Introdução. O Núcleo de Extensão]

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Introdução. O Núcleo de Extensão]"

Transcrição

1 TÍTULO: O SUJEITO DA EXTENSÃO: UM OLHAR SOBRE A UNIVERSIDADE E O PAPEL DE DOCENTES, TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS E DISCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL AUTORA: Sita Mara Lopes Sant Anna INSTITUIÇÃO: UFRGS ÁREA TEMÁTICA: Educação Introdução Este trabalho apresenta uma reflexão a cerca da participação dos técnicos administrativos, docentes e discentes em atuações em projetos de Extensão. Compreendendo a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão somos provocados no sentido da participação conjunta destes segmentos nas ações que vimos produzindo na UFRGS, na medida em que a Instituição como um todo deve cumpri-las. Assim, a compreensão do termo Extensão que fazemos nasce como concepção dialógica, de construção coletiva e interdisciplinar, demarcada pela interlocução dos seus atores, fruto de uma política de democratização da Universidade que valoriza as trocas de saberes possíveis entre todo(a)s, na necessidade de assumir princípios claros e objetivos, no sentido do não cair no equívoco gnosiológico e polissêmico do termo extensão como ato de transmissão, doação, messianismo,..., bem como nos aponta Paulo Freire, em Comunicação ou Extensão. Neste sentido, serão apresentados o Núcleo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens e Adultos, NIEPE-EJA da PROREXT, em interface com o Programa de Ensino Fundamental para Jovens e Adultos Trabalhadores- PEFJAT. O Núcleo de Extensão]

2 O Núcleo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens e Adultos NIEPE-EJA, se constitui num espaço público permanente para interlocução entre extensionistas, pesquisadores, educadores, profissionais e demais interessados da UFRGS e da comunidade, atuantes na área da Educação de Jovens e Adultos - EJA em ações de estudos, pesquisas, formação docente, construção de propostas pedagógicas que aproximem e problematizem os campos da educação, cultura, trabalho, entre outros. Compreendendo a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão somos fortemente provocados no sentido da participação conjunta de servidores docentes, técnicos administrativos e discentes frente as ações do Núcleo, na medida em que a Instituição como um todo deve cumprir essas ações. Assim, a compreensão do termo extensão que fazemos nasce como concepção dialógica, da interlocução dos seus atores, fruto de uma política de democratização da Universidade que valoriza as trocas de saberes possíveis entre os diversos segmentos que a compõe. Neste sentido a estrutura que propôs-se para o NIEPE-EJA constitui-se de uma Coordenação Colegiada e um Conselho. A Coordenação Colegiada é composta por um servidor docente, um técnico-administrativo e um discente da Universidade. O Conselho, com caráter consultivo, propositivo e deliberativo, é formado pelos membros da Coordenação Colegiada e por docentes, técnicos e discentes, vinculados a Projetos do NIEPE-EJA. Na Necessidade de assumir princípios claros e objetivos, no sentido do não cair no equívoco gnosiológico 1 e polissêmico do termo extensão como ato de transmissão, entrega, doação, messianismo, invasão cultural, manipulação..., antidiálogo, enfim, concebemos a ação do extensionista não como aquela de quem estende algo à alguém: conhecimentos e técnicas. Em oposição a essa compreensão, buscamos nesse espaço, fruto de um processo educativo, de construção coletiva e dialógico por excelência, a nossa forma de expressão, bem como nos fala Freire (1977 p.25) [...] educar-se é tarefa daqueles que sabem que pouco sabem por isto sabem que sabem algo e podem assim chegar a saber mais em diálogo com aqueles que, quase sempre,

3 pensam que nada sabem, para que estes, transformando seu pensar que nada sabem em saber que pouco sabem, possam igualmente saber mais. Desta forma, o Núcleo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens e Adultos, espaço de interlocução das ações em EJA desenvolvidas na Universidade e Comunidade, tem os seguintes objetivos: reunir diferentes ações de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas em EJA na UFRGS; congregar, por meio de um fórum permanente, organizações governamentais e não governamentais, instituições privadas, sindicatos, associações comunitárias e demais grupos que trabalham com EJA; fomentar a produção e a socialização de conhecimentos em EJA, legitimando e publicizando este campo de saber e prática social; atuar na área de formação inicial e continuada de educadores de jovens e adultos; constituir um espaço permanente de reflexão que estabeleça-se como referência para ações da sociedade civil e políticas públicas em EJA, abrangendo, atualmente, as seguintes temáticas: Alfabetização e escolarização básica; Espaços educativos institucionais e não formais; Políticas e práticas educativo-culturais; Trabalho e alternativas de geração de renda, qualificação/requalificação profissional; Formação inicial e continuada de educadores; Práticas de ensino em EJA. 1 Em Comunicação ou Extensão, Freire (1977), afirma que o equívoco gnosiológico está na concepção e reflexão filosófica de que a extensão pretende, basicamente, substituir uma forma de conhecimento por outra.

