Aula 4:Aspectos de Segurança em Eletricidade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 4:Aspectos de Segurança em Eletricidade"

Transcrição

1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS JOINVILLE DEPARTAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO COORDENAÇÃO ACADÊMICA EletroEletronica Aula 4:Aspectos de Segurança em Eletricidade Prof. Luis S. B. Marques Fontes: Choque elétrico, danos e consequências na saúde do trabalhador, Dra Grabriella de Oliveira. Choque elétrico por Humberto Bortoluzzi. Proteção contra choques elétricos em canteiros de obras, Ministério do Trabalho / Fundamento.

2 Choque elétrico - Definição A utilização de um calçado apropriado funciona como atenuante e/ou inibidor.

3 Tipos de Choque elétrico Quando há um desequilíbrio entre cargas positivas e negativas em um objeto, acontece o que chamamos de Eletricidade Estática. Essas cargas podem acumular-se na superfície de um objeto até que encontrem uma maneira de ser liberadas ou descarregadas. Os processos de eletrização explicam o surgimento da Eletricidade Estática: Eletrização por atrito, contato ou por indução.

4 Eletricidade estática Cargas eletrostáticas danificam circuitos eletrônicos porque agridem as estruturas cristalinas que os mesmos utilizam. Este dano nem sempre é percebido de imediato. Trata-se de um problema extremamente grave no mundo todo, com perdas que chegam a milhões de dólares/dia. Com freqüência é o próprio ser humano que armazena a energia que danifica os circuitos eletrônicos. Por isso são necessários alguns cuidados ao manusear equipamentos eletrônicos, principalmente na manutenção de computadores.

5 Eletricidade estática Embora seja um choque incômodo, a eletricidade estática tem seus benefícios. Os usos da eletricidade estática incluem o controle da poluição, as máquinas de Xerox e a pintura automotiva. É utilizada a propriedade da atração entre cargas elétricas opostas. Existem outros usos que envolvem as propriedades de repulsa e a criação de eletricidade estática.

6 Tipos de Choque elétrico carcaça submetida a contato com parte energizada

7 Resistência do corpo humano

8 Resistência do corpo humano

9 Caminhos para a corrente elétrica

10 Efeitos da corrente elétrica

11 Efeitos da corrente elétrica

12 Efeitos da corrente elétrica

13 Corrente contínua x alternada Qual é mais perigosa? de acordo com a NR 10 (fala a respeito da habilitação) de acordo com a internet Em geral, a corrente contínua (CC) é menos perigosa que a corrente alternada (CA). Os efeitos da corrente alternada no organismo dependem em grande parte da velocidade com que ela alterna (isto é, sua frequência), que é medida em ciclos por segundo (hertz). As correntes de baixa frequência (de 50 a 60 hertz) utilizadas nos Estados Unidos, são mais perigosas que correntes de altafrequência e 3 a 5 vezes mais perigosas que uma corrente contínua de mesma tensão e intensidade.

14 Corrente contínua x alternada E o que dizem as pesquisas? Na década de 50 o professor Charles F. Dalziel da universidade da California pesquisou sobre esse assunto.

15 Prof. Charles F. Dalziel

16 Effects of Electric Shock on man Charles F. Dalziel é possível que o contato com níveis de corrente considerados seguros para a maioria dos indivíduos considerados normais possa ser fatal para pessoas sensíveis à emoções intensas. Nesses casos o evento fatal é devido a um choque do sistema nervoso e não aos efeitos primários da corrente elétrica. Cerca de 115 pessoas se submeteram a experimentos para determinar o limiar de sensibilidade quando era aplicado uma corrente elétrica na língua. A língua é a parte mais sensível do corpo. O limiar médio para os homens foi de 45µA utilizando corrente contínua e corrente alternada na freqüência de 60Hz.

17 Effects of Electric Shock on man Charles F. Dalziel Para determinar o limiar de sensibilidade nas mãos a corrente foi lentamente aumentada e vários testes realizados em cada pessoa. As mãos foram hidratadas com uma solução de água e sais para minimizar o fator resistência e para que fosse utilizado níveis de tensão considerados seguros.

18 Effects of Electric Shock on man Charles F. Dalziel O resultado quando aplicado corrente contínua foi que o limiar médio para p e r c e p ç ã o fo i d e 5,2mA.

19 Effects of Electric Shock on man Charles F. Dalziel O limiar médio para percepção quando aplicado corrente alternada e 60Hz foi de 1,086mA.

20 Effects of Electric Shock on man Charles F. Dalziel Acredita-se que com o aumento da frequência, entre 100 e 200kHz, o único efeito da corrente elétrica é o aquecimento e a queima dos tecidos.

21 Effects of Electric Shock on man Charles F. Dalziel Aumentando o nível da corrente alternada a sensação de formigamento cede o lugar para a contração muscular. A contração muscular e a sensação de aquecimento aumenta com o aumento da corrente. Finalmente se atinge um valor de corrente a partir do qual o indivíduo não pode mais se soltar do condutor. Diz-se que ele está congelado ao circuito. O valor máximo de corrente que uma pessoa pode tolerar quando segurando um condutor e ainda assim consegue se libertar/soltar o condutor é chamada de let-go current.

22 Effects of Electric Shock on man Charles F. Dalziel O valor médio para a corrente limite a partir da qual o indivíduo não consegue largar o condutor/circuito voluntariamente é de 15,87mA e 10,5mA para homens e para mulheres, respectivamente.

