Muitíssimo Muito Pouco Nem um pouco 1 O teste dos dons (Adaptado do livro homônimo de Christian A. Schwarz, 1999) Nome: Email: Sinto-me Para cada questão, assinale a resposta que complete as reticências (...) Importante: Responda de acordo com o que você realmente é, e não como você acha que deveria ou gostaria de ser. Estas afirmações expressam a verdade sobre você? Qual tem sido a sua experiência? Até que ponto elas refletem suas tendências naturais? Realizado(a) em... 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20...desenvolver planos detalhados para alcançar objetivos definidos....me adaptar aos estilos de vida e costumes de pessoas de outras culturas....analisar afirmações de outros cristãos para ver se tendem a levar a Igreja de Jesus para desvios....falar de Jesus e de meu relacionamento com ele para não-cristãos....encorajar outras pessoas....formular objetivos que parecem irreais para outras pessoas, e depois trabalhar de forma decidida para alcançá-los...colocar de forma generosa, o meu dinheiro e as minhas posses à disposição do Reino de Deus....colaborar na elaboração de materiais que tornem simples e interessante o aprendizado das pessoas....trabalhar no conserto e manutenção de coisas....trabalhar nos bastidores, para apoiar as pessoas que estão realizando um ministério público....receber visitas, mesmo de surpresa, preparar comida e oferecer uma boa acolhida para eles....orar por uma hora a mais....gastar muito tempo no estudo de livros procurando adquirir novos lançamentos....liderar pessoas de maneira que se engajem em um projeto conduzindo a um objetivo comum....preocupar-me com pessoas que estão a margem da sociedade....engajar-me de tal forma nos problemas de outras igrejas procurando contribuir para encontrar outras soluções....preocupar-me com o bem espiritual de outros cristãos e acompanhá-los por um longo tempo....aceitar serviços pequenos e aparentemente insignificantes na igreja....dar tudo de mim para desenvolver as minha habilidades musicais....expressar minhas idéias e concepções por meio de arte (teatro, desenho, dança,etc.)
Enorme vontade Grande vontade Pouca vontade Nenhuma vontade 2 Tenho de me envolver, mais do que fiz até agora, em... 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40...planejar projetos para a Igreja, organizá-los e achar pessoas para sua implantação....manter contatos com pessoas de outras culturas....analisar as palavras de outros cristãos para verificar se estão em concordância bíblica....conversar sobre a fé em Jesus Cristo com outras pessoas....acompanhar de perto pessoas em suas necessidades....contribuir para que pessoas com visão dêem o tom das coisas na Igreja....entrar em contato com as pessoas e projetos que dependam da minha ajuda financeira....gastar tempo em ensinar conhecimento e aptidões a outras pessoas....fazer algo bem prático para Deus com as minhas mãos....apoiar outros cristãos colocando os meus dons a serviço dos seus ministérios....oferecer a pessoas recém conhecidas um ambiente agradável em minha casa....dedicar muito tempo a oração....juntar e avaliar idéias e sugestões que são importantes para o corpo de Cristo....ser chamado para tarefas de liderança....ter contato com pessoas que foram negligenciadas ou abandonadas pela sociedade....trabalhar na fundação de novas igrejas contribuindo para a salvação de pessoas que, de outra forma, não seriam alcançadas....acompanhar cristãos para ajudá-los no seu crescimento espiritual....ser chamado(a) quando há necessidade de serem realizadas tarefas bem práticas na Igreja...servir a Deus com a música....expressar minhas idéias de forma criativa (artes plásticas, poesia, dramaturgia, vídeos, etc.)
