Quem sou eu? (){ Instrutor: Leinylson Fontinele Pereira. Bacharel em Ciência da Computação (em conclusão) Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Quem sou eu? (){ Instrutor: Leinylson Fontinele Pereira. Bacharel em Ciência da Computação (em conclusão) Universidade Estadual do Piauí (UESPI)"

Transcrição

1 Iniciar Fechar

2 Quem sou eu? (){ Instrutor: Leinylson Fontinele Pereira Bacharel em Ciência da Computação (em conclusão) Universidade Estadual do Piauí (UESPI) Título: Utilização de Heurísticas Bioinspiradas em Sistemas de Inteligência Coletiva para Otimização de Roteamento de Pacotes em Redes Mesh

3 O que veremos? Introdução: O que são jogos? Evolução Histórica Mercado Nacional Etapas de Desenvolvimento de Jogos Dicas Bom minicurso a todos!

4 O que faremos? (){ Trabalho com animações; Noções de temporização e simulação; Desenho e utilização de imagens vetoriais (sprites) e som digitais (MID, samples); Programação de efeitos gráficos; Criação e manipulação de formas primitivas; Realização de testes de detecção de colisões, bem com todos os passos para produzir um jogo, da elaboração do enredo ao protótipo.

5 Atividade Multidisciplinar. : : Pré-requisitos : :. Programação (estrutura de dados, IA, Manipulação de ponteiros; Laços de repetição); Engenharia de Software; Computação Gráfica; Música; Matemática; Física; IHC; Educação e Psicologia.

6 Do que é feito um jogo?(){. : : O Jogo : :. O jogo no nosso contexto é o jogo eletrônico, uma simulação visual e interativa exibida numa tela. A interação é tal que o jogador deve ter algum objetivo específico como ir ou sair para algum lugar, destruir algo, resolver um problema, etc. Um jogo nos dá um controle sobre um personagem ou um objeto virtual, de modo que possamos ter um controle e uma imersão no ambiente virtual que se aproxime do nosso controle e imersão no ambiente real só que com regras e motivações diferentes.. : : Gameficação : :. Termo muito utilizado por empresas que buscam difundir seus produtos através de jogos/animações.

7 Do que é feito um jogo?(){

8 Do que é feito um jogo?(){. : : O Jogador : :. Jogador é um participante do jogo. Um jogador pode ser uma pessoa real ou um jogador controlado pelo próprio jogo. Sempre que nós nos referirmos à um jogador, estaremos nos referindo a um jogador real. A interação do jogo com o jogador é feito com dispositivos de entrada e saída do jogo, geralmente a tela e um controle. Na maioria das vezes, o jogador controla o personagem central do jogo.

9 Do que é feito um jogo?(){. : : Personagem : :. O personagem de um jogo de vídeo-game é personagem fictício para que o jogador controle. Nos primeiros jogos o personagem era apenas uma figura sem expressão, dotada de alguma característica especial (andar, pular) e não possuíam uma história ou motivação. O primeiro personagem de vídeo-game foi o Mario, criado por Shigeru Miyamoto para a Nintendo. Com o tempo, os personagens de vídeo-game foram incorporados à cultura-pop. Com mário surgiu o conceito de mascote do jogo. Esse tipo de personagem carismático agrega um grande valor por sua importância publicitária graças a sua identificação com o público.

10 Do que é feito um jogo?(){. : : Menus : :. Os menus são interfaces de texto e/ou imagens onde o jogador deve fazer escolhas e ajustes. Antes do jogo começar os menus servem para fazer ajuste de preferenciais do jogo, escolha do tipo de jogo, performance do hardware, etc. Dentro do jogo eles servem para fazer escolhas e ajustes mais complexos. Nem todo jogo precisa de menus dentro do jogo, mas certamente vai precisar de um menu antes do jogo começar.

11 Do que é feito um jogo?(){

12 Do que é feito um jogo?(){. : : HUD : :. Sigla para Head Up Display. É um método de representação visual de informações importantes para o jogador. São como menus não interativos. Em geral eles exibem informações como munição, life, arma selecionada, pontuação, dinheiro ou ítens. O HUD é desenhado por último na tela, de modo que ele fique sempre visível para o jogador. Ele não deve se mover muito ou conter palavras para que não distraia o jogador. Ele deve ser sempre que possível iconográfico, ou seja, usando imagens que representem a informação.

13 Do que é feito um jogo?(){

14 Do que é feito um jogo? (){. : : Sprites : :. O Desafio: Como causar a impresão de movimento dos personagens? A Solução: Utilizaremos sprite, ou seja, um conjunto de dados que definem determinado objeto ou personagem num jogo. Para uma pessoa, por exemplo, podemos ter um sprite que contenha as posições vertical e horizontal dela no mundo, a direção para onde ela está virada e os bitmaps que podem representá-la durante o jogo.

15 Do que é feito um jogo?(){

16 Do que é feito um jogo?(){

17 Do que é feito um jogo?(){. : : Tileset: :. Consiste em agrupar várias imagens pequenas a fim de montar uma imagem grande.

18 . : : Som : :. Do que é feito um jogo?(){ Embora não sejam fundamentais no jogo, os sons existem nos jogos desde o primeiro jogo. Os sons ajudam a caracterizar certas ações, aumentar o nível de imersão do jogador e deixa-lo mais concentrado no jogo. Os sons podem ser construídos por sonoplastia. Deve-se ter em mente que diferentes sons provocam diferentes efeitos sobre sensorialidade do jogador. Os sons ligados a uma ação ou personagem não precisam ser os mesmos sons ligados a estes no mundo real. Pose-se usar sons diversos afim de obter efeitos cômicos, criar tensões, força ou simplesmente obter sensações agradáveis.

19 Do que é feito um jogo?(){. : : Música : :. A música serve para se criar uma base para as imagens e os outros sons. Com a construção da música certa pode-se criar ambientes agradáveis, tensos, pode-se deixar o jogador mais nervoso com uma música mais rápida e pode-se até usar o recurso do silêncio para criar um clima de suspense. É sempre bom ter algum repertório de músicas no jogo, e ter músicas de duração razoável, caso contrário as músicas podem ficar chatas e repetitivas. As músicas de jogos também criam um lembrança especial do jogo nos jogadores e cria um sensação agradável ao se jogar.

