DIRETRIZES PARA CERTIFICAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE NBR ISO 9001

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIRETRIZES PARA CERTIFICAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE NBR ISO 9001"

Transcrição

1 DIRETRIZES PARA CERTIFICAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE NBR

2 QUEM SOMOS A Certificações de Sistemas de Gestão e Produtos, fundada em 2012 e acreditada pela Cgcre desde 2013 para a certificação de produtos, em seu processo de crescimento e consolidação no mercado, ingressa para a certificação de sistemas com o objetivo de oferecer auditorias com base no Sistema de Gestão da Qualidade. A empresa ocupa modernas instalações na Rua Dr. Ramos de Azevedo, nº º andar, salas 1801, 1802 e 1803, no centro de Guarulhos/SP. Nossa visão, é ser reconhecida nacional e internacionalmente como um organismo de certificação de produtos e sistemas e para isso contamos com a oportunidade de atender as suas necessidades. POLÍTICA DE IMPARCIALIDADE A Certificação de Sistemas de Gestão e Produtos, através de seu Comitê de Imparcialidade e da Análise Crítica da Alta Direção tem o intuito de salvaguardar a imparcialidade e a confidencialidade no fluxo das atividades e se compromete a: 1. Cumprir todas as políticas e os procedimentos definidos pela. 2. Manter os mais elevados padrões de honestidade e integridade em todos os contatos com clientes de modo e salvaguardar a organização contrapressões financeiras e/ou outras que possam influenciar a execução objetiva da certificação. 3. Não aceitar benefícios ou apropriar-se de informações confidenciais do processo de certificação, de maneira a comprometer a imparcialidade, seja no decorrer do processo ou no seu resultado. 4. Documentar as conclusões, os resultados das operações e as decisões tomadas, livres de influência por outros interesses ou por outras partes com base em evidência objetiva da conformidade ou não-conformidade. 5. Não fornecer consultoria interna para empresas envolvidas no processo de certificação pela. 6. Garantir que seus colaboradores e as partes envolvidas manifestem condição de ausência de conflito de interesses, sempre que fatores os impedirem de analisar de maneira independente e imparcial o processo de avaliação da conformidade. Dentre os fatores, sejam objetivos ou subjetivos, citam-se estreito relacionamento com o cliente, experiências passadas, preconceitos, interesse próprio, auto avaliação, familiaridade e intimidação. 7. Garantir que seus colaboradores e as partes envolvidas pela mantenham sigilo quanto às informações, documentos e dados, processos e técnicas de

3 propriedades de outrem, e demais assuntos internos, a não ser que haja uma autorização prévia e formal do cliente. 8. Adotar sistemática para identificar, controlar, reduzir ou encerrar atividades que apresentam ameaças a sua imparcialidade. 9. Manter a confidencialidade quanto às informações provenientes dos processos de certificação. 10. Não aconselhar ou prestar serviços de consultoria aos solicitantes quanto aos métodos de tratar as matérias que sejam obstáculos para a certificação solicitada. 11. Não fornecer quaisquer outros produtos ou serviços que possam comprometer a confidencialidade, objetividade ou imparcialidade dos seus processos e decisões de certificação. 12. Ter políticas e procedimentos para a solução de reclamações, apelações e disputas, recebidas de fornecedores ou de outras partes, sobre o tratamento dado a certificação ou quaisquer outras matérias relacionadas. CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS A certificação de sistemas é uma certificação voluntária que a organização pode optar sem que esta tenha sido estabelecida por norma ou órgão governamental, a fim de atestar que seus processos e serviços satisfazem requisitos pré-definidos pela ABNT NBR. A realiza avaliações da conformidade por meio de auditorias do Sistema de Gestão da Qualidade, baseado na ABNT NBR, aplicada a todos os setores nas seguintes áreas: IAF 17- Metais Básicos e Produtos Manufaturados de Metal; IAF19 - Equipamentos Óticos e Elétricos Este é um processo que possibilita a organização criar uma posição competitiva que fortalecerá os padrões de qualidade e até mesmo definição de estratégias para o alcance de seus objetos organizacionais. RELACIONAMENTO COM CLIENTE No intuito de garantir uma boa comunicação em todo o processo, disponibilizamos abaixo os canais de comunicação disponíveis para tratar sobre cada etapa do processo:

4 Atividade Contato Contratos, propostas comerciais, alterações em geral, planejamento e agendamento de auditoria, logística, documentação técnica (11) ramal 113 (recebimento de manuais, documentações de auditoria e plano de ação qualidade@brics-ocp.com.br corretiva quando aplicável) Análise do processo (11) ramal 117 Decisão da certificação (11) ramal 118 Serviço de Atendimento ao Cliente sac@brics-ocp.com.br ETAPAS DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO Processo Responsável Prazo Atividade Solicitar proposta de certificação Elaboração da proposta Solicitante dias utéis a partir do recebimento da solicitação de certificação OCS Envio da proposta No dia da elaboração Aprovação da proposta Abertura oficial do processo e envio do contrato Solicitante dias úteis para análise geral das documentações Envio do contrato Solicitante --- Planejamento da auditoria 5 dias uteis a partir da completeza da documentação Fazer download do formulário Solicitação de certificação OCS no site da na internet e preencher as informações solicitadas. Em caso de dúvidas contatar equipe técnica no telefone (11) ramal 113. Baseado nas informações concedidas na solicitação de certificação OCS, a faz a análise crítica, dimensionamento da auditoria e encaminha a proposta para apreciação. envia proposta comercial A aprovação da proposta deve ser feita por representante da empresa previsto em contrato ou procurador. Juntamente com a proposta aprovada, o solicitante deve encaminhar: solicitação de certificação OCS, contrato social e/ou alteração contratual, procuração quando responsável for distinto do previsto em contrato social e/ou alteração contratual, enviar as informações documentadas e os procedimentos quando aplicável. Após recebimento das documentações, será realizada análise geral e confirmada a abertura por , bem como envio do contrato de prestação de serviços. A organização deve encaminhar 2 (duas) vias do contrato de prestação de serviço, assinado por representante da organização. A fará o dimensionamento da auditoria prevendo dias necessários e profissional (is) capacitado (s) (auditor) para atendimento e apresentação da agenda a organização.

