Servidor de email VMware Zimbra Instalação, Configuração e Administração Leandro Ferreira Canhada 1 1 Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas Rua Gonçalves Chaves, 602 96.015-560 Pelotas RS Brasil {leandrocanhada@gmail.com} Resumo. O Zimbra é uma ferramenta simples de ser mantida e atualizada, o Zimbra possui funções como, diário de compromissos, Antivírus, Proxy, antispam, verificador ortográfico, entre outras, disponível através de uma interface Web para administração, completa e funcional, facilitando o processo diário de administração de um servidor de email, desde o cadastro de um novo email, a criação de cotas e listas de distribuição. Abstract. Zimbra is a simple tool to be maintained and updated, the Zimbra features functions such as diary commitments, Antivirus, Proxy, antispam, spell checker, among others, available through a Web interface for administration, fully functional, making the process daily administration of a mail server, since the registration of a new email, the creation of shares and distribution lists. 1. Introdução O Zimbra por se tratar de uma ferramenta de código aberta, existem versões para cada tipo de distribuições do sistema operacional Linux. Este artigo se refere a Distribuição Ubuntu. É uma alternativa sem custos, em relação ao concorrente pago Microsoft Exchange, emails servers, uma solução que fosse simples e objetiva. Que existisse a facilidade de ser administrada. Atualmente, o Zimbra conta com diversas funções, dentre elas, podemos citar a incrementação com os Zimlets, AntiSpam, Antivírus entre outras, tudo isso disponível através de uma interface Web para administração, completa e funcional, a interface é disponível em português brasileiro e outras linguagens facilitando a utilização do sistema, onde você consegue efetuar todos os serviços do dia a dia, desde o cadastro de um novo email, a aplicação de quotas e criação de listas de distribuição. O Zimbra possui um webmail em Ajax, uma linguagem de programação para que a interface seja mais interativa com o usuário, extremamente completo, que não deixa nada a desejar frente ao Microsoft Outlook. O Zimbra disponibiliza também uma interface em HTML mais simples voltado a conexões lentas, com praticamente todas as funcionalidades da versão em Ajax. O objetivo desse artigo é mostrar os processos desde a instalação até o monitoramento do servidor email Zimbra, mostrar as facilidades, apontar algumas possíveis desvantagens na implantação do VMware Zimbra. Requisitos de sistema 1. CD Instalação Ubuntu Server LTS 10.04, disponível no site http://www.ubuntu.com.
2. Pacote de Instalação do zimbra, disponível para download no site http://www.zimbra.com/downloads/os-downloads.html, a versão utilizada foi a 7.1.4 GA Release. 3. Servidor DNS/Bind9 configurado e funcionando. 2. Preparando o sistema para o Zimbra 2.1. BIND/DNS O servidor de DNS ou Domain Name System, sistema de nomes de domínio, responsável pela comunicação entre os ips e nomes de domínios, serviço disponível na camada de aplicação, chamados de protocolos de aplicação. Instalação do BIND BIND = Berkeley Internet Name Domain BIND é uma ferramenta para uso em servidores com a finalidade de traduzir os nomes de maquinas em IPs, utilizando protocolo DNS mais utilizado na Internet e em servidores locais, pode ser considerada uma ferramenta padrão, em sistema Linux. A configuração utilizada nesse projeto, somente resolve nomes dentro de uma rede local, não funcionando para IP externo. A instalação do bind é simples, apenas executando um comando. Configurando o BIND/DNS Para que o BIND/DNS funcione corretamente para a utilização do Zimbra, somente é necessario que o BIND esteja resolvendo o IP do servidor de email Zimbra, para que utilizando um navegador consiga acessar a interface gráfica da administração e cliente, pelo nome do servidor, nesse caso https://server-01.intranet.com.br:7071, nãa precisando utilizar o IP 192.168.141.128, para acessar a plataforma de admistração. /etc/host.conf Arquivo onde se especifica a ordem de consulta da máquina, primeiro os hosts, e depois no DNS. /etc/hosts Neste arquivo é onde especificamos os nomes das máquinas e o IP respectivamente, facilitando assim o acesso e identificação dos computadores e servidores dentro de uma rede pelos usuário e admistradores da rede.