20 . : : Física : :. Um jogo é uma simulação. Essa simulação é, na maioria das vezes, uma representação do mundo em que vivemos. Essa representação, seja por limitações de software e hardware ou por escolha estética, não contem todos os aspectos do mundo real. Porém um aspecto que quase sempre está presente é o físico. Esse aspecto se manifesta principalmente na detecção de colisão. Do que é feito um jogo?(){ Se o objeto A depois que ele se mover colide em algo então faz alguma coisa. Essa alguma coisa pode variar de jogo para jogo. Pode ser que o objeto A seja um personagem e o algo seja uma parede. Então o "faz alguma coisa pode ser nada, ele bate na parede portanto não anda, mas pode ser que o personagem tenho batido em algo que o machuque como o fogo, então o "faz alguma coisa" pode ser tirar vida do jogador. Uma técnica de colisão bem simples e que vamo usar aqui é verificar se o retângulo que envolve o sprite toca o retângulo que envolve o outro sprite:

21 Do que é feito um jogo?(){

22 Do que é feito um jogo?(){. : : Finite State Machines : :.

23 Quem participa da criação? (){ Game Designer Elabora os elementos do jogo bem como sua mecânica. Os elementos são os personagens e o cenário e a mecânica são as possibilidades que o jogador tem de interagir com o jogo. Empresas que elaboram jogos de ponta modernos dividem as responsabilidades do game designer com outros profissionais relacionados, sendo os principais, o combat designer e o level designer. Roteirista Descreve como é a trama do jogo, o perfil psicológico dos personagens e a interação entre eles, sendo a interação do tipo social e/ou psicológica, a qual não necessariamente corresponde àquela entre o jogador e os personagens do jogo. Tester Trabalha na equipe de Q&A (Quality Assurance - Controle de qualidade). Testa diversos aspectos do jogo e relata os pontos falhos ou a serem melhorados.

24 Quem participa da criação? (){ Programador Elabora a programação do jogo. Desenvolve códigos para lidar com AI, música, interação, etc. Com exceção de jogos independentes uma empresa tem diversos programadores em seu elenco, sendo que cada um é especializado numa área (rendering, ai, rede, etc ). Engenheiro de software Projeta os componentes de software do jogo envolvendo diversos aspectos como a composição dos objetos, a interface deles, a interrelação existente entre eles, etc. Programador Web && Programador de redes = aff Programador de AI Responsável por programar os algoritmos de Inteligência Artificial usados no jogo. Dentre estes algoritmos estão o de planejamento estratégico de grupo num atirador de primeira pessoa, a montagem da estratégia do time controlado pela CPU num jogo de esportes, o planejamento de caminho para levar um personagem NPC de um local ao outro, etc.

25 Quem participa da criação? (){ Engenheiro de som Produz os efeitos sonoros e a música tema. Level designer Faz o projeto da fase em que o jogador se encontra. Quais elementos compõem a fase, há a presença de alguma característica distintiva no terreno como aclives, declives, montanhas, etc. Combat Designer Projeta como será o combate entre o jogador e o computador. Quais são os elementos que devem estar presentes no combate, qual o papel destes elementos (dano, cobertura, etc).

26 Equipe de desenvolvimento de jogos

27 Como é feito um jogo 2D? (){. : : Plano Cartesiano (x,y): :.

28 Como é feito um jogo 2D? (){

29 Jogos 2D

30 Jogos 3D

31 Os bastidores de um jogo(){ Preparar os elementos. Nessa parte, o programa irá carregar o necessário para sua execução (como imagens e sons), bem como preparar as estruturas de dados usadas pelo mesmo. Montar a primeira tela. Aqui o programa coloca cada elemento em seu lugar inicial, de acordo com a vontade do desenvolvedor. Checar a situação atual do jogo, e aí criar uma nova tela. Agora o programa deve preparar uma nova tela, levando em conta a situação anterior do jogo e a(s) entrada(s) do jogador. É aqui, por exemplo, que o programa checaria se o quadrado que representa a cabeça da cobrinha está contido na lista de quadrados que representam seu corpo, ou de forma mais simples, se a cobrinha bateu nela mesma. Repetir... Agora tudo o que resta é continuar esse processo de calcular uma nova tela e mostra-la até que o jogo acabe.

32 Os bastidores de um jogo(){

33 O que são engines? (){ Definição: É a ferramenta que se encarregará por entender como o hardware gráfico, irá controlar os modelos para serem renderizados, tratará das entradas de dados do jogador, tratará de todo o processamento de baixo nível e outras coisas que o desenvolvedor de jogos normalmente não deseja fazer ou não tem tempo para se preocupar.

34 Engines (){

35 PyGame (){ Você que sempre gostou de jogar e decidiu cursar Ciência da Computação para aprender como é que aqueles games são feitos e logo se viu travando uma batalha para passar em Cálculo, Álgebra Linear e Geometria Analítica. Certo, primeiro é preciso ficar claro que não estamos falando de um programinha a lá RPG Maker no qual você "pinta" os mapinhas na tela e arrasta personagens pré-feitos para o jogo. O Pygame é um conjunto de módulos que você importa num código em Python, os quais lhe disponibilizam uma série de funcionalidades auxiliares para criação de aplicativos multimídia e games.

36 PyGame (){ Vários processadores podem ser usados facilmente. O uso de vários núcleos adiciona um desempenho muito maior ao seu jogo. As funções internas são implementadas em C e Assembly. Código em C costuma ser de 10 a 20 vezes mais rápido que Python. Já Assembly tem uma performance de mais de 100 vezes maior que Python. Portátil mesmo. Aplicativos programados em Pygame podem rodar tanto em plataformas Windows quanto em Linux, Solaris, FreeBSD, Mac OS, Android, entre outros. O código ainda dá suporte a Dreamcast e também pode ser usado em dispositivos móveis. Simples! O Pygame é usado no projeto OLPC para ensinar programação a crianças. Ao mesmo tempo, também é a preferência de programadores experientes.

37 PyGame (){

38 Engines (){

39 Allegro (){ Allegro é uma biblioteca de funções para jogos 2D feita em C. Apesar de ter algumas funções para jogos 3D ela não é indicada para isso, sendo no lugar dela uma API3d como OpenGL ou DirectX De acordo com a Companhia Oxford de Música, Allegro é o italiano para "rápido, vivo e brilhante". Ele também é um acrônimo recursivo que representa "Allegro Low Level Game Routines"

40 Cores (){

41 Allegro (){ int allegro_init() Esta é a principal função, e deve obrigatoriamente ser chamada para uma aplicação Allegro funcionar, lembre-se que a chamada desta função deve ser a primeira a ser feita, antes de qualquer outra função Allegro. Exemplo de uso: allegro_init(); PyGame: import pygame from pygame.locals import* int makecol( int ired, int igreen, int iblue ); Passando-se os valores dos tons (que variam de 0 a 255), de vermelho, verde e azul, esta função retorna o código da cor. Exemplo de uso: makecol (255, 0, 0 ); PyGame: Realizada de forma similar

42 Allegro (){ void rest(unsigned int uitime) Interrompe a execução do programa durante um intervalo de tempo igual ao passado como parâmetro, em milisegundos. Exemplo de uso: rest (1000); PyGame: Clock = pygame.time.clock() Clock.tick(int Time) void textprintf_ex(bitmap *bmp, FONT font, int ix, int iy, int icolor, int icordefundo, char stexto,... ); Função para exibir um texto na tela, o sexto parâmetro deve ser -1 para um fundo transparente. Exemplo de uso: textprintf_ex(screen, font, 10, 20, makecol(200, 200, 20), -1, "X vale : %d", 10 ); PyGame: Font = pygame.font.font("font.ttf",128)