5 Confirmação das datas solicitadas Envio do plano de auditoria Auditoria de Diagnóstico (opcional) Organização --- Após confirmação das datas a fará o agendamento da auditoria inicial A enviará o plano de auditoria para que a 5 dias uteis organização saiba com antecedência as áreas/processos a serem auditados, bem como horários. Esta atividade antecede todo evento de auditoria previsto no processo. Não é obrigatório para o processo, mas pode ser uma --- opção da organização que pode ser tratada como um diagnóstico em relação ao atendimento dos requisitos. Auditoria Fase Fase inicial obrigatória conforme ABNT NBR ISO-IEC , porém, não necessita de um Plano de Auditoria formal. Auditoria Fase A realiza a auditoria de certificação apresentando, ao final, o relatório de auditoria e sua recomendação. Envio do plano de ações Solicitante 15 dias uteis (NC menor) 90 dias corridos para implementação (NC maior) Após apresentação do relatório de auditoria, o solicitante deve providenciar o plano de ações corretivas, quando aplicável (submissão por para ocs@brics-ocs.com.br) Auditoria Extraordinária Análise do processo pela Comissão Técnica Decisão da certificação Envio do certificado Agendamento das próximas avaliações 90 dias corridos (NC maior) A partir da auditoria que identificou a NC maior, o solicitante possui 90 dias corridos para concluir a ação corretiva, que é o prazo máximo para a realização da auditoria extraordinária 5 dias uteis A procede com a análise o processo de certificação --- Sendo favorável a análise pela Comissão Técnica, o processo de certificação é recomendado pela Coordenação Técnica ou Executivo Sênior. --- Após decisão da certificação, o certificado é 90 dias de antecedência referente ao próximo evento encaminhado ao solicitante. Para que a organização se planeje adequadamente, as datas das avaliações de supervisão serão avisadas antecipadamente.

6 SOLICITAÇÃO DE PROPOSTA Enviar para preferencialmente, o formulário Solicitação de Certificação OCS totalmente preenchido. Em caso de dúvidas, entre em contato com: (11) ramal 113 EQUIPE AUDITORA A possui uma equipe de auditores com experiência comprovada e prática de realização de auditorias. Inicialmente para elaboração da proposta, a efetua uma análise a fim de garantir que o auditor a ser alocado possui competência necessária para a realização do evento. Preferencialmente, se a organização necessitar, a poderá disponibilizar o currículo do auditor para comprovação de sua competência. Caso exista alguma observação em relação ao participante da equipe auditora, a organização deve se manifestar formalmente. DIMENSIONAMENTO DA AUDITORA O dimensionamento da auditoria está condicionado aos requisitos estabelecidos da ABNT NBR e o documento do International Accreditation Forum IAF MD 5 Determination of Audit Time of Quality and Environmental Management Systyems, bem como NIT-DICOR-054 Anexo A Sistemas de Gestão da Qualidade Relação entre o número efetivo de pessoal e tempo de auditoria (somente para auditoria inicial). AUDITORIA DE DIAGNÓSTICO Auditoria opcional cujo objetivo é avaliar a maturidade do sistema de gestão da empresa e/ou avaliar o nível de conformidade com uma ou mais normas. AUDITORIA DE CERTIFICAÇÃO FASE 1 Nessa fase, a documentação do sistema de gestão é avaliada para verificar se a organização cumpre os requisitos da norma, e está preparada para uma auditoria Fase 2. Para tanto, é avaliado também se as auditorias internas e a análise crítica pela administração estão sendo planejadas e realizadas, bem como verifica-se as estruturas organizacional e de processos, e outras informações sobre a organização (por exemplo, número de empregados, o escopo, processos, etc.) ou quaisquer outras informações de alocação de recursos para a Fase 2. A Fase 1 é preferencialmente realizada no local, e as constatações (áreas de preocupação) dela poderão ser classificadas como não- conformidades durante a Fase 2. O recomendado é que Fase 1 aconteça com, no mínimo, 15 (quinze) dias de antecedência da auditoria de Fase 2.

7 AUDITORIA DE CERTIFICAÇÃO FASE 2 Deve ser realizada em até 180 dias do último dia da Fase 1 e tem como objetivo avaliar a implementação, bem como a eficácia do Sistema de Gestão do cliente. É realizada nas dependências da empresa e os funcionários são auditados, como previsto em um Plano de Auditoria. Os locais, os equipamentos e controles operacionais, os procedimentos, etc., também serão auditados. Durante a auditoria de Fase 2 são analisados requisitos normativos, políticas, objetivos e metas de desempenho (coerente com as expectativas na norma aplicável de sistema de gestão ou outro documento normativo), quaisquer requisitos legais aplicáveis, responsabilidades, competência do pessoal, operações, procedimentos, dados de desempenho e constatações, licenças pertinentes ao funcionamento da organização e conclusões da auditoria interna. A equipe auditora deve analisar todas as informações e evidências coletadas durante as fases 1 e 2, a fim de analisar as constatações e concordar quanto às conclusões da auditoria. A auditoria e seu resultado serão documentados através do Relatório de Auditoria. Se o resultado geral é positivo, a equipe auditora recomenda o processo de certificação para a avaliação de uma Comissão Técnica. Após a avaliação positiva do processo de certificação pela Comissão Técnica, o certificado será emitido. AUDITORIA DE MANUTENÇÃO Para a manutenção da validade do certificado são recomendáveis auditorias de manutenção em uma frequência mínima anual, tendo como referência a data da decisão de Certificação ou de Recertificação. Por exigência normativa as auditorias de manutenção devem ser realizadas no mínimo uma vez a cada ano do calendário, exceto em anos de Recertificação. A data da primeira auditoria de supervisão, após a certificação inicial, não pode ultrapassar 12 meses a partir da data da decisão da certificação. Nas auditorias de manutenção, serão avaliados todos os processos e requisitos essenciais da norma objeto da certificação, a utilização correta do certificado, a utilização correta da Marca de Identificação da Certificação da, as reclamações referentes ao respectivo sistema de gestão, bem como a eficácia das ações corretivas tomadas com relação às não-conformidades apontadas na auditoria anterior, para que seja demonstrado o comprometimento para manter a eficácia e melhoria do sistema de gestão, a fim de melhorar o desempenho global. AUDITORIA DE RECERTIFICAÇÃO As Auditorias de Recertificação ocorrem com o propósito de renovar um novo ciclo de certificação em continuidade de uma certificação já válida. Essa auditoria é realizada nos mesmos moldes da Fase 2 da Auditoria de Certificação. São avaliados os requisitos normativos em sua totalidade, bem como a correta utilização do certificado e a aplicação da Marca de Identificação da Certificação. A auditoria de Recertificação deverá ocorrer e ser concluída (fechamento de quaisquer pendências, inclusive a verificação da implementação das ações corretivas para as

