Comunicação e Expressão Prof (a) Responsável: Marlei Gomes da Silva Malinoski Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Gabriela Vieira de Souza Manieri e Adriana Joana Novelli
Quais os conceitos da Disciplina de Comunicação e Expressão? Compreender a diferenciação entre língua e linguagem Relacionar o interlocutor a mensagem e o produtor dentro de um contexto Compreender a utilização dos recursos de coesão e coerência para a produção textual Reconhecer os elementos da leitura interpretativa
Quais os procedimentos em que devo agir em Comunicação e Expressão? Conceituar a diferenciação da língua e linguagem Observar a ação do interlocutor no uso da linguagem em contextos comunicativos Inferir conhecimentos prévios de coesão e coerência e apresentados na compreensão e interpretação textual. Interpretar o gênero textual dentro de aplicação social
Quais as atitudes críticas devo terem Comunicação e Expressão? Respeitar e posicionar-se criticamente frente as regras discursivas determinadas pelo interlocutor dentro de um contexto estabelecido. Comunicar-se adequadamente na forma oral e escrita obedecendo a determinação do contexto e do interlocutor.
As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 1.1 - Formas de comunicação e expressão Quando existirá mensagem comunicativa? UNID 1.2 - Comunicar-se em língua padrão: coesão e coerência O que é texto? UNID 1.3 O exercício da leitura do texto O que é ler? Sempre compreendemos um texto? UNID 1.4 O exercício da leitura do texto: a caminho da produção Como as ideias se articulam no texto?
Questão da unidade 1.1 do Vamos Praticar 1) O período, a seguir, reproduz a fala de uma pessoa em que fica marcado o registro coloquial da linguagem. Leia-o e assinale a alternativa que apresenta o mesmo conteúdo em um registro formal. Aqui tem um funcionário que se acha e que eu não gosto da conversa dele. a) Aqui há um funcionário muito convencido, de cuja conversa não gosto. b) Aqui existe um funcionário, de cuja conversa não me agrada porque ele é convencidíssimo. c) Aqui tem um funcionário que o seu convencimento provoca que eu não goste de sua conversa. d) Aqui há um funcionário convencidíssimo, o cujo discurso me provoca aversão. e) Aqui há um funcionário, a qual conversa eu não gosto devido ao seu convencimento.
Questão da unidade 1.1 do Vamos Praticar a) Aqui há um funcionário muito convencido, de cuja conversa não gosto. b) Aqui existe um funcionário, de cuja conversa não me agrada porque ele é convencidíssimo. c) Aqui tem um funcionário que o seu convencimento provoca que eu não goste de sua conversa. d) Aqui há um funcionário convencidíssimo, o cujo discurso me provoca aversão. e) Aqui há um funcionário, a qual conversa eu não gosto devido ao seu convencimento. Alternativa correta. A linguagem formal deve ser isenta de emoções e particularidades para que o discurso se torne claro e objetivo, por essa razão devemos evitar o uso de superlativos. O uso do verbo ter no sentido de existir é uma marca da oralidade, na escrita formal devemos usar o verbo haver. A expressão coloquial que se acha faz referência a um funcionário convencido, presunçoso e não ao convencimento, como ato e efeito de convencer. A linguagem formal deve ser isenta de emoções e particularidades para que o discurso se torne claro e objetivo, por essa razão devemos evitar o uso de superlativos. Não devemos usar o artigo o antes do pronome relativo cujo. A qual conversa remete a um termo ainda não utilizado Por exemplo: Aqui há um funcionário que conversa sobre crimes acontecidos durante o final de semana, a qual conversa eu não gosto... dessa forma haveria função discursiva
Questão da unidade 1.2 do Vamos Praticar 2) Com base no texto de Ricardo Ramos Circuito Fechado, assinale o item que não podemos encontrar, explicitamente no texto. Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapo. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, bloco de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetor de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, chinelos. Vaso, descarga, pia, água, escova, creme dental, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro. a) aceitabilidade. b) informatividade. c) situacionalidade. d) coesão. e) coerência.
Questão da unidade 1.2 do Vamos Praticar a) aceitabilidade. b) informatividade. c) situacionalidade. d) coesão. e) coerência. Alternativa incorreta. O texto só será um texto quando construir significação. Este texto é aceito, pois reconhecemos todas as palavras e as compreendemos em nosso universo semântico. Alternativa incorreta. Transmite, explicitamente, a informação de ser um homem levantando, indo trabalhar e retornando a sua casa. Alternativa incorreta. Reconhecemos as situações e contextos estabelecidos, uma vez que interagimos no mesmo contexto social, até podemos afirmar que o homem é um fumante. Alternativa correta. O texto não possui marcas formais de coesão. A coesão não existe de forma explicita, apenas a deduzimos. Alternativa incorreta. Percebemos uma construção coerente, pois as palavras nos levam às compreensões anteriores.
Questão da unidade 1.3 do Vamos Praticar 3) Leia o texto: Segunda maior produtora mundial de embalagem longa vida, a SIG Combibloc, principal divisão do grupo suíço SIG, prepara a abertura de uma fábrica no Brasil. A empresa, responsável por 1 bilhão do 1,5 bilhão de dólares de faturamento do grupo, chegou ao país há dois anos disposta abrigar com a líder global, Tetrapak, que detém cerca de 80% dos negócios nesse mercado. Os estudos para a implantação da fábrica foram recentemente concluídos e apontam para o Sul do país, pela facilidade logística junto ao Mercosul. Entre os oito atuais clientes da Combibloc na região estão a Unilever, com a marca de atomatado Malloa, no Chile, e a 10 italiana Cirio, no Brasil. (Denise Brito, na Exame, dez./99) Segundo o texto: a) a empresa suíça SIG ocupa o 2o lugar mundial na produção de embalagem longa vida. b) a Unilever é empresa chilena. c) a SIG Combibloc detém 2/3 do faturamento do grupo. d) a SIG Combibloc está entrando no ramo de atomatado. e) O Mercosul não influiu na decisão de instalar uma fábrica no Sul.
Questão da unidade 1.3 do Vamos Praticar Segundo o texto: a) a empresa suíça SIG ocupa o 2 lugar mundial na produção de embalagem longa vida. b) a Unilever é empresa chilena. Alternativa incorreta. A empresa SIG Combibloc, que é uma divisão do grupo SIG, ocupa o segundo lugar mundial na produção de embalagem longa vida. Alternativa incorreta. O texto afirma que a Unilever, mais especificamente o atomatado Malloa, produzido no Chile é um dos clientes da SIG Combibloc. c) a SIG Combibloc detém 2/3 do faturamento do grupo. d) a SIG Combibloc está entrando no ramo de atomatado. e) O Mercosul não influiu na decisão de instalar uma fábrica no Sul. Alternativa correta. Alternativa incorreta. O texto afirma SIG Combibloc produz embalagem longa vida e que um dos seus clientes é Unilever, que por sua vez produz o atomatado Malloa. Alternativa incorreta. O texto afirma que a SIG Combibloc prepara a abertura de uma fábrica no Sul do Brasil devido a facilidade logística junto ao Mercosul.
Questão da unidade 1.4 do Vamos Praticar 4) Leia a seguinte carta do leitor publicada na revista Época, de 2004: O estudo do psicólogo Fernando Braga é preconceituoso. Como um psicólogo pode acreditar que uma roupa pode significar motivo de invisibilidade ou humilhação? Eu, que sou professora, dou mais valor à individualidade, ao lado interior, que esse psicólogo. A pessoa que veste uniforme e se sente inferior necessita, certamente, de terapia. Não são as pessoas ao redor que fazem o 'uniformizado' sumir, e sim o próprio. Todos vivem é muito apressados. O tema para a pesquisa do psicólogo em questão poderia ser: A importância da auto-estima, da aceitação própria, do valor pessoal. IZABEL DEMARCHI NUNES, São Bernardo do Campo, SP http://revistaepoca.globo.com/epoca/0,6993,ept787092-2119-2,00.html A seguir, analise se as afirmações abaixo são verdadeiras ou falsas: I. o tema da carta está relacionada aos temas sociais, políticos ou econômicos publicados na edição anterior. II. o conteúdo da carta continua atual. III. o interlocutor imediato desta carta é quem compra a revista. IV. é necessária a saudação e despedida como em uma carta formal. Assinale a sequência correta: a) (V), (V), (F), (F). b) (F), (F), (V), (F). c) (V), (F), (F), (F). d) (V), (V), (V), (V). e) (F), (F), (F), (F).
Questão da unidade 1.4 do Vamos Praticar A seguir, analise se as afirmações abaixo são verdadeiras ou falsas: I. o tema da carta está relacionada aos temas sociais, políticos ou econômicos publicados na edição anterior. II. o conteúdo da carta continua atual. III. o interlocutor imediato desta carta é quem compra a revista. IV. é necessária a saudação e despedida como em uma carta formal. Assinale a sequência correta: a) (V), (V), (F), (F). Alternativa incorreta. A primeira afirmação está correta. A segunda está incorreta, pois não devemos confundir algo atual com relevante, a carta foi publicada em 2004, logo não é atual. b) (F), (F), (V), (F). c) (V), (F), (F), (F). d) (V), (V), (V), (V). e) (F), (F), (F), (F). Alternativa incorreta. A primeira afirmação é verdadeira, pois o gênero Carta do Leitor sempre está relacionado a temas publicados na edição anterior de um jornal ou revista. Alternativa correta. A terceira afirmação está incorreta, pois o interlocutor da carta é todo aquele que lê a carta do leitor, não somente quem compra a revista. A quarta afirmação também está incorreta, pois o gênero carta do leitor não exige a saudações e despedidas como em cartas formais, o produtor adequa a linguagem utilizada na carta à linguagem comumente utilizada pela revista ou jornal. Alternativa incorreta. A primeira afirmação é verdadeira, pois o gênero Carta do Leitor sempre está relacionado a temas publicados na edição anterior de um jornal ou revista.