Informações Gerais. Quem Somos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Informações Gerais. Quem Somos"

Transcrição

1 Portifólio CIAFRO

2 Informações Gerais Quem Somos O CIAFRO Centro de Integração da Cultura Afro-Brasileira é uma associação de natureza civil, sem fins lucrativos, fundado em 28 de agosto de 2006, que busca participar, de forma ativa, do processo de construção da identidade cultural brasileira. Conscientizar a população brasileira de nossa história, formação étnica e cultural, constitui questão fundamental para a construção dessa identidade e, conseqüentemente, para a transformação social tão almejada por aqueles que se fazem sujeitos da história. Dessa forma, o CIAFRO visa à divulgação da cultura afro-brasileira, bem como sua reedificação em todos os espaços culturais. O CIAFRO promove eventos de divulgação da cultura afro-brasileira, como exposição, fórum, seminário, palestra, festival de poesias, festival de cantigas afro-brasileiras, cursos etc. Os cursos oferecidos abrangem diferentes interesses: curso de dança, de artesanato, de pintura, de percussão, de telemarketing, de informática, de cidadania, de cultura afro, de teatro, de confecção de bolsas e acessórios. Desenvolve diversos projetos de alcance popular. Projeto de exposição itinerante, em que material expositivo da cultura afro-brasileira percorre clubes, centro culturais, escolas, bibliotecas e outros. Projeto de meio ambiente, em que grupos de trabalho discutem e desenvolvem ações afirmativas a fim de levar à população a conscientização da necessidade de preservação do meio ambiente. Projeto de ação contra a intolerância religiosa, o CIAFRO participa de discussões e da organização de ações que são implementadas para combater o preconceito religioso e, conseqüentemente, o preconceito de cor e de etnia. O CIAFRO, tem sua matriz localizada a rua Orlando de Aquino, 115 Parque Anchieta RJ e sua filial localizada no município de Nilópolis, onde oferece a sua comunidade atendimento social, através de assistência jurídica, consultas médicas, serviços de fisioterapia, empréstimo de livros para leitura e pesquisa, reforço escolar, além de fazer doações para atender a necessidades imediatas de famílias carentes. Para realizar todo esse trabalho, conta com uma diretoria composta por 12 membros e coordenadorias especificas, que são elas: Coordenadoria de Educação, Coordenadoria de Saúde, Coordenadoria de Diversidade, Coordenadoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Coordenadoria de Cultura, Coordenadoria de Comunicação, Coordenadoria da Mulher, Coordenadoria da Juventude e Coordenadoria da Igualdade Racial, além de seus associados, colaboradores e voluntários. Apesar de ser uma jovem instituição vem ao longo dos anos, desenvolvendo tais ações e o sucesso do trabalho motivou seu crescimento e desenvolvimento, tornando-a de importância expressiva, não só para sua comunidade, como também para a sociedade brasileira em geral. Mediante alguns títulos recebidos, destacamos, o título de Utilidade Pública concedido pelo Prefeito Sérgio Sessim, que decretou e sancionou a Lei de 20 de maio de 2010.

3 Missão Fomentar projetos que resultem na melhoria da qualidade de vida, utilizando a arte, a cultura afro-brasileira e a educação, realizando assim a inclusão social de mulheres, homens, jovens, adolescentes, crianças e idosos, como fator de direitos humanos, bem como no combate a toda discriminação de credo, raça, etnia, gênero ou orientação sexual, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade Visão O CIAFRO é uma organização que luta pela transformação social e, através da arte e da cultura afro-brasileira, desperta a auto-estima de mulheres, homens, jovens, adolescentes, crianças e idosos, contribuindo para a construção de uma sociedade fundada em valores de justiça, equidade e solidariedade.

4

5 Ciafro - Prêmios Recebidos

6 Prêmios Recebidos. As ações socioculturais desenvolvidas pelo CIAFRO no Rio de Janeiro e em Nilópolis (Baixada Fluminense) têm seu mérito em parte mensurado pelos prêmios e homenagens concedidos por diversas instituições da sociedade civil e governamentais. As condecorações simbolizam o reconhecimento de alguns dos projetos, entre os quais o CIAFRO tem como missão diária, combate ao racismo, a intolerância religiosa atingida as religiões de matrizes africanas e a inclusão social de mulheres, homens, crianças, adolescentes e idosos. Tudo isso tendo a cultura afro-brasileira como foco principal Troféu Espelho D Água entregue no I Presente de Oxum realizado pela Yalorixá Iva D Oxum pela iniciativa da realização da Exposição Mulher: História e Identidade Negra são fotos de 50 mulheres negras que tem como objetivo estimular o orgulho de ser mulher e de ser negra, valorizando a história de vida de jovens e mulheres, resgatando sua auto estima e contribuindo para o combate ao preconceito racial Moção Honrosa, no Seminário Mulheres Negras. Trabalho e Renda, Conquistas e desafios referente as comemoração ao Dia 25 de Julho Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha, pelo reconhecimento do trabalho com mulheres negras e das religiões de matrizes africanas Moção Honrosa, em comemoração ao Dia 25 de Julho Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha, oferecida pelo CEN - Coletivo de Entidades Negras, pela parceria e trabalho edificado que o CIAFRO vem realizando com as mulheres negras do município de Nilópolis CIAFRO ganha o PRÊMIO ATABAQUE DE OURO - O ICAPRA - Instituto Cultural de Apoio e Pesquisa às Religiões Afro, realizou a 5ª edição do Atabaque de Ouro, o evento tem como objetivo divulgar a cultura afrobrasileira através da musicalidade da Umbanda e do Candomblé, criando assim, oportunidade aos grandes talentos da religiosidade.

7 Prêmios Recebidos O Cenógrafo Flávio Rocha e o Fotógrafo Ernane Pinho escolheu dentre 100 mulheres negras e guerreiras do Rio de Janeiro a nossa Coordenadora de Projetos para participar da exposição fotográfica "Mulher NEGRA Mulher", através de seu olhar e de sua realidade. A Coordenadora de Projetos, Ignez Teixeira, mulher de garra, luta e muita fibra, foi uma das mulheres que receberam destaque no evento que homenageou a MULHER NEGRA, dentro das comemorações do DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA - 20 de novembro - e o DIA INTERNACIONAL PELA ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER - 25 de novembro Moção Honrosa da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, através de requerimento regimental pelo mandato do Vereador Stepan Nercessian, em homenagem às mulheres que contribuem com a manutenção da história, cultura e religiosidade afro-brasileira da sociedade carioca Moção Honrosa da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, pelo Fórum de Mulheres Negras do Rio de Janeiro, que desde a década de 70, vem construindo um espaço democrático de discussão e articulação política, com o intuito de contribuir com o fortalecimento institucional das organizações e movimentos de mulheres negras. Destinado a 25 mulheres que contribuem com a manutenção da história, cultura e religiosidade afro-brasileira da sociedade carioca, que muitas das vezes anonimamente vem realizando junto a sua comunidade trabalhos de grande dimensão. Em parceria com o Deputado Estadual Gilberto Palmares, autor da lei nº 5071 que em 2007 instituiu o dia 25 de julho: Dia da Mulher Negra da América Latina e do Caribe CIAFRO recebeu o Troféu Estrela da Casa da Cultura Afoxé Oyá, das mãos da Presidente da Instituição Atanízia Silva, no Clube de Regatas Botafogo, em reconhecimento aos trabalhos destinados a cultura afro-brasileira.

