Para Onde Vamos? Miguel Teixeira Coelho

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Para Onde Vamos? Miguel Teixeira Coelho"

Transcrição

1 Para Onde Vamos? 13 de novembro de 2017

2 Sumário Executivo

3 - Principais Objetivos do Orçamento da Segurança Social - Principais Números do Orçamento da Segurança Social - Reflexões de Curto Prazo - Reflexões de Longo Prazo - Conclusões

4 PRINCIPAIS OBJETIVOS OE 2018

5 OE 2017 OE 2018 Prosseguir o reforço das políticas sociais, combater as desigualdades e a pobreza, sobretudo na primeira infância, promover a inclusão das pessoas com deficiência ou incapacidade, estimular a criação de emprego e combater a precariedade. Promover o combate à pobreza infantil e promover a natalidade, através do alargamento da atribuição do montante mais favorável de abono de família dos 12 para os 36 meses Aumentar o valor das pensões em janeiro (até 2 IAS e entre 2 e 6 IAS) e uma atualização extraordinária, em agosto de 2017, das pensões até 1,5 IAS que não foram atualizadas entre 2011 e 2015 (Min 10 ). Prosseguir o reforço da proteção social através de medidas de combate à pobreza, de reforço e melhoria dos serviços púbicos, de eficiência do sistema, e de promoção da criação de emprego e combate à precariedade Reforçar o apoio à primeira infância, quer através do aumento do montante do abono de família para crianças entre os 12 e os 36 meses, beneficiando cerca de 130 mil crianças, quer através do apoio ao investimento em creches, em particular nas áreas de Lisboa e do Porto Proteger os idosos: i) aumentando o seu rendimento através da atualização do valor das pensões em janeiro, ii) procedendo a uma atualização extraordinária, em agosto de 2018, das pensões até 1,5 IAS que não foram atualizadas entre 2011 e 2015; iii) para quem tenha carreiras contributivas muito longas ou tenha começado a descontar muito cedo, pensões antecipadas sem reduções. Reforçar os Mínimos Sociais, através da promoção do alargamento do universo de beneficiários do CSI e do RSI e do reforço do nível de proteção social garantido por estas prestações sociais, com a atualização dos respetivos valores de referência Reforço da proteção social por via da atualização do IAS com impacto nas diversas prestações sociais (designadamente, prestações de desemprego, subsídio por doença, abono de família, parentalidade).

6 OE 2017 OE 2018 Prosseguir o reforço das políticas sociais, combater as desigualdades e a pobreza, sobretudo na primeira infância, promover a inclusão das pessoas com deficiência ou incapacidade, estimular a criação de emprego e combater a precariedade. Prosseguir o reforço da proteção social através de medidas de combate à pobreza, de reforço e melhoria dos serviços púbicos, de eficiência do sistema, e de promoção da criação de emprego e combate à precariedade Reformular as prestações sociais na área da deficiência Combater a precariedade, através de uma medida que autoriza o Governo a estabelecer a interconexão de dados entre a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), a Segurança Social e a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), reforçando a efetividade do direito laboral e do combate às infrações laborais em particular do trabalho não declarado. Implementação da nova prestação para as pessoas com deficiência. (Prestação Social para a Inclusão) Aposta no combate à precariedade no Estado com a regularização de vínculos na administração pública através do Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública Consignação ao Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social do valor da receita obtida com o Adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis, deduzida dos inerentes encargos de cobrança. Consignação ao Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social, de forma gradual entre 2018 e 2021, do valor correspondente até 2 p.p. da receita de IRC.

7 EXECUÇÃO ORÇAMENTAL OE2017

8 Os números da execução do OE2107 até setembro são favoráveis: Contribuições/quotizações cresceram 6,36% (+692 M ). A despesa total com pensões caiu cerca de 1,45% (-173M ); A despesa com subsidio de desemprego caiu cerca de 12,9% (-149 M ).

9 PRINCIPAIS NÚMEROS OE2018

10 Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social Caixa Geral de Aposentações 10

11 No âmbito da Caixa Geral de Aposentações, destacase o seguinte: Despesa total aumenta 1,3%. Despesa com pensões aumenta 1,8%. Peso das transferências do Orçamento de Estado representa quase 50% do total das receitas (47,9% em 2017 e 49,16% em 2018). +1,3% +1,8% +3,73%

12 No âmbito global do Sistema de Segurança Social, destaca-se o seguinte: Despesa com Administração sobe 4,5%.

13 No âmbito do Sistema de Proteção Social de Cidadania, destaca-se o seguinte: Transferências Correntes da Ação Social sobem 3,5%. Transferências para as IPSS sobem 2,9%. Transferências para Famílias sobem 0,5%.

14 No âmbito do Sistema Previdencial, destaca-se o seguinte: Receitas com Contribuições e Quotizações sobem 5,6%. Despesa com Pensões sobe 6,13% (Velhice = 7,32%; Invalidez - 2,14%; Sobrevivência 4,6%).

15 No âmbito do Sistema Previdencial, destaca-se o seguinte: Ausência de transferências extraordinárias do OE para cobertura do défice do Sistema Previdencial. Consignação ao Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social, de forma gradual entre 2018 e 2021, do valor correspondente até 2 p.p. da receita de IRC. Nota: Neste gráfico apresenta-se a comparação entre o valor observado do FEFSS e aquele que se verificaria caso o FEFFS tivesse coberto os défices do Sistema Previdencial (ou seja, não tivessem ocorrido transferências extraordinária do OE para cobrir os défices do Sistema Previdencial).

16 No âmbito do Sistema Complementar, destacase o seguinte: Os benefícios fiscais no âmbito das contribuições para o sistema complementar não sofrem qualquer alteração, sendo as deduções em sede de IRS claramente reduzidas e não incentivadoras da poupança para a reforma. O montante do benefício de dedução à coleta previsto pelo artigo 87.º, n.ºs 2, 3 e 4 do CIRS ou pelo artigo 21.º, n.º 2 do EBF é o seguinte: a) Art.º 87.º, n.ºs 2, 3 e 4 do CIRS: Dedução à coleta do IRS de 25% da totalidade das contribuições efetuadas (entregas/quotas) no respetivo ano, não podendo exceder 15% da coleta de IRS. No caso das contribuições efetuadas para as modalidades que garantem exclusivamente o risco de reforma por velhice, a dedução acima referida está ainda sujeita aos seguintes limites: b) Art.º 21.º, n.º 2 do EBF: a.1) 65, tratando-se de sujeitos passivos não casados ou separados judicialmente de pessoas e bens; a.2) - 130, tratando-se de sujeitos passivos casados e não separados judicialmente de pessoas e bens. Dedução à coleta do IRS de 20 % das contribuições efetuadas no respetivo ano por sujeito passivo não casado, ou por cada um dos cônjuges não separados judicialmente de pessoas e bens, tendo como limite máximo: b.1) 400 por sujeito passivo com idade inferior a 35 anos; b.2) 350 por sujeito passivo com idade compreendida entre os 35 e os 50 anos; b.3) 300 por sujeito passivo com idade superior a 50 anos. Os limites acima referidos estão sujeitos ao limite máximo estabelecido, pelo art.º 88.º do CIRS, para a totalidade dos benefícios fiscais previstos no Estatuto dos Benefícios Fiscais e demais legislação complementar, em função do escalão do rendimento coletável, conforme Tabela:

17 REFLEXÕES CURTO PRAZO

18 As Contribuições e Quotizações do Sistema Previdencial merecem uma análise mais detalhada, dada a baixa correlação entre a evolução das contribuições/quotizações e a evolução dos seus determinantes. Com efeito, as receitas com Contribuições/Quotizações têm crescido significativamente. +5,6% +26,2% Nota: Dados de 2012 incluem receitas do perdão fiscal. Dados de 2013, 2014 e 2015 incluem receitas da CES.

