Clipping Eletrônico - Quarta-feira dia 11/11/2015. Prevenção ainda é a melhor arma no combate contra a dengue.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Clipping Eletrônico - Quarta-feira dia 11/11/2015. Prevenção ainda é a melhor arma no combate contra a dengue."

Transcrição

1 Clipping Eletrônico - Quarta-feira dia 11/11/2015 Portal A Crítica Saúde 11 de Novembro de Fonte: Prevenção ainda é a melhor arma no combate contra a dengue. Funcionários da Prefeitura de Manaus ensinam medidas de prevenção e fazem monitoramento com frequência das zonas da cidade. Manaus (AM), 10 de Novembro de 2015 FÁBIO OLIVEIRA O tempo de 10 minutos é o suficiente para verificar toda a residência, principalmente calhas, lajes, caixas-d água, prato de plantas, garrafas, vasilhas guardadas no quintal e outros recipientes que possam servir como criadouros do mosquito (Arquivo AC) Para garantir a redução dos casos de dengue, a Prefeitura de Manaus vem mantendo as ações de prevenção, controle, monitoramento e diagnóstico precoce. A medida é uma forma do órgão sempre manter a prevenção durante todo o período. Em nota oficial enviada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a pasta informou que o trabalho é realizado dentro da rotina diária das unidades de saúde, em parceria com instituições públicas e privadas, e com a realização de trabalho educativo junto à população. Uma das estratégias da pasta é o 10 Minutos contra a Dengue. A população recebe um check list para verificar na própria residência possíveis focos do mosquito. A recomendação é para que a população verifique a própria

2 casa e quintal pelo menos uma vez por semana, já que o ciclo da vida do mosquito leva cerca de 7 a 10 dias. O tempo de 10 minutos é o suficiente para verificar toda a residência, principalmente calhas, lajes, caixas-d água, prato de plantas, garrafas, vasilhas guardadas no quintal e outros recipientes que possam servir como criadouros do mosquito. O verão está terminando e o período chuvoso começando e nada melhor do que começar a prevenir contra uma doença que aparece nessa época do ano: a dengue. A doença causada por um vírus,se torna um dos principais problemas de saúde pública em todo o mundo. O seu principal canal de transmissão é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais da região. Portanto, os cuidados devem ser redobrados quando a questão é sobre a dengue. Em períodos chuvosos, como está ocorrendo agora na cidade de Manaus, a população tem que ficar mais atenta. Há tempos a dengue já é tratada com outros olhos, pois, se não cuidada e prevenida da maneira correta, a doença pode chegar a fase mortal, que é conhecida como Dengue Hemorrágica. É a parte da síndrome do choque da dengue, caracterizada por sangramento e queda de pressão arterial, podendo causar até a morte no paciente infectado. Prevenção Os ovos da dengue começam a aparecer por conta do período chuvoso, pois com as chuvas há a facilidade de ter água parada. A principal recomendação é que a população verifique se há recipientes que tenham a possibilidade de ter água acumulada. Os ovos são colocados por mosquitos tanto em água potável quanto em água suja. Colocar desinfetantes em ralos da pia também é uma das prevenções, além de jogar água de vasos de planta.

3 Sintomas Se você perceber que está com febre constante, dor de cabeça, dor nos olhos, tontura, vômito, moleza, dor no corpo, dor nos ossos, você deve procurar urgente um médico, pois você está com os sintomas da dengue. Portal Rede Tiradentes Saúde - 11 de Novembro de Fonte: Homens de Manaus ganham maior atenção, nas Unidades Móveis de Saúde, durante Novembro Azul No Novembro Azul, os homens de Manaus estão recebendo mais atenção do setor de saúde pública da capital. Acompanhando as atividades da campanha, as unidades móveis do Programa Saúde Manaus Itinerante, da Secretaria Municipal da Saúde (Semsa), estão dando atenção especial à população masculina. As unidades estão reforçando vários exames, como o de próstata via abdominal, que detectam o câncer de próstata, a segunda principal causa de morte por câncer em homens, seguido apenas pelo câncer de pulmão. Segundo o gerente do Programa Saúde Manaus Itinerante, William Terra, a prevenção é pelo diagnóstico precoce, por isso as unidades de Saúde estão priorizando o atendimento ao homem.

4 Ressaltando que, quanto mais cedo acontecer o diagnóstico, maiores são as chances de cura, William Terra, assegurou que é preciso que os homens tenham consciência da importância de tratar preventivamente da saúde. Até a próxima sexta-feira (13), os moradores do Aleixo vão ser beneficiados com a ação, com os serviços da Unidade Móvel de Saúde da Mulher, localizada dentro do pátio da igreja Santa Edwiges, que fica na avenida Constelação, nº 487. No Porto de Manaus, no Centro, a Unidade Móvel está realizando ultrassom exclusiva aos homens de abdominal total, abdominal superior, vias urinarias, tireóide, mama e próstata via abdominal. Para todos os exames, é necessário encaminhamento médico, RG e CPF. Todas as fichas são distribuídas às 8h da manhã, para 40 pessoas por dia, acrescentou também que o local conta com a Unidade Móvel Médico Laboratorial. Uma outra unidade móvel teve o período de atendimento estendido, também até o dia 13, e vai estar à disposição no estacionamento da Câmara Municipal de Manaus, na Rua Padre Agostinho Caballero Martins, s/n, no Santo Antônio. Pela manhã, vão ser atendidos os funcionários do órgão e, à tarde, o atendimento para o público externo segue normalmente. Outra unidade móvel pode ser encontrada no estacionamento da avenida Ferreira Pena ao lado da Secretaria da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), até o dia 27 de novembro. Os usuários vão contar, ainda, com a Unidade Móvel de Saúde Médico-Laboratorial no local. Para as mulheres, diariamente vão ser realizadas 60 mamografias (30 pela manhã e 30 pela tarde), além de transvaginal, e 40 ultrassonografias, distribuídas em abdominal total e superior (apenas pela manhã); pélvica, obstétrica, vias urinárias, tireoide e mama. Esta última para mulheres com 40 anos ou mais, sendo necessário apresentar a última mamografia. No bairro Tarumã, também serão prorrogados, até o dia 13, os procedimentos odontológicos ambulatoriais e consultas generalistas e pediátricas, exames preventivos (papanicolau), posto de coleta de exames de laboratório, posto de vacinação e entrega de medicamentos. Uma Unidade Móvel de Saúde Odontológica (UMSO) e uma Unidade Móvel Médico Laboratorial (UMSML) permanecem na estrada do Tarumã, próximo à Escola Municipal Cândido Rondon.

5 Outra UMSO segue com os atendimentos, até o dia 27 de novembro, na rua Celebridade, em frente à Escola Estadual de Tempo Integral Ana Lúcia, da comunidade Celebridade, bairro Terra Nova. Consultas generalistas ou pediátricas: apresentar RG e CPF ou a Certidão de Nascimento para menores de idade. Para exame papanicolau a usuária deve apresentar RG e CPF. Para garantir um resultado correto a mulher não deve, nas 48 horas anteriores à realização do exame, ter relações sexuais e nem usar medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais. É importante que não esteja menstruada e evite o uso de duchas. Mulheres grávidas podem se submeter ao exame, sem prejuízo para saúde dela ou do bebê. Para coletas de material, elas podem ser feitas mediante a solicitação dos exames, com apresentação do RG e CPF ou da Certidão de Nascimento para os menores de idade. Em casos de ultrassonagrafia, deve ser apresentada a requisição médica, RG e CPF. Para mamografia deve ser apresentado RG e o CPF. Pacientes com até 49 anos devem apresentar a requisição médica. Para mais detalhes acessar.