23 Effects of Electric Shock on man Charles F. Dalziel Experimentos aumentando gradativamente o nível de corrente contínua produziram sensações de calor interno em detrimento de contrações musculares severas. Entretanto, variações bruscas de corrente DC produziram contrações musculares poderosas. Com corrente contínua foram realizados experimentos com um número menor de indivíduos. Os resultados foram que 76,1mA e 50.7mA os valores de corrente contínua que representam o limiar para liberação do condutor para homens e mulheres, respectivamente. Os testes revelaram que o limiar para a diferença de potencial era de 21V entre mãos quando a diferença de potencial era alternada com frequência de 60Hz, e de 104V quando a diferença de potencial era contínua.

24 Effects of Electric Shock on man Charles F. Dalziel Experimentos aumentando gradativamente o nível de corrente contínua produziram sensações de calor interno em detrimento de contrações musculares severas. Entretanto, variações bruscas de corrente DC produziram contrações musculares poderosas.

25 Effects of Electric Shock on man Charles F. Dalziel. 1956

26 Tensão de toque resistência dos trechos de terra percorridos pela corrente resistência de contato

27 Tensão de toque

28 Tensão de passo

29 Tensão de passo A tensão de passo também pode surgir dentro de uma subestação devido ao funcionamento de uma instalação de aterramento. Para reduzir os níveis das tensões de passo em uma subestação, uma camada de brita é colocada sobre a malha de aterramento com uma espessura que varia de 10 a 20cm.

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

Segurança em Eletricidade

Segurança em Eletricidade Segurança em Eletricidade Os serviços que envolvem eletricidade podem provocar acidentes que, na maioria das vezes, são de natureza grave. Essas atividades são responsáveis por um número elevado de mortes

Leia mais

O que é choque elétrico. Efeitos das perturbações I. Efeitos das perturbações II. Manifestações. Corrente elétrica.

O que é choque elétrico. Efeitos das perturbações I. Efeitos das perturbações II. Manifestações. Corrente elétrica. O que é choque elétrico Corrente Elétrica Ícaro dos Santos É a perturbação de natureza e efeitos diversos que se manifesta no organismo humano quando este é percorrido por uma corrente elétrica Efeitos

Leia mais

Normas e Procedimentos de Segurança

Normas e Procedimentos de Segurança Normas e Procedimentos de Segurança (Roteiro No. 1) Universidade Federal de Juiz de Fora Departamento de Energia Elétrica Juiz de Fora, MG 36036-900 Brasil 2018 (UFJF) Lab. Maq. CA 2018 1 / 12 Introdução

Leia mais

Cap. 2 Princípios da Eletrodinâmica

Cap. 2 Princípios da Eletrodinâmica Cap. 2 Princípios da Eletrodinâmica Instituto Federal Sul-rio-grandense Curso Técnico em Eletromecânica Disciplina de Eletricidade Básica Prof. Rodrigo Souza Conteúdos 2 Princípios da Eletrodinâmica 2.1

Leia mais

#e-book 7 Como deixar a instalação elétrica mais segura!

#e-book 7 Como deixar a instalação elétrica mais segura! PREFÁCIO No momento em que um projeto elétrico é efetuado, é primordial que a segurança seja colocada em primeiro lugar, tanto para os instaladores quanto para os futuros moradores. Em qualquer tipo de

Leia mais

Conceitos básicos sobre aterramentos

Conceitos básicos sobre aterramentos Conceitos básicos sobre aterramentos (Estudo Técnico 2: Aterramento de cercas e currais.) José Osvaldo S. Paulino 1 PROGRAMA: Conceitos básicos sobre aterramento. Segurança pessoal. Aterramento de torres

Leia mais

Apostila de Física 25 Corrente Elétrica

Apostila de Física 25 Corrente Elétrica Apostila de Física 25 Corrente Elétrica 1.0 Definições Gerador elétrico: Mantém entre seus terminais (pólos) uma diferença de potencial elétrico. Pólo positivo Maior potencial. Pólo negativo Menor potencial.

Leia mais

CAT124 Eletrotécnica Geral Segurança em eletricidade

CAT124 Eletrotécnica Geral Segurança em eletricidade Prof. D. Tonidandel (UFOP) Segurança em Eletricidade 04/01/2015 CAT124 Eletrotécnica Geral Segurança em eletricidade Prof. Danny A. V. Tonidandel Noções de segurança 4 de Janeiro de 1903: Para tentar mostrar

Leia mais

NR-10 CHOQUE ELÉTRICO

NR-10 CHOQUE ELÉTRICO NR-10 CHOQUE ELÉTRICO Prof. Pedro Armando da Silva Jr. Engenheiro Eletricista, Dr. pedroarmando@ifsc.edu.br Definição CHOQUE ELÉTRICO É a perturbação de natureza e efeitos diversos que se manifesta no

Leia mais

Módulo de Eletricidade Básica. Odailson Cavalcante de Oliveira IFRN- Campus João Câmara

Módulo de Eletricidade Básica. Odailson Cavalcante de Oliveira IFRN- Campus João Câmara Módulo de Eletricidade Básica Odailson Cavalcante de Oliveira IFRN- Campus João Câmara 1 O que esperar do curso? Identificar as principais grandezas elétricas, fazendo a devida relação entre as mesmas

Leia mais

Curso Técnico em Mecânica ELETRICIDADE

Curso Técnico em Mecânica ELETRICIDADE Curso Técnico em Mecânica 2016 ELETRICIDADE Aula 04 Fontes de alimentação Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino https://giovanatangerino.wordpress.com giovanatangerino@ifsp.edu.br giovanatt@gmail.com

Leia mais

Plano de ensino. OFERECIDA PARA O CURSO DE: Engenharia Elétrica

Plano de ensino. OFERECIDA PARA O CURSO DE: Engenharia Elétrica UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS UNIVERSITÁRIO - TRINDADE - CAIXA POSTAL 476 DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA CEP: 88040-900 - FLORIANÓPOLIS - SANTA CATARINA TEL. (048) 331-9731 - FAX.

