HISTÓRIA UNIVERSAL
1 PERIODIZAÇÃO http://historiaprofessorapriscila.blogspot.com.br/2013/03/periodizacao-da-historia-primeiro-nao.html
1.1 HISTORIOGRAFIA E PRÉ-HISTÓRIA Historiografia = escrita da história Existem diferenças fundamentais entre os encaminhamentos de uma escrita da história, ou seja, pessoas que traçaram teorias, procurando estabelecer o motor do movimento histórico. Dentre tais expoentes encontram-se Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx.
Podemos afirmar que os paradigmas da ciência histórica foram originados nos debates em torno das ideias sociológicas = grau de autenticidade ao relato histórico. Portanto a história não é o que aconteceu, do jeito que aconteceu, mas uma possibilidade de interpretação do ocorrido dentro de uma perspectiva teórica = possibilidade de interpretação do passado dentro de um nexo. Fontes das imagens a seguir: Pré-vestibular 1: História, volume 1: Material do professor/marcio dos Anjos, Eduard Henry Lui, Paulo Roberto Fiatte Carvalho, Washington Simões (organizadores). Curitiba: Pearson Education do Brasil, 2014. p. 7, 8.
Perspectiva Materialista MARXISMO - O materialismo histórico dialético, desenvolvido pelo alemão Karl Marx, propõe o desenvolvimento das sociedades humanas a partir da luta pela sobrevivência = a história da humanidade seria a história da luta de classes
Marx estruturou a perspectiva materialista a partir dos chamados modos de produção : - modo de produção asiático - modo de produção escravista - modo de produção feudal - modo de produção capitalista - modo de produção socialista
Perspectiva Culturalista HISTÓRIA DAS MENTALIDADES - A perspectiva materialista busca discorrer sobre formas de pensamento, estruturas mentais e organização dos discursos, sem desconsiderar aspectos materiais.
Exemplos dessa perspectiva podem ser encontrados nos estudos sobre gênero, como é o caso da história das mulheres. Muitos historiadoras trabalham mitos que envolvem a relação entre homem e mulher e que estabelecem normas de conduta, definindo a própria condição feminina ao longo do tempo.
Pré-História O fóssil mais antigo de um hominídeo foi encontrado no deserto da Etiópia, em 1974 (uma fêmea de Austrolopithecus afarensis, apelidada de Lucy de, aproximandamente, 3,2 milhões de anos). http://teianeuronial.com/a-evolucao-do-homem-branco/
https://pt.wikipedia.org/wiki/predefini%c3%a7%c3%a3o:cronol ogia_humana
Quando os seres humanos saíram da África (por dificuldades climáticas, busca por novas áreas para exploração, uma população que crescia), a pigmentação escura da pele era importante, pois ajudava o corpo a se proteger da radiação solar. A redução da quantidade de melanina, a qual define a tez branca, só aconteceu em grupos que viviam na Europa entre 6 mil e 12 mil anos atrás. Essa alteração de melanina corresponde a uma transformação na síntese de vitamina D.
Variações fenotípicas, que por muito tempo estabeleceram noções de raça em discursos da história, representam mudanças de superfície, ocorridas há pouco tempo. Essas diferenças foram utilizadas em discursos racistas, os quais pretendiam legitimar a dominação e a espoliação de grupos humanos diferentes. Atualmente reportamos ao conceito de etnia, já que pertencemos todos à raça humana. http://www.radiopolar.com/noticia_101940.html
Povos Ágrafos Grupos humanos anteriores ao surgimento da escrita Domínio do fogo Desenvolvimento de ferramentas em pedra Nomadismo/Pinturas rupestres 3 milhões de anos a 10 mil anos a.c. Início da sedentarização Técnicas de cultivo e dominação de animais Utilização de pedras polidas - ferramentas 10 mil anos à 4 mil a.c. Desenvolvimento da metalurgia Melhorias na agricultura e na qualidade de vida 4 mil e quinhentos à 3 mil e quinhentos anos a.c.
Paleolítico Grupos nômades que já desenvolviam instrumentos de pedra lascada, os quais permitiam a caça, a coleta, a pesca e eventuais defesas contra possíveis predadores. Grupos que habitavam cavernas deixaram importante registro de seu cotidiano ao representar cenas do dia a dia nas paredes das grutas, as pinturas rupestres.
A Revolução Neolítica Momento decisivo da história da humanidade aquele em que o homem inventa a agricultura cerealífera e a domesticação dos animais: doravante deixará de estar sujeito às vicissitudes e aos perigos da caça, até então, principal fornecedora de alimento. Mas hoje sabemos com segurança que esse momento dura séculos e que, durante longo tempo, atividades antigas e atividades novas coexistem. Esquema - https://historiasete.webnode.pt/news/neolitico/
Esquema - https://historiasete.webnode.pt/news/neolitico/ Os historiadores ligavam anteriormente esses avanços à sedentarização e à invenção da cerâmica, no entanto, há registros de uma certa forma de agricultura no Egito, a partir do Paleolítico.
Esquema - https://historiasete.webnode.pt/news/neolitico/
Idade dos Metais A princípio ouro, cobre e estanho foram explorados. Da mistura dos dois últimos produziu-se o bronze. Mais tarde o ferro passou a ser desenvolvido em terras orientais e em alguns espaços da Europa.
Nesse momento há uma preocupação em preservar os vários conhecimentos produzidos e aí se colocava o problema da continuação das ideias desenvolvidas na coletividade. Criam-se símbolos que, associados, formavam ideogramas. Estes constituíram os primeiros sistemas de escrita. https://www.infoescola.com/civilizacoes-antigas/escritacuneiforme/
Sistema religioso Tumbas, sarcófagos, cemitérios são exemplos de uma preocupação com o além e já aparecem na fase neolítica. A partir de vestígios históricos vemos que havia um interesse em explicar algo que tivesse produzido o mundo e movesse a natureza. Para essas populações, todas as coisas eram animadas por forças poderosas que necessitariam ser contempladas, apaziguadas ou estimuladas. Assim, do sentimento religioso para a sistematização das religiões não foi um caminho difícil. Estavam dadas as bases de um modelo de civilização.
EXERCÍCIOS 1. (UFPB) Entre os historiadores, existe o consenso de que o saber histórico é construído a partir de fontes. Portanto, é incorreto afirmar que as fontes históricas são: a) signos, sinais e vestígios do passado dos homens que são recolhidos, agrupados e criticados para fundamentar o conhecimento produzido pelos historiadores b) utensílios, ferramentas e artefatos produzidos pelos homens, que chegaram até o presente, servindo de testemunho de práticas humanas já vividas; c) diversos tipos de referência do passado, dentre os quais se incluem escritos, manuscritos, imagens, patrimônio arquitetônico e cultural de tipo material ou simbólicos d) documentos escritos, aos quais é possível aplicar a crítica pelos métodos científicos do saber histórico. As demais fontes são meramente ficcionais; e) todas as referências de atividades humanas, pois compõem o patrimônio cultural de todo e qualquer grupo humano, servindo de indicadores do seu passado.
2. A revolução técnica do Período Neolítico a agricultura trouxe consequências fundamentais para a humanidade, destacando-se dentre elas: a) O estabelecimento de regras que organizassem o uso do solo e possibilitassem o usufruto dos bens produzidos. b) O aparecimento de alimentação variada como servos, aves, vegetais e raízes. c) Utilização do fogo para afugentar animais d) A vida comunitária, surgida da necessidade de muitos braços para o trabalho escravo. e) Desenvolvimento da metalurgia.
3. (FGV São Paulo) Os historiadores consideram a invenção da escrita um acontecimento da maior importância. Segundo uma visão tradicional, o seu surgimento assinala a passagem da Pré-História para a História propriamente dita. (...) A escrita é utilizada como critério para distinguir a História da Pré- História, sem que isso implique um juízo de valor; o domínio da escrita não torna as sociedades históricas necessariamente superiores às pré-históricas. A escrita deve, isso sim, ser vista como manifestação de uma profunda transformação das sociedades humanas. (Luiz Koshiba. História: origens, estruturas e processos, 2000.) Dentre as transformações ocorridas nas sociedades humanas, a invenção da escrita pode ser associada a) à criação das primeiras organizações sociais, fundamentadas na experiência da economia solidária. b) a uma organização marcada pelas desigualdades sociais, com a concentração da riqueza e a existência do poder. c) ao desenvolvimento das religiões primitivas, que ligavam as divindades com os fenômenos naturais, como a chuva e o sol. d) ao início da utilização sistemática do fogo, o que permitiu aos homens a invenção de instrumentos capazes de registrar a escrita. e) à construção de comunidades igualitárias, caracterizadas por rituais cíclicos de distribuição dos bens.
4. Vivemos num mundo muito diferente daquele em que nossos bisavós viveram. De lá para cá, as mudanças foram muitas. Hoje, por meio do fax, pode-se enviar uma carta ao Japão em menos de um minuto. Com um telefone celular, pode-se conversar com alguém que esteja sentado no banco de uma praça. Pela Internet, pode-se visitar o Louvre um museu francês que contém obras de artistas de diferentes épocas e de várias partes do mundo sem sair de casa. Hoje é possível também viajar em trens e aviões muito mais velozes do que os que nossos bisavós conheceram. Se compararmos o modo de se vestir e de se enfeitar do tempo dos nossos bisavós com o atual, veremos que aí também houve mudanças acentuadas. [...] Para muitas pessoas, a História lembra apenas velharia, túmulos de reis, cidades em ruínas, papéis roídos por ratos. Lembra um passado frio, distante, morto. Mas a ideia que temos de História é outra. Acreditamos que faz sentido estudar o passado porque ele nos ajuda a compreender o presente. (BOULOS JÚNIOR, 2004, p. 8-9). Com base no texto, indique dois componentes indispensáveis à construção do conhecimento histórico.
5. A pintura rupestre a seguir, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa: Pintura rupestre da Toca do Pajaú PI http://betocelli.com.br/coppermine/displayimage.php?pos=-576
a) o conflito entre os povos indígenas e os europeus durante o processo de colonização do Brasil. b) a organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre seus membros. c) aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil. d) os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos. e) a constante guerra entre diferentes grupos paleoíndios da América durante o período colonial.