19 ..Enquanto os determinantes dessas Contribuições/Quotizações não têm tido comportamento semelhante: O peso dos trabalhadores com salário mínimo no total dos trabalhadores por conta de Outrem tem aumentado (12% em 2013 e 23,3% em 2016): Fonte: 5º Relatório de acompanhamento do acordo sobre retribuição mínima mensal garantida (31/5/2017)

20 ..Enquanto os determinantes dessas Contribuições/Quotizações não têm tido comportamento semelhante: O crescimento da remuneração média do trabalho e do emprego não justificam o crescimento das contribuições/quotizações:

21 Não existe uma explicação clara para este desfasamento. Assim, importaria avaliar com mais detalhe (entre outros) o seguinte: Pagamentos de contribuições realizados pelo Estado em substituição das entidades empregadoras (i.e. FGS). Recuperação de dividas (contribuições e quotizações em atraso) e forma como essa divida foi liquidada (pode não se traduzir em fluxos financeiros). Mecanismos de imputação das receitas. Tribunal de Contas, Parecer Sobre a Conta Geral do Estado de 2015, pág. 254 e 255.

22 REFLEXÕES LONGO PRAZO

23 De acordo com o Ageing Report (2015), os trabalhadores terão que trabalhar durante mais anos para receber uma pensão que representará uma fração cada vez menor do último salário. Taxa de Substituição de Rendimentos 2013 = 57,46% 2050 = 35,21% Período Contributivo 2013 = 28,36 anos 2050 = 34,64 anos Fonte: Ageing Report 2015

24 Daqui resulta, ceteris paribus, que no horizonte temporal de 20/30 anos teremos um claro agravamento das situações de pobreza na população mais idosa. Nível de Vida Situação Atual Nível de Vida Situação Futura idade idade Idade Reforma Idade Reforma

25 No Relatório sobre a Sustentabilidade Financeira da Segurança Social, é apresentada a projeção de longo prazo sobre a sustentabilidade financeira da Segurança Social, no que respeita ao sistema previdencial. As projeções têm por base cenários de input, recebidos de entidades externas: Cenário demográfico - Comissão Europeia, desenvolvido pelo Eurostat (Europop2015) no âmbito do Grupo de Trabalho sobre o Envelhecimento (AWG) do Comité de Política Económica, tendo em vista a realização do relatório The 2018 Ageing Report: Economic and budgetary projections for the EU27 Member States ( ) ; Cenário macroeconómico de curto prazo Ministério das Finanças; e, Cenário macroeconómico de médio/longo prazo - Comissão Europeia.

26 Que alterações de pressupostos se registaram face ao ano anterior? Impacto Negativo Impacto Positivo Atualização extraordinária de pensões ocorrida durante o ano de Atualização anual do Indexante dos Apoios Sociais (IAS). Flexibilização da idade da pensão de velhice para as muito longas carreiras contributivas, abrangendo trabalhadores com 46 ou mais anos de descontos, possibilitando o acesso à reforma sem qualquer penalização no valor das pensões. Atualização extraordinária de pensões que ocorrerá em agosto de Eliminação do fator de sustentabilidade aplicado às pensões de invalidez no momento da respetiva convolação em pensão de velhice. Atualização extraordinária de pensões que ocorrerá em agosto de Segmento populacional com 65 e mais anos representará, em 2060, 34,9% do total da população, equivalendo a um aumento de 0,34 p.p. face ao anterior. O crescimento do PIB foi revisto em baixa pela Comissão Europeia para o período após meados da década de 20 e até década de 40. As projeções de médio/longo prazo para o crescimento do emprego, efetuadas pela Comissão Europeia, são ligeiramente mais favoráveis. Crescimentos da produtividade superiores ao anterior a partir da 2ª metade da década de 40. O crescimento do PIB foi revisto em alta após década de 40. Redução na taxa de desemprego prevista. assumida uma rentabilidade de 4,2% (4% no OE 2017) para o Fundo de Estabilidade Financeira da Segurança Social (FEFSS), e que este receberá os saldos do sistema previdencial e a transferência resultante da receita do Adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis, bem como de parcela do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas.

27 As projeções do Relatório sobre a Sustentabilidade Financeira da Segurança Social, são as seguintes:

28 As projeções do Relatório sobre a Sustentabilidade Financeira da Segurança Social, são as seguintes:

29 As projeções do Relatório sobre a Sustentabilidade Financeira da Segurança Social, são as seguintes:

30 As principais conclusões do Relatório sobre a Sustentabilidade Financeira da Segurança Social, são as seguintes: OE 2017 OE 2018 Projetam-se saldos negativos do sistema previdencial em meados da década de 2020 sendo nessa altura simulada a utilização anual do FEFSS para fazer face a esses défices; O esgotamento do FEFSS projeta-se para o início da década de 2040 Continuam-se a esperar os primeiros saldos negativos do sistema previdencial a partir de meados da década de 2020, podendo superar 1% do PIB entre finais da década de 2030 e inícios da década de 2050, para estabilizar em cerca de 0,5% do PIB em O FEFSS será utilizado perante saldos negativos do sistema previdencial a partir de meados da década de 2020, projetando-se para a segunda metade da década de 2040 (2047) o seu esgotamento.

31 Contudo, apesar das previsões otimistas a volatilidade das previsões sobre a Sustentabilidade da Segurança Social é algo que surpreende.e preocupa!

32 CONCLUSÕES

33 A apresentação do Orçamento de Estado não é o momento ideal para se discutirem as grandes reformas do Estado. Contudo, pode ser um ponto de partida para essa discussão. Na realidade, pelo que é dito (e em particular pelo que não é dito) no OE 2018, coloca-se um conjunto de questões para as quais importaria encontrar resposta: Como responder aos desafios da robotização e automação? Teremos de redefinir o conceito de trabalhador? Como gerir um sistema com mais dependentes do que contribuintes? Como incentivar os contribuintes a contribuírem? Qual o papel da educação nesta matéria? Como reajustar os direitos derivados tendo em consideração as novas realidades sociais? Como responder aos desafios da digitalização e desmaterialização? Será que o Estado tem de cobrir todos os riscos sociais? Qual o papel do Sistema Complementar?

34 Temos que reformar o Sistema de Segurança Social? O que fazer? EIXOS DE INTERVENÇÃO PARA UMA REFORMA DO SISTEMA DE SEGURANÇLA SOCIAL Simplificação e Otimização do Quadro Legal Controlo e Combate à Fraude Equidade e Sustentabilidade Reorganização da Estrutura de Suporte e Governação Informação, Comunicação e Educação Cívica Existem condições políticas para o fazer?