6 Portal A Crítica Saúde 11 de Novembro de Fonte: Novembro-Azul_0_ html Hospital particular de Manaus realiza campanha dentro do Novembro Azul No pacote, que está disponível aos homens com 40 anos ou mais, estão inclusos 15 exames laboratoriais e dois exames de imagem, além da consulta com o especialista Manaus (AM), 10 de Novembro de 2015 ACRITICA.COM* Durante todo o mês o Hospital Santa Júlia realizará a campanha Novembro Azul, oferecendo um pacote com 17 exames e uma consulta médica por um valor abaixo da média (Divulgação) O câncer de próstata ainda é uma das principais causas de morte em homens com mais de 40 anos no Brasil, juntamente com acidentes vasculares cerebrais e infartos, segundo dados da área Técnica de Saúde do Homem do Ministério da Saúde (MS). Para diminuir essa estatística, durante todo o mês o Hospital Santa Júlia realizará a campanha Novembro Azul, oferecendo um pacote com 17 exames e uma consulta médica por um valor abaixo da média. O diagnóstico precoce tem significativa importância no tratamento e cura do câncer. É comum que os homens ainda tenham preconceito em realizar exames de rotina e acompanhar sua saúde mais perto, por isso lideram as estatísticas de mortes de doenças naturais no Brasil. Com a campanha realizada pelo Hospital Santa Júlia, incentivaremos centenas de homens a se cuidarem mais, afirmou o diretor presidente do hospital, o médico urologista Edson Sarkis.

7 No pacote, que está disponível aos homens com 40 anos ou mais, estão inclusos 15 exames laboratoriais e dois exames de imagem, além da consulta com o especialista. O valor pode ser parcelado em até seis vezes sem juros no cartão de crédito. Maiores informações podem ser obtidas através do número Referência O Hospital Santa Júlia é referência no tratamento de câncer na Região Norte e possui, inclusive, um convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS), do Ministério da Saúde, e está recebendo pacientes encaminhados até mesmo pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON). O Hospital Santa Júlia possui uma das melhores infraestruturas para esses pacientes. Atualmente, são 24 especialistas entre médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais que atuam, exclusivamente, no tratamento de câncer. São oncologistas clínicos, oncologista pediátrica, radioterapeuta, cirurgiões oncológicos, hematologistas, mastologistas, enfermeiros, dentre outros profissionais. Os setores de Quimioterapia e Radioterapia possuem instalações amplas e modernas, equipadas para oferecer maior conforto e segurança dos pacientes, além disso, o hospital dispõe de todos os serviços de diagnóstico necessários à complementação do tratamento e também 170 leitos, sendo 20 exclusivos aos pacientes em tratamento de câncer. A Unidade de Oncologia tem capacidade para realizar 1500 sessões de radioterapia e 300 de quimioterapia por mês.

8 Portal Rede Tiradentes Saúde - 11 de Novembro de Fonte: Com estados da Região Norte premiados por ações contra a doença, Brasil assina acordo de eliminação da malária Com um um prêmio internacional já conquistado pelos estados do Amazonas e Acre, a malária pode estar com os dias contados no país. Pelo menos é o que espera o Ministério da Saúde, que lançou, nesta terça-feira (10), o Plano de Eliminação da doença no Brasil, e se juntou a outros 35 países com o mesmo propósito. O projeto é uma continuação do Programa Nacional de Controle da Malária, que vem diminuindo os casos nos estados brasileiros. Para se ter uma ideia, o Brasil tinha que reduzir em 75 % os casos, entre 2000 e Sendo que em 2014, o número de registros já tinha caído 76 %, atingindo o objetivo com um ano de antecedência, como destaca o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Antônio Nardi. É absolutamente primordial a eliminação da malária dentro do país, a continuidade do Programa Nacional de Controle da Malária. Assumimos o compromisso dos objetivos do milênio e já o alcançamos que era de 2000 a 2014 conseguimos reduzir em até 75 por cento a incidência de malária no Brasil. Por conta do trabalho do Ministério da Saúde no combate à malária, o Brasil recebeu um prêmio internacional. Para o secretário de Vigilância em Saúde,

9 Antônio Nardi, isso só pôde ser conquistado graças ao trabalho dos profissionais que combatem a malária no SUS. Isso é fruto de todo o trabalho dos incansáveis agentes de endemias que temos em todos os municípios brasileiros. Esses incansáveis e anônimos militantes do SUS trabalhadores, é que a quem nós rendemos os nossos reconhecimentos e os parabenizamos pelo prêmio conquistado no Brasil. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem mais de cinco mil e 100 municípios desenvolvendo ações de prevenção contra a malária, 316 municípios em eliminação e 138 em controle. Portal A Crítica Saúde 11 de Novembro de Fonte: Medicos-causado-administracao-inadequadaremedios_0_ html Médicos alertam para o risco causado pela administração inadequada de remédios. O tratamento prescrito não pode ser abandonado antes da conclusão, mesmo que o paciente se sinta melhor. 11 de Novembro de 2015 ACRITICA.COM De acordo com o farmacêutico Marcelo Rodrigues, paciente não pode sair do consultório médico com dúvidas sobre os medicamentos e a forma de tomá-los(arquivo/ac ) Cessar o tratamento por conta própria, não respeitar os horários estabelecidos para ingerir os medicamentos e tomar quantidade acima da prescrita pelo

10 médico são alguns erros cometidos por quem precisa tomar remédios e que podem trazer complicações gravíssimas, alerta o farmacêutico do Pronto- Socorro (PS) do Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, Marcelo Rodrigues. A administração adequada dos medicamos resulta na recuperação da saúde, adverte Rodrigues. Porém, muitos pacientes saem dos consultórios com dúvidas em relação à receita e à prescrição. Tomar medicamento errado, com dose errada, ou indicado para outras pessoas, como amigos, vizinhos, parentes sem procurar um médico ou farmacêutico, é um erro grave que coloca em risco a saúde do paciente, alerta Rodrigues. Fazer uso de bebidas alcoólicas durante os tratamentos e tomar medicamentos vencidos também é um risco para quem precisa recuperar a saúde com o auxílio dos produtos. O profissional alerta que é importante o paciente informar ao médico ou ao farmacêutico quais medicamentos já faz uso. Tomar mais de uma medicação sem verificar se existe interação medicamentosa pode causar reações adversas e danos à saúde. Há medicamentos que não devem ser tomados juntos, afirma o farmacêutico. O tratamento prescrito não pode ser abandonado antes da conclusão, mesmo que o paciente se sinta melhor. O tratamento deve ser feito por completo conforme prescrição médica, pois ao interromper o tratamento existe uma grande possibilidade de que a doença se agrave. O paciente pode ter que retornar ao médico para tratar a mesma doença, porém nesta segunda consulta, provavelmente, a doença estará mais avançada e será mais difícil tratá-la, ressaltou o farmacêutico. Dúvidas Para evitar qualquer complicação, é necessário sair do consultório sem dúvida em relação à receita. Qual é o seu problema de saúde, quais medicamentos deverei utilizar, qual o melhor horário para tomar a medicação e como devo tomar o medicamento, com água, antes ou após as refeições são dúvidas que o paciente não pode ter, destacou Rodrigues. Até quando o medicamento deve ser usado, as restrições do uso, as reações que causa e quando deve ser o retorno à consulta são outras informações que o paciente deve saber ao deixar o consultório do especialista.