8 Ciafro - Realizações

9 Realizações. Expo Cultura Afro. Aproveitando a confraternização realizada pela estilista de moda afro Fátima Negrann do Empório Afro no dia 17 de dezembro no Café Cultura Casa de Jorge, localizado na Lapa, o CIAFRO lançou o DVD da II Expo da Cultura Afro evento realizado dia 30/08 na Quadra da Beija-Flor de Nilópolis. A Expo é um evento que leva às comunidades variadas conhecimentos históricos, arte, lazer e integração sócio-cultural. E, dessa forma, podese dizer que a Expo se transforma em um manifesto cultural do povo brasileiro sobre sua identidade cultural. Em sua edição 2009, a II Expo da Cultura Afro trouxe como tema O Benin ancestralidade: um dos berços da nação brasileira, a fim de difundir conhecimento a respeito desse país do continente africano, de onde, durante os séculos XVIII e XIX, tantos africanos vieram, através do tráfico de escravos, povoar o Brasil, trabalhar e formar nossa população. Além da exposição apresentamos um lindo desfile com vestimentas da nova coleção da Empório Afro, com negros e negras Nilopolitanos que os vencedores ganharam o título de casal CIAFRO. Shows variados com Beatriz Nascimento, Grupo Cultural Orunmilá, Grupo Teatral Omodê Ayô, Transformista Kaíka Sabatella, Grupo Cultural Ilê Brasil, Grupo de Capoeira Fruto dos Palmares e a Bateria da Beija-Flor com passistas e baianas. E para prestigiar aqueles que ao longo do tempo dedicam-se sua vida a cultura afrobrasileira o CIAFRO entregou o II Troféu Identidade Negra, as seguintes personalidades: Ruth Pinheiro - Presidente do Centro de Apoio ao Desenvolvimento - CAD, Dr. Wilson Prudente - Promotor do Ministério Público do Trabalho do Estado do RJ, Marcio Alexandre Gualberto - Coordenador Nacional de Política Institucional do Coletivo de Entidades Negras CEN, César Augusto Maia - Cônsul de Benin, Don Marco Maguila - Produtor da Afro Brasil, Babalorixá Renato D Obaluaiê, Maria Helena Theodoro - Vice-Presidente do CEDINE, Poly Gomes - Produtora Cultural e Sandra Gurgel - Professora de História e Coordenadora do GT da lei da SEMED do Município de Nilópolis. Fotos: Foto Esquerda. Apresentação do Grupo Cultural Orumilá - durante a II Expo Cultura Afro. Foto Direita. Painel de Abertura da II Expo Cultura Afro, evento realizado na quadra da Beija Flor,

10 Realizações. Expo Cultura Afro. Fotos: Foto Esquerda. Mural informativo, apresentando fotos e texto sobre a cerimônia Geledé. Foto Direita Alto. Participação do Prefeito de Nilópolis Sergio Sessim, prestigiando nossa Expo Cultura Afro. Foto Direita Abaixo. Painel dedicado ao trabalho de pesquisa de Pierre Verger.

11 Realizações. Visita do Cônsul e o Ministro da Agricultura de Benin. O CIAFRO recebeu dia 17 de agosto, em sua filial, em Olinda, Nilópolis, a comitiva da República de Benin, África Ocidental, o Ministro da Agricultura Sr. Gregory Akofodji, esposa e filhos; o Diretor Nacional de Benin Sr. Marcel de Souza, esposa Sra. Irene de Souza e filhos; o Cônsul Honorário de Benin Sr. César Augusto e esposa Sra. Julia Maia Coordenadora do Instituto Latino-Americano; os tradutores Sra. Natasha Dias e o Sr. Bakento Nzola. A comitiva ficou encantada com a apresentação do grupo teatral do CIAFRO Omodê Ayó Criança Feliz. Eles ficaram impressionados com a presença da ancestralidade deles na peça teatral Irmandade Ilekoo, onde as crianças vestidas de Xangô, Oyá, Oxum, Obá e Oxosse mostraram um pouco dessa magnífica história. Foram recebidos pelo Babalorixá Jorge D OgumJá, onde mantiveram uma longa e produtiva conversa, Pai Jorge presenteou o ministro com um fio de conta de Ogun e a Sra. Ignez presenteou a sua esposa com fio de Oyá, pedindo saúde, paz e prosperidade em suas vidas. Foi servido aos convidados o nosso famoso acarajé, acharam uma delícia. A Secretaria da Cidadania Nilcéa Cardoso, pediu para ler uma mensagem, que eles pudessem levar ao Benin, com o carinho do prefeito Sérgio Sessim e toda a comunidade de Nilópolis. Fotos: Da esquerda para direita; Ignez Teixeira Coordenadora de Projetos do CIAFRO Sr. Gregory Akofodji Ministro da Agricultura de Benin. Pai Jorge - Presidente do CIAFRO. Sra. Akofodji - Esposa do Ministro. Cônsul de Benin no Riode Janeiro.

12 Realizações. Caminhada Contra Intolerancia Religiosa. Evento realizado na praia de Copacabana - Rio de Janeiro, com o objetivo de promover o Combate a Intolerancia Religiosa, o CIAFRO, tem estado presente, não apenas no Ato, como no processo de organização.

13 Realizações. Caminhada Contra Intolerancia Religiosa. A presença da mídia se faz efeitiva, devido o efeito que a Caminhada realiza na cidade do Rio de Janeiro, unindo diversas matizes religiosas e criando o debate em torno do tema. Na foto ao lado, vemos a Coordenadora de Projetos do CIAFRO - Mãe Ignez Teixeira, sendo entrevistada por uma das equipes de imprensa presentes no evento. Nesta foto, podemos ver o CIAFRO marcando presença em uma das edições da Caminhada. Assistidos por programas, voluntários e diretores do CIAFRO, presentes nesse evento de suma importância na Defesa das Tradições de Matriz Africana.

