EVENTO A gestão segura eficiente dos contratos administrativos envolve o adequado acompanhamento da sua execução e da sua finalização. Para isso, os agentes envolvidos, especialmente o fiscal e o gestor do contrato, devem ter clareza sobre as suas responsabilidades e competências. O foco de estudo do presente Fórum é o processamento da gestão e contratação de forma sustentável Será destinada especial atenção ao tema dos Danos nos Contratos Administrativos e as responsabilidades de agentes Públicos, em face da importância e da polêmica que o assunto envolve. Serão abordadas cada um dos assuntos e as melhores práticas a serem adotadas para sua correta aplicação dos temas abordados. Durante toda a apresentação, serão enfocadas a atuação e a responsabilidade do fiscal do contrato, da autoridade competente e da assessoria jurídica, bem como os entendimentos do Tribunal de Contas da União. PÚBLICO ALVO Fiscais e gestores de contratos, profissionais do departamento de compras e de controle interno,membros da comissão de Licitação, assessores e procuradores jurídicos, advogados, auditores, bem como todos os agentes públicos envolvidos nos procedimentos de contratação pública. OBJETIVO Capacitar e aperfeiçoar os agentes públicos em relação a questões polêmicas que envolvem os procedimentos de Gestão e fiscalização dos contrato, contratações Sustentáveis e nos danos e indenizações á administração focando as responsabilidades dos agente públicos, com destaque para os recentes entendimentos da jurisprudência e do TCU sobre os temas.
DESTAQUES DO CONTEÚDO Gestão Segura e Eficiente dos Contratos Administrativos, Contratações Públicas Sustentáveis: a competência fiscalizadora da Administração e seus limites jurídicos e operacionais,danos nos contratos administrativos, indenizações à Administração e ao contratado e responsabilidades de agentes públicos. CARGA HORÁRIA 24 horas de capacitação PALESTRANTES Edgar Guimarães Graduado em CIÊNCIAS ECONÔMICAS pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná e em DIREITO pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Doutor e Mestre em DIREITO DO ESTADO pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Consultor Jurídico do Tribunal de Contas do Estado do Paraná. Ingressou no quadro permanente de pessoal desta Instituição em agosto de 1981, tendo ocupado os cargos de Diretor de Tomada de Contas, Diretor de Assuntos Técnicos e Jurídicos, Inspetor de Controle e Diretor Geral. Professor de Direito Administrativo e de Licitação em cursos de Pós-graduação. Membro dos Institutos Brasileiro e Paranaense de Direito Administrativo e do Conselho Científico do Instituto de Direito Romeu Bacellar. Membro do Instituto dos Advogados do Paraná. Autor de livros e artigos sobre temas do Direito Administrativo. Ministra cursos e palestras sobre Licitações e Contratos Administrativos em diversas capitais brasileiras.
Prof. José Anacleto Abduch Advogado especialista em licitações e contratos administrativos, Mestre e Doutor em Direito Administrativo pela UFPR, Procurador do Estado do Paraná, Professor de Direito Administrativo da Faculdade de Direito do UNICURITIBA. Professor de cursos de especialização e cursos na área de Direito Administrativo, com atuação especialmente nas áreas de licitações e contratos administrativos, contratações públicas sustentáveis, desenvolvimento nacional sustentável, sustentabilidade, microempresa e empresa de pequeno porte, concessões de serviços públicos, parcerias público-privadas. Autor das obras Contratos de Concessão de Serviços Públicos - equilíbrio econômico-financeiro, e As licitações e o Estatuto da Microempresa. Coordenador e professor do curso de Especialização em Licitações e Contratos Administrativos da UNIBRASIL Madeline Rocha Furtado Professora, escritora e palestrante na área de Licitações e Contratos na ENAP - Escola Nacional de Administração Pública, tendo ministrado vários cursos para a Administração Direta e Indireta. Orientadora do curso de Pós Graduação do ICAT/UDF. Instrutora de cursos na área de Gestão de Contratos Terceirizados na Empresa de Tecnologia e