Leia mais

Choque Elétrico PALESTRANTE: MARCOS AURÉLIO BARBOSA.

Choque Elétrico PALESTRANTE: MARCOS AURÉLIO BARBOSA. Choque Elétrico PALESTRANTE: MARCOS AURÉLIO BARBOSA. Choque Elétrico É o conjunto de perturbações de natureza e efeitos diversos, que se manifesta no organismo humano ou animal, quando este é percorrido

Leia mais

corrente elétrica d.d.p

corrente elétrica d.d.p Choque Elétrico Choque Elétrico É o conjunto de perturbações de natureza e efeitos diversos, que se manifesta no organismo humano ou animal, quando este é percorrido por corrente elétrica. As manifestações,

Leia mais

INSTALAÇÃO ELÉTRICA 60 QUESTÕES. 1) A energia que as usinas hidrelétricas brasileiras utilizam é proveniente: a) mares b) ventos c) turbinas d) rios

INSTALAÇÃO ELÉTRICA 60 QUESTÕES. 1) A energia que as usinas hidrelétricas brasileiras utilizam é proveniente: a) mares b) ventos c) turbinas d) rios INSTALAÇÃO ELÉTRICA 60 QUESTÕES 1) A energia que as usinas hidrelétricas brasileiras utilizam é proveniente: a) mares b) ventos c) turbinas d) rios 2) Se um certo volume de água possui um desnível em relação

Leia mais

Prática de Eletricidade Prof. Dsc. Jean Galdino

Prática de Eletricidade Prof. Dsc. Jean Galdino Prática de Eletricidade Prof. Dsc. Jean Galdino 2017.2 Prática de Eletricidade 2017.2 Aula_01 INTRODUÇÃO Revisão matemática Potência de dez Múltiplos e submúltiplos Revisão de química Átomo e Molécula

Leia mais

Curso Técnico em Mecânica ELETRICIDADE

Curso Técnico em Mecânica ELETRICIDADE Curso Técnico em Mecânica - 2016 ELETRICIDADE Aula 02 Noções de elestrostática Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino https://giovanatangerino.wordpress.com giovanatangerino@ifsp.edu.br giovanatt@gmail.com

Leia mais

CAPACITORES TIPOS DE CAPACITORES. Página 1 ELETRÔNICA ANALÓGICA

CAPACITORES TIPOS DE CAPACITORES.   Página 1 ELETRÔNICA ANALÓGICA Também chamado de condensador, ele é um dispositivo de circuito elétrico que tem como função armazenar cargas elétricas e consequente energia eletrostática, ou elétrica. Ele é constituído de duas peças

Leia mais

Aula II. Conceituação

Aula II. Conceituação Aula II Conceituação Prof. Eng. Diogo Pedriali Fevereiro de 2019 Rev. 00 Tópico da Aula Quais as formas da eletricidade? Conceito A Eletricidade é definida como a parte da ciência que estuda fenômenos

Leia mais

Prevenção de riscos elétricos em locais de trabalho

Prevenção de riscos elétricos em locais de trabalho Prevenção de riscos elétricos em locais de trabalho SEGURANÇA DE PESSOAS: TECNOLOGIAS E CONCEITOS 1 Sumário Acidentes com a eletricidade. Porque acontecem Proteção contra choques elétricos Prevenção de

Leia mais

DDS Efeitos do choque elétrico no organismo humano

DDS Efeitos do choque elétrico no organismo humano Choque Elétrico : É o conjunto de perturbações de natureza e efeitos diversos, que se manifesta no organismo humano ou animal, quando este é percorrido por corrente elétrica. A condição básica para se

Leia mais

RISCOS EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS COM ELETRICIDADE

RISCOS EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS COM ELETRICIDADE RISCOS EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS COM ELETRICIDADE Choque Elétrico é o conjunto de perturbações de natureza e efeitos diversos, que se manifesta no organismo humano ou animal, quando este é percorrido por

Leia mais

Aula 3:Conceitos Básicos

Aula 3:Conceitos Básicos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS JOINVILLE DEPARTAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

Leia mais

1ª Lista de Exercícios de Física 3 Ano

1ª Lista de Exercícios de Física 3 Ano 1ª Lista de Exercícios de Física 3 Ano Prof Lauro Campos (março 2017) Estudo das Ondas Acústica Corrente Elétrica 1. Complete os trechos: a) As ondas luminosas quanto à sua natureza são pois se propagam

Leia mais

FÍSICA ELETROSTÁTICA. Prof. Rangel M. Nunes

FÍSICA ELETROSTÁTICA. Prof. Rangel M. Nunes 1 FÍSICA ELETROSTÁTICA 2 CONTEÚDOS: O Átomo e suas propriedades; Carga elétrica. Campo Elétrico. Lei de Coulomb e a Força Elétrica. 3 O ÁTOMO E SUAS PROPRIEDADES O átomo é a menor partícula constituitiva

Leia mais

Choque Elétrico. Ocorre quando o corpo entra em contato com a corrente elétrica. Seus efeitos variam em função do tempo e da intensidade da corrente.