11 Oportunidade no Novembro Azul O Hospital Santa Júlia oferecerá, durante o mês do Novembro Azul, um pacote para os homens com 17 exames e uma consulta médica por um valor abaixo da média. Estão disponível aos homens com 40 anos ou mais, 15 exames laboratoriais e dois exames de imagem, além da consulta com o especialista do próprio hospital. Portal Rede Tiradentes Saúde - 11 de Novembro de Fonte: LOTE RECOLHIDO: Remédio usado contra câncer de mama é suspenso Publicado em 10/11/2015 Eurofarma comunicou a agência e recolheu voluntariamente as embalagens de Letrozol 2,5 mg com problemas de selagem. A Anvisa suspendeu a distribuição, comercialização e uso do lote do medicamento Letrozol 2,5 mg 30 comprimidos. O produto válido até junho de 2017, fabricado pela empresa Eurofarma Laboratórios S.A., é utilizado no tratamento de câncer de mama avançado em mulheres na pós-menopausa que tenham sido tratadas previamente com antiestrogênicos. Reprodução de Internet. Medicamento foi recolhido de maneira voluntária após reconhecimento de problemas de selagem

12 A determinação da agência ocorreu após o fabricante comunicar o recolhimento voluntário do lote citado, que apresentou falha na selagem do alumínio do blister, material que reveste o medicamento. Embora o lote tenha atendido todas as especificações no momento de liberação, ao tomar conhecimento do desvio e, pensando na segurança e na saúde dos pacientes, a empresa optou, de forma preventiva e voluntária, pelo recolhimento de todo o lote desde 1/10/15, entrando em contato com 100% dos clientes, e antecipando-se à publicação no Diário Oficial da União, em 9/11/15, explicou a empresa, por meio de nota. Procurada pela reportagem do ig, a Eurofarma esclareceu ainda que, após o recolhimento, novos lotes do medicamento já foram produzidos e disponibilizados ao mercado já no último mês de setembro. Portal A Crítica Saúde 11 de Novembro de Fonte: Para não 'dar zebra': campanha mundial de saúde alerta para o Net Câncer, tipo raro da doença. 10 de novembro é o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Net Câncer, um grupo raro de cânceres que se desenvolvem a partir do sistema endócrino. 10 de Novembro de 2015 ACRITICA.COM A zebra foi o animal escolhido pelos médicos para simbolizar a luta contra a doença (Divulgação)

13 Nesta terça-feira, 10 de novembro, é o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Net Câncer, um grupo raro de cânceres que se desenvolvem a partir de células do sistema endócrino, os chamados tumores neuroendócrinos. Uma campanha global está mobilizando diversos países para alertar sobre os sintomas da doença, que são facilmente confundidos com outras morbidades. As ações têm como mote uma zebra, que faz alusão à expressão deu zebra e instiga as pessoas a prestarem atenção nos sintomas e se conscientizarem que podem estar sujeitas a esse tipo de câncer por mais raro que possa ser. De acordo com a Dra. Rachel Simões Pimenta Riechelmann, oncologista clínica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (ICESP), os tumores deste tipo são de crescimento lento e silencioso, muitas vezes assintomáticos, e aparecem em células com capacidade de produzir hormônios. O excesso de produção de determinado hormônio pode indicar a presença da doença. Os sintomas são amplos e dependem do local em que o tumor está instalado. O tipo mais comum é o tumor carcinoide, que produz a síndrome carcinoide, e está associado a diarreia e a vermelhidão no rosto. Há ainda o insulinoma, que apresenta uma alta produção de insulina, explica.

14 Incidência Os órgãos mais comumente afetados são o pulmão, o sistema gastrointestinal e o pâncreas. A incidência, apesar de desconhecida, é estimada pela International Neuroendocrine Cancer Alliance (INCA) em 5 casos novos anuais no mundo para cada 100 mil pessoas. Não existe um grupo de risco, e a confusão que é feita com outras doenças pode tardar o diagnóstico e prejudicar o início do tratamento. Uma pesquisa conduzida pela entidade aponta que 60 a 70% dos pacientes são diagnosticados em um estágio avançado da doença. Há uma dificuldade de acesso a tecnologias em saúde que facilitam o diagnóstico. O exame de Cromogranina A, por exemplo, não é aprovado nem pelo SUS e nem pelos convênios médicos e é o único biomarcador sanguíneo para este tipo de câncer, afirma o médico Gustavo Girotto, oncologista clínico do Hospital de Base de São José do Rio Preto e investigador principal em oncologia do centro integrado de pesquisa do hospital.

15 Sintomas e tratamento De acordo com o INCA, os pacientes com este tipo de câncer são tratados, em média, de 3 a 7 anos por outro tipo de câncer. Os sintomas são muito inespecíficos e as pessoas pensam em algo mais comum como infecção intestinal ou intoxicação alimentar. Se não tiver um refino no diagnóstico pode parecer um câncer de tumor tradicional e não um tumor neuroendócrino, afirma Girotto. Os sintomas associados aos tumores neuroendócrinos incluem diarreia, dor abdominal, tosse, obstrução intestinal, diabetes, úlcera e rubor. Assim que diagnosticado, o tratamento da doença inclui cirurgia, quimioterapia, além de medicação injetável e oral para estacionar o crescimento do tumor. "É possível viver muitos anos com um tumor, mas o acompanhamento do oncologista é sempre muito importante", conclui a Dra. Rachel. Clipping realizado por Luana Abecassis Departamento de Comunicação Semsa / PMM

Clipping Eletrônico - Terça-feira dia 10/11/2015. Com horário ampliado, UBS Áugias Gadelha é reinaugurada, na zona Norte

Clipping Eletrônico - Terça-feira dia 10/11/2015. Com horário ampliado, UBS Áugias Gadelha é reinaugurada, na zona Norte Clipping Eletrônico - Terça-feira dia 10/11/2015 Portal Rede Tiradentes Saúde 10 de Novembro de 2015. Fonte: http://www.redetiradentes.com.br/com-horario-ampliado-ubsaugias-gadelha-e-reinaugurada-na-zona-norte/#.vkhlelertcc

Leia mais

Azul. Novembro. cosbem. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata.

Azul. Novembro. cosbem. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata. cosbem COORDENAÇÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR Novembro Azul Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. NOVEMBRO AZUL Mês de Conscientização,

Leia mais

CLIPPING IMPRESSO Página: -- Data: 04/10/2011. Enfoque: (X) Positivo ( ) Negativo ( ) Neutro NOTÍCIAS

CLIPPING IMPRESSO Página: -- Data: 04/10/2011. Enfoque: (X) Positivo ( ) Negativo ( ) Neutro NOTÍCIAS Editoria: Notícias www.manausonline.com.br Coluna: -- Prefeitura inicia programação do Outubro Rosa, movimento de prevenção ao câncer de mama ( ) Matéria articulada pela assessoria de imprensa -- NOTÍCIAS

Leia mais

OUTUBRO. um mes PARA RELEMBRAR A IMPORTANCIA DA. prevencao. COMPARTILHE ESSA IDEIA.