8 não conformidades eventualmente detectadas na auditoria de recertificação e emissão de certificado) antes do vencimento do certificado. AUDITORIA EXTRAORDINÁRIA A poderá realizar Auditorias Extraordinárias, com o objetivo de investigar reclamações, em resposta às mudanças, como acompanhamento em clientes suspensos, para complementar uma auditoria já iniciada, ou por solicitação do cliente. As auditorias extraordinárias podem ser realizadas e avisadas com pouca antecedência ou sem aviso. DEFINIÇÕES IMPORTANTES Não Conformidade Menor: Não conformidade que não afeta a capacidade do sistema de gestão de atingir os resultados pretendidos. Se uma NC menor é identificada, um plano de ações corretivas será necessário ser enviado a em até 15 dias uteis, após a auditoria. Não Conformidade Maior: Não conformidade que afeta a capacidade do sistema de gestão de atingir os resultados pretendidos. Se uma NC maior é identificada, as ações corretivas devem ser concluídas no prazo de 90 dias corridos, que é o prazo máximo para uma nova avaliação (auditoria extraordinária) in loco. Oportunidade de Melhoria: Desvio isolado, comprovadamente não generalizado, que não possui relevância ou impacto sobre a capacidade do sistema de gestão em alcançar os objetivos traçados na norma de referência. Vulnerabilidade do sistema de gestão, que evidencia a possibilidade de uma não conformidade futura. CONFIDENCIALIDADE, IMPARCIALIDADE E AUSÊNCIA DE CONFLITO DE INTERESSE A, para garantir a condução do processo, pode ter acesso às informações confidenciais da organização, processos produtivos e administrativos, mediante termo de confidencialidade é apresentado os procedimentos de trabalho, bem como princípios relacionados ao sigilo, à confidencialidade e à ausência de conflito de interesse. Apenas com o consentimento do cliente, de forma formal, é que as informações serão apresentadas a terceiros. Caso alguma legislação exija que tais informações sejam divulgadas, a organização será formalmente informada, conforme previsto por lei. USO DA MARCA, SÍMBOLO E SELO Deve ser observado as condições para uso da marca, símbolo e selo de acordo com Cartilha para uso da marca, disponível em nosso site da, procedimento P-01 - Cartilha para uso da marca, para download. Em caso de dúvidas, entre em contato com: (11) ramal 113

9 RECLAMAÇÃO E APELAÇÃO A estabeleceu os meios para acusar o recebimento e documentar uma reclamação, denúncia, apelação ou disputa das seguintes formas: F 020 Tratamento de Reclamações e Apelações, preenchido internamente, na quando uma reclamação ou externamente por uma ou mais partes interessadas na reclamação, formulário disponível no site da : Por meio do site da, página Fale Conosco: selecionando uma das opções: Apelação, Reclamação, Denúncia, Elogio, Sugestões de Melhoria ou Outros (para outros assuntos não especificados). Telefones de Contato: (11) ou (11) ou (11) para envio da Reclamação/Apelação: sac@brics-ocs.com.br ouvidoria@brics-ocs.com.br SUSPENSÃO, CANCELAMENTO, REDUÇÃO OU AUMENTO DE ESCOPO, INCLUSÃO OU EXCLUSÃO DE SITES A possui regras claramente estabelecidas para suspensão ou cancelamento da certificação. Tais regras estão definidas no procedimento P-14 - Suspensão - cancelamento e redução de escopo de certificação, disponível no site da para download. Em caso de dúvidas, entre em contato com: (11) ramal 113 SUA MELHOR ESCOLHA PARA CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS Mais que fazer a certificação de sistemas e produtos, a possibilita a seus clientes uma visão ampla de todo o cronograma do processo de certificação e a segurança de uma avaliação eficaz e que agregue valor ao negócio.

Procedimento C 11 Certificação de Sistemas de Gestão Informações Públicas

Procedimento C 11 Certificação de Sistemas de Gestão Informações Públicas Este documento fornece informações básicas sobre nossos processos de auditoria; os processos para concessão, recusa, manutenção, renovação, suspensão, restauração ou cancelamento da certificação ou expansão

Leia mais

01 de agosto de 2017 Observação: 1.1. Avaliação Inicial para Certificação

01 de agosto de 2017 Observação: 1.1. Avaliação Inicial para Certificação 01 de agosto de 2017 Observação: Este documento apresenta um breve descritivo sobre o processo de auditoria de certificação para o CERFLOR, qualquer informação adicional deve ser solicitada ao Imaflora

Leia mais

TRATAMENTO DE RECLAMAÇÃO, APELAÇÃO E DISPUTA

TRATAMENTO DE RECLAMAÇÃO, APELAÇÃO E DISPUTA Página 1 de 6 PROCEDIMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO TRATAMENTO DE RECLAMAÇÃO, APELAÇÃO E DISPUTA Por ser parte integrante do Sistema de Gestão da Qualidade da BRICS este documento tem vedada sua reprodução

Leia mais

PSGQ 006 Transferência, Suspensão, Cancelamento, Extensão e Redução de Escopo de Certificação

PSGQ 006 Transferência, Suspensão, Cancelamento, Extensão e Redução de Escopo de Certificação rev 06 28/09/2016 Aprovado por PAG 1 / 5 PROCEDIMENTO PARA SUSPENSÃO, CANCELAMENTO, EXTENSÃO E REDUÇÃO DO ESCOPO DA CERTIFICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE CERTIFICAÇÃO 1 Objeto Este procedimento tem por objetivo

Leia mais

Solicitação e Análise Crítica

Solicitação e Análise Crítica 1. Escopo do Procedimento O Procedimento define os critérios a serem seguidos para atender à Solicitações de Certificação de clientes, e realizar Análise Crítica dos dados apresentados, antes de iniciar

Leia mais

PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO

PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO Página: 1/10 Elaborado: Verificado: Aprovado: Sabrina S. Lira (Diretora Administrativa) Rev. 00 Primeira edição Joaquim M. Alves (Diretor Técnico) HISTÓRICO DE ALTERAÇÕES Joaquim M. Alves (Diretor Executivo)

Leia mais

Transferência de Certificação Acreditada de Sistemas de Gestão

Transferência de Certificação Acreditada de Sistemas de Gestão Procedimento C 72 1. OBJETIVO Este procedimento descreve as etapas do processo de transferência de certificação acreditada de outro organismo de certificação acreditado, signatário do Acordo de Reconhecimento

Leia mais

PROCEDIMENTO TRATAMENTO E PRAZO DAS NÃO CONFORMIDADES

PROCEDIMENTO TRATAMENTO E PRAZO DAS NÃO CONFORMIDADES Página 1 de 5 1. OBJETIVO Este procedimento estabelece os prazos para tratamento das não conformidades encontradas durante as auditorias de sistema de gestão. 2. CAMPO DE APLICAÇÃO Este procedimento é

Leia mais

Certificação Fair Trade Passo a passo

Certificação Fair Trade Passo a passo Certificação Fair Trade Passo a passo Índice Termos e definições... 3 Objetivos e esquemas de certificação aplicáveis... 5 Procedimentos de avaliação... 6 Solicitação de certificação... 6 Análise crítica

Leia mais

NÃO CONFORMIDADES, AÇÕES CORRETIVAS E PREVENTIVAS, RECLAMAÇÕES, APELAÇÕES E DISPUTAS

NÃO CONFORMIDADES, AÇÕES CORRETIVAS E PREVENTIVAS, RECLAMAÇÕES, APELAÇÕES E DISPUTAS NÃO CONFORMIDADES, AÇÕES CORRETIVAS E PREVENTIVAS, RECLAMAÇÕES, APELAÇÕES E DISPUTAS POL-01 REV.02 de JUL/2016 PÁG. 1 de 8 SEQÜÊNCIA Executivo sênior Representante da qualidade Resp. Administrativo/ Financeiro

Leia mais

Certificação Ingredientes Naturais Passo a passo

Certificação Ingredientes Naturais Passo a passo Certificação Ingredientes Naturais Passo a passo Índice Termos e definições... 3 Objetivos e esquemas de certificação aplicáveis... 4 Procedimentos de avaliação... 5 Solicitação de certificação... 5 Análise

Leia mais

PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO

PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO Pág: 1/9 Itens de Revisão: 00 Inicial 01 Revisão geral do procedimento 02 Inclusão do item 3.5 - Alterações nos Requisitos de Certificação 03 Revisão geral do procedimento 04 Revisão geral do procedimento

Leia mais

DIRETRIZ PARA CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS

DIRETRIZ PARA CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS DIRETRIZ PARA CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS PL-01 REV.04 DE OUT/2017 PÁG. 1 de 12 ÍNDICE 1 OBJETIVO... 3 2 RESPONSABILIDADES... 3 3 PROPOSTA E ESCOPO... 3 4 DECLARAÇÃO DE IMPARCIALIDADE E CONFIDENCIALIDADE...

Leia mais

Processo. Programa de Acreditação AABB/ABHH para Serviços de Hemoterapia e Bancos de Sangue

Processo. Programa de Acreditação AABB/ABHH para Serviços de Hemoterapia e Bancos de Sangue Programa de AABB/ABHH para Serviços de Hemoterapia e Bancos de Sangue Fazer download dos formulários no portal da ABHH www.abhh.org.br 1. Solicitação da Organização para iniciar o processo Organização

Leia mais

RM 02 PROCEDIMENTO PARA RECONHECIMENTO DE COMPETÊNCIA DE LABORATÓRIOS SUMÁRIO 1 OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO 2 REFERÊNCIAS 3 DEFINIÇÕES 4 METODOLOGIA

RM 02 PROCEDIMENTO PARA RECONHECIMENTO DE COMPETÊNCIA DE LABORATÓRIOS SUMÁRIO 1 OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO 2 REFERÊNCIAS 3 DEFINIÇÕES 4 METODOLOGIA RM 02 PROCEDIMENTO PARA RECONHECIMENTO DE COMPETÊNCIA DE LABORATÓRIOS PROCEDIMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE REVISÃO: 35 OUT/2018 SUMÁRIO 1 OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO 2 REFERÊNCIAS 3 DEFINIÇÕES

Leia mais

Revisão 12 Página 1/8 Emissão Fev/2016

Revisão 12 Página 1/8 Emissão Fev/2016 Página 1/8 SUMÁRIO 1. OBJETIVO 2. ABRANGÊNCIA E RESPONSABILIDADE 3. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 4. DEFINIÇÕES E SIGLAS 5. MÉTODO 6. ANEXOS 7. ALTERAÇÕES REALIZADAS NO DOCUMENTO Elaborado por: Encarregado

Leia mais

APELAÇÕES E RECLAMAÇÕES 1. ESCOPO MANUTENÇÃO ALTERAÇÕES DEFINIÇÕES... 3

APELAÇÕES E RECLAMAÇÕES 1. ESCOPO MANUTENÇÃO ALTERAÇÕES DEFINIÇÕES... 3 Página: 1 de 9 SUMÁRIO 1. ESCOPO... 3 2. MANUTENÇÃO... 3 3. ALTERAÇÕES... 3 4. DEFINIÇÕES... 3 5. PROCEDIMENTO... 3 5.1. GERAL... 3 5.2. APELAÇÃO... 4 5.3. ABERTURA E ANÁLISE CRÍTICA INICIAL DA RECLAMAÇÃO...

Leia mais

NÃO CONFORMIDADES, AÇÕES CORRETIVAS E PREVENTIVAS, RECLAMAÇÕES, APELAÇÕES E DISPUTAS

NÃO CONFORMIDADES, AÇÕES CORRETIVAS E PREVENTIVAS, RECLAMAÇÕES, APELAÇÕES E DISPUTAS NÃO CONFORMIDADES, AÇÕES CORRETIVAS E PREVENTIVAS, RECLAMAÇÕES, APELAÇÕES E DISPUTAS POL-01 REV.03 de NOV/2016 PÁG. 1 de 9 1 DEFINIÇÕES Não-conformidade: é o não cumprimento de requisitos específicos.

Leia mais

Estágio 2 Auditoria de Certificação. Plano de Ações. Follow up. Emissão do Certificado

Estágio 2 Auditoria de Certificação. Plano de Ações. Follow up. Emissão do Certificado As atividades a serem conduzidas para a Certificação do Sistema de Gestão de sua Empresa serão realizadas de acordo com os requisitos, princípios, critérios e práticas de auditoria, com o objetivo de se

Leia mais

AUDITORIA-TESTEMUNHA PARA ORGANISMOS DE CERTIFICAÇÃO

AUDITORIA-TESTEMUNHA PARA ORGANISMOS DE CERTIFICAÇÃO AUDITORIA-TESTEMUNHA PARA ORGANISMOS DE CERTIFICAÇÃO NORMA No NIT-DICOR-026 APROVADA EM SET/2012 Nº 01/ SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Campo de Aplicação 3 Responsabilidade 4 Histórico da Revisão 5 Documentos Complementares

Leia mais

P- 06 TRATAMENTO DE APELAÇÃO E RECLAMAÇÃO

P- 06 TRATAMENTO DE APELAÇÃO E RECLAMAÇÃO P- 06 TRATAMENTO DE APELAÇÃO E RECLAMAÇÃO REVISÃO 04 ELABORADO POR: Luiz A. Moschini de Souza REVISADO POR: Ricardo Pereira Guimarães APROVADO POR: Roberto Odilon Horta SUMÁRIO 1. OBJETIVO 2. ABRANGÊNCIA

Leia mais

Identificação e controle de riscos à imparcialidade

Identificação e controle de riscos à imparcialidade 1/7 Palavras-chave: Identificação, controle, riscos,, comitê. Exemplar nº: Sumário 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Documentos complementares 4 Definições 5 Procedimento 6 Formulários 7 Referências 1 Objetivo