Choque Elétrico. Ocorre quando o corpo entra em contato com a corrente elétrica. Seus efeitos variam em função do tempo e da intensidade da corrente. Choque Elétrico 1 Ocorre quando o corpo entra em contato com a corrente elétrica. Seus efeitos variam em função do tempo e da intensidade da corrente. 2 1 Os choques elétricos causam danos, porque nosso

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ECUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS FLORIANÓPOLIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ECUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS FLORIANÓPOLIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ECUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS FLORIANÓPOLIS ELETRICIDADE E ELETRÔNICA EMBARCADA E-mail: vinicius.borba@ifsc.edu.br

Leia mais

Unidade 8. Eletricidade e Magnetismo

Unidade 8. Eletricidade e Magnetismo Unidade 8 Eletricidade e Magnetismo Eletrostática e Eletrodinâmica Os fenômenos elétricos estão associados aos elétrons. Cargas Elétricas As cargas elétricas podem ser positivas ou negativas Cargas opostas

Leia mais

Deve-se considerar que todo choque elétrico é perigoso. NÃO faz barulho NÃO tem cheiro NÃO tem cor NÃO se vê SECCIONAMENTO AUTOMÁTICO DA ALIMENTAÇÃO

Deve-se considerar que todo choque elétrico é perigoso. NÃO faz barulho NÃO tem cheiro NÃO tem cor NÃO se vê SECCIONAMENTO AUTOMÁTICO DA ALIMENTAÇÃO SECCIONAMENTO AUTOMÁTICO DA ALIMENTAÇÃO SECCIONAMENTO AUTOMÁTICO DA ALIMENTAÇÃO O seccionamento automático é composto por um conjunto de dispositivos de proteção que deverá seccionar automaticamente a

Leia mais

GESTÃO DE TREINAMENTOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO. Somos pura energia

GESTÃO DE TREINAMENTOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO. Somos pura energia Somos pura energia Definição: É uma perturbação de natureza e efeitos diversos que se manifesta no corpo humano, quando por ele circula uma CORRENTE ELÉTRICA. Por que isso acontece? O corpo humano é ou

Leia mais

236 Conjunto eletrômetro

236 Conjunto eletrômetro 1 Roteiro elaborado com base na documentação que acompanha o conjunto por: Osvaldo Guimarães PUC-SP Equipamentos 127 V 220 V Multímetro digital 07134.00 07134.00 1 Cabo de conexão, 32A, 50cm, vermelho

Leia mais

OS PERIGOS ELETRICIDADE OS PERIGOS DA ELETRICIDADE CHOQUE ELÉTRICO. Choque elétrico de cargas estáticas

OS PERIGOS ELETRICIDADE OS PERIGOS DA ELETRICIDADE CHOQUE ELÉTRICO. Choque elétrico de cargas estáticas OS PERIGOS DA OS PERIGOS DA Nós, em forma de corrente elétrica, acendemos lâmpada, aquecemos água nos chuveiros elétricos, movimentamos motores e produzimos som e luz na televisão. Mas nem sempre a nossa

Leia mais

Cap. 1 Princípios da Eletrostática

Cap. 1 Princípios da Eletrostática Cap. 1 Princípios da Eletrostática Instituto Federal Sul-rio-grandense Curso Técnico em Eletromecânica Disciplina de Eletricidade Básica Prof. Rodrigo Souza Sumário 1 - Princípios da Eletrostática 1.1

Leia mais

Circuitos trifásicos

Circuitos trifásicos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS JOINVILLE DEPARTAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

Leia mais

Aula 2 Corrente e Tensão Elétrica

Aula 2 Corrente e Tensão Elétrica Aula 2 Corrente e Tensão Elétrica Num átomo existem várias órbitas. Eletrotécnica 2 Os elétrons mais próximos do núcleo tem maior dificuldade de se desprenderem de suas órbitas, devido a atração exercida

Leia mais

SEGURANÇA COM ELETRICIDADE

SEGURANÇA COM ELETRICIDADE HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO SEGURANÇA COM ELETRICIDADE Curso de Especialização em Energias Renováveis Motivação e Treinamento Consciência de Segurança Conversação de Segurança Minuto de Segurança Manual

Leia mais

Agenda - PRÁTICA: 04/10/16 03:05 PM

Agenda - PRÁTICA: 04/10/16 03:05 PM Agenda TEORIA: Danos aos Equipamentos de Informática; Mecanismos de Proteção; Grandezas elétricas; Fenômenos elétricos/distúrbios; Equipamentos de proteção elétrica; Aterramento. - PRÁTICA: 1 Danos aos

Leia mais

Área de vivência - Vestiário. Os vestiários devem ter bancos em número suficiente para atender aos funcionários, com largura mínima de 30cm.

Área de vivência - Vestiário. Os vestiários devem ter bancos em número suficiente para atender aos funcionários, com largura mínima de 30cm. Área de vivência - Vestiário Os vestiários devem ter bancos em número suficiente para atender aos funcionários, com largura mínima de 30cm. Construção Civil e sua cadeia produtiva 2018 Desafios da fiscalização

Leia mais

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO Prof. Jean Galdino Campus São Paulo do Potengi

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO Prof. Jean Galdino Campus São Paulo do Potengi INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO Prof. Jean Galdino Campus São Paulo do Potengi 2015.1 AULA 02 Grandezas físicas medidas de grandeza Unidades fundamentais e derivadas Grandezas físicas elétricas Tensão

Leia mais

Características da Tensão e da Corrente Alternada

Características da Tensão e da Corrente Alternada Características da Tensão e da Corrente Alternada Evandro Bastos dos Santos 9 de Abril de 2017 1 Introdução Até aqui vimos como funciona circuitos de corrente contínua. Hoje veremos que existem circuitos

Leia mais

Curso Técnico em Mecânica ELETRICIDADE

Curso Técnico em Mecânica ELETRICIDADE Curso Técnico em Mecânica - 2016 ELETRICIDADE Aula 03 Tensão e corrente Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino https://giovanatangerino.wordpress.com giovanatangerino@ifsp.edu.br giovanatt@gmail.com Relembrando

Leia mais

Princípios de Eletricidade e Magnetismo

Princípios de Eletricidade e Magnetismo Princípios de Eletricidade e Magnetismo Engenharias 1 Ementa Eletrostática Carga Elétrica Condutores e Isolantes Processos de Eletrização Lei de Coulomb Campo Elétrico Potencial Elétrico Circuitos I Tensão

Leia mais

Corrente elétrica pode ser entendida como sendo a quantidade de elétrons que atravessa a secção de um condutor em um segundo.