OUTUBRO. um mes PARA RELEMBRAR A IMPORTANCIA DA. prevencao. COMPARTILHE ESSA IDEIA. OUTUBRO ROSA ^ um mes PARA RELEMBRAR A IMPORTANCIA DA ~ prevencao. COMPARTILHE ESSA IDEIA. ~ ^ O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete

Leia mais

Clipping Eletrônico Quinta-feira dia 16/07/2015

Clipping Eletrônico Quinta-feira dia 16/07/2015 Clipping Eletrônico Quinta-feira dia 16/07/2015 Jornal Acrítica Cidades Pág. C4 16 de Julho de 2015. Jornal Acrítica Política Pág. A7 16 de Julho de 2015. Av. Mário Ypiranga, 1695 Adrianópolis Jornal

Leia mais

atitudeé prevenir-se Moradores da Mooca:

atitudeé prevenir-se Moradores da Mooca: atitudeé prevenir-se Moradores da Mooca: Nós temos atitude, e você? O Câncer do Intestino pode ser prevenido com um teste simples e indolor que pode ser realizado em sua casa. O teste é GRATUITO oferecido

Leia mais

Clipping Eletrônico Domingo dia 26/10/2014

Clipping Eletrônico Domingo dia 26/10/2014 Clipping Eletrônico Domingo dia 26/10/2014 Jornal Diário do Amazonas Sociedade Pág. 19-26 de outubro de 2014 Jornal Em Tempo Saúde e Bem Estar Pág. F1-26 de outubro de 2014 Jornal Em Tempo Saúde e Bem

Leia mais

PESQUISA INSTITUTO AVON/IPSOS ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DE MULTIPLICAR INFORMAÇÕES SOBRE CÂNCER DE MAMA

PESQUISA INSTITUTO AVON/IPSOS ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DE MULTIPLICAR INFORMAÇÕES SOBRE CÂNCER DE MAMA PESQUISA INSTITUTO AVON/IPSOS ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DE MULTIPLICAR INFORMAÇÕES SOBRE CÂNCER DE MAMA Nilcéa Freire, Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres, enalteceu hoje,

Leia mais

Dengue uma grande ameaça. Mudanças climáticas, chuvas e lixo fazem doença avançar.

Dengue uma grande ameaça. Mudanças climáticas, chuvas e lixo fazem doença avançar. Dengue uma grande ameaça. Mudanças climáticas, chuvas e lixo fazem doença avançar. O verão chega para agravar o pesadelo da dengue. As mortes pela doença aumentaram na estação passada e vem preocupando

Leia mais

Clipping Eletrônico Sábado - dia 12/07/2014 Jornal Acrítica Cidades Página C4 dia 12/07/2014

Clipping Eletrônico Sábado - dia 12/07/2014 Jornal Acrítica Cidades Página C4 dia 12/07/2014 Clipping Eletrônico Sábado - dia 12/07/2014 Jornal Acrítica Cidades Página C4 dia 12/07/2014 Jornal Acrítica Cidades Página C3 - dia 12/07/2014 Jornal Diário do Amazonas Caderno Brasil Página 16 dia

Leia mais

1 TÍTULO DO PROJETO. Ame a Vida. Previna-se. 2 QUEM PODE PARTICIPAR?

1 TÍTULO DO PROJETO. Ame a Vida. Previna-se. 2 QUEM PODE PARTICIPAR? 1 TÍTULO DO PROJETO Ame a Vida. Previna-se. 2 QUEM PODE PARTICIPAR? Podem participar deste programa (sem vínculo empregatício ou remuneração), os acadêmicos beneficiados pelas bolsas de Estudo do artigo

Leia mais

Palavras- chave: Vigilância epidemiológica, Dengue, Enfermagem

Palavras- chave: Vigilância epidemiológica, Dengue, Enfermagem ANÁLISE DAS NOTIFICAÇÕES DE DENGUE APÓS ATUAÇÃO DO SERVIÇO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA HOSPITALAR INTRODUÇÃO: A Dengue é uma doença infecciosa febril aguda de amplo espectro clínico e de grande importância

Leia mais

OUTUBRO ROSA UMA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA SOFIS TECNOLOGIA

OUTUBRO ROSA UMA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA SOFIS TECNOLOGIA C A R T I L H A OUTUBRO ROSA UMA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA SOFIS TECNOLOGIA OOUTUBRO ROSA é um movimento mundial pela prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Com suas ações especialmente

Leia mais

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho Câncer de Próstata Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho O que é próstata? A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem

Leia mais

NOVEMBRO DOURADO VIVA ESTA IDEIA! VENHA PARTICIPAR!

NOVEMBRO DOURADO VIVA ESTA IDEIA! VENHA PARTICIPAR! NOVEMBRO DOURADO VIVA ESTA IDEIA! VENHA PARTICIPAR! Serviço de OncoHematologia do HIJG DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER NA CRIANÇA E NO ADOLESCENTE O Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (lei

Leia mais

Editoria: Dia a Dia. Veículo:

Editoria: Dia a Dia. Veículo: 7 Comunicação e Marketing Ltda Editoria: Dia a Dia Amazonas em Tempo Coluna: -- Colisão na Cosme Ferreira leva família para o hospital ( ) Press-release da assessoria de imprensa (X) Iniciativa do próprio

Leia mais

RELATÓRIO PARA A. SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS

RELATÓRIO PARA A. SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE Este relatório é uma versão resumida do relatório técnico

Leia mais

Ilmo Senhor. Vereador Cesar Paulo Mossini. M.D Presidente da Câmara de Vereadores

Ilmo Senhor. Vereador Cesar Paulo Mossini. M.D Presidente da Câmara de Vereadores Ilmo Senhor Vereador Cesar Paulo Mossini M.D Presidente da Câmara de Vereadores O Vereador Jose Carlos Patricio, integrante da bancada do Partido da Social Democracia Brasileira, com assento nesta casa,

Leia mais

Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite

Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite HEPATITE A hepatite é uma inflamação do fígado provocada na maioria das vezes por um vírus. Diferentes tipos de vírus podem provocar hepatite aguda, que se

Leia mais

Apresentação. O que é Dengue Clássica?

Apresentação. O que é Dengue Clássica? Apresentação É no verão que acontecem as maiores epidemias de dengue devido ao alto volume de chuva. O Santa Casa Saúde, por meio do Programa Saúde Segura, está de olho no mosquito aedes aegypti e na sua

Leia mais

Clipping Eletrônico - Sexta-feira dia 03/10/2014

Clipping Eletrônico - Sexta-feira dia 03/10/2014 Clipping Eletrônico - Sexta-feira dia 03/10/2014 Jornal Em Tempo Dia a Dia - Página B3-03/10/2014 Jornal Agora Cidade Página 4-03/10/2014 Av. Mário Ypiranga, 1695 Adrianópolis Portal Acrítica - Saúde

Leia mais

OUTUBRO ROSA REFORÇA A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE NA CURA DO CÂNCER DE MAMA

OUTUBRO ROSA REFORÇA A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE NA CURA DO CÂNCER DE MAMA OUTUBRO ROSA REFORÇA A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE NA CURA DO CÂNCER DE MAMA Enviado por LINK COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 01-Out-2015 PQN - O Portal da Comunicação LINK COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL - 01/10/2015

Leia mais

O que é câncer de mama?

O que é câncer de mama? Câncer de Mama O que é câncer de mama? O câncer de mama é a doença em que as células normais da mama começam a se modificar, multiplicando-se sem controle e deixando de morrer, formando uma massa de células

Leia mais

Descobrindo o valor da

Descobrindo o valor da Descobrindo o valor da Ocâncer de mama, segundo em maior ocorrência no mundo, é um tumor maligno que se desenvolve devido a alterações genéticas nas células mamárias, que sofrem um crescimento anormal.

Leia mais

Orientações aos pacientes sobre radioterapia

Orientações aos pacientes sobre radioterapia Orientações aos pacientes sobre radioterapia SUMÁRIO Prezado paciente....................... 03 O que é radioterapia?..................... 04 Quais os benefícios da Radioterapia?.............. 04 Como

Leia mais

NÚCLEO DE TECNOLOGIA MUNICIPAL DE MARECHAL CANDIDO RONDON. Curso: Introdução à Educação Digital. Cursista: Kátia Janaína Frichs cotica

NÚCLEO DE TECNOLOGIA MUNICIPAL DE MARECHAL CANDIDO RONDON. Curso: Introdução à Educação Digital. Cursista: Kátia Janaína Frichs cotica NÚCLEO DE TECNOLOGIA MUNICIPAL DE MARECHAL CANDIDO RONDON Curso: Introdução à Educação Digital Cursista: Kátia Janaína Frichs cotica Fique de na Dengue! ATENÇÃO: A dengue é uma doença muito dolorosa, deixa

Leia mais

O que é câncer de estômago?

O que é câncer de estômago? Câncer de Estômago O que é câncer de estômago? O câncer de estômago, também denominado câncer gástrico, pode ter início em qualquer parte do estômago e se disseminar para os linfonodos da região e outras

Leia mais

Um estudo da Universidade Stanford reforça o papel da finasterida, comumente usada contra a calvície, na prevenção ao câncer de próstata

Um estudo da Universidade Stanford reforça o papel da finasterida, comumente usada contra a calvície, na prevenção ao câncer de próstata Um estudo da Universidade Stanford reforça o papel da finasterida, comumente usada contra a calvície, na prevenção ao câncer de próstata Naiara Magalhães Ricardo Benichio MAIS SEGURANÇA Depois de cinco

Leia mais

UNILAB no Outubro Rosa Essa luta também é nossa. CUIDAR DA SAÚDE É UM GESTO DE AMOR À VIDA. cosbem COORDENAÇÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR www.unilab.edu.

UNILAB no Outubro Rosa Essa luta também é nossa. CUIDAR DA SAÚDE É UM GESTO DE AMOR À VIDA. cosbem COORDENAÇÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR www.unilab.edu. UNILAB no Outubro Rosa Essa luta também é nossa. CUIDAR DA SAÚDE É UM GESTO DE AMOR À VIDA. cosbem COORDENAÇÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR www.unilab.edu.br CUIDAR DA SUA SAÚDE É UM GESTO DE AMOR À VIDA. As mamas

Leia mais

SMSA divulga resultado do LIRAa de Outubro de 2015

SMSA divulga resultado do LIRAa de Outubro de 2015 SMSA divulga resultado do LIRAa de Outubro de 2015 O Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti LIRAa, de outubro de 2015, demonstra que 0,6% dos imóveis pesquisados em Belo Horizonte conta com a presença

Leia mais

EXERCÍCIO E DIABETES

EXERCÍCIO E DIABETES EXERCÍCIO E DIABETES Todos os dias ouvimos falar dos benefícios que os exercícios físicos proporcionam, de um modo geral, à nossa saúde. Pois bem, aproveitando a oportunidade, hoje falaremos sobre a Diabetes,

Leia mais

1 SADS- Serviço de Atendimento Domiciliar em Saúde. 1 Projeto Dengue. 1 Consultório na Rua. 1 Central de Ambulâncias

1 SADS- Serviço de Atendimento Domiciliar em Saúde. 1 Projeto Dengue. 1 Consultório na Rua. 1 Central de Ambulâncias Equipamentos de Saúde Gerenciados pelo CEJAM em Embu das Artes 11 Unidades Básicas de Saúde com 25 equipes de Estratégia Saúde da Família 1 SADS- Serviço de Atendimento Domiciliar em Saúde 1 Projeto Dengue

Leia mais

DOENÇAS CARDÍACAS NA INSUFICIÊNCIA RENAL

DOENÇAS CARDÍACAS NA INSUFICIÊNCIA RENAL DOENÇAS CARDÍACAS NA INSUFICIÊNCIA RENAL As doenças do coração são muito freqüentes em pacientes com insuficiência renal. Assim, um cuidado especial deve ser tomado, principalmente, na prevenção e no controle

Leia mais

Arquivo criado por RH VIDA. Entendendo ser importante, solicitamos e conseguimos autorização para sua divulgação.

Arquivo criado por RH VIDA. Entendendo ser importante, solicitamos e conseguimos autorização para sua divulgação. Arquivo criado por RH VIDA. Entendendo ser importante, solicitamos e conseguimos autorização para sua divulgação. Academia Snooker Clube Sorocaba - SP Paulo Dirceu Dias www.snookerclube.com.br paulodias@pdias.com.br

Leia mais

*CD145101996985* Discurso proferido pelo deputado GERALDO RESENDE (PMDB/MS), em sessão no dia 11/02/2014. MAMOGRAFIA EM UMA SÓ MAMA: IGNORÂNCIA

*CD145101996985* Discurso proferido pelo deputado GERALDO RESENDE (PMDB/MS), em sessão no dia 11/02/2014. MAMOGRAFIA EM UMA SÓ MAMA: IGNORÂNCIA Discurso proferido pelo deputado GERALDO RESENDE (PMDB/MS), em sessão no dia 11/02/2014. MAMOGRAFIA EM UMA SÓ MAMA: IGNORÂNCIA OU MONSTRUOSIDADE Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, No último

Leia mais

SUMÁRIO. Informação: a maior aliada na prevenção...4. Cuidados para grávidas e mulheres em idade fértil...5

SUMÁRIO. Informação: a maior aliada na prevenção...4. Cuidados para grávidas e mulheres em idade fértil...5 2 SUMÁRIO Informação: a maior aliada na prevenção...4 Cuidados para grávidas e mulheres em idade fértil...5 Uso de repelentes como medida preventiva e cuidados para toda a população...9 Tipos de repelente...13

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL

A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL Programa BemVindo - www.bemvindo.org.br A OMS - Organização Mundial da Saúde diz que "Pré-Natal" é conjunto de cuidados médicos, nutricionais, psicológicos e sociais, destinados

Leia mais

Para impedir a propagação da dengue, você deve primeiramente impedir a reprodução de seu transmissor, o mosquito Aedes aegypti.

Para impedir a propagação da dengue, você deve primeiramente impedir a reprodução de seu transmissor, o mosquito Aedes aegypti. Cartilha de Dengue Para impedir a propagação da dengue, você deve primeiramente impedir a reprodução de seu transmissor, o mosquito Aedes aegypti. Conhecendo o ciclo biológico do mosquito O Aedes aegypti

Leia mais

LABIRIN. dicloridrato de betaistina APSEN. FORMA FARMACÊUTICA Comprimidos. APRESENTAÇÕES Comprimidos de 24 mg. Caixa com 30 comprimidos.

LABIRIN. dicloridrato de betaistina APSEN. FORMA FARMACÊUTICA Comprimidos. APRESENTAÇÕES Comprimidos de 24 mg. Caixa com 30 comprimidos. LABIRIN dicloridrato de betaistina APSEN FORMA FARMACÊUTICA Comprimidos APRESENTAÇÕES Comprimidos de 24 mg. Caixa com 30 comprimidos. USO ORAL USO ADULTO COMPOSIÇÃO Cada comprimido contém: 24 mg dicloridrato

Leia mais

Cuidando da Minha Criança com Aids

Cuidando da Minha Criança com Aids Cuidando da Minha Criança com Aids O que é aids/hiv? A aids atinge também as crianças? Como a criança se infecta com o vírus da aids? Que tipo de alimentação devo dar ao meu bebê? Devo amamentar meu bebê

Leia mais

Entenda o que é o câncer de mama e os métodos de prevenção. Fonte: Instituto Nacional de Câncer (Inca)

Entenda o que é o câncer de mama e os métodos de prevenção. Fonte: Instituto Nacional de Câncer (Inca) Entenda o que é o câncer de mama e os métodos de prevenção Fonte: Instituto Nacional de Câncer (Inca) O que é? É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não

Leia mais

Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes

Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes Diabetes é uma doença ocasionada pela total falta de produção de insulina pelo pâncreas ou pela quantidade insuficiente da substância no corpo. A insulina

Leia mais

Plano de Qualificação das Linhas de Cuidados da Transmissão Vertical do HIV e da Sífilis nos Estados do Semiárido e Amazônia Legal

Plano de Qualificação das Linhas de Cuidados da Transmissão Vertical do HIV e da Sífilis nos Estados do Semiárido e Amazônia Legal Plano de Qualificação das Linhas de Cuidados da Transmissão Vertical do HIV e da Sífilis nos Estados do Semiárido e Amazônia Legal O que é Transmissão Vertical HIV e Sífilis? A transmissão vertical do

Leia mais

P R O S T AT E C T O M I A R A D I C A L L A P A R O S C Ó P I C A

P R O S T AT E C T O M I A R A D I C A L L A P A R O S C Ó P I C A P R O S T AT E C T O M I A R A D I C A L L A P A R O S C Ó P I C A O Câncer de próstata (Cap) É o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos,

Leia mais

Clipping Eletrônico Sexta-feira dia 14/11/2014

Clipping Eletrônico Sexta-feira dia 14/11/2014 Clipping Eletrônico Sexta-feira dia 14/11/2014 Jornal Em Tempo - Dia a Dia - Página C1 14/11/2014 Jornal Em Tempo - Dia a Dia - Página C5 14/11/2014 Portal Acrítica - Saúde - 13 de novembro de 2014 Av.

Leia mais

TÍTULO: "SE TOCA MULHER" CONHECIMENTO DAS UNIVERSITÁRIAS SOBRE O CÂNCER DE MAMA

TÍTULO: SE TOCA MULHER CONHECIMENTO DAS UNIVERSITÁRIAS SOBRE O CÂNCER DE MAMA TÍTULO: "SE TOCA MULHER" CONHECIMENTO DAS UNIVERSITÁRIAS SOBRE O CÂNCER DE MAMA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO

Leia mais

FEBRE AMARELA: Informações Úteis

FEBRE AMARELA: Informações Úteis FEBRE AMARELA: Informações Úteis Quando aparecem os sintomas? Os sintomas da febre amarela, em geral, aparecem entre o terceiro e o sexto dia após a picada do mosquito. Quais os sintomas? Os sintomas são:

Leia mais

Pesquisa Nacional de Saúde

Pesquisa Nacional de Saúde Diretoria de Pesquisas Coordenação de Trabalho e Rendimento Pesquisa Nacional de Saúde 21/08/15 Histórico INVESTIGAÇÃO DO TEMA SAÚDE... 1998 2003 2008 2013 PNAD Características da PNS Pesquisa Domiciliar

Leia mais

INTRODUÇÃO (WHO, 2007)

INTRODUÇÃO (WHO, 2007) INTRODUÇÃO No Brasil e no mundo estamos vivenciando transições demográfica e epidemiológica, com o crescente aumento da população idosa, resultando na elevação de morbidade e mortalidade por doenças crônicas.

Leia mais

Conheça o SUS e seus direitos e deveres, como usuário da saúde

Conheça o SUS e seus direitos e deveres, como usuário da saúde Conheça o SUS e seus direitos e deveres, como usuário da saúde O Escritório de Projetos de Humanização do ICESP desenvolveu esta cartilha para orientar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre

Leia mais

Daiichi Sankyo Brasil Farmacêutica Ltda.

Daiichi Sankyo Brasil Farmacêutica Ltda. IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO BENICAR olmesartana medoxomila APRESENTAÇÕES Benicar é apresentado em embalagens com 10 ou 30 comprimidos revestidos de olmesartana medoxomila nas concentrações de 20 mg ou

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE CAVALCANTE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROJETO ALEITAMENTO MATERNO

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE CAVALCANTE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROJETO ALEITAMENTO MATERNO ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE CAVALCANTE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROJETO ALEITAMENTO MATERNO APRESENTAÇÃO O aleitamento materno exclusivo (AME) é sinônimo de sobrevivência para o recém-nascido,

Leia mais

Instituto Avon investe R$ 2,1 milhões em Minas Gerais para combate ao Câncer de Mama

Instituto Avon investe R$ 2,1 milhões em Minas Gerais para combate ao Câncer de Mama Instituto Avon investe R$ 2,1 milhões em Minas Gerais para combate ao Câncer de Mama São Paulo, 25 de julho de 2014 Minas Gerais recebeu um reforço de R$ 2,1 milhões na luta contra o câncer de mama. O

Leia mais

Prevenção em dobro. Eixo de Prevenção do Câncer ganha segunda Unidade Móvel CAPA

Prevenção em dobro. Eixo de Prevenção do Câncer ganha segunda Unidade Móvel CAPA Prevenção em dobro Eixo de Prevenção do Câncer ganha segunda Unidade Móvel O eixo de Prevenção do Câncer do Programa Cuide-se+ acaba de ganhar um importante reforço no atendimento aos trabalhadores das

Leia mais

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Início Notícias Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Iniciativa é parte do projeto Rios da Serra. Sede provisória da organização é montada no Prado TERÇA FEIRA, 19 DE MAIO

Leia mais

Câncer de Colo de Útero: Prevenir é o melhor remédio!

Câncer de Colo de Útero: Prevenir é o melhor remédio! Câncer de Colo de Útero: Prevenir é o melhor remédio! PASSATEMPOS BOM PRA CABEÇA Dominox a caça-palavr eto código secr s e muito mai 2 caça-palavra coquetel Procure e marque, no diagrama de letras, as

Leia mais

ANAIS DA 4ª MOSTRA DE TRABALHOS EM SAÚDE PÚBLICA 29 e 30 de novembro de 2010 Unioeste Campus de Cascavel ISSN 2176-4778

ANAIS DA 4ª MOSTRA DE TRABALHOS EM SAÚDE PÚBLICA 29 e 30 de novembro de 2010 Unioeste Campus de Cascavel ISSN 2176-4778 REDE DE VIGILÂNCIA EM CÂNCER DE MAMA MUNICÍPIO DE NOVA SANTA ROSA PR Viviane Delcy da Silva 1 1. INTRODUÇÃO Este relato de experiência descreve a forma de reorganização dos serviços de saúde do SUS do

Leia mais

DENGUE. Jamila Rainha Jamila Rainha é cientista social e consultora de Pesquisa 3235-5436/9959-2986

DENGUE. Jamila Rainha Jamila Rainha é cientista social e consultora de Pesquisa 3235-5436/9959-2986 DENGUE A Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo confirmou a primeira morte causada por dengue hemorrágica no ano de 2009. A vítima era moradora da Serra (terceiro município em números de casos

Leia mais

azul NOVEMBRO azul Saúde também é coisa de homem. Doenças Cardiovasculares (DCV)

azul NOVEMBRO azul Saúde também é coisa de homem. Doenças Cardiovasculares (DCV) Doenças Cardiovasculares (DCV) O que são as Doenças Cardiovasculares? De um modo geral, são o conjunto de doenças que afetam o aparelho cardiovascular, designadamente o coração e os vasos sanguíneos. Quais

Leia mais

Instituto Avon realiza terceira edição do Giro Pela Vida para alertar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama

Instituto Avon realiza terceira edição do Giro Pela Vida para alertar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama Instituto Avon realiza terceira edição do Giro Pela Vida para alertar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama Ação leva roda gigante cor-de-rosa para o Parque Ibirapuera em São Paulo

Leia mais

Mais de 206 mil imóveis visitados em Combate à Dengue De acordo com a Secretaria de Saúde, 59% das vistorias previstas já foram realizadas.

Mais de 206 mil imóveis visitados em Combate à Dengue De acordo com a Secretaria de Saúde, 59% das vistorias previstas já foram realizadas. www.portalamazonia.com.br Coluna: Mais de 206 mil imóveis visitados em Combate à Dengue Mais de 206 mil imóveis visitados em Combate à Dengue De acordo com a Secretaria de Saúde, 59% das vistorias previstas

Leia mais

Clipping Eletrônico - Terça-feira dia 10/03/2015

Clipping Eletrônico - Terça-feira dia 10/03/2015 Manaus AM Clipping Eletrônico - Terça-feira dia 10/03/2015 Jornal Acrítica Cidade Pág. C5 10 de março de 2015. Jornal Acrítica Cidades Pág. C3 10 de março de 2015. Av. Mário Ypiranga, 1695 Adrianópolis

Leia mais

Grupo Humana Alimentar

Grupo Humana Alimentar ONG +VIDA Você também pode ajudar Nos seus cinco anos de existência, várias conquistas foram possíveis. No entanto, esta organização não governamental precisa constantemente do auxílio da comunidade. Uma

Leia mais

O público-alvo são meninas de 9 a 11 anos e o serviço faz parte do Calendário Nacional de Vacinação.

O público-alvo são meninas de 9 a 11 anos e o serviço faz parte do Calendário Nacional de Vacinação. Clipping Eletrônico Segunda-feira dia 09/03/2015 Portal Acrítica Saúde - 09 de março de 2015. Fonte: http://acritica.uol.com.br/manaus/prefeitura-disponibilizaravacina-hpv-ubss_0_1316868336.html Prefeitura

Leia mais

PREVINA O CÂNCER DE PRÓSTATA

PREVINA O CÂNCER DE PRÓSTATA SENADO FEDERAL PREVINA O CÂNCER DE PRÓSTATA SENADOR CLÉSIO ANDRADE 2 Previna o câncer de próstata apresentação O câncer de próstata tem sido um dos mais frequentes a ser diagnosticado no sexo masculino.

Leia mais

Plano de Ação do Agente Comunitário de Saúde para combate ao Aedes aegypti

Plano de Ação do Agente Comunitário de Saúde para combate ao Aedes aegypti SECRETÁRIA ESTADUAL DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Plano de Ação do Agente Comunitário de Saúde para combate ao Aedes aegypti Porto Alegre - RS 2016 SECRETÁRIA

Leia mais

HIPERTENSÃO ARTERIAL Que conseqüências a pressão alta pode trazer? O que é hipertensão arterial ou pressão alta?

HIPERTENSÃO ARTERIAL Que conseqüências a pressão alta pode trazer? O que é hipertensão arterial ou pressão alta? HIPERTENSÃO ARTERIAL O que é hipertensão arterial ou pressão alta? A hipertensão arterial ou pressão alta é quando a pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias para se movimentar é muito forte,

Leia mais

HIPERTENSÃO ARTERIAL

HIPERTENSÃO ARTERIAL HIPERTENSÃO ARTERIAL O que é hipertensão arterial ou pressão alta? A hipertensão arterial ou pressão alta é quando a pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias para se movimentar é muito forte,

Leia mais

Homeopatia. Copyrights - Movimento Nacional de Valorização e Divulgação da Homeopatia mnvdh@terra.com.br 2

Homeopatia. Copyrights - Movimento Nacional de Valorização e Divulgação da Homeopatia mnvdh@terra.com.br 2 Homeopatia A Homeopatia é um sistema terapêutico baseado no princípio dos semelhantes (princípio parecido com o das vacinas) que cuida e trata de vários tipos de organismos (homem, animais e plantas) usando

Leia mais

DIAGNÓSTICO MÉDICO DADOS EPIDEMIOLÓGICOS FATORES DE RISCO FATORES DE RISCO 01/05/2015

DIAGNÓSTICO MÉDICO DADOS EPIDEMIOLÓGICOS FATORES DE RISCO FATORES DE RISCO 01/05/2015 01/05/2015 CÂNCER UTERINO É o câncer que se forma no colo do útero. Nessa parte, há células que podem CÂNCER CERVICAL se modificar produzindo um câncer. Em geral, é um câncer de crescimento lento, e pode

Leia mais

2. Quais os objetivos do Programa Nacional de Segurança do Paciente?

2. Quais os objetivos do Programa Nacional de Segurança do Paciente? O tema Segurança do Paciente vem sendo desenvolvido sistematicamente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) desde sua criação, cooperando com a missão da Vigilância Sanitária de proteger

Leia mais

O Câncer de Próstata. O que é a Próstata

O Câncer de Próstata. O que é a Próstata O Câncer de Próstata O câncer de próstata é o segundo tumor mais comum no sexo masculino, acometendo um em cada seis homens. Se descoberto no início, as chances de cura são de 95%. O que é a Próstata A

Leia mais

Apesar de ser um tumor maligno, é uma doença curável se descoberta a tempo, o que nem sempre é possível, pois o medo do diagnóstico é muito grande,

Apesar de ser um tumor maligno, é uma doença curável se descoberta a tempo, o que nem sempre é possível, pois o medo do diagnóstico é muito grande, Cancêr de Mama: É a causa mais frequente de morte por câncer na mulher, embora existam meios de detecção precoce que apresentam boa eficiência (exame clínico e auto-exame, mamografia e ultrassonografia).

Leia mais

CANCER DE COLO DE UTERO FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO

CANCER DE COLO DE UTERO FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO CANCER DE COLO DE UTERO FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO CANCER DE COLO DE UTERO O câncer de colo uterino é o câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, correspondendo a, aproximadamente,

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2013

PROJETO DE LEI Nº, DE 2013 PROJETO DE LEI Nº, DE 2013 (Do Sr. Ronaldo Nogueira) Dispõe o credenciamento de profissionais e de empresas da área de saúde, para o atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em nível ambulatorial.

Leia mais

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade?