Leia mais

GUIMAR ENGENHARIA LTDA

GUIMAR ENGENHARIA LTDA Certificação de Sistema de Gestão 2015-mar-02 to 2015-mar-03 Escopo da Certificação: Auditor Líder: Auditor Membro: GERENCIAMENTO DE EMPREENDIMENTOS ABRANGENDO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA CONSULTIVA

Leia mais

Programa de Certificação de Produtos. Requisitos Gerais

Programa de Certificação de Produtos. Requisitos Gerais 1/9 Programa de Certificação de Produtos Requisitos Gerais 2/9 Programa de Certificação de Produtos 1. Geral 1.1 É considerada elegível à obtenção de um produto certificado, toda e qualquer empresa que

Leia mais

TÍTULO: APELAÇÕES E RECLAMAÇÕES

TÍTULO: APELAÇÕES E RECLAMAÇÕES Folha: 1/7 TÍTULO: APELAÇÕES E RECLAMAÇÕES HISTÓRICO DAS ALTERAÇÕES DATA REVISÃO ITENS REVISADOS APROVAÇÃO 21/07/15 00 Emissão Inicial - Item 5.1.2 e 5.2.1 - Exclusão da referência a tratamento e conclusão

Leia mais

Identificação e controle de riscos à imparcialidade

Identificação e controle de riscos à imparcialidade 1/7 Palavras-chave: Identificação, controle, riscos,, comitê. Exemplar nº: Sumário 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Documentos complementares 4 Definições 5 Procedimento 6 Formulários 7 Referências 1 Objetivo

Leia mais

TÍTULO: APELAÇÕES E RECLAMAÇÕES HISTÓRICO DAS ALTERAÇÕES

TÍTULO: APELAÇÕES E RECLAMAÇÕES HISTÓRICO DAS ALTERAÇÕES Folha: 1/6 TÍTULO: APELAÇÕES E RECLAMAÇÕES HISTÓRICO DAS ALTERAÇÕES DATA REVISÃO ITENS REVISADOS APROVAÇÃO 21/07/15 00 Emissão Inicial - Item 5.1.2 e 5.2.1 - Exclusão da referência a tratamento e 16/06/16

Leia mais

TÍTULO: APELAÇÕES E RECLAMAÇÕES HISTÓRICO DAS ALTERAÇÕES

TÍTULO: APELAÇÕES E RECLAMAÇÕES HISTÓRICO DAS ALTERAÇÕES Folha: 1/8 TÍTULO: APELAÇÕES E RECLAMAÇÕES HISTÓRICO DAS ALTERAÇÕES DATA REVISÃO ITENS REVISADOS APROVAÇÃO 23/03/05 00 Emissão inicial, substitui o antigo procedimento PNCC-19 rev 04 Presidente 18/04/06

Leia mais

Certificação de Sistemas de Gestão

Certificação de Sistemas de Gestão Pág. Nº 1/14 SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Referências normativas 3 Definições 4 Siglas 5 Descrição do processo de certificação 6 Apelação e Reclamação 7 Suspensão, cancelamento ou redução do escopo 8 Restauração

Leia mais

Realização de Auditorias

Realização de Auditorias 1. Escopo do Procedimento O Procedimento define a sistemática do processo de realização de Auditorias conforme requisitos legais aplicáveis e princípios aplicados. 2. Referências Considerados documentos

Leia mais

8 - CNPJ 21 - INSC.MUNIC/ ESTADUAL. SISTEMA 5 - Avaliação do Sistema da Qualidade do Fabricante e Ensaios no Produto

8 - CNPJ 21 - INSC.MUNIC/ ESTADUAL. SISTEMA 5 - Avaliação do Sistema da Qualidade do Fabricante e Ensaios no Produto 2 - EMPRESA 3 - ENDEREÇO 4 - BAIRRO 17 MUNICÍPIO / UF 5 - CEP 18 - PAÍS 6 - TELEFONE 19 - TELEFAX 7 - E-MAIL 20 - SITE 8 - CNPJ 21 - INSC.MUNIC/ ESTADUAL 9 - CONTATO 22 - RESP. TÉCNICO / LEGAL 10 - IMPORTADOR?

Leia mais

AUDITORIAS AUDITORIAS

AUDITORIAS AUDITORIAS OBJETIVO DA AUDITORIA PROCEDIMENTOS VERIFICAR, ATESTAR SE AS ATIVIDADES E OS RESULTADOS A ELA RELACIONADOS, DE UM SISTEMA DE GESTÃO FORMAL, ESTÃO IMPLEMENTADOS EFICAZMENTE. DEFINIÇÕES: AUDITORIA: UM EXAME,

Leia mais

Regulamento para certificação do Sistema de Gestão da Qualidade

Regulamento para certificação do Sistema de Gestão da Qualidade Pag.: 1 1 ICQ Brasil OCS Organismo de Certificação de Sistema de, acreditado pelo CGCRE Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO para certificação de terceira parte, em conformidade com a norma da Série

Leia mais

Título: Procedimento de Reclamações, Apelações e Disputa

Título: Procedimento de Reclamações, Apelações e Disputa 1 OBJETIVO Este procedimento define as regras de tratamento das reclamações de Clientes, apelações e disputa. Definimos este procedimento como o processo para receber, avaliar e tomar decisões sobre reclamações

Leia mais

PS006. Informações Públicas. 1. Objetivo

PS006. Informações Públicas. 1. Objetivo Informações Públicas PS006 Rev. 02 02/08/17 Departamento Direção Responsável Marcos Cadorin 1. Objetivo Estabelecer as informações públicas quanto as regras de utilização da marca de certificação do ASQCERT

Leia mais

RECLAMAÇÕES, APELAÇÕES E SUGESTÕES DE MELHORIAS

RECLAMAÇÕES, APELAÇÕES E SUGESTÕES DE MELHORIAS Pág: 1/6 Itens de Revisão: 00 Inicial 01 Revisão geral do procedimento 02 Revisão no nome do PR e acréscimos dos itens 3.5 Disputas e 3.6 Informações Gerais 03 Revisão geral do procedimento 04 Revisão

Leia mais

Instrução para candidatos de acesso por corda

Instrução para candidatos de acesso por corda 1/10 Elaborado por: Felipe S. S. Maximo 15/05/2017 Revisado por: Everton Almeida 15/05/2017 Aprovado por: Diretoria executiva 15/05/2017 SUMÁRIO 1. OBJETIVO. 2 2. CAMPO DE APLICAÇÃO 2 3. RESPONSABILIDADES

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO TÍTULO: PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE AUDITORIA Revisão/Ano: 01/2018 Classificação SIGDA: SUMÁRIO 01. OBJETIVO 02. CAMPO DE APLICAÇÃO 03. RESPONSABILIDADES 04. DEFINIÇÕES 05.