/etc/resolv.conf Este arquivo define o domínio e o IP do servidor de DNS que irá utilizar resolver os IPs, Criar e editar os arquivos de configuração do BIND. /etc/bind/named.conf - Arquivo de configuração geral do BIND. Contem todas informações do servidor BIND, diretorios onde se encontram os arquivos de configurações e especificações de busca dos nomes de rede. Foi utilizada uma configuração basica. /etc/bind/db.intranet.com.br - Arquivo de configuração de uma Zona de DNS. Arquivo que define as zonas dos nomes de uma rede.
/etc/bind/db.141.168.192 - Arquivo de configuração Zona reversa. Arquivo de configuração que funciona de forma inversa do db.intranet.com.br, fazendo uma uma busca pelo IP, e mostrando o nome 3. Instalação Estando com o Ubuntu 10.04 server instalado e devidamente configurado e funcionando, DNS/BIND também configurado, a instalação do Zimbra é tranquila e sem dificuldades, com privilégios de root para o usuário que fará a instalação, o arquivo do pacote de instalação precisa ser descompactado, usando o comando a seguir. Explicando o comando TAR e seus parâmetros utilizado para descompactação do pacote de instalação: 1. -z - comprime ou extrai arquivos TAR resultante com o gzip; 2. -x - extrai arquivos de um arquivo TAR; 3. -v - exibe detalhes da operação; 4. -f - especifica o arquivo tar a ser usado; O comando para instalação do zimbra:./install.sh
O próximo passo da instalação mostra as informações sobre a licença de uso do software, aceitando perguntará quais serviços serão instalados, marcando sim para todos, para esse artigo foram instalados todos os pacotes disponiveis, utilizando todos os recursos que Zimbra pode oferecer. Os pacotes à serem instalado no Servidor Zimbra são: Zimbra LDAP - Utilizado para fornecer autenticação de usuário. Cada conta criada no servidor é tratada pelo componente Zimbra LDAP. Zimbra Logger - Usado para analisar, estatísticas do servidor, relatórios e de rastreamento. Sem o Zimbra Logger sendo instalado, o administrador não será capaz de usar o recurso de rastreamento de mensagens. Zimbra MTA - É o agente de transferência de correio (MTA). Zimbra SNMP - Um pacote opcional que pode ser utilizado para adicionar o servidor para monitoramento e gerenciamento de ferramentas utilizando SNMP ( Simple Network Management Protocol ). Zimbra Store - Componente responsável para que o zimbra instale todos os componentes necessários para o servidor de email, incluindo Apache Tomcat. Zimbra Spell - Um pacote opcional que utiliza o projeto de código aberto Aspell para oferecer a verificação ortográfica dentro da conta do cliente. 4. Configuração Inicial do Servidor Zimbra A primeira etapa da configuração é feito no console do servidor, mostra algumas informações sobre o servidor e as configurações que faltam ser configuradas. Neste caso, falta somente configurar a senha de administrador, indicado pelos asteriscos ao lado do item. A configuração padrão será mantida.
Depois de instalado, o zimbra pode ser acessado por interface web, a interface bem intuitiva. Para fazer o login na interface de administração do servidor é preciso utilizar um navegador de internet, utilizando o endereço configurado nas etapas anteriores. Para acessar a plataforma de administração do servidor de Email do zimbra: https://server-01.intranet.com.br:7071 Para acessar a plataforma de cliente do servidor de Email do zimbra: https://server-01.intranet.com.br Onde server-01.intranet.com.br é o nome do servidor zimbra, a porta padrão que o zimbra utiliza 7071. Na tela de login de administração, será solicitado o usuário administrador admin@server-01.intranet.com.br e a senha para ter acesso à interface de administração do servidor de email zimbra. O primeiro passo depois de instalado é a criação das contas dos usuários, um processo demorado se a empresa em questão já possuir um quadro de usuários volumoso. O processo básico de criação de um email é necessário apenas o nome completo e nome do usuário. Existem outras informações, como habilitar alguns recursos que o usuário poderá ou não fazer, mas que não impede o correto funcionamento do servidor e sem nenhuma influência significativa para o usuário. 5. Administrando o Servidor de Email Zimbra Quando os administradores fazem o login no console de administração, o status do servidor será exibido, também mostrando a esquerda todas as funções disponíveis. A área acima do painel de conteúdo inclui a função de pesquisa, o Help Desk e os downloads. Na Aba de Pesquisa e busca avançada permite que você encontre rapidamente contas, apelidos, listas de distribuição e recursos para edição, uma forma rápida de administrar o servidor.