43 Allegro (){ void putpixel(bitmap *bmp, int ix, int iy, int icolor) Colore um pixel do bitmap, nas coordenadas especificadas no segundo parâmetro e terceiro parâmetro, na cor passada no quarto parâmetro. Exemplo de uso: putpixel(screen, 20, 300, makecol(0, 200, 30)); void getpixel(bitmap *bmp, int ix, int iy, int icolor) Recupera o valor da cor de um pixel do bitmap, nas coordenadas especificadas no segundo parâmetro e terceiro parâmetro, na cor passada no quarto parâmetro. Exemplo de uso: int ipixelcolor = getpixel(screen, 20, 300, makecol(0, 200, 30 )); void floodfill(bitmap *bmp, int ix, int iy, int icolor); Preenche um bitmap com a cor especificada, em um espaço fechado, a partir do ponto X e Y. Exemplo de uso: floodfill (screen, 20, 30, makecol(20, 60, 300));

44 Allegro (){ void vline(bitmap *bmp, int ix, int iy1, int iy2, int icolor); void hline(bitmap *bmp, int ix1, int iy, int ix2, int icolor); void line(bitmap *bmp, int ix1, int iy1, int ix2, int iy2, int icolor); A primeira função desenha uma linha vertical, a segunda função desenha uma linha horizontal e a ultima função desenha uma linha entre 2 pontos quaisquer. Exemplo de uso: line (screen, 20, 300, 400, 500, makecol(20, 60, 300)); void rect(bitmap *bmp, int ix1, int iy1, int ix2, int iy2, int icolor); void rectfill(bitmap *bmp, int ix1, int iy1, int ix2, int iy2, int icolor); A primeira função desenha um retângulo sem preenchimento, com o contorno colorido, enquanto a segunda função desenha um retângulo com preenchimento. Exemplo de uso: rectfill (screen, 20, 300, 400, 500, makecol(20, 60, 300));

45 Allegro (){ void circle(bitmap *bmp, int ix, int iy, int iraio, int icolor); void circlefill(bitmap *bmp, int ix, int iy, int iraio, int icolor); A primeira função desenha um círculo sem preenchimento, com o contorno colorido, enquanto a segunda função desenha um círculo com preenchimento. Exemplo de uso: circlefill (screen, 20, 300, 10, makecol(20, 60, 300)); void ellipse(bitmap *bmp, int ix, int iy, int ixraio, int iyraio, int icolor); void ellipsefill(bitmap *bmp, int ix, int iy, int ixraio, int iyraio, int icolor); A primeira função desenha uma elipse sem preenchimento, com o contorno colorido, enquanto a segunda função desenha uma elipse com preenchimento. Exemplo de uso: ellipsefill (screen, 20, 300, 5, 10, makecol(20, 60, 300));

46 Allegro (){ Biblioteca para construção de jogos e aplicações multimídia em geral Free Source Voltada mais especialmente para jogos 2D Conhecida pela facilidade de adicionar entrada de dados via teclado, mouse e joystick. Suporta arquivos de configuração e de dados comprimidos Temporizadores Grande comunidade de desenvolvedores

47 Allegro (){ Multi-plataforma DOS Windows Linux Mac (OS X) BeOS QNX Primitivas Gráficas Rectas, círculos, elipses Polígonos (sólidos, texturados, transparentes) Texto em modo gráfico Animações

48 Allegro (){ Incluir <allegro.h> depois de todos os demais includes Deve sempre aparecer uma chamada à função allegro_init() o mais perto possível do início do programa. Da mesma forma devem ser chamadas, a seguir, as funções install_keyboard(), install_mouse() e install_timer(). A função allegro_exit() deve ser chamada no final do programa. Colocar a macro END_OF_MAIN() logo após a chave final da rotina main() Ao compilar, incluir a biblioteca alleg: gcc -o test test.c lalleg

49 Allegro (){ Especificado antes de começar a desenhar: int set_gfx_mode (int card, int w, int h, int v_w, int v_h); Onde: card é usualmente GFX_AUTODETECT, GFX_AUTODETECT_FULLSCREEN ou GFX_AUTODETECT_WINDOWED w, h largura e altura v_w, v_h largura e altura virtual (normalmente, 0)

50 Allegro (){ Bitmaps são matrizes de pixels, em que cada valor indica uma cor Tela é um BITMAP especial chamado screen BITMAPs adicionais podem ser criados com: BITMAP *bmp = create_bitmap(int width, int height);

51 Allegro (){. : : Periféricos de Entrada Teclado : :. Teclado install_keyboard() /* Para inicializar as rotinas do teclado */ Váriável global int key[] permite ver quais teclas estão pressionadas. constantes definidas para identificar cada tecla Tecla A, B... Z Teclado Numérico 0 a 9 Teclado Normal 0 a 9 Esc Enter Seta para a Direita Seta para a Esquerda Seta para Cima Seta para Baixo Pause Barra de Espaço Print Screen Shitf Esquerdo Shift Direito Control Esquerdo Control Direito Alt esquerdo Alt Direito Código na Array KEY_A, KEY_B...KEY_Z KEY_0_PAD... KEY_9_PAD KEY_0... KEY_9 KEY_ESC KEY_ENTER KEY_RIGHT KEY_LEFT KEY_UP KEY_DOWN KEY_PAUSE KEY_SPACE KEY_PRTSCR KEY_LSHIFT KEY_RSHIFT KEY_LCONTROL KEY_RCONTROL KEY_ALT KEY_ALTGR

52 Allegro (){. : : Periféricos de Entrada Mouse : :. install_mouse() /* Para inicializar as rotinas do mouse */ Retorna -1 em caso de falha ou o número de botões que o mouse tem em caso de sucesso Usa-se a função show_mouse para que o cursor do mouse seja mostrado no bitmap especificado Passando NULL como parâmetro esconde o cursor do mouse Deve-se ter cuidado ao desenhar algo na tela pois o cursor do mouse pode passar por cima e estragar o desenho, por isso é sempre bom escondê-lo antes de desenhar qualquer coisa As variáveis mouse_x e mouse_y contêm a posição do cursor do mouse na tela. A variável mouse_b contém o estado dos botões. (mouse_b & 1) é verdadeiro se o botão esquerdo estiver pressionado. (mouse_b & 2) é verdadeiro se o botão direito estiver pressionado.

53 Allegro - Som (){ Som digital: WAV. Música: MID. Antes de se tocar um som digital ou música deve-se carregá-los da seguinte forma: /* declaração das variáveis que guardarão sons e músicas */ SAMPLE *som1; /* SAMPLE = arquivos de som digital */ MIDI *musica; /* MIDI = arquivos de música */ /* carrega os arquivos usando-se as respectivas funções */ som1 = load_wav( arquivo.wav ); /* para arquivos wav */ musica = load_midi( arquivo.mid ); /* para arquivos mid */ Ponteiro nulo -> arquivo não encontrado.

54 Som MIDI s (){ Para tocar uma música usa-se a função play_midi. O primeiro parâmetro é o arquivo MIDI carregado, o segundo indica se ele tocará em loop ou não. /* Exemplo para tocar um arquivo MIDI */ MIDI *musica; /* declaração da variável a ser usada */ musica = load_midi( musica.mid ); /* carrega arquivo */ play_midi(musica,true); /* toca a música em loop */ Para parar de tocar uma música usa-se a função stop_midi().

55 Som - Samples (){ Para tocar um som digital usa-se a função play_sample. Os cinco parâmetros indicam: arquivo carregado, volume (0 a 255), equilíbrio entre as caixas (0 a 255, 128 é meio a meio), freqüência (1000 usa a frequência original, 500 usa a metade da freqüência original etc.) e se vai ser tocado em loop Função stop_sample() pára de tocar /* Exemplo para tocar um arquivo de som WAV */ SAMPLE *som; /* declaração da variável a ser usada */ som = load_wav( som.wav ); /* carrega arquivo */ play_midi(musica,255,128,1000,false); /* toca som */

56 Timming no Allegro (){ Executar pedaço de código em velocidades diferentes Para isso, colocar cada um dos trechos de código numa função diferente Allegro só permite o uso de 16 timers int install_int(void (*proc)(), int speed) /* cria timer */ install_timer(); /*inicializa timer, opcional */ void remove_int(void (*proc)()) /* remove função da lista */ Notas: Todas variáveis globais acessadas nos timers devem ser trancadas com a macro LOCK_VARIABLE() Todas as funções de "timer" devem ser trancadas com LOCK_FUNCTION() speed representa milésimos de segundo

57 Etapas de elaboração de um jogo (){ Idéia Rascunho do jogo Detalhamento do jogo Game Design Document (GDD) Produção de áudio e imagens 2D Desenv. de artefatos computacionais (engines) Integração (arte e computação)

58 Idéia (){ Muitas idéias vem dos sonhos. Surgem de pequenos conceitos expandidos em Brainstorm. Grandes idéias poder parecer ridículas no começo.

59 Rascunho do jogo (){ Personagens, fases, itens com pequenas descrições. Fluxo das telas do jogo e menus.

60 Detalhamento do jogo (){ O que o jogador fará no jogo? Quantos inimigos o herói vai enfrentar? Como eles são? Quais as armas disponíveis que o jogador poderá usar? Como será o sistema de vida do jogador? Qual o objetivo do jogo? Quantas fases terá? Como elas serão (cenário, inimigos, dificuldade, etc)? Quantos jogadores poderão jogar o jogo? Qual o tipo de visualização gráfica? Qual o tipo de trilha sonora?

61 Game Design Document (GDD){ Conceito: Nome do jogo, público alvo, história, regras... Especificações técnicas: Hardware, sistema operacional... Especificações do jogo: Número de fases, personagens, itens, cenários... Dispositivo de entrada: Mouse, teclado... Design gráfico e arte: Abertura, layout de menus e telas, final do jogo... Sonorização: Músicas nos menus, músicas nas fases... Desenvolvimento: Tempo de desenvolvimento, alocação de pessoas...

62 Programação de Jogos (){. : : Algumas Técnicas : :. Animação com Double Buffering Scrolling Sprites Detecção de Colisão

63 Animação (){ Dar a impressão de que coisas se movem Pode significar mover um pixel ao longo da tela mas, geralmente, significa uma mudança repetitiva da apresentação de algo para que dê a ideia de que se move. Qual a técnica mais simples? limpamos a tela, desenhamos os objetos, limpamos a tela novamente, desenhamos os objetos nas novas posições.

64 Double Buffering (){ O Problema: Quando vamos fazer animações usando o Allegro, surgem alguns problemas relacionados aos vários métodos que podem ser utilizados. O método mais simples que podemos imaginar é aquele em que limpamos a tela, desenhamos os objetos, limpamos a tela novamente, desenhamos os objetos nas novas posições, e assim por diante. Este método, porém, tem um grave problema: a tela pisca a cada limpeza. A Solução: Dispomos de um bitmap auxiliar (chamado de buffer) que, normalmente, possui o tamanho da tela (ou o tamanho da região onde ocorre a animação). Desenhamos, neste buffer, os objetos que devem ser apresentados na tela. Após isso, desenhamos o conteúdo do buffer na tela, fazendo com que os objetos apareçam. Limpamos, então, o buffer, desenhamos os objetos novamente em suas novas posições, passamos o conteúdo do buffer para a tela, e assim por diante.

65 Double Buffering (){ Qual o problema desta técnica? Instante 1 Instante 2: Limpar a tela Instante 3 Efeito Flicker - efeito de cintilação ou vibração de uma imagem na tela do computador

66 Efeito Flicker (){ Qual a solução? Buffer Instante 1 Instante 2: Limpar a tela Instante 3 Tela Instante 1 Instante 2 Instante 3

67 Scrolling (){ O Problema: Como dar movimento ao personagem e aos objetos envolvidos? A Solução: Movimento de cenário. O scrolling consiste em movimentar o fundo do cenário e, normalmente, deixar o personagem controlado parado, o que causa uma sensação de movimento. O scrolling pode ser horizontal, vertical ou em ambas as direções. O exemplo demonstra como utilizar o scrolling, desenhado um boneco (parado) no meio da tela, enquanto o fundo se move de baixo para cima, fazendo com que tenhamos a sensação de que o boneco está caindo.

68 Parallax Scrolling (){ O Problema: Como causar a sensação de profundidade presente em jogos 3D? A Solução: Utilizar vários fundos que se movimentam em velocidades diferentes. O exemplo demonstrará um parallax scrolling horizontal.

69 Detecção de Colisão (){ O Problema: Como verificar se dois sprites estão sobrepostos, ou seja, se houve uma colisão? A Solução: Existe o método que chamamos de força bruta (checar cada ponto de um sprite com cada ponto de outro sprite) qué é ineficiente, a maior parte dos outros métodos são aproximativos. Veremos o principal deles, que consiste em dividir os sprites em retângulos, de forma que possamos verificar se cada retângulo está ou não sobreposto a outro. Fazer com que o sprite tenha sua movimentação limitada às bordas do nosso jogo não deixa de ser uma forma de detecção de colisão, bem simples, é verdade. Porém, em jogos 2D, geralmente se deseja realizar detecção de colisão entre dois ou mais sprites no jogo.

70 Detecção de Colisão (){. : : Colisão entre Esferas : :. Contudo, apesar do sistema de detecção de colisões estar utilizando o algoritmo do bouncing box, depois de alguns testes você perceberá um problema. Se os sprites colidirem diagonalmente, eles irão colidir antes de atingirem um ao outro de verdade. Isso está ocorrendo justamente por utilizarmos caixas para representar a forma geométrica das esferas. Quando queremos testar colisões entre esferas, teremos que verificar se a distância entre os centros delas são menores que a soma dos seus raios. Em caso positivo, então uma colisão ocorreu. Essa é a forma mais eficiente de detectar colisões entre duas esferas. Para detectar a colisão entre duas formas circulares, usamos o teorema de Pitágoras: (r2 = x2 + y2)

71 Detecção de Colisão (){. : : Colisão entre Esferas : :. A soma dos quadrados dos dois lados (hipotenusa ao quadrado) é menor ou igual que o quadrado da soma dos raios das duas formas (que no fundo, é como se fosse o quadrado de um dos lados), mais o quadrado da soma dos raios das duas formas (que no fundo, é como se fosse o quadrado do lado restante. Esta "grande" soma, é como se fosse uma segunda hipotenusa ao quadrado.). Básicamente, quando a distância entre as duas formas (ao quadrado) for igual ou menor que a soma dos dois raios (ao quadrado), dá-se a colisão..

72 Detecção de Colisão (){. : : Colisão entre Esferas : :. If ((formx*formx + formy*formy) <= ((rad1 + rad2)*(rad1 + rad2)) + ((rad1 + rad2)*(rad1 + rad2))) "/:collission" = "Sim" Else "/:collission" = "Não" End If

73 Mercado Nacional

74 Dicas Produção & Pesquisa (){ Som Sound Forge: produção de trilhas e efeitos sonoros. Cubase: mixagem de canais MIDI Audacity: permitir criar áudio, inclusive combinar diferentes canais de som. Imagens 2D Tiles Bricks Layers Sprites

75 Dicas O que fazer? (){ Estudar muito! Conhecer as novidades no mundo dos jogos Jogar bastante e diferentes tipos de jogos Buscar fazer contatos Participar de eventos relacionados Começar a desenvolver jogos fáceis: Pong, Arkanoid, Space Invaders, Tetris, Pacman...

76 Dicas Livros Nacional (){

77 Dicas Livros Internacionais (){

78 Dicas Sites (){ Abragames BRGames PDJ UNIDEV GameDevBr Gamasutra SharpGames Ponto V

79 Dicas Eventos (){ SBGames (Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital) SCGames (Simpósio Santa Catarina Games) IGN - (Independent Game Festival) Campus Party

80 Dicas Competições (){ XNA Game Challenge Dream Build Play Imagine cup Maratona de Programação

81 Dicas Links interessantes (){ Gráficos: Músicas e Efeitos sonoros: Fonts: The game loop: Game Engines:

82 Isso é tudo, pessoal! (){ eof

83 Referências (){ Introdução ao Desenvolvimento de Jogos, Kleber de Oliveira Andrade. Game Level Design, disponível em: McGugan, Will, Beginning Game Development with Python and Pygame, PyGameLib, Outubro.

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DA BIBLIOTECA ALLEGRO PARA O DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES MULTIMÍDIA. Luana Pereira de Lima luanaelima@gmail.com

A UTILIZAÇÃO DA BIBLIOTECA ALLEGRO PARA O DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES MULTIMÍDIA. Luana Pereira de Lima luanaelima@gmail.com A UTILIZAÇÃO DA BIBLIOTECA ALLEGRO PARA O DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES MULTIMÍDIA Luana Pereira de Lima luanaelima@gmail.com Túlio Vitor Machado Faria tuliofaria@gmail.com Faculdade de Administração e

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

17:47:08. Introdução à Informática com Software Livre

17:47:08. Introdução à Informática com Software Livre 17:47:08 Introdução à Informática com Software Livre 1 17:47:09 Audacity 2 Audacity 17:47:09 Audacity é um Software Livre de edição digital de áudio, disponível principalmente nas plataformas: Windows,

Leia mais

Desvendando Jogos 2D. Por Marcos Romero Setembro / 2008. Cyborg Arena - RHGames

Desvendando Jogos 2D. Por Marcos Romero Setembro / 2008. Cyborg Arena - RHGames Desvendando Jogos 2D Por Marcos Romero Setembro / 2008 Cyborg Arena - RHGames Jogos Casuais Paciência Windows XP Paciência deve ser o jogo mais usado no PC. O mercado de jogos casuais tem um grande potencial,

Leia mais

Introdução a Programação de Jogos

Introdução a Programação de Jogos Introdução a Programação de Jogos Aula 07 Utilizando Imagens na PlayLib Prof. Augusto Baffa < abaffa@inf.puc-rio.br> Biblioteca Gráfica - PlayLib Conjunto de funções para criação e manipulação de formas

Leia mais

ENG1000 Introdução à Engenharia

ENG1000 Introdução à Engenharia ENG1000 Introdução à Engenharia Aula 03 Game Design Document Edirlei Soares de Lima Game Design Document Um Game Design Document (GDD) é um documento que descreve todos aspectos

Leia mais

PASSO A PASSO MOVIE MAKER

PASSO A PASSO MOVIE MAKER PASSO A PASSO MOVIE MAKER Nesta etapa, você deverá apresentar o programa e ajudá-los a montarem o filme. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo: DICA O que é o Movie Maker? Com o Microsoft

Leia mais

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA EE Odilon Leite Ferraz PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA AULA 1 APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA Apresentação dos Estagiários Apresentação do Programa Acessa

Leia mais

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO.

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO. SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ... 2 DICAS PEDAGÓGICAS:... 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO... 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD... 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO... 3 PASSO 3 INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO... 4 CRIANDO NOVAS

Leia mais

Tutorial de Blender, Animação básica do tipo keyframe

Tutorial de Blender, Animação básica do tipo keyframe Tutorial de Blender, Animação básica do tipo keyframe Enfim, o momento por muitos esperado! ;-) Agora que você já está mais familiarizado com o blender, com o básico sobre edição mesh e sobre renderização,

Leia mais

Conhecendo o Computador

Conhecendo o Computador Capítulo 1 Conhecendo o Computador 1.1 Conhecendo o Computador Tudo que é novo nos causa um certo receio. Com os computadores não é diferente. Tenha sempre em mente que o homem domina a máquina e não a

Leia mais

Adquirindo prática para manipular o Mouse e o Teclado

Adquirindo prática para manipular o Mouse e o Teclado Capítulo 2 Adquirindo prática para manipular o Mouse e o Teclado 2.1 Adquirindo prática para manipular o Mouse e o Teclado Não há como manipular o computador sem ter noções de como lidar com o Mouse o

Leia mais

NAPNE / RENAPI. Software Educativo Smart Panda 1.0

NAPNE / RENAPI. Software Educativo Smart Panda 1.0 NAPNE / RENAPI Software Educativo Smart Panda 1.0 Julho de 2011 Sumário 1 Introdução... 3 2 Tela Inicial... 3 2.1 Tela de Abertura... 4 3 Como jogar... 5 4 Opções... 6 5 E como fazer para registrar este

Leia mais

Apostila para o 7º ano Profª Yandra

Apostila para o 7º ano Profª Yandra Apostila para o 7º ano Profª Yandra INTRODUÇÃO Scratch é uma linguagem de programação desenvolvida por uma conceituada universidade norte-americana (MIT). Através de um sistema inovador que introduz noções

Leia mais

II Workshop de Sistemas de Informação

II Workshop de Sistemas de Informação II Workshop de Sistemas de Informação Entendendo o conceito de Motor Biblioteca que oferece um conjunto de funções com o objetivo de agilizar o desenvolvimento de aplicações gráficas. Biblioteca gratuita

Leia mais

TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER*

TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* * Microsoft Windows MovieMakeré um programa da Microsoft Corporation. A versão utilizada é a 5.1 que já vem instalada no Microsoft Windows

Leia mais

GRÁFICOS Exemplos de jogos 2D (com simulação do 3D)

GRÁFICOS Exemplos de jogos 2D (com simulação do 3D) Femur Online GRÁFICOS Exemplos de jogos 2D (com simulação do 3D) Como resultado de buscas na internet, tendo como base os jogos 2D mais famosos do mundo, obtive como resultado três tipos diferentes de

Leia mais

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint Serviço Técnico de Informática Curso Básico de PowerPoint Instrutor: Tiago Souza e Silva de Moura Maio/2005 O Microsoft PowerPoint No Microsoft PowerPoint, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo

Leia mais

BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática

BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática O Paint é o programa de edição de imagens padrão do Windows, ao instalar o sistema o Paint é instalado automaticamente. Provavelmente,

Leia mais

Tutorial Audacity. Índice

Tutorial Audacity. Índice Tutorial Audacity Índice Apresentação 2 Iniciando o Audacity 2 Gravando seu próprio áudio 2 Produzindo 2 Importando um arquivo de som 3 Editando 3 Efeitos 3 Manipulando seus dados 4 Salvando e Exportando

Leia mais

Programando Jogos com Delphi (LÓGICA, ANIMAÇÃO, CONTROLE) Autor: Antônio Sérgio de Sousa Vieira Email: sergiosvieira@hotmail.com

Programando Jogos com Delphi (LÓGICA, ANIMAÇÃO, CONTROLE) Autor: Antônio Sérgio de Sousa Vieira Email: sergiosvieira@hotmail.com Programando Jogos com Delphi (LÓGICA, ANIMAÇÃO, CONTROLE) Autor: Antônio Sérgio de Sousa Vieira Email: sergiosvieira@hotmail.com Introdução Este texto foi escrito para pessoas que se interessam pela arte

Leia mais

Aula 5 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação

Aula 5 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 - Informática Aula 5 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação 1 Introdução ao Microsoft PowerPoint

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 - Área de trabalho e personalizando o sistema... 3 A área de trabalho... 3 Partes da área de trabalho.... 4 O Menu Iniciar:...

Leia mais

Para criar uma animação precisamos de uma imagem e que ela contenha alguns frames. O número de frames é uma escolha sua.

Para criar uma animação precisamos de uma imagem e que ela contenha alguns frames. O número de frames é uma escolha sua. 7 Animação Animações é um dos quesitos muito importantes em jogos, você não acha? Para isso o JPlay tem uma classe específica para lidar com animações. Essa classe se chama Animation. Bem sugestivo o nome

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Table of Contents. PowerPoint XP

Table of Contents. PowerPoint XP Table of Contents Finalizando a apresentação...1 Usando anotações...1 Desfazer e repetir...1 Localizar e substituir...2 Substituir...2 Efeitos de transição...3 Esquema de animação...6 Controlando os tempos

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

OFICINA DE POWER POINT

OFICINA DE POWER POINT OFICINA DE POWER POINT Barra de Ferramentas Padrão Barra de Ferramentas Formatação Barra de Menus Modos de Visualização Painéis de Tarefas Barra de Ferramentas Desenho Profª. Maria Adelina Raupp Sganzerla

Leia mais

Orientação a Objetos

Orientação a Objetos 1. Domínio e Aplicação Orientação a Objetos Um domínio é composto pelas entidades, informações e processos relacionados a um determinado contexto. Uma aplicação pode ser desenvolvida para automatizar ou

Leia mais

Técnicas de Detecção de Colisão para Jogos

Técnicas de Detecção de Colisão para Jogos Técnicas de Detecção de Colisão para Jogos por Leandro Silva Técnicas de Detecção de Colisão para Jogos por: Gustavo Russo Zanardo Esse artigo visa mostrar as principais técnicas para detecção de colisão

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

MATERIAL DE APRESENTAÇÃO DO SCRATCH

MATERIAL DE APRESENTAÇÃO DO SCRATCH MATERIAL DE APRESENTAÇÃO DO SCRATCH 1 Scratch é uma nova linguagem de programação que permite a criação de histórias, animações, jogos e outras produções. Tudo pode ser feito a partir de comandos prontos

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS CURITIBA 2014 2 Conteúdo Definição:... 2 Detalhando a tela:... 4 BARRA DE FERRAMENTAS DESENHO... 4 PREENCHIMENTOS... 5 RÉGUAS E GUIAS...

Leia mais

Ambiente Visual para o Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos

Ambiente Visual para o Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos Ambiente Visual para o Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos Diego Cordeiro Barboza 1, Júlio César da Silva 2 1 UNIFESO, Centro de Ciências e Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, diego.cbarboza@gmail.com

Leia mais

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV ÍNDICE 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES 3.1 - Dados Cadastrais 3.2 - Noticias 3.3 Redes Sociais 3.4 - Player 4. DESIGN

Leia mais

A4 Projeto Integrador e Lista de Jogos

A4 Projeto Integrador e Lista de Jogos A4 Projeto Integrador e Lista de Jogos 1ª ETAPA PROJETO INTEGRADOR (2 pontos na A4) Como discutido em sala de aula, a disciplina de algoritmos I também fará parte do projeto integrador, para cada grupo

Leia mais

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Gerenciamento de Arquivos e Pastas Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Arquivo Todo e qualquer software ou informação gravada em nosso computador será guardada em uma unidade de disco,

Leia mais

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes.

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Receba fotos e mensagens deles na TV de sua casa em tempo real e sem custo, não se preocupe mais com a distância! A festa será

Leia mais

Janelas e seus elementos

Janelas e seus elementos Janelas e seus elementos As janelas são quadros que são exibidos na tela do monitor. Todos os aplicativos estudados nesse curso serão exibidos dentro de janelas. Nelas você poderá abrir, salvar e fechar

Leia mais

CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN

CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN Com o Corel você vai trabalhar com um dos aplicativos mais usados no campo do design e da auto-edição, já que permite operar com dois tipos de gráficos (vetoriais

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Caderno 1.

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Caderno 1. Caderno 1 Índice MS-Windows 7: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação

Leia mais

Planejando o aplicativo

Planejando o aplicativo Um aplicativo do Visual FoxPro geralmente inclui um ou mais bancos de dados, um programa principal que configura o ambiente de sistema do aplicativo, além de uma interface com os usuários composta por

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Mic crosoft Excel 201 0 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Interface... 4 Guias de Planilha... 5 Movimentação na planilha... 6 Entrada de textos e números... 7 Congelando painéis... 8 Comentários nas Células...

Leia mais

Apostila para uso do Power Point

Apostila para uso do Power Point Apostila para uso do Power Point Introdução O Power Point, é um aplicativo da MicroSoft desenvolvido para a elaboração de apresentações. Possui recursos de hipertexto e multimídia como som, imagem, animação,

Leia mais

CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7

CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7 CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7 A Área de trabalho é a principal área exibida na tela quando se liga o computador e faz logon no Windows. É onde se exibe tudo o que é aberto (programas, pastas,

Leia mais

O computador. Sistema Operacional

O computador. Sistema Operacional O computador O computador é uma máquina desenvolvida para facilitar a vida do ser humano, principalmente nos trabalhos do dia-a-dia. É composto basicamente por duas partes o hardware e o software. Uma

Leia mais

Introdução à Informática Professor: Juliano Dornelles

Introdução à Informática Professor: Juliano Dornelles Pra que serve o computador? O computador é uma extensão dos sentidos humanos. Pode ser utilizado no trabalho, nos estudos e no entretenimento. Com finalidades de interação, comunicação, construção de conteúdo,

Leia mais

Manual do Usuário Android Neocontrol

Manual do Usuário Android Neocontrol Manual do Usuário Android Neocontrol Sumário 1.Licença e Direitos Autorais...3 2.Sobre o produto...4 3. Instalando, Atualizando e executando o Android Neocontrol em seu aparelho...5 3.1. Instalando o aplicativo...5

Leia mais

Ela funciona de um jeito parecido com as mídia de RSS próprio: o sistema acessa o feed do twitter e exibe, na tela, os últimos tweets.

Ela funciona de um jeito parecido com as mídia de RSS próprio: o sistema acessa o feed do twitter e exibe, na tela, os últimos tweets. Mídia do Twitter Esta mídia serve para mostrar os últimos tweets de uma conta específica. É útil para estabelecimentos que usam com frequência o twitter e que desejam que seus clientes acompanhem isso

Leia mais

CAPACITAÇÃO EM LIBREOFFICE IMPRESS

CAPACITAÇÃO EM LIBREOFFICE IMPRESS CAPACITAÇÃO EM LIBREOFFICE IMPRESS Nelson Luiz Cesário FCAV/UNESP Câmpus de Jaboticabal O que é o Impress? O Impress é o aplicativo de criação e edição de apresentações da família LibreOffice. Você pode

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

SIMULADO Windows 7 Parte V

SIMULADO Windows 7 Parte V SIMULADO Windows 7 Parte V 1. O espaço reservado para a Lixeira do Windows pode ser aumentado ou diminuído clicando: a) Duplamente no ícone lixeira e selecionando Editar propriedades b) Duplamente no ícone

Leia mais

Montar planilhas de uma forma organizada e clara.

Montar planilhas de uma forma organizada e clara. 1 Treinamento do Office 2007 EXCEL Objetivos Após concluir este curso você poderá: Montar planilhas de uma forma organizada e clara. Layout da planilha Inserir gráficos Realizar operações matemáticas 2

Leia mais

Capítulo 2. Laboratório 2.1. Introdução ao Packet Tracer, Roteadores, Switches e Inicialização

Capítulo 2. Laboratório 2.1. Introdução ao Packet Tracer, Roteadores, Switches e Inicialização Capítulo 2 Laboratório 2.1 Introdução ao Packet Tracer, Roteadores, Switches e Inicialização tel (41) 430457810 ou (41) 4063-7810 - info@dltec.com.br - www.dltec.com.br INDICE 1 Objetivo do Laboratório...

Leia mais

Uruaçu - 2009. Professoras Formadoras do NTE Uruaçu

Uruaçu - 2009. Professoras Formadoras do NTE Uruaçu Professoras Formadoras do NTE Uruaçu Uruaçu - 2009 Núcleo de Tecnologia Educacional de Uruaçu Rua Maranhão Quadra 02 Lote 01 Bairro JK Uruaçu Goiás Telefone: (62)3357-4237 - Fax : 3357-4217 E-mail nteuruacu@hotmail.com

Leia mais

GraphicsLib Biblioteca Gráfica 2D. Documentação

GraphicsLib Biblioteca Gráfica 2D. Documentação GraphicsLib Biblioteca Gráfica 2D Documentação Edirlei Soares de Lima elima@inf.puc-rio.br Sumário 1 Instalação e Configuração... 4 2 Manual de Utilização... 10 2.1 Estrutura de um Programa... 10 2.2 Loop

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice CAPA Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE Índice 1. Página da área administrativa... 1.1 Botões e campo iniciais... 2. Explicar como funcionam as seções... 2.1. Seções dinâmicos... 2.1.1 Como

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Treinamento T2Ti Jogos - Java Básico

Treinamento T2Ti Jogos - Java Básico Treinamento T2Ti Jogos - Java Básico Desenvolvendo um jogo digital em java O treinamento "Desenvolvimento de Jogos Digitais - Java Básico" tem como objetivo preparar o aluno para o desenvolvimento completo

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Índice

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Índice Índice Caderno 2 PG. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão,

Leia mais

Prática 6 ActionScript

Prática 6 ActionScript Prática 6 ActionScript 1. Objetivos Se familiarizar com o ActionScript. Usar comandos e funções básicas. 2. Recursos Necessários Computador com o programa Macromedia Flash MX ou superior. 3. Conceitos

Leia mais

Arquitetura de Rede de Computadores

Arquitetura de Rede de Computadores TCP/IP Roteamento Arquitetura de Rede de Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Ementa da Disciplina 4. Roteamento i. Máscara de Rede ii. Sub-Redes iii. Números Binários e Máscara de Sub-Rede iv. O Roteador

Leia mais

96 cartuchos simultâneos ou não. Copiar e Colar Cartucho: O usuário poderá copiar e colar os cartuchos, e até mesmo colar o cartucho selecionado em um outro perfil. Além de ter o recurso para mudar a cor

Leia mais

Índice: CMS 3 O que é Content Management System? Clientes 4 O que é o Cliente? 4 Configurando o i-menu/i-view para trabalhar. com o CMS.

Índice: CMS 3 O que é Content Management System? Clientes 4 O que é o Cliente? 4 Configurando o i-menu/i-view para trabalhar. com o CMS. Índice: CMS 3 O que é Content Management System? Clientes 4 O que é o Cliente? 4 Configurando o i-menu/i-view para trabalhar com o CMS. 5 Removendo o Cliente. Playlist 7 Criando um Playlist. 8 Adicionando

Leia mais

Configurações do Windows para Leitores de Tela

Configurações do Windows para Leitores de Tela MÓDULO DE ACESSIBILIDADE VIRTUAL - CEFET BG SIEP (SISTEMA DE INFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA) Configurações do Windows para Leitores de Tela Desenvolvido por Celio Marcos Dal Pizzol e

Leia mais

LOUSA INTERATIVA. ActivPen

LOUSA INTERATIVA. ActivPen LOUSA INTERATIVA Desenvolvidos por e para professores, a Lousa Interativa é composta por um quadro eletrônico branco, conectado a um computador por meio de um cabo USB. Manuseada por meio de uma caneta

Leia mais

PowerPoint. Prof. Claudio A. B. Tiellet. Parte II

PowerPoint. Prof. Claudio A. B. Tiellet. Parte II PowerPoint Prof. Claudio A. B. Tiellet Parte II CAPÍTULO 4 Formas e Efeitos Mover Autoforma Clique sobre qualquer parte da linha de contorno, mantenha o mouse pressionado e arraste até o ponto que desejar.