Leia mais

Certificação de cabos isolados com policloreto de vinila (PVC) para tensões nominais de 450/750 V, sem cobertura para instalações fixas

Certificação de cabos isolados com policloreto de vinila (PVC) para tensões nominais de 450/750 V, sem cobertura para instalações fixas 1/9 Palavras-chave: Certificação, cabos, isolados. Exemplar nº: Sumário 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Documentos complementares 4 Definições 5 Procedimento 6 Referências Anexo A Ensaios Anexo B Avaliação do

Leia mais

Saiba mais sobre o Selo ABPSAP

Saiba mais sobre o Selo ABPSAP Saiba mais sobre o Selo ABPSAP Quero obter o Selo. Quais categorias existem? A certificação pode ser obtida em dois níveis: Básico ou Pleno. Todos os requisitos para conquista do Selo estão listados no

Leia mais

ABINEE TEC 2015 AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE

ABINEE TEC 2015 AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE ABINEE TEC 2015 AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE REV. 02 25/03/2011 Compromisso com a credibilidade A ABRAC - Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade é uma organização sem fins lucrativos, fundada

Leia mais

PR.REL.201 EDITAL CERTIFICAÇÃO DE PESSOAS

PR.REL.201 EDITAL CERTIFICAÇÃO DE PESSOAS Página: 1 de 11 1. Objetivo Através desse edital, o Instituto Totum torna pública as condições para certificação de pessoas, seguindo os requisitos da NBR ISO/IEC 17024:2013. 2. Aplicação Aplicável para

Leia mais

ALC- AMÉRICA LATINA CERTIFICAÇÕES

ALC- AMÉRICA LATINA CERTIFICAÇÕES Página 1 de 24 Elaboração / Revisão Análise Crítica e Aprovação Data Gerente de Certificações Executivo Sênior / RD 13/03/2017 1. OBJETIVO E ESCOPO DE APLICAÇÃO Estabelecer as diretrizes para a concessão,

Leia mais

Regulamento geral para a Certificação de Unidades Armazenadoras em Ambiente Natural

Regulamento geral para a Certificação de Unidades Armazenadoras em Ambiente Natural Regulamento geral para a Certificação de Unidades Armazenadoras em Ambiente Natural Em vigor a partir de 22/06/2017 logomarca atualizada em 01/03/2018 RINA BRASIL Al. Oscar Niemeyer, 288 Sala 501 34000-000

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA USO DE LICENÇAS, CERTIFICADOS E MARCAS DE CONFORMIDADE

ORIENTAÇÕES PARA USO DE LICENÇAS, CERTIFICADOS E MARCAS DE CONFORMIDADE ORIENTAÇÕES PARA USO DE LICENÇAS, CERTIFICADOS E MARCAS DE CONFORMIDADE PL-02 REV.01 JUL/2016 PÁG. 1 de 5 1 OBJETIVO O exerce um controle apropriado quanto à propriedade, uso e à exibição de licenças,

Leia mais

Complemento de Regra de Certificação

Complemento de Regra de Certificação Unidades Armazenadoras em Ambiente Natural Página: 1/6 Elaborado por: Dirceu Farias Ferreira Verificado por: João Gustavo Lopes Junqueira Aprovado por: Regina Célia Toscano Data Aprovação: 08/11/2012 1

Leia mais

ALC- AMÉRICA LATINA CERTIFICAÇÕES. Procedimento de Gestão da Imparcialidade

ALC- AMÉRICA LATINA CERTIFICAÇÕES. Procedimento de Gestão da Imparcialidade Página 1 de 6 Elaboração / Revisão Análise Crítica e Aprovação Data Gerente de Certificações Executivo Sênior / RD 20/02/2017 1 OBJETIVO E ESCOPO DE APLICAÇÃO Estabelecer as diretrizes para a assegurar

Leia mais

A auditoria baseia-se em amostragem. número de registro governamental

A auditoria baseia-se em amostragem. número de registro governamental Anexo IV Modelo de relatório de O conteúdo deste relatório, incluindo um resumo das não conformidades, deverá ser transmitido na língua inglesa. As listas de verificação e os formulários de NC preenchidos

Leia mais

RECLAMAÇÃO, APELAÇÃO E SUGESTÃO PARA MELHORIA

RECLAMAÇÃO, APELAÇÃO E SUGESTÃO PARA MELHORIA Página: 1/6 Elaborado: Verificado: Aprovado: Sabrina S. Lira (Diretora Administrativa) Rev. 00 Primeira edição Joaquim M. Alves (Diretor Técnico) HISTÓRICO DE ALTERAÇÕES Joaquim M. Alves (Diretor Executivo)

Leia mais

Certificação NATRUE Passo a passo

Certificação NATRUE Passo a passo Certificação NATRUE Passo a passo Índice Termos e definições... 3 Objetivos e esquemas de certificação aplicáveis... 5 Procedimentos de avaliação... 6 Solicitação de certificação... 6 Análise crítica da

Leia mais

PADRÃO DE GESTÃO. Aplica-se aos colaboradores do IHEF Medicina Laboratorial contemplados no SGQ.

PADRÃO DE GESTÃO. Aplica-se aos colaboradores do IHEF Medicina Laboratorial contemplados no SGQ. Versão: 2016.01 Pag.: 1 de 7 1. OBJETIVO Este Padrão de Gestão normatiza a gestão das auditorias internas e externas ao Sistema de Gestão da Qualidade que estejam contemplados no SGQ, conforme as definições

Leia mais

GP04-BR PROCEDIMENTO PARA APELOS & RECLAMAÇÕES SUMÁRIO 1. ESCOPO 3 2. MANUTENÇÃO 3 3. APELOS Fundamentos

GP04-BR PROCEDIMENTO PARA APELOS & RECLAMAÇÕES SUMÁRIO 1. ESCOPO 3 2. MANUTENÇÃO 3 3. APELOS Fundamentos Página 1 de 6 SUMÁRIO 1. ESCOPO 3 2. MANUTENÇÃO 3 3. APELOS 3 3.1. Fundamentos 3 3.2. Metodologia 3 3.3. Custo do Processo de Apelo 4 3.4. Confidencialidade 4 4. RECLAMAÇÕES 5 4.1. Reclamações de 3ª parte

Leia mais

REGULAMENTO DA AUDITORIA INTERNA CORPORATIVA

REGULAMENTO DA AUDITORIA INTERNA CORPORATIVA REGULAMENTO DA AUDITORIA INTERNA CORPORATIVA 15/05/2018 1. Definição da atividade de auditoria A Auditoria Interna da TOTVS é uma atividade independente e objetiva que presta serviços de avaliação e de

Leia mais

MANUAL DE RECONHECIMENTO DE PROFISSIONAL QUALIFICADO EM CONTROLE TECNOLÓGICO DO CONCRETO. Núcleo de Qualificação e Certificação de Pessoal (NQCP)

MANUAL DE RECONHECIMENTO DE PROFISSIONAL QUALIFICADO EM CONTROLE TECNOLÓGICO DO CONCRETO. Núcleo de Qualificação e Certificação de Pessoal (NQCP) Página 1 de 12 MANUAL DE RECONHECIMENTO (NQCP) Página 2 de 12 Prezado (a) Profissional (a), É um imenso prazer para nós do (NQCP), poder atendê-lo (a) e saber de seu interesse em tornar-se um (a) profissional

Leia mais

1. Objetivo Esta Norma descreve as regras aplicáveis no tratamento de reclamações e não conformidades.

1. Objetivo Esta Norma descreve as regras aplicáveis no tratamento de reclamações e não conformidades. Página 1/8 Sumário 1. Objetivo 2. Aplicação 3. Documentos de Referência 4. Definições/Siglas 5. Histórico da Revisão 6. Responsabilidades 7. Procedimentos para registro e tratamento das reclamações 8.