Corrente elétrica pode ser entendida como sendo a quantidade de elétrons que atravessa a secção de um condutor em um segundo. Corrente, Tensão, Resistência, Potência e Freqüência. Conceitos Básicos Mesmo pensando somente em Informática, temos que conhecer algumas grandezas elétricas básicas. Essas grandezas são: Corrente, tensão,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE CAMPUS LUZERNA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE CAMPUS LUZERNA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE CAMPUS LUZERNA Curso Técnico de Nível Médio em Automação Industrial ELETRÔNICA BÁSICA Ricardo Kerschbaumer Luzerna,

Leia mais

REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV

REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV E HABILIDADES REVISÃO 1 REVISÃO 2 REVISÃO 3 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV 2 Vídeo - Primeira Lei de Newton - Lei da Inércia 3 As três leis de Newton do movimento Sir Isaac Newton desenvolveu as três

Leia mais

ELETROTÉCNICA CONCEITOS BÁSICOS. Professor: Edson Pires da Silva

ELETROTÉCNICA CONCEITOS BÁSICOS. Professor: Edson Pires da Silva ELETROTÉCNICA CONCEITOS BÁSICOS Professor: Edson Pires da Silva EMENTA 1- CONCEITOS BÁSICOS DE ELETRICIDADE E APLICAÇÕES - 12 horas Resistor e resistência; capacitor e capacitância; indutor e indutância.

Leia mais

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departamento de Ciências Exatas e Naturais 6 ELETRICIDADE E BIOELETRICIDADE Física para Ciências Biológicas Ferreira ÍNDICE 1. Introdução; 2. Processos de eletrização;

Leia mais

Centro Paula Souza ETEC Raposo Tavares Instalação e Manutenção de Computadores IMC Prof. Amaral

Centro Paula Souza ETEC Raposo Tavares Instalação e Manutenção de Computadores IMC Prof. Amaral Eletrônica Básica Conceitos de Tensão, Corrente e Resistência Elétrica Aulas de 04 a 25/08 Mesmo pensando somente em Informática, temos que conhecer algumas grandezas elétricas básicas. Essas grandezas

Leia mais

PROJETO DE INFRAESTRUTURA DE REDES DE TELECOMUNICAÇÕES IRT Curso Técnico em Telecomunicações 4ª Fase Professor: Cleber Jorge Amaral

PROJETO DE INFRAESTRUTURA DE REDES DE TELECOMUNICAÇÕES IRT Curso Técnico em Telecomunicações 4ª Fase Professor: Cleber Jorge Amaral PROJETO DE INFRAESTRUTURA DE REDES DE TELECOMUNICAÇÕES IRT11104 Curso Técnico em Telecomunicações 4ª Fase Professor: Cleber Jorge Amaral 2016-1 Aterramento e ligação ao Terra O aterramento de qualquer

Leia mais

MANUTENÇÃO BÁSICA Aula teórica de revisão 02 Parte I

MANUTENÇÃO BÁSICA Aula teórica de revisão 02 Parte I MANUTENÇÃO BÁSICA Aula teórica de revisão 02 Parte I Revisão de Corrente e tensão Contínua e Alternada e Aterramento Tensão Contínua Na tensão continua ou constante o seu valor não se altera com o tempo.

Leia mais

atualização da legislação brasileira ferramentas à disposição de trabalhadores e empregadores novo texto

atualização da legislação brasileira ferramentas à disposição de trabalhadores e empregadores novo texto Apresentação A atualização da legislação brasileira referente à prevenção de acidentes do trabalho é uma das ferramentas à disposição de trabalhadores e empregadores para garantir ambientes de trabalho

Leia mais

O que é Aterramento? É A LIGAÇÃO INTENCIONAL DE UM EQUIPAMENTO OU UM SISTEMA À TERRA DE MODO A CRIAR UM CAMINHO SEGURO E DE BAIXA RESISTÊNCIA.

O que é Aterramento? É A LIGAÇÃO INTENCIONAL DE UM EQUIPAMENTO OU UM SISTEMA À TERRA DE MODO A CRIAR UM CAMINHO SEGURO E DE BAIXA RESISTÊNCIA. ATERRAMENTO BT O que é Aterramento? É A LIGAÇÃO INTENCIONAL DE UM EQUIPAMENTO OU UM SISTEMA À TERRA DE MODO A CRIAR UM CAMINHO SEGURO E DE BAIXA RESISTÊNCIA. FUNÇÕES DO ATERRAMENTO Desligamento Automático

Leia mais

APOIO AO PROFESSOR CHOQUE ELÉTRICO OS PERIGOS DA ELETRICIDADE

APOIO AO PROFESSOR CHOQUE ELÉTRICO OS PERIGOS DA ELETRICIDADE CHOQUE ELÉTRICO OS PERIGOS DA ELETRICIDADE 1 CHOQUE ELÉTRICO A energia elétrica pode acender uma lâmpada, aquecer água nos chuveiros elétricos, movimentar motores, produzir som e imagem na televisão, etc.