35 EIXOS DE INTERVENÇÃO PARA UMA REFORMA DA SEGURANÇA SOCIAL E PROPOSTAS DAS PRINCIPAIS FORÇAS POLÍTICAS Simplificação e otimização do quadro legal Reestruturação do Ministério Reengenharia de processos e reforma do sistema informático Reforço dos mecanismos de controlo e combate à fraude Desenvolver estatísticas e monitorizar as políticas socias Melhorar a comunicação com cidadãos Fomentar a educação cívica em matéria de segurança social Reforçar equidade do sistema de segurança social Reforçar a sustentabilidade do sistema de segurança social Propostas do Partido Socialista (PS) Elaborar e aprovar um Código Prestacional da Segurança Social, que agregue num diploma único os vários atos legislativos que criem e regulem prestações sociais. Repor como prioridade o combate a fraude e evasão, apostando em paralelo com o aumento da eficácia e eficiência do sistema na decisão e pagamento das prestações sociais e na cobrança das contribuições, de modo a diminuir o stock da dívida, aumentando os recursos financeiros da segurança social. Promover estudos transparentes, retrospetivos e prospetivos, disponibilizando informação estatística rigorosa e clara para escrutínio de todos; Criar uma forma de acompanhamento e monitorização permanente de políticas sociais e do estado da segurança social. Criar um Sistema de Estatísticas da Segurança Social (SESS) que permitira a divulgação atempada dos dados relevantes. Promover a desmaterialização do processo de atendimento tornando o atendimento online o canal privilegiado de acesso ao sistema de Segurança Social, de utilização generalizada. Conciliar o atendimento online com um atendimento telefónico com uma efetiva capacidade de resposta, um horário de atendimento adaptado às necessidades dos cidadãos e locais de atendimento presencial com uma adequada cobertura territorial. Reavaliar e reforçar a coerência do modelo de aplicação da condição de recursos nas prestações sociais de natureza não contributiva. Reforçar o financiamento e a sustentabilidade da Segurança Social através da diversificação das suas fontes de financiamento. Propostas da Coligação PaF (PSD+CDS) Completar o trabalho de cruzamento de dados relativos às prestações sociais, seja redistribuição de rendimentos com o teto global para as prestações sociais não contributivas, substitutivas de rendimentos de trabalho; de nível central, regional ou local. Desenvolver o relatório de sustentabilidade que consta do Orçamento do Estado, de modo a evoluir para um orçamento geracional, que permita antever a evolução demográfica, o seu impacto e pressão junto da segurança social, transmitindo maior transparência, previsibilidade e solidariedade intergeracional. A criação de uma Caderneta de Aforro para a Reforma, que reflita todos os movimentos registados na Conta Individual do beneficiário junto do sistema público de pensões, relevantes para a formação da sua pensão. Desenvolver o Portal do Cidadão, tendo em vista funcionar como uma loja do cidadão online, na qual seriam progressivamente centralizados todos os serviços da segurança social, emprego e formação profissional. O reforço do princípio da contributividade e da transparência na relação que se estabelece entre os contribuintes e o sistema de pensões. Introdução, para as gerações mais novas, de um limite superior para efeitos de contribuição, que em contrapartida também determinará um valor máximo para a futura pensão. Fonte: Programa Eleitoral do PS e Programa Eleitoral da Coligação Portugal à Frente.

36 Contudo, e para além das perguntas anteriores existe uma terceira questão que não pode ser esquecida: Como Fazer?. Com efeito, não basta ter um novo modelo que seja ótimo do ponto de vista teórico. Importa perceber como o podemos aplicar e quanto tempo demoramos a faze-lo, uma vez que em Política Social existe, e existirá sempre, uma tensão entre o possível e o necessário.

37 Estamos sujeitos à intolerável concorrência de um rival que goza de tal superioridade na produção de luz que pode inundar o mercado a preços reduzidos. Pedimos pois a promulgação de uma lei ordenando que se fechem todas as janelas por onde a luz solar costuma entrar nas nossas casas, prejudicando a lucrativa indústria com que temos vindo a enriquecer o país. Assinatura: Fabricantes de Velas

38 Para Onde Vamos? 13 de novembro de 2017

Orçamento da Segurança Social 2017

Orçamento da Segurança Social 2017 Orçamento da Segurança Social 2017 Prosseguir o reforço das políticas sociais, combater as desigualdades e a pobreza, sobretudo na primeira infância, promover a inclusão das pessoas com deficiência ou

Leia mais

Orçamento de Estado 2018: Segurança social

Orçamento de Estado 2018: Segurança social Orçamento de Estado 2018: Segurança social Conferência organizada pela Ordem dos Economistas e pela Cidadania Social Fundação Calouste Gulbenkian, 13.11.2017 Armindo Silva 1 Plano de exposição 1. Orçamento

Leia mais

Orçamento da Segurança Social 2017

Orçamento da Segurança Social 2017 Orçamento da Segurança Social 2017 Prosseguir o reforço das políticas sociais, combater as desigualdades e a pobreza, sobretudo na primeira infância, promover a inclusão das pessoas com deficiência ou

Leia mais

Que Reformas Para a Segurança Social?

Que Reformas Para a Segurança Social? A Redução da Taxa Social Única e a Reforma da Segurança Social Que Reformas Para a Segurança Social? Miguel Coelho Instituto de Direito Económico, Fiscal e Financeiro da Faculdade de Direito da Universidade

Leia mais

OE 2017 Segurança Social

OE 2017 Segurança Social OE 2017 Segurança Social Jorge Miguel Bravo NOVA IMS Instituto BBVA de Pensões E-mail: jbravo@novaims.unl.pt Fundação Calouste Gulbenkian, 28 Outubro 2016 Universidade Nova de Lisboa Agenda 1. Orçamento

Leia mais

Ciclo de Seminários Sextas da Reforma

Ciclo de Seminários Sextas da Reforma Ciclo de Seminários Sextas da Reforma "Segurança Social: Que futuro?" Miguel Coelho Fundação Calouste Gulbenkian 6 de Junho de 2014 Enquadramento 2 Enquadramento Portugal dispõe de um Sistema Público de

Leia mais

CARTA DE MISSÃO. Ministério: Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

CARTA DE MISSÃO. Ministério: Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social CARTA DE MISSÃO Ministério: Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social Organismo: Instituto da Segurança Social, Instituto Público (Instituto da Segurança Social, I.P.) Cargo: Diretor de

Leia mais

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE RESPOSTAS SOCIAIS INCLUSIVAS

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE RESPOSTAS SOCIAIS INCLUSIVAS I CONGRESSO INTERNACIONAL DE RESPOSTAS SOCIAIS INCLUSIVAS Painel: IPSS, SNS, Educação: complementaridade ou necessidade? O Papel do Sistema Complementar de Segurança Social Miguel Coelho 25 de Outubro

Leia mais

ORÇAMENTO DE ESTADO Instituto da Segurança Social, I.P. Centro Distrital de Santarém Unidade de Prestações e Contribuições

ORÇAMENTO DE ESTADO Instituto da Segurança Social, I.P. Centro Distrital de Santarém Unidade de Prestações e Contribuições ORÇAMENTO DE ESTADO 2018 Instituto da Segurança Social, I.P. Centro Distrital de Santarém Unidade de Prestações e Contribuições Artº 65º e 66º OE Alterações no Código dos Regimes Contributivos do Sistema

Leia mais

ORÇAMENTO DO ESTADO 2018

ORÇAMENTO DO ESTADO 2018 APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE ORÇAMENTO DO ESTADO 2018 10/14/17 4:40 PM 13.10.2017 1 CRESCIMENTO, EMPREGO E CONSOLIDAÇÃO ORÇAMENTAL Défice 2016 2,0 2017 1,4 1 2018 1,0 0.9 0.8 0.7 0.6 0.5 Dívida Pública

Leia mais

TRABALHO, SOLIDARIEDADE E SEGURANÇA SOCIAL. 12 de novembro de 2018

TRABALHO, SOLIDARIEDADE E SEGURANÇA SOCIAL. 12 de novembro de 2018 TRABALHO, SOLIDARIEDADE E SEGURANÇA SOCIAL 12 de novembro de 2018 SITUAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO Emprego e desemprego Estimativas mensais Tx. Desemprego: var. homóloga -1,8 p.p. (-92,3 mil ) Tx. Desemprego

Leia mais

ORÇAMENTO DO ESTADO 2018

ORÇAMENTO DO ESTADO 2018 APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE ORÇAMENTO DO ESTADO 2018 13.10.2017 13/10/2017 22:49:53 1 Um orçamento para preservar e projetar um futuro com confiança e com previsibilidade. CRESCIMENTO, EMPREGO E CONSOLIDAÇÃO

Leia mais

O Seguro de Vida na vida real

O Seguro de Vida na vida real O Seguro de Vida na vida real A Invalidez e a Reforma Lisboa, 12 de outubro de 2016 A segurança na vida real é condição para: - A paz e o bem-estar social; - A capacidade individual e coletiva de planear

Leia mais

Conferência A redução da Taxa Social Única e a reforma da segurança social

Conferência A redução da Taxa Social Única e a reforma da segurança social Conferência A redução da Taxa Social Única e a reforma da segurança social IDEFF Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Lisboa, 26 de Maio de

