Daniela Diniz Ehrhahdt RA 151771 Prof. Dr. Ivan L.M.

Leia mais

PROCESSOS FERMENTATIVOS

PROCESSOS FERMENTATIVOS PROCESSOS FERMENTATIVOS AULA 2 TÓPICOS EM BIOPROCESSOS PPGPVBA 1. INTRODUÇÃO - Microrganismos decompositores de alimentos; fermentação de alimentos e bebidas. - Vinho e vinagre 10.000 AC; - Cerveja 5.000

Leia mais

Estudo das condições de crescimento do Rhodococcus erythropolis ATCC 1277

Estudo das condições de crescimento do Rhodococcus erythropolis ATCC 1277 Estudo das condições de crescimento do Rhodococcus erythropolis ATCC 1277 DANIELA GIER DELLA ROCCA 1, DIEGO TODESCATO 1, DANIELLE MAASS 1, DÉBORA OLIVEIRA, SELENE M. A. GUELLI U. DE SOUZA 1,*, ANTÔNIO

Leia mais

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA RESISTÊNCIA AO ETANOL DA LEVEDURA Saccharomyces cerevisae Y904

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA RESISTÊNCIA AO ETANOL DA LEVEDURA Saccharomyces cerevisae Y904 ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA RESISTÊNCIA AO ETANOL DA LEVEDURA Saccharomyces cerevisae Y904 M. L. CRUZ 1 ; M. L. F. RAMINHO 1 ; A. L. M. CASTRO 1 ; C. Z. GUIDINI 1 ; M. M. de RESENDE 1 ; E. J.

Leia mais

Estudo fundamental e tecnológico do Tratamento de rejeitos de Flotação e de barragem de minério de ferro

Estudo fundamental e tecnológico do Tratamento de rejeitos de Flotação e de barragem de minério de ferro 1 FORNECEDORES DE TECNOLOGIAS PARA GESTÃO E MANEJO DE REJEITOS DE MINERAÇÃO Estudo fundamental e tecnológico do Tratamento de rejeitos de Flotação e de barragem de minério de ferro LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA

Leia mais

EM MICROBIOLOGIA. Lavras, maio de 2012

EM MICROBIOLOGIA. Lavras, maio de 2012 PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL EM MICROBIOLOGIA Prof. Dr. Whasley Ferreira Duarte Lavras, maio de 2012 1 8 4 < 0,5 8 4 SUMÁRIO Planejamento experimental Definição de bioestatística O que são as técnicas de

Leia mais

AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO USANDO MELAÇO DE SOJA COMO SUBSTRATO POR CULTURA PURA

AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO USANDO MELAÇO DE SOJA COMO SUBSTRATO POR CULTURA PURA 9 AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO USANDO MELAÇO DE SOJA COMO SUBSTRATO POR CULTURA PURA EVALUATION OF HYDROGEN PRODUCTION APPLYING SOY MOLASSES BY PURE CULTURE Felipe Santos Moreira( 1 ) Rafaela Gonçalves

Leia mais

EFEITO DO INÓCULO NA OBTENÇÃO DE PECTINASES POR Aspergillus fumigatus

EFEITO DO INÓCULO NA OBTENÇÃO DE PECTINASES POR Aspergillus fumigatus EFEITO DO INÓCULO NA OBTENÇÃO DE PECTINASES POR Aspergillus fumigatus C. REGINATTO, F. P. NORONHA, C. ROSSI, S. CARRA, L. MENEGHEL, M. MOURA da SILVEIRA, E. MALVESSI Universidade de Caxias do Sul, Instituto

Leia mais

Cinética de Processos Fermentativos

Cinética de Processos Fermentativos Disciplina Biotecnologia Farmacêutica FFM 426 Departamento de Biotecnologia Farmacêutica Faculdade de Farmácia/ CCS-UFRJ Cinética de Processos Fermentativos Profa Dra. Evelin Andrade Manoel 2017/1 https://sites.google.com/site/biotecfarma02/

Leia mais

AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE BEBIDAS LÁCTEAS ADQUIRIDAS NO COMÉRCIO VAREJISTA DO SUL DE MINAS GERAIS 1

AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE BEBIDAS LÁCTEAS ADQUIRIDAS NO COMÉRCIO VAREJISTA DO SUL DE MINAS GERAIS 1 AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE BEBIDAS LÁCTEAS ADQUIRIDAS NO COMÉRCIO VAREJISTA DO SUL DE MINAS GERAIS 1 THALES LEANDRO COUTINHO DE OLIVEIRA 2, VICTOR M. R. TEBALDI 3, JAÍNE G. O. S. RESENDE 3, GUILHERME

Leia mais

HIDRÓLISE DA LACTOSE A PARTIR DA ENZIMA - PROZYN LACTASE

HIDRÓLISE DA LACTOSE A PARTIR DA ENZIMA - PROZYN LACTASE HIDRÓLISE DA LACTOSE A PARTIR DA ENZIMA β-galactosidase - PROZYN LACTASE 1. INTRODUÇÃO A intolerância a lactose pode ser classificada em três grupos, sendo eles, genética, congênita e manifestada em recém-nascidos

Leia mais

Nutrição bacteriana. José Gregório Cabrera Gomez

Nutrição bacteriana. José Gregório Cabrera Gomez Nutrição bacteriana José Gregório Cabrera Gomez jgcgomez@usp.br Nutrição microbiana Quais os compostos químicos que constituem uma célula? 5 Nutrição microbiana De onde as bactérias captam estes elementos?

Leia mais

AVALIAÇÃO DE FONTES DE CARBONO PARA A PRODUÇÃO DE INIBIDOR DE CRESCIMENTO DE Aspergillus fumigatus USP2 por Corynebacterium sp.

AVALIAÇÃO DE FONTES DE CARBONO PARA A PRODUÇÃO DE INIBIDOR DE CRESCIMENTO DE Aspergillus fumigatus USP2 por Corynebacterium sp. 145 AVALIAÇÃO DE FONTES DE CARBONO PARA A PRODUÇÃO DE INIBIDOR DE CRESCIMENTO DE Aspergillus fumigatus USP2 por Corynebacterium sp. Gabrielle Fernanda Zimmer 1 Maria Viviane Gomes Müller 2 Valeriano Antonio

Leia mais