muitas vezes frequentemente raramente nunca 3 Eu tive a experiência de... 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60...desenvolver planos que contribuíram para que o trabalho na Igreja fosse feito de forma mais eficaz....perceber que pessoas de outras culturas se sentiram atraídas por mim....reconhecer falsos motivos por trás de palavras aparentemente muito espirituais de outras pessoas....perceber que Deus me usou para levar pessoas a Jesus....notar que outras pessoas receberam conforto por meio da minha ajuda....ver que outros me consideram um sonhador porque insisto em investir a minha vida em objetivos considerados utópicos....ajudar outras pessoas por meio de uma oferta considerável do meu dinheiro....ter a confirmação de outros de que consegui passar-lhes o meu conhecimento de uma forma melhor que a maioria das pessoas....poder ajudar pessoas com a habilidade das minhas mãos....ver pessoas em posição de liderança fazerem melhor o seu trabalho porque ajudeias em tarefas delas....notar que as pessoas se encontram com mais freqüência na minha casa por se sentirem melhor aqui do que em outros lugares....perceber a intervenção concreta de Deus quando orei especificamente por algum motivo....ser o primeiro a dar sugestões que mais tarde foram muito úteis....poder incentivar outros cristãos na realização de determinados objetivos....ajudar pessoas que estavam em necessidades....ver líderes de outras igrejas aceitando e colocando em prática minhas sugestões....ajudar cristãos a crescer na fé por meio do meu acompanhamento pessoal e dedicado....perceber antes de outras pessoas e realizar as tarefas na Igreja....ver as pessoas ouvindo atentamente a mensagem, quando usei minhas habilidades musicais....usar minhas habilidades criativas em importantes momentos de adoração da Igreja.
muitas fortemente fortemente muito pouco não correspondem 4 As afirmações a seguir correspondem... à minha situação: 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 Planejo meu dia e deixo pouca coisa acontecer por acaso. Tenho prazer em aprender outros idiomas e sobre outras culturas. Fico profundamente perturbado quando alguém diz algo correto, mas com as motivações erradas. Incomodo-me com o fato de muitos cristãos não falarem da sua fé em Jesus. Quando pessoas me contam os seus problemas, consigo sentir melhor as suas dificuldades do que outras pessoas. Para mim não há dúvidas de que Deus cumpre as suas promessas, mesmo quando as evidências dizem o contrário. Sinto-me tocado quando ouço sobre necessidades financeiras de outras pessoas. Sofro com o fato de que alguns palestrantes não conseguem passar os seus conhecimentos de forma ilustrativa, interessante e eficiente. Não consigo ver construções, aparelhos, roupa, etc. em mau estado de conservação. Fico satisfeito realizando tarefas que para outros não são agradáveis. Tenho alegria em receber visitas inesperadas mesmo quando a minha casa e o meu quarto não estão bem arrumados. Levo pedidos de oração de outras pessoas muito a sério e oro por eles regulamente. Ocupo-me constantemente com verdades bíblicas e com o seu significado para o dia-a -dia. Em um grupo sem líder eu tomo a iniciativa. Quando vejo uma necessidade quero ajudar imediatamente. Sinto mais do que outros a necessidade de promover unidades entre as diferentes igrejas. Fico preocupado com o fato de que muitos cristãos recebem pouco acompanhamento em sua vida pessoal e espiritual. Noto quando outras pessoas estão precisando de ajuda prática e estou disposto a prestá-las. Entristeço-me quando na Igreja se dá pouco valor para a qualidade e mensagem espiritual da música. Considero importante para os cristãos participarem mais na preservação e no embelezamento do ambiente em que partilhamos.
mutíssimo muito raramente de forma nenhuma 5 Eu estaria... disposto a... 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100...participar de treinamento que me ajude a melhorar minhas habilidades de planejamento, organização e delegação de tarefas....trabalhar em outro país ou cultura, se tivesse a oportunidade....investir muito tempo advertindo pessoas de possíveis perigos....participar de um treinamento em que se aprende a levar pessoas a Jesus....aprender mais sobre como ajudar pessoas por meio de aconselhamento espiritual....aceitar um desafio mesmo que isso implicasse em alto risco....apoiar regulamente com o meu dinheiro, cristãos que estão realizando um trabalho digno....ler mais sobre comunicação para desenvolver a minha capacidade de ensino....ajudar no conserto e manutenção de aparelhos ou dependências, se necessário....aliviar a carga de irmãos que estão sobrecarregados com muitas atividades....compartilhar mais a minha casa com visitantes do que fiz até agora....participar de um grupo que tem ministério de oração por outras pessoas....investir muito tempo no desenvolvimento de novas idéias que contribuíram para o progresso da Igreja de Jesus....colocar-me a disposição para liderar um grupo grande de cristãos....participar do ministério da Igreja que se dedica especialmente aos abandonados da sociedade....intermediar situações de conflitos em outras igrejas....assumir responsabilidade por um grupo de cristãos....investir o meu tempo com tarefas na igreja que são as mais urgentes....participar de um evento de música da Igreja....participar ou organizar um grupo em que somos ensinados a desenvolver habilidades artísticas.