Leia mais

CTRL-SHIFT DOCUMENTO DE GAME DESIGN DESENVOLVIDO POR HILGAMES

CTRL-SHIFT DOCUMENTO DE GAME DESIGN DESENVOLVIDO POR HILGAMES CTRL-SHIFT DOCUMENTO DE GAME DESIGN DESENVOLVIDO POR HILGAMES 1. Introdução CTRL-SHIFT é um jogo de puzzle, plataforma 2D e 3D ao mesmo tempo. O jogador navega por um cenário de plataformas 2D, e quando

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

OURO MODERNO www.ouromoderno.com.br. Designer Gráfico APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

OURO MODERNO www.ouromoderno.com.br. Designer Gráfico APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) Designer Gráfico APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1... 3 Apresentação do Photoshop... 3 Barra de Menus... 3 Barra de Opções... 3 Barra de Ferramentas...4

Leia mais

SAMUEL SEAP 01-04-2015 INFORMÁTICA. Rua Lúcio José Filho, 27 Parque Anchieta Tel: 3012-8339

SAMUEL SEAP 01-04-2015 INFORMÁTICA. Rua Lúcio José Filho, 27 Parque Anchieta Tel: 3012-8339 SEAP 01-04-2015 SAMUEL INFORMÁTICA Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional que trás uma melhor performance não apenas em recursos sistêmicos como também nos atrai pelo seu belo visual

Leia mais

Windows 7. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com

Windows 7. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Windows 7 Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Sistema Operacional Windows 7 O Windows 7 é o sistema operacional do Microsoft Windows, um software proprietário produzido pela Microsoft

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Inicialização Tela de Logon Área de Trabalho Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Área de Trabalho Atalhos de Teclados Win + D = Mostrar Área de trabalho Win + M = Minimizar Tudo Win + R

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Prof. Marcelo Sabaris Carballo Pinto Gerenciamento de Dispositivos Gerenciamento de Dispositivos de E/S Introdução Gerenciador de Dispositivos Todos os dispositivos

Leia mais

Microsoft PowerPoint 2003

Microsoft PowerPoint 2003 Página 1 de 36 Índice Conteúdo Nº de página Introdução 3 Área de Trabalho 5 Criando uma nova apresentação 7 Guardar Apresentação 8 Inserir Diapositivos 10 Fechar Apresentação 12 Abrindo Documentos 13 Configurar

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

MICROSOFT POWER POINT

MICROSOFT POWER POINT MICROSOFT POWER POINT Programa destinado a criação e exibição de apresentações em seu computador. Através de ferramentas poderosas, você poderá preparar apresentações profissionais de forma simples e rápida.

Leia mais

HCT Compatibilidade Manual do Usuário

HCT Compatibilidade Manual do Usuário HCT Compatibilidade Manual do Usuário Índice Introdução...3 HCT Compatibilidade...3 Librix...3 Execução do Programa...4 Seleção de Testes...4 Testes Manuais...6 Teste de Teclado...6 Teste de Vídeo...7

Leia mais

Crie um novo documento de mais ou menos 300x300Selecione a ferramenta Elipse tool (elipse U)

Crie um novo documento de mais ou menos 300x300Selecione a ferramenta Elipse tool (elipse U) Animação Crie um novo documento de mais ou menos 300x300Selecione a ferramenta Elipse tool (elipse U) Crie uma bola segurando a tecla SHIFT com uma cor qualquer Duplique essa bola através do menu Editar

Leia mais

COMPUTADOR,, que máquina é essa?

COMPUTADOR,, que máquina é essa? COMPUTADOR,, que máquina é essa? Agora vamos conhecer mais de perto o computador. Observe as imagens a seguir e responda: Que coisas você vê? Quais são suas funções? unidade acionadora de CD e DVD

Leia mais

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes 1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema

Leia mais

O que é um Objeto Educacional? página 01. Objeto Educacional passo a passo página 05

O que é um Objeto Educacional? página 01. Objeto Educacional passo a passo página 05 O que é um Objeto Educacional? página 01 Objeto Educacional passo a passo página 05 O que é um Objeto Educacional A definição de Objeto Educacional, adotada pela equipe do projeto Arte com Ciência, é um

Leia mais

Manual da AGENDA GRACES 2011

Manual da AGENDA GRACES 2011 1 Agenda Graces Manual da AGENDA GRACES 2011 O Sistema Agenda Graces integrada ao Sistema Graces e Agenda Graces Grátis foi desenvolvido pela empresa Quorum Informática. Este Manual tem por objetivo atender

Leia mais

Trabalhando com arquivos de som. Prof. César Bastos Fevereiro 2008

Trabalhando com arquivos de som. Prof. César Bastos Fevereiro 2008 Trabalhando com arquivos de som Prof. César Bastos Fevereiro 2008 Usando a mídia de som Vamos considerar os programas gratuitos como base de nossas ferramentas nesse curso, assim todos poderão usufruir

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL O que é o Windows Movie Maker? É um programa que permite criar nossos próprios filmes com som, músicas, transição e efeito de vídeo.

Leia mais

Como fazer busca de imagem no Google?

Como fazer busca de imagem no Google? Como fazer busca de imagem no Google? Passo 1: Acesse o endereço do Google e depois clique na opção Imagens, que fica na barra superior da página Passo 2. Digite a palavra que procura. Observe que o Google

Leia mais

Power Point. Autor: Paula Pedone

Power Point. Autor: Paula Pedone Power Point Autor: Paula Pedone INTRODUÇÃO O POWER POINT é um editor de apresentações, pertencente ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de apresentações através da

Leia mais

Internet: Site da Simonsen e Secretaria Online

Internet: Site da Simonsen e Secretaria Online Capítulo 9 Internet: Site da Simonsen e Secretaria Online 9.1 Introdução a Internet A palavra Internet é o resultado da junção dos termos inter (internacional) e net (rede), e é o nome da grande rede mundial

Leia mais

Apostila: VLC Media Player

Apostila: VLC Media Player Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação Núcleo

Leia mais

SEU SITE FUNCIONA? Teste rápido de Usabilidade e Comunicação Web

SEU SITE FUNCIONA? Teste rápido de Usabilidade e Comunicação Web SEU SITE FUNCIONA? Teste rápido de Usabilidade e Comunicação Web Não é mais segredo para ninguém: ter um site de sua empresa na Web já se tornou obrigatório. Mas ter um site não basta. Este site deve agregar

Leia mais

Banner Flutuante. Dreamweaver

Banner Flutuante. Dreamweaver Banner Flutuante Dreamweaver Começamos com um arquivo em branco no Dreamweaver MX. Para que o banner apareça sobre a página, precisamos inserir uma camada a mais no arquivo HTML. Selecione o menu Inserir

Leia mais

Introdução ao Desenvolvimento de Jogos

Introdução ao Desenvolvimento de Jogos Introdução ao Desenvolvimento de Jogos Kleber de Oliveira Andrade pdjkleber@gmail.com Universidade de São Paulo USP Escola de Engenharia de São Carlos EESC Departamento de Dinâmica de Sistemas e Controles

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V MACAPÁ-AP 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Criando Quiz com BrOffice.impress

Criando Quiz com BrOffice.impress Criando Quiz com BrOfficeimpress A ferramenta de apresentação possibilita o desenvolvimento de várias atividades interativas como: Sete erros Quiz (Perguntas/Respostas), Colocar em ordem objetos, alfabeto,

Leia mais