Leia mais

A REFORMA DA SEGURANÇA SOCIAL

A REFORMA DA SEGURANÇA SOCIAL A REFORMA DA SEGURANÇA SOCIAL ACORDO DE 10/10/06 POSIÇÃO DA UGT 26/10/06 1 APRESENTAÇÃO Temas a abordar I. Situação financeira da Segurança Social II. III. As Grandes Questões da Reforma Organização do

Leia mais

JUSTIFICAÇÃO DESTES SLIDES

JUSTIFICAÇÃO DESTES SLIDES JUSTIFICAÇÃO DESTES SLIDES Estes slides foram utilizados na intervenção que fiz no debate organizado pela União dos Sindicatos do Algarve em 6.7.2017, em Faro, destinado não só a reformados e aposentados,

Leia mais

Direito do Trabalho e Segurança Social

Direito do Trabalho e Segurança Social Direito do Trabalho e Segurança Social 22 de janeiro de 2019 Direito do Trabalho e Segurança Social 1. RETRIBUIÇÃO MÍNIMA MENSAL GARANTIDA Decreto-Lei n.º 117/2018, de 27 de dezembro A partir de 1 de janeiro

Leia mais

Apresentação da Proposta de ORÇAMENTO DO ESTADO 2017

Apresentação da Proposta de ORÇAMENTO DO ESTADO 2017 Apresentação da Proposta de ORÇAMENTO DO ESTADO 2017 14.10.2016 Um país mais justo, um orçamento responsável, amigo das famílias e das empresas. POLÍTICA ECONÓMICA E ORÇAMENTAL RECUPERAÇÃO DE RENDIMENTOS

Leia mais

Diário da República, 1.ª série N.º de janeiro de

Diário da República, 1.ª série N.º de janeiro de Diário da República, 1.ª série N.º 13 18 de janeiro de 2018 457 de 2017, que foi de 1,33 %, acrescido de 20 % da taxa de crescimento real do PIB, com o limite mínimo de 0,5 % acima do valor do IPC, sem

Leia mais

Conferência Dia Nacional do Mutualismo

Conferência Dia Nacional do Mutualismo Associação Portuguesa de Mutualidades Conferência Dia Nacional do Mutualismo Qual o papel do sistema complementar no futuro da segurança social em Portugal? Lisboa, 25 Outubro 2017 Maria Margarida Corrêa

Leia mais

Diário da República, 1.ª série N.º 47 7 de março de Portaria n.º 98/2017

Diário da República, 1.ª série N.º 47 7 de março de Portaria n.º 98/2017 Diário da República, 1.ª série N.º 47 7 de março de 2017 1235 Portaria n.º 98/2017 de 7 de março Tendo por objetivo a manutenção da estabilidade e melhoria dos rendimentos dos pensionistas, o XXI Governo

Leia mais

SEGURANÇA SOCIAL EM NÚMEROS

SEGURANÇA SOCIAL EM NÚMEROS SEGURANÇA SOCIAL SEGURANÇA SOCIAL EM NÚMEROS Continente e Regiões Autónomas SETEMBRO/2018 Direção-Geral da Segurança Social Instituto de Informática, I.P. Í NDICE PÁGINA Pirâmide etária da população residente

Leia mais

SEGURANÇA SOCIAL EM NÚMEROS

SEGURANÇA SOCIAL EM NÚMEROS SEGURANÇA SOCIAL SEGURANÇA SOCIAL EM NÚMEROS Continente e Regiões Autónomas SETEMBRO/2017 Direção-Geral da Segurança Social Instituto de Informática, I.P. Í NDICE PÁGINA Pirâmide etária da população residente

Leia mais

f164db183a6a483c8e91371e2e57edd7

f164db183a6a483c8e91371e2e57edd7 DL 488/2018 2018.11.30 No sentido de adequar os valores das pensões de mínimos às atualizações extraordinárias ocorridas em 2017 e 2018, impedindo um desfasamento no valor das pensões dos novos pensionistas

Leia mais

SEGURANÇA SOCIAL NÚMEROS

SEGURANÇA SOCIAL NÚMEROS SEGURANÇA SOCIAL SEGURANÇA SOCIAL EM NÚMEROS Continente e Regiões Autónomas SETEMBRO/2016 Direção-Geral da Segurança Social Instituto de Informática, I.P. Í NDICE PÁGINA Pirâmide etária da população residente

Leia mais

P: 003_007_2014 ASSUNTO: QUOTIZAÇÕES EM MODALIDADES DE SAÚDE E DE PROTECÇÃO NA EVENTUALIDADE DE MORTE BENEFÍCIOS FISCAIS Exmas.

P: 003_007_2014 ASSUNTO: QUOTIZAÇÕES EM MODALIDADES DE SAÚDE E DE PROTECÇÃO NA EVENTUALIDADE DE MORTE BENEFÍCIOS FISCAIS Exmas. P: 003_007_2014 ASSUNTO: QUOTIZAÇÕES EM MODALIDADES DE SAÚDE E DE PROTECÇÃO NA EVENTUALIDADE DE MORTE BENEFÍCIOS FISCAIS - 2014 Exmas. Associadas, Na sequência da informação sobre esta matéria já divulgada

Leia mais

DO PROGRAMA DE ESTABILIDADE AO ORÇAMENTO DO ESTADO

DO PROGRAMA DE ESTABILIDADE AO ORÇAMENTO DO ESTADO DO PROGRAMA DE ESTABILIDADE AO ORÇAMENTO DO ESTADO RECUPERAÇÃO DE RENDIMENTOS DO TRABALHO OE 2016 OE 2017 RECUPERAR RENDIMENTOS DO TRABALHO: OE2016 - OE2017 3 ACORDO PARA PARAR O EMPOBRECIMENTO DESCONGELAMENTO

Leia mais

COMENTÁRIOS UGT. Relatório sobre a Sustentabilidade da Segurança Social - Síntese

COMENTÁRIOS UGT. Relatório sobre a Sustentabilidade da Segurança Social - Síntese COMENTÁRIOS UGT Relatório sobre a Sustentabilidade da Segurança Social - Síntese No âmbito do acordado em sede de Concertação Social, o Governo comprometeu-se a enviar aos Parceiros Sociais um relatório

Leia mais

IRC PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DECORRENTES DO OE 2013

IRC PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DECORRENTES DO OE 2013 PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DECORRENTES DO OE 2013 Apresentamos de seguida um resumo das principais alterações decorrentes do Orçamento de Estado, para o ano 2013. As alterações são apresentadas por categorias

Leia mais

SEGUROS DE VIDA IRS 2018

SEGUROS DE VIDA IRS 2018 SEGUROS DE VIDA IRS 2018 (Lei n.º 114/2017 de 29 de dezembro) generali.pt 2 IRS 2018 - Seguros de Vida Índice I. Seguros de Vida 1. Dedução dos prémios... 3 2. Tributação dos benefícios... 3 2.1. Indemnizações

Leia mais

PROPOSTA DE LEI N.º 256/XII/4ª

PROPOSTA DE LEI N.º 256/XII/4ª PROPOSTA DE LEI N.º 256/XII/4ª Procede à reforma da tributação das pessoas singulares, orientada para a família, para a simplificação e para a mobilidade social, alterando o Código do Imposto sobre o Rendimento

Leia mais

Propostas na área do Trabalho e Segurança Social

Propostas na área do Trabalho e Segurança Social Propostas na área do Trabalho e Segurança Social Proposta de Alteração PROPOSTA DE LEI N.º 103/XII ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2013 Capítulo I Aprovação do Orçamento Artigo 7.º Transferências orçamentais

Leia mais

513f62446c5e450d890417a980b0dd4d

513f62446c5e450d890417a980b0dd4d DL 250/2017 2017.06.12 Ministra/o d A Lei 42/2016, de 28 de dezembro, que aprova o Orçamento do Estado para 2017, prevê, como forma de compensar a perda de poder de compra causada pela suspensão, no período

Leia mais

INFORMAÇÃO Nº 009/2012

INFORMAÇÃO Nº 009/2012 INFORMAÇÃO Nº 009/2012 ASSUNTO: BENEFÍCIOS FISCAIS DE QUOTIZAÇÕES EM MODALIDADES DE SAÚDE E DE PROTECÇÃO NA EVENTUALIDADE DE MORTE RELATIVAS AO ANO DE 2011 Exmas. Associadas, Na sequência de dúvidas de

Leia mais

SEGUROS DE VIDA IRS 2017

SEGUROS DE VIDA IRS 2017 SEGUROS DE VIDA IRS 2017 (Lei n.º 42/2016 de 28 de dezembro) generali.pt 2 IRS 2017 - Seguros de Vida Índice I. Seguros de Vida 1. Dedução dos prémios... 3 2. Tributação dos benefícios... 3 2.1. Indemnizações

Leia mais

VICTORIA SEGUROS BENEFÍCIOS FISCAIS

VICTORIA SEGUROS BENEFÍCIOS FISCAIS VICTORIA SEGUROS BENEFÍCIOS FISCAIS 2014 Este documento tem caráter informativo e genérico, não dispensando por isso a consulta da legislação em vigor e análise direcionada à situação concreta. 2 INDICE

Leia mais

Medidas de Reforma da Segurança Social

Medidas de Reforma da Segurança Social Medidas de Reforma da Segurança Social Documento de Trabalho Complementar Dando continuidade ao processo negocial em curso, em sede de Comissão Permanente de Concertação Social, e na sequência do anterior

Leia mais

Fiscalidade (Lei do OE n.º 64-B/2011 de 30 de Dezembro)

Fiscalidade (Lei do OE n.º 64-B/2011 de 30 de Dezembro) Fiscalidade 2012 (Lei do OE 2012 - n.º 64-B/2011 de 30 de Dezembro) 2 SEGUROS DE VIDA Dedução dos prémios: Desde que garantam exclusivamente os riscos De morte; De invalidez; De reforma por velhice, desde

Leia mais

SEGUROS DE VIDA IRS 2016

SEGUROS DE VIDA IRS 2016 SEGUROS DE VIDA IRS 2016 (Lei n.º 7 - A/2016 de 30 de Março) generali.pt 2 IRS 2016 - Seguros de Vida Índice I II III Seguros de Vida 1. Dedução dos prémios... 3 2. Tributação dos benefícios... 3 2.1.

Leia mais

Políticas económicas e sociais do Estado português

Políticas económicas e sociais do Estado português Políticas económicas e sociais do Estado português Políticas Conjunturais Políticas (exemplos): Fiscal Orçamental Monetária De preços De combate ao desemprego De redistribuição dos rendimentos Social Política

Leia mais

PROJECTO DE LEI Nº 513/X

PROJECTO DE LEI Nº 513/X PROJECTO DE LEI Nº 513/X Alteração ao Decreto-Lei Nº 176/2003, de 2 de Agosto, no que diz respeito à consideração dos rendimentos de referência, no âmbito do subsistema de protecção familiar Exposição

Leia mais

Direito do Trabalho e Segurança Social

Direito do Trabalho e Segurança Social Direito do Trabalho e Segurança Social 5 de janeiro de 2018 Direito do Trabalho e Segurança Social RETRIBUIÇÃO MÍNIMA MENSAL GARANTIDA Decreto-Lei n.º 156/2017, de 28 de dezembro A partir de 1 de janeiro

Leia mais

EXECUÇÃO ORÇAMENTAL JULHO /18

EXECUÇÃO ORÇAMENTAL JULHO /18 EXECUÇÃO ORÇAMENTAL JULHO 2011 1/18 FICHA TÉCNICA Título EXECUÇÃO ORÇAMENTAL DE JULHO DE 2011 Autor/Editor INSTITUTO DE GESTÃO FINANCEIRA DA SEGURANÇA SOCIAL, I. P. Av. Manuel da Maia, n.º 58 1049-002

Leia mais

Contra os roubos nas pensões!

Contra os roubos nas pensões! Contra os roubos nas pensões! Pela dignidade dos aposentados da Administração Pública Considerando que: - As alterações que se têm verificado nos sistemas de aposentação criaram insegurança e impedem os

Leia mais

EXECUÇÃO ORÇAMENTAL NOVEMBRO DE 2018

EXECUÇÃO ORÇAMENTAL NOVEMBRO DE 2018 EXECUÇÃO ORÇAMENTAL NOVEMBRO DE 2018 FICHA TÉCNICA TÍTULO EXECUÇÃO ORÇAMENTAL DE NOVEMBRO DE 2018 AUTOR/EDITOR INSTITUTO DE GESTÃO FINANCEIRA DA SEGURANÇA SOCIAL, I. P. Av. Manuel da Maia, n.º 58 1049-002

Leia mais

EXECUÇÃO ORÇAMENTAL DEZEMBRO DE 2018

EXECUÇÃO ORÇAMENTAL DEZEMBRO DE 2018 EXECUÇÃO ORÇAMENTAL DEZEMBRO DE 2018 FICHA TÉCNICA TÍTULO AUTOR/EDITOR INSTITUTO DE GESTÃO FINANCEIRA DA SEGURANÇA SOCIAL, I. P. Av. Manuel da Maia, n.º 58 1049-002 Lisboa Tel: 21 843 33 00 Fax: 21 843

Leia mais

252 Diário da República, 1.ª série N.º de janeiro de 2019

252 Diário da República, 1.ª série N.º de janeiro de 2019 252 Diário da República, 1.ª série N.º 12 17 de janeiro de 2019 dada até à primeira casa decimal, ou seja, uma taxa de atualização de 1,60 %. Assim: Nos termos dos artigos 6.º do Decreto -Lei n.º 142/99,

Leia mais

Continente e Regiões Autónomas. Agosto/2014. Instituto de Informática, I.P.

Continente e Regiões Autónomas. Agosto/2014. Instituto de Informática, I.P. SEGURANÇA SOCIAL Continente e Regiões Autónomas Agosto/2014 Direção-Geral da Segurança Social Instituto de Informática, I.P. Í NDICE PÁGINA Pirâmide etária da população residente em e 2060 3 Alguns indicadores

Leia mais

EXECUÇÃO ORÇAMENTAL JANEIRO DE 2019

EXECUÇÃO ORÇAMENTAL JANEIRO DE 2019 EXECUÇÃO ORÇAMENTAL JANEIRO DE 2019 FICHA TÉCNICA TÍTULO AUTOR/EDITOR INSTITUTO DE GESTÃO FINANCEIRA DA SEGURANÇA SOCIAL, I. P. Av. Manuel da Maia, n.º 58 1049-002 Lisboa Tel: 21 843 33 00 Fax: 21 843

Leia mais

EXECUÇÃO ORÇAMENTAL FEVEREIRO DE 2019

EXECUÇÃO ORÇAMENTAL FEVEREIRO DE 2019 EXECUÇÃO ORÇAMENTAL FEVEREIRO DE 2019 FICHA TÉCNICA TÍTULO AUTOR/EDITOR INSTITUTO DE GESTÃO FINANCEIRA DA SEGURANÇA SOCIAL, I. P. Av. Manuel da Maia, n.º 58 1049-002 Lisboa Tel: 21 843 33 00 Fax: 21 843

Leia mais

OFÍCIO CIRCULAR Nº 3/ DGPGF / 2013

OFÍCIO CIRCULAR Nº 3/ DGPGF / 2013 OFÍCIO CIRCULAR Nº 3/ DGPGF / 2013 Às Escolas Básicas e Secundárias. Agrupamentos de Escolas Escolas Profissionais Públicas. X X X DATA: 2013/ janeiro / 08 ASSUNTO: Processamento de Remunerações em 2013