4 Das práticas desenvolvidas pelo Núcleo na área de Educação de Jovens e Adultos podemos mencionar as nossas atuações nos Grupos de Estudo, Fóruns Estaduais de Educação, Seminários, parcerias com prefeituras municipais para Formação Continuada para educadores e educadoras em municípios do Rio Grande do Sul e Educadores Comunitários do Maranhão e Piauí, nas ações de formação do Programa Alfabetização Solidária PAS. Além disso, o NIEPE-EJA tem feito uma interlocução pedagógica também, com o Programa de Ensino Fundamental para Jovens e Adultos Trabalhadores, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul 2. O técnico-administrativo nesse contexto: desafios e possibilidades... As aprendizagens produzidas ao longo de minha caminhada como técnicaadministrativa, coordenadora de projetos de Extensão 3, desde 1998, conforme possibilita a Resolução n. 02/98 aprovada pelo Conselho Universitário-CONSUN, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com certeza muito contribuíram para que eu compreendesse e ampliasse o olhar sobre a Universidade em que atuo. Nesse espaço compreendi que o técnico-administrativo necessita ter clareza sobre o que é a Universidade, a função social que a mesma exerce e que papel ele desempenha, nesse contexto, para compreender-se como integrante desse universo e como agente no processo de construção desta mesma Universidade, em suas ações diárias. Mas, para que isso realmente se efetivasse foi necessário, ao longo do processo, a promoção de algumas rupturas, tanto no campo administrativo, a partir das mudanças em alguns formulários da Pró-Reitoria que precisaram ser reformulados para a inclusão dos técnicos, como também, em nossas relações interpessoais, nesses espaços de discentes, técnicos e docentes. 2 São as práticas deste Programa que envolvem docentes, técnicos e discentes e desenvolve ações indissociadas entre Ensino, Pesquisa e Extensão, articuladas a uma política de Recursos Humanos da Universidade, que influenciaram à implementação do NIEPE-EJA, da PROREXT. Muitos dos integrantes do Núcleo já atuaram ou atuam no PEFJAT. Por esse motivo, ao longo de nossa apresentação, relataremos um pouco dessa experiência. 3 Esta experiência foi apresentada por mim e pela colega Cláudia Porcellis Aristimunha no XX SEURS, realizado em Pelotas no Rio Grande do Sul.

5 Nas reflexões sobre os novos desafios em nosso papel na Universidade, nos demos conta, que em nosso fazer cotidiano como técnicos, estamos todos trabalhando em educação, contribuindo no ensino, na pesquisa e na extensão (não importando aqui qual seja a nossa função como trabalhador/trabalhadora, na universidade). Porém, na condição de extensionistas, esse trabalho somente se qualifica, a partir de um processo continuado de formação. Nesse sentido, nossas reuniões para reflexão e avaliação se tornaram uma constante. Somente uma postura epistemológica solidificada pelo processo coletivo de construção, alicerçado numa prática dialógica no respeito as diferenças e na busca constante das trocas de saberes, é que conquistamos esse espaço, aprendemos a partir dele e socializamos essas aprendizagens com a própria comunidade, através das atividades do Núcleo e PEFJAT, que se consolidam também, em publicações diversas. Desta forma, construímos nas práticas da Extensão as possibilidades para: maior compreensão da Universidade, sua função social e o nosso papel nesse contexto; o estabelecimento de um lugar de práticas conjuntas entre técnicos, discentes de graduação e pós graduação e docentes; formação inicial e continuada para todos da Universidade e comunidade em geral que participam das ações ( incluindo-se aqui os licenciandos que participam como monitores nas ações do NIEPE e PEFJAT); diálogo com as disciplinas da graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação, entre outras; possibilidades do desenvolvimento de um diálogo intercultural; participação na construção de projetos político- pedagógicos em alguns municípios do Rio Grande do Sul; socialização das experiências em eventos nacionais e internacionais; interesse para o aprofundamento de estudos na área de EJA, em programas de mestrado e doutorado; publicações diversas.

6 Assim, o que buscamos na Extensão é uma Política do Humano na Universidade que não somente valorize os saberes que possuímos, mas que os reconheça, ampliando os espaços de participação, para que, num movimento cidadão, esse humano, desta Universidade possa produzir deslocamentos, de um lugar para outro, por práticas diversificadas, aliando cada vez mais o Ensino/ Pesquisa/ Extensão.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Vigência: 13 de abril a 31 de dezembro de 2015 2015 SOLICITAÇÃO 03/fev a 16/mar UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROGRAMA DE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Vigência: 08 de maio a 31 de dezembro de 2017 2017 SOLICITAÇÃO 01/março a 05/abril UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROGRAMA

Leia mais

Prezadas coordenadoras e Prezados coordenadores de Cursos de Graduação da UFPR

Prezadas coordenadoras e Prezados coordenadores de Cursos de Graduação da UFPR Prezadas coordenadoras e Prezados coordenadores de Cursos de Graduação da UFPR Estamos empenhados em viabilizar a implantação da creditação da Extensão na UFPR, conforme estabelecido no Plano Nacional

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Vigência: 09 de abril de 2018 a 28 de fevereiro de 2019 SOLICITAÇÃO 2018 05/fevereiro a 12/março UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

Leia mais

Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul REGIMENTO INTERNO DOS NÚCLEOS DE INTEGRAÇÃO DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NIEPES CAPÍTULO I DA CONCEPÇÃO Art. 1 Os Núcleos de Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão (NIEPEs) são órgãos de apoio pedagógico,

Leia mais

CENTRO DE ARTICULAÇÃO DAS LICENCIATURAS SETOR DE EDUCAÇÃO. Proposta de regimento

CENTRO DE ARTICULAÇÃO DAS LICENCIATURAS SETOR DE EDUCAÇÃO. Proposta de regimento CENTRO DE ARTICULAÇÃO DAS LICENCIATURAS SETOR DE EDUCAÇÃO Proposta de regimento TÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADE Art. 1º O Centro de Articulação das Licenciaturas do Setor de Educação é um órgão consultivo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO Apresentação A proposta ora apresentada para debate no âmbito do colegiado do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

West Virginia University Intensive English Program. Presenters: Tracy Dingess, Helen Huntley, Karla Assis Graphic Designer: Margarita Toro