14 Realizações. Cursos De Informática O CIAFRO, realiza períodicamente, cursos de informática, voltados a comunidade. Cursos voltados a inserção de idosos no mundo digital ou cursos voltados a capacitação de jovens e adultos a entrada no mercado de trabalho. A seguir vemos fotos da formatura dos aluno do Projeto Africanidade e Trabalho, realizado pelo CIAFRO em conjunto com a SEPPIR em Fotos: Da esquerda para direita; Ignez Teixeira Coordenadora de Projetos do CIAFRO, discursa para as turmas formandas do projeto Africanidades e Trabalho, que formou alunos em Conceitos de História da África, Informática para o Trabalho e Telemarketing. Direita Superior: Uma das turmas formandas com os professores do projeto e diretoria do CIAFRO Direita abaixo: O corpo Docente do Projeto Africanidades e Ignez Teixeira - Coordenadora de Projetos do CIAFRO.

15 Realizações. Seminário Pró Saúde Negra. Dando continuidade a um trabalho realizado pela rede de saúde, pelas comunidades de terreiros, ONGs e o movimento negro, o CIAFRO realizou dia 05 de novembro o I Seminário Pró-Saúde da população negra de Nilópolis. Dr. José Marmo Silva - Coordenador Nacional da Rede de Saúde das Religiões Afro-Brasileiras, palestrou sobre o SUS e as religiões de matriz africana, Simone Monteiro - Assistente social da Casa da Mulher Nilopolitana palestrou sobre a Mulher e a violência doméstica e Ignez Teixeira - Assessora da Igualdade Racial de Nilópolis foi a mediadora das palestras. Estiveram presentes diversas pessoas da comunidade, Sra. Nilcéa Cardoso - Secretária da Cidadania, Dra. Alda - Superintendente da Criança e do Adolescente, Sra. Rosimere Superintendente dos direitos do idoso e toda a equipe da Secretaria da Cidadania

16 Realizações. Seminário Pró Saúde Negra. Concluintes do Seminário, recebendo o certificado. Ao centro, Ignez Teixeira Cordenadora do CIAFRO. Dr. José Marmo, Coordenador da Rede de Saúde das Religiões Afro-brasileiras e Ignez Teixeira, Coordenadora de Projetos do CIAFRO.

17 Realizações. Troféu Identidade Negra. Premiação concedida pelo CIAFRO, a personalidades que se destacaram na promoção e defesa da Cultura de Matriz Africana. O Troféu Identidade Negra, já teve quatro edições. Já foram agraciados com o Troféu, personagens como Sandra de Sá, Rita Ribeiro, o fotografo Januário Garcia, Gilberto Gil, Ivanir dos Santos, entre outros... Foto: Vemos Pai Jorge - Presidente do CIAFRO e a cantora Rita Ribeiro, agraciada com o Troféu Identidade Negra, durante a III Edição da premiação, devido sua contribuição para a cutlura Afro-brasileira em seu CD -Tecnomacumba. Foto de Denise Depaoli

18 Realizações. Troféu Identidade Negra Fotos: Acima Os presentes a entrega da 3ª Edição do Troféu Identidade Negra - Realizado na Cidade de Nilópolos. A direita/ superior Apresentação de Macedo Griot, que segundo a tradição da exposição oral da História, por meio da Poesia e da interpetração. A direita/ inferior O Fotografo Januária Garcia, mais um dos premiados durante a terceira edição do Troféu Identidade Negra.

19

20 Ciafro - Nosso Portal

21 Nosso Portal Portal CIAFRO - www. portalciafro.org.br Inicialmente, quando iniciado, um site que tinha o objetivo de apresentar o CIAFRO e suas atividades. Atualmente, o portal CIAFRO, deu uma guinada, visando se tornar um portal de notícias, voltado a cultura afro-brasileira, as questões de gênero, beleza,

22 Ciafro - Portifólio Orlando de Aquino, 115 Parque Anchieta RJ contato@portalciafro.org.br Arte e editoração Anarcoanjo Design - anarcoanjo@yahoo.com.br

JOVEM ÍNDIO E JOVEM AFRODESCENDENTE/JOVEM CIGANO E OUTRAS ETNIAS OBJETIVOS E METAS

JOVEM ÍNDIO E JOVEM AFRODESCENDENTE/JOVEM CIGANO E OUTRAS ETNIAS OBJETIVOS E METAS JOVEM ÍNDIO E JOVEM AFRODESCENDENTE/JOVEM CIGANO E OUTRAS ETNIAS OBJETIVOS E METAS 1. Assegurar com políticas públicas e programas de financiamento o direito dos jovens índios, afrodescendentes, camponeses

Leia mais

III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL.

III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL. III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL. DOCUMENTO BASE: 1 - A comissão organizadora propõe aos delegados das pré conferências a aprovação das seguintes propostas de políticas e ações

Leia mais

Estado da Paraíba PREFEITURA MUNICIPAL DE TAVARES GABINETE DO PREFEITO

Estado da Paraíba PREFEITURA MUNICIPAL DE TAVARES GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 704/2013 DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL COMPIR E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO CONSTITUCIONAL DO MUNICÍPIO DE TAVARES, Estado da Paraíba, usando

Leia mais

A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DA LEITURA DOCENTE

A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DA LEITURA DOCENTE A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DA LEITURA DOCENTE Kallenya Kelly Borborema do Nascimento 1 Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) E-mail: kallenyakelly2@hotmail.com Patrícia Cristina

Leia mais

DIRETRIZES GERAIS PARA UM PLANO DE GOVERNO

DIRETRIZES GERAIS PARA UM PLANO DE GOVERNO DIRETRIZES GERAIS PARA UM PLANO DE GOVERNO Ações de Inclusão Social e de Combate à Pobreza Modelo Próprio de Desenvolvimento Infra-estrutura para o Desenvolvimento Descentralizado Transparência na Gestão

Leia mais

7º Prêmio VIVALEITURA Edição Lúcia Jurema JUSTIFICATIVA

7º Prêmio VIVALEITURA Edição Lúcia Jurema JUSTIFICATIVA JUSTIFICATIVA O projeto denominado LEITURA EM PROGRESSO é uma proposta do Ponto de Cultura NEC e Biblioteca Comunitária Orlando Miranda, localizados no Centro Cultural Fundição Progresso, Lapa - local

Leia mais

JUSTIFICATIVA DA INICIATIVA

JUSTIFICATIVA DA INICIATIVA JUSTIFICATIVA DA INICIATIVA A relevância do projeto: O negro em destaque: As representações do negro na literatura brasileira se dá a partir das análises e percepções realizadas pelo coletivo cultural,

Leia mais

Declaração de Salvador

Declaração de Salvador Declaração de Salvador Os Chefes de Estado da República Federativa do Brasil, da República de Cabo Verde, da República da Guiné, da República Oriental do Uruguai, o Vice-Presidente da República da Colômbia,