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Texto divulgado na forma de um caderno, editorado, para a comunidade, profissionais de saúde e mídia SBMFC - 2006 Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Não? Então, convidamos você a conhecer

Leia mais

O desafio é A Segurança do Paciente

O desafio é A Segurança do Paciente O desafio é A Segurança do Paciente CAISM - Fevereiro de 2011: Implantação do Segundo Desafio Global Cirurgias Seguras Salvam Vidas Profª Drª Roseli Calil Enfº Adilton Dorival Leite Conhecendo um pouco

Leia mais

Tratamento do câncer no SUS

Tratamento do câncer no SUS 94 Tratamento do câncer no SUS A abordagem integrada das modalidades terapêuticas aumenta a possibilidade de cura e a de preservação dos órgãos. O passo fundamental para o tratamento adequado do câncer

Leia mais

Betadine. Aché Laboratórios Farmacêuticos comprimido 16 mg e 24 mg

Betadine. Aché Laboratórios Farmacêuticos comprimido 16 mg e 24 mg Betadine Aché Laboratórios Farmacêuticos comprimido 16 mg e 24 mg MODELO DE BULA PARA O PACIENTE I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO BETADINE dicloridrato de betaistina FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES BETADINE

Leia mais

Clipping Eletrônico - Quarta-feira dia 08/07/2015. Unidades Móveis atendem no Jorge Teixeira, Aliança com Deus e Boas Novas

Clipping Eletrônico - Quarta-feira dia 08/07/2015. Unidades Móveis atendem no Jorge Teixeira, Aliança com Deus e Boas Novas Clipping Eletrônico - Quarta-feira dia 08/07/2015 Portal do Holanda Saúde 08 de Julho de 2015. Fonte: http://novo.portaldoholanda.com.br/amazonas/unidades-moveisatendem-no-jorge-teixeira-alianca-com-deus-e-boas-novas

Leia mais

Porque se cuidar é coisa de homem. Saúde do homem

Porque se cuidar é coisa de homem. Saúde do homem Porque se cuidar é coisa de homem. Saúde do homem SAÚDE DO HOMEM Por preconceito, muitos homens ainda resistem em procurar orientação médica ou submeter-se a exames preventivos, principalmente os de

Leia mais

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET Você sabia? As garrafas de PET são 100% recicláveis Associação Brasileira da Indústria do PET O Brasil é um dos maiores recicladores de PET do mundo A reciclagem é uma atividade industrial que gera muitos

Leia mais

PRÊMIO ABF- AFRAS. Destaque em Responsabilidade Social WWW.DEPYLACTION.COM.BR. Elaborado por:

PRÊMIO ABF- AFRAS. Destaque em Responsabilidade Social WWW.DEPYLACTION.COM.BR. Elaborado por: PRÊMIO ABF- AFRAS Destaque em Responsabilidade Social Elaborado por: Depyl Action Franchising Av. Bias Fortes, 932 sl. 304 Lourdes CEP: 30170-011 Belo Horizonte / MG Fone: 31 3222-7701 Belo Horizonte,

Leia mais

Clipping Eletrônico Quarta-feira dia 10/06/2015. Semsa e CMS promovem 10ª Semana de Controle Social

Clipping Eletrônico Quarta-feira dia 10/06/2015. Semsa e CMS promovem 10ª Semana de Controle Social Clipping Eletrônico Quarta-feira dia 10/06/2015 Portal do Holanda 10 de Junho de 2015. Fonte: http://www.portaldoholanda.com.br/amazonas/semsa-e-cmspromovem-10-semana-de-controle-social Semsa e CMS promovem

Leia mais

Clipping Eletrônico - Sexta-feira dia 10/07/2015. Maternidade Ana Braga é inspecionada pelo Sindicato dos Médicos

Clipping Eletrônico - Sexta-feira dia 10/07/2015. Maternidade Ana Braga é inspecionada pelo Sindicato dos Médicos Clipping Eletrônico - Sexta-feira dia 10/07/2015 Portal do Holanda Saúde 10 de Julho de 2015. Fonte: http://novo.portaldoholanda.com.br/amazonas/maternidade-anabraga-e-inspecionada-pelo-sindicato-dos-medicos

Leia mais

Vacinação contra o HPV

Vacinação contra o HPV Vacinação contra o HPV Meleiro, março de 2014 Enfermeira Cristiane Sec Mun Saúde de Meleiro. ESF Papiloma Vírus Humano - HPV O HPV é um vírus (papilomavírus humano) transmitido pelo contato direto com

Leia mais

Clipping Eletrônico Sábado dia 15/11/2014

Clipping Eletrônico Sábado dia 15/11/2014 Clipping Eletrônico Sábado dia 15/11/2014 Jornal Em Tempo Dia a Dia Pág. A07 15 de novembro de 2014 Jornal Agora Cidade Pág. 3-15 de novembro de 2014 Jornal Agora Cidade Pág. 3-15 de novembro de 2014 Jornal

Leia mais

TEMA: Temozolomida para tratamento de glioblastoma multiforme

TEMA: Temozolomida para tratamento de glioblastoma multiforme NOTA TÉCNICA 2014 Solicitante Dr. Renato Martins Prates Juiz Federal da 8ª Vara Data: 19/02/2014 Medicamento X Material Procedimento Cobertura TEMA: Temozolomida para tratamento de glioblastoma multiforme

Leia mais

Case de Sucesso. Integrando CIOs, gerando conhecimento. FERRAMENTA DE BPM TORNA CONTROLE DE FLUXO HOSPITALAR MAIS EFICAZ NO HCFMUSP

Case de Sucesso. Integrando CIOs, gerando conhecimento. FERRAMENTA DE BPM TORNA CONTROLE DE FLUXO HOSPITALAR MAIS EFICAZ NO HCFMUSP Case de Sucesso Integrando CIOs, gerando conhecimento. FERRAMENTA DE BPM TORNA CONTROLE DE FLUXO HOSPITALAR MAIS EFICAZ NO HCFMUSP Perfil O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade

Leia mais

Rastreamento Organizado para a Detecção Precoce do Câncer de Mama

Rastreamento Organizado para a Detecção Precoce do Câncer de Mama SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Rastreamento Organizado para a Detecção Precoce do Câncer de Mama Programa Mulheres de Peito São Paulo, 24 de julho de 2014 Justificativas O câncer de mama é a primeira causa

Leia mais

NOVEMBRO. NAO SE ESCONDA ATRaS DOS SEUS PRECONCEITOS CUIDAR DA SAUDE TAMBEM e COISA DE HOMEM

NOVEMBRO. NAO SE ESCONDA ATRaS DOS SEUS PRECONCEITOS CUIDAR DA SAUDE TAMBEM e COISA DE HOMEM NOVEMBRO AZUL NAO SE ESCONDA ATRaS DOS SEUS PRECONCEITOS CUIDAR DA SAUDE TAMBEM e COISA DE HOMEM O movimento internacional, conhecido como Novembro Azul, é comemorado em todo o mundo, quando teve início

Leia mais

EDITAL PROGRAMA AMBIENTA NOVELIS PELA SUSTENTABILIDADE 5ª Edição 2014-2015

EDITAL PROGRAMA AMBIENTA NOVELIS PELA SUSTENTABILIDADE 5ª Edição 2014-2015 EDITAL PROGRAMA AMBIENTA NOVELIS PELA SUSTENTABILIDADE 5ª Edição 2014-2015 A Novelis, líder global em laminados e reciclagem de alumínio, está presente em 11 países com 26 instalações operacionais e conta

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº,DE 2014

PROJETO DE LEI Nº,DE 2014 PROJETO DE LEI Nº,DE 2014 (Do Sr. Alexandre Roso) Acrescenta o inciso IV ao art. 2º da Lei nº 11.664, de 29 de abril de 2008, que dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção,

Leia mais

É MUITO GRAVE! COMBATER O MOSQUITO É DEVER DE TODOS!

É MUITO GRAVE! COMBATER O MOSQUITO É DEVER DE TODOS! Filiado a: Dengue, Chikungunya e Zika Vírus É MUITO GRAVE! COMBATER O MOSQUITO É DEVER DE TODOS! AEDES AEGYPTI Aedes Aegypti e Aedes Albopictus são as duas espécies de mosquito que podem transmitir Dengue,

Leia mais