Leia mais

Se quiser receber estes estudos envie uma mensagem para

Se quiser receber estes estudos envie uma mensagem para OS EFEITOS, NOS RENDIMENTOS DOS TRABALHADORES E DAS FAMILIAS, DO AUMENTO ENORME DO IRS NO GOVERNO PSD/CDS E DA REDUÇÃO INSUFICIENTE DO IRS PELO GOVERNO PS ALGUMAS CONCLUSÕES DESTE ESTUDO Neste estudo analiso,

Leia mais

Fiscalidade (Lei do OE n.º 55-A/2010 de 31 de Dezembro)

Fiscalidade (Lei do OE n.º 55-A/2010 de 31 de Dezembro) Fiscalidade 2011 (Lei do OE 2011 - n.º 55-A/2010 de 31 de Dezembro) 2 SEGUROS DE VIDA Dedução dos prémios: Desde que garantam exclusivamente os riscos De morte; De invalidez; De reforma por velhice, desde

Leia mais

EXECUÇÃO ORÇAMENTAL OUTUBRO DE 2018

EXECUÇÃO ORÇAMENTAL OUTUBRO DE 2018 EXECUÇÃO ORÇAMENTAL OUTUBRO DE 2018 FICHA TÉCNICA TÍTULO EXECUÇÃO ORÇAMENTAL DE OUTUBRO DE 2018 AUTOR/EDITOR INSTITUTO DE GESTÃO FINANCEIRA DA SEGURANÇA SOCIAL, I. P. Av. Manuel da Maia, n.º 58 1049-002

Leia mais

Exmo. Senhor. Dr. António Costa

Exmo. Senhor. Dr. António Costa Exmo. Senhor Secretário-Geral do Partido Socialista Dr. António Costa Gostaríamos de começar por manifestar ao Partido Socialista a nossa satisfação pela apresentação do relatório Uma Década para Portugal,

Leia mais

Segurança Social: A sustentabilidade em questão

Segurança Social: A sustentabilidade em questão Segurança Social: A sustentabilidade em questão Fernando Ribeiro Mendes Em Portugal, o debate sobre a sustentabilidade das pensões tem sido muito vivo nestes últimos anos por razões conhecidas. O número

Leia mais

FICHA TÉCNICA TÍTULO EXECUÇÃO ORÇAMENTAL DE JULHO DE 2017

FICHA TÉCNICA TÍTULO EXECUÇÃO ORÇAMENTAL DE JULHO DE 2017 EXECUÇÃO ORÇAMENTAL JULHO DE 2017 FICHA TÉCNICA TÍTULO EXECUÇÃO ORÇAMENTAL DE JULHO DE 2017 AUTOR/EDITOR INSTITUTO DE GESTÃO FINANCEIRA DA SEGURANÇA SOCIAL, I. P. Av. Manuel da Maia, n.º 58 1049-002 Lisboa

Leia mais

ESTRUTURA DA INTERVENÇÃO NO DEBATE ORGANIZADO PELA FENPROF

ESTRUTURA DA INTERVENÇÃO NO DEBATE ORGANIZADO PELA FENPROF ESTRUTURA DA INTERVENÇÃO NO DEBATE ORGANIZADO PELA FENPROF Encontro Nacional de Professores e Educadores Aposentados em 19.4.2012 I A PERDA DO PODER DE COMPRA DAS PENSÕES 2000-2012 ANO Diploma legal Portaria

Leia mais

IRS (Lei n.º 66-B/2012 de 31 de Dezembro) SEGUROS DE VIDA

IRS (Lei n.º 66-B/2012 de 31 de Dezembro) SEGUROS DE VIDA IRS 2013 (Lei n.º 66-B/2012 de 31 de Dezembro) SEGUROS DE VIDA 2 SEGUROS DE VIDA Dedução dos prémios: Desde que garantam exclusivamente os riscos De morte; De invalidez; De reforma por velhice, desde que

Leia mais

BENEFÍCIOS FISCAIS VICTORIA Seguros, S.A. VICTORIA Seguros de Vida, S.A.

BENEFÍCIOS FISCAIS VICTORIA Seguros, S.A. VICTORIA Seguros de Vida, S.A. BENEFÍCIOS FISCAIS 2015 VICTORIA Seguros, S.A. VICTORIA Seguros de Vida, S.A. ÍNDICE Nota prévia... 3 PESSOAS SINGULARES... 3 I. SEGUROS DE VIDA E DE ACIDENTES PESSOAIS... 3 1. Prémios de seguro deduções

Leia mais

Direção Regional de Estatística da Madeira

Direção Regional de Estatística da Madeira 28 de novembro de 2014 PROTEÇÃO SOCIAL 2004-2013 Nota introdutória A Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM) divulga, pela primeira vez, no seu novo portal, uma série retrospetiva com os principais

Leia mais

Análise da proposta de 1.ª Alteração ao Orçamento do Estado para 2013

Análise da proposta de 1.ª Alteração ao Orçamento do Estado para 2013 Análise da proposta de 1.ª Alteração ao Orçamento do Estado para 2013 Relatório n.º4/2013 do CFP Audição COFAP 14 de junho de 2013 Estrutura do Relatório APRECIAÇÃO GLOBAL 1 INTRODUÇÃO 2 CENÁRIO MACROECONÓMICO

Leia mais

FICHA TÉCNICA TÍTULO EXECUÇÃO ORÇAMENTAL DE DEZEMBRO DE 2017

FICHA TÉCNICA TÍTULO EXECUÇÃO ORÇAMENTAL DE DEZEMBRO DE 2017 EXECUÇÃO ORÇAMENTAL DEZEMBRO DE 2017 FICHA TÉCNICA TÍTULO EXECUÇÃO ORÇAMENTAL DE DEZEMBRO DE 2017 AUTOR/EDITOR INSTITUTO DE GESTÃO FINANCEIRA DA SEGURANÇA SOCIAL, I. P. Av. Manuel da Maia, n.º 58 1049-002

Leia mais

EXECUÇÃO ORÇAMENTAL AGOSTO DE 2018

EXECUÇÃO ORÇAMENTAL AGOSTO DE 2018 EXECUÇÃO ORÇAMENTAL AGOSTO DE 2018 FICHA TÉCNICA TÍTULO EXECUÇÃO ORÇAMENTAL DE AGOSTO DE 2018 AUTOR/EDITOR INSTITUTO DE GESTÃO FINANCEIRA DA SEGURANÇA SOCIAL, I. P. Av. Manuel da Maia, n.º 58 1049-002

Leia mais

CONSULTORIA FISCAL IRS - ABATIMENTOS E DEDUÇÕES AOS RENDIMENTOS DE 2012

CONSULTORIA FISCAL IRS - ABATIMENTOS E DEDUÇÕES AOS RENDIMENTOS DE 2012 CONSULTORIA FISCAL IRS - ABATIMENTOS E DEDUÇÕES AOS RENDIMENTOS DE 2012 ABATIMENTOS Dedução específica do trabalho dependente (Art.º 25.º do CIRS): 72% de 12 vezes o valor do IAS ou o valor das contribuições

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 447/X

PROJECTO DE LEI N.º 447/X Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI N.º 447/X ALTERA A LEI N.º 53-B/2006, DE 29 DE DEZEMBRO, QUE CRIA O INDEXANTE DOS APOIOS SOCIAIS E NOVAS REGRAS DE ACTUALIZAÇÃO DAS PENSÕES E OUTRAS PRESTAÇÕES SOCIAIS

Leia mais

EXECUÇÃO ORÇAMENTAL ABRIL DE 2019

EXECUÇÃO ORÇAMENTAL ABRIL DE 2019 EXECUÇÃO ORÇAMENTAL ABRIL DE 2019 FICHA TÉCNICA TÍTULO AUTOR/EDITOR INSTITUTO DE GESTÃO FINANCEIRA DA SEGURANÇA SOCIAL, I. P. Av. Manuel da Maia, n.º 58 1049-002 Lisboa Tel: 21 843 33 00 Fax: 21 843 37

Leia mais

17/01/2018 BBB FIM DO REGIME DO PAGAMENTO DE METADE DOS SUBSÍDIOS DE FÉRIAS E DE NATAL EM DUODÉCIMOS

17/01/2018 BBB FIM DO REGIME DO PAGAMENTO DE METADE DOS SUBSÍDIOS DE FÉRIAS E DE NATAL EM DUODÉCIMOS 1 BBB FIM DO REGIME DO PAGAMENTO DE METADE DOS SUBSÍDIOS DE FÉRIAS E DE NATAL EM DUODÉCIMOS 2018 2 1 LEI N.º 11/2013 DE 28 DE JANEIRO Estabeleceu um regime temporário de pagamento dos subsídios de Natal

Leia mais

VII. REGIÕES AUTÓNOMAS DOS AÇORES E DA MADEIRA

VII. REGIÕES AUTÓNOMAS DOS AÇORES E DA MADEIRA VII. REGIÕES AUTÓNOMAS DOS AÇORES E DA MADEIRA Com vista a uma análise das receitas e das despesas verificadas nos últimos quatro anos, assim como da execução orçamental de 2002, foram construídos os quadros

Leia mais

ANEXO IX Memória justificativa do OE/2019

ANEXO IX Memória justificativa do OE/2019 Mapa Final da Memória Justificativa MINISTÉRIO: FINANÇAS SERVIÇO: 5224 COMISSAO DO MERCADO DE VALORES MOBILIARIOS ANEXO IX Memória justificativa do OE/219 Pág. 1 I Proposta de Orçamento para 219 RCE Designação

Leia mais

DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS NOTA INFORMATIVA

DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS NOTA INFORMATIVA NOTA INFORMATIVA ASSUNTO: Orçamento de Estado 2013 l Pagamento de Vencimentos Considerando o disposto na Lei n.º 66-B/2012, de 31 de dezembro, diploma que aprova o Orçamento de Estado para 2013, cumpre

Leia mais

ADAPTA O REGIME DA CAIXA GERAL DE APOSENTAÇÕES AO REGIME GERAL DA SEGURANÇA SOCIAL EM MATÉRIA DE APOSENTAÇÃO E CÁLCULO DE PENSÕES

ADAPTA O REGIME DA CAIXA GERAL DE APOSENTAÇÕES AO REGIME GERAL DA SEGURANÇA SOCIAL EM MATÉRIA DE APOSENTAÇÃO E CÁLCULO DE PENSÕES ADAPTA O REGIME DA CAIXA GERAL DE APOSENTAÇÕES AO REGIME GERAL DA SEGURANÇA SOCIAL EM MATÉRIA DE APOSENTAÇÃO E CÁLCULO DE PENSÕES APROVADO PELA LEI N.º 52/2007, DE 31 DE AGOSTO ALTERADA PELOS SEGUINTES

Leia mais

O Financiamento da Segurança Social

O Financiamento da Segurança Social O Financiamento da Segurança Social Catarina Lisboa - 1201 Filipa Pinto Mota - 2337 Mariana Cardoso Baptista - 2338 Tânia Póvoa Velez - 2317 Objectivos Estudo da problemática do segurança social; Reflexão

Leia mais

FICHA TÉCNICA TÍTULO EXECUÇÃO ORÇAMENTAL DE JANEIRO DE 2017

FICHA TÉCNICA TÍTULO EXECUÇÃO ORÇAMENTAL DE JANEIRO DE 2017 EXECUÇÃO ORÇAMENTAL JANEIRO DE 2017 FICHA TÉCNICA TÍTULO EXECUÇÃO ORÇAMENTAL DE JANEIRO DE 2017 AUTOR/EDITOR INSTITUTO DE GESTÃO FINANCEIRA DA SEGURANÇA SOCIAL, I. P. Av. Manuel da Maia, n.º 58 1049-002

Leia mais

REQUERIMENTO. Fundo de Emergência Social

REQUERIMENTO. Fundo de Emergência Social Proc. N-º /2017 Data: / /2017 Deliberação do Presidente e da Vogal da Ação Social: Data: / /2017 Assinaturas: REQUERIMENTO Fundo de Emergência Social Exmo. Sr. Presidente 1. Identificação do requerente:

Leia mais

ADAPTA O REGIME DA CAIXA GERAL DE APOSENTAÇÕES AO REGIME GERAL DE SEGURANÇA SOCIAL EM MATÉRIA DE APOSENTAÇÃO E CÁLCULO DE PENSÕES

ADAPTA O REGIME DA CAIXA GERAL DE APOSENTAÇÕES AO REGIME GERAL DE SEGURANÇA SOCIAL EM MATÉRIA DE APOSENTAÇÃO E CÁLCULO DE PENSÕES ADAPTA O REGIME DA CAIXA GERAL DE APOSENTAÇÕES AO REGIME GERAL DE SEGURANÇA SOCIAL EM MATÉRIA DE APOSENTAÇÃO E CÁLCULO DE PENSÕES (LEI N.º 52/2007, DE 31 DE AGOSTO) Atualizado pela última vez em 3 de março

Leia mais

Fundo de Apoio a Famílias

Fundo de Apoio a Famílias C Â M A R A M U N I C I P A L D E A V E I R O D I V I S Ã O A Ç Ã O S O C I A L E S A Ú D E Fundo de Apoio a Famílias Formulário de Candidatura Requerente: Freguesia: Nº de processo: INFORMAÇÃO DE CARÁTER

Leia mais

RESOLUÇÃO DO SECRETARIADO NACIONAL

RESOLUÇÃO DO SECRETARIADO NACIONAL RESOLUÇÃO DO SECRETARIADO NACIONAL 1. Uma Situação Preocupante O nosso País tem tido um crescimento económico inferior à média da União Europeia desde 2002. Seis anos continuados de crise económica fizeram

Leia mais

EXECUÇÃO ORÇAMENTAL JUNHO DE 2018 EXECUÇÃO ORÇAMENTAL

EXECUÇÃO ORÇAMENTAL JUNHO DE 2018 EXECUÇÃO ORÇAMENTAL EXECUÇÃO ORÇAMENTAL JUNHO DE 2018 EXECUÇÃO ORÇAMENTAL MARÇO DE 2018 FICHA TÉCNICA TÍTULO EXECUÇÃO ORÇAMENTAL DE JUNHO DE 2018 AUTOR/EDITOR INSTITUTO DE GESTÃO FINANCEIRA DA SEGURANÇA SOCIAL, I. P. Av.

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 1138/XIII/4

PROJETO DE LEI N.º 1138/XIII/4 Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI N.º 1138/XIII/4 ELIMINAÇÃO DO FATOR DE SUSTENTABILIDADE DAS PENSÕES REQUERIDAS AO ABRIGO DOS REGIMES ESPECIAIS DE ACESSO A PENSÕES DE INVALIDEZ E VELHICE, DO REGIME DE

Leia mais

NOTA DE INFORMAÇÃO PRÉVIA VICTORIA CONFIANÇA PPR

NOTA DE INFORMAÇÃO PRÉVIA VICTORIA CONFIANÇA PPR O QUE É O VICTORIA O VICTORIA Confiança PPR é um Plano Poupança Reforma na forma de contrato de seguro, nos termos previstos no decreto-lei 158/2002. PORQUE CRIÁMOS O VICTORIA Porque acreditamos que o

Leia mais

EXECUÇÃO ORÇAMENTAL JULHO DE 2018 EXECUÇÃO ORÇAMENTAL

EXECUÇÃO ORÇAMENTAL JULHO DE 2018 EXECUÇÃO ORÇAMENTAL EXECUÇÃO ORÇAMENTAL JULHO DE 2018 EXECUÇÃO ORÇAMENTAL MARÇO DE 2018 FICHA TÉCNICA TÍTULO EXECUÇÃO ORÇAMENTAL DE JULHO DE 2018 AUTOR/EDITOR INSTITUTO DE GESTÃO FINANCEIRA DA SEGURANÇA SOCIAL, I. P. Av.

Leia mais

EXECUÇÃO ORÇAMENTAL JUNHO /18

EXECUÇÃO ORÇAMENTAL JUNHO /18 EXECUÇÃO ORÇAMENTAL JUNHO 2011 1/18 FICHA TÉCNICA Título EXECUÇÃO ORÇAMENTAL DE JUNHO DE 2011 Autor/Editor INSTITUTO DE GESTÃO FINANCEIRA DA SEGURANÇA SOCIAL, I. P. Av. Manuel da Maia, n.º 58 1049-002

Leia mais

O presente decreto-lei foi objecto de consulta aos parceiros sociais com assento na Comissão Permanente de Concertação Social.

O presente decreto-lei foi objecto de consulta aos parceiros sociais com assento na Comissão Permanente de Concertação Social. A nova Lei de Bases do sistema de segurança social, a Lei n.º 4/2007, de 16 de Janeiro, introduziu algumas alterações na estrutura do sistema, agora composto pelo sistema de protecção social de cidadania,

Leia mais

FORMAÇÃO da C T O C Fernando Silva 1

FORMAÇÃO da C T O C Fernando Silva 1 Protecção no Desemprego Reforma na Invalidez e Velhice FORMAÇÃO da C T O C 16-07-2007 Fernando Silva 1 Lei de Bases da Segurança Social 16-07-2007 Fernando Silva 2 LEGISLAÇÃO REVOGADA e ENTRADA EM VIGOR

Leia mais

O Sistema Previdencial de Segurança Social Português Evolução e Novos Desafios Futuros

O Sistema Previdencial de Segurança Social Português Evolução e Novos Desafios Futuros O Sistema Previdencial de Segurança Social Português Evolução e Novos Desafios Futuros O Sistema Previdencial de Segurança Social Português Evolução e Novos Desafios Futuros EM ANÁLISE TENDÊNCIAS GLOBAIS

Leia mais

Decreto-Lei n.º 70/2010, de 16 de junho

Decreto-Lei n.º 70/2010, de 16 de junho Decreto-Lei n.º 70/2010, de 16 de junho No âmbito do atual contexto global, de crise económica e financeira internacional, e à semelhança da economia mundial, também a economia portuguesa tem sentido os

Leia mais

DOCUMENTO DE SUPORTE PARA A APRESENTAÇÃO DO MINISTRO DE ESTADO E DAS FINANÇAS EM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

DOCUMENTO DE SUPORTE PARA A APRESENTAÇÃO DO MINISTRO DE ESTADO E DAS FINANÇAS EM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA DOCUMENTO DE SUPORTE PARA A APRESENTAÇÃO DO MINISTRO DE ESTADO E DAS FINANÇAS EM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA A 14 DE JULHO DE 2011 1 Cenário Macroeconómico 2010 2011 2012 Despesa Nacional - taxa de variação

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 822/XIII/3.ª

PROJETO DE LEI N.º 822/XIII/3.ª Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI N.º 822/XIII/3.ª CONCRETIZAÇÃO DA SEGUNDA FASE DA REVISÃO DO REGIME DE REFORMAS ANTECIPADAS POR FLEXIBILIZAÇÃO, ELIMINANDO A DUPLA PENALIZAÇÃO AOS 63 ANOS DE IDADE PARA

Leia mais

OFÍCIO CIRCULAR Nº 2 / DGPGF / 2014

OFÍCIO CIRCULAR Nº 2 / DGPGF / 2014 OFÍCIO CIRCULAR Nº 2 / DGPGF / 2014 Às Escolas Básicas e Secundárias. Agrupamentos de Escolas Escolas Profissionais Públicas. X X X DATA: 2014/ Janeiro / 28 ASSUNTO: Processamento de Remunerações em 2014

Leia mais

NOTA INFORMATIVA. ASSUNTO: Orçamento de Estado 2014 l Processamento de Remunerações

NOTA INFORMATIVA. ASSUNTO: Orçamento de Estado 2014 l Processamento de Remunerações NOTA INFORMATIVA ASSUNTO: Orçamento de Estado 2014 l Processamento de Remunerações Considerando o disposto na Lei n.º 83-C/2013, de 31 de dezembro, diploma que aprova o Orçamento de Estado para 2014, cumpre

Leia mais

FICHA TÉCNICA TÍTULO EXECUÇÃO ORÇAMENTAL DE FEVEREIRO DE 2018

FICHA TÉCNICA TÍTULO EXECUÇÃO ORÇAMENTAL DE FEVEREIRO DE 2018 EXECUÇÃO ORÇAMENTAL FEVEREIRO DE 2018 FICHA TÉCNICA TÍTULO EXECUÇÃO ORÇAMENTAL DE FEVEREIRO DE 2018 AUTOR/EDITOR INSTITUTO DE GESTÃO FINANCEIRA DA SEGURANÇA SOCIAL, I. P. Av. Manuel da Maia, n.º 58 1049-002

Leia mais

FICHA TÉCNICA TÍTULO EXECUÇÃO ORÇAMENTAL DE JANEIRO DE 2018

FICHA TÉCNICA TÍTULO EXECUÇÃO ORÇAMENTAL DE JANEIRO DE 2018 EXECUÇÃO ORÇAMENTAL JANEIRO DE 2018 FICHA TÉCNICA TÍTULO EXECUÇÃO ORÇAMENTAL DE JANEIRO DE 2018 AUTOR/EDITOR INSTITUTO DE GESTÃO FINANCEIRA DA SEGURANÇA SOCIAL, I. P. Av. Manuel da Maia, n.º 58 1049-002

Leia mais

Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social. Seguro Social Voluntário

Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social. Seguro Social Voluntário Seguro Social Voluntário Ficha Técnica Título Autor de Segurança Social Seguro Social Voluntário Conceção gráfica Edição Direção de Serviços de Instrumentos de Aplicação http://www.seg-social.pt/dgss-direccao-geral-da-seguranca-social

Leia mais

MUDANÇAS POLÍTICAS SALARIAIS. Quidgest

MUDANÇAS POLÍTICAS SALARIAIS. Quidgest MUDANÇAS POLÍTICAS SALARIAIS Quidgest rh@quidgest.com AGENDA: Q Q Q Q Q Q Q Q Q Q REMISSÃO CÓDIGO DO TRABALHO TRABALHO SUPLEMENTAR FÉRIAS, FALTAS E FERIADOS SUBSÍDIO NATAL E FÉRIAS DECLARAÇÃO MENSAL DE

Leia mais

FICHA TÉCNICA TÍTULO EXECUÇÃO ORÇAMENTAL DE NOVEMBRO DE 2017

FICHA TÉCNICA TÍTULO EXECUÇÃO ORÇAMENTAL DE NOVEMBRO DE 2017 EXECUÇÃO ORÇAMENTAL NOVEMBRO DE 2017 FICHA TÉCNICA TÍTULO EXECUÇÃO ORÇAMENTAL DE NOVEMBRO DE 2017 AUTOR/EDITOR INSTITUTO DE GESTÃO FINANCEIRA DA SEGURANÇA SOCIAL, I. P. Av. Manuel da Maia, n.º 58 1049-002

Leia mais

n.a. n.a % 40% n.a. n.a. n.a. 80% 90% n.a. n.a. 53% 50% 60% n.a. n.a. n.a

n.a. n.a % 40% n.a. n.a. n.a. 80% 90% n.a. n.a. 53% 50% 60% n.a. n.a. n.a QUADRO DE AVALIAÇAO E RESPONSABILIZAÇÃO - 2013 Última atualização: (2013/07/29) Ministério da Solidariedade e da Segurança Social Serviço: Instituto da Segurança Social, IP Missão: Garantir e promover

Leia mais