Leia mais

Coleção Cadernos Afro-Paraibanos APRESENTAÇÃO

Coleção Cadernos Afro-Paraibanos APRESENTAÇÃO Coleção Cadernos Afro-Paraibanos APRESENTAÇÃO O racismo é um fenômeno das relações sociais do Brasil. No estado da Paraíba, onde mais de 60% da população é negra, não encontramos essa mesma proporcionalidade

Leia mais

Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde: história e desafios

Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde: história e desafios Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde: história e desafios José Marmo da Silva Ogan, dentista e Coordenador da RENAFRO/Rede Nacional de Religiões Afro- Brasileiras e Saúde Rede Nacional de

Leia mais

ESCOLA PROFESSOR AMÁLIO PINHEIRO ENSINO FUNDAMENTAL PROJETO EQUIPE MULTIDISCIPLINAR CULTURA AFRO-DESCENDENTES

ESCOLA PROFESSOR AMÁLIO PINHEIRO ENSINO FUNDAMENTAL PROJETO EQUIPE MULTIDISCIPLINAR CULTURA AFRO-DESCENDENTES ESCOLA PROFESSOR AMÁLIO PINHEIRO ENSINO FUNDAMENTAL PROJETO EQUIPE MULTIDISCIPLINAR CULTURA AFRO-DESCENDENTES JUSTIFICATIVA Este projeto tem como objetivo maior: Criar mecanismos para efetivar a implementação

Leia mais

EIXO II EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS PROPOSIÇÕES E ESTRATÉGIAS

EIXO II EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS PROPOSIÇÕES E ESTRATÉGIAS EIXO II EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS PROPOSIÇÕES E ESTRATÉGIAS 1. Assegurar, em regime de colaboração, recursos necessários para a implementação de políticas de valorização

Leia mais

1. Garantir a educação de qualidade

1. Garantir a educação de qualidade 1 Histórico O Pacto pela Juventude é uma proposição das organizações da sociedade civil, que compõem o Conselho Nacional de Juventude, para que os governos federal, estaduais e municipais se comprometam

Leia mais

REFERÊNCIAS SÓCIO- CULTURAIS DO INSTITUTO GINGAS DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA

REFERÊNCIAS SÓCIO- CULTURAIS DO INSTITUTO GINGAS DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA REFERÊNCIAS SÓCIO- CULTURAIS DO INSTITUTO GINGAS DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA Nos caminhos percorridos pelo Instituto Gingas de Cultura afro-brasileira há que se destacar quais são as referências sócio-culturais

Leia mais

COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 522, DE 2014

COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 522, DE 2014 COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 522, DE 2014 Redação do vencido, para o turno suplementar, do Substitutivo do Senado ao Projeto de Lei da Câmara nº 90, de 2013 (nº 757, de 2011, na Casa de origem). A Comissão

Leia mais

Apoio. Patrocínio Institucional

Apoio. Patrocínio Institucional Patrocínio Institucional Apoio O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NOS PROJETOS SOCIAIS E NA EDUCAÇÃO - UMA BREVE ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO DEGRAUS CRIANÇA

A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NOS PROJETOS SOCIAIS E NA EDUCAÇÃO - UMA BREVE ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO DEGRAUS CRIANÇA A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NOS PROJETOS SOCIAIS E NA EDUCAÇÃO - UMA BREVE ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO DEGRAUS CRIANÇA Tamara Nomura NOZAWA 1 Telma Lúcia Aglio GARCIA 2 Edmárcia Fidelis ROCHA

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA OLINDA

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA OLINDA LEI Nº 289/2014 Nova Olinda TO, 12 de maio de 2014 Dispõe Sobre a Consolidação Legislativa referente aos eventos, datas comemorativas e feriados de Nova Olinda TO e Institui o Calendário Oficial de Eventos

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Page 1 of 5 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 4.886, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2003. Institui a Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial - PNPIR e dá

Leia mais

SINCRETISMO RELIGIOSO, NATAL FESTEJA IEMANJÁ 1

SINCRETISMO RELIGIOSO, NATAL FESTEJA IEMANJÁ 1 SINCRETISMO RELIGIOSO, NATAL FESTEJA IEMANJÁ 1 Antônio da Silva PINTO Netto 2 Joabson Bruno de Araújo COSTA 3 Giovana Alves ARQUELINO 4 Sebastião Faustino PEREIRA Filho 5 Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

Pensamos como Jorge Brovetto, reitor da Universidade da República do Uruguai,que é possível a:

Pensamos como Jorge Brovetto, reitor da Universidade da República do Uruguai,que é possível a: PROGRAMAÇÃO DA IVª SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA DA UNICAP NOVEMBRO DE 2011 O PAPEL DA UNIVERSIDADE NO COMBATE AO RACISMO E NA PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL 316 ANOS DO MARTÍRIO DE ZUMBI DOS PALMARES 123

Leia mais

Então por que não oferecer parte deste conteúdo no formato EAD, sob tutoria do próprio instrutor?

Então por que não oferecer parte deste conteúdo no formato EAD, sob tutoria do próprio instrutor? Oferecer treinamentos focados na utilização dos produtos é o objetivo da Exsto e um dos grandes obstáculos é o desnível de conhecimento dos participantes no assunto. Recebemos inscritos de variadas formações

Leia mais

TERREIROS E QUILOMBOS: ESPACIALIDADES E ARTICULAÇÕES

TERREIROS E QUILOMBOS: ESPACIALIDADES E ARTICULAÇÕES 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( X ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA TERREIROS E QUILOMBOS: ESPACIALIDADES E ARTICULAÇÕES Caio

Leia mais

INICIATIVAS PREMIADAS

INICIATIVAS PREMIADAS INICIATIVAS PREMIADAS Gestão Pública 1º LUGAR Programa de Valorização das Culturas Regionais: Cultura em Movimento Secretaria da Cultura do Estado do Ceará 184 municípios (CE) A iniciativa surgiu em 2003

Leia mais

Tabela para classificação de ações de extensão

Tabela para classificação de ações de extensão Tabela para classificação de ações de extensão Linha de Extensão 1. Alfabetização, leitura e escrita Formas mais freqüentes de operacionalização Alfabetização e letramento de crianças, jovens e adultos;

Leia mais

coleção Conversas #9 - junho 2014 - m i o o Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #9 - junho 2014 - m i o o Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. sou Eu Por do que coleção Conversas #9 - junho 2014 - Candomblé. tã estou sen d o o discri m i na da? Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora

Leia mais

O PROJETO UNIMONTES SOLIDÁRIA

O PROJETO UNIMONTES SOLIDÁRIA RELATO DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO CURSO DE INFORMÁTICA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DURANTE O PROJETO UNIMONTES SOLIDÁRIA NA ALDEIA INDÍGENA XACRIABÁ Josué Batista Antunes 1 Gislane Silva Cardoso Cerqueira

