Todas as alterações do sistema de escape afetam o certificado. Entre em contato com uma concessionária Scania para obter mais informações. Limitações gerais para todos os tipos de motores e sistemas de escape IMPORTANTE! Sempre entre em contato com uma concessionária Scania antes de modificar o sistema de escape de um veículo, já que essas modificações podem causar o seguinte: Potência do motor seriamente prejudicada Aumento no consumo de combustível Os requisitos relativos a níveis de ruído e emissões não são atendidos Dano permanente ao equipamento de pós-tratamento de gases de escape, resultando em custos elevados de substituição Uma vida útil mais curta para os componentes do veículo Consulte a especificação de chassi individual (ICS) para obter informações sobre a classe de emissão do motor. Scania CV AB 2016, Sweden 1 (8)
ADVERTÊNCIA! O tubo de escape é muito quente. Certifique-se de que o componente próximo ao tubo de escape tenha proteção térmica ou seja instalado a uma distância adequada. Para evitar o risco de incêndio, a temperatura das áreas próximas ao silencioso não deve ultrapassar 200 C. Devido às altas temperaturas, as superfícies não devem ter qualquer receptáculo de modo que nenhum material fique preso e pegue fogo. IMPORTANTE! Em veículos equipados com sistema SCR, o dosador de redutor não deve ser reposicionado em relação ao silencioso. Mais informações sobre proteção térmica, folga de segurança e protetores térmicos estão disponíveis no documento Risco de incêndio e danos associados a componentes quentes. Scania CV AB 2016, Sweden 2 (8)
Extensão dos tubos de escape Na descrição abaixo, os seguintes tubos são considerados tubos de escape separados: Tubo do motor ao silencioso Tubo do silencioso É permitido estender os tubos de escape. Use tubos de escape flexíveis com comprimento suficiente para que a extensão permita o movimento e evite forças aplicadas sobre o silencioso. Não pressione muito forte na ligação para tubos a fim de evitar danos ao silencioso e sua saída. Nota: Instale o tubo flexível de modo reto, com metade do seu comprimento para fora, de modo a manter sua funcionalidade. Se for instalado dobrado ou em forma de S, existe o risco de ter a funcionalidade prejudicada. Todos os tubos de escape devem atender aos seguintes requisitos: Número de dobras: No máximo 9 Total do ângulo máximo de flexão do sistema: 230 graus Raio mínimo de curvatura permitido: 145 mm Material: Aço inoxidável 1.4512 de acordo com a norma SS-EN 10088-1:2005, ou material superior para a finalidade referente ao ponto de tensão e resistência à corrosão. Diâmetro do tubo: Mínimo 127 mm Espessura do tubo: Mínimo 2 mm Todos os sensores e suas posições devem ficar como estavam Mesmo que os requisitos acima sejam atendidos, a Scania não pode garantir a resistência do sistema de pós-tratamento ou que atenderá aos requisitos relativos a níveis de ruído e qualquer certificado ADR 1. Scania CV AB 2016, Sweden 3 (8)
A Scania não se responsabiliza por consequências oriundas da modificação de tubos de escape, inclusive qualquer alteração no consumo de combustível ou perda de potência e torque. ADVERTÊNCIA! Os gases de escape são muito quentes. Verifique se todas as soldas não apresentam vazamentos e certifique-se de que não possam causar ferimentos ou danos aos componentes próximos. 1. Acordo da UE referente ao transporte de mercadorias perigosas nas estradas. Scania CV AB 2016, Sweden 4 (8)