Leia mais

INSTITUTO DE TECNOLOGIA DO PARANÁ Rua Professor Algacyr Munhoz Mader, 3775 CIC CEP Curitiba Paraná Brasil Fone (0XX41) / 3166 Fax

INSTITUTO DE TECNOLOGIA DO PARANÁ Rua Professor Algacyr Munhoz Mader, 3775 CIC CEP Curitiba Paraná Brasil Fone (0XX41) / 3166 Fax REGULAMENTO PARA CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO SUMÁRIO APRESENTAÇÃO...3 1 OBJETIVO...4 2 SIGLAS...4 3 DEFINIÇÕES...4 4 GENERALIDADES...4 5 REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO...5 5.1 SOLICITAÇÃO DA

Leia mais

CERTIFICAÇÃO DO SISTEMA DE SEGURANÇA DE ALIMENTOS. Parte III: Requisitos para o Processo de Certificação

CERTIFICAÇÃO DO SISTEMA DE SEGURANÇA DE ALIMENTOS. Parte III: Requisitos para o Processo de Certificação CERTIFICAÇÃO 22000 DO SISTEMA DE SEGURANÇA DE ALIMENTOS Versão 4.1: Julho 2017 Índice 1 Finalidade... 3 2 Processo de solicitação... 3 2.1 Seleção do organismo de certificação (OC)... 3 2.2 Autoavaliação...

Leia mais

Regulamento para certificação de sistema de gestão ambiental

Regulamento para certificação de sistema de gestão ambiental Pag.: 1 1 ICQ Brasil OCA Organismo de Certificação de Sistema de Gestão da Ambiental, acreditado pela CGCRE - Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO para certificação de terceira parte, em conformidade

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PROCEDIMENTO AUDITORIA INTERNA Nº PE-GDQ-004 Fl. 1/10 Rev. Data Descrição Executado Verificado Aprovado 0 A B C D E F G H 10/08/04 15/09/04 09/11/05 27/06/07 23/11/07 22/02/08 30/10/09 31/10/14 10/10/17

Leia mais

ALC- AMÉRICA LATINA CERTIFICAÇÕES

ALC- AMÉRICA LATINA CERTIFICAÇÕES Página 1 de 25 Elaboração / Revisão Análise Crítica e Aprovação Data Gerente de Certificações Executivo Sênior / RD 23/03/2018 1. OBJETIVO E ESCOPO DE APLICAÇÃO Estabelecer as diretrizes para a concessão,

Leia mais

Procedimento da cartilha para o uso da marca 1. OBJETIVO 2. APLICAÇÃO 3. RESPONSABILIDADES 4. NORMAS/DOCUMENTOS COMPLEMENTARES

Procedimento da cartilha para o uso da marca 1. OBJETIVO 2. APLICAÇÃO 3. RESPONSABILIDADES 4. NORMAS/DOCUMENTOS COMPLEMENTARES 1. OBJETIVO 1.1. Assegurar que o uso da marca de concessão aos clientes da SARON Certificações esteja em conformidade com os requisitos regulamentares e de sistema de gestão, para evitar o uso indevido

Leia mais

INFORMATIVO PARA CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO

INFORMATIVO PARA CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO INFORMATIVO PARA CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO Tel: +55 47 3433-4748 CONTEÚDO DESTE INFORMATIVO 1 INTRODUÇÃO... 3 1.1 LOCALIZAÇÃO... 3 1.2 ESCOPO... 3 1.3 REFERÊNCIAS NORMATIVAS... 3 2 TERMOS E DENIFIÇÕES...

Leia mais

PROCESSO PARA CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS

PROCESSO PARA CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS 1 Solicitação de Certificação Para aquelas empresas que tenham interesse em certificar seus produtos, as informações referentes à certificação estão disponíveis na página da internet do ITEP/OS (www.itep.br/certificacaodeproduto)

Leia mais

07/06/2015 Imprimir Auditorias de Qualidade e/ou Ambiente preparação e... Gestão Ambiental Naturlink

07/06/2015 Imprimir Auditorias de Qualidade e/ou Ambiente preparação e... Gestão Ambiental Naturlink Naturlink Auditorias de Qualidade e/ou Ambiente preparação e documentação Rita Teixeira d Azevedo No seguimento da nova norma relativa a Auditorias de Qualidade e/ou Ambiente, surgiu uma maior especificidade

Leia mais

Programa de Aprovação de Insumos Passo a passo

Programa de Aprovação de Insumos Passo a passo Programa de Aprovação de Insumos Passo a passo Índice Termos e definições... 3 Objetivos e esquemas aplicáveis... 5 Procedimentos de avaliação... 6 Solicitação... 6 Análise crítica da solicitação... 6

Leia mais

Atuar no planejamento e execução das Auditorias da Qualidade. Estabelecer lista de verificação para auditoria;

Atuar no planejamento e execução das Auditorias da Qualidade. Estabelecer lista de verificação para auditoria; Página 1 de 9 AUDITORIAS DA QUALIDADE ETAPA 1. Objetivo geral: Atuar no planejamento e execução das Auditorias da Qualidade. Desempenho esperado: Estabelecer programa anual de auditorias; Elaborar agenda

Leia mais

Apresentação geral das mudanças da norma ISO/IEC e visão da Cgcre, organismo de acreditação brasileiro

Apresentação geral das mudanças da norma ISO/IEC e visão da Cgcre, organismo de acreditação brasileiro Apresentação geral das mudanças da norma ISO/IEC 17025 e visão da Cgcre, organismo de acreditação brasileiro Mauricio Araujo Soares 02/08/2017 Analista Executivo em Metrologia e Qualidade Dicla/Cgcre/Inmetro

Leia mais

INSTITUTO FALCÃO BAUER DA QUALIDADE

INSTITUTO FALCÃO BAUER DA QUALIDADE Elaborado por EDILAINE F. SOUZA COORDENADORA DE CERTIFICAÇÃO Verificado por VIVIANE CORDEIRO SUPERVISORA DA QUALIDADE 1/20 Aprovado por RICARDO ASSONI GERENTE DE CERTIFICAÇÃO Sumário 1. OBJETIVO... 2 2.