Leia mais

Efeitos da Corrente Eléctrica no Corpo Humano

Efeitos da Corrente Eléctrica no Corpo Humano Efeitos da Corrente Eléctrica no Corpo Humano Choque eléctrico É a corrente e não a tensão que causa o choque. A severidade do choque depende, é claro, do valor da diferença de potencial e do caminho percorrido

Leia mais

Sistemas de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica.

Sistemas de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica. Sistemas de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica. Ímã: Princípios de Eletromecânica Ímã é um objeto formado por material ferromagnético que apresenta um campo magnético à sua volta.

Leia mais

Curvas de resfriamento contínuo com diferentes taxas de resfriamento: Ensaio Jominy. Resultados: - Microestruturas diferentes; - Durezas diferentes.

Curvas de resfriamento contínuo com diferentes taxas de resfriamento: Ensaio Jominy. Resultados: - Microestruturas diferentes; - Durezas diferentes. Curvas de resfriamento contínuo com diferentes taxas de resfriamento: Ensaio Jominy Resultados: - Microestruturas diferentes; - Durezas diferentes. Efeito da seção da peça sobre a velocidade de resfriamento

Leia mais

FÍSICA ELETROSTÁTICA. prof. Rangel Martins Nunes. Fevereiro de 2019

FÍSICA ELETROSTÁTICA. prof. Rangel Martins Nunes. Fevereiro de 2019 1 FÍSICA ELETROSTÁTICA prof. Rangel Martins Nunes Fevereiro de 2019 2 CONTEÚDOS: O Átomo e suas propriedades; Carga elétrica; Técnicas de eletrizção; Campo Elétrico; Lei de Coulomb e a Força Elétrica;

Leia mais

Normalização Aplicável a Instalações Elétricas de Interiores - Brasil

Normalização Aplicável a Instalações Elétricas de Interiores - Brasil Normalização Aplicável a Instalações Elétricas de Interiores - Brasil Descrevem-se a seguir os Regulamentos e Normas Técnicas vigentes. Qualquer referência posterior deve ser verificada pela possibilidade

Leia mais

2 - Circuitos Basicos

2 - Circuitos Basicos 2 - Circuitos Basicos Carlos Marcelo Pedroso 18 de março de 2010 1 Introdução A matéria é constituída por átomos, que por sua vez são compostos por 3 partículas fundamentais. Estas partículas são os prótons,

Leia mais

Capítulo 3. Proteção contra choques elétricos fundamentos. 3.1 A corrente elétrica no corpo humano 26/04/2010

Capítulo 3. Proteção contra choques elétricos fundamentos. 3.1 A corrente elétrica no corpo humano 26/04/2010 Capítulo 3 Proteção contra choques elétricos fundamentos 2008 by Pearson Education slide 1 3.1 A corrente elétrica no corpo humano A publicação IEC/TS 60479-1: Effects of current on human beings and livestock.

Leia mais

A efetividade do eletrodo de aterramento para as correntes dos raios. Antônio R. Panicali PROELCO

A efetividade do eletrodo de aterramento para as correntes dos raios. Antônio R. Panicali PROELCO A efetividade do eletrodo de aterramento para as correntes dos raios Antônio R. Panicali PROELCO ...ou: VOCÊ AINDA ACREDITA EM EQUALIZAÇÃO DE POTENCIAL??? Se acredita, vai levar um baita susto! Antônio

Leia mais

1 Exercícios. Carlos Marcelo Pedroso. 17 de abril de 2010

1 Exercícios. Carlos Marcelo Pedroso. 17 de abril de 2010 Exercícios Carlos Marcelo Pedroso 17 de abril de 2010 1 Exercícios Exercício 1: Quais os dois principais mecanismos que proporcionam a condução de corrente em materiais? Quais as características (microscópicas)

Leia mais

ELETRICIDADE BÁSICA TEORIA ATÔMICA

ELETRICIDADE BÁSICA TEORIA ATÔMICA Matéria TEORIA ATÔMICA É tudo aquilo que ocupa lugar no espaço Molécula Núcleo: Prótons carga elétrica positiva Nêutrons carga elétrica nula Eletrosfera: Elétrons carga elétrica negativa Átomo É a menor

Leia mais

Aula 3 - Eletrodinâmica Prof. Marcio Kimpara

Aula 3 - Eletrodinâmica Prof. Marcio Kimpara ELETRICIDADE Aula 3 - Eletrodinâmica Prof. Marcio Kimpara Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Prof. Marcio Kimpara 2 Eletrodinâmica Na eletrodinâmica, estudaremos o movimento das cargas elétricas

Leia mais

Curso Técnico em Eletrotécnica

Curso Técnico em Eletrotécnica ELETROELETRÔNICA Curso Técnico em Eletrotécnica Eletricidade em Regime de Corrente Contínua 02- TENSÃO ELETRICA Sumário Introdução 6 Tensão elétrica 7 Eletrização de um corpo 7 Eletrização por atrito 9

Leia mais

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO PREVENÇÃO E CONTROLE DE RISCOS SETOR ELÉTRICO AULA 3 Prof. Luiz Paulo Corrêa Vallandro Engenheiro Eletricista Engenheiro de Segurança do Trabalho

Leia mais

Questão 37. Questão 39. Questão 38. alternativa C. alternativa A

Questão 37. Questão 39. Questão 38. alternativa C. alternativa A Questão 37 Segundo a lei da gravitação de Newton, o módulo F da força gravitacional exercida por uma partícula de massa m 1 sobre outra de massa m,àdistânciad da primeira, é dada por F = G mm 1, d onde