West Virginia University Intensive English Program. Presenters: Tracy Dingess, Helen Huntley, Karla Assis Graphic Designer: Margarita Toro Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos Edital PROEJA CAPES/SETEC 03/2006 West Virginia University Intensive

Leia mais

NORMAS ORIENTADORAS DOS NÚCLEOS DE ENSINO

NORMAS ORIENTADORAS DOS NÚCLEOS DE ENSINO NORMAS ORIENTADORAS DOS NÚCLEOS DE ENSINO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO 2005 SUMÁRIO 1. DOS PRINCÍPIOS E FINALIDADES 2. DOS OBJETIVOS 3. DOS PROJETOS E DAS SUAS PRIORIDADES 4. DA VINCULAÇÃO COM A UNIVERSIDADE

Leia mais

A LIDERANÇA NA GESTÃO DEMOCRÁTICA. Coordenadora da ação: Deusmaura Vieira Leão 1 Autoras: Deusmaura Vieira Leão 2, Carolina Merida 3, Regiane Müller 4

A LIDERANÇA NA GESTÃO DEMOCRÁTICA. Coordenadora da ação: Deusmaura Vieira Leão 1 Autoras: Deusmaura Vieira Leão 2, Carolina Merida 3, Regiane Müller 4 A LIDERANÇA NA GESTÃO DEMOCRÁTICA Área Temática: Educação Coordenadora da ação: Deusmaura Vieira Leão 1 Autoras: Deusmaura Vieira Leão 2, Carolina Merida 3, Regiane Müller 4 RESUMO: O Projeto de Extensão

Leia mais

Conceito de Extensão

Conceito de Extensão Conceito de Extensão LEGISLAÇÃO Resolução nº 04/2009 CONSUN Março de 2009 Política Nacional de Extensão FORPROEX Maio de 2012 Política - FORPROEX A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA REGIMENTO INTERNO DE PROGRAMAS E PROJETOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA REGIMENTO INTERNO DE PROGRAMAS E PROJETOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA REGIMENTO INTERNO DE PROGRAMAS E PROJETOS PREÂMBULO Tendo em vista o desenvolvimento dos processos de submissão e aprovação dos programas e projetos sociais

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 085/2007 CONEPE

RESOLUÇÃO Nº 085/2007 CONEPE UNIVERSIDADE DO RESOLUÇÃO Nº 085/2007 CONEPE Disciplina a Política de Pesquisa na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, na forma que especifica. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e

Leia mais

LABORATÓRIO DE ESTUDOS DO TEXTO EM CONTEXTOS MÚLTIPLOS: CONEXÕES ENTRE ENSINO SUPERIOR E EDUCAÇÃO BÁSICA

LABORATÓRIO DE ESTUDOS DO TEXTO EM CONTEXTOS MÚLTIPLOS: CONEXÕES ENTRE ENSINO SUPERIOR E EDUCAÇÃO BÁSICA 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

NEPA - NÚCLEO DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS AVANÇADOS: ALGUNS RESULTADOS JÁ ALCANÇADOS

NEPA - NÚCLEO DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS AVANÇADOS: ALGUNS RESULTADOS JÁ ALCANÇADOS 150 NEPA - NÚCLEO DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS AVANÇADOS: ALGUNS RESULTADOS JÁ ALCANÇADOS Raimundo Nonato Teixeira Criado em 1995, através da Ata n. 01, no dia 09/05, o NEPA - Núcleo de Estudos Pedagógicos Avançados

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO. Título da Atividade: Formação Continuada para Educadores de Jovens e Adultos

RELATÓRIO TÉCNICO. Título da Atividade: Formação Continuada para Educadores de Jovens e Adultos RELATÓRIO TÉCNICO Título da Atividade: Formação Continuada para Educadores de Jovens e Adultos Nome do Coordenador: Edna Castro de Oliveira N o do Registro SIEX: 400831 Centro: Centro de Educação Departamento

Leia mais

Fluxos de processos e registros de ações de extensão

Fluxos de processos e registros de ações de extensão Fluxos de processos e registros de ações de extensão Os objetivos da oficina são: - Orientar e aproximar a Pró-Reitoria das Comissões Locais. - Dar as boas-vindas aos novos integrantes e dialogar sobre

Leia mais

O preenchimento destes dados atende às disposições constantes na legislação em vigor, em especial a Resolução 26/2003-CEPE.

O preenchimento destes dados atende às disposições constantes na legislação em vigor, em especial a Resolução 26/2003-CEPE. FORMULÁRIO DE PROPOSTA E RELATÓRIO DE AÇÕES DE EXTENSÃO Para acessar o Formulário de Proposta de ação de extensão, o coordenador deve entrar no Portal do Servidor Extensão Formulário de Ação Iniciar Nova

Leia mais

Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras FORPROEX

Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras FORPROEX 1 Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras FORPROEX Antecedentes Os primeiros registros oficiais sobre Extensão Universitária aparecem no Estatuto da Universidade Brasileira

Leia mais

Pró-reitoria de Extensão e Cultura. Edital Extensão - 02/2019

Pró-reitoria de Extensão e Cultura. Edital Extensão - 02/2019 Pró-reitoria de Extensão e Cultura Edital Extensão - 02/2019 A Universidade de Pernambuco, através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, torna público o presente Edital de Extensão na modalidade de fluxo

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Objetivos da Extensão Universitária A extensão universitária é entendida, portanto, como

Leia mais

Editorial Eduardo Jorge Lopes da Silva Analise Da Silva EDITORIAL

Editorial Eduardo Jorge Lopes da Silva Analise Da Silva EDITORIAL EDITORIAL Prezados leitores e leitoras, É com imensa alegria que comunicamos a publicação de mais um número da Revista Lugares de Educação [RLE]. Em seu volume 3, número 5 de 2013, foram reunidos 14 artigos,

Leia mais

Regimento Geral da Extensão Universitária na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura PROEC.