Leia mais

Módulo 5 Requisito 8 Validação, verificação e melhoria do Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos Etapas para implementação do APPCC e da ISO

Módulo 5 Requisito 8 Validação, verificação e melhoria do Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos Etapas para implementação do APPCC e da ISO Módulo 5 Requisito 8 Validação, verificação e melhoria do Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos Etapas para implementação do APPCC e da ISO 22000 Processo de Certificação 8 Validação, verificação

Leia mais

Procedimento Geral para Certificação de Sistema de Gestão da Qualidade

Procedimento Geral para Certificação de Sistema de Gestão da Qualidade Pág. 1 de 21 1. OBJETIVO O objetivo deste documento é o de estabelecer os critérios de certificação da ABRACE, para prestação de serviços de avaliação da conformidade e certificação de Sistemas de Gestão.

Leia mais

Certificação de cabos ou cordões flexíveis para tensões até 750 V, com isolação/cobertura extrudada de policloreto de vinila (PVC)

Certificação de cabos ou cordões flexíveis para tensões até 750 V, com isolação/cobertura extrudada de policloreto de vinila (PVC) 1/9 Palavras-chave: Certificação, cabos, cordões, flexíveis. Exemplar nº: Sumário 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Documentos complementares 4 Definições 5 Procedimento 6 Referências Anexo A Ensaios Anexo B Avaliação

Leia mais

Informações ao público - OCP Senai Paraná

Informações ao público - OCP Senai Paraná ASSUNTOS PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO... 2 ETAPAS DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO CUMPRIDAS PELO OCP SENAI PARANÁ... 2 Tipo de Esquema (Modelo) 2... 2 Tipo de Esquema (Modelo) 5... 3 Tipo de Esquema (Modelo) 7

Leia mais

Lista de Verificação de Auditorias Internas do SGI - MA - SST

Lista de Verificação de Auditorias Internas do SGI - MA - SST 4.1 Requisitos Gerais 4.2 Política: Ambiental e de SST A empresa possui uma Política Ambiental e de SST? A Política é apropriada a natureza, escala, impactos ambientais e perigos e riscos das suas atividades,

Leia mais

Concessão, Supervisão, Extensão, Encerramento / Término, Redução, Suspensão, Cancelamento e Transferência da Certificação.

Concessão, Supervisão, Extensão, Encerramento / Término, Redução, Suspensão, Cancelamento e Transferência da Certificação. Folha: 1/13 TÍTULO: CONCESSÃO, SUPERVISÃO, EXTENSÃO, ENCERRAMENTO / TÉRMINO, REDUÇÃO, SUSPENSÃO, CANCELAMENTO E TRANSFERÊNCIA DA CERTIFICAÇÃO. HISTÓRICO DAS ALTERAÇÕES DATA REVISÃO ITENS REVISADOS APROVAÇÃO

Leia mais

Serviço de Certificação de Produtos

Serviço de Certificação de Produtos PARTE 1: Página Serviço de Certificação de Produtos Serviço de Certificação de Produtos O objetivo do serviço é fornecer garantia escrita de que os produtos certificados estão em conformidade com os requisitos

Leia mais

Procedimento de Reclamações

Procedimento de Reclamações Fair Trade USA A. Introdução Este procedimento destina-se a fornecer um meio para qualquer interessado que deseja trasmitir suas preocupações relacionadas à posição, política, norma ou decisão da Fair

Leia mais

ABRACE Avaliações Brasil da Conformidade e Ensaios

ABRACE Avaliações Brasil da Conformidade e Ensaios Embalagem para Transporte Terrestre de Produtos Perigosos Pág. 1 de 6 1. OBJETIVO Informar, de forma simplificada, as condições e critérios para a concessão, manutenção e cancelamento da Autorização para

Leia mais

PROTOCOLO DE CREDENCIAMENTO DE ORGANISMOS CERTIFICADORES LIFE. Versão 1.0 Internacional - Português LIFE-IN-MP01-1.

PROTOCOLO DE CREDENCIAMENTO DE ORGANISMOS CERTIFICADORES LIFE. Versão 1.0 Internacional - Português LIFE-IN-MP01-1. PROTOCOLO DE CREDENCIAMENTO DE ORGANISMOS CERTIFICADORES LIFE LIFE-IN-MP01- Versão Internacional - Português (JANEIRO/2013) LIFE-IN-MP01--Português 2 OBJETIVO Este procedimento estabelece o processo de

Leia mais

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE Pág.: 1 de 6 1. OBJETIVO Estabelecer procedimentos para identificação de não-conformidades, assim como a implantação de ação corretiva e ação preventiva, a fim de eliminar as causas das não-conformidades

Leia mais

Embalagens e Contentores Intermediários para Granéis (IBC) para Transporte Terrestre de Produtos Perigosos

Embalagens e Contentores Intermediários para Granéis (IBC) para Transporte Terrestre de Produtos Perigosos Pág. 1 de 6 1. OBJETIVO Demonstrar de forma simplificada, as condições e critérios para a concessão, manutenção, suspensão e cancelamento da Autorização para o Uso do Selo de Identificação da Conformidade,

Leia mais

AUDITORIAS DA QUALIDADE

AUDITORIAS DA QUALIDADE 1. OBJETIVO Este procedimento visa determinar de que forma são planejadas e executadas as auditorias internas do sistema integrado de gestão da qualidade, para determinar a conformidade com as disposições

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE OCUPACIONAL

SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE OCUPACIONAL PROCEDIMENTO AUDITORIA INTERNA Nº PE-SMS-008 Fl. 1/8 Rev. Data Descrição Executado Verificado Aprovado 0 A B 20/03/07 02/02/08 30/04/15 Emissão Inicial Revisado logotipo, endereço e razão social da GENPRO

Leia mais

Processo de Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade TÍTULO: PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE

Processo de Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade TÍTULO: PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Folha: 1/41 TÍTULO: PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE DATA REVISÃO ITENS REVISADOS APROVAÇÃO 09/03/05 00 Emissão inicial, substitui o antigo procedimento PNCC-35 rev 04 GT 16/05/05

Leia mais

1.1 O Certificado de Sistemas da Gestão Ambiental SAS é um certificado de conformidade com a norma brasileira:

1.1 O Certificado de Sistemas da Gestão Ambiental SAS é um certificado de conformidade com a norma brasileira: Documento analisado criticamente e Responsável: aprovado quanto à sua adequação. Carlos Henrique R. Figueiredo Diretor de Certificação * Revisão dos itens 5.1 (elaboração do programa de auditoria) e 8.2

Leia mais