Leia mais

CÁLCULO DAS TENSÕES PERMISSÍVEIS

CÁLCULO DAS TENSÕES PERMISSÍVEIS 52 Capítulo III Projeto de eletrodo de aterramento (malhas) de subestações de energia elétrica: cálculos de tensões permissíveis, correntes de choque elétrico, tensões de passo e toque Jobson Modena e

Leia mais

CIRCUITOS ELETRICOS I: RESISTORES, GERADOR E 1ª LEI DE OHM CIÊNCIAS DA NATUREZA: FÍSICA PROFESSOR: DONIZETE MELO Página 1

CIRCUITOS ELETRICOS I: RESISTORES, GERADOR E 1ª LEI DE OHM CIÊNCIAS DA NATUREZA: FÍSICA PROFESSOR: DONIZETE MELO Página 1 Diretoria Regional de Ensino de Araguaína Colégio Estadual Campos Brasil Tocantins - Brasil Um circuito elétrico pode ser definido como uma interligação de componentes básicos formando pelo menos um caminho

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA 3ª SÉRIE

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA 3ª SÉRIE 3ª SÉRIE Tema Transversal 2016: SOMENTE UM CORAÇÃO GENEROSO PODE AMAR O PRÓXIMO SEM MEDIDA. ÁREA DE CONHECIMENTO: FÍSICA Física I Objeto de Estudo: Mecânica CONTEÚDOS: Cinemática Escalar Padrões de comprimento,

Leia mais

Aula02.! Tensão, Corrente Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.

Aula02.! Tensão, Corrente Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. Aula02 Tensão, Corrente slide 1 OBJETIVOS Tomar conhecimento da estrutura atômica básica de condutores como o cobre e o alumínio e compreender por que eles são usados tão extensivamente nessa área. Compreender

Leia mais

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS (IEI)

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS (IEI) INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS (IEI) Prof.: Bruno Gonçalves Martins bruno.martins@ifsc.edu.br EMENTA Competências Conhecer padrões, normas técnicas, projetos elétricos, catálogos e manuais de componentes

Leia mais

Eletrização por atrito

Eletrização por atrito Eletrização por atrito Quando do atrito entre dois corpos, a energia aplicada é suficiente para que um corpo transfira elétrons para o outro, tornando um corpo carregado positivamente e o outro negativamente.

Leia mais

Aula 6 Circuitos em Corrente Alternada Prof. Marcio Kimpara

Aula 6 Circuitos em Corrente Alternada Prof. Marcio Kimpara ELETRICIDADE Aula 6 Circuitos em Corrente Alternada Prof. Marcio Kimpara Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Tensão (e/ou corrente) contínua Corrente contínua CC (ou DC - do inglês direct current)

Leia mais

Correntes elétricas A CORRENTE ELÉTRICA E AS SUAS FONTES

Correntes elétricas A CORRENTE ELÉTRICA E AS SUAS FONTES A CORRENTE ELÉTRICA E AS SUAS FONTES Correntes elétricas Um átomo de um metal qualquer, isolado, é eletricamente neutro. Por exemplo, um átomo de cobre é constituído de um núcleo que contém 29 prótons

Leia mais

Aula 2:Normas Regulamentadoras

Aula 2:Normas Regulamentadoras MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS JOINVILLE DEPARTAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

Leia mais

Programa SEL-423 Laboratório de Máquinas Elétricas (2017)

Programa SEL-423 Laboratório de Máquinas Elétricas (2017) Programa SEL-423 Laboratório de Máquinas Elétricas (2017) José Carlos de Melo Vieira Jr. O conteúdo programático da disciplina de Máquinas Elétricas será o foco dos experimentos realizados neste laboratório.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICAS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS ITAJAÍ PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO Unidade Curricular:

Leia mais

Cursos Técnicos em Informática e Redes de computadores. Eletricidade Prof. Msc. Jean Carlos

Cursos Técnicos em Informática e Redes de computadores. Eletricidade Prof. Msc. Jean Carlos Cursos Técnicos em Informática e Redes de computadores Eletricidade 2012.1 Prof. Msc. Jean Carlos Eletricidade Aula_01 Objetivo da aula Revisar potência de dez; Conhecer os Múltiplos e Submúltiplos; O

Leia mais

Tópico 01: Estudo de circuitos em corrente contínua (CC) Profa.: Ana Vitória de Almeida Macêdo

Tópico 01: Estudo de circuitos em corrente contínua (CC) Profa.: Ana Vitória de Almeida Macêdo Disciplina Eletrotécnica Tópico 01: Estudo de circuitos em corrente contínua (CC) Profa.: Ana Vitória de Almeida Macêdo Conceitos básicos Eletricidade Eletrostática Eletrodinâmica Cargas elétricas em repouso

Leia mais

Eletrização (Fepar 2016)

Eletrização (Fepar 2016) Eletrização 017 1. (Fepar 016) O ano de 014 entrou para a história de São Paulo como o ano da seca. Os níveis dos reservatórios de todo o Estado caíram, e em muitas cidades os moradores enfrentaram torneiras

Leia mais

#e-book 8 Instalação elétrica Sua casa é segura?

#e-book 8 Instalação elétrica Sua casa é segura? PREFÁCIO Sua casa é segura quando o assunto é instalação elétrica? É de suma importância conhecer e adquirir produtos certificados e regulamentados a fim de proteger sua casa e sua família contra os perigos

Leia mais

Máquinas Elétricas. Introdução Parte III

Máquinas Elétricas. Introdução Parte III Máquinas Elétricas Introdução Parte III Conversão eletromecânica de energia A energia é convertida para a forma elétrica por ser fácil a transmissão e o processamento. Raramente a energia será utilizada

Leia mais

Aula 13.2 Conteúdo: Força Magnética em pontos próximos a um fio percorrido por uma corrente elétrica. INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES

Aula 13.2 Conteúdo: Força Magnética em pontos próximos a um fio percorrido por uma corrente elétrica. INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES Aula 13.2 Conteúdo: Força Magnética em pontos próximos a um fio percorrido por uma corrente elétrica. 2 Habilidades: Entender a relação entre força e campo magnético gerado por um fio percorrido por uma

Leia mais

Corrente simétrica Corrente parcialmente assimétrica

Corrente simétrica Corrente parcialmente assimétrica Curto circuito nas instalações elétricas A determinação das correntes de curto circuito nas instalações elétricas de alta e baixa tensão industriais é fundamental para elaboração do projeto de proteção

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ELT228 Instalações Elétricas II

Programa Analítico de Disciplina ELT228 Instalações Elétricas II 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Engenharia Elétrica - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

Eletricidade Aula 09. Resistência, Indutância e Capacitância em Circuitos de Corrente Alternada

Eletricidade Aula 09. Resistência, Indutância e Capacitância em Circuitos de Corrente Alternada Eletricidade Aula 09 Resistência, Indutância e Capacitância em Circuitos de Corrente Alternada Tensão e corrente nos circuitos resistivos Em circuitos de corrente alternada em que só há resistores, como

Leia mais

Circuitos de Corrente Contínua. Unidade 03 Circuitos de Corrente Contínua

Circuitos de Corrente Contínua. Unidade 03 Circuitos de Corrente Contínua Circuitos de Corrente Contínua Prof. Edwar Saliba Júnior Julho de 2012 1 Eletricidade Fenômeno físico atribuído a cargas elétricas estáticas ou em movimento; Quando o assunto é eletricidade, precisamos

Leia mais

Aula 6.1 Conteúdo: Eletrodinâmica corrente elétrica e seus efeitos, corrente contínua e alternada, relacionados a com a cultura indígena.

Aula 6.1 Conteúdo: Eletrodinâmica corrente elétrica e seus efeitos, corrente contínua e alternada, relacionados a com a cultura indígena. Aula 6.1 Conteúdo: Eletrodinâmica corrente elétrica e seus efeitos, corrente contínua e alternada, relacionados a com a cultura indígena. Habilidades: Entender a corrente elétrica como fluxo de elétrons

Leia mais

TEORIA DE CIRCUITOS CHAVEADOS (Unidade 2)

TEORIA DE CIRCUITOS CHAVEADOS (Unidade 2) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA TÉCNICO EM MECATRÔNICA DISCIPLINA: ELETRÔNICA INDUSTRIAL TEORIA

Leia mais

Eletricidade II. Aula 1. Resolução de circuitos série de corrente contínua

Eletricidade II. Aula 1. Resolução de circuitos série de corrente contínua Eletricidade II Aula 1 Resolução de circuitos série de corrente contínua Livro ELETRICIDADE II Avaliações Provas - 100 pontos lesp-ifmg.webnode.com 2 Conexão de um circuito série Um circuito série contém

Leia mais

1 Introdução 12 Tipos de corrente elétrica. 2 Condutor submetido a uma DDP 13 Corrente contínua

1 Introdução 12 Tipos de corrente elétrica. 2 Condutor submetido a uma DDP 13 Corrente contínua 1 Introdução 12 Tipos de corrente elétrica 2 Condutor submetido a uma DDP 13 Corrente contínua 3 Condutor com e sem campo elétrico 14 Corrente alternada 4 Sentido da corrente elétrica (1) 15 Corrente alternada

Leia mais

CAPÍTULO 2 PARÂMETROS E RELAÇÕES BÁSICAS

CAPÍTULO 2 PARÂMETROS E RELAÇÕES BÁSICAS CAPÍTULO 2 PARÂMETROS E RELAÇÕES BÁSICAS Versião 2.0 Direitos Reservados PROCOBRE 2009 INTRODUÇÃO Para diagnosticar o comportamento de uma instalação elétrica é necessário medir os seus parâmetros elétricos,

Leia mais

Rotinas de trabalho PROCEDIMENTOS

Rotinas de trabalho PROCEDIMENTOS Rotinas de trabalho PROCEDIMENTOS Objetivo Definir procedimentos básicos para execução de atividades/trabalhos em sistema e instalações elétricas desenergizadas. Âmbito de aplicação Aplica-se às áreas

Leia mais

1. (Pucpr 2006) Observe o gráfico:

1. (Pucpr 2006) Observe o gráfico: 1. (Pucpr 2006) Observe o gráfico: O comportamento de R1 e R2 não se altera para valores de ddp até 100 V. Ao analisar este gráfico, um aluno concluiu que, para valores abaixo de 100 V: I. A resistência

Leia mais

Máquina de Indução - Lista Comentada

Máquina de Indução - Lista Comentada Máquina de Indução - Lista Comentada 1) Os motores trifásicos a indução, geralmente, operam em rotações próximas do sincronismo, ou seja, com baixos valores de escorregamento. Considere o caso de alimentação

Leia mais

Segurança com a eletricidade

Segurança com a eletricidade Exper. 1 Segurança com a eletricidade Objetivo Levar o aluno a conhecer alguns riscos da eletricidade e a se preocupar com a prevenção de acidentes elétricos em seu ambiente de trabalho. Conscientizar

Leia mais

Transmissão de Calor

Transmissão de Calor Física Sumário Transmissão de calor; Termodinâmica; Som; Eletricidade; Processos de Eletrização; Corrente Elétrica; Efeitos da Corrente Elétrica; Elementos de um Circuito Elétrico; Potência Dissipada no

Leia mais