Leia mais

ÁREAS TEMÁTICAS SITUAÇÕES PROBLEMA SOLUÇÕES SUGERIDAS PROFISSIONALIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO SOCIAL

ÁREAS TEMÁTICAS SITUAÇÕES PROBLEMA SOLUÇÕES SUGERIDAS PROFISSIONALIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO SOCIAL Contribuições do GT Capoeira, Profissionalização e Internacionalização. Este documento apresenta os resultados dos debates desenvolvidos pelo Grupo de Trabalho Capoeira, Profissionalização e Internacionalização

Leia mais

Profa. Dra. Ana Maria Klein UNESP/São José do Rio Preto anaklein@ibilce.unesp.br

Profa. Dra. Ana Maria Klein UNESP/São José do Rio Preto anaklein@ibilce.unesp.br Profa. Dra. Ana Maria Klein UNESP/São José do Rio Preto anaklein@ibilce.unesp.br 3º Seminário de Proteção Escolar / Secretaria da Educação 20 e 21 de agosto de 2014 / Serra Negra 1 Diferenças culturais

Leia mais

PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Universidade Federal de Itajubá Título da dissertação: OS MANUAIS DOS PROFESSORES DOS LIVROS DIDÁTICOS

Leia mais

Educação Infantil. Projeto Griô: Contador de Histórias PRIMEIRO LUGAR

Educação Infantil. Projeto Griô: Contador de Histórias PRIMEIRO LUGAR Projeto Griô: Contador de Histórias Ofó: Forças trás-formadoras dos caminhos das Histórias e culturas afro-brasileiras e africanas. A ESCOLA Escola Creche Vovô Zezinho Salvador, BA A Professora PRIMEIRO

Leia mais

Mancala, instrumento mediador no ensino de História do Egito: valorização da cultura Africana e Afrodescendente. Educação Etnicorracial ERER

Mancala, instrumento mediador no ensino de História do Egito: valorização da cultura Africana e Afrodescendente. Educação Etnicorracial ERER Mancala, instrumento mediador no ensino de História do Egito: valorização da cultura Africana e Afrodescendente Educação Etnicorracial ERER ANA PAULA OLIVEIRA NAIARA SALVATIERRI Resumo Buscando conciliar

Leia mais

Unidade Responsável: Procuradoria Geral de Justiça

Unidade Responsável: Procuradoria Geral de Justiça 1.Objetivo do Projeto Promover a conscientização individual e coletiva para a prevenção e o combate à corrupção na sociedade paranaense, fomentando uma cultura baseada na dignidade, na honestidade, em

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FACULDADE DE MANTENA 2010-2014

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FACULDADE DE MANTENA 2010-2014 RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FACULDADE DE MANTENA 2010-2014 Mantena-MG INTRODUÇÃO A Faculdade de Mantena FAMA - é um estabelecimento particular de ensino superior, que visa a atender

Leia mais

Relações Étnico-raciais no Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Ementa da Disciplina. Teleaula 1. Conceitos Básicos.

Relações Étnico-raciais no Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Ementa da Disciplina. Teleaula 1. Conceitos Básicos. Relações Étnico-raciais no Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana Teleaula 1 Profa. Dra. Marcilene Garcia de Souza Grupo Uninter Ementa da Disciplina Contextos e conceitos históricos sobre

Leia mais

Há 40 anos, dedicamos ao bem mais precisoso: A vida.

Há 40 anos, dedicamos ao bem mais precisoso: A vida. Há 40 anos, dedicamos ao bem mais precisoso: A vida. A cada ano, mais de 600 jovens participam de várias oficinas de formação e produção cultural, nas áreas de literatura, artesanato, teatro, dança, música

Leia mais

CULTURA OBJETIVOS E METAS

CULTURA OBJETIVOS E METAS CULTURA OBJETIVOS E METAS 1. Garantir a participação juvenil na elaboração das políticas públicas na área de cultura com a participação de mais entidades e partidos políticos, via projetos e via mobilização

Leia mais

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 22 de julho de 2015 Jornal: Diário do Sul Data: 22/07/15 Editoria: Geral Arilton Barreiros

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS TERESA D ÁVILA NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Formulário para Registro de Projetos de Extensão Universitária

FACULDADES INTEGRADAS TERESA D ÁVILA NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Formulário para Registro de Projetos de Extensão Universitária FACULDADES INTEGRADAS TERESA D ÁVILA NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Formulário para Registro de Projetos de Extensão Universitária Ano 2015 Título do Projeto: Convivência Social Tipo de Projeto: projeto

Leia mais

Cravos, Cafés, Camélias e Griots

Cravos, Cafés, Camélias e Griots Cravos, Cafés, Camélias e Griots As Negras tigres eram mulheres, que carregavam as fezes dos brancos até as lagoas e praias e assim como elas a Cia. Jongo Banto vem trazendo o peso de manter a cidade limpa

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

Formação Profissional de Professores/as em Gênero, Sexualidade, Orientação Sexual e Relações Étnico Raciais

Formação Profissional de Professores/as em Gênero, Sexualidade, Orientação Sexual e Relações Étnico Raciais Formação Profissional de Professores/as em Gênero, Sexualidade, Orientação Sexual e Relações Étnico Raciais O que é o GDE É um curso de Aperfeiçoamento, na modalidade a distância, com carga horária de

Leia mais

DIÁLOGOS PARA A SUPERAÇÃO DA POBREZA

DIÁLOGOS PARA A SUPERAÇÃO DA POBREZA PARTE III DIÁLOGOS PARA A SUPERAÇÃO DA POBREZA Gilberto Carvalho Crescer distribuindo renda, reduzindo desigualdades e promovendo a inclusão social. Esse foi o desafio assumido pela presidente Dilma Rousseff

Leia mais

http://www.youtube.com/watch?v=h54vsr wwueo

http://www.youtube.com/watch?v=h54vsr wwueo http://www.youtube.com/watch?v=h54vsr wwueo Site:http://www.ccnma.org.br Coordenador: Carlos Sérgio Ferreira (coordenação cultura e identidade Afro brasileira) O Centro de Cultura Negra do Maranhão é uma

Leia mais

Veículo: Site Responsabilidade Social Data: 09/04/2008

Veículo: Site Responsabilidade Social Data: 09/04/2008 Veículo: Site Responsabilidade Social Data: 09/04/2008 Seção: Capa do Site Pág.: www.responsabilidadesocial.com O Laboratório Sabin figura hoje na lista das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil,

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 (de autoria do Senador Pedro Simon)

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 (de autoria do Senador Pedro Simon) 1 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 (de autoria do Senador Pedro Simon) Acrescenta e altera dispositivos na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para incluir no ensino fundamental e médio, e nos