Informação da Previdência Social DATAPREV. Pós-graduada em Gestão em Logística na Administração Pública com Especialização em Didática de Ensino Superior e pós-graduada em Direito Público.Autora da Obra: Gestão de Contratos de Terceirização na Administração Teoria e Prática, 4º edição, 2010, publicado pela Editora Fórum.Artigos publicados em revistas especializadas, como Revista Zênite de Licitações e Contratos ILC; Revista Fórum de Contratação e Gestão Pública; Governet e NDJ.Atualmente exercendo o cargo de assessora na Diretoria de Finanças e Serviços Logísticos da DATAPREV - Empresa de Tecnologia e Informação da Previdência Social.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Dia 16 de Outubro Edgar Guimarães GESTÃO SEGURA E EFICIENTE DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 1. Noções básicas sobre contratos administrativos à luz da Lei 8.666/93 1.1. Forma e formalização 1.2. Prazos de duração dos contratos: regra geral, exceções. 1.3. Conteúdo e requisitos mínimos indispensáveis 1.4. Obrigatoriedade e dispensa do termo contratual 1.5. Publicidade da contratação 1.6. Reequilíbrio econômico-financeiro do contrato 1.7. Alterações contratuais 1.8. Sanções Administrativas 2. Noções básicas sobre terceirização 2.1. Atividades terceirizáveis de acordo com IN 02/08 2.2. Terceirização vedada 2.3. Objetivo da contratação de terceiros 2.4. Meios para alcançar uma boa terceirização 3. Gestão e fiscalização dos contratos 3.1. Determinações legais e regulamentares 3.2. Gestor versus Fiscal do Contrato 3.3. Atribuições do gestor/fiscal do contrato 3.4. Regras de acompanhamento e fiscalização dos contratos na IN 02/08 4. Recebimento provisório e definitivo do objeto 4.1. Determinação legal 5. Pagamento 5.1. Procedimentos 5.2. Prazo para pagamento 5.3. Responsabilização pelo atraso no pagamento 5.4. Pagamento de verbas mediante depósito em conta vinculada 5.5. Exigência da manutenção das condições de habilitação como condição para o pagamento 6. Repactuação dos contratos de acordo com a IN 02/08 6.1. Periodicidade 6.2. Direito do contratado 6.3. Várias repactuações divisão em parcelas 6.4. Anualidade forma de contagem 6.5. Procedimento a ser observado 6.6. Prazo para decisão administrativa, solicitação e vigência 6.7. Formalização
6.8. Repactuação e reequilíbrio econômico dos contratos 6.9. Contratação de remanescente de serviço e repactuação 7. Responsabilidade trabalhista 7.1. A posição do Tribunal Superior do Trabalho 7.2. A disposição da Lei 8.666/93 7.3. Mecanismos de prevenção Dia 17 de Outubro José Anacleto Abduch Contratações Públicas Sustentáveis: A competência fiscalizadora da Administração e seus limites jurídicos e operacionais : - Competência fiscalizadora da Administração: limites e possibilidades. - Fiscalização da execução contratual: requisito para a realização legítima da despesa publica. - Noções fundamentais sobre sustentabilidade e de desenvolvimento sustentável: origem do termo, dimensões social, econômica e ambiental. - A sustentabilidade como dever do Estado: fundamentos legais e constitucionais. Normas que se aplicam às contratações públicas sustentáveis - A licitação como instrumento de efetivação de políticas públicas: a superação do paradigma do objeto específico. - A função social da contratação pública: significado, alcance e aplicação prática. - Conceito de contratações públicas sustentáveis - Princípios das contratações sustentáveis: transversalidade, obrigatoriedade da intervenção estatal, precaução e prevenção, poluidor pagador, ubiqüidade, solidariedade. - O poder de compra como instrumento de modificação de mercados - Aspectos de sustentabilidade nas licitações e os princípios da isonomia e da economicidade. - O planejamento da contratação de acordo com aspectos de sustentabilidade: projeto básico e termo de referencia, requisitos de habilitação, de qualidade do objeto e de execução contratual, licitações do tipo técnica e preço. - Plano de gestão logística sustentável. - Requisitos de sustentabilidade nas licitações públicas: isonomia e economicidade avaliação do ciclo de vida dos produtos.