Regimento Geral da Extensão Universitária na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura PROEC. Regimento Geral da Extensão Universitária na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura PROEC. O Reitor da Universidade Federal de São Paulo, Prof. Dr. Walter Manna Albertoni, no uso das atribuições que lhe foram

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRÍTO SANTO - UFES MINUTA: 001/2006 REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRÍTO SANTO - UFES MINUTA: 001/2006 REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS 57 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRÍTO SANTO - UFES MINUTA: 001/2006 REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS Súmula: Estabelece diretrizes sobre os objetivos,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA REGIMENTO DA PESQUISA UNIVERSITÁRIA CAPÍTULO I DAS CONSIDERATIVIDADES GERAIS Art. 1º Este regulamento tem por objetivo orientar a apresentação,

Leia mais

Eixo Organização de Tempo e Espaço

Eixo Organização de Tempo e Espaço Metas não votadas Eixo Organização de Tempo e Espaço ORGANIZAÇÃO DE TEMPO E ESPAÇO 42. Organizar o horário de aulas anual e as divisões de aula, adotando-se como critério primordial a organização pedagógica

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROGRAMA DE BOLSAS DE EXTENSÃO PROREXT EDIÇÃO 2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROGRAMA DE BOLSAS DE EXTENSÃO PROREXT EDIÇÃO 2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROGRAMA DE BOLSAS DE EXTENSÃO PROREXT EDIÇÃO 2018 A UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, por intermédio da PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 31/2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 31/2011 RESOLUÇÃO Nº 31/2011 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, CONSIDERANDO o que consta do Processo nº 10.495/2010-86 SECRETARIA DE INCLUSÃO SOCIAL

Leia mais

CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO

CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO FORMAÇÃO DOCENTE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO Redescobrindo a extensão universitária na Unisinos A primeira missão da Universidade é inquietar o mundo; a primeira missão do universitário é sentir essa

Leia mais

e educação de jovens e adultos

e educação de jovens e adultos Formação de neoleitores e educação de jovens e adultos Tancredo Maia Filho III Fórum do Plano Nacional do Livro e Leitura III Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias 20 de agosto

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INTEGRAL (MODALIDADE PRESENCIAL) EDITAL PPPG Nº 29/2011

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INTEGRAL (MODALIDADE PRESENCIAL) EDITAL PPPG Nº 29/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INTEGRAL

Leia mais

Plano Nacional de Extensão Universitária

Plano Nacional de Extensão Universitária Plano Nacional de Extensão Universitária Princípios Básicos Assumir mais veementemente a posição de uma universidade voltada para os interesses e as necessidades da maioria da população requer a retomada

Leia mais

Psicologia Social e Educação. Daniel Abud Seabra Matos

Psicologia Social e Educação. Daniel Abud Seabra Matos Psicologia Social e Educação Daniel Abud Seabra Matos Temas a serem abordados Articulações entre Psicologia Social e Psicologia Escolar Papel do psicólogo escolar Métodos de intervenção psicossociais Psicologia

Leia mais

Introdução Desenvolvimento

Introdução Desenvolvimento MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM VIRTUAL MULTIMÍDIA EM REDE SOCIAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA DO BRASIL PORTAL DOS FÓRUNS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA DO BRASIL

Leia mais

Mostra de Projetos "Programa A União Faz a Vida no município de Turvo"

Mostra de Projetos Programa A União Faz a Vida no município de Turvo Mostra de Projetos 2011 "Programa A União Faz a Vida no município de Turvo" Mostra Local de: Guarapuava Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Cooperativa de Crédito Rural

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA DE GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 13/2013 CONSUNI/CGRAD Institui o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da UFFS. A Câmara de Graduação do Conselho Universitário CGRAD/CONSUNI, da Universidade Federal da Fronteira Sul UFFS, no

Leia mais

FAHESA - Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína ITPAC - INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS LTDA.

FAHESA - Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína ITPAC - INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS LTDA. 2. O QUE É EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA? A extensão universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CAMPUS JUIZ DE FORA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CAMPUS JUIZ DE FORA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CAMPUS JUIZ DE FORA Edital 05/2019 EDITAL PARA REGISTRO E ACOMPANHAMENTO DE AÇÕES DE

Leia mais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos 1 o Semestre Estudo dos aspectos históricos e políticos da Educação infantil no Brasil, articulado às teorias de desenvolvimento da primeira

Leia mais

(Re)significando a inclusão escolar. Carta aos(às) interessados(os)

(Re)significando a inclusão escolar. Carta aos(às) interessados(os) (Re)significando a inclusão escolar Carta aos(às) interessados(os) Prezados(as) A equipe de coordenação do projeto de extensão (Re)significando a inclusão escolar, vem por meio desta, apresentar informações

Leia mais

REGIMENTO DO CEDUC Centro de Educação da Universidade Federal de Itajubá

REGIMENTO DO CEDUC Centro de Educação da Universidade Federal de Itajubá REGIMENTO DO CEDUC Centro de Educação da Universidade Federal de Itajubá Dispõe sobre a constituição e funcionamento do Centro de Educação da Universidade Federal de Itajubá. CAPÍTULO I DO CENTRO DE EDUCAÇÃO

Leia mais

Propor que os cursos de Pedagogia e outras licenciaturas incentivem o conhecimento e atuação nestes espaços. Incluir algumas horas de

Propor que os cursos de Pedagogia e outras licenciaturas incentivem o conhecimento e atuação nestes espaços. Incluir algumas horas de CARTA DE SÃO CARLOS Os participantes do VIII Seminário Estadual do Fórum Paulista de Educação de Jovens e Adultos, reunidos na Universidade Federal de São Carlos, no dia 03 de setembro de 2016 para refletir

Leia mais

NOS CAMINHOS DA PRÁXIS: PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

NOS CAMINHOS DA PRÁXIS: PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NOS CAMINHOS DA PRÁXIS: PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PÚBLICA Chapecó-SC, Jun/2017 APRESENTAÇÃO Garantir a Extensão Universitária como um processo educativo, cultural e científico

Leia mais

EDITAL UFRN / PROEX / TRILHAS POTIGUARES N o 10 / 2011 CONVOCAÇÃO PARA MUNICÍPIOS, COORDENADORES E DISCENTES

EDITAL UFRN / PROEX / TRILHAS POTIGUARES N o 10 / 2011 CONVOCAÇÃO PARA MUNICÍPIOS, COORDENADORES E DISCENTES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO Telefones: (084) 3215-3230/3231- Fax: (084) 3215-3262 E-mail: proex@reitoria.ufrn.br EDITAL UFRN / PROEX / TRILHAS

Leia mais

ANEXO À RESOLUÇÃO N.º 027/2004-CONSEPE, de 21/07/2004

ANEXO À RESOLUÇÃO N.º 027/2004-CONSEPE, de 21/07/2004 ANEXO À RESOLUÇÃO N.º 027/2004-CONSEPE, de 21/07/2004 NORMAS PARA A ATIVIDADE CURRICULAR EM COMUNIDADE ACC COMO COMPONENTE CURRICULAR OPTATIVO DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO

Leia mais

INSTITUIÇÕES RESPONSÁVEIS Universidade Federal da Paraíba Campus João Pessoa. COORDENADORA: Profª. Drª Emília Maria da Trindade PERÍODO: 2010 A 2014

INSTITUIÇÕES RESPONSÁVEIS Universidade Federal da Paraíba Campus João Pessoa. COORDENADORA: Profª. Drª Emília Maria da Trindade PERÍODO: 2010 A 2014 PROJETO DE PESQUISA SOBRE A CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO NÚCLEO DE REFERENCIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: HISTÓRIA E MEMÓRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA INSTITUIÇÕES RESPONSÁVEIS Universidade Federal

Leia mais

EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO)

EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO) EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO) Luciana Tavares Sousa luadail@uft.edu.br Regiane da Cruz Oliveira regiane353@uft.edu.br Aricléia Damasceno Rodrigues aricleia2009@uft.edu.br RESUMO Kaled

Leia mais

INTERAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS DO PIBID NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA 1. Cátia Liliane Brzozovski Nunes 2.

INTERAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS DO PIBID NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA 1. Cátia Liliane Brzozovski Nunes 2. INTERAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS DO PIBID NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA 1 Cátia Liliane Brzozovski Nunes 2. 1 Resultados preliminares de pesquisa desenvolvida no Mestrado em

Leia mais

Área Temática: Educação Permanente em Saúde: concepções, experiências, avanços e desafios para a educação

Área Temática: Educação Permanente em Saúde: concepções, experiências, avanços e desafios para a educação EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NA REGIÃO SANITÁRIA DA 10ª COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE: experiências e desafios de um projeto de extensão da Universidade Federal do Pampa Área Temática: Educação Permanente

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO - IFPE

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO - IFPE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS

Leia mais

2. Requisitos para candidatura

2. Requisitos para candidatura Ministério da Educação Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-Reitoria de Graduação e Pró-Reitoria Extensão Programa de Educação Tutorial PET - Educação do Campo - História da Educação do Campo

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DISCENTE PROJETO DE EXTENSÃO VIVÊNCIAS NO CÁRCERE

EDITAL DE SELEÇÃO DISCENTE PROJETO DE EXTENSÃO VIVÊNCIAS NO CÁRCERE EDITAL DE SELEÇÃO DISCENTE PROJETO DE EXTENSÃO VIVÊNCIAS NO CÁRCERE 2017.2 O, no âmbito de seu Curso de Bacharelado em Segurança Pública e Social, em consonância com a Resolução/CEP/2005, divulga, a quem

Leia mais

Educação de Adultos na ótica freiriana

Educação de Adultos na ótica freiriana Educação de Adultos na ótica freiriana Uma visão freiriana de educação de adultos. A escola um mundo a parte: fechado e protegido Uma teoria que nasce da prática. Uma educação de adultos, comprometida

Leia mais

Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Teresa Gestão Pedagógica e Espaços de Participação

Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Teresa Gestão Pedagógica e Espaços de Participação Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Teresa Gestão Pedagógica e Espaços de Participação Estudo realizado sobre gestão democrática, que foi realizado na sala Políticas e Gestão da Educação. O que

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB ANEXO II Edital Pibid n 011/2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE

Leia mais

Pró-reitoria da Extensão da UFABC. Extensão Universitária Conceitos, Benefícios e Integração

Pró-reitoria da Extensão da UFABC. Extensão Universitária Conceitos, Benefícios e Integração Pró-reitoria da Extensão da UFABC Extensão Universitária Conceitos, Benefícios e Integração Maio de 2008 2 Universidade Federal do ABC Criada em 26/07/2005 - Lei Nº 11.145 Campus Santo André início do

Leia mais

CARTA DE CAMPO GRANDE 2008

CARTA DE CAMPO GRANDE 2008 . CARTA DE CAMPO GRANDE 2008 A EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES E IES COMUNITÁRIAS NO CENÁRIO NACIONAL: 10 ANOS DO FOREXT Introdução O Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Universidades e Instituições

Leia mais

Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública

Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO SECADI Diretoria de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania Coordenação Geral de Educação Ambiental

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE ESCOLA DE NUTRIÇÃO DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE ESCOLA DE NUTRIÇÃO DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE ESCOLA DE NUTRIÇÃO DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA REGULAMENTO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE (NES) Dispõe

Leia mais

Caminhada rumo ao empoderamento dos agentes e atores da Educação a Distância Ana Lúcia dos Santos

Caminhada rumo ao empoderamento dos agentes e atores da Educação a Distância Ana Lúcia dos Santos Caminhada rumo ao empoderamento dos agentes e atores da Educação a Distância Ana Lúcia dos Santos III Seminário de Licenciatura II Congresso Institucional PIBID II Seminário Institucional de Diversidade

Leia mais

ENTREVISTA COM PRISCILA TAMIASSO-MARTINHON: Químicas Educadores Sociais - Pedagogia Social como Princípio Educativo no Ensino Superior

ENTREVISTA COM PRISCILA TAMIASSO-MARTINHON: Químicas Educadores Sociais - Pedagogia Social como Princípio Educativo no Ensino Superior REPORTAGEM &PONTO DE VISTA ENTREVISTA COM PRISCILA TAMIASSO-MARTINHON: Químicas Educadores Sociais - Pedagogia Social como Princípio Educativo no Ensino Superior Margareth Martins de Araújo 1 RESUMO:O

Leia mais

SEMINÁRIOS TEMÁTICOS DA PRÓ- REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNESP

SEMINÁRIOS TEMÁTICOS DA PRÓ- REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNESP SEMINÁRIOS TEMÁTICOS DA PRÓ- REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNESP OS SENTIDOS DOS SERVIÇOS NA RELAÇÃO DA UNESP COM A SOCIEDADE Tema 1 - Os serviços no contexto da Extensão Universitária 1. Introdução

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA REGISTRO DE PROJETOS DE ENSINO NO IFNMG

ORIENTAÇÕES PARA REGISTRO DE PROJETOS DE ENSINO NO IFNMG ORIENTAÇÕES PARA REGISTRO DE PROJETOS DE ENSINO NO IFNMG MONTES CLAROS/MG 2017 Reitor Prof. José Ricardo Martins da Silva Pró-Reitor de Administração Prof. Edmilson Tadeu Cassani Pró-Reitor de Desenvolvimento

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE ENSINO FÓRUNS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

PRÓ-REITORIA DE ENSINO FÓRUNS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRÓ-REITORIA DE ENSINO FÓRUNS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO JUSTIFICATIVA A instituição de fóruns dos cursos de graduação da Universidade visa, por um lado, produzir a integração entre as várias áreas de formação

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado, conforme anexo, o Regulamento do Núcleo de Extensão Universitária da Universidade São Francisco USF.

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado, conforme anexo, o Regulamento do Núcleo de Extensão Universitária da Universidade São Francisco USF. RESOLUÇÃO CONSUN 5/2014 APROVA O REGULAMENTO DO NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NEXT DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. O Presidente do Conselho Universitário CONSUN, no uso das atribuições que lhe confere

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 1. OBJETIVOS 1.1. OBJETIVO GERAL Formar profissionais com capacidade

Leia mais

A Proposta Pedagógica em questão: caminhos e descobertas 1 Alunas do Normal Superior da Faculdade Montserrat

A Proposta Pedagógica em questão: caminhos e descobertas 1 Alunas do Normal Superior da Faculdade Montserrat A Proposta Pedagógica em questão: caminhos e descobertas 1 Alunas do Normal Superior da Faculdade Montserrat Resumo: Esse artigo tem por objetivo fazer uma reflexão mais ampla sobre a pesquisa desenvolvida

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 110/2015 CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº 110/2015 CONSUNI RESOLUÇÃO Nº 110/2015 CONSUNI Aprova o Regimento do Núcleo de Estudos e Práticas Interdisciplinares em Turismo do Curso de Turismo do Câmpus Universitário de Nova Xavantina. A Presidente do Conselho Universitário

Leia mais

Qualidade do ensino e Democratização da Escola

Qualidade do ensino e Democratização da Escola Qualidade do ensino e Democratização da Escola 1 A HEGEMONIA DE MERCADO E A RECONVERSÃO DA ESCOLA TRADICIONAL EM MERCOESCOLA Reconversão da Escola Tradicional em Mercoescola é a conversão da educação em

Leia mais

PIBID FURG E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS

PIBID FURG E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS 1 PIBID FURG E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS Liane Orcelli Marques Suzane da Rocha Vieira Gonçalves Resumo: O presente trabalho discute a formação inicial de professores no curso de Pedagogia

Leia mais

PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA E BEM ESTAR DO FUNCIONÁRIO DA UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA E BEM ESTAR DO FUNCIONÁRIO DA UNIVERSIDADE DE RIO VERDE UNIVERSIDADE DE RIO VERDE PRÓ-REITORIA DE ETENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA E BEM ESTAR DO FUNCIONÁRIO DA UNIVERSIDADE DE RIO VERDE 2013/1 FORMULÁRIO PARA PROJETOS DAS AÇÕES

Leia mais

FÓRUM MINEIRO DE EJA: ESPAÇOS DE (RE)LEITURAS DA EJA

FÓRUM MINEIRO DE EJA: ESPAÇOS DE (RE)LEITURAS DA EJA CAMPOS, Eliete dos Santos - UFMG. VENÂNCIO, Ana Rosa - UFMG. SOARES, Leôncio orientador UFMG. FÓRUM MINEIRO DE EJA: ESPAÇOS DE (RE)LEITURAS DA EJA Desde a V Conferência Internacional de Educação de Adultos

Leia mais

Regulamento contendo as Normas de Funcionamento dos LABORATÓRIOS INTERDISCIPLINARES DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES (LIFEs)

Regulamento contendo as Normas de Funcionamento dos LABORATÓRIOS INTERDISCIPLINARES DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES (LIFEs) Regulamento contendo as Normas de Funcionamento dos LABORATÓRIOS INTERDISCIPLINARES DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES (LIFEs) CAPÍTULO I DA NATUREZA E DA FINALIDADE Art. 1º - Os Laboratórios Interdisciplinares

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 19 DE AGOSTO DE 2015

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 19 DE AGOSTO DE 2015 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.700, DE 19 DE AGOSTO DE 2015 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura

Leia mais

AS CANÇÕES DE NINAR E A SAÚDE: OFICINA DE EXTENSÃO POPULAR

AS CANÇÕES DE NINAR E A SAÚDE: OFICINA DE EXTENSÃO POPULAR Núcleo de Estudos em Saúde Pública NESP Centro de Ciências da Saúde Universidade Federal do Piauí AS CANÇÕES DE NINAR E A SAÚDE: OFICINA DE EXTENSÃO POPULAR Relatório de participação do Projeto de Extensão

Leia mais

REUNI IV SEMINÁRIO NACIONAL Licenciaturas Presenciais Diurnas, Noturnas e com Educação a Distância: Respostas às demandas de Formação de Professores

REUNI IV SEMINÁRIO NACIONAL Licenciaturas Presenciais Diurnas, Noturnas e com Educação a Distância: Respostas às demandas de Formação de Professores REUNI IV SEMINÁRIO NACIONAL Licenciaturas Presenciais Diurnas, Noturnas e com Educação a Distância: Respostas às demandas de Formação de Professores Mesa Redonda Novos formatos e novos instrumentos de

Leia mais

Dispõe acerca das atividades dos docentes no âmbito do Instituto Federal da Bahia

Dispõe acerca das atividades dos docentes no âmbito do Instituto Federal da Bahia Resolução XX, de XX de 2016 PROPOSTA REGULAMENTO Dispõe acerca das atividades dos docentes no âmbito do Instituto Federal da Bahia O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA

Leia mais

RESUMOS. Grupo Temático FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES

RESUMOS. Grupo Temático FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES RESUMOS Grupo Temático FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES ANA LUCY MARTINS CAVALCANTE Formação continuada do coordenador pedagógico e suas implicâncias no processo da formação docente A ação de garantir

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 003, DE 16 DE ABRIL DE 2014 Regulamenta sobre atividades de Extensão

Leia mais

GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA:FORMAÇÃO CONTINUADA NA ESCOLA E NA UNIVERSIDADE 1 MANAGEMENT BASIC EDUCATION: CONTINUOUS RAINING SCHOOL AND UNIVERSITY

GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA:FORMAÇÃO CONTINUADA NA ESCOLA E NA UNIVERSIDADE 1 MANAGEMENT BASIC EDUCATION: CONTINUOUS RAINING SCHOOL AND UNIVERSITY GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA:FORMAÇÃO CONTINUADA NA ESCOLA E NA UNIVERSIDADE 1 MANAGEMENT BASIC EDUCATION: CONTINUOUS RAINING SCHOOL AND UNIVERSITY Julieta Ida Dallepiane 2, Iselda Sausen Feil 3 1 Projeto

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA INSTITUTO DE CIENCIAS DA EDUCAÇÃO GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, CULTURA E MEIO AMBIENTE GEAM

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA INSTITUTO DE CIENCIAS DA EDUCAÇÃO GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, CULTURA E MEIO AMBIENTE GEAM UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA INSTITUTO DE CIENCIAS DA EDUCAÇÃO GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, CULTURA E MEIO AMBIENTE- GEAM PROJETO I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UFPA: OS DEZ ANOS DO GRUPO DE ESTUDOS

Leia mais

COMO SE APRENDE A LER E ESCREVER? A PESQUISA DE OPINIÃO EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO DA EJA

COMO SE APRENDE A LER E ESCREVER? A PESQUISA DE OPINIÃO EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO DA EJA COMO SE APRENDE A LER E ESCREVER? A PESQUISA DE OPINIÃO EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO DA EJA PAULA CRISTINA SILVA DE OLIVEIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS). Resumo O presente trabalho tem por objetivo

Leia mais

Resolução nº 025, de 17 de abril de 2018.

Resolução nº 025, de 17 de abril de 2018. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Resolução nº 025, de 17 de abril de 2018. O Presidente em exercício do do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, considerando o que foi

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO ORDEM DE SERVIÇO OS -002/ SR-3/ ASSUNTO: REGULAMENTA AS AÇÕES DE EXTENSÃO VIGÊNCIA: 25/01/2013 VERSÃO: 05

IDENTIFICAÇÃO ORDEM DE SERVIÇO OS -002/ SR-3/ ASSUNTO: REGULAMENTA AS AÇÕES DE EXTENSÃO VIGÊNCIA: 25/01/2013 VERSÃO: 05 OS -002/ SR-3/ 2013 1 5 1 FINALIDADE A presente Ordem de Serviço tem como finalidade conceituar, organizar e disciplinar as ações que constituem a Extensão, na UERJ: Programa, Projetos, Cursos e Eventos.

Leia mais

LABORATORIO DE ENSINO DE CIENCIAS BIOLÒGICAS (LECBio) DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE): IDEALIZAÇÃO, OBJETIVOS E MOSTRA LECBIO

LABORATORIO DE ENSINO DE CIENCIAS BIOLÒGICAS (LECBio) DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE): IDEALIZAÇÃO, OBJETIVOS E MOSTRA LECBIO LABORATORIO DE ENSINO DE CIENCIAS BIOLÒGICAS (LECBio) DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE): IDEALIZAÇÃO, OBJETIVOS E MOSTRA LECBIO INTRODUÇÃO Autor (1); Mariana Ribeiro Porto Araujo Universidade

Leia mais

1.1.1 Política de Extensão

1.1.1 Política de Extensão 1.1.1 Política de Extensão Na FURB, a Extensão fundamenta-se no princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, e realiza-se orientada para o favorecimento das condições

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CONSELHO COORDENADOR DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 42, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CONSELHO COORDENADOR DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 42, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CONSELHO COORDENADOR DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 42, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018 Dispõe sobre o Regulamento da curricularização das atividades de extensão

Leia mais

Professor ou Professor Pesquisador

Professor ou Professor Pesquisador Professor ou Professor Pesquisador Cláudio Luis Alves do Rego Cúneo 1 Resumo O perfil de professor pesquisador tem sido associado à oportunidade de prática reflexiva daquele professor que busca a pesquisa

Leia mais

voltaraomenuprincipal

voltaraomenuprincipal voltaraomenuprincipal Educação a Distância no CEFET Campos Campos dos Goytacazes/RJ 11 A Educação a distância (EaD) inicia-se no segundo semestre de 2004, no Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DISCENTE PROJETO DE EXTENSÃO VIVÊNCIAS NO CÁRCERE

EDITAL DE SELEÇÃO DISCENTE PROJETO DE EXTENSÃO VIVÊNCIAS NO CÁRCERE EDITAL DE SELEÇÃO DISCENTE PROJETO DE EXTENSÃO VIVÊNCIAS NO CÁRCERE 2018.1 O, no âmbito de seu Curso de Bacharelado em Segurança Pública e Social, em consonância com a Resolução/CEP/2005, divulga, a quem

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO Código eletrônico: 53 Interessado: Campus de Castanhal Assunto: Aprovação

Leia mais

Art. 2º Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação. São João del-rei, 27 de março de 2008.

Art. 2º Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação. São João del-rei, 27 de março de 2008. RESOLUÇÃO N o 012, de 27 de março de 2008. Cria o Núcleo de Educação a Distância (NEAD) e aprova seu Regimento Interno. O PRESIDENTE DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

Leia mais

COLEGIADO DE CURSOS FACULDADE UNA DE BETIM. Resolução nº 16 de 21 de novembro de 2016

COLEGIADO DE CURSOS FACULDADE UNA DE BETIM. Resolução nº 16 de 21 de novembro de 2016 COLEGIADO DE CURSOS Resolução nº 16 de 21 de novembro de 2016 Institui a Política de Extensão no âmbito da Faculdade Una de Betim e dá outras providências. A Presidente do Colegiado de Cursos da Faculdade

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 45/2015 Institui o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas

Leia mais

PROJETO NÚCLEO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FEUSP. PROPOSTA DE ESTÁGIO/CRONOGRAMA 2º semestre de 2016

PROJETO NÚCLEO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FEUSP. PROPOSTA DE ESTÁGIO/CRONOGRAMA 2º semestre de 2016 PROJETO NÚCLEO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FEUSP PROPOSTA DE ESTÁGIO/CRONOGRAMA 2º semestre de 2016 Apresentação A Avaliação Institucional pode ser uma estratégia de autoavaliação participativa/negociada,

Leia mais

Descrição dos Estágios do Núcleo 3-7º per./2019

Descrição dos Estágios do Núcleo 3-7º per./2019 Objetivo do Manhãs e tardes a combinar Escolas de Educação Infantil, Berçário Creche (CEI), EMEF Nilo Peçanha, Escola de Estadual de Ensino Fundamental 16h20m às 19h10m às 21h40 O tempo médio dedicado

Leia mais

Programa de Extensão do Curso de Licenciatura em Matemática do PARFOR

Programa de Extensão do Curso de Licenciatura em Matemática do PARFOR Programa de Extensão do Curso de Licenciatura em Matemática do PARFOR Profª. Msc. Iza Helena Travassos ICED/AEDI/UFPA Prof. Dr. José Maria Rodrigues ICED/UFPA (Supervisores de Extensão) Bolsista: Mauro

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL Secretaria Executiva dos Conselhos Superiores SECS/UFAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL Secretaria Executiva dos Conselhos Superiores SECS/UFAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL Secretaria Executiva dos Conselhos Superiores SECS/UFAL RESOLUÇÃO Nº. 65/2014-CONSUNI/UFAL, de 03 de novembro de 2014. ESTABELECE A ATUALIZAÇÃO DAS DIRETRIZES GERAIS

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 12, DE 02 DE FEVEREIRO DE 2012.

RESOLUÇÃO UNESP Nº 12, DE 02 DE FEVEREIRO DE 2012. RESOLUÇÃO UNESP Nº 12, DE 02 DE FEVEREIRO DE 2012. Aprova o Regimento do Projeto UNESP de Educação de Jovens e Adultos PEJA, da Pró-Reitoria de Extensão Universitária PROEX. O VICE-REITOR NO EXERCÍCIO

Leia mais

DECANATO DE EXTENSÃO

DECANATO DE EXTENSÃO DECANATO DE EXTENSÃO Profa. Dra. Olgamir Amancia Ferreira Decana de Extensão Prof. Alexandre Pilati Diretor Técnico de Extensão NATUREZA DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: Será sempre

Leia mais