5.1. Criando Usuários A criação de usuários pode ser realizada utilizando o assistente. Para adicionar contas individuais o processo é simples, o sistema mostra diversas opções para configurar a conta, podendo utilizar a configuração básica, nome e informações pessoais do usuário. O gerenciamento das contas pode ser acessado na opção contas, mostrando todas as contas existentes no servidor, podendo alterar configurações das contas, apagar, suspender, gerenciando também os espaços em disco disponível para cada usuário. O processo é bem simples, facilitado pela interface em português. 5.2. Criando Listas de distribuição Lista de distribuição é um grupo de endereços de email contido em uma lista com um endereço de email em comum com um grupo especificado. Se um email for enviado a uma lista de distribuição será enviado a mensagem a todos usuários incluído nesta lista. Somente os administradores podem criar, alterar ou excluir estas listas de distribuição. O número máximo de membros em uma lista de distribuição é de 1000 destinatários.
5.3. Adicionando recursos - Zimlets Os Zimlets são plug-ins de desenvolvedores terceirizados, que desenvolvem ferramentas que podem ser acopladas e distribuidas aos usuários do Zimbra. Na internet existe um variado leque de serviços que são oferecidos para implementação de um servidor zimbra. No próprio site do zimbra existe uma coletânea com diversos recursos, o link de acesso http://gallery.zimbra.com, por existir uma grande variedade na internet, apenas mostrando a possibilidade de utilização desse recursos, abaixo uma imagem que mostra um recurso instalado. 5.4. Monitorando o Servidor Ainda na interface gráfica, existe uma opção de monitoramento do servidor. Na guia monitoramento encontram-se opções que mostram o status dos serviços e do servidor, mostrando a saída e entrada dos emails, quantidade em determinado período, a utilização dos discos de armazenamento, podendo visualizar qual usuário utiliza mais o disco do servidor.
5.5. Segurança do Servidor Proteção AntiSpam SpamAssassin é um filtro de email contra Spam, essa proteção que tenta identificar emails comerciais não solicitados (spam). O antispam usa regras pré definidas, bem como uma base de dados de Bayes para distinguir um email legítimo de um ilegítimo. Considerando o email sendo um ilegítimo ou spam a mensagem é direcionada para a pasta lixo do usuário. Proteção Antivírus Clam Software Antivírus é fornecido com o servidor Zimbra, como proteção contra os indesejáveis vírus. A proteção antivírus está habilitada para cada servidor e uma caixa de correio global de vírus de quarentena é criada durante a instalação. O Clam Software Antivírus está configurado para mensagens que foram identificadas como contendo um vírus. Uma notificação de email será enviada para os destinatários informando que uma mensagem recebida foi colocada em quarentena. A vida útil da mensagem deste email esta definido para 7 dias. 6. Considerações Finais Considerando todas as etapas vencidas, desde o início da configuração, o Zimbra superou as expectativas, pela facilidade da configuração e administração, além de se tratar de um sistema gratuito, interface web, a facilidade para que um servidor de email possa funcionar de forma profissional, suprindo a necessidade de uma empresa de médio porte, resolvendo o problema de comunicação, utilizando emails gratuitos da internet, como Gmail, Yahoo etc., podendo utilizar o nome de domínio da empresa e utilizar o próprio servidor para gerenciar as contas de email da empresa. Já por outro lado, dentre os recursos instalados, não foi possível identificar algum contra ao uso do servidor zimbra, o sistema é muito estável, sendo o custo beneficio, uma atração a mais para o uso do servidor WMware Zimbra. 7. Referências Bibliográficas RESNICK,MARTY; TOUITOU DAVID Zimbra: Implement, Administer and Manage, 2007. ZIMBRA: VMware Zimbra Collaboration Server Administrator s Guide Release 7.2 Network Edition Abril 2012. Disponível em: http://www.zimbra.com/support. Acesso em: 28 abril 2012. Viva o Linux - http://www.vivaolinux.com.br diversos artigos sobre configurações de servidor Linux, e configuração de servidores Zimbra