- Normas aplicáveis às contratações sustentáveis na dimensão ambiental: Constituição Federal, Política Nacional de Meio Ambiente (Lei nº 6938/81),Política Nacional sobre Mudança do Clima (Lei nº 12.187/09), Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), Instrução Normativa nº 01, de 19 de janeiro de 2010 da SLTI-MPOG, Portaria nº 02, de 16 de março de 2010 da SLTI-MPOG, Resolução nº 01/86 do CONAMA, Resoluções do INMETRO, Norma ISO 14.001, Decreto Federal nº 7746/2012, Resolução nº 103 do CSJT, Lei nº 12.462/2011, entre outras normas. - Sustentabilidade ambiental e execução contratual: a importância da fiscalização da execução contratual para conferir efetividade às exigências de sustentabilidade ambiental. - Planejamento da fiscalização da execução do contrato sustentável. - Eficiência e eficácia no controle interno da execução contratual. - Conduta do gestor e do fiscal da execução contratual em caso de irregularidade e descumprimento dos requisitos de sustentabilidade fixados no contrato. - Sustentabilidade ambiental e controle da contratação pública: o controle popular e pelos Tribunais de Contas. - Experiências concretas na efetivação das contratações públicas sustentáveis: casos concretos e a posição do TCU. No curso serão respondidas as seguintes questões, entre outras: 1. O que é sustentabilidade? Quais as dimensões da sustentabilidade? Qual a importância da sustentabilidade ambiental? 2. O Estado tem algum dever em relação à sustentabilidade? Quais as disposições constitucionais acerca do papel do Estado em relação à sustentabilidade? 3. Quais as principais formas de atuação do Estado no que diz respeito à sustentabilidade? 4. O que é a função social da contratação pública? Qual a função das licitações e das contratações públicas para a implementação de políticas públicas? 5. Como o poder de compra do Estado pode influenciar na busca da sustentabilidade ambiental? 6. Quais as finalidades da licitação, nos termos do artigo 3º da Lei nº 8666/93? 7. O que são as contratações sustentáveis ou contratações verdes? 8. Quais os princípios constitucionais ambientais se aplicam às contratações sustentáveis? 9. Quais as normas ambientais se aplicam às contratações sustentáveis? 10. Quais as principais decisões do Tribunal de Contas da União em relação ás contratações públicas sustentáveis? De acordo com a posição do TCU é possível
afirmar que inserir critérios de sustentabilidade nos editais é um dever do Administrador? 11. Como realizar a fundamentação correta de uma contratação pública sustentável? Quais as normas podem servir para tal fundamentação? 12. A Administração Pública deve assegurar a igualdade nas licitações. Neste sentido, exigir cumprimento de requisitos de sustentabilidade ambiental nas contratações públicas viola a isonomia? 13. A exigência de requisitos de sustentabilidade ambiental pode tornar as propostas mais caras. Isso viola o princípio da economicidade? A vantajosidade está relacionada apenas ao preço? 14. O planejamento da contratação pública é importante? O que deve ser considerado para o planejamento adequado de uma contratação pública sustentável? 15. É necessária a constituição de uma equipe de planejamento sustentável? Quais as etapas deste planejamento? 16. O planejamento da contratação é importante no que tange à fiscalização da execução do contrato sustentável? 17. O que é o plano de gestão logística sustentável previsto no Decreto Federal nº 7746/12? Como realizar e qual o seu conteúdo? 18. O que pode e deve ser previsto em projetos básicos de obras e de serviços de engenharia no tocante à sustentabilidade ambiental? E no termo de referencia? 19. É possível instituir requisitos de habilitação de acordo com critérios de sustentabilidade ambiental? De que forma? 20. É possível instituir critérios de sustentabilidade ambiental em relação ao objeto da contratação? Quais? 21. Para assegurar a qualidade da contratação, é possível exigir certificações de qualidade (ISO, ABNT, etc)? Qual a posição do TCU a respeito? Quais as inovações produzidas pela Lei nº 12.462/11 (RDC)? 22. A execução contratual deve contemplar requisitos de sustentabilidade ambiental? É possível prever obrigações sustentáveis dos contratados? 23. Como se dá o controle da contratação pública com base em critérios de sustentabilidade ambiental? 24. Qual a conduta do gestor e do fiscal da execução contratual diante de irregularidades ou descumprimento dos requisitos de sustentabilidade previstos no contrato? Quais as sanções aplicáveis?