Leia mais

Dia da família na escola. 13 de março de 2010

Dia da família na escola. 13 de março de 2010 1 Dia da família na escola 13 de março de 2010 Sugestões de atividades Desde 2009, o Amigos da Escola tem incentivado às escolas participantes do projeto a tornar os dias temáticos em dias da família e

Leia mais

II Concurso EDUCAR PARA LIBERTAR A Educação na Prevenção e Combate ao trabalho escravo no Estado do Piauí

II Concurso EDUCAR PARA LIBERTAR A Educação na Prevenção e Combate ao trabalho escravo no Estado do Piauí II Concurso EDUCAR PARA LIBERTAR A Educação na Prevenção e Combate ao trabalho escravo no Estado do Piauí O Fórum Estadual de Erradicação e Prevenção ao Trabalho Escravo realiza em 2015 o Primeiro Concurso

Leia mais

PROFESSORA: GISELE GELMI. LOCAL: SÍTIO BANDEIRANTES

PROFESSORA: GISELE GELMI. LOCAL: SÍTIO BANDEIRANTES EMEF ANTÔNIO ANDRADE GUIMARÃES PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA: EDUCAÇÃO NÃO TEM COR. PROFESSORA: GISELE GELMI. LOCAL: SÍTIO BANDEIRANTES Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma, quando

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Grupo Atitude Vila Macedo

Mostra de Projetos 2011. Grupo Atitude Vila Macedo Mostra de Projetos 2011 Grupo Atitude Vila Macedo Mostra Local de: Piraquara Categoria do projeto: I - Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Centro de Referência

Leia mais

Para todos vocês, formandos, hoje é um dia de comemoração...

Para todos vocês, formandos, hoje é um dia de comemoração... 1 Discurso da Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Tereza Campello na Cerimônia de repactuação do Plano Brasil Sem Miséria com RS Mais Igual e de formatura dos alunos do PRONATEC, realizada

Leia mais

Juventude e música: a produção nos cursos de pós-graduação brasileiros 1

Juventude e música: a produção nos cursos de pós-graduação brasileiros 1 Juventude e música: a produção nos cursos de pós-graduação brasileiros 1 Thenille Braun Janzen Universidade Federal de Uberlândia Resumo: O presente relato de experiência pretende destacar os resultados

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS. Mulheres negras e populares: Traçando Caminhos, Construindo Direitos

CHAMADA PÚBLICA PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS. Mulheres negras e populares: Traçando Caminhos, Construindo Direitos CHAMADA PÚBLICA PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS Mulheres negras e populares: Traçando Caminhos, Construindo Direitos Inscrições: de 02 de fevereiro a 15 de março de 2015 A Coordenadoria Ecumênica de Serviço

Leia mais

BIBLIOTECA VIVA: CONHECENDO O MUNDO ATRAVÉS DOS LIVROS RESUMO

BIBLIOTECA VIVA: CONHECENDO O MUNDO ATRAVÉS DOS LIVROS RESUMO BIBLIOTECA VIVA: CONHECENDO O MUNDO ATRAVÉS DOS LIVROS Camila Alves de Araujo Maria 1 ; Juciene da Silva Gomes 2 ; Ireny Morassu ³; Maria José de Jesus Alves Cordeiro 4 UEMS Cidade Universitária de Dourados-

Leia mais

ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Revista Linha Direta

ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Revista Linha Direta ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Valéria Araújo Quando crianças, adolescentes, jovens e familiares do distrito da Brasilândia

Leia mais

Câmara Municipal de São Paulo Gabinete Vereador Floriano Pesaro

Câmara Municipal de São Paulo Gabinete Vereador Floriano Pesaro SUBSTITUTIVO Nº, APRESENTADO EM PLENÁRIO AO PROJETO DE LEI Nº 0141/2009 Institui o Programa de Incentivo a Rede de Comércio Solidário da Cidade de São Paulo, e dá outras providências. A D E C R E T A:

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM HISTÓRIA PARA INICIO DE ESCOLARIÇÃO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM HISTÓRIA PARA INICIO DE ESCOLARIÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM CURSO DE PEDAGOGIA HISTÓRIA PARA INICIO DE ESCOLARIÇÃO PLANO DE ENSINO: CULTURA AFRO-BRASILEIRA Do

Leia mais

ESTADO DE SERGIPE PODER EXECUTIVO Governo do Município de Tobias Barreto

ESTADO DE SERGIPE PODER EXECUTIVO Governo do Município de Tobias Barreto Poder Executivo Lei Ordinária Sancionada em 27/03/2008 Marly do Carmo Barreto Campos Prefeita Municipal LEI ORDINÁRIA nº 0849/2008 DE 27 de março de 2008 (do PLO 003/2008 autor: Poder Executivo) Institui

Leia mais

PARTE 1 Identificação da Experiência

PARTE 1 Identificação da Experiência PARTE 1 Identificação da Experiência NOME DA INSTITUIÇÃO/ESCOLA/REDE: Escola Municipal Professora Maria Irene Vicentini Theodoro Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. ENDEREÇO:

Leia mais

InfoReggae - Edição 16 Grupos: Orquestra AfroReggae 25 de outubro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior

InfoReggae - Edição 16 Grupos: Orquestra AfroReggae 25 de outubro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

Enfoque JB. Ano: 5 Edição: 24 - Abril/Maio de 2013

Enfoque JB. Ano: 5 Edição: 24 - Abril/Maio de 2013 Término da Safra 2012/2013 A Safra 2012/2013 terminou com muitas metas alcançadas com as produções agrícola e industrial atingindo índices positivos. O encerramento aconteceu no dia 18/04 e como sempre

Leia mais

EXPEDIENTE. Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR. Reitor Clemente Ivo Juliatto. Vice-Reitor Paulo Otávio Mussi

EXPEDIENTE. Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR. Reitor Clemente Ivo Juliatto. Vice-Reitor Paulo Otávio Mussi 0 EXPEDIENTE Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR Reitor Clemente Ivo Juliatto Vice-Reitor Paulo Otávio Mussi Pró-Reitor de Graduação e Pesquisa Robert Carlisle Burnett Pró-Reitor de Administração

Leia mais

Comemoração da II Semana do Meio Ambiente, I Encontro de jovens Rurais e I Encontro de Sementes Crioulas de Chuvisca/RS

Comemoração da II Semana do Meio Ambiente, I Encontro de jovens Rurais e I Encontro de Sementes Crioulas de Chuvisca/RS Comemoração da II Semana do Meio Ambiente, I Encontro de jovens Rurais e I Encontro de Sementes Crioulas de Chuvisca/RS Desafios para a sustentabilidade e cidadania no meio rural 1 P R E F E I T O M U

Leia mais

apresentação Imagens em Movimento oficinas teóricas e práticas de iniciação ao cinema para estudantes de escolas da rede pública

apresentação Imagens em Movimento oficinas teóricas e práticas de iniciação ao cinema para estudantes de escolas da rede pública apresentação Imagens em Movimento teve início em Fevereiro de 2011, e promove gratuitamente, desde então, oficinas teóricas e práticas de iniciação ao cinema para estudantes de escolas da rede pública,

Leia mais

ESTA ESCOLA É O BICHO E ME ADOTA

ESTA ESCOLA É O BICHO E ME ADOTA mascotes ESTA ESCOLA É O BICHO E ME ADOTA me adota? Secretaria Especial dos Direitos Animais Ação educativa 2016-2º ciclo (final), 3º ciclo e Ensino Médio: MASCOTES ESTA ESCOLA É O BICHO E ME ADOTA Organizadora:

Leia mais

Política Municipal para o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância na Cidade de São Paulo

Política Municipal para o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância na Cidade de São Paulo VIVER A CIDADE QUE A GENTE AMA. FAZER A SÃO PAULO QUE A GENTE QUER. Política Municipal para o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância na Cidade de São Paulo A importância da primeira infância O desenvolvimento

Leia mais

Evento O evento teve início com a participação da artista e produtora cultural Tuka Villa- Lobos, que falou sobre a contribuição e a importância das

Evento O evento teve início com a participação da artista e produtora cultural Tuka Villa- Lobos, que falou sobre a contribuição e a importância das Projeto Soma A promoção da integração entre arte, cultura, educação e esporte é a ferramenta adotada pelo Projeto Soma para combater o bullying e o preconceito nas escolas públicas do Distrito Federal

Leia mais

Informativo trimestral da Cooperativa dos Pediatras do Ceará Cooped empauta Especial Aleitamento Materno Ano 2 Edição 04 Julho, Agosto e Setembro 2014 Fórum do Pediatra firma compromisso de valorização

Leia mais

Projeto Grêmio em Forma. relato de experiência

Projeto Grêmio em Forma. relato de experiência Projeto Grêmio em Forma relato de experiência Instituto Sou da Paz Organização fundada em 1999, a partir da campanha dos estudantes pelo desarmamento. Missão: Contribuir para a efetivação, no Brasil, de

Leia mais

RELATORIA DA TROCA DE EXPERIÊNCIAS

RELATORIA DA TROCA DE EXPERIÊNCIAS 1 RELATORIA DA TROCA DE EXPERIÊNCIAS Coordenação: Augusta Rosa Relatoria: Vanduir e Cida Diorio Reciclagem e Artesanato MOVA Guarulhos Meio Ambiente, Geração de Emprego e Renda Rio de Janeiro Projeto Acare

Leia mais

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3;

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3; COMO ESTUDAR SE NÃO TENHO COM QUEM DEIXAR MEUS FILHOS? UM ESTUDO SOBRE AS SALAS DE ACOLHIMENTO DO PROJOVEM URBANO Rosilaine Gonçalves da Fonseca Ferreira UNIRIO Direcionado ao atendimento de parcela significativa

Leia mais

Tema do Projeto: REMUNERAÇÃO IGUAL PARA HOMENS E MULHERES

Tema do Projeto: REMUNERAÇÃO IGUAL PARA HOMENS E MULHERES Federação de Associações de Mulheres de Negócios do Brasil CNPJ- 32901555/0001-09 Nome do Projeto: TRABALHO IGUAL. SALÁRIO IGUAL Tema do Projeto: REMUNERAÇÃO IGUAL PARA HOMENS E MULHERES Nome das Organizações

Leia mais

FEIRA CIENTÍFICO-CULTURAL DO COLÉGIO SECULUS

FEIRA CIENTÍFICO-CULTURAL DO COLÉGIO SECULUS FEIRA CIENTÍFICO-CULTURAL DO COLÉGIO SECULUS DADOS DO CLUBE Nome Completo: Clube Forró na Rede Ano de Fundação: 2011 Endereço virtual: forronarede.ning.com Município: Teresina Estado: Piauí Pais: Brasil

Leia mais

ARQUIVO DISPONIBILIZADO NA BIBLIOTECA VIRTUAL DO PROJETO REDESAN Título AVANÇOS DA POLÍTICA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

ARQUIVO DISPONIBILIZADO NA BIBLIOTECA VIRTUAL DO PROJETO REDESAN Título AVANÇOS DA POLÍTICA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME - MDS FUNDAÇÃO DE APOIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO R.G.SUL - FAURGS REDE INTEGRADA DE EQUIPAMENTOS PÚBLICOS DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL -

Leia mais

Informativo AGOSTO/2014 - Resumo das atividades realizadas no CCA Meu Guri

Informativo AGOSTO/2014 - Resumo das atividades realizadas no CCA Meu Guri Aconteceu na sede do Meu Guri o evento I Encontro de Famílias da Serra. A iniciativa se deu devido à necessidade em dar continuidade à reflexão sobre o Combate à Exploração e à Violência Sexual Infantil.

Leia mais

Plano de Trabalho 2010

Plano de Trabalho 2010 Plano de Trabalho 2010 INTRODUÇÃO O é uma Organização Não-Governamental, que atua nas áreas de Saúde, Educação e Cidadania através dos seus diversos projetos. Iniciou a sua trajetória de atuação em 2008,

Leia mais

EXMO. SR. DR. PROCURADOR REGIONAL DA REPÚBLICA DA 1ª REGIÃO. Assunto: Leitos Psiquiátricos nos Hospitais Públicos Federais

EXMO. SR. DR. PROCURADOR REGIONAL DA REPÚBLICA DA 1ª REGIÃO. Assunto: Leitos Psiquiátricos nos Hospitais Públicos Federais EXMO. SR. DR. PROCURADOR REGIONAL DA REPÚBLICA DA 1ª REGIÃO. Assunto: Leitos Psiquiátricos nos Hospitais Públicos Federais ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA (ABP), associação civil sem fins lucrativos

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 14. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 14. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 14 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua MECANISMOS LEGAIS E INSTITUCIONAIS QUANTO A GÊNERO GENERO Programa Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM) Central de Atendimento à

Leia mais

TEXTO RETIRADO DO REGIMENTO INTERNO DA ESCOLA APAE DE PASSOS:

TEXTO RETIRADO DO REGIMENTO INTERNO DA ESCOLA APAE DE PASSOS: TEXTO RETIRADO DO REGIMENTO INTERNO DA ESCOLA APAE DE PASSOS: Art. 3º - A Escola oferece os seguintes níveis de ensino: I. Educação Infantil: de 0 a 05 anos de idade. Educação Precoce de 0 a 03 anos Educação

Leia mais

PROCESSO SELETIVO Nº 19/2011 SELEÇÃO 100 MULHERES DA PAZ - BAGÉ

PROCESSO SELETIVO Nº 19/2011 SELEÇÃO 100 MULHERES DA PAZ - BAGÉ PROCESSO SELETIVO Nº 19/2011 SELEÇÃO 100 MULHERES DA PAZ - BAGÉ A Guayí, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, sediada na Rua José do Patrocínio 611, Bairro Cidade Baixa, Porto Alegre, RS,

Leia mais

Capacitação para Elaboração de Projetos Culturais - 2013

Capacitação para Elaboração de Projetos Culturais - 2013 Capacitação para Elaboração de Projetos Culturais - 2013 FUNDAÇÃO CULTURAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ Andréa Wolff Maikon Dias O que é um projeto? Um projeto é um conjunto de ações integradas, que levam a um

Leia mais

A EDUCAÇÃO QUILOMBOLA

A EDUCAÇÃO QUILOMBOLA A EDUCAÇÃO QUILOMBOLA Moura (2001) nos traz um desafio preocupante, não só a partir do debate sobre a melhoria estrutural das escolas em comunidades quilombola, da qualificação continuada dos professores,

Leia mais

Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado

Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado Andréa Pereira de Souza Gestora da Formação Permanente na Secretaria Municipal de Educação do município de Mogi das Cruzes. Cintia

Leia mais

PROJETO ESCOLA DE JOVENS RURAIS - EJR

PROJETO ESCOLA DE JOVENS RURAIS - EJR SEMENTE CRIOULA PROJETO ESCOLA DE JOVENS RURAIS - EJR P R E F E I T O M U N I C I P A L E R V I N O W A C H H O L Z V I C E - P R E F E I T O M U N I C I P A L D I E G O V E N Z K E M U L L E R S E C R

Leia mais

PROGRAMA DE GOVERNO DUQUE BACELAR 2013/2016

PROGRAMA DE GOVERNO DUQUE BACELAR 2013/2016 PROGRAMA DE GOVERNO DUQUE BACELAR 2013/2016 UM DUQUE PARA TODOS SAÚDE Proposta de ação: - Estabelecer parceria com as redes de hospitais do SUS, para melhor atendimento da população Bacelarense. - Ampliar

Leia mais

FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO SANTA MARIA-RS/BRASIL EDUCAÇÃO: ECONOMIA SOLIDÁRIA E ÉTICA PLANETÁRIA

FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO SANTA MARIA-RS/BRASIL EDUCAÇÃO: ECONOMIA SOLIDÁRIA E ÉTICA PLANETÁRIA Carta de Santa Maria FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO SANTA MARIA-RS/BRASIL EDUCAÇÃO: ECONOMIA SOLIDÁRIA E ÉTICA PLANETÁRIA Nós, participantes do Fórum Mundial de Educação, realizado em Santa Maria (RS-Brasil),

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS. 1. Nome da organização/coletivo/indivíduo* 2. Local onde são desenvolvidas suas atividades ou as de sua agrupação*

INFORMAÇÕES GERAIS. 1. Nome da organização/coletivo/indivíduo* 2. Local onde são desenvolvidas suas atividades ou as de sua agrupação* Indivíduos e instituições (ONGs, sindicatos, organizações internacionais, igrejas, associações, institutos, órgãos públicos, entre outras) no Hemisfério Sul: [Formulário único e intransferível para a organização

Leia mais

Autor (1); S, M, R INTRODUÇÃO

Autor (1); S, M, R INTRODUÇÃO PROJETOS EDUCATIVOS E AS RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS: DIÁLOGOS ENTRE OS SABERES PRODUZIDOS NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS NÃO- FORMAIS E O SISTEMA DE ENSINO BÁSICO ESCOLAR INTRODUÇÃO Autor (1); S, M, R Universidade

Leia mais

CONCERTOS BANRISUL PARA JUVENTUDE

CONCERTOS BANRISUL PARA JUVENTUDE APRESENTAÇÃO O Banrisul é agente viabilizador de iniciativas comunitárias, valorizando e apoiando atitudes que impactam sobre a qualidade de vida da comunidade gaúcha. Confirmando o seu compromisso histórico

Leia mais

InfoReggae - Edição 15 Grupos: Afro Samba 18 de outubro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior

InfoReggae - Edição 15 Grupos: Afro Samba 18 de outubro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

JUSTIFICATIVA. Excelentíssimo Senhor Vereador César Ribas Moreira MD Presidente da Câmara Municipal de Canoas

JUSTIFICATIVA. Excelentíssimo Senhor Vereador César Ribas Moreira MD Presidente da Câmara Municipal de Canoas Excelentíssimo Senhor Vereador César Ribas Moreira MD Presidente da Câmara Municipal de Canoas Eu, Vereador HUMBERTO DA SILVA ARAÚJO, (Betinho do Cartório), Líder da Bancada do Partido Trabalhista Brasileiro

Leia mais

NO VIÉS DA MEMÓRIA: IDENTIDADE E CULTURA DOS REMANESCENTES QUILOMBOLAS DE SÃO ROQUE- PRAIA GRANDE/ SC

NO VIÉS DA MEMÓRIA: IDENTIDADE E CULTURA DOS REMANESCENTES QUILOMBOLAS DE SÃO ROQUE- PRAIA GRANDE/ SC NO VIÉS DA MEMÓRIA: IDENTIDADE E CULTURA DOS REMANESCENTES QUILOMBOLAS DE SÃO ROQUE- PRAIA GRANDE/ SC Giovana Cadorin Votre 1, Talita Daniel Salvaro 2, Elisandro Raupp Prestes 3 1 Aluna do 2 o ano do curso

Leia mais

INFORMATIVO ENSINO MÉDIO. 4ª Edição SET/OUT/NOV/DEZ 2015

INFORMATIVO ENSINO MÉDIO. 4ª Edição SET/OUT/NOV/DEZ 2015 O Colégio Tupy com o objetivo de divulgar à comunidade estudantil, pais/responsáveis informações relevantes acerca das atividades do Ensino Médio da Instituição, apresenta nesta edição as atividades realizadas

Leia mais

Boletim Eletrônico Casa Abrigo Betel

Boletim Eletrônico Casa Abrigo Betel Boletim Eletrônico Casa Abrigo Betel 12ª edição Março de 2012 Nesta edição: Palavra da Presidente 1 Homenagem ao Dia Internacional da Mulher Comemoração do Dia do Circo. Audiência Concentrada Atividades

Leia mais

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA Assessoria de Comunicação TERRITÓRIO DE PAZ CIDADE DE DEUS - RIO

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA Assessoria de Comunicação TERRITÓRIO DE PAZ CIDADE DE DEUS - RIO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA Assessoria de Comunicação TERRITÓRIO DE PAZ CIDADE DE DEUS - RIO Agenda do evento: Rio de Janeiro (RJ) Dia: 14.12.2009 Local: Rua Zózimo do Amaral, 346,. Próximo a Escola Municipal

Leia mais