Tubo de escape do motor ao silencioso Além dos requisitos mencionados acima na seção Extensão dos tubos de escape, o tubo de escape dos motores Euro 6 ao silencioso também deve atender aos seguintes requisitos: D A Para evitar danos à saída do turbo, o anexo original (D) e a peça flexível devem permanecer no lugar (A). Para evitar danos à entrada do silencioso, deve ser usada uma seção de tubo flexível (B), igual a (A), antes do silencioso. A seção flexível deve ser instalada o mais próximo possível do silencioso. O tubo deve ser apoiado por suportes (C e D). Instale os suportes nos lugares onde o movimento relativo entre os pontos de fixação deve ser pequeno quando o veículo é usado, por exemplo, no quadro. Os tubos flexíveis devem ser retos e não ser torcidos quando instalados para fornecer a absorção máxima dos movimentos. Os requisitos acima se aplicam a todo o comprimento do tubo, do motor ao silencioso. Todas as dobras devem ter transições suaves. B C 370 018 Use uma abraçadeira em V ao unir os extremos da Scania. Designação Nº da peça Abraçadeira em V 1 863 832 Scania CV AB 2016, Sweden 5 (8)
Isolação Se o comprimento total do tubo, do motor ao silencioso, for superior a 1,5 m, o tubo deve ser isolado. A isolação deve atender aos seguintes requisitos: Resistência à temperatura: Mínimo 700 C Tipo: Lã de vidro ou mineral Espessura: Mínimo 10 mm Proteção: Folha de aço inoxidável, espessura mínima de 0,2 mm ou várias camadas com pelo menos 0,2 mm no total. Vede a camada de proteção adequadamente para garantir as propriedades de isolação. Certifique-se de não acumular sujeira dentro da camada de proteção. Tubo de escape do silencioso É permitido estender o tubo de escape a partir do silencioso ou instalar uma saída de escape vertical. Além dos requisitos mencionados acima na seção Extensão dos tubos de escape, o tubo de escape também deve atender aos seguintes requisitos: Se os tubos de saída precisarem ser modificados e houver um sensor instalado neles, o tubo de escape entregue com o veículo deve ser usado até o sensor instalado no tubo. Depois do sensor, é permitido unir ou fazer alterações no tubo. Para proteger o sensor contra água e sujeira, o sensor deve ser instalado na mesma distância da abertura do tubo que na execução original. O tubo de escape do silencioso deve ser flexível de modo que o silencioso possa se movimentar em relação ao motor e ao chassi. Scania CV AB 2016, Sweden 6 (8)
Adaptação para válvula de aquecimento da carroceria basculante Adaptação para válvula de aquecimento da carroceria basculante A válvula de aquecimento da carroceria basculante não pode ser utilizada quando a temperatura ambiente estiver acima de 30 C. IMPORTANTE! Os seguintes requisitos técnicos aplicam-se à adaptação da válvula de aquecimento da carroceria basculante: As dimensões do tubo, incluindo a válvula de escape, devem ter, no mínimo, o mesmo tamanho dos tubos originais. O tubo flexível deve ter pelo menos o mesmo comprimento que o tubo na instalação original de modo que o silencioso e o tubo de escape possam se mover em relação ao motor e ao chassi. A instalação deve ser feita com o menor número possível de tubos dobrados. O raio dos tubos dobrados não deve ser inferior ao diâmetro do tubo de escape. A modificação não deve ser feita de modo que seja aplicado peso extra no silencioso ou em outros componentes do sistema de escape. Para veículos com motores Euro 6, o seguinte também se aplica: Só é permitir eliminar os gases de escape após o silencioso. O fluxo de escape até a carroceria pode ser de até 50% do fluxo. Se for possível provar que a contrapressão não está elevada, será possível permitir uma porção maior dos gases de escape através da carroceria. Todas as posições de sensores do sistema de escape e do sistema de pós-tratamento devem permanecer inalteradas. O tubo de escape entre o silencioso e o sensor não deve ser modificado. Scania CV AB 2016, Sweden 7 (8)
Adaptação para válvula de aquecimento da carroceria basculante Nota: A Scania deve inspecionar este tipo de modificação antes de o veículo ser colocado em operação. Entre em contato com um distribuidor Scania e anexe a documentação da carroceria antes que a conversão seja iniciada. A pessoa de contato de cada mercado está indicada nos contatos do Mercado na Scania Bodybuilder Homepage. Scania CV AB 2016, Sweden 8 (8)