Dia 18 de Outubro Madeline Furtado O Planejamento da contratação de serviços Requisito da Gestão/Fiscalização Uma abordagem sistêmica. Introdução. A importância da fase de Planejamento das contratações de serviços pela Administração Pública. O que o gestor público precisa saber antes de iniciar o processo de contratação e suas implicações na execução contratual. I- Considerações Iniciais: 1. Preceito Constitucional e Princípios da Licitação 2. O que é Licitação e para quê? Regra e Exceção. 3. Legislação. 4. Competências e atribuições. 5. Estudo Preliminar. 6. Avaliação dos Riscos e viabilidade da contratação. 7. Controles. 8. Identificação dos resultados a serem alcançados. II. O Objeto da contratação: 1. Tipo de objeto. 2. Caracterização/justificativas do objeto da prestação do serviço. 3. Unidade de medida. 4. Critério de aferição e pagamento dos serviços. 5. ANS. 6. Composição dos custos do serviço com mão de obra disponível. 7. Custos Fixos e variáveis na prestação. 8. Legislação correlata à prestação do serviço. 9. Execução contratual: acréscimos e supressões quantitativas e qualitatitavas. Alterações de itens variáveis do serviço; Plano de sustentação da contratação.liquidação da despesa.fim. VALOR DE INVESTIMENTO R$ 3.100,00 ( Três mil e cem reais ) Incluindo: 3 ( Três ) Almoços 6 ( Seis ) Coffee-Breaks Material de apoio Certificado de Capacitação do Fórum
LOCAL Carlton Hotel End.: SHS Quadra 5 Bloco G, Q.5, Bloco Asa Sul Brasília DF Fone: (61) 3224-8819 www.carltonhotelbrasilia.com.br Valores Especiais para participantes do evento: Single: 385,00 + 10% Taxas Duplo: 465,00 + 10% Taxas OPÇÕES DE HOSPEDAGEM Naoum Plaza Brasília End.: SHS Quadra 5, S/N, Asa Sul, CEP: 70322-912 Brasília DF Fone: (61) 3322-4545 www.naoumplaza.com.br Valores: Single: 398,00 + 10% Taxas Duplo: 460,00 + 10% Taxas Triplo: 575,00 + 10% Taxas Grand Bittar Hotel End.: Setor Hoteleiro Sul, Quadra 5, Bloco A, CEP 70315-000 Brasília DF Fone: (61) 3704-5000 www.hoteisbittar.com.br Valores: Single: 391,00 + 5 % Taxas Duplo: 490,00 + 5 % Taxas Triplo: 611,00 + 5 % Taxas Hotel San Marco End.: Setor Hoteleiro Sul, Quadra 5, Bloco C, Asa Sul, CEP 70322-914 Brasília DF Fone: (61) 2103-8484 www.sanmarco.com.br Valores:
Single: 423,20 + 10 % Taxas Duplo: 487,20 + 10 % Taxas Triplo: 631,20 + 10 % Taxas INSTRUÇÕES PARA EMISSÃO DE NOTA DE EMPENHO E PAGAMENTO Emitir a favor da Premier Treinamentos e Com. Varej. de Equipamentos e Supr. de Informática LTDA ME, estabelecida na Rua Pedro Gusso, 3069, CEP 81315-000, Cidade de Curitiba PR, devendo o respectivo pagamento ser efetuado através de uma das contas: Banco do Brasil Ag: 3007-4 C/C: 35971-8 Banco Itaú Ag: 1688 C/